Acho que ela tá comendo bola não aproveitando mais esse momento audiovisual. Se ela fizer algo como o My News acho que ela se daria muito bem. P.S.: Também curto esse formato doc.
claro, o professor vai produzir um doc por aula...certamente ganha pra isso kkkkk agora, fala pra escola deixar ele só passar doc e vê oq acontece com ele.
Talvez suas aulas tenham sido melhores que este documentário. O que deve ter acontecido é que você, como a maioria dos alunos, não valorizam os professores. Agora que têm acesso a informação produzida na internet, de forma elaborada, selecionada e editadas, vêm aqui denegrir os professores.
É mito que tenha mudado o rumo. Já se sabia desde antes do primeiro turno que Collor era o provável futuro presidente e o caso Lurian foi muito mais importante do que esse recorte do JN.
Quando a Globo ainda tinha comando, o compromisso pelo melhor; agora, no entanto, virou uma divulgadora da agenda progressista da esquerda. A Globo já salvou o Brasil do PT, quem diria! Hoje, depois da morte do Roberto Marinho, torce para o PT voltar, assim terá suas gordas verbas de publicidade estatal de volta.
@@ferreiraklen96 Não tem como saber quem vai ser o próximo presidente porque ninguém tem bola de cristal. Mas que a Globo manipulou os debates, isso sim. E fez o mesmo com Lula x Alckmin em 2006 e Dilma x Aécio em 2014.
@@w.w.marchi1677 Eu assisti o debate inteiro do 2 turno os 2 debates no 1 debate o lula se saiu muito bem e o collor mais ou menos , porem no 2 debate o collor foi muito mais confrontativo e paltou as propostas muito bem , em diversos momentos colocou o lula contra a parede por exemplo quando ele fala sobre o episódio que o lula mandou o Bisol (PSB Vice da chapa do Lula) que desceu do palanque para que o Brizola subisse , e quando ele pôs a aliança deles a prova quando citou que o Lula comia pela mão dos outros (que era uma critica do Brizola ao Lula)
@@picapaubeta8966 A controvérsia do debate não foi em sua transmissão,e sim em sua versão editada no Jornal Nacional do dia seguinte,que claramente mostrava apenas as partes em que Collor se sobressaiu em relação à Lula.
Parabéns! Impressiona a similaridade da eleição do Collor em 1989 com a eleição do Bolsonaro em 2018. A história se repete com nuanças mais fortes. Que um dia - que não demore - aprendamos a pensar, a olhar o espelho da história real e não repetir o que não nos faz evoluir como seres humanos e como sociedade civilizada.
Respeito sua opinião amigo, mas o Collor era, é bem mais preparado que o Bolsonaro. Não sei sua predileção partidária, mas até o próprio Lula caso fosse eleito em 89 não era preparado para tal. O problema do Brasil é que nós não somos educados a duvidar dos homens, somos doutrinados a adorar.
@@rafaelduarte9886 Se o Collor era bem mais preparado que o Bolsonaro (o que não é tarefa difícil, afinal qualquer um é) e deu no que deu... Imagina o q vai dar esse governo atual! #medo
@@lidicemsmartins Boa tarde Lídice. Eu como brasileiro torço com sentimento de brasileiro e não de Militante político. Eu quero que no Brasil dê certo e quero que o próximo presidente, seja ele direita ou esquerda também faça com que o Brasil dê certo. Como eu disse: não tenho político como Deus e sim como empregado.
@@rafaelduarte9886 Eu tbm e concordo c vc. Mas querer que o Brasil der certo todos querem, agora a pergunta é, certo pra quem? Eu quero que dê certo para o povo trabalhador que carrega o país nas costas. E a gente tem que ser realista, é difícil esperar algo de bom desse atual governo... Se fizerem ótimo. Não torço contra meu país.
2018 não tem nada a ver com 1989 , estávamos num processo de cisão , o muro de Berlim tinha caído , o comunismo que é defendido até hoje não agradava ninguém .
Não leio a folha porque toda notícia é moldada no viés político deles, mas admito que esse mini documentário ficou excelente, uma verdadeira aula e ainda mais fechando com Águas de Março na versão do João Gilberto estão de parabéns, façam mais como este.
Perfeito! Documentário muito bom. Lembrar da história é ter sua identidade e saber que seus erros não podem ser cometidos novamente, saber que os acertos devem ser aprimorados.
