Parabéns pelo vídeo. Estou conversando muito com meus alunos sobre essa série. Há muita vitimização. Em termos narrativos a série deixa muito a desejar. Afinal, no livro ele escuta as fitas em uma noite. O comportamento dela não condiz com a própria conduta como personagem inteligente. Realmente o que ela foi fazer na casa do "vilão"? Claro que ela não pode ser culpada por nada que ocorreu, por se tratar de crime. No entanto, a inteligência dela e do próprio Clay é muito subestimada. Sem falar no Orientador!!! E os pais dela? Dão um carro para ela ir ao baile? E os pais do Clay! Confiam dele acima de tudo. Se era para retratar a negligência dos adultos, realmente conseguiram. O tema da depressão ficou misturado com o trauma do estupro e não foi tratado como deveria. São duas temáticas de extrema importância que foram jogadas superficialmente. Que a discussão sobre os temas continue, mas é preciso alertar sobre as falhas dessa série...
Quando uma série abre as discussões sobre temas importantes e a própria série aborda superficialmente (ela é bem ruim, na verdade), automaticamente a mensagem já não vale nada. Melhor as pessoas procurarem outra coisa melhor pra ver que tenha esses temas em questão.
Ricardo, Eu não sou o melhor para falar deste assunto mas existem tipos de depressões que são mais funcionais. A pessoa segue a vida normal mas esta depressiva sem que ninguem perceba. É a mais dificil de diagnosticar e tratar.
CARACA! Ricardo ganhou muitos pontos comigo agora!!! O Suicídio hoje é uma epidemia silenciosa. Não é lenda urbana esse negócio que dizem dos dados serem omitidos para não motivar os outros. Quem se mata, não está clamando pela morte e sim implorando pela vida. E essa série está levando pra muita gente, que ainda não tem maturidade, um tema muito sério de forma banalizada. Parabéns pela coragem! Aplaudindo de pé.
Discordo, Marcio (claro hehe). Terminei a série e não senti nada disso. Muito pelo contrário. Eu achei que a série pode beneficiar os adolescentes que a assistirem. É claro que é uma questão de percepção... A mensagem que o Ricardo quer que seja passada na série, realmente não é passada. Não é uma história de vitória. É uma história de derrota. E qual o problema disso? Temos centenas de outras obras que seguem esse caminho. Acompanhar a derrocada dessa menina e questionar ela - Por que você fez isso? Por que não falou? Por que você foi lá? - é um dos pontos fortes para mim. Justamente para mostrar pra gente que ela não era perfeita e que as pessoas fazem péssimas escolhas as vezes. O fato de mostrar uma história de derrota não necessariamente vai inspirar os outros a seguirem o mesmo caminho. Implicar com a série nesse sentido é o mesmo que culpar os filmes de violência pela violência da sociedade. A maioria dos motivos gira em torno de um cara... Sim, mas mais uma vez, estamos querendo encaixar a "nossa mensagem" na série e não acompanhar aquela história. Na vida da Hannah (e de tantas outras), sim, os caras são motivos. Isso é passar uma mensagem errada ou contar uma história de algo que é real e acontece? Estamos vivendo um tempo em que tudo que é produzido tem que encaixar no "politicamente correto" e não acho isso de todo errado, mas nesse caso, a série foi por um outro caminho e eu aprovei. Mas como disse lá em cima, é uma questão de percepção. Cada um vai ter a sua. :)
@ SENSACIONAL Bruno, a história da derrota dessa garota me inspira a fazer diferente, a não julgar e a entender e impedir que aconteça comigo e com as pessoas a minha volta, a arte cumpriu seu papel mais importante e inspirou, então é muito válida
ela visivelmente tinha carência afetiva, eu vi isso ao menos, ela tenta a aprovação de pessoas ridiculas. Eu fiz isso na minha adolescência e vi muita gente fazendo, é algo ate meio instintivo do ser humano, já que somos animais sociais.
De novo geração mais nova contra geração mais velha. Vamos parar de julgar as pessoas tanto pela idade? Tem muito marmanjo retardado de 30, 40 anos e muito moleque esperto pra caralho de 17, 18.
Pra mim o maior problema dessa série dada a temática(depressão; suicídio abusos; etc) é passar a mensagem de que vc está sozinho, q as pessoas em sua volta nao vao te ajudar nem q vc recorra e que só literalmente se matando que irão notar sua dor
O que achei "melhor do seriado" é o cara ter síndrome de pânico e ansiedade, sendo essa a desculpa pra ele não ouvir todas as fitas de uma vez, mas o cara topa sair a noite escondido, tirar nudes de colegas dá escola, tentar puxar briga com valentões etc.
na minha visão, ele tava com medo do que ela falou dele, mas realmente demorou muito pra ouvir todas, pensem q no 10º ep, ele ja teria ouvido tudo, maaaas, no proprio roteiro apontam essa "falha"
Carlos Donizetti Você está generalizando quem tem essas doenças. Um pessoa com ansiedade ou depressão não surta toda vez que sai na rua, assim como uma pessoa com depressão nem sempre fica trancada 24 horas em seu quarto.
Cara mas o que me incomodou mais foi a enrolação para ele ouvir as fitas hehehe, se realmente ele pelo fato de ter síndrome do pânico ficasse só dentro de casa sem fazer nada ia ser muito chato. O que pra mim ficou incoerente é ele ter mais medo de ouvir as fitas do que realizar certas atividades que ele fez no seriado, só isso mesmo.
Eu até entendo o que vc diz Ricardo, porém eu passei por uma situação semelhante ... Perdi meu namorado pelo mesmo motivo , e duas horas antes estava "tudo bem" ... falamos antes no aeroporto onde ele estava voltando pra casa, combinamos que ele iria me pegar no metro, porém ele decidiu ir embora pra casa, não me pegar , ir pro seu apto e pular pela janela. Nós éramos felizes , ele estava apenas passando por uns problemas no trabalho , não dava indício , não demonstrava tristeza , era sorridente .. mas ninguém sabia o que se passava dentro do seu coração , inclusive eu. Foi um relacionamento de três anos .. então não há regras, não há padrão e muitas das vezes não motivos pra nós para fazer isso ! O que é pouco pra vc , para o outro é muita dor ... melhor não julgar o que se passa pq às vezes a pessoa que dorme do seu lado tem este mesmo pensamento e vc não imagina.
@@ricardorente representatividade é oq essa série traz, a arte imita a vida, e não venha me falar de recompensa no final, nenhuma produção audiovisual é obrigada a te dar uma recompensa no final, se você esperava isso foi um problema de projeção de expectativa da sua parte. Dessa forma você está analisando o que a série poderia ser, e não o que ela é. Só porque você conhece um padrão no roteiro audiovisual não quer dizer que esse padrão deve ser seguido a risca por todas as produções que você vê
Mas a série teria como mostrar como ela realmente estava se sentindo. Podia mostrar como ela se sentia quando estava sozinha e como ela agia quando tinha gente por perto.
Acho que um dos maiores problemas na série, foi exatamente ter mostrado como a Hannah se matou, que pode, para quem tem depressao ou esteja a um passo de fazer aquilo, gerar um gatilho. Tanto que em 2018 (eu acho, ou até no mesmo ano), a cena de como ela fez tudo foi cortada.
Ricardo eu concordo contigo em boa parte, mas eu vejo sentido no suicidio da Hannah, pela frase que ela falou no ep final. "O que fulaninho fez destruiu meu corpo, fulaninho destruiu minha alegria, e fulaninho destruiu minha alma" sacou? Quando a alma dela foi destruída, ali ela não tinha mais vontade de viver, e os acontecimentos anteriores (que são menos "potentes") foram só coisas que remoeram nela.
Matheus Thomé Exatamente, se você assiste até o episódio 10, todos os porquês são rasoavelmente equivalentes, mas quando ela é estuprada, tudo que aconteceu antes vira um adicional acarretado para abalar com o pisicologico dela...
Como diria alguém que não lembro. Alguns ali que são mais "equivalentes" que outros. Tipo a morte do amigo do Clay, o assédio que ela sofria na escola, o estupro da amiga. Agora aquelas cartinhas que o moleque tirava da caixa dela? Porra, foda-se isso.
Tem algo esse série que me incomoda, eu assisti na época do Hype pq muitos diziam que era boa e tals e depois que eu vi a primeira temporada eu fiquei sem entender nada, não entendia por que das pessoas gostarem tanto. Eu achei os "motivos" sem muita profundidade, e essa coisa de "eu me matei por tua culpa", só iria funcionar bem se fosse tudo em cima do estrupador. Na 2remp eu não consegui assistir tudo, parecia outra série,parecia que a Hanna foi uma escada para destacar os outros personagens.
Sou professora e lido com adolescentes da mesma faixa etária desses aí da série. Pensei exatamente tudo isso quando assisti. Quando comentava com alguém era atacada. Que bom encontrar alguém com a mesma visão que eu.
Ricardo acho que essa série não foi feita pra conversar com a vítima, mas com os agressores. Foi desta forma que eu assisti e lendo o livro, também acredito que tenha sido está a intenção. Mas muitas coisas na série me incomodam muito também.
Essa série é reflexo da sociedade. A gente vive num mundo em que tragédias são sempre romantizadas, na musica tem o clube dos 27, maior exemplo que esse não há.
Nós sempre vivemos nesse mundo, isso não é novidade. Desde os gregos, quiçá antes, as tragédias são romantizadas, mas as pessoas fingem ter descoberto a pólvora só agora.
*Não acho que o suicídio foi romantizado nessa série e sim a vingança. Na minha opinião, o problema foi passar a ideia de que se todo mundo te fode na vida, então se mata e faça eles se sentirem culpados eternamente por isso, sabe? Quem está fragilizado, vive bullying, assédio moral etc pode acreditar que isso realmente seria a vingança suprema mas a verdade é que quem te maltrata não está nem aí pra você, e se matar por essas pessoas não mudará nada na vida delas!*
Não acho desnecessário a segunda temporada, a primeira temporada mostrou as motivações dela de ter se suicida do, e as pessoas que fizeram mal a ela é ia lhe destruindo por dentro, a segunda temporada eu acho que vai mostrar as consequências que esse grupo vai sofrer de ter feito essas coisas com ela
Ricardo, foi exatamente oq pensei da cena do suicídio, totalmente romantizada pelos produtores, tava vendo com minha cunhada do lado chorando rios e eu fiquei tipo, waths?? E se uma pessoa que vê esse tipo de série decide ter a mesma ideia??, dou graças pelo número de ligações de pessoas pedindo ajuda ter aumentado, mas e aquela minoria que acha que o único jeito de chamar atenção for através do suicídio romantizado, espero nunca ter que lê esse tipo de notícia na Internet, falando que alguém tentou algo parecido com oq a Hannah fez, e sim a forma que a série mostra as situações que a Hannah se encontra é totalmente machista, mesmo sendo uma representação da realidade, a série não dá o troco, concordo demais com oq vc falou, faltou o troco.
Concordo! Gostei da série, mas entendi tudo o que ele disse e consigo ver os problemas da série. Estou torcendo para que alguns dos problemas sejam reparados na segunda temporada...
Eu confio na opinião de próximos e de alguns críticos. Eu não avalio as séries pela faixa etária que gosta delas. Adolescentes são gente, com opiniões. Não é porque são dessa idade que significa que não gostem de algo do qualidade.
