Eu vivi em Hamburgo de 1966 /1983 lá me nasceram dois filhos. Adorei o tempo que lá vivi e a camaradagem nos trabalhos que desempenhei até poder me integrar na minha especialização como operário qualificado (Torneiro mecânico), na área da Indústria naval. Berlin é uma excelente cidade mas não trocaria por Hamburgo, hansa cidade com porto de mar tal como Lisboa a cidade que me viu nascer.
Excelente comentário, meus parabéns ! Eu fui diversas vezes para a Alemanha, até o ano de 1975, quando fui pela última vez. Morei em München durante um ano, ( 1966/67 ) porém nunca fui a então Alemanha Ortiental. Conheci outros países então sob o regime comunista, como a Hungria, Checoslováquia, ( Praga e Bratislava ) e a então Yugoslavia, Dentre estes, os primeiros dois eram os mais tristes, povo reprimido e visívelmente triste. Quanto a Berlin, queria muito conhecer, mas tinha um imbróglio muito grande para entrar na parte Oriental, por este motivo infelizmente acabei não conhecendo esta parte da Alemanha. - Viagei por quase toda a Európa somente de automóvel em diversos anos entre 1964 até 1975, conhecendo mais de 25 países, e hojer sinto muita vontade de conhecer não sómente a então Alemanha Oriental, mas também ex cidades da Alemanha que hoje pertencem a Polônia, onde viviam parentes meus e suas respectivas moradias e terras hoje perdidas. Um grande abraço para você, e continue a transmitir os seus maravilhosos comentários.
Olá Mauro, nasci e vivo aqui no Rio. Meus pais eram alemães de Hamburg e Kiel. Durante alguns anos eu viajava anualmente para a Európa onde ficava de 60 a 70 dias, metade a trabalho e parte de férias. Quanto a Yugoslávia, na ´epoca estava no poder o ditador Gal. Josip Tito, que no final foi mais liberal, fazendo muita propaganda para atrair turistas, que eram muito bem recebidos, ao contrário da Hungria. - Grande abraço...
ERRATA1: O Solidaritätszuschlag não é imposto para reconstruir o Leste Europeu, mas sim o leste da Alemanha. ERRATA2: Em 1996, não se ganhava 77% menos na Alemanha Oriental, mas sim que os salários dali eram 23% menores ou que os salários ali correspondiam a 77% dos salários ocidentais... ERRATA3: São 15 as grandes cidades localizadas na ex-Alemanha Oriental. A imagem mostra 16. Ignore o dado da imagem e fique com o áudio :)
O que eu mais ouço das pessoas que abandonaram a religião católica são: 1) a não mais crença em uma religião ou entidade; 2) os "excessivos" casos de abusos sexuais e a clara impunidade. Há anos eu falo com alemães sobre o assunto e em nenhum momento eu ouvi alguém falar que era por conta dos impostos. Na verdade, eles apenas comentavam que havia o imposto, mas nunca disseram que era alto ou que isso tivesse relação com a sua não "crença" ou com o seu "não registro" (desligamento) com relação à uma religião. De verdade eu nunca ouvi nenhum alemão falar algo nesse sentido, mesmo que seja lógico do ponto de vista econômico. Abraço :D
Melhor, para não dizer único, canal que fala em detalhes sobre características socio-economicas e históricas da Alemanha. Parabéns pela qualidade dos seus vídeos.
Admiro o nível cultural e a elegância com que o Mauro dá a cara pelo canal e pela sua equipa. Como portuguesa também torço pelo seu sucesso, viu? Sempre me sentirei da sadia família com que nos movemos neste mundo global. Vídeo desassombrado. Obrigada. Felicidades.
Descobri seu canal há alguns dias e estou maravilhada com tão incrível conteúdo !! Já fui a Alemanha 🇩🇪 por 3 vezes e meus ascendentes desde a minha vó são imigrantes da Alemanha. Apesar de escutar alemão em minha infância inteira e estudar no Goethe por 4 anos não desenvolvi a língua ! Difícil demais !! Encontrar o seu canal preenche muitas lacunas que eu buscava !!! Continue assim dedicado e interessado !! 👏👏👏👏👏👏👏 Obrigada !!
Como um canal tão bom como esse ainda não tem mais inscritos? Estou me preparando para uma tour pelo leste europeu e conheci seu canal hoje, mas posso dizer que já estou viciada. A sobriedade com a qual você trata dos temas e expõe as informações são sensacionais. Parabéns e muito obrigada por disponibilizar parte do seu tempo para produzir tanto conteúdo de qualidade e gratuitamente.
Mauro quero parabenizar pelo seu canal, não só pelos conhecimentos transmitidos a cada novo vídeo mas também quero dizer que sua postura e elegância na fala os deixam ainda mais especiais. Espero em breve poder visitar esse país maravilhoso. Parabéns e muito sucesso!!
Descobri hoje seu canal. Ótimo, bem editado e excelente conteúdo. Morei na Alemanha (Munique) antes da queda do muro e tive a oportunidade de passar 1 dia no lado comunista de Berlim, uma experiência inesquecível. Achei que fosse entrevistar algum ossi para saber hoje como vê a reunificação (Wiedervereinigung).
Parabéns pelo seu canal. Se vc me permitir uma sugestão, faça um vídeo apresentando oportunidades de emprego para cidadãos de outros países da União Europeia. Sou italiano e tenho interesse em trabalhar na Alemanha. Abraço.
Muito bom e didático o vídeo. Poderia fazer um só com as diferenças da parte que foi Berlim Oriental comparada à Ocidental. Minha mãe morou na parte oriental pois tudo era menos caro.
finalmente achei um canal inteligente e interessante (+ 1), para me distrair e informar. Parabens pelo conteudo e o modo agradavel de transmitir. Estarei te seguindo..
Parabéns pelo seu trabalho informativo. Estive duas vezes na Alemanha. Um país bonito com muitas histórias. As pessoas aparentam ter pouca tolerância com estrangeiros, principalmente quando cometem alguns pequenos erros. Mas, pode ser só pontual e não regra geral.
Foi cirúrgico na sua colocação. Morei um tempo na Alemanha e exemplos não faltaram de pouca tolerância com estrangeiros, especialmente quando cometem algum tipo de erro, como você bem colocou. A impressão que tenho é que o alemão, em geral, somente tolera os estrangeiros porque precisa tolerar. Se eles pudessem escolher, acredito que optariam por expulsar todos os estrangeiros do país.
@@tiagocolombo5851 tive essa mesma impressão. Tenho um irmão e uma irmã que vivem em Berlim há muitos anos. Sinceramente, depois que conheci os alemães passei a achar os franceses os reis da simpatia, kkkkkkk
O YT indicou o vídeo Prússia P1, assisti a Parte1 e Parte2, no aguardo da P3. Poderia fazer outro episódio sobre as diferenças com enfoque nos esportes? Inscrição garantida!
Moro em Berlim e trabalho como guia turístico (Nebenjob) com turistas de maioria brasileira. Agradeço por me dar mais informações para dar à meus turistas !
Não é fácil viver na Alemanha. Eles não consideram nem os irmãos do leste quanto mais outras etnias. E tem muito ressentimento em toda Europa. Principalmente por excesso de violência na guerra, são muitas queixas. Mas vale a pena conhecer.
Parabéns pelo vídeo! tenho uma curiosidade que gostaria de perguntar: Existe por conta da População do Leste algum tipo de nostalgia pelo sistema socialista?
Sim, os mais velhos afirmam que a reunificação acabou com o senso de comunidade que existia à época do socialismo, por exemplo. Sem contar que o capitalismo não resolveu os problemas de muitos. Imagino que muitos achavam eu no mundo capitalista tudo é perfeito e todos podem comprar tudo o que o mercado vende...
As pessoas geralmente sente saudades de quando eram mais jovens. Você vai ver idoso no Brasil falando que na época dele tudo era melhor tbm, mesmo o Brasil sendo mais pobre naquela época kkkkkkk
Acredito que muitos cubanos, daqui a a 30 anos quando verem as praias da ilha cheia de turistas prostituindo as meninas cubanas por alguns míseros dólares também falarão com nostalgia do regime de fidel
Incrível o que você pode ensinar rapidamente, mostrando originalidade e perseverança sem deixar maçante o conteúdo. Parabéns 👏 prende é cativante, e pude aprender muito neste curto momento. Mais uma inscrita!
Sou filho de judeu fugido da Polônia devido a perseguição nazista. Tive 49 parentes "sumidos" da Terra. Não tenho ressentimentos e relação aos alemães atuais, mas tenho enorme simpatia pela parte oriental da velha DDR. O vídeo é ótimo apesar de não concordar em tudo dito nele. Vou revê-los outras vezes. Aufwiedersehn ! 🙏
Leopoldo, que triste ler isso sobre sua família. Eu tentei ser parcial quanto à DDR. Não sou de fechar com o discurso de que a BRD era melhor em tudo, pois não era.
@@DestinoBerlim A Alemanha Oriental foi um estado policial (a Stasi era uma mistura de Gestapo com KGB) e um regime totalitário, ao passo que a Ocidental foi/é uma democracia vigorosa (de onde não se precisa fugir). O resto, a partir desse fato evidente, passa a ser insignificante. Parabéns pelo canal!
A Alemanha Oriental era socialista, portanto era uma ditadura onde até ouvir música pop ocidental era proibido. Já a Alemanha Ocidental, capitalista, era uma democracia liberal com total liberdade de expressão e de ir e vir. Ditaduras nunca prestam, seja de Direita, Esquerda ou Centro.
