CALVINISTA levou uma surra de lógica e análises textuais de um ARMINIANISTA.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 дек 2024

Комментарии • 1 тыс.

  • @Oliveira_74
    @Oliveira_74 8 лет назад +4

    A conclusão geral no vídeo completo, não descaracterizou a lógica calvinista.....

  • @MsLeomotta
    @MsLeomotta 9 лет назад +2

    Nunca vi um pastor defender o livre arbítrio caindo tanto em contradições como esse.

  • @MrErickbass
    @MrErickbass 10 лет назад +125

    Sou arminiano e fico triste com esse tipo de título do vídeo. 'Fulano levou surra'. Não tem um pingo de Cristianismo numa declaração rancorosa dessas. Devemos debater IDEIAS diferentes mas nos amando como irmãos.

    •  10 лет назад +3

      Não tem um pingo de cristianismo? Jesus fez uma azorrague para que? O Calvinismo rouba a liberdade das pessoas tornando-os totalmente depravados em suas escolhas, com isso, Deus torna-se o maior manipulador e charlatão da história;merece chicotadas das escrituras .DEIXA DE SER RELIGIOSO. ABRAÇOSS

    •  10 лет назад

      MersonApologética J
      (Se torna)

    •  10 лет назад

      MersonApologética J (um)

    • @MrErickbass
      @MrErickbass 10 лет назад +9

      MersonApologética J Não estou falando da doutrina em si, mas da forma odiosa como vc se coloca na questão. Vc pode fazer todas as críticas ao Calvinismo com ideias sem ficar nesse nível de excitação pq supostamente o lado q vc discorda perdeu o debate. 'Fulano tomou surra! Oh, estou vingado! Oh, toma essa!'. A minha discordância é essa. Podemos nos colocar contra uma doutrina mas num debate sadio entre irmãos q se amam.

    •  10 лет назад +1

      MrErickbass Amigo irmão, vamos tenta chegar na compreensão de ambos os lados, entendi sua prisma meu querido, mas, não é condizente com a minha intenção,pois, o intuito da epigrafe é mostra que ele levou uma surra teológica,escriturística e lógica= LOGO O SENTIDO DA SURRA É TÉCNICA;não em querer difundir ou estimular ÓDIO. Responda-me, algumas perguntas: 1-Como que por uma TITULO vc tirou uma conclusão exata da intenção do meu coração?? Saiba irmão, isso é relativo vc nem perguntou qual é meu intento, mas já AFIRMOU PRECIPITADAMENTE O QUE ESTA NO MEU CORAÇÃO, .JULGANDO-ME PELA APARÊNCIA; É PECADO E NÃO A RETA JUSTIÇA NISSO. 2- Jesus não dava uma surra em seus debates contra os fariseus e ainda os chamavam de RAÇAS DE VÍBORAS ?? Porventura Cristo estava sendo ODIOSO ????? Abraços.

  • @SAMUELJOSEFUI
    @SAMUELJOSEFUI 10 лет назад +3

    TODOS estavam perdidos. Deus salvou alguns. Não é injustiça. Não houve merecimento dos salvos. Houve favor. E Deus é glorificado nisto. Alguém poderia perguntar: Por que não salva a TODOS? E eu perguntaria: Por que salva alguns? Ele não precisaria salvar ninguém. Cristo morreu por TODOS. Mas não diz que levou o pecado de TODOS. "O Meu Servo, o Justo, justificará a MUITOS: porque as iniquidades deles levará sobre Si. ... mas Ele levou sobre Si o pecado de MUITOS" Is 53.11,12
    E uma vez que Ele já levou nossos pecados e deles não se lembra mais (Hb 8:12), como é que poderemos perder a salvação? Nós não podemos entrar na presença de Deus, três vezes Santo, por causa de nossos pecados, mas uma vez que Cristo levou sobre Si e sofreu o juízo dos nossos pecados, o que me separa agora de Deus? Deus olha para mim e vê Cristo sem pecado, pois agora estou em Cristo e nova criatura sou (II Co 5:17).
    Portanto, Ele morreu por TODOS, mas levou sobre Si o pecado de MUITOS. Quem são esses?

  • @andbell4124
    @andbell4124 11 лет назад +5

    PARA OS QUE CREEM NA BÍBLIA : DEUS ESCOLHE E NÓS SOMOS ESCOLHIDOS(CORRETO,BÍBLICO).
    PARA OS QUE CREEM NA FORÇA DO HOMEM,MORTO NAS OFENSAS E PECADOS: O HOMEM ESCOLHE E DEUS É O ESCOLHIDO(ANTI BÍBLICO,JESUS ESCOLHEU ELE NÃO FOI ESCOLHIDO PELOS DISCÍPULOS). QUEM CRÊ NESSA BOBEIRA É PIOR QUEM TENTA DEFENDÊ-LA!

  • @floliveiracastro
    @floliveiracastro 8 лет назад +2

    irmão por que não coloca o debate completo...? mostrar só as falas se a replica do outro é desleal!

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      FabioeLais Castro Oliveira msm no video completo o calvinista estava despreparado

  • @marcosaquino21
    @marcosaquino21 9 лет назад +14

    Pessoal eu não sei vocês mas tudo que estou vendo é um vídeo cortado e montado... na minha opinião esse vídeo está sendo usado de forma desonesta.

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Marcos Aquino olhe o vídeo completo, pq o calvinista estava despreparado, e o arminista tinha feito a lição de casa, por isso se saiu bem no debate, enquanto o calvinista até msm no video completo não se saiu mtu bem

  • @leticiavieira3663
    @leticiavieira3663 11 лет назад

    como faço pra adiquirir os livros do pr. elias vc pode me ajudar valderi

  • @claudemir3550
    @claudemir3550 9 лет назад +7

    Por volta de 2:45 o cidadão diz que tem coisas que Deus não pode fazer; que, por exemplo, não curou muitas pessoas por causa da incredulidade deles! Ora, como pode ser Deus todo poderoso e depender de uma fezinha para ter poder para curar? Ilógico.

    • @kazu2530
      @kazu2530 9 лет назад

      +Claudemir Araujo Pereira Sr Caludemir creio qi ele não soube se expressar, Deus pode todas as coisas e caso se ele quisesse curar ele curaria mesmo sem fé , porém o que a biblia ensina é que sem fé é impossivel agradar a Deus, Sei que existem filhos ingratos que pensam que os pais foram feitos para realizarem suas necessidades afinal não pedimos pra nascer , e os pais até dão mas mesmo os pais aqui da terra chega uma hora cansa imagine o pai celestial com tantos filhos ingratos ?

    • @claudemir3550
      @claudemir3550 9 лет назад +1

      Jeferson André de Sousa André discordo de você, amigo. Ele soube, sim. Se fosse como você falou, ele poderia ter dito que Deus não deveria curar por causa da falta de fé. Quanto a filhos ingratos, isso é puramente uma questão de opinião: filhos gratos são os que mataram por Deus? E os ingratos? São os que se negaram a derramar sangue por Ele?

    • @kazu2530
      @kazu2530 9 лет назад

      Vamos tentar entender o que é filhos gratos: são todo aquele que reconhece que o seu pai aquele pai que sempre se doou para te ajudar na medida do possível ele é o líder da casa e que devemos respeito a ele independente da sua idade, tenho quase 40 e sei que meu pai ainda é autoridade na minha vida e o respeito
      Filhos ingratos : todo aquele q não reconhece o pai como autoridade mesmo aquele pai que sempre te ajudou na medida do possível , pelo contrario esses filhos acham que isto é obrigação do pai afinal ele que te colocou no mundo essa é minha visão das pessoas que questionam a Deus então filhos ingratos ou grato não tem nada haver com o que vc mencionou sobre derramar sangue as pessoas derramam sangue por suas próprias ignorâncias e não porque Deus mandou

    • @claudemir3550
      @claudemir3550 9 лет назад

      Jeferson André de Sousa André concordo com você que as pessoas derramam sangue por si mesmas, mas a bíblia diz em várias ocasiões que Deus mandou. Josué foi um dos maiores matadores de Deus.

    • @uenio
      @uenio 8 лет назад

      pessoas Que se blindão a um texto para desconstituir toda uma afirmação,prova Que a sua falta de conhecimento,e o seu senso de discernimento acerca da palavra, ou da Real intenção Divina...

  • @josewilsonbarbosalima4820
    @josewilsonbarbosalima4820 2 года назад

    Qual o vídeo que vocês estão assistindo

  • @josdelsantos.9314
    @josdelsantos.9314 11 лет назад +5

    Se o senso logico dos armenianos fosse mais aguçado, não seriam armenianos.

  • @MsElias1962
    @MsElias1962 11 лет назад +2

    Realmente, todo arminiano de joelho é um "calvinista". Pois ao orar, nós arminianos oramos assim: "Graças te dou, ó Soberano Deus, porque de forma tão soberana concedeste-me o LIVRE ARBÍTRIO.

    • @walgmarsouzadutra9493
      @walgmarsouzadutra9493 11 лет назад

      os predestinados todos já deviam saber são os judeus ou povo de Israel, cujo os pais negaram ao Deus vivo e os filhos negaram o Cristo, quanto a ordenar para a vida eterna Cristo envia ao pai o Espírito Santo, e o pai retorna ao filho logicamente depois sondar os corações para ordenar ou não para a vida eterna.

    • @diogenesdel.gimenes4826
      @diogenesdel.gimenes4826 11 лет назад

      Parabéns Pr. Elias! Muito bem!

    • @fernandowyley6783
      @fernandowyley6783 8 лет назад

      +Elias Soares um calvinista diria a mesma coisa, só q trocaria o livre arbitriopor livre agencia!!! kkkkk! nao é a mesma coisa, só pq eu dou nome diferente, por uma obsessão pela soberania em detrimento do carater de justiça e amor! se tem uma coisa que Deus É , Deus É amor segundo o proprio Deus revela em 1 joao 4

  • @yanl100907
    @yanl100907 9 лет назад +55

    Acho que o vídeo é rico ...mas o título( CALVINISTA levou uma surra de lógica e análises textuais de um ARMINIANISTA)
    é de uma pobreza cristã tremenda.

    •  9 лет назад +4

      +Yan Gomes Deve ser de uma imensa pobreza vc lendo a sua própria bíblia e tentando interpreta-la,pois ,se não percebeu a aplicabilidade da temática do vídeo, das duas uma,OU É>ANALFABETISMO TEOLÓGICO Ou FANATISMO...Meu querido, os termos empregado como: LEVOU UMA SURRA é um EUFEMISMO COM CONOTAÇÃO DE REFUTAÇÃO E CORREÇÃO .
      Agora, o que poderíamos pensar da sua compreensão no que diz respeito as passagens REBUSCADAS DAS ESCRITURAS , em? Vai amadurecer na fé irmão, deixando de falsa humildade e HIPOCRISIA . VC TEM ALGUMA FORMAÇÃO TEOLÓGICA???? Caso tenha ,vai estudar mais AS escrituras, analisando os EMBATES DE JESUS CRISTO COM OS RELIGIOSOS DA ÉPOCA . FICA a DICA. ABRAÇOS

    • @claudemir3550
      @claudemir3550 8 лет назад

      +MersonApologética J CARAMBA! Só faltou chamar o Yan de burro. Você tem certeza que é tudo isso que pensa que é, mestre?

    •  8 лет назад

      +Claudemir Araujo Pereira Para de fermentar!!! Você deveria orar mais, para que vc possa incentivar o amor ao invés de PORFIAS, vc não está pacificando as divergências que sempre existiu no meio da CRISTANDADE, POIS ESTÁ MAJORANDO E CRIANDO DISSOLUÇÕES.
      Eu já havia entrado em consenso com o irmão, ate declararei meu A..."CADÊ O SEU PAPEL DE CRISTÃO"????
      Eu sei dos meus limites e capacidades... E vc quem É?? Eu sou Pastor , "ganho almas ", e a minha credencial mais importante não e a de BACHAREL EM TEOLOGIA ,mas os frutos do espirito santo na minha vida .

    • @mateusmantovani8651
      @mateusmantovani8651 8 лет назад

      +MersonApologética J Arminiano fanatico kkkkk

    • @mateusmantovani8651
      @mateusmantovani8651 8 лет назад

      +MersonApologética J Arminiano fanatico kkkkk

  • @lipeetati2336
    @lipeetati2336 9 лет назад +8

    Procurem assistir o programa completo !
    Um vídeo editado para favorecer a posição arminiana.
    Eu não sei vocês , mas na minha opinião o vídeo esta sendo usado de forma desonesta .
    A alguns meses atrás se eu assistisse o vídeo editado certamente por um armianiano eu ficaria confuso .
    Hoje sim depois de muito estudo e conservação , as evidências bíblicas pesaram .
    Graça e paz a todos .

    • @thkiko2009
      @thkiko2009 9 лет назад +2

      +Felipe Santos Primeiro, não vi a surra que foi prometida... muito fraco em compreensão e teologia - é bom é de lábia! Além disso, se este vídeo foi editado para favorecer os arminianos, os arminianos estão perdidos então, porque o vídeo não ajudou em nada! Mesmo pegando só as falas do arminiano no vídeo a argumentação não convence. Que Deus nos abençoe!

    • @cristaoconservador6993
      @cristaoconservador6993 8 лет назад

      Aí do lado tem todo debate
      o vídeo quis mostrar somente alguns dos argumentos do pastor arminiano

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Cristão Conservador assista o video inteiro, e isso não muda nada, esse calvinista foi mtu fraco na exposição bíblica, por isso não se saiu bem nesse debate.

  • @wy7m
    @wy7m 10 лет назад +3

    Não dá pra discutir sem conhecimento da exegese dos textos bíblicos, é uma desvantagem tremenda. Nesse nível de conhecimento não cabe somente opinião.

  • @paulojose4179
    @paulojose4179 9 лет назад +3

    Todo Arminiano quer ser senhor de sua Salvação.

  • @audelismarcelo
    @audelismarcelo 11 лет назад +6

    O vídeo foi editado.... nesta entrevista o arminiano não chegou a lugar nenhum!

  • @jeckosta1
    @jeckosta1 8 лет назад +2

    concordo quando ele diz que tem coisas que Deus não pode fazer, não porque Ele não é capaz e nem porque o Seu poder é limitado,maaas sim porque NÓS em nossa ignorância e arrogância não permitimos, e digo mais. ..ainda por burrice esquecemos que Ele tem sempre o Melhor pra nós.

    • @jeckosta1
      @jeckosta1 7 лет назад

      Ow mané Jonas Dabi,eu não entendi nada,vai aprender a escrever vai,aí sim agente vai conseguir debater algum assunto

  • @RicardoMLC
    @RicardoMLC 9 лет назад +3

    Concordo com o irmão abaixo, que questiona um título desses. Participo de debates no Vejam Só, a fim de conhecer irmãos e questionamentos. Fico feliz quando ajuda a irmãos a se aprofundarem e triste quando vejo a coisa alimentar ódio.
    Quanto ao conteúdo do video, pegar só esse pedaço, em que o arminiano fala muito, realmente vai parecer que é isso mesmo. Contudo ele erra na análise textual, já que o grego aponta para o que o Calvinista fala e ainda erra ao buscar no romantismo e no dualismo platônico a base do amor. Amor é dom de Deus e só isso é dito na Escritura. A Escritura nunca liga amor à liberdade.
    Recomendo mais interesse em debater amorosamente, do que em ficar de platéia e torcida. Estamos ali para trazer profundidade à discussão, não animosidade.

  • @anderson20dinho
    @anderson20dinho 10 лет назад +3

    Muitos arminianos distorcem o que que realmente acreditam os calvinistas, confundindo calvinismo com fatalismo, e responsabilidade com liberdade. O calvinismo não nega a responsabilidade humana. Deus não força ninguém a fazer nada contra a vontade dele ou dela.

  • @icaro738
    @icaro738 10 лет назад +3

    " o propósito de Deus é salvar a humanidade toda..." sabemos que nem todos serão salvos....existe uma incoerencia nessa fala pois
    Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
    42:2
    ou Deus é Deus e n quer salvar todos p aplicar sua justiça e ira (rm 9:21-22) ou Deus não é Deus pois n é soberano ... prefiro acreditar que ele é soberano

    • @marcelobetel
      @marcelobetel 10 лет назад

      Olá Ícaro, espero que esteja tudo bem com você!
      Não há soberania maior que poder dar a outra face e permanecer sem alteração em si em concordância com as ações e reações dos demais.
      Mas isso tem dois lados.
      1- O leito do rio não se altera
      2- As águas no rio mudam, mas continuam seguindo o curso imposto pelo rio
      Que águas permanecerão limpas?
      Que águas ficarão pelo caminho ou evaporarão?
      Que águas serão bebidas?
      Não obstante o que ocorram às águas, nada disso muda o leito do rio.
      Esta é apenas uma figura de linguagem para que você possa entender melhor o que é a soberania do Criador.
      A teoria de um "deus" soberano sem que tivesse espaço para a liberdade de seus seguidores ou súditos é a figura do "deus ideal" dos servos do imperador romano de batina, amado.
      Estes sempre quiseram dominar o mundo secular e sempre usaram de toda sorte de "psicologias" para comandar nações implantando seus costumes ao invés de matar as pessoas, pois, perderiam mão-de-obra.
      Esse pessoal serve ao mal, meeeeesmo.
      E um discípulo desse pessoal foi Jean Calvin.
      Basta comparar as práticas de Jean Calvin com as práticas dos líderes de Roma em seu tempo.
      A soberania dO Criador está em nos dar TUDO e não deixar de nos querer.
      ELE não Se submete aos nossos erros nem aos nosso atos de traição.
      ELE não se submete às acusações de satanás contra nós.
      ELE chegou a pagar o preço mais caro do Universo e de toda eternidade para nos ter de volta e SUPEROU todo erro que nos condenava.
      Isso é SER SUPERIOR a ponto de COMPARTILHAR esta posição fazendo uma criatura à Sua imagem e semelhança.
      Pena Jean Calvin não ter recebido O Espírito de Verdade e ter seguido a filósofos religiosos secretários do poder imperial contemporâneo a estes...
      ...seus escritos chegam até nós até hoje da mesma forma que chegam tantas outras bobagens como teoria da evolução.

    • @LuizFrankLopes
      @LuizFrankLopes 10 лет назад +1

      Nao hà nenhuma contradiçáo nas citaçoes apresentadas , absolutamente. Basta náo dar olhos fundamentalistas e um ranço "preso â letra" âquilo que se interpreta. Compreender è bem mais que entender. Refletir è bem mais que ler. Interpretar è bem mais que conhecer. Exegese e hermeneutica náo è algo apenas ao alcance de seres letrados mas podem ser alcançadas pela leitura do todo, dos contextos, da intertextualidade e a busca do Espìrito Santo. Sim o propòsito de Deus è a salvaçao da humanidade, e Deus tem a preciencia do conhecimento de que nem todos serao salvos. Essa verdade NAO entra em contradiçáo com JO 42:2 !!!!!!!!!!!!!!! - Basta vc se perguntar o seguinte : Quem se coloca no universo que possa frustrar esse propòsito de Deus ??? Propòsito NAO significa prederminaçao nem determinaçáo futura, nem presente !!!!!!!!! Propòsito è VONTADE meu querido !!!!! "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigenito para que TODO aquele que nele crê nao pereça mas tenha a vida eterna". Essa è a vontade ETERNA do coraçao de Deus. "Estreita è a porta da salvaçáo e sáo poucos o que entram por ela". O problema do mundo è exatamente esse, nao aceitar a vontade, o propòsito de Deus ..............

  • @lucianecosta75
    @lucianecosta75 7 лет назад

    Como posso dar algum valor à um vídeo com tantos cortes e edições?

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Luciane Costa veja o video completo, pq ai só cortaram um pedacinho para não mostrarem quando o calvinista diz q Deus criou o pecado.
      o video todo é o calvinista mostrando pouco Conhecimento na biblia

  • @dfluzll1
    @dfluzll1 9 лет назад +3

    Todos os seguimentos cristãos tem um proposito debaixo do céu, e todos ensinam muito bem acerca das coisas boas celestiais, mas quando o assunto é a soberania de Deus, eu convido todos a um especialista no assunto que considero um ungido de Deus, Reverendo Augusto Nicodemus.

