Resumo limpo transparente claro objetivo e bem explicado e ainda tem quem crítica Mark e nem parece que seus críticos são nada mais que mero empregados.
Que resumo maravilhoso!! Parabéns Breno, por todo conteúdo dessa síntese sobre esse grande pensador humanista que é e sempre será Karl Marx! 😍✊💪👣❤👌🖒👏👏👏
Que aula fantástica! Revi em 20 minutos "A História da Riqueza do Homem" (de Léo Huberman). Parabéns Breno, muito bem comemorado o aniversário do grande pensador da classe operária.
Também é da dimensão de nossa importância o tão mais que incomodamos; não nascemos pra importunar, importamos e isso é tudo... Somos a mais relevante e inquietante das reflexões permanentes onde pretendam a paz do conservadorismo. Nenhuma dor física, nenhuma tortura, é mais dilacerante e recorrente e assustadora o tempo todo e pra bem mais do que haja só em nossas gerações. Não cabemos nos corações dos nossos inimigos, pois a nossa involuntária dor, que lhes causamos, os aniquila e já ocupa todo espaço por lá. A pequenez do conservador reacionário burguês nunca nos convida, temem das suas reais consequências.
Só pode criticar Marx quem não o conhece. Dúvido que alguém que conhece a obra, as ideias, o raciocínio lógico, as análises sobre a sociedade, a política, as religiões, a economia. a visão esclarecedora, duvido que alguém poderá criticá-lo.
Bom dia Breno, os 200 anos de Engels (novembro 2020) passaram em brancas nuvens. A imprensa corporativa não quer que o povo tenham o minimo de conhecimento.
TODA LEGADO DE MARX É UM VENENO SOCIAL, UMA FRAUDE, SERVE UNICAMENTE PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É O MARXISMO: UM MANUAL DE MENTIRAS, ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, DOMINAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO, ESCRAVIZAÇÃO PARA A CONQUISTA DO PODER ABSOLUTO. O COMUNISMO SÓ EXISTE POR SER UMA PODEROSA FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER, QUE EXIGE APENAS A PSICOPATIA COMO PRÉ-REQUISITO, EXATAMENTE O QUE SÃO TODOS LIDERES COMUNISTAS! OS COMUNISTAS QUEREM VOCÊ NO COMUNISMO, PARA ELES VOCÊ É GADO, ELES VÃO VIVER VIDA DE BILIONÁRIOS E DEPOIS VÃO COLOCAR SEUS FILHOS E PARENTES NOS PONTOS CHAVE DO PODER E SE PERPETUAREM A CUSTA DA MISÉRIA DO POVO! AS MONTANHAS DE 120 MILHÕES DE CADÁVERES DE INOCENTES ENTRE 1917 E 2004 (GOOGLE: LIVRO NEGRO DO COMUNISMO) E É SÓCIO-FUNDADOR DO NARCO-TRAFICO NA AMÉRICA LATINA (GOOGLE: COCAÍNA VERMELHA PDF). O LEGADO DE MARX É IRMÃO GÊMEO DO LEGADO DE ADOLF HITLER, QUE A ESQUERDA TENTA PASSAR COMO DIREITA PARA JOGAR NOS OUTROS A PRÓPRIA SUJEIRA!
PARTE III Embora a máquina (a vapor) significasse a opressão real e imediata do trabalhador por “determinar”, a partir de então, a relação tempo/trabalho/produção, Karl Marx compreendeu, a frente de seu tempo, que não se tratava da máquina em si, mas da maneira pela qual ela era utilizada pela classe dominante: os donos dos meios de produção. Por isso, o maior defensor da classe trabalhadora, criticou o movimento Ludita (quebra-quebra das máquinas pelos trabalhadores ingleses no século XIX), declarando ser tal manifestação inútil e equivocada, pois a transformação dos meios de produção não poderia retroceder no tempo. Marx compreendia o processo de transformação das relações de produção como movimento histórico dotado de cientificidade, em contraponto à concepção definida por ele como utópica. Ou seja, o processo de transformação das relações de produção, impulsionado pela luta de classes, se projeta como movimento efetivo, concreto, materializado no tempo e no espaço, quando motivado pela compreensão e ação coletiva, racional e material, do processo histórico mais amplo: transformação das forças produtivas e dos meios de produção; e não meramente pela projeção de uma realidade ideal por atitudes, vontades ou ações individuais. Denominou de “socialistas utópicos” alguns afortunados que ousaram distribuir suas riquezas com os trabalhadores locais - atitude louvável, porém, ineficaz para transformação do sistema produtivo histórico-social. Assim, uma ação motivada apenas pela perspectiva utópica resulta na impossibilidade de efetivação do projeto revolucionário “utópico”, ou seja, na construção de uma realidade social “ideal”: sem classes, sem violência, sem miséria. O jovem Marx percebeu que a luta pela sobrevivência define o processo de transformação da história. Entretanto, o experiente Marx compreendeu que as forças produtivas e os meios de produção não são exclusivamente propulsores do processo de transformação. Em correlação, se faz necessário promover a extensão da consciência de classe, a formação política dos trabalhadores: a qual passa pela compreensão do processo de transformação dos modos de produção na história: o materialismo histórico dialético; bem como pela própria compreensão do(s) sujeito(s) em seu tempo (contexto) histórico. (...) AllexAllpin
Mark ajudou a explicar o capitalismo e isto foi maravilhoso,porque, a partir dai, todos se acham entendidos de capitalismo e comunismo.A pior coisa que existe,é não entender, oque acontece conosco e com a sociedade.Agora outros entendimentos, é outro departamento.Mark viveu nunca época muita atrasada, é isto era terrível.