Como ressaltou Lilia Schwarcz "Nessa época se você olhar a fotografia dos candidatos, são todos homens, de meia idade, de classe média pra elite, brancos e bem colocado na sociedade. Então a gente fala de uma eleição variada, mas é variada sempre segundo esse espectro de 'variado". Ou seja, depois de 500 anos de Brasil, sendo 370 anos de regime escravista, a classe dominante não mudou quase nada. Enquanto a viseira política reduz o olhar dos problema ao debate capitalismo versus socialismo desde as diretas, a branquitude segue tranquilamente desfrutando das benesses de governar o país.
Blá, blá, blá... Daqui a pouco, serão abertas discussões em torno dos LGBTQIA+, ao ser colocado em pauta a ausência de uma figura ligada a este grupo que concorresse à presidência do Brasil ao longo da redemocratização do país. Portanto, uma problematização desnecessária!
Olha, você não pode ser ignorante assim para ignorar os dados antes dele assumir e os atuais(Taxa de desemprego, taxa Selic,que hoje está em 5% coisa que no governo Dilma tava 12,13, defit no caixa da união,o número de homicídios)
@@ferreiraklen96 Tinha o mesmo discurso moralista de ética na administração pública que, mais tarde, revelou-se como falso. O fato de Collor ter cultura linguística não fez dele um estadista. Aliás, o discurso do Collor era e sempre foi de alguém classista: dona de casa, operário não fala dessa maneira.
O mais preparado era Enéas Carneiro. Doutor, professor, médico, cardiologista, anestesiologista, matemático, físico, professor de letras, conhecimento na área da filosofia, fisiologia, robótica, lógica, falava inglês fluentemente. Éneas era um exemplo de cidadão brasileiro.
Folha dando aula! Eu era apenas um garoto na época, mas lembro das discussões calorosas na mesa de casa. Essa é uma grande herança que meu avô e pai deixaram pra mim. Existia uma grande esperança entre todos nós brasileiros Obrigado pelo vídeo folha de s. Paulo !
O bom seria era se a Folha divulgasse como o jornal e outros veículos de comunicação apoiaram a eleição e o plano Collor. Tem muita gente aqui comentando baseado no que foi publicado bem depois do acontecido.
Olha, já que vocês colocaram o Lula EX-PRISIONEIRO e a Dilma ESTOCADORA DE VENTO, eu creio que mais um no poder não faz diferença, olha como deixaram o país. Se você hoje não apoia o governo com o que ele está fazendo (os pontos da bolsa batendo recorde,taxa de homicídios reduzindo,taxa Selic 5%, desemprego reduzindo)
Vocês deviam parar de criticar o governo e palpitar e apoiar junto, propor coisas novas, melhorias na vida da população. Estamos no mesmo barco meu colega
Bolsonaro foi aos dois primeiros grandes debates na televisão, depois o militante de extrema-esquerda tentou matá-lo a mando de alguém, aí ficou impossibilitado.
30 anos depois e o Brasil comete o mesmo erro. Levou para o segundo turno um candidato que não venceria. Sempre me oergunto, como seria o Brasil governado pelo Brizola?🤷🏼♂️
Péssimo Brizola era ótima pessoa Mas era um péssimo governante E não sabia fazer alianças Brigou com o lula varias vezes Foi um governador ruim no rio E no rio grande do Sul sempre foi só discurso na prática foi fraco Sou gaúcho Brizola é lenda democrática Mas nunca foi um grande político Lula tirando toda roubalheira foi muito melhor
30 anos depois a população continua acreditando em discursos fáceis e eleitoreiros, com a diferença de que Collor tinha um pouco mais de conteúdo politico, diferente de Bolsonaro não ia na lógica do "não sou obrigado a entender de economia porque o Lula também não entende".
Nenhum presidente brasileiro entendia de economia! Aliás, segundo os economistas liberais do governo FHC, eles cortaram um dobrado para convencê-lo das privatizações.
Excelente vídeo para aqueles que pretendem entender melhor o significado de uma eleição e de como a democracia é difícil, complicada, exigente, mas é o único rumo para se ter cidadãos iguais.
Fabio,Diego,Mariana,não falar do sequestro do Sr. Abilio Diniz é no mínimo sacanagem,para não dizer desonestidade intelectual,já que seu desfecho influiu diretamente no resultado do pleito!
se essa eleição fosse hoje o Collor ganharia novamente ... brazyl é majoritariamente pobre e mediocre não tem como eleger bons candidatos. Até pq muitos deles já vao para esse meio com más intenções ou cheios de ideologias..