    • @dstemback
      @dstemback 9 лет назад

      Esta é minha resposta: pastordouglasstemback.blogspot.com.br/2014/11/calvinismo-versus-arminianismo.html?m=1

    • @dfluzll1
      @dfluzll1 9 лет назад +3

      Devido à sua pecaminosidade inata, os homens mentem, corrompem e fazem ouvidos moucos para todos os apelos (como uma cobra que se recusa a obedecer ao seu encantador).
      Sl 58:3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.
      4 O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos,
      5 Para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador sábio em encantamentos.
      Davi reconheceu esse fato em si mesmo, em Sl 51:5. Todos os homens nascem com uma natureza que se rebela contra Deus - esse é o significado da doutrina do pecado original. Davi quis dizer que a maldade dos maus juízes remonta ao começo de suas vidas Sl 58:3).
      O homem, por sua queda num estado de pecado, perdeu completamente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação, de sorte que um homem natural, inteiramente adverso a esse bem é morto no pecado, é incapaz de, por suas próprias forças converter-se ou mesmo preparar-se para isso. (Confissão de fé Westminster)
      A não ser que o Espírito Santo tome posse e o convença, colocando a fé salvífica, que é dom de Deus.
      Sl 62:1,7 Somente em Deus, o minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha Salvação.
      7 De Deus depende a minha salvação e a minha glória: estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio.
      Deus previu aqueles que teriam fé em Cristo e os elegeu. Isso acrescenta em pensamento estranho ao texto; além, disso, Paulo ensina, em outra passagem, que ninguém vem a estar “em Cristo” sem que tenha sido para isso escolhido (1 Co 1:26-31). Paulo diz explicitamente que o fundamento do amor predestinado de Deus é o beneplácito da sua vontade (Ef 5:10 Dt 7:7-8), jamais algo que tenha, os feito ou venhamos a fazer (Rm 9:11,16). (B. Genebra)

  • @peppernambuco
    @peppernambuco 9 лет назад

    nossa! tem muitos cortes, seria mais justo se vê o vídeo completo e tirarmos as conclusão.

  • @Adriana-zi5rw
    @Adriana-zi5rw 8 лет назад +6

    Cortou o video todo por que ?Kkkkkkkkkkkkk

  • @thaynapinheiro5137
    @thaynapinheiro5137 11 лет назад +1

    Pr. Elias é fera gente! vale a pena assistir um debate dele. Não sou calvinista! pois, o calvinismo tende a deixar a pessoa preguiçosa em relação a pregação do evangelho. Podem observar que as Igrejas calvinistas muitas delas não estão crescendo, porque? Eles estão transferindo tudo pra DEUS! È ele que faz tudo! O homem não. Afinal de contas Deus predestinou os seus! E no final Deus salvará os eleitos, escolhidos.

    • @nicdd7738
      @nicdd7738 10 лет назад +2

      Ai Papai!!!Quer dizer que você vai pelo que vê nas igrejas???Ou seja,pela quantidade de pessoas que adentram ou são membros de uma denominação calvinista ou arminiana???A minha preguiça como calvinista afasta você da verdade absoluta da soberania de Deus???Se eu fosse mais operoso naquilo que é proposto aos da fé,você poderia até ser calvinista e crer que Deus é soberano e predestina???Bom,você mais do que entender o calvinismo,você deveria conhecer a soberania de Deus através da Bíblia,se algo na Bíblia não apontar para para isto,seja então uma arminiana convicta!!!Não se baseie nos calvinistas para crer na soberania de Deus,baseie-se na Palavra!!!Pois nenhum arminiano tem o livre arbítrio,e nem todos os calvinistas são de fato predestinados,bem como ainda que não aceitando a predestinação,muitos arminianos são de fato predestinados!!!Ou seja,não são as nossas confissões e escolhas!!!A escolha é dEle!!!E dou graças por isso!!!

  • @andbell4124
    @andbell4124 11 лет назад +4

    É INACREDITÁVEL COMO QUEREM FAZER QUE O HOMEM SEJA PARTICIPANTE SE ESTÁVAMOS MORTOS NAS NOSSAS OFENSAS E PECADOS QUER DIZER QUE NÃO PODEMOS FAZER NADA E DEUS DÁ A SALVAÇÃO... SE A VONTADE DE DEUS É SALVAR E ISSO NÃO OCORRE OU SEJA SE O HOMEM PODE REJEITAR SIGNIFICA QUE A VONTADE HUMANA É SUPERIOR A DE DEUS, ENTÃO O HOMEM TEM O PODER MAIOR QUE DE DEUS POIS PODE REJEITAR A DEUS... ENTÃO O HOMEM E MAIOR QUE DEUS E O HOMEM SALVA A DEUS E NÃO DEUS SALVA O HOMEM... PORQUE SE POSSO REJEITAR O SACRIFÍCIO DE CRISTO ENTÃO CRISTO FALHOU,OU SEJA SE SACRIFICOU NÃO PELA VONTADE DE DEUS E SIM PELA VONTADE DO HOMEM DE REJEITAR OU ACEITAR...A DOUTRINA ARMINIANA É HUMANA DEMAIS! DEUS É SOBERANO EFÉSIOS 1:4 KKKK DEUS ESTÁ ACIMA ELE NOS SALVA ELE É IRRESISTÍVEL ANTES DE JUDAS ENTREGÁ-LO ANUNCIOU QUE ESTE ERA DO DIABO. DEUS ESCOLHE, NÓS SOMOS OS ESCOLHIDOS,PARA OS ARMINIANOS É O HOMEM ESCOLHE E DEUS É O ESCOLHIDO ANTI BÍBLICO DEMAIS... DEUS ESCOLHEU SEUS DISCÍPULOS E NÃO SEUS DISCÍPULOS LHE ESCOLHERAM

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      A sua tese carece de lógica ... "OU SEJA SE O HOMEM PODE REJEITAR SIGNIFICA QUE A VONTADE HUMANA É SUPERIOR A DE DEUS, ENTÃO O HOMEM TEM O PODER MAIOR QUE DE DEUS POIS PODE REJEITAR A DEUS"
      Ahum ... Só por que eu posso rejeitar as leis de meus país quer dizer que sou maior que essas leis? Ah mas, se vc infringir a lei vais preso!
      Ah mais se eu rejeitar a Deus eu vou pro céu mesmo assim, não ?

    • @andbell4124
      @andbell4124 10 лет назад +1

      Sim,se eu rejeito Deus ,significa que eu tenho o poder:rejeitar ou aceitar;e seu eu posso rejeitar ou aceitar o sacrifício de Cristo,significa que esse sacrifício não foi perfeito,e para torná-lo perfeito eu preciso aceitá-lo, logo eu aperfeiçoo o sacrifício de Cristo aceitando-o: isso me soa uma enorme heresia! Pois o homem não pode rejeitar a Deus,senão ele é o deus do seu destino! A salvação vem de Cristo,vem de Deus!A obra é de Deus completa:
      Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
      Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
      Romanos 8:29-31

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      Andre Bellido "significa que eu tenho o poder:rejeitar ou aceitar"
      Exato! Eu tenho o poder de rejeitar Jesus ... Mas eu tenho um problema, eu não tenho poder sobre a morte e nem posso mudar os frutos que eu plantei ... Oras vc se esqueceu que QUEM PLANTAR para o Espírito colherá vida? E quem plantar para a carne colherá morte eterna?
      Enfim eu tenho o poder de rejeitar ou aceitar Jesus ... Ambas as escolhas me trarão consequências bem específicas ... Não te esqueças disto :)
      É uma falta de exercício lógico achar que por eu ter livre arbítrio eu não vou sofrer consequência alguma, ou que vou sofrer uma consequência completamente contrária aquela que eu plantei ... Eis aí a soberania de Deus ... Uma lei imutável criada por Ele : O que o homem plantar ele vai ceifar se os calvinistas acham que isso é dar méritos ao homem problema de vcs ...vai reclamar com o autor de Gálatas ...

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      Andre Bellido "e seu eu posso rejeitar ou aceitar o sacrifício de Cristo,significa que esse sacrifício não foi perfeito,e para torná-lo perfeito eu preciso aceitá-lo, logo eu aperfeiçoo o sacrifício de Cristo aceitando-o: isso me soa uma enorme heresia!"
      Mas aonde vistes que isso é heresia????????????????????????????????
      Oras:
      "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."
      "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
      "Por que todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo.
      Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"
      "Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?"
      ________________________________________________________________
      "Pois o homem não pode rejeitar a Deus,senão ele é o deus do seu destino! A salvação vem de Cristo,vem de Deus!A obra é de Deus completa"
      Isso não tem lógica...
      Isso é ser exclusivista e reducionista. Estás dizendo que a salvação da alma é obra exclusiva de Deus sem nenhuma participação do homem ... Enfim reduzes todos os atos dos homens e seu destino a Deus e a eleição, se ele for eleito isso se refletirá em seus atos se ele não for eleito idem.
      Isso trará problemas contra Deus, pois isso coloca em duvida sua justiça, o livre arbítrio e a existência do pecado e sua causa.
      Há um problema nessa cosmovisão calvinista ... Jesus chama seu sacrifício de aliança ... Bom temos então um grave problema aqui ... Jesus estava mentindo, então seu sacrifício é inválido... Ele estaria mentindo pq não existe aliança de uma pessoa só... Numa aliança as duas pessoas devem entrar em acordo, ou seja, deve haver uma resposta por ambas as partes que querem entrar em aliança

    • @andbell4124
      @andbell4124 10 лет назад +1

      VOCÊ ESQUECEU DE MENCIONAR O ESTADO DO PECADOR
      Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
      Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
      Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
      Romanos 3:10-12
      E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
      Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
      Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
      Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
      Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
      E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
      Efésios 2:1-6
      O TEXTO ACIMA DEIXA CLARO QUE O HOMEM NÃO TEM PAPEL NA SALVAÇÃO,CRISTO FEZ TUDO O HOMEM ESTAVA MORTO E MORTO NÃO REAGE,NÃO LEVANTA NÃO TEM REAÇÃO
      O PECADO DEIXOU O HOMEM NUM ESTADO DE NÃO FAZER NADA POR ELE.CHEGA EM UM VELÓRIO E FALA PRO DEFUNTO:LEVANTA QUE VÃO TE ENTERRAR!KK O DEFUNTO NEM TE OUVINDO TÁ,E NEM PODE FAZER NADA! É ASSIM QUE O PECADO NOS DEIXOU O TEXTO É CLARO,CRISTO NOS DEU VIDA
      JESUS NOS RESSUSCITOU E NOS FEZ ASSENTAR EM LUGARES CELESTIAIS,QUANDO ELE NOS RESSUSCITA ELE JÁ NOS FAZ ASSENTAR EM LUGARES CELESTIAIS,O TEXTO NÃO DIZ:CRISTO NOS RESSUSCITOU E NOS DEIXOU ESCOLHER SE DESEJAMOS ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS OU NÃO,PELO CONTRÁRIO:
      Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
      E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
      Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
      Efésios 2:5-7
      E VOCÊ UTILIZOU TEXTOS MOSTRANDO O CRER,MAS ATÉ ESSE CRER NÃO VEM DE NÓS,MAS DE DEUS:
      Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
      Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
      Efésios 2:8-9
      E PRA TERMINAR DEUS NOZ FAZ ANDAR NOS CAMINHOS DELE,NAS BOAS OBRAS!
      Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas
      Efésios 2:10
      ENTÃO PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS (JOÃO 17) É FEITA PARA TODOS OS HOMENS OU PARA SEUS ESCOLHIDOS?POR QUEM CRISTO INTERCEDEU?
      Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
      Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
      Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
      Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
      E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
      João 17:6-10
      E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
      Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
      Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
      Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
      Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
      Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
      Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
      Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
      E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
      E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
      João 17:11-20
      SUAS IDEIAS DE PARTICIPAÇÃO HUMANA NA SALVAÇÃO ESTÁ TEOLOGICAMENTE ERRADÍSSIMA
      VAI ESTUDAR A BÍBLIA! SE VOCÊ CRÊ EM DEUS É PORQUE ELE TEVE MISERICÓRDIA DE VOCÊ! A ELE A GLÓRIA A HONRA E O DOMÍNIO,AO DEUS SOBERANOS,QUE NOS SALVOU SEM MERECERMOS!
      A ELE O PODER E NÃO AO HOMEM,QUE QUER SER O CENTRO NA DOUTRINA DE HOMENS

  • @ThiagoVargasbass
    @ThiagoVargasbass 9 лет назад +4

    Procurem ver o programa todo e me digam quem levou surra de quem! Texto sem contexto... e aquele velho ditado, cortaram o vídeo pra sustentar a idéia dos arminianismo.

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Thiago Vargas o video inteiro é o calvinista errando, principalmente esse teólogo em espécial, em uma de suas defesas ele fala claramente q Deus criou o pecado, e decretou a queda, se for para defender o calvinismo podia colocar pelo menos o Augusto nicodemus q ai teria um debate justo, mas esse calvinista é mtu fraco, por isso seus argumentos foram facilmente refutados e não teve nenhum respaldo bíblico em suas respostas

  • @1cheester
    @1cheester 9 лет назад +5

    Nossa "Merson" vc usou tão bem seu livre arbítrio, postando o vídeo de um DEBATE em que só um lado fala! Eu conheço partos Elias Soares, mas até essa edição fajuta faz ele parecer o que não é; pois, só mostra ele tentando forçar um texto a dizer que não está querendo dizer aquilo que está escrito e sim outra coisa. Se ser arminiano é ser como vc, eu vou continuar estudando para aprender mais e não me tornar esse tipo de pessoa! Deus te abençoe!

    • @1cheester
      @1cheester 9 лет назад +3

      Biomedicina Sbo Eu sei que dá pra ver inteiro no RUclips, mas serve de belo exemplo, como não faz sentido ter livre arbítrio, se for para fazer algo como isso. Por isso todos ja estamos condenados. Ai vem Deus e nos livra de usarmos esse arbítrio da forma como foi usada, e Ele nos elege para não sermos bestas assim.

    • @dfluzll1
      @dfluzll1 9 лет назад

      Biomedicina Sbo O arminiano é, completamente leigo teologicamente, mas com uma ressalva, bom secularmente.

  • @JoederPacheco
    @JoederPacheco 8 лет назад +2

    Se a certeza no arminianismo é tanta, pq colocar o vídeo editado e não o debate completo? No vídeo de 1:20h o pobre arminianista... Dá pena dele...

    • @cristaoconservador6993
      @cristaoconservador6993 8 лет назад +1

      Aí do lado tem todo debate
      o vídeo quis mostrar somente alguns dos argumentos do pastor arminiano

    • @JoederPacheco
      @JoederPacheco 8 лет назад

      Não, o vídeo quis demonstrar uma "superioridade" do argumento Arminiano que não existe no vídeo completo. Botou fora do contexto justamente para aparentar que era o arminiano quem estava ganhando o debate.

    • @JoederPacheco
      @JoederPacheco 8 лет назад

      Se você quer ver o intento do vídeo, é só ler o título dele: "CALVINISTA levou uma surra de lógica e análises textuais de um ARMINIANISTA."

  • @merianealves8267
    @merianealves8267 8 лет назад +7

    Belos argumentos o calvinista ficou sem palavras.

    • @Andre_juca
      @Andre_juca 8 лет назад +3

      +Meriane Alves Interessante q o video todo só o pastor arminiano falou.. o video corta o outro pastor.. e mesmo sem o pastor calvinistar falar.. tem hr q esse pastor q fala se borra todo. Ridiculo esse video.

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      André Magalhães veja o video todo, nada muda o calvinista tem argumentos mtu fraco, o video completo só mostra o arminista mostrando q fez a lição de casa enquanto o calvinista estava despreparado

  • @deborasantana1328
    @deborasantana1328 8 лет назад +1

    E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas. 2Timoteo 2:23

  • @jeffersongrosman957
    @jeffersongrosman957 8 лет назад +14

    Armeniano editou o vídeo vamos estudar sem paixões e mais com a bíblia não vi essa surra de lógica vi um vídeo editado somente isso .

  • @winningeleven2262
    @winningeleven2262 8 лет назад +2

    ele debateu sozinho ?
    editou e só deixou ele falar, a oportunidade tem que ser de ambos

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Alemão zl Monteiro já vi o vídeo inteiro e esse calvinista foi mtu fraco em seus argumentos, para dar um combate justo poderiam ter chamado o greconato, assim seria interessante, nesse video completo p PR Elias mostrou muitos argumento bíblico forte para o arminismo, enquanto o calvinista não tinha boas posições biblica

  • @100soul100
    @100soul100 11 лет назад +6

    Ô caro merson que postou o vídeo, cara, seja coerente... estude e largue esse seu orgulho que só eleva seu ego, assista este vídeo como alguém que quer entender as coisas de Deus e não como alguém orgulhoso, até um menino de cinco anos vê que esse arminiano como a grande maioria não entende nada da palavra de Deus e nem quem é Deus, eu até duvido que muitos dos que creem desta maneira ai como esse camarada diz no vídeo sejam realmente convertidos: '' tem coisas que Deus não pode fazer'' - SE VOCÊ ACHA QUE EXISTEM COISAS QUE DEUS NÃO PODEM FAZER, VOCÊ NÃO CRÊ QUE ELE É SOBERANO, SE VOCÊ CRê ASSIM, te digo: Que Deus tenha misericórdia da sua vida.

  • @apostasesportivas2995
    @apostasesportivas2995 2 года назад +1

    Kkkkkkkkk meus sentimentos o pastor Elias que tomou uma surra e falta honestidade da pessoa que editor paste do vídeo não mostrando o debate todo

  •  8 лет назад +21

    Se você crê em Jesus, foi porque DEUS, por sua graça te concedeu este dom.

    •  8 лет назад +1

      +José Rubens Medeiros Agradeço o esclarecimento ;)

    • @fersay777
      @fersay777 8 лет назад

      +José Rubens Medeiros teoria satânica

    •  8 лет назад

      +Ps4 forever Pq?

    • @gersongdcpinturaseefeitos6360
      @gersongdcpinturaseefeitos6360 8 лет назад

      Jéssica Jdeys se sua suposição for verdadeira não entendo a admiração de jesus quanto ao centurião quando exclamou: nem mesmo em Israel achei tamanha fé! não vejo motivo para jesus enfatizar uma fé que não partiu do centurião e sim de Deus, estranho isso isso não acha ? jesus fazer distinção entre fé e fé sendo que não vem do homem?

    • @gersongdcpinturaseefeitos6360
      @gersongdcpinturaseefeitos6360 8 лет назад

      Jéssica Jdeys quando jesus se dirige a tome e diz : seja crente e não incrédulo; ou quando ele se dirigiu a alguns com a seguinte pergunta : você crê? se VC crer verás a glória de Deus! não dá pra tirar destes textos a responsabilidade do homem no ato de crer; se a fé não partir de uma decisão minha como a senhora sugere , não vejo porque da afirmação : se crerdes verás a glória de Deus , nota se que (se) crerdes denota opção de crer ou não crer , logo o ato de crer parte do homem e a salvação ,esta sim é dom de Deus.

  • @georgeaugustorodrigues2938
    @georgeaugustorodrigues2938 11 лет назад +2

    Como um arminiano explicaria Romanos 9 e Efésios 2:8-9?

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      Provavelmente esta é a sua Bíblia: Romanos 9 e Efésios 2:8-9...
      Tu realmente acha que Deus está a brincar com seus robozinhos?
      Sugiro então que leias romanos 10... Depois leia o 11 e o interprete completamente...
      Rom 11:25 "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado."
      Rom 11:30-32 (BRT) "Assim como vós (ímpios) também outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, pela desobediência deles (judeus), assim também estes agora foram desobedientes, para igualmente alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Pois Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, A FIM DE PARA COM TODOS USAR DE MISERICÓRDIA".

    • @georgeaugustorodrigues2938
      @georgeaugustorodrigues2938 10 лет назад

      Não respondeu a minha pergunta. O próximo passo seria como um arminiano explicaria Filipenses 3. Mas já que não respondeu a primeira como poderá responder a segunda?

