Ao visitarem Joinville, não deixem de conhecer a Serra D. Francisca. Uma estrada encantadora pela serra do mar com paisagens que ainda hoje, remetem ao passado.
Bom dia ... E sou de Joinville/SC e gostei muito do vídeo ... só faltou mencionar a casa que foi construída para o casal aqui em Joinville e que hoje abriga o museu do imigrante.
Bom dia Paulo, quando eu escuto as histórias do Brasil que você conta e constato que não nos foi ensinado nada sobre nosso passado histórico, entendo o por quê, de determinadas perguntas totalmente sem relevância para nossa história🤤🤤. Obrigada por nos trazer tanta informação e mostrar que tivemos um passado enosso patriotismo e que nossa nação não foi criação de ETs, que simplesmente aparece nessa terra. É de extrema importância para a identidade Nacional saber de onde viemos, como fizemos e como construímos nossa cultura, tão linda, tão cheia de história e tão esquecida também, ansiosa pelo livro sobre D. Pedro II segundo, tenho certeza que será cheio de fatos interessantíssimo. Abç da fã número 2. 🤗🤗🤗🤗
@@PauloRezzuttiEscritor uma coisa que falta ao canal é um pouco de "efeitos sspeciais" ao citar a hierarquia e descendência. No caso dos filhos dos imperadores, uma árvore genealógica desenhada , respeitando a ordem de nascimento, os referidos filhos de cada até a idade em que faleceram (é causa)
@@lex.alexandre concordo....mtas vezes se torna confuso pois tinham o hábito de por nomes aos filhos praticamente iguais (Maria Francisca ...Francisca Maria....)sem contar que essa árvore vai parar em um único galho...pois os casamentos era quase que incestuosos na época (tio com sobrinha,primo com prima...)talvez esse fosse o motivo de tantos natimortos....e mortes ainda na 1° infância......coisas da época,tudo pela coroa!!!!
Minha amada Joinville, morei 12 anos lá, de 2004 a 2015, amei as matas, os morros, os museus, tudo, muitos amigos fizemos, morarão eternamente em nosso coração.
Se tivéssemos uma indústria de cinema do nível de Holywood imagine quantas produções maravilhosas sairiam de nosso passado tão fascinante. Infelizmente os americanos não fazem filmes sobre o universo luso-brasileiro. Fazem filmes maravilhosos sobre a história dos principais países europeus, mas não fazem nada sobre Portugal que teve uma importância inigualável na construção do mundo como conhecemos hoje. Até a existência dos Estados Unidos tem a ver com o projeto marítimo português.
Estou muito feliz me dei de presente o livro " Domitila a verdadeira história da marquesa de Santos de Paulo Rezzutti. Estou ansiosa para começar a ler.
ADOREI!! EU E MEU MARIDO ESTIVEMOS EM JOINVILLE , NUMA PEQUENA CASA MUSEU , QUE FICA NA PRAÇA DOS PRINCIPES , ONDE CONTA SOBRE O DOTE DA PRINCESA FRANCISCA , EM QUE SEU MARIDO NUM ACORDO COM A ALEMANHA, FOI DADO TERRAS NO BRASIL, (PRECISAMENTE EM JOINVILLE), A PESSOAS DO CAMPO E VÁRIOS PROFISSIONAIS EM VARIAS ÁREAS PARA AQUI VIVEREM.
Amei demais o vídeo! Muito, muito interessante, e divertido também! E agora ainda com uma sessão nova: Rezzutti Responde, fofocas quentíssimas do Império! rsrs Aproveitando a nova sessão, é verdade que o D. Pedro II não simpatizava com o Conde d'Eu? E mais uma coisinha, sem querer abusar da sua boa vontade mas já abusando, se um dia vc puder, faça um vídeo sobre o neto mais velho de D. Pedro II, o Príncipe Pedro Augusto. Acho muito triste a história dele e acredito que a maioria das pessoas não a conheça. Obrigada pelo vídeo de hoje, um dos melhores!
Conheçam a Serra da Dona Francisca, entre Joinville e as cidades de São Bento do Sul e Rio Negro no Estado de Santa Catarina. Natureza exuberante, serra íngreme e um pedaço da Alemanha no Brasil!
Eu já me perdi nela! Estava indo para Florianópolis e em Curitiba entramos na estrada errada, foi uma das maiores supresas da minha vida conhecer a Serra D. Francisca. estrada línda!
Essa estrada e os municípios adjacentes, pertencem a rota turística de SC denominada "O CAMINHO DOS PRÍNCIPES". Combinando história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicos recantos rurais, o Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina. O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.
Paulo Rezzutti, sou de Joinville, pena que a casa que foi construida para o casal Príncipe de Joinville e Princesa D. Francisca não pode ser visitada pelos turistas pois está em constante reforma, que não acabam. Triste.
Oi descobri seu canal a 3 dias e simplesmente não consigo mais parar de ver seus vídeos..Hoje não moro mais no Brasil..me sinto em casa vendo você contar a nossa história. Obgda obgda obgda.
Muito bom o vídeo! Estou aprendendo muita coisa que não aprendi na época da escola. Paulo, chegou o Mulheres do Brasil e eu dei um pulo quando vi que Vc fala da Ana Jansen!! Eu sou maranhense e fiquei feliz demais de ver que ela está no seu livro. Grande abraço!
Carissima!No ensino fundamental não é possivel desdobrar em tantos detalhes a nossa história! O professor tem um conteúdo básico a seguir ,se o estudante fizer faculdade de História vai aprender mais,porém estes detalhes temos que buscar prla vida a fora.
Paulo,por favor explique a todos que no ensino fundamental,até o nono ano,não é poossivel..contar tudo de nossa história! O professor(a)tem um con teudo basico para orientar os alunos ,só quem se interessa como nós,faz esse tipo de pesquisa específica! Grata por mais esta apresentação incrivel!
Rezzutti você é incrível!! Adoro seus vídeos! Tenho uma dúvida: se a Maria Antonieta era uma Habsburgo porque acusam tanto ela de alienação com a realidade do povo Francês na época da Revolução Francesa? Quando atribuem a ela a frase "se não tem pão pq não comem brioches" estão falando q ela nem sabia o sofrimento q o povo estava passando.....como pode uma Habsburgo tão pouco preocupada com as finanças da coroa!?!???
Olá professor acabamos fazendo uma viagem no tempo literalmente. A internet é algo impressionante e sua maneira de falar da História é fantástica. Esse príncipe trouxe um pouco de frescor e graça à vida das crianças imperiais. Imagino como essa história de terem se perdido em meio aos foguetórios não rendeu boas lembranças e muitas risadas nas crianças. Outra coisa: a atriz Rachel está enterrada no Pére de la Chaise em Paris. Há muito tempo, fazendo uma visita virtual, vi o "tombeau" da senhorita Rachel e olha que não foi só o Príncipe de Joinville que ficou encantado pela atriz. Ela faleceu aos 34 se não me engano e de tuberculose. Joga na visita virtual que vai ver o túmulo dela. A minha curiosidade se deu ao ver um túmulo com meu nome escrito simplesmente "Rachel". O enterro dela foi noticiado à exaustão. Diria com exagero como se ela fosse uma "celebridade dos dias de hoje. Ass. Sua mais humilde aluna Rachel Paula, uma viajante do tempo em 05/07/2020🤭
Paulo, você precisa vir a Joinville fazer um vídeo mostrando o Palácio construído para o Príncipe de Joinville e Dona Francisca que o hoje é o museu nacional da imigração. É muito legal.
Boa tarde ,professor vou fazer um bolo de milho para comemorar já e tomar com um cafezinho bem quentinho. Parabéns, professor Paulo Rezzutti. Deus ,te abençoe sempre.
Essas histórias de D. Pedro II dão um bom filme ou novela. A globo programou a continuação de "Novo Mundo" e tomara que esses episódios estejam no roteiro.
Adoro seus vídeos, sempre acompanho o canal. E os livros são maravilhosos. Estive namorando o livro da Leopoldina por meses até ganha-lo no meu aniversário e fiquei sem palavras quando terminei de ler. Sensacional e o jeito como você conta a história é muito agradável. Agora estou lendo o livro do D. Pedro I e esperando ansiosamente pelo livro do D.Pedro II ♥
Bom dia Paulo ! que detalhes interessantes, gosto muito de história, e gostaria que os jovens tivessem este conhecimento. Procuro passar alguns detalhes a eles em minhas aulas.. Alguns nem sabem que tivemos um reinado.
Parabéns pelo bom humor nas respostas. Essa "D. Pedro foi corno?" é o tipo de pergunta que a gente espera em uma sala de aula quando a garotada se sente à vontade -- então é um bom indicativo de que o público está muito à vontade com o canal. Aliás... no fundo, no fundo, bem que a gente torce pra querida Leopoldina ter dado uma escapadela. Ia ser bem-feito para aquele vacilão hahaah
Muito importante estas informações; eu comecei aprender um pouco sobre a História de nosso país a partir do 2º ano primário (hoje 2ª série do ensino fundamental) não era livro era um tal de questionário de história e a professora da época explicava a classe segundo aquele conteúdo; agora vejo que há diferenças no que diziam em relação a estas explicações atuais; exemplo: dizia que a proclamação da República ocorreu porque D. Pedro II estava muito velhinho e não possuía mais condições de governar! Vejo que isto não é verdade, os motivos foram outros. Resumindo, suas informações vêem para esclarecer os fatos. Parabéns!!
Paulo, o príncipe achou os dentes das princesas feios. Mas depois quando casou ele achou Francisca bonita???? Ela nas pinturas era bonita, mas nem sempre a pintura é realista. Nas fotos dela velha condiz com as pinturas eu achei.
Parabéns pelo vídeo. Sou de Joinville Rezzutti e os primeiros imigrantes alemães,suíços e noruegueses aportaram em 9 de março de 1851, considerada a data de fundação da Colonia Dona Francisca, cujo o nome foi substituído por Joinville em 1852 em homenagem ao príncipe Frances .
Sim,tiveram um 3 filhos,sendo que apenas um filho é uma filha chegaram a idade adulta.Atualmente os descendentes do filho ou da filha,não sei qual dos dois, estão na linha de sucessão do trono francês (!!!) Quanto aos regentes creio que foram o padre Feijó e Pedro de Araújo Lima.Um abraço!!!
