KKKKKKKKK adorei o review de bala editado no Kdenlive, nunca mais vai voltar pro vegas depois dessa né /s Pro povo que tá reclamando de tu usar o Deck e ter reclamado de algumas coisas, para pra pensar: Sim, se ele tivesse usado uma distro comum pra desktop, ele não teria tido alguns desses problemas como o yay sendo um saco pra instalar e impressora da HP não funcionando Mas pensa só, pra alguém que não tem costume de usar linux, indo usar pela primeira vez em anos, e ainda numa distro feita pra um console portátil, ele teve uma experiência até que MUITO boa E se fosse um ROG Ally ou outro portátil que vem com Windows, ces acham que ele não ia conseguir usar impressora também? Fala sério né, vamo enxergar um pouco a situação de fora da bolha, o Deck trouxe o linux pra muita gente, mesmo que pra uma experiência inicial, já é muito boa, mas essa que é a questão de usar algo como o Deck como sistema principal, a maioria das pessoas tão vindo do Windows, e querem ver o quão prático são as coisas, nem todo mundo manja desse rabbit hole enorme que são as ferramentas e distros de linux. ... E pra finalizar, eu gostaria de intervir por um momento. O que você está se referindo como Linux é, na verdade, GNU/Linux, ou como recentemente comecei a chamá-lo, GNU mais Linux. O Linux não é um sistema operacional em si, mas sim outro componente livre de um sistema GNU totalmente funcional, tornado útil pelos corelibs GNU, utilitários shell e componentes vitais do sistema que compõem um sistema operacional completo conforme definido pelo POSIX.
A questão do gnu linux é questionável pois muitas ferramentas gnu são facilmente substituidas, já vi utilizarem vários programas do bsd no kernel linux e funcionar numa boa, e chamar o linux de gnu/linux é redundante afinal como vai se chamar o steam os? ele vai se chamar gnu/linux/kde/archlinux/steamos?
@@wagnercostagottschald1083 kkkkk eu sei, isso é literalmente uma copypasta amigo esse papo todo de gnu/linux é só pq a maioria das distros usa as ferramentas do gnu, mas como vc disse, n é uma regra, distros como Alpine e Chimera não usam os coreutils por exemplo
Muito bom ver alguém dando uma chance para algo diferente, vi que conseguiu se dar bem com linux e os problemas que teve foram mais por causa do Steam Os que não é preparado para ser usado desktop, por isso a ausencia do driver da impressora e do pacman, ou conhecimento que é natural ja que vc não conhecia o sistema como todo mundo um dia não soube, paraben, gostei muito da iniciativa. Dica, procura pelo programa com interface grafica direto no Discover, ele é o mesmo que o pacman na pratica só que com interface gráfica, toda distro tem essas lojas como discover seja arch, ubuntu, fedora. E se você tentasse instalar o driver da manjaro da impressora teria funcionado, manjaro tb é base arch, costuma funcionar assim 99% das vezes.
cara, nos drivers pra linux da HP, tinha na listagem o Manjaro. Ele e baseado no Arch, então se funciona no Manjaro muito provavelmente vai funcionar no Arch também
Que massa que curtiu usar o Steamdeck / linux como daily-driver, não é uma coisa facil sair de um sistema de cabeça em outro, admiro muito isso, eu mesmo fui passando de Windows para Linux, com dualboot, passando tarefas pouco a pouco pra ele, como todo sistema, tem suas falhas e seus problemas, pq no final do dia, seu sistema, é um meio para seus fins, para suas tarefas!
Vídeo interessante, um detalhe que queria comentar é que o arch, base para o Steam OS, é um dos linux que mais precisa resolver coisas pelo terminal. Quando a microsoft anunciou o windows 11 eu mudei para linux e tenho usado o pop!_os, que é uma uma versão de ubuntu, e não cheguei nem perto de ter problema, e para mim a experiência de ser obrigado a utilizar uma impressora, que sempre tive problema no windows com a conexão sem fio dela, foi plug-and-play não tendo que configurar nada.
@@glossonauta a instalação padrão do slackware e do gentoo é no braço, e no final das contas eles só instalam o kernel, um shell, e libs necessárias, é semelhante ao mundo Unix original (além de BSD e derivados) e do mundo Linux para servidores. Se você tem um plasma no seu Slackware é pq em algum momento você compilou pacotes do ambiente depois de já ter o sistema instalado na sua máquina. Como o ambiente KDE é mais do que o gerenciador de interface, a afirmação do colega continua válida, pois o discovery é parte sim desse ambiente, inclusive vindo na distribuição oficial da Comunidade que desenvolve o Plasma, o KDE Neon.
User linux a mais de 6 anos aqui e dono de um steamdeck. O problema do linux do Steam Deck é que você depende do que a valve te entrega, e o sistema imutavel não te ajuda. As coisas que você instala pela "lojinha"vem todas empacotadas em Flatpack, appimage também é uma alternativa boa, instalar coisas REALMENTE no steam OS é um problema. Os problemas que tu teve, (tirando a impressora) foram mais relacionados a distro do steamOS do que ao linux, repare que se você tivesse usado ARCH MESMO não teria tido metade dos problemas que teve, mas iria completamente contra o propósito do video kkkkkkkk. Alias parabéns pela perseverança e pelo video
Esse problema só é um problema pra quem está usando um sistema que simplesmente não foi pensado para ser desktop, outra distro como o pop os cairia bem melhor como desktop
Link do dock para o Steam Deck: www.banggood.com/custlink/KGvZKJ16Ou É um link afiliado, se você comprar por ele, eu recebo uma pequena comissão e isso ajuda o canal! TMJ!
Eu comprei uma dock mais simples, sem um slot pra armazenamento. Ela tem uma saida USB C extra pra ligar um SSD externo e talz. Creio que os problemas que voce teve com a dock foram mais de compatibilidade com o hardware do steamdeck. A Valve promete que ele cospe até 4K mas depende muito da fabricante da Dock e do suporte que ela dá. O meu é só 1 saida de video, 1080p, mas funciona impecavelmente, nada a reclamar. Tambem sem problemas de energia, a fonte do Deck dá conta.
Eu entendo quem desgosta do linux, eu mesmo tive que tentar mais 4x pra migrar de vez, não é ruim, mas a curva de apredizado é muito chata isso não tem como negar, eu usei basicamente windows durante 20 anos e só flertei e "namorei" o sistema agora e posso sim dizer que foi uma ótima experiência. Sem contar que da sim pra jogar a maioria dos jogos que sai, como o Ghost of Tsuhsima roda tranquilamente, desde que os drivers estejam atualizados.
Eu não acho que a questão é curva de aprendizado e sim escolha. Quase todo mundo quando foi pro linux acabou escolhendo o mint ou ubuntu ou até outra distro mas que não lhe agradou. A verdade é muito provavelmente voce não vai escolher a distro que voce irá amar de primeira e por isso muita gente demora pra ir para o linux e fica nesse vai e volta.
@@miguellopes9177 No meu caso de inicio foi pq as coisa não aconteciam como eu queria, então eu voltei umas 2x pro windows, depois de mergulhar de cabeça eu já sei me virar, essa questão de testar distro é mais escolha pessoal, eu gosto de testar tudo oq eu vejo pela frente em VM's ou dualboot, só uso windows fora de casa.
Já eu penso que parte do motivo das pessoas não gostarem é a comunidade. Se você fizer qualquer crítica ou tiver qualquer dúvida sobre o sistema, aparecem 5 ze ruelas do esgoto pra te chamar de leigo e tentar mostrar como eles são fodões por usar Linux.
É só uma forma um pouco diferente de usar o pc, assim como acontece com o macOS. A diferença é que usuários de mac não ficam reclamando de tudo, simplesmente se adaptam a forma que o sistema funciona, enquanto no linux o pessoal quer até instalar .exe nele
@@meusbacanosverdade, já vi muito comentário de gente falando tipo "não dá para baixar nada no linux, eu tenho que baixar um monte de coisa para os .exe funcionar"
Terminal é vida no linux. Depois que tu se acostuma vai ver que tem muita ferramenta poderosa que roda pelo terminal. Sobre a impressora, geralmente o CUPS vai reconhecer muita e muita coisa automaticamente, se não tiver o driver eu uso sempre o genérico que na hora de instalar é sugerido. Impressora HP eu já usei alguns modelos sem problemas, tudo o CUPS reconhecendo automaticamente, sem precisar se preocupar com driver. Testa outra distro futuramente como o Linux Mint, que é super intuitivo para quem vem do Windows,
hoje em dia existe um repositorio chamado flathub para os sistemas linux, onde eles empacotam o programa com todas as dependencias. Geralmente acho q ate pro steam deck o flathub ja vem ativado por padrão geralmente Mas infelizmente ainda existe essa curva de aprendizado para linux, porque nem sempre os programas que estamos acostumado no windows tem versão pra linux e querendo o n a comunidade de linux geralmente n vem tanto problema com saber usar o terminal skdakad
Eu namorei com o Linux desde o início, mas com a vida profissional ele se tornou uma arma poderosíssima. Eu me atrevo a dizer que meus últimos 2 empregos, ou 11+ anos de experiência profissional, só foram obtidos por causa do conhecimento de Linux (muita coisa voltada para Cloud, GCP e AWS). Pouco mais de um ano, quando eu abri o FDP do Edge pela terceira vez seguida sem querer, eu me emputeci de vez, apaguei tudo e colocar o Linux Mint no meu desktop de jogos. Tenho usado Linux exclusivamente para fins pessoais desde então. História relacionada, mês passado a fonte do meu desktop foi pro saco e passei o fim de semana usando o SteamDeck como desktop, exatamente como vocês fez no outro vídeo. Ele salvou minha jogatina de sexta-feira.
vou tentar criar um portable (ou AppImage) desse programa gráfico para vc, assim ele irá rodar em qualquer linux sem precisar instalar e sem usar terminal.
opa, gregory. conheci seu canal essa semana e posso dizer que foi um dos melhores achados do meu ano. eu sempre tive interesse em tecnologia como um todo, principalmente em reparo de hardware e ter te encontrado foi muito dhr. tô maratonando seu canal, aliás adoro os vídeos com o rafa, mas senti real falta de algo sobre como começar nesse ramo da eletrônica, daí fica meu mais sincero pedido pra você, pois as vezes me sobra vontade mas faz falta alguém com a sua didática meio cômica. então se puder lançar qualquer dia um vídeo pros desfavorecidos sobre como vc iniciou dentro do que é seu trampo hoje, seria um presente e tanto. um abração, muito sucesso e valeu por ser esse mano muito gente boa. tmj.
