Era exatamente o q eu ia falar, o problema do brasileiro medio tem preguiça de ler. Eu peguei PoE sem entender nada do jogo, olhei menos de 1min a arvore e achei tudo q eu queria fazer com o persoangem, e olha q eu sou uma porta na hora de fazer build.
pois é, não vejo qual a dificuldade disso. Se você não está conseguindo matar algo, vai pra node de dano, se esta morrendo demais vai pra node de defesa/vida, se esta faltando mana vai pra de mana. Não é nenhum pouco confuso.
O reset com Gold chegou nessa ultima Liga Settlers of Kalguur no POE1, mas isso só pode ser feito por um NPC em Kingsmarch, ou no refugio, ele habilita o botão de reset por Gold na arvore de passivas. O botão de reset está escondido atras de um NPC, uma qualidade de vida bem porca. A GGG faz coisas incríveis, mas também faz umas gambiarras sem sentido.
Se você tiver com o lvl alto no endgame custa bem caro o reset. No começo é uma pechinha, da pra resetar de boa. Até que faz sentido pois se você chegou bem longe no endgame é porque a build tá redondinha e você não precisa resetar. Falta só eles criarem uma maneira simples de trocar a acendência, já que eu nao me incomodo em repetir a campanha pra criar um personagem novo, desde que seja literalmente outro personagem.
O PoE na vdd da a falsa ilusão de que pode fazer um monte de coisa com a classe, mas não é bem assim não. O cara não pode fazer um build mirabolante pq chega uma hra no endgame que aquela build que ele acha divertido jogar não tanka mais aqueles conteudos finais justamente por ser mto fora do escopo inicial da classe dele. E é por isso que jogadores iniciantes não curtem mto essa "liberdade" que o jogo da. Pq no fim das contas ela não existe Essa skill tree gigante ai serve para 2 coisas: 1 - fazer sua classe dentro do que ela se propõe a fazer. 2 - Fugir do que a classe se propõe a fazer achando que o jogo te da essa liberdade e fazer uma build ruim pq aquele personagem não foi feito pr'aquilo
Oque mais tem é guide de builds e showcase da mesma e uma ferramenta extremamente importante é o Path of Buildin, com essa ferramenta voce pode montar sua build calcular danos e infinitas possibilidades, antes mesmo de ir pro game farmar !
Para quem jogou FFX isso é idêntico ao Sphere Grid, algo que achei genial quando era moleque e que não me espantou no PoE, a galera surta com muita facilidade hoje em dia, essa é a real 😅
verdade, lembra o FFX mesmo, que depois perdurou por mais jogos da série e muitos outros. O grid do POE é extenso e complexo sim, mas não é física quântica. Mas sim, o jogo deveria ser mais amigável com quem quer voltar atrás na build do grid.
Bem legal seu vídeo vc foi bem preciso. Eu comecei a jogar poe no final 2017 por diablo 3 não ter conteúdo. Mas apanhei mt pra aprender tudo, mas era divertido aprender. Agora realmente fazer escolhas ruins te punem, e não só de passiva, se vc escolheu uma build e não pesquisou bem ela, vc acaba muito frustrado. Mesmo eu jogando desde essa época a única coisa que eu aprendi sobre builds, saber escolher qual copiar. kkkkk. E o poe1 tem outros problemas, como mesmo tendo um mercado agora com a liga nova do poe e poe 2 ja vir com o esse mercado, ele só ser um mercado de currency, equipamento mesmo não dá pra vender ainda. Melhorou bastante, tem gente que faz price fix em item tbm. Mas é isso ai, o poe2 tem que facilitar msm, se não tem motivo para a coisa ser chata ou trabalhosa tem que melhorar, não pode ficar no saudosismo não. Massa teu vídeo.
@edgarmarkov5933 para o poe2 por ainda não ter saído toda a tree, e todas as skils, e tbm mods dos itens. Máximo que dá pra fazer agora eles chamam de theory craft. Vai ser tudo novo pra geral. O que eu vou fazer é ir testando e alguns dias depois do lançamento do early provavelmente vai começar a pipocar formas mais eficientes de fazer determinada build. Siga seu coração, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acho interessante eles deixarem algumas mecânicas mais acessíveis (o reset da tree como foi citado) ou melhorar coisas que eram complicadas demais sem necessidade (gemas e sockets etc). Mas existe um limite, a complexidade acima da média do PoE, é o que torna possível a variedade de builds e opções de endgame e o jogo único. Chega um ponto em que as críticas de alguns players não faz sentido, basicamente eles querem outro jogo, não o PoE, e tá tudo bem.
TBM tenho tendinite e O fato de n ter WASD e ter que seguir uma build de alguem me desanimava muito no POE 1, estou animado pro POE 2, até comprei um PC novo pra ver aquela POLUIÇÃO VISUAL MARAVILHOSA que só o POE consegue proporcionar.
Na minha opinião, além da punição, o drop de item é algo que ainda é preciso refinamento principalmente quando se trata de drop de coisas em que se investe muito recurso pra poder buffar mapa. Ja montei builds insanas e me custaram centenas horas pra montar, investi currency pra buffar mapas para no final ter inimigos dificílimos e uma recompensa que não faz jus ao investimento de recurso de tempo. O sistema de trade melhorou muito após a adição da casa de troca de currency (Faustus), mas o sistema de trade ainda é algo penoso e frustrante principalmente no final de liga.
Concordo em partes, porém o PoE tem uma complexidade e curva de aprendizagem maior do que a média dos jogos. Por exemplo, um novo jogador irá se limitar a essa visão de que "No começo até que é tranquilo, não tem muitas opções", porém a questão é que o PoE possui um database enorme de itens, e os itens interagem com a arvore de habilidades e skills, e o meta do poe é baseado nessas interações, e não diretamente relacionado com a árvore em si. Isso é uma coisa que não é passado pro jogador iniciante, o jogador iniciante precisa por si só pesquisar e descobrir as melhores interações, ou desenbolsar mais de 2000 horas pra descobrir PELO MENOS as interações mais comuns no meta do jogo pra jogar bem no endgame. A grande média dos jogadores vai até o nivel 80 / 90 com um gear médio (na maioria das vezes só copiado) e começa a enjoar do jogo, pois ficam perdidos de como continuar progredindo até cair ao tédio, muitas vezes, esses jogadores não chegaram nem fazer algum boss real do endgame, por exemplo Uber Lab. A questão sobre "fazer faculdade pra jogar PoE" é sobre essa progressão até o real endgame, e não somente sobre a arvore de habilidades ou builds de iniciante.
Tô em linha com tudo que vc mencionou. Árvore de Passivas aparenta ser facilmente mudada com a moeda e o WASD é o que me afasta dos top-down. Mas como as coisas parecem estar melhor, vou testar o POE finalmente.
Fiquei ± 1 ano indo e voltando no poe, mas nunca parei, as últimas 2 ligas eu me dei bem e consegui aprender muita coisa, consegui montar minhas builds, fazer todo o conteudo do jogo sem problema.
Acho que pra mim o grande problema do jogo é a transição de lvling -> Mapas brancos e amarelos - > mapas vermelhos -> Boss -> Uber.... Dependendo da sua build a transição é bem sofrida KKK... A Tree não é dificil, só buscar no campo de pesquisa ali palavras chaves como Phys Attack, Cast Speed, Attack Speed, Spell Damage, Minion Damage... Pesquisando vc vai encontrar TODOS os nodes que vc pesquisou, clareando assim seu foco pra onde ir, isso ta no jogo... Ou você pode baixar um programa chamado Path of Building e aprendendo a usar essa simples ferramenta, você pode construir builds tranquilamente.
É só fazer os trades para pegar 'regret orb', um item com alta rotatividade e fácil de obter. Seria ideal resetar sem custo, mas pelo menos não é tão difícil conseguir. Subir o personagem é rápido, e há builds baratas. No geral, jogadores de POE alternam entre vários personagens, com builds específicas para diferentes tipos de farm, em vez de se fixarem em um único personagem como em alguns MMORPGs. É um jogo focado principalmente em ligas temporárias, a experiência de jogo conta muito, mas é errando que se aprende! Na minha concepção é um jogo mais maduro, mas é sempre divertido de jogar de novo e de novo.