@@heluzu Rapaz, nem os ex-membros da Stasi ainda vivos discordariam de que aquilo era uma ditadura e um estado policial. Finja que acredite na mentira que quiser - ou leia, por exemplo, "Stasillândia", da Anna Funder. AAlemanha Ocidental era um sucesso; a Oriental, uma desgraça, de onde muita gente queria fugir, daí o Muro. E dê graças a Deus de viver num país livre, no qual você pode manifestar suas opiniões (e bobagens) sem ser policiado, e numa ferramenta criada por uma empresa capitalista.
Belo trabalho! Você teria livros (inclusive em inglês ou em alemão) que tratem da reunificação e o impacto para trabalhadores e aposentados para indicar?
Estão incríveis os vídeos, Mauro. Sugiro fazer um sobre os bunkers espalhados por Berlim. Pra mim essas reminiscências materiais da guerra e o diálogo entre elas e os elementos contemporâneos são um dos pontos que fazem de Berlim um lugar único.
Obrigado, Henrique. Vou ver como será filmar interiores, já que primeiro os alemães, muitas vezes, não gostam ou não permitem. E tem o fator covid ainda. Mas está anotada a sugestão, que acho das mais interessantes.
@@DestinoBerlim existe uma cidade na Alemanha que hoje vi , tem os carros de Hitler e equipamentos da 2 guerra mundial do exército alemão predominantemente. Bem interessante.
Amigo, esses bunkers ainda existem em alguns lugares, mas muito mal preservados e perigosos. Os soviéticos primeiro, e o governo alemão depois, não fizeram a MÍNIMA QUESTÃO de permitir visitações apesar do grande interesse turístico. Há exceções. Você pode visitar as antigas torres antiaéreas de Berlim e outras cidades, e os túneis do bunker do Berghoff, da residência de Hitler, onde turistas podem ir. Este é hoje um roteiro turístico, mas o governo da Bavária explodiu os restos dela ainda nos anos 50, e continuou a destruir o sítio até a década de 90, com a surrada desculpa de "impedir peregrinações nazistas" (absurdo). Partes dos túneis estão abertas para turistas, e muita gente vai lá. Resta apenas um muro de arrimo e pedras, restos de rede de camuflagem, abrigos enferrujados de metralhadoras... Nem a casa de chá, que era frequentada por Hitler em suas caminhadas, foi poupada. Pelo menos deixaram o mirante, onde ele costumava ir e observar a linda paisagem. Há muitas fotos dele nesse local e pode-se ir até lá.
Pra ter uma segunda guerra, tinha que ter uma primeira guerra. A segunda guerra mundial foi consequência da primeira guerra mundial. Com a perda de colônias da Alemanha na África. A primeira guerra mundial começou com um assassinato do arquiduque austro- húngaro Francisco Ferdinando. E teve até a família imperial do Brasil nessa guerra. Teve um aviador chamado Barão Vermelho que é o mesmo daquele grupo de rock. Desse grupo de rock saiu um cara chamado Cazuza.
Esses dias fui ao supermercado me veio uma tristeza. A gente nem imagina que em um país rico idosos vivem com uma aposentadoria horrível. Eu e meu marido sempre lotamos o carrinho, uma senhorinha olhava o carrinho dela e olhava o nosso, olhava de novo o dela e o nosso. Me deu uma tristeza na alma pelo olhar dela de tristeza . Percebi que muitos idosos vivem no limite com pouco dinheiro da pensão. Isso se vê mais na antiga DDR.
Os idosos alemães que trabalharam toda a sua vida e fizeram descontos para a segurança Social podem fazer viagens de Cruzeiro porque o dinheiro que recebem da reforma chega-lhes e sobra Sra Tai.
@@jmmvictor1 Eu não sei em que mundo vc vive! Alemanha do Oeste , sul e norte ? A antiga Alemanha soviética paga até hoje o preço do socialismo. Acho que você vive em uma realidade paralela. Sei muito bem o que vejo todos os dias. Inclusive se vc mora na Alemanha e faz parte de grupos de brasileiros percebe que não é um caso isolado da Alemanha da antiga DDR .
Muito bom o vídei!!!! Lembro bem da queda do muro de Berlim e anos mais tarde, uma amiga recebeu uma policial alemã que viera fazer um intercâmbio. Um dia me pediram para eu passear com ela e conversa vai (em inglês), perguntei sobre o fato histórico. Me respondeu: "embora eu morasse alguns quarteiros do muro, só tinha 12 anos, não ouvi e não me lembro de nada" 🙄. Muito estranho!!! A família não deve ter gostado!!! Mudei de assunto🤨....
O vídeo só mostra que o livre mercado é a melhor forma de crescimento. E que o socialismo/comunismo é ruim. Mais liberdade é melhor. O livre mercado é a melhor forma de relacionamento da sociedade.
Mauro, meus parabéns pelo excelente trabalho. Sou admirador da cultura e da história alemã. Estou utilizando seus vídeos para montar meu roteiro de viagem, que planejo realizar em 2023
O fato que há mais mulheres empregadas que antes ou significa que ainda sofrem da desigualdade, ou que sofrem de mais exploração laboral - seja como for, precisam de mais intervenção/coerção do Estado.