Eu sou um que vendi tudo pra ficar com o deck como Pc. Tinha um desktop velho ja, rodava tudo meio capenga, aí vendi. Vendi laptop, tablet. Fiquei só com o deck, monitor, teclado e mouse. (E os outros portáteis kkk) Bom, eu já tenho experiência com o Linux então não tive os problemas que vc teve, oq me faltava era motivação pra ir fulltime pq eu sempre deixava um windows no laptop pronto pra rodar algo e me salvar. Faz um ano que não tenho mais isso e não tive mais problemas. Pq eu aprendi a me virar. Porém, a única coisa que realmente sinto falta por causa do deck é o meu CS. Tenho 4k de horas no CS e por causa do deck não jogo mais, como ele é capado pela tdp, o cs2 não roda bem. Mesmo 720p low, a CPU não tanka uma trocação sincera, vai cair pra -60fps e vc vai passar raiva em um stutter fodido em alguma hora importante. Enfim, larguei o cs de mão e voltei a jogar jogo single player em vez de ficar subindo e descendo do supremo e sendo xingado pelos manitos. No mais, vídeo pika como sempre meu mano, seu canal é 10! Aprendo MT contigo, inclusive, fiz merda na bios do meu deck uns meses atrás e precisei regravar ela com o ch341 kkkkkk
Fui beta tester no cs2, no beta tava maravilhoso, passou pro alpha ficou uma merda, mais pesado e pra linux piorou demais, tenho umas 5k horas e parei de jogar, vendi todas as minhas skins e comprei outros jogos, valve cagou o cs
A sugestão que eu dou de editor de vídeo que supostamente tem no linux é o davinci resolve. ele tem versões gratuitas e é até que bastante utilizada no mercado, tem bastante ferramentas.
Uso Windows para trabalhar porque sou obrigado, infelizmente os softwares do meu trabalho me obrigam. Na minha sala montei uma central de emulação com um PC antigo com uma APU Atlhon 4 Nucleos e 4 Threads apenas, essa central está em Dual Boot com Xubuntu para ver filmes e séries e Batocera Linux para emular tudo que gosto em um só lugar. Acredito que a maioria das limitações que você teve foram devido ao o Steam Deck e ao Próprio SteamOS que não possui nativamente todas a dependencias que um sistema Linux para desktop possui, mas é claro que da para instalar tudo. Parabéns pelo vídeo TOP!
Eu uso arch linux e realmente de todos os sistemas baseados em linux esse é provavelmente o segundo pior pra usuários "leigos". Mas é divertido ver alguem q tem pouca experiência com linux sofrendo kkkk. Vídeo maneiro.
O unboxing de bala me pegou, admito. BTW eu to testando o Manjaro (que é baseado em Arch) pra depois poder ir de fato pro Arch, a Microsoft tá fznd cagada atrás de cagada em tudo deles, então vou começar aprender logo
eu fiz o contrario começei no arch gostei mas eu não gosto de trabalho, sou preguiçoso. Ai fui pro manjaro Amei só que ai eu descobri o BigLinux que parecia ser o Manjaro só que melhor. Ai fui pro BigLinux e goz, amei
Voltei ao linux essa semana, para usar ele direto do pendrive. Para rodar no pc da empresa que não me deixava instalar o python. Para usar o vs code e python esta me servindo muito bom. A limitação maior mesmo no meu uso é devido a usar em um pendrive. Mas de resto sem problemas. Linux MiniOS se alguém tiver interessado, ele é baseado em Debian.
Eu uso Linux a muitos anos e não troco por windows de jeito nenhum. Eu acredito que é muito uma questão de costume. Vc não deve tentar utilizar o Linux como se fosse o Windows, se utilizar pensando assim, a chance de se frustrar é grande. Abraço. Obrigado pelo vídeo!
Nada ver, quem já tentou sabe que é complexo prakrl, ele te ganha no cansaço pra instalar qualquer porra tem que corrigir tudo que é erro falta 10 coisas pra usar uma
@@vextrader6319 Cara só é dificil se você for simplesmente do nada sem conhecimento prévio algum, linux não é papai pro usuário que nem Windows é, até porquê não é a ideia dele, porém depois de perder um pouco de tempo estudando a ideia de linux você usa qualquer distro facilmente, eu comecei aprendendo debian depois fui pra oracle e hoje utilizo arch. Digo que sim, Linux pode parecer meio complexo mas depois de um tempo você percebe que é muito mais fácil do que aparenta, terminal agiliza muito processo se você souber utilizar corretamente
Pois é. Eu também uso faz uns 10 anos pq pro meu trabalho é bem melhor. Coloquei no note da minha esposa desde 2018 pq nao aguentava mais ter que formatar o note dela. Mas eu sempre usei sistemas baseados em Debian e pra minha esposa sempre foi o Ubuntu. Ai o cara querer sair do Windows pra ir pra um Arch de cara kkkkk vai gostar nunca de linux mesmo
uso linux no meu dia a dia pra jogar e fazer tudo, e não tenho do que reclamar, os defeitos que o steamOS tem é simplesmente por que ele não foi feito pra ser um desktop em tempo integral, além de que a base arch linux traz uma dificuldade a mais para novos usuários que querem utilizar o linux como desktop, pra quem quer tentar migrar para o linux, recomendo a distro Pop_OS!, ela é simplesmente incrível principalmente pra quem tem notebooks com a 1650, maioria dos jogos rodam muito melhor no linux que windows. Simplesmente salvou minha 1650 querida.
Calma ae paizão, Linux em si é o Kernel do sistema (é como se fosse o motor de um carro) e outras empresas/entidades criam os flavors (o resto do carro kkk) O motivo do gerenciador de pacotes se chamar pacman é por causa que é a junção de duas palavras pac -> package/pacote + man -> manager/gerenciador ou seja, gerenciador de pacotes A "loja" de apps existe em outras distribuições do linux também kkkkk Normalmente pra impressoras você precisa do CUPS fora isso é plug-n-play Dá bem trabalho trocar no começo, já que tu perde alguns apps sem suporte, ótimo vídeo!
Nao tenho grana pra ter um pc, meu sonho é fazer exatamente isso que vc fez, ter ambas as opções, ja tive essa ideia antes mas nunca vi ninguem executando, ótimo vídeo!
Recentemente passei a usar o Fedora como meu daily driver e foi uma das melhores escolhas que eu já fiz De fato, o Linux tem algumas (diversas) dificuldades e problemas tbm, mas normalmente as coisas tendem a funcionar bem. Como todo castigo pra usuário de Nvidia é pouco, eu brickei o PC umas 3 ou 4 vezes até acertar o driver da NVidia, de resto foi só alegria Heroic Games Launcher funciona consideravelmente bem (finalmente mataram o Lutris), inclusive é por lá que eu rodo o Emulador de Xbox 360 Depois do Flatpak/AppImage (Snap nem aqui, nem na China), as coisas tem ficado ainda mais simples
Mas tem uma questão também, qualquer user de linux vai ter que esbarrar no terminal alguma hora, porém o arch não é dos mais simples realmente, prefiro um fedora/zorin/pop os/linux mint são mais pra usuários noob linux
Black um dos jogos mais bem feitos de todos os tempos....foi bem a frente do seu tempo...curti o vídeo e achei bem legal a ideia...continuar acompanhando aqui para vê o resultado final...like
Mas como quebrei a cabeça para reencontrar seu vídeo, ele é um dos melhores sobre a experiência de um usuário que era windows para linux, mas como o titulo e tumb é sobre steamdeck tive dificuldade em achar
Uma boa tarde meu querido, primeiramente obrigado pela citação ao site, tamo junto! EXCELENTE vídeo, mostrou a realidade nua e crua do que o Linux é atualmente. Sem floreios. E é isso ai, nada a criticar. Vou até pontuar algo importante, o SteamOS tem 1 pegadinha: O ArchLinux dele é "travado" por ser um sistema pra games e não pra uso no dia a dia. A interface desktop dele é pra usar só pra manutenções rápidas e simples dos emuladores, do client Steam, etc. Veja-o como o PS5 ou XboxOne, que você apenas liga e joga. Ou seja, com certeza com um linux desktop "normal" você teria uma experiencia infinitamente melhor, o YAY funcionaria de primeira e os drivers de impressoras seriam uma mão na roda, sem problemas. Tem tudo lá nos repositórios, tem as interfaces de usuário. E eu não te culpo em querer usar o SteamOS como sistema comum, hora nenhuma a Valve esclareceu a finalidade dele, o que penso ter prejudicado muito sua experiencia no geral.
