Amei o Pecuaria de Salto Alto inteligente fina elegante charmosa agradave Lugar de mulher e onde ela quer nao perdendo sua essência Muito bom a explicação 7🎉
Explicação super didática, sempre quis saber sobre esse assunto, passando vídeos aleatoriamente, consegui chegar até esse vídeo, agradeço, já vou me inscrever.
Lilian,boa noite !! O uso de touro 5/8 em vacas comuns sem grau de sangue e características definidas, trará bons resultados?? São vacas com bom potencial produtivo 20/25 litros, o que indicaria 5/8 mesmo ou outro caminho ?
Oi Lilian em um cruzamento de um animal macho pardo gir meio sangue com novilhas 3/4 , 5/8 pensando em tricoss com uma uma aproximação de grau sangue 25% pardo suíço, 37% holandês, 38% gir na descencia nao seria uma opcao permutando o grau de sangue do touro gir meio sangue e a femia 3/4 ainda assim ocorre despersao na media leiteira utilizando como base p touro uma femia suíça europeu com touro gir testado.
Eu, particularmente, não gosto de colocar em um cruzamento mais que duas raças. E todo esse processo de cruzamentos que você está descrevendo só vai dificultar para você manter uma homogeneidade nas suas vacas. Fica mais difícil até pra você vender seus produtos no futuro.
Não recomendo fazer tricross. Se quer fazer cruzamento para produção de leite, procure usar no máximo duas raças diferentes. Com três fica muito difícil a continuação de cruzamentos.
Grato Pela Excelente Aula. A Dúvida Minha é: "Tenho Novilhas Girolanda Meio Sangue, Então Não Devo Jamais Usar Touro Meio Sangue, Ou Se For de Outra Raça, Por Exemplo, MEIO "SIMLANDES" Ou (Jérsei X Guzerá), Eu POSSO??
Não recomendamos nenhum touro 1/2 sangue como pai, independente do cruzamento que ele foi feito. Todo touro 1/2 sangue terá uma progênie sem homogeneidade.
Olá, caramba q vídeo bom., meus parabéns!!! Aqui, no caso para vacas meio sangue girolanda, ainda seria bom um touro 3/4 ou 5/8... Exatamente assim e simples assim, para manter o nascimento de meio sangue? Aqui na região é quente e obter embrião de meio sangue é complicado pela taxa de prenhez, então tô procurando uma solução...
Boa tarde! Na heredograma tu fez um cruzamento (acasalamento) entre dois individos 1/2. Então não há ganho genético (Aa). Agora se eu usar touros 1/2- gir/holandês em vacas holandês PO não segue o exemplo do heredograma ? Então logo há ganho genético!
Oi Daniel, Ganho genético não vai ocorrer, a definição do termo é “superioridade genética dos descendentes em relação à média da geração dos pais e depende basicamente da acurácia de predição, intensidade de seleção, variabilidade genética e intervalo de gerações”. O que você está dizendo é que vai ocorrer uma “heterose” que é um processo que brinda diferentes variações de cruzamentos que oferecem a oportunidade de conseguir melhores indivíduos. Já que não temos nenhuma avaliação de touros 1/2 sangue e sua segregação de características é muito alta, você não pode garantir que a heterose que ele vai proporcionar seja responsável por um ganho genético.
@@pecuariadesaltoalto Bom dia! Parabéns pelo canal e pelo excelente conteúdo. Sou veterinário e atuo na área de reprodução de bovinos de leite. Usei touros 1/2 em vacas holandesas PO e tive 6 fêmeas. No intuito de aumentar a heterose (tolerância ao estresse térmico). Os resultados de fertilidade e produção só irei conseguir no próximo ano. Enfim, obrigado por ter esclarecido minha dúvida.
Lilian boa tarde, eu tenho uma vacaria de média 22 L usei um touro 1/2 aí as filhas dele não deu o leite esperado aí a pergunta é? Se eu colocar semem de touro Holandês provado nessas vacas que são filhas do 1/2 sangue pode dar certo ou não?
