Não acho necessário, realmente e mas estética pra mim. Só com o ajuste de pestana pra deixar as cordas macias e a troca de cavalete e alma que fiz com você meu instrumento melhorou muito. Ainda vou trocas as cordas rsrsrs... parabéns vocês e um excelente profissional William...❤❤❤
Verdade, Willian! Há um tempo, fiquei bitolado em querer trocar o verniz de meu violino com o propósito de "mudar, revolucionar o seu som", pensando que era isso que faltava, porém assistindo os seus vídeos e tocando em outros violinos, alguns de autor, oficina e fábrica, percebi que o que melhora o som de fato é um bom ajuste e troca das cordas. Nada de "meu violino é de fábrica, mas troquei o verniz e agora está melhor que os de autor" isso não é verdade e acredito que nunca será. As diferenças de construção e qualidade dos materiais utilizados são gritantes e tem um abismo entre eles. Resumindo, permaneço com o verniz original e estou na esperança de economizar e comprar algo melhor no futuro.
Tenho um Eagle VE 441 e troquei o verniz. Não gostei do que veio na fábrica, são vernizes muito grossos. Um excelente Luthier fez o serviço pra mim e ficou PERFEITO. Som melhorou sim, ficou mais aveludado, abriu o som. Goma laca indiana.
Foi por causa do seu canal e a excelente informação que desisti dessa ideia de trocar o verniz do meu Eagle. Tava vendo que apartir dos 3.500 estão vendendo instrumentos de oficina em algumas lojas. Creio eu que sejam melhores violinos que o meu. E pelo valor do serviço é melhor ter paciência e investir num desses ou talvez um melhor.
William, meu Violino tem uns 30 anos. É um Violino Chinês, de madeira maciça. Ele soa bem e muitos gostam de tocar com ele, que tem bons graves e agudos. Porém seu verniz de uns tempos para cá vem descascando. Descascando mesmo, como soltando lascas ficando a madeira branca exposta. Que fenômeno seria este? Saberia explicar?
O meu violino, de autor, infelizmente teve que trocar o verniz, ele craquelou inteiro. Tentei contato com o luthier que fez o meu violino pra ele mesmo refazer, de todas as formas, com pessoas que fizeram instrumentos com ele, e fiquei sabendo que também tiveram o mesmo problema e sem sucesso de contato com o autor. Enfim, por saber de tudo isso, me doeu a alma ter que trocar o verniz dele, apesar dessa troca ter melhorado a sonoridade (troquei só o verniz mesmo).
O ajuste tonal é um processo da construção de um instrumento, agora a tal da harmonização que o pessoal fala, vou deixar um vídeo para você assistir ruclips.net/video/wHb0L7YF1-o/видео.html
Olá, Willian! Que ótimo vídeo! Poderia falar o que seria o verniz natural que tanto falam por aí? Digo em relação aos violinos de fábrica e se o verniz PU fosco bem fino é melhor que os brilhantes mais grossos.
Verniz natural seria os que usamos na luteria clássica, verniz a álcool ou verniz a óleo, ambos são ótimos e tem as características necessárias para o melhor funcionamento do instrumento, já o PU não é feito para instrumentos musicais
A Paz de Deus! Irmão existe algum violino profissional com bom custo benefício, sei que na maioria das vezes necessita de ajustes mais por gentileza me tire essa dúvida.
@@WillianVasconcellosLuthier Irmão é que gostaria de comprar se assim Deus permitir um Violino profissional mais não posso comprar um muito caro e tipo queria se tiver ao alcance uma opinião sobre uma marca bem conceituada nacional com bom custo beneficio e excelente qualidade sonora.
Em uma situação vale muito a pena trocar o verniz: quando você troca o instrumento, com verniz , por outro que já vem com verniz bom. Olha que legal 😅. Facinho. Troca o verniz com o instrumento junto.
