Belíssimo video! Após nascer, crescer e morar em Santo Amaro, não sabia que o primeiro nome da região era Jeribatiba!!!..Temos uma história riquíssima de um dos bairros mais antigos do Brasil. Por que não é mais divulgada nossa história? Tanta coisa ocorreu por aqui nos ultimos séculos e se perde no tempo!!!...Lembro me das romarias de automóveis e a cavalo a Bom Jesus de Pirapora. Das festas religiososas e procissões. Isto não pode ser esquecido. Do desenvolvimento do comércio. Ainda andei de bonde pelo bairro... Parabéns pelo trabalho!!!..
Faltou mencionar que foi no Teatro Paulo Eiró que aconteceu a primeira transmissão da TV Excelsior, em 9 de Julho de 1960. Naquela ocasião o Teatro recém havia completado 3 anos (havia sido aberto em 23 de Março de 1957)
Fotos históricas pena ter poucas..sugestão: pessoal que tem fotos antigas ai próx. do São luiz, Pedreira , Socorro e outros bairros compartilhe fotos para manter viva e eternizar essa belíssima Hiatória.
Moro em São Paulo há 15 anos amo santo amaro desde que vim embora de Pernambuco pra cá nunca sai desse bairro sempre soube que santo amaro tinha história e tradição lindo bairro pra mim o melhor bairro de São Paulo.
Parabéns pelo vídeo. Nasci no PS de Sto Amaro, estudei no Grupo Escolar Paulo Eiró, minha formatura de 4° ano foi na Igreja Matriz de Sto Amaro, e trabalhei dos 14 aos 18 anos nas Casas Pernanbucanas na Rua Cap. Thiago Luz, foi um período muito feliz e vