A POLÊMICA DOS GRÁFICOS: eles SUBSTITUEM OUVIR um FONE?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • O mercado de fones tem visto grandes avanços, em partes por conta da proliferação de uma visão mais objetivista sobre o hobby. Mas isso traz grandes perigos.
    ---------------------------------------------
    👉 LISTA DE EQUIPAMENTOS À VENDA: bit.ly/VendasMTH
    Após as avaliações, muitos dos equipamentos que testo são vendidos. Isso me ajuda a manter o canal, e dá a chance de os inscritos adquirirem esses equipamentos por preços inferiores aos de mercado. O link para a lista sempre atualizada está abaixo:
    ---------------------------------------------
    ⚠️ MINHA LISTA DE PRODUTOS RECOMENDADOS: shorturl.at/cqyBK
    ----------------------------------------------
    Quer apoiar o canal e ter acesso a benefícios como sorteios mensais de fones, consultorias particulares, acesso a lives exclusivas e participação de um grupo no Telegram?
    👉 apoia.se/mindt...
    ----------------------------------------------
    👉 Minha playlist para testar fones: bit.ly/3gpqoQa
    ---------------------------------------------
    📷 MEUS EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO:
    - Microfone Arcano MARK-HI: bit.ly/3cuaFQb (cupom MINDTHEHEADPHONE)
    - Microfone Boya M1: amzn.to/2XACTzZ
    - Microfone Takstar SGC-598: amzn.to/3d9OcWk
    - Câmera Sony A6400: amzn.to/3slfAYZ
    - Câmera Sony A6500: amzn.to/2zneOEN
    - Lente Sigma 16mm f/1.4 DC DN: amzn.to/3vbAlqK
    - Lente Sigma 30mm f/1.4 DC DN: amzn.to/2THw8ev
    - Lente Sony E 3.5-5.6/PZ 16-50 OSS: amzn.to/2THeYgY
    - Lente Sony E 3.5/30 MACRO: amzn.to/3c3V1HH
    - Lente Sony E 4/PZ 18-105 G OSS: amzn.to/3ehaoOg
    - Key Light Godox SL60W: s.click.aliexp...
    - Softbox Godox SK400II: ttps://s.click.aliexpress.com/e/_9RwucU
    - Gimbal Zhyiun Weebill-S: amzn.to/2THwim7
    ---------------------------------------------
    👉 CONTATOS COMERCIAIS: comercial@mindtheheadphone.com.br

Комментарии • 356

  • @ricardobarbosa850
    @ricardobarbosa850 2 года назад +103

    Uma visão de alguém de fora, pois sou iniciante nesse mundo: eu sinto que a galera da audiofilia como um todo nem está preocupada com músicas, e sim com os equipamentos. Estão iguais aos de hardware de pc, uma eterna preocupação em ter o melhor e ter as maiores pontuações nos testes e só. Não aproveitam a máquina. Concordo com você Léo, continue com o excelente trabalho!!

    • @fpcawolff
      @fpcawolff 2 года назад +11

      Verdade verdadeiríssima. Nada mais cringeworthy do que ver audiófilos com suas playlists repletas de Diana Krall e Pink Floyd. Na maioria dos casos são pessoas obsessivas que encontraram um hobby com identificação o suficiente pra alimentar isso.

    • @EduardoSouza-bd8fp
      @EduardoSouza-bd8fp Год назад +3

      Depende! Por exemplo, eu olho a parte técnica para saber se vai entregar o que eu quero pelo que estou pagando!

  • @VidCLR
    @VidCLR 2 года назад +147

    Só do fato de eu estar cansado, de mal humor, feliz ou relaxado já muda a percepção que o mesmo fone causa em mim. Tem dia que odeio um fone e amo uma semana depois. Top demais seus videos, obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    • @f.miller801
      @f.miller801 2 года назад +8

      Ainda bem que eu tô sempre puto. Vou ouvir só grafico agora.

    • @WhiteDeathBS
      @WhiteDeathBS 2 года назад +5

      Esse é um dos motivos pelo qual eu ignoro completamente aquele tipo de pessoa "aah mas vc ta errado em equalizar um fone desses"

    • @WhiteDeathBS
      @WhiteDeathBS 2 года назад +3

      Cada dia, cada humor, tu quer um tipo de sonoridade diferente, ai dalhe perfis diferentes de equalização

    • @henriquelima7958
      @henriquelima7958 2 года назад +2

      eu tenho muito isso, quando to num dia bom gosto de tudo no fone, mas quando n to, por algum motivo os agudos me incomodam demais, nem pra mim isso faz sentido mas é assim ¯\_(ツ)_/¯. E dependendo do meu humor muda demais a percepcao do audio, mais cheio, magro, etc., e denovo, nem pra mim falando isso faz muito sentido, mas é assim q acontece, so estou relatando os fatos

    • @ragon747
      @ragon747 2 года назад

      O fone vai produzir o mesmo som, não muda. Se eu gosto de um fone, isso não vai mudar não importa meu humor. O que pode acontecer é vc estar mais sensível aos agudos, etc e ter que ajustar o equalizador, mas nada absurdo ao ponto de vc "não gostar" do fone

  • @atilagamasilva508
    @atilagamasilva508 2 года назад +85

    Hoje vi uma propaganda do Kuba Disco em um site de notícias durante um vídeo de política que eu estava assistindo. Confesso que fiquei bem feliz na hora por ver o trabalho da Kuba e do Léo sendo divulgado. Parabéns pelo trabalho excelente e muito obrigado pelo belo vídeo!

  • @MusiCafeBlog
    @MusiCafeBlog 2 года назад +36

    Show, Leo, mais um vídeo dando um show de conhecimento e sensatez! Valeu!

  • @michel2357
    @michel2357 2 года назад +52

    Quero abordar o tema sob outro aspecto. Considerando que praticamente todas as pessoas com mais de 30 anos têm perda auditiva, temos que tentar corrigir essa perda antes de escolher um fone de ouvido, para poder desfrutar de tudo que ele entrega. Comecei recentemente a utilizar o recurso ADAPT SOUND que vem em todos os celulares Samsung, ele faz um teste audiométrico personalizado que corrige as perdas auditivas do ouvido direito e esquerdo quanto a graves, médios e agudos. Eu tinha uma grande perda no ouvido esquerdo que foi corrigida. Ouvir músicas no meu Moondrop Kato ficou realmente muito mais prazeroso.

    • @Levi1440p
      @Levi1440p 2 года назад +3

      infelizmente o adapt sound tira o alcance dinâmico dos áudios e aumenta tanto os agudos (em qualquer tipo de perfil, eu já criei um perfil que foca só em graves, e é totalmente contra-intuitivo o gráfico do que está sendo amplificado) que os graves desaparecem. costuma piorar muito a qualidade do som

    • @henriquelima7958
      @henriquelima7958 2 года назад +7

      @@Levi1440p so com isso ja se percebe a subjetividade, pra ele funcionou mt bem e pra vc nao, fica a reflexao

    • @michel2357
      @michel2357 2 года назад +2

      @@Levi1440p Para mim o adapt sound resgatou os agudos e graves que eu não estava ouvindo, principalmente no ouvido esquerdo. Sem o adapt sound a música fica abafada e com esse recurso parece que eu escuto tudo o que a música tem, mostrando a real tonalidade do fone. Melhorou MUITO a qualidade do som.