Folha, vocês são excelentes em documentários. Me lembra um pouco o que a Globonews faz com o arquivo N. Poderiam investir mais nesse sentido, pois a história política do Brasil é bem complexa pra contar apenas em livros. Parabéns à Folha de SP.
Uma miríade de candidatos e dois que eram pura retórica vão para o segundo turno. Se Brizola e Mário Covas passasem poderia ser um indício de que estávamos maduros. Mas era justamente o que não tínhamos naquela época: maturidade.
Eu nasci em 1988 e não posso imaginar como seria viver em um país em que você não tem liberdade de escolher seu presidente... Nossa democracia foi uma conquista! Só me entristece o fato de ao invés de a fortalecermos, cada vez mais ela é atacada por esse atual governo que só cria instabilidade e divisão entre os brasileiros. Precisamos de um líder de verdade que nos una, esse líder não é o "5° série" do Bolsonaro nem mesmo o Lula (que fez muito ao diminuir a desigualdade no país, mas hoje já não tem credibilidade com quem tem bom senso na esquerda). As pessoas precisam parar com essa palhaçada entre direita e esquerda e realmente querer o melhor para todos os brasileiros.
Pena a edição não ter obtido imagens autorizadas da Globo... O caso Lurian não foi tão determinante quanto o debate manipulado justa e minuciosamente pelas peças do perfil social posto na crítica da Lilia Scwharcz.
@@anapnobre Lição básica: assistir Além do cidadão Kane. É velho, mas fala da parte que a Folha, creio eu, não conseguiu disponibilizar ou não se utilizou por opções editoriais. E outra: o PT nada tem a ver com stalinismo/terceira internacional/komintern. Nunca teve essa linda ideológica como dominante.
13:40 "Quando ele disse ia lançar candidatura eu tive um ataque de risos" Eu também tive um ataque de risos em 2017. Depois do resultado de 2018 eu não rio de mais nada.
O presidente da República ele não deve se envolver em corrupção isso em primeiro luvar é um erro gravisimo o pais deve ser soberano grande desenvolvido o presidente ele não deve ser lerdo ele deve fazer um otimo governo
A folha deveria investir em documentários,
Manda muito bem.
Acho que ela tá comendo bola não aproveitando mais esse momento audiovisual. Se ela fizer algo como o My News acho que ela se daria muito bem.
P.S.: Também curto esse formato doc.
@@Capacitor-sd1uw Folha tá muito vanguarda.
Puxa, minhas aulas de Historia nao poderiam ter sido assim?? Video muito informativo!!! Parabéns!
claro, o professor vai produzir um doc por aula...certamente ganha pra isso kkkkk
agora, fala pra escola deixar ele só passar doc e vê oq acontece com ele.
Talvez suas aulas tenham sido melhores que este documentário. O que deve ter acontecido é que você, como a maioria dos alunos, não valorizam os professores. Agora que têm acesso a informação produzida na internet, de forma elaborada, selecionada e editadas, vêm aqui denegrir os professores.
só senti falta de um PEQUENO detalhe: o debate do segundo turno da Globo, que mudou os rumos da eleição. alguém mais?
É mito que tenha mudado o rumo. Já se sabia desde antes do primeiro turno que Collor era o provável futuro presidente e o caso Lurian foi muito mais importante do que esse recorte do JN.
Se mudou os rumos ou não, aquele debate não deveria ter ficado de fora desse documentário mesmo assim
Quando a Globo ainda tinha comando, o compromisso pelo melhor; agora, no entanto, virou uma divulgadora da agenda progressista da esquerda. A Globo já salvou o Brasil do PT, quem diria! Hoje, depois da morte do Roberto Marinho, torce para o PT voltar, assim terá suas gordas verbas de publicidade estatal de volta.
@@ferreiraklen96 Não tem como saber quem vai ser o próximo presidente porque ninguém tem bola de cristal. Mas que a Globo manipulou os debates, isso sim. E fez o mesmo com Lula x Alckmin em 2006 e Dilma x Aécio em 2014.