PARTE II Dependendo do contexto político, do lugar do poder e da conveniência dos interesses econômicos da burguesia, os conceitos de liberdade e democracia assumem significados díspares e contraditórios, com o objetivo de confundir e impedir a compreensão do processo histórico. Invertendo o papel dos personagens políticos e modificando o significado original dos conceitos, a burguesia encerra uma verdade destrutível: não tem legitimidade de propósitos - promove alienação e violência para continuidade da acumulação capitalista e manutenção da dominação de classe. Justificar a hierarquia e a desigualdade nas relações sociais tornou-se, a partir de então, um exercício de manobra política que faz uso de recursos linguísticos cada vez mais dissimulados. Para a burguesia não é conveniente creditar aquilo que Karl Marx entendia ser princípio vital à existência humana: a vida somente é possível em sociedade. Quanto maior a divisão social do trabalho, maior a complexidade do modo de produção vigente e de suas relações humanas. Em outras palavras, o socialismo/comunismo, como sistema produtivo, está fundamentado conceitualmente na compreensão de que a sobrevivência humana resulta da condição (inalienável, sine qua non) de mutualidade ou interdependência entre os indivíduos. A vida em sociedade perpetua-se com qualidade quando seu sistema produtivo possibilita que a riqueza seja comum a todos. O saber que cria e constrói meios de produção é decorrente de processo social cumulativo, perpetrado por gerações e gerações de trabalhadores. Marx consegue perceber o caráter revolucionário da máquina a vapor (força motriz inovadora, cujo movimento energético apresentava maior autonomia de produção), ao mesmo tempo em que denuncia a alienação e a expropriação dos trabalhadores no processo de constituição (manufaturas/divisão do trabalho/perda do saber) e consolidação (máquina a vapor/perda do controle sobre o tempo de produção) do capitalismo industrial. A divisão do trabalho no processo de produção da mercadoria tem, pois, significação contrária à divisão social do trabalho na história. (...) AllexAllpin
O sonho dele era ser superior a Deus, pois o domínio da igreja que despertou inveja, depois se revoltou contra o capitalismo porque era a base da igreja católica...então começou a combatê-lo.
citação: “Marx não regressará como inspiração política para a esquerda até que se compreenda que seus escritos não devem ser tratados como programas políticos, mas sim como um caminho para entender a natureza do desenvolvimento capitalista”. (Carta Maior, “A crise do capitalismo e a importância atual de Marx”, entrevista Eric Hobsbawm em 29/09/2008).
TODA LEGADO DE MARX É UM CRIME PRÉ-MEDITADO, UMA FRAUDE, QUE SERVE UNICAMENTE PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É O MARXISMO: UM MANUAL DE MENTIRAS, ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, DOMINAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO, ESCRAVIZAÇÃO PARA A CONQUISTA DO PODER ABSOLUTO. É EXATAMENTE POR ISSO QUE CRIMINOSOS GLOBALISTAS COMO GEORGE SOROS, O CLUBE BILDENBERG, ONU, ENTRE OUTROS... CONSPIRAM CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, APOIANDO E FINANCIAM COM RIOS DE DINHEIRO A ESQUERDA MUNDIAL, PARA TOMAR PAÍSES DE SEUS POVOS E PROMOVER EUGENIA, DIMINUIR A POPULAÇÃO DE TODAS MANEIRA POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, ENTRE ELAS AUMENTANDO A CRIMINALIDADE, DOUTRINANDO HOMOSEXUALISMO, ABORTO, SABOTANDO A POLICIA, SUBVERTENDO VALORES, CORROMPENDO O ENSINO... A ÚNICA RAZÃO PELA QUAL O COMUNISMO EXISTE, É POR SER UMA PODEROSA FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO, SAQUEI-O, CONCENTRAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER, QUE EXIGE APENAS A PSICOPATIA COMO PRÉ-REQUISITO, EXATAMENTE O QUE SÃO TODOS LIDERES COMUNISTAS! OS GLOBALISTAS E SOCIALISTAS QUEREM VOCÊ NO COMUNISMO, ELES JAMAIS... PARA ELES VOCÊ É GADO, DEVE TRABALHAR MUITO E MORRER CEDO, ELES VÃO VIVER VIDA DE BILIONÁRIOS, ACIMA DA LEI E DEPOIS VÃO COLOCAR SEUS FILHOS E PARENTES NOS PONTOS CHAVE DO PODER E SE PERPETUAREM A CUSTA DA MISÉRIA DO POVO! ESSE CRIME CENTENÁRIO GEROU MONTANHAS DE 120 MILHÕES DE CADÁVERES DE INOCENTES ENTRE 1917 E 2004 (GOOGLE: LIVRO NEGRO DO COMUNISMO) E É SÓCIO-FUNDADOR DO NARCO-TRAFICO NA AMÉRICA LATINA (GOOGLE: COCAÍNA VERMELHA PDF). O MARXISMO É A SEITA DOS PSICOPATAS, DOS CRIMINOSOS, DOS MENTIROSOS E SEM ESCRÚPULOS, DOS QUE MATAM POR DINHEIRO E PODER. O LEGADO DE MARX É IRMÃO GÊMEO DO LEGADO DE ADOLF HITLER, QUE A ESQUERDA TENTA PASSAR COMO DIREITA PARA JOGAR NOS OUTROS A PRÓPRIA SUJEIRA!