Boa tarde! Eu nunca devo usar touro 1/2 sangue em vaca 1/2 sangue! Ok? Agora eu pergunto se o touro 1/2 sangue tiver uma boa genética posso usar em uma vaca 5/8 ou 3/4?
Nao, nunca usar touro 1/2 sangue porque: 1) nao ha touro provado nesse grau de sangue e 2) a instabilidade genética do grau de sangue 1/2 compromete a produção da prole ao longo das gerações
Só se aplica a touros, as novilhas seguem bem produtivas. O touro puro deve ser usado sendo de uma das mesmas raças que foi feita a novilha. Exemplo: uma novilha 1/2 sangue Girolando deve ser cruzada com um touro holandês, ou um touro Gir, ou um touro Girolando, dependendo do grau de sangue que você quer fazer.
Nao, o melhor é usar touros provados de graus de sangue mais estáveis (3/4, 5/8) ou touro po (gir ou holandês). O grau de sangue ou raça escolhida vai depender da vaca que vc tem e do que vc quer.
Boa tarde. Mais um amante do gir leiteiro aq de Rondônia smp aprendendo muito com seus vídeos . Queria lhe pedir uma opinião: " Tenho um touro gir PC, filho do Teatro da Silvânia, e neto do Vaidoso da Silvânia , segundo informações obtidas do antigo proprietário. Ele é um touro a meu ver muito bem caracterizado,muita força leiteira, morfologia boa e muito bom temperamento. Tenho novilhas 1/2 e 3/4 hol posso utilizar esse touro em 2 gerações seguidas pr aproveitar o potencial provavelmente herdado do Teatro da Silvânia?
@@pecuariadesaltoaltoA consanguinidade nesse caso,q seria exclusivamente pr aproveitar o material genético do sangue "Teatro" não seria uma boa opção?!
Olá. Sei que vacas ❤1/2 sangue leiteiros ( girolando) apresenta grande potencial de produção. Em outro vídeo seu vi a não recomendação do uso do touros 1/2 sangue. Pois bem, se eu utilizar vacas gir com touro girolando 5/8, pode ser boa opção, ou temos mais a perder? Obg. E parabéns pelas explicações. ❤
Não tem porque utilizar touro 5/8 em vaca gir. Voce vai conseguir uma femea 5/16, que é basicamente a 1/4, só que sem ser a 1/4. A 1/4, pelo menos, na próxima geração você consegue a 5/8 redondinha, de registro. Cruzamento sem sentido. Qual o valor comercial de uma vaca 1/4 "por aproximação "? Produz como a 1/4 mas nao vale nem o que a 1/4 vale Se você tem vaca gir, use touro holandes e obtenha girolando 1/2, de alto valor comercial, ou cruze com gir leiteiro e mantenha gir po.
Se voce se preocupa com o bezerro macho, entao voce ja descarta usar holandes e 3/4, que vai dar um bezerro macho bem ruim. As outras opções: - 5/8: as vantagens é que mantem o grau de sangue do rebanho e tem bastante touro provado nesse grau, a desvantagem é que o macho é bem gabiru ainda, nao da tao bom. - gir leiteiro: o macho vai dar um bezerro razoavel, mas as femeas vao sair praticamente 1/4 (5/16). - nelore: manda tudo pra corte, machos e femeas. Da um bezerro nelorado bom Eu usaria 5/8 visando bezerras. Agora, se não tem necessidade de reposição, nao quer aumentar rebanho e nao tem comercio bom de bezerra e novilha, taca nelore e usa 5/8 so nas melhores vacas.
Eu sempre digo pra quem coloca muito padrão para o gado leiteiro! No dia que fizerem um cruzamento e sair um gado que converte muito leite apenas com capim seco sem raçao e as vacas forem azul com bolinhas , pode ter certeza que vai ser tudo azul com bolinhas! Leite , boa conversão, longevidade,...focar nisso e já vai começar bem.