Sou jogador de PoE e concordo 1000% com você, é isso mesmo. Era super fácil resolver isso no 1, bastava aumentar o drop rate da scouring orb desde o ato 1, sei lá porque não implementaram. Agora em Settlers od Kalguur dá pra fazer com ouro também. Espero que no 2 fique como sugeriu.
Eu já acho que eles poderiam seguir a ideia do Torchlight Infinite ou algo pelo menos próximo (lá você pode resetar sua skill tree infinitamente até chegar no lv80). Assim quem é iniciante pode cometer muitos erros sem ser de fato penalizado. Além da grande maioria das skills serem também de fácil acesso. Já no POE, talvez aplicar isso até o termino dos atos seria uma ideia interessante.
Eu tenho uma outra opção, que também seria válida, onde poderia trocar a vontade até certo ponto do jogo. Dali em diante agora custa regret e isso não é algo tão comum no game. Principalmente durante o leveling e campanha você acaba trocando as passivas. Gosto de upar de Hollow Palm e depois tenho que trocar muita coisa.
Cara, eu sempre consegui voltar minhas passivas no Poe 1, o jogo te dá a opção de dropar orb de restituição de passivas, ou comprar de outros players. E sobre seguir caminho e ser difícil retornar eu acho válido, afinal é um RPG, você tem que se responsabilizar por suas escolhas ou então é vc ler a poha do jogo kkk até pq se a pessoa ficar voltando todos os caminhos de árvores quando quiser, a pessoa nunca vai parar pq as possibilidades são infinitas, as escolham precisam ter algum peso e isso faz parte da graça do jogo
Tentei jogar POE com meu amigo, estávamos aprendendo juntos, mas basicamente ele tava me carregando e quando eu fui jogar sem ele não conseguia progredir no jogo porque a build que eu tinha montado era de tanque e eu demorava muito pra matar os boss. Largamos o jogo mas agora eu animei ele pra voltarmos a jogar no POE 2.
Nada supera POE, nem estou jogando mais! Jogo insano, nunca fui fã de ARPG e sim de MMORPG e esse jogo me prendeu de uma forma que em 2 meses eu já tinha 900 horas!
Os build makers do poe 1 de fato tem muito conhecimento no jogo , sabem todas interações, conhecem todos os nodos da tree , a localização o level que eles vão ter quando for pegar tal nodo e esses caras tem no mínimo 6 mil horas no poe e isso é muita coisa , e não , não basta só ler , tem que ter muito mais conhecimento no joguinho e muita paciência
Mas se você dominar a arte da leitura já é meio caminho andado principalmente nas passivas. Agora pra entender bem as interações aí sim precisa de mais um pouco de conhecimento
Se você tiver o ensino médio completo já é o suficiente pra se divertir no game e ver o tanto de qualidade que existe alí. O foda é a galera que abandonou no ensino fundamental falando em ter que fazer uma faculdade pra aprender o jogo. Calma aí brother, uma coisa de cada vez. Ninguém aprende o jogo pelo final
Eles melhoraram muito a questão de alterar as passivas, pois agora custa gold e não vai sair caro pra trocar. O gold já está disponível no POE 1 na liga atual.
Zeus meu querido, concordo com vc, e pode ficar tranquilo pois os DEVs já falaram e mostram que o reespec das habilidades será mais fácil e intuitivo do que o PoE1.
Esse negocio de n dar pra resetar build que me afastou na epoca. È legal ter várias possibilidades mas no fim a galera sempre fazia as mesmas coisas pq justamente n queria errar
E igual no wow, ``a mas gostava da epoca que a skilltree era gigante, a gostava da epoca que tinham mais escolhas...```porem todo mundo sempre seguia a mesma que, na maioria das vezes era a mais otimizada
concordo gosto do estilo de jogo ja joguei e larguei varias vezes pq era complicado tirar pontos de passiva, e vc queria testar outras armas e magias e teria q fazer um char do zero oq é muito cansativo, agora facilitando como resetar skill com gold fcara muito mais legal e vc nao sera tao punido pelas escolhas
Exatamente mano, já deixei de jogar algumas ligas pq não ia conseguir resetar as passivas, a galera fala que o orb of regret está lá desde o início, na se esquece que antes do atlas o farm é quase nulo, aí vc precisa resetar 30, 40 pts e tem no máximo uns 10 orbs of transmutation 😂😂😂
Além de facilitar o reset com gold, dá pra perceber que eles querem melhorar outros aspectos sem perder essa marca registrada de ser complexo, como por exemplo as skills deixarem de ser engastadas nas armaduras e armas que era super difícil de entender e conseguir num primeiro momento, já que dependia de pelo menos 3 orbs diferentes para criar, conectar e pintar sockets, agora isso foi para um Menu separado com vários textos explicativos, com inclusive sugestões de gemas que fazem sentido uma com a outra, ou seja, algo muito mais amigável e intuitivo. Existem outros aspectos, mas pra não ter que digitar uma bíblia, o que fica nítido é que sim, eles perceberam que facilitar o ENTENDIMENTO do que acontece no game e seus mecanismos é essencial em um jogo onde existem tantas possibilidades de builds, habilidades, mecânicas e conteúdos... complexidade é legal, e se in-game existirem formas de ajudar com dicas e interfaces mais amigáveis, melhor ainda. Um baita acerto da GGG!
O que me afastou do Poe 1 foi a questão do drop de maps no end game. Passei dezenas de horas jogando e ficando com os baús cheios de mapa porcaria e não via progressão nessa questão, ficava apenas repetindo infinitas vezes os mapas mais fracos e tentando subir. E essa foi minha experiência como novato.
@danielazuos5397 eu fiz isso mas nunca consegui passar do 11. Usei as mecânicas de npcs e do Atlas. Mesmo assim a dificuldade de dropar um mapa maior me fez cansar.
O Poe2 está melhor nesse sentido, gold para dar respec e você pode ir trocando as habilidades que vai desbloqueando, no nível máximo das gemas que estiverem no momento. Como um jogador de mis de 6 anos de Poe, ta melhorando bastante.
O feedback da galera do controle é que o jogo tá extremamente otimizado pros consoles. Inclusive parece ter sido pensado primeiramente nos consoles, já que esse nunca foi o forte deles.
Eu jogo POE1 desde 2013 e você tem total razão Zeus, infelizmente essa escolha de deixar o jogo hard de forma "burra" e forçada fez o jogo se tornar extremamente nichado. Sem um guia de build você não faz nada, não tem jeito, espero que o 2 venha com essa dificuldade mas com qualidade de vida e não criar contextos forçados pra deixar o jogo difícil.
Mano pior que eu lembro de uma vez fazer uma build tava com ela até que certinho tava aprendendo né, aí upei uma gema destruiu minha build kkkk depois daquilo eu regredir demais aí fudeu a né, desinstalei e já era foda-se bora pro próximo game
concordo com vc 100%. parei de jogar PoE 1 pq eu estava seguindo uma build de veneno dai, enquanto progredia na campanha, não dropava nada de veneno, dropava coisas boas de outros elementos, dai eu não podia mudar minha build pq custava um livrinho lá que não era tão fácil de pegar. fiz outro personagem dai aconteceu a mesma coisa de novo kkkkk
... quanta asneira... orb of regret sempre vendeu no npc de cada cidade. Se a pessoa ficou presa no jogo por não saber isso, vale mais não jogar mesmo e procura um jogo de gente burra.
Muito conteudo é bom quando é divertido e recompensador. E tipo um jogo de 50 horas chato se n aguenta mais só quer que acabe, mas tem jogos de 50 horas que o tempo passou e quando acaba vc fala.que épico queria mais. Dropei o poe1 e vão conseguir fazer eu comprar o 2 dia 6 kkk competência do mkt deles é absurda, e se eu dropar o 2 provavelmente que o jogo n é para mim n pelo jogo n ser bom mesmo, espero que nesse consiga seguir em frente.
Acho que vc esqueceu de falar da maior lunição da arvore de skills... Os nodes de hp. Infelizmente não é tão explicito a necessidade e importancia deles, e só la na frente você percebe a cagada que fez.