Considerando o que você passou usando somente o SteamOS, sua experiência foi infinitamente aprazível, melhor que a minha que eu não tive essa paciência toda. Pra usar o SteamDeck como um notebook, eu criei uma maleta de metal com uma dock também com SSD, teclado e mouse, coloquei EndeavourOS (fiz um artigo do por quê eu gosto dele la no site também) e ai sim lá eu tenho tudo: Driver pra render Cycles no Blender, YAY funcionando tranquilo, etc e talz. Então quando não to usando ele pra jogar, uso como um PC. Dou boot externo, preservando o SteamOS interno dele. Se voce colocar Blender via Discover no SteamOS, ele não funciona a aceleração por GPU, pra você ter ideia do tanto que é limitado. E não adianta destravar o sistema, porque sempre que a Valve atualiza o SteamOS ele zera tudo, tudo que foi instalado via terminal será limpo, o flashroom também é removido.... É meio tenso, mas é o que acontece ;/ Só fica o que foi instalado pelo Discover.
Aqui nesse canal (E no meu outro canal "zoiothegreeneye") eu edito tudo 100% com KDEnlive, os renders eu faço pelo Blender, edits de thumbnails com GIMP, enfim, só softwares gratuitos. Desde 2016 que uso linux, adaptei às ferramentas, admito que tem coisas que "dei um passo pra tras" mas a perda não foi gritante e não me deu prejuizo. Hoje quando uso Windows eu fico é perdido kkkkkkkkkkkkk
Nesse caso tenho inclusive um vídeo em que abri o MATRIX AWAKENS no SteamDeck com tudo no HIGH (a 15 FRAMES PER SEMANA) mas rodou kkkkkkkk bixo é potente.
6 месяцев назад+1
Valeu mesmo :D um dos comentários mais tranquilos que recebi de alguém que usa Linux, eu já até parei de ler o que a galera escreve aqui porque literalmente não entenderam que a premissa do vídeo era usar o steamOs do jeito que ele veio, mas a galera tóxica do gatekeep de distro não me deixa em paz
22:30 Eu acho isso divertido. Parece estranho eu sei, mas como usuário Linux é legal mexer em tudo e entender como as coisa realmente funcionam, porém entendo quem não curte.
eu uso bus e i2c, uso pelo flashrom, pra meu gravador ch341a eu uso o programa ismprog, ou se não eu conecto diretamente pelo shell dependendo da aplicação que eu for fazer, edição de videos eu uso o shotcut pra projetos mais simples e pra mais complexos eu uso o davinci resolv, navegador brave como principal
Muito legal esse desafio! Parabéns pela iniciativa o mundo linux é incrivel. É um fato que o Arch Linux é muito faça vc mesmo! É um ponto positivo e nagativo para muitos, existem outras distribuições mais simples de usar e com quase zero uso de terminal para iniciantes que resolvem muito bem o dia a dia da grande maioria de usuários. Foi divertido acompanhar a sua experiência :) E como vc perguntou eu atualmente uso Windows com WSL2 com Ubuntu no meu dia a dia. Trabalho com desenvolvimento e a verdade do universo é que Linux para desenvolvimento é muito melhor :) ... Mas como eu adoro alguns joguinhos e principalmente aqueles com Anti-Cheats chatos que não resolvem nada são sou forçado a usar o Windws :/ ... Com WSL2 a vida se resolve e não preciso fazer dual-boot que sinceramente eu não gosto. Mas o Linux faz parte da minha história com os computadores desde 2003 quando comecei com o Conectiva Linux!
Eu comecei a usar arch a quase 1 ano atrás quando eu comecei a querer programar em c++ e to usando arch de daily driver com gnome esse tempo todo nun notebook e to gostando bastante o gnome é um ótimo desktop enviroment pra notebook, tentei usar outros DE mas são muito mal otimizados pra notebook 👍ótimo video
Seu canal é maravilhoso cara, mesmo se eu não tivesse hiperfocado em Review de steam deck há 6 meses eu ainda me divertiria e daria vários haha Tu é muito carismático!
Vou confessar que nesse vídeo, vc me deu mais força e segurança pra adquirir um Steam Deck, volto a falar, me passa seu contato, pois assim que comprar o meu, vou querer aumentar a RAM e fazer outras alterações nele
quando eu tive que regravar uma bios no windows nao tava dando eu tive a brilhando ideia de usar o WSL para isso, so B.O conseguir fazer o WSL reconhecer USB e no final deu certo apesar de a placa mae ter outros problemas é acabou que nao resolveu, mas foi uma experiencia legal e bem dificil.
Estou gostando muito do Linux, depois que eu testei o opensuse tumbleweed e aprendi a usar o yast não largo ele por nada rsr Para jogar eu uso o bazzite no modo gamer.
como usuaria e fangirl de Linux, esse é o melhor video de experiencia casual no Linux na moral, parabens saiba q estarei divulgando seu video simplesmente pra mostrar a experiencia de usar linux UwU
Uma curiosidade sobre o CS em si, é que a equipe de suporte do próprio jogo recomenda jogar somente no Ubuntu. Isso é um pouco controverso com o fato do Steam OS ser baseado no arch Linux, talvez esse seja o motivo do bug na sua gameplay. Pessoalmente não tive problema com o CS2 ou CSGO.
A diferença entre distros Linux é principalmente Filosófica ou Gerencial (quando a distro é voltada para um negócio), mas no fim das contas todas as distros estão rodando versões dos mesmos pacotes. O plasma 6 no Arch vai ser o mesmo plasma 6 no Ubuntu, as bibliotecas que gráficas no Arch serão as mesmas bibliotecas gráficas no Ubuntu, etc. Basicamente, toda distribuição Linux é o Kernel na base, os pacotes Gnu rodando sobre o kernel, e uma interface gráfica rodando sobre eles.
Cara, usei linux bem pouco, mas para questões de trabalho na assitencia mesmo, ja consegui salvar muito arquivo de cliente por ele rsrs' Nada contra, porem tenho mais facilidade no windows hehe
Eu uso Ubunto já faz uns 12 anos e sim... Complicado ... apior ainda quando é para atualizar para uma nova versão LTS ... Muitas das vezes só me eesta formatar do ZERO para evitar erros no ambiente gráfico. . De resto eu me viro e gosto bem mas sim ... A comunidade Linux ainda precisa melhorar ... 22:58
O SteamOS, apesar de ser baseado no Arch Linux, é um sistema imutável (você não conseguirá instalar qualquer coisa nele fora da loja de aplicativos, a menos que desative essa restrição). A Valve fez isso para evitar que o sistema seja quebrado.
Se isso fosse true, ele não teria instalado aquele pacote de dar flash em bios. Não sei como funciona o steamos, mas sistemas imutáveis baseados em rpm-ostree também são possíveis instalar pacotes nativos usando um comando específico.
Já acho mais fácil pelo terminal usando Linux, um comando e tá feito e sem precisar instalar driver, tava com maior bug de tela azul no windows pra usar uma porta serial pra fazer configuração de uns 150 switchs, pelo linux fiz até script e a porta serial ficou top ...
21:35 e é porque foi feita update de hardware. Bom, mais poder requer mais watt. Fica a reflexão. Juntando miúdos melhorou o shape mas esqueceu de aumentar a alimentação.
Antes de digita o comando tem que digitar (sudo pacman - S) em seguida o nome do pacote. Em relação a editor de vídeo da para instalado Davinci Resolve.
Realmente o problema de instalação de programas e interface deles (para programas específicos) leva mais trabalho, nisso pode ser resolvido ou usando outras distribuições mais amigáveis, ou baixando outras lojas de outras distribuições (mas claro, windows é mais simples) por isso para estes por menores se n der de quebrar a cabeça uso logo o dualboot
Cara, muito bom esse vídeo. Parabéns! Uma sugestão: faz um vídeo usando o premiere e o after effects no steam deck através do dual boot com Windows. Com 32gb de ram acredito que pode funcionar. Eu tô entre comprar um notebook ou um steam deck e a única dúvida que eu tenho é se ele consegue usar esse programas (que são os que eu uso pra trabalhar).
Eu voltei a usar linux recentamente com uma Distro que eu AMEI o BigLinux. O que é foda e me incomdo até agora é questão de jogos mesmo por mais que tenha wine, winetricks, proton ai uns launchers vc sempre acaba tendo um erro ou outro. Eu por exemplo não conseguir installar um mod loader de worldbox no meu linux a dll dele não carregava talvez se eu fuçasse adicionasse ela dll do modloader sei la aonde funcionasse e tals mas quase não tem conteudo desse caso especifico o jogo é um 2d mega leve então eu resolvi baixar oracle vm liga ali o compartilhamento de pastas e ser feliz.