Até agora a melhor explicação continua sendo aquela dada pelo Sr. Madruga: "uma Alemanha bebe vodka, a outra bebe cerveja" kkkkkkk brincadeira. ótimo vídeo.
Parabéns pela matéria ! Trabalho muito bom . Sou católico, e tenho amigos alemães , inclusive que são padres , e sempre discordei dessa forma de contribuição ( imposto ) para as igrejas cristã na Alemanha. Embora seja de caráter histórico, essa forma de contribuição obrigatória , ela vai contra os princípios do evangelho de Cristo . A contribuição para manutenção das igrejas deve ser voluntária e não obrigatória.
Resumindo o muro físico caiu, mas ainda existe um muro ilusório que de certa forma ainda separa os dois lados
Eu vivi em Hamburgo de 1966 /1983 lá me nasceram dois filhos.
Adorei o tempo que lá vivi e a camaradagem nos trabalhos que desempenhei até poder me integrar na minha especialização
como operário qualificado (Torneiro mecânico), na área da Indústria naval.
Berlin é uma excelente cidade mas não trocaria por Hamburgo, hansa cidade com porto de mar tal como Lisboa a cidade que me viu nascer.
Amo Hamburgo e pretendo fazer vídeos a respeito da cidade, José Victor.
Ai tu acordou do teu sonho kkkkkkkk
Excelente comentário, meus parabéns ! Eu fui diversas vezes para a Alemanha, até o ano de 1975, quando fui pela última vez. Morei em München durante um ano, ( 1966/67 ) porém nunca fui a então Alemanha Ortiental. Conheci outros países então sob o regime comunista, como a Hungria, Checoslováquia, ( Praga e Bratislava ) e a então Yugoslavia, Dentre estes, os primeiros dois eram os mais tristes, povo reprimido e visívelmente triste. Quanto a Berlin, queria muito conhecer, mas tinha um imbróglio muito grande para entrar na parte Oriental, por este motivo infelizmente acabei não conhecendo esta parte da Alemanha. - Viagei por quase toda a Európa somente de automóvel em diversos anos entre 1964 até 1975, conhecendo mais de 25 países, e hojer sinto muita vontade de conhecer não sómente a então Alemanha Oriental, mas também ex cidades da Alemanha que hoje pertencem a Polônia, onde viviam parentes meus e suas respectivas moradias e terras hoje perdidas. Um grande abraço para você, e continue a transmitir os seus maravilhosos comentários.
Que legal, Klaus. De onde você é? A Iugoslávia estava em melhores condições, não?
Olá Mauro, nasci e vivo aqui no Rio. Meus pais eram alemães de Hamburg e Kiel. Durante alguns anos eu viajava anualmente para a Európa onde ficava de 60 a 70 dias, metade a trabalho e parte de férias. Quanto a Yugoslávia, na ´epoca estava no poder o ditador Gal. Josip Tito, que no final foi mais liberal, fazendo muita propaganda para atrair turistas, que eram muito bem recebidos, ao contrário da Hungria. - Grande abraço...
Não cansou de passear??? ...Bist du nicht müde um spazieren???
Nein Tuar, müde nicht, aber ein bischen zu Alt.
Cheguei ontem da Alemanha. Preciso voltar agora que te encontrei! Excelentes videos👏
vc mora em qual cidade?
@@peDr0k444 Em Noia, Galicia, Espanha.
ERRATA1: O Solidaritätszuschlag não é imposto para reconstruir o Leste Europeu, mas sim o leste da Alemanha.
ERRATA2: Em 1996, não se ganhava 77% menos na Alemanha Oriental, mas sim que os salários dali eram 23% menores ou que os salários ali correspondiam a 77% dos salários ocidentais...
ERRATA3: São 15 as grandes cidades localizadas na ex-Alemanha Oriental. A imagem mostra 16. Ignore o dado da imagem e fique com o áudio :)
O que eu mais ouço das pessoas que abandonaram a religião católica são:
1) a não mais crença em uma religião ou entidade;
2) os "excessivos" casos de abusos sexuais e a clara impunidade.
Há anos eu falo com alemães sobre o assunto e em nenhum momento eu ouvi alguém falar que era por conta dos impostos.
Na verdade, eles apenas comentavam que havia o imposto, mas nunca disseram que era alto ou que isso tivesse relação com a sua não "crença" ou com o seu "não registro" (desligamento) com relação à uma religião. De verdade eu nunca ouvi nenhum alemão falar algo nesse sentido, mesmo que seja lógico do ponto de vista econômico.
Abraço :D
Porque não abre um canal para você .
Melhor, para não dizer único, canal que fala em detalhes sobre características socio-economicas e históricas da Alemanha. Parabéns pela qualidade dos seus vídeos.