@@TheJoaop54 me mande teu zap pra mim pra você escutar o som projetado do meu violino. Lembrando que coleciona violinos antigos. Aonde vou ele chama atenção dos ouvintes.
Já até mandei mensagem no insta por causa de um problema no cavalete da minha viola de fábrica no seu insta kkkkkkkkkkkk daqui a algum tempo espero poder comprar uma de autoria sua. Sucesso!
Já ouvi dizer que retocar o verniz pode abafar um pouco o som,mas eu fiz o contrário para experimentar, lixei o violino com uma lixa fina só para tirar um pouco o brilho pois não gosto muito de violino que tem brilho sou mais adepto do fosco se parece mais com os antigos,mas me decepcionei porque achei que lixando abriria mais o som não tava preocupado com estética.,tem alguma explicação pra isso.
recentemente adquiri um violino de fábrica alemã; pessoalmente sou contra trocar de verniz, mas nesse caso, o tampo tava muito machucado, e o verniz muito detonado; além disso, o verniz do tampo diferia do resto do violino; queria mandar fotos do antes e depois, mas não sei como se faz isso aqui.
Olá, caro Willian. Estimo que esteja bem!!! Uma pergunta: Ha 7 anos atrás contratei este trabalho de troca de verniz, somado com a troca de cavalete, cordas e retirada de excesso de madeira, paguei pouco mais de R$ 2.000,00 A pergunta é: Vc acha que fiquei no lucro? Ou deveria ter pego logo um de oficina? Obrigado. Fica com Deus!!!
Olá, colega. Quando se fala nestes níveis (fábrica, oficina/ateliê e autor) não é só a procedência. É a qualidade dos materiais envolvidos. A fábrica faz na forma, medidas, etc...tudo certinho. Imagine, os trabalhadores fazem N vezes as mesmas coisas e uma hora passam a fazer bem feito. Mas o material é de ordem fabril, logo não tem necessidade qualitativa e sim de baixo custo e por consequência a menor qualidade. Sou aluno de luthieria, ajustes e pequenos restauros, e mesmo de início já peguei vários mutilados por estas "harmonizações" e "ajustes tonais" por aí. Estou com um desses comigo e vou pegar peças para consertar. Era um Eagle, agora é um instrumento com verniz mal feito e com madeiras expostas, arranhões proundos feitos de propósito, pestanas mal feitas, espelho que foi recolado torto e está rachando. Resultado: fora os ajustes, substituição de espelho, pestana, cavalete, alma, etc... Colocaram um cavalete tão mole que... olha... E com carimbo à fogo. Tudo mal feito Sai caro no curto e longo prazo Um outro também chegou a mim com a alma no meio do instrumento, entre os pés do cavalete. Resultado, um vinco igual de calça no meio do tampo. Quaaase que racha, se não vier a rachar no futuro. Fora outras coisas que não foram consertadas ppr verba. Essas madeiras de instrumentos de fábrica são mais moles e não vão gerar o mesmo som que outros níveis nem em um milhão de anos 22 anos tocando violino Música na vida desde os 4 15 anos de guitarra e violão E agora aprendiz de luteria por gosto mesmo e ainda sim o pessoal quer porque quer. Quer transformar Steiner em Stradivari Isso sai caro. Quem não sabe acaba sendo vítima desse tipo de picarethier. Estelionato, na minha opinião. Quem sabe e ainda acredita... aí é...sei lá. Em fim, por definição, por características únicas do instrumento acústico friccionado, a qualidade vem com muito custo. Não adianta. Ex. Tem instrumentos alemães antigos do pós guerra que são uma bela porcaria São O Eagle Deutsche São o Gianini da Alemanha e o pessoal trata como se fosse o original Steiner Paga $8000 pila e reclama: "ain, mas o Rolim do fulano está com mais som. Eu: lógico, o Rolim é melhor que este. 🤷 Não é porque tem uma bandeira que o torna bom. Não é porque é caro que também é automaticamente bom Eu tenho um chinês de oficina do Ebay ou fábrica plus e o pessoal acha que é autor antigo Ajustado e bem construído ninguém acredita que é China Igual o Wilian falou Se não atende mais, junta e troca. Vende o estudante para outro estudante, junta ums miau e cartão de crédito e pega instrumento melhor. Modo Brasil Com o que tem, ajusta, manutenção, cordas ok, investe num arco, troca a crina regularmente, breu bom... Voìla, seu som já melhora. Abç.