    • @michel2357
      @michel2357 2 года назад +1

      @@henriquelima7958 Acho que não é subjetivo. Também depende da qualidade do celular, do dongle e do fone. Eu uso o adapt sound com o dongle Ibasso DC05 e o Moondrop Kato. O som ficou fantástico.

    • @henriquelima7958
      @henriquelima7958 2 года назад +3

      @@michel2357 tem essa tambem, pra vc ter ideia, no meu pc da diferenca se eu uso o kuba no p2 frontal ou no traseiro da placa mae, onde perde bastante os graves, n sei se o dac é diferente ou se é de driver, mas no frontal pra mim é bem melhor

  • @joaopedroscarcella422
    @joaopedroscarcella422 2 года назад +16

    Parabéns pelos comentários. Bastante equilibrados, algo que está faltando hj em dia. Tenho 57 anos e desde os 15 sou apaixonado por "equipamentos de som". Era assim que chamávamos naquela época.
    Sou de exatas mas considero gráficos uma desgraça, pois muitos não sabem interpretar ou não sabem dar a importância correta ao que eles dizem.
    O que é relamente importante é ouvir e perceber se gosta ou não, simples assim. É como se alguém dissesse que uma pizza tem de ter X mm de espessura e Y gramas de recheio e etc...
    E o gosto pessoal? Para quem é o equipamento? Para que serve? Que eu saiba é para te dar prazer em ouvir música. O resto é neurose.
    Só discordo quanto a sua opinião quanto aos cabos. Muitos anos atrás, investi uma boa grana em cabos de caixas e conexão. Instalei e liguei para ver se haveria diferença. Confesso que tinha medo. É se nao desse em nada? Minha esposa na época, que não está nem aí com qualidade de som, virou para mim e perguntou: O que vc fez com o som? Tá mais legal! Para mim, foi a maior prova que há diferença.
    Hj eu tenho um equipamento em que se eu troco 1 par de cabos, eu estrago o equilíbrio tonal. É só vir até aqui e ouvir....rs PS: O cabo que fica bom é mais barato que outro mais caro. Ou seja, não é diretamente proporcional ao preço mas a sinergia entre eles. Abs. Ufa....rs

    • @MINDTHEHEADPHONE
      @MINDTHEHEADPHONE  2 года назад +13

      Valeu, João! Mas eu acho que cabos de interconexão, ou de caixas, podem fazer diferença sim - é só que não precisam custar um rim pra isso ou fazer afirmações esotéricas. Mas, nesse caso aqui, eu me referi a cabos de força 😁

  • @alk98756261akl
    @alk98756261akl 2 года назад +52

    Queria que o Crinacle fizesse a medição da resposta de frequência do Kuba Disco.

    • @MarvinCriste
      @MarvinCriste 2 года назад +19

      O Léo já falou que tem medo 🤣🤣🤣🤣

    • @joelstoppa
      @joelstoppa 2 года назад

      @@MarvinCriste isso ai

    • @joelstoppa
      @joelstoppa 2 года назад +2

      @@MarvinCriste vamo deixar tudo no seu tempo né gente, tadinho do Léo, é o melhor fone fechado abaixo de 1k com ctz, em TDS os aspectos, com o tempo a gente vai ver isso, semapressar as coisas

    • @matheusmcirino4255
      @matheusmcirino4255 2 года назад +3

      Sempre pensei nisso kkkk

    • @vektrr
      @vektrr 2 года назад +2

      Seria muito complicado, até porque o fone é brasileiro, voltado para um público brasileiro, sendo um custo benefício em relação as fones do Brasil. Se você pensar sem converter, são 700 dinheiros e que, provavelmente no mercado internacional, com 700 dinheiros você consegue achar um fone melhor. A visão de mundo e o poder de compra de um estrangeiro influencia muito na hora de avaliar um fone, já que para ele pode ser excelente o fone de ouvido para o preço convertido em dólar, já aqui no Brasil, mesmo o fone sendo excelente, bem construído e um produto nacional, nem todo mundo consegue comprá-lo numa boa. Entende o que eu estou querendo dizer? Se o Crinacle fosse avaliar, ele simplesmente deveria desconsiderar o valor do fone para avaliá-lo.

  • @heladehelena6645
    @heladehelena6645 2 года назад +22

    Leonardo como sempre seus vídeos são de muito alto padrão. Seus gostos me agradam muito e sua leitura sobre áudio são sempre pertinentes . Sucesso a vc sempre

  • @bunth786
    @bunth786 2 года назад +15

    Como Crinacle ja disse.
    Um grafico de resposta é igual ao sabor escrito do sorvete.
    Apenas para ter uma ideia do que é. Mas voce nao sabe ate provar.

    • @joelstoppa
      @joelstoppa 2 года назад

      Oi chip, acho que você entendeu errado, quando ele falou de sabor de sorvete ele se referia as curvas ou descrições de como os fones podem soar, tipo warm, neutral bright etc

    • @GALX8877
      @GALX8877 2 года назад

      O cara q o Leo não quer mencionar é o Sharur??

    • @joelstoppa
      @joelstoppa 2 года назад +1

      @@GALX8877 isso ai kkkkkkkkkkkkkk

  • @JohnHelfgott
    @JohnHelfgott 2 года назад +7

    Cara, depois deste vídeo realmente é por estes e outros motivos que eu acho muito bom este canal e só tenho que agradecê-lo. Obrigado

  • @ftfarias15
    @ftfarias15 2 года назад +6

    Leo, ouvindo sua explicação novamente chego a mesma conclusão: você é a única pessoa que tem competência técnica e paciência para explicar conceitos complicados com muita competência. Parabéns pelo excelente trabalho, pelo canal e desenvolvimento do Kuba Disco!

  • @VitorMach
    @VitorMach 2 года назад +26

    Gráfico de frequências de um IEM é bem pouco confiável pra altas frequências em geral, porque tem algumas ressonâncias que acontecem entre o IEM o instrumento de medição, que dependem da profundidade de inserção e da ponteira usada.

    • @emanuelserpa
      @emanuelserpa 2 года назад +8

      Exato. O crinacle mesmo fala que após a ressonância do equipamento, sendo geralmente em 8K, não dá para confiar muito nas frequências após isso.

    • @antoniosetz1354
      @antoniosetz1354 2 года назад +2

      @@emanuelserpa Na verdade, o Crinacle ajusta a profundidade de inserção de modo que todos os IEMs fiquem com ressonância em torno de 8 kHz, para facilitar a comparação entre fones.

    • @emanuelserpa
      @emanuelserpa 2 года назад +3

      ​@@antoniosetz1354 Sim, a ressonância em 8k é arbitrária para comparação. Porém, medidores mais baratos (geralmente clones do IEC60711) tendem a não ser tão precisos em altas frequências -- na verdade, nem dá para confiar nos originais -- e é por isso que após os 8k os gráficos do crinacle tendem a se diferenciar um pouco dos outros reviewers que usam clones baratos.
      EDIT: Claro que pode ser variação entre as unidades, o crinacle deveria pegar outros Chu e fazer a medição desses samples.