Admiro o nível cultural e a elegância com que o Mauro dá a cara pelo canal e pela sua equipa. Como portuguesa também torço pelo seu sucesso, viu? Sempre me sentirei da sadia família com que nos movemos neste mundo global. Vídeo desassombrado. Obrigada. Felicidades.
Obrigado, Maria Laura!
Bela materia eu não tinha conhecimento dessas informações
Sou professor de Geografia e como tal tenho que dizer, seu canal e fantástico. Nos ajuda muito. So tenho a te agradecer.
Descobri seu canal há alguns dias e estou maravilhada com tão incrível conteúdo !! Já fui a Alemanha 🇩🇪 por 3 vezes e meus ascendentes desde a minha vó são imigrantes da Alemanha. Apesar de escutar alemão em minha infância inteira e estudar no Goethe por 4 anos não desenvolvi a língua ! Difícil demais !! Encontrar o seu canal preenche muitas lacunas que eu buscava !!! Continue assim dedicado e interessado !! 👏👏👏👏👏👏👏 Obrigada !!
Outro vídeo fantástico, Mauro! Obrigado!
Amigo, conheci seu canal hoje e estou aqui maratonando.
Tu serias um ótimo Apresentador, Repórter ou Documentarista.
Ei Juel! Muito obrigado pelo elogio. De onde você fala?
@@DestinoBerlim Vou maratonar também
Excelente vídeo. Mega profissional. Parabéns Mauro
Como um canal tão bom como esse ainda não tem mais inscritos? Estou me preparando para uma tour pelo leste europeu e conheci seu canal hoje, mas posso dizer que já estou viciada. A sobriedade com a qual você trata dos temas e expõe as informações são sensacionais. Parabéns e muito obrigada por disponibilizar parte do seu tempo para produzir tanto conteúdo de qualidade e gratuitamente.
Obrigado, Larissa. Agora tenho tido menos tempo, pois o turismo está voltando, mas sempre que puder vou postar algo.
Brasil e assim
Exelente explicação, muito melhor o Capitalismo, você tem mais liberdade e prosperidade 🇩🇪🇺🇲❤❤❤❤
De ser mendigo!
Muito boa a reportagem 👏
Canal como esse são muito bem vindos
Acabei de descobrir seu canal e parabéns! Muito profissional! Parece um documentário feito por grande produtora ou emissora de TV
Valeu Marcos!
Que povo lindo é o alemão, apaixonado por tanta beleza 🇩🇪❤❤❤❤
Que vídeo sensacional!!!
Super
excelente video
Sei q meu comentário não irá condizer com o assunto do vídeo, mas... QUE HOMEM CHARMOSO É ESTE ? E Q VOZ É ESTA???
Mauro quero parabenizar pelo seu canal, não só pelos conhecimentos transmitidos a cada novo vídeo mas também quero dizer que sua postura e elegância na fala os deixam ainda mais especiais. Espero em breve poder visitar esse país maravilhoso. Parabéns e muito sucesso!!
Obrigado, Cris. Linda mensagem!
❤ gratidão pela aula👏👏👏❤️🌎🌍🌏💕💕💕
Canal excepcional! Já vi quase todos os vídeos! Sucesso, Mauro!
Obrigado, Vanessa. De onde você fala?
Descobri hoje seu canal. Ótimo, bem editado e excelente conteúdo. Morei na Alemanha (Munique) antes da queda do muro e tive a oportunidade de passar 1 dia no lado comunista de Berlim, uma experiência inesquecível.
Achei que fosse entrevistar algum ossi para saber hoje como vê a reunificação (Wiedervereinigung).
Excelente a análise desse canal sobre as diferenças entre as duas Alemanhas.
Excelente video! Bom de assistir, texto bom e claro, tomadas bem feitas! Parabens, ganhou um inscrito!
Excelente vídeo! Parabéns!
Mauro, parabéns pelo conteúdo deste documentário!
Parabéns pelo seu canal. Se vc me permitir uma sugestão, faça um vídeo apresentando oportunidades de emprego para cidadãos de outros países da União Europeia. Sou italiano e tenho interesse em trabalhar na Alemanha. Abraço.
Muito bom e didático o vídeo. Poderia fazer um só com as diferenças da parte que foi Berlim Oriental comparada à Ocidental. Minha mãe morou na parte oriental pois tudo era menos caro.
Boa dica! Quando ela morou por aqui e onde?
@@DestinoBerlim Lichtenberg perto da estação do SBahn. Hoje mora em Wolfsburg.
finalmente achei um canal inteligente e interessante (+ 1), para me distrair e informar. Parabens pelo conteudo e o modo agradavel de transmitir. Estarei te seguindo..
Valeu, Antônio
Muito boas suas explicações. Moro na Alemanha desde 2004 e não tinha conhecimento dessas informações. Obrigada.
Onde, Cris?
Parabéns pelo vídeo!
Feola, esse é apenas o 5º video que vejo, e estou adorando! Obg por mais um excelente vídeo, Alexandre Lara, S. paulo.