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      George Augusto Rodrigues Não existe nenhuma implicação contra o arminianismo em romanos 10... exceto se a Bíblia se reduzir a romanos 10...
      Mas eu citei romanos 11:25 e 11:30...
      No caso de filipenses tu só pode tá de brincadeira ... É isso que o calvinismo faz com a mente de uma pessoa ?
      Impedi-la de ver mais de um palmo a sua frente? ... A fé é dom de Deus ? Lógico que é! Mas a fé possui uma causa primaria, não nasce com ser humano nenhum, a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus... Mas quem foi que lhes disse que todos que ouvem creem? Se a fé vem pelo ouvir mas nem todos creem ao ouvi-la, então o problema está na pessoa e não na palavra ...
      Agora se resolveres este problema dizendo que elas não creem pq não são escolhidas então vou ficar muito feliz em confrontar essa tese estúpida... Que reduz Deus a um ser idiota mimadinho e injusto e não passa de ser um completo ser paradoxo dando até razão a esses ateus que creem que Deus não existe ...
      Se for esse tipo de Deus me contentaria em ser ateu... Mas sei que Deus não é burro, irracional, estúpido, injusto, contraditório [ O universo e a vida mostram isso] ... Muito pelo contrário ele é o Pai da razão, o pai da lógica... A justiça reside em Si Mesmo ... Ele odeia injustiça ... E no fundo do meu ser creio que Ele odeia essa acepção estupida chamada eleição incondicional liberadas apenas para alguns.
      ________________________________________________________________
      E não apenas a fé é dom de Deus, a vida [não me refiro a vida eterna] é um dom de Deus, a inteligencia é dom de Deus ... Mas quem lhes disse que o livre arbítrio não é um dom de Deus? Isso é que vcs calvinistas não entendem em vossa cegueira lógica ... O livre arbítrio foi concedido por Deus e Ele tem autoridade para responsabilizar o homem por suas livres escolhas ... Vcs é que precisam explicar como pode um Deus ainda ser justo se ele pune pessoas pq quer punir e pra piorar tais pessoas que nem livre arbítrio possuem...

    • @georgeaugustorodrigues2938
      @georgeaugustorodrigues2938 10 лет назад

      Ainda não respondeu às minhas perguntas. Faça uma exegese ( se é que você sabe fazer isso) de Efésios 2:8-9 e aí poderemos prosseguir, caso contrário não adianta vir com rodeios, porque até Tomás de Aquino em sua Suma Teológica era a favor da predestinação. Agora se você for mais sábio do que Tomás de Aquino mostre as suas refutações para a obra dele. Confesso que não sou um profundo conhecedor de Tomás de Aquino mais estou aprendendo e muito com a sua obra.

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      George Augusto Rodrigues "Faça uma exegese" Eu fazer exegese de romanos?
      Não sou eu quem não faço exegese de romanos 9 [confundi 9 com 10]...
      A bíblia calvinista é romanos 9 e filipenses 2:8-9... Engraçado vcs calvinistas... Romanos 11 explica que Deus encerrou TODOS na desobediência, para usar de misericórdia para com TODOS ... Ele explica o porque de Deus ter endurecido o coração dos israelitas, não existe mistério nenhum ...
      Agora vc pode nos explicar? Todos foram encerrados na desobediência ou apenas os eleitos? Ou é conveniente defender que quando se trata de misericórdia, Deus não quis dizer literalmente TODOS, mas quando se diz que Ele encerrou todos na desobediência Ele quis dizer literalmente TODOS ?

  • @luanasalvador2917
    @luanasalvador2917 10 лет назад +3

    Quem eh cristao que responda se sua propria conversao foi sem o toque do Espirito Santo? Deus te salvou porque viu que voce lah no fundo era bom? Voce sera salvo por seus proprios meritos? AO NOSSO DEUS PERTENCE A SALVACAO!!!

  • @lucascardoso8230
    @lucascardoso8230 9 лет назад +1

    Como assim??? " Você sabe que tem coisas que Deus realmente não pode fazer". Essa realmente doeu.

    • @lucascardoso8230
      @lucascardoso8230 9 лет назад

      +CRISTINO BENÍCIO Entendo... E se Ele "negar a si mesmo" ou "voltar atrás" na lei que Ele próprio criou... Isso o tornaria injusto? Alguma coisa o impede de "não obedecer" as suas próprias leis? Dizem que o salário do pecado é a morte... E nós pecamos, somos pecadores e merecemos o inferno! Porém... porque a justiça já não foi imputada a nós? Será que Deus fez um plano B pra dar a volta na sua lei? Ele pensou... "hmmm.. vou mandar o meu filho para que morra pelos pecados deles... vou dar uma segunda chance pra Eles. Como um Deus onipotente, oniciente, chega ao um ponto de ter que bolar um plano B? E tudo isso porque Ele transborda graça e misericórdia? Por que houve uma necessidade de um "plano B"? Por que Cristo morreu por nós? "para dar a nós a chance de se redimir? Para que não perecemos no inferno?" Tá ok... Mas por que Ele morreu para que nós não perecer? Será que é porque eu/você somos amados DEMAIS!?!?! Será que Deus é um Deus cheio de amor que solta glitter e arco-íris tudo isso por amor a nós? Nós que pecamos e continuamos a pecar (só que aparenterente damos apenas um moderada quando nos convertemos.. tipo, "peque com moderação". O morrer todos os dias e tals...) Será que tudo isso foi feito para nossa alegria? Ou realmente houve um propósito em TUDO! Antes da fundação do mundo! Tudo foi detalhadamente planejado... Os dias contados antes de eu aparecer no ventre da minha mãe. Deus já sabia, no começo de tudo, que o homem iria cair? E que posteriormente Ele teria que mandar seu filho? Será que Ele já sabia que o pecado entraria no mundo para desfazer a nossa relação com Ele? Se Ele já tinha conciencia disso, por que não impediu? Podemos concluir que tudo foi permitido por Ele, né? Nada acontece sem Ele saber... Então, não que Ele foi o autor do pecado... Mas o pecado foi permitido por Ele e aliás, o pecado faz parte do plano divino dEle! A cada vez qie você se dá conta da soberania de Deus mais você fica pasmo com ela... Mas você se humilha por se sentir tão impotente e insignificante perto dEle.. Tudo está em suas mãos! Nada acontece sem Ele permitir... Porém, essa permissão não é uma coisa feita no presente. Por exemplo: " hmm... isso vai acontecer, bom... permitirei que isso aconteça". As coisas que são "permitidas" acontecer na verdade já tinham sido escritas por Ele antes de TUDO!
      O triste da história é que a gente vive como se nós fossemos os personagens principais da peça deste teatro... mas na verdade, somos apenas o fundo, e Ele o autor e o personagem principal! Tudo foi feito nEle, para Ele e por Ele! Enfim... "debater sobre isso" geralmente nunca leva a lugar nenhum, né? Sempre a mesma coisa... Dois lados, duas "opniões"... Bem engraçado ver como limitado somos. Gastando tempo de nossas vidas discutindo sobre Ele e sua teologia ao invés de viver Ele apenas... Realmente somos pobres coitados que não temos nada e não podemos fazer nada. Somos crianças. Crianças tolas por sinal indignos de qualquer amor, graça e misericórdia. Somos todos iguais. Somos apenas criaturas que adoram discutir sobre coisas criadas... ao invés de viver o Criador, viver para o Criador... Para isso que fomos criados, eu acho. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê a graça... Pedir é o que nos resta...

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Lucas Cardoso sem respaldo bíblico algumas dessas afirmações. o pr elias só citou o texto q deixa isso claro, agora se vc quer distorcer o texto por causa q a bíblia não esta condizendo com o q vc quer ouvir, ai já é outra história

  • @pastorhandersonxavier
    @pastorhandersonxavier 9 лет назад +4

    De boa aqui tentando encontrar a surra... ainda não vi.

  • @PauloBerberth
    @PauloBerberth 11 лет назад +1

    "Ajoelhados todos são calvinistas, orando a um Deus soberano, em pé levando o evangelho todos são arminianos, com a mensagem: aceite JESUS como seu único e suficiente Salvador". Disse A. Nicodemus.
    Os teólogos discutem a séculos este tema e não chegam num consenso. É mais fácil assim, cada um tenha sua posição e a eternidade nos espera, eu melhor a esperança e a convicção da vida eterna e a salvação, peartence a todo aquele que compreendeu o plano da salvação e arrependido, confessou seus pecados e entregou seu coração a Jesus.
    Embora o Calvinista não se lembra, um dia ele tomou a decisão por Cristo. Caso contrário, se só Deus sabe quem é salvo ou não, nem os próprios calvinistas saberão se estão entre os escolhidos de Deus. Ou sabem?
    Prefiro crer que Deus em sua infinita misericórdia e graça, enviou seu único filho, Jesus Cristo, para morrer em meu lugar, e crendo em Teu Santo nome e na obra salvifica realizada na cruz, passei a ser chamado de Filho de Deus.
    Eu tenho convicção da Salvação e isso no final das contas que importa. Você tem convicção da sua salvação? Se sim, maravilha, se Não. JESUS é o Caminho a Verdade e a Vida. Creia NELE.
    Abraço a todos!

  • @eliziarodias7004
    @eliziarodias7004 11 лет назад +3

    João 6:44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

    • @VídeoseLouvores
      @VídeoseLouvores 3 года назад

      Qual arminiano nega que Deus é quem inicia a obra da salvação? Logo quem convence o homem? Óbvio que todos que vão a Cristo o pai os leva daaar

  • @albericomacedo7537
    @albericomacedo7537 9 лет назад

    A postagem do vídeo foi desonesta, pois colocou apenas as falas de um debatedor;coloque o vídeo na íntegra.

  • @alcione2707
    @alcione2707 10 лет назад +3

    estamos vivendo no mundo onde todos tem seu livre ARBITRO de escolher Deus ou não mais a maioria escolher o não a DEUS se esse tal livre arbitro me faz fazer mal escolha então não quero é melhor se um robô de Deus do que se livre para te uma mau escolha no final! essa é a minha opinião

  • @cristianvieira-83
    @cristianvieira-83 10 лет назад +2

    tantas discussões mas esqueceram de dizer que a predestinação é da salvação e não de que sou predestinado a escolher com que roupa vou sair no domingo ou pq se eu matei alguém é pq Deus me predestinou a isso...

  • @mino1262
    @mino1262 9 лет назад +9

    realmente teve surra mesmo, do próprio Arminiano nele mesmo.. Ele mesmo se contradisse.. sem coerência!

  •  7 лет назад

    Paulo Junior se equivocou ao afirmar que não existe a palavra PASTORA!!!
    ruclips.net/user/edit?o=U&video_id=0DS3ay7QdMY

  • @GeeHSama
    @GeeHSama 10 лет назад +4

    O vídeo ta todo Selecionado rsrsr. Esses Arminianos São uma Comédia...

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад +1

      Comédia para não dizer, são trágicos!!

    • @grandegigante7878
      @grandegigante7878 3 года назад

      trafico foi muitos armenianos morrerem na maos de calvinistas na passado

  • @josesoarespires2741
    @josesoarespires2741 8 лет назад

    Deus não precisa da fé de ninguem... quando não tinham fé para serem curados, Deus usa seu poder para curar...Quando não tem fé para salvação,Deus coloca fé no coração do homem para ser salvo...Deus pode fazer tudo

  • @valeriafcsilva
    @valeriafcsilva 8 лет назад +3

    Pr. Elias Deu uma pisa de palavra bem pequenininha nesses calvinistas 👏👏😂

  • @Filtalguitar
    @Filtalguitar 10 лет назад +1

    Como diz o apóstolo Paulo... locuacidade Frívola! Um monte de recorte sem nexo, desrespeitando os originais e criando loucuras!

  • @brunocastro2222
    @brunocastro2222 10 лет назад +3

    Não vi nenhuma surra não. Vejo um papo até cabeça, mas quem de fato tem razão não há como saber, talvez os dois estejam errados.

  • @TheJosue123456
    @TheJosue123456 9 лет назад +1

    Eu prefiro acreditar que Deus me salvou, e se não fosse por ele eu jamais teria condição crer... os textos abaixo deixam claro.
    Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
    João 15:16
    Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
    Filipenses 2:13
    Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.
    Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
    Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
    Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
    Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
    Isaías 43:9-13

  • @jonatasfelipe2095
    @jonatasfelipe2095 9 лет назад +3

    o que eu vi foi um vídeo muito mal editado mostrando só uma parte, desculpe mas em vídeo imparcial, se tiver vencedor, ele venceu de forma injusta.

  • @CanalETemp
    @CanalETemp 3 года назад +1

    Recomendo um livro que explica o que nem arminianos nem calvinistas conseguem explicar (Projeto Divino para cada ser Humano ) autoria de pr Humberto shimit Vieira IPAD Ministério Restauraçao em Porto Alegre RS

  • @waldemirmagalhaes4576
    @waldemirmagalhaes4576 10 лет назад +2

    aos 2:50 o camarada diz: "tem coisas que Deus não pode fazer apesar de ser Deus". Só pode estar de brincadeira né?

    • @oziasfrez
      @oziasfrez 10 лет назад

      Waldemir Magalhães Não entrando no mérito da questão e muito menos defendendo ninguém, mas existe uma linha de pensamento, paradoxal, diga se de passagem, que diz realmente isso da seguinte forma. Deus pode dobrar o seu poder? Se a resposta for SIM, logo Ele não tem todo o poder (pelo fato de conseguir dobrá-lo). Se a resposta for NÃO, então ele não pode fazer "todas" as coisas. O problema é que quem assim pensa não entende o atributo divino da Onipotência de Deus. Esse argumento faz sentido, mas não se verifica como fato condizente à doutrina bíblica. Isso lembra um Paradoxo de Zeno que "provava" que você poderia sair de um ponto A e nunca chegar ao ponto B; Supomos que a distância entre a Saída e a Chegada fosse de 100ms, ao chegar na metade você teria uma outra metade do mesmo comprimento para percorrer, então você contínua andando e quando chegar nessa metade ainda teria outra metade igual, ao se chegar na metade teria outra e assim sucessivamente até ao infinito (de metades). Note que o argumento faz sentido, mas é fato que da última vez que você saiu do seu trabalho chegou em casa sem que essa lógica se comprovasse. Nem tudo que é lógico é verdadeiro!!!!!! Muita gente tem argumentado sem ao menos refletir sobre a viabilidade de seu argumento! Abraços. Deus o abençoe irmão.

    • @oziasfrez
      @oziasfrez 10 лет назад

      Grande verdade briseis, tem muita gente que desconhece os atributos de Deus e acaba veredando por caminhos argumentativos perigosos a ponto de esquecer-se de pontos fundamentais da fé cristã, assim, o modus operandi da predestinação se torna o sujeito e a salvação em si passa a ser o predicado... que pena! Abraços briseis, importante observação a sua! Fique com Deus. ;)

    • @alanjones4945
      @alanjones4945 10 лет назад

      2 Pedro 3:9..."porém é longânimo para convosco, NÃO QUERENDO QUE NINGUÉM SE PERCA, SENÃO QUE TODOS VENHAM A SE ARREPENDER"...Deus, pela sua soberania, podia salvar toda a humanidade. Assim como tbm pela sua soberania poderia ter escutado a oração de Jesus no Getsêmani, o livrando do cálice...Deus pode tudo, mas não faz tudo...como diz o apostolo Paulo, tem coisas que compete ao homem o saber. Tanto arminianos qto calvinistas tentam explicar um versículo citando outro versículo...e tanto um como outro tem argumentos...

    • @waldemirmagalhaes4576
      @waldemirmagalhaes4576 10 лет назад +2

      É interessante como vocês interpretam a Bíblia no método "particular interpretação" condenada pela própria Palavra de Deus: "Nenhuma Escritura é de particular interpretação". Note que a expressão "ninguém" refere-se à "vós (longânimo para "convosco" os crentes) e não é aplicável a toda criatura. É o mesmo que citar "eis que estou à porta e bato" que vocês aplicam a todo ser humano quando Cristo está falando com o seu povo - A Igreja. Quanto a Deus não responder a oração de Jesus, desculpe, mas esse erro é primário, Deus ouviu sim a oração de Jesus, aliás Jesus agradeceu ao seu Pai dizendo "Pai obrigado porque sempre me ouves", portanto, quando Jesus disse "Pai se possível passa este cálice, ele sabia orar corretamente, e por isso acrescentou: "antes seja a tua vontade, não como eu quero, mas como tu queres, e então o Pai respondeu sim ao seu amado Filho, fazendo então à sua vontade (do Pai) fazendo conforme Jesus pediu!

    • @marcelobetel
      @marcelobetel 10 лет назад

      Waldemir, espero que esteja tudo bem com você.
      Veja, você deve saber que O Criador não pode ser injusto e nem pode mentir.
      Só aí e poderia ficar listando uma enorme quantidade de coisas que O Criador não pode fazer.
      Esse tipo de conversa é típica de quem não está discernindo as coisas espirituais como se deve, certo?
      Os caminhos mais altos do Criador fazem maior o amor e a justiça do que Sua soberania e autoridade para punir.
      Mas o homem afastado do Criador não vê assim.
      Por isso a Lei dada a Moisés incentivava, no que vinha do homem, odiar o inimigo. Mas no que vinha do Criador, não aprender as práticas e valores dos outros povos. Pois eram cruéis e adoravam a outros que não são ELE.
      Ou seja, para uma pessoa que entende que não poder ter relacionamento com povos diferentes significa odiá-los, é "natural" entender que quando se trata de SOBERANIA esta se refere à punição muito antes da capacidade superior de preferir a misericórdia.
      Porém, esse "deus" punitivo que aceita pessoas como Calvino como Seu representante na terra não é O Criador que Se apresenta nA Escritura.
      Um exemplo entre tantos está na parábola dos talentos.
      O único que não multiplicou seus talentos foi aquele que estava certo que conhecia ao Criador; porém, com uma personalidade diferente da que os demais que multiplicaram seus talentos conheciam.
      O rapaz que acaba sem talento algum cria em um Criador punidor e com o tipo de soberania que pendia para tomar o que não deu, ceifar o que não plantou, etc..
      Ele acreditava saber de quem falava e em quem cria. E não era bem assim.
      Este rapaz é um retrato de Calvino.
      E esse "deus" é o "deus" de Agostinho imaginando que um "deus" deveria ter as características ideais para mandar no império dos romanos. Este é o "deus" que Calvino adotou como seu "deus".
      Por isso se pareceu tanto com todos os líderes de Roma...
      Assim como todos os homossexuais tem muitas semelhanças em seus gostos e trejeitos no mundo todo nõ obstante onde moram e por quem foram educados e criados, assim as pessoas se parecem com os espíritos a quem se submetem.
      Espero que isso te leve a refletir mais profundamente sobre o assunto.

  • @Solangevian
    @Solangevian 10 лет назад +2

    Desde quando Deus age dentro de nossa lógica? Quer entender a eleição baseado em conhecimento humano? Então, explique para mim a Trindade. Não venha me dizer que apenas lendo as verdades bíblicas você consegue. Pois é, a eleição também está registrada e com o nome "eleição" enquanto que a palavra "Trindade" não tem registro na bíblia, mas o eleito aceita pela fé. É também pela fé que se aceita a eleição, ainda que não a compreendamos. O único fator determinante para essa aceitação é a humildade em saber que nada se sabe.

  • @gilcicley
    @gilcicley 11 лет назад +6

    ei merson de uma olhadinha em todo debate para vc fala q o calvinista levou uma surra .. vc foi injusto em editar só aquilo que vc queria ouvir!11.

  • @clesmer1978
    @clesmer1978 10 лет назад +1

    uma das maiores declaraçoes de que Deus é quem determina que ele quer salvar ou nao esta no capitulo 6 do livro de genesis para um bom estudante do assunto isso define de fato de quem é a escolha SOBERANA para salvação do homem.

  • @olympiobr
    @olympiobr 10 лет назад +3

    Argumentos fracos, heréticos, ilógicos, pinçados de contextos bastante diferentes. Enfim, lixoso, como toda a heresia remonstrante.

