CNU: MGI NÃO DESCARTA ELIMINAR CANDIDATOS QUE NÃO APONTARAM TIPO DE PROVA! (Victor Gammaro)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2024

Комментарии • 1 тыс.

  •  2 месяца назад +1

    🟢 O Direção Concursos preparou uma calculadora para você descobrir sua nota na prova objetiva! Não perca esta oportunidade e acesse agora: conteudo-gratuito.direcaoconcursos.com.br/calculadora-cnu

  • @rairatorres
    @rairatorres 2 месяца назад +74

    Quando fazemos a inscrição tem uma assinatura eletrônica que vc marca concordando e confirmando que leu o edital. Então, acho difícil.

  • @beiraodoaloucura9295
    @beiraodoaloucura9295 2 месяца назад +288

    Concurso é isso. Tem que eliminar TUDO que puder. Atrasou, elimina, não marcou a frase ou número do gabarito, elimina. Não fez o mínimo de linha, elimina. Caneta tá errada, elimina.
    Isso faz parte do processo de concorrência. Pronto.

    • @elenice2767
      @elenice2767 2 месяца назад +18

      Concordo que sejam eliminados

    • @millenamelo6293
      @millenamelo6293 2 месяца назад +12

      Exatamente!

    • @diegodesouza5260
      @diegodesouza5260 2 месяца назад +18

      Desde que o tratamento seja igualitário com todos os candidatos, na minha sala não orientaram, já na sala da minha irmã orientaram que deveria ser assinalado. Justiça está aí para dizer quem é o correto.

    • @Kennedy0410
      @Kennedy0410 2 месяца назад

      ​@@diegodesouza5260mas e o edital, era só ler!

    • @matheusvinhote9929
      @matheusvinhote9929 2 месяца назад +53

      ​@@diegodesouza5260orientação independe, o que manda é o edital e o que está na prova. Na minha sala mesmo não orientaram, mas EU LI A PROVA e fiz tudo de acordo.

  • @rebecamuniz4768
    @rebecamuniz4768 2 месяца назад +58

    Edital é a REGRA do concurso. Se não forem eliminados, então a gente pode cobrar um número maior da convocação? Se vale pra uma regra, tem que valer pra todas.
    Aproveita e dá uma nova chance pra quem chegou atrasado, ou pra quem marcou alguma questão errada/rasurou o gabarito. São regras iguais.

    • @beiraodoaloucura9295
      @beiraodoaloucura9295 2 месяца назад +9

      @@rebecamuniz4768 pois é, se for dar chance pra turma da bolinha eu quero uma nova chance pra melhorar minha redação se for assim. Pq eu meti um garranchao no fim pra chegar nas 35 linhas. Mas com 1 minuto mais eu deixava bonito.

    • @Jb2candido
      @Jb2candido 2 месяца назад +3

      @@beiraodoaloucura9295 Kkkk Gostei! A minha letra também não ficou legal. Gostaria também de organizar melhor.

    • @drluizmiranda
      @drluizmiranda 2 месяца назад

      Está com paranoias. Pode ocorrer descuido. O candidato não compareceu a prova? não assinou a presença? não marcou a digital? Veja julgado recente: APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE. CONCURSO PÚBLICO INTERNO. CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA PM/MS. PERFEITA IDENTIFICAÇÃO DA CANDIDATA. AUSÊNCIA DE TRANSCRIÇÃO DA FRASE NO CARTÃO DE RESPOSTA, MAS QUE CONTÉM SUA ASSINATURA. SENTENÇA REFORMADA. ORDEM CONCEDIDA. RECURSO PROVIDO. Na hipótese, a apelante deixou de transcrever a frase impressa na capa da prova do concurso, no cartão-resposta (gabarito), expediente utilizado para possibilitar a identificação posterior de candidatos, situação que acarretou a sua eliminação do certame, mas, por outro lado, referida omissão não é motivo suficiente para a exclusão sumária do concurso, haja vista que ela assinou o referido cartão, possibilitando, assim, sua identificação posterior, não havendo qualquer prejuízo aos demais candidatos, à comissão organizadora, ou violação às regras do edital, admitindo-se a sua participação nas demais fases, em homenagem aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

    • @rebecamuniz4768
      @rebecamuniz4768 2 месяца назад

      @@beiraodoaloucura9295 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • @Lugh-g6c
    @Lugh-g6c 2 месяца назад +44

    8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob
    pena de eliminação.

    • @canal_do_muringa
      @canal_do_muringa 2 месяца назад +6

      Na verdade ele diz que você será eliminado se vc n colocar o gabarito E se n transcrever a frase.
      Se levar a lógica de argumentação aqui, temos um E e não um OU. Você teria que descumprir as 2 regras pra ser eliminado .

    • @brunocruz300
      @brunocruz300 2 месяца назад

      O que é tipo de prova... gabarito 1, 2 ou 3? Seria isso?

    • @moroziniful
      @moroziniful 2 месяца назад +2

      @@brunocruz300 então, nessa que me ferrei marquei o tipo de prova 2 , mas o correto era gabarito 1, porém o edital fala em “prova” abre margem pra recurso

    • @tonusalbert3614
      @tonusalbert3614 2 месяца назад +1

      @@canal_do_muringa o correto É usar a tabela-verdade para resolver esse embrólio. Na tabela-verdade e/^ para dois conectores lógicos P, Q.
      Nesse caso, só verdade se os os dois forem verdade se um for falso é F, ou seja, quem cumpriu apenas um dos requisitos foi eleiminado. Senão eleiminar eu e milhares de pessoas entrarão na justiça para anular o concurso.

    • @priscila4733
      @priscila4733 Месяц назад

      ​​@@canal_do_muringanão cabe lógica de argumentação nesse caso. Analogamente, se o edital diz: negros E deficientes poderão concorrer a cotas, óbvio que não significa que as duas condições devem ser atendidas simultaneamente, mas sim uma delas.

  • @julianabarreto2810
    @julianabarreto2810 2 месяца назад +52

    Raciocínio lógico começou por esse gabarito, poder de decisão, atenção e uma simples leitura.

    • @WilRobert
      @WilRobert 2 месяца назад +7

      Teve gente que nem entendeu o tempo no quadro, fiquei boquiaberto com isso.

    • @cristianosouza9913
      @cristianosouza9913 2 месяца назад

      @@WilRobert tinha fical que nem sabia que precisava por o horário no quadro, aqui em BSB

  • @TheOneEd83
    @TheOneEd83 2 месяца назад +15

    É pacífico o entendimento na jurisprudência de que o edital deve atender aos princípios administrativos de ampla concorrência, isonomia e razoabilidade.
    A aplicação de regras do edital não deve redundar na supervalorização de aspectos meramente formais em detrimento da concretização do próprio interesse público.
    O candidato não está sendo testado na sua capacidade de preencher corretamente um formulário e, por isso, a falha do cumprimento do item 8.12.1 do edital só tem caráter eliminatório porque implicaria na impossibilidade de identificação do gabarito correto. Havendo outros meios de identificar a prova, entendo que a decisão da Ministra Esther seja razoável.
    Caso considere que os candidatos que se esqueceram de preencher o tipo de gabarito deveriam ser eliminados, então haveria um grave ferimento ao princípio da isonomia porque há relatos de alguns que esqueceram, mas receberam ajuda externa dos fiscais.

    • @TheOneEd83
      @TheOneEd83 2 месяца назад +4

      Regras de editais são flexibilizadas na interpretação de casos específicos.
      Por exemplo, eu trabalho com arrecadação pública e não é raro encontrar candidatos de concursos públicos conseguirem restituição de pagamentos por duplicidade, mesmo quando o edital diz explicitamente que não devolverá os valores da inscrição.
      A interpretação é simples, a inscrição implica em custos para administração (impressão de prova, espaço físico, banco de dados, etc), então se você pagou, os custos são reais independentemente se o candidato compareça à prova ou não. Por isso, não há restituição.
      Todavia, quando é feito um pagamento em duplicidade, esses custos não existem, pois não vão duplicar o cadastro e permitir que uma pessoa realize duas provas. Nesse caso, é razoável restituir, até para não haver enriquecimento indevido da administração pública.

    • @babadosdosfamosos2608
      @babadosdosfamosos2608 2 месяца назад +3

      Quem estuda pra concurso há muito tempo sabe que é necessário que a Administração Pública tenha razoabilidade e proporcionalidade na aplicação de seus atos. Não é razoável nem proporcional eliminar um candidato que fez a prova inteira, de manhã e de tarde, por conta dele não identificar o gabarito - algo que a própria banca poderia ter feito , inclsuive para evitar fraudes em um concurso desse tamanho. Fora isso, a abstenção foi de mais de 50%, não dá pra ficar eliminando bons candidatos (sim, não marcar a bolinha não prova que serão péssimos servidores) por conta de algo que a própria banca poderia ter evitado. Gente. Um concurso desse tamanho custa muito aos cofre públicos. Não faz sentido jogar tudo fora , eliminar milhares, por conta de algo que pode ser remediado - afinal, as provas foram Juntô com os cartões resposta.

    • @MichelleMadeu
      @MichelleMadeu 2 месяца назад

      Perfeito!! 👋👋👋

  • @EvertonAndrade-kl6ee
    @EvertonAndrade-kl6ee 2 месяца назад +24

    Como a pessoa não lê o que tem na folha de resposta?
    Deixou em branco, não cumpriu as regras... tem que ser eliminado. Não tem nada de novidade.
    A ministra quer por que quer que o CNU seja um sucesso, mas não é sendo boazinha com todo mundo que vai conseguir.

  • @umgirassolnomeucoracao3916
    @umgirassolnomeucoracao3916 2 месяца назад +54

    Acho que a ministra não tem prerrogativa de mudar edital, após a prova. As regras têm que ser seguidas para não comprometer a idoneidade do concurso, embora tenha muitos pontos a resolver para um próximo. O pessoal não leu infelizmente, tinha instruções no caderno de questões e na folha definitiva.

    • @drluizmiranda
      @drluizmiranda 2 месяца назад +3

      APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE. CONCURSO PÚBLICO INTERNO. CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA PM/MS. PERFEITA IDENTIFICAÇÃO DA CANDIDATA. AUSÊNCIA DE TRANSCRIÇÃO DA FRASE NO CARTÃO DE RESPOSTA, MAS QUE CONTÉM SUA ASSINATURA. SENTENÇA REFORMADA. ORDEM CONCEDIDA. RECURSO PROVIDO. Na hipótese, a apelante deixou de transcrever a frase impressa na capa da prova do concurso, no cartão-resposta (gabarito), expediente utilizado para possibilitar a identificação posterior de candidatos, situação que acarretou a sua eliminação do certame, mas, por outro lado, referida omissão não é motivo suficiente para a exclusão sumária do concurso, haja vista que ela assinou o referido cartão, possibilitando, assim, sua identificação posterior, não havendo qualquer prejuízo aos demais candidatos, à comissão organizadora, ou violação às regras do edital, admitindo-se a sua participação nas demais fases, em homenagem aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

    • @liviavicente9313
      @liviavicente9313 2 месяца назад

      Perfeito!