  • @bateristaeletronico8833
    @bateristaeletronico8833 2 года назад +5

    Nem todos entendem a complexidade do tema, pois vc consegue transmitir a informação de um jeito como ninguém. Orgulho de ter um dos melhores mestres do mundo no assunto sendo um brasileiro. Orgulho de vc Leonardo !

  • @FineArtstage
    @FineArtstage 2 года назад +33

    Curvas pra lá, curvas pra cá... Quero o review do Moondrop chu 😎

    • @danieldvk1979
      @danieldvk1979 2 года назад +8

      Comprei no escuro, só as ponteiras valem 65 pilas.

    • @MarvinCriste
      @MarvinCriste 2 года назад +8

      Comprei no escuro, só as ponteiras valem 65 pilas. (2)

    • @kidsnerds
      @kidsnerds 2 года назад +5

      Comprei pq o crinacle indicou

    • @marcosmika5685
      @marcosmika5685 2 года назад +8

      Comprei no escuro, só as ponteiras valem 65 pilas. (3)

    • @solfarias1807
      @solfarias1807 2 года назад +5

      Na loja oficial da Moondrop já tem mais de 800 pedidos 😯

  • @h_enrix_92
    @h_enrix_92 2 года назад +7

    16:00 Ele está falando do Sharur. Só pra avisar q ele já abandonou o ER2SE, agora o único fone bom pra ele é o Moondrop Variations e o ER2SE é um lixo. O Sharur é aquele cara se apaixona por um target e conceitos objetivos sem escutar o fone de fato. Parece ñ ter subjetividade, ele "gosta" daquele target q é mais "cientificamente" correto. Demonizava Harman e agora é só esse target q presta.

  • @Rudy1310
    @Rudy1310 2 года назад +6

    Leo, você é referência em conhecimento técnico, qualidade das reviews e ÉTICA ! PARABÉNS

  • @douglasamadei
    @douglasamadei 2 года назад +9

    E o também interessante é que a percepeção sonora varia para o mesmo indivíduo ao longo dos anos. Outro fator que influencia na percepção é altitue e o nível de umidade do ar. Afinal, tudo que compoem a atmosfera inerente ao ambiente de audição influi na captação dos ouvidos humanos. Fatores biológicos e ambientais quer queira ou não, "intereferem" no comportamento acústico.

  • @RodrigoSilvaStudy
    @RodrigoSilvaStudy 2 года назад +4

    Ótimo video!!!!!!
    Video dos Dongles já ta pra chegar Leo?

  • @viniciusaguiar8979
    @viniciusaguiar8979 2 года назад +4

    Cara, eu realmente não entendo nada desse hobbie de fones de ouvido, uso os que vieram na caixa do celular, mas tu fala com tanta confiança e paixão que eu fico interessado no vídeo. Um verdadeiro comunicador.

  • @qualquernickserv
    @qualquernickserv 2 года назад +2

    Belíssimo vídeo Léo, parabéns! Agora já que falou tanto dos gráficos do Chu, que tal um Review desse fone tão Hipado? Adquiri o meu e ele já está a caminho...

  • @Guima324
    @Guima324 2 года назад +2

    Por mais posicionamentos sinceros, respeitosos e equilibrados como o seu!! Parabéns pelo belo trabalho, Léo.

  • @felipe_rama
    @felipe_rama 2 года назад +2

    Um dos melhores vídeos do canal. Lúcido e assertivo!

  • @brun0silva938
    @brun0silva938 2 года назад +3

    Brilhante, ainda sim, sensato. Obrigado por mais uma aula Leonardo do MindTheHeadphone
    Particularmente gosto de analisar e comparar, gráficos e fones mas no intuito de aprender e entender melhor a sonoridade e as características deles.
    Vale lembrar que além de tudo que vc falou no video, ao se visualizar um gráfico, também é importante levar em conta as características físicas dos fones, que irão influir na sonoridade deles, por ex: uma acústica mais aberta ou mais fechada, as pads, os drivers, amps entre outras.
    Uma curiosidade, eu como leigo brincando com o equalizador, imaginava e analisava os graves, médios e agudos como partes distintas, separadas e independentes, mas na prática está tudo junto e misturado, ao ouvir uma música por exemplo e alterar os graves dela, vc acaba afetando a sonoridade dos médios e agudos também, e vice versa, tudo de forma dinâmica, quando eu percebi isso 🤯
    😅

  • @josegoncalo1606
    @josegoncalo1606 2 года назад +14

    Na boa, o melhor analista de fone no mundo é o Léo. A Qualidade da tradução técnica das características audiofilicas de equipamentos, estão muito além. Me lembram as analises que eu via na Revista Audio News

    • @Mateuzowo
      @Mateuzowo 2 года назад +4

      porém as vezes eu acho que o Léo acaba sendo tolerante demais, a gente pega tanto o fone mais basshead tanto o mais tremblehead e ele vai mandar a clássica "ainda tá no mundo do equilíbrio".

    • @MVDblog
      @MVDblog 2 года назад +2

      @@Mateuzowo é que não tem nem como ser tão crítico quanto a isso pq a maioria esmagadora dos fones tem vindo assim, então a média acaba baixando também

    • @leonardomatheus1888
      @leonardomatheus1888 2 года назад +3

      pegou pesado.

    • @leonardomatheus1888
      @leonardomatheus1888 2 года назад +2

      O Leo sempre tende a avaliar bem os fones, e isso me incomoda bastante, mesmo os medíocres ou até mesmo abaixo da média, como um cara aí disse, ele é muito tolerante. Por mais que eu confie na análise dele e concorde boa parte das vezes, esse é um problema que tenho com as reviews do Leo.

    • @claudinopires1306
      @claudinopires1306 2 года назад +2

      Mateus, as vezes a gente pode ter uma percepção diferente de um determinado som, assim como ele falou nesse vídeo, as vezes você pode achar um fone basshead ou treblehead e ele não, e isso não é um problema do Review que ele faz, e lembrando que o player muda a sonoridade do fone também.

  • @Sid51
    @Sid51 2 года назад +2

    Cara, que vídeo fantástico. Obrigado pelas informações mais uma vez léo!

  • @zambasom
    @zambasom 2 года назад +2

    mas os gráficos representam a ponta final de todos os artefatos, não? pela forma como são medidos (considerando os drivers, o material dos earbuds, as ponteiras) eles devem mostrar o que de fato chega aos ouvidos quando inserido em x profundidade e selamento. o hrtf deve considerado, mas como é uma constante, a partir do momento que você ouve pelo menos dois iem's que apresentam certa discrepância nos gráficos e os analisa com sabedoria, já é construída uma base, um filtro, de como esses gráficos soam considerando as modificações do seu corpo. o que me leva a crer que não só é uma ferramenta muito útil, como também é tudo que há (pelo menos pelo nível científico que existe hoje) no som de um fone de ouvido. coisas como espacialidade, detalhamento também podem ser analisadas a partir da resposta em frequência.

  • @salvatti123
    @salvatti123 2 года назад +1

    Leo, sensacional a sua explicação. Parabéns!! Achei extremamente enriquecedor e um baita aprendizado.

  • @MTheoOA
    @MTheoOA 2 года назад +12

    Leo, esse assunto realmente me chama a atenção, demais!
    Fora que tem aqueles jargões da audiofilia, como ''dinâmica'', ''ataque'', ''decaimento'' (esse que inclusive foi usado numa entrevista com o dono da ZMF, que ele considerava que os drivers biodinâmicos tinham um decaimento, além da resposta de frequência, que tornavam os timbres mais naturais e reais). Por exemplo, fone mais de entrada da Sony geralmente tem um boost gigantesco nos subgraves e médio-graves e ter muito menos a sensação de ''pancada'' que um fone neutro; digo isso porque já experimentei o Mx 1000mx4, o Mdr-1r, e os baratinhos vulgares kkk, e nenhum deles bate com os meus open backs. Infelizmente, nunca experimentei um focal, mas ele é reconhecido por ter uma dinâmica e impactos sensacionais, apesar de serem neutros. Bom, o Oratory1990, uma lenda no meio, engenheiro acústico, comentou que os graves e a sensação de impacto é somente diz sobre algumas regiões do grave, e que geralmente são fortemente dependentes do isolamento, que podem ser equalizadas (que na minha experiência com o meu planar e os meus dinâmicos, não bate nem com a equalização tabelada dele).
    Uma coisa que é perceptível que dá dar um improvement massa é a questão do detalhe do fone, ou seja, a noção de ''quantidade de elementos na cena'', pois um fone neutro (principalmente com alguns picos nos 5k e 8k) será mais detalhado, por não engolir os harmônicos fundamentais e mostrar todas as frequências normalmente. Mas a questão de impacto, dinâmica e soundstage (que creio depender do tunning, mas também da dinâmica, além das reações com o pinna gain), não bate nem revirando as tabelas de EQ, mesmo tentando simular meio de ouvido, as ressonâncias que rolam em algumas frequências. Por mais que eu equalize um, sei lá, meu Q30, ele nunca vai conseguir ter a mesma renderização de textura e muito menos de impacto que meu Hifiman Edition Xs tem. Talvez filtrado por um mic, escutando por outro fone (como no caso das gravações do Oluv's Gadgets) seja idêntico, mas na real simplesmente não é. A questão da fisicalidade existe mesmo, e parece ser relativo ao driver do fone e características muitíssimo específicas. Concordo até com a questão do decaimento, alguns fones simplesmente soam mais naturais que outros, mesmo com a FR meio bagunçada, o Edition XS e o 6XX são fones que eu escutei que são muito bons nessa questão do som soar mais ou menos real na micro escala, aos meus ouvidos ao menos.
    Outro sujeito que é uma lenda no meio, o Solderdude, considera a existência de comportamento mais e menos dinâmico em diferentes fones, e isso me é muitíssimo interessante, apesar de me questionar a origem e como medir isso. Algumas pessoas comentaram que em seus próprios gráficos, diferentes gravações alcançam diferentes SPL's, e isso pode ser uma amostra mais objetiva dessa existência de medição.
    Existe uma abordagem que não é muita gente que leva a sério, que seria o povo da Rtings, que considera medições como Weighted Group Delay, Frequency Response Consistency, sendo que o Crinacle não considera essas medições como válidas. Mas o Crinacle mesmo leva em conta a ''performance técnica'', e que torna essa parte ''subjetiva'' ainda mais pro buraco. Pela perspectiva dele, ele estaria subjetivamente errado aUHEUAHEUAHU, já que só a FR importa, e basta dar um EQ no fone. O bizarro é ele dizer que um fone com ótimo soundstage, muito texturizado, com ótima FR como meu AKG k612 pro é ''S- para tunning e B para performance técnica'' (??).
    A minha opinião, como um noob, com meu smslzinho, meus dinamicozin e meu planar, eu acho que realmente tem nuances e diferenças que talvez sejam ''microscópicas'' nas medições, além de colocar um white/pink noise pra tocar, ou um sine sweep e entender de modo mais macro as regiões de resposta da FR do fone. Posso estar errado, mas é o que eu sinto.

    • @cleversonleite5868
      @cleversonleite5868 2 года назад +4

      "Na minha opinião, como um noob" essa piada quase fez com que a minha gargalhada acordasse a minha esposa! Curioso para saber sua relação de fones e seus preferidos. Como um verdadeiro noob, agradeço.

    • @humanbass
      @humanbass 2 года назад

      Focal tem um sério problema dos médios agudos pra mim.

    • @danielrubiano5354
      @danielrubiano5354 2 года назад

      Na minha opinião, muitos desses jargões da audiofilia tentam descrever justamente o que os gráficos dizem ou traduzem "em palavras bonitas" conceitos simples da engenharia de áudio. Os termos como "ataque", "decaimento" e "dinâmica" existem em qualquer som, e podem ser medidos. Inclusive, o compressor de áudio foi inventado para manipular esses aspectos. A questão de "impacto" e "fisicalidade", sonoramente, poderia ser descrito como o resultado de manipular esses componentes, o que é algo trivial em uma mixagem. Do ponto de vista técnico de cada fone, a equalização não é universal já que cada driver tem um limite físico de operação em faixas de frequências diferentes, e que incluem esse aspecto de "dinâmica", ou melhor descrito como resposta transiente. Pessoalmente, nunca gostei do resultado dessas curvas de EQ que manipulam toda a faixa de frequência. Percebo um efeito que soa muito pouco natural, como se houvessem problemas de fase e ressonâncias se cancelando. Mas, no "menos é mais" o EQ pode ajudar e muito, mas abordando faixas mais amplas e não ficar querendo corrigir de 1 em 1Hz de porque está fora da curva.

  • @lucas.harada
    @lucas.harada 2 года назад +4

    Para encontrar um fone que você gosta, não faz sentido só olhar o gráfico. Mas se você já gosta de um fone e quer algum no mesmo estilo, me parece coerente procurar por um fone com gráfico parecido.

  • @ZaclavineFumador.
    @ZaclavineFumador. 2 года назад +3

    Acho que o leonardo deveria fazer os vídeos legendados. A colocar um título em inglês, tmb. Leonardo, você merece reconhecimento internacional entre a galera que curte fone de ouvido. Você é muito foda

  • @ModriGGer
    @ModriGGer 2 года назад +3

    Parabéns pelo conteúdo, absolutamente didático! 👏🏾👏🏾🎧💙

  • @felipebentopereira
    @felipebentopereira 2 года назад +2

    Amo esses vídeos mais técnicos!!😌

  • @matheusmcirino4255
    @matheusmcirino4255 2 года назад +4

    Léo, estou há uma semana com meu disco 2, jamais tinha tido qualquer fone que chegasse perto da qualidade de som dele. Sinto orgulho de saber que é um produto brasileiro, muito feliz com a compra, me vem fazendo tirar horas do meu tempo livre só pra parar e escutar uma boa música, simplesmente incrível. Parabéns pelo seu trabalho, tanto aqui no canal quanto na kuba e obrigado por me fazer ter interesse e entrar nesse mundo do áudio (ainda sou muito novato, mas já aprendi bastante com seus vídeos extremamente didáticos).
    Obs: Esperando review do moondrop chu, porque depois do vídeo do crinacle sobre ele fiquei curioso sobre a sua opinião kkk...

  • @Feliperost
    @Feliperost 2 года назад +2

    Caramba que vídeo sensacional.
    No fim das contas a subjetividade é o que manda. Resposta de frequência é um puta acessório pra tu sacar a proposta do fone mas o que vale é tu testar o produto e direcionar ele para os gêneros que tu curte. E se não puder testar, ler/assistir muito review pra se ter uma idéia, e não confiar somente no gráfico...

  • @Felipe_Ramone
    @Felipe_Ramone 2 года назад

    Vídeo excelente! Muito explicativo. Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  • @alphaloudmusic
    @alphaloudmusic 2 года назад +8

    na hora eu me lembro do Sharur, que odeia o Crinacle e planar magneticos e ele analisa fone só na base de gráficos kkkk

    • @MINDTHEHEADPHONE
      @MINDTHEHEADPHONE  2 года назад +7

      Pois é, mencionei ele no vídeo, Yunes! Eu DETESTO esse cara...

    • @alphaloudmusic
      @alphaloudmusic 2 года назад +2

      @@MINDTHEHEADPHONE é pq ainda to vendo o video, toda vez que vejo analise só de grafico me lembro dele kkk

    • @zwryy7622
      @zwryy7622 2 года назад

      O cara é um troll

    • @bunth786
      @bunth786 2 года назад

      Nao gente.
      Ele melhorou, virou um cara Harman agora.

    • @bunth786
      @bunth786 2 года назад

      H2u3h3u3h33h3

  • @sandropacheco8950
    @sandropacheco8950 2 года назад +13

    Perfeito ! A melhor forma de ter uma resposta plana é usar um gerador de tons e um equalizador de 2 8.a e ir ajustando a resposta para o seu ambiente, seu equipamento e seu corpo... mas quando chegar a uma resposta plana.... pode não gostar do que ouve :)

  • @souzasouza580
    @souzasouza580 2 года назад +1

    Mais um artigo referência . Parabéns!!!!

  • @antoniobezerra8965
    @antoniobezerra8965 2 года назад +2

    Mais um vídeo de extrema qualidade. Bom demais!!

  • @marianojferreyra
    @marianojferreyra 2 года назад +1

    Gostaria de uma abordagem que analisa um médico especialista do tímpano humano, com as as perdas de frequências por conta da idade e experiências auditivas pelo tempo, com respostas de frequências de fones, que se para alguns são um pouco agressivos como mencionados para os Sendy Audio Aiva e para mim com 48 anos, são agudos extremamente detalhados e não fatigantes. Esta é uma abordagem que nunca vi nenhum reviewer fazer, o que traria uma referência diferente para que é um hobista como eu interessado em como os fones podem soar em cada etapa da idade dos indivíduos.

  • @vincere13
    @vincere13 2 года назад +5

    Melhor coisa q eu fiz foi aprender a analisar a opinião dos reviewers e levar em conta a subjetividade de cada um. Se o HBB diz que tem muito agudo, já sei que não vou gostar, se o Leo diz que tem muito grave, já sei que tem potencial , e assim vai… kkkkkkkkk. Facilita muito a vida. Recomendo a todos que puderem, comprar fones baratos que seguem tunings diferentes e criar seu próprio gráfico ideal, fiz isso com o meu bl03, cra,e hermit dqsm, e isso ajudou muito a comprar meu primeiro high end.

    • @RenamBrandao
      @RenamBrandao 2 года назад

      Estou nessa busca de fones baratos com curvas diferentes para entender qual é mais próxima de meu gosto pessoal e, aí sim, comprar um fone intermediário. Já estou esperando o CRA. Vou ver quais as referências de curvas desses que você citou.

    • @vincere13
      @vincere13 2 года назад +1

      @@RenamBrandao Bl03 tem graves mais equilibrados, médios mais melódicos, e agudos mais recuados, meio que como parte dos médios. O Hermit já tem os agudos mais detalhados, mas medio graves e graves mais recuados - presentes o suficiente e com ótima qualidade. E o CRA é minha referência de V, bastante sub grave, graves e médios bem presentes, e agudos com bastante ganho pra elevar vocais e criar definição e detalhamento (demais pra mim). Acabei desgostando bastante do CRA por conta da elevação de vocais excessiva e a sonoridade “suja” dos graves, e meu gráfico ficou basicamente os agudos e sub graves do Hermit com os medios do bl03, o que deu basicamente um t3+, que foi o que eu comprei, e estou apaixonado, valeu totalmente a pena fazer os experimentos.

    • @RenamBrandao
      @RenamBrandao 2 года назад

      @@vincere13 Uau! Que processo interessante. Os avaliadores bem que poderiam divulgar uma lista de fones básicos com tonalidades diferentes e respectivas referências hrtf's. O que você vai fazer com o bl03 e o hermit? não quer vender? Ataulizando: acabei de ver no vídeo do Leo sobre o Bl03 que ele tinha uma tríade desses fones de entrada: ZES 10 pro, Kbear f1 e o Tin T2. Qual seria a tríade dele de hoje?

  • @felipemalhame
    @felipemalhame 2 года назад

    Você foi muito feliz na sua avaliação, o corpo faz toda diferença, ruídos externos também fazem toda diferença para a experiência, me atrevo a dizer que até o fato de estar se movendo de forma brusca ou não, também faça diferença.

  • @astakimi
    @astakimi 2 года назад +2

    Este é o famoso embate entre objetivistas e subjetivistas, que nunca vai acabar. Como unir duas percepções subjetivas (neutralidade e prazer) com algo objetivista (uma curva de SPL vs frequências). É como tentar quantificar o sabor de um alimento ou bebida. E o Leonardo nem mencionou as palavras distorção, coerência temporal e coerência de fases. Parabéns por trazer este assunto e torná-lo acessível para a vasta maioria dos hobbistas, com um nível de detalhes e conceitos muito bom.

  • @estevammenezespenko9181
    @estevammenezespenko9181 2 года назад

    Cara, que vídeo top. Eu nunca comento nada por preguiça mas seus vídeos merecem! Parabéns!

  • @bruno_shibata
    @bruno_shibata 2 года назад

    Que vídeo incrível, e que aula!! Como alguém que tá se aprofundando no hobby de forma mais, achei super informativo esse vídeo, e bate muito com a minha atuação profissional, que é análise de dados. Assim como números de um gráfico ou dashboard não dizem tudo, os gráficos de fones vão na mesma linha. Não se pode analisar somente uma visão que você poderá ter uma visão errônea dele... e de fato, já me peguei várias vezes vendo um gráfico e pensando que o fone não vai bater muito com o que eu gosto, porém depois de ouvir ele eu mudo totalmente de opinião.

  • @JunJunMusume
    @JunJunMusume 2 года назад

    Excelente vídeo e ponderações. Eu entro no hobby há alguns anos mas confesso que a única vida que entendo direito é de aproveitar a minha música. Parte de mim até gostaria de aprender a ler os gráficos, dar adjetivos pra cada tipo de áudio, etc. mas no fim das contas isso nunca fica acima de aproveitar a música em si.

  • @uNNoia
    @uNNoia 2 года назад +1

    Cara é brabo demais!
    Eu costumo ler review, ver vídeo reviews, olho gráfico... Mas sei que o teste final sempre será ouvindo e pode contradizer tudo o que li e ouvi.

    • @joelstoppa
      @joelstoppa 2 года назад

      Eu tbm penso assim, mas acho que pelomenos 75% vai ser o q o povo do Review/ gráfico mostrou pra vc sabe ?

    • @uNNoia
      @uNNoia 2 года назад

      @@joelstoppa Sim, se tiver muita gente com a opinião parecida, vai parecer sim hehehe, uma boa porcentagem.

  • @caio3670
    @caio3670 2 года назад

    Muito obrigado Leo pela explicação, havia ficado feliz com o vídeo do Dave2d, sobre o áudio do MacBook a partir dos gráficos de medições mas entendo q não é o único parâmetro a ser avaliado.

  • @djbrandao
    @djbrandao 2 года назад +1

    Sempre foi um corolário da música como um todo (inclusive, me foi dito por um GRANDE engenheiro de áudio): "Você vê ou ouve áudio?" - observando que ele não se tornou grande sem conhecer toda a teoria, mas tinha a virtude de saber quando o ouvido dizia o oposto das boas práticas de mixagem. Gráficos são legais. Pontos fora da curva também.

  • @thiagodejesusguitarrista1591
    @thiagodejesusguitarrista1591 2 года назад

    Seu vídeo é muito esclarecedor. Parabéns pelo conteúdo!!

  • @kevinw0lf
    @kevinw0lf 2 года назад +1

    Vídeo sensacional! Apesar de longo, concordo plenamente e acho que esses reviewers que tem dado tanta ênfase a conformidade de uma frequência de resposta a um determinado target estão dividindo o mercado em opiniões mais extremistas. Mesmo que sempre haja divergência de opiniões eu acho que precisamos levar mais em conta que todo mundo ouve de uma forma diferente.
    Ainda assim dou muito mais valor pra uma curva Harman, que não só vê uma forma única de neutralidade, mas tenta minimizar as diferenças entre um grupo maior de ouvintes.

  • @Patricia.castro84
    @Patricia.castro84 2 года назад

    Por isso a gente admira tanto você, Léo. Vc tem muito conhecimento, tem didática pra passar e compartilhar seu conhecimento e sempre com muita honestidade e ética! Parabéns pelo trabalho, cara! P.s: meu Kuba Ovo chegou - deixando meu Disco protegido e cheiroso 🤗🥰

  • @matiaserp
    @matiaserp 2 года назад +1

    Masterclass do Léo, parabéns! Só um micro-adendo: todos pensam em caixas de som com resposta plana em câmara anecoica como sendo o ideal, mas Toole fez o excepcional trabalho de mostrar como dispersão lateral e vertical em salas de som chegam até o ouvinte, e a resposta é linear decrescente. Um pelo em ovo, eu sei, mas só para não deixar passar. Parabéns mais uma vez!

    • @MINDTHEHEADPHONE
      @MINDTHEHEADPHONE  2 года назад

      Opa, não sabia disso, Matias! Bastante interessante!

    • @matiaserp
      @matiaserp 2 года назад

      @@MINDTHEHEADPHONE fonte: Sound Reproduction (3a edicao), figura 12.4d, Floyd E. Toole

  • @leonardobrunodasilveirasil3140
    @leonardobrunodasilveirasil3140 Год назад +1

    Muito legal. Obrigado

  • @a.henriquemoreira
    @a.henriquemoreira 2 года назад +1

    Crítico, bacana, elegante, pedagógico. S+ pra você.

  • @jpmacedo7120
    @jpmacedo7120 2 года назад

    Perfeito, Léo! Concordo contigo. E ainda tem um fator adicional complicador aí: a parte sensorial de cada pessoa difere da outra. Mesmo compensando as mudanças q o corpo de cada um impõe ao som, as pessoas ainda ouviriam o mesmo som de maneira diferente. Isso se dá pq o sistema nervoso de cada pessoa não processa as frequências sonoras de maneira igual e uniforme. Eu tenho uma sensibilidade maior ou menor em determinadas faixas de frequência q diferem das demais pessoas. Basta fazer uma audiometria completa p perceber essas diferenças. Então, p eu ouvir exatamente o q o artista q gravou a música quis transmitir, eu precisaria ter uma caixa de som ou fone q compensassem as minhas “perdas” e os meus “ganhos” em cada faixa de frequência específica. Pensar nisso p cada pessoa me parece utópico. É como cada avaliador criar uma curva e acreditar q ela é a melhor. Talvez seja a melhor p o seu criador. E seria interessante q cada um deles produzissem fones p si seguindo suas curvas. P mim, espero q a indústria continue a produzir diversas tomalidades e q eu possa ouvir o mesmo som de maneiras tão diferentes tanto qto eu mudo de opinião e de humores. Pois, minha sonoridade ideal varia com o tempo e com as emoções.
    Forte abraço!

  • @cleidson7340
    @cleidson7340 2 года назад

    Sua ótica sempre muito descente cada vez mais gosto do canal já comprei alguns fones por ter visto sua avaliação e sim realmente foi muito importante para a escolha e sim eu continuo sempre que posso lógico comprando outros para justamente ouvir o resultado em outros estilos de música . Parabéns pelo canal .

  • @marcostorres3719
    @marcostorres3719 2 года назад

    Sempre uma aula!!! Parabéns Léo

  • @tiagomendessozzimiguel3590
    @tiagomendessozzimiguel3590 2 года назад

    Parabéns pelas suas análises! Comprei o Vesper depois de sua análise. Aguardando ele chegar

  • @ottoinfomusic
    @ottoinfomusic 2 года назад

    Muito interessante Leo, a galera é capaz de sair não mão mesmo por causa de áudio, mas são muitos parâmetros, é muita subjetividade. Eu como técnico tento fazer um som bonito, impactante, marcante, embora a neutralidade é importante pra ouvir música.

  • @matert
    @matert 2 года назад +4

    Vai fazer review do kz sks? Se tiver interesse, tenho um para chegar e te empresto para fazer o unbox e review.

    • @MarvinCriste
      @MarvinCriste 2 года назад +2

      Tô ouvindo o Vídeo com ele ... Spoiler... O Léo iria curtir

    • @rewp234
      @rewp234 2 года назад +2

      N entendo a motivação de comprar os true wireless da KZ, prefiro um ZS 10 pro con o módulo bluetooth deles

  • @TheLpd1
    @TheLpd1 2 года назад +2

    Tô muito curioso pra um Review seu do Etymotic er2se justamente por causa daquele que não deve ser mencionado. Sempre tive um pé atrás, não é possível q seja tão maravilhoso assim

    • @shared29
      @shared29 2 года назад

      O shaurur ? ( n sei o nome dele direito )

    • @RodrigoMatsuura
      @RodrigoMatsuura 2 года назад

      Eu tenho um e cara ele é realmente muito bom, primeiro fone com um pico nos agudos perceptível mas que não incomoda como os KZ pra mim, foi o melhor in-ear que já usei

    • @temporoyale6251
      @temporoyale6251 2 года назад

      @@shared29 provavelmente

  • @MarvinCriste
    @MarvinCriste 2 года назад +2

    Ô Chu-Chu, Belo vídeo, mas cadê o Review do Chu ?

    • @danilorezende4231
      @danilorezende4231 2 года назад

      Ansioso também pela análise do Léo por esse fone. O meu, independente da avaliação, já está a caminho

  • @dylansantos5958
    @dylansantos5958 2 года назад +2

    Leozin manja muito de áudio, tu é doido irmão

  •  2 года назад

    SEU MELHOR VÍDEO QUE JÁ ASSISTI. PARABENS!