Todas DLLs externas do wine vc tem que manualmente dar "override" (substituição em português), que é basicamente dizer pro wine substituir a DLL que ele espera ter pela a sua própria que vem dentro do seu diretório. Pra fazer isso digita no terminal "winecfg" e no menu "libraries" vc coloca o nome da dll e clica em "add". Certifica-se que está "Native, Builtin" nessa ordem. Se vc tiver usando um prefixo do wine custom (sem ser o padrão/default), vc tem que especificar com o env var WINEPREFIX. Exemplo: WINEPREFIX=/home/user/meudiretorio/custom winecfg
A propósito, DLLs que o wine esperar ter são DLLs do próprio jogo ou aplicação, e sempre que você coloca uma outra aplicação externa com uma DLL externa (tipo o modloader, igual vc disse), você tem que sempre manualmente dar override lá no menu.
Já ia esquecendo o equivalente ao directX nos sistemas linux é o vulkan que é uma api grafica mais recente, o pongl realmente não é a melhor opção em muitos casos. geralmente o vulkan da mais desempenho. opengl melhor compatibilidade mas isso tbem varia de sistema pra sistema.
26:56 dá para ativar Proxy Clips no KDenlive, não sei porque diabos que não vem ativo por padrão KKKKKK, mas daí resolve problema de video 4K ficar muito pesado para editar
Uso linux, para estudar e tenho vontade de só usar ele, mas é meio cansativo fazer um monte de gambiarras para rodar algumas coisas. Hoje em dia ta muito melhor do que era antes. E acredito que vai ficar melhor conforme mais pessoas se tornarem usuarios de linux
E no final ele instalou o negocio da maneira mais conveniente possível, usando pacman, não preisava de todo aquele acralho de dependência para instalar o aya
linux sempre teve essas "lojas de apps" embutidas ao SO, quando comecei a usar ubuntu em 2008 já tinha e acredito que antes disso também, desde sempre. porém a interface não era das melhores. loja entre aspas pq quase sempre os apps são gratuitos e de código aberto.
Faz um upgrade no SSD principal dele. Coloquei 1TB no meu, WD SN740, paguei 400 no Ali quando não tinha taxa ainda, hoje só a taxa é 400... Aqui no BR tem alguns SSD 2230, na faixa dos 400 acha os de 500gb.
Bom video camarada, muito informativo, e ainda espero quanto vai ficar pra colocar 32gb no meu deck kkkkk Brincadeiras a parte, faz um video com um mod pra dissipar o calor do deck, eu abri uma saida de calor na carcaça, desceu 10 de temperatura, alem de fazer undervolt
Caso tenha um ssd dando sopa, recomendo testar Fedora Bazzite, daí tu vai poder como SteamOS funcionaria sem as limitações de gráficas do Steam Deck. E sim, o Linux tem esse problema de jogo do Zelda, que precisa instalar uma coisa pra instalar outra coisa pra finalmente instalar o que tu queria de verdade. Seria mil vezes mais fácil se mostrase "isso aqui precisa disso aqui e ali, instalar os 3?"
quando eu vi o cara usando yay de primeira eu ri tanto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK e quando vi ele passando os drive e falando "não tem pra arch" mas tinha um manjaro eu ri demais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É uma merda essa questão das empresas focarem só no Windows por ser o mais usado. dos varios programas que a gente usa no windows, sempre tem algum que não tem para linux ou ate para mac, ou suporte de dispositivos por exemplo por falta de interesse de empresas. Mas não vamos esquecer que certas distros tem problemas de suporte e desenvolvimento, mesmo que seja ocorrido pelo motivo de ser um sistema e distros grátis, então um suporte financeiro menor que do mac e do linux
Não kkkkkk A Apple está fechando ainda mais o cerco pra quem faz hackintosh, pra ter noção, os apps estão sendo atualizados apenas para processadores M1,2,3. Imagino quem gastou meio milhão em um Mac Pro rodando Intel Xeon 🤡
Basicamente todo software para funcionar precisa muito mais do que si próprio. Quem nunca foi instalar algum software no windows e ele pediu para você instalar alguma versão do DirectX ou .NET Framework antes? Qual a diferença disso pro Linux? Nenhuma essencialmente. A única diferença é que você vai gastar memória-ram e ocupar mais da CPU e GPU para poder desenhar coisas na tela. Se você não quisesse ter ido atrás de uma interface gráfica para grava a bios, e tivesse simplesmente digitado (ou só copiado e colado) os comando no terminal, veria que o processo todo teria sido muito mais rápido na (em todos os sentidos) do que usando Windows. Agora uma dúvida que me surgiu aqui: se você fez upgrade de memória-ram e ssd no seu steamdeck, pq simplesmente não instalou logo o Windows nele, tendo acesso não só à Steam, mas tb à plataforma XBOX podendo usar Game Pass de forma portátil e nativa?
Eu acho que uma coisa que pega no linux é que voce precisa estuda ativamente ele saber o minimo basico dele. E o mesmo vale para o windows a questão é que a maioria das pessoas começou no windows quando era criança então ela foi naturalmente aprendeu e hoje para ela usar o explorer é natural. Ai a maioria que vai pro linux ja é mais velha e tals e principalmente ja mexe com windows e ai ela tenta usar o os sem saber de nada como se fosse um windows e quebra a cara e meio que não aceita ter que estudar o básico tipo "qual o equivalente de programa files no linux" sendo que ela fez isso com windows a diferença que foi natural porque ela fez isso quando era criança ou foi o primeiro pc e só aceitou como as coisas funcionavam.
Sim, minha esposa nunca teve muito contato com computadores, então ela não tem alguns "vícios" do Windows. Como ela faz tarefas básicas, resolvi testar o Manjaro KDE. A curva de aprendizado foi bem suave e sem muitos problemas. Ela ainda não precisou abrir o terminal. Hoje em dia, a maioria das distros permite que utilizem o sistema apenas arrastando o mouse
Achei curioso o titulo do video, por isso resolvi assistir a intenção foi muito boa: um usuario leigo do sistema testar o tão famigerado linux de certa forma voce se deu alguns tiros no pé, uma vez que linux é um sistema livre e existem várias distribuições, existe sempre uma que é melhor adaptada a certa funcionalidade a do Steamos são os jogos mas foi bom ver um usuário leigo do sistema dando a sua impressão
KKKKKKKKK adorei o review de bala editado no Kdenlive, nunca mais vai voltar pro vegas depois dessa né /s
Pro povo que tá reclamando de tu usar o Deck e ter reclamado de algumas coisas, para pra pensar:
Sim, se ele tivesse usado uma distro comum pra desktop, ele não teria tido alguns desses problemas como o yay sendo um saco pra instalar e impressora da HP não funcionando
Mas pensa só, pra alguém que não tem costume de usar linux, indo usar pela primeira vez em anos, e ainda numa distro feita pra um console portátil, ele teve uma experiência até que MUITO boa
E se fosse um ROG Ally ou outro portátil que vem com Windows, ces acham que ele não ia conseguir usar impressora também? Fala sério né, vamo enxergar um pouco a situação de fora da bolha, o Deck trouxe o linux pra muita gente, mesmo que pra uma experiência inicial, já é muito boa, mas essa que é a questão de usar algo como o Deck como sistema principal, a maioria das pessoas tão vindo do Windows, e querem ver o quão prático são as coisas, nem todo mundo manja desse rabbit hole enorme que são as ferramentas e distros de linux.
...
E pra finalizar, eu gostaria de intervir por um momento. O que você está se referindo como Linux é, na verdade, GNU/Linux, ou como recentemente comecei a chamá-lo, GNU mais Linux. O Linux não é um sistema operacional em si, mas sim outro componente livre de um sistema GNU totalmente funcional, tornado útil pelos corelibs GNU, utilitários shell e componentes vitais do sistema que compõem um sistema operacional completo conforme definido pelo POSIX.
foto de vvvvvv, sabe mt
A questão do gnu linux é questionável pois muitas ferramentas gnu são facilmente substituidas, já vi utilizarem vários programas do bsd no kernel linux e funcionar numa boa, e chamar o linux de gnu/linux é redundante afinal como vai se chamar o steam os? ele vai se chamar gnu/linux/kde/archlinux/steamos?
@@wagnercostagottschald1083 kkkkk eu sei, isso é literalmente uma copypasta amigo
esse papo todo de gnu/linux é só pq a maioria das distros usa as ferramentas do gnu, mas como vc disse, n é uma regra, distros como Alpine e Chimera não usam os coreutils por exemplo
Obrigado por ter indicado o meu canal no seu video.
E legal que o video te ajudou.
Eu quem agradeço :D
Vou me inscrever no su canal Jenival! 😂
Muito bom ver alguém dando uma chance para algo diferente, vi que conseguiu se dar bem com linux e os problemas que teve foram mais por causa do Steam Os que não é preparado para ser usado desktop, por isso a ausencia do driver da impressora e do pacman, ou conhecimento que é natural ja que vc não conhecia o sistema como todo mundo um dia não soube, paraben, gostei muito da iniciativa.
Dica, procura pelo programa com interface grafica direto no Discover, ele é o mesmo que o pacman na pratica só que com interface gráfica, toda distro tem essas lojas como discover seja arch, ubuntu, fedora. E se você tentasse instalar o driver da manjaro da impressora teria funcionado, manjaro tb é base arch, costuma funcionar assim 99% das vezes.
cara, nos drivers pra linux da HP, tinha na listagem o Manjaro. Ele e baseado no Arch, então se funciona no Manjaro muito provavelmente vai funcionar no Arch também
Que massa que curtiu usar o Steamdeck / linux como daily-driver, não é uma coisa facil sair de um sistema de cabeça em outro, admiro muito isso, eu mesmo fui passando de Windows para Linux, com dualboot, passando tarefas pouco a pouco pra ele, como todo sistema, tem suas falhas e seus problemas, pq no final do dia, seu sistema, é um meio para seus fins, para suas tarefas!