  • @alessandramarques3574
    @alessandramarques3574 2 месяца назад +50

    Edital é quem rege as regras para os concurseiros. Mudar as regras no decorrer da prova seria um desrespeito a todos aqueles que levam a sério ser servidor público

  • @MatheusLima-cl4eb
    @MatheusLima-cl4eb 2 месяца назад +43

    Já é uma seleção profissional, isso é básico, quem não marcou deve ser penalizado pela falta de atenção. Irão ser desatenciosos assim nas atribuições do seu cargo?

    • @IsabellaCoelho
      @IsabellaCoelho 2 месяца назад +7

      Isso. Marquei uma questão errada no gabarito, mesmo sabendo a resposta certa. Posso recorrer pq preenchi errado? Claro que não.
      Ps: exemplo baseado em fatos reais, perdi três questões 😂😅😭

    • @Livinhaiglesias
      @Livinhaiglesias 2 месяца назад +6

      ​@@IsabellaCoelhoexatamente o que pensei. Concurso é objetividade, se for ficar com pena de quem é desatento então não está sendo objetivo.

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +1

      e o da minha sala que marcou os 3 gabaritos?...kkkkk....bom, se ele não for eliminado, considerarei uma afronta a quem fez tudo certo.

  • @Inteligencia.Superficial
    @Inteligencia.Superficial 2 месяца назад +108

    Um candidato que não lê nem o comando da prova, nem "candidato " é, apenas um dado estatístico.

  • @Ense85
    @Ense85 2 месяца назад +128

    A regra é clara, não fez o básico, tem que ser eliminado.

    • @verdantproducoes
      @verdantproducoes 2 месяца назад +5

      Tbm acho, vi gente reclamando que os fiscais não explicaram as coisas, mas estava tudo escrito no cartão de resposta e na capa da prova, quem leu tudo seguiu corretamente, quem não leu paciência

    • @drluizmiranda
      @drluizmiranda 2 месяца назад +3

      Você está equivocado. APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE. CONCURSO PÚBLICO INTERNO. CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA PM/MS. PERFEITA IDENTIFICAÇÃO DA CANDIDATA. AUSÊNCIA DE TRANSCRIÇÃO DA FRASE NO CARTÃO DE RESPOSTA, MAS QUE CONTÉM SUA ASSINATURA. SENTENÇA REFORMADA. ORDEM CONCEDIDA. RECURSO PROVIDO. Na hipótese, a apelante deixou de transcrever a frase impressa na capa da prova do concurso, no cartão-resposta (gabarito), expediente utilizado para possibilitar a identificação posterior de candidatos, situação que acarretou a sua eliminação do certame, mas, por outro lado, referida omissão não é motivo suficiente para a exclusão sumária do concurso, haja vista que ela assinou o referido cartão, possibilitando, assim, sua identificação posterior, não havendo qualquer prejuízo aos demais candidatos, à comissão organizadora, ou violação às regras do edital, admitindo-se a sua participação nas demais fases, em homenagem aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

    • @renatodias9217
      @renatodias9217 2 месяца назад +3

      No caso de anotar o número do gabarito no cartão resposta é para a leitura do computador, pois tinham 3 tipos diferentes de gabarito, logo, o computador não tem bola de cristal para adivinhar. Não colocou, elimina,

    • @DiegoRamos-jz6rr
      @DiegoRamos-jz6rr 2 месяца назад +3

      Papinho de quem sabe que não vai acertar o suficiente e vê na eliminação do próximo alguma chance de passar na prova . Gente pequena de mentalidade

    • @robloxpedro_mundoazul_damb8453
      @robloxpedro_mundoazul_damb8453 2 месяца назад +1

      Ela anúncio ainda pouco que não irá eliminar , só olhar o portal do governo

  • @razevedodf1
    @razevedodf1 2 месяца назад +4

    No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), houve um caso em que uma candidata deixou de transcrever a frase impressa na capa da prova do concurso. Embora essa omissão tenha acarretado sua eliminação, o tribunal considerou que a assinatura dela no cartão de resposta possibilitava sua identificação posterior. Assim, ela pôde participar das demais fases do certame

  • @Jose-hz4sj
    @Jose-hz4sj 2 месяца назад +239

    Regras foram feitas para serem seguidas, o candidato quer se tornar servidor público, mas não lê nada, não sabe nada. A meu ver, quem não seguiu as regras deve ser eliminado, não escreveu a frase? Eliminado. Não marcou o número do gabarito? Eliminado. Não fez o mínimo de linhas na discursiva? Eliminado.

    • @rluz6090
      @rluz6090 2 месяца назад +7

      Verdade

    • @verdantproducoes
      @verdantproducoes 2 месяца назад +33

      Exatamente, querem passar em concurso, mas muita gente não se deu ao trabalho de ler o edital. Acham que tudo tem que ser desenhado.

    • @ivaniodossantos5887
      @ivaniodossantos5887 2 месяца назад +44

      Esse debate não deveria nem existir. Cumpra-se o que se pede no edital e pronto!

    • @andreborges9521
      @andreborges9521 2 месяца назад +8

      Varias regras não foram cumpridas , você imprimiu seu local de prova e o fiscal assinou dizendo que você compareceu !? Lembrou disso !? Minha sala apenas umas 5 pessoas que levaram .

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +32

      @@andreborges9521 o local de prova NUNCA é pedido. Já fiz 500 concursos, nunca pedem. O fiscal não tem que assinar nada de comparecimento para o candidato, a menos que o candidato esteja lá em horário de trabalho, isto é, no domingo.

  • @Jonhson1954.
    @Jonhson1954. 2 месяца назад +87

    Isso simplesmente aconteceu porque a pessoa não se deu ao trabalho de ler a capa da prova, independente do que consta no edital, se diz na prova que você vai realizar, para transcrever uma frase, porque você não vai fazer? Se uma pessoa quer ser um servidor público e não consegue entender um comando simples ou não se dá ao trabalho de ler algumas linhas, então tem que ser eliminado como consta no edital e tirar como experiência para ficar mais atento. Imagina alguém assim como servidor. Vai lidar com documentos importantes que muitas vezes dizem respeito a questões importantes da vida de outras pessoas. Isso é o problema do nosso país, o tempo todo as pessoas tendem a burlar as normas, as regras, as leis. Depois ficam falando que políticos são marginais, eles são o reflexo da mentalidade da nossa população. Quer mudar o mundo? Primeiro mude a si mesmo!

    • @michellela261
      @michellela261 2 месяца назад +2

      concordo

    • @mariaceciliaalves5916
      @mariaceciliaalves5916 2 месяца назад +1

      Concordo plenamente, como uma pessoa quer ser servidor público de não sabe seguir regras, ter urbanidade? Na minha sala as pessoas pareciam que estavam num clube, muita conversa, não obedeciam as regras, nem adiantava as fiscais pedirem silêncio. Desrespeito total !

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад

      👏👏👏👏👏

    • @tentenaorir128
      @tentenaorir128 2 месяца назад

      Na quele pouco tempo,acredito q eles tava preocupado era com a redaçao

    • @kevorkian55
      @kevorkian55 2 месяца назад

      Perfeito!

  • @ednaldo5784
    @ednaldo5784 2 месяца назад +58

    Mais de 30 minutos sentado e olhando as instruções da prova e ainda cometem um erro desse?

    • @tentenaorir128
      @tentenaorir128 2 месяца назад +15

      A prova fica virada eles n deixa ver apenas qnd cmc

    • @minatos2-s3q
      @minatos2-s3q 2 месяца назад +2

      Foi na prova da manhã

    • @carolinamor
      @carolinamor 2 месяца назад +5

      No cartão resposta tinha o espaço de frase e número do gabarito... Não tem justificativa

    • @babadosdosfamosos2608
      @babadosdosfamosos2608 2 месяца назад +10

      Não generalize, eu mesma li a prova e os fiscais insistiram q não era necessário marcar o número do gabarito. Há casos e casos meu caro.

    • @lucasousantos
      @lucasousantos 2 месяца назад

      ​@@babadosdosfamosos2608infelizmente o mgi já se pronunciou e serão eliminados

  • @Enigmáticos-j3c
    @Enigmáticos-j3c 2 месяца назад +16

    Concordo plenamente com vc. E outra coisa, Fiscal de sala não tem que ficar de papinho com candidato não. O candidato tem por obrigação ler o edital e se manter atualizado com as regras. Ouxe!!! Se começar assim, daqui a pouco vai ter candidato chegando 2 horas atrasado na sala e sendo permitindo entrar pq se não vai chorar

    • @davilaercio4363
      @davilaercio4363 2 месяца назад +2

      @@Enigmáticos-j3c mas o mínimo, que é fiscal passar instrução, tem que fazer.
      Tem fiscal que não fala nada, como foi na minha sala, aí tiveram que mandar os alunos esperarem e resolverem as pendências.

    • @matheusvinhote9929
      @matheusvinhote9929 2 месяца назад +4

      ​@@davilaercio4363o nome ja diz: "fiscal", não "instrutor", dever do candidato é, no mínimo, LER as regras do certame.

    • @davilaercio4363
      @davilaercio4363 2 месяца назад +3

      @@matheusvinhote9929 mas se ele escreve algo antes do fiscal mandar aí dar M???
      TODO fiscal explica, não fica parado olhando.
      No mínimo instruir, que é sim uma atribuição dele, ele está ali para dar as diretrizes mínimas.
      Acho que isso precisa ser melhorado para o ano que vem.

    • @davilaercio4363
      @davilaercio4363 2 месяца назад

      @@souzaneto387 apenas uma forma de dizer, quis dizer candidatos.

    • @matheusvinhote9929
      @matheusvinhote9929 2 месяца назад

      @@davilaercio4363 lógico, dever dele é fiscalizar e evitar fraudes e garantir a isonomia, nem todo fiscal explica, principalmente algo que está LITERALMENTE na PRIMEIRA PÁGINA do caderno de questões. Na minha sala mesmo não explicaram, mas eu li as regras e segui de acordo, o que é o mínimo que se espera de um candidato.

  • @millenamelo6293
    @millenamelo6293 2 месяца назад +31

    Edital é a lei do concurso. O candidato precisa obedecer estritamente as regras. Qualquer coisa diferente disso fere a segurança jurídica do certame. O candidato que não obedecer as regras, tá fora.

