Castelo de Porto de Mós
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- egundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.
O concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II, influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e à Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.
Em 1895 o concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho, mas sem a freguesia de Minde que juntou ao concelho de Torres Novas.
A vila recebeu foral de D. Dinis em 1305 e mais tarde recebeu o foral Manuelino de D. Manuel em 1515.[5]
Apenas uma ligeira correcção, o D. Fuas Roupinho não se escondeu, foi antes pedir auxilio às gentes de Santarem e das localidades vizinhas, quando voltava deparou-se com um cerco ao castelo, e ai sim decidiu esperar para fazer um ataque surpresa, capturando o Rei Gamir e o seu irmão, que entregou depois a D. Afonso Henriques em Coimbra. Dom Fuas Roupinho ou (Faroupim) foi tambem o primeiro Almirante Portugues tendo obtido as primeiras batalhas navais. ;)
Obrigado pela visita ao canal!!! Sempre bem vindo. Espero contar com a tua participação num próximo vídeo sobre a nossa Vila!!