Vídeo interessante, um detalhe que queria comentar é que o arch, base para o Steam OS, é um dos linux que mais precisa resolver coisas pelo terminal.
Quando a microsoft anunciou o windows 11 eu mudei para linux e tenho usado o pop!_os, que é uma uma versão de ubuntu, e não cheguei nem perto de ter problema, e para mim a experiência de ser obrigado a utilizar uma impressora, que sempre tive problema no windows com a conexão sem fio dela, foi plug-and-play não tendo que configurar nada.
Esse é o problema do Linux. Cópia da cópia. A comunidade já se reúne em torno de um só distro.
Discovery é a loja padrão do kde, presente em qualquer distro com kde !
Não em todas, porque eu uso o Slackware (que vem com o KDE Plasma como ambiente padrão) e ele não tem o Discovery.
@@glossonauta imagino msm que slackware e gentoo sejam casos a parte kkkk
@@juniorroriz5851 É, acho que tem umas distribuições meio "estranhas", como essas kkkk
@@glossonauta a instalação padrão do slackware e do gentoo é no braço, e no final das contas eles só instalam o kernel, um shell, e libs necessárias, é semelhante ao mundo Unix original (além de BSD e derivados) e do mundo Linux para servidores. Se você tem um plasma no seu Slackware é pq em algum momento você compilou pacotes do ambiente depois de já ter o sistema instalado na sua máquina. Como o ambiente KDE é mais do que o gerenciador de interface, a afirmação do colega continua válida, pois o discovery é parte sim desse ambiente, inclusive vindo na distribuição oficial da Comunidade que desenvolve o Plasma, o KDE Neon.
User linux a mais de 6 anos aqui e dono de um steamdeck. O problema do linux do Steam Deck é que você depende do que a valve te entrega, e o sistema imutavel não te ajuda. As coisas que você instala pela "lojinha"vem todas empacotadas em Flatpack, appimage também é uma alternativa boa, instalar coisas REALMENTE no steam OS é um problema.
Os problemas que tu teve, (tirando a impressora) foram mais relacionados a distro do steamOS do que ao linux, repare que se você tivesse usado ARCH MESMO não teria tido metade dos problemas que teve, mas iria completamente contra o propósito do video kkkkkkkk.
Alias parabéns pela perseverança e pelo video
Esse problema só é um problema pra quem está usando um sistema que simplesmente não foi pensado para ser desktop, outra distro como o pop os cairia bem melhor como desktop
Que bom ! Que te salvei brother !!🙏🙏🙏👏👏👏👍👍👍
muito obrigado KKKKKKKKKKKKK
Link do dock para o Steam Deck: www.banggood.com/custlink/KGvZKJ16Ou
É um link afiliado, se você comprar por ele, eu recebo uma pequena comissão e isso ajuda o canal!
TMJ!
Poderia fazer um vídeo rodando o Hydra no Steam Deck, ele tem instalador nativo para linux. Ficou top o vídeo, o canal é foda!
Eu comprei uma dock mais simples, sem um slot pra armazenamento. Ela tem uma saida USB C extra pra ligar um SSD externo e talz.
Creio que os problemas que voce teve com a dock foram mais de compatibilidade com o hardware do steamdeck. A Valve promete que ele cospe até 4K mas depende muito da fabricante da Dock e do suporte que ela dá. O meu é só 1 saida de video, 1080p, mas funciona impecavelmente, nada a reclamar. Tambem sem problemas de energia, a fonte do Deck dá conta.
Eu entendo quem desgosta do linux, eu mesmo tive que tentar mais 4x pra migrar de vez, não é ruim, mas a curva de apredizado é muito chata isso não tem como negar, eu usei basicamente windows durante 20 anos e só flertei e "namorei" o sistema agora e posso sim dizer que foi uma ótima experiência. Sem contar que da sim pra jogar a maioria dos jogos que sai, como o Ghost of Tsuhsima roda tranquilamente, desde que os drivers estejam atualizados.
Eu não acho que a questão é curva de aprendizado e sim escolha.
Quase todo mundo quando foi pro linux acabou escolhendo o mint ou ubuntu ou até outra distro mas que não lhe agradou.
A verdade é muito provavelmente voce não vai escolher a distro que voce irá amar de primeira e por isso muita gente demora pra ir para o linux e fica nesse vai e volta.
@@miguellopes9177 No meu caso de inicio foi pq as coisa não aconteciam como eu queria, então eu voltei umas 2x pro windows, depois de mergulhar de cabeça eu já sei me virar, essa questão de testar distro é mais escolha pessoal, eu gosto de testar tudo oq eu vejo pela frente em VM's ou dualboot, só uso windows fora de casa.
Já eu penso que parte do motivo das pessoas não gostarem é a comunidade. Se você fizer qualquer crítica ou tiver qualquer dúvida sobre o sistema, aparecem 5 ze ruelas do esgoto pra te chamar de leigo e tentar mostrar como eles são fodões por usar Linux.
É só uma forma um pouco diferente de usar o pc, assim como acontece com o macOS. A diferença é que usuários de mac não ficam reclamando de tudo, simplesmente se adaptam a forma que o sistema funciona, enquanto no linux o pessoal quer até instalar .exe nele
@@meusbacanosverdade, já vi muito comentário de gente falando tipo "não dá para baixar nada no linux, eu tenho que baixar um monte de coisa para os .exe funcionar"
Terminal é vida no linux. Depois que tu se acostuma vai ver que tem muita ferramenta poderosa que roda pelo terminal. Sobre a impressora, geralmente o CUPS vai reconhecer muita e muita coisa automaticamente, se não tiver o driver eu uso sempre o genérico que na hora de instalar é sugerido. Impressora HP eu já usei alguns modelos sem problemas, tudo o CUPS reconhecendo automaticamente, sem precisar se preocupar com driver. Testa outra distro futuramente como o Linux Mint, que é super intuitivo para quem vem do Windows,
hoje em dia existe um repositorio chamado flathub para os sistemas linux, onde eles empacotam o programa com todas as dependencias. Geralmente acho q ate pro steam deck o flathub ja vem ativado por padrão geralmente
Mas infelizmente ainda existe essa curva de aprendizado para linux, porque nem sempre os programas que estamos acostumado no windows tem versão pra linux e querendo o n a comunidade de linux geralmente n vem tanto problema com saber usar o terminal skdakad
Eu namorei com o Linux desde o início, mas com a vida profissional ele se tornou uma arma poderosíssima. Eu me atrevo a dizer que meus últimos 2 empregos, ou 11+ anos de experiência profissional, só foram obtidos por causa do conhecimento de Linux (muita coisa voltada para Cloud, GCP e AWS).
Pouco mais de um ano, quando eu abri o FDP do Edge pela terceira vez seguida sem querer, eu me emputeci de vez, apaguei tudo e colocar o Linux Mint no meu desktop de jogos. Tenho usado Linux exclusivamente para fins pessoais desde então.
História relacionada, mês passado a fonte do meu desktop foi pro saco e passei o fim de semana usando o SteamDeck como desktop, exatamente como vocês fez no outro vídeo. Ele salvou minha jogatina de sexta-feira.
vou tentar criar um portable (ou AppImage) desse programa gráfico para vc, assim ele irá rodar em qualquer linux sem precisar instalar e sem usar terminal.
opa, gregory. conheci seu canal essa semana e posso dizer que foi um dos melhores achados do meu ano. eu sempre tive interesse em tecnologia como um todo, principalmente em reparo de hardware e ter te encontrado foi muito dhr. tô maratonando seu canal, aliás adoro os vídeos com o rafa, mas senti real falta de algo sobre como começar nesse ramo da eletrônica, daí fica meu mais sincero pedido pra você, pois as vezes me sobra vontade mas faz falta alguém com a sua didática meio cômica. então se puder lançar qualquer dia um vídeo pros desfavorecidos sobre como vc iniciou dentro do que é seu trampo hoje, seria um presente e tanto. um abração, muito sucesso e valeu por ser esse mano muito gente boa. tmj.
Programming socks na tela, tem like 💕
MANO a parte que eu mais rachei casquei me destrinbulhei o bico foi no uboxin das balas, n sei como mas faça essas coisas mais vezes
Eu sou um que vendi tudo pra ficar com o deck como Pc. Tinha um desktop velho ja, rodava tudo meio capenga, aí vendi. Vendi laptop, tablet. Fiquei só com o deck, monitor, teclado e mouse. (E os outros portáteis kkk)
Bom, eu já tenho experiência com o Linux então não tive os problemas que vc teve, oq me faltava era motivação pra ir fulltime pq eu sempre deixava um windows no laptop pronto pra rodar algo e me salvar. Faz um ano que não tenho mais isso e não tive mais problemas. Pq eu aprendi a me virar.
Porém, a única coisa que realmente sinto falta por causa do deck é o meu CS. Tenho 4k de horas no CS e por causa do deck não jogo mais, como ele é capado pela tdp, o cs2 não roda bem. Mesmo 720p low, a CPU não tanka uma trocação sincera, vai cair pra -60fps e vc vai passar raiva em um stutter fodido em alguma hora importante. Enfim, larguei o cs de mão e voltei a jogar jogo single player em vez de ficar subindo e descendo do supremo e sendo xingado pelos manitos.
