BOA NOITE JÚLIO, ESSA MUSICA MERECE VIRAR UM FILME, QUE HISTÓRIA MUITO DA HORA!! REFERENTE A GM VERANEIRO, SOU SUPER HIPER FÃ DESSA CLÁSSICA E ICÔNICA CAMINHONETE. REFERENTE AO RENATO RUSSO, SIMPLESMENTE UM GÊNIO, SEM MAIS, ADOREI, AMEI ESSA HISTÓRIA, VOCÊ É MESTRE👍👍✌️✌️
Essa música foi o "ponta pé inicial" para minha vontade de fazer o TCC sobre as músicas da década de 80 e o período histórico... Depois de muita resistência me formei com nota máxima e o comentário de que tinha "sido abusada" já que como o tema era inédito e isso, geralmente acontece com teses de mestrado...❤️
Quando comprei esse LP, eu não sabia nada do aborto elétrico. Era mais um grupo de Brasília, como a Plebe, sabíamos de uma conexão entre elas, mas não sabíamos de história. Esse disco é muito querido como se fosse um da própria Legião
Um amigo que se tornou PM deixou de falar comigo por causa dessa música. Ele considerava um insulto pessoal qdo a gente cantava. Uma das últimas vezes que o vi foi fazendo segurança pública num show dos Engenheiros. Sei q hoje ele é aposentado mas mesmo assim nunca mais nos falamos e nos afastamos totalmente. A música hoje é mais atual que nunca.🤦🏾♀️
Mas não sei pq ele acha que a música fala mal da polícia, ela parece que fala mal, mas se vc souber interpretar e se esforçar verá que em um determinado momento há uma pequena parte que fala até bem de uma parte da polícia. E outra a polícia hj em dia é muito respeitada, muito mais que a maioria dos países, isso pq a criminalidade diminuiu muito nas últimas décadas. Fosse o Brasil um país onde tivesse muita injustiça, criminalidade e impunidade até entenderia seu amigo, mas não é o caso.
O tema Legião Urbana é o que eu mais gosto no seu canal . Gosto muito dessa época da legião , me dá uma sensação muito boa ,é como se eu me transporte-se pra essa época . Faculdade , intelectualismo , rock e tudo mais .🍷🎧🎸
Eu era de SP e, naquele tempo, cada estado era um país, as coisas não eram tão conectadas. Era normal que bandas de um estado se encontrassem mais e um ouvisse o som dos outros do mesmo estado. Havia essa troca de influências. Legião, Capital e Plebe tinham músicas com temáticas semelhantes, que falavam daquela Brasília que ainda não tinha nem 30 anos de idade. Queríamos saber como eram os jovens de lá, o que pensavam, o que faziam. E o rock deles era diferente de sp, que era diferente do Rio, que era diferente do RS. Por mais que o Humberto não gostasse de ouvir, havia uma tendência de rock em cada região nessa época, antes da globalização. Brasília tinha fama de ter escolas melhores que as nossas, muito dinheiro, muito poder, uma classe média grande e forte. Bem diferente do que acontecia aqui. Se vc ouve os 1os LPs destas 3 bandas, eles dão um banho em letras sobre política, censura, sociedade, amor... nao eram melhores ou piores que as demais bandas, mas eram boas. Eles cantavam coisas da cidade e é impossível não andar em Brasília, 40 anos depois, ver que as coisas estão ali. A Asa Norte segue com as baladas, os centro comerciais tem influência para que novos concorrentes não entrem, filhos de diplomatas chegando nas escolas em carros pretos, as ruas quase escuras... está tudo ali. Foi importante para nós sabermos o que eles pensavam em Brasília. E assim foi com os Engenheiros. Amo todas essas bandas e essa troca me ajudou a entender melhor este país
Ficção Científica, que era do Aborto Elétrico, ficou com o Capital Inicial também. Embora não tenha feito o mesmo sucesso que as outras três, vale o registro. Júlio, admiro muito seu trabalho. Não somente pelos vídeos, mas também pelos estudos que você faz, parabéns pelo trabalho e por tudo que faz pelo Rock Nacional, você é uma inspiração! Obrigado de coração!
Esse sucesso blindando Capital Inicial com Disco de Ouro tinha que passar pelas mãos de Renato Russo. Melhor LP do Capital Inicial disparado em toda carreira da Banda. 🎸🎶 Conteúdo maravilhoso! Que história! 👏👏👏
Eu tenho uma Azul Marinho. 87. As Veraneio da Polícia Civil do DF que tinham uma faixa vermelha, talvez daí venha a inspiração, a carroceria era brancas e verde. As da PM eram brancas com cinza ou pretas.
