Palestra Entremeio "Introdução A Poética do Espaço" de Gaston Bachelard por Valéria Cristina

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 янв 2025

Комментарии • 15

  • @fernandonicolau7482
    @fernandonicolau7482 6 месяцев назад

    Que lindeza

  • @johnnysouzadeoliveira8601
    @johnnysouzadeoliveira8601 9 месяцев назад

    Maravilhoso ter esse material! É muito difícil achar qualquer coisa sobre esse texto na plataforma! Arrasou 🎉

    • @valeriacristinapereiradasi7545
      @valeriacristinapereiradasi7545  8 месяцев назад

      Oi Johnny Souza de Oliveira muito obrigada pelas suas palavras, eu também tenho alguns artigos publicados sobre o tema. Deixo aqui o endereço eletrônico do meu site, lá estão os links dos artigos em acadêmicos: valeriacristinasilva.com.br/artigos-academicos/ Eu fico a disposição. Muito Grata!

  • @OrbisPictusArtCuritiba
    @OrbisPictusArtCuritiba 11 месяцев назад +1

    Três anos após a postagem do vídeo, chego aqui! Excelente explanação e conversa sobre os aspectos estruturais da vivência social em outros países e como isso se daria na visão de um brasileiro comum, em relação ao porão e ao sótão. Uma diferença que poderia ser abstrata, como céu e inferno, ou, de forma mais leve, céu e terra. Penso muito na concepção materialista pensado por Feyerabend e de outros mais à esquerda do pensamento rsrs. Faz alguns anos que venho estudando os livros de Bachelard por conta de Jung e da esquizoanálise. Eu desconhecia sua obra literária e me encantei com ela, assim como aconteceu quando me encantei com Espinoza e com o Imperador Amarelo, na faculdade de acupuntura; na faculdade de arte, fui absorvido como por Saussure até chegar em Lukács. Meu devaneio: No caso do Bachelard, colocando uma visão chinesa sobre esse dualismo entre o sótão e o porão, nós ocidentais, ao discutir o dualismo yin e yang, sempre esquecemos o papel do "QI" como a substância energética que flui através dessas polaridades e as mantém em equilíbrio, que, aliás, pouco discutida de que ela quem mantém esses polos conectados. Ignorar o "QI" pode ser uma lacuna nas análises, especialmente ao considerar o dualismo chinês e sua visão holística da natureza e do corpo humano. Encantado e seguindo seu canal.

    • @valeriacristinapereiradasi7545
      @valeriacristinapereiradasi7545  10 месяцев назад +1

      Olá @OrbisPictusArtCuritiba, que alegria encontrar o seu comentário e nele tantas reflexões, devaneios e possibilidades. Eu que estou feliz e grata de tê-lo aqui e da possibilidade de continuar essa conversa. O porão e o sótão em Bachelard sugere entre tantas possibilidades a dualidade entre o consciente e o inconsciente transposto em imagens, contudo como trata-se de uma obra aberta, podemos sempre ampliar-se a significação chegando a catábase; ao claro-escuro da imagem etc. Feliz de tê-lo como interlocutor neste canal. Um forte abraço.

  • @avidanele
    @avidanele 2 года назад +1

    BACHELARD E O FILOSOFO QUE MAIS ME EMOCIONA ,E A POETICA DO ESPACO E UMA JOIA DA LITERATURA.

    • @valeriacristinapereiradasi7545
      @valeriacristinapereiradasi7545  Год назад

      Minha querida @avidanele, a mim também é o filósofo mais interessante e emocionante! A sua filosofia está cheia arte, alma e humanidade! Desculpe-me pela demora neste retorno. Um grande e afetivo abraço!

  • @dudabastos
    @dudabastos 3 месяца назад

    Para compreender o ninho é necessário duas condições de imagem: o atávico e o poético. O ninho sempre será solitário porque ele assim deve ser, pois todo ser precisa se sentir reconciliado com sua solidão.

  • @ramid7
    @ramid7 6 месяцев назад

    Entendo está casa como algo simbólico. Então o sótão não necessariamente seria um compartimento lá em cima, mas as próprias caixas, as gavetas, etc...

  • @clovismartins6890
    @clovismartins6890 2 года назад

    Professora Valéria, por favor compartilhe MAIS vídeos, uma apresentação dessa qualidade precisa ser assistida e compartilhada com um maior número de pessoas... por favor.

    • @valeriacristinapereiradasi7545
      @valeriacristinapereiradasi7545  Год назад

      Olá Clovis Martins muito obrigada pelo seu comentário e por sua gentileza. Desculpo-me pelo tempo em lhe responder, na verdade, só agora vi o seu comentário. E sim, tenho muita vontade de fazer novas palestras, há muitas ideias e espero fazê-las pois é sempre muito instigante, contudo, tenho que conseguir conciliar essa atividade com as outras muitas demandas universitárias. Mas fico muitíssimo grata pela sua apreciação e sugestão. Ficamos em contato, um grande abraço!

  • @fabioagsantos
    @fabioagsantos 3 года назад

    Obrigado Valeria por sua casa

    • @valeriacristinapereiradasi7545
      @valeriacristinapereiradasi7545  Год назад

      @fabioagsantos A casa é nossa, seja bem vindo! Desculpe o tempo em responder o seu comentário. Gratidão, um grande abraço!

    • @fabioagsantos
      @fabioagsantos Год назад

      @@valeriacristinapereiradasi7545 1 ano depois, 1 minuto do instante os arquétipos se encontra, surge um ser próprio repercutindo "o tempo vivido".

    • @valeriacristinapereiradasi7545
      @valeriacristinapereiradasi7545  Год назад +1

      @@fabioagsantos Sim, os arquétipos são transfigurados e o tempo digital também é vivido!