deu certo e o circuito ficou bem menor pra esse caso de 0->1->2->3->10->13->0, e também não precisa ir até 15 pra começar a sequencia, mas será que funciona sempre pra qualquer sequencia?
PROFESSOR, PRECISO PROJETAR UM CONTADOR CRESCENTE TIPO D QUE CONTA DE 0 A 9. E AS SAIDAS PRESET E CLEAR PRECISAM SER ATIVAS EM NIVEL BAIXO. COMO FAÇO PARA LIGAR ESSAS SAIDAS ASSINCRONAS? E TB O QUE FAÇO COM OS RESTANTES DOS BITS? 10 AO 15?
Olá. Vou tentar responder os questionamentos. Para o seu contador síncrono contar de 0 a 9, você pode o considerar como um contador de uma sequência qualquer, como explicado a partir do slide 107 (19:04 min). Para os valores de 10 a 15 você deve prevê o que deve ocorrer com eles, como explicado no slide 108 (20:23 min). Você deve adaptar a sua contagem ao exemplo dado na aula, por exemplo, o seu diagrama de estados pode ficar: 10-11-12-13-14-15-0-1-2-3-4-5-6-7-8-9-(volta par o zero), assim, se o contador for inicializado com zero, ele ficará contando até 9 e depois retorna para o zero. Caso seja inicializado em um valor compreendido entre 10 e 15, e vai ser conduzido para zero e depois contará normalmente até nove. Não compreendi a dúvida quanto ao preset e clear. Se o seu contador é um contador síncrono, com o preset e clear assíncrono, então estas duas entradas (provavelmente) serão utilizadas apenas quando desejar inicializar o contador em determinado valor. Devendo ser aplicado o nível lógico conforme a característica do flip-flop utilizado. O Logisim, por exemplo, estas entradas são acionadas apenas quando em nível lógico alto. Mas em outro simuladores ou flip flops reais podem ser construídos para terem estas portas acionadas por nível lógico baixo. Para fazer isso no Logisim, poderia se tentar utilizar inversores antes das entradas de preset o clear.
Parabéns professor salvaste mais um aluno
será se pode só colocar dont care nos numeros que não estão na sequencias?
deu certo e o circuito ficou bem menor pra esse caso de 0->1->2->3->10->13->0, e também não precisa ir até 15 pra começar a sequencia, mas será que funciona sempre pra qualquer sequencia?
PROFESSOR, PRECISO PROJETAR UM CONTADOR CRESCENTE TIPO D QUE CONTA DE 0 A 9.
E AS SAIDAS PRESET E CLEAR PRECISAM SER ATIVAS EM NIVEL BAIXO.
COMO FAÇO PARA LIGAR ESSAS SAIDAS ASSINCRONAS?
E TB O QUE FAÇO COM OS RESTANTES DOS BITS? 10 AO 15?
Olá. Vou tentar responder os questionamentos.
Para o seu contador síncrono contar de 0 a 9, você pode o considerar como um contador de uma sequência qualquer, como explicado a partir do slide 107 (19:04 min). Para os valores de 10 a 15 você deve prevê o que deve ocorrer com eles, como explicado no slide 108 (20:23 min). Você deve adaptar a sua contagem ao exemplo dado na aula, por exemplo, o seu diagrama de estados pode ficar: 10-11-12-13-14-15-0-1-2-3-4-5-6-7-8-9-(volta par o zero), assim, se o contador for inicializado com zero, ele ficará contando até 9 e depois retorna para o zero. Caso seja inicializado em um valor compreendido entre 10 e 15, e vai ser conduzido para zero e depois contará normalmente até nove.
Não compreendi a dúvida quanto ao preset e clear. Se o seu contador é um contador síncrono, com o preset e clear assíncrono, então estas duas entradas (provavelmente) serão utilizadas apenas quando desejar inicializar o contador em determinado valor. Devendo ser aplicado o nível lógico conforme a característica do flip-flop utilizado. O Logisim, por exemplo, estas entradas são acionadas apenas quando em nível lógico alto. Mas em outro simuladores ou flip flops reais podem ser construídos para terem estas portas acionadas por nível lógico baixo. Para fazer isso no Logisim, poderia se tentar utilizar inversores antes das entradas de preset o clear.
@@adalbery obrigada professor, eu entendi 😀👏, vou tentar fazer.
@@adalbery Professor, parabéns sua aula está maravilhosa muito bem explicado!!! Abraços
@@Adriel123 engenharia da computação tbm? Faz aonde?