O JÚLIO DA VIDA PARA AS HISTÓRIAS QUE ELE CONTA BRILHANTEMENTE, ESSA É A GRANDE DIFERENÇA, E AINDA TEM P @ N @ C @ QUE DIZ QUE O JÚLIO DECORA, É DE LASCAR...
UMA RESPEITOSA CORREÇÃO, A VERANEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO SE CHAMA A20, POR SER MOVIDA A ALCOOL, POIS D20 É DIESEL. AS VERANEIO DAS PM DO RIO E SÃO PAULO NÃO ERAM MOVIDAS A DIESEL.
❤ Ouvindo essas histórias dessas bandas, faço uma viagem no tempoo...Caraa!!!!! Como eu vivi tudo isso e fui feliz!!!! Anos 80 forever!!! Viva o Rock 🎸 brasileiro.
Esse foi o segundo disco da minha coleção de rock nacional. O primeiro foi rádio pirata. Lembro que eu convenci minha mãe a comprar porque ela gostava de Música Urbana. Tinha eu 14 anos e não me preocupava muito em entender a história das letras. Curtia Veraneio do mesmo modo que Psicopata. Pela pegada punk.
Mesmo não podendo ser membro no momento,sempre deixo meu Iike,pois seu trabalho é um alento ao coração de quem viveu uma época tão linda do rock nacional. Na verdade as histórias das bandas e cantores do rock nacional, nos anos 80 são tão incríveis que ,deveriam ser mais contadas. Sei que você deve ter muito trabalho em suas pesquisas, mas se me permite um pedido. Conte a história do Ultraje a Rigor,,na minha opinião a banda mais Top da história do Rock nacional.
Seria ótimo se o canal também passasse pelo lado mais alternativo do rock daquela época: 365, Violeta de Outono, Harry, Agentss, Mercenarias, Último Número, Vzyadoq Moe…
Se algum grupo musical, hoje, fizesse uma música criticando o STF, o processo eleitoral, será que teriam a permissão de divulgá-la? Acordem, estamos sob censura!
Boa tarde. Sou da galéra dos anos 80 e tem uma viatura da polícia civil da DOE delegacia de operaçoes especiais que é exatamente como a musica. Veraneio da da cor preta, branca e uma listra vermelha no meio.
Cara vc é muito fera no que faz, eu gostaria que vc conta-se a história de Carlos Alexandre e Evaldo Braga, sei que foge das bandas de rock porém esses cantores tivemos uma morte estranha e muita coisa se bate entre os dois, muitos acham que eles carregavam uma maldição, enfim. Muita gente não conhece eles acho que seria top vc contado. Abraços
Talvez tenha sido uma mera coincidência, mas me parece que Renato Russo gostava dos carros da Chevrolet, pois além de Veraneio Vascaína, Renato também compôs Dezesseis, que conta a história de João Roberto, o Jhonny, que tinha um Opala metálico azul, outro carro da Chevrolet.
A questão da censura é algo que meu pai direitista e evangélico sempre me conta que foi um marco contra os "rebeldes" e "ao combate a pessoas de má índole espalhadores de baderna através da música". Sempre achei uma besteira tamanha e continuo achando hoje eu já com 35 anos e ele 65. A única diferença é que continuo escutando aquilo que quando era adolescente era tido como algo rebelde e ele morria de raiva e ele agora escuta e até canta quando toca na Alpha Fm ou Antena 1 nisto entra Titãs, Capital, Legião, Rita Lee, Caetano, Mutantes, Raul. Tenho certeza que sempre escutou baixinho para ninguém saber. Há alguns meses atrás teve a "pachorra" de me pedir na cara dura para gravar a discografia do Elton John e Cazuza em um pen drive. Atendi prontamente! Pior fosse depois de velho continuar sendo burro.
Quando é falado na música: "porque pobre quando nasce com instinto assassino, sabe o que vai ser quando crescer desde menino" Seguida da estrofe: "Papai eu quero ser policial quando crescer" Da a entender que o pobre visa ser policial e consequentemente, pela interpretação da letra, um agressor. Para mim sempre soou como um preconceito com as classes baixas
Meu amigo, você falou tudo: o desprezo à polícia é um desprezo ao pobre também, pois a pm é basicamente formada por homens negros de baixa renda. É elitismo puro.