  • @PaintArt255
    @PaintArt255 2 месяца назад +33

    O edital tem que ser respeitado, é um absurdo isso de cogitar não eliminar. Estava expressamente no edital, não tem discussao

    • @lira2924
      @lira2924 2 месяца назад +3

      @@PaintArt255 E por que você está tão preocupada com quem não marcou o gabarito em vez de se preocupar com seu próprio mérito?

    • @JulianaSouza-lh7ih
      @JulianaSouza-lh7ih 2 месяца назад +5

      ​@@lira2924Ter atenção e seguir as regras é mérito, ser demente e depois ficar chorando não.

  • @ODeflator
    @ODeflator 2 месяца назад +5

    Eu tô puto com essa prova, fui bem nas duas etapas, mas na redação fui prejudicado pq os fiscais apagaram do quadro o horário de 10:30 e quando olhei vi 11 horas, imaginava eu que faltavam 30 min e ainda estava na metade do ESBOÇO, fiz o restante de qualquer jeito com medo de não dar tempo, deixei muitas coisas de fora, se passar pela objetiva eu caio na redação. Tô revoltado demais cara, pq eu senti que dava pra passar, foram meses e muitas horas estudando afinco, estava tão confiante e havia até feito planos 😢

  • @helderassis2571
    @helderassis2571 2 месяца назад +87

    A fala da ministra foi precipitada e isso pode custar muito caro. Pois se não eliminar alguém pode judicializar e embarreirar todo o concurso.

    • @Kennedy0410
      @Kennedy0410 2 месяца назад +13

      Exatamente, o pessoal não lê o edital e nem a primeira folha da prova. Muita falta de atenção!!

    • @joseanesousa5461
      @joseanesousa5461 2 месяца назад +14

      E na capa da prova tinha os critérios de eliminação

    • @diainisonsilva
      @diainisonsilva 2 месяца назад +14

      Teve gente que não leu a quantidade mínima de linhas para a discursiva.

    • @tigermagda
      @tigermagda 2 месяца назад +3

      Complicado judicializar: como é que vão saber se o candidato marcou ou não? Há documentos aos que só o candidato e banca tem acesso.

    • @juliovinicius1964
      @juliovinicius1964 2 месяца назад +5

      DE POR MIM CANCELAVA TUDO, E FAZIA OUTRA PROVA. DESSA VEZ DECENTE, QUE PRIVILEGIA QUEM ESTUDOU. essa prova quem não estudou está páreo a páreo com quem se matou de estudar

  • @gardnerbarbosacastro5271
    @gardnerbarbosacastro5271 2 месяца назад +18

    Não pintei o pela manhã..coloquei só a frase ...a tarde fiz tudo direito ...fiscal sem orientação nem uma ... me ferrei

    • @JulioCesar-gn2hk
      @JulioCesar-gn2hk 2 месяца назад +1

      Já era, parceiro

    • @evelyscruz8341
      @evelyscruz8341 2 месяца назад +5

      Tô na situação idêntica a sua. Espero quero não sejamos eliminados 😢

    • @diegodesouza5260
      @diegodesouza5260 2 месяца назад +5

      fiz o mesmo, mas registrei o fato na cesgranrio junto com outros candidatos que não podíamos ler o cartão, foi solicitado que ficasse virado.

    • @JulioCesar-gn2hk
      @JulioCesar-gn2hk 2 месяца назад +7

      @@diegodesouza5260 e aí quando pôde virar, não leu. Entendi...

    • @lucaspinho521
      @lucaspinho521 2 месяца назад +5

      @@diegodesouza5260pois é. Na minha sala, nenhum fiscal avisou sobre que tinha que marcar o tipo de gabarito e a transcrever a frase. Foi muito pouco o tempo, terminei de transcrever a redação nos últimos minutos restantes, não sobrou tempo pra mais nada

  • @sarasampaio9053
    @sarasampaio9053 2 месяца назад +60

    Os fiscais da minha sala avisaram, eles foram gentis porque não é obrigação deles. O candidato tem que ler o edital e a capa da prova, o fiscal tem que ficar atento para evitar fraudes.

    • @oneflixfilmes
      @oneflixfilmes 2 месяца назад +14

      Vou discordar sobre o fato de "não ser obrigação deles". Em todo concurso que já fiz os fiscais explicam como deve ser preenchido o gabarito. Não é pegar o concurseiro pela mão, mas colocar em prática o bom senso. Pois trata-se um documento a ser preenchido sem erros. Acho que você já deve ter ido em algum órgão e se deparado com isso. Vi muita gente desesperada a tarde pela displicência as fiscais. Na minha sala inclusive houve uso de celular e a candidata não foi eliminada. Na página do MGI tá cheio de denuncias. Irão ser eliminados? NÃO! Mas vocês querem eliminar as pessoas que por falha da Cesgranrio não preencheram corretamente o gabarito?

    • @mazinveste7413
      @mazinveste7413 2 месяца назад +10

      @@oneflixfilmes estava escrito na capa da prova que tinha de ser marcado.

    • @mazinveste7413
      @mazinveste7413 2 месяца назад +1

      na minha sala tmbem os fiscais foram perfeitamente profissionais explicaram tudo perfeitamente

    • @oneflixfilmes
      @oneflixfilmes 2 месяца назад +1

      ​@@mazinveste7413Vai ser eliminado as pessoas nos quais os fiscais assinaram os gabaritos? Não tem como identificar mais essas pessoas. E aí? Faz outro concurso agora?

    • @oneflixfilmes
      @oneflixfilmes 2 месяца назад +3

      ​@@mazinveste7413O problema é que não foi homogênea o tratamento para os candidatos. Não seria essa a proposta do governo? Isonomia entre as pessoas? Em alguns locais eles mesmo marcaram o gabarito pro aluno, em outros, eles voltaram a tarde com os gabaritos.

  • @gregs6292
    @gregs6292 2 месяца назад +2

    A instrução é:
    Será eliminado deste Concurso Público o candidato que:
    f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito E a
    frase constantes na capa de seu Caderno de Questões.
    Logo, por argumento lógico a eliminação do candidato só deve ser verdadeira se as duas sentenças da composição forem verdadeiras, ou seja, o candidato deixou de marcar o número do gabarito e de transcrever a frase. Se o candidato fez corretamente um dessas duas coisas a sentença "será eliminado ... o candidato" se torna falsa, logo o candidato não deveria ser eliminado se colocou a frase corretamente, mas não preencheu o número do gabarito.
    Sejam P e Q uma proposição composta, P e Q só é verdade se ambos P e Q forem verdadeiras.

  • @JulioCesar-gn2hk
    @JulioCesar-gn2hk 2 месяца назад +50

    A ministra não leu o edital.

    • @emanuelvinicius3606
      @emanuelvinicius3606 2 месяца назад +4

      kkkkkkkkk so fez assinar

    • @Jb2candido
      @Jb2candido 2 месяца назад +2

      Exatamente. Vi um trecho da entrevista dela e ela estava em dúvida se a prova objetiva de conhecimentos gerais era com 30 ou 25 questões. Alguém falou que eram 20

    • @Jb2candido
      @Jb2candido 2 месяца назад +2

      Mas não é obrigação dela ler todos os editais. Nem é ela que faz tudo. O candidato é que tem que ler.

    • @JulioCesar-gn2hk
      @JulioCesar-gn2hk 2 месяца назад +3

      @@Jb2candido então ela não deveria falar que não eliminará, quando está previsto no edital

    • @Jb2candido
      @Jb2candido 2 месяца назад +3

      @@JulioCesar-gn2hk Exatamente. Isso causa conflito. Ela deveria dizer que iria analisar o que está no edital. Nesse caso faltou malícia por parte dela.

  • @JulioCesar-gn2hk
    @JulioCesar-gn2hk 2 месяца назад +60

    O edital está claro. Se não preencher será eliminado. Vai judicializar e não chamar ninguém.

    • @diegodesouza5260
      @diegodesouza5260 2 месяца назад +3

      Ocorre em alguns lugares os fiscais orientaram e em outros não falaram, isso beneficia candidatos em detrimento de outros.

    • @JulioCesar-gn2hk
      @JulioCesar-gn2hk 2 месяца назад

      @@diegodesouza5260 recurso negado.

    • @diogofarias5961
      @diogofarias5961 2 месяца назад

      ​@@diegodesouza5260beneficiaria se não tivesse escrito expressamente na capa da prova

    • @lira2924
      @lira2924 2 месяца назад +2

      Ocorre que houve muitos equívocos em relação a isso inclusive na minha sala o fiscal falou que era só para marcar a frase eu ainda perguntei o número do gabarito ele falou não...

    • @diogofarias5961
      @diogofarias5961 2 месяца назад +9

      @@lira2924 gente vocês não podem querer justificar a não leitura da capa da prova por fiscais mal preparados não adianta. Vai ser sempre a palavra deles contra a sua. A regra é clara: se tem problemas, registra em ata. Mas o caso é que o pessoal não leu e agora quer reclamar que os fiscais não avisaram ou deram orientações diferentes.

  • @RaphaelaKnupfer
    @RaphaelaKnupfer 2 месяца назад +61

    Olha, ninguém grava 100% o que consta no Edital! Ao meu ver, no comando do caderno de prova constava que será eliminado da prova quem não marcar o tipo de gabarito "E" a frase corretamente. Nesse caso, está claro que para ser eliminado deve ter uma cumulação dos dois, até mesmo por essa conjunção aditiva. Então o que está no edital está destoando do que consta no caderno de prova. Creio eu, que se existe a possibilidade de haver identificação do tipo de gabarito, seja pela frase, seja pela marcação, pelo nome do candidato que consta no caderno de prova que tivemos que devolver, esses candidatos NÃO devem ser eliminados. Eu vejo que a maioria das pessoas que estão brigando por isso estão com medo da concorrência, mas o que vale mesmo é o que a pessoa marcou no gabarito, a resposta correta e ponto.

    • @victorhugomoura7746
      @victorhugomoura7746 2 месяца назад +24

      No caderno de questoes estava escrito que seriam eliminados caso não marcassem o gabarito. Nao se trata de marcar respostas certas , mas seguir a lei . Se há brecha pra isso, porque nao teria para o minimo de linhas, caneta azul e atraso na chegada? Veja como se trata de uma questão processual, de ordem .

    • @victorhugomoura7746
      @victorhugomoura7746 2 месяца назад +13

      Além disso, se a pessoa estava nervosa e desatenta para leitura, dificilmente seria um concorrente, ja que esse nervosismo atrapalharia ao longo da prova. Se o candidato nao se atenta a marcar corretamente as informaçoes, como ele quer concorrer a um cargo público. Em relaçao à crítica de medo da concorrência, óbvio que quanto menos melhor. Contudo, pra vc estar apoiando, talvez vc tenha deixado de marcar, o que seria um assunto emocional e o que eu falaria pouco importaria p vc .