De repente ouvi música: " o cerimonial tacanho dos Braganças".. que expressão histórica bem colocada e altamente explicativa para tanta coisa estranha dessa época e mesmo depois. Aguardo suas palavras sobre Tia Áquilla, quem sabe alguma coisa dela já na Europa. Abraço no amigo !
Lembre-se de que a corte portuguesa estava ISOLADA do restante das cortes européias, o que tornava IMPOSSÍVEL tal atualização. Afinal, conviviam com escravos e silvícolas.
@@mariafonseca3665 Os Braganças sempre foram pobres e deselegantes diante dos países do entorno. Aqui ficaram ainda pior ! Entre outras bizarrices nunca colocavam a coroa na cabeça do rei, ela ficava numa almofada ao lado. Só com a Rainha Maria Pia , esposa de Luís I, uma gastadora , as coisas tomaram ares mais sofisticados.
Me desculpe ficar sem falar durante 3 semanas. Minha internet tinha acabado no meio da mudança de contrato e entao tive q esperar a entrada dela no outro chip da outra operadora. Q legal q esta crescendo o canal, faço votos de maiores inscritos. Saudades de tu, falando pelo povo do estado do rio.
Paulo, gostaria de dar uma idéia para um novo vídeo. Você poderia falar sobre as cidades do Brasil que assim como Joinville tem a influência da monarquia no nome.
Paulo houve uma pequena confusão aqui, a rainha Maria Amélia mão do príncipe de Joinville era uma princesa de Nápoles, a mãe dela Maria Carolina sim era austríaca e irmã da Maria Antonieta, o pai dela Fernando era o rei de Nápoles, foi muito difícil pra a Maria Carolina aceitar o casamento da filha com o Luís Felipe de Orléans, que era francês e ela odiava os franceses por terem matado a Maria Antonieta sua irmã, e ainda mais pelo falo de que o pai do Luís Felipe foi um dos apoiadores da Revolução Francesa tendo sido ele mesmo tbm depois guilhotinado pelos revolucionários. A Maria Amélia era portanto sobrinha da Maria Antonieta e irmã do pai da imperatriz Teresa Cristina. Teve uma tia da imperatriz Leopoldina no trono francês mas foi a Maria Luísa segunda esposa do Napoleão I.
Adorei este vídeo! Sou de São Luís-Ma.Você tem algum vídeo que fala sobre São Luís na época do Marquês de Pombal? O período de riqueza, aqui vivenciado?
Olá Paulo, gosto muito dos seus vídeos e assisto a todos. Apenas uma pequena correção: a esposa do Rei francês Luís Felipe, a rainha Maria Amélia, não era austríaca e sim filha do Rei Fernando I das Duas Sicílias. Quem era austríaca era a mãe dela, ou seja, a sogra do Rei Luís Felipe, Maria Carolina de Áustria. A rainha Maria Amélia nasceu em Caserta, naquele então Reino das Duas Sicilias e hoje em dia, Itália.
Rezzutti, por favor. Faça uns vídeos sobre a permanência do Dom Pedro I e Dona Amélia na França e também, principalmente, sobre o momento mais épico da história e do liberalismo: O Cerco Ao Porto. Cordialmente, Mateus Soares de Freitas Neto
Veja os vídeos sobre a Amélia e a Maria Amélia aqui no canal. A Claudia Witte fala sobre isso. Inclusive tem fotos da casa em que d. Pedro I morou em Paris
Muito obrigado por nos proporcionar tanta informação que nos foi nagada na escola. Deus te abençoe amigo. Maravilhoso canal. Desejo uma feliz e abençoado 2019...
Muito bom, como todos os outros. Apesar de seus livros não serem técnicos, tenho tido muitas respostas, sobre história do Brasil e de Portugal, que não conseguia obter em várias leituras que já fiz em outros livros. Uma delas: Só consegui compreender como foi a transição da monarquia absolutista para a constitucional, em Portugal, após uma explicação sua, que não me lembro qual foi. Mas tenho uma dúvida em relação à ida de D. Maria II para Portugal. Quando D. Leopoldina morreu, isso já estava decidido? Ela já estava prometida a D. Miguel? Como D. Leopoldina reagiu a isso? Não consigo bater as datas refentes à decisão de ida dela para Portugal e a morte de D. Leopoldina. Obrigado!!
Eu explico melhor sobre isso na biografia sobre d. Leopoldina. Tem uma carta dela que eu coloco no livro, é de 1826 na qual ela fala para a irmã ou tia sobre o receio de mandar a filha para Portugal porque d. Carlota batia nos filhos e tinha medo que ela batesse na neta.