Tem um livro "Conversações com Renato Russo" ( acho que é isso o nome ) um apanhado de várias entrevistas. E eles organizavam a tal da "roconha" , e aí a polícia sabia da festa e etc. E a polícia já estava no lugar esperando, e quando a molecada chegava já era pega. A polícia se aproveitava das meninas e dava umas suadas na molecada ( e como eles passavam a mão nas meninas e abusavam delas daí o lance dos "tarados") E quando os pai foram na delegacia buscar seus filhos, os policiais humilhava a molecada. " O dona fulana, aquela ali é sua filha ? Ela estava chupando o moleque e usando drogas " E dos meninos também. É uma parada nesse sentido. Abraços !
Parabéns pelo vídeo e pelo ótimo trabalho de pesquisa. A música é, sim, elitista e mostra desprezo aos pms de origem pobre. “pobre quando nasce com instinto assassino, sabe o que vai ser quando crescer desde menino” ele está se referindo aos policiais. Tanto que diz na sequência “papai eu quero ser policial quando eu crescer”.
É. Sem palavras. Interessante mesmo. Mas sem palavras. Muito bom. Os punks também poderiam ser chamados de pragas malditas? Mas quê jogo de queda de braço de final dramático! Nada como um bom trabalho pra dar sentido à vida. E há quem diga que trabalhar não vale a pena.
Júlio, engraçado é que a Veraneio da PM de São Paulo (na minha lembrança) era muito mais vascaína que a do DF, isso pq o time de São Januário não tem tanta torcida nas terras paulistas hehehe E irônico também o setor da Censura Federal querendo mostrar serviço mesmo com o fim da Ditadura Militar e a chegada ao poder do Sarney, talvez pra justificar o gordo salário dos funcionários de lá...😂😂😂😂
UMA RESPEITOSA CORREÇÃO, AS VERANEIO DE SÃO PAULO BRANCA E PRETA ERAM DA POLICIA CIVIL. NO CASO DAS VERANEIO DA PM PAULISTA, AS CORES DAS DECADAS DE 60 ATE O INICIO DOS ANOS 80, ERAM LARANJA E PRETO, E POSTERIORMENTE DA METADE DOS ANOS 80 ATÉ O FINAL DOS ANOS 90, CINZA E BRANCO. NO CASO DA ROTA, SOMENTE CINZA.
Nossa! Como se a instituição policial fosse boa e funcionasse. Olha a merda q tá hoje a polícia e as secretarias da segurança pública onde, só vemos crescer a criminalidade, mas a secretaria da segurança pública, com notinhas pros jornais, dizem q diminuiu a criminalidade e prenderam muito mais bandidos. Vejo isso todos os dias nos jornais .
7 : 41 Renato resumiu bem Oque é essas bandinhas de Brasília,A gente era tudo filhinho de classe média fingindo ser punk,esses filhinhos de diplomatas quando ficava sem leite com todinho saia quebrando tudo,piada igual esse capital inicial com esse cantorzinho ruim de forçado 😒
Na frase porque pobre quando nasce com instinto assassino sabe o que vai ser quando crescer desde menino Ladrão para roubar, marginal para matar Papai eu quero ser policial quando crescer. Eu acho que ele ( Renato Russo) quiz dizer Q o policial são as duas coisas e não é punido. Tem policial que rouba e matar Ou seja ladrão e marginal.
O verdadeiro Russo sou eu,ele era Manfredini... E ele é super mega hiper valorizado. Músicas boas de verdade ele só tem umas 4 ou 5 ,o resto eram músicas sofríveis e chatas,tipo pseudo inteletuais. Além de como pessoa era um lombrado problemático. Pronto Falei!
UMA RESPEITOSA CORREÇÃO, AS VERANEIO DA PRIMEIRA GERAÇÃO FORAM SUBSTITUÍDAS PELAS VERANEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO A20, POIS ERAM MOVIDAS A ALCOOL. D20 NO CASO, É A DIESEL, E AS VERANEIO DE ÉPOCA NÃO ERAM MOVIDAS A DIESEL. PODE PESQUISAR...
Eu sempre achei essas musicas de protesto policial, politica, bastante Esquerdistas! talves por isso nunca me simpatizei. Mas tambem deve ser porque eu nao vivi como jovem nos anos 70,80, Mas de qualquer forma o Renato Russo sabia fazer outras letras geniais , tal como Que pais é Esse ?, que mesmo a melodia sendo plagiada a Letra é Genial.