Você acha que vale a pena a troca de verniz?
Não acho necessário, realmente e mas estética pra mim. Só com o ajuste de pestana pra deixar as cordas macias e a troca de cavalete e alma que fiz com você meu instrumento melhorou muito. Ainda vou trocas as cordas rsrsrs... parabéns vocês e um excelente profissional William...❤❤❤
Obrigado
Verdade, Willian!
Há um tempo, fiquei bitolado em querer trocar o verniz de meu violino com o propósito de "mudar, revolucionar o seu som", pensando que era isso que faltava, porém assistindo os seus vídeos e tocando em outros violinos, alguns de autor, oficina e fábrica, percebi que o que melhora o som de fato é um bom ajuste e troca das cordas.
Nada de "meu violino é de fábrica, mas troquei o verniz e agora está melhor que os de autor" isso não é verdade e acredito que nunca será.
As diferenças de construção e qualidade dos materiais utilizados são gritantes e tem um abismo entre eles.
Resumindo, permaneço com o verniz original e estou na esperança de economizar e comprar algo melhor no futuro.
Exatamente
Tenho um Eagle VE 441 e troquei o verniz. Não gostei do que veio na fábrica, são vernizes muito grossos. Um excelente Luthier fez o serviço pra mim e ficou PERFEITO. Som melhorou sim, ficou mais aveludado, abriu o som. Goma laca indiana.
👍🏻
Foi por causa do seu canal e a excelente informação que desisti dessa ideia de trocar o verniz do meu Eagle. Tava vendo que apartir dos 3.500 estão vendendo instrumentos de oficina em algumas lojas. Creio eu que sejam melhores violinos que o meu. E pelo valor do serviço é melhor ter paciência e investir num desses ou talvez um melhor.
Exatamente
William, meu Violino tem uns 30 anos.
É um Violino Chinês, de madeira maciça.
Ele soa bem e muitos gostam de tocar com ele, que tem bons graves e agudos.
Porém seu verniz de uns tempos para cá vem descascando.
Descascando mesmo, como soltando lascas ficando a madeira branca exposta.
Que fenômeno seria este?
Saberia explicar?
Provavelmente foi mal envernizado, procure um luthier para avaliação
Bom dia, o senhor poderia me indicar um profissional que faça um violino a mão.
Eu kkkkk, entre em contato através do nosso site
www.willianvasconcellos.com/
O meu violino, de autor, infelizmente teve que trocar o verniz, ele craquelou inteiro. Tentei contato com o luthier que fez o meu violino pra ele mesmo refazer, de todas as formas, com pessoas que fizeram instrumentos com ele, e fiquei sabendo que também tiveram o mesmo problema e sem sucesso de contato com o autor. Enfim, por saber de tudo isso, me doeu a alma ter que trocar o verniz dele, apesar dessa troca ter melhorado a sonoridade (troquei só o verniz mesmo).
Como disse, existem casos extremos que não tem jeito
William, você poderia falar sobre o Ajuste Tonal ? O que eles abrem o violino para fazer a aferição do tampo e fundo. Grato
O ajuste tonal é um processo da construção de um instrumento, agora a tal da harmonização que o pessoal fala, vou deixar um vídeo para você assistir
ruclips.net/video/wHb0L7YF1-o/видео.html
@@WillianVasconcellosLuthier muito obrigado willian
Eu comprei um violino de um amigo sem o verniz, ele foi retirado por esse amigo.
Mas é um bom violino. Ainda vou mandar pra envernizar.
