Faço bacharelado em Física na UFRN, amo Física, antes fazia Licenciatura em Física, porém não gostei muito. Aqui no Brasil a ciência continua sendo algo que é deixado de lado. Mas acredito que um excelente profissional, jamais ficará sem emprego. Amei o vídeo ❤.
Eu que sou de ciências biológicas, tenho dificuldade nos cálculos, eu amo a ciências exatas, é tão incrível e lógico. Aquece o coração (mesmo sem entender nada).... Kkkkkk
Estou cursando Engenharia Florestal. Tem muita área relacionada à botânica, zoologia, topografia etc. Gosto muito dessas áreas; mas as exatas como cálculo, física e expressão gráfica... Aí tá de sacanagem meu...
Minha história é exatamente a MESMA do Felipe. Eu amei o ciclo básico, e odiei o ciclo específico. A diferença é que eu me acomodei e fiquei até o fim do curso (Engenharia de Produção). Agora depois de formado, passei no curso de física e vou fazer!
A Física Computacional criada em meados de 2010 e o upgrade para todos os físicos ali está muitas ferramentas utilizadas no trabalhos de plataforma servidores
Na UFOP, a grade do bacharelado em física é bem parecida com a da licenciatura. A principal diferença é que a carga horária da licenciatura é maior por causa das disciplinas específicas de ensino. Discordo quando ele diz que "o bacharelado é para quem quer ser físico", pois o licenciado é tão físico quanto. Mais umas quatro cadeiras e ele obtém os dois títulos, diferentemente do bacharelado, que você precisa fazer muito mais cadeiras para obter a licenciatura. A maioria dos professores da UFOP se formou na UFMG, USP, Unesp e, geralmente, as aulas têm o mesmo padrão da UFMG ou da USP. Com relação à reopção, no caso da física para as engenharias, é concorrida, mas é mais tranquilo, pois você elimina mais disciplinas indo da física para uma engenharia do que o contrário, pois as cargas horárias das físicas teóricas e experimentais dos cursos de física (bacharelado e licenciatura) são maiores. Inclusive, EDO e Álgebra Linear estão para serem implementadas na grade da licenciatura. No meu caso, fiz as duas como eletivas. Muitas vezes, o bacharel em física não sabe quase nada sobre ensino, e há disciplinas que são primordiais para um bom pesquisador. Infelizmente, os próprios alunos de bacharelado acabam achando, de maneira muito equivocada, que a licenciatura em física é mais fácil. Repito: com quatro ou cinco disciplinas a mais o licenciado obtém os dois títulos, já o contrário é mais difícil, com base na quantidade de conteúdo adicional. Um não é melhor do que o outro, e uma das coisas mais sensatas que vejo alguns professores defenderem é que os cursos deveriam ser um só, com ambas as especialidades, pois é muito relevante que um bom pesquisador seja um bom professor e vice-versa. E um outro lembrete: licenciado também pesquisa. :)
Aqui na UFC, onde estudo, apesar de termos uma diferença considerável entre as grades da licenciatura e do bacharelado, é bem comum que os alunos da licenciatura peguem muitas disciplinas no bacharelado como optativa. Também conheço uma boa quantidade de pessoas da licenciatura que fazem ou pretendem fazer mestrado acadêmico. Então, de fato, o que você disse é verdade: um licenciado é tão físico quanto um bacharel.
Muito boa sua abordagem. Estou cursando o 7° período de Eng Civil. (Pensei que era meu curso dos sonhos) porém, estou largando e já me matriculei para o curso bacharel em física * estou muito feliz por esta decisão.
Dica que ouvi de um grande sábio: "Se o que você ama fazer não vai pagar suas contas de forma satisfatória, faça o que ama somente após fazer o que paga suas contas, pois só se vive uma vez."
Formei em Licenciatura em Física em 2008, nunca atuei na profissão. Mas fico muito feliz em ver vídeos como estes hoje em dia. Parabéns pela suas escolhas. Curso diferenciado.
AI QUE DROGA me identifiquei muito com o discurso do Felipe, e o pior é que eu ainda faço engenharia, se eu quisesse ir pra física, não teria apoio nenhum. cheeeez, que coisa. Mas eu fico na dúvida entre física e matemática e pior é que já tenho 21 anos, mano. Vida acadêmica não é fácil hahahha
Forma em engenharia, pois já tem apoio e depois você faz física. Você conseguirá abater diversas disciplinas. E tem a opção da formação pedagógica também, caso a Licenciatura esteja de acordo com sua formação. Exemplo: Engenharia Química e formação pedagógica em Química ou Engenharia Física e formação pedagógica em Física.
Amei o vídeo, meu objetivo é cursar Física. Me formo ano que vem em Direito e durante o curso foi uma oscilação de amor e ódio, mas aconteceu algo parecido com ele, eu amei o início da faculdade, que foi meio que o "ciclo básico" das humanidades, como filosofia, sociologia (que eram de fato matérias que eu amava no Ensino Médio), mas quando entrou na parte específica do Direito só jesus... Mas continuei por questões de já ter um bom emprego garantido quando formar e não sou de uma família abastada para me jogar na incerteza tendo a estabilidade financeira iminente na minha frente, senão largaria agora e iria pra Física. Escolhi fazer humanas por teimosia, sempre gostei mais de exatas no Ensino Médio, mas é isso, não tenho pressa e em 2020 eu ingresso no curso que amo, Física ❤️ Aliás, eu acho que é até melhor assim, ter entrado na faculdade com 17 anos me fez perder muitas oportunidades por ser muito imaturo, acho que eu começar Física depois de já ter uma experiência universitária (e com 22 anos) vai ser até muito mais produtivo para mim.