@@w.w.marchi1677 Eu assisti o debate inteiro do 2 turno os 2 debates no 1 debate o lula se saiu muito bem e o collor mais ou menos , porem no 2 debate o collor foi muito mais confrontativo e paltou as propostas muito bem , em diversos momentos colocou o lula contra a parede por exemplo quando ele fala sobre o episódio que o lula mandou o Bisol (PSB Vice da chapa do Lula) que desceu do palanque para que o Brizola subisse , e quando ele pôs a aliança deles a prova quando citou que o Lula comia pela mão dos outros (que era uma critica do Brizola ao Lula)
Collor foi o candidato da Globo desde o início.
Que livro o senhor leu para estar dizendo isso???
@@picapaubeta8966 pesquise sobre o debate de segundo turno que a globo editou para favorecer o Collor.
@@weblogan o debate foi ao vivo
@@picapaubeta8966 cara, deixa de ser ignorante. O próprio diretor da Globo, o Boni, já assumiu que o debate foi manipulado
@@picapaubeta8966 A controvérsia do debate não foi em sua transmissão,e sim em sua versão editada no Jornal Nacional do dia seguinte,que claramente mostrava apenas as partes em que Collor se sobressaiu em relação à Lula.
Parabéns! Impressiona a similaridade da eleição do Collor em 1989 com a eleição do Bolsonaro em 2018. A história se repete com nuanças mais fortes. Que um dia - que não demore - aprendamos a pensar, a olhar o espelho da história real e não repetir o que não nos faz evoluir como seres humanos e como sociedade civilizada.
Respeito sua opinião amigo, mas o Collor era, é bem mais preparado que o Bolsonaro.
Não sei sua predileção partidária, mas até o próprio Lula caso fosse eleito em 89 não era preparado para tal.
O problema do Brasil é que nós não somos educados a duvidar dos homens, somos doutrinados a adorar.
@@rafaelduarte9886 Se o Collor era bem mais preparado que o Bolsonaro (o que não é tarefa difícil, afinal qualquer um é) e deu no que deu... Imagina o q vai dar esse governo atual! #medo
@@lidicemsmartins Boa tarde Lídice. Eu como brasileiro torço com sentimento de brasileiro e não de Militante político.
Eu quero que no Brasil dê certo e quero que o próximo presidente, seja ele direita ou esquerda também faça com que o Brasil dê certo.
Como eu disse: não tenho político como Deus e sim como empregado.
@@rafaelduarte9886 Eu tbm e concordo c vc. Mas querer que o Brasil der certo todos querem, agora a pergunta é, certo pra quem? Eu quero que dê certo para o povo trabalhador que carrega o país nas costas. E a gente tem que ser realista, é difícil esperar algo de bom desse atual governo... Se fizerem ótimo. Não torço contra meu país.
2018 não tem nada a ver com 1989 , estávamos num processo de cisão , o muro de Berlim tinha caído , o comunismo que é defendido até hoje não agradava ninguém .
Excelente reportagem, Folha! Pela memória e história do Brasil!
Essa Parte é Foda 8:34 realmente uma tacada de gênio e de Humanidade
Não leio a folha porque toda notícia é moldada no viés político deles, mas admito que esse mini documentário ficou excelente, uma verdadeira aula e ainda mais fechando com Águas de Março na versão do João Gilberto estão de parabéns, façam mais como este.
"Deus acima de todos" e muita mentira para o povo!
Perfeito! Documentário muito bom. Lembrar da história é ter sua identidade e saber que seus erros não podem ser cometidos novamente, saber que os acertos devem ser aprimorados.
Resultado
01° Fernando Collor
02° Luiz Inácio Lula da Silva
03° Leonel Brizola
04° Mário Covas
05° Paulo Maluf
06° Guilherme Afif Domingos
07° Ulysses Guimarães
08° Roberto Freire
09° Aureliano Chaves
10° Ronaldo Caiado
11° Affonso Carmargo Neto
12° Enéias Carneiro
13° José Marrozinho
14° Paulo Gontijo
15° Zamir José Teixeira
16° Lívia Maria Pio
17° Eudes Oliveira Mattar
18° Fernando Cabeira
19° Celso Brant
20° Antônio Carlos Santos Pedreira
21° Manoel de Oliveira Horta
22° Armando Corrêa/Silvio Santos
Parabéns a todos envolvidos nesse compilado sensacional de informações.