    • @victorhugomoura7746
      @victorhugomoura7746 2 месяца назад +17

      Além disso, concurso nao é lugar pra empatia e caridade. A administraçao quer selecionar candidatos, mas nós concurseiros ralamos muito por cada ponto e cada detalhe importa sim. Estou nessa luta a muito tempo, 4 anos , a lei do concurso deve ser seguida

    • @elenice2767
      @elenice2767 2 месяца назад

      Também acho a prova ja comeca ai😅​@@victorhugomoura7746

    • @portal5288
      @portal5288 2 месяца назад +10

      Meu amigo, como vão adivinhar o gabarito da prova se ela não marcou?

  • @SnesFanRemix
    @SnesFanRemix 2 месяца назад +4

    sem falar que na instrução está falando que na frase a ser transcrita precisa respeitar maiúsculas/minúsculas, logo se a frase é "TraNscrevA" e candidato escreve "transcreva", tem que ser eliminado. Se a pessoa não tem capacidade de ler , compreender e executar instruções , então nem merece estar no funcionalismo público.

  • @fernandafernandes2153
    @fernandafernandes2153 2 месяца назад +10

    Era só ler a primeira folha do caderno, e no próprio caderno diz que será eliminado. Temos que ler tudo.

    • @diego-k9y6e
      @diego-k9y6e 2 месяца назад

      Olha, se seguir a risca o significado do conectivo lógico "e" quem não marcou o numero do gabarito mas escreveu a frase não deveria ser eliminado.

    • @pr-ur6qp
      @pr-ur6qp 2 месяца назад

      Nao dava tempo! O cartão foi entregue dps do caderno. A prova já estava rolando. Ai para pra pegar cartao, colocar digital, assinar, etc. Fiz a parte de portugues na velocidade da luz. Não li o cartão de manhã pq não foi possivel. Confiei nas fiscais.

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад +1

      @@diego-k9y6e 8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob
      pena de eliminação.
      8.13 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão-Resposta,
      salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Serão consideradas marcações
      28
      indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com a capa das provas, tais como marcação rasurada ou
      emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.

    • @diego-k9y6e
      @diego-k9y6e 2 месяца назад

      @@barbosa3475 se não me engano esse é o edital, mas na prova tem um conectivo "e" na parte da capa quando fala de eliminações que se for levado a uma interpretação rigorosa de seu significado lógico não caracterizaria a eliminação dos candidatos.

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад +1

      @@diego-k9y6e essa história do conectivo é uma falácia pra justificar o erro, tendo em vista que uma marcação não substitui a outra, já que elas tem objetivos específicos e totalmente distintos. A única marcação para identificação da prova é a bolinha no tipo de gabarito. Leia mais acima o item 4, itens b e c das instruções da capa da prova. O candidato DEVERÁ marcar as duas coisas, uma coisa não exclui a outra.

  • @DayvidSSouza
    @DayvidSSouza 2 месяца назад +3

    É ruim pra quem não marcou e ruim pra quem fez certo e não concorda com isso. Edital precisa ser cumprido, se essa é a regra, precisa cumprir. Serve como lição para os iniciantes ou desatentos.

  • @brenosantos4540
    @brenosantos4540 2 месяца назад +12

    Se não eliminar nessa situação, também não pode eliminar quem não fez o mínimo de linhas na discursiva.

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +1

      Não foi o meu caso, eu fiz tudo certo, conforme li no edital e na prova. Mas concordo plenamente.

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +2

      Inclusive eu criei mais um parágrafo no final do rascunho e assinalei onde eu deveria inseri-lo no meio do texto, para quando passasse a limpo tivesse o número mínimo exigido de linhas.

    • @drluizmiranda
      @drluizmiranda 2 месяца назад

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Há provas que o candidato compareceu a prova por diversas situações: lista de presença, marcação da digital, assinatura no caderno de prova. Veja julgado sobre o tema; APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE. CONCURSO PÚBLICO INTERNO. CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA PM/MS. PERFEITA IDENTIFICAÇÃO DA CANDIDATA. AUSÊNCIA DE TRANSCRIÇÃO DA FRASE NO CARTÃO DE RESPOSTA, MAS QUE CONTÉM SUA ASSINATURA. SENTENÇA REFORMADA. ORDEM CONCEDIDA. RECURSO PROVIDO. Na hipótese, a apelante deixou de transcrever a frase impressa na capa da prova do concurso, no cartão-resposta (gabarito), expediente utilizado para possibilitar a identificação posterior de candidatos, situação que acarretou a sua eliminação do certame, mas, por outro lado, referida omissão não é motivo suficiente para a exclusão sumária do concurso, haja vista que ela assinou o referido cartão, possibilitando, assim, sua identificação posterior, não havendo qualquer prejuízo aos demais candidatos, à comissão organizadora, ou violação às regras do edital, admitindo-se a sua participação nas demais fases, em homenagem aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

    • @keniasilva5817
      @keniasilva5817 2 месяца назад

      Nd a ver.

  • @flaviaferrazpego117
    @flaviaferrazpego117 2 месяца назад +14

    Muitos julgando os candidatos aqui sem saber os detalhes de cada história, dos motivos da pessoa não ter marcado. Se não houve o mínimo de flexibilidade, muita gente deveria ser eliminada. Vi Fiscal deixar usar lápis, soube de fiscal que assinou a lista de presença, soube de casos que os fiscais não colheram a digital, e aí, elimina todo mundo por erro dos fiscais? Já sou servidora e fico triste de ver tantos "concurseiros profissionais" condenando as pessoas, achando que todo mundo vive de fazer concurso. Esse foi diferente, tinha pessoas mais velhas, tinha pessoas fazendo um concurso pela primeira vez. Sinceramente, não me incomoda não eliminar, pois não foi uma fraude e sim uma situação totalmente possível de ser contornada porque tem a frase e tem recursos tecnológicos para resolver. Mais empatia e menos ódio.

    • @gabriellasilva1754
      @gabriellasilva1754 2 месяца назад +2

      Cara, uma situação que não afeta ninguém, só prejudica quem não marcou mesmo. Mas tem um pessoal julgando como se eles fossem perfeitos e nunca errassem. Fora que na prova tem outras formas de identificar: frase, nome, biometria, número da inscrição.

  • @pamelapopm
    @pamelapopm 2 месяца назад +25

    Flexibilizar é o famoso “jeitinho brasileiro”. Sempre queremos dar um “migue” para não seguir as regras. Cultural, bastante intrínseco, mas um dos maiores motivos de nosso país ser como é
    !

    • @Rodrigo80s
      @Rodrigo80s 2 месяца назад

      matou a pau no comentário digníssima! Espero que façam o correto e eliminem toda essa gente.

    • @babadosdosfamosos2608
      @babadosdosfamosos2608 2 месяца назад +2

      Quem estuda pra concurso há muito tempo sabe que é necessário que a Administração Pública tenha razoabilidade e proporcionalidade na aplicação de seus atos. Não é razoável nem proporcional eliminar um candidato que fez a prova inteira, de manhã e de tarde, por conta dele não identificar o gabarito - algo que a própria banca poderia ter feito , inclsuive para evitar fraudes em um concurso desse tamanho. Fora isso, a abstenção foi de mais de 50%, não dá pra ficar eliminando bons candidatos (sim, não marcar a bolinha não prova que serão péssimos servidores) por conta de algo que a própria banca poderia ter evitado. Gente. Um concurso desse tamanho custa muito aos cofre públicos. Não faz sentido jogar tudo fora , eliminar milhares, por conta de algo que pode ser remediado - afinal, as provas foram Juntô com os cartões resposta.

    • @Red_velte
      @Red_velte 2 месяца назад +1

      Inclusive mamar no estado.

    • @MatheusRodrigues-et8kp
      @MatheusRodrigues-et8kp 2 месяца назад +1

      @@babadosdosfamosos2608 Mas é dever dele assinar o gabarito. Mesma coisa quem usou caneta azul sendo que no edital consta que tem que ser preta.

    • @saymoncabral1346
      @saymoncabral1346 2 месяца назад

      @@pamelapopm 👏👏👏

  • @saymoncabral1346
    @saymoncabral1346 2 месяца назад +80

    Pra mim, quem não marcou o número do gabarito nem tem potencial pra figurar na lista de aprovados.

    • @pklltda5581
      @pklltda5581 2 месяца назад +9

      teve muitos fiscais que orientaram que não era necessário marcar

    • @saymoncabral1346
      @saymoncabral1346 2 месяца назад +1

      @@pklltda5581Qualquer concurseiro líquido, ou seja, que está apto a concorrer às vagas, sabe que os fiscais são extremamente despreparados. E isso não vai mudar. Entre o tempo que a pessoa adentra a sala até o início de prova, estimo em média que o candidato aguarda 20 minutos, no mínimo, para iniciar a prova. Tempo suficiente para ler toda a capa do caderno de provas e se certificar do que deveria ser feito. Assim, ainda que não tivesse ciente das regras do edital, tinha outros meios para ter ciência do que deveria ou não ser feito nos cartões resposta. Fiz pra AFT. Tenho certeza que os candidatos a esse cargo com o mínimo de preparo não deram esse mole quanto ao preenchimento do gabarito.

    • @luoliveira5817
      @luoliveira5817 2 месяца назад

      ​@@pklltda5581Na minha sala eles orientaram a marcar

    • @carolsworld6146
      @carolsworld6146 2 месяца назад

      ​@@pklltda5581 duvido

    • @babadosdosfamosos2608
      @babadosdosfamosos2608 2 месяца назад +7

      Quem estuda pra concurso há muito tempo sabe que é necessário que a Administração Pública tenha razoabilidade e proporcionalidade na aplicação de seus atos. Não é razoável nem proporcional eliminar um candidato que fez a prova inteira, de manhã e de tarde, por conta dele não identificar o gabarito - algo que a própria banca poderia ter feito , inclsuive para evitar fraudes em um concurso desse tamanho. Fora isso, a abstenção foi de mais de 50%, não dá pra ficar eliminando bons candidatos (sim, não marcar a bolinha não prova que serão péssimos servidores) por conta de algo que a própria banca poderia ter evitado. Gente. Um concurso desse tamanho custa muito aos cofre públicos. Não faz sentido jogar tudo fora , eliminar milhares, por conta de algo que pode ser remediado - afinal, as provas foram Juntô com os cartões resposta.

  • @Contarxcluida
    @Contarxcluida 2 месяца назад +12

    O edital é a lei.