Esse explicação de AA X aa não é bem simples assim.Poque se Aa x Aa da AA Aa Aa aa.Do cruzamento do girolando 1/2 sangue Aa com 1/2 sangue era pra nascer um PO (AA aa)
Exatamente como eu disse no vídeo, usei só um exemplo de um par de alelos. Imagina a falta de padronização na transmissão dos demais genes em dois animais de heterose completa? 😊
Ótima explicação. Mas só faltou um detalhe. A senhora Lilian esqueceu de explicar e demonstrar o cruzamento do 3/4 e 5/8 para, de fato, fazer 100% de comparação. Mostrou o não para o cruzamento de 1/2 X 1/2 sangue. Faltou o sim para os cruzamentos de 3/4 X 3/4 e de 5/8 X 5/8. A meu ver também não dão 100% de heterozigoze. Acredito que todo produtor deveria por na vacada touro Nelore, Tabapuã ou Guzerá corte. Assim, vende todos os filhos ( machos e fêmeas ) e com esse capital vá até uma fazenda de rebanho multiplicador ( meio sangue - F1 ) e compre fêmeas para a reposição do plantel. É muito menos dor de cabeça. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bela resposta de uma profissional. Ao invés disso porque não demonstrou os cruzamentos do 3/4 X 3/4 e o 5/8 X 5/8 ??? Não discordei da sua posição. Só questionei a não demonstração dos outros cruzamentos. Fui claro? Muito obrigado.
Foi claríssimo, o único problema é que para os cruzamentos que você está falando, não acontece o mesmo que em um cruzamento entre dois animais 1/2 sangue. A segregação genica funciona diferente quando o animal apresenta mais porcentagem de sangue de uma raça do que de outra. E é por isso que várias raças se estabilizam no 5/8, como o Brangus, Braford, Santa Gertrudis, Senepol, “Stabilizer” da Leachman, Red Australian… E sim, o vídeo foi feito só para uma dúvida pontual sobre o uso de touro 1/2 sangue com vacas 1/2 sangue. O cruzamento 3/4 pra formar bimestiço também tem uma segregação genica muito reduzida, ficando fácil de estabilizar características e evoluir. Agora, como você mesmo disse, se isso é difícil de entender e se o 1/2 sangue pra você é o melhor, faça os cruzamentos com os touros de carne que você quiser e compre a reposição. Como você não me conhece e acredito que nunca esteve em algum webnario comigo, palestra ou recebeu minha visita em sua propriedade, saberia que a primeira resposta que te dei foi realmente o que falo para quem não quer fazer plano de cruzamentos. O objetivo desse canal não é discutir com você se estou certa ou errada, é só pra dividir o conhecimento que tenho e que aprendo todos os dias com quem não tem acesso a esse tipo de informação. Simple assim! E espero realmente que você tenha sucesso com a maneira mais apropriada pra sua fazenda, mesmo que inclua touros de corte.
Nao é a mesma coisa, pelo seguinte: 1) o touro 1/2 nao é provado; o holandês é 2) um unico touro voce usa num monte de vaca. Se o touro der ruim, o estrago é muito maior.
E relativo . Por exemplo minhas vacas são todas meio sangue girolanda . Se eu colocar um gir puro puxa pra o gir se coloco o holandês puxa pra o holandês. Eu fiz agora o seguinte joguei um touro pardo suiso com gir . A produção é fora do comum., muito leite rusticidade . Bom pra corte.. eu tive que colocar um meio sangue para formar um gado que na minha opinião foi extraordinario
@@aertondocarmo8940crie o pardo suíço então. Pelo menos o PO vai ter valor comercial. Ja experimentou vender femea tricross? E acasalar elas, vai usarbo que? E se vai todo mundo pra corte, nao seria melhor usar nelore? Nao tem sentido algum.
Amei o Pecuaria de Salto Alto inteligente fina elegante charmosa agradave
Lugar de mulher e onde ela quer nao perdendo sua essência
Muito bom a explicação 7🎉
Obrigado pela explicação.
Excelente aula
Não tem como não entender, muito boa explicação..
Sempre tive essa duvida e você explicou de forma muito didática. Muito obrigado parabéns.
Que bom que te ajudou, muito obrigada!
Excelente, ficou muito claro.
Excelente didática.
Explicação super didática, sempre quis saber sobre esse assunto, passando vídeos aleatoriamente, consegui chegar até esse vídeo, agradeço, já vou me inscrever.
