Eita... Vamos lá, a primeira coisa que a gente deve sempre lembrar de sempre pensar no sim antes de pensar no não. Primeiramente tem sistemas que qualquer pessoa, com ou sem manobras pode tentar fazer uma jogada destas, alguns de modo mais abrangente como FATE (que por ser mais interpretativo, o jogador descreve, joga seus dados e dá o efeito que ele desejou, no caso seria uma manobra de conseguir vantagem), e outros mais específicos, como Sorytelling e Storyteller (onde você joga algum atributo + armas brancas e pode tentar desarmar) nenhum deles é um ataque e sim uma manobra que não causa dano, nesses casos você deve explicar que esse ataque na verdade seria uma manobra e que ele não irá levar dano, mas seria desarmado. Já em outros sistema em que há a necessidade de você comprar a manobra para assim o fazer, como por exemplo Tormenta (tô falando do velho ainda não joguei o novo) e D&D eu deixaria, mas na situação de um personagem inexperiente tentando fazer algo que ainda não "masterou" ou aprendeu... Em Tormenta essa habilidade também não dá dano, supera a CA e ao invés de dar dano o cara perde a arma, já em D&D o dano é majorado com um dado de superioridade, e o inimigo faz um teste de força e se falhar perde o item. Em Tormenta, eu diria pro.keu jogador fazer um teste dando mais 5 na CA do adversário e se ele passasse não causaria dano, mas caso passasse o inimigo faria uma jogada de fortitude e se falhasse se desarmaria. Já em D&D diria pra ele gastar um dado de superioridade, mas que não adicionaria no dano, o ataque seria com desvantagem, dividiria o dano pela metade e faria o teste de residência de força do inimigo com vantagem. Se o jogador perguntar o porque dessa grande dificuldade, diria que é porque ele está tentando fazer algo que ele nunca fez, nem treinou, não sabe o melhor local de bater, nem como bater.
Muito bom o vídeo kkkk gostaria saber mais dessas manobras.
Mais uma vez passando para deixar meu like.
Galera, vamos sair do "eu ataco"!
Se um jogador falar "quero atacar na mão dele para fazer ele largar a arma"
Qual tem que ser a postura mais coerente do mestre ?
Eita... Vamos lá, a primeira coisa que a gente deve sempre lembrar de sempre pensar no sim antes de pensar no não.
Primeiramente tem sistemas que qualquer pessoa, com ou sem manobras pode tentar fazer uma jogada destas, alguns de modo mais abrangente como FATE (que por ser mais interpretativo, o jogador descreve, joga seus dados e dá o efeito que ele desejou, no caso seria uma manobra de conseguir vantagem), e outros mais específicos, como Sorytelling e Storyteller (onde você joga algum atributo + armas brancas e pode tentar desarmar) nenhum deles é um ataque e sim uma manobra que não causa dano, nesses casos você deve explicar que esse ataque na verdade seria uma manobra e que ele não irá levar dano, mas seria desarmado.
Já em outros sistema em que há a necessidade de você comprar a manobra para assim o fazer, como por exemplo Tormenta (tô falando do velho ainda não joguei o novo) e D&D eu deixaria, mas na situação de um personagem inexperiente tentando fazer algo que ainda não "masterou" ou aprendeu... Em Tormenta essa habilidade também não dá dano, supera a CA e ao invés de dar dano o cara perde a arma, já em D&D o dano é majorado com um dado de superioridade, e o inimigo faz um teste de força e se falhar perde o item.
Em Tormenta, eu diria pro.keu jogador fazer um teste dando mais 5 na CA do adversário e se ele passasse não causaria dano, mas caso passasse o inimigo faria uma jogada de fortitude e se falhasse se desarmaria.
Já em D&D diria pra ele gastar um dado de superioridade, mas que não adicionaria no dano, o ataque seria com desvantagem, dividiria o dano pela metade e faria o teste de residência de força do inimigo com vantagem.
Se o jogador perguntar o porque dessa grande dificuldade, diria que é porque ele está tentando fazer algo que ele nunca fez, nem treinou, não sabe o melhor local de bater, nem como bater.
@@erredoispg caraca, perfeito. Muito obg.
Tu eh muito fofinho aaaa
😊
É 1d4 mesmo o murro, nem existe poliedro de 3 faces kkkkkkk
Hehe no D&D 3.0 e 3.5 usamos bastante o d3, que nada mais é que rolar um d6 divido por 2 ^^
@@erredoispg A sim tendi. Mas o murro pelo q vi é d4 mesmo