Você não entende nada da vida de Marx e muito menos sabe o grande legado ele deixou, através do nazismo de Hitler, lenin e stalin . Para de ensinar mentiras as pessoas , através desse câncer social chamado Marx . Vai morar em cuba, Venezuela ou China . Vai falar do grande Karl Marx na polonia ,na Itália ou França . Não seja mais um hipócrita de apoiar uns ideais que não deram certo em lugar nenhum .
+VERDE e AMARELO Você fez um resumo. Seria bom se as pessoas olhassem os dois lados para analisar e decidir o que é melhor para os povos em geral. O uso mínimo da inteligência requer isto: olhe os dois lados. Olhe os fatos e suas consequências; analise e faça sua opção. Deus deu a todos nós total liberdade, mas devemos usar a nossa inteligência para usar a nossa liberdade. K. Marx teve liberdade e a usou para o mal, mas usou-a. Os comunistas não respeitam a liberdade individual, obrigando assim muitos povos a serem comunistas. Assim conta a História.
PARTE I Com quase duzentos anos de antecedência, Marx percebeu que pela primeira vez na história, a máquina, ao produzir mais em menos tempo e cuja transformação resultaria em processo de automação da produção, poderia resolver a questão primordial da necessidade material para sobrevivência humana, libertando o trabalhador do "labor intensivo", possibilitando, ao mesmo, tempo livre para, aí sim, evoluir, progredir enquanto ser social, dedicando-se ao saber, ao lazer, às artes, à criatividade, à organização do processo produtivo e à formação política em sociedade. Isto, obviamente, mediante a socialização da riqueza gerada pelos meios de produção. No contexto das revoluções burguesa e industrial, os liberais afirmaram ser o trabalho a fonte de riqueza “da nação”, em substituição à lógica mercantilista de acumulação dos metais preciosos. Pela primeira vez na história, o trabalho é concebido como atividade positiva, de dignificação. O ato de não trabalhar passa a ser, ideologicamente, associado a valores pejorativos (vagabundagem, vadiagem) e não mais uma condição de “nobreza”. Entretanto, é justamente nesse mesmo momento que, também, pela primeira vez na história, o controle do processo de produção da mercadoria (saber, tempo e ferramentas) sofre uma “transferência de poder”: sai das mãos do trabalhador para ser apropriado/controlado pelos donos dos meios de produção. Eis porque, no século XVIII, a Economia Política Inglesa reconhece a força de trabalho como fonte propulsora de riqueza, porém, não questiona por que o trabalho socialmente necessário se transforma em mercadoria (barata e descartável) na lógica capitalista? Somente Karl Marx fará este questionamento. (...) AllexAllpin
O problema é que só os burgueses sabem organizar e racionalizar a produção. O teóricos marxistas só sabem se ater a essa masturbação filosófica e nada produzem. Por isso as tentativas socialistas sempre fracassaram.
Prezado professor, Permita-me um adendo; O engraçado é que hoje o capitalismo virou praticamente uma religião, onde os seus seguidores até chegam a morte de tanto trabalho, mas é como um nirvana para essas pessoas. Só que o sistema ficou tão inteligente que, passou a ser chamado de preguiçoso aquele que não trabalha 12 horas por dia. Por que hoje ele alcunha o título de empreendedor . O novo pastor do capital, e ele nem sabe mais pra quem trabalha, e para onde vai os seus respectivos recursos financeiros.
"Toda idéia nova forçosamente encontra oposição e nenhuma há que se implante sem lutas. Ora, nesses casos, a resistência é sempre proporcional à importância dos resultados previstos, porque, quanto maior ela é, tanto mais numerosos são os interesses que fere. Se for notoriamente falsa, se a julgam isenta de conseqüências, ninguém se alarma, deixam-na todos passar, certos de que lhe falta vitalidade. SE PORÉM É VERDADEIRA, SE ASSENTA EM SÓLIDA BASE, SE LHE PREVÊEM FUTURO, um secreto pressentimento adverte os seus antagonistas de que constitui um perigo para eles e para a ordem de coisas em cuja manutenção se empenham. Atiram-se, então, contra ela e contra os seus adeptos. Assim, pois, a medida da importância e dos resultados de uma idéia nova se encontra na emoção que o seu aparecimento causa, na violência da oposição que provoca, bem como no grau e na persistência da ira de seus adversários." Allan Kardec
Se, como dizia o próprio Karl Marx, o critério válido da verdade é a prática, a experiência dos sangrentos e totalitários regimes socialistas nos deveria servir de aviso e lição...