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад +1

      Alguns até sofreram fortes influências do iluminismo, universalismo e teologia liberal. Esse pastor Elias é completamente louco, veja irmão no 2:39

  • @marezaiden
    @marezaiden 7 лет назад

    Dizer que o demonstrativo "isto" refere-se à salvação e não à fé é desconhecer que, como pronome substantivo, ele só pode substituir substantivo (no caso, FÉ) e não oração: "sois salvos"

  • @adrianoaelias5346
    @adrianoaelias5346 8 лет назад +4

    Esse pastor Elias é tão bom que chega ser uma aula para todos nós mas coitado do Calvinista se atrapalhou todo coitado falo tanta coisa que não contem na bíblia kkkkkkkkkkkk

  • @victorleite12
    @victorleite12 11 лет назад +2

    Se colocasse o Rev. Augusto Nicodemus , ai eu queria ver .. Essas pessoas falam eu sou (Calvinista) ou sou (Arminiano) mais não tem nenhuma base ou nenhum estudo sobre ambas as teses . Sobre interpretação das escrituras fico mais com o calvinismo , mais legal que essas teses que eles falam não modificam em nada da nossa salvação , e eu ainda acho mais frutífero se parecer com Cristo do que fazer debates e discussões que não levam em lugar nenhum

  • @gustavosdo
    @gustavosdo 9 лет назад +7

    Espera um minuto e pensa... O cara diz que crê num Deus Todo-Poderoso mas ao mesmo tempo diz que há coisas que Deus não pode fazer? É isso mesmo, duplopensar escancarado e ainda vêm dizer que o cara deu surra? Deu surra na própria fé dele, só se for...

    • @carlosduarte8570
      @carlosduarte8570 9 лет назад +1

      Gustavo Silva ..se Deus predestinou o homem para a salvação, porque ele não predestinou o homem a ser somente obediente? porque o eleito ainda é capaz de pecar? outra pergunta ...se uma pessoa cometer o sucicidio, ela vai pro céu ou pro inferno? lembrando que Deus se condena o homicidio (exodo 20:13)e (ap.21), que é o ato de matar,tirar a vida, logo ele condena o suicidio...será que haveria suicidas predestinados? mais uma pergunta...no caso de Ninive em que o profeta Jonas se recusou de inicio a pregar para os ninivitas, como João calvino ainda não havia nascido , Jonas desconhecia a doutrina da predestinação? será que ele não sabia que antes da fundação do mundo Deus já havia escolhido aquele povo e que seria perda de tempo ele ter tido aquele comportamento?outra coisa, o proprio Deus tambem desconhecia a doutrina já que com ou sem Jonas ele de antemão já havia decretado que aquele povo se arrependeria? de que mal Deus estava falando que ia acometer aquela cidade, se ele mesmo já tinha decretado que aquele povo iria se arrepender?

    • @patrickwalmer138
      @patrickwalmer138 9 лет назад

      +Gustavo Silva Então responde estas indagações: Se Deus é Todo Poderoso, Ele poderia utilizar de sua graça para com todos, capacitando os homens a aceitarem ou não Seu Senhorio.

    • @thiagorocha6967
      @thiagorocha6967 9 лет назад

      +CARLOS DUARTE sobre Nínive, pq Deus não respeitou a vontade de Jonas de não ir pregar lá? Já que supostamente ele tinha livre arbítrio

    • @patrickwalmer138
      @patrickwalmer138 9 лет назад

      O Livre arbítrio que Deus concedeu a Jonas foi: Obedeça e viva ou desobedeça e morra. Jonas escolheu obedecer.

    • @robdagom8985
      @robdagom8985 7 лет назад

      "O cara diz que crê num Deus Todo-Poderoso mas ao mesmo tempo diz que há coisas que Deus não pode fazer?" - - Deus pode mentir?

  • @juniorcolabianch3330
    @juniorcolabianch3330 10 лет назад

    Cada um segue seu caminho. Uma briga sem sentido. Ainda dizem que a bíblia é clara. Apenas devemos crer e que Deus na sua infinita misericórdia olhe para nós.

  • @PetersonIsaac
    @PetersonIsaac 9 лет назад +7

    kkkkkkkk que surra? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não digo que todos os armenianos são ruins de debate, mas esse pr elias é um dos piores. kkkkkkkkkkk

    • @antoniojose318
      @antoniojose318 9 лет назад

      +Peterson Isaac ...
      como então Deus endureceu o coração de Faraó, e quando Jesus se retrata em apocalipse 17. 17.
      poderia me explicar?

    • @PetersonIsaac
      @PetersonIsaac 9 лет назад

      Não entendi a sua pergunta.

    • @antoniojose318
      @antoniojose318 9 лет назад

      Passagem bíblica "Deus endureceu o coração de faraó. ap 17 . 17

    • @antoniojose318
      @antoniojose318 9 лет назад

      O tema é sobre salvação. . Nunca podemos perder o foco...
      A palavra de Deus" biblia" diz que... " por que Deus tem posto em seu coração que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma ideia e que deem a besta o seu reino até que se cumpra as palavras de Deus."

    • @antoniojose318
      @antoniojose318 9 лет назад

      Então Ele faz oq Ele quer.. ou a biblia palavra do Senhor nao diz a verdade?

  • @kellymartinez4178
    @kellymartinez4178 8 лет назад +1

    Acho que a única coisa que precisamos fazer é nos arrepender dos nossos pecados, aceitar e reconhecer Cristo como Salvador, nascer de novo e ter uma vida nova em Jesus, isso é mais importante e leva a salvação!

    •  8 лет назад

      Amém!!

    • @Kawazaki5
      @Kawazaki5 8 лет назад

      kelly Martins, perfeitamente correta...Também sou contra debates " infinitos " onde cada um quer demonstrar seus ( profundos ) conhecimentos biblicos, Mas não é por que nós ou alguém tem um grande conhecimento biblico..que realmente "Jesus mora em seu coração ! "

    • @iamandalins
      @iamandalins 8 лет назад

      Ninguém aceita Cristo, torça pra ele te aceitar! rs #Calvinismo

    • @solangesousasousa3571
      @solangesousasousa3571 8 лет назад

      Kelly Martinez

  • @felipedejesus5705
    @felipedejesus5705 10 лет назад +5

    Os arminianos se contradizem na oração, pois ninguém ora assim : Oh Senhor, obrigado porq eu nasci com o poder do livre arbítrio e eu posso, tenho poder de chegar até Ti, eu parei e pensei o quanto sou pecador e fui até o seu Espirito, Não ele que veio até a mim, pelo contrario, eu conquisto o Espirito Santo, se eu quiser, e eu quis Senhor: isso é uma oração a Satanás, todo arminiano de joelhos ora como um calvinista, um dependente, logo escapa a verdade, se uma folha não cai segundo a vontade de Deus, como uma alma pode ir ao céu se não for somente por sua vontade, e é claro, imensa misericordia !
    veja como os arminianos trabalham contra a palavra do Soberano Deus, O Deus Vivo, Deus da Palavra !
    Romanos 9: 15-16 : 15- Pois Ele diz a Moíses: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
    16- ASSIM,POIS, NÃO DEPENDE DE QUEM QUER OU DE QUEM CORRE, MAS DE USAR DEUS A SUA MISERICÓRDIA !!!
    Que a graça do Senhor Jesus seja conosco !!

    • @n050762
      @n050762 2 года назад

      E todo calvinista de pé, age como um arminiano. Pregam e fazem o apelo p que venham a Cristo.

  • @jadir1010
    @jadir1010 10 лет назад +1

    Em Ex 12:24 e 2 Sm 24:16: fala do anjo destruidor vindo da parte de Deus. O primeiro para matar os primogênitos do Egito. O segundo para matar de peste o povo de Israel, como castigo por Davi não ter confiado no Senhor.
    Isaías 45:6-7: Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
    Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.
    Apocalipse 3:19: Eu repreendo e castigo a todos quantos amo...
    SATANÁS É APENAS UM INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS, PARA CUMPRIR OS PROPÓSITOS DEDEUS. NOTE AS PALAVRAS SUBLINHADAS, EM UMA DIZ A IRA DE DEUS E A OUTRA É SATANÁS QUE SE LEVANTOU, NO MESMO CONTEXTO. O CERTO É NEM MENCIONARMOS MAIS SEU NOME, POISNÃO É ELE QUE FAZ, APENAS É USADO COMO QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO QUE DEUS O PAI QUISER.
    II Samuel 24:1 - "Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá."
    I Crônicas 21:1 - "Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel."

  • @luesci
    @luesci 10 лет назад +3

    Uma coisa é fato: O arminiano fala, conversa, "argumenta" melhor seu ponto de vista, todavia não tem coerência bíblica, teológica e se contradiz em vários pontos!! O Calvinista não tem boa dicção para debates, e não é tão persuasivo, todavia é mais coerente e BÍBLICO!!

  • @yanl100907
    @yanl100907 9 лет назад +1

    Meu caro, não vou me dispor com você, realmente você é de uma profundidade, de um conhecimento e pela resposta irônica e arrogante de UMA ESPIRITUALIDADE.
    Irei me guardar pois oque você procura não vai achar comigo.
    Deus abençoe.

    •  9 лет назад

      +Yan Gomes Ok. Mas, eu amo vc ...paz.

  • @kurioscentroeducacional
    @kurioscentroeducacional 11 лет назад +3

    Não foi imparcial está discussão. Somente o Pr, Elias (armianista) fala. Suas argumentações aparentam ter coerência, mas não condiz com o contexto dos textos citados. Usa psicologia, teoria humana, e desconhecimento dos argumentos da reforma protestante.

  •  10 лет назад

    A Predestinação
    Inicialmente queremos dizer que o nosso objetivo é enriquecer este assunto e não fazer alguma objeção ou acrescentar algo das minhas palavras que nosso Senhor não tenha dito ou o Espírito Santo. "Nós queremos trazer o assunto da predestinação à luz da Bíblia. A Bíblia fala em predestinação? Sim. Claro que a Bíblia fala em predestinação. Nós encontramos na Bíblia que Deus determinou o futuro de Israel e o futuro da Igreja; o que não aceitamos e não encontramos respaldo bíblico é que Deus já tenha determinado o futuro individual de cada ser humano, isto é, o homem quando nasce já está predestinado ao céu ou ao inferno, conforme uma escolha prévia de Deus. Isso, absolutamente não aceitamos e reafirmamos que não encontramos respaldo bíblico. Não aceitamos os seguidores da predestinação que fazem com que Deus escolha pessoas, previamente, umas para o céu e outras para o inferno. Absolutamente, não cremos nisso. É sobre isso que vamos colocar aqui, em nome do Senhor Jesus". Primeiramente, o que é Predestinação? “É o ato de destinar antecipadamente”. Predestinado quer dizer, “eleito de Deus. Destinado de antemão”. A predestinação está intrinsecamente ligada à salvação e esta é eterna. Uma vez que a tenhamos recebido, ela está garantida eternamente. Da parte divina a garantia é total e absoluta. Da parte humana é preciso permanecer na graça do Filho de Deus para que a salvação se concretize em sua vida. Analisemos o que o Espírito Santo nos diz sobre esse assunto:
    1º) Efésios 1:4-5,11 - "como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade," Fomos escolhidos ou eleitos por Deus nosso Senhor antes da fundação do mundo (Cf. Mat.25:34; 20:23 e Mc.10:40; 13:20,27;). Não fomos nós que O escolhemos, mas foi o nosso Salvador quem nos escolheu (Cf. João 15:16) e Sua eleição não é por nossas obras, mas por Aquele que chama. Ele não apenas nos predestinou, mas também chamou-nos. Após haver feito a escolha, então Ele nos chamou (Cf. Rom.8:28-30; 9:11,22-24; Coloss.3:12 e II Tess.2:13). A eleição e o chamamento do Pai eterno foram iniciados por Ele mesmo, não por nós; eles são a segurança de nossa salvação (II Tim.2:10; I Pedro 1:2; II Pedro 1:10 e Apoc.17:14).
    2º) Romanos 8:29 - Fomos predestinados depois de termos sido conhecidos pelo nosso Deus. Quando Ele toma conhecimento de antemão das pessoas, faz recair nelas a Sua escolha (Gál.4:9; 1:15; Isa.49:1,5; Jer.1:5: I Cor.8:3 e Atos 9:15). Do mesmo modo o Senhor fêz quando foi p/ escolher um povo para Ele, a fim de que O servisse e refletisse o Seu caráter no mundo.
    O Israel literal: Cf. Deuter.7:7; Amós 3:2; Osé.13:5; e o Israel espiritual: Cf. Rom.11:5,7,28 e I Pedro 2:9). "Agora vamos ler Hebreus 5.9:
    "E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem," E sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem. Quem são os que Lhe obedecem? Leiamos Apoc.14:12.
    Uma outra passagem bíblica, para respaldar o que vamos comentar aqui:
    "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens," (Tito 2:11 RA). A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Em outras versões diz que "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” (RC). Muito bem. Eu li aqui a primeira passagem de Efésios 1.4-5 que diz que "também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo". O que eu quero dizer para você querido; Paulo aqui, nessa passagem, está entrando na área da presciência de Deus. Você sabe que Deus possui atributos exclusivos da divindade: o atributo da onipotência (que Deus possui todo poder), o da onipresença (que Deus está em todo lugar) e da onisciência (que Deus sabe de todas as coisas). Dentro do atributo da onisciência, que Deus sabe de todas as coisas, existe a presciência. Deus sabe de todas as coisas e todas as coisas Ele sabe antecipadamente.
    O que Paulo está começando aqui a dizer é que Deus não é igual ao homem que faz as coisas de improviso e na hora que aparece os problemas. Deus é um Deus sábio. Deus é um Deus de planos e propósitos. O que Paulo está dizendo é que Deus preparou um grande plano.
    Eu quero que você preste atenção, no que está escrito em Apocalipse 13.8":
    "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apocalipse 13:8 RC). Primeiro Ele está falando dos que adoram a Besta ou o sistema religioso e depois sobre os que estão escritos no livro da vida do Cordeiro. Você já está escrito? O que é ligado na terra é também ligado no céu.
    "Quando a Bíblia diz que Jesus foi morto antes da fundação do mundo, não está querendo dizer, na essência da palavra, que ele morreu antes da fundação do mundo. Por que? Jesus morreu aproximadamente há 2.000 atrás. O que a Bíblia está querendo dizer nessa passagem é que havia um plano preparado antes da fundação do mundo para salvar o homem do inferno. Agora, em Efésios 1.4-5, Paulo usa a mesma linguagem: "que antes da fundação do mundo, Deus já providenciara um plano. Ele elegeu, primeiro, a pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que aceita Jesus hoje é eleito em Cristo". Veja que o versículo diz: "nos elegeu nEle". Isso significa que quando você aceita a Jesus hoje, por sua livre e espontânea vontade, você está, automaticamente, participando do plano que foi elaborado por Deus antes da fundação do mundo. Quando você aceita Cristo hoje, você está participando de um plano que foi elaborado antes da fundação do mundo. Deus elegeu a Cristo e todo aquele que aceita Jesus, está eleito em Cristo.
    É importante observar nessa passagem que a eleição é primeiro, isto é, ela precede à predestinação. Primeiro você aceita a Cristo. E você sabe que significa aceitar a Cristo? Aceitar a Cristo é submeter-se a Ele, é obedecê-lo, é segui-lo, é ser fiel até o fim, depois sim; depois que você é eleito a Cristo. Depois que você aceita a Cristo como seu Salvador, você estará pronto a estar predestinado para o céu. Se você seguir a Cristo aqui na terra, você terá a garantia do céu. Isso é o significado de Efésio 1.4-5. Eu posso citar um exemplo: um indivíduo se ingressa na faculdade, no primeiro ano de engenharia. Ele está predestinado a ser engenheiro, isto é, o seu futuro está predestinado que seja engenheiro. Mas para que ele seja engenheiro, tem que cursar 5 anos na universidade e tem que ser aprovado em todas as provas. Está implícito isso". É o caso da obediência! O discípulo de Cristo Jesus obedece a Lei de Deus porque é salvo e não para ser salvo, entende isso?(João 15:10 e Romanos 13:8-10)
    "Querido, o que Deus escolheu e predestinou foi um povo que “ guarda os Seus mandamentos e tem a fé de Jesus” e não uma denominação.(Apoc.12:17) É aí que nós diferenciamos da linha da predestinação de alguns que acham que Deus escolheu pessoas individualmente, ora uns para o inferno, ora outros para o céu. Isso não. A Bíblia quando diz respeito à predestinação, diz que Deus predestinou um povo. E você pode ver que em Efésios - capítulo primeiro - versículos 4 e 5 está no plural: "... nos elegeu nele ... para que fôssemos [é PLURAL] ... e nos predestinou para filhos [filhos é PLURAL]." Nós não encontramos uma palavra no singular dizendo que Deus determinou individualmente pessoas - Ele predestinou um povo - predestinou um grupo. E quem é que Deus predestinou para o céu? Está na boca de qualquer crente: Deus predestinou a Igreja - a Igreja está predestinada - o futuro da Igreja é ir para o céu", Ele não falou as igrejas, sabe por que? Porque a Igreja gerou filhos e filhas ou seja, membros; ela não gerou filhas(igrejas).
    "Vamos ler 1Pedro 2.9-10:
    "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." (1 Pedro 2:9-10 RA). Olha o que Pedro está dizendo, ele diz: vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido; olha vocês que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; não eram, mas agora são - são por quê? Por causa de Cristo. Nós não encontramos nada no singular. Nós encontramos aqui, Pedro falando da Igreja" a qual inclui tanto judeus como gentios. E esta só pode ser a Igreja Remanescente, a qual está arrolada nos céus, entende?(Cf. Apoc.12:17 e Hebr.12:23) "Isto está bem claro - a Igreja está predestinada ao céu e quem participar da Igreja", estará ligado ao Corpo de Cristo.(Cf. Efésios 4:12 e Colos.1:24) E então, tem certeza de que você está ligado à Igreja verdadeira e não à Babilônia?
    3º)Apocalipse 21:7 - Quem é o vencedor? O vencedor é aquele que ouve a voz do Espírito Santo, corresponde ao Seu chamado e persevera firme na graça do Salvador e Senhor Jesus Cristo até o fim (Cf.Mat.10:22; 24:13; Mc.13:13; Lc.21:19; At.1:14; 2:42,46; 6:4; 11:23; 13:43; 14:22; Rom.2:7; I Cor.15:1;Efés.6:18; I Tim.4:16; II Tim.2:12; Hebr.10:36; 12:1; Tia.1:25; Apoc.1:9; 2:2-3,19; 3:10; 13:10). Finalmente o Espírito Santo diz quem são os perseverantes. Apoc.14:12). Portanto, é preciso perseverar: a) unanimemente em oração; b) na doutrina; c) unânimes na Igreja; d) no Senhor; e) na graça de Deus; f) na fé; g) no evangelho; h) com toda a oração e súplica; i) em fazer o bem; j) na obra de Deus; k) na perfeita lei de Deus; l) em guardar os Mandamentos de Deus e a fé em Jesus; m) na Palavra de Deus; n) até o fim.
    Como Isaías e Jeremias o Senhor nosso Deus te escolheu desde o ventre de tua mãe para que sejas Seu discípulo. Vais aceitar o chamado do teu Salvador? Se estás afastado da comunhão com a Sua Igreja, o Mestre te chama de volta para o aprisco das ovelhas, para que exerças o teu ministério. “Lembra-te de que Cristo não te purificou para que voltasses (como um porco) para o teu antigo lamaçal (II Pedro 2:22), mas sim, para que fosses uma nova criatura e vivesses nova vida, segundo a vontade de Deus. Sê diligente, pois, para não suceder que, por tua negligência e ingratidão, venhas a perder de novo este favor (imerecido) e esta misericórdia.
    Se todos receberam a salvação e estão garantidos para sempre, então por que há joio na Igreja?. Qual a sua conclusão? Você foi predestinado para a salvação ou a Igreja foi predestinada? O que você está esperando para aceitar tão grande salvação?(Apoc.22;17).