Ótima matéria! Parabéns também pela trilha sonora com gigantes de nossa música como Tom Zé e João Gilberto!!! 👏👏👏👏👏👏
A democracia é linda. Viva a democracia!
Como ressaltou Lilia Schwarcz "Nessa época se você olhar a fotografia dos candidatos, são todos homens, de meia idade, de classe média pra elite, brancos e bem colocado na sociedade. Então a gente fala de uma eleição variada, mas é variada sempre segundo esse espectro de 'variado". Ou seja, depois de 500 anos de Brasil, sendo 370 anos de regime escravista, a classe dominante não mudou quase nada. Enquanto a viseira política reduz o olhar dos problema ao debate capitalismo versus socialismo desde as diretas, a branquitude segue tranquilamente desfrutando das benesses de governar o país.
Baboseira esquerdista desnecessária. Esse tipinho de fala elegeu Bolsonaro
Blá, blá, blá... Daqui a pouco, serão abertas discussões em torno dos LGBTQIA+, ao ser colocado em pauta a ausência de uma figura ligada a este grupo que concorresse à presidência do Brasil ao longo da redemocratização do país. Portanto, uma problematização desnecessária!
Que matéria deliciosa de assistir. Parabéns Folha e continue nos fornecendo mais conteúdos de qualidade assim.
um dos momentos mais lindos da história do nosso país. espero que nunca, nunca mesmo, a gente deixe de ser uma democracia de novo.
E o Tom já sabia: “é pau é pedra, é o fim do caminho.”
A música do lula era linda !! Era emocionante ! E me enchia de um sentimentalismo ! Mas o medo que nos vendiam fez de collor o candidato ideal
Verdade. Concordo.
Pena que regredimos a mesma situação de 89: ignorância e estupidez representam o cara eleito em 2018
Se fosse só 2018 .
Collor não era um ignorante, nem era tão autoritário, mesmo sendo um velho oligarca personalista
Olha, você não pode ser ignorante assim para ignorar os dados antes dele assumir e os atuais(Taxa de desemprego, taxa Selic,que hoje está em 5% coisa que no governo Dilma tava 12,13, defit no caixa da união,o número de homicídios)
@@ferreiraklen96 Tinha o mesmo discurso moralista de ética na administração pública que, mais tarde, revelou-se como falso. O fato de Collor ter cultura linguística não fez dele um estadista. Aliás, o discurso do Collor era e sempre foi de alguém classista: dona de casa, operário não fala dessa maneira.
Olha o gado lulista chorão kkkkkkkkkkkkk
É só assim que eu entendo a história do Brasil. Parabéns pelo documentário
Conteúdo de muita qualidade. Parabéns!
O mais preparado era Enéas Carneiro.
Doutor, professor, médico, cardiologista, anestesiologista, matemático, físico, professor de letras, conhecimento na área da filosofia, fisiologia, robótica, lógica, falava inglês fluentemente. Éneas era um exemplo de cidadão brasileiro.
Era tudo isso e também era integralista, pertencia a um partido "filhote de ditadura", era de extrema-direita. Ainda bem que não foi eleito.
VOCES MANDAM MT BEM NESSES MINIDOCUMENTÁRIOS PQP
Excepcional.
Folha dando aula! Eu era apenas um garoto na época, mas lembro das discussões calorosas na mesa de casa. Essa é uma grande herança que meu avô e pai deixaram pra mim. Existia uma grande esperança entre todos nós brasileiros Obrigado pelo vídeo folha de s. Paulo !
Parabéns Folha , por mais conteúdos assim !
Reportagem muito bem feita! Gostosa de assistir. A Folha está ensinando para as emissoras de TV como se faz uma vídeo reportagem. Parabéns!
Emocionante
Parabéns pelas entrevistas no vídeo voltei no tempo tinha 10 anos epoca
Excelente documentário, muito bom Folha.
Bóris Casoy falando em redemocratização é de lascar, heim?!
Documentário no nivel dos da Vox. Mandou bem demais, Folha.
Muito bom o documentário!
extremismo tanto de direita como a de esquerda.só quem acaba perdendo é o povo.
muito bom, terminando com chico ficou demais.
30 anos e não saímos da merda!
Principal culpado: o povo. O brasileiro e sua tara por malandros.
Aí que emoção
O ruim é que esse vídeo acaba.