Que vídeo bom...só fofoca !!! Que bom que vc gosta do povo dos comentários, somos todos seus fãs. A Chicá era bonita e fez muito sucesso na França dirigida pela ladina Barral, dizem que ele se encantou com a Chicá porque ela parecia muito com uma de suas amantes, ambas tinham olhos de corça. O Joinville era do balacobaco, bem diferente do coitado do PII que foi desvirginado por uma senhora de boa estirpe plantada pelos tutores para deixar ele treinadinho para o casamento, coitado desse homem, que vida. A Rainha Maria Amélia, mãe do Joinville, era napolitana, irmã da mãe da Leopoldina, Maria Luísa que casou com Napoleão era bela e puxou o sangue austríaco, já a Leopoldina puxou ao feiosos Bourbons das Duas Sicílias. O Chalaça foi certamente amante da marquesa, ele comia todo mundo, comeu até a Amélia depois que PI morreu.
Acho engraçado essas idas e vindas nas relações entre Portugal, Espanha e França. Os Bragança fugiram de Portugal por causa de Napoleão, e mais tarde Dom Pedro I acabou se casando com uma herdeira dele...
Kd o Selton Melo para registrar no cinema a nossa história na época do império? Vejo que somente alguns episódios não tão bonitos são mostrados e ajudando cristalizar os estereótipos a nosso respeito? Vc Paulo Rezzutti julga que temos uma História dígna de cinema?
Óbvio que temos, mas nossa síndrome de vira lata não nos deixa ver isso e nem com que as pessoas que detém os meios de se fazer cinema façam algo que preste
Oi Paulo ,tudo bem? Comecei ver seus vídeos e me apaixonei. Eu que sou uma analfabeta funcional estou completamente chocada de como ainda vivemos em uma era de "monarquia " ao comparar nossos políticos aos grandes nobres imperiais .Eu estou tão impactada que até sonho com o tempo imperial ,estou em êxtase ...@paulorezzutti
Ao visitarem Joinville, não deixem de conhecer a Serra D. Francisca. Uma estrada encantadora pela serra do mar com paisagens que ainda hoje, remetem ao passado.
Bom dia ... E sou de Joinville/SC e gostei muito do vídeo ... só faltou mencionar a casa que foi construída para o casal aqui em Joinville e que hoje abriga o museu do imigrante.
Imagino um filme com as cenas deste baile de despedida, pena não termos tantas produções históricas. ADOREI!!
#VemVersalhesTropical
Sim. Boa ideia. Com a parte da guerra de mentirinha
Mas vc viu o video ? Parece q não...
Bom dia Paulo, quando eu escuto as histórias do Brasil que você conta e constato que não nos foi ensinado nada sobre nosso passado histórico, entendo o por quê, de determinadas perguntas totalmente sem relevância para nossa história🤤🤤. Obrigada por nos trazer tanta informação e mostrar que tivemos um passado enosso patriotismo e que nossa nação não foi criação de ETs, que simplesmente aparece nessa terra. É de extrema importância para a identidade Nacional saber de onde viemos, como fizemos e como construímos nossa cultura, tão linda, tão cheia de história e tão esquecida também, ansiosa pelo livro sobre D. Pedro II segundo, tenho certeza que será cheio de fatos interessantíssimo. Abç da fã número 2. 🤗🤗🤗🤗
Obrigado!!! Adorei a história da fã número 2!
@@PauloRezzuttiEscritor uma coisa que falta ao canal é um pouco de "efeitos sspeciais" ao citar a hierarquia e descendência. No caso dos filhos dos imperadores, uma árvore genealógica desenhada , respeitando a ordem de nascimento, os referidos filhos de cada até a idade em que faleceram (é causa)
@@lex.alexandre concordo....mtas vezes se torna confuso pois tinham o hábito de por nomes aos filhos praticamente iguais (Maria Francisca ...Francisca Maria....)sem contar que essa árvore vai parar em um único galho...pois os casamentos era quase que incestuosos na época (tio com sobrinha,primo com prima...)talvez esse fosse o motivo de tantos natimortos....e mortes ainda na 1° infância......coisas da época,tudo pela coroa!!!!
Amei a atitude do Príncipe Joinville , de fazer uma festa no navio francês para divertir as crianças que fofo!
Minha amada Joinville, morei 12 anos lá, de 2004 a 2015, amei as matas, os morros, os museus, tudo, muitos amigos fizemos, morarão eternamente em nosso coração.
Se tivéssemos uma indústria de cinema do nível de Holywood imagine quantas produções maravilhosas sairiam de nosso passado tão fascinante. Infelizmente os americanos não fazem filmes sobre o universo luso-brasileiro. Fazem filmes maravilhosos sobre a história dos principais países europeus, mas não fazem nada sobre Portugal que teve uma importância inigualável na construção do mundo como conhecemos hoje. Até a existência dos Estados Unidos tem a ver com o projeto marítimo português.
Estou muito feliz me dei de presente o livro " Domitila a verdadeira história da marquesa de Santos de Paulo Rezzutti. Estou ansiosa para começar a ler.
Aprender a História do Brasil com o senhor Paulo Rezzutti é incrível, gratidão por tirar do seu tempo e transmitir a origem de todos nós.
ADOREI!! EU E MEU MARIDO ESTIVEMOS EM JOINVILLE , NUMA PEQUENA CASA MUSEU , QUE FICA NA PRAÇA DOS PRINCIPES , ONDE CONTA SOBRE O DOTE DA PRINCESA FRANCISCA , EM QUE SEU MARIDO NUM ACORDO COM A ALEMANHA, FOI DADO TERRAS NO BRASIL, (PRECISAMENTE EM JOINVILLE), A PESSOAS DO CAMPO E VÁRIOS PROFISSIONAIS EM VARIAS ÁREAS PARA AQUI VIVEREM.