Eu me identifiquei muito com a entrevista; tô no 3 ano do EM e sempre pensei em fazer engenharia mecânica mas acabei me identificando com fisica; espero fazer a licenciatura e gostar de ser professor
1) Pra dar aulas vc precisa de licenciatura? Não. Vc só precisa de licenciatura para dar aula no ensino público. Escolas particulares e cursinhos não exigem licenciatura. Vc pode muito bem ser professor tendo apenas o bacharelado. 2) A carreira do bacharel em física é diferente da carreira do licenciado em física? Não é bem assim. Se vc não sair do Brasil, o seu destino vai ser a sala de aula, seja no Ensino Médio, seja no Ensino Superior. Mesmo que vc queira ser pesquisador, aqui no Brasil todo pesquisador também é professor. 3) Emprego na área de engenharia está difícil? Verdade! Ainda assim, é (muito mais fácil)^2 do que o mercado de trabalho para o bacharel em física que quer ser pesquisador. Nem se compara. 4) Licenciatura em física te limita a dar aula? Não. Assim como qualquer curso superior, a licenciatura em física te permite fazer qualquer concurso que exija nível superior não específico. Isso inclui o banco. Porém, se vc quiser atuar na área de física (aqui no Brasil), vc vai estar destinado a dar aulas, seja no Ensino Médio, seja no Superior. 5) Sobre trabalhar em banco, em indústria ou na área de TI. Sim, é possível. Mas pense melhor. Se vc tem interesse em trabalhar num banco, vc pode cursar economia, contabilidade, administração... Se vc tem interesse em trabalhar na indústria, existe uma variedade enorme de engenharias pra vc escolher... Se vc quer trabalhar com programação, vc pode cursar ADS, sistemas de informação, engenharia da computação... Ainda que seja possível trabalhar nessas áreas, se vc não vai trabalhar com física, pq fazer o curso? Física está, sem dúvida, entre os 3 cursos mais difíceis de QUALQUER universidade. Se vc não respira física, melhor evitar sofrimento e ser feliz em outro curso (na boa). Obs: Ainda que vc opte pela licenciatura em física, vc pode perfeitamente seguir carreira acadêmica, ser pesquisador e dar aulas no ensino superior em qualquer universidade do país. Ou seja, o curso de licenciatura em física te permite fazer tudo o que o curso de bacharelado faz e AINDA dar aula em escola pública de Ensino Médio. Sem contar que a aula do professor que fez licenciatura costuma ser melhor que a aula do professor que só fez bacharelado.
Me enquadro exatamente nessa situação. Sou formado em Engenharia Mecânica e hoje vejo que deveria ter feito física. Ainda considero fazer, mas depois de formado, com conta chegando pra pagar e o trabalho consumindo sua alma dá um certo receio de fazer essa mudança. Hoje eu vejo que me interesso muito mais por como as coisas funcionam do que simplesmente reduzir custo de um produto, por mais que pra isso precise da física pra validar.
poxa, durante a época do Enem eu tava mt em dívida do q fazer, amo física e amo ensinar, mas n tenho paciência c aluno e tinha mt vontade de fazer pesquisa, aí eu fiquei mt em dívida e fui parar em ciência da computação (q eu tbm curto), talvez eu n tivesse escolhido isso se tivesse conhecido esse canal e visto esse vídeo na dois meses atrás
Parabéns pelo trabalho de Vocês. na minha juventude a gente tinha que sair do interior pra capital em busca de informação meio que na sorte, um tiro no escuro Eu e meus amigos fizemos prova na escola Técnica sem nem saber o que era o curso ,a aparada era ter uma oportunidade.... hoje nos somos Engenheiros e atuamos na área. Hoje a informação e oportunidades estão muito mais acessíveis é só querer...
No meu caso, eu era da área de TI, depois mudei para física bacharelado (fascinante), mas por motivos de empregabilidade, acabei indo para a licenciatura (embora continuasse pagando muitas matérias do bacharelado).
Atualmente curso engenharia mecânica, estou indo pro terceiro semestre e pensando em trocar por Matemática... Muitas dúvidas na cabeça ainda! Vou esperar o 5 semestre para ter certeza
Ju, você poderia fazer uma segunda parte do vídeo "como é ser um matemático? " (voltado para quem quer seguir a carreira acadêmica e se tornar um pesquisador ou professor universitário) ?
Sou estudante da Engenharía Fisica na UFSCar, que é interessante pois mistura o melhor do dois mundos. Tem as materias base da física, e uma grade ampla da engeharia em geral.
Oi! ”Faz” uma serie de videos sobre matematicos. A vida de Galois dava um romance de primeira. A de Euler entao...Fica a sugestao. Dah pra pesquisar no Google, mas voce como hostess seria incrivel. Abracos!
Pretendo iniciar licenciatura em física, cursei contábeis, atualmente sou contador, área pública e efetivo, pretendo dar aulas para aumentar minha renda, e no momento a melhor opção hj para mim será matemática ou física, avaliei os custos, na verdade tenho muita vontade de Direito, mas não é viável $$$$$....e como vou ter uma profissão a mais...acho que a física acaba sendo a melhor opção!
Física avança muito com a computação, e o tipo de soluções e requisitos são muito alto para estudantes universitários de outros cursos, há muito número de reprovação e desistencia
Não vamos nem comentar os engenheiros com habilitação em bacharel que vão dar aula de exatas sem nunca ter feito licenciatura. As disciplinas de pedagogia, como a Ju disse, são essenciais!
Discordo, tem muito monitor que nem formado é e consegue te ensinar mil vezes melhor que professores com Licenciatura. Da mesma forma, existem professores de ensino superior de áreas onde não existe licenciatura que são ótimos também. De todos os professores que eu tive na escola, somente uma meia dúzia eu considerei verdadeiramente boa, sendo que provavelmente a grande maioria tinha licenciatura. Me parece que os cursos de Licenciatura no Brasil fazem bem pouco pelos seus alunos.
O talento natural de cada um em saber se expressar de forma clara acaba fazendo a diferença. Embora os pedagogos insistam em defender que para tudo tem técnica. O discurso dos pedagogos é vazio.