Só 20 min
Excelente Documentário
Puts eu lembro na minha cidade as mulheres falava ,vou votar no Collor que ele é lindo kkkk
O bom seria era se a Folha divulgasse como o jornal e outros veículos de comunicação apoiaram a eleição e o plano Collor. Tem muita gente aqui comentando baseado no que foi publicado bem depois do acontecido.
Muito bom!
o collor era o bolsonaro alfabetizado e macho o suficiente pra ir num debate...a incompetência e boçalidade era a mesma.
Traduzido: Ciro Gomes
Olha, já que vocês colocaram o Lula EX-PRISIONEIRO e a Dilma ESTOCADORA DE VENTO, eu creio que mais um no poder não faz diferença, olha como deixaram o país. Se você hoje não apoia o governo com o que ele está fazendo (os pontos da bolsa batendo recorde,taxa de homicídios reduzindo,taxa Selic 5%, desemprego reduzindo)
Vocês deviam parar de criticar o governo e palpitar e apoiar junto, propor coisas novas, melhorias na vida da população.
Estamos no mesmo barco meu colega
Adriam sim, essas pessoas parecem que querem que tudo dê errado pro Brasil
Bolsonaro foi aos dois primeiros grandes debates na televisão, depois o militante de extrema-esquerda tentou matá-lo a mando de alguém, aí ficou impossibilitado.
Obrigada pelo vídeo!
O povo sofria muito mais. Mas eu queria ter vivido nessa época, literalmente
Otimo doc
Sanei e outros comfscaram nois mais já liberou 07/03/2023😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊 Sérgio Gomes De Queiroz. . cristalina Goiás
Já chego no like. Obrigado, Folha!
O ano que eu nasci. Foi a primeira eleições nas diretas
Grande Trilha sonora! Álbum Branco - João Gilberto 1973. Muito bacana, deveriam fazer mais.
Sérgio Gomes De Queiroz 😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Excelente vídeo!
o Afif esta com muito style nesse video e muito bom nesse documentario
Nesse ano de eleição so tinha feras
Nossa, como o Afif tá velhiiinho.
Muito bom
A HISTÓRIA ESTÁ SE REPETINDO
30 anos depois e o Brasil comete o mesmo erro. Levou para o segundo turno um candidato que não venceria. Sempre me oergunto, como seria o Brasil governado pelo Brizola?🤷🏼♂️
Um lixo
Péssimo
Brizola era ótima pessoa
Mas era um péssimo governante
E não sabia fazer alianças
Brigou com o lula varias vezes
Foi um governador ruim no rio
E no rio grande do Sul sempre foi só discurso na prática foi fraco
Sou gaúcho
Brizola é lenda democrática
Mas nunca foi um grande político
Lula tirando toda roubalheira foi muito melhor
So olhar pro Rio de Janeiro e ver o que o Brizola estragou.
@@julianogomes8591 comunista safado kakakaa
Seria igual o Rio de Janeiro
O povo brasileiro nunca aprendeu a votar.
Boris falando da euforia pela democracia e hoje apoia um presidente proto-fascista KKK até onde vai o senso dessa gente?
Quero mais....
extremismo acaba até com a paz familiar.
Achei que era o Sergio Mamberti, mas era o Afif. O bicho tá acabado.
O tempo muda muito a gente ,na época votei no Collor nos dois turnos na época se não mim engano era PRN Collor 20 ,se foce hoje votaria no Lula
Do jeito que as coisas loucas, se o Collor se candidatar-se hj ele provavelmente ganharia. E seria retirado em 2021 e no lugar entrava o Sarney kkkk
30 anos depois a população continua acreditando em discursos fáceis e eleitoreiros, com a diferença de que Collor tinha um pouco mais de conteúdo politico, diferente de Bolsonaro não ia na lógica do "não sou obrigado a entender de economia porque o Lula também não entende".
Nenhum presidente brasileiro entendia de economia! Aliás, segundo os economistas liberais do governo FHC, eles cortaram um dobrado para convencê-lo das privatizações.
Top
Excelente vídeo para aqueles que pretendem entender melhor o significado de uma eleição e de como a democracia é difícil, complicada, exigente, mas é o único rumo para se ter cidadãos iguais.
Fabio,Diego,Mariana,não falar do sequestro do Sr. Abilio Diniz é no mínimo sacanagem,para não dizer desonestidade intelectual,já que seu desfecho influiu diretamente no resultado do pleito!