No mais, vídeo pika como sempre meu mano, seu canal é 10! Aprendo MT contigo, inclusive, fiz merda na bios do meu deck uns meses atrás e precisei regravar ela com o ch341 kkkkkk
Fui beta tester no cs2, no beta tava maravilhoso, passou pro alpha ficou uma merda, mais pesado e pra linux piorou demais, tenho umas 5k horas e parei de jogar, vendi todas as minhas skins e comprei outros jogos, valve cagou o cs
Ironico a valve capar o cs no próprio console kkkkkk
programming socks e boykisser na thumb, vivi pra ver isso
A sugestão que eu dou de editor de vídeo que supostamente tem no linux é o davinci resolve. ele tem versões gratuitas e é até que bastante utilizada no mercado, tem bastante ferramentas.
Uso Windows para trabalhar porque sou obrigado, infelizmente os softwares do meu trabalho me obrigam. Na minha sala montei uma central de emulação com um PC antigo com uma APU Atlhon 4 Nucleos e 4 Threads apenas, essa central está em Dual Boot com Xubuntu para ver filmes e séries e Batocera Linux para emular tudo que gosto em um só lugar. Acredito que a maioria das limitações que você teve foram devido ao o Steam Deck e ao Próprio SteamOS que não possui nativamente todas a dependencias que um sistema Linux para desktop possui, mas é claro que da para instalar tudo. Parabéns pelo vídeo TOP!
Muito legal a proposta de desafios, passo /passava direto ao tentar migrar atualmente fico em dual boot msm kakakk
Eu uso arch linux e realmente de todos os sistemas baseados em linux esse é provavelmente o segundo pior pra usuários "leigos". Mas é divertido ver alguem q tem pouca experiência com linux sofrendo kkkk. Vídeo maneiro.
O unboxing de bala me pegou, admito. BTW eu to testando o Manjaro (que é baseado em Arch) pra depois poder ir de fato pro Arch, a Microsoft tá fznd cagada atrás de cagada em tudo deles, então vou começar aprender logo
se tu tiver problema com o manjaro e for formatar testa o Cachy OS dps (uma delicia)
eu fiz o contrario começei no arch gostei mas eu não gosto de trabalho, sou preguiçoso.
Ai fui pro manjaro Amei só que ai eu descobri o BigLinux que parecia ser o Manjaro só que melhor.
Ai fui pro BigLinux e goz, amei
Voltei ao linux essa semana, para usar ele direto do pendrive. Para rodar no pc da empresa que não me deixava instalar o python. Para usar o vs code e python esta me servindo muito bom. A limitação maior mesmo no meu uso é devido a usar em um pendrive. Mas de resto sem problemas. Linux MiniOS se alguém tiver interessado, ele é baseado em Debian.
Eu uso Linux a muitos anos e não troco por windows de jeito nenhum. Eu acredito que é muito uma questão de costume. Vc não deve tentar utilizar o Linux como se fosse o Windows, se utilizar pensando assim, a chance de se frustrar é grande. Abraço. Obrigado pelo vídeo!
Nada ver, quem já tentou sabe que é complexo prakrl, ele te ganha no cansaço pra instalar qualquer porra tem que corrigir tudo que é erro falta 10 coisas pra usar uma
@@vextrader6319 Cara só é dificil se você for simplesmente do nada sem conhecimento prévio algum, linux não é papai pro usuário que nem Windows é, até porquê não é a ideia dele, porém depois de perder um pouco de tempo estudando a ideia de linux você usa qualquer distro facilmente, eu comecei aprendendo debian depois fui pra oracle e hoje utilizo arch. Digo que sim, Linux pode parecer meio complexo mas depois de um tempo você percebe que é muito mais fácil do que aparenta, terminal agiliza muito processo se você souber utilizar corretamente
Pois é. Eu também uso faz uns 10 anos pq pro meu trabalho é bem melhor. Coloquei no note da minha esposa desde 2018 pq nao aguentava mais ter que formatar o note dela. Mas eu sempre usei sistemas baseados em Debian e pra minha esposa sempre foi o Ubuntu. Ai o cara querer sair do Windows pra ir pra um Arch de cara kkkkk vai gostar nunca de linux mesmo
@@vextrader6319 Nada a ver nada, uso Linux a 6 anos e não tenho problema nenhum!
@killedsting2839tem um monte de distro com loja de aplicativo
Manu parabéns pelo trampo da semana.... a edição do vídeo das pastinhas ficou foda rachei aqui kkkkk
uso linux no meu dia a dia pra jogar e fazer tudo, e não tenho do que reclamar, os defeitos que o steamOS tem é simplesmente por que ele não foi feito pra ser um desktop em tempo integral, além de que a base arch linux traz uma dificuldade a mais para novos usuários que querem utilizar o linux como desktop, pra quem quer tentar migrar para o linux, recomendo a distro Pop_OS!, ela é simplesmente incrível principalmente pra quem tem notebooks com a 1650, maioria dos jogos rodam muito melhor no linux que windows. Simplesmente salvou minha 1650 querida.
Calma ae paizão, Linux em si é o Kernel do sistema (é como se fosse o motor de um carro) e outras empresas/entidades criam os flavors (o resto do carro kkk)
O motivo do gerenciador de pacotes se chamar pacman é por causa que é a junção de duas palavras pac -> package/pacote + man -> manager/gerenciador ou seja, gerenciador de pacotes
A "loja" de apps existe em outras distribuições do linux também kkkkk
Normalmente pra impressoras você precisa do CUPS fora isso é plug-n-play
Dá bem trabalho trocar no começo, já que tu perde alguns apps sem suporte, ótimo vídeo!
sobre o pacman ta certo mas tambem é propositalmente uma brincadeira com pacman video game mesmo
@@miguellopes9177 Também, tenho até dúvidas que o significado do nome veio dps só pra justificar o uso kkkk mas que tem significado tem
Instalou o Pamac com lojinha e AUR é só alegria. Passei 5 anos sem usar terminal, passei a usar por conhecimento de um tempo pra cá
pprt, sou muito hater da Apple, mas o CUPS é um negócio que tenho que dar o braço a torcer, bom demais.
eu também tive muita experiência ruim com diversos sistemas Linux pra uso pessoal, porque pra desenvolvimento e trabalho ele é espetacular
Nao tenho grana pra ter um pc, meu sonho é fazer exatamente isso que vc fez, ter ambas as opções, ja tive essa ideia antes mas nunca vi ninguem executando, ótimo vídeo!
Tem uns Mini PC baratinhos na Aliexpress que talvez seja uma boa opção.
Recentemente passei a usar o Fedora como meu daily driver e foi uma das melhores escolhas que eu já fiz
De fato, o Linux tem algumas (diversas) dificuldades e problemas tbm, mas normalmente as coisas tendem a funcionar bem.
Como todo castigo pra usuário de Nvidia é pouco, eu brickei o PC umas 3 ou 4 vezes até acertar o driver da NVidia, de resto foi só alegria
Heroic Games Launcher funciona consideravelmente bem (finalmente mataram o Lutris), inclusive é por lá que eu rodo o Emulador de Xbox 360
Depois do Flatpak/AppImage (Snap nem aqui, nem na China), as coisas tem ficado ainda mais simples
Esse Doc e topzera, a única coincidência que acontece comigo e acabar o gás depois que eu gasto o dinheiro.
Ja tem uns 2 anos que larguei PC e vivo de portateis, foi e melhor escolha que fiz hehe
Mas tem uma questão também, qualquer user de linux vai ter que esbarrar no terminal alguma hora, porém o arch não é dos mais simples realmente, prefiro um fedora/zorin/pop os/linux mint são mais pra usuários noob linux
macho nacho e mental outlaw, só canal de qualidade aparecendo no video
Black um dos jogos mais bem feitos de todos os tempos....foi bem a frente do seu tempo...curti o vídeo e achei bem legal a ideia...continuar acompanhando aqui para vê o resultado final...like
otimo video cara, bem legal e informativo
Sobre edição de vídeo: DaVinci Resolve é bem completo e o Dionatan do canal Diolinux usa e tem uma boa série de vídeos sobre esse editor.
Foi o Steam Deck que me deu o empurrao para saltar para o Linux (Mint Cinnamon) no meu PC principal e estou a adorar!!
Mas como quebrei a cabeça para reencontrar seu vídeo, ele é um dos melhores sobre a experiência de um usuário que era windows para linux, mas como o titulo e tumb é sobre steamdeck tive dificuldade em achar
Em relação a instalação de aplicativos, o Ubuntu já tem loja integrada a anos, parabéns pelo vídeo!
Uma boa tarde meu querido, primeiramente obrigado pela citação ao site, tamo junto!
EXCELENTE vídeo, mostrou a realidade nua e crua do que o Linux é atualmente. Sem floreios. E é isso ai, nada a criticar.
Vou até pontuar algo importante, o SteamOS tem 1 pegadinha: O ArchLinux dele é "travado" por ser um sistema pra games e não pra uso no dia a dia. A interface desktop dele é pra usar só pra manutenções rápidas e simples dos emuladores, do client Steam, etc. Veja-o como o PS5 ou XboxOne, que você apenas liga e joga. Ou seja, com certeza com um linux desktop "normal" você teria uma experiencia infinitamente melhor, o YAY funcionaria de primeira e os drivers de impressoras seriam uma mão na roda, sem problemas. Tem tudo lá nos repositórios, tem as interfaces de usuário.