É legal lembrar dos Estados; Burguês, Comunista, Fascista, Socialista, Democrático, Outro Tipo, etc. Para não ficarmos sempre contra o Estado. Ah, falando nisso, há também o Estado Anarquista!
RESULTADO DO MARXISMO;A URSS OU HOJE RUSSIA COM UMA TECNOLOGIA E CULTURA INCOMPARÁVEIS E A CHINA QUE MANTÉM DE UM LADO O CAPITALISMO E DE OUTRO O CONCEITO HEGEMÕNICO DO ESTADO QUE FUNCIONA COMO UM JUIZ ENTRE CAPITAL E TRABA LHO.DENG CHAO OPING FOI GENIAL.A BANDEIRA VERMELHA TREMULA PELOS MARES.O OCIDENTE APODRECIDO ESTÁ COM SEUS DIAS CONTADOS.ANGOLA E MOÇAMBIQUE ESTÃO COM OS CHINESES E OS PORTUGUESES QUE LÁ ESTIVERAM FORAM EXPULSOS A FERRO....
Críticas visando o alcance do vídeo: muito lenta tua narrativa, em 5min de vídeo não teve informações relevantes para capturar quem já tem familiaridade sobre o tema, e a abordagem inicial não prenderia quem desconhece ou é avesso ao tema. Entretanto, teu trabalho no geral é muito bom, parabéns pela iniciativa de levar o conhecimento adiante.
@@omundi é apenas uma pergunta porque você fala da teoria de Marks como se fosse a perfeição. Hoje vemos nosso país destruído por um governante vindo da classe operária, o qual está preso, graças a Deus, e que fique por longos anos.
Perguntamos antes: onde você leu tais coisas na obra de Marx? Aparentemente, a sua visão da obra de Marx está profundamente contaminada pela propaganda anticomunista e antimarxista. Marx é um grande pensador, como Freud, Adam Smith, Levi-Strauss. Mesmo a pessoa mais antimarxista usa, no dia a dia, mesmo que não saiba, conceitos que ele desenvolveu. Lula não é um comunista nem um marxista clássico, é um trabalhador com consciência de classe, apenas. A prisão dele é injusta e pode ser compreendida, sim, por alguns conceitos e discussões feitos por Marx - que escrevia em jornais alemães liberais do século XIX.
Obrigada por seu excelente poder de síntese, clareza e honestidade intectual!
O Professor Breno Altman ministra as melhores aulas de história que alguém poderia desejar. Poder de síntese, clareza etc.
Como é maravilhoso ouvir uma pessoa inteligente!
CARÍSSIMO BRENO ALTMAN! ONTEM FOI SEU ANIVERSÁRIO! MEUS PARABÉNS, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA! VOCÊ É IMPRESCINDÍVEL!
Resumo limpo transparente claro objetivo e bem explicado e ainda tem quem crítica Mark e nem parece que seus críticos são nada mais que mero empregados.
Finalmente pude assistir a este 20 minutos história! Obrigada!!!!!
Esse talento que só a sabedoria com conhecimento trás! Grata
Que resumo maravilhoso!!
Parabéns Breno, por todo conteúdo dessa síntese sobre esse grande pensador humanista que é e sempre será Karl Marx! 😍✊💪👣❤👌🖒👏👏👏
Que aula! Obrigada.
Aula maravilhosa!
Maravilhosa a aula. Parabéns pela iniciativa.
Isso tudo não passa de uma verdade, não fosse Karl Marx e Engels o que seriam dos trabalhadores de hoje?
Proletários de todo mundo univo-nos.....obrigado Breno
Grata pela contribuição na expansão dos meus conhecimentos.
Que aula fantástica! Revi em 20 minutos "A História da Riqueza do Homem" (de Léo Huberman).
Parabéns Breno, muito bem comemorado o aniversário do grande pensador da classe operária.
Muito bom conhecer e aprender consigo, grata!!!
Aula Show. . .
Excelente resumo do legado de Karl Marx e Engels, finalizando com os 5 pontos é perfeita. Parabéns.
Também é da dimensão de nossa importância o tão mais que incomodamos; não nascemos pra importunar, importamos e isso é tudo... Somos a mais relevante e inquietante das reflexões permanentes onde pretendam a paz do conservadorismo.
Nenhuma dor física, nenhuma tortura, é mais dilacerante e recorrente e assustadora o tempo todo e pra bem mais do que haja só em nossas gerações. Não cabemos nos corações dos nossos inimigos, pois a nossa involuntária dor, que lhes causamos, os aniquila e já ocupa todo espaço por lá.