Eu sou engenheiro, e realmente foi igual isso aí, só que no final aprendi a gostar de algumas matérias, mas não me vejo atuando. Pretendo terminar minha pós agora final do mês e dar aula.
Me identifiquei muito com o Felipe. Abandonei Engenharia Elétrica no 3° período. Eu amei o ciclo básico, mas nas específicas vi que não era pra mim. Agora vou solicitar transferência interna para Matemática.
Custei a tomar essa decisão e ela foi muito mal vista pela minha família e amigos a princípio. Imagina, trocar uma engenharia (carreira de sucesso na visão de muitos), para cursar Matemática? Que loucura! Aprendi que devemos seguir aquilo que gostamos e que de nada adianta tentar agradar aos outros se você não se sente feliz. Vou seguir a Matemática e espero me encontrar no curso.
@@rodrigoalmeida8063 Boa sorte, se for sua vocação real, não exite! Ficar em uma área que não te agrada só vai prejudicar seu desempenho. Pretendo cursar bacharelado em matemática também, inclusive já sei algumas matérias
Física é bem legal, só esqueceu de acrescentar que a física que aprende na faculdade está bem longe de ser a do ensino médio e que é difícil pra krl ! Cara álgebra linear e Cálculo são difíceis pra krl, fora que tbm a maioria dos alunos reprovam ksksksks, mas tirando isso é bem legal
É isso que não entendo. Por que tem tanta diferença assim de nível para o ensino médio? Será que não erraram na classificar o que é ensino fundamental, o que é ensino médio, o que é superior? Penso que talvez deveria ter um nível intermediário entre o nível médio e superior
@@willianoliveira9680 cara, ja refleti muito sobre isso -a reprovação de calculo-, perguntei ao meu professor de quimica sobre o assunto e ele me disse que apenas porque os alunos não vão a aula e não se entrega de forma verdadeira ao aprendizado. Acredito que esta resposta é sim aceitável, principalmente no brasil, tambem digo por conta propria, gosto de matemática desde do pré, mas nunca estudei, isso resultou em um bom desenvolvimento inicial quando comecei a estudar, mas um grau de dificiuldade relativamente alto quando avançava, porque eu não buscava entender/aprender, não me entregava de forma que iria sanar a minha ignorância, fazia e ainda faço oque os brasileiros fazem regularmente nas escolas, só reproduzo, mas não entendo e não aprendo de fato o raciocínio que a linguagem quer demonstrar. Se não gostou do meu palpite ou acredita que não é coerente com a realidade, peço que não fique bravo ou revoltado, pois tenho somente 16 anos e um turbilhão de conhecimentos para serem absrovidos.
Sou formado em Química licenciatura na estadual, já fiz especialização em química e estarei entrando no mestrado, desisti da engenharia química, pois eu pensei que seria todo o conteúdo de química e me enganei. Quanto ser se cientista nada em pede que um licenciado se torne um pesquisador ou cientista. Quando dar aula, acredito que seja apenas para o licenciado uma vez que o licenciado não pode a tua na indústria, logo os bacharelado não deve trabalhar na educação. Além disso os licenciado tem disciplinas que são das escolas de educação que são ferramentas necessária para quem quer a tua na educação.
Caraca, comigo aconteceu a mesma coisa, o pessoal odiava física e química e eu amo (eng civil), resolvi trancar agora no quinto período e vou pra física, obrigado pelo relato, me animou a ir para o que gosto de vez!
Eu faço Técnico de Informática no CEFET e to na mesma kkkkk gosto mt mais da Matemática e da Física pura do que delas aplicadas, vou tentar concluir o técnico com base na força do ódio
Eu também faço técnico em informática no IFSULDEMINAS, mas eu gostei muito de informática, tanto que quero fazer ciência da computação. Eu amo programação.
Cara, eu tô com uma história praticamente igual a do Felipe, faço Engenharia de Controle e Automação na UFMG, mas realmente não me vejo como engenheiro, só tô com uma dúvida enorme entre ir pra física ou pra ciência da computação
amei esse video, muito obrigado, estava em duvida entre fazer física ou química e no momento o que mais quero é física. Ganhou mais um inscrito e like S2
As perguntas que nos atormentam e que geram curiosidade parece que são as grandes norteadoras para escolhas profissionais. Ruim é se você não se faz nenhuma pergunta, todos são campos de conhecimento. Obs: destaque para o sotaque mineirissimo que deixou o vídeo mais interessante ainda.
Olha, me identifiquei demais. Tô na engenharia elétrica na UFG e tô transferindo pro bacharelado em física tbm aqui na UFG. Também acho a engenharia interessante, mas não curto muito a profissão.
Cara, legal tua história. Fiz quase a mesma coisa. Larguei Química (no sexto período), pois as partes que eu mais gostava de estudar sumiram no meio do curso. Além disso, não gostava da forma como explicavam os fenômenos, parecia meio falho, sei lá. O embasamento matemático e físico era fraco e isso me frustrava. Também achei a estrutura do curso mal montada, víamos Física 1 concomitantemente com Cálculo 1, sendo que este é um pré-requisito pra aquela. Neste ano, assim que sair minha nota no enem, corro pra Física.
Amei o vídeo. Minha história é muito parecida com a do Felipe. Estou cursando engenharia e estava com muita dúvida se trocaria para física. Agora tenho certeza que é isso que quero. Obrigada 😍 . Vocês são incríveis!!!
Eu também Haha Parei no 3 ano de eng química. Vamos nos inspirar em Marcelo Gleiser , ele também largou eng química para fazer física e hoje ele é o físico mais prestigiado do Brasil .
Obrigado pela frase motivacional, vou fazer 25y e não tinha pressa de fazer minha primeira faculdade mas agora tenho certeza, me arrepiei(juro) kkkkk Tenham sucesso, obrigado de novo. 👏❤️
Estou fazendo engenharia mecanica e tenho uns amigos que fazem física. Verdade seja dita, eu faço mais pergunta de física para do que faço de engenharia para os meus professores de engenharia
A história dele é parecida com a minha. Mas no meu caso eu terminei a engenharia por questões de honra haha. Hoje faço matemática e estou super feliz com minha escolha.
Cursei 4 semestres da engenharia em uma privada, passei em uma federal e não vou aproveitar quase nada, os currículos das federais mudam bastante em alguns aspectos.
Sou aluno, uma coisa que sinto falta nos professores de exatas em geral é a empatia, pq as vezes eles esquecem que ja foram alunos, fora que muitos não tem entusiasmo ou exemplos mais reais para explicar.
É isso que desanima bastante, é como se o mundo prático da engenharia fosse completamente diferente da teoria, eu estou no curso de automação industrial na etec e sinceramente as partes que eu mais aprecio é a teoria os cálculos etc.... Agora na parte prática parece que o jogo muda, não é que não tenha interesse na parte prática mas meu interesse é relativamente menor, mas fazer o que né?
"Queda Livre" mas conhecido atualmente como grandioso "Universo narrado"
O cara é bonito, tem uma didática fodida e é muito inteligente, DESGRAMADO!
Faço bacharelado em Física na UFRN, amo Física, antes fazia Licenciatura em Física, porém não gostei muito. Aqui no Brasil a ciência continua sendo algo que é deixado de lado. Mas acredito que um excelente profissional, jamais ficará sem emprego. Amei o vídeo ❤.
Eu quero ser físico nuclear eu devo fazer o curso de física e depois uma especialização?
@@YasminSilva-ej2yw sim
Matheus... Qual a diferença de licenciatura para bacharel???
@@Rob_Hen1 licenciatura pra dar aula e o outro é pra trabalhar na área...
A física no Brasil não é reconhecida como profissão, infelizmente não existe muitas opções de trabalho fora das salas de aula.
Eu sou um exemplo bizarro que foi pra medicina e voltou para matemática pela pesquisa. Adorei os vídeos! Parabéns
Conclui o curso de medicina ?
minha professora de física experimental a mesma coisa, fazia medicina e saiu antes de terminar o curso pra fazer física.
@@gabrieldemoura2191 se ele concluiu matemática bacharelado, provavelmente sim né kkk.
@@JorgeRahuviano no texto dele ele não deixou isso claro. Pode ter finalizado o curso de medicina ou não.
@@gabrieldemoura2191 Ele iria aplicar medicina sendo matemático ? Aí ele teria que ir para física e química também...
"Vc tem que conhecer os teus motivos para está ou não está alí. Assim vc toma sua decisão baseada em vc mesmo."
Eu que sou de ciências biológicas, tenho dificuldade nos cálculos, eu amo a ciências exatas, é tão incrível e lógico. Aquece o coração (mesmo sem entender nada).... Kkkkkk
também não sou boa, mas amo, acho matemática e física uma coisa muito chique haha
Minha situaçãokkk
Sim sksksksksksksk
Lkkkjkjfj
Estou cursando Engenharia Florestal. Tem muita área relacionada à botânica, zoologia, topografia etc. Gosto muito dessas áreas; mas as exatas como cálculo, física e expressão gráfica... Aí tá de sacanagem meu...
Parece com minha história, comecei com engenharia química porém troquei por bacharelado em física, estou muito satisfeita com minha escolha!
Ainda está na faculdade? Conseguiu emprego?
como você ta hj em dia? to doida pra saberrrrr
Aquele sotaque mineiro...
E como amamos!! Nosso cafezin e pão de queijo não se comparam a nada nesse Brasil!
Trem bom demais uai.... ❤️❤️❤️ E olha que sou da terra do leitE quENTE hahhahaha
Sou de BH, o sotaque dele é de interior
É mto fofinho escutar mineiro do interior, kkk jeitinho dele
@@SepiaSapien ai você q arriar Nordeste é melhor. Já comeu canjica, cuscuz, macaxeira, pamonha? Isso pq nem falei das praias
06:56 "...não tá fácil pra ninguém..." (14/01/2019)
Em 02/01/2020 tá pior do que estava em 14/01/2019...
22/03/2020 O carona tá fudendo mais ainda
e continua ferrando todo mundo
E agora tem ainda as vespas assassinas
@@stehcrr o ebola ressurgiu
Rapaz, parece que 2012 resolveu atacar em 2020
Up pros físicos
Alucart Origem up
up
Minha história é exatamente a MESMA do Felipe. Eu amei o ciclo básico, e odiei o ciclo específico. A diferença é que eu me acomodei e fiquei até o fim do curso (Engenharia de Produção). Agora depois de formado, passei no curso de física e vou fazer!
😂😂😂 mas o que tem haver física com engenharia de produção?