Joguei ooe um tb na ultima liga, sempre tem um por w vatios mdooss de mudança, vc vai em kingsmart oor w tem dua fazenda la e se vc resetar de qw lugar vc nao vai la ue, e vcs sabiam q elevando o seu oessoal di minerio do lvl 5 pra cima eles farmam gold pra vc? Pois eh
Eu jogo PoE desde 2015. Sabe quantas builds eu criei? Nenhuma. Sempre joguei usando builds testadas e criadas por quem passa 18 horas imerso nesse jogo por dia. O que mais afasta as pessoas, creio que é isso: As pessoas acham que vão chegar, criar uma build e ela vai fazer todo conteúdo. Daí a pessoa chega no endgame, não passa dos mapas iniciais e se frustra. O principal, na minha opinião é saber quanto de tempo você tem disponível para fazer tudo sozinho, ou apenas seguir uma build e se divertir também.
Existem coisas MUITO mais complexas para entender no PoE, a tree é muito tranquila basta jogar e ir lendo o que cada ponto faz se voce joga de mago e ta usando bola de fogo e vai continuar com dano de fogo continue aplicando dano de fogo na tree, spell damage etc. Ter a possibilidade de voltar com os pontos foi adicionado na ultima liga e isso é a o que todos pediam a décadas. GRAZA DEUS. Porem basta passar disso que você vai começar a entender que o buraco é mais em baixo, vamos a alguns exemplos simples. --Esses dois danos parecem quase iguais porem não são, e pode deixar sua build muito mais fraca -More Damage = Multiplicador, aplicado depois de todas as somas de "Increased". -Incrase Damage = Aditivo, soma com fontes similares --Dano de chaos e Dano de Poison -Dano de chaos - ele varia entre direto e DoT -Dano de Poison - sempre DoT Chaos possui skills que dão dano direto e DoT ao mesmo tempo. Com isso, gera confusão na hora de saber: se eu aumentar dano de Poison, isso aumenta o dano de Chaos? Não, mas o contrário é verdadeiro: dano de Chaos aumenta o DoT de Poison. Esse são 2 exemplos simples de como a coisa pode ser bem mais complexas de entender, ja que o jogo nao te fala isso, espero que isso mude no PoE 2. Bacana o video Zeus abraços
Sou jogador veterano de PoE...Concordo com vc, o jogo é realmente punitivo. Mas não acho que isso seja um problema. Na verdade é uma característica do jogo. Fazendo uma analogia com DarkSouls, que vc é punido por morrer e dropar todas as suas Souls no chão e mais punido ainda se tentar voltar pra pegar as souls no mesmo lugar, com todos os inimigos ressuscitados no meio do caminho pra atrapalhar e, se não conseguir, vc perde de vez as todas as suas Souls: É uma característica do jogo. É difícil e punitivo de propósito. Dá uma adrenalina muito gostosa durante o percurso e uma sensação de recompensa muito grande quando vc consegue. Assim como o Soulslike te força a aprender os MoveSets dos inimigos pra progredir...O PoE, o jogo te força a aprender a buildar e farmar pra progredir no jogo. E pra isso, não tem problema nenhum seguir Guias no jogo, na verdade há jogadores que jogam o jogo desde o Beta de 2011 e até hoje seguem Guias, é normal. Mas realmente, não agrada a todos...E tudo bem também. Particularmente, acho q é esse o segredo pra fazer o jogo não ficar chato, ele é desafiador em muitos sentidos. Espero que o PoE2 consiga, ainda que de maneira diferente, se manter sem ser chato durante anos, assim como o PoE1.
Eu vou adicionar um porém nesse seu comentário. Quando a dificuldade é genuínamente difícil e se você morrer você perde suas almas, isso molda caráter de jogador, obriga você a melhorar e aprender, mas quando o jogo adiciona elementos artificialmente dificeis só pra le ferrar de propósito de uma maneira bem sarcástica aí eu já acho que essas duas coisas juntas não funcionam, o feedback é negativo do jogador. Por isso que pra mim a grande obra prima da From é o Sekiro, não são os Darksouls e nem o Elden Ring. O Poe em alguns aspectos também segue essa mesma ideia. A mecânica é extremamente criativa e diversificada, faz você querer tentar e experimentar, mas quando pune por você errar eu já acho que é uma falha.
@@gabrielamorim7287Obrigado pelo comentário. E concordo em parte. Em Diablo 4 a dificuldade é artificial, por exemplo, aumentam-se matematicamente a quantidade de vida dos mobs e a escala de dano entre uma dificuldade X e a dificuldade X+1. Mas no PoE1 não, eu pelo menos não acho isso...O jogo nem dificuldade pré-defida tem. A progressão é fluída e te dá ferramentas pra conseguir evoluir de maneira natural...Mas realmente é preciso buscar informações, nem que seja dentro do Guia Escrito do próprio jogo, que tá lá e ninguem lê...É claro que se vc tentar criar a Build do Galdalf, O Bárbaro o jogo vai te punir! E, neste caso, eu acho justo que puna mesmo. O jogo é velho, o caminho já foi trilhado por alguém antes, o jogador novato não precisa inventar a roda. São poucos os jogos que vc digita no Google ou no RUclips e consegue localizar Guias tão detalhados qto os que temos, feitos pela própria comunidade do PoE1. Pra tudo que vc precisar tem Guia, explicando passo a passo, feitos por vários criadores de conteúdo com tudo que é tipo de linguagem e abordagem diferente. Agora nem todo mundo se diverte, tem paciência, tempo e ou disposição pra buscar e querer aprender, afinal é só um jogo...E tudo bem também. 😊
Na liga do POE1 settlers of kalguur foi bem suave de farmar gold, otimizei meu endgame para ter mais mobs normais/mágicos/raros/únicos no meu mapa. Como tudo é otimizável no POE fica bem fácil de saber escolher qual conteúdo você quer fazer e pra quê você quer fazê-lo.
Po na hora que eu tava namoradinho do Throne and Liberty. Tava casual lá, mas to achando que vou virar casual no POE, TNL pra casual já é single player mesmo.
A questão é: você tem toda a "liberdade" pra fazer oq quiser cm a build, passivas, itens etc. Maaaaaas, vai conseguir fazer o conteúdo end game? No early é so apertar botões, qualquer coisa serve. No end-game é um hit e vai de base.
O problema é que o game esta ai a 10 anos com uma base muito fiel de jogadores por um motivo. A dificuldade vem com a recompensa de superá-la. Mexer de mais e facilitar demais certas mecânicas pode prejudicar mais do que ajudar o game em certo sentido. Quando comecei a jogar a uns 5 anos atras, eu demorava de 14 a 18 hora para ir até o endgame e não conseguia nem chegar no T16 no final da liga. Hoje em uma semana já estou no endgame preparando os equipamento parta os boss pináculo. POE tem camadas de dificuldade, a cada camada superada vc tem outra mais complexa. Não acho ruim colocar métodos mais simples para resetar a build ou mexer nas gemas. Mas GG é GG. Não poder ter suporte repetida nas builds e usar um numero abissal de gold para resetar a tree podem ser mais simples de entender, mas não mais fácies de lidar.
prefiro que seja usado orb of regret pois se encaixa melhor na lore e na logica de um desse rpg.. tipo tu paga gold pra remover uma passiva que no teu DNA? era só deixar um npc vendendo obr regret por gold...
"Se você decidir seguir uma caminho na suas passivas e depois decidir fazer alguma alteração vai ser um inferno fazer isso" aos 5:51, a fonte dessa frase é as vozes na sua cabeça ? Para resetar as passivas basta usar o Orb of Regret, eu mesmo gosto de fazer várias biulds, faço 1 char e sempre reseto toda a tree de passivas um trilhão de vezes, claro que tu não vai chegar no lvl 50 e conseguir resetar tudo porque não tem recurso pra isso ainda, não dropa tanto desses orbs durantes os atos, mas no end game sobra a rodo, se fosse fácil resetar toda a tree de passivas durante os atos seria a coisa mais simples do mundo upar, era só fazer uma biuld boas para rushar os atos e quando finalizar simplesmente resetar tudo pra sua biuld que é melhor para fazer os conteúdos end game. Qual a dificuldade e o desafio de simplesmente todos copiar uma biuld boa para rushar atos e dps resetar full para a sua? O divertido do poe é isso, as dificuldades e desafios que ele proporciona.
jogo PoE tem bastante tempo e esse para mim sempre foi o maior erro, principalmente que isso basicamente só pune novato. Até respeito a decisão do Chris Wilson sobre a visão que ele tem do jogo mas é só burrice nesse aspecto em especifico
existem coisas da visão deles que chega a ser cabeça dura, o fato de não querer colocar de jeito nenhum um skip de campanha pra personagem alt tb é foda, comunidade do PoE pede isso faz anos, pq é natural fazer vários personagens em uma liga, pra quem curte jogar toda liga, isso sempre foi um pé no saco, se a historia fosse boa ainda, mas convenhamos, historia do poe é uma merda da primeira vez q vc faz, depois de 40 então nem se fala.