Olá Luis Uma observação: a expressão "filho da revolução" não diz que Renato revolucionou algo. Neste caso, a sentença precisaria ser "Renato Russo: o revolucionário", "Renato Russo: aquele que revolucionou", etc. O que esta sentença diz é que ele é filho de uma revolução, portanto fruto de algo feito anteriormente. A "revolução" entendida pelo autor da biografia é aquela que teve lugar na juventude brasileira em meio à transição democrática. Abs
@@julioettore tá bom, más mesmo assim contínuo não gostando Renato Russo, um cara arrogante, tratava mal tudo e todos, fui DJ em uma discoteca em Ribeirão Preto em que a legião urbana fez um show, em 1992 vou ser bem sincero, Renato Russo era um babaca, arrogante e cantava muito mal ao vivo!!!
Júlio, sou de Brasilia, a Veraneio Vascaina é referente a Veraneio da Polícia Civil, que na época, a viatura era preta e branca.
BOA NOITE JÚLIO, ESSA MUSICA MERECE VIRAR UM FILME, QUE HISTÓRIA MUITO DA HORA!! REFERENTE A GM VERANEIRO, SOU SUPER HIPER FÃ DESSA CLÁSSICA E ICÔNICA CAMINHONETE. REFERENTE AO RENATO RUSSO, SIMPLESMENTE UM GÊNIO, SEM MAIS, ADOREI, AMEI ESSA HISTÓRIA, VOCÊ É MESTRE👍👍✌️✌️
Aqui na cidade de São Paulo, a Veraneio da polícia, era conhecida como Camburão. Eu era criança e via muito desses Camburão e os Fuscas da polícia.
Verdade, os fuscas da polícia também tinham um apelido, não me lembro agora
O APELIDO DOS FUSCA DA PM ERA BARATINHA.
@@expeditomendoncajunior8965, aqui no Rio eram chamados de Joaninha. Inclusive há uma menção em "Kátia Flávia", de Fausto Fawcett.
Essa música foi o "ponta pé inicial" para minha vontade de fazer o TCC sobre as músicas da década de 80 e o período histórico...
Depois de muita resistência me formei com nota máxima e o comentário de que tinha "sido abusada" já que como o tema era inédito e isso, geralmente acontece com teses de mestrado...❤️
Parabéns!
Noventa e nove por cento de plágios de playboys maconheiros.
Posta o link do TCC aqui.
@@glaubereduardo7400 🙌🏽
Quando comprei esse LP, eu não sabia nada do aborto elétrico. Era mais um grupo de Brasília, como a Plebe, sabíamos de uma conexão entre elas, mas não sabíamos de história. Esse disco é muito querido como se fosse um da própria Legião
Um amigo que se tornou PM deixou de falar comigo por causa dessa música. Ele considerava um insulto pessoal qdo a gente cantava. Uma das últimas vezes que o vi foi fazendo segurança pública num show dos Engenheiros. Sei q hoje ele é aposentado mas mesmo assim nunca mais nos falamos e nos afastamos totalmente. A música hoje é mais atual que nunca.🤦🏾♀️
Eu sou PM , sou super fã de legião urbana, e adoro a música veraneio vascaína.
Imagina quando ele ouve "Polícia" do Titãs. Kkkkkkkkkk
Conheci essa música na voz do capital inicial meu ex colega não virou polícia sim carteiro de rua 😅
Tem gente que é muito corporativista, leva pro lado pessoal e não vê a crítica de forma ampla.
Mas não sei pq ele acha que a música fala mal da polícia, ela parece que fala mal, mas se vc souber interpretar e se esforçar verá que em um determinado momento há uma pequena parte que fala até bem de uma parte da polícia. E outra a polícia hj em dia é muito respeitada, muito mais que a maioria dos países, isso pq a criminalidade diminuiu muito nas últimas décadas. Fosse o Brasil um país onde tivesse muita injustiça, criminalidade e impunidade até entenderia seu amigo, mas não é o caso.
O tema Legião Urbana é o que eu mais gosto no seu canal . Gosto muito dessa época da legião , me dá uma sensação muito boa ,é como se eu me transporte-se pra essa época . Faculdade , intelectualismo , rock e tudo mais .🍷🎧🎸
Muito Bom esse Vídeo.