Muito obrigada ☺️
Lilian,boa noite !! O uso de touro 5/8 em vacas comuns sem grau de sangue e características definidas, trará bons resultados?? São vacas com bom potencial produtivo 20/25 litros, o que indicaria 5/8 mesmo ou outro caminho ?
Bom dia Thiago,
Normalmente em vacas que não tem definição de grau de sangue e nem características bem definidas eu usaria um touro puro.
ruclips.net/user/shortsyJDwsn5z-wg?si=PeMmRTvGQDL4nbwS
Use essas vacas como receptoras de embrião...
Parabéns, Lilian.
Excelente explicação
Muito obrigada, Enaldo!
MUITO BOM O VÍDEO PARABÉNS MUITO BEM COMPREENDIDO
Muito obrigada 😊
Excelente explicação. Muito obrigado
Disponha! 😉
Parabéns Dra. Tenho 48 anos 38 de vacaria e não sabia disso
Fico feliz em ter ajudado!
Girolando mocho natural ou amochados?
Muito bom sua palestra gostei eu que sou um apaixonado por Gir
Muito obrigada 😊
Oi Lilian em um cruzamento de um animal macho pardo gir meio sangue com novilhas 3/4 , 5/8 pensando em tricoss com uma uma aproximação de grau sangue 25% pardo suíço, 37% holandês, 38% gir na descencia nao seria uma opcao permutando o grau de sangue do touro gir meio sangue e a femia 3/4 ainda assim ocorre despersao na media leiteira utilizando como base p touro uma femia suíça europeu com touro gir testado.
Eu, particularmente, não gosto de colocar em um cruzamento mais que duas raças. E todo esse processo de cruzamentos que você está descrevendo só vai dificultar para você manter uma homogeneidade nas suas vacas.
Fica mais difícil até pra você vender seus produtos no futuro.
Tem nem comércio pra esse tipo de animal tri cross, e ninguem nem sabe pra onde ir depois. Inventa nao fio
Boa explicação.
E o que vc recomenda pra fazer tricross leiteiro pra região do Sul do Pará ?
Não recomendo fazer tricross.
Se quer fazer cruzamento para produção de leite, procure usar no máximo duas raças diferentes. Com três fica muito difícil a continuação de cruzamentos.
Hola Lilian, sería muy bueno que use subtitulos en español 🙏
Grato Pela Excelente Aula.
A Dúvida Minha é: "Tenho Novilhas Girolanda Meio Sangue, Então Não Devo Jamais Usar Touro Meio Sangue, Ou Se For de Outra Raça, Por Exemplo, MEIO "SIMLANDES" Ou (Jérsei X Guzerá), Eu POSSO??
Não recomendamos nenhum touro 1/2 sangue como pai, independente do cruzamento que ele foi feito. Todo touro 1/2 sangue terá uma progênie sem homogeneidade.
Ótima explicação!!!
O começo do girolando é touro holandês em vaca Gir
Olá, caramba q vídeo bom., meus parabéns!!!
Aqui, no caso para vacas meio sangue girolanda, ainda seria bom um touro 3/4 ou 5/8... Exatamente assim e simples assim, para manter o nascimento de meio sangue?
Aqui na região é quente e obter embrião de meio sangue é complicado pela taxa de prenhez, então tô procurando uma solução...
Essa aula foi top demais
😊😊😊
Boa tarde! Na heredograma tu fez um cruzamento (acasalamento) entre dois individos 1/2. Então não há ganho genético (Aa). Agora se eu usar touros 1/2- gir/holandês em vacas holandês PO não segue o exemplo do heredograma ? Então logo há ganho genético!
No caso, no cruzamento de touros 1/2 em vacas holandesas teria ganho nas progenes?
Oi Daniel,
Ganho genético não vai ocorrer, a definição do termo é “superioridade genética dos descendentes em relação à média da geração dos pais e depende basicamente da acurácia de predição, intensidade de seleção, variabilidade genética e intervalo de gerações”.