Aí não tem jeito, já que está sem, terá que envernizar
Olá, Willian! Que ótimo vídeo! Poderia falar o que seria o verniz natural que tanto falam por aí? Digo em relação aos violinos de fábrica e se o verniz PU fosco bem fino é melhor que os brilhantes mais grossos.
Verniz natural seria os que usamos na luteria clássica, verniz a álcool ou verniz a óleo, ambos são ótimos e tem as características necessárias para o melhor funcionamento do instrumento, já o PU não é feito para instrumentos musicais
@@WillianVasconcellosLuthier agradeço pela explicação
Violino de oficina chinesa ou nao chinesa, a madeira envelhece igual violino de autor ou de luthier?
Toda madeira envelhece igualmente, mas isso não significa qualidade do instrumento
A Paz de Deus! Irmão existe algum violino profissional com bom custo benefício, sei que na maioria das vezes necessita de ajustes mais por gentileza me tire essa dúvida.
Amém, depende o que você considera profissional e o que considera caro
@@WillianVasconcellosLuthier Irmão é que gostaria de comprar se assim Deus permitir um Violino profissional mais não posso comprar um muito caro e tipo queria se tiver ao alcance uma opinião sobre uma marca bem conceituada nacional com bom custo beneficio e excelente qualidade sonora.
@@josieltonbrito6823 pegue um de oficina, já é bem superior aos de fábrica, porém mais em conta que de autor
@@WillianVasconcellosLuthier ok meu querido Deus abençoe grandemente
A Paz de Deus! Irmão vale apena os instrumentos Eagle Vk e se for qual vale apena?
Amém, são todos a mesma qualidade de madeira e construção, por tanto, são praticamente iguais, servem para iniciantes
@@WillianVasconcellosLuthier Deus abençoe meu querido
Fiz troca de verniz num ce300 ficou muuuuuito melhor😊
👍🏻
Em uma situação vale muito a pena trocar o verniz: quando você troca o instrumento, com verniz , por outro que já vem com verniz bom. Olha que legal 😅.
Facinho.
Troca o verniz com o instrumento junto.
🤣
Eu tenho um violino de fábrica que se iguala a um estradivarios original ou Guarnieri 😊
👍🏻
Kkkkkkkkk
@@TheJoaop54 me mande teu zap pra mim pra você escutar o som projetado do meu violino. Lembrando que coleciona violinos antigos. Aonde vou ele chama atenção dos ouvintes.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Já até mandei mensagem no insta por causa de um problema no cavalete da minha viola de fábrica no seu insta kkkkkkkkkkkk daqui a algum tempo espero poder comprar uma de autoria sua. Sucesso!
Será um prazer, espero ter respondido a mensagem, algumas acabam passando
Já ouvi dizer que retocar o verniz pode abafar um pouco o som,mas eu fiz o contrário para experimentar, lixei o violino com uma lixa fina só para tirar um pouco o brilho pois não gosto muito de violino que tem brilho sou mais adepto do fosco se parece mais com os antigos,mas me decepcionei porque achei que lixando abriria mais o som não tava preocupado com estética.,tem alguma explicação pra isso.
Você agrediu o verniz, além do aspecto estético, retoque é em detalhes de restauros, bordas, trincas, etc, nunca sobre o verniz existente
@@WillianVasconcellosLuthier Deus abençoe,por isso é bom dicas
Salve salve seu topppp
Salve meu querido
recentemente adquiri um violino de fábrica alemã; pessoalmente sou contra trocar de verniz, mas nesse caso, o tampo tava muito machucado, e o verniz muito detonado; além disso, o verniz do tampo diferia do resto do violino; queria mandar fotos do antes e depois, mas não sei como se faz isso aqui.
O problema é que acaba desvalorizando o instrumento, sinceramente eu não pegaria um instrumento com essa diferença
Willian, qual instrumento eu devo tocar?