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад +2

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ectjr
      @ectjr 10 лет назад

      errais querido irmão por enxergar a predestinação divina dotada de onisciência por parte do criador, com a predestinação feita por homens que não tem onisciência ! Explico:
      Na verdade o conceito de predestinação que os irmãos usam é mundano, pq estamos falando de predestinação quem um Ser onisciente fez e não nosso limitado intelecto ! Deus é o único que pode predestinar sem ferir o livre arbítrio, pq em Sua onisciência Ele sabe o que vamos escolher ! Os irmãos pecam por exaltar um dos atributos de Deus ( soberania ) e simplesmente ignorar o outro ( onisciência ) ! Ai vc vai me falar, não tem isso na bíblia que Deus nos conhecia antes de predestinar ! Eu mostro pro querido irmão, aliás um deve até ser conhecido do irmão, mas deve começar a ler no versículo 29 em vez do 30, como todo calvinista faz, só lê o 30 !
      "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou."
      Romanos 8:30
      peraí, então Deus predestinou mesmo ? Sim ele o fez, mas o versículo 29, nos mostra que ele o fez baseado em sua onisciência :
      "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."
      Romanos 8:29
      Ou seja ele nos conheceu antes de nos predestinar, é uma lógica de narrativa, ele nos conheceu e depois nos predestinou baseado na Sua onisciência ! Não está convencido ainda, pois bem :
      "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas."
      1 Pedro 1:2
      Tá aí bem claro, toda predestinação bíblica gira em torno da presciência de Deus, e ele é o único ser que o pode fazer sem ferir o livre arbítrio ! Pq ele sabe o q vamos escolher !
      Os caros irmãos erram, por verem de forma terrena a predestinação aqui, qnd na verdade é uma predestinação de um ser Onisciente ! Ou seja, estão pegando um atributo de Deus que não podem entender e achando que ganharam na loteria divina por serem eleitos, qnd na verdade é justamente o contrário, os eleitos acharam graça aos olhos de Deus, que os predestinou em sua onisciência para fazer Suas obras ! Isso sim é Soberania, fazer que as pessoas O amem à força não é nada ! A soberania de Deus é mostrada baseada no livre arbítrio e em seus outros atributos divinos !
      A paz aos irmãos!

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад

      A predestinação e a presciência de Deus são frutos dos DECRETOS!! 1 Pedro 1:2: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai...” Quem são “eleitos segundo a presciência de Deus Pai”? O versículo anterior nô-lo diz: a referência é aos “estrangeiros dispersos”, isto é, a Diáspora, a Dispersão, os judeus crentes. Portanto, aqui também a referência é a pessoas, e não aos seus atos previstos.
      Ora, em vista destas passagens (e não há outras mais), que base bíblica há para alguém dizer que Deus “pré-conheceu” os atos de certas pessoas, a saber, o seu “arrependimento e fé”, e que devido a esses atos Ele as elegeu para a salvação? A resposta é: absolutamente nenhuma. As Escrituras nunca falam de arrependimento e fé como tendo sido previsto ou pré-conhecido por Deus. Na verdade, Ele sabia desde toda a eternidade que certas pessoas se arrependeriam e creriam ; entretanto, não é a isto que as Escrituras se referem como objeto da “presciência” de Deus. Esta palavra se refere uniformemente ao pré-conhecimento de pessoas; portanto, conservemos “... o modelo das sãs palavras. . .” (2 Timóteo 1:13).
      Outra coisa para a qual desejamos chamar particularmente a atenção é que as duas primeiras passagens acima citadas mostram com clareza e ensinam implicitamente que a “presciência” de Deus não é causativa , pelo contrário, alguma outra realidade está por trás dela e a precede, e essa realidade é o Seu decreto soberano . Cristo “... foi entregue pelo (1) determinado conselho e (2) presciência de Deus” (Atos 2:23). Seu “conselho” ou decreto foi a base da Sua presciência. Assim também em Romanos 8:29. Esse versículo começa com a palavra “porque”, conjunção que nos leva a examinar o que o precede imediatamente. E o que diz o versículo anterior? “... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles... que são chamados por seu decreto”. Assim é que a “presciência” de Deus baseia-se em Seu decreto (ver Salmo 2:7).
      Deus conhece de antemão o que será porque Ele decretou o que há de ser . Portanto, afirmar que Deus elege pessoas porque as pré-conhece é inverter a ordem das Escrituras, é pôr o carro na frente dos bois. A verdade é esta: Ele as “pré-conhece” porque as elegeu . Isto retira da criatura a base ou causa da eleição, e a coloca na soberana vontade de Deus. Deus Se propôs eleger certas pessoas, não por haver nelas ou por proceder delas alguma coisa boa, quer concretizada quer prevista, mas unicamente por Seu beneplácito. Quanto ao por que Ele escolheu os que escolheu, não sabemos, e só podemos dizer: “Sim, ó Pai, porque assim te aprouve” (Mateus li :26). A verdade patente em Romanos 8:29 é que Deus, antes da fundação do mundo, elegeu certos pecadores e os destinou para a salvação (2 Tessalonicenses 2:13). Isto se vê com clareza nas palavras finais do versículo: “... os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho”, etc. Deus não predestinou aqueles que “dantes conheceu” sabendo que eram “conformes”, mas, ao contrário, aqueles que Ele “dantes conheceu” (isto é, que Ele amou e elegeu), “predestinou para serem conformes”. Sua conformidade a Cristo não é a causa, mas o efeito da presciência e predestinação divina.
      Deus não elegeu nenhum pecador porque previu que creria, pela razão simples, mas suficiente, de que nenhum pecador jamais crê enquanto Deus não lhe dá fé; exatamente como nenhum homem pode ver antes que Deus lhe dê a vista. A vista é dom de Deus, e ver é a conseqüência do uso do Seu dom. Assim também a fé é dom de Deus (Efésios 2:8-9), e crer é a conseqüência do uso deste Seu dom. Se fosse verdade que Deus elegeu alguns para serem salvos porque no devido tempo eles creriam, isso tornaria o ato de crer num ato meritório e, nesse caso, o pecador salvo teria motivo para gloriar-se, o que as Escrituras negam enfaticamente (veja Efésios 2:9).
      Certamente a Palavra de Deus é bastante clara ao ensinar que crer não é um ato meritório. Afirma ela que os cristãos vieram a crer “pela graça” (Atos 18:27). Se, pois, eles vieram a crer “pela graça”, absolutamente não há nada de meritório em “crer”, e, se não há nada de meritório nisso, não poderia ser o motivo ou causa que levou Deus a escolhê-los. Não; a escolha feita por Deus não procede de coisa nenhuma existente em nós , ou que de nós provenha, mas unicamente da Sua soberana boa vontade.
      Mais uma vez, em Romanos 11:5 lemos sobre “... um resto, segundo a eleição da graça”. Eis aí, suficientemente claro; a eleição mesma é “da graça”, e a graça é favor imerecido , coisa a que não tínhamos direito nenhum diante de Deus.
      Vê-se, pois, como é importante para nós, termos idéias claras e bíblicas sobre a “presciência” de Deus. Os conceitos errôneos sobre ela, inevitavelmente levam a idéias que desonram em extremo a Deus. A noção popular da presciência divina é inteiramente inadequada. Deus não somente conheceu o fim desde o princípio, mas planejou, fixou, predestinou tudo desde o princípio. E, como a causa está ligada ao efeito, assim o propósito de Deus é o fundamento da Sua presciência. Se, pois, o leitor é um cristão verdadeiro, é porque Deus o escolheu em Cristo antes da fundação do mundo (Efésios 1:4), e o fez não porque previu que você creria , mas simplesmente porque Lhe agradou fazê-lo; você foi escolhido apesar da tua incredulidade natural. Sendo assim, toda a glória e louvor pertence a Deus somente. Você não tem base nenhuma para arrogar-se crédito algum. Você creu “pela graça” (Atos 15:27), e isso porque a tua própria eleição foi “da graça” (Romanos 11:5).

    • @ectjr
      @ectjr 10 лет назад

      Qnd vc falar q Ele não previu q eu creria, aonde está a onisciência de Deus ? Aff, vcs ficam loucos qnd alguém segundo vcs questiona a "Soberania Divina" no entendimento de vcs, mas vcs simplesmente ignoram a "Onisciência Divina" ! Se quiser analisar conjunção e preposição, analise o isso e isto do pronome grego do versículo de efésios citado, ele se refere ao conjunto "sois salvos pela graça mediante a fé" e não a fé somente ! Se fosse só a fé, Paulo teria escrito: e "essa" ou "esta" é Dom de Deus ! De qq maneira, vc não quer acreditar simplesmente pq não quer, vc dá voltas e não refuta nem romanos 8:29 e nem 1 Pedro 1:2, fala pra eu analisar contextos mas joga uma monte de versículos soltos sem analisar o contexto que eles estão ! Engraçado ! 1 Pedro é o mais claro possível e mesmo assim vc se nega a entender ! A minha parte tá feita, o resto é com o Espírito de Deus !