Amei demais o vídeo! Muito, muito interessante, e divertido também!
E agora ainda com uma sessão nova: Rezzutti Responde, fofocas quentíssimas do Império! rsrs
Aproveitando a nova sessão, é verdade que o D. Pedro II não simpatizava com o Conde d'Eu?
E mais uma coisinha, sem querer abusar da sua boa vontade mas já abusando, se um dia vc puder, faça um vídeo sobre o neto mais velho de D. Pedro II, o Príncipe Pedro Augusto. Acho muito triste a história dele e acredito que a maioria das pessoas não a conheça.
Obrigada pelo vídeo de hoje, um dos melhores!
Joinville era o primo divertido, descolado. Proporcionou as maiores aventuras na vida dos nossos príncipes.
Achei a Francisca linda, nossa princesa gótica trevosa 💜
A beleza da princesa dona Francisca era admirada até na Europa. Ela era considerada também a mais bela princesa brasileira
Pena que o futuro marido não achou isso.... ..
Mais ela era Linda msm D.francisca❤
Conheçam a Serra da Dona Francisca, entre Joinville e as cidades de São Bento do Sul e Rio Negro no Estado de Santa Catarina. Natureza exuberante, serra íngreme e um pedaço da Alemanha no Brasil!
Eu já me perdi nela! Estava indo para Florianópolis e em Curitiba entramos na estrada errada, foi uma das maiores supresas da minha vida conhecer a Serra D. Francisca. estrada línda!
Essa estrada e os municípios adjacentes, pertencem a rota turística de SC denominada "O CAMINHO DOS PRÍNCIPES". Combinando história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicos recantos rurais, o Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina. O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.
Paulo,gosto muito dos teus vídeos.Aprenfo muito com você. Abraço!
Paulo, primeiramente gosto bastante do seu trabalho . Você poderia fazer mais vídeos sobre a vida e os descendentes das princesas Francisca e Januária
Paulo Rezzutti, sou de Joinville, pena que a casa que foi construida para o casal Príncipe de Joinville e Princesa D. Francisca não pode ser visitada pelos turistas pois está em constante reforma, que não acabam. Triste.
Não conhecia essa história. Parabéns pelo trabalho canal. Sempre passando cultura!
Oi descobri seu canal a 3 dias e simplesmente não consigo mais parar de ver seus vídeos..Hoje não moro mais no Brasil..me sinto em casa vendo você contar a nossa história. Obgda obgda obgda.
Bem-vinda!
SAO VICENTE. BAIXADA. MUITO LEGAL CONHECER HISTORIAS DO BRASIL! OBRIGADA.
Grande historiador Que bom ter acesso a interessantes informações
Resido em Joinville. Adoro as histórias relacionadas à cidade
Uma mulher digna ,como a princesa Leopoldina,jamais trairia o marido embora ele merecesse.
Muito bom o vídeo! Estou aprendendo muita coisa que não aprendi na época da escola. Paulo, chegou o Mulheres do Brasil e eu dei um pulo quando vi que Vc fala da Ana Jansen!! Eu sou maranhense e fiquei feliz demais de ver que ela está no seu livro. Grande abraço!
Carissima!No ensino fundamental não é possivel desdobrar em tantos detalhes a nossa história! O professor tem um conteúdo básico a seguir ,se o estudante fizer faculdade de História vai aprender mais,porém estes detalhes temos que buscar prla vida a fora.
Paulo,por favor explique a todos que no ensino fundamental,até o nono ano,não é poossivel..contar tudo de nossa história! O professor(a)tem um con teudo basico para orientar os alunos ,só quem se interessa como nós,faz esse tipo de pesquisa específica! Grata por mais esta apresentação incrivel!
Que alegria a existência do seu canal! Ótimo conteúdo! Continue sempre! Abraços.
Rezzutti você é incrível!! Adoro seus vídeos!
Tenho uma dúvida: se a Maria Antonieta era uma Habsburgo porque acusam tanto ela de alienação com a realidade do povo Francês na época da Revolução Francesa? Quando atribuem a ela a frase "se não tem pão pq não comem brioches" estão falando q ela nem sabia o sofrimento q o povo estava passando.....como pode uma Habsburgo tão pouco preocupada com as finanças da coroa!?!???
Muito, muito bom , aprendo muito com o canal , parabéns Mestre Paulo
Olá professor acabamos fazendo uma viagem no tempo literalmente. A internet é algo impressionante e sua maneira de falar da História é fantástica. Esse príncipe trouxe um pouco de frescor e graça à vida das crianças imperiais. Imagino como essa história de terem se perdido em meio aos foguetórios não rendeu boas lembranças e muitas risadas nas crianças. Outra coisa: a atriz Rachel está enterrada no Pére de la Chaise em Paris. Há muito tempo, fazendo uma visita virtual, vi o "tombeau" da senhorita Rachel e olha que não foi só o Príncipe de Joinville que ficou encantado pela atriz. Ela faleceu aos 34 se não me engano e de tuberculose. Joga na visita virtual que vai ver o túmulo dela. A minha curiosidade se deu ao ver um túmulo com meu nome escrito simplesmente "Rachel". O enterro dela foi noticiado à exaustão. Diria com exagero como se ela fosse uma "celebridade dos dias de hoje. Ass. Sua mais humilde aluna Rachel Paula, uma viajante do tempo em 05/07/2020🤭
Gratidão, Deus. Por colocar uma pessoa tão especial como .Professor Paulo Rezzutti. Estou ,aprendendo muito.
