Destrua as desculpas que as pessoas apresentam para não crer em Jesus e no Evangelho | Parte 4
HTML-код
- Опубликовано: 23 янв 2025
- Você já deve ter enfrentado circunstâncias nas quais se questionou: “aonde foi que eu me meti?!”. Não sei exatamente como foi que cheguei lá... talvez a minha mãe tenha ido visitar um parente ou uma amiga, e me levou junto. Só sei é que, ainda criança pequena, com menos de 10 anos, me encontrei na casa de uma mulher, não me recordo quem. Em algum momento a dona da casa perguntou se eu queria “leite com Nescau”, e eu respondi afirmativamente. Ao dar o primeiro gole, logo percebi que não estava tomando “leite com Nescau”, mas “leite com qualquer outro achocolatado barato que não chegava aos pés do Nescau”. Imagino que não tenha conseguido disfarçar a minha decepção e aversão ao gosto terrível daquele achocolatado. Foi com menos de dez anos que percebi que, muitas vezes, as pessoas usam o nome de uma marca famosa, tal como Nescau, para se referir a uma categoria de produtos, tal como os achocolatados. Outros exemplos incluem a marca Maizena, usada como sinônimo de amido de milho, Bombril para se referir a esponja de lã de aço, e Danone como sinônimo de iogurte.
Assim como aquela mulher usou a marca Nescau para se referir a um achocolatado genérico, muitas pessoas e “igrejas” usam o nome Jesus para se referir a uma falsificação do Cristo revelado na Escritura. Sim, é possível usar o nome Jesus para se referir a um impostor, um ídolo, um deus falso, que não pode trazer salvação a ninguém. O relato do bezerro de ouro em Êxodo demonstra que é possível usar o nome próprio e pessoal de Deus, Yahweh, para se referir a um ídolo, um deus falso:
O povo viu que Moisés demorava para descer do monte. Então reuniu-se em volta de Arão e lhe disse: levante-se, faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. Arão respondeu: tirem as argolas de ouro das orelhas de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam para mim. Então todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. Este, recebendo-as das mãos deles, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro de metal fundido. Então disseram: são estes, ó Israel, os seus deuses, que tiraram você da terra do Egito. Arão, vendo isso, edificou um altar diante do bezerro e fez a seguinte proclamação: amanhã haverá festa ao SENHOR. No dia seguinte, madrugaram, ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas. E o povo sentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir (Êxodo 32.1-6).
Note como Arão usa o nome próprio e pessoal de Deus, Yahweh, traduzido como SENHOR, para se referir ao ídolo de ouro, no formato de um bezerro, que ele acabara de fundir. Além disto, o Israel idólatra ofereceu ao bezerro de ouro os holocaustos e ofertas pacíficas que Deus determinou que deveriam ser oferecidas exclusivamente a si no tabernáculo.
Como se não bastasse o relato do bezerro de ouro em Êxodo, Paulo, na sua segunda carta aos Coríntios, explicitou a possibilidade de usar o nome de Jesus para se referir a um falso Cristo:
Temo que, assim como a serpente, com a sua astúcia, enganou Eva, assim também a mente de vocês seja corrompida e se afaste da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Pois, se vem alguém que prega outro Jesus, diferente daquele que nós pregamos, ou se vocês aceitam um espírito diferente daquele que já receberam ou um evangelho diferente do que já aceitaram […] (2 Coríntios 11.3-4).
É, portanto, perfeitamente possível usar o nome Jesus para se referir a um impostor, um ídolo, um deus falso, que não pode trazer salvação a ninguém.
Você deve pregar e se esforçar para que os teus familiares, amigos, vizinhos e conhecidos creiam em Jesus, mas não em qualquer Jesus.
De nada adianta os teus familiares crerem no Jesus pregado pelas Testemunhas de Jeová, pelos Adventistas do Sétimo Dia e pelos Mórmons, uma vez que o Jesus das Testemunhas de Jeová, o Jesus dos Adventistas do Sétimo Dia e o Jesus dos Mórmons não é o Jesus revelado na Palavra de Deus.
De nada adianta os teus amigos crerem no Jesus pregado pelos pelas igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus e Mundial do Poder de Deus, visto que o Jesus de Edir Macedo, o Jesus de R. R. Soares e o Jesus de Valdemiro Santiago não é o Jesus retratado na Escritura.
De nada adianta os teus vizinhos crerem no Jesus pregado pela igreja romana, uma vez que o Jesus do catolicismo romano nada tem a ver com o Jesus pregado pelos apóstolos na Escritura.
Continua na pregação.