    •  10 лет назад

      Edson Carneiro Tavares Junior
      OS CAMELOS ENGOLIDOS POR CALVINO
      (título original: Calvin’s Camels)
      "Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo." (Mt 23:24 ACF)
      Tendo lido as Instituições de Calvino e tendo estudado os escritos de muitos calvinistas antigos e contemporâneos, estou convencido de que Calvino foi culpado de coar [adotar] mosquitos e engolir [destruir] camelos. Aceitar o calvinismo (em qualquer de suas formas) é negar os ensinos claros de dúzias de Escrituras.
      Examinei o calvinismo muitas vezes durante os 33 anos desde que fui salvo. A primeira vez foi logo depois de me converter, quando estava numa Faculdade Bíblica e o calvinismo foi um dos muitos tópicos que eram persistentemente discutidos pelos alunos. Eu nunca tinha ouvido sobre o calvinismo antes disso e não sabia o que pensar a respeito, então li A Soberania de Deus, de Arthur Pink e alguns outros títulos sobre o assunto, desejando entendê-lo e saber se era escritural ou não. Alguns dos alunos se tornaram calvinistas, mas eu concluí que, embora o calvinismo tenha alguns pontos positivos sobre a soberania de Deus, e embora eu pessoalmente aprecie o modo como ele exalta a Deus acima do homem, e embora eu concorde com seu ensinamento que a salvação é 100% de Deus, e embora eu despreze e rejeite o esquema de ganhar almas raso, manipulador e centrado no homem (tão comum entre batistas independentes), e embora ele pareça ser apoiado por algumas Escrituras, a linha base para mim é que ele [o calvinismo] acaba se contradizendo em relação a muitas Escrituras claras.
      No ano 2000 fui convidado a pregar a uma conferência sobre calvinismo na Universidade Batista da Herança [Heritage Baptist University] em Greenwood, Indiana, que ocorreu posteriormente, em abril de 2001. A conferência foi oposta ao calvinismo e concordei em falar, porque era simpático a tal posição [oposta ao calvinismo], desde que examinei pela primeira vez o assunto na Escola Bíblica. Antes de dar a mensagem da conferência, no entanto, eu queria re-examinar o calvinismo de maneira mais profunda. Contatei Dr. Peter Masters em Londres, Inglaterra e discuti o assunto do calvinismo com ele. Disse-lhe que o amava e o respeitava em Cristo e também amava e respeitava seu antecessor, Charles Spurgeon, embora não concordasse com nenhum deles sobre o calvinismo (ou com alguns itens, de fato). Disse ao Dr. Masters que queria que ele me relatasse que livros ele recomendaria para eu compreender adequadamente o que ele acredita sobre o assunto (sabendo haver muitas variedades de calvinismo). Eu não queria representar mal coisa nenhuma. Entre outras coisas, Dr. Masters recomendou que eu lesse os "Institutos da Religião Cristã" [Institutes of the Christian Religion] de Calvino e "Spurgeon versus os Hiper-Calvinistas" [Spurgeon vs. the Hyper-Calvinists], de Iain Murray, o que eu fiz.
      Nos últimos anos re-investiguei novamente o calvinismo por ambos os lados. Li "Que Amor é Este" [What Love Is This?] de Dave Hunt e "as Dúvidas Honestas de um Calvinista Resolvidas pela Razão e a Maravilhosa Graça de Deus" [A Calvinist's Honest Doubts Resolved by Reason and God's Amazing Grace]. Li "Debatendo o Calvinismo: Cinco Pontos, Duas Visões" [Debating Calvinism: Five Points, Two Views], de Dave Hunt e James White. Reli cuidadosamente "A Soberania de Deus" [The Sovereignty of God] de Arthur Pink, assim como "A Confissão de Fé de Westminster" [Westminster Confession of Faith]. Estudei também em torno de 100 páginas de materiais publicados em defesa do calvinismo pela Faculdade Bíblica do Extremo Oriente [Far Eastern Bible College], em Singapura. Esta é uma Escola Bíblica Presbiteriana.
      No melhor do meu conhecimento, estudei esses materiais com o único desejo de saber a verdade e com a boa vontade de seguir a verdade aonde quer que ela me levasse.
      Assim, enquanto não li cada livro sobre este assunto que poderia ser recomendado por meus leitores, fiz um considerável esforço para entender o calvinismo adequadamente e para não representá-lo mal. (embora eu tivesse aprendido que um não calvinista SEMPRE será acusado de má-representação)
      O calvinista sem dúvida questionará que eu simplesmente não entendi adequadamente o calvinismo e a isso respondo que, se o calvinismo é tão complicado, não pode ser a verdade. Se um pregador razoavelmente inteligente que estudou e ensinou a Bíblia diligentemente por 32 anos e publicou uma enciclopédia bíblica e muitos outros estudos bíblicos pode estudar o calvinismo com um desejo de entendê-lo adequadamente e ainda não o entende, então ele [o calvinismo] é muito complicado para ser verdadeiro! O apóstolo Paulo advertia que é o diabo que torna a teologia tão complicada. “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Co 11:3 ACF). Claro que calvinismo não é simples, de forma nenhuma, e esta é uma razão porque ele produz uma mentalidade elitista. Para entender o calvinismo, deve-se lidar com compatibilidade, monergismo versus sinergismo, graça eleitora versus a graça irresistível, chamado eficaz versus chamado geral, expiação- propiciação eficaz versus expiação- propiciação hipotética, livre vontade libertariano versus livre vontade escravizada a submissão da vontade, graça objetiva versus graça subjetiva, habilidade natural vs habilidade moral, imputação do pecado de Adão mediata vs imediata, supralapsarianismo, sublapsarianismo, infralapsarianismo, vontade desiderativa vs decretiva, e vontade hipotética antecedente, para citar alguns!
      Além disso, o calvinista argumentará que a razão por que estudei o calvinismo e o rejeitei é porque penso que o homem deve ser igual a Deus. Os calvinistas invariavelmente clamam que os não calvinistas não acreditam na soberania de Deus. Não posso falar pelos outros, mas este não-calvinista certamente acredita na soberania de Deus. Deus é Deus e Ele pode fazer o que quiser, quando quiser. Como disse alguém, "o que quer que a Bíblia diga, eu acredito. A Bíblia diz que uma baleia engoliu Jonas e eu o creio. E se a Bíblia dissesse que Jonas engoliu a baleia, eu acreditaria!" Se a Bíblia ensinasse que a soberania de Deus seleciona alguns pecadores para irem para o paraíso e Sua soberania elegeu o resto para o inferno, e que Ele escolheu apenas alguns para serem salvos e permite que o resto seja destruído, eu o creria, porque acredito que Deus é Deus e o homem não pode dizer a Deus o que é certo ou errado.
      O fato é que cada vez que estudo o calvinismo, me convenço que ele simplesmente contradiz muitas Escrituras, pois é construído mais sobre a lógica e filosofia humanas que sobre o claro ensinamento da Palavra de Deus. O que quer que signifique a eleição divina (e esta é certamente uma doutrina importante e freqüentemente ensinada na Palavra de Deus), não pode significar aquilo que o calvinismo conclui [pela sua lógica e raciocínio], pois aceitar tal posição requer que alguém coe [adote] mosquitos e engula [destrua] camelos. Os mosquitos são os argumentos e raciocínio extra-escriturais dos calvinistas e os camelos são as Escrituras entendidas claramente por seu contexto.
      Considere alguns mosquitos que os calvinistas coam [adotam].
      Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, se Deus é soberano, então os homens não podem ter vontade e não podem resistir a Ele.
      Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, se o pecador está morto, então ele obviamente não pode responder ao evangelho; e, se ele não pode responder ao evangelho e se a própria fé é um dom soberanamente entregue (baseado na errada exegese de Ef 2:8-9), então os eleitos devem nascer de novo antes de poder exercer a fé.
      Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, já que Deus opera todas as coisas pela Sua própria vontade, então se Ele realmente quisesse que todos os homens fossem salvos, Ele salvaria todos os homens.
      Os calvinistas argumentam [lógica humana, sem provas bíblicas] que, já que Deus predestinou alguns à eterna salvação, então Ele deve ter predestinado outros à eterna perdição.
      Em cada um desses casos, o calvinista aplica a lógica humana ao fato, ao invés de [citar] uma afirmação clara das Escrituras; e as Escrituras que ele usa para apoiar sua doutrina não diz tal coisa. Assim, ele côa [adota] mosquitos enquanto engole [destrói] centenas de afirmações claras das Escrituras que demolem sua doutrina.
      OS CAMELOS ENGOLIDOS [destruídos] POR CALVINO
      Em seguida estão alguns dos camelos que John Calvin engoliu [destruiu] quando seguiu Agostinho, o "Doutor da Igreja Católica Romana", no erro da "eleição soberana" e quando raciocinou que Deus não poderia ser soberano se o homem pode rejeitá-lo e se a salvação pode ser aceita ou rejeitada pelo pecador.
      Eu percebo que um calvinista forte [ou estanque, impermeável] tem uma resposta para tudo. Ele pode fugir imediatamente para o seu baluarte [que consiste] em fazer distinções inteligentes e intrincadas entre graça eletiva e a graça comum, entre graus do amor de Deus, entre vontade desiderativa e decretiva e vontade hipotética antecedente, entre muitas outros coisas. Eu não estou escrevendo o artigo para tal pessoa. Estou escrevendo para o crente simples que ama a Palavra de Deus e que não foi aterrorizado pelo brilho intelectual [dos "brilhantes, geniais homens"] nem permitiu se deixar enganar pela teologia humana.
      DEUS PODE DEIXAR-SE LIMITAR -- "Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel." (Sl 78:41 ACF)
      De acordo com o calvinismo, se um homem resiste a Deus ou impede Seus propósitos então Deus não é mais um Deus Soberano e o homem deve ser Soberano. Assim eles afirmam ser impossível um homem aceitar ou rejeitar a salvação de Deus. Mas o fato é que a Bíblia diz que o homem resiste e rejeita Deus a cada momento e isto tem ocorrido desde os primórdios de sua história. Adão rejeitou a Palavra de Deus. Caim a rejeitou, a geração de Noé a rejeitou. Os homens reunidos na Torre de Babel a rejeitaram. Quando o salmista conta a experiência de Israel no deserto ele enfatiza o fato de que Israel não fez a vontade de Deus. Ele os descreve como "geração obstinada e rebelde" (Sl 78:8) que "se recusou a caminhar em Sua lei" (Sl 78:10). Ele faz então esta espantosa afirmação: "eles limitaram o Santo de Israel" (Sl 78:41). De acordo com o pensamento calvinista, isto não é possível e, se fosse possível, significaria que Deus não é soberano, mas é óbvio que o calvinismo está errado em ambos os relatos. Pois o fato de Deus ter [soberanamente] feito o homem à Sua imagem com uma vontade e uma habilidade para fazer escolhas reais, e o fato de Deus [soberanamente] permitir aos homens exercerem sua vontade mesmo na questão de receber salvação, nada disso não torna Deus nem um pouco menos soberano do que se Ele tivesse criado um robô. E não é válido [pela Bíblia] [o calvinista alegar] que o homem pode resistir a Deus em algumas coisas mas não em questões de salvação. Se o homem pode resistir e rejeitar e limitar Deus de alguma forma e se [mesmo assim] Deus pode ainda ser Deus, então Deus pode ainda ser Deus se Ele oferece salvação a todos e alguns a recebem e alguns a rejeitam, como a Bíblia diz tão claramente: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17 ACF)
      JESUS QUERIA, MAS ISRAEL NÃO QUIS E NÃO ACONTECEU -- "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mt 23:37 ACF)
      Aqui vemos que era vontade e desejo do Filho de Deus salvar Israel em toda a sua história e Ele enviou-lhe Seus profetas, mas Ele foi recusado. Cristo queria. Israel não queria. Sabendo que Cristo é Deus, isto nos ensina que a vontade de Deus poderá ser frustrada pela vontade do homem?
      Arthur Pink diz: "Mas aquelas lágrimas manifestam um Deus desapontado? Não! De verdade! Ao invés, elas mostram um Homem perfeito" ("A Soberania de Deus" pág. 199).
      Assim, de acordo com os calvinistas, a afirmativa de Jesus em Mt 23:27 não ensina que a vontade de Deus foi a frustrada pela vontade do homem mas simplesmente expressa o lado humano da natureza compassiva de Jesus. Segundo Calvino, Deus não pode ser desapontado, porque isto significaria que Ele não é soberano (segundo a própria definição pré-determinada de Calvino), mas isto se esvai em face das Escrituras em literalmente milhares de passagens.
      Dizer que Jesus estava falando, em Mt 23:27, como homem mas não como Deus, é ridículo e herético. Jesus disse a seus discípulos: “... Quem me vê a mim vê o Pai, ...” (Jo 14:9 ACF). Em Mt 23:27 Jesus está falando como o eterno Filho de Deus, sim, como Deus Jeová, como o mesmo Deus que enviou os profetas a Israel em toda a sua carreira rebelde e que desejou dar-lhe Sua paz, mas ELES NÃO QUISERAM.
      DEUS ESTENDEU SUA MÃO PARA ISRAEL, MAS ISRAEL O REJEITOU -- "Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente." (Rm 10:21 ACF)
      "Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho que não é bom, após os seus pensamentos;" (Is 65:2 ACF)
      Aqui está o mesmo tipo de afirmativa que o Próprio Jesus fez em Mt 23:27. Vemos que Deus queria salvar Israel e continuamente tentou alcançá-los, mas eles resistiram à mensagem e à salvação de Deus, e as rejeitaram.
      OS JUDEUS RESISTIRAM AO ESPÍRITO SANTO -- "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais." (At 7:51 ACF)
      Estevão acusa seus perseguidores judeus de resistirem ao Santo Espírito. Aqui, novamente vemos que o Santo Espírito luta com os homens e que eles resistiram deliberadamente. O calvinista responde a isso afirmando que a "escravidão da vontade" opera em via única, significando que os não salvos podem rejeitar a verdade mas não podem, por outro lado [mesmo se o quiserem fazer], receber a verdade. Segundo essa doutrina, só aos eleitos é dada a habilidade de crer no evangelho enquanto os não eleitos são deixados em sua condição Totalmente Depravada com sua vontade escravizada e incapaz de crer. Mas em local nenhum a Bíblia ensina isto. Ao invés, do início ao fim da Bíblia, de Caim até os que seguem o anticristo, os homens são chamados por Deus e se espera que respondam e obviamente estejam aptos a responder, e são condenados quando não o fazem. Que alguns respondem, e outros não respondem, à luz que Deus dá, não é porque somente alguns são pré-ordenados a responder.
      FORAM OS JUDEUS, ELES MESMOS, QUE TROUXERAM A IRA DE DEUS SOBRE SI MESMOS -- "14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 E nos impedem de pregar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim." (1Ts 2:14-16, tradução da KJV)
      Segundo esta passagem, os judeus que mataram o Senhor Jesus e perseguiram os primeiros crentes não foram soberanamente reprovados para [assim, fazerem] sua má obra. [Ao contrário,] Eles completaram seus pecados e [por isso] trouxeram para si a ira de Deus por suas próprias ações.
      Note também que Paulo diz que os judeus proibiram a pregação do evangelho aos gentios "para que estes sejam salvos". Assim vemos que os gentios, a quem o evangelho poderia, de outra forma, ser pregado, poderiam ter sido salvos através daquela pregação.
      AQUELES QUE SÃO SANTIFICADOS PELO SANGUE PODEM CONTÁ-LO COMO PROFANO E PODEM FAZER AGRAVO AO ESPÍRITO DE DEUS. -- "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (Hb 10:29 ACF)
      Ou este verso significa que (a) uma pessoa salva pode perder sua salvação, ou significa que (b) uma pessoa pode chegar perto de ser salva sem realmente ser regenerado ou pode então finalmente se virar contra a salvação, rejeitando a eficácia do sangue e do evangelho da graça. Acreditamos que ele ensina o último. No nosso ministério de plantar Igrejas, vimos muitos hindus e budistas participarem dos serviços e comprar Bíblias e olhar anelantemente para as coisas de Cristo e mesmo desejarem ser batizados e publicamente testemunhar sua crença no evangelho, só para finalmente se voltarem e voltar à religião humana e à idolatria e renunciar ao sangue de Cristo e à salvação pela graça. Eles não foram santificados no sentido de salvação, mas foram santificados no sentido de terem sido iluminados e convencidos pelo Espírito e no sentido de terem professado acreditar na aliança ou no evangelho da graça.
      Este verso contradiz as doutrinas calvinistas da Expiação- Propiciação Limitada e da Irresistível Graça. Inegavelmente este verso, no mínimo, ensina que o sangue de Cristo estava disponível a eles para a salvação, mas que eles o rejeitaram.
      JESUS REPREENDEU AS CIDADES DE ISRAEL PORQUE ELAS NÃO SE ARREPENDERAM -- "20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: 21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. 22 Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24 Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti." (Mt 11:20-24 ACF)
      Jesus não trata com os homens à base da eleição soberana e da reprovação soberana. Ele tratava com os homens à base da responsabilidade humana para responder ao divino chamado ao arrependimento. Cristo ensina aqui que os homens não só são responsáveis por se arrepender, mas [também] podem se arrepender, se quiserem. Se eles não se arrependeram, por que eles seriam repreendidos como se tivessem se arrependido? Se alguns homens não podem se arrepender, por que todos os homens são chamados ao arrependimento? (“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” At 17:30 ACF)
      JESUS NOS ENSINOU A ORAR PARA QUE A VONTADE DE DEUS FOSSE FEITA SOBRE A TERRA, DO MESMO MODO QUE É FEITA NO CÉU -- "E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu." (Lc 11:2 ACF)
      Isto significa, claro, que a vontade de Deus não é atualmente cumprida na terra como é no céu, o que significa que a soberania de Deus não implica que a vontade de Deus sempre seja feita. O homem pode frustrar a vontade de Deus - não no final, até onde o Seu plano eterno alcança, mas de muitos modos e em muitos momentos.
      DEUS CONVIDA TODOS, DE TODOS OS TERMOS DA TERRA, PARA SEREM SALVOS -- " "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." (Is 45:22 ACF)
      Se palavras significam alguma coisa, este convite divino universal significa que Deus deseja ansiosamente salvar todos os homens e todos os homens podem ser salvos, e isto estava escrito durante a dispensação do Antigo Testamento, antes da vinda de Cristo.
      DEUS CONVIDA TODOS QUE ESTÃO SEDENTOS PARA VIREM E BEBEREM LIVREMENTE -- "1) Oh vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2) Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3) Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi." (Is 55:1-3 ACF).
      Como em todas as outras passagens onde um convite geral é dado aos homens para serem salvos, os calvinistas tentam limitar esta passagem aos eleitos, mas é impossível fazê-lo. Este convite particular é para "todos que têm sede". O convite é estendido não meramente pelo Deus de Israel mas pelo Deus do Universo, o Deus que "fez a terra e criou o homem sobre ela" (Is 45:12), o mesmo Deus que disse num verso anterior: "Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra: porque Eu sou Deus e não há outro" (Is 45:22 ACF).
      Deus promete fazer uma aliança permanente com aqueles que vêm para Ele e promete dar a tais "as verdadeiras misericórdias de Davi". Isto não limita o convite só a Israel. A aliança de Deus com Davi é cumprida pelo Seu Grande Filho, o Messias e todos os salvos participam da aliança de um modo ou de outro (At 13:34-38).
      DEUS AMA O MUNDO INTEIRO E DEU SEU FILHO PARA QUE TODO E QUALQUER POSSA SER SALVA -- "14) E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15) Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17) Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18) Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3:14-18 ACF)
      Arthur Pink é típico ao afirmar que o mundo, nesta passagem: "não significa toda a família humana", mas que é "é usado de modo geral" e ela "deve, em última análise, se referir ao mundo do povo de Deus" (A Soberania de Deus, págs 203-204).
      Ao contrário, sabemos que o "mundo" (Jo 3:16) aqui significa todos os homens.
      Primeiro, a universalidade desta passagem é clara pela expressão "para que todo aquele que" [uma só palavra, em grego], que é usada duas vezes no contexto. Se o termo "mundo" é usado para significar algo diferente que todo o mundo dos homens, o termo "para que todo aquele que" se torna sem sentido. Se "todo aquele que" não significa "todo aquele que", então as palavras da Bíblia não têm significado certo e tudo é lançado à confusão. Os calvinistas dizem que só aqueles que são soberanamente eleitos crerão, mas a Bíblia diz quem quer que creia será salvo e é, portanto, eleito.
      Segundo, a universalidade do "mundo" nesta passagem é clara pela tipologia que é usada. A serpente de bronze que foi levantada por Moisés no deserto foi suficiente para a salvação de todos os judeus que foram picados pelas cobras, mas só aqueles que olharam para ela [a serpente de bronze] pela fé foram salvos. Da mesma forma, a salvação que Jesus comprou no Calvário é suficiente para salvar qualquer pecador, mas só aqueles que crêem são salvos.
      TODO E QUALQUER (QUE QUEIRA) É CONVIDADO A VIR -- "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Ap 22:17 ACF)
      Se este verso significa o que diz, ele refuta três das doutrinas de Calvino: que a salvação é apenas para os soberanamente pré-eleitos, que Deus não oferece efetivamente a salvação a todos. e que o pecador não pode receber salvação.
      DEUS SALVARÁ TODOS QUE O INVOCAREM -- "8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. 12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Rm 10:8-13 ACF)
      Esta é outra passagem que claramente ensina que a salvação é para todo e quem quer que invoque [o nome do Senhor Deus Jesus, o Cristo]. Os calvinistas protestam que os pecadores que são Totalmente Depravados não podem clamar ao Senhor e, portanto, só aqueles que são soberanamente eleitos e chamados e recebem "o dom da fé" poderá clamar ao Senhor. Isto é distorcer as Escrituras, é forçar a teologia de alguns para dentro da Bíblia. Se as doutrinas calvinistas da soberana eleição e da escravidão da vontade e do soberano chamado são corretas, então esta passagem realmente não significa o que diz, portanto um abençoado e glorioso convite universal para a salvação dos pecadores se torna algo reservado somente a um grupo pré-selecionado de pecadores.
      Quanto à fé, esta passagem diz que ela está bem próximo de cada pecador. Em seus corações, [todos] os pecadores podem crer em Cristo. Eles podem confessar Cristo com suas bocas. Embora estejam totalmente sem justiça em si mesmos [ante Deus] e estejam totalmente mortos em suas transgressões e pecados, isto não significa que eles não possam crer no evangelho.
      TODO E QUALQUER QUE CRER EM CRISTO (E, PORTANTO, INVOCAR SEU NOME) SERÁ SALVO -- "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (Jo 12:46 ACF)
      "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (At 2:21 ACF)
      A Bíblia repetidamente diz que a salvação é para "todo aquele que"; portanto, um típico crente na Bíblia, mas que não é um teólogo, concluiria [a partir dessa multidão de versículos cristalinamente claros] que qualquer e todo pecador hoje é convidado a vir para Cristo e, pela graça de Deus, PODE vir para Cristo. Tratar os "todo aquele que irá" do Novo Testamento como Calvino fez, no entanto, é [anulá-lo,] fazê-lo de nenhum efeito. Segundo Calvino, "todo aquele que" não significa realmente "todo aquele que"; significa "qualquer dos eleitos". Mesmo quando Calvino afirma, fora de um lado de sua boca (tal como no comentário sobre João 3:16), que ele concorda que a salvação é realmente oferecida para "quem quer que queira", ele o nega com o outro lado afirmando que é óbvio que os não-eleitos "não o quererão", assim ele [Calvino], num sentido prático, voltou para "todo aquele que, dentre os eleitos".
      JESUS CONVIDOU TODOS QUE TÊM SEDE A VIR E BEBER -- "37 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se QUALQUER UM tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (Jo 7:37-38 KJV)
      Este é o mesmo tipo de convite que vimos em muitas outras passagens. É um convite a "qualquer um". Jesus graciosamente convida todos os pecadores que reconhecem sua necessidade de salvação para virem a Ele para satisfazê-la. Além disso, o Espírito Santo veio ao mundo para mostrar aos homens sua necessidade de Cristo (Jô 16:8). O único requisito que Jesus exige é que tenham sede de águas vivas que só Deus pode prover e que venham só a Jesus para [receberem] aquela água e a nenhum outro. A Salvação está vinculada a beber da água. Que coisa tão simples!
      JESUS CONVIDOU TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS E OPRIMIDOS A VIREM A ELE PARA DESCANSO -- "28 Vinde a mim, TODOS os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30 ACF)
      Um convite mais amplo à salvação não pode ser dado.Qualquer pessoa que trabalhe e esteja pesadamente oprimido é convidado a vir a Jesus buscar repouso. Não é um convite que possa ser de alguma forma limitado a um seleto número de indivíduos que foram soberanamente predeterminados. A compaixão de Jesus se estende a todos os pecadores e é verdadeiro Seu desejo de salvar todos eles.
      TANTOS QUANTOS RECEBEM JESUS TORNAM-SE FILHOS DE DEUS -- "10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (Jo 1:10-13 ACF)
      Jesus foi rejeitado por Seu próprio povo, a nação judaica. Só este fato demonstra que Deus pode ser rejeitado pelos homens. Mas todos os que recebem a Jesus crendo em Seu nome recebem o poder de se tornarem filhos de Deus. Não é dada qualquer limitação. Salvação é uma questão de "A TODOS QUANTOS" e "QUEM QUER QUE". Note que a fé precede e é a causa de se tornar um filho de Deus. Não é que os homens nascem de novo para [conseqüentemente, possam ter] a fé, como disse Calvino, mas que através da fé os homens nascem de novo. Note também que, receber a Cristo crendo n’Ele não pode ser definido como "a vontade do homem". Os calvinistas questionam que se o pecador pudesse crer em Cristo isto significaria que a salvação é da vontade do homem, mas esta passagem refuta tal lógica humana. Sabemos claramente em Jo 1:13 que o novo nascimento não é da "vontade da carne, nem da vontade do homem", mas sabemos muito claramente que o novo nascimento ocorre recebendo Cristo pela fé, nos versículos anteriores. O que o versículo 13 significa é que este novo nascimento não é produto da vontade humana. Os homens não podem operar o novo nascimento. Eles não podem querer que aconteça. É um milagre da graça que Cristo opera na vida do pecador que crê.