A pequenez do conservador reacionário burguês nunca nos convida, temem das suas reais consequências.
Só pode criticar Marx quem não o conhece. Dúvido que alguém que conhece a obra, as ideias, o raciocínio lógico, as análises sobre a sociedade, a política, as religiões, a economia. a visão esclarecedora, duvido que alguém poderá criticá-lo.
Bom dia Breno, os 200 anos de Engels (novembro 2020) passaram em brancas nuvens. A imprensa corporativa não quer que o povo tenham o minimo de conhecimento.
muito obrigada pela aula # ProletáriosDoMundoUnívos liiindoo
.COMO SEMPRE ÍMPECAVEL!
TODA LEGADO DE MARX É UM VENENO SOCIAL, UMA FRAUDE, SERVE UNICAMENTE PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É O MARXISMO: UM MANUAL DE MENTIRAS, ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, DOMINAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO, ESCRAVIZAÇÃO PARA A CONQUISTA DO PODER ABSOLUTO.
O COMUNISMO SÓ EXISTE POR SER UMA PODEROSA FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER, QUE EXIGE APENAS A PSICOPATIA COMO PRÉ-REQUISITO, EXATAMENTE O QUE SÃO TODOS LIDERES COMUNISTAS!
OS COMUNISTAS QUEREM VOCÊ NO COMUNISMO, PARA ELES VOCÊ É GADO, ELES VÃO VIVER VIDA DE BILIONÁRIOS E DEPOIS VÃO COLOCAR SEUS FILHOS E PARENTES NOS PONTOS CHAVE DO PODER E SE PERPETUAREM A CUSTA DA MISÉRIA DO POVO! AS MONTANHAS DE 120 MILHÕES DE CADÁVERES DE INOCENTES ENTRE 1917 E 2004 (GOOGLE: LIVRO NEGRO DO COMUNISMO) E É SÓCIO-FUNDADOR DO NARCO-TRAFICO NA AMÉRICA LATINA (GOOGLE: COCAÍNA VERMELHA PDF).
O LEGADO DE MARX É IRMÃO GÊMEO DO LEGADO DE ADOLF HITLER, QUE A ESQUERDA TENTA PASSAR COMO DIREITA PARA JOGAR NOS OUTROS A PRÓPRIA SUJEIRA!
MARX, como sempre FRACASSO, FOME, MISÉRIA, LOUCURA E BANDIDOS NO PODER...
Uma maravilhosa aula de história! Estou gostando de estudar com você! ... agradeço por dividir conosco! Qual livro do Max teria que ler primeiro ?
Show de bola a aula! obrigado professor!!! ahazooou!
ADORO SUAS ANÁLISES!
Obrigado pelo vídeo.
Valeu!
Esperança que não se organiza morre ✊🏽
Ainda bem que vc está agra no youtube. Desejo sorte e agradeço a oportunidade. Abraços!
PARTE III Embora a máquina (a vapor) significasse a opressão real e imediata do trabalhador por “determinar”, a partir de então, a relação tempo/trabalho/produção, Karl Marx compreendeu, a frente de seu tempo, que não se tratava da máquina em si, mas da maneira pela qual ela era utilizada pela classe dominante: os donos dos meios de produção. Por isso, o maior defensor da classe trabalhadora, criticou o movimento Ludita (quebra-quebra das máquinas pelos trabalhadores ingleses no século XIX), declarando ser tal manifestação inútil e equivocada, pois a transformação dos meios de produção não poderia retroceder no tempo.
Marx compreendia o processo de transformação das relações de produção como movimento histórico dotado de cientificidade, em contraponto à concepção definida por ele como utópica. Ou seja, o processo de transformação das relações de produção, impulsionado pela luta de classes, se projeta como movimento efetivo, concreto, materializado no tempo e no espaço, quando motivado pela compreensão e ação coletiva, racional e material, do processo histórico mais amplo: transformação das forças produtivas e dos meios de produção; e não meramente pela projeção de uma realidade ideal por atitudes, vontades ou ações individuais.
Denominou de “socialistas utópicos” alguns afortunados que ousaram distribuir suas riquezas com os trabalhadores locais - atitude louvável, porém, ineficaz para transformação do sistema produtivo histórico-social. Assim, uma ação motivada apenas pela perspectiva utópica resulta na impossibilidade de efetivação do projeto revolucionário “utópico”, ou seja, na construção de uma realidade social “ideal”: sem classes, sem violência, sem miséria.
O jovem Marx percebeu que a luta pela sobrevivência define o processo de transformação da história. Entretanto, o experiente Marx compreendeu que as forças produtivas e os meios de produção não são exclusivamente propulsores do processo de transformação. Em correlação, se faz necessário promover a extensão da consciência de classe, a formação política dos trabalhadores: a qual passa pela compreensão do processo de transformação dos modos de produção na história: o materialismo histórico dialético; bem como pela própria compreensão do(s) sujeito(s) em seu tempo (contexto) histórico.