Parabéns pelo seu trabalho informativo. Estive duas vezes na Alemanha. Um país bonito com muitas histórias. As pessoas aparentam ter pouca tolerância com estrangeiros, principalmente quando cometem alguns pequenos erros. Mas, pode ser só pontual e não regra geral.
Foi cirúrgico na sua colocação. Morei um tempo na Alemanha e exemplos não faltaram de pouca tolerância com estrangeiros, especialmente quando cometem algum tipo de erro, como você bem colocou. A impressão que tenho é que o alemão, em geral, somente tolera os estrangeiros porque precisa tolerar. Se eles pudessem escolher, acredito que optariam por expulsar todos os estrangeiros do país.
@@tiagocolombo5851 tive essa mesma impressão. Tenho um irmão e uma irmã que vivem em Berlim há muitos anos. Sinceramente, depois que conheci os alemães passei a achar os franceses os reis da simpatia, kkkkkkk
Viciado no canal 😃
Um vídeo bem instrutivo.
Excelente canal, bastante informativo!!!
O YT indicou o vídeo Prússia P1, assisti a Parte1 e Parte2, no aguardo da P3. Poderia fazer outro episódio sobre as diferenças com enfoque nos esportes? Inscrição garantida!
Bem bom os capítulos.
Manuel, achei muito legal sua sugestão. Vou pesquisar, e se encontrar material suficiente, faço vídeo.
Moro em Berlim e trabalho como guia turístico (Nebenjob) com turistas de maioria brasileira. Agradeço por me dar mais informações para dar à meus turistas !
Que legal. Minha filha esta indo em.intercambio em agosto. Ficará 1 ano. Se puder me passar seu instagran agradeço.
Não é fácil viver na Alemanha. Eles não consideram nem os irmãos do leste quanto mais outras etnias. E tem muito ressentimento em toda Europa. Principalmente por excesso de violência na guerra, são muitas queixas.
Mas vale a pena conhecer.
Parabéns pelo vídeo! tenho uma curiosidade que gostaria de perguntar: Existe por conta da População do Leste algum tipo de nostalgia pelo sistema socialista?
Sim, os mais velhos afirmam que a reunificação acabou com o senso de comunidade que existia à época do socialismo, por exemplo. Sem contar que o capitalismo não resolveu os problemas de muitos. Imagino que muitos achavam eu no mundo capitalista tudo é perfeito e todos podem comprar tudo o que o mercado vende...
Esse tipo de maluco sempre existe. Desde nostálgicos de Stalin na Rússia quanto de nostálgicos de Pinochet no Chile.
As pessoas geralmente sente saudades de quando eram mais jovens. Você vai ver idoso no Brasil falando que na época dele tudo era melhor tbm, mesmo o Brasil sendo mais pobre naquela época kkkkkkk
Acredito que muitos cubanos, daqui a a 30 anos quando verem as praias da ilha cheia de turistas prostituindo as meninas cubanas por alguns míseros dólares também falarão com nostalgia do regime de fidel
@@nortenaoecomm7535 isso já acontece há décadas
Excelente conteúdo!! Adorei conhecer melhor as diferenças!! 👏 👏 👏
Bom tema.
Incrível o que você pode ensinar rapidamente, mostrando originalidade e perseverança sem deixar maçante o conteúdo. Parabéns 👏 prende é cativante, e pude aprender muito neste curto momento. Mais uma inscrita!
Gostei parabéns pelas informações positivas 🙏👏👏👏
Meus parabéns excelente vídeo!!! Compartilhe mais sobre este assunto!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sou filho de judeu fugido da Polônia devido a perseguição nazista. Tive 49 parentes "sumidos" da Terra. Não tenho ressentimentos e relação aos alemães atuais, mas tenho enorme simpatia pela parte oriental da velha DDR.
O vídeo é ótimo apesar de não concordar em tudo dito nele. Vou revê-los outras vezes.
Aufwiedersehn ! 🙏
Leopoldo, que triste ler isso sobre sua família. Eu tentei ser parcial quanto à DDR. Não sou de fechar com o discurso de que a BRD era melhor em tudo, pois não era.
@@DestinoBerlim A Alemanha Oriental foi um estado policial (a Stasi era uma mistura de Gestapo com KGB) e um regime totalitário, ao passo que a Ocidental foi/é uma democracia vigorosa (de onde não se precisa fugir). O resto, a partir desse fato evidente, passa a ser insignificante. Parabéns pelo canal!
@@TheAscunha A atual Alemanha infelizmente começa a impor pequenas práticas da Alemanha oriental.
A Alemanha Oriental era socialista, portanto era uma ditadura onde até ouvir música pop ocidental era proibido.
Já a Alemanha Ocidental, capitalista, era uma democracia liberal com total liberdade de expressão e de ir e vir.
Ditaduras nunca prestam, seja de Direita, Esquerda ou Centro.