O que você está dizendo é que vai ocorrer uma “heterose” que é um processo que brinda diferentes variações de cruzamentos que oferecem a oportunidade de conseguir melhores indivíduos.
Já que não temos nenhuma avaliação de touros 1/2 sangue e sua segregação de características é muito alta, você não pode garantir que a heterose que ele vai proporcionar seja responsável por um ganho genético.
@@pecuariadesaltoalto Bom dia! Parabéns pelo canal e pelo excelente conteúdo. Sou veterinário e atuo na área de reprodução de bovinos de leite. Usei touros 1/2 em vacas holandesas PO e tive 6 fêmeas. No intuito de aumentar a heterose (tolerância ao estresse térmico). Os resultados de fertilidade e produção só irei conseguir no próximo ano. Enfim, obrigado por ter esclarecido minha dúvida.
@@danielsylasdasilvaalmeida3246seu n é baixissimo, da pra tirar conclusão nenhuma
Lilian boa tarde, eu tenho uma vacaria de média 22 L usei um touro 1/2 aí as filhas dele não deu o leite esperado aí a pergunta é?
Se eu colocar semem de touro Holandês provado nessas vacas que são filhas do 1/2 sangue pode dar certo ou não?
Sim, vai melhorar a produção dos animais, só tomar cuidado para não apurar muito para o Holandês se a sua região é muito quente.
@@pecuariadesaltoalto bem quente é Ceará é nordeste
Boa tarde! Eu nunca devo usar touro 1/2 sangue em vaca 1/2 sangue! Ok?
Agora eu pergunto se o touro 1/2 sangue tiver uma boa genética posso usar em uma vaca 5/8 ou 3/4?
Nao, nunca usar touro 1/2 sangue porque:
1) nao ha touro provado nesse grau de sangue e
2) a instabilidade genética do grau de sangue 1/2 compromete a produção da prole ao longo das gerações
Isto Se Aplica só aos Touros Meio Sangue, ou aplica-se as novilhas Meio Sangue? E o Tricross, como Fica? Usar uma F1 com outro Touro Puro??
Só se aplica a touros, as novilhas seguem bem produtivas. O touro puro deve ser usado sendo de uma das mesmas raças que foi feita a novilha. Exemplo: uma novilha 1/2 sangue Girolando deve ser cruzada com um touro holandês, ou um touro Gir, ou um touro Girolando, dependendo do grau de sangue que você quer fazer.
Excelente, muito obrigado
Então para não ter riscos com a produção o melhor usar o touro holandês é isso?
Nao, o melhor é usar touros provados de graus de sangue mais estáveis (3/4, 5/8) ou touro po (gir ou holandês). O grau de sangue ou raça escolhida vai depender da vaca que vc tem e do que vc quer.
Boa tarde. Mais um amante do gir leiteiro aq de Rondônia smp aprendendo muito com seus vídeos . Queria lhe pedir uma opinião: " Tenho um touro gir PC, filho do Teatro da Silvânia, e neto do Vaidoso da Silvânia , segundo informações obtidas do antigo proprietário. Ele é um touro a meu ver muito bem caracterizado,muita força leiteira, morfologia boa e muito bom temperamento. Tenho novilhas 1/2 e 3/4 hol posso utilizar esse touro em 2 gerações seguidas pr aproveitar o potencial provavelmente herdado do Teatro da Silvânia?
Pode usar ele sim! Somente evita de cruzar ele com as próprias filhas 😊
@@pecuariadesaltoaltoA consanguinidade nesse caso,q seria exclusivamente pr aproveitar o material genético do sangue "Teatro" não seria uma boa opção?!
Muito boa sua explicação eu Faso inseminação aqui no vale do Paraíba sp nunca usei touro 1/2
Então girolando e girolando seria meio sangue, desculpe não entendi muito.
Olá. Sei que vacas ❤1/2 sangue leiteiros ( girolando) apresenta grande potencial de produção. Em outro vídeo seu vi a não recomendação do uso do touros 1/2 sangue. Pois bem, se eu utilizar vacas gir com touro girolando 5/8, pode ser boa opção, ou temos mais a perder? Obg. E parabéns pelas explicações. ❤
Não tem porque utilizar touro 5/8 em vaca gir.