A Física Computacional criada em meados de 2010 e o upgrade para todos os físicos ali está muitas ferramentas utilizadas no trabalhos de plataforma servidores
Na UFOP, a grade do bacharelado em física é bem parecida com a da licenciatura. A principal diferença é que a carga horária da licenciatura é maior por causa das disciplinas específicas de ensino. Discordo quando ele diz que "o bacharelado é para quem quer ser físico", pois o licenciado é tão físico quanto. Mais umas quatro cadeiras e ele obtém os dois títulos, diferentemente do bacharelado, que você precisa fazer muito mais cadeiras para obter a licenciatura. A maioria dos professores da UFOP se formou na UFMG, USP, Unesp e, geralmente, as aulas têm o mesmo padrão da UFMG ou da USP. Com relação à reopção, no caso da física para as engenharias, é concorrida, mas é mais tranquilo, pois você elimina mais disciplinas indo da física para uma engenharia do que o contrário, pois as cargas horárias das físicas teóricas e experimentais dos cursos de física (bacharelado e licenciatura) são maiores. Inclusive, EDO e Álgebra Linear estão para serem implementadas na grade da licenciatura. No meu caso, fiz as duas como eletivas. Muitas vezes, o bacharel em física não sabe quase nada sobre ensino, e há disciplinas que são primordiais para um bom pesquisador. Infelizmente, os próprios alunos de bacharelado acabam achando, de maneira muito equivocada, que a licenciatura em física é mais fácil. Repito: com quatro ou cinco disciplinas a mais o licenciado obtém os dois títulos, já o contrário é mais difícil, com base na quantidade de conteúdo adicional. Um não é melhor do que o outro, e uma das coisas mais sensatas que vejo alguns professores defenderem é que os cursos deveriam ser um só, com ambas as especialidades, pois é muito relevante que um bom pesquisador seja um bom professor e vice-versa. E um outro lembrete: licenciado também pesquisa. :)
Aqui na UFC, onde estudo, apesar de termos uma diferença considerável entre as grades da licenciatura e do bacharelado, é bem comum que os alunos da licenciatura peguem muitas disciplinas no bacharelado como optativa. Também conheço uma boa quantidade de pessoas da licenciatura que fazem ou pretendem fazer mestrado acadêmico. Então, de fato, o que você disse é verdade: um licenciado é tão físico quanto um bacharel.
Muito boa sua abordagem.
Estou cursando o 7° período de Eng Civil. (Pensei que era meu curso dos sonhos) porém, estou largando e já me matriculei para o curso bacharel em física * estou muito feliz por esta decisão.
Ficou legal demais esse vídeo! Quem faz física é apaixonado por ela, não tem como não ser haha
Fiz engenharia elétrica. Mas sempre fui fascinado pela física, principalmente a teórica.
Dica que ouvi de um grande sábio: "Se o que você ama fazer não vai pagar suas contas de forma satisfatória, faça o que ama somente após fazer o que paga suas contas, pois só se vive uma vez."
Se eu for um físico, que viaja muito... Eu seria um físicoturista?
kkkkk
Nossa kkkkkk...
Vixiiiii que loucura se é burro do cara!
,mkkkkkkkkkkkk
@@shakiraimobiliarialopes241 hahahaha
Eu sou formado em Física na UEM e realizei meu sonho... amo Física, desvendar o desconhecido, descobrir coisas novas.
Formei em Licenciatura em Física em 2008, nunca atuei na profissão. Mas fico muito feliz em ver vídeos como estes hoje em dia. Parabéns pela suas escolhas. Curso diferenciado.
AI QUE DROGA me identifiquei muito com o discurso do Felipe, e o pior é que eu ainda faço engenharia, se eu quisesse ir pra física, não teria apoio nenhum. cheeeez, que coisa. Mas eu fico na dúvida entre física e matemática e pior é que já tenho 21 anos, mano. Vida acadêmica não é fácil hahahha
Nossa! Eu estou na mesma situação. E ai vc trocou?
Conseguiu trocar?
Forma em engenharia, pois já tem apoio e depois você faz física. Você conseguirá abater diversas disciplinas. E tem a opção da formação pedagógica também, caso a Licenciatura esteja de acordo com sua formação. Exemplo: Engenharia Química e formação pedagógica em Química ou Engenharia Física e formação pedagógica em Física.
Amei o vídeo, meu objetivo é cursar Física.
Me formo ano que vem em Direito e durante o curso foi uma oscilação de amor e ódio, mas aconteceu algo parecido com ele, eu amei o início da faculdade, que foi meio que o "ciclo básico" das humanidades, como filosofia, sociologia (que eram de fato matérias que eu amava no Ensino Médio), mas quando entrou na parte específica do Direito só jesus...
Mas continuei por questões de já ter um bom emprego garantido quando formar e não sou de uma família abastada para me jogar na incerteza tendo a estabilidade financeira iminente na minha frente, senão largaria agora e iria pra Física.
Escolhi fazer humanas por teimosia, sempre gostei mais de exatas no Ensino Médio, mas é isso, não tenho pressa e em 2020 eu ingresso no curso que amo, Física ❤️
Aliás, eu acho que é até melhor assim, ter entrado na faculdade com 17 anos me fez perder muitas oportunidades por ser muito imaturo, acho que eu começar Física depois de já ter uma experiência universitária (e com 22 anos) vai ser até muito mais produtivo para mim.
Luan entrou no curso de Física? Que achou? Estou na mesma situação que você, não gosto do Direito.
fez o curso?
Conseguiu fazer a faculdade de física?
Me interessei muito no vídeo! Tenho 13 anos e já quero decidir o que eu vou ser quando eu crescer
Que linda Clara! O céu é o limite para quem se esforça e sonha! Você vai longe. Continue assim com esses pensamentos.
Eu me identifiquei muito com a entrevista; tô no 3 ano do EM e sempre pensei em fazer engenharia mecânica mas acabei me identificando com fisica; espero fazer a licenciatura e gostar de ser professor
1) Pra dar aulas vc precisa de licenciatura?
Não. Vc só precisa de licenciatura para dar aula no ensino público. Escolas particulares e cursinhos não exigem licenciatura. Vc pode muito bem ser professor tendo apenas o bacharelado.
2) A carreira do bacharel em física é diferente da carreira do licenciado em física?
Não é bem assim. Se vc não sair do Brasil, o seu destino vai ser a sala de aula, seja no Ensino Médio, seja no Ensino Superior. Mesmo que vc queira ser pesquisador, aqui no Brasil todo pesquisador também é professor.
3) Emprego na área de engenharia está difícil?
Verdade! Ainda assim, é (muito mais fácil)^2 do que o mercado de trabalho para o bacharel em física que quer ser pesquisador. Nem se compara.
4) Licenciatura em física te limita a dar aula?