(...) AllexAllpin
TAMBÉM SOU HISTORIADORA! VOU LHE ENVIAR MINHA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE E MINHA HOMENAGEM AO KARL MARX. PEÇO DESCULPAS ANTECIPADAS PELA EXTENSÃO TEXTUAL!
Mark ajudou a explicar o capitalismo e isto foi maravilhoso,porque, a partir dai, todos se acham entendidos de capitalismo e comunismo.A pior coisa que existe,é não entender, oque acontece conosco e com a sociedade.Agora outros entendimentos, é outro departamento.Mark viveu nunca época muita atrasada, é isto era terrível.
Maravilha! !!!!!!
Sou e sempre fui avesso as ideias de Marx, mas sempre reconheci a sua importância histórica.
Você é um pouco jovem para ter lido a obra de Marx.
PARTE II Dependendo do contexto político, do lugar do poder e da conveniência dos interesses econômicos da burguesia, os conceitos de liberdade e democracia assumem significados díspares e contraditórios, com o objetivo de confundir e impedir a compreensão do processo histórico. Invertendo o papel dos personagens políticos e modificando o significado original dos conceitos, a burguesia encerra uma verdade destrutível: não tem legitimidade de propósitos - promove alienação e violência para continuidade da acumulação capitalista e manutenção da dominação de classe. Justificar a hierarquia e a desigualdade nas relações sociais tornou-se, a partir de então, um exercício de manobra política que faz uso de recursos linguísticos cada vez mais dissimulados.
Para a burguesia não é conveniente creditar aquilo que Karl Marx entendia ser princípio vital à existência humana: a vida somente é possível em sociedade. Quanto maior a divisão social do trabalho, maior a complexidade do modo de produção vigente e de suas relações humanas. Em outras palavras, o socialismo/comunismo, como sistema produtivo, está fundamentado conceitualmente na compreensão de que a sobrevivência humana resulta da condição (inalienável, sine qua non) de mutualidade ou interdependência entre os indivíduos.
A vida em sociedade perpetua-se com qualidade quando seu sistema produtivo possibilita que a riqueza seja comum a todos. O saber que cria e constrói meios de produção é decorrente de processo social cumulativo, perpetrado por gerações e gerações de trabalhadores. Marx consegue perceber o caráter revolucionário da máquina a vapor (força motriz inovadora, cujo movimento energético apresentava maior autonomia de produção), ao mesmo tempo em que denuncia a alienação e a expropriação dos trabalhadores no processo de constituição (manufaturas/divisão do trabalho/perda do saber) e consolidação (máquina a vapor/perda do controle sobre o tempo de produção) do capitalismo industrial.
A divisão do trabalho no processo de produção da mercadoria tem, pois, significação contrária à divisão social do trabalho na história.
(...) AllexAllpin
O sonho dele era ser superior a Deus, pois o domínio da igreja que despertou inveja, depois se revoltou contra o capitalismo porque era a base da igreja católica...então começou a combatê-lo.
Show!!!!
citação: “Marx não regressará como inspiração política para a esquerda até que se compreenda que seus escritos não devem ser tratados como programas políticos, mas sim como um caminho para entender a natureza do desenvolvimento capitalista”. (Carta Maior, “A crise do capitalismo e a importância atual de Marx”, entrevista Eric Hobsbawm em 29/09/2008).
Alexandra De Alvim Pinto e daí o seu sepultamento
TODA LEGADO DE MARX É UM CRIME PRÉ-MEDITADO, UMA FRAUDE, QUE SERVE UNICAMENTE PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É O MARXISMO: UM MANUAL DE MENTIRAS, ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, DOMINAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO, ESCRAVIZAÇÃO PARA A CONQUISTA DO PODER ABSOLUTO.
É EXATAMENTE POR ISSO QUE CRIMINOSOS GLOBALISTAS COMO GEORGE SOROS, O CLUBE BILDENBERG, ONU, ENTRE OUTROS... CONSPIRAM CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, APOIANDO E FINANCIAM COM RIOS DE DINHEIRO A ESQUERDA MUNDIAL, PARA TOMAR PAÍSES DE SEUS POVOS E PROMOVER EUGENIA, DIMINUIR A POPULAÇÃO DE TODAS MANEIRA POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, ENTRE ELAS AUMENTANDO A CRIMINALIDADE, DOUTRINANDO HOMOSEXUALISMO, ABORTO, SABOTANDO A POLICIA, SUBVERTENDO VALORES, CORROMPENDO O ENSINO...
A ÚNICA RAZÃO PELA QUAL O COMUNISMO EXISTE, É POR SER UMA PODEROSA FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO, SAQUEI-O, CONCENTRAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER, QUE EXIGE APENAS A PSICOPATIA COMO PRÉ-REQUISITO, EXATAMENTE O QUE SÃO TODOS LIDERES COMUNISTAS!