  • @lucasmelodesouza87
    @lucasmelodesouza87 2 года назад +1

    Boa noite, Léo!
    Me chamo Lucas e sou um entusiasta de headphones (apesar de não entender muito da parte tecnica hehehe) e acompanho o Mind The Headphone a algum tempo.
    A quase um ano venho tentando solucionar um "problema" em relação ao fone que utilizo em minha desktop. Procuro, sempre que possível fugir de fios, optando pelos modelos wirless (com dongle) ou bluetooth.
    Pensando nisso, montei uma maquina para utilizar no trabalho e lazer, mais precisamente, jogos. Separei um valor extra para uma placa dedicada ao wifi e bluetooth (Fenvi AX3000), pensando justamente nessa parte dos periféricos sem fio.
    Ocorre que eu nunca consegui fazer os fones bluetooth funcionarem sem delay. Seja em jogos vídeos no youtube ou qualquer mídia de audio/vídeo, é gritante o delay, tornando impossível o uso.
    Já testei modelos como:
    - BlitzWolf - FYE7
    - Pamu Slide Mini
    - Edifier X3
    - HyperX Cloud Buds
    Não obtive êxito com nenhum deles.
    Existe alguma configuração que eu deva fazer que solucione esse problema? Ou isso se deve ao fones, realmente, podendo algum outro modelo funcionar corretamente?
    Peço desculpas pela mensagem super longa.
    Agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho magnifico. Sem dúvidas, o
    MIND THE HEADPHONE é o melhor canal sobre headphones do RUclips.
    Grande abraço!

  • @renildormc2234
    @renildormc2234 2 года назад

    Leo muito bom o vídeo, cara gosto muito do seu conteúdo, comprei o moondrop Chu tô muito ansioso. Faz um vídeo de um bom dongle dac para celular e aproveitar o máximo dos fones.

  • @gumiho.c
    @gumiho.c 2 года назад +3

    quando vai ter review do chu?

  • @everydayjustme
    @everydayjustme 2 года назад

    Todo vídeo é uma lição pra vida toda. Obrigado! PS: Quero review desse relógio!

  • @lucco87
    @lucco87 2 года назад

    Melhor vídeo do canal. Parabéns!

  • @josebatista2281
    @josebatista2281 2 года назад

    Seu trabalho é digno de nota, parabéns. Raros são os críticos que demonstram conhecer todo o cenário ligado à reprodução de música. É difícil conviver com aqueles que, fanáticos por caixas acústicas, cabos de força mágicos, cabos de caixa elevados etc., julgam ser os entusiastas por fones de ouvido ignorantes a respeito da "verdadeira" audiofilia... e vice-versa! Por mim, creio que a única diferença importante entre audição com caixas ou com fones, reside no "impacto", ou seja, na onda sonora que atinge o estômago! Exagerar em um ou outro tipo de reprodução sonora só nos faz ficar mais pobres e afastados daquilo que é essencial: apreciar a música.

  • @milton4760
    @milton4760 2 года назад

    Leonardo está correto. Há inúmeros fatores envolvidos na qualidade sonora, e que vão muito além de um gráfico. Nem mesmo uma caixa de som ou fone neutros são representativos sobre correção, já que as gravações costumam levar em consideração a enorme variedade de aparelhos onde serão tocados. É por isso que uma gravação pode soar totalmente sem graça em caixas e fones neutros, caso a música tenha sido gravada com as compensações necessárias para ser tocada em um falante com curva em V ou aparelhos bass head.

  • @pedrockc
    @pedrockc 2 года назад +1

    Não pude deixar de lembrar de um equalizador do Android chamado Neutralizer. Eu não sei absolutamente nada a respeito da parte técnica dele, mas parece que o app faz uma espécie de Audiometria e cria uma curva individualizada baseada no resultado. Então não é exatamente sobre o HRTF, mas o conforto auditivo de cada um.

  • @leandrooliveira3715
    @leandrooliveira3715 2 года назад

    Que aula ! Interessante como a audiofilia vai além do simples ato de ouvir música, aprendendo muito com você Léo, parabéns! Uma coisa que reparei de uns tempos pra cá foi a questão do burn-in em fones... Sei que você tem um vídeo antigo falando sobre a não necessidade disso, mas vendo alguns reviews em outros canais ouvi dos avaliadores que o fone avaliado foi testado depois do burn-in, e recentemente comprei um TRN MT1 e no manual recomendava que fosse feito o procedimento... Acho que seria assunto pra mais uma aula hein Léo, abraço

    • @RenamBrandao
      @RenamBrandao 2 года назад

      Já tem um vídeo sobre isso no canal.

  • @LeoPrauchner
    @LeoPrauchner 2 года назад +2

    O melhor exemplo seria ter citado qualquer Grado. No papel, deveria ser terrível, na prática, incrível.

  • @fpcawolff
    @fpcawolff 2 года назад

    Parabéns, Leo.

  • @eduardodouglas2350
    @eduardodouglas2350 2 года назад

    Vídeo excelente, agora quem é o maluco que o Léo prefere não citar o nome?

  • @maenaka11
    @maenaka11 2 года назад

    Sensacional! De forma leiga, nunca acreditei na existência de um fone que leve aos nossos ouvidos, o som natural de um ambiente, qualquer que seja, ou o som 100% fidedigno de instrumentos gravados num estúdio. Essa explicação do Léo, corrobora a falta de fé que sempre tive nesse sentido. Eu como músico, me preocupo em fazer uma equalização correta onde a tônica é fazer com que o ouvinte ouça todos os instrumentos com timbragem cativante. Ou seja, tenha pelo menos a compreensão do real universo de tudo que foi utilizado na música. Agora, querer ou esperar que o ouvinte ouça exatamente o que foi gravado... é impossível.

  • @mario_calouro
    @mario_calouro 2 года назад +1

    O proprio Crinacle quando estava divulgando o ZEX PRO (fone que ele mesmo fez o tuning) ja deixou claro na epoca que ele fez os graves com um pouco mais de ganho em relação à curva IEF Target (curva tbm dele proprio), pois, nas palavras dele: "A controlled bass is fun!". Então resumindo graficos, não existe uma unica verdade universal sobre... existe preferencia (junto à parte cientifica, claro).

  • @fillipeportilho5449
    @fillipeportilho5449 2 года назад

    Pô, deixou a gente curioso sobre o youtuber pinscher. Dá uma dica pra gente ver qualé, a gente gosta de passar raiva e vergonha alheia kkk

  • @luan048_8
    @luan048_8 2 года назад

    Léo, na lista de recomendação de earphones, teria como você adicionar um tópico para earphones "gamer" (especialmente os com microfone)? (o público gamer agradece)
    Como de praxe, excelente conteúdo.

  • @Majoris_VY
    @Majoris_VY 2 года назад +2

    Excelente vídeo como sempre, uma dúvida quem puder me responder, o Kuba Disco se aproxima de qual tipo de curva de frequências?! o Kuba Disco pode ser classificado como um fone de qual sonoridade?!

    • @revisilva2223
      @revisilva2223 2 года назад

      ............... dúvida respondida. Obrigado pelo seu like e sua atenção.

    • @jimmypage1708
      @jimmypage1708 2 года назад +2

      Olha o review do Kuba no "Musicafe" do Antenor aqui no RUclips.