Foi exatamente o q eu pensei depois q assisti! Eu esperava muito mais da série, mas de tudo o que mais me incomodou é que a Hannah não passa essa sensação de estar realmente sozinha e sem esperança a ponto de se matar, ela tem uma família que poderia apoiar ela mas ela não procura ajuda de ninguém, a única pessoa q ela recorre é o conselheiro da escola e parece q ela vai já decidida a se matar independente do que ele vai dizer pra ela, tanto q ela vai com o microfone na bolsa gravando o que ele diz, não parece alguém que não tem saída mas alguém que nem tenta achar uma saída e isso incomoda muito quem assiste pq passa essa ideia do suicídio como algo "natural", outra coisa q me incomodou bastante é q a personagem da Jéssica que também foi estuprada mostra muito mais alguém se auto destruindo por não conseguir lidar com o q aconteceu do que a própria Hannah q passa a mesma reação desde o primeiro porquê até o último, a cena do estupro da Jéssica é bem convincente, é uma situação totalmente possível de acontecer na vida real, já a da Hannah é muito irritante pq ela é a única que sabe que o cara é um estuprador e vai na festa dele e ainda fica na banheira sozinha depois que todo mundo vai embora, não faz sentido ela ter se colocado nessa situação, tipo pq uma pessoa q tá chateada por ter perdido o dinheiro dos pais decide entrar na festa de um cara q ela viu estuprando a amiga? é tão sem sentido tantas coisas e vc tem q estar o tempo todo cobrindo essas lacunas e tentando justificar a Hannah pq ela não faz isso, as pessoas q gostam da série ficam dizendo "ah mas ninguém sabe dos problemas dos outro, o q se passa na vida da pessoa que cometeu um suicídio" só q pra ficção conseguir te convencer e te fazer se colocar no lugar do personagem a ponto de vc entender a dor dele, precisa construir o personagem de uma maneira muito bem feita, e acho q eles não foram muito felizes nisso.
ricardo, é exatamente isso que você não entendeu. a gente muitas vezes conseguiu durante a escola, rebater e se proteger ou proteger alguém. mas não é todo mundo que faz isso. muita gente sofre com isso e vai continuar sofrendo. a serie não tem a obrigação de "dar força" e sim mostrar o quanto e como isso ocorre. acho que a série tem mais a função de debater e não romantizar o suicído.
Eu já discordo de você, porque, mesmo quando você tem alguém para apoiar, isso NÃO é suficiente para você evitar o suicídio. Chris Cornell teve todos os recursos para evitar e não conseguiu.
Ricardo, mas é exatamente isso que a série mostra: a motivação pra uma pessoa se suicidar/se sentir mal é extremamente subjetiva. Não cabe a nós julgar se aquela pessoa tem ou não motivos para se suicidar, as pessoas são diferentes e tem mentes distintas, se não a gente passa a ser aquele tipo de pessoa que diz "poxa, vc tem tudo deixa de besteira de se suicidar só quer atenção etc". Não é à toa que no fim o Alex se suicida com um número de "motivações" até menor que a Hannah, então acho que nesse ponto você patinou sem querer dar hate
A MELHOR CRÍTICA dessa série até agora! O Ricardo NÃO TEM MEDO DE mimimi, não tem o rabo preso...Alguém já parou pra pensar na influência dessa série e a pohaaaa da BALEIA AZUL??
João Victor Gomes O jogo da baleia azul surgiu em uma rede social russa originalmente em 2012. O que aconteceu é que a culpa foi da mídia ter dado importância pra essa merda que já exista no Brasil desde 2015... Os "veículos" de informação praticamente fizeram propaganda disso é agora tudo que está acontecendo é indiretamente coincidência
Eu vi essa série na minha adolescência e tudo que ela me passou foi a tristeza e a insignificância do suicídio, me mostrou que não vale a pena, esse foi o impacto da série na minha vida. Porque Hannah Baker era uma garota maravilhosa que tinha uma vida toda pela frente e não merecia morrer, mas ela deixou os problemas externos tirarem seu amor pela vida e no fim, não valeu a pena, sempre tem alguém que se importa com você, mesmo que não diga
@@rafaelcarvalho272 mais a série tbm ajudou algumas pessoas uma pena q ela n sua visão n foi boa tipo ela tava começando a amar o clay só q a dor foi mais forte
Muito boa análise. Série se atrapalha no meio. Ela, já consciente de todo o mal que fizeram, pq vai numa festa na casa do estuprador, onde há somente desafetos dela? E a culpa da Sheri foi de ter derrubado uma placa de STOP, e apenas isso, como se a ausência da placa fizesse alguém dirigir como animal imediatamente.
KKKKKKKKK, essa aí foi osso mrm, mas sla, acho que ali a série quis mostrar que a ausência da placa mostrava que não era um cruzamento perigoso...n sei, essa parte ficou realmente meio jogada e mal explicada, mas pra mim funcionou
bom, no livro a Hannah vai nessa festa do Bryce justamente pelo motivo dele ser um desafeto. ela meio que precisava que ele desse um "empurrão" nela pra quê ela fizesse o que fez; ela própria diz "eu usei você, Bryce". sobre a Shery, na verdade a razão dela estar nas fitas foi ter abandonado a Hannah numa rua vazia e na chuva pra não ter que responder pelo "estrago".
Verdade me pareceu que ela ficou mais abalada com a placa ao ponto de ela ir no mercadinho ligar pra policia do que salvar a amiga sendo estuprada. Não fez NADA na hora e nem depois. 🙄
Adorei a sua opinião, mas essa série me salvou, por que a série não foca no suicídio e sim o que acontece depois do suicídio, e isso me fez percebe que eu não queria me suicídiar eu queria uma ajuda, mas eu adorei o seu jeito de opiniar e também entendi o seu lado. Likeeeee
Concordo, eu já tive depressão e já estive no lugar da Hanna. A cena do suicídio me levou automaticamente a lembrar de tudo o que eu já passei. Não recomendo para quem tem ou já teve depressão, essa série é um gatilho para o suicídio.
Essa série pode trazer um efeito reverso, pois engrandeceu muito o ato de suicídio da Hannah, isso pode passar para alguns que possa estar sofrendo que o suicídio é a única saída de conforto. Coisa que não é.
tá certinho ricardo! tem gente q não tem noção da gravidade psicológica, se vc assistir e for um "porquê" ok mas e se vc for uma "Hannah" é complicado, fora q essa serie VIOLA VARIAS REGRAS DO MANUAL DE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO PARA MÍDIAS!
Ricardo, sabe, muita gente que não dá sinais de depressão tem o transtorno. A Hanna não demonstrar que tem acontece realmente, e eu vivenciei exatamente isso com um amigo meu a poucos dias (ele não se suicidou e nem nada disso, mas foi diagnosticado com depressão, e NINGUÉM diria que ele passa por isso)
Felipe Soares Sepúlveda verdade, ano passado perdi uma pessoa querida, mas não muito próxima que se suicidou. E colegas de trabalho em comum ficaram chocados. Ele dava sinais principalmente de saúde que não estava bem, mas tocava a vida, que era inclusive aos olhos externos, super bem sucedida.
Boa Ricardo! Essas suas críticas mostra que vc não precisa seguir o bando, vc tem sua própria opinião! Não concordo com diversos pontos que vc disse, mas entendo seu ponto de vista, cada um tem o seu!
É uma pena que você vá sofrer tanto hate pelos seus comentários sobre essa série. Tanta gente de cabela fechada que não aceita crítica. De todo jeito, eu entendi todos os seus argumentos e concordo com praticamente todos eles, vídeo excelente, bem editado, etc... parabéns Ricardo.
Você tocou no ponto que eu levantei assim que assisti. A Hannah buscou muito aceitação e isso que acabou com ela. Primeiro. Bryce é um babaca, nunca ia querer ser amiga dele, se quisesse depois que eu vi o que ele fez com a Jessica eu nunca mais ia querer olhar na cara dele, quanto mais IR NA CASA DELE, entrar semi nua numa banheira JUNTO DELE e JAMAIS cogitaria ficar sozinha a qualquer momento COM ELE. Foi o que você disse, a culpa não é da vítima nunca, mas ela já sabia da índole dele e que ele era um mau caráter. Não sei se quando ela chegou la já tinha desistido e isso foi só o que transbordou, como se ela estivesse buscando algo para tomar essa decisão drástica..
Eu assisti o primeiro episódio e achei bem bosta, eu achei que era uma série de suspense por causa das fitas onde o personagem principal teria que embarcar em uma jornada densa e tals, mas não passam de clichês.
12:11 todos nos somos diferente, entao podemos senti diferente, das outras pessoas. os impactos sao maiores para algumas, pessoas e para outras nao. Entenda ricardo
Cara, finalmente alguém que olhou além do coitadismo, e da superestimacão da série. O que mais acho engraçado, é como o ambiente escolar é a única coisa que importa na vida desses jovens. Poxa, não é um presídio onde você não pode sair dele, ou então apenas ter amizades e alianças com pessoas lá de dentro. A vida é mais que isso! E como já dito, o fato da personagem procurar a aprovação dessas pessoas, ou então sempre querer dar uma chance quando é nítido que é fingimento ou que então vai dar merda, é simplesmente patética. 😂😂 Juventude idiotizada!
Maria Vitoria N. Andrade, entendo seu ponto de vista. Não sabemos o que se passa na mente de alguém que se mata. Só acho que a série tratou essa assunto de forma muito banal. A personagem não lutou, e não fez as escolhas corretas, entende? Espero não lhe ofender quando digo que se eu fosse mulher, ficaria ofendida com a forma em que ela foi retratada. A mensagem que a Netflix passou foi essa: Juventude fraca, que não vê a vida além do ambiente escolar. Que precisa de atenção de pessoas que te humilham constantemente. Como o Ricardo falou, muitos de nós fomos humilhados na nossa infância e adolescência. Mas sinto que havia uma forca em nós que hoje se perdeu, entende? Quando assistimos um filme ou uma série como essa, ouvimos uma música, automaticamente nos identificamos com o personagem principal. E é isso que os jovens fazem. "Poxa, eu não tenho saída! Sou uma menina indefesa em meio a uma sociedade machista." Com certeza, vocês são bem mais do que isso. 😉 Obrigado pela sua educação na resposta ✌😊
vdd assista o filme "diario de um banana", no final do filme tem uma mensagem bem legal, que disse "idai se você é popular na escola, logo logo vc se forma vc sai pra fora ai sim que começa a vida de verdade", não lembro direito da frase mas é mais ou menos isso!!!
Eu senti falta tmbm de uma consequência para os personagens que só fizeram o mal na série. Principalmente com o estuprador, ele fez dois atos e mesmo assim ainda estava solto, isso foi o que me deixou mais indignado. Algo que me incomodou foi da série não retratar pessoas que estavam na mesma situação que a Hannah e conseguiram superar a depressão, parece que quando alguém está nessa situação não tem mais volta, tanto é que você falou que houve 3 tentativas de suicídio. Eu senti que a morte da Hannah foi mais por vingança do que propriamente por depressão, a série não mostra bem isso!
Ótimos comentários Ricardo, acompanho bastante seu canal mas acho que esse é meu primeiro comentário. Muitos bem discutidos por você. Ganhou ainda mais meu respeito.
Eu tentei concordar com você em algumas coisas... eu até tava conseguindo, até que no finalzinho você fala coisas que machucaram muito... Carinha, nem todo mundo consegue rebater esses problemas... nem todo mundo recebe eles da mesma forma que você.
Eu tentei ler o livro antes da serie sequer ser produzida, e eu lembro de olhar os motivos e achar mt raso, no fim eu nem terminei o livro. As pessoas se matam ou por um trauma muito forte (como um abuso) ou por um crise existencial/identidade muito forte. Você literalmente perde senso de quem você é na sociedade e pq ta ali, tem tanta dor e sofrimento diariamente que por isso nao há perspectiva de futuro. Eu lembro que na mesma época eu li As vantagens de ser invisível, e mano, que obra de arte é o livro. Aborda relacionamento abusivo, sexualidade, transtorno de estresse pos traumatico, abuso físico, tudo de uma maneira TÃO bem construída que faz os 13 porquês parecer fanfic do wattpad. Acho que a serie poderia ter feito apenas 1 temporada, uma minisserie de 13 episódios, porém mantido a essência do livro. Como por exemplo o Clay ter ouvido tudo em 1 noite, e tb o suicidio da Hannah ser por overdose, assim evitaria a cena grafica da automutilaçao, poderia ter sido apenas os paus a encontrando morta com o frasco de comprimidos. Essa série romantizou tanto essas coisas que me lembrou Skins e como eles tb romantizaram muito problema, gerando uma onda de garotas que queriam ser a Effy, enquanto a propria personagem não se suportava mais e era super má com os outros, como a Cassie influenciou muito em transtorno alimentar, como a série deixou em voga o uso de muitas drogas, mts sintéticas. Enfim, dps de crescidos tivemos os 3 eps final da Effy, Cook e Cassie, e pudemos ver o quão caótica a vida deles ficou quando adultos. Nao era mais aquela festa, eles nao se trataram, eles apenas se doparam, e tiveram consequências. E mts adolescentes da epoca tb n se trataram. E o mesmo vai acontecer com essa serie agora, onde mts nao vao se tratar, e vao acabar por achar oq a hannah fez algo aliviador e ate mesmo empoderador, pois após a morte, ela teve os seus 13 porques em suas mãos atraves das fitas, e teve uma vingança. Enfim, certas coisas nós nao deveriamos ver quando nos estamos vulneraveis.
Eu só quero entender o primeiro capitulo da primeira temporada buguei um pouco vendo Ranha viva e em dialogos estava morta BUGUEI MUITO (alguem me explica?)
Quem era cafajestinho com as meninas qnd adolescente não consegue aceitar que isso possa causar depressão numa pessoa. Não consegue confrontar as consequencias q seus atos trazem.
Vou falar com base na minha experiência,sobre você ter dito que os personagens são muito fracos e não revidarem. Eu sempre fui assim durante todos os meus anos de escola,sofria bullying constantemente,chorava muito escondido e simplesmente não conseguia me defender,tentava falar e as palavras não saíam. Acredito que os personagens são assim,porque existem pessoas assim,que escondem sua dor ao invés de tentar lutar,como eu. Talvez eu seja fraca mesmo como você falou,mas eles retrataram a realidade de muita gente e sim adolescente faz muita besteira,apenas para se sentir incluso em um grupo. Acho que foi isso que levou a Hannah à entrar naquela jacuzi. Respeito sua opinião,não leve meu comentário como Hate.
Ele quis dizer que os personagens são Plantas rodeando o roteiro. Eles são fracos, mas eles deveriam ser fortes para incentivar os espectadores a serem fortes. Estórias são sobre pessoas superando os problemas, e, porra, é muita vitimização por cima da Hannah.
Cara, você tirou as palavras da minha boca :) Fui até julgada por tentar expor meu ponto de vista sobre a série e o pior é que foram meus próprios amigos que me criticaram de forma nada amigável. Falaram que eu era ignorante por pensar assim (fiquei sem entender). Em relação a série, senti que tudo foi representado tão artificialmente, na minha opinião não chegou perto de representar o que vivemos hoje (sei que foi inspirada no livro) e principalmente achei que as partes em que falam e demonstram suicídio foram um incentivo a esse ato.
Ricardo, admiro muito seu trabalho! Mas tipo, sinto que você trata a grande maioria do seus fãs como se fossem haters. Fale o que você pensa, deixa o disclaimer de lado e fica tranquilo :)
Concordo, senti exatamente isso sobre a romantização do suicídio, e VC conseguiu ir além com sua crítica. Tentaram passar uma mensagem mas passaram a mensagem errada.
A série deveria dar força de vontade para que as pessoas que sofrem depressão possam um dia lutar. Mas o que faz é totalmente diferente. Como você disse: a arte tem esse poder. Quando assisto Rocky Balboa, por exemplo, eu termino o filme feliz. Com um força de vontade de dar a volta por cima de qualquer problema. De lutar. Agora, a série, te da vontade de fazer o contrário.
Eu adorei a série e o seu video, só não concordo sobre falar que a serie não precisava mostrar a hanna se matando. Foi uma das cenas que eles foram mais fiéis em mostrar o sofrimento dela. A série foi feita pra trazer a realidade, choca os outros e é por isso que faz tanto sucesso. Claro que, pra uma pessoa com pensamento suicida, assistir aquilo tem um impacto maior. Mas esse tipo de imagem só choca desse jeito porque não é exibido em séries, televisão. Não é atoa que transtornos mentais como depressao são tão mal vistos e tratados como frescura. Assuntos assim nunca são tratados. Quanto mais mostram, menos tabu. (levando em consideração que no inicio dos episódios mais pesados, avisam que vão ter essas cenas, e a pessoa escolhe se quer ver, esse é o unico dever da série, avisar)
Gostei da série. Mas, tirando a parte dos estupros. Não vi motivos relevantes para a personagem cometer suicídio. Não de forma concreta aponto de chegar a esse nível de decisão. São 11 motivos superfíciais e 2 agravantes, questionáveis. E ainda não aceito o fato de alguém com depressão que viu um estupro, de uma amiga. Ir numa festa, por livre e espontânea vontade, na casa do estuprador. E depois ficar de sutiã e calcinha na piscina/hidro. E ainda continuar no local após os "amigos" saírem. Não faz sentido aquela situação criada, somente, para que a Hannah fosse violentada. A série não é ruim. E a crítica feita no vídeo, super concordo.
A série retrata muito mais do que as cenas feitas, e sim a realidade de muitos jovens adolescentes , o fato de os personagens serem maiores de idades as pessoas perdem a credibilidade, mas o diretor nao pode colocar adolescentes de 16 anos pra fazer cenas de sexo, ingestão de álcool e algo semelhante a drogas e cigarros Jogam hate na série pq não teve final feliz, que o brace não foi punido imediatamente, que a hanna e o clay não foram um casal clichê igual outras séries e filmes. Gente a maioria dos responsáveis dos personagens nao escutavam os filhos, apenas davam caprichos, mal exemplo e falta de exemplo, como vocês querem que eles tenha noção das consequências dos atos Cada pessoa tem um impacto diferente com a morte de alguem próximo. A depressão não é algo que demonstramos ou chegamos nos outros e falamos que temos, ai se eles explicam reclamam que nao teve suspense, se nao explicam diz que a série é incompleta A hanna mostrou sim que estava depressiva muito antes de se matar, quem tem depressão sabe que a gente nao grita pro mundo que temos, poucas pessoas nos enxergam e realmente querem saber e ajudar A série só mostrou o que é um Fato e nao só historinha criada, não é só mais uma história clichê, pessoas se matam, cometem crimes, pegam doenças sexualmente transmissíveis, se drogão, são estrupadas(os), cometemos suicídio.
tentei assistir essa série mas n passei do primeiro epsódio achei muito chato e sem nexo fiquei toda hora me perguntando qual o problema dessa menina ela vai morrer que diferença faz se alguém vai ver ou não as fitas
Ricardo, valeu cara realmente vc conseguiu explica muito de tudo de ruim que achava da série e não sabia explicar o porque! Valeu mesmo agora tenho mais argumento pra explicar aos meus amigos e familiares o quão essa série é perigosa!
na verdade eu acho q a mensagem foi q cada um dos 13 tem um problema em casa ou com a sociedade em se, onde eles transformam esse problema em bullying. E que deu pra entender e que a Hannah q sofreu o bullying deu o início a primeira temporada e a próxima é a consequência do bullying vai ser sobre Assassino em série... então creio que a série mostra os efeitos do bullying nas pessoas e por que as pessoas fazem bullying.
13 reasons why é uma das piores séries pra ver..Muita negatividade,muita vitimização .... Só serve pra deixar a geração mais deprimida ainda,e olha que já tá muito deprimida..
Meu Deus Ricardo como admiro seu trabalho , vendo seu vídeo e absorvendo suas opiniões , eu fico admiro da forma como cada pessoa pode sentir uma obra , e como o "cinema", tem a capacidade de tocar cada pessoa de uma forma diferente , o fato não é concordar ou discordar daquilo que você diz , é a forma que voce diz , e esse vídeo me fez repensar muito doq achei da serie , e ter outras sensações doq eu vi , e parabéns pela qualidade do seus videos , suas edições por mais que pareçam simples , eu acho que são primorosas , vejo um grande esmero em tudo que você faz , parabéns pela pessoa que é , e pelo seu ótimo trabalho , um abraço e sucesso , você merece muito !
Eu não tinha gostado da série desde o começo, não me deu vontade de assistir mas como todo mundo tava falando disso assisti de uma vez. E realmente não gostei, não sou crítica de cinema num sei explicar com detalhes. Mas ai esse video me deu as rações de porque não gostei! Hahahaha Valeu! Concordo!
Como estudante de medicina, uma das coisas que aprendemos é que para uma pessoa chegar ao ponto de tirar a própria vida é porque ela tem sim um distúrbio psiquiátrico (descartando sociedades onde o suicídio é mais "aceito", ou até mesmo visto como uma forma honrosa de morrer - vide Japão e seu "harakiri/seppuku"). Assim, para a Hannah chegar a esse ponto, não seria simplesmente pelo Bullying. Como você disse, muita gente sofre bullying, como eu, como você, mas nós aprendemos a lidar com isso, a combater isso. EXCETO, quando isso deflagra em nós Depressão, e não falo de tristeza ou melancolia, mas sim Depressão, a doença. E depressão envolve muitos sintomas, como a incapacidade de enfrentar os problemas ou de encontrar formas de enfrentar, a pessoa não consegue encontrar dentro de si "a vontade" para diversas atividades diárias. O paciente muitas vezes, de formas variadas e muitas vezes silenciosa, pede socorro. Pede socorro pois ele mesmo não consegue se ajudar. E se somado a isso você ainda sofre bullying, os sintomas pioram exponencialmente. Se o paciente tem intenção suicida, pior ainda. Se o paciente ainda sofre um grande trauma (ex: violência sexual), muito pior ainda. Minha grande grande crítica à série é o fato de a depressão ser abordada de uma forma meio... bem... não é abordada, na verdade, né? O paciente com depressão profunda, para de se importar tanto consigo mesmo, que ele deixa de cuidar de si, ele não tem mais apreço... Porém a Hannah no último episódio tá toda maquiada, bem vestida, com batom e tudo mais. Ao longo de toda a série, não parece que a personagem está deprimida. Ela parece apenas uma personagem triste que sofre bullying, e é "fraca". Tem até uma outra personagem na série que se cortava e ela mesma diz "É isso que vc faz quando a dor está insuportável, vc não tira sua própria vida, isso é para os fracos".... NÃO! Tirar própria vida não é para os fracos. Tirar a própria vida indica que vc estava doente, possivelmente com depressão, e que a doença te consumiu. Assim como câncer pode te consumir, ou outras doenças. Só que infelizmente depressão ainda não é bem entendida pelo público leigo, é vista como frescura, fraqueza, etc... e a impressão que a série deixou é de que Hannah tirou a própria vida simplesmente por causa do Bullying quando deveriam ter abordado com mais cuidado o fato de "queridos telespectadores, essa garota sofre de depressão profunda com intenção suicida... aqui está alguns sintomas para vc poder reconhecer e poder dar ajuda que aquela pessoa precisa".