Não. Assim como qualquer curso superior, a licenciatura em física te permite fazer qualquer concurso que exija nível superior não específico. Isso inclui o banco.
Porém, se vc quiser atuar na área de física (aqui no Brasil), vc vai estar destinado a dar aulas, seja no Ensino Médio, seja no Superior.
5) Sobre trabalhar em banco, em indústria ou na área de TI.
Sim, é possível. Mas pense melhor.
Se vc tem interesse em trabalhar num banco, vc pode cursar economia, contabilidade, administração...
Se vc tem interesse em trabalhar na indústria, existe uma variedade enorme de engenharias pra vc escolher...
Se vc quer trabalhar com programação, vc pode cursar ADS, sistemas de informação, engenharia da computação...
Ainda que seja possível trabalhar nessas áreas, se vc não vai trabalhar com física, pq fazer o curso?
Física está, sem dúvida, entre os 3 cursos mais difíceis de QUALQUER universidade. Se vc não respira física, melhor evitar sofrimento e ser feliz em outro curso (na boa).
Obs: Ainda que vc opte pela licenciatura em física, vc pode perfeitamente seguir carreira acadêmica, ser pesquisador e dar aulas no ensino superior em qualquer universidade do país.
Ou seja, o curso de licenciatura em física te permite fazer tudo o que o curso de bacharelado faz e AINDA dar aula em escola pública de Ensino Médio.
Sem contar que a aula do professor que fez licenciatura costuma ser melhor que a aula do professor que só fez bacharelado.
Me enquadro exatamente nessa situação. Sou formado em Engenharia Mecânica e hoje vejo que deveria ter feito física. Ainda considero fazer, mas depois de formado, com conta chegando pra pagar e o trabalho consumindo sua alma dá um certo receio de fazer essa mudança. Hoje eu vejo que me interesso muito mais por como as coisas funcionam do que simplesmente reduzir custo de um produto, por mais que pra isso precise da física pra validar.
Curso Engenharia Física na Unicamp!! É bem legal!!
Curso de Astronomia!
Meu Maior Sonho🥺🥺💙
@@netuniano3860 o meu tbm, na usp
poxa, durante a época do Enem eu tava mt em dívida do q fazer, amo física e amo ensinar, mas n tenho paciência c aluno e tinha mt vontade de fazer pesquisa, aí eu fiquei mt em dívida e fui parar em ciência da computação (q eu tbm curto), talvez eu n tivesse escolhido isso se tivesse conhecido esse canal e visto esse vídeo na dois meses atrás
Eu quero fazer física e já engatar na astronomia ❤️
Amei o vídeo...
Somos dois !
@@wbeta-821 Três
4
AAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHhahahahahHahahah
Parabéns pelo trabalho de Vocês. na minha juventude a gente tinha que sair do interior pra capital em busca de informação meio que na sorte, um tiro no escuro
Eu e meus amigos fizemos prova na escola Técnica sem nem saber o que era o curso ,a aparada era ter uma oportunidade.... hoje nos somos Engenheiros e atuamos na área. Hoje a informação e oportunidades estão muito mais acessíveis é só querer...
No meu caso, eu era da área de TI, depois mudei para física bacharelado (fascinante), mas por motivos de empregabilidade, acabei indo para a licenciatura (embora continuasse pagando muitas matérias do bacharelado).
10:02 a 10:14
Ele definiu o motivo de eu ter saído de engenharia química pra estudar (atual momento) e fazer bacharelado de física e química
Desisti de eng química também no 5 período . Pelo mesmo motivo basicamente
Atualmente curso engenharia mecânica, estou indo pro terceiro semestre e pensando em trocar por Matemática... Muitas dúvidas na cabeça ainda! Vou esperar o 5 semestre para ter certeza
Ju, você poderia fazer uma segunda parte do vídeo "como é ser um matemático? " (voltado para quem quer seguir a carreira acadêmica e se tornar um pesquisador ou professor universitário) ?
Quem diria, Queda Livre...atualmente, Universo Narrado!
Faço engenharia de software e as vezes me pego nesse dilema, acho q essa duvida é normal quando é novo, a resposta vem com o tempo e atitude.
Eu sempre admirei um matemático/químico/físico. Principalmente um químico. Matéria densa do crl, pqp
Sou estudante da Engenharía Fisica na UFSCar, que é interessante pois mistura o melhor do dois mundos. Tem as materias base da física, e uma grade ampla da engeharia em geral.
Oi! ”Faz” uma serie de videos sobre matematicos. A vida de Galois dava um romance de primeira. A de Euler entao...Fica a sugestao. Dah pra pesquisar no Google, mas voce como hostess seria incrivel. Abracos!
Pretendo iniciar licenciatura em física, cursei contábeis, atualmente sou contador, área pública e efetivo, pretendo dar aulas para aumentar minha renda, e no momento a melhor opção hj para mim será matemática ou física, avaliei os custos, na verdade tenho muita vontade de Direito, mas não é viável $$$$$....e como vou ter uma profissão a mais...acho que a física acaba sendo a melhor opção!
Física avança muito com a computação, e o tipo de soluções e requisitos são muito alto para estudantes universitários de outros cursos, há muito número de reprovação e desistencia
Não vamos nem comentar os engenheiros com habilitação em bacharel que vão dar aula de exatas sem nunca ter feito licenciatura.
As disciplinas de pedagogia, como a Ju disse, são essenciais!
Discordo, tem muito monitor que nem formado é e consegue te ensinar mil vezes melhor que professores com Licenciatura. Da mesma forma, existem professores de ensino superior de áreas onde não existe licenciatura que são ótimos também. De todos os professores que eu tive na escola, somente uma meia dúzia eu considerei verdadeiramente boa, sendo que provavelmente a grande maioria tinha licenciatura. Me parece que os cursos de Licenciatura no Brasil fazem bem pouco pelos seus alunos.