Willian: Vás-com-Cello 😅
Hahah ótimo vídeo!
E o violoncelo é o instrumento que toco, juro que não foi por causa do nome 🤣🤣
@@WillianVasconcellosLuthier😂
Olá, caro Willian. Estimo que esteja bem!!! Uma pergunta:
Ha 7 anos atrás contratei este trabalho de troca de verniz, somado com a troca de cavalete, cordas e retirada de excesso de madeira, paguei pouco mais de R$ 2.000,00
A pergunta é: Vc acha que fiquei no lucro? Ou deveria ter pego logo um de oficina?
Obrigado. Fica com Deus!!!
Aliás: teve a troca de todos os acessórios e peças. E o instrumento era de fábrica e bem antigo.
Não tem como sair no lucro, pois o instrumento não vai deixar de ser de fábrica, por mais que seja bom
@@WillianVasconcellosLuthier Entendi. Obrigado pela resposta 😃👍🏼🙌🏻
Olá, colega. Quando se fala nestes níveis (fábrica, oficina/ateliê e autor) não é só a procedência. É a qualidade dos materiais envolvidos. A fábrica faz na forma, medidas, etc...tudo certinho. Imagine, os trabalhadores fazem N vezes as mesmas coisas e uma hora passam a fazer bem feito. Mas o material é de ordem fabril, logo não tem necessidade qualitativa e sim de baixo custo e por consequência a menor qualidade.
Sou aluno de luthieria, ajustes e pequenos restauros, e mesmo de início já peguei vários mutilados por estas "harmonizações" e "ajustes tonais" por aí.
Estou com um desses comigo e vou pegar peças para consertar.
Era um Eagle, agora é um instrumento com verniz mal feito e com madeiras expostas, arranhões proundos feitos de propósito, pestanas mal feitas, espelho que foi recolado torto e está rachando.
Resultado: fora os ajustes, substituição de espelho, pestana, cavalete, alma, etc...
Colocaram um cavalete tão mole que... olha... E com carimbo à fogo.
Tudo mal feito
Sai caro no curto e longo prazo
Um outro também chegou a mim com a alma no meio do instrumento, entre os pés do cavalete. Resultado, um vinco igual de calça no meio do tampo. Quaaase que racha, se não vier a rachar no futuro. Fora outras coisas que não foram consertadas ppr verba.
Essas madeiras de instrumentos de fábrica são mais moles e não vão gerar o mesmo som que outros níveis nem em um milhão de anos
22 anos tocando violino
Música na vida desde os 4
15 anos de guitarra e violão
E agora aprendiz de luteria por gosto mesmo e ainda sim o pessoal quer porque quer.
Quer transformar Steiner em Stradivari
Isso sai caro. Quem não sabe acaba sendo vítima desse tipo de picarethier. Estelionato, na minha opinião.
Quem sabe e ainda acredita... aí é...sei lá.
Em fim, por definição, por características únicas do instrumento acústico friccionado, a qualidade vem com muito custo. Não adianta.
Ex.
Tem instrumentos alemães antigos do pós guerra que são uma bela porcaria
São O Eagle Deutsche
São o Gianini da Alemanha e o pessoal trata como se fosse o original Steiner
Paga $8000 pila e reclama: "ain, mas o Rolim do fulano está com mais som.
Eu: lógico, o Rolim é melhor que este. 🤷
Não é porque tem uma bandeira que o torna bom.
Não é porque é caro que também é automaticamente bom
Eu tenho um chinês de oficina do Ebay ou fábrica plus e o pessoal acha que é autor antigo
Ajustado e bem construído ninguém acredita que é China
Igual o Wilian falou
Se não atende mais, junta e troca.
Vende o estudante para outro estudante, junta ums miau e cartão de crédito e pega instrumento melhor.
Modo Brasil
Com o que tem, ajusta, manutenção, cordas ok, investe num arco, troca a crina regularmente, breu bom...
Voìla, seu som já melhora.
Abç.