Voce vai conseguir uma femea 5/16, que é basicamente a 1/4, só que sem ser a 1/4.
A 1/4, pelo menos, na próxima geração você consegue a 5/8 redondinha, de registro.
Cruzamento sem sentido. Qual o valor comercial de uma vaca 1/4 "por aproximação "? Produz como a 1/4 mas nao vale nem o que a 1/4 vale
Se você tem vaca gir, use touro holandes e obtenha girolando 1/2, de alto valor comercial, ou cruze com gir leiteiro e mantenha gir po.
Boa noite sempre acompanho seus vídeos gostaria tenho vacas1/2 sangue girolando qual touro devo usar?
Depende do que vc quer fazer com as bezerras (e bezerros) e do seu sistema de produção.
Rapaz vídeo muito esclarecedor, ñ sabia dessa ñ.
Quero daber o leite! Sobre aparência vai ser desigual, mais a produção do leite?
Também é desigual.
Muito obrigado foi top
Eu tenho vaca 5/8 qual touro devo usar pra te também bezerro macho não tão ruim e femia boa de leite
Se voce se preocupa com o bezerro macho, entao voce ja descarta usar holandes e 3/4, que vai dar um bezerro macho bem ruim. As outras opções:
- 5/8: as vantagens é que mantem o grau de sangue do rebanho e tem bastante touro provado nesse grau, a desvantagem é que o macho é bem gabiru ainda, nao da tao bom.
- gir leiteiro: o macho vai dar um bezerro razoavel, mas as femeas vao sair praticamente 1/4 (5/16).
- nelore: manda tudo pra corte, machos e femeas. Da um bezerro nelorado bom
Eu usaria 5/8 visando bezerras. Agora, se não tem necessidade de reposição, nao quer aumentar rebanho e nao tem comercio bom de bezerra e novilha, taca nelore e usa 5/8 so nas melhores vacas.
O que vc acha de Jersey com girolando 5/8?
Tatu com cobra, esquece isso. Nao tem comercio pras femeas e o macho é dos pior gabiru que tem.
Eu sempre digo pra quem coloca muito padrão para o gado leiteiro! No dia que fizerem um cruzamento e sair um gado que converte muito leite apenas com capim seco sem raçao e as vacas forem azul com bolinhas , pode ter certeza que vai ser tudo azul com bolinhas! Leite , boa conversão, longevidade,...focar nisso e já vai começar bem.
Aí sim falou tudo 🙏🙏
Esse explicação de AA X aa não é bem simples assim.Poque se Aa x Aa da AA Aa Aa aa.Do cruzamento do girolando 1/2 sangue Aa com 1/2 sangue era pra nascer um PO (AA aa)
Exatamente como eu disse no vídeo, usei só um exemplo de um par de alelos. Imagina a falta de padronização na transmissão dos demais genes em dois animais de heterose completa? 😊
Show 👏👏👏👏
Obrigada 😊
Muito top!
Muito obrigada 😊
E também da bezerro muito grande
Pode acontecer mesmo!
Touro meio sangue com uma vaca gir pura não seria bom?
Não!
Porque ele não passaria homogeneidade de características para suas filhas.
Touro 5/8 em vacas girolando comum de pouco leite, vai produzir boa filhas?
@@joseantoniooliveiradasilva8288 sim.
@@joseantoniooliveiradasilva8288Não !o pai ,no caso touro tem que ser raça pura !vc terá um rebanho uniforme !
Boa tarde
Eu posso cruza uma vaca 7\8 em um touro meio sangue
Oi responde essa.
Ótima explicação. Mas só faltou um detalhe. A senhora Lilian esqueceu de explicar e demonstrar o cruzamento do 3/4 e 5/8 para, de fato, fazer 100% de comparação.
Mostrou o não para o cruzamento de 1/2 X 1/2 sangue.
Faltou o sim para os cruzamentos de 3/4 X 3/4 e de 5/8 X 5/8.
A meu ver também não dão 100% de heterozigoze.