O talento natural de cada um em saber se expressar de forma clara acaba fazendo a diferença. Embora os pedagogos insistam em defender que para tudo tem técnica. O discurso dos pedagogos é vazio.
meu professor de matematica é engenheiro e é o melhor professor da escola
no meu curso eles oferecem os 2, no caso estou formando em licenciatura e bacharel ao mesmo tempo, a única diferença é que vou ficar 1 ano a mais.
Fiz engenharia, até pos graduação, mas querendo voltar pra física, que era algo que eu queria de verdade..
Eu conheço uma licenciada em física que está terminando Doutorado em física de partículas, ela é pesquisadora..
Eu sou engenheiro, e realmente foi igual isso aí, só que no final aprendi a gostar de algumas matérias, mas não me vejo atuando. Pretendo terminar minha pós agora final do mês e dar aula.
Eu mesmo estou em dúvida em Matemática ou Física.
Aaaaaaahhh meu professor do Kuadro, gatérrimo inteligentérrimo mds
me identifiquei com esse cara.. fiquei assustada (faço eng mec)
E como vc está hoje, moça?
Me identifiquei muito com o Felipe. Abandonei Engenharia Elétrica no 3° período. Eu amei o ciclo básico, mas nas específicas vi que não era pra mim. Agora vou solicitar transferência interna para Matemática.
Custei a tomar essa decisão e ela foi muito mal vista pela minha família e amigos a princípio. Imagina, trocar uma engenharia (carreira de sucesso na visão de muitos), para cursar Matemática? Que loucura! Aprendi que devemos seguir aquilo que gostamos e que de nada adianta tentar agradar aos outros se você não se sente feliz. Vou seguir a Matemática e espero me encontrar no curso.
@@rodrigoalmeida8063 Boa sorte, se for sua vocação real, não exite! Ficar em uma área que não te agrada só vai prejudicar seu desempenho. Pretendo cursar bacharelado em matemática também, inclusive já sei algumas matérias
Story of my life haha Passei 3 anos fazendo engenharia civil, agora estou trocando pra minha linda e amada física
Física é bem legal, só esqueceu de acrescentar que a física que aprende na faculdade está bem longe de ser a do ensino médio e que é difícil pra krl ! Cara álgebra linear e Cálculo são difíceis pra krl, fora que tbm a maioria dos alunos reprovam ksksksks, mas tirando isso é bem legal
É isso que não entendo. Por que tem tanta diferença assim de nível para o ensino médio? Será que não erraram na classificar o que é ensino fundamental, o que é ensino médio, o que é superior? Penso que talvez deveria ter um nível intermediário entre o nível médio e superior
@@willianoliveira9680 cara, ja refleti muito sobre isso -a reprovação de calculo-, perguntei ao meu professor de quimica sobre o assunto e ele me disse que apenas porque os alunos não vão a aula e não se entrega de forma verdadeira ao aprendizado. Acredito que esta resposta é sim aceitável, principalmente no brasil, tambem digo por conta propria, gosto de matemática desde do pré, mas nunca estudei, isso resultou em um bom desenvolvimento inicial quando comecei a estudar, mas um grau de dificiuldade relativamente alto quando avançava, porque eu não buscava entender/aprender, não me entregava de forma que iria sanar a minha ignorância, fazia e ainda faço oque os brasileiros fazem regularmente nas escolas, só reproduzo, mas não entendo e não aprendo de fato o raciocínio que a linguagem quer demonstrar. Se não gostou do meu palpite ou acredita que não é coerente com a realidade, peço que não fique bravo ou revoltado, pois tenho somente 16 anos e um turbilhão de conhecimentos para serem absrovidos.
@Glzbbx eu entendi, talvez seja isso mesmo
Sou formado em Química licenciatura na estadual, já fiz especialização em química e estarei entrando no mestrado, desisti da engenharia química, pois eu pensei que seria todo o conteúdo de química e me enganei. Quanto ser se cientista nada em pede que um licenciado se torne um pesquisador ou cientista. Quando dar aula, acredito que seja apenas para o licenciado uma vez que o licenciado não pode a tua na indústria, logo os bacharelado não deve trabalhar na educação. Além disso os licenciado tem disciplinas que são das escolas de educação que são ferramentas necessária para quem quer a tua na educação.
Caraca, comigo aconteceu a mesma coisa, o pessoal odiava física e química e eu amo (eng civil), resolvi trancar agora no quinto período e vou pra física, obrigado pelo relato, me animou a ir para o que gosto de vez!
Já leu o livro O último teorema de Fermat?
OS AMORES DA MINHA VIDA EM UM VÍDEO
Menina, vc quer me matar?
Eu faço Física na UFPI eu a amo,nenhum profissional em nosso País é valorizado com bons salários excerto os Políticos que não são profissionais
Eu faço Técnico de Informática no CEFET e to na mesma kkkkk gosto mt mais da Matemática e da Física pura do que delas aplicadas, vou tentar concluir o técnico com base na força do ódio
printf("poxa ;-;");
Eu também faço técnico em informática no IFSULDEMINAS, mas eu gostei muito de informática, tanto que quero fazer ciência da computação. Eu amo programação.
Eu sou médico, e vou voltar a estudar para fazer o curso de física e matemática! Sou apaixonado!
Eu entrei agora na faculdade de física e esse vídeo me ajudou demais a controlar os nervos 😂😂🖤 amei mais uma inscrita
Camila Andrade Como ta sendo
Terei aulas na próxima semana apenas, sobre computação e geometria analítica, ainda não sei como vai ser pois a recepção de calouros será brevemente
Você vai fazer Lic ou bach
LF Degree bacharelado
Como ta sendo?
Cara, eu tô com uma história praticamente igual a do Felipe, faço Engenharia de Controle e Automação na UFMG, mas realmente não me vejo como engenheiro, só tô com uma dúvida enorme entre ir pra física ou pra ciência da computação
Que vídeo bom. Tava tão bom de assistir e tão informativo que quando eu percebi já tinha acabado. Parabéns e obrigado pelo conteúdo!