A realidade é que nao existe punicao alguma, é literalmente o "Basta Ler". Tu é livre pra fazer as escolhas/merdas que quiser em qualquer uma das trees. E voce tem opcoes de resetar isso com poucos cliques e qualquer guia basico, pesquisando o minimo tu entra um tutorial simples. > Tem gold? - SIM. : Tu pode resetar suas skills no novo npc de troca de currency. > Tem currency (chaos/Divines) ? - SIM. : Basta trocar um deles por Orb of Regret no mesmo npc de troca. Unico ponto que talvez seja um pouco mais complexo pra alguns seria troca de ascendencias, de resto meu amigo, não existe dificuldade e olha que não jogo a anos, sou player recente.
Já estou com 30 horas de jogo, cheguei no endgame e acho que a essência dele é justamente essa: errar, enfrentar impasses causados pelos próprios erros, perder tempo corrigindo e, assim, gerar um ciclo contínuo de aprendizado. Não fico tentando entender mecânicas que ainda não cheguei, porque prefiro passar por elas primeiro quando chegar lá. Mas uma coisa é certa: você não pode se limitar a aprender apenas dentro do jogo. Muitas vezes, a maneira que certas coisas funcionam não ficam tão claras, e te obrigado buscar entender além do que o jogo apresenta diretamente, o que para mim é super normal e acho interessante muitas vezes. Maior exemplo disso do meu aprendizado recente foi fazendo os desafios onde o jogo pedia para craftar receitas de vendedores, mecânica que poderia ter me ajudado no inicio do jogo mas que só fui aprender agora e é muito massa, porém precisei pesquisar a parte.
@@MyshKatze Talvez tenha me expressado errado quanto ao que seria o "Endgame" admito, que está definido mais para "Early Game", que seria a etapa pós Leveling, atualmente estou level 89 e já bem avançado no atlas, mas por exemplo estou fazendo mapas agora com influência da Maven
O jogo só é punitivo pra quem n tem tempo de pesquisar e aprender, regrete orb vc dropa dsd o inicio do jogo e no ato 9 já tem formas de farm consistente para comprar ou trocar elas, mas quem vem de mmo principalmente quer chegar amassando o jogo sem nenhuma curva de aprendizado, sendo q pra fazer os 10 atos vc n precisa se aprofundar tanto no jogo basta ter o mínimo de qi e saber ler. Todo mundo começa do zero toda liga, n precisa ter medo de ficar para traz ou alcançar quem joga faz 10 anos e isso é incrível pra mim, pois cada liga vc vai estar mais preparado para próxima.
acho que vc entendeu bem, p mim q jogo o poe a tempos, me parece que eles estao tentando facilitar um pouco os caminhos para jogadores novatos conseguirem entender e conseguir jogar um jogo, tanto nas passivas, custo de resetar, a tree ta mais facil de conseguir atributos que as vezes vc tinha q quebrar a cabeça p ter algums status p rodar a build. tudo parece um pouco mais amigavel para toods conseguirem jogar.
``GRANDE HABILIDADE DE LER`` Acho que de todos amigos que iniciei no POE e os poucos que ficaram o melhor resultado foi Explicar o mínimo pros caras, fazer eles SEGUIREM uma Build e jogar juntos com os caras explicando outras mecânicas etc. Acredito que essa punição que o ZEUS comenta é a TRUE da TRUE > O POE2 Vem para ajustar isso com reset via GOLD, com bastante horas de game agora acho que no POE2 poderia livremente BRINCAR com minha BUILD e se der merda ( RESET) ( isso me deixa empolgado e até mesmo com o tempo vao surgir MUITAS buids diferenciadas )
Será que vai ter interação de mouse e teclado pra quem joga no controle? porque no Poe 1 não tem 😅 se vc joga no controle o mouse não funciona e nem o teclado kkkk
PoE tem muitas mecanicas e todas elas tem sua complexidade e algumas dessas mecanicas facilitam muito a gameplay que se voce nao souber pode atrasar muito sua gameplay, mas eu por exemplo, jogo poe a um tempo e não sou o tarado das mecanicas, jogo as ligas, toda liga uma build diferente e um farm diferente, justamente por que pra mim a diversao é ir aprendendo um pouco de cada coisa, mas se a pessoa se apegar a uma build e um sistema só ela vai aprender sobre o jogo muito rapido, basta ler.
🌐 GLOWGAMES: www.glowgames.com.br
🎮 DISCORD GLOWGAMES: / discord
✈ DISCORD ICARUS: / discord
"se vc tiver a grande habilidade de ler" foi massa kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hoje em dia, é isso que sobra... Galera não le nada com mais de 3 linhas que ja reclama imagina conectar contextos de passivas.
@@TebTarget Na verdade o povo não consegue ler e já vai pro RUclipsr pesquisar "melhores builds pra tal classe" e você ver muitooo por aí
N le e nao pesquisa, mais fácil reclamar kk@@TebTarget
Era exatamente o q eu ia falar, o problema do brasileiro medio tem preguiça de ler. Eu peguei PoE sem entender nada do jogo, olhei menos de 1min a arvore e achei tudo q eu queria fazer com o persoangem, e olha q eu sou uma porta na hora de fazer build.
pois é, não vejo qual a dificuldade disso. Se você não está conseguindo matar algo, vai pra node de dano, se esta morrendo demais vai pra node de defesa/vida, se esta faltando mana vai pra de mana. Não é nenhum pouco confuso.
OBS: no poe1 eles já implementaram o gold pra resetar passiva. e não é muito caro não.
Agora , depois que muita gente ja saiu fora, melhor esperar o 2
@@Ianp2 Quem saiu do game não foi por falta de gold pra resetar skill tree nao viu
@@Ianp2 aonde que saiu fora por conta de gold ? kkkkkkkkkkk
O reset com Gold chegou nessa ultima Liga Settlers of Kalguur no POE1, mas isso só pode ser feito por um NPC em Kingsmarch, ou no refugio, ele habilita o botão de reset por Gold na arvore de passivas.
O botão de reset está escondido atras de um NPC, uma qualidade de vida bem porca.
A GGG faz coisas incríveis, mas também faz umas gambiarras sem sentido.
Concordo
Só n pode esquecer q no end game o reset começa a custar milhoes
Bom mesmo é o D4
@@fornaciaribruno meu deus
Se você tiver com o lvl alto no endgame custa bem caro o reset. No começo é uma pechinha, da pra resetar de boa. Até que faz sentido pois se você chegou bem longe no endgame é porque a build tá redondinha e você não precisa resetar. Falta só eles criarem uma maneira simples de trocar a acendência, já que eu nao me incomodo em repetir a campanha pra criar um personagem novo, desde que seja literalmente outro personagem.
O PoE na vdd da a falsa ilusão de que pode fazer um monte de coisa com a classe, mas não é bem assim não. O cara não pode fazer um build mirabolante pq chega uma hra no endgame que aquela build que ele acha divertido jogar não tanka mais aqueles conteudos finais justamente por ser mto fora do escopo inicial da classe dele. E é por isso que jogadores iniciantes não curtem mto essa "liberdade" que o jogo da. Pq no fim das contas ela não existe
Essa skill tree gigante ai serve para 2 coisas: 1 - fazer sua classe dentro do que ela se propõe a fazer. 2 - Fugir do que a classe se propõe a fazer achando que o jogo te da essa liberdade e fazer uma build ruim pq aquele personagem não foi feito pr'aquilo
Oque mais tem é guide de builds e showcase da mesma e uma ferramenta extremamente importante é o Path of Buildin, com essa ferramenta voce pode montar sua build calcular danos e infinitas possibilidades, antes mesmo de ir pro game farmar !
Para quem jogou FFX isso é idêntico ao Sphere Grid, algo que achei genial quando era moleque e que não me espantou no PoE, a galera surta com muita facilidade hoje em dia, essa é a real 😅
verdade, lembra o FFX mesmo, que depois perdurou por mais jogos da série e muitos outros.