Acredito que todo produtor deveria por na vacada touro Nelore, Tabapuã ou Guzerá corte. Assim, vende todos os filhos ( machos e fêmeas ) e com esse capital vá até uma fazenda de rebanho multiplicador ( meio sangue - F1 ) e compre fêmeas para a reposição do plantel.
É muito menos dor de cabeça.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se esse modelo funciona pra você, parabéns! Siga usando ele 😊
Bela resposta de uma profissional.
Ao invés disso porque não demonstrou os cruzamentos do 3/4 X 3/4 e o 5/8 X 5/8 ???
Não discordei da sua posição. Só questionei a não demonstração dos outros cruzamentos.
Fui claro?
Muito obrigado.
Foi claríssimo, o único problema é que para os cruzamentos que você está falando, não acontece o mesmo que em um cruzamento entre dois animais 1/2 sangue. A segregação genica funciona diferente quando o animal apresenta mais porcentagem de sangue de uma raça do que de outra. E é por isso que várias raças se estabilizam no 5/8, como o Brangus, Braford, Santa Gertrudis, Senepol, “Stabilizer” da Leachman, Red Australian…
E sim, o vídeo foi feito só para uma dúvida pontual sobre o uso de touro 1/2 sangue com vacas 1/2 sangue.
O cruzamento 3/4 pra formar bimestiço também tem uma segregação genica muito reduzida, ficando fácil de estabilizar características e evoluir.
Agora, como você mesmo disse, se isso é difícil de entender e se o 1/2 sangue pra você é o melhor, faça os cruzamentos com os touros de carne que você quiser e compre a reposição.
Como você não me conhece e acredito que nunca esteve em algum webnario comigo, palestra ou recebeu minha visita em sua propriedade, saberia que a primeira resposta que te dei foi realmente o que falo para quem não quer fazer plano de cruzamentos.
O objetivo desse canal não é discutir com você se estou certa ou errada, é só pra dividir o conhecimento que tenho e que aprendo todos os dias com quem não tem acesso a esse tipo de informação.
Simple assim!
E espero realmente que você tenha sucesso com a maneira mais apropriada pra sua fazenda, mesmo que inclua touros de corte.
Falta de Homogeneidade... Características quantitativas... Ausência de dados relativos a touros meio sangue ...
Eu discordo um pouco. Pra mim um touro meio sangue em vaca HO é mesma coisa que usar HO em vaca meio sangue.
Sinto muito, mas geneticamente, não é!
Matematicamente por ser, mas a genética não é matemática 😊
Na prática o sangue do touro é digamos ,muito mais forte pra passar suas características!
Minhas vacas são 7/8 eu posso usar um touro meio sangue???
@@vivianebastos6263isso nao tem nada a ver
Nao é a mesma coisa, pelo seguinte:
1) o touro 1/2 nao é provado; o holandês é
2) um unico touro voce usa num monte de vaca. Se o touro der ruim, o estrago é muito maior.
Explicação muito boa!
E relativo . Por exemplo minhas vacas são todas meio sangue girolanda . Se eu colocar um gir puro puxa pra o gir se coloco o holandês puxa pra o holandês. Eu fiz agora o seguinte joguei um touro pardo suiso com gir . A produção é fora do comum., muito leite rusticidade . Bom pra corte.. eu tive que colocar um meio sangue para formar um gado que na minha opinião foi extraordinario
Então você não está selecionando para leite. Aqui, o canal, ensina melhoramento genético para produção de leite 😊
@@pecuariadesaltoalto justamente e carne e leite. Fica um gado com 3 choques. Gir holandês e pardo suiso. O gado é extraordinário.
Gado de leite é diferente de gado de corte !
@@vivianebastos6263 o pardo suisso e leiteiro . Porém a qualidade da carne é o desenvolvimento dos bezerros e o que faltava entre o gir e o holandes
@@aertondocarmo8940crie o pardo suíço então. Pelo menos o PO vai ter valor comercial. Ja experimentou vender femea tricross? E acasalar elas, vai usarbo que? E se vai todo mundo pra corte, nao seria melhor usar nelore?
Nao tem sentido algum.
Obrigado pela sua explicação