Paulo, você precisa vir a Joinville fazer um vídeo mostrando o Palácio construído para o Príncipe de Joinville e Dona Francisca que o hoje é o museu nacional da imigração. É muito legal.
Boa tarde ,professor vou fazer um bolo de milho para comemorar já e tomar com um cafezinho bem quentinho. Parabéns, professor Paulo Rezzutti. Deus ,te abençoe sempre.
Essas histórias de D. Pedro II dão um bom filme ou novela. A globo programou a continuação de "Novo Mundo" e tomara que esses episódios estejam no roteiro.
Adoro seus vídeos, sempre acompanho o canal. E os livros são maravilhosos. Estive namorando o livro da Leopoldina por meses até ganha-lo no meu aniversário e fiquei sem palavras quando terminei de ler. Sensacional e o jeito como você conta a história é muito agradável. Agora estou lendo o livro do D. Pedro I e esperando ansiosamente pelo livro do D.Pedro II ♥
Bom dia Paulo ! que detalhes interessantes, gosto muito de história, e gostaria que os jovens tivessem este conhecimento.
Procuro passar alguns detalhes a eles em minhas aulas.. Alguns nem sabem que tivemos um reinado.
Me amarrei no príncipe de Joinville! Devia ser gente boa, levou alguma diversão àquelas crianças!
Nesse momento de quarentena. É muito bom história do Brasil. É seus regentes
O príncipe Joinville deve ter sido uma figura, tipo "o rei da festa" kkkkk #festadobabado
D. Francisca se divertiu muito com o príncipe de Joinville.
Parabéns pelo bom humor nas respostas. Essa "D. Pedro foi corno?" é o tipo de pergunta que a gente espera em uma sala de aula quando a garotada se sente à vontade -- então é um bom indicativo de que o público está muito à vontade com o canal. Aliás... no fundo, no fundo, bem que a gente torce pra querida Leopoldina ter dado uma escapadela. Ia ser bem-feito para aquele vacilão hahaah
🤣🤣🤣
Pena que nada disso nos é ensinado na escola..
O tataravô do meu bisavô falou mesmo desse baile do cabide que esse príncipe deu no barco dele.
O bicho pegou mesmo.
Muito importante estas informações; eu comecei aprender um pouco sobre a História de nosso país a partir do 2º ano primário (hoje 2ª série do ensino fundamental) não era livro era um tal de questionário de história e a professora da época explicava a classe segundo aquele conteúdo; agora vejo que há diferenças no que diziam em relação a estas explicações atuais; exemplo: dizia que a proclamação da República ocorreu porque D. Pedro II estava muito velhinho e não possuía mais condições de governar! Vejo que isto não é verdade, os motivos foram outros. Resumindo, suas informações vêem para esclarecer os fatos. Parabéns!!
Adoro seus vídeos. Quero saber da Januária. Escuto deitada. Tô craque na história de D.pedro. amo❤️
A cada aula ,eu aprendo mais a "real" historia do Brasil.
Paulo, o príncipe achou os dentes das princesas feios. Mas depois quando casou ele achou Francisca bonita????
Ela nas pinturas era bonita, mas nem sempre a pintura é realista. Nas fotos dela velha condiz com as pinturas eu achei.
Pintavam princesas e príncipes mais belos do que a realidade. Teve pintor que já foi punido severamente por pintar 100% igual a realidade.
Parabéns pelo vídeo. Sou de Joinville Rezzutti e os primeiros imigrantes alemães,suíços e noruegueses aportaram em 9 de março de 1851, considerada a data de fundação da Colonia Dona Francisca, cujo o nome foi substituído por Joinville em 1852 em homenagem ao príncipe Frances .
Nossa aquela época a França 🇫🇷 era pais mais civilizado né 。Escutando Paulo Rezzutti viajo no tempo!
A Princesa Francisca e o Príncipe de Joinville deixaram descendentes?
Quem eram os regentes na infância e adolescência das princesas?
Sim,tiveram um 3 filhos,sendo que apenas um filho é uma filha chegaram a idade adulta.Atualmente os descendentes do filho ou da filha,não sei qual dos dois, estão na linha de sucessão do trono francês (!!!)
Quanto aos regentes creio que foram o padre Feijó e Pedro de Araújo Lima.Um abraço!!!
Olha eu gosto de assistir os vídeos deitada...olha quando chega segunda eu fico ansiosa por seus videos ...muito bom bjs paulo
Llk83plpĺ9p9)96anos a quarentena vamos)¥¥9¥¥99¥
Depois 96anos pó 333
De repente ouvi música: " o cerimonial tacanho dos Braganças".. que expressão histórica bem colocada e altamente explicativa para tanta coisa estranha dessa época e mesmo depois. Aguardo suas palavras sobre Tia Áquilla, quem sabe alguma coisa dela já na Europa. Abraço no amigo !