Obrigado, eu tava indeciso até agora mas você me ajudou a ver o que eu quero fazer
amei esse video, muito obrigado, estava em duvida entre fazer física ou química e no momento o que mais quero é física.
Ganhou mais um inscrito e like S2
As perguntas que nos atormentam e que geram curiosidade parece que são as grandes norteadoras para escolhas profissionais. Ruim é se você não se faz nenhuma pergunta, todos são campos de conhecimento.
Obs: destaque para o sotaque mineirissimo que deixou o vídeo mais interessante ainda.
Olha, me identifiquei demais. Tô na engenharia elétrica na UFG e tô transferindo pro bacharelado em física tbm aqui na UFG. Também acho a engenharia interessante, mas não curto muito a profissão.
Cara, roxo é a melhor cor do universo, eu adoro girafas e matemática e você é um amorr. Aaa, só queria dizer que seu canal é perfeito!! 💜
Adoro Química e Física sao áreas que me fascinaram de uns tempos para cá
Belo bate papo..ta show 👏🏽👏🏽
Faço Licenciatura Em Química e amooooooo!
Cara, legal tua história. Fiz quase a mesma coisa. Larguei Química (no sexto período), pois as partes que eu mais gostava de estudar sumiram no meio do curso. Além disso, não gostava da forma como explicavam os fenômenos, parecia meio falho, sei lá. O embasamento matemático e físico era fraco e isso me frustrava. Também achei a estrutura do curso mal montada, víamos Física 1 concomitantemente com Cálculo 1, sendo que este é um pré-requisito pra aquela. Neste ano, assim que sair minha nota no enem, corro pra Física.
Amei o vídeo. Minha história é muito parecida com a do Felipe. Estou cursando engenharia e estava com muita dúvida se trocaria para física. Agora tenho certeza que é isso que quero. Obrigada 😍 . Vocês são incríveis!!!
Vocês são meus orgulhos de ser .
comigo aconteceu igual. Estou migrando de Engenharia Química para a Fisica bacharelado
Eu também Haha
Parei no 3 ano de eng química.
Vamos nos inspirar em Marcelo Gleiser , ele também largou eng química para fazer física e hoje ele é o físico mais prestigiado do Brasil .
Cara o canal do Felipe se chamava Queda Livre?! taí uma coisa q eu não sabia
Muito bom fiz o mesmo mudei de engenharia mecânica ... Para física...e tô curtindo muito ..vlw
vídeo maravilhoso!! indo pra licenciatura de física na ufrj ♥️
Obrigado pela frase motivacional, vou fazer 25y e não tinha pressa de fazer minha primeira faculdade mas agora tenho certeza, me arrepiei(juro) kkkkk
Tenham sucesso, obrigado de novo. 👏❤️
Julia eu pintei meu cabelo das mesmas cores, n to crendo
Eu to mt feliz
fço o 6 ano ... E gosto de estudar e... GOSTO DE APRENDER
Mano se nn e tão especial assim por gostar de aprender,te recomendo a pegar alguns livros e ir stras se voce realmente gosta
Amo Matemática e Física.
Tô no 2° ano e quero fazer Engenharia Física
comecei na engenharia, fui pra física e me apaixonei pela econofísica, agora to indo pra economia hahha
Kkk ja eu fui o contrário, sei desde que eu tinha 5 anos que queria ser matemático e agr to fazendo bacharelado, e acho q nunca vou mudar
Estou concluindo Física pela UFPI e Ciências da Natureza pelo IFPI e sou formado em Matemática pela UFPI
Sou da engenharia mas amo física, eu gosto dos dois na verdade, mas queria me aprofundar mais na física e na matemática.
Estou fazendo engenharia mecanica e tenho uns amigos que fazem física. Verdade seja dita, eu faço mais pergunta de física para do que faço de engenharia para os meus professores de engenharia
Obrigado, simplesmente obrigado
O curso de física permite fazer concurso público para perito criminal POLÍCIA FEDERAL E POLÍCIA CIVIL. Salário médio de 13 mil
Atualmente estou terminando o IFBA, sou meio maluco quero cursar Física, mas antes quero ciência da computação
A história dele é parecida com a minha. Mas no meu caso eu terminei a engenharia por questões de honra haha.
Hoje faço matemática e estou super feliz com minha escolha.
Cursei 4 semestres da engenharia em uma privada, passei em uma federal e não vou aproveitar quase nada, os currículos das federais mudam bastante em alguns aspectos.
Já aprendi muito com ele. Dupla grandiosa
Boa noite Professores por gentileza como ser um bom professor de Física estou começando agora é não estou encontrando ajuda 😔
Sou aluno, uma coisa que sinto falta nos professores de exatas em geral é a empatia, pq as vezes eles esquecem que ja foram alunos, fora que muitos não tem entusiasmo ou exemplos mais reais para explicar.
começo a cursar física esse ano na UEM
Está gostando?
UEMA?
Ewerthon Moreira UEM - universidade estadual Maringá
Identifiquei-me com ele. Comecei Eng Mecânica mas larguei pra fazer física, pois é o que eu gosto.
Iniciar física bacharelado após os 35 influencia nas oportunidades? Não sei se na área de exatas cidade conta, ainda mais física 😬.
L. em Física é lindo!!
eu quero muito fazer fisica, mais eu nao sei qual area de fisica.como por exemplo: fisica mecanica e etc
É isso que desanima bastante, é como se o mundo prático da engenharia fosse completamente diferente da teoria, eu estou no curso de automação industrial na etec e sinceramente as partes que eu mais aprecio é a teoria os cálculos etc.... Agora na parte prática parece que o jogo muda, não é que não tenha interesse na parte prática mas meu interesse é relativamente menor, mas fazer o que né?