Aninha a série é muitonpegal pra quem está bem. para quem não está, eu não chamaria de tutorial de suicídio, mas ela vai disparar um monte de gatilhos. não aconselho mesmo.
Sim, a série tem gatilhos que podem mexer com as pessoas. Não, não é um tutorial pra suicídio. Quem quer se suicidar sabe muito bem como fazê-lo, não precisa a série pra saber.
Concordo contigo e adiciono um ponto. Meu maior problema é com um dos objetivos da série: pesar a consciência de bullies. Fazer com que todas as pessoas que pratiquem bullying pensem nas consequências. O problema é que ninguém se identifica com um bully quando vê a série. Todo mundo se identifica com a coitadinha cool da história, à qual tudo de ruim acontece. Se eu que me julgo com boa autoestima fiquei mal, imagino uma pessoa que sofre bullying constante ou que ainda não está completamente segura de si.
Naruto trata a depressão e a solidão MUITO MELHOR do que os 13 porquês. Séries que tratam sobre Depressão, Transtorno de Ansiedade, Luto e etc: One Day at a Time (Depressão, Ansiedade, Preconceito e Família) A Maldição da Residência Hill (Luto, Depressão e Solidão) The Umbrella Academy (Depressão, Solidão e Família)
@@MikaelCosta-mm7fz Nunca viu? Então pode reassistir, o Sasuke é um caso clássico de ansiedade crônica e trauma, tem vários personagens que lutam contra a depressão e instruem, de uma forma não muito evidente, de como "combatê-la" tbm. E o luto e a solidão acho que nem preciso explicar né.
Parabéns pela análise Ricardo! No geral eu concordo com quase tudo e me sinto aliviada por vc ser mais uma pessoa que eu sigo que não falou besteira e que compreendeu os problemas reais dessa produção. Muito interessante também vc chamar atenção pro tom machista dá série. O machismo tem que estar presente em dramas adolescentes pq ele é muito comum. Sou professora e vejo minhas alunas sofrerem isso diariamente. Mas a temática tem que ser usada como forma de condenar esse comportamento, e não da forma superficial que é utilizado, apenas pra promover o sofrimento das duas personagens. Te sigo há um tempão, mas é a primeira vez que comendo, então parabéns pelo trabalho de sempre! É acolhedor poder ouvir o sotaque da nossa terrinha nesse mundo de RUclipsrs paulistanos e curitibanos hehhehehehe! um abraço!
A série é machista? Sério? Desculpa, Ricardo, mas dessa vez vou ter que totalmente discordar de ti! Na verdade a série mostra o machismo perfeitamente! Não sei se você sabe, mas a série mostra algo que acontece muito na sociedade e principalmente na escola: os caras são os bro, amigão, e as minas se odeiam! Eu não tenho que ser só bonita, tenho que ser a MAIS bonita! Não tenho que ser legal, tenho que ser a MAIS legal! Mostra perfeitamente o quanto somos feitas para competir umas com as outras! E outra: não são SÓ homens os motivos, tem as meninas também! As amizades dela, que ela precisava, mas que não a apoiaram! Não é só um estupro que destrói a alma de alguém não! Tem outros fatores, e no caso da Hannah a série mostrou VÁRIOS! Coisas que muitas vezes eu mesma já senti! Enfim.. não cabe a mim dizer o que destrói ou não a alma de alguém! Na adolescência TUDO parece pra sempre, qualquer problema, qualquer tristeza! A Hannah não é perfeita, e eu entendo! Mas outra, tu perguntar o porquê de ela ir na casa do cara, entrar na banheira e etc a série mostrou EXATAMENTE isso, essa cena desse jeito pq é isso que acontece na vida real. A gente pergunta o pq de a mulher ter feito isso ou aquilo, e nunca paramos pra pensar o pq de ELE ter feito isso! Apenas uma dica: pense melhor sobre esses aspectos!
Na vdd a série explica os motivos escrotos dele ter feito isso, mas não explica os dela. Pareceu mais que a personagem estava servindo o roteiro e não o contrário; ela foi na casa dele, entrou na banheira e ficou lá porque o roteiro exigia uma cena de estupro.
Silent Lulamoon E tem o que explicar? Ela foi porque estava mal para caralho. E NÃO IMPORTA! Não importa ela ter entrado na banheira, não importa porra nenhuma. O que importa é que ELE a estuprou! É nisso que temos que focar! Nesse problema e não em o pq Dela ter ido ou não, NÃO IMPORTA!
vou ter que Parabenizar você outra vez!!! você é o youtuber mais sincero, sinto verdade em cada crítica que você faz.. não concordo com várias, porém você passa oq tu realmente sentiu! FALTA ISSO DEMAIS NO RUclips
Também sofri bulling a minha vida toda ( até hoje inclusive ) e nem por isso tive vontade de tirar a minha vida. Também acho que uma história de superação seria bem mais proveitosa e ajudaria muito mais do que um "tutorial de suicídio".
Mesmo não concordando com tudo que você disse, tenho que reconhecer que tudo que você falou foi muito bem fundamentado. A sua crítica é diferente de tudo que a gente encontra aqui no RUclips. Parabéns. adorei
a serie não é machista, na verdade é até um pouco feminista quando mostra que todos os problemas da menina são homens, como se mulher não fosse tão capaz de fazer mal quanto um homem
concordo com vários pontos do vídeo, mas gostaria de comentar o argumento de que somente as últimas razões seria "realmente" importantes. Minha interpretação, e imagino que foi isso que a série queria mostrar, é que não são somente grandes motivos que levam alguém a tomar atitudes extremas, mas sim uma soma de fatores, que nem sempre são claros e, principalmente, nem sempre são grandiosos. os acontecimentos vão se somando e vão mudando a perspectiva de vida da personagem até um evento maior servir de estopim. A maneira como alguém responde a uma violência também depende muito da visão de mundo que ele tem. Então acredito ser essencial ter esses motivos antes para chegar na conclusão da série.
Ricardo, você é o cara! Só digo isso! Parabéns pelo seu trabalho! Vídeo incrível!
Alberto aqui, que honra! hahaha,
3, 2 , 1 DURMA :P
Ricardo. Bem-vindo a sua fita!
+Série Maníacos :/
Kkkkkkkkk
Parabéns pelo vídeo. Estou conversando muito com meus alunos sobre essa série. Há muita vitimização. Em termos narrativos a série deixa muito a desejar. Afinal, no livro ele escuta as fitas em uma noite. O comportamento dela não condiz com a própria conduta como personagem inteligente. Realmente o que ela foi fazer na casa do "vilão"? Claro que ela não pode ser culpada por nada que ocorreu, por se tratar de crime. No entanto, a inteligência dela e do próprio Clay é muito subestimada. Sem falar no Orientador!!! E os pais dela? Dão um carro para ela ir ao baile? E os pais do Clay! Confiam dele acima de tudo. Se era para retratar a negligência dos adultos, realmente conseguiram. O tema da depressão ficou misturado com o trauma do estupro e não foi tratado como deveria. São duas temáticas de extrema importância que foram jogadas superficialmente. Que a discussão sobre os temas continue, mas é preciso alertar sobre as falhas dessa série...
tatiane andrade Parabéns pelo comentário sensato.
Quando uma série abre as discussões sobre temas importantes e a própria série aborda superficialmente (ela é bem ruim, na verdade), automaticamente a mensagem já não vale nada. Melhor as pessoas procurarem outra coisa melhor pra ver que tenha esses temas em questão.
tatiane andrade
tatiane andrade Concordo contigo. Essa série é uma arma na mão de irresponsáveis.
Exatamente, eles cagaram pra depressão na série
Lá vem o Ricardo pra falar verdades e destruir uma linda ilusão.
Ricardo,
Eu não sou o melhor para falar deste assunto mas existem tipos de depressões que são mais funcionais. A pessoa segue a vida normal mas esta depressiva sem que ninguem perceba. É a mais dificil de diagnosticar e tratar.
Mas quando a pessoa está sozinha, ela desmorona. Era pra mostrar cenas assim quando ela estivesse sozinha em casa.
Caramba, achei bem interessante a sua opinião e discordo em alguns aspectos, mas consigo te compreender facilmente. Ótimo vídeo, Ricardo.
Fiquei com a mesma sensação em diversos argumentos. Ótima crítica!!!
Boa.
CARACA! Ricardo ganhou muitos pontos comigo agora!!! O Suicídio hoje é uma epidemia silenciosa. Não é lenda urbana esse negócio que dizem dos dados serem omitidos para não motivar os outros. Quem se mata, não está clamando pela morte e sim implorando pela vida. E essa série está levando pra muita gente, que ainda não tem maturidade, um tema muito sério de forma banalizada. Parabéns pela coragem! Aplaudindo de pé.
Um dos melhores comentários que li a respeito (tanto do vídeo quanto o da série). Parabéns!
Exatamente!
Discordo, Marcio (claro hehe). Terminei a série e não senti nada disso. Muito pelo contrário. Eu achei que a série pode beneficiar os adolescentes que a assistirem. É claro que é uma questão de percepção... A mensagem que o Ricardo quer que seja passada na série, realmente não é passada. Não é uma história de vitória. É uma história de derrota. E qual o problema disso? Temos centenas de outras obras que seguem esse caminho. Acompanhar a derrocada dessa menina e questionar ela - Por que você fez isso? Por que não falou? Por que você foi lá? - é um dos pontos fortes para mim. Justamente para mostrar pra gente que ela não era perfeita e que as pessoas fazem péssimas escolhas as vezes. O fato de mostrar uma história de derrota não necessariamente vai inspirar os outros a seguirem o mesmo caminho. Implicar com a série nesse sentido é o mesmo que culpar os filmes de violência pela violência da sociedade.
A maioria dos motivos gira em torno de um cara... Sim, mas mais uma vez, estamos querendo encaixar a "nossa mensagem" na série e não acompanhar aquela história. Na vida da Hannah (e de tantas outras), sim, os caras são motivos. Isso é passar uma mensagem errada ou contar uma história de algo que é real e acontece?
Estamos vivendo um tempo em que tudo que é produzido tem que encaixar no "politicamente correto" e não acho isso de todo errado, mas nesse caso, a série foi por um outro caminho e eu aprovei. Mas como disse lá em cima, é uma questão de percepção. Cada um vai ter a sua. :)
Banalizada? Discordo, o peso é grande
@ SENSACIONAL Bruno, a história da derrota dessa garota me inspira a fazer diferente, a não julgar e a entender e impedir que aconteça comigo e com as pessoas a minha volta, a arte cumpriu seu papel mais importante e inspirou, então é muito válida
A garota vê a amiga sendo estuprada, e dias depois entra na festa na casa do estuprador sem ser convidada. esse é o nível do roteiro
Sério isso ? Tava cogitando assistir, mas dps dessa...
Pessoas solitárias e sedentas por aprovação fazem isso, infelizmente.
ela visivelmente tinha carência afetiva, eu vi isso ao menos, ela tenta a aprovação de pessoas ridiculas. Eu fiz isso na minha adolescência e vi muita gente fazendo, é algo ate meio instintivo do ser humano, já que somos animais sociais.
Chiara Carolina sim!!!As pessoas não tentam entender
Exatamente cara, não entendi até agora...
Fico chateado, que muita gente não vai entender o Ricardo e.e
Alex Amaro Eu nao fico. É de se esperar. Mas é lamentável nas coisas que essa geração vê normalidade.
De novo geração mais nova contra geração mais velha.
Vamos parar de julgar as pessoas tanto pela idade? Tem muito marmanjo retardado de 30, 40 anos e muito moleque esperto pra caralho de 17, 18.