  • @wagner_nascimento6074
    @wagner_nascimento6074 2 месяца назад +16

    Achei ruim a folha de discursiva ser na mesma folha do gabarito, visto que na parte de baixo da folha parecia do outro lado as marcas pretas do gabarito parecendo ser rasurado.

  • @VictorCoimbra-h2h
    @VictorCoimbra-h2h 2 месяца назад +13

    Teoricamente, a palavra da ministra nao vale de nada, se o edital está escrito o contrário. Se insistirem nesse erro de desrespeitar o edital, vai dar muita judicialização e vai atrapalhar todo o processo.

    • @drluizmiranda
      @drluizmiranda 2 месяца назад +1

      Meu filho, sou advogado especialista e digo com toda certeza. A situação é reversível na justiça. O candidato compareceu a prova, assinou a presença, assinou o caderno de questões, marcou a digital e por um descuido não marcou o tipo de caderno ou transcreveu a frase. Eliminá-lo quanto a isso fere a proporcionalidade. Veja julgado recente: APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE. CONCURSO PÚBLICO INTERNO. CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA PM/MS. PERFEITA IDENTIFICAÇÃO DA CANDIDATA. AUSÊNCIA DE TRANSCRIÇÃO DA FRASE NO CARTÃO DE RESPOSTA, MAS QUE CONTÉM SUA ASSINATURA. SENTENÇA REFORMADA. ORDEM CONCEDIDA. RECURSO PROVIDO. Na hipótese, a apelante deixou de transcrever a frase impressa na capa da prova do concurso, no cartão-resposta (gabarito), expediente utilizado para possibilitar a identificação posterior de candidatos, situação que acarretou a sua eliminação do certame, mas, por outro lado, referida omissão não é motivo suficiente para a exclusão sumária do concurso, haja vista que ela assinou o referido cartão, possibilitando, assim, sua identificação posterior, não havendo qualquer prejuízo aos demais candidatos, à comissão organizadora, ou violação às regras do edital, admitindo-se a sua participação nas demais fases, em homenagem aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

  • @FelipeSilva-zu1ld
    @FelipeSilva-zu1ld 2 месяца назад +10

    Primeiro, não teve detector na minha sala pra ninguém. Segundo, no turno da tarde teve caso de pessoas que esqueceram de marcar o tipo da prova e AS FISCAIS, disseram que marcaram pra ela. Pode isso?! Esse concurso tá com cheiro de fraude, ou não?

    • @annapaulacarvalho916
      @annapaulacarvalho916 2 месяца назад +2

      Aconteceu o mesmo na minha sala! A coordenação da fiscalização foi lá para dizer que eles ainda iriam corrigir e se basear pelo caderno de resposta para marcar na de quem não marcou. Eu fiquei CHO CA DA! 😮

  • @canaldaandreacosta
    @canaldaandreacosta 2 месяца назад +3

    TÁ NO EDITAL !!!!! Deve eliminar , sim ...até pq isso acarreta identificação do candidato na correção !

  • @bruninhagatinha4991
    @bruninhagatinha4991 2 месяца назад +2

    se não me engano,na lei , frustar a licitude de concurso público decorre em ato de improbidade contra os princípios.
    logo, fiscais que preencheram o gabarito pra quem esqueceu, ou mesmo preencheu qualquer coisa no lugar do aluno, se enquadra nisto e tem que ser punido

    • @jujuba9055
      @jujuba9055 2 месяца назад

      Com isso, fere a isonomia e igualdade.

  • @ariannnemds
    @ariannnemds 2 месяца назад +6

    Se voce leu as regras do edital e oq estava no caderno de questões, cm crtz estaria atento pra isso.

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +1

      Exato, eu entrei 8h30min na sala. 8h45min eu sabia tudo o que era pra fazer, e o fiscal ainda não havia dito uma palavra sequer. Como? EU LI O QUE DIZIA NO CARTÃO-RESPOSTA E TAMBÉM LI A PROVA DEPOIS, MESMO ELE TENDO FALADO. Não tem desculpa.

  • @lilydepaula4699
    @lilydepaula4699 2 месяца назад +5

    Não vi a galera falando sobre, mas... e a questão de o tempo de prova da manhã não ter sido justo, já que teve gente que precisava fazer 35 linhas enquanto outros precisavam fazer 30 linhas num mesmo espaço de tempo? Isso afeta a isonomia do concurso ou não? Pq, teoricamente, 20 questões + 30 linhas é diferente de 20 questões + 35 linhas... o.O

    • @jeffersonsantos7969
      @jeffersonsantos7969 2 месяца назад

      Obviamente, considerando os blocos 01 ao 07, se para alguns candidatos foi cobrado o mínimo de 30 linhas e para outros foi cobrado o mínimo de 35 linhas (num mesmo intervalo de tempo para realização), flagrantemente foi ferido o Princípio da Isonomia. É razoável que em julgamento seja considerada a menor quantidade de linhas cobrada (30 linhas), para que se estabeleça a justa igualdade!

    • @joseliabatistadias2809
      @joseliabatistadias2809 2 месяца назад +2

      Exatamente! Justo isso é o ponto chave para possíveis recursos e até mesmo para a ação judicial, caso os candidatos que fizeram a partir de 30 linhas de redação nos blocos de nível superior forem prejudicados. Haja vista o tratamento desigual ao permitirem que um dos blocos de nível superior fosse contemplado com menor exigência de linhas do que outros (30 a 40), além de outros problemas que aconteceram (pois no caso da sala em que fiz não tivemos o tempo completo de prova, começamos minutos atrasados - pois os fiscais não ouviram o alarme - e na hora de recolherem não compensaram o tempo que fora perdido no início da aplicação). Voltando ao ponto, não há condições dos blocos de nível superior terem todas as exigências iguais, incluindo o tempo, entre outros, e na quantidade de linhas a exigência ter se alterado, dessa forma as condições não foram iguais/tendo aparente erro material. Penso e até chego a acreditar que alteraram um dos cadernos e esqueceram de atualizar a informação de quantidade de linhas nos demais. Finalmente, requer-se que os candidatos dos blocos de nível superior que fizeram a partir de 30 linhas de redação não sejam penalizados e tenham oportunidade de permanecerem no processo, agora a avaliação da qualidade dos textos, dos itens da escrita, isso irá depender de cada caso.

  • @joramathi5411
    @joramathi5411 2 месяца назад +4

    O edital estava super claro e objetivo, nao é justo com quem seguiu tudo certinho

  • @AntonioFilho-ls5hk
    @AntonioFilho-ls5hk 2 месяца назад +39

    A bem da verdade, venhamos e convenhamos, a galera de hoje não lê nada, não sabe interpretar quase nada.
    Vejo isso nos cursinhos. O professor diz todo o necessário no comando do simulado. Sabe o que acontece? Vão perguntar para o professor o que já está escrito no comando. É incrível.
    Ontem, ao pegar a prova, a primeira coisa que fiz foi marcar o tipo de prova e escrever a frase. Pior que no caderno de prova tinha a frase bem explícita.
    Agora o candidato vem a essa altura dizer que não fez isso porque não avisaram a ele. Pelo amor de Deus!!!!
    Pior ainda foi a fala da Ministra, dizendo que não eliminaria. Sendo que ela não sabe que isso faz parte do processo. Outra coisa, como a Cesgranrio vai fazer agora, caso digam que não vai eliminar? Porque tem três tipos de prova, e como vai saber que aquele candidato era do tipo 1, 2 ou 3??

    • @carolbguilh
      @carolbguilh 2 месяца назад +3

      Concordo e me incluo nessa, ler é fundamental em qualquer tarefa.

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +2

      Perfeita a tua colocação. Me representa.

    • @zarakikenpachi9538
      @zarakikenpachi9538 2 месяца назад +2

      no caderno de questões tinha lá na capa: "seu gabarito é do tipo 1,2,3"

    • @bruninhagatinha4991
      @bruninhagatinha4991 2 месяца назад +3

      tecnicamente, sem a marcação,o sistema de correção não tem como saber a qual gabarito pertence. ou o sistema dará zero automaticamente, ou caso exista uma má programação que escape e considere o primeiro gabarito - 1 -, as provas tipo 2 e tipo 3 seriam corrigidas pelo gabarito 1 , resultante alguns pontos na mera coincidência. Pra não eliminar, teria que ser preenchido manualmente o gabarito de todos os candidatos, ferindo vários princípios

    • @babadosdosfamosos2608
      @babadosdosfamosos2608 2 месяца назад

      Quem estuda pra concurso há muito tempo sabe que é necessário que a Administração Pública tenha razoabilidade e proporcionalidade na aplicação de seus atos. Não é razoável nem proporcional eliminar um candidato que fez a prova inteira, de manhã e de tarde, por conta dele não identificar o gabarito - algo que a própria banca poderia ter feito , inclsuive para evitar fraudes em um concurso desse tamanho. Fora isso, a abstenção foi de mais de 50%, não dá pra ficar eliminando bons candidatos (sim, não marcar a bolinha não prova que serão péssimos servidores) por conta de algo que a própria banca poderia ter evitado. Gente. Um concurso desse tamanho custa muito aos cofre públicos. Não faz sentido jogar tudo fora , eliminar milhares, por conta de algo que pode ser remediado - afinal, as provas foram Juntô com os cartões resposta.

  • @mirnalizie
    @mirnalizie 2 месяца назад +6

    Nesse caso, na minha opinião, deve ser eliminado, seguindo conforme o edital. Se for aberta essa exceção, muitas outras deverão ser abertas.

  • @cleitonmagnus6827
    @cleitonmagnus6827 2 месяца назад +7

    Então não eliminar quem não teve tempo de fazer as 35 linhas da redação, já que o tempo foi mal distribuído

    • @Jonatahpaz
      @Jonatahpaz 2 месяца назад +1

      Gerênciamento do tempo e leitura do edital, são requisitos básicos para execução de uma prova de um concurso.

    • @Enigmáticos-j3c
      @Enigmáticos-j3c 2 месяца назад +3

      Acho justo. Se eles amenizarem para o pessoal que não marcaram as provas, então tem que amenizar para quem não transcreveu a redação em função do tempo curto. Até o rascunho tá lá como prova que a redação foi feita

  • @danielmoreiralima2143
    @danielmoreiralima2143 2 месяца назад +2

    Faz parte do Edital! Tem de ser cumprido! Cada participante é responsável pela leitura atenta do Edital e de cada palavra do Caderno de Questões!

  • @arthuralves6940
    @arthuralves6940 2 месяца назад +22

    Se não eliminarem, sinto muito, mas fica evidente a falta de compromisso com a lisura do certame, já que a regra editalícia é imperativa.
    Falar, até papagaio fala...