E eu não te culpo em querer usar o SteamOS como sistema comum, hora nenhuma a Valve esclareceu a finalidade dele, o que penso ter prejudicado muito sua experiencia no geral.
Considerando o que você passou usando somente o SteamOS, sua experiência foi infinitamente aprazível, melhor que a minha que eu não tive essa paciência toda. Pra usar o SteamDeck como um notebook, eu criei uma maleta de metal com uma dock também com SSD, teclado e mouse, coloquei EndeavourOS (fiz um artigo do por quê eu gosto dele la no site também) e ai sim lá eu tenho tudo: Driver pra render Cycles no Blender, YAY funcionando tranquilo, etc e talz.
Então quando não to usando ele pra jogar, uso como um PC. Dou boot externo, preservando o SteamOS interno dele.
Se voce colocar Blender via Discover no SteamOS, ele não funciona a aceleração por GPU, pra você ter ideia do tanto que é limitado. E não adianta destravar o sistema, porque sempre que a Valve atualiza o SteamOS ele zera tudo, tudo que foi instalado via terminal será limpo, o flashroom também é removido.... É meio tenso, mas é o que acontece ;/ Só fica o que foi instalado pelo Discover.
Aqui nesse canal (E no meu outro canal "zoiothegreeneye") eu edito tudo 100% com KDEnlive, os renders eu faço pelo Blender, edits de thumbnails com GIMP, enfim, só softwares gratuitos. Desde 2016 que uso linux, adaptei às ferramentas, admito que tem coisas que "dei um passo pra tras" mas a perda não foi gritante e não me deu prejuizo. Hoje quando uso Windows eu fico é perdido kkkkkkkkkkkkk
Nesse caso tenho inclusive um vídeo em que abri o MATRIX AWAKENS no SteamDeck com tudo no HIGH (a 15 FRAMES PER SEMANA) mas rodou kkkkkkkk bixo é potente.
Valeu mesmo :D um dos comentários mais tranquilos que recebi de alguém que usa Linux, eu já até parei de ler o que a galera escreve aqui porque literalmente não entenderam que a premissa do vídeo era usar o steamOs do jeito que ele veio, mas a galera tóxica do gatekeep de distro não me deixa em paz
22:30 Eu acho isso divertido. Parece estranho eu sei, mas como usuário Linux é legal mexer em tudo e entender como as coisa realmente funcionam, porém entendo quem não curte.
eu uso bus e i2c, uso pelo flashrom, pra meu gravador ch341a eu uso o programa ismprog, ou se não eu conecto diretamente pelo shell dependendo da aplicação que eu for fazer, edição de videos eu uso o shotcut pra projetos mais simples e pra mais complexos eu uso o davinci resolv, navegador brave como principal
Muito legal esse desafio! Parabéns pela iniciativa o mundo linux é incrivel.
É um fato que o Arch Linux é muito faça vc mesmo! É um ponto positivo e nagativo para muitos, existem outras distribuições mais simples de usar e com quase zero uso de terminal para iniciantes que resolvem muito bem o dia a dia da grande maioria de usuários. Foi divertido acompanhar a sua experiência :)
E como vc perguntou eu atualmente uso Windows com WSL2 com Ubuntu no meu dia a dia. Trabalho com desenvolvimento e a verdade do universo é que Linux para desenvolvimento é muito melhor :) ... Mas como eu adoro alguns joguinhos e principalmente aqueles com Anti-Cheats chatos que não resolvem nada são sou forçado a usar o Windws :/ ... Com WSL2 a vida se resolve e não preciso fazer dual-boot que sinceramente eu não gosto.
Mas o Linux faz parte da minha história com os computadores desde 2003 quando comecei com o Conectiva Linux!
Usar o terminal é uma delícia
Vdd, depois que vc aprende faz tudo muito mais rápido que pela interface grafica
A música de tutorial de 2016 e o xqc no final foi o cream de la cre m
Eu comecei a usar arch a quase 1 ano atrás quando eu comecei a querer programar em c++ e to usando arch de daily driver com gnome esse tempo todo nun notebook e to gostando bastante o gnome é um ótimo desktop enviroment pra notebook, tentei usar outros DE mas são muito mal otimizados pra notebook 👍ótimo video
Seu canal é maravilhoso cara, mesmo se eu não tivesse hiperfocado em Review de steam deck há 6 meses eu ainda me divertiria e daria vários haha
Tu é muito carismático!
Vou confessar que nesse vídeo, vc me deu mais força e segurança pra adquirir um Steam Deck, volto a falar, me passa seu contato, pois assim que comprar o meu, vou querer aumentar a RAM e fazer outras alterações nele
vé teu canal é muito bom, segue firme ai na jornada dos vídeos... sempre acompanho! tmj
quando eu tive que regravar uma bios no windows nao tava dando eu tive a brilhando ideia de usar o WSL para isso, so B.O conseguir fazer o WSL reconhecer USB e no final deu certo apesar de a placa mae ter outros problemas é acabou que nao resolveu, mas foi uma experiencia legal e bem dificil.
Estou gostando muito do Linux, depois que eu testei o opensuse tumbleweed e aprendi a usar o yast não largo ele por nada rsr
Para jogar eu uso o bazzite no modo gamer.
como usuaria e fangirl de Linux, esse é o melhor video de experiencia casual no Linux na moral, parabens
saiba q estarei divulgando seu video simplesmente pra mostrar a experiencia de usar linux UwU
Ah sim, UwUntu, a melhor distro linux
Dica pra gurizada, primeiro va na loja, no caso SteamDeck o Discover se não vai pra o terminal mesmo
Uma curiosidade sobre o CS em si, é que a equipe de suporte do próprio jogo recomenda jogar somente no Ubuntu. Isso é um pouco controverso com o fato do Steam OS ser baseado no arch Linux, talvez esse seja o motivo do bug na sua gameplay. Pessoalmente não tive problema com o CS2 ou CSGO.
A diferença entre distros Linux é principalmente Filosófica ou Gerencial (quando a distro é voltada para um negócio), mas no fim das contas todas as distros estão rodando versões dos mesmos pacotes. O plasma 6 no Arch vai ser o mesmo plasma 6 no Ubuntu, as bibliotecas que gráficas no Arch serão as mesmas bibliotecas gráficas no Ubuntu, etc. Basicamente, toda distribuição Linux é o Kernel na base, os pacotes Gnu rodando sobre o kernel, e uma interface gráfica rodando sobre eles.
Cara, usei linux bem pouco, mas para questões de trabalho na assitencia mesmo, ja consegui salvar muito arquivo de cliente por ele rsrs' Nada contra, porem tenho mais facilidade no windows hehe
Eu uso Ubunto já faz uns 12 anos e sim... Complicado ... apior ainda quando é para atualizar para uma nova versão LTS ... Muitas das vezes só me eesta formatar do ZERO para evitar erros no ambiente gráfico. . De resto eu me viro e gosto bem mas sim ... A comunidade Linux ainda precisa melhorar ... 22:58
O SteamOS, apesar de ser baseado no Arch Linux, é um sistema imutável (você não conseguirá instalar qualquer coisa nele fora da loja de aplicativos, a menos que desative essa restrição). A Valve fez isso para evitar que o sistema seja quebrado.
Se isso fosse true, ele não teria instalado aquele pacote de dar flash em bios. Não sei como funciona o steamos, mas sistemas imutáveis baseados em rpm-ostree também são possíveis instalar pacotes nativos usando um comando específico.
@@draftofspasiba2 Quando ele tentou instalar o yay às 15:30, apesar da falha de instalação do pacman, foi executado o comando de desbloqueio imutável.
da para você instalar qualquer flatpak e appimage fora da loja
pra deixar o steam deck mais op ainda da de meter um power bank + Painel Solar Portáti usb e pronto steam deck em qualquer lugar com bateria infinita
Já acho mais fácil pelo terminal usando Linux, um comando e tá feito e sem precisar instalar driver, tava com maior bug de tela azul no windows pra usar uma porta serial pra fazer configuração de uns 150 switchs, pelo linux fiz até script e a porta serial ficou top ...
21:35 e é porque foi feita update de hardware. Bom, mais poder requer mais watt. Fica a reflexão. Juntando miúdos melhorou o shape mas esqueceu de aumentar a alimentação.
Você tem no PC um Walter igual o meu, muito bom esse WC hehehe
KKKKKKKKKKK o meme de assistir anime no terminal é mt bom pq eu já fiz isso
I use Arch Linux BTW
kd o curso em
tô esperando.....
força :)
Antes de digita o comando tem que digitar (sudo pacman - S) em seguida o nome do pacote.
Em relação a editor de vídeo da para instalado Davinci Resolve.
Sobre a impressora, vc poderia ter usado umas das opções que HP deu ja que é bem provável que uma delas fosse uma distro que usa o Arch como base
Manjaro Linux
r de read, w de write.
pacman é uma sigla pra "package manager", eu não dúvido nada que nem existia google quando surgiu o pacman
Realmente o problema de instalação de programas e interface deles (para programas específicos) leva mais trabalho, nisso pode ser resolvido ou usando outras distribuições mais amigáveis, ou baixando outras lojas de outras distribuições (mas claro, windows é mais simples) por isso para estes por menores se n der de quebrar a cabeça uso logo o dualboot
Cara, muito bom esse vídeo. Parabéns!