Pq sua foto é igual a minha?
@@crepperwlp Verdade
Pra mim o maior problema dessa série dada a temática(depressão; suicídio abusos; etc) é passar a mensagem de que vc está sozinho, q as pessoas em sua volta nao vao te ajudar nem q vc recorra e que só literalmente se matando que irão notar sua dor
O que achei "melhor do seriado" é o cara ter síndrome de pânico e ansiedade, sendo essa a desculpa pra ele não ouvir todas as fitas de uma vez, mas o cara topa sair a noite escondido, tirar nudes de colegas dá escola, tentar puxar briga com valentões etc.
na minha visão, ele tava com medo do que ela falou dele, mas realmente demorou muito pra ouvir todas, pensem q no 10º ep, ele ja teria ouvido tudo, maaaas, no proprio roteiro apontam essa "falha"
Carlos Donizetti Você está generalizando quem tem essas doenças. Um pessoa com ansiedade ou depressão não surta toda vez que sai na rua, assim como uma pessoa com depressão nem sempre fica trancada 24 horas em seu quarto.
Cara mas o que me incomodou mais foi a enrolação para ele ouvir as fitas hehehe, se realmente ele pelo fato de ter síndrome do pânico ficasse só dentro de casa sem fazer nada ia ser muito chato. O que pra mim ficou incoerente é ele ter mais medo de ouvir as fitas do que realizar certas atividades que ele fez no seriado, só isso mesmo.
Carlos Donizetti Ótima observação
É porque as fitas tem algo diretamente e profundamente ligado a eles.
O legal é ver fã de 13RW nervoso e praticando BULLYNG contra quem não gostou haha
Kkkkkkkkk
É tipo feminista que ouve funk
@@Kuso1.0 oi, né não :D
Né
@@Kuso1.0 kkk pser!
Já prepara os olhos pra ler hate. Mexer com essa 13 Reasons Why é mexer com satanás.
kkkkkkkkkkk
Lucaz Maia e mexer com kids
Lucaz Maia kkkkkkkkk boa. 👍
A primeira coisa que ele faz no vídeo é mostrar que está preparado.
"Já prepara os olhos pra ler hate" Isso serve pro Ricardo e pro publico.
a internet tá tão chata que o coitado tem que gastar um tempão do vídeo se justificando pros haters não encherem o saco
Né
De uns anos pra cá, pirou a situação.
Eu até entendo o que vc diz Ricardo, porém eu passei por uma situação semelhante ... Perdi meu namorado pelo mesmo motivo , e duas horas antes estava "tudo bem" ... falamos antes no aeroporto onde ele estava voltando pra casa, combinamos que ele iria me pegar no metro, porém ele decidiu ir embora pra casa, não me pegar , ir pro seu apto e pular pela janela.
Nós éramos felizes , ele estava apenas passando por uns problemas no trabalho , não dava indício , não demonstrava tristeza , era sorridente .. mas ninguém sabia o que se passava dentro do seu coração , inclusive eu.
Foi um relacionamento de três anos .. então não há regras, não há padrão e muitas das vezes não motivos pra nós para fazer isso !
O que é pouco pra vc , para o outro é muita dor ... melhor não julgar o que se passa pq às vezes a pessoa que dorme do seu lado tem este mesmo pensamento e vc não imagina.
+Ricardo Souza Sinto muito, cara. Força aí :/
@@ricardorente representatividade é oq essa série traz, a arte imita a vida, e não venha me falar de recompensa no final, nenhuma produção audiovisual é obrigada a te dar uma recompensa no final, se você esperava isso foi um problema de projeção de expectativa da sua parte. Dessa forma você está analisando o que a série poderia ser, e não o que ela é. Só porque você conhece um padrão no roteiro audiovisual não quer dizer que esse padrão deve ser seguido a risca por todas as produções que você vê
Mas a série teria como mostrar como ela realmente estava se sentindo. Podia mostrar como ela se sentia quando estava sozinha e como ela agia quando tinha gente por perto.
@NICANOR NETO DE ALMEIDA né
Acho que um dos maiores problemas na série, foi exatamente ter mostrado como a Hannah se matou, que pode, para quem tem depressao ou esteja a um passo de fazer aquilo, gerar um gatilho. Tanto que em 2018 (eu acho, ou até no mesmo ano), a cena de como ela fez tudo foi cortada.
Ricardo eu concordo contigo em boa parte, mas eu vejo sentido no suicidio da Hannah, pela frase que ela falou no ep final. "O que fulaninho fez destruiu meu corpo, fulaninho destruiu minha alegria, e fulaninho destruiu minha alma" sacou? Quando a alma dela foi destruída, ali ela não tinha mais vontade de viver, e os acontecimentos anteriores (que são menos "potentes") foram só coisas que remoeram nela.
Matheus Thomé Exatamente, se você assiste até o episódio 10, todos os porquês são rasoavelmente equivalentes, mas quando ela é estuprada, tudo que aconteceu antes vira um adicional acarretado para abalar com o pisicologico dela...
Como diria alguém que não lembro. Alguns ali que são mais "equivalentes" que outros.
Tipo a morte do amigo do Clay, o assédio que ela sofria na escola, o estupro da amiga.
Agora aquelas cartinhas que o moleque tirava da caixa dela? Porra, foda-se isso.
@@crepperwlp nao foi so as cartinhas ja 2 temporada mostra que ela e o zach transaram e isso fez ela se sentir usada
@@Bossbicth Não assisti a segunda temporada. Inclusive nem devia ter tido 2 temporada.
@@Bossbicth Na época do meu comentário tb não tinha segunda temporada. Vale notar. :)
Tony é o mestre dos magos dessa série hahahaha melhor comentário do Ricardo
Cauan Henrique Na verdade, ele é o Yoda inútil.
Lucas Leonel você falou isso por causa do tamanho dele?
Zyon não, o clay q fala isso
É compreensível dado o fato de que ele sabe de toda a história rsrsrs
Tem algo esse série que me incomoda, eu assisti na época do Hype pq muitos diziam que era boa e tals e depois que eu vi a primeira temporada eu fiquei sem entender nada, não entendia por que das pessoas gostarem tanto.
Eu achei os "motivos" sem muita profundidade, e essa coisa de "eu me matei por tua culpa", só iria funcionar bem se fosse tudo em cima do
estrupador.
Na 2remp eu não consegui assistir tudo, parecia outra série,parecia que a Hanna foi uma escada para destacar os outros personagens.
Sou professora e lido com adolescentes da mesma faixa etária desses aí da série.
Pensei exatamente tudo isso quando assisti.
Quando comentava com alguém era atacada.
Que bom encontrar alguém com a mesma visão que eu.
Verdade, devemos saber lidar bem com os adolescentes, mesmo eles sendo complicados e até meio chatos
Ricardo acho que essa série não foi feita pra conversar com a vítima, mas com os agressores. Foi desta forma que eu assisti e lendo o livro, também acredito que tenha sido está a intenção. Mas muitas coisas na série me incomodam muito também.
Denise Assis MAS AS VITIMAS VÃO ASSISTIR DE QUALQUER JEITO CARA E AI?OQ ELAS PENSARÃO??É PERIGOSO MSM
Denise Assis Finalmente alguém que entendeu a mensagem.
Lucas Leonel psé
Você acha mesmo que os agressores vão tentar mudar as suas atitudes para deixar de ter o seu prazer de dominação sobre as vítimas ?
@@andresouza25 então cancela as novelas na Globo pq o pessoal vai fazer igual em casa. Que argumento mais BURRO!
Essa série é reflexo da sociedade. A gente vive num mundo em que tragédias são sempre romantizadas, na musica tem o clube dos 27, maior exemplo que esse não há.
alguém pode me passar o nome do anime que o Ricardo falou no nesse vídeo, por favor rs
Tayrone Braga 'dead nothe' (acho que é assim que escreve)
Tayrone Braga death note
Nós sempre vivemos nesse mundo, isso não é novidade. Desde os gregos, quiçá antes, as tragédias são romantizadas, mas as pessoas fingem ter descoberto a pólvora só agora.
Não vivi na Grécia, então sim, eu só descobri a pólvora agora.
Ja chego dando Like, Por que sei que o video vai ser FODA!!!
*Não acho que o suicídio foi romantizado nessa série e sim a vingança. Na minha opinião, o problema foi passar a ideia de que se todo mundo te fode na vida, então se mata e faça eles se sentirem culpados eternamente por isso, sabe? Quem está fragilizado, vive bullying, assédio moral etc pode acreditar que isso realmente seria a vingança suprema mas a verdade é que quem te maltrata não está nem aí pra você, e se matar por essas pessoas não mudará nada na vida delas!*
Acho que é isso que a série passa
Desnecessário essa série ter a segunda temporada.
Concordo!
Alexandre Santos da Silva Totalmente. A história foi concluída.
Alexandre Santos da Silva vai ter ?
Não acho desnecessário a segunda temporada, a primeira temporada mostrou as motivações dela de ter se suicida do, e as pessoas que fizeram mal a ela é ia lhe destruindo por dentro, a segunda temporada eu acho que vai mostrar as consequências que esse grupo vai sofrer de ter feito essas coisas com ela
TERCEIRA
Ricardo, foi exatamente oq pensei da cena do suicídio, totalmente romantizada pelos produtores, tava vendo com minha cunhada do lado chorando rios e eu fiquei tipo, waths?? E se uma pessoa que vê esse tipo de série decide ter a mesma ideia??, dou graças pelo número de ligações de pessoas pedindo ajuda ter aumentado, mas e aquela minoria que acha que o único jeito de chamar atenção for através do suicídio romantizado, espero nunca ter que lê esse tipo de notícia na Internet, falando que alguém tentou algo parecido com oq a Hannah fez, e sim a forma que a série mostra as situações que a Hannah se encontra é totalmente machista, mesmo sendo uma representação da realidade, a série não dá o troco, concordo demais com oq vc falou, faltou o troco.
Gostei muito da série. Mas sou do time que vejo que essa série tem problemas e não sao poucos. Ótima análise!
Concordo! Gostei da série, mas entendi tudo o que ele disse e consigo ver os problemas da série. Estou torcendo para que alguns dos problemas sejam reparados na segunda temporada...
Eu Nunca confio em séries que os adolescentes acham "Incríveis" como foi 13 Reasons Why, La Casa de Papel etc
Eu também, e olha que eu tenho 15 anos
Concordo
Concordo
Eu confio na opinião de próximos e de alguns críticos. Eu não avalio as séries pela faixa etária que gosta delas. Adolescentes são gente, com opiniões. Não é porque são dessa idade que significa que não gostem de algo do qualidade.
@@franciscagomes185 ué, lá casa de papel e 13RW não tem qualidade?