O grid do POE é extenso e complexo sim, mas não é física quântica.
Mas sim, o jogo deveria ser mais amigável com quem quer voltar atrás na build do grid.
Uma das coisas que mais me diverte no Baldurs gate 3 é vc poder brincar com as builds, no PoE realmente foi o meu grande problema, concordo contigo
Bem legal seu vídeo vc foi bem preciso.
Eu comecei a jogar poe no final 2017 por diablo 3 não ter conteúdo.
Mas apanhei mt pra aprender tudo, mas era divertido aprender.
Agora realmente fazer escolhas ruins te punem, e não só de passiva, se vc escolheu uma build e não pesquisou bem ela, vc acaba muito frustrado.
Mesmo eu jogando desde essa época a única coisa que eu aprendi sobre builds, saber escolher qual copiar. kkkkk.
E o poe1 tem outros problemas, como mesmo tendo um mercado agora com a liga nova do poe e poe 2 ja vir com o esse mercado, ele só ser um mercado de currency, equipamento mesmo não dá pra vender ainda.
Melhorou bastante, tem gente que faz price fix em item tbm.
Mas é isso ai, o poe2 tem que facilitar msm, se não tem motivo para a coisa ser chata ou trabalhosa tem que melhorar, não pode ficar no saudosismo não.
Massa teu vídeo.
onde tu recomenda pegar build?
@edgarmarkov5933 para o poe2 por ainda não ter saído toda a tree, e todas as skils, e tbm mods dos itens. Máximo que dá pra fazer agora eles chamam de theory craft.
Vai ser tudo novo pra geral.
O que eu vou fazer é ir testando e alguns dias depois do lançamento do early provavelmente vai começar a pipocar formas mais eficientes de fazer determinada build.
Siga seu coração, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acho interessante eles deixarem algumas mecânicas mais acessíveis (o reset da tree como foi citado) ou melhorar coisas que eram complicadas demais sem necessidade (gemas e sockets etc). Mas existe um limite, a complexidade acima da média do PoE, é o que torna possível a variedade de builds e opções de endgame e o jogo único. Chega um ponto em que as críticas de alguns players não faz sentido, basicamente eles querem outro jogo, não o PoE, e tá tudo bem.
TBM tenho tendinite e O fato de n ter WASD e ter que seguir uma build de alguem me desanimava muito no POE 1, estou animado pro POE 2, até comprei um PC novo pra ver aquela POLUIÇÃO VISUAL MARAVILHOSA que só o POE consegue proporcionar.
Na minha opinião, além da punição, o drop de item é algo que ainda é preciso refinamento principalmente quando se trata de drop de coisas em que se investe muito recurso pra poder buffar mapa. Ja montei builds insanas e me custaram centenas horas pra montar, investi currency pra buffar mapas para no final ter inimigos dificílimos e uma recompensa que não faz jus ao investimento de recurso de tempo. O sistema de trade melhorou muito após a adição da casa de troca de currency (Faustus), mas o sistema de trade ainda é algo penoso e frustrante principalmente no final de liga.
Vc vai ter uma surpresa no 2!
esse ikaros online é muito bom vei
Concordo em partes, porém o PoE tem uma complexidade e curva de aprendizagem maior do que a média dos jogos. Por exemplo, um novo jogador irá se limitar a essa visão de que "No começo até que é tranquilo, não tem muitas opções", porém a questão é que o PoE possui um database enorme de itens, e os itens interagem com a arvore de habilidades e skills, e o meta do poe é baseado nessas interações, e não diretamente relacionado com a árvore em si. Isso é uma coisa que não é passado pro jogador iniciante, o jogador iniciante precisa por si só pesquisar e descobrir as melhores interações, ou desenbolsar mais de 2000 horas pra descobrir PELO MENOS as interações mais comuns no meta do jogo pra jogar bem no endgame. A grande média dos jogadores vai até o nivel 80 / 90 com um gear médio (na maioria das vezes só copiado) e começa a enjoar do jogo, pois ficam perdidos de como continuar progredindo até cair ao tédio, muitas vezes, esses jogadores não chegaram nem fazer algum boss real do endgame, por exemplo Uber Lab. A questão sobre "fazer faculdade pra jogar PoE" é sobre essa progressão até o real endgame, e não somente sobre a arvore de habilidades ou builds de iniciante.
A DIFICULDADE DAS PESSOAS É "LER" sempre será.. pq as pessoas tem preguiça de LER
orb of regret, a habilidade de ler e realmente uma grande hablidade
Né
Eu não sei de onde esse pessoal acha q n pode voltar passivas no 1, mas tmbm não é bagunça pra todo ficar voltando quando bem quiser.
Pra mim a graça do PoE é justamente a gama de opções e customização que o jogo te oferece, desde que você leia tudo vai ficar bem
Uma das coisas mais legais é criar variações de builds, se vc puder fazer isso livremente é só sucesso.
Tô em linha com tudo que vc mencionou. Árvore de Passivas aparenta ser facilmente mudada com a moeda e o WASD é o que me afasta dos top-down. Mas como as coisas parecem estar melhor, vou testar o POE finalmente.
Fiquei ± 1 ano indo e voltando no poe, mas nunca parei, as últimas 2 ligas eu me dei bem e consegui aprender muita coisa, consegui montar minhas builds, fazer todo o conteudo do jogo sem problema.
Queria que alguma empresa fizesse um server de RaiderZ
Acho que pra mim o grande problema do jogo é a transição de lvling -> Mapas brancos e amarelos - > mapas vermelhos -> Boss -> Uber.... Dependendo da sua build a transição é bem sofrida KKK...
A Tree não é dificil, só buscar no campo de pesquisa ali palavras chaves como Phys Attack, Cast Speed, Attack Speed, Spell Damage, Minion Damage... Pesquisando vc vai encontrar TODOS os nodes que vc pesquisou, clareando assim seu foco pra onde ir, isso ta no jogo...
Ou você pode baixar um programa chamado Path of Building e aprendendo a usar essa simples ferramenta, você pode construir builds tranquilamente.
É só fazer os trades para pegar 'regret orb', um item com alta rotatividade e fácil de obter. Seria ideal resetar sem custo, mas pelo menos não é tão difícil conseguir. Subir o personagem é rápido, e há builds baratas. No geral, jogadores de POE alternam entre vários personagens, com builds específicas para diferentes tipos de farm, em vez de se fixarem em um único personagem como em alguns MMORPGs. É um jogo focado principalmente em ligas temporárias, a experiência de jogo conta muito, mas é errando que se aprende! Na minha concepção é um jogo mais maduro, mas é sempre divertido de jogar de novo e de novo.
Sou jogador de PoE e concordo 1000% com você, é isso mesmo. Era super fácil resolver isso no 1, bastava aumentar o drop rate da scouring orb desde o ato 1, sei lá porque não implementaram. Agora em Settlers od Kalguur dá pra fazer com ouro também. Espero que no 2 fique como sugeriu.
Eu já acho que eles poderiam seguir a ideia do Torchlight Infinite ou algo pelo menos próximo (lá você pode resetar sua skill tree infinitamente até chegar no lv80). Assim quem é iniciante pode cometer muitos erros sem ser de fato penalizado. Além da grande maioria das skills serem também de fácil acesso. Já no POE, talvez aplicar isso até o termino dos atos seria uma ideia interessante.
Eu tenho uma outra opção, que também seria válida, onde poderia trocar a vontade até certo ponto do jogo. Dali em diante agora custa regret e isso não é algo tão comum no game. Principalmente durante o leveling e campanha você acaba trocando as passivas. Gosto de upar de Hollow Palm e depois tenho que trocar muita coisa.
Uma pergunta: Como podemos calcular a complexidade dos jogos a fim de compará-los? Alguma dica ou palpite?
é o famoso "basta ler" kkkkkk video massa, tô animado pra jogar POE2
No POE 1 dá pra ANDAR sem precisar clicar com o mouse. É só definir a ação de andar em alguma skill, na tecla que vc quiser...
Video bem explicativo ai! Ja da para tirar algum medo da galera nova em POE!
salve zeus n curtia mt mmorpg até achar seu canal to gostando dos conteúdos !!