Uma sugestão: faz um vídeo usando o premiere e o after effects no steam deck através do dual boot com Windows. Com 32gb de ram acredito que pode funcionar.
Eu tô entre comprar um notebook ou um steam deck e a única dúvida que eu tenho é se ele consegue usar esse programas (que são os que eu uso pra trabalhar).
to usando o linux mint a uns 4 anos, pra internet, e coisas normais ta top, e roda em qualquer pc velho
nossa voce é de Londrina? cara que legal sou de ibipora moro do seu lado praticamente que maneiro mano
isso do ceu preto no pc com jogo black ja foi corrigido ja tem um tempo. Ele ta praticamente perfeito agora
Ah mano o unboxing da bala Minty do Satirismo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu voltei a usar linux recentamente com uma Distro que eu AMEI o BigLinux.
O que é foda e me incomdo até agora é questão de jogos mesmo por mais que tenha wine, winetricks, proton ai uns launchers vc sempre acaba tendo um erro ou outro.
Eu por exemplo não conseguir installar um mod loader de worldbox no meu linux a dll dele não carregava talvez se eu fuçasse adicionasse ela dll do modloader sei la aonde funcionasse e tals mas quase não tem conteudo desse caso especifico o jogo é um 2d mega leve então eu resolvi baixar oracle vm liga ali o compartilhamento de pastas e ser feliz.
Todas DLLs externas do wine vc tem que manualmente dar "override" (substituição em português), que é basicamente dizer pro wine substituir a DLL que ele espera ter pela a sua própria que vem dentro do seu diretório. Pra fazer isso digita no terminal "winecfg" e no menu "libraries" vc coloca o nome da dll e clica em "add". Certifica-se que está "Native, Builtin" nessa ordem.
Se vc tiver usando um prefixo do wine custom (sem ser o padrão/default), vc tem que especificar com o env var WINEPREFIX. Exemplo:
WINEPREFIX=/home/user/meudiretorio/custom winecfg
A propósito, DLLs que o wine esperar ter são DLLs do próprio jogo ou aplicação, e sempre que você coloca uma outra aplicação externa com uma DLL externa (tipo o modloader, igual vc disse), você tem que sempre manualmente dar override lá no menu.
@@draftofspasiba2 não é uma dll do windows é uma propria do ModLoader NeoModLoader.dll então tipo o wine nem espera ter isso
Exatamente o que eu disse. Você tem que especificar essa dll como qualquer outra dll externa lá na aba "libraries".
@@draftofspasiba2 vou tentar valeu ai
Já ia esquecendo o equivalente ao directX nos sistemas linux é o vulkan que é uma api grafica mais recente, o pongl realmente não é a melhor opção em muitos casos. geralmente o vulkan da mais desempenho. opengl melhor compatibilidade mas isso tbem varia de sistema pra sistema.
quero um video jogando skate 3 no steam deck numa pista de skate em cima de um skate
eu tava achando que era video meme, chegando no review de bala eu confirmei.
Uso big linux a cerca de 1 ano como sistema principal , uso para jogos , estudo , navegação n trocaria o linux por outro .
26:56 dá para ativar Proxy Clips no KDenlive, não sei porque diabos que não vem ativo por padrão KKKKKK, mas daí resolve problema de video 4K ficar muito pesado para editar
Unbox de bala fini foi froida cara to rindo milhoes aqui alegrou meu dia
Provavelmente os drivers da impressora pro manjaro teriam funcionado, ele também é arch. Mas claro, não tinha como advinhar de última hora
Uso linux, para estudar e tenho vontade de só usar ele, mas é meio cansativo fazer um monte de gambiarras para rodar algumas coisas. Hoje em dia ta muito melhor do que era antes. E acredito que vai ficar melhor conforme mais pessoas se tornarem usuarios de linux
E no final ele instalou o negocio da maneira mais conveniente possível, usando pacman, não preisava de todo aquele acralho de dependência para instalar o aya
linux sempre teve essas "lojas de apps" embutidas ao SO, quando comecei a usar ubuntu em 2008 já tinha e acredito que antes disso também, desde sempre.
porém a interface não era das melhores.
loja entre aspas pq quase sempre os apps são gratuitos e de código aberto.
Tô vendendo o Meu, 1Mês de uso 512 SSD e já com Dock por R$:3100 Brasília DF
O Joe Goldberg da informática esta imparável
Faz um upgrade no SSD principal dele. Coloquei 1TB no meu, WD SN740, paguei 400 no Ali quando não tinha taxa ainda, hoje só a taxa é 400... Aqui no BR tem alguns SSD 2230, na faixa dos 400 acha os de 500gb.
Bom video camarada, muito informativo, e ainda espero quanto vai ficar pra colocar 32gb no meu deck kkkkk
Brincadeiras a parte, faz um video com um mod pra dissipar o calor do deck, eu abri uma saida de calor na carcaça, desceu 10 de temperatura, alem de fazer undervolt
Caso tenha um ssd dando sopa, recomendo testar Fedora Bazzite, daí tu vai poder como SteamOS funcionaria sem as limitações de gráficas do Steam Deck.
E sim, o Linux tem esse problema de jogo do Zelda, que precisa instalar uma coisa pra instalar outra coisa pra finalmente instalar o que tu queria de verdade. Seria mil vezes mais fácil se mostrase "isso aqui precisa disso aqui e ali, instalar os 3?"
Falei cedo demais kkkkkkkkkk
Clássico Black muita emoção na última fase com 5000000 mil inimigos 😂😂😂 bons tempos
quando eu vi o cara usando yay de primeira eu ri tanto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
e quando vi ele passando os drive e falando "não tem pra arch" mas tinha um manjaro eu ri demais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É tão gostoso saber das coisas e rir da ignorância alheia, né ?
@@rafaelmarques.advogado tendi nada
@@miguellopes9177 Sabe oq eu ri? De um otario que se acha superior pq sabe comandinhos de linux que é basicamente pesquisar no google e aprender
@@rafaelmarques.advogado manjaro é derivado de arch, acho que o pacote de manjaro funciona no arch
@@igorgiuseppe1862Funciona sim.
É uma merda essa questão das empresas focarem só no Windows por ser o mais usado. dos varios programas que a gente usa no windows, sempre tem algum que não tem para linux ou ate para mac, ou suporte de dispositivos por exemplo por falta de interesse de empresas. Mas não vamos esquecer que certas distros tem problemas de suporte e desenvolvimento, mesmo que seja ocorrido pelo motivo de ser um sistema e distros grátis, então um suporte financeiro menor que do mac e do linux
Muito top a pegada do vídeo mano,mas surgiu uma dúvida....será que tem como fazer um hackintosh no steam deck?
Não kkkkkk
A Apple está fechando ainda mais o cerco pra quem faz hackintosh, pra ter noção, os apps estão sendo atualizados apenas para processadores M1,2,3.
Imagino quem gastou meio milhão em um Mac Pro rodando Intel Xeon 🤡
Basicamente todo software para funcionar precisa muito mais do que si próprio. Quem nunca foi instalar algum software no windows e ele pediu para você instalar alguma versão do DirectX ou .NET Framework antes? Qual a diferença disso pro Linux? Nenhuma essencialmente.
A única diferença é que você vai gastar memória-ram e ocupar mais da CPU e GPU para poder desenhar coisas na tela. Se você não quisesse ter ido atrás de uma interface gráfica para grava a bios, e tivesse simplesmente digitado (ou só copiado e colado) os comando no terminal, veria que o processo todo teria sido muito mais rápido na (em todos os sentidos) do que usando Windows.
Agora uma dúvida que me surgiu aqui: se você fez upgrade de memória-ram e ssd no seu steamdeck, pq simplesmente não instalou logo o Windows nele, tendo acesso não só à Steam, mas tb à plataforma XBOX podendo usar Game Pass de forma portátil e nativa?
Eu acho que uma coisa que pega no linux é que voce precisa estuda ativamente ele saber o minimo basico dele.
E o mesmo vale para o windows a questão é que a maioria das pessoas começou no windows quando era criança então ela foi naturalmente aprendeu e hoje para ela usar o explorer é natural.
Ai a maioria que vai pro linux ja é mais velha e tals e principalmente ja mexe com windows e ai ela tenta usar o os sem saber de nada como se fosse um windows e quebra a cara e meio que não aceita ter que estudar o básico tipo "qual o equivalente de programa files no linux" sendo que ela fez isso com windows a diferença que foi natural porque ela fez isso quando era criança ou foi o primeiro pc e só aceitou como as coisas funcionavam.
Sim, minha esposa nunca teve muito contato com computadores, então ela não tem alguns "vícios" do Windows. Como ela faz tarefas básicas, resolvi testar o Manjaro KDE. A curva de aprendizado foi bem suave e sem muitos problemas. Ela ainda não precisou abrir o terminal. Hoje em dia, a maioria das distros permite que utilizem o sistema apenas arrastando o mouse
@@erikdantas1733 Manjaro é bom demais embora eu preferia muito mais o BigLinux
oh Deus satirismo referencia 23:57
Achei curioso o titulo do video, por isso resolvi assistir
a intenção foi muito boa: um usuario leigo do sistema testar o tão famigerado linux
de certa forma voce se deu alguns tiros no pé, uma vez que linux é um sistema livre e existem várias distribuições, existe sempre uma que é melhor adaptada a certa funcionalidade
a do Steamos são os jogos
mas foi bom ver um usuário leigo do sistema dando a sua impressão