@@heluzu Rapaz, nem os ex-membros da Stasi ainda vivos discordariam de que aquilo era uma ditadura e um estado policial. Finja que acredite na mentira que quiser - ou leia, por exemplo, "Stasillândia", da Anna Funder.
AAlemanha Ocidental era um sucesso; a Oriental, uma desgraça, de onde muita gente queria fugir, daí o Muro.
E dê graças a Deus de viver num país livre, no qual você pode manifestar suas opiniões (e bobagens) sem ser policiado, e numa ferramenta criada por uma empresa capitalista.
Vídeo excelente e muito informativo!
Parabéns pelo vídeo. Excelente conteúdo, muito esclarecedor. Também moraria em Berlim.
adoro seus videos ,
Excelente trabalho! Parabéns!
Obrigado! Super interessante. Adorei.
Obrigado, querido amigo! Você é uma das minhas inspirações!
vídeo muito massa :)
Sempre bons videos esclarecedores e ótimas apresentações. RS
Ótimo trabalho
Excelente!
Muito boas as informações.
MUITO LEGAL 😃👍
ESSA EXPLICAÇÃO SOBRE :
### ALEMANHA OCIDENTAL ..... E...
### ALEMANHA ORIENTAL 👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Muito bom 😊
Excelente vídeo, bem didático.
Uma história interessante 👏
Muito bom, amigo!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que vídeo show!! Belo canal 👏👏
Valeu Vinicius. De onde você fala?
Adorei o conteúdo! Parabéns!
Belo trabalho! Você teria livros (inclusive em inglês ou em alemão) que tratem da reunificação e o impacto para trabalhadores e aposentados para indicar?
Bom trabalho.. parabéns
Obrigado, Valmir. Onde é que você descobriu o canal? Abraço!
Seus vídeos são muuuito legais!
Estão incríveis os vídeos, Mauro. Sugiro fazer um sobre os bunkers espalhados por Berlim. Pra mim essas reminiscências materiais da guerra e o diálogo entre elas e os elementos contemporâneos são um dos pontos que fazem de Berlim um lugar único.
Obrigado, Henrique. Vou ver como será filmar interiores, já que primeiro os alemães, muitas vezes, não gostam ou não permitem. E tem o fator covid ainda. Mas está anotada a sugestão, que acho das mais interessantes.
@@DestinoBerlim existe uma cidade na Alemanha que hoje vi , tem os carros de Hitler e equipamentos da 2 guerra mundial do exército alemão predominantemente. Bem interessante.
@@pliniocosta3938, sabe dizer qual cidade?
Amigo, esses bunkers ainda existem em alguns lugares, mas muito mal preservados e perigosos. Os soviéticos primeiro, e o governo alemão depois, não fizeram a MÍNIMA QUESTÃO de permitir visitações apesar do grande interesse turístico.
Há exceções. Você pode visitar as antigas torres antiaéreas de Berlim e outras cidades, e os túneis do bunker do Berghoff, da residência de Hitler, onde turistas podem ir. Este é hoje um roteiro turístico, mas o governo da Bavária explodiu os restos dela ainda nos anos 50, e continuou a destruir o sítio até a década de 90, com a surrada desculpa de "impedir peregrinações nazistas" (absurdo).
Partes dos túneis estão abertas para turistas, e muita gente vai lá. Resta apenas um muro de arrimo e pedras, restos de rede de camuflagem, abrigos enferrujados de metralhadoras...
Nem a casa de chá, que era frequentada por Hitler em suas caminhadas, foi poupada. Pelo menos deixaram o mirante, onde ele costumava ir e observar a linda paisagem. Há muitas fotos dele nesse local e pode-se ir até lá.
Boa explicação, 👏👏👏,gosto muito da história da Alemanha, estudo alemão também.
Obrigado Lucas. De onde você fala?
Curitiba, PR
Muito obrigado
Gostei desse vídeo!!!
Seus videos são muito bons.... parabéns!
Proponho um video analisando o outono alemão
Abs
Vou anotar aqui, LC Salles!
Adorei o vídeo, bem feito e informativo como sempre!
Obrigado, Lucas!
Canal muito bom!
Parabéns, vídeo muito bem feito e editado. Conteúdo esclarecedor, muito bom.
Obrigado Ivair. De onde você fala?
@@DestinoBerlim imagina, falo de Pindamonhangaba interior de São Paulo , próximo à Campos do Jordão e Aparecida.
Sugestão sugestiva:
Se possível faça um vídeo sobre história da II Guerra Mundial.
George, só acho que há muitos vídeos sobre o tema. Vou tentar inovar no tema, pode ser?
Pra ter uma segunda guerra, tinha que ter uma primeira guerra. A segunda guerra mundial foi consequência da primeira guerra mundial. Com a perda de colônias da Alemanha na África.
A primeira guerra mundial começou com um assassinato do arquiduque austro- húngaro Francisco Ferdinando. E teve até a família imperial do Brasil nessa guerra. Teve um aviador chamado Barão Vermelho que é o mesmo daquele grupo de rock. Desse grupo de rock saiu um cara chamado Cazuza.