      DEUS TEM ORDENADO QUE O EVANGELHO SEJA PREGADO A CADA E TODO SER HUMANO E GARANTIU QUE TODOS QUE NELE CREREM SERÃO SALVOS -- "15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16:15-16 ACF)
      Se apenas o eleito pode ser salvo, por que Deus ordena que o evangelho do "quem quer que queira" a salvação, seja pregado a cada pecador? Deus está zombando dos não eleitos, proclamando-lhes que Ele deu Seu único filho amado para que "todo aquele que nele crê não pereça" e que “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”? Alguns calvinistas dividem-se em duas amplas categorias chamadas "hiper" e "não hiper" (embora os "hiper" não admitam serem hiper mas professam-se como genuinamente calvinistas). O não-hiper calvinista afirma que Deus ama verdadeiramente a todos os homens e que o "todos" de João 3:16 é verdadeiramente "todos", e isto soa encorajador, exceto que, pelo outro lado da sua boca, ele diz que Deus só salva os eleitos e que não há possibilidade para os não eleitos serem salvos, e que o "amor" de Deus para com os não eleitos é certamente diferente do Seu amor pelos eleitos. Certamente os não eleitos, ouvindo tal argumentação seriam forçados a dizer: "Que tipo de amor estranho é este? Deus está zombando de mim? Deus está brincando comigo como um gato brinca com um rato [ferido, para terminar de matá-lo]? A Bíblia promete que 'para que todo aquele que nele creia não pereça', mas os calvinistas me dizem que só se eu for um dos eleitos é que eu serei soberanamente regenerado e receberei o ‘dom da fé’ e se eu não for um dos eleitos, então estou tão morto em minhas transgressões e pecados que não há nada que eu possa fazer para ser salvo, que eu não posso crer em Cristo e que a iluminação que Deus me dá não é eficaz para minha salvação. Que amor é este?" Claro que o calvinista logo responderá: "quem é você que responde contra Deus! Deus é Deus e Ele pode fazer o que quiser e Lhe agradar". Claro que Ele pode fazer o que quiser e Lhe agradar, mas esta questão se Deus genuinamente quer que todos os homens sejam salvos e se é possível para eles serem salvos tem a mais séria e eterna conseqüência e responder à questão sobre o que constitui o amor de Deus não é nem irracional nem anti-escriturístico.
      DEUS NÃO ESTÁ QUERENDO QUE PESSOA ALGUMA SE PERCA -- "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2Pe 3:9 ACF)
      Por que o Senhor espera para estabelecer Seu reino? Por que Cristo ainda não veio? Este verso nos ensina que Deus está esperando que os homens sejam salvos, porque não é de Sua soberana vontade que ninguém pereça. Já que muitos perecerão e já que nem todos virão ao arrependimento, como sabemos de outras Escrituras, então é óbvio que a vontade de Deus pode sofrer resistência e ser frustrada e rejeitada pelo homem. É óbvio que o soberano Deus criou o homem de modo que isto pudesse ser possível, mas claro que isto não significa que Deus deixou de ser Deus. É o calvinismo que define a divina soberania como irresistível. A Bíblia não sustenta tal definição.
      O calvinista interpreta este versículo como significando que Deus não quer que nenhum dos eleitos [apenas eles] pereça. Arthur Pink diz: "Os ‘alguns’ que Deus não quer que pereçam são os ‘para conosco’ por quem Deus ‘é longânimo’, são os ‘amados’ dos versículos anteriores" (A Soberania de Deus, p.207).
      Nossa resposta a isto é, antes de tudo, se este fosse o único versículo que dissesse que Deus não quer que ninguém pereça, poderíamos aceitar a interpretação calvinista, mas não é. Is 45:22 e Mt 11:28 e Jo 3:16 e Jo 6:40 e Rm 11:23 e I Tm 1:15-16 e I Tm 2:3-4 e Ap 22:17 são apenas algumas das passagens que dizem que Deus quer salvar a todos os homens.
      [ “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” (Is 45:22 ACF)
      “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28 ACF)
      “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 ACF)
      “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6:40 ACF)
      ...
      “3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2:3-4 ACF)
      “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17 ACF) ]
      Assim, é razoável e Escritural acreditar que os "para conosco’ em II Pe 3:9 é a humanidade em geral, em oposição só aos "eleitos".
      Mais, se II Pe 3:9 significa meramente que Deus não quer que nenhum dos eleitos pereça, então Ele usa uma linguagem estranha à luz das doutrinas calvinistas de eleição soberana e chamado irresistível. Dizer que Deus não quer que ninguém pereça é assumir que alguns possam perecer.
      DEUS QUER QUE TODOS OS SERES HUMANOS SEJAM SALVOS -- "3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1Tm 2:3-4 ACF)
      O que este versículo significa? Não há razão para crer que signifique outra coisa senão exatamente o que diz. É a vontade e desejo soberanos de Deus que todos os homens sejam salvos. Obviamente, então, a vontade de Deus não é sempre cumprida e Deus ordenou que o homem possa frustrar Sua vontade, porque é claro por outras passagens que nem todos os homens serão salvos. Claro, o calvinista tem todo o tipo de meios pelos quais ele conclui sobre o ensino claro de II Pe 3:9 e I Tm 2:3-4, mas só alguém comprometido com o calvinismo interpretaria a Escritura dessa forma. Por exemplo, alguns calvinistas afirmam que Deus tem dois tipos de vontade: "desiderativa e decretiva". Embora Ele deseje realmente que todos os homens sejam salvos, Ele só decretou que os eleitos sejam salvos. Assim, quando II Pe 3:9 e I Tm 2:3-4 dizem que Deus não quer que qualquer pereça e que Ele quer que todos os homens sejam salvos, isto é meramente Sua vontade "desiderativa", enquanto só os pecadores eleitos que caem na categoria de Sua vontade "decretiva" serão realmente salvos porque são os únicos, que são soberanamente regenerados e recebem o "dom da fé". Quando eu disse a um professor calvinista que isto é mera "enrolação", ele muito se ofendeu, mas não vejo o que mais pode ser. Claro, esta intransigente tentativa de conciliar I Tm 3:3-4 e II Pe 3:9 com o calvinismo realmente cria mais problemas que os resolve, porque admite que a vontade desiderativa de Deus não será cumprida. Assim, a vontade de Deus pode de fato ser frustrada pelo homem - não Sua vontade decretiva, você pode pensar, mas Sua vontade desiderativa - que significaria que Deus tem uma vontade que não é soberana.
      JESUS VEIO AO MUNDO PARA SALVAR PECADORES -- "15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16 Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna." (1Tm 1:15-16 ACF)
      O calvinismo pode ser lido [forçado para dentro] nesta passagem, como pode ser lido [forçado para dentro] em qualquer passagem (que só os "pecadores" podem se tornar os eleitos). Mas, se tomamos ao pé da letra as palavras desses versos, elas significam que Jesus veio para salvar os pecadores em geral, ao contrário de [a finalidade de salvar] somente um grupo pré-selecionado; e significa que a salvação do Deus de Paulo, o chefe dos pecadores, é um encorajamento a qualquer pecador vir a Cristo para [receber] salvação. Qualquer pecador pode encontrar encorajamento nesta passagem para crer em Cristo para a sua salvação, porque se Deus pode salvar Paulo, Ele salvará a qualquer um.
      DEUS QUER USAR DE MISERICÓRDIA PARA COM TODOS -- "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia." (Rm 11:32 ACF)
      Se o "todos" da primeira metade deste versículo significa todos os homens, como é óbvio, então é impossível interpretar a última parte por qualquer outro sentido. O mesmo Deus que englobou todos os homens em descrença deseja ter misericórdia sobre todos os homens através de Jesus Cristo. Essa é Sua soberana e expressa vontade.
      JESUS FEZ PROPICIAÇÃO NÃO SOMENTE PELOS PECADOS DOS CRENTES MAS, TAMBÉM, PELOS DO MUNDO INTEIRO -- "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1Jo 2:2 ACF)
      Esta passagem é dirigida "aos meus filhinhos" e aqueles que têm "um advogado com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1João 2:1). Obviamente é dirigida, então, aos salvos ou àqueles que em outra passagem são chamados "os eleitos" (Col 2:12; II Tm 2:10). Portanto, quando I Jo 2:2 diz que Cristo "é a propiciação pelos nossos pecados: e não só pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo", a Bíblia está óbvia e claramente afirmando que Cristo não morreu só pelos pecados dos eleitos. "Todo o mundo" significa todo o mundo!
      JESUS DEU A SI MESMO COMO RESGATE POR TODOS -- "O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." (1Tm 2:6 ACF)
      A palavra "todos" deve ser definida no contexto, e no contexto ela se refere a todos os homens. Veja
      I Tm 2:3-5 - “3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (ACF) O fato de que Jesus se deu como resgate em favor de todos os homens demonstra claramente que Sua expiação- propiciação não estava limitada aos eleitos, e que todos os homens podem ser salvos.
      CRISTO RECONCILIOU O MUNDO PARA SI MESMO, E TEM ENTREGUE AOS CRENTES A PALAVRA DE RECONCILIAÇÃO -- "18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (2Co 5:18-19 ACF)
      Estes versos englobam a doutrina da expiação- propiciação quanto ao fato que ela se aplica ao mundo [inteiro]. No verso 18 vemos que os crentes estão reconciliados com Deus por Jesus Cristo, mas no verso 19 vemos que Deus quer que o processo de reconciliação se estenda a todo o mundo. O fato que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" é um ensinamento óbvio das Escrituras, mas não significa, como os calvinistas argumentam [nos acusando], que [isto significaria que] todos os homens são automaticamente salvos. (Arthur Pink em "A Soberania de Deus" pág 62, argumenta pela lógica humana por este modo: "Se [o sangue de Cristo] tivesse sido oferecido em favor de toda a humanidade, então o débito de cada homem teria sido cancelado"). A universalidade da expiação- propiciação de Cristo não significa que todos os homens são automaticamente salvos, mas que todos os homens PODEM ser salvos porque a obra de Cristo na Cruz é suficiente para salvá-los, mas eles devem receber a palavra de reconciliação a qual, é claro, é o evangelho. Vemos também nesta passagem que os crentes são instrumentos de Deus para pregar a "palavra de reconciliação" ao mundo. Quando um pecador crê em Cristo, ele, por sua vez, deve pregar o evangelho da reconciliação para outros. Já que o evangelho deve ser pregado a todas as pessoas e Deus não quer que ninguém pereça, é óbvio que cada pessoa tem a possibilidade de ser salvo através de crer [em Cristo e Sua obra] (Mc 16:15-16; II Pe 3:9).
      JESUS PAGOU O PREÇO DA REDENÇÃO DOS FALSOS MESTRES QUE ENSINARÃO DOUTRINAS DE PERDIÇÃO E NEGARÃO AO CRISTO, POR ISSO IRÃO AO INFERNO -- "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão de modo oculto heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (2Pe 2:1 ACF)
      Se o Senhor comprou esses falsos mestres não salvos, e a Bíblia claramente diz que isto ocorreu, então a doutrina calvinista da expiação- propiciação limitada cai por terra.
      JESUS PROVOU A MORTE POR CADA E TODO HOMEM -- "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos." (Hb 2:9 ACF)
      Novamente, está claro nas Escrituras que Jesus morreu para defender todos os homens e não somente os eleitos.
      DEUS ELEGE DE ACORDO COM SEU PRÉ-CONHECIMENTO -- "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." (1Pe 1:2 ACF)
      A posição calvinista padrão sobre a presciência é basicamente suprimi-la, fazendo-a ser o mesmo que vontade-prévia, suprimindo completamente a possibilidade que a escolha de Deus teria algo a ver com o que Ele prevê. Mas a palavra que Pedro usa para presciência é uma palavra que significa simplesmente que Deus sabia [de antemão] o que ocorreria. É a palavra grega "prognose" que ainda é usada na linguagem comum. Quando um médico dá um prognóstico de uma doença, ele descreve a progressão normal da doença. Ele está basicamente apto a predizer o futuro pois sabe de antemão o que ocorrerá. A doutrina da "presciência", se não for redefinida pelo calvinismo, vai um longo caminho, embora não todo o caminho, na direção de explicar o mistério de como Deus elegeria mas o homem poderia escolher. Há mais em eleição que presciência, mas o fato permanece que a Palavra de Deus nos ensina que a presciência está envolvida [na eleição] e que ela [a presciência] não pode ser redefinida como "pré-ordenação".
      Na sua tentativa de redefinir presciência e moldá-la para pré-ordenação", os calvinistas usam
      At 2:23 que diz que Jesus foi crucificado “... pelo determinado conselho e presciência de Deus ...". Os calvinistas argumentam que "determinado conselho" e "presciência" são a mesma coisa, mas é evidente que são, de fato, duas coisas diferentes. Os calvinistas clamam que determinado conselho precede a presciência, mas o que deixam de observar é o "e". Atos 2:23 não diz que Jesus foi crucificado "pelo determinado conselho que é a presciência de Deus". Diz que Jesus foi crucificado "pelo determinado concílio E presciência de Deus". Que Deus [também] tenha elegido conforme Sua presciência significa que Ele não elege somente conforme seu determinado conselho, e este fato não torna Deus menos Deus.
      JESUS ADVERTIU AOS HOMENS PARA ATENTAREM ÀS SUAS PALAVRAS DO MODO PRÓPRIO, SENÃO SERÃO JULGADOS -- "Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado." (Lc 8:18 ACF)
      Jesus colocou a responsabilidade de ouvir Sua Palavra sobre os ombros de Seus ouvintes. Se eles ouvissem e fizessem o esforço de procurar Deus e entender, então seria dado mais a eles. Se não, eles seriam julgados. Aqui não há eleição soberana.
      JESUS DISSE AOS LÍDERES RELIGIOSOS QUE ELES NÃO QUISERAM VIR A ELE PARA TEREM VIDA -- "E não quereis vir a mim para terdes vida." (Jo 5:40 ACF)
      Ele não disse que não poderiam vir por causa da "total depravação". Ele disse que eles não queriam vir. Era uma questão de suas próprias vontades. Ele não disse que eles eram soberanamente não eleitos, ou que estavam pré-ordenados para a condenação. Ele os repreendeu porque receberam a luz e a rejeitaram. Este verso e outros tantos ensinam que o pecador tem uma vontade que pode exercitar contrariamente a Deus, que a vontade de Deus não é soberana no sentido de não poder ser contrariada.
      A FÉ VEM DO CORAÇÃO DO HOMEM -- "11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; 12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; 13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; 14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; 15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança." (Lc 8:11-15 ACF)
      A Parábola do Semeador nos ensina que fé é algo que os pecadores podem exercitar e que a diferença entre os corações dos homens e a resposta ao evangelho não é aquela da eleição soberana, mas é uma questão de suas próprias vontades. O Senhor Jesus nos diz que a Palavra de Deus caiu sobre quatro diferentes tipos de corações humanos. Todos os homens são pecadores, mas nem todos os pecadores não respondem à Palavra de Deus da mesma maneira.
      O primeiro tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas o diabo vem e a retira do coração dele para que não creia e seja salvo. Isto está explicado em Mt 13:19 -
      “Ouvindo alguém a palavra do reino, e NÃO A ENTENDENDO, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.” (ACF) A razão porque o primeiro tipo de pessoa não crê é porque ele não se esforça para [ou não deseja realmente] entender o evangelho e assim o diabo consegue arrebatar a Palavra de Deus. Isto acontece a cada dia. O evangelho é pregado a pecadores indiscriminadamente e muitos deles não dão importância a ele e não tem interesse mesmo em ouvir mais a respeito de Jesus Cristo. Eles não estão interessados o bastante nem mesmo para ler um folheto evangélico ou ir a um culto ou a um estudo bíblico evangelístico. Assim, "... vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.” (Mc 4:15 ACF)
      O segundo tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas cai fora quando chega o "tempo de tentação" porque a Palavra de Deus não foi recebida profundamente no coração e na vida, e, portanto, é facilmente arrancada. Muitos pecadores caem nesta categoria. Expressam interesse no evangelho, querem aprender mais. Estão excitados com as coisas de Jesus Cristo. Mas seu entendimento e "fé" são rasos. Não se esforçam para ter completo e adequado entendimento do evangelho e não estão verdadeiramente regenerados e logo caem fora por causa dos problemas que enfrentam com amigos e parentes, ou ficam ofendidos com algo com que não concordam. Novamente, não se diz que isto seja o resultado da soberana reprovação, mas é algo sob a responsabilidade do próprio pecador.
      O terceiro tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas abarrota o coração e a vida com os "cuidados e riquezas e deleites desta vida". O evangelho de Marcos acrescenta: “... e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mc 4:19 ACF) Isto acontece freqüentemente quando o evangelho é pregado. Muitos pecadores que mostram algum interesse no evangelho e que vão à igreja e mesmo professam a fé em Jesus Cristo, caem fora porque não são sérios o bastante com os assuntos espirituais e permitem que muitas outras coisas sufoquem a Palavra de Deus para fora de seus corações e vidas. Novamente, aqui não há nem mesmo um sinal de que tudo isto seja o produtos de uma soberana reprovação. O que [a Bíblia] diz é que isto é algo que ocorre por causa das próprias respostas do pecador e sua ações quanto ao evangelho.
      O quarto tipo de pecador ouve a Palavra de Deus e acredita nela e a mantém e produz frutos com paciência. Este é o único dos quarto tipos de pecadores que realmente chega à salvação.
      JESUS MARAVILHOU-SE DA FÉ DO CENTURIÃO-- "E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé." (Lc 7:9 ACF)
      O calvinismo defende que a fé é dada soberanamente por Deus como parte do pacote de graça soberana na soberana eleição. Aparentemente o Senhor Jesus não defende esta doutrina, porque Ele se maravilhou com a fé do centurião e recomendou esta fé aos judeus. Se a fé é o dom de Deus, o que havia para se maravilhar? Por que Jesus elogiou a "grande fé" do homem se fosse algo meramente dado soberanamente por Deus?
      FÉ NÃO É UMA OBRA -- "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (Ef 2:8-9 ACF)
      Este verso ensina que, ao contrário do que o calvinismo ensina, a fé não é uma obra. A fé é o meio pelo qual o pecador recebe o dom gratuito da salvação que foi comprada para ele por Cristo. A fé é a "mão que se estende para aceitar o dom de Deus". Ao contrário do raciocínio calvinista, aceitar um dom não é uma obra e não é nada em que o crente possa se vangloriar. Um presente é 100% daquele que compra e o oferece. O recebedor nada tem a se vangloriar por recebê-lo.
      [Em grego, o pronome "isto" é singular e neutro, e a coisa mais próxima que pode concordar com ele é "misericórdia", no verso 4. "Isto" não pode se referir a "fé" (feminino). Portanto, este verso não diz que a fé é um dom de Deus.]
      HOMENS PERECEM PORQUE NÃO RECEBEM O AMOR DA VERDADE -- "10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade." (2Ts 2:10-12 ACF)
      Esses pecadores que seguem o anticristo serão condenados não porque não tenham sido soberanamente eleitos, e não por terem sido soberanamente reprovados, mas por sua decisão pessoal em relação à verdade. Eles poderiam ter recebido a verdade e serem salvos, mas a rejeitaram. As palavras não poderiam se mais claras.
      O CRENTE DEVE FAZER [cada vez mais] FIRMES SEU CHAMADO E ELEIÇÃO -- "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis." (2Pe 1:10 ACF)
      Independente de este verso ser interpretado como aplicado ao salvo ou ao quase salvo, a questão para o calvinista é: "Como os soberanos chamado e eleição podem ser feitos cada vez mais firmes pelo homem?" O calvinismo ensina que a eleição para a salvação é determinada somente por Deus e que Ele a comunica irresistivelmente ao pecador através da soberana regeneração e "o dom da fé". Então, o que este verso significa?
      O PREGADOR PODE GANHAR MAIS ALMAS PARA CRISTO PELO MODO COMO ELE CONDUZ SUA VIDA E MINISTÉRIO -- "Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. ... Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." (1Co 9:19,22 ACF)
      Paulo sacrificou-se e empreendeu grande esforço para que mais homens pudessem ser salvos. Se a eleição fosse pré-determinada soberanamente e irresistivelmente dada, isto não faria sentido. Como as ações de Paulo poderiam "ganhar mais"? Como suas ações poderiam "salvar alguns"?
      PAULO PERSUADE OS HOMENS -- "Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos." (2Co 5:11 ACF)
      Se Paulo fosse um calvinista ele não teria escrito isto porque saberia que os eleitos não precisam ser persuadidos e os não eleitos não podem ser persuadidos! O pecador [ensina o calvinismo] está tão morto em seus pecados que, à parte da regeneração e do "dom da fé", ele não poderia [de modo nem grau nenhum] entender e responder à persuasão humana.
      A SALVAÇÃO PODE SER NEGLIGENCIADA -- "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" (Hb 2:3 ACF).
      Esta exortação não faz sentido à luz da doutrina calvinista. Se a eleição é como o calvinista ensina e é uma questão do indivíduo ser soberanamente escolhido por Deus, como poderia o eleito negligenciar a salvação e como o não eleito poderia fazer outra coisa senão negar a salvação?
      OS CRISTÃOS PROFESSOS SÃO EXORTADOS A NÃO TEREM CORAÇÃO MAU E DESCRENTE E A NÃO SE SEPARAREM DO DEUS VIVO -- "12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14-Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." (Hb 3:12-14 ACF)
      Se os eleitos são pré-determinados "soberanamente" e se a eleição não tem nada a ver com o próprio pecador aceitar ou rejeitar, crer ou descrer, e se ele é irresistivelmente atraído e soberanamente guardado de modo a certamente perseverar, o que poderia possivelmente significar essa exortação? Como poderia o soberanamente eleito, o irresistivelmente atraído eleito, se afastar de Deus? E como poderia o não eleito fazer algo que não seja se afastar de Deus?
      TEMOS QUE TRABALHAR PARA ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS -- "9-Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11- Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." (Hb 4:9-11 ACF)
      Como essa exortação poderia possivelmente se aplicar a uma eleição tipo tulip? Esta passagem diz que o repouso da salvação é algo que cada pessoa deve procurar para nela entrar e tudo mostra urgência para se fazer isto, mas a doutrina da eleição "soberana" nos ensina que os eleitos ao descanso de Deus são pré-determinados somente por Deus e eles não têm escolha na questão e certamente entrarão no Seu repouso.
      JESUS ILUMINA TODO HOMEM QUE VEM AO MUNDO -- "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo." (Jo 1:9 ACF)
      A Bíblia ensina que os homens estão nas trevas, mortos por suas transgressões e pecados, mas a Bíblia claramente ensina que Deus dá a luz a todo o indivíduo que vem ao mundo. Não há outro modo de entender o significado dessas palavras. Não há modo de aplicar isto somente aos eleitos. O fato é que Deus atrai os homens à luz e se eles respondem Ele lhes dá mais luz. É o que vemos no caso de Cornélio em At 10. A Bíblia não diz aqui que a luz que Deus dá a alguns é mais eficaz que a que Ele dá a outros. Simplesmente diz que Ele ilumina todo o indivíduo.
      O SANTO ESPÍRITO CONVENCERÁ O MUNDO -- "8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não crêem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (Jo 16:8-11 ACF)
      Os calvinistas afirmam que "não é a missão atual do Espírito Santo convencer o mundo do pecado" e que o "Espírito Santo é soberano em Suas obras e Sua missão é confinada aos eleitos de Deus" (Pink, A Soberania de Deus, pág 75, 77). [Mas,] de fato, o Senhor Jesus ensina clara e inequivocamente em Jo 16 que o Santo Espírito de fato convencerá o mundo em sua época, tanto ao descrente quanto ao crente. Não há boas razões para acreditar que "o mundo" nesta passagem significa "os eleitos". Pois assim a passagem leria: "E quando ele chegar, ele reprovará o eleito do pecado e da retidão e do julgamento. Do pecado, porque o eleito não crê em mim..." Mas, claro, o eleito crê em Jesus. Depois, os calvinistas ensinam que os eleitos são salvos mais pela regeneração que pelo convencimento. A verdade da questão é que esta importante passagem descreve como os não salvos, espiritualmente mortos e cegos, são trazidos ao arrependimento e à fé. É pelo poder de convencimento do Espírito Santo. Pois nem todos crêem, e isto não é porque só alguns são pré-eleitos para acreditar, mas porque Deus fez o homem com a habilidade para resisti-Lo e, conforme as Escrituras, ele vem exercendo essa habilidade desde o Jardim do Éden.
      JESUS ATRAIRÁ TODOS OS HOMENS A ELE--"32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. 33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer."(Jo 12:32-33 ACF)
      Aqui o Senhor Jesus prometeu, através de Sua crucificação, atrair todos os homens a Si. Assim vemos que Ele morreu para tornar possível a todos os homens serem salvos e que Ele ativamente atraiu todos os homens a Si mesmo, para este fim. Que todos os homens não sejam salvos não é falha dEle nem é Sua intenção. Todos são iluminados e todos são atraídos. O que Jesus disse sobre Israel é verdadeiro a todos os homens: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! QUANTAS VEZES QUIS EU AJUNTAR ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e TU NÃO QUISESTE!” (Mt 23:37 ACF)
      Estes [acima] são apenas alguns poucos dos camelos calvinistas
      Meus amigos, não engulam [destruam] esses grandes camelos da Palavra de Deus. As Escrituras não estão aí para serem engolidas [destruídas] ou forçadas dentro de um molde teológico preconcebido, mas [as Escrituras estão aí] para serem aceitas e cridas. O que quer que signifique a divina eleição (e ela é certamente uma doutrina importante e freqüentemente ensinada da Palavra de Deus), ela não pode significar aquilo que o calvinismo conclui [por raciocínio humano], pois aceitar essa posição requer que se coem [adotem] os [pequenos] mosquitos e se engulam [destruam] os [grandes] camelos, e Jesus forçosamente condenou essa prática.
      David Cloud,
      Fundamental Baptist Information Service, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143, mailto:mailto:fbns@wayoflife.org
      Tradutora: Jeanne Borgerth Duarte Rangel
      Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