Grande democracia; Brasil cada vez mais pobre e com índices de criminalidade mais altos e corrupção em todos os setores da política
certeira a escolha da trilha sonora, viva tom zé! viva joão gilberto!
Debate bom era aquele com bate-boca!!!
se essa eleição fosse hoje o Collor ganharia novamente ... brazyl é majoritariamente pobre e mediocre não tem como eleger bons candidatos. Até pq muitos deles já vao para esse meio com más intenções ou cheios de ideologias..
Folha, vocês são excelentes em documentários. Me lembra um pouco o que a Globonews faz com o arquivo N. Poderiam investir mais nesse sentido, pois a história política do Brasil é bem complexa pra contar apenas em livros. Parabéns à Folha de SP.
Uma miríade de candidatos e dois que eram pura retórica vão para o segundo turno. Se Brizola e Mário Covas passasem poderia ser um indício de que estávamos maduros. Mas era justamente o que não tínhamos naquela época: maturidade.
E Enéas
Que programa era aquele do Agnaldo Timóteo?
Um presságio da tragédia...até hoje
Gente, desculpa… mais eu não achava o collor tão bonito assim. Entendo que a época era outra, mas ele não era isso td! Enfim… Brasil sendo Brasil…
quem em 2022 assistindo a historia repeti
A melhor opção na época era o Brizola.
Não. Era o Enéas.
Não
Era o Silvio Santos
‘São todos homens'
Chamaram uma moça que nunca ouviu falar na candidata Lívia Maria, uma moça que quer lacrar ao invés de realmente se ater aos fatos
Documentários da folha= perfeitos
tantos candidatos e elegeram o collor, vai entender
essa antropóloga só fala de homem branco! deve ser fetiche...
Esse vídeo é da Brasil Paralelo , teatro das tesouras
ruclips.net/video/GgubLHJQVrc/видео.html Essa fala do Casoy é bem reveladora. E em 2018 a história se repetiu
Marilia Gabriela era bonita em 89
Eu nasci em 1988 e não posso imaginar como seria viver em um país em que você não tem liberdade de escolher seu presidente... Nossa democracia foi uma conquista! Só me entristece o fato de ao invés de a fortalecermos, cada vez mais ela é atacada por esse atual governo que só cria instabilidade e divisão entre os brasileiros. Precisamos de um líder de verdade que nos una, esse líder não é o "5° série" do Bolsonaro nem mesmo o Lula (que fez muito ao diminuir a desigualdade no país, mas hoje já não tem credibilidade com quem tem bom senso na esquerda). As pessoas precisam parar com essa palhaçada entre direita e esquerda e realmente querer o melhor para todos os brasileiros.
Sarnei foi triste aquele guverno pai deixou uma conbe curuginha apodrecer por causa do preço da gasolina alto
Ótimo. 20 min que pareceram 5
Folha , "não da pra não ler".
Foi uma campanha horrível num ano pior ainda.
Pena a edição não ter obtido imagens autorizadas da Globo... O caso Lurian não foi tão determinante quanto o debate manipulado justa e minuciosamente pelas peças do perfil social posto na crítica da Lilia Scwharcz.
Vc acha realmente que Lula ganharia a eleicao de 1989 com o discurso stalinista que ele tinha?
Com ou sem debate manipulado, ele perderia.
@@anapnobre Lição básica: assistir Além do cidadão Kane. É velho, mas fala da parte que a Folha, creio eu, não conseguiu disponibilizar ou não se utilizou por opções editoriais.
E outra: o PT nada tem a ver com stalinismo/terceira internacional/komintern. Nunca teve essa linda ideológica como dominante.
13:40 "Quando ele disse ia lançar candidatura eu tive um ataque de risos"
Eu também tive um ataque de risos em 2017.
Depois do resultado de 2018 eu não rio de mais nada.
Izabel, é como uns dizem: "nunca subestime o poder do demônio".
@@soaresnogueira8989 Verdade. O poder do demônio se mostrou real na eleição de 2022. O demônio que fugiu da cadeia de Curitiba.
O presidente da República ele não deve se envolver em corrupção isso em primeiro luvar é um erro gravisimo o pais deve ser soberano grande desenvolvido o presidente ele não deve ser lerdo ele deve fazer um otimo governo
Imagina se o Silvio Santos tivesse sido presidente
Botis casoy ja era velho a 30 anos atras kkkkk
makama no início achei q o vídeo era pertubador
Não participou