Foi exatamente o q eu pensei depois q assisti! Eu esperava muito mais da série, mas de tudo o que mais me incomodou é que a Hannah não passa essa sensação de estar realmente sozinha e sem esperança a ponto de se matar, ela tem uma família que poderia apoiar ela mas ela não procura ajuda de ninguém, a única pessoa q ela recorre é o conselheiro da escola e parece q ela vai já decidida a se matar independente do que ele vai dizer pra ela, tanto q ela vai com o microfone na bolsa gravando o que ele diz, não parece alguém que não tem saída mas alguém que nem tenta achar uma saída e isso incomoda muito quem assiste pq passa essa ideia do suicídio como algo "natural", outra coisa q me incomodou bastante é q a personagem da Jéssica que também foi estuprada mostra muito mais alguém se auto destruindo por não conseguir lidar com o q aconteceu do que a própria Hannah q passa a mesma reação desde o primeiro porquê até o último, a cena do estupro da Jéssica é bem convincente, é uma situação totalmente possível de acontecer na vida real, já a da Hannah é muito irritante pq ela é a única que sabe que o cara é um estuprador e vai na festa dele e ainda fica na banheira sozinha depois que todo mundo vai embora, não faz sentido ela ter se colocado nessa situação, tipo pq uma pessoa q tá chateada por ter perdido o dinheiro dos pais decide entrar na festa de um cara q ela viu estuprando a amiga? é tão sem sentido tantas coisas e vc tem q estar o tempo todo cobrindo essas lacunas e tentando justificar a Hannah pq ela não faz isso, as pessoas q gostam da série ficam dizendo "ah mas ninguém sabe dos problemas dos outro, o q se passa na vida da pessoa que cometeu um suicídio" só q pra ficção conseguir te convencer e te fazer se colocar no lugar do personagem a ponto de vc entender a dor dele, precisa construir o personagem de uma maneira muito bem feita, e acho q eles não foram muito felizes nisso.
ricardo, é exatamente isso que você não entendeu. a gente muitas vezes conseguiu durante a escola, rebater e se proteger ou proteger alguém. mas não é todo mundo que faz isso. muita gente sofre com isso e vai continuar sofrendo. a serie não tem a obrigação de "dar força" e sim mostrar o quanto e como isso ocorre. acho que a série tem mais a função de debater e não romantizar o suicído.
concordo com vc, se ela tivesse força não seria uma série de suicídio e sim de superação
Concordo com vc, Misael
Eu já discordo de você, porque, mesmo quando você tem alguém para apoiar, isso NÃO é suficiente para você evitar o suicídio. Chris Cornell teve todos os recursos para evitar e não conseguiu.
@@ronaldothomejunior3702 Isso depende muito cara, não é matemática que 1+1=2, não é uma ciência exata.
@@ronaldothomejunior3702 não dá pra tu afirmar que uma coisa evita e outra não, isso varia de pessoa pra pessoa
Ricardo, mas é exatamente isso que a série mostra: a motivação pra uma pessoa se suicidar/se sentir mal é extremamente subjetiva. Não cabe a nós julgar se aquela pessoa tem ou não motivos para se suicidar, as pessoas são diferentes e tem mentes distintas, se não a gente passa a ser aquele tipo de pessoa que diz "poxa, vc tem tudo deixa de besteira de se suicidar só quer atenção etc". Não é à toa que no fim o Alex se suicida com um número de "motivações" até menor que a Hannah, então acho que nesse ponto você patinou sem querer dar hate
NO CÉU TEM BAN YODA
Shot Hate Porran, mas a pessoa se matar por motivos futeis? com um outro com relevância??
Shot Hate Ela n reage, apanha a serie toda e n faz nada!! Acho que se a serie mostrasse motivos melhores, ficaria melhor!
Cada um sente as coisas da sua própria forma. Não podemos nunca julgar os motivos de cada um.
O cara está praticamente dizendo que é um direito se suicidar, e quem fala o contrário é um "Bolsonaro".
É bem a cara dessa gente
a mão do hate chega até a tremer
gabriel manfredo kkkkk
gabriel manfredo hahuahua esse foi o melhor comentário. vdd
A MELHOR CRÍTICA dessa série até agora! O Ricardo NÃO TEM MEDO DE mimimi, não tem o rabo preso...Alguém já parou pra pensar na influência dessa série e a pohaaaa da BALEIA AZUL??
ROCK N' ROLL FITNESS Negativo. A série é baseada no livro "13 reasons why" de 2007.
João Victor Gomes O jogo da baleia azul surgiu em uma rede social russa originalmente em 2012. O que aconteceu é que a culpa foi da mídia ter dado importância pra essa merda que já exista no Brasil desde 2015... Os "veículos" de informação praticamente fizeram propaganda disso é agora tudo que está acontecendo é indiretamente coincidência
Eu vi essa série na minha adolescência e tudo que ela me passou foi a tristeza e a insignificância do suicídio, me mostrou que não vale a pena, esse foi o impacto da série na minha vida. Porque Hannah Baker era uma garota maravilhosa que tinha uma vida toda pela frente e não merecia morrer, mas ela deixou os problemas externos tirarem seu amor pela vida e no fim, não valeu a pena, sempre tem alguém que se importa com você, mesmo que não diga
@@rafaelcarvalho272 mais a série tbm ajudou algumas pessoas uma pena q ela n sua visão n foi boa tipo ela tava começando a amar o clay só q a dor foi mais forte
@@rafaelcarvalho272 A serie fala que ela nao e muito recomendado para todas as pessoas se vc se sentiu mal a culpa e sua
Muito boa análise. Série se atrapalha no meio.
Ela, já consciente de todo o mal que fizeram, pq vai numa festa na casa do estuprador, onde há somente desafetos dela?
E a culpa da Sheri foi de ter derrubado uma placa de STOP, e apenas isso, como se a ausência da placa fizesse alguém dirigir como animal imediatamente.
Gustavo Valim verdade
Mas ela podia ter colocado a placa no lugar ou ter feito alguma coisa
KKKKKKKKK, essa aí foi osso mrm, mas sla, acho que ali a série quis mostrar que a ausência da placa mostrava que não era um cruzamento perigoso...n sei, essa parte ficou realmente meio jogada e mal explicada, mas pra mim funcionou
bom, no livro a Hannah vai nessa festa do Bryce justamente pelo motivo dele ser um desafeto. ela meio que precisava que ele desse um "empurrão" nela pra quê ela fizesse o que fez; ela própria diz "eu usei você, Bryce".
sobre a Shery, na verdade a razão dela estar nas fitas foi ter abandonado a Hannah numa rua vazia e na chuva pra não ter que responder pelo "estrago".
Verdade me pareceu que ela ficou mais abalada com a placa ao ponto de ela ir no mercadinho ligar pra policia do que salvar a amiga sendo estuprada. Não fez NADA na hora e nem depois. 🙄
CONCORDO PLENAMENTE!!! Muitas pessoas discutem comigo por eu ter essa mesma opinião... É uma série extremamente irresponsável
Crl, eu gostei da série, vi de uma outra forma. Mas esse lado faz sentido haha Buguei
Rafael Rodrigues hahahaha também. Curti a série e entendo e concordo com a crítica do Ricardo 😖
Ta tipo eu, concordo com ele.
Também fiquei assim.
Cara eu gostei da sério e discordo da analise, pra mim ele não entendeu a mensagem da série.
Adorei a sua opinião, mas essa série me salvou, por que a série não foca no suicídio e sim o que acontece depois do suicídio, e isso me fez percebe que eu não queria me suicídiar eu queria uma ajuda, mas eu adorei o seu jeito de opiniar e também entendi o seu lado. Likeeeee
Concordo, eu já tive depressão e já estive no lugar da Hanna. A cena do suicídio me levou automaticamente a lembrar de tudo o que eu já passei. Não recomendo para quem tem ou já teve depressão, essa série é um gatilho para o suicídio.
voce foi avisado a nao assistir se estiver passando por esses problemas, aí já é por conta sua.
Essa série pode trazer um efeito reverso, pois engrandeceu muito o ato de suicídio da Hannah, isso pode passar para alguns que possa estar sofrendo que o suicídio é a única saída de conforto. Coisa que não é.
Quais sao as musicas que vc utiliza no video?
tá certinho ricardo! tem gente q não tem noção da gravidade psicológica, se vc assistir e for um "porquê" ok mas e se vc for uma "Hannah" é complicado, fora q essa serie VIOLA VARIAS REGRAS DO MANUAL DE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO PARA MÍDIAS!
Ricardo eu nunca cheguei perto de entrar em depressão e nunca conheci ngm que entrou em depressão, tem como eu me relacionar com a série mesmo assim ?
Ricardo, sabe, muita gente que não dá sinais de depressão tem o transtorno. A Hanna não demonstrar que tem acontece realmente, e eu vivenciei exatamente isso com um amigo meu a poucos dias (ele não se suicidou e nem nada disso, mas foi diagnosticado com depressão, e NINGUÉM diria que ele passa por isso)
Felipe Soares Sepúlveda verdade, ano passado perdi uma pessoa querida, mas não muito próxima que se suicidou. E colegas de trabalho em comum ficaram chocados. Ele dava sinais principalmente de saúde que não estava bem, mas tocava a vida, que era inclusive aos olhos externos, super bem sucedida.
Boa Ricardo! Essas suas críticas mostra que vc não precisa seguir o bando, vc tem sua própria opinião!
Não concordo com diversos pontos que vc disse, mas entendo seu ponto de vista, cada um tem o seu!
É uma pena que você vá sofrer tanto hate pelos seus comentários sobre essa série. Tanta gente de cabela fechada que não aceita crítica. De todo jeito, eu entendi todos os seus argumentos e concordo com praticamente todos eles, vídeo excelente, bem editado, etc... parabéns Ricardo.
Você tocou no ponto que eu levantei assim que assisti. A Hannah buscou muito aceitação e isso que acabou com ela. Primeiro. Bryce é um babaca, nunca ia querer ser amiga dele, se quisesse depois que eu vi o que ele fez com a Jessica eu nunca mais ia querer olhar na cara dele, quanto mais IR NA CASA DELE, entrar semi nua numa banheira JUNTO DELE e JAMAIS cogitaria ficar sozinha a qualquer momento COM ELE. Foi o que você disse, a culpa não é da vítima nunca, mas ela já sabia da índole dele e que ele era um mau caráter. Não sei se quando ela chegou la já tinha desistido e isso foi só o que transbordou, como se ela estivesse buscando algo para tomar essa decisão drástica..
Eu assisti o primeiro episódio e achei bem bosta, eu achei que era uma série de suspense por causa das fitas onde o personagem principal teria que embarcar em uma jornada densa e tals, mas não passam de clichês.
12:11 todos nos somos diferente, entao podemos senti diferente, das outras pessoas. os impactos sao maiores para algumas, pessoas e para outras nao. Entenda ricardo
Isso e vdd cada sente de uma forma diferente aqueles motivos delas parece ser fúteis mais pra ela não era
Ricardo você é o cara, nem sempre eu concordo com oque você diz, mas a opinião é oque conta, eu te entendo sobre essa série...
QUAL O NOME DA MUSICA QE TOCA NOS 11:53 ????? PFV PFV PFV PFV
Cara, finalmente alguém que olhou além do coitadismo, e da superestimacão da série.
O que mais acho engraçado, é como o ambiente escolar é a única coisa que importa na vida desses jovens. Poxa, não é um presídio onde você não pode sair dele, ou então apenas ter amizades e alianças com pessoas lá de dentro.
A vida é mais que isso! E como já dito, o fato da personagem procurar a aprovação dessas pessoas, ou então sempre querer dar uma chance quando é nítido que é fingimento ou que então vai dar merda, é simplesmente patética. 😂😂
Juventude idiotizada!
Maria Vitoria N. Andrade, entendo seu ponto de vista.
Não sabemos o que se passa na mente de alguém que se mata.
Só acho que a série tratou essa assunto de forma muito banal.
A personagem não lutou, e não fez as escolhas corretas, entende? Espero não lhe ofender quando digo que se eu fosse mulher, ficaria ofendida com a forma em que ela foi retratada.
A mensagem que a Netflix passou foi essa: Juventude fraca, que não vê a vida além do ambiente escolar. Que precisa de atenção de pessoas que te humilham constantemente.
Como o Ricardo falou, muitos de nós fomos humilhados na nossa infância e adolescência. Mas sinto que havia uma forca em nós que hoje se perdeu, entende?
Quando assistimos um filme ou uma série como essa, ouvimos uma música, automaticamente nos identificamos com o personagem principal. E é isso que os jovens fazem.