    • @AiltonAlbuquerquedaSilva
      @AiltonAlbuquerquedaSilva 2 месяца назад

      Mesmo edital, que falava de assistência a portadores de TDAH, Autismo e Deficiências Sensorias.( que não houve)
      Pra essa parte, os concurseiros editalistas fingem demência né?

    • @arthuralves6940
      @arthuralves6940 2 месяца назад

      @@AiltonAlbuquerquedaSilva também está errado e deve ser motivo de petição no MP para cumprimento. Quem criou essas situações foi o governo reinventando a roda, então que se vire para resolver. Edital tem que ser cumprido.

  • @CELINAROSADESOUZAPROFAEM
    @CELINAROSADESOUZAPROFAEM 2 месяца назад +2

    deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito e a frase constantes na capa de seu Caderno de Questões. Não vai eliminar não. No caderno no item F fala que deixar de transcrever o número do gabarito e a frase, ou seja, deixar de fazer os dois, se fosse ou ao invés de e ai sim eliminaria.

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад

      Não inventa! O edital era claro: 8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob
      pena de eliminação.
      8.13 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão-Resposta,
      salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Serão consideradas marcações
      28
      indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com a capa das provas, tais como marcação rasurada ou
      emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.

  • @ju7801
    @ju7801 2 месяца назад +7

    O edital é a lei do concurso.

  • @fernandocarvalho4024
    @fernandocarvalho4024 2 месяца назад +1

    Vi em vários lugares as pessoas falando que a redação era entre 35 e 40 linhas. A do bloco 5 era entre 30 e 40. Tive que ir conferir na prova que o MGI disponibilizou. Não conferi todos os blocos, mas, aparentemente, somente o bloco 5 foi entre 30 e 40 linhas.

  • @rosemarydasilva2966
    @rosemarydasilva2966 2 месяца назад +4

    Correto, o edital faz lei entre as partes, sem discussão.

  • @tonusalbert3614
    @tonusalbert3614 2 месяца назад +1

    Tem que cumprir o que está no EDITAL. Tem que desclassificar quem não marcou o gaabrito da prova correpondente, porque senão vai prejudicar quem marcou corretamente. Até porque quem não indicou qual era o gabarito, qual gabarito a banca vai escolher para corrigir a prova do(a) candidato(a)?

  • @Jonatahpaz
    @Jonatahpaz 2 месяца назад +11

    Gerênciamento do tempo e leitura do edital, são requisitos básicos para execução de uma prova de um concurso.
    Melhor frase “tu tem que ser especialista no teu edital, mais que os fiscais”

    • @jaquelinealvarenga3180
      @jaquelinealvarenga3180 2 месяца назад

      Deveria valer 50 pontos só quem preencheu o gabarito e escreveu a frase kkkkkkkk

  • @tonusalbert3614
    @tonusalbert3614 2 месяца назад +1

    Deixo aqui resgistrado, o meu agradecimento a todos, (as), (es) que não marcaram o gabarito na prova. Continuem assim.

    • @elianyfigueiredo3443
      @elianyfigueiredo3443 2 месяца назад

      Não esqueça que seus concorrentes que tiveram nota melhor que a sua podem ter cometido essa falha, mas alertados pelos fiscais a marcarem a informação. Vc que não falhou, ficou prejudicado. 😂 Tenha mais empatia.

    • @LucasHenrique-dj1vq
      @LucasHenrique-dj1vq 2 месяца назад +1

      Não precisa agradecer, vc não vai entrar nem no CR :)

  • @FabioSilva-ez3vs
    @FabioSilva-ez3vs 2 месяца назад +6

    Cerca de um milhão não foi fazer a prova, não teve competência nem pra sair de casa sentar na cadeira por algumas horas e fazer a prova, outros não leram as orientações básicas da prova, não marcaram gabarito, outros não fizeram o mínimo de linhas exigindo na redação.. o jogo segue a galera tem que entender que é uma competição e cada competidor tem que saber as regras

  • @veruskacosta2093
    @veruskacosta2093 2 месяца назад +1

    Concordo que regra de jogo é complicado de ser mudado. Mas no caso, no próprio manual do candidato fala que o candidato deve ficar atento as orientações que serão repassadas verbalmente no dia da prova. Não só na minha sala mas como na escola inteira não foi repassado a questão do número da prova, foi repassado somente a questão da frase, e quando isso veio à tona a coordenação alegou que não foi passado porque não veio nenhuma informação quanto a isso da coordenação do concurso. E outra coisa, a prova foi entregue somente quando tocou o sinal de início da prova (9 horas) o que não teve tempo pra ninguém ler a capa do caderno e se atentar a isso. Seria injusto milhares de candidatos serem prejudicados por falta de treinamento e organização das equipes que aplicaram a prova. O edital saiu em janeiro, eu li ele todinho e imagino que a maioria também leu, mas seria insano esperar que todos lembrassem detalhadamente o que consta no Edital após passados 7 meses. Fornecer as informações desses detalhes no momento da prova é responsabilidade da banca, o que não foi feito por falta de preparo e treinamento.

    • @lightwarrior333
      @lightwarrior333 2 месяца назад +1

      Falta de preparo dos fiscais e um retangulo mostrando exemplo de preenchimento induziu ao erro. Uma lástima

  • @alosodemeloneves5558
    @alosodemeloneves5558 2 месяца назад +8

    NÃO PODE ELIMINAR, POIS ELES FICARAM COM A PROVA E SABEM QUAL O NÚMERO DE GABARITO DE CADA UM

    • @guilhermeagapto
      @guilhermeagapto 2 месяца назад

      Discordo. Quem corrige é um sistema informatizado. Como não foi preenchido o número do gabarito, falta uma informação crucial para o certame. E isso inviabiliza a correção. Só tinha três gabaritos possíveis na hora da anotação. Então, era uma questão de um mínimo de inteligência para perceber qual número devia ser anotado.

  • @elinabelizario6891
    @elinabelizario6891 2 месяца назад +1

    Fiquei pasmada com muita gente que só foi fazer por fazer! Não sabiam nem o que era os eixos .... Então se abrir brecha vai dar problema. Nessa hora cada um tem que ser racional e prestar a atenção

  • @luanalfs
    @luanalfs 2 месяца назад +4

    Se estiver no edital, não tem o que contestar.. eu espero que não mudem o que está previsto no edital

  • @jardheloliveira6291
    @jardheloliveira6291 2 месяца назад

    Na minha sala teve uma pequena intercorrência com o primeiro colega que foi sair da sala: na hora de marcar a digital no gabarito, não tinha tinta no dispositivo. A fiscal falou que ele poderia sair, pois ela relataria tal fato em ata. À tarde, a primeira coisa que ele fez foi perguntar sobre o assunto, então ela disse que havia feito o procedimento e passou para a coordenação. Acho que nesse caso então não terá problemas futuro.

  • @nathaythai232
    @nathaythai232 2 месяца назад +3

    A ministra disse que nao vai ser eliminado porque nao vai ser ela que vai identificar entre os milhoes que fizeram a prova, quem nao preencheu corretamente o cartao resposta. E ela é quem pra ir contra o que esta no edital? Edital é lei, minha gente. A pessoa que vai fazer o concurso tem que ler o edital e as instruções na capa da prova. Isso é o mínimo, minha gente. O minimo que a pessoa deve fazer é ler o edital, ja estudar para a prova é outros 500. Se nao forem eliminados esses, entao tambem nao podem eliminar os que nao tiveram tempo de fazer as 35 linhas da redação. E isso seria muito injusto com quem estudou foi fazer a prova e fez tudo certo conforme esta no edital. Seria injustiça com esses e ate com quem preparou a prova e com toda a logistica que o certame teve.

    • @jeffersonsantos7969
      @jeffersonsantos7969 2 месяца назад

      De fato, considerando os Blocos 01 ao 07, se para alguns candidatos foi cobrado o mínimo de 30 linhas e para outros foi cobrado o mínimo de 35 linhas (num mesmo intervalo de tempo para realização), flagrantemente foi ferido o Princípio da Isonomia. É razoável que em julgamento seja considerada a menor quantidade de linhas cobrada (30 linhas), para que se estabeleça a justa igualdade.

    • @Angella21
      @Angella21 2 месяца назад

      A ministra já voltou atrás após orientação jurídica e consulta à banca. Vão ser eliminados os candidatos que não fizeram a marcação correta da prova. Foi publicada uma nota hj a noite no site do CNU. Felizmente ela foi avisada do grande equívoco que cometeu ontem.

  • @cristianosouza9913
    @cristianosouza9913 2 месяца назад +1

    Na minha sala uma menina percebeu que não tinha anotado isso na parte da manhã e a fiscal falou pra ela que não tinha problema, mas eu fiquei com duvida, pois o edital era claro.

  • @daniloprado8948
    @daniloprado8948 2 месяца назад +4

    O que estiver no Edital e pronto

  • @lucianachaves2128
    @lucianachaves2128 2 месяца назад +1

    A fiscal , veio conferir minha prova na entrega e disse que estava tudo certo. Na de manhã nao marquei, pois nunca fiz prova que pedia isso. De manhã nao fez a orientação e á tarde foi falado. Infelizmente eu nao me atentei a isso. Novo isso.

  • @verdantproducoes
    @verdantproducoes 2 месяца назад +13

    Absurdo não eliminar, o edital era claro, tinha gente fazendo prova de caneta azul. Era muito fácil seguir as recomendações, se alguns não seguiram, paciência

  • @mirianmendes6955
    @mirianmendes6955 2 месяца назад +1

    Um servidor que não lê, imagine como tende a ser relapso na vida pública.

  • @anapaulagynbah2709
    @anapaulagynbah2709 2 месяца назад +10

    Marquei os dois. Porém, para isso haviam duas formas de marcar qual era o gabarito da prova : a marcação do número da prova , e a frase. Creio que se não fizeram nem um , nem outro ( como acontece no Enem) devem ser elimidados sim . Se fizeram os 2 , ótimo, mas se optaram por uma das duas formas , ok tb .

    • @karencabral6224
      @karencabral6224 2 месяца назад

      Aí eu concordo contigo. Se tu não marcou o edital E a frase, daí sim, inclusive lendo a instrução eu entendi assim

    • @diogofarias5961
      @diogofarias5961 2 месяца назад +9

      A frase não é pra identificar seu tipo de prova. É dispositivo de segurança como a digital pra ter sua grafia a próprio punho lá e garantir que você fez a prova

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад +4

      @@diogofarias5961 rapaz, queria saber que viagem é essa que o povo tá inventando que a transcrição da frase era pra identificar a prova.. meu Deus! 😅🤦‍♀

    • @lucianegoncalves9038
      @lucianegoncalves9038 2 месяца назад +1

      @@barbosa3475 Estão se apegando na fala da ministra, mas ela não está correta, e estão achando que sim...kkk...

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад +2

      @@lucianegoncalves9038 essa mulher nem tem ideia do que estava falando, parece que nunca leu um edital de concurso na vida. Tá achando que a palavra dela está acima do edital só pq é a ministra. Espero que alguém dê uma situada nela pra parar de passar vergonha e prejudicar a lisura do processo.

  • @TatianaOliveira-y1b
    @TatianaOliveira-y1b 2 месяца назад +2

    Tem que eliminar sim, do contrário, abrirá brecha para quem não fez as 35 linhas de redação também. Direitos iguais.

  • @mjpmesquita
    @mjpmesquita 2 месяца назад +3

    Regra é regra. Tá no edital e prova. Tem q eliminar. Se mudar si é feira livre.

  • @livianatassiarodriguesfern7063
    @livianatassiarodriguesfern7063 2 месяца назад

    Sou assinante de outro curso mas gostei muito de teu video

  • @gabriellegabi5290
    @gabriellegabi5290 2 месяца назад +4

    tem que elminar sim, a prova já começa ai... LER O COMANDO FAZ PARTE DA PROVA.

  • @KellyCicsu
    @KellyCicsu 2 месяца назад +12

    No ENEM só é eliminado que não escreve a frase ou quem não preenche o gabarito. Esquecer apenas um dos elementos não elimina. Pode ser definido a mesma coisa já que é a mesma banca.

  • @camilalopesmoura7028
    @camilalopesmoura7028 2 месяца назад +1

    Abrir a exceção para beneficiar alguns é um grande perigo. Isso abre brechas pra quem fez menos de 35 linhas também querer estar dentro. A regra estava clara tanto no edital quanto nas orientações na capa da prova. A atenção, leitura, diligência também é uma forma de filtrar futuros bons servidores.

  • @gsouza6065
    @gsouza6065 2 месяца назад +8

    Na realidade essas eliminações nada ou muito pouco alterarão o resultado dos classificados. Quem realmente estudou e se preparou se atentou a isso.

    • @polly1019
      @polly1019 2 месяца назад

      Sei não viu....

  • @andreiarodriguesferreira6985
    @andreiarodriguesferreira6985 2 месяца назад +1

    Eu penso que se está no edital não deve ser alterado, por que se for alterado um item, tem que flexibilizar também, para quem levou o caderno de prova e outros pontos...

  • @costa_monalisa
    @costa_monalisa 2 месяца назад +11

    Não tem condições de uma pessoa que não lê a capa de uma prova ser servidor público. Marcar errado pelo cansaço é possível, mas a pessoa que se nega a ler não tem como passar pano. Sou servidora federal, temos que acompanhar a legislação, participar de treinamentos, orientar o cidadão... Como faz isso se a pessoa mesmo não se orienta?

    • @angelamariaalvesbarbosa2157
      @angelamariaalvesbarbosa2157 2 месяца назад +2

      👏👏👏

    • @AiltonAlbuquerquedaSilva
      @AiltonAlbuquerquedaSilva 2 месяца назад

      No mundo real, tem gente com Autismo, TDAH, deficiências sensoriais e cognitivas. Aliás, estava no edital, acompanhamento especial para esses casos e não houve.

    • @costa_monalisa
      @costa_monalisa 2 месяца назад

      @@AiltonAlbuquerquedaSilva Convivo com o TDAH diariamente, meu noivo tem e mora comigo. Ele faz psicoterapia e vai ao psiquiatra. Quem não teve o acompanhamento, que denuncie e busque os seus direitos. E, como eu disse, tem comentários aqui de pessoas dizendo que não leram porque iam PERDER TEMPO, não porque eram neurodivergentes. A pessoa se negou a ler. Coisa completamente diferente de falta de atenção, que pode acometer qualquer pessoa, inclusive. Outra coisa recorrente nos comentários foram pessoas que acham que é obrigação do fiscal ler e interpretar os comandos da prova, onde que isso tem a ver com TDAH? Nem no atendimento especial teria isso para esse grupo, o que eles fazem, geralmente, é estender o tempo. Há grupos com braile, ledor, videoprova e várias outras limitações. Mas em todos os grupos se a pessoa SE NEGAR a "perder esse tempo", vai dar no mesmo.

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад +2

      @@AiltonAlbuquerquedaSilva para ter tido esse acompanhamento, o candidato deveria ter solicitado no ato da inscrição. Quem solicitou teve.

    • @costa_monalisa
      @costa_monalisa 2 месяца назад

      @@AiltonAlbuquerquedaSilva Convivo com o TDAH diariamente, meu noivo tem e mora comigo. Ele faz psicoterapia e vai ao psiquiatra. Quem não teve o acompanhamento, que denuncie e busque os seus direitos. E, como eu disse, tem comentários aqui de pessoas dizendo que não leram porque iam PERDER TEMPO, não porque eram neurodivergentes. A pessoa se negou a ler. Coisa completamente diferente de falta de atenção, que pode acometer qualquer pessoa, inclusive. Outra coisa recorrente nos comentários foram pessoas que acham que é obrigação do fiscal ler e interpretar os comandos da prova, onde que isso tem a ver com TDAH? Nem no atendimento especial teria isso para esse grupo, o que eles fazem, geralmente, é estender o tempo. Há grupos com braile, ledor, videoprova e várias outras limitações. Mas em todos os grupos se a pessoa SE NEGAR a "perder esse tempo", vai dar no mesmo.

  • @provideomakers5341
    @provideomakers5341 2 месяца назад +1

    09 - Será eliminado deste Concurso Público o candidato que
    f) deixar de transcrever corretamente, nos espaços próprios do Cartão-Resposta/Página de Dissertativa, o número do gabarito E (não é OU) a
    frase constantes na capa de seu Caderno de Questões.
    Portanto, fere os princípios da segurança jurídica e da vinculação ao edital, caso não sejam eliminados.

  • @lennoth
    @lennoth 2 месяца назад +17

    Eu ia esquecer e a fiscal me lembrou, dei MUIIIIIIITA sorte!!!

    • @cheroazedo
      @cheroazedo 2 месяца назад +1

      O mesmo ocorreu comigo

    • @endersonsouza6333
      @endersonsouza6333 2 месяца назад

      O mesmo aconteceu comigo pela manhã e à tarde já fui mais atento

    • @carolbguilh
      @carolbguilh 2 месяца назад

      Eu tb!

    • @diegogomesdasilva6535
      @diegogomesdasilva6535 2 месяца назад +1

      Eu sempre anoto, mas infelizmente não prestei atenção pela manhã e só estava claro para mim a tarde.

  • @TupyBarjudCULTURA
    @TupyBarjudCULTURA 2 месяца назад

    BOM DIA.AMIGO SABE ME INFORMAR SE O CANDIDATO QUE TRANSCREVER A FRASE PEDIDA NAS PROVAS E COLOCAR COM LETRA DE FORMA ,SEM USAR AS LETRAS MINUSCULAS E MAIÚSCULAS EM APENAS UMA DAS PROVAS, CONFORME PEDE O EDITAL,VAI SER ELIMINADO ?

  • @beatrizsantanna6941
    @beatrizsantanna6941 2 месяца назад +6

    Daqui a pouco quem saiu com a prova também não será eliminado

  • @eltonsouza_tanamente
    @eltonsouza_tanamente 2 месяца назад +1

    Sou Autista e meu erro foi de ter perdido tempo nos rascunhos da redação,ainda teve o erro da fiscal q mexendo no celular esqueceu de apagar da lousa os minutos q faltavam,eu quem tive q perguntar quanto tempo falta pra terminar a prova?, Só aí q ela foi olhar pra lousa e apagou dois horários e já fazia 1h q ela nem se levantava pra apagar nada, isso já nos últimos minutos e tive q fazer nas pressas o rascunhos da redação, a prova já havia terminado com gabarito,nome, frase e tudo, só faltava agora transcrever a redação de 40 linhas dos rascunhos pra folha original da prova quando ela chegou dizendo q só faltavam 8 minutos,fiz nas pressas tentando passar as 40 linhas dos rascunhos pra folha de correção e não deu tempo transcrever tudo,não consegui transcrever pelo menos o mínimo de linhas q eram 35,só escrevi 30. Se nao fosse isso,eu tava na certeza de q tinha sido aprovado pq a prova foi ótima,a redação foi perfeita,então foi só mesmo a falta de administração do tempo tanto minha quanto a da fiscal e principalmente da banca do concurso em geral q deu pouquissimo tempo para todos nós candidatos,fazendo com que atrapalhasse a entrega plena das redaçoes e da prova completa em si, inclusive aqueles q deixaram de assinar nome,escrever a frase de prova,nunero do gabarito,dentre outras situacoes q aconteceu nesse concurso, se fosse so com uma ou duas ou um número pequeno de pessas poderiamos jugar q elas nao estudaram pro concurso ou nao estavam tao interessadas,mas nao foram duas mem tres,tao pouco quatro,foram mais q a metade dos candidatos q relataram problemas como os ja citados acima, por isso eu acredito q o motivo maior de todos os problemas foi o pouco tempo de prova q deram pra concluir tudo.
    Com mais tempo de prova muitos teiam concluoa redação,com maitwmpo de prova teriam lembrado de assinar o numero do gabarito,assinar o nome q estes dois últimos são coisas básicas das básicas, a pessoa teria mais calma pra concluitr a prova com atenção aos detalhes tao básicos q deixaram passar pela pressa,pelo medo de nao dar tempo concluir tudo no tempo exigido.
    Mas por outro lado eu concordo q. regra é regra, se eu fosse a. Ministra e concluísse q existe candidatos q conseguiu fazer a prova e tbm a redação por completa, daria a vaga pra esse q mesmo com pouco tempo conseguiram concluir tudo. Já os demais tentariam ser mais ágeis na próxima pq o tempo não espera. Daqui a pouco tem novos concursos e os eliminados continuam nessa confusão tentando mudar o q ta no edital. Ja era,passou,morreu,vamos pra próxima q tem mais, Pois o tempo não espera por ninguém.

  • @r.ventura7301
    @r.ventura7301 2 месяца назад +19

    Vacilei mesmo, rsss mas levanto alguns argumentos ao meu favor (claro rss): muita poluição na capa da prova, transcrição no caderno de prova que me parece uma dupla verificação ( princípio da eficiência e bom senso) tempo curto para a prova... mas compreendo o jogo, e estou preparado para qualquer desenrolar nesse critério, por exemplo a minha esposa minha concorrente, não acha certo a minha não eliminação... não culpo os fiscais, vida que segue😂

    • @r.ventura7301
      @r.ventura7301 2 месяца назад

      Só adicionando, o foco principal é o exame, o processo não é foco, ou seja, eu entendo que o bom senso é princípio da eficiência devam ser o norteador na decisão do MGI.

    • @diogofarias5961
      @diogofarias5961 2 месяца назад

      Pelo menos vc é sensato. O que vier é lucro

    • @marcelobrasildearaujo1084
      @marcelobrasildearaujo1084 2 месяца назад +1

      Eu marquei o número da prova depois que percebi que o número da era diferente do gabarito aí marquei o certo e escrevi a frase

    • @diogofarias5961
      @diogofarias5961 2 месяца назад

      @@marcelobrasildearaujo1084 vc marcou dois números?

    • @moroziniful
      @moroziniful 2 месяца назад +1

      @@marcelobrasildearaujo1084fiz a mesma coisa, minha estava PROVA 2 é GABARITO 1, na hora nem vi.. corrigi e o fiscal constou em ata

  • @Jb2candido
    @Jb2candido 2 месяца назад +2

    Se não segue instrução expressa no edital, tem que ser eliminado. Independente do motivo. Se abre brecha, tem que deixar os que chegam '"só um minutinho atrasado" fazer a prova também.

  • @omundoacademico_
    @omundoacademico_ 2 месяца назад +3

    Tem que eliminar. É OBRIGAÇÃO de todo candidato que vai fazer concurso, ler o edital, cumprir as regras e normas, se atentar ao caderno e exigências. Se deixarem isso passar, vão abrir precedentes para outros candidatos judicializarem.

  • @leidianecarvalhopereira4264
    @leidianecarvalhopereira4264 2 месяца назад

    Na hora da prova o fiscal diz que orientaria o final da prova como preencher porém na entrega da prova não disse estava certo ou errado

  • @Climbgator
    @Climbgator 2 месяца назад +3

    Quem leu marcou.

  • @solivandantas4833
    @solivandantas4833 2 месяца назад +2

    O fiscal fala em sala para todos os candidatos que tem que marcar sim.

  • @RaphaelaKnupfer
    @RaphaelaKnupfer 2 месяца назад +16

    Espero de verdade que o MGI observe essa questão, pois no caderno está claro que precisa haver uma CUMULAÇÃO dos dois para haver a eliminação. Quem marcou a frase é possível sim observar de qual gabarito se trata.

    • @petrofire1785
      @petrofire1785 2 месяца назад

      @@RaphaelaKnupfer exatamente

    • @diogofarias5961
      @diogofarias5961 2 месяца назад +7

      Errado. Ou é os dois ou nada. A frase não é usada para identificar seu tipo de prova vc sabe né? A frase é usada como "dispositivo de segurança" assim como a digital. É apenas pra que tenha um texto escrito a próprio punho comprovando que foi vc que fez. Quem lê os gabaritos é uma máquina. Como ela vai identificar o tipo de prova se você não marcou nada?

    • @barbosa3475
      @barbosa3475 2 месяца назад +1

      8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob
      pena de eliminação.
      8.13 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão-Resposta,
      salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Serão consideradas marcações
      indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com a capa das provas, tais como marcação rasurada ou
      emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.

  • @alessandrasaturnino7772
    @alessandrasaturnino7772 2 месяца назад

    O local onde doi aolicada a prova em Cuiabá, houve fiscais, que verifiavndo que nao havia o número do gabarito, anoraram para os candidatos. Hoive candidatos que ao sair da prova e verificando com outros colegas que orecsava colocar o numerro no gabarito, retornou a sala de prova e os fiscis deixaram colocar o número. A organização da prova feriu o princípio da isonomia

  • @Livinhaiglesias
    @Livinhaiglesias 2 месяца назад +4

    Tem que eliminar. As pessoas tem que ler.

  • @Nostalgia2077
    @Nostalgia2077 2 месяца назад +1

    Galera, tem q focar na atenção, ler duas ou três vezes o comando da prova, se a pessoa erra simples comando imagina na profissão.

  • @josilanedacostapena984
    @josilanedacostapena984 2 месяца назад +6

    Não importa o que dizem. O que está no edital tem que ser cumprido. Fiz a prova do INSS e também acabei esquecendo de colocar a frase no gabarito. A prova estava ótima, estava muito feliz, apenas no outro dia, conversando com uma amiga, ela perguntou qual foi a minha frase, foi quando dei conta que, infelizmente, não tinha transcrito no cartão resposta. Não reclamei. Eu tinha total consciência que o erro foi meu. Se está no edital, tem que ser executado.

  • @jacksonsouza1147
    @jacksonsouza1147 2 месяца назад +1

    Muito estranho acontecer isso porque na hora h os fiscais dão todas as instruções e ainda vão de mesa em mesa verificar se todo mundo marcou tudo certo no caderno, até a impressão digital.

  • @luciacornely60
    @luciacornely60 2 месяца назад +4

    Não marquei no turno da manhã, fui notar isso apenas quando conversei com meu marido que fez a prova e comentou que marcou apenas pq um colega de sala perguntou o que era aquele 1, 2 e 3 e os fiscais foram pesquisar o que era. Eu não me lembrava de ter visto ou lido nada sobre isso (a fiscal na minha sala apenas informou os horários de saída e qual horário podia levar o gabarito) e no turno da tarde fui prestar atenção e percebi pq me confundi, o local para marcar a opção estava dentro do retângulo com o título 'exemplo de preenchimento' e como eu sabia preencher o gabarito pulei todo retângulo. Sei que isto aconteceu com várias pessoas e eles devem estar levantando quantos candidatos serão eliminados por isso, pq a meu ver foi claramente um erro de design, trabalho com teste de software e sei que este design está fora das boas práticas pois dava a impressão que todo retângulo era a mesma coisa. Dito isso, sei que foi desatenção minha também, porém creio que haverá judicialização não importa a decisão, pois qualquer pessoa que trabalha com design pode afirmar que ocorreu uma indução ao erro neste formato.

    • @lightwarrior333
      @lightwarrior333 2 месяца назад

      Perfeitamente, tive a mesma percepção e experiencia que voce!! Achei que era apenas exemplo de preenchimento, fui muito bem na prova de manhã, e a tarde quando percebi o erro, ja sabia que estava eliminado, e não fritei meu cérebro para fazer, fiz de qualquer jeito, muito triste pelo ocorrido.. Enfim um despreparo TOTAL dos FISCAIS. Por mais que fosse nossa obrigação, creio que uma empatia com o candidato por parte dos fiscais e uma orientação Mínima (marquem frase/indiquem gabarito) já resolveria muita coisa. Talvez entrar com recurso alegando esse erro, porém como é um computador que vai ler, mesmo com a fala da ministra, caso ninguém manualmente por nós essa falta de indicação de gabarito, dai não tem como ser corrigida mesmo.

    • @luciacornely60
      @luciacornely60 2 месяца назад +3

      @@lightwarrior333 a hipótese que se levantou foi que é possível ler a partir da frase. Na minha sala a fiscal apesar de não dar orientações era bem atenciosa e verificava se tínhamos assinado e preenchido a frase, ela também não se atentou ao número gabarito. No caso do meu marido ele até fez uma ata pois a fiscal falou que não precisava escrever a frase, encontrei alguns relatos também de fiscais que falaram que não precisava marcar, se isto foi registrado em ata será analisado junto com as solicitações. Vou aguardar o resultado, mas também fiz a prova bem de qualquer jeito a tarde com a tristeza da eliminação, então é provável que mesmo não eliminando, o pessoal que não marcou pela manhã nem irá atingir o mínimo a tarde.

    • @lightwarrior333
      @lightwarrior333 2 месяца назад

      @@luciacornely60 Vi um relato de uma moça que ligou na cesgranrio e foi informada que a frase bastaria para identificar a prova. Mas foi bem isso, antes do inicio da prova a tarde e sabendo da minha eliminação, fiz de qualquer jeito, algumas questões eu não li e chutei..Enfim, de toda forma achei a prova para o bloco 4 - AFT - bem fraca nas questões especificas do eixo 4, só beneficiou as pessoas da área da saúde.

    • @diego-k9y6e
      @diego-k9y6e 2 месяца назад

      @@lightwarrior333 não sei se o programa que corrige a prova faz isso, mas é fácil ler a frase da capa e selecionar o gabarito da prova e assim fazer a correção.

    • @AiltonAlbuquerquedaSilva
      @AiltonAlbuquerquedaSilva 2 месяца назад

      EXATAMENTE. Mas os Dick vigaristas da vida...querem a vaga a todo custo. Não é sobre as normativas do edital, e sobre ter menos concorrendo

  • @observador0
    @observador0 2 месяца назад +1

    Não tem possibilidade de correção automática das folhas de resposta sem a marcação do tipo de gabarito, pois é a primeira coisa que o sistema lê. Provavelmente o edital precisa ser cumprido e quem não marcou, infelizmente pode ser eliminado. É triste mas é bem possível.

  • @emebruibarbosa7881
    @emebruibarbosa7881 2 месяца назад +3

    O povo é muito desatento. Pelo amor de Deus!

  • @moara9337
    @moara9337 2 месяца назад +2

    Eu não marquei😂 sou super atenta, já apliquei prova, trabalho com processos não pode ter erro, mas não li, passou batido, muita informação kkkk não quero mas mereço ser eliminada e olha que acho que fiz boa prova e boa redação, o certo é certo, se eu tivesse do lado de lá também não concordaria

  • @petrofire1785
    @petrofire1785 2 месяца назад +6

    Olha a resposta mais coerente eu vi de um amigo nosso aqui .... Concordo em uma eliminação em quem esqueceu a frase e o gabarito do número da prova .....porém quem colocou a frase não deveria ser eliminado não ....Empatia pessoal ...e a regra é se esquecesse os 2 ... E não um ou outro ....já que as frases eram diferentes....daria pra saber qual é a prova.

    • @lovemusica
      @lovemusica 2 месяца назад +7

      Nada haver.....se ta no edital ten que seguir a regra do jogo....o problema é que a maioria nao lê o edital

    • @beiraodoaloucura9295
      @beiraodoaloucura9295 2 месяца назад +5

      A ministra não é maior que a lei.

    • @beatrizsantanna6941
      @beatrizsantanna6941 2 месяца назад

      Você não marcou o gabarito né 😅😅😅

    • @lightwarrior333
      @lightwarrior333 2 месяца назад

      mas é o computador que vai ler, creio que lê apenas a bolinha e nao a frase.

    • @petrofire1785
      @petrofire1785 2 месяца назад

      @@beatrizsantanna6941 marquei sim , mas estou apenas me colocando no lugar do outro. Vi uma menina saindo desesperada por isso.....