Na verdade, esse é um conceito suuuper complexo e mais profundo, que nesta aula eu trouxe de uma maneira mais superficial. Essa falta de entendimento é natural, já que não se trata de um conceito simples
Parabéns pela explicação, professor. Agora, é necessário que se estabeleça a epoché a fim de alcançar à essência do fenômeno, embora isso não seja simples, pois cada indivíduo traz consigo seus valores e regras morais que norteiam sua percepção de mundo e etc. Nas narrativas de Husserl compreende-se que tal movimento deve ser contínuo em direção ao fenômeno. É claro que há muito mais a ser dito sobre essa temática bem interessante e complexa! Obs.: Minha colocação é do ponto de vista da clínica fenomenológica e pesquisa fenomenológica.
A fenomenologia é uma corrente filosófica que estuda as estruturas da experiência e da consciência.ela fenomenologia busca descrever os fenômenos exatamente como eles são experienciados, sem pressupostos ou teorias pré-estabelecidas. Seu objetivo é entender como as coisas se manifestam na nossa consciência e como construímos significado a partir dessas experiências. Esss entendimento esta Correto ?
Esse assunto realmente é bastante complexo, ainda mais em um vídeo tão resumido! Em resumo: A fenomenologia é uma abordagem que busca compreender a experiência subjetiva e a essência dos fenômenos a partir da perspectiva de quem os vivencia. A fenomenologia propõe uma análise detalhada e rigorosa da consciência, investigando como os objetos e eventos se apresentam à experiência humana.
Fenomenologia=cada um tem sua maneira de ver as coisas basicamente Esses filósofos só complicam o fácil, bando de caras que se acham intelectuais e incompreendidos pela sociedade, um clichê de cinema uma piada 😂
Você só "vê" porque as coisas existem. E as coisas só existem pra você porque você é capaz de vê-las e interpretá-las. Você só pensa porque consegue perceber as coisas ao seu redor (fenômenos) e porque tem a intenção de compreendê-los. Isso desde as mais simples e viscerais necessidades de sobrevivência. O seu "ver" desses fenômenos pode ser visto como unicamente seu, ao passo que também é criado pelas correntes de crenças ao seu redor, seguindo uma "corrente" - ao mesmo tempo que "sua visão é única", ela nada mais é do que um eco das visões com as quais você já teve contato. Então é mais ou menos o que você disse. Só que ao contrário. Às vezes a gente precisa de uma linguagem um pouco mais abstrata e complexa pra entender verdadeiramente conceitos abstratos e complexos, e a triste ironia disso tudo é que só conseguimos entender isso quando temos domínio dessa complexidade. Ou seja: quem não domina essa complexidade tende a achá-la desnecessária e reduz conceitos e fenômenos complexos à simplificações erradas... achando que está certo.
Lendo os comentários vejo minha incapacidade cognitiva... Não achei fácil entender o conceito de fenomenologia como a maioria aqui.
Na verdade, esse é um conceito suuuper complexo e mais profundo, que nesta aula eu trouxe de uma maneira mais superficial. Essa falta de entendimento é natural, já que não se trata de um conceito simples
Vc não está só. Senti a msm coisa
muito bom!!
Ótima explicação. Muito obrigada, professor!! // Monica- Salvador-Ba
Muito bem explicado 🎉
Maravilha professor Paulo. Gratidão
Professor parabéns sua explicação é ótima
To passada kkk vc fez isso parecer tão simples, minha professora não fala coisa com coisa, obrigada por essa explicação, você é um querido ❤
Muito obrigado pela mensagem, fico super feliz que tenha ficado um pouco mais claro! é sempre uma viagem né? rsrs
Muito obrigada!!!❤ Finalmente consegui entender sobre o assunto. Sua explicação é excelente. Deus abençoe. 🙏🏼
Que conteúdo maravilhoso eu estava perdida e achei vc que foi um anjo.
Parabéns professor Paulo César pela excelente explicação.
Parabens 👏👏👏
Você arrasou!!!!
Bacana demais, obrigado
Show
Muito bom. Bastante objetivo.
aula muito boa, valeu!
Excelente!
Incrível prof
Muito bom
Parabéns pela explicação, professor.
Agora, é necessário que se estabeleça a epoché a fim de alcançar à essência do fenômeno, embora isso não seja simples, pois cada indivíduo traz consigo seus valores e regras morais que norteiam sua percepção de mundo e etc. Nas narrativas de Husserl compreende-se que tal movimento deve ser contínuo em direção ao fenômeno. É claro que há muito mais a ser dito sobre essa temática bem interessante e complexa!
Obs.: Minha colocação é do ponto de vista da clínica fenomenológica e pesquisa fenomenológica.
Valeu pela contribuição Vinicius!!! 🙌👊👊realmente é um tema bastante amplo!
Parabéns professor!
Muito bom! Parabéns!!
👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente!!👏🏼
Muito obrigado! 🙌
A fenomenologia é uma corrente filosófica que estuda as estruturas da experiência e da consciência.ela fenomenologia busca descrever os fenômenos exatamente como eles são experienciados, sem pressupostos ou teorias pré-estabelecidas. Seu objetivo é entender como as coisas se manifestam na nossa consciência e como construímos significado a partir dessas experiências. Esss entendimento esta Correto ?
👏👏👏👏👏👏
que venha o mestrado! 🚀🚀🚀
Qual previsão para o Profept 2023? A seleção será por prova de multipla escolha?
Alguma novidade sobre o edital?
por isso prefiro exatas, humanas em sua complexidade é muito mais massante!!!
NAO ENTENDI NADA QUE ESSE CARA FALOU.
Esse assunto realmente é bastante complexo, ainda mais em um vídeo tão resumido!
Em resumo: A fenomenologia é uma abordagem que busca compreender a experiência subjetiva e a essência dos fenômenos a partir da perspectiva de quem os vivencia. A fenomenologia propõe uma análise detalhada e rigorosa da consciência, investigando como os objetos e eventos se apresentam à experiência humana.
Fenomenologia=cada um tem sua maneira de ver as coisas basicamente
Esses filósofos só complicam o fácil, bando de caras que se acham intelectuais e incompreendidos pela sociedade, um clichê de cinema uma piada 😂
kk nice
Você só "vê" porque as coisas existem. E as coisas só existem pra você porque você é capaz de vê-las e interpretá-las.
Você só pensa porque consegue perceber as coisas ao seu redor (fenômenos) e porque tem a intenção de compreendê-los. Isso desde as mais simples e viscerais necessidades de sobrevivência.
O seu "ver" desses fenômenos pode ser visto como unicamente seu, ao passo que também é criado pelas correntes de crenças ao seu redor, seguindo uma "corrente" - ao mesmo tempo que "sua visão é única", ela nada mais é do que um eco das visões com as quais você já teve contato.
Então é mais ou menos o que você disse. Só que ao contrário.
Às vezes a gente precisa de uma linguagem um pouco mais abstrata e complexa pra entender verdadeiramente conceitos abstratos e complexos, e a triste ironia disso tudo é que só conseguimos entender isso quando temos domínio dessa complexidade. Ou seja: quem não domina essa complexidade tende a achá-la desnecessária e reduz conceitos e fenômenos complexos à simplificações erradas... achando que está certo.