Cara, eu sempre consegui voltar minhas passivas no Poe 1, o jogo te dá a opção de dropar orb de restituição de passivas, ou comprar de outros players. E sobre seguir caminho e ser difícil retornar eu acho válido, afinal é um RPG, você tem que se responsabilizar por suas escolhas ou então é vc ler a poha do jogo kkk até pq se a pessoa ficar voltando todos os caminhos de árvores quando quiser, a pessoa nunca vai parar pq as possibilidades são infinitas, as escolham precisam ter algum peso e isso faz parte da graça do jogo
Até que enfim um comentário lúcido 👍
Tentei jogar POE com meu amigo, estávamos aprendendo juntos, mas basicamente ele tava me carregando e quando eu fui jogar sem ele não conseguia progredir no jogo porque a build que eu tinha montado era de tanque e eu demorava muito pra matar os boss. Largamos o jogo mas agora eu animei ele pra voltarmos a jogar no POE 2.
Tô com preguiça de me inscrever, mas vou tá acompanhando
Além disso no POE 1 eles introduziram o mercado de trocas, e isso vai estar disponível no POE 2.
Nada supera POE, nem estou jogando mais! Jogo insano, nunca fui fã de ARPG e sim de MMORPG e esse jogo me prendeu de uma forma que em 2 meses eu já tinha 900 horas!
O que me afastou do POE foi o sistema monetário do jogo, é muito estranho, muitas moedas diferentes pra coisas diferentes e eu não curti
Muito bom tio Zeus. Achei interessante a gameplay do jogo. Minha momolada gosta de Diablo ent talvez a gente jogue
Os build makers do poe 1 de fato tem muito conhecimento no jogo , sabem todas interações, conhecem todos os nodos da tree , a localização o level que eles vão ter quando for pegar tal nodo e esses caras tem no mínimo 6 mil horas no poe e isso é muita coisa , e não , não basta só ler , tem que ter muito mais conhecimento no joguinho e muita paciência
Mas se você dominar a arte da leitura já é meio caminho andado principalmente nas passivas. Agora pra entender bem as interações aí sim precisa de mais um pouco de conhecimento
talvez eu faça uma pós graduação para montar uma build nesse jogo, isso me cheira a smite 2
Se você tiver o ensino médio completo já é o suficiente pra se divertir no game e ver o tanto de qualidade que existe alí. O foda é a galera que abandonou no ensino fundamental falando em ter que fazer uma faculdade pra aprender o jogo. Calma aí brother, uma coisa de cada vez. Ninguém aprende o jogo pelo final
espero q realmente facilite, esse video sim foi um fura bolha util e informativo! agora sim!
É só por um botãozinho chamado "RESET" free né
O que me desanimou no poe 1 foi a mudanca de xp para upar as gems. Milhoes em milhoes de xp. Ficou absurdo pra upar
Qdo comecei jogar poe1, comentei exatamente isso num vídeo. E o que .ais recebi de repostas, foi hate dos fãs Boys. Kkk
Eles melhoraram muito a questão de alterar as passivas, pois agora custa gold e não vai sair caro pra trocar. O gold já está disponível no POE 1 na liga atual.
Zeus meu querido, concordo com vc, e pode ficar tranquilo pois os DEVs já falaram e mostram que o reespec das habilidades será mais fácil e intuitivo do que o PoE1.
Esse negocio de n dar pra resetar build que me afastou na epoca.
È legal ter várias possibilidades mas no fim a galera sempre fazia as mesmas coisas pq justamente n queria errar
E igual no wow, ``a mas gostava da epoca que a skilltree era gigante, a gostava da epoca que tinham mais escolhas...```porem todo mundo sempre seguia a mesma que, na maioria das vezes era a mais otimizada
concordo gosto do estilo de jogo ja joguei e larguei varias vezes pq era complicado tirar pontos de passiva, e vc queria testar outras armas e magias e teria q fazer um char do zero oq é muito cansativo, agora facilitando como resetar skill com gold fcara muito mais legal e vc nao sera tao punido pelas escolhas
Exatamente mano, já deixei de jogar algumas ligas pq não ia conseguir resetar as passivas, a galera fala que o orb of regret está lá desde o início, na se esquece que antes do atlas o farm é quase nulo, aí vc precisa resetar 30, 40 pts e tem no máximo uns 10 orbs of transmutation 😂😂😂
não acho que haverá mudanças significativas nesse sentido porque não creio que seja enxergado como um problema.
Além de facilitar o reset com gold, dá pra perceber que eles querem melhorar outros aspectos sem perder essa marca registrada de ser complexo, como por exemplo as skills deixarem de ser engastadas nas armaduras e armas que era super difícil de entender e conseguir num primeiro momento, já que dependia de pelo menos 3 orbs diferentes para criar, conectar e pintar sockets, agora isso foi para um Menu separado com vários textos explicativos, com inclusive sugestões de gemas que fazem sentido uma com a outra, ou seja, algo muito mais amigável e intuitivo. Existem outros aspectos, mas pra não ter que digitar uma bíblia, o que fica nítido é que sim, eles perceberam que facilitar o ENTENDIMENTO do que acontece no game e seus mecanismos é essencial em um jogo onde existem tantas possibilidades de builds, habilidades, mecânicas e conteúdos... complexidade é legal, e se in-game existirem formas de ajudar com dicas e interfaces mais amigáveis, melhor ainda. Um baita acerto da GGG!
Falou tudo , eu não joguei por causa disso gosto de testar várias builds .
Mais não gosto de perder o progresso afinal trabalho e estudo fml
pra quem não joga HC a arvore não é tanto problema.
O que me afastou do Poe 1 foi a questão do drop de maps no end game. Passei dezenas de horas jogando e ficando com os baús cheios de mapa porcaria e não via progressão nessa questão, ficava apenas repetindo infinitas vezes os mapas mais fracos e tentando subir. E essa foi minha experiência como novato.
É só vender seus mapas e itens e comprar os mapas q precisa
@danielazuos5397 eu fiz isso mas nunca consegui passar do 11. Usei as mecânicas de npcs e do Atlas. Mesmo assim a dificuldade de dropar um mapa maior me fez cansar.
@@Lucassdodk eu nunca tive problema com mapas normalmente termino em 2 ou 3 dias 105 pontos do atlas
@@Lucassdodk provavelmente o seu atlas tree estava ruim
Você não precisa fazer uma faculdade pra aprender a jogar Poe, mas ter o ensino médio completo é obrigatório. Vamo colaborar também né galera
Realmente esse tipo de punição não é anda prazeroso, se vc não tem como farmar isto, mesmo que seja dificil, fica mesmo chato e desprazeroso
O Poe2 está melhor nesse sentido, gold para dar respec e você pode ir trocando as habilidades que vai desbloqueando, no nível máximo das gemas que estiverem no momento. Como um jogador de mis de 6 anos de Poe, ta melhorando bastante.
Agora pelo que parece fai ser com gold acho mais fácil to que dicar trocando corrence ater ter o numero necessario faser nova bild
POE 2 ou o 1, tanto faz, só quero pescar no game kkkkk
Hype pro POE2!!!!
To ansioso pra ver o porte de controle, ainda mais que vou jogar de Mercenario.
O feedback da galera do controle é que o jogo tá extremamente otimizado pros consoles. Inclusive parece ter sido pensado primeiramente nos consoles, já que esse nunca foi o forte deles.
@@gabrielamorim7287 Eu jogo no pc mesmo, so q com controle, então vai ser da hora isso ae kkkk
Eu jogo POE1 desde 2013 e você tem total razão Zeus, infelizmente essa escolha de deixar o jogo hard de forma "burra" e forçada fez o jogo se tornar extremamente nichado. Sem um guia de build você não faz nada, não tem jeito, espero que o 2 venha com essa dificuldade mas com qualidade de vida e não criar contextos forçados pra deixar o jogo difícil.
Resumindo... É o msm problema do UNDECEMBER (um deles pelo menos)
Mano pior que eu lembro de uma vez fazer uma build tava com ela até que certinho tava aprendendo né, aí upei uma gema destruiu minha build kkkk depois daquilo eu regredir demais aí fudeu a né, desinstalei e já era foda-se bora pro próximo game
Primeiro jogo onde o problema é ter conteúdo demais. Kkkkkk
concordo com vc 100%. parei de jogar PoE 1 pq eu estava seguindo uma build de veneno dai, enquanto progredia na campanha, não dropava nada de veneno, dropava coisas boas de outros elementos, dai eu não podia mudar minha build pq custava um livrinho lá que não era tão fácil de pegar. fiz outro personagem dai aconteceu a mesma coisa de novo kkkkk
você ganha currency ao longo da gameplay que te possibilitam comprar coisas de outros jogadores
Vc n precisa de itens fortes pra build de DOT, pelo menos não na campanha, é por isso q é um bom starter
Lembro que uma coisa que não fiz mesmo foi interagir com o mercado
Ajudaria bastante
... quanta asneira... orb of regret sempre vendeu no npc de cada cidade. Se a pessoa ficou presa no jogo por não saber isso, vale mais não jogar mesmo e procura um jogo de gente burra.