OS GLOBALISTAS E SOCIALISTAS QUEREM VOCÊ NO COMUNISMO, ELES JAMAIS... PARA ELES VOCÊ É GADO, DEVE TRABALHAR MUITO E MORRER CEDO, ELES VÃO VIVER VIDA DE BILIONÁRIOS, ACIMA DA LEI E DEPOIS VÃO COLOCAR SEUS FILHOS E PARENTES NOS PONTOS CHAVE DO PODER E SE PERPETUAREM A CUSTA DA MISÉRIA DO POVO!
ESSE CRIME CENTENÁRIO GEROU MONTANHAS DE 120 MILHÕES DE CADÁVERES DE INOCENTES ENTRE 1917 E 2004 (GOOGLE: LIVRO NEGRO DO COMUNISMO) E É SÓCIO-FUNDADOR DO NARCO-TRAFICO NA AMÉRICA LATINA (GOOGLE: COCAÍNA VERMELHA PDF).
O MARXISMO É A SEITA DOS PSICOPATAS, DOS CRIMINOSOS, DOS MENTIROSOS E SEM ESCRÚPULOS, DOS QUE MATAM POR DINHEIRO E PODER.
O LEGADO DE MARX É IRMÃO GÊMEO DO LEGADO DE ADOLF HITLER, QUE A ESQUERDA TENTA PASSAR COMO DIREITA PARA JOGAR NOS OUTROS A PRÓPRIA SUJEIRA!
Você não entende nada da vida de Marx e muito menos sabe o grande legado ele deixou, através do nazismo de Hitler, lenin e stalin . Para de ensinar mentiras as pessoas , através desse câncer social chamado Marx . Vai morar em cuba, Venezuela ou China .
Vai falar do grande Karl Marx na polonia ,na Itália ou França . Não seja mais um hipócrita de apoiar uns ideais que não deram certo em lugar nenhum .
+VERDE e AMARELO Você fez um resumo. Seria bom se as pessoas olhassem os dois lados para analisar e decidir o que é melhor para os povos em geral. O uso mínimo da inteligência requer isto: olhe os dois lados. Olhe os fatos e suas consequências; analise e faça sua opção.
Deus deu a todos nós total liberdade, mas devemos usar a nossa inteligência para usar a nossa liberdade.
K. Marx teve liberdade e a usou para o mal, mas usou-a.
Os comunistas não respeitam a liberdade individual, obrigando assim muitos povos a serem comunistas.
Assim conta a História.
PARTE I Com quase duzentos anos de antecedência, Marx percebeu que pela primeira vez na história, a máquina, ao produzir mais em menos tempo e cuja transformação resultaria em processo de automação da produção, poderia resolver a questão primordial da necessidade material para sobrevivência humana, libertando o trabalhador do "labor intensivo", possibilitando, ao mesmo, tempo livre para, aí sim, evoluir, progredir enquanto ser social, dedicando-se ao saber, ao lazer, às artes, à criatividade, à organização do processo produtivo e à formação política em sociedade. Isto, obviamente, mediante a socialização da riqueza gerada pelos meios de produção.
No contexto das revoluções burguesa e industrial, os liberais afirmaram ser o trabalho a fonte de riqueza “da nação”, em substituição à lógica mercantilista de acumulação dos metais preciosos. Pela primeira vez na história, o trabalho é concebido como atividade positiva, de dignificação. O ato de não trabalhar passa a ser, ideologicamente, associado a valores pejorativos (vagabundagem, vadiagem) e não mais uma condição de “nobreza”. Entretanto, é justamente nesse mesmo momento que, também, pela primeira vez na história, o controle do processo de produção da mercadoria (saber, tempo e ferramentas) sofre uma “transferência de poder”: sai das mãos do trabalhador para ser apropriado/controlado pelos donos dos meios de produção.
Eis porque, no século XVIII, a Economia Política Inglesa reconhece a força de trabalho como fonte propulsora de riqueza, porém, não questiona por que o trabalho socialmente necessário se transforma em mercadoria (barata e descartável) na lógica capitalista? Somente Karl Marx fará este questionamento.
(...) AllexAllpin
O problema é que só os burgueses sabem organizar e racionalizar a produção. O teóricos marxistas só sabem se ater a essa masturbação filosófica e nada produzem. Por isso as tentativas socialistas sempre fracassaram.
Prezado professor,
Permita-me um adendo;
O engraçado é que hoje o capitalismo virou praticamente uma religião, onde os seus seguidores até chegam a morte de tanto trabalho, mas é como um nirvana para essas pessoas.
Só que o sistema ficou tão inteligente que, passou a ser chamado de preguiçoso aquele que não trabalha 12 horas por dia.
Por que hoje ele alcunha o título de empreendedor .
O novo pastor do capital, e ele nem sabe mais pra quem trabalha, e para onde vai os seus respectivos recursos financeiros.