"Poxa, eu não tenho saída! Sou uma menina indefesa em meio a uma sociedade machista."
Com certeza, vocês são bem mais do que isso. 😉
Obrigado pela sua educação na resposta ✌😊
vdd assista o filme "diario de um banana", no final do filme tem uma mensagem bem legal, que disse "idai se você é popular na escola, logo logo vc se forma vc sai pra fora ai sim que começa a vida de verdade", não lembro direito da frase mas é mais ou menos isso!!!
Pura verdade...
pq essa é a ideia da serie, mostrar que existem pessoas com emocional muito frágil, sem forças para reagir.
Chiara Carolina, Se você acha mais fácil pensar nisso tudo bem. Não vi fragilidade em ninguém na série. Só um bando de adolescentes egoístas.
Eu senti falta tmbm de uma consequência para os personagens que só fizeram o mal na série. Principalmente com o estuprador, ele fez dois atos e mesmo assim ainda estava solto, isso foi o que me deixou mais indignado. Algo que me incomodou foi da série não retratar pessoas que estavam na mesma situação que a Hannah e conseguiram superar a depressão, parece que quando alguém está nessa situação não tem mais volta, tanto é que você falou que houve 3 tentativas de suicídio. Eu senti que a morte da Hannah foi mais por vingança do que propriamente por depressão, a série não mostra bem isso!
Ótimos comentários Ricardo, acompanho bastante seu canal mas acho que esse é meu primeiro comentário.
Muitos bem discutidos por você. Ganhou ainda mais meu respeito.
Eu tentei concordar com você em algumas coisas... eu até tava conseguindo, até que no finalzinho você fala coisas que machucaram muito... Carinha, nem todo mundo consegue rebater esses problemas... nem todo mundo recebe eles da mesma forma que você.
Eu tentei ler o livro antes da serie sequer ser produzida, e eu lembro de olhar os motivos e achar mt raso, no fim eu nem terminei o livro. As pessoas se matam ou por um trauma muito forte (como um abuso) ou por um crise existencial/identidade muito forte. Você literalmente perde senso de quem você é na sociedade e pq ta ali, tem tanta dor e sofrimento diariamente que por isso nao há perspectiva de futuro. Eu lembro que na mesma época eu li As vantagens de ser invisível, e mano, que obra de arte é o livro. Aborda relacionamento abusivo, sexualidade, transtorno de estresse pos traumatico, abuso físico, tudo de uma maneira TÃO bem construída que faz os 13 porquês parecer fanfic do wattpad. Acho que a serie poderia ter feito apenas 1 temporada, uma minisserie de 13 episódios, porém mantido a essência do livro. Como por exemplo o Clay ter ouvido tudo em 1 noite, e tb o suicidio da Hannah ser por overdose, assim evitaria a cena grafica da automutilaçao, poderia ter sido apenas os paus a encontrando morta com o frasco de comprimidos. Essa série romantizou tanto essas coisas que me lembrou Skins e como eles tb romantizaram muito problema, gerando uma onda de garotas que queriam ser a Effy, enquanto a propria personagem não se suportava mais e era super má com os outros, como a Cassie influenciou muito em transtorno alimentar, como a série deixou em voga o uso de muitas drogas, mts sintéticas. Enfim, dps de crescidos tivemos os 3 eps final da Effy, Cook e Cassie, e pudemos ver o quão caótica a vida deles ficou quando adultos. Nao era mais aquela festa, eles nao se trataram, eles apenas se doparam, e tiveram consequências. E mts adolescentes da epoca tb n se trataram. E o mesmo vai acontecer com essa serie agora, onde mts nao vao se tratar, e vao acabar por achar oq a hannah fez algo aliviador e ate mesmo empoderador, pois após a morte, ela teve os seus 13 porques em suas mãos atraves das fitas, e teve uma vingança. Enfim, certas coisas nós nao deveriamos ver quando nos estamos vulneraveis.
Eu só quero entender o primeiro capitulo da primeira temporada buguei um pouco vendo Ranha viva e em dialogos estava morta BUGUEI MUITO (alguem me explica?)
Quem era cafajestinho com as meninas qnd adolescente não consegue aceitar que isso possa causar depressão numa pessoa. Não consegue confrontar as consequencias q seus atos trazem.
pior ainda...quem se aproveita da depressao de alguem so pra dar uns peguinhas e depois joga a pessoa ainda mais no buraco
Vou falar com base na minha experiência,sobre você ter dito que os personagens são muito fracos e não revidarem. Eu sempre fui assim durante todos os meus anos de escola,sofria bullying constantemente,chorava muito escondido e simplesmente não conseguia me defender,tentava falar e as palavras não saíam. Acredito que os personagens são assim,porque existem pessoas assim,que escondem sua dor ao invés de tentar lutar,como eu. Talvez eu seja fraca mesmo como você falou,mas eles retrataram a realidade de muita gente e sim adolescente faz muita besteira,apenas para se sentir incluso em um grupo. Acho que foi isso que levou a Hannah à entrar naquela jacuzi. Respeito sua opinião,não leve meu comentário como Hate.
Ele quis dizer que os personagens são Plantas rodeando o roteiro. Eles são fracos, mas eles deveriam ser fortes para incentivar os espectadores a serem fortes. Estórias são sobre pessoas superando os problemas, e, porra, é muita vitimização por cima da Hannah.
Essa critica está muito boa! Só descobri o canal há pouco tempo e gostei bastante!
Cara, você tirou as palavras da minha boca :)
Fui até julgada por tentar expor meu ponto de vista sobre a série e o pior é que foram meus próprios amigos que me criticaram de forma nada amigável. Falaram que eu era ignorante por pensar assim (fiquei sem entender).
Em relação a série, senti que tudo foi representado tão artificialmente, na minha opinião não chegou perto de representar o que vivemos hoje (sei que foi inspirada no livro) e principalmente achei que as partes em que falam e demonstram suicídio foram um incentivo a esse ato.
Ricardo, admiro muito seu trabalho! Mas tipo, sinto que você trata a grande maioria do seus fãs como se fossem haters. Fale o que você pensa, deixa o disclaimer de lado e fica tranquilo :)
+Luiz Guilherme Claro que não. Só que quem faz barulho e enche o saco é justamente o cara que me odeio e/ou caiu no vídeo. Por isso os disclaimers
Faz sentido! Entendo seu ponto, não entendo os haters. Continue o bom trabalho como sempre, quem curte você vai sempre te apoiar
Concordo, senti exatamente isso sobre a romantização do suicídio, e VC conseguiu ir além com sua crítica. Tentaram passar uma mensagem mas passaram a mensagem errada.
FINALMENTE alguém entendeu essa loucura que foi essa série!!!!!
A série deveria dar força de vontade para que as pessoas que sofrem depressão possam um dia lutar. Mas o que faz é totalmente diferente. Como você disse: a arte tem esse poder. Quando assisto Rocky Balboa, por exemplo, eu termino o filme feliz. Com um força de vontade de dar a volta por cima de qualquer problema. De lutar. Agora, a série, te da vontade de fazer o contrário.
Romantizar o suicídio? caralho eu me senti mal e incomodado com a cena
Samuel R. ne?
Samuel R. Eu também. Meus pais até choraram. Foi uma cena chocante e horrível para mim... mas talvez para uma pessoa em depressão soe diferente.
Samuel R. sei que é tarde pra falar, mas é relativo o que cada um sente.
Não na cena, e sim o suicídio.
Algumas pessoas relatam terem sentido alívio ao ver a Hanna se matar , surreal
4:00 Qual o nome dessa música??? Eu preciso! Pfvr.
Eu adorei a série e o seu video, só não concordo sobre falar que a serie não precisava mostrar a hanna se matando. Foi uma das cenas que eles foram mais fiéis em mostrar o sofrimento dela. A série foi feita pra trazer a realidade, choca os outros e é por isso que faz tanto sucesso. Claro que, pra uma pessoa com pensamento suicida, assistir aquilo tem um impacto maior. Mas esse tipo de imagem só choca desse jeito porque não é exibido em séries, televisão. Não é atoa que transtornos mentais como depressao são tão mal vistos e tratados como frescura. Assuntos assim nunca são tratados. Quanto mais mostram, menos tabu. (levando em consideração que no inicio dos episódios mais pesados, avisam que vão ter essas cenas, e a pessoa escolhe se quer ver, esse é o unico dever da série, avisar)
Espero que veja meu comentário ;)
Gostei da série. Mas, tirando a parte dos estupros. Não vi motivos relevantes para a personagem cometer suicídio. Não de forma concreta aponto de chegar a esse nível de decisão. São 11 motivos superfíciais e 2 agravantes, questionáveis. E ainda não aceito o fato de alguém com depressão que viu um estupro, de uma amiga. Ir numa festa, por livre e espontânea vontade, na casa do estuprador. E depois ficar de sutiã e calcinha na piscina/hidro. E ainda continuar no local após os "amigos" saírem. Não faz sentido aquela situação criada, somente, para que a Hannah fosse violentada. A série não é ruim. E a crítica feita no vídeo, super concordo.
Bruno Ohta quem diz o que atingiu alguém é só a vítima
A série retrata muito mais do que as cenas feitas, e sim a realidade de muitos jovens adolescentes , o fato de os personagens serem maiores de idades as pessoas perdem a credibilidade, mas o diretor nao pode colocar adolescentes de 16 anos pra fazer cenas de sexo, ingestão de álcool e algo semelhante a drogas e cigarros
Jogam hate na série pq não teve final feliz, que o brace não foi punido imediatamente, que a hanna e o clay não foram um casal clichê igual outras séries e filmes.
Gente a maioria dos responsáveis dos personagens nao escutavam os filhos, apenas davam caprichos, mal exemplo e falta de exemplo, como vocês querem que eles tenha noção das consequências dos atos
Cada pessoa tem um impacto diferente com a morte de alguem próximo.
A depressão não é algo que demonstramos ou chegamos nos outros e falamos que temos, ai se eles explicam reclamam que nao teve suspense, se nao explicam diz que a série é incompleta
A hanna mostrou sim que estava depressiva muito antes de se matar, quem tem depressão sabe que a gente nao grita pro mundo que temos, poucas pessoas nos enxergam e realmente querem saber e ajudar
A série só mostrou o que é um Fato e nao só historinha criada, não é só mais uma história clichê, pessoas se matam, cometem crimes, pegam doenças sexualmente transmissíveis, se drogão, são estrupadas(os), cometemos suicídio.
Após terminar a Série fiquei com tanta raiva. Nossa! Enfim alguém no RUclips Falou sobre meu Ponto de vista! Parabéns Ricardo. 😙
tentei assistir essa série mas n passei do primeiro epsódio achei muito chato e sem nexo fiquei toda hora me perguntando qual o problema dessa menina ela vai morrer que diferença faz se alguém vai ver ou não as fitas
Foda é deixar gancho pra uma segunda temporada "13 porques ter uma segunda temporada"
Que som é esse que está no fundo? 09 minutos e 47 a 56 segundos?
Ricardo, valeu cara realmente vc conseguiu explica muito de tudo de ruim que achava da série e não sabia explicar o porque! Valeu mesmo agora tenho mais argumento pra explicar aos meus amigos e familiares o quão essa série é perigosa!
na verdade eu acho q a mensagem foi q cada um dos 13 tem um problema em casa ou com a sociedade em se, onde eles transformam esse problema em bullying. E que deu pra entender e que a Hannah q sofreu o bullying deu o início a primeira temporada e a próxima é a consequência do bullying vai ser sobre Assassino em série... então creio que a série mostra os efeitos do bullying nas pessoas e por que as pessoas fazem bullying.