  • @brunolima916
    @brunolima916 10 лет назад +4

    Vídeo editado é apelação.. =(

  • @gabriellessa6755
    @gabriellessa6755 7 лет назад

    Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?; Quem é Apolo? Quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
    1coríntios 3: 4-5

  • @pcalbuquerque64
    @pcalbuquerque64 9 лет назад +3

    pobre pastor arminiano....fala sobre o que desconhece... confunde alhos com bugalhos... é confuso e extremamente contraditório ... coitado!

    • @CEOFS
      @CEOFS 8 лет назад

      Mt fraco msm... dá pena kkk

  • @leoluizfagundes
    @leoluizfagundes 7 лет назад

    Esse ensinamento, denominado eleição incondicional, é abundantemente ensinado na Bíblia. Jesus disse para Seus discípulos que vós não Me escolhestes a Mim, mas Eu vos escolhi a vós... (Jo 15:16). Em João 10:26, Jesus disse aos judeus incrédulos que vós não credes, porque não sois das Minhas ovelhas

  • @brunogimeni7355
    @brunogimeni7355 11 лет назад +3

    Péssima edição, não da pra entender o raciocínio do Arminiano, só da pra entender que ele nadou, nadou, nadou e ainda continua nadando.

  • @marcelorichard5328
    @marcelorichard5328 10 лет назад

    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Romanos 10:13-14

  • @viniciusli
    @viniciusli 10 лет назад +3

    Parei quando ele disse "Tem coisas que Deus não pode fazer".

  • @19774946
    @19774946 10 лет назад +1

    Irmãos, precisamos lembrar que somos humanos, limitados e não podemos limitar a soberania e o poder de Deus por causa da nossa própria limitação. precisamos entender o que é ANTINÔMIO: Como conceito é a "existência pacífica de duas proposições bíblicas aparentemente contraditórias que não podem ser harmonizadas pela lógica humana". Foi utilizado pelos seguidores de Calvino que defendiam a predestinação, mas esta desafia a lógica não podendo se explicar as questões derivadas como existência do mal no mundo, a liberdade humana e a responsabilidade na evangelização, então diziam ser "mistério" ou "antinômio". Igualmente acontece na doutrina da trindade, natureza de Cristo, doutrina da "graça" de Paulo com a das "obras" de Tiago, etc.

  • @neiltond
    @neiltond 10 лет назад +5

    Eita Teologia fraca desses arminianos. Argumento muito desconexo, carecendo de fundamentos e debate.

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      No tocante a predestinação, Eleição injustificável... O calvinismo nos fornece um deus espantalho... ou seja , um deus infantil, falso, irônico,mentiroso,malvado [ a dar profunda inveja em lúcifer], injusto, perdidinho... menor que a lógica e razão que nossa mente tem acesso...

    • @neiltond
      @neiltond 10 лет назад +1

      Outro sem argumento tentando filosofar sobre o que não conhece.

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад

      Neilton Domingues
      Não sou eu que me escondo no desconhecido para justificar aquilo que não passa pelo crivo lógico.
      Fico a espera de um calvinista justificar o modus operandi de Deus para eleição sem se esconder atrás de mistérios inescrutáveis ... Caso contrário não passa no tribunal de pecadores...

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад +1

      Neilton Domingues "Outro sem argumento tentando filosofar sobre o que não conhece."
      Ou vc está chutando ou acabas de fazer uma pressuposição arrogante ...

    • @neiltond
      @neiltond 10 лет назад +1

      tá serto. sqn

  • @forcabrasil6128
    @forcabrasil6128 9 лет назад +2

    E Jesus disse: "que haja abobrinhas", e houveram os teólogos.

  • @MrJazielsenacarvalho
    @MrJazielsenacarvalho 9 лет назад +4

    Não vi sentido no titulo do vídeo. O arminiano é muito fraco de argumentação

    • @CEOFS
      @CEOFS 8 лет назад +1

      Como sempre né! kkk
      usam lógica humana enquanto a própria bíblia deixa claro que os pensamentos e caminhos de Deus estão mt além do nosso.
      o Arminiano fala do que consegue enxergar dentro da lógica humana, o Calvinista entende a soberania de Deus como Criador Todo Poderoso que não se frusta e não depende nem espera pelo homem para nada...
      Até os perversos foram feitos para a perversidade... Provérbios 16.4

    • @marquinhosfuriapop12
      @marquinhosfuriapop12 8 лет назад +2

      E calvinismo não usa a lógica humana ?
      Qual Institutas vc andou lendo?

  • @ministeriomiqueiasatalaya9657
    @ministeriomiqueiasatalaya9657 9 лет назад +2

    sou pentecostal e sei que isso e uma divergência que nao deve existir pós se formos todos ser calvinista como vai existir missão missionários??? pós a se está predestinado aonde está o IDE do Senhor?

    • @PetersonIsaac
      @PetersonIsaac 9 лет назад +3

      sua colocação não faz sentido.

    • @mayaraprado4416
      @mayaraprado4416 9 лет назад

      Não faz o menor sentido

    • @Samuel-zm4mn
      @Samuel-zm4mn 8 лет назад

      +Miqueias Aguiar a parábola da semeadura respode isso....o semeador (missionário) saiu a semear e saiu lançando sementes(a palavra de Deus) em tudo em quanto era lugar,mas somente em terra fértil(o coração do eleito) a semente floresceu e deu frutos....portanto as missões servem para através da palavra encontrar as ovelhas de Israel que estão por ai,em todo lugar....esaiba que os maiores missinários eram calvinistas....George Withfirld,o maior dos pregadores ao ar livre foi um deles

  • @icaro738
    @icaro738 11 лет назад +4

    horrivel kkkkk que surra?

  • @ricardo22726
    @ricardo22726 10 лет назад

    Só uma perguntinha: Deus sabe que será salvo? Se disserem que Ele não sabe, então logo Ele não é onisciente?

  • @diogodonto
    @diogodonto 11 лет назад +6

    Vìdeo todo editado.. credibilidade zero.
    Aliás, o cara ali falou que Jesus é limitado? Que ele não conseguiu fazer o milagre pq o cidadão não teve fé ? kkkkkkkk

    • @marcosfrevi6309
      @marcosfrevi6309 10 лет назад +2

      meu caro Deus e educado e ele só meche aonde ele e aceito ... ele deseja curar ele pode curar mais não o faz pq não cremos ou não o aceitamos isso ficou bem claro na explicação

    • @diogodonto
      @diogodonto 10 лет назад +1

      Acho que vc pulou a parte da bíblia que diz que Deus é SOBERANO. "Pode o vaso dizer ao oleiro: o que fazes?". O homem não faz a história... Deus é o Senhor da história.

    • @marcosfrevi6309
      @marcosfrevi6309 10 лет назад +2

      Diogo K e desde quando ser vaso e uma obrigação ou uma predestinaçao, só si e vaso quem permite q o espírito santo habite ... se eu escolher não ser vaso, mediante ao livre arbítrio, então vaso eu não serei, se eu não aceitar Jesus como meu único e sulficiente salvador não serei salvo e se eu não procurar a cura atravez de cristo então não serei curado, simples assim (livre arbítrio)

    • @marcosfrevi6309
      @marcosfrevi6309 10 лет назад +2

      Diogo K não estou descutindo a saborenia de Deus ele pode tudo ele faz tudo, sim mais muitas coisas Deus não faz pq o homem não aceita ... si fosse o caso não haveria morte no mundo pobreza, fome e etc ... poder de fazer mudar Deus tem, mais ele não faz pq o homem não procura apenas ele

    • @nicdd7738
      @nicdd7738 10 лет назад +3

      Marcos Frevi Ai Papai!!!Oh vaso!!!O jargão pentecostal te derrubou em sua colocação!!!Só si é vaso quem permite ser vaso???Quem permite que o espírito Santo habite???Pode-se escolher não ser vaso???Papai do céu!!! Livre Arbítrio pra decidir ser ou não ser vaso???Como assim vaso???Leia o texto ao qual o irmão Diogo K quis se referir sobre o vaso perguntar algo ao oleiro(Rm 9.11-22)!!!Seria possível se o vaso pudesse decidir existir ou não existir!!!O vaso não opta e nem opina!!!O oleiro o faz!!!Independente da vontade do vaso!!!Ou da sua tendencia involuntária em ir para lá ou para cá!!!O vaso não decide existir!!!Simplesmente,torno a dizer,o oleiro o faz!!!A massa tem a total dependência da vontade do oleiro,pra que dela seja feito aquilo que o oleiro desejar!!!E o oleiro faz o vaso com o pretexto que ele quiser!!!No caso em questão são dois vasos que servem para a ilustração do texto!!!O que difere então de um vaso para o outro,se ambos saíram da mesma massa???A Vontade Soberana do Oleiro em criar um vaso pra honra e outro pra desonra!!!Leia Romanos 9.11-22 vaso!!!

  • @vivaisemsantidade5274
    @vivaisemsantidade5274 8 лет назад

    você cortou o vide-o e deixou só as falas dele, sendo que ele nem se quer pode explicar direito com base bíblica.leias o que João Calvino escreveu sobre a doutrina da eleição:
    ''Porém, embora a autoridade de São Paulo fosse abolida, ainda assim a questão é muito clara e evidente, não só nas Sagradas Escrituras, mas, também na razão,de modo que aqueles que fazem um escape desse tipo, se mostram homens vazios de toda a habilidade. Porque se buscarmos em nós mesmos à fundo, o que podemos encontrar de bom? Não foi toda a humanidade amaldiçoada? O que trazemos do ventre de nossa mãe, a não ser pecado?
    No entanto, sustentemos firmemente o que aqui nos é ensinado:Deus tendo nos escolhido antes do mundo ter seu inicio, devemos atribuir a causa da nossa salvação à Sua livre bondade. Devemos confessar que Ele não nos toma para sermos Seus filhos, por qualquer mérito de nós mesmos, pois não tínhamos nada para nos recomendar à seu favor. Portanto, devemos colocar a causa e a fonte da nossa salvação somente Nele e fundamentar a nós mesmos sobre isso, caso contrário, tudo que construirmos, virá a ser nada.
    Como se dissesse: “Vendo que nós merecemos ser
    rejeitados e odiados como inimigos mortais de Deus, era preciso que fossemos enxertados, por assim dizer, em Jesus Cristo, para que Deus pudesse nos conceder e nos reconhecer como sendo Seus filhos. Caso contrário, Deus não poderia olhar para nós, anão ser para nos odiar, porque não há nada senão miséria em nós;estamos cheios de pecado, e estufados, por assim dizer, com todos os tipos de iniquidade.
    Diz-se que Ele nos chamou, e então temos essa segunda palavra
    “chamado”
    . Por isso, Deus nos chama: e como? Certamente,quando Lhe apraz nos certificar de nossa eleição, a qual não poderíamos alcançar de outra maneira. Porque, como diz o profeta Isaías e também o apóstolo Paulo, quem pode entrar no conselho de Deus? Mas quando apraz a Deus comunicar a Si mesmo a nós familiarmente, então recebemos o que sobrepuja o conhecimento de todos os homens, porque temos uma boa e fiel testemunha, que é o Espírito Santo, que nos eleva acima do mundo, e nos leva até aos maravilhosos segredos de Deus.
    O evangelho é pregado a um grande número, que não obstante,são réprobos. Sim, e Deus tem revelado e demonstrado que Ele os amaldiçoou, porque eles não têm parte nem porção em Seu reino,pois eles resistem ao evangelho, e rejeitaram a graça que lhes é oferecida. Mas, quando recebemos a doutrina de Deus, com obediência e fé, descansamos em Suas promessas e aceitamos a oferta que Ele nos faz, para nos tomar por Seus filhos, isso, eu digo, é a certeza da nossa eleição. Mas devemos salientar aqui,que quando temos conhecimento da nossa salvação, quando Deus nos chamou e nos iluminou na fé do Seu evangelho, isso não deve tornar nula a predestinação eterna que veio anteriormente.Há um grande número nestes dias que dirão:
    “Quem Deus escolheu, a não ser os fiéis?”Eu concordo com isso, mas eles tiram uma maligna conseqüência disso e dizem que a fé é a causa,sim, a primeira causa de nossa salvação. Se eles a chamassem de causa intermediária, isso seria, certamente, verdadeiro, pois a Escritura diz:
    “Pela graça sois salvos mediante a fé ”
    (Ef 2:8).Mas devemos ir mais alto, pois se eles atribuem a fé ao livre-arbítrio dos homens, eles blasfemam contra Deus perversamente,e cometem um sacrilégio. Devemos ir ao que a Escritura nos demonstra, a saber, que quando Deus nos dá a fé, devemos saber que não somos capazes de receber o evangelho, a não ser que ele nos molde pelo Espírito Santo.
    Não é suficiente para nós ouvirmos a voz do homem, a menos que Deus trabalhe dentro de nós, e fale em nós de uma forma secreta pelo Espírito Santo, e a partir daí vem a fé. Mas qual é a causa disso? Por que a fé é dada a um e não a outro? São Lucas nos mostra, dizendo:
    “Creram t
    odos os que haviam sido destinados
    para a vida eterna.”
    (Atos 13: 48). Havia um grande número de ouvintes, e ainda assim apenas alguns deles receberam a promessa da salvação. E quem eram esses? Aqueles que foram designados para a salvação. São Paulo fala, mais uma vez, muito amplamente sobre esse assunto em sua epístola aos Efésios, de forma que não pode ser possível que os inimigos da predestinação de Deus não vejam uma coisa tão clara e evidente, a não ser que o diabo tenha arrancado seus olhos e eles tenham se tornado vazios de toda razão.''
    ''Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
    E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.''(João 6:37-39)
    ''Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
    Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
    Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste''.(João 17:6-8)
    '' Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
    Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
    E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
    Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.''(João 10:25-29)

  • @NiltonCPires
    @NiltonCPires 11 лет назад +5

    kkkk Vc como arminiano é muito desonesto!! Usou uma parte do discurso para exaltar a fala do pr da Assembléia de Deus. Pede para todos assistirem o debate inteiro e inclusive a resposta para a fala do assembleiano!!! Fique bem claro: Nunca o arminianismo irá vencer o calvinismo! Nunca conseguiu e nunca conseguirá! Calvinismo = Deus soberano e Deus salvando o homem; Arminianismo = Homem escolhendo Deus e sendo salvo por suas obras! Quem for inteligente saberá a diferença de um para o outro e conhecerá a verdade.

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад +1

      Incrível como o calvinismo [ou alguns calvinistas] se apoiam em falácias ...
      "Calvinismo = Deus soberano e Deus salvando o homem; Arminianismo = Homem escolhendo Deus e sendo salvo por suas obras! "
      Falso dilema, falsa dicotomia, non sequitur...

    • @NiltonCPires
      @NiltonCPires 10 лет назад

      Vc entendeu a mensagem; só não quer aceitar! abraços mano

  • @novejehfao878
    @novejehfao878 7 лет назад +1

    AS PESSOAS VÃO INDOIDAR POR CAUSA DESSES CASOS , VAMOS VIVER COM CRISTO E SE LIGAR NO CÉU !
    VOS SABER QUEM É QUEM NO JUÍZO FINAL!

  • @YuriAgapi7
    @YuriAgapi7 10 лет назад +5

    Bela porcaria, tirou toda a argumentação do lado calvinista. Como vamos julgar uma argumentação mais completa de uma discussão unilateral? Falta de profissionalismo da parte do editor do vídeo. Não foi convincente. Permaneci partidário da tulip.

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад +1

      Arminiano é tendencioso até a alma!!!! Eles não querem discutir em base exegética, e sim com conversinhas fiadas, e argumentações patéticas, do tipo "Deus quer que todos se salvam" "Deus é só amor"

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад +1

      Luizmb É obvio que Deus quer que todos se salvem ... Mas que pena que nem todo homem quer fazer a vontade de Deus,
      Mas isso para o homem não seria problema, a não ser pelo fato de que sua livre rejeição a Deus e sua vontade implica em Deus lhe punir com a morte eterna, a saber o tormento eterno!

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад +1

      jephsimplemint
      O que existe são textos mal interpretados!! Vc sabe o que é Exegese? Hermenêutica?

    • @jephsimplemint
      @jephsimplemint 10 лет назад +1

      Luizmb Mal interpretados por quem ? Se eu fosse admitir que o calvinismo é verdadeiro ,então eu estaria frente um Deus totalmente contraditório em si mesmo, um Divino paradoxo ... Como alguém pode pedir que eu ame meus inimigos se ele mesmo podendo salvar alguém pelo seu divino poder não o faz, uma vez que todos são dignos do castigo eterno? Deveria eu amar a meus inimigos? Ou não deveria amar eu apenas que eu bem quiser?Ou será que devo amar mais do que Deus ? Que ama quem ele quer e tortura eternamente no lago de fogo quem ele quer ... Sem qualquer relação objetiva com a vontade humana ou com o pecado?
      Ou vcs realmente acreditam nessa historinha ridícula de que uma pessoa programada por outra para fazer o mal é responsável pelo mal que faz?

    • @luesci
      @luesci 10 лет назад +1

      Irmão estude o assunto de forma menos "filosófica" e mais bíblica, faça exegese dos textos que "contraditórios". Seus questionamentos são no mínimo infantis, digno de uma pessoa que nunca estudou o calvinismo ou arminianismo!!

  • @wallacecoelho1978
    @wallacecoelho1978 8 лет назад +2

    Como Deus pode condenar uma pessoa no juízo final por não ter crido se a mesma foi predestinada para a perdição?

    •  8 лет назад +1

      rs Boa , quero ver ela responder .fica na paz.

    • @dimi1183
      @dimi1183 7 лет назад

      Wallace Coelho boa, essa é outra incoerência calvinista

  • @leoluizfagundes
    @leoluizfagundes 7 лет назад

    Adão, um herói da fé.
    Paulo, o apóstolo de Jesus quando escreve para os Hebreus, relata no capítulo 12 uma lista de nomes dos heróis da fé, porém, o nome de Adão não está relacionado nestes nomes. Deus sabe de todas as coisas e isso não é um acréscimo bíblico, de forma alguma, apenas uma consideração própria.
    Adão é conhecido como “O homem que comeu do fruto proibido e foi expulso do Éden”, realmente. Mas a história de Adão é muito mais profunda do que apenas isso.
    No texto “Gênesis, 3:20” Adão demonstra uma atitude tamanha de fé. Após pecar, Deus promete a mulher que da semente dela surgiria um que pisaria na cabeça da serpente. (Gn, 3:15)

  • @silvaroberto7920
    @silvaroberto7920 11 лет назад +1

    Salmos 14:2,3 diz: Olhando o Senhor do céu para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há quem busque a Deus. Se isso não for Depravação total não sei o que é isso.

  • @hkkups
    @hkkups 8 лет назад

    nas coisas q Deus não pode fazer. existem coisas que ele não pode fazer e q são de fácil entendimento. ele não pode quebrar a palavra dele, Deus não pode se matar, não pode criar um igual pra ficar no lugar dele enquanto tá de férias. enfim. e o debate foi bom. enriqueceu mais do que destruiu. e num debate desses é difícil dizer perdeu ou ganhou. já que muitos aprenderam e refletiram a respeito.

  • @matheusaltoe12
    @matheusaltoe12 8 лет назад

    Vídeo editado. Como posso saber se n é tendencioso?

  • @luguguico
    @luguguico 10 лет назад +2

    Você foi leviano pondo só as partes em que o Arminiano falou.
    Se quer ser imparcial deixe a entrevista completa ser exposta.

  • @fabiosevahc8492
    @fabiosevahc8492 9 лет назад +1

    Tito 1.1
    Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo,"segundo a fé dos eleitos de Deus", e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,