Lembre-se de que a corte portuguesa estava ISOLADA do restante das cortes européias, o que tornava IMPOSSÍVEL tal atualização. Afinal, conviviam com escravos e silvícolas.
@@mariafonseca3665 Os Braganças sempre foram pobres e deselegantes diante dos países do entorno. Aqui ficaram ainda pior ! Entre outras bizarrices nunca colocavam a coroa na cabeça do rei, ela ficava numa almofada ao lado. Só com a Rainha Maria Pia , esposa de Luís I, uma gastadora , as coisas tomaram ares mais sofisticados.
Estou maratonando seu canal Paulo, uma verdadeira aula e alegria nessa quarentena 🇧🇷💛🙌👏
Joinha 139.
Vida longa a esse canal.
Boa tarde Paulo, eu moro em Joinville SC. Foi mhito bom saber um oouco mais desta cidade maravilhosa que é Joinville. Vale a pena conhcer. Abraço!
To amando esses vídeos Paulo Rezzotti
Eu achei esta história tão linda, tão rica q salvei em uma playlist. Lindo demais.
Ótimo vídeo. Parabéns por este trabalho incrível❤
Gostei muito...EXELENTE conteúdo...Impecável...Obrigada por partilhar seu conhecimento comigo...
Paulo, me diga os nomes dos seus livros, por favor. Abraços.
Acho muito interessante a forma com que o Paulo fala, tenho a impressão todas as vezes que vejo as lives mesmo as anteriores tão atual.
Me desculpe ficar sem falar durante 3 semanas. Minha internet tinha acabado no meio da mudança de contrato e entao tive q esperar a entrada dela no outro chip da outra operadora. Q legal q esta crescendo o canal, faço votos de maiores inscritos. Saudades de tu, falando pelo povo do estado do rio.
7 de setembro tô ai! Depois eu aviso geral
Paulo Rezzutti ah q pena! Pensei q vinha pro meu aniversario rs Tudo bem, entao. Aguardamos tu e a familia toda. 😉👍
Obs.: no dia do padre qro meus parabens kkkk brincadeirinha kkkk
Vidros muito interessante....vivendo em New York...devido o corona...senti desejo de aprender mais sobre a monarquia no Brasil. Fascinante. Thank you
Muito Bom! Obrigada!
Paulo, gostaria de dar uma idéia para um novo vídeo. Você poderia falar sobre as cidades do Brasil que assim como Joinville tem a influência da monarquia no nome.
Parabéns professor por mostrar o que os livros didáticos não mostram, as entrelinhas.
Faz um video sobre a Francisca de Bragança
Seu canal é incrível! Aprender história assim é bom demais.
Parabéns pelo vídeo !!! 🥰💙
Sensacional como sempre Paulo!! Sucesso pra vc sempre!!
Muito interessante. Gostei muito. Obrigada
Gosto demais de ouvir estas historias
Já cheguei dando like. Pq moro em Joinville e quero muito saber desse babado kkk
Paulo houve uma pequena confusão aqui, a rainha Maria Amélia mão do príncipe de Joinville era uma princesa de Nápoles, a mãe dela Maria Carolina sim era austríaca e irmã da Maria Antonieta, o pai dela Fernando era o rei de Nápoles, foi muito difícil pra a Maria Carolina aceitar o casamento da filha com o Luís Felipe de Orléans, que era francês e ela odiava os franceses por terem matado a Maria Antonieta sua irmã, e ainda mais pelo falo de que o pai do Luís Felipe foi um dos apoiadores da Revolução Francesa tendo sido ele mesmo tbm depois guilhotinado pelos revolucionários. A Maria Amélia era portanto sobrinha da Maria Antonieta e irmã do pai da imperatriz Teresa Cristina. Teve uma tia da imperatriz Leopoldina no trono francês mas foi a Maria Luísa segunda esposa do Napoleão I.
Francisca é tão bela! Com cabelos negros mesmo senhora manteve sua delicadeza.
Adorei este vídeo! Sou de São Luís-Ma.Você tem algum vídeo que fala sobre São Luís na época do Marquês de Pombal? O período de riqueza, aqui vivenciado?
Olá Paulo, gosto muito dos seus vídeos e assisto a todos. Apenas uma pequena correção: a esposa do Rei francês Luís Felipe, a rainha Maria Amélia, não era austríaca e sim filha do Rei Fernando I das Duas Sicílias. Quem era austríaca era a mãe dela, ou seja, a sogra do Rei Luís Felipe, Maria Carolina de Áustria. A rainha Maria Amélia nasceu em Caserta, naquele então Reino das Duas Sicilias e hoje em dia, Itália.
Verdade!!!!!! Vou corrigir! Obrigado!
Oba! Apareci no vídeo.
Não consigui pensar numa pergunta melhor ;-;
Rezzutti, por favor.
Faça uns vídeos sobre a permanência do Dom Pedro I e Dona Amélia na França e também, principalmente, sobre o momento mais épico da história e do liberalismo: O Cerco Ao Porto.