🎼🎤🎼🎸🎼🥁🎼🎹🎼
Eu era de SP e, naquele tempo, cada estado era um país, as coisas não eram tão conectadas. Era normal que bandas de um estado se encontrassem mais e um ouvisse o som dos outros do mesmo estado. Havia essa troca de influências. Legião, Capital e Plebe tinham músicas com temáticas semelhantes, que falavam daquela Brasília que ainda não tinha nem 30 anos de idade. Queríamos saber como eram os jovens de lá, o que pensavam, o que faziam. E o rock deles era diferente de sp, que era diferente do Rio, que era diferente do RS. Por mais que o Humberto não gostasse de ouvir, havia uma tendência de rock em cada região nessa época, antes da globalização. Brasília tinha fama de ter escolas melhores que as nossas, muito dinheiro, muito poder, uma classe média grande e forte. Bem diferente do que acontecia aqui. Se vc ouve os 1os LPs destas 3 bandas, eles dão um banho em letras sobre política, censura, sociedade, amor... nao eram melhores ou piores que as demais bandas, mas eram boas. Eles cantavam coisas da cidade e é impossível não andar em Brasília, 40 anos depois, ver que as coisas estão ali. A Asa Norte segue com as baladas, os centro comerciais tem influência para que novos concorrentes não entrem, filhos de diplomatas chegando nas escolas em carros pretos, as ruas quase escuras... está tudo ali. Foi importante para nós sabermos o que eles pensavam em Brasília. E assim foi com os Engenheiros. Amo todas essas bandas e essa troca me ajudou a entender melhor este país
Bons tempos. O certo é cada estado ser como um país mesmo com a sua devida cultura.
Chevrolet veraneio foi um carro clássico das polícias pm, PC Federal, rodoviária teve.
Ficção Científica, que era do Aborto Elétrico, ficou com o Capital Inicial também. Embora não tenha feito o mesmo sucesso que as outras três, vale o registro. Júlio, admiro muito seu trabalho. Não somente pelos vídeos, mas também pelos estudos que você faz, parabéns pelo trabalho e por tudo que faz pelo Rock Nacional, você é uma inspiração!
Obrigado de coração!
Belos e Malditos também é letra do Renato Russo, só não sei se é do tempo do Aborto Elétrico
Ficção Científica é boa demais
pra mi essa é a melhor música deles
Esse sucesso blindando Capital Inicial com Disco de Ouro tinha que passar pelas mãos de Renato Russo. Melhor LP do Capital Inicial disparado em toda carreira da Banda. 🎸🎶
Conteúdo maravilhoso! Que história! 👏👏👏
acho o segundo o independência melhor
Parabéns pelo vídeo! Não troco minha Veraneio 77 verde garrafa por SUV nenhum...foram 7 longos anos de reforma.
Eu tenho uma Azul Marinho. 87.
As Veraneio da Polícia Civil do DF que tinham uma faixa vermelha, talvez daí venha a inspiração, a carroceria era brancas e verde. As da PM eram brancas com cinza ou pretas.
Gosto muito da forma como você conta essas histórias
O JÚLIO DA VIDA PARA AS HISTÓRIAS QUE ELE CONTA BRILHANTEMENTE, ESSA É A GRANDE DIFERENÇA, E AINDA TEM P @ N @ C @ QUE DIZ QUE O JÚLIO DECORA, É DE LASCAR...
Aqui no estado do RJ , a D20 Chevrolet foi que substituiu a veraneio.
Depois da D20 foi a blazer.
UMA RESPEITOSA CORREÇÃO, A VERANEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO SE CHAMA A20, POR SER MOVIDA A ALCOOL, POIS D20 É DIESEL. AS VERANEIO DAS PM DO RIO E SÃO PAULO NÃO ERAM MOVIDAS A DIESEL.
Adorei a veraneio e sou vascaino! Viva a legião urbana!
Meus pêsames pelo Vasco...kkk
Vascão ❤
EU AMO, ADORO LEGIÃO URBANA, SOU FÃ DA CAMINHONETE VERANEIO E SOU CORINTHIANO ❤❤❤❤
❤ Ouvindo essas histórias dessas bandas, faço uma viagem no tempoo...Caraa!!!!! Como eu vivi tudo isso e fui feliz!!!! Anos 80 forever!!!
Viva o Rock 🎸 brasileiro.
Amo Veraneio Vascaína, Música Urbana e Fátima.
Julio, perdão a correção. Mas não tinha barraca do Tocantins. O estado do Tocantins foi criado em 1988 hehehe.
puxa, é mesmo
valeu
@@julioettore acontece. 👍🏻
Eu tenho esse livro e confesso q ainda não o li
Mas por causa dos seus vídeos vou ler💕
MUITO BOM !!!