"Toda idéia nova forçosamente encontra oposição e nenhuma há que se implante sem lutas. Ora, nesses casos, a resistência é sempre proporcional à importância dos resultados previstos, porque, quanto maior ela é, tanto mais numerosos são os interesses que fere. Se for notoriamente falsa, se a julgam isenta de conseqüências, ninguém se alarma, deixam-na todos passar, certos de que lhe falta vitalidade. SE PORÉM É VERDADEIRA, SE ASSENTA EM SÓLIDA BASE, SE LHE PREVÊEM FUTURO, um secreto pressentimento adverte os seus antagonistas de que constitui um perigo para eles e para a ordem de coisas em cuja manutenção se empenham. Atiram-se, então, contra ela e contra os seus adeptos.
Assim, pois, a medida da importância e dos resultados de uma idéia nova se encontra na emoção que o seu aparecimento causa, na violência da oposição que provoca, bem como no grau e na persistência da ira de seus adversários." Allan Kardec
excelente Breno
Se, como dizia o próprio Karl Marx, o critério válido da verdade é a prática, a experiência dos sangrentos e totalitários regimes socialistas nos deveria servir de aviso e lição...
Grande Marx, grande socialista! Muito boa a aula!
Engels, que os "doutos" procuradores chamaram Hegel...
Esqueço de tudo quando vou "comendo" as palavras de Altman. Tanto conhecimento deveria ser assistido pelos "olavetes" antes que seja tarde para eles.
Pergunto:
Quem teria coragem de socializar o próprio capital?
PARABÉNS PELO RESUMO DE KARL MARX DE SER.
ARTIGO COMPLETO PUBLICADO EM: www.cidp.pt/publicacoes/revistas/ridb/2013/10/2013_10_11451_11480.pdf
É legal lembrar dos Estados; Burguês, Comunista, Fascista, Socialista, Democrático, Outro Tipo, etc. Para não ficarmos sempre contra o Estado. Ah, falando nisso, há também o Estado Anarquista!
Marx, um aprendiz radical.
Aulas sem muito boas!
Marx era um genio, mudou a historia da humanidade
RESULTADO DO MARXISMO;A URSS OU HOJE RUSSIA COM UMA TECNOLOGIA E CULTURA INCOMPARÁVEIS E A CHINA QUE MANTÉM DE
UM LADO O CAPITALISMO E DE OUTRO O CONCEITO HEGEMÕNICO DO ESTADO QUE FUNCIONA COMO UM JUIZ ENTRE CAPITAL E TRABA
LHO.DENG CHAO OPING FOI GENIAL.A BANDEIRA VERMELHA TREMULA PELOS MARES.O OCIDENTE APODRECIDO ESTÁ COM SEUS DIAS CONTADOS.ANGOLA E MOÇAMBIQUE ESTÃO COM OS CHINESES E OS PORTUGUESES QUE LÁ ESTIVERAM FORAM EXPULSOS A FERRO....
Breno assistir seu depoimento ao Moro, seu comportamento foi impecável diante do nazifascista.
QUAL O PAIS MARXISTA QUE DEU CERTO ???
O que é um país marxista? De onde tirou essa pérola?
Ele advogou o genocídio na sua época...
O ser humano depois da cultura egípcia molharam a binga.
Críticas visando o alcance do vídeo: muito lenta tua narrativa, em 5min de vídeo não teve informações relevantes para capturar quem já tem familiaridade sobre o tema, e a abordagem inicial não prenderia quem desconhece ou é avesso ao tema. Entretanto, teu trabalho no geral é muito bom, parabéns pela iniciativa de levar o conhecimento adiante.
O maior legado de Karl Marx é a fórmula mágica de emagrecimento
Essa fórmula se chama pobreza e fome...
Desculpe não é * anti-racista, é antimarxista.
Tem também nas obras do Marks como destruir financeira e moralmente um país, através do poder político do proletariado e da classe trabalhadora?
Vc leu? O que acha? Onde estah escrito isso?
@@omundi é apenas uma pergunta porque você fala da teoria de Marks como se fosse a perfeição. Hoje vemos nosso país destruído por um governante vindo da classe operária, o qual está preso, graças a Deus, e que fique por longos anos.
Perguntamos antes: onde você leu tais coisas na obra de Marx? Aparentemente, a sua visão da obra de Marx está profundamente contaminada pela propaganda anticomunista e antimarxista. Marx é um grande pensador, como Freud, Adam Smith, Levi-Strauss. Mesmo a pessoa mais antimarxista usa, no dia a dia, mesmo que não saiba, conceitos que ele desenvolveu. Lula não é um comunista nem um marxista clássico, é um trabalhador com consciência de classe, apenas. A prisão dele é injusta e pode ser compreendida, sim, por alguns conceitos e discussões feitos por Marx - que escrevia em jornais alemães liberais do século XIX.
@@mariadocarmoalvespanhussat3756 acorda bozolóide.
Gosto de assistir esses vídeos. Eles me mostram como a esquerda está perdida e desesperada. Parabéns!!! #ptnão
Agora acorda bozolóide.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quase mijei na cauça
Quem foi karl Marx?
Um vagabundo!
Obrigado
Defensor de bandidos!
Acorda bozolóide.
@@geraldoreis1574 defensor de bandidos,vai morar em Cuba!
O grande hipócrita Karl Marx