  • @eliaaragao623
    @eliaaragao623 2 года назад +4

    Eu sei quem é esse cara aí do 16:02 minutos, ele disse q o CCA CRA é horrível só olhando o gráfico kkkkk, como vc disse, ele parece um adolescente raivoso, ele se acha o dono da verdade.

    • @MatheusAlves-ue5vy
      @MatheusAlves-ue5vy 2 года назад

      Quem é esse ser?

    • @Lucas_Stradeus
      @Lucas_Stradeus 2 года назад +1

      @@MatheusAlves-ue5vy Sharur. Ele é gringo. Mas se souber inglês, assista com moderação.

  • @robertokostov2905
    @robertokostov2905 2 года назад

    Simples e didático sobre um tema que aparentemente é uma caixa preta para a maioria. Parabéns mais uma vez pela excelente didática.

  • @digocarv
    @digocarv 2 года назад +3

    Peguei mt bem quem é esse cara que tanto ama o fone da Etymotic. De tão chato tive que arrumar uma extensão pro youtube pra não ver mais os vídeos dele em resultado de pesquisa, recomendados, etc. Me irritava demais.

    • @_Llira
      @_Llira 2 года назад

      tapoxa quem q é?

    • @digocarv
      @digocarv 2 года назад

      @@_Llira Já falaram o nome dele aí em outros comentários

    • @_Llira
      @_Llira 2 года назад

      @@digocarv descobri ja

  • @Geek2
    @Geek2 2 года назад

    Salve Léo! Um dos temas que mais aguardava!

  • @alvaropontes8284
    @alvaropontes8284 2 года назад

    Conteúdo irretocável. Leo, obrigado por dar voz aos que comungam de suas idéias.

  • @athosandree
    @athosandree 2 года назад

    Vídeo de alto padrão como sempre 👏🏻👏🏻

  • @gyurko
    @gyurko 2 года назад

    Acho que o Crinacle fez um vídeo sobre essa ideia de "o som que o artista quis"

  • @AcabouOSuco
    @AcabouOSuco 2 года назад

    Pra pergunta do titulo, eu curto muito a resposta do Oratory: dificilmente as nossas cabeças, orelhas e ouvido interno são iguais aos modelos usados no GRAS, por melhores que esses modelos sejam!
    Agora, opinião não solicitada: eu curto o movimento de mensuração e publicização dos gráficos de resposta de frequência, mas nem sempre gosto das pessoas quem conduzem esse movimento. Pro consumidor, principalmente se tiver uma noção da própria target E se o avaliador for bem claro sobre a target que usa no review, ter o gráfico de RF dá uma ideia geral boa sobre o que esperar do fone. Isso é ainda mais útil hoje em dia, em que é bem complicado achar lugares onde a gente possa testar de fato o equipamento e acaba tendo que comprar às cegas.
    Vídeo sensacional, Leo! Extremamente importante trazer essas discussões pra comunidade!
    PS: ~16:00min do vídeo, esse cara é negativamente famoso no r/headphones, hahahaha

  • @vyrusthekingimortal9249
    @vyrusthekingimortal9249 2 года назад

    eu sempre tentei observar a opinião dos avaliadores como algo a se pensar sobre o fone que talvez possa comprar, agora mudei minha opinião!kkkk

  • @LawDuarte
    @LawDuarte 2 года назад

    Sensacional.
    Eu acho que seria muito legal se a gente tivesse a opção de ouvir todo mundo a música como foi gravada da mesma forma com fones e caixas flats e aí quem quisesse também compraria os fones X, caixas Y, amplificadores, etc que mais agradasse o seu gosto.
    Esse final de semana eu tava vendo vídeos antigos seus vi um que perguntava algo do tipo "Equalizar é pecado?".
    Eu acho ok você equalizar um pouquinho pra te agradar mais ou talvez porque o seu equipamento tem determidadas faixas do audio muito sobressaltadas e você precisa corrigir isso com a equalização pra deixar mais próxima da gravação.
    Porém pra mim o problema vem se essa equalização distorcer o sentido da gravação. Que nem eu na adolescência que comprei meu primeiro sistema 2.1 e tudo que eu queria ver era o subwoofer funcionar loucamente.
    Abria o equalizador do WinAmp e um outro "redondinho", que eu não lembro o nome, e jogava os graves lá pra cima.
    Algumas músicas distorciam muito do original e eu gostava. Outras eu sentia que eu estava estragando a música.

    • @LawDuarte
      @LawDuarte 2 года назад +1

      PS: Acho hiper valido releituras de DJs e produtores mudando o tempo e equalização da música.
      Há não ser que faça que nem o Sambô que regravou Sunday Bloddy Sunday, uma música tristíssima num "rítmo alegre".

  • @luizmeier
    @luizmeier 2 года назад

    [...] por isso a importância de estudar e entender bem como equalizadores funcionam.

  • @dakdaniels
    @dakdaniels 2 года назад

    Seria interessante um vídeo sobre como podemos cuidar dos nossos ouvidos para ouvir melhor por mais tempo. Tenho vontade de fazer aquelas limpezas em otorrino, será que ajuda a ouvir mais frequências? Muito obrigado.

  • @FelipeCastrop
    @FelipeCastrop 2 года назад +2

    Já começou a aula....... Silêncio turma 🤫

  • @antoniosetz1354
    @antoniosetz1354 2 года назад

    Parabéns Leonardo, assunto muito importante e muito bem explicado, como sempre. De fato, as curvas de resposta em frequência não são confiáveis, mesmo quando realizadas com o mesmo equipamento e metodologia. Como exemplo, tenho o Variations e o Timeless. Se você comparar as respostas dos dois feitas pelo Crinacle, vai achar que são muito parecidas. No entanto, para os meus ouvidos, o Timeless tem bem mais agudos que o Variations. Para mim, o Timeless tem o equilíbrio tonal que me agrada completamente, já no caso do Variations, uso EQ. E esse é o ponto. Por que tanta discussão sobre algo que é tão fácil alterar ao gosto de cada um?

  • @dasuino
    @dasuino 2 года назад

    só uma correção!! se vc quer ouvir o que o artista gravou e mixou só no ambiente que foi feito aquilo. por que mesmo 100% neutro nao tem como vc sentir a mesma sonoridade!!!

  • @jpsc2312
    @jpsc2312 2 года назад +2

    O sharur é totalmente maluco. Percebi quando ele mudou de ideia totalmente em relação ao Er2se, acho que você parou de acompanhar mas agora depois de alguns twittes com o Sean Olive, agora ele acha que melhor fone do é o moondrop variations. E o er2se é horrível o que não faz o menor sentido sendo que mês passado ele falava que era o melhor do mundo kkkkkkk.

    • @vitorherold
      @vitorherold 2 года назад

      Sharur é esquizofrenico KKKKK

  • @G30RG3R315
    @G30RG3R315 2 года назад

    Como sempre, Leonardo lúcido falando de coisas subjetivas com muita classe

  • @vstudart
    @vstudart 2 года назад +7

    Uma das coisas que eu gosto muito do DMS é que nos reviews dele ele sempre dá espaço pra análise objetiva e subjetiva.
    O lance é que o canal dele é tão exageradamente audiofilo que fica nichado demais.
    Agora que ele foi pro headphone show vai ficar mais ainda.