Esse foi o segundo disco da minha coleção de rock nacional. O primeiro foi rádio pirata. Lembro que eu convenci minha mãe a comprar porque ela gostava de Música Urbana. Tinha eu 14 anos e não me preocupava muito em entender a história das letras. Curtia Veraneio do mesmo modo que Psicopata. Pela pegada punk.
Melhor disco do capital , e uma bela capa.
Essa música continua atual
Valeu!
Mesmo não podendo ser membro no momento,sempre deixo meu Iike,pois seu trabalho é um alento ao coração de quem viveu uma época tão linda do rock nacional.
Na verdade as histórias das bandas e cantores do rock nacional, nos anos 80 são tão incríveis que ,deveriam ser mais contadas.
Sei que você deve ter muito trabalho em suas pesquisas, mas se me permite um pedido. Conte a história do Ultraje a Rigor,,na minha opinião a banda mais Top da história do Rock nacional.
Ótimo conteúdo.
Viva o Vasco!
VAI CORINTHIANAS ❤❤❤❤
Eu adoro essa música
Gosto desse cara.Bem tranquilo e honesto
Júlio, na semana passada eu relembrei do clássico "São Paulo" da Banda 365. Seria legal saber que fim levou a banda.
Mais um vídeo excelente! Abraços.
Seria ótimo se o canal também passasse pelo lado mais alternativo do rock daquela época: 365, Violeta de Outono, Harry, Agentss, Mercenarias, Último Número, Vzyadoq Moe…
Letra de Gênio, bem interpretada por Dinho-Capital, que por sinal, melhor disco deles! Ótimo vídeo!!
E DETALHE, O DINHO IDOLATRA O RENATO ATE OS DIAS DE HOJE...
Se algum grupo musical, hoje, fizesse uma música criticando o STF, o processo eleitoral, será que teriam a permissão de divulgá-la? Acordem, estamos sob censura!
Júlio, valeu!👏🤩
Boa tarde. Sou da galéra dos anos 80 e tem uma viatura da polícia civil da DOE delegacia de operaçoes especiais que é exatamente como a musica. Veraneio da da cor preta, branca e uma listra vermelha no meio.
O meu LP está comigo até hoje, comprei logo assim que ele foi lançado.
Ah,os anos 80!
Poucos sabem, mas Brasília não tem esquinas!A música em si,creio que abrange a esquinas de outros Estados exceto BSB.
Falando em Renato Russo hoje tem show do Dado+Bonfá na turnê As V Estações aqui no Rio. Estou esperando começar...
Cara vc é muito fera no que faz, eu gostaria que vc conta-se a história de Carlos Alexandre e Evaldo Braga, sei que foge das bandas de rock porém esses cantores tivemos uma morte estranha e muita coisa se bate entre os dois, muitos acham que eles carregavam uma maldição, enfim. Muita gente não conhece eles acho que seria top vc contado. Abraços
Amos essas histórias!!!!!
IDEM...
Talvez tenha sido uma mera coincidência, mas me parece que Renato Russo gostava dos carros da Chevrolet, pois além de Veraneio Vascaína, Renato também compôs Dezesseis, que conta a história de João Roberto, o Jhonny, que tinha um Opala metálico azul, outro carro da Chevrolet.
Legal parabéns
Desde 1980 a Veraneio Vascaína vem trazendo mais gente pra jogar no Vasco.
Vou colocar essa música na minha playlist
Veraneio Vascaina - a Policia antes dos Titãs
Punk rock puro, essa música
Show 👏🏻
Ouvi dizer que a veraneio era do time do vasco.kkkkkkkkkkkkkkkkkk...Bela estória!
Queria ouvir veraneio vascaína,música urbana na voz do Renato
Veraneio Vascaína vc acha no RUclips a versão do CD Trovador Solitário e a do Aborto Elétrico, música urbana tbm mas com qualidade mt ruim
Vlw
Camisa do meu Vascão linda.
VAI CORINTHIANAS...❤❤❤❤
Tive o disco, muito bom
A capa é icônica!
A questão da censura é algo que meu pai direitista e evangélico sempre me conta que foi um marco contra os "rebeldes" e "ao combate a pessoas de má índole espalhadores de baderna através da música". Sempre achei uma besteira tamanha e continuo achando hoje eu já com 35 anos e ele 65. A única diferença é que continuo escutando aquilo que quando era adolescente era tido como algo rebelde e ele morria de raiva e ele agora escuta e até canta quando toca na Alpha Fm ou Antena 1 nisto entra Titãs, Capital, Legião, Rita Lee, Caetano, Mutantes, Raul. Tenho certeza que sempre escutou baixinho para ninguém saber. Há alguns meses atrás teve a "pachorra" de me pedir na cara dura para gravar a discografia do Elton John e Cazuza em um pen drive. Atendi prontamente! Pior fosse depois de velho continuar sendo burro.