Muito conteudo é bom quando é divertido e recompensador. E tipo um jogo de 50 horas chato se n aguenta mais só quer que acabe, mas tem jogos de 50 horas que o tempo passou e quando acaba vc fala.que épico queria mais. Dropei o poe1 e vão conseguir fazer eu comprar o 2 dia 6 kkk competência do mkt deles é absurda, e se eu dropar o 2 provavelmente que o jogo n é para mim n pelo jogo n ser bom mesmo, espero que nesse consiga seguir em frente.
Acho que vc esqueceu de falar da maior lunição da arvore de skills... Os nodes de hp. Infelizmente não é tão explicito a necessidade e importancia deles, e só la na frente você percebe a cagada que fez.
Joguei ooe um tb na ultima liga, sempre tem um por w vatios mdooss de mudança, vc vai em kingsmart oor w tem dua fazenda la e se vc resetar de qw lugar vc nao vai la ue, e vcs sabiam q elevando o seu oessoal di minerio do lvl 5 pra cima eles farmam gold pra vc? Pois eh
Achei justa a crítica
Mds, tu ta pratocinando a glow games kkkkkkkkkkk
Dia 6 vou estar lá no icarus, eu sou louco por esse mmorpg
Eu jogo PoE desde 2015. Sabe quantas builds eu criei?
Nenhuma.
Sempre joguei usando builds testadas e criadas por quem passa 18 horas imerso nesse jogo por dia.
O que mais afasta as pessoas, creio que é isso: As pessoas acham que vão chegar, criar uma build e ela vai fazer todo conteúdo.
Daí a pessoa chega no endgame, não passa dos mapas iniciais e se frustra.
O principal, na minha opinião é saber quanto de tempo você tem disponível para fazer tudo sozinho, ou apenas seguir uma build e se divertir também.
Existem coisas MUITO mais complexas para entender no PoE, a tree é muito tranquila basta jogar e ir lendo o que cada ponto faz se voce joga de mago e ta usando bola de fogo e vai continuar com dano de fogo continue aplicando dano de fogo na tree, spell damage etc.
Ter a possibilidade de voltar com os pontos foi adicionado na ultima liga e isso é a o que todos pediam a décadas. GRAZA DEUS.
Porem basta passar disso que você vai começar a entender que o buraco é mais em baixo, vamos a alguns exemplos simples.
--Esses dois danos parecem quase iguais porem não são, e pode deixar sua build muito mais fraca
-More Damage = Multiplicador, aplicado depois de todas as somas de "Increased".
-Incrase Damage = Aditivo, soma com fontes similares
--Dano de chaos e Dano de Poison
-Dano de chaos - ele varia entre direto e DoT
-Dano de Poison - sempre DoT
Chaos possui skills que dão dano direto e DoT ao mesmo tempo. Com isso, gera confusão na hora de saber: se eu aumentar dano de Poison, isso aumenta o dano de Chaos? Não, mas o contrário é verdadeiro: dano de Chaos aumenta o DoT de Poison.
Esse são 2 exemplos simples de como a coisa pode ser bem mais complexas de entender, ja que o jogo nao te fala isso, espero que isso mude no PoE 2.
Bacana o video Zeus abraços
Eaee Ezekiel do The Walking Dead! Como tá seu leão? hahahaha brincadeiras a parte... o vídeo ficou massa
Sou jogador veterano de PoE...Concordo com vc, o jogo é realmente punitivo. Mas não acho que isso seja um problema. Na verdade é uma característica do jogo. Fazendo uma analogia com DarkSouls, que vc é punido por morrer e dropar todas as suas Souls no chão e mais punido ainda se tentar voltar pra pegar as souls no mesmo lugar, com todos os inimigos ressuscitados no meio do caminho pra atrapalhar e, se não conseguir, vc perde de vez as todas as suas Souls: É uma característica do jogo. É difícil e punitivo de propósito. Dá uma adrenalina muito gostosa durante o percurso e uma sensação de recompensa muito grande quando vc consegue. Assim como o Soulslike te força a aprender os MoveSets dos inimigos pra progredir...O PoE, o jogo te força a aprender a buildar e farmar pra progredir no jogo. E pra isso, não tem problema nenhum seguir Guias no jogo, na verdade há jogadores que jogam o jogo desde o Beta de 2011 e até hoje seguem Guias, é normal. Mas realmente, não agrada a todos...E tudo bem também. Particularmente, acho q é esse o segredo pra fazer o jogo não ficar chato, ele é desafiador em muitos sentidos. Espero que o PoE2 consiga, ainda que de maneira diferente, se manter sem ser chato durante anos, assim como o PoE1.
Eu vou adicionar um porém nesse seu comentário. Quando a dificuldade é genuínamente difícil e se você morrer você perde suas almas, isso molda caráter de jogador, obriga você a melhorar e aprender, mas quando o jogo adiciona elementos artificialmente dificeis só pra le ferrar de propósito de uma maneira bem sarcástica aí eu já acho que essas duas coisas juntas não funcionam, o feedback é negativo do jogador. Por isso que pra mim a grande obra prima da From é o Sekiro, não são os Darksouls e nem o Elden Ring. O Poe em alguns aspectos também segue essa mesma ideia. A mecânica é extremamente criativa e diversificada, faz você querer tentar e experimentar, mas quando pune por você errar eu já acho que é uma falha.
@@gabrielamorim7287Obrigado pelo comentário. E concordo em parte. Em Diablo 4 a dificuldade é artificial, por exemplo, aumentam-se matematicamente a quantidade de vida dos mobs e a escala de dano entre uma dificuldade X e a dificuldade X+1. Mas no PoE1 não, eu pelo menos não acho isso...O jogo nem dificuldade pré-defida tem. A progressão é fluída e te dá ferramentas pra conseguir evoluir de maneira natural...Mas realmente é preciso buscar informações, nem que seja dentro do Guia Escrito do próprio jogo, que tá lá e ninguem lê...É claro que se vc tentar criar a Build do Galdalf, O Bárbaro o jogo vai te punir! E, neste caso, eu acho justo que puna mesmo. O jogo é velho, o caminho já foi trilhado por alguém antes, o jogador novato não precisa inventar a roda. São poucos os jogos que vc digita no Google ou no RUclips e consegue localizar Guias tão detalhados qto os que temos, feitos pela própria comunidade do PoE1. Pra tudo que vc precisar tem Guia, explicando passo a passo, feitos por vários criadores de conteúdo com tudo que é tipo de linguagem e abordagem diferente. Agora nem todo mundo se diverte, tem paciência, tempo e ou disposição pra buscar e querer aprender, afinal é só um jogo...E tudo bem também. 😊
Na liga do POE1 settlers of kalguur foi bem suave de farmar gold, otimizei meu endgame para ter mais mobs normais/mágicos/raros/únicos no meu mapa. Como tudo é otimizável no POE fica bem fácil de saber escolher qual conteúdo você quer fazer e pra quê você quer fazê-lo.
PoE 1 é um jogo tão facil para quem sabe ler e entende o basico de ingles .
Po na hora que eu tava namoradinho do Throne and Liberty. Tava casual lá, mas to achando que vou virar casual no POE, TNL pra casual já é single player mesmo.
A questão é: você tem toda a "liberdade" pra fazer oq quiser cm a build, passivas, itens etc. Maaaaaas, vai conseguir fazer o conteúdo end game? No early é so apertar botões, qualquer coisa serve. No end-game é um hit e vai de base.
O problema é que o game esta ai a 10 anos com uma base muito fiel de jogadores por um motivo. A dificuldade vem com a recompensa de superá-la. Mexer de mais e facilitar demais certas mecânicas pode prejudicar mais do que ajudar o game em certo sentido.