13 reasons why é uma das piores séries pra ver..Muita negatividade,muita vitimização .... Só serve pra deixar a geração mais deprimida ainda,e olha que já tá muito deprimida..
A serie fala que ela nao e muito recomendado para todas as pessoas se vc se sentiu mal a culpa e sua
Exato
Meu Deus Ricardo como admiro seu trabalho , vendo seu vídeo e absorvendo suas opiniões , eu fico admiro da forma como cada pessoa pode sentir uma obra , e como o "cinema", tem a capacidade de tocar cada pessoa de uma forma diferente , o fato não é concordar ou discordar daquilo que você diz , é a forma que voce diz , e esse vídeo me fez repensar muito doq achei da serie , e ter outras sensações doq eu vi , e parabéns pela qualidade do seus videos , suas edições por mais que pareçam simples , eu acho que são primorosas , vejo um grande esmero em tudo que você faz , parabéns pela pessoa que é , e pelo seu ótimo trabalho , um abraço e sucesso , você merece muito !
+Thiago Araújo Oloco, valeu pela mensagem e pelo apoio, Thiago! :)
Ricardo, que abordagem foda. Parabéns.
Cara todo mundo tem seua opiniao ai vem uns mlk xingando ele nos comentarios e dando deslike mano nmrl eu n entendo isso!
Eu não tinha gostado da série desde o começo, não me deu vontade de assistir mas como todo mundo tava falando disso assisti de uma vez. E realmente não gostei, não sou crítica de cinema num sei explicar com detalhes. Mas ai esse video me deu as rações de porque não gostei! Hahahaha Valeu! Concordo!
Ricardo Ja assitiu Guardiões Da Galaxia Vol 2?
GLG Filmes e games Qual o meno o nome dele mesmo ?...sou novo no canal
Silas Araujo Ricardo ;)
Guilherme nossa, não sei de onde eu tirei marcelo kkkk
15:20 trilha sonora do Death Note... melhor trilha sonora pra filme com tema sombrio!
Como estudante de medicina, uma das coisas que aprendemos é que para uma pessoa chegar ao ponto de tirar a própria vida é porque ela tem sim um distúrbio psiquiátrico (descartando sociedades onde o suicídio é mais "aceito", ou até mesmo visto como uma forma honrosa de morrer - vide Japão e seu "harakiri/seppuku"). Assim, para a Hannah chegar a esse ponto, não seria simplesmente pelo Bullying. Como você disse, muita gente sofre bullying, como eu, como você, mas nós aprendemos a lidar com isso, a combater isso. EXCETO, quando isso deflagra em nós Depressão, e não falo de tristeza ou melancolia, mas sim Depressão, a doença. E depressão envolve muitos sintomas, como a incapacidade de enfrentar os problemas ou de encontrar formas de enfrentar, a pessoa não consegue encontrar dentro de si "a vontade" para diversas atividades diárias. O paciente muitas vezes, de formas variadas e muitas vezes silenciosa, pede socorro. Pede socorro pois ele mesmo não consegue se ajudar. E se somado a isso você ainda sofre bullying, os sintomas pioram exponencialmente. Se o paciente tem intenção suicida, pior ainda. Se o paciente ainda sofre um grande trauma (ex: violência sexual), muito pior ainda. Minha grande grande crítica à série é o fato de a depressão ser abordada de uma forma meio... bem... não é abordada, na verdade, né? O paciente com depressão profunda, para de se importar tanto consigo mesmo, que ele deixa de cuidar de si, ele não tem mais apreço... Porém a Hannah no último episódio tá toda maquiada, bem vestida, com batom e tudo mais. Ao longo de toda a série, não parece que a personagem está deprimida. Ela parece apenas uma personagem triste que sofre bullying, e é "fraca". Tem até uma outra personagem na série que se cortava e ela mesma diz "É isso que vc faz quando a dor está insuportável, vc não tira sua própria vida, isso é para os fracos".... NÃO! Tirar própria vida não é para os fracos. Tirar a própria vida indica que vc estava doente, possivelmente com depressão, e que a doença te consumiu. Assim como câncer pode te consumir, ou outras doenças. Só que infelizmente depressão ainda não é bem entendida pelo público leigo, é vista como frescura, fraqueza, etc... e a impressão que a série deixou é de que Hannah tirou a própria vida simplesmente por causa do Bullying quando deveriam ter abordado com mais cuidado o fato de "queridos telespectadores, essa garota sofre de depressão profunda com intenção suicida... aqui está alguns sintomas para vc poder reconhecer e poder dar ajuda que aquela pessoa precisa".
Um dos poucos canais com críticas inteligentes
Qual è essa trilha sonora?
O melhor vídeo que eu vi sobre a série!!!!
Muito bom, adorei seus comentários, tu é um cara que está evoluindo muito, PARABÉNS.
eu não assisti a serie por que eu tenho vários problemas pessoais e pra mim essa série é um tutorial de suicídio.
Aninha a série é muitonpegal pra quem está bem. para quem não está, eu não chamaria de tutorial de suicídio, mas ela vai disparar um monte de gatilhos. não aconselho mesmo.
Sim, a série tem gatilhos que podem mexer com as pessoas. Não, não é um tutorial pra suicídio. Quem quer se suicidar sabe muito bem como fazê-lo, não precisa a série pra saber.
Já tentou assistir pornô? Lá tbm tem uns tutoriais legais pra você sair dessa.
Matheus Thomé . Concordo, aposto que qualquer pesquisa simples no Google responde isso
Se você não assistiu a série, como sabe que é um tutorial de suicídio?
Concordo contigo e adiciono um ponto.
Meu maior problema é com um dos objetivos da série: pesar a consciência de bullies.
Fazer com que todas as pessoas que pratiquem bullying pensem nas consequências.
O problema é que ninguém se identifica com um bully quando vê a série.
Todo mundo se identifica com a coitadinha cool da história, à qual tudo de ruim acontece.
Se eu que me julgo com boa autoestima fiquei mal, imagino uma pessoa que sofre bullying constante ou que ainda não está completamente segura de si.
Naruto trata a depressão e a solidão MUITO MELHOR do que os 13 porquês.
Séries que tratam sobre Depressão, Transtorno de Ansiedade, Luto e etc:
One Day at a Time (Depressão, Ansiedade, Preconceito e Família)
A Maldição da Residência Hill (Luto, Depressão e Solidão)
The Umbrella Academy (Depressão, Solidão e Família)
Naruto? Kkkkkkk nunca vi isso em Naruto
@@MikaelCosta-mm7fz Nunca viu? Então pode reassistir, o Sasuke é um caso clássico de ansiedade crônica e trauma, tem vários personagens que lutam contra a depressão e instruem, de uma forma não muito evidente, de como "combatê-la" tbm.
E o luto e a solidão acho que nem preciso explicar né.
Parabéns pela análise Ricardo!
No geral eu concordo com quase tudo e me sinto aliviada por vc ser mais uma pessoa que eu sigo que não falou besteira e que compreendeu os problemas reais dessa produção.
Muito interessante também vc chamar atenção pro tom machista dá série. O machismo tem que estar presente em dramas adolescentes pq ele é muito comum. Sou professora e vejo minhas alunas sofrerem isso diariamente. Mas a temática tem que ser usada como forma de condenar esse comportamento, e não da forma superficial que é utilizado, apenas pra promover o sofrimento das duas personagens.
Te sigo há um tempão, mas é a primeira vez que comendo, então parabéns pelo trabalho de sempre!
É acolhedor poder ouvir o sotaque da nossa terrinha nesse mundo de RUclipsrs paulistanos e curitibanos hehhehehehe!
um abraço!
+bittcarolina Bondade sua chamar o Rio de "terrinha" hahahah bjo!
Gostei do exemplo de death note
será que uma segunda temporada da pra consertar esses buracos que a serie deixou?
A série é machista? Sério? Desculpa, Ricardo, mas dessa vez vou ter que totalmente discordar de ti! Na verdade a série mostra o machismo perfeitamente! Não sei se você sabe, mas a série mostra algo que acontece muito na sociedade e principalmente na escola: os caras são os bro, amigão, e as minas se odeiam! Eu não tenho que ser só bonita, tenho que ser a MAIS bonita! Não tenho que ser legal, tenho que ser a MAIS legal! Mostra perfeitamente o quanto somos feitas para competir umas com as outras! E outra: não são SÓ homens os motivos, tem as meninas também! As amizades dela, que ela precisava, mas que não a apoiaram! Não é só um estupro que destrói a alma de alguém não! Tem outros fatores, e no caso da Hannah a série mostrou VÁRIOS! Coisas que muitas vezes eu mesma já senti! Enfim.. não cabe a mim dizer o que destrói ou não a alma de alguém! Na adolescência TUDO parece pra sempre, qualquer problema, qualquer tristeza! A Hannah não é perfeita, e eu entendo! Mas outra, tu perguntar o porquê de ela ir na casa do cara, entrar na banheira e etc a série mostrou EXATAMENTE isso, essa cena desse jeito pq é isso que acontece na vida real. A gente pergunta o pq de a mulher ter feito isso ou aquilo, e nunca paramos pra pensar o pq de ELE ter feito isso! Apenas uma dica: pense melhor sobre esses aspectos!
falo tudo
falo tudo ²
Falou tudo que eu queria falar!!!
Na vdd a série explica os motivos escrotos dele ter feito isso, mas não explica os dela. Pareceu mais que a personagem estava servindo o roteiro e não o contrário; ela foi na casa dele, entrou na banheira e ficou lá porque o roteiro exigia uma cena de estupro.
Silent Lulamoon E tem o que explicar? Ela foi porque estava mal para caralho. E NÃO IMPORTA! Não importa ela ter entrado na banheira, não importa porra nenhuma. O que importa é que ELE a estuprou! É nisso que temos que focar! Nesse problema e não em o pq Dela ter ido ou não, NÃO IMPORTA!
vou ter que Parabenizar você outra vez!!! você é o youtuber mais sincero, sinto verdade em cada crítica que você faz.. não concordo com várias, porém você passa oq tu realmente sentiu! FALTA ISSO DEMAIS NO RUclips
+Hugo Bragioni Obrigado pelo reconhecimento, Hugo!
Enfim alguém sensato com essa 13 Reasons Why!
Também sofri bulling a minha vida toda ( até hoje inclusive ) e nem por isso tive vontade de tirar a minha vida. Também acho que uma história de superação seria bem mais proveitosa e ajudaria muito mais do que um "tutorial de suicídio".
Meu RUclipsr favorito ❤
Herói de Hoje digo o msm
Mesmo não concordando com tudo que você disse, tenho que reconhecer que tudo que você falou foi muito bem fundamentado. A sua crítica é diferente de tudo que a gente encontra aqui no RUclips. Parabéns. adorei
a serie não é machista, na verdade é até um pouco feminista quando mostra que todos os problemas da menina são homens, como se mulher não fosse tão capaz de fazer mal quanto um homem
concordo com vários pontos do vídeo, mas gostaria de comentar o argumento de que somente as últimas razões seria "realmente" importantes. Minha interpretação, e imagino que foi isso que a série queria mostrar, é que não são somente grandes motivos que levam alguém a tomar atitudes extremas, mas sim uma soma de fatores, que nem sempre são claros e, principalmente, nem sempre são grandiosos.
os acontecimentos vão se somando e vão mudando a perspectiva de vida da personagem até um evento maior servir de estopim. A maneira como alguém responde a uma violência também depende muito da visão de mundo que ele tem. Então acredito ser essencial ter esses motivos antes para chegar na conclusão da série.