Esses dias fui ao supermercado me veio uma tristeza. A gente nem imagina que em um país rico idosos vivem com uma aposentadoria horrível.
Eu e meu marido sempre lotamos o carrinho, uma senhorinha olhava o carrinho dela e olhava o nosso, olhava de novo o dela e o nosso. Me deu uma tristeza na alma pelo olhar dela de tristeza . Percebi que muitos idosos vivem no limite com pouco dinheiro da pensão. Isso se vê mais na antiga DDR.
Os idosos alemães que trabalharam toda a sua vida e fizeram descontos para a segurança Social podem fazer viagens de Cruzeiro porque o dinheiro que recebem da reforma chega-lhes e sobra Sra Tai.
E quanto é ?
@@jmmvictor1 Eu não sei em que mundo vc vive! Alemanha do Oeste , sul e norte ?
A antiga Alemanha soviética paga até hoje o preço do socialismo.
Acho que você vive em uma realidade paralela.
Sei muito bem o que vejo todos os dias. Inclusive se vc mora na Alemanha e faz parte de grupos de brasileiros percebe que não é um caso isolado da Alemanha da antiga DDR .
Efeito da igualdade de miséria que só um país socialistas pode propiciar a sua população
Muito bom o vídei!!!! Lembro bem da queda do muro de Berlim e anos mais tarde, uma amiga recebeu uma policial alemã que viera fazer um intercâmbio. Um dia me pediram para eu passear com ela e conversa vai (em inglês), perguntei sobre o fato histórico. Me respondeu: "embora eu morasse alguns quarteiros do muro, só tinha 12 anos, não ouvi e não me lembro de nada" 🙄. Muito estranho!!! A família não deve ter gostado!!! Mudei de assunto🤨....
Muito legal, parabens!
Obrigado, Marcelo!
O vídeo só mostra que o livre mercado é a melhor forma de crescimento. E que o socialismo/comunismo é ruim. Mais liberdade é melhor. O livre mercado é a melhor forma de relacionamento da sociedade.
Qual a diferença do sotaque da Alemanha Oriental e ocidental?
É igual identificar se uma pessoa é do interior?
Há muitos sotaques na Alemanha. Na parte oriental, há o dialeto saxão e também o berlinês, por exemplo. Entre os dois ha diferenças marcantes.
Você dá uma super aula! Excelente vídeo
Obrigado Elaine. De onde você fala? Como chegou ao canal?
Excelente reportagem!
Obrigado, Fernando!
Muito bom...
Video muito bom! Mas fiquei curioso. Em que ano a comparacao entre bens de consumo (geladeira, carro e telefone) foi feita? 1991? Ou antes disso?
Obrigado, Naylson. As datas para essa parte do vídeo oscilaram entre 1989 e 1996. Mas no caso das geladeiras, carros e telefones, vale o ano de 1989.
Faltou dizer que os Ossis não tinha videocassete microondas banana chocolate tv a cabo
@@lukasberlim2290, banana era o fim da picada, não? ahahah
Adoro esse canal
👏👏👏👏
Parabéns pelo trabalho
Obrigado, Guilherme. Como chegou no canal?
Mauro, meus parabéns pelo excelente trabalho. Sou admirador da cultura e da história alemã. Estou utilizando seus vídeos para montar meu roteiro de viagem, que planejo realizar em 2023
Obrigado Edélcio. Qualquer coisa, escreve pra mim no info@destinoberlim.com.br.
Muito interessante o video! Meus parabéns 👏👏
Obrigado, Renan. Mora na Alemanha?
Opa, nao mora na Holanda, mas quero muito conhecer Berlim!
@@renanmichelsantonioli1079, eu adoro a Holanda. Não vejo a hora de voltar depois dessa pandemia!
O fato que há mais mulheres empregadas que antes ou significa que ainda sofrem da desigualdade, ou que sofrem de mais exploração laboral - seja como for, precisam de mais intervenção/coerção do Estado.
Parou de atualizar o canal?
Seu canal eh fantástico cara
Obrigado, Endless Travel!
Até agora a melhor explicação continua sendo aquela dada pelo Sr. Madruga: "uma Alemanha bebe vodka, a outra bebe cerveja" kkkkkkk brincadeira. ótimo vídeo.
Seu Madruga devia fazer canal sobre Filosofia no YT eheheh
Excelente conteúdo!
Obrigado, Magno. De onde fala?
Parabéns pela matéria ! Trabalho muito bom . Sou católico, e tenho amigos alemães , inclusive que são padres , e sempre discordei dessa forma de contribuição ( imposto ) para as igrejas cristã na Alemanha. Embora seja de caráter histórico, essa forma de contribuição obrigatória , ela vai contra os princípios do evangelho de Cristo . A contribuição para manutenção das igrejas deve ser voluntária e não obrigatória.