Quando comecei a jogar a uns 5 anos atras, eu demorava de 14 a 18 hora para ir até o endgame e não conseguia nem chegar no T16 no final da liga. Hoje em uma semana já estou no endgame preparando os equipamento parta os boss pináculo. POE tem camadas de dificuldade, a cada camada superada vc tem outra mais complexa.
Não acho ruim colocar métodos mais simples para resetar a build ou mexer nas gemas. Mas GG é GG. Não poder ter suporte repetida nas builds e usar um numero abissal de gold para resetar a tree podem ser mais simples de entender, mas não mais fácies de lidar.
O que me mantem longe do PoE hoje em dia é o labirinto, odeio muito aquillo
prefiro que seja usado orb of regret pois se encaixa melhor na lore e na logica de um desse rpg.. tipo tu paga gold pra remover uma passiva que no teu DNA? era só deixar um npc vendendo obr regret por gold...
Discordo, nem tudo é válido sempre. kkkkk
No path of exile existem os pilotos e os engenheiros e com 4k horas eu só pilotei mesmo kkkkkkkkkk .
"Se você decidir seguir uma caminho na suas passivas e depois decidir fazer alguma alteração vai ser um inferno fazer isso" aos 5:51, a fonte dessa frase é as vozes na sua cabeça ? Para resetar as passivas basta usar o Orb of Regret, eu mesmo gosto de fazer várias biulds, faço 1 char e sempre reseto toda a tree de passivas um trilhão de vezes, claro que tu não vai chegar no lvl 50 e conseguir resetar tudo porque não tem recurso pra isso ainda, não dropa tanto desses orbs durantes os atos, mas no end game sobra a rodo, se fosse fácil resetar toda a tree de passivas durante os atos seria a coisa mais simples do mundo upar, era só fazer uma biuld boas para rushar os atos e quando finalizar simplesmente resetar tudo pra sua biuld que é melhor para fazer os conteúdos end game. Qual a dificuldade e o desafio de simplesmente todos copiar uma biuld boa para rushar atos e dps resetar full para a sua? O divertido do poe é isso, as dificuldades e desafios que ele proporciona.
Pra joga poe e só paciência preceverencia e segunda grua completo kkkkkkkkkkkkkkkkk
jogo PoE tem bastante tempo e esse para mim sempre foi o maior erro, principalmente que isso basicamente só pune novato. Até respeito a decisão do Chris Wilson sobre a visão que ele tem do jogo mas é só burrice nesse aspecto em especifico
existem coisas da visão deles que chega a ser cabeça dura, o fato de não querer colocar de jeito nenhum um skip de campanha pra personagem alt tb é foda, comunidade do PoE pede isso faz anos, pq é natural fazer vários personagens em uma liga, pra quem curte jogar toda liga, isso sempre foi um pé no saco, se a historia fosse boa ainda, mas convenhamos, historia do poe é uma merda da primeira vez q vc faz, depois de 40 então nem se fala.
Ué, mas você não é punido por isso, é só usar orb of regret que voce pode resetar os pontos da tree
A realidade é que nao existe punicao alguma, é literalmente o "Basta Ler". Tu é livre pra fazer as escolhas/merdas que quiser em qualquer uma das trees. E voce tem opcoes de resetar isso com poucos cliques e qualquer guia basico, pesquisando o minimo tu entra um tutorial simples.
> Tem gold? - SIM. : Tu pode resetar suas skills no novo npc de troca de currency.
> Tem currency (chaos/Divines) ? - SIM. : Basta trocar um deles por Orb of Regret no mesmo npc de troca.
Unico ponto que talvez seja um pouco mais complexo pra alguns seria troca de ascendencias, de resto meu amigo, não existe dificuldade e olha que não jogo a anos, sou player recente.
Já estou com 30 horas de jogo, cheguei no endgame e acho que a essência dele é justamente essa: errar, enfrentar impasses causados pelos próprios erros, perder tempo corrigindo e, assim, gerar um ciclo contínuo de aprendizado. Não fico tentando entender mecânicas que ainda não cheguei, porque prefiro passar por elas primeiro quando chegar lá.
Mas uma coisa é certa: você não pode se limitar a aprender apenas dentro do jogo. Muitas vezes, a maneira que certas coisas funcionam não ficam tão claras, e te obrigado buscar entender além do que o jogo apresenta diretamente, o que para mim é super normal e acho interessante muitas vezes.
Maior exemplo disso do meu aprendizado recente foi fazendo os desafios onde o jogo pedia para craftar receitas de vendedores, mecânica que poderia ter me ajudado no inicio do jogo mas que só fui aprender agora e é muito massa, porém precisei pesquisar a parte.
@@LucasGabriel-ww8en em 30 horas você não chega nem PERTO do endgame, mano, com 30 horas você nem sabe o que é o endgame de PoE
@@MyshKatze 😅
@@MyshKatze Talvez tenha me expressado errado quanto ao que seria o "Endgame" admito, que está definido mais para "Early Game", que seria a etapa pós Leveling, atualmente estou level 89 e já bem avançado no atlas, mas por exemplo estou fazendo mapas agora com influência da Maven
Essa parada de gold é recente, pra quem saiu a muito tempo por causa disso não vai voltar, ate pq 2 ja ta logo ai
O jogo só é punitivo pra quem n tem tempo de pesquisar e aprender, regrete orb vc dropa dsd o inicio do jogo e no ato 9 já tem formas de farm consistente para comprar ou trocar elas, mas quem vem de mmo principalmente quer chegar amassando o jogo sem nenhuma curva de aprendizado, sendo q pra fazer os 10 atos vc n precisa se aprofundar tanto no jogo basta ter o mínimo de qi e saber ler. Todo mundo começa do zero toda liga, n precisa ter medo de ficar para traz ou alcançar quem joga faz 10 anos e isso é incrível pra mim, pois cada liga vc vai estar mais preparado para próxima.
pedro necromante concordando com o video! 😀👍
Gabriel paladino celestial também cncorda!
hoje no poe 1 tambem tem gold para voltar a build porem é um pouco caro, mas esta na sua mao farmar esse gold ou nao, mas realmente errar no poe pune
acho que vc entendeu bem, p mim q jogo o poe a tempos, me parece que eles estao tentando facilitar um pouco os caminhos para jogadores novatos conseguirem entender e conseguir jogar um jogo, tanto nas passivas, custo de resetar, a tree ta mais facil de conseguir atributos que as vezes vc tinha q quebrar a cabeça p ter algums status p rodar a build. tudo parece um pouco mais amigavel para toods conseguirem jogar.
``GRANDE HABILIDADE DE LER`` Acho que de todos amigos que iniciei no POE e os poucos que ficaram o melhor resultado foi Explicar o mínimo pros caras, fazer eles SEGUIREM uma Build e jogar juntos com os caras explicando outras mecânicas etc. Acredito que essa punição que o ZEUS comenta é a TRUE da TRUE > O POE2 Vem para ajustar isso com reset via GOLD, com bastante horas de game agora acho que no POE2 poderia livremente BRINCAR com minha BUILD e se der merda ( RESET) ( isso me deixa empolgado e até mesmo com o tempo vao surgir MUITAS buids diferenciadas )
Será que vai ter interação de mouse e teclado pra quem joga no controle? porque no Poe 1 não tem 😅 se vc joga no controle o mouse não funciona e nem o teclado kkkk
Pode jogar nos consoles
Foda é qdo vc tá matando geral e vem um te dá um peteleco e vc perde toda xp 😅😅😅😅
Top show.
Zeus, o problema é que o primeiro foi um lixo e esse continuará sendo um lixo, simplesmente
PoE tem muitas mecanicas e todas elas tem sua complexidade e algumas dessas mecanicas facilitam muito a gameplay que se voce nao souber pode atrasar muito sua gameplay, mas eu por exemplo, jogo poe a um tempo e não sou o tarado das mecanicas, jogo as ligas, toda liga uma build diferente e um farm diferente, justamente por que pra mim a diversao é ir aprendendo um pouco de cada coisa, mas se a pessoa se apegar a uma build e um sistema só ela vai aprender sobre o jogo muito rapido, basta ler.
Comecei no POE tem 2 meses e fico abismado com essa galera que fala que o jogo é muito difícil, bizarro reclamar de um jogo que é complexo
Sim, pra quem não lê qualquer coisa com muita informação se torna difícil