Cordialmente,
Mateus Soares de Freitas Neto
Veja os vídeos sobre a Amélia e a Maria Amélia aqui no canal. A Claudia Witte fala sobre isso. Inclusive tem fotos da casa em que d. Pedro I morou em Paris
Paulo Rezzutti obrigadíssimo, meu nobre.
Passou batido.
Adorei! Muito legal!
Ótimo Vídeo parabéns Paulo Rezzutti.
Paulo obrigada por esse vídeo e por compartilhar, Joinville minha cidade amada ❤️.
De nada!
Muito obrigado por nos proporcionar tanta informação que nos foi nagada na escola.
Deus te abençoe amigo.
Maravilhoso canal.
Desejo uma feliz e abençoado 2019...
Ameiiii o vídeo. Parabéns e muito abrigada.
Daria um filme essa passagem ! Adorei!
Amei! Muito obrigada!
Muito bom, como todos os outros. Apesar de seus livros não serem técnicos, tenho tido muitas respostas, sobre história do Brasil e de Portugal, que não conseguia obter em várias leituras que já fiz em outros livros. Uma delas: Só consegui compreender como foi a transição da monarquia absolutista para a constitucional, em Portugal, após uma explicação sua, que não me lembro qual foi. Mas tenho uma dúvida em relação à ida de D. Maria II para Portugal. Quando D. Leopoldina morreu, isso já estava decidido? Ela já estava prometida a D. Miguel? Como D. Leopoldina reagiu a isso? Não consigo bater as datas refentes à decisão de ida dela para Portugal e a morte de D. Leopoldina. Obrigado!!
Eu explico melhor sobre isso na biografia sobre d. Leopoldina. Tem uma carta dela que eu coloco no livro, é de 1826 na qual ela fala para a irmã ou tia sobre o receio de mandar a filha para Portugal porque d. Carlota batia nos filhos e tinha medo que ela batesse na neta.
Já li os dois da Domitila e o "mulheres do Brasil". Leopoldina está na lista. Valeu pela dica!!
Que dados maravilhosos adorei saber os detalhes dessa visita.
Canal top demais
Boa noite! Nossa to apaixonado pelo seu canal! To assistindo uns 5 vídeos por dia. Quero ler seus livros também. Descobri vc há 3 dias. Abraço
Obrigado!
Interessantíssimo
Leandro Marques .
Que vídeo bom...só fofoca !!! Que bom que vc gosta do povo dos comentários, somos todos seus fãs. A Chicá era bonita e fez muito sucesso na França dirigida pela ladina Barral, dizem que ele se encantou com a Chicá porque ela parecia muito com uma de suas amantes, ambas tinham olhos de corça. O Joinville era do balacobaco, bem diferente do coitado do PII que foi desvirginado por uma senhora de boa estirpe plantada pelos tutores para deixar ele treinadinho para o casamento, coitado desse homem, que vida. A Rainha Maria Amélia, mãe do Joinville, era napolitana, irmã da mãe da Leopoldina, Maria Luísa que casou com Napoleão era bela e puxou o sangue austríaco, já a Leopoldina puxou ao feiosos Bourbons das Duas Sicílias. O Chalaça foi certamente amante da marquesa, ele comia todo mundo, comeu até a Amélia depois que PI morreu.
Você fez um "samba do criolo doido".
Acho engraçado essas idas e vindas nas relações entre Portugal, Espanha e França. Os Bragança fugiram de Portugal por causa de Napoleão, e mais tarde Dom Pedro I acabou se casando com uma herdeira dele...
Kd o Selton Melo para registrar no cinema a nossa história na época do império? Vejo que somente alguns episódios não tão bonitos são mostrados e ajudando cristalizar os estereótipos a nosso respeito? Vc Paulo Rezzutti julga que temos uma História dígna de cinema?
Óbvio que temos, mas nossa síndrome de vira lata não nos deixa ver isso e nem com que as pessoas que detém os meios de se fazer cinema façam algo que preste
Como nenhum cineasta brasileiro ainda teve a ideia de fazer um filme sobre esse período?
Bom dia não achei nenhum vídeo q explique direito a dinastia na França após a morte de Luiz XVI
Oi Paulo ,tudo bem? Comecei ver seus vídeos e me apaixonei. Eu que sou uma analfabeta funcional estou completamente chocada de como ainda vivemos em uma era de "monarquia " ao comparar nossos políticos aos grandes nobres imperiais .Eu estou tão impactada que até sonho com o tempo imperial ,estou em êxtase ...@paulorezzutti
Bom dia moro em Joinville ,amo essa cidade ...
Por favor, faz um vídeo sobre os dois filhos do D. Pedro II que morreram.
Reduzir sou sua fã . Gostaria de ganhar uma livro seu com sua assinatura . Vejo os seus vídeos e fico impressionada com coisa que você sabe.
Vídeo muito bom! ^^
Muit bom o video kkkkk gostei. Faz uma série sobre os senadores do Império
Então os rios cidades etc já tinham nome naquela época? Eu pensei que o nome das cidades etc tivessem nascido por conta da realeza e não ao contrário.