Eu pensava que era da polícia do estado de São Paulo, cores preto ,branco e vermelho, e tem o cinza tbm ...
Dica: Hateen - 1997
Muito bacana
A Veraneio tinha o apelido de "camburão ".
Engraçado a informação de que a polícia tinha uma "implicância" com jovens de classe média. Possivelmente porque era a classe predominante da região.
Quando é falado na música:
"porque pobre quando nasce com instinto assassino, sabe o que vai ser quando crescer desde menino"
Seguida da estrofe:
"Papai eu quero ser policial quando crescer"
Da a entender que o pobre visa ser policial e consequentemente, pela interpretação da letra, um agressor.
Para mim sempre soou como um preconceito com as classes baixas
Pra mim, parece falta de consciência de classe , em ser braço do Estado pela opressão. Vejo dessa forma , de se legitimar através por violência
Meu amigo, você falou tudo: o desprezo à polícia é um desprezo ao pobre também, pois a pm é basicamente formada por homens negros de baixa renda. É elitismo puro.
Imagina a música porcos fardados do planet hemp? Nesse tempo eles estariam todos fuzilados… bem mais pesado
Tem um livro "Conversações com Renato Russo" ( acho que é isso o nome ) um apanhado de várias entrevistas.
E eles organizavam a tal da "roconha" , e aí a polícia sabia da festa e etc.
E a polícia já estava no lugar esperando, e quando a molecada chegava já era pega.
A polícia se aproveitava das meninas e dava umas suadas na molecada ( e como eles passavam a mão nas meninas e abusavam delas daí o lance dos "tarados")
E quando os pai foram na delegacia buscar seus filhos, os policiais humilhava a molecada.
" O dona fulana, aquela ali é sua filha ?
Ela estava chupando o moleque e usando drogas "
E dos meninos também.
É uma parada nesse sentido.
Abraços !
Parabéns pelo vídeo e pelo ótimo trabalho de pesquisa. A música é, sim, elitista e mostra desprezo aos pms de origem pobre.
“pobre quando nasce com instinto assassino, sabe o que vai ser quando crescer desde menino” ele está se referindo aos policiais.
Tanto que diz na sequência “papai eu quero ser policial quando eu crescer”.
A censura era com músicas hoje é com piadas! Enfim o Brasil nunca vai evoluir...
É. Sem palavras. Interessante mesmo. Mas sem palavras. Muito bom.
Os punks também poderiam ser chamados de pragas malditas?
Mas quê jogo de queda de braço de final dramático!
Nada como um bom trabalho pra dar sentido à vida. E há quem diga que trabalhar não vale a pena.
A veraneio que eles descrevem era a da GOE da PCDF.
eu acho que se bobear, alguns policiais acham que essa música seja um elogio, a Veraneio botava medo na malandragem (e nos civis tambem kkkkk)
Eu pensava quando nova que era música sobre futebol 😂
Ettore! Renato foi meu vizinho de prédio. A veraneio referente na música creio q não era da PM. Era da Polícia Civil. Por isso a listra no meio.
Não havia oficialmente o Estado de Tocantins nesta época.
só um exemplo, não estou citando os estados do ano da festa em que Renato foi preso
A censura era ridícula..
PARA QUEM RECLAMAVA DESSA EPOCA, HOJE ESTA UM LIXO.
A Polícia tá bem pior não é!😊
HOJE SE PRENDE SE VC CONTESTAR QUALQUER COISA. ANTES PRENDIA SOMENTE OS BANDIDOS MESMOS.
Faltou Dado naquela bela foto..eu nao o vi 03:03
Engraçado é que hoje tem gente que cantava essa música apoiando a truculência policial
Júlio, engraçado é que a Veraneio da PM de São Paulo (na minha lembrança) era muito mais vascaína que a do DF, isso pq o time de São Januário não tem tanta torcida nas terras paulistas hehehe
E irônico também o setor da Censura Federal querendo mostrar serviço mesmo com o fim da Ditadura Militar e a chegada ao poder do Sarney, talvez pra justificar o gordo salário dos funcionários de lá...😂😂😂😂
UMA RESPEITOSA CORREÇÃO, AS VERANEIO DE SÃO PAULO BRANCA E PRETA ERAM DA POLICIA CIVIL. NO CASO DAS VERANEIO DA PM PAULISTA, AS CORES DAS DECADAS DE 60 ATE O INICIO DOS ANOS 80, ERAM LARANJA E PRETO, E POSTERIORMENTE DA METADE DOS ANOS 80 ATÉ O FINAL DOS ANOS 90, CINZA E BRANCO. NO CASO DA ROTA, SOMENTE CINZA.
Bem, Tocantins não existia em 1980!
só um exemplo, não estou citando os estados do ano da festa em que Renato foi preso
Nossa! Como se a instituição policial fosse boa e funcionasse. Olha a merda q tá hoje a polícia e as secretarias da segurança pública onde, só vemos crescer a criminalidade, mas a secretaria da segurança pública, com notinhas pros jornais, dizem q diminuiu a criminalidade e prenderam muito mais bandidos.
Vejo isso todos os dias nos jornais .
7 : 41 Renato resumiu bem Oque é essas bandinhas de Brasília,A gente era tudo filhinho de classe média fingindo ser punk,esses filhinhos de diplomatas quando ficava sem leite com todinho saia quebrando tudo,piada igual esse capital inicial com esse cantorzinho ruim de forçado 😒
Na frase porque pobre quando nasce com instinto assassino sabe o que vai ser quando crescer desde menino
Ladrão para roubar, marginal para matar
Papai eu quero ser policial quando crescer.
Eu acho que ele ( Renato Russo) quiz dizer Q o policial são as duas coisas e não é punido.
Tem policial que rouba e matar
Ou seja ladrão e marginal.
Vascaina nao tem a ver com o vasco rs... Vascaina era o modelo do carro... Exemplo hb20 s ou hb20 x
Fátima era a melhor música deles.
Ou seja, as melhores músicas do Capital são do Renato.
SEM SOMBRA DE DÚVIDA...
Vasco tá em todos os lugares kkkk
O verdadeiro Russo sou eu,ele era Manfredini...
E ele é super mega hiper valorizado.
Músicas boas de verdade ele só tem umas 4 ou 5 ,o resto eram músicas sofríveis e chatas,tipo pseudo inteletuais.
Além de como pessoa era um lombrado problemático.
Pronto
Falei!
Cita aí as 5 músicas então
Tocantins nem existia em 1980 kk
A festa existiu até 2013, foi só um exemplo...
As veraneios forom substituidas por D20 e depois Blazers
UMA RESPEITOSA CORREÇÃO, AS VERANEIO DA PRIMEIRA GERAÇÃO FORAM SUBSTITUÍDAS PELAS VERANEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO A20, POIS ERAM MOVIDAS A ALCOOL. D20 NO CASO, É A DIESEL, E AS VERANEIO DE ÉPOCA NÃO ERAM MOVIDAS A DIESEL. PODE PESQUISAR...
Eu sempre achei essas musicas de protesto policial, politica, bastante Esquerdistas! talves por isso nunca me simpatizei. Mas tambem deve ser porque eu nao vivi como jovem nos anos 70,80, Mas de qualquer forma o Renato Russo sabia fazer outras letras geniais , tal como Que pais é Esse ?, que mesmo a melodia sendo plagiada a Letra é Genial.
Não diga mais nada, Renato chavecou um PM? Kkkkk
Renato russo como pessoa era chato! Super chato
Essa música é uma porcaria
Hoje já maduros não mais jovens e tolos entendemos que a polícia tinha razão
Renato Russo o filho da revolução, o que o Renato Russo revolucionou??? Vou responder, porra nenhuma!!!
Olá Luis
Uma observação: a expressão "filho da revolução" não diz que Renato revolucionou algo. Neste caso, a sentença precisaria ser "Renato Russo: o revolucionário", "Renato Russo: aquele que revolucionou", etc.
O que esta sentença diz é que ele é filho de uma revolução, portanto fruto de algo feito anteriormente.
A "revolução" entendida pelo autor da biografia é aquela que teve lugar na juventude brasileira em meio à transição democrática.
Abs
@@julioettore tá bom, más mesmo assim contínuo não gostando Renato Russo, um cara arrogante, tratava mal tudo e todos, fui DJ em uma discoteca em Ribeirão Preto em que a legião urbana fez um show, em 1992 vou ser bem sincero, Renato Russo era um babaca, arrogante e cantava muito mal ao vivo!!!
@@luisfurlan2097Lave a boca antes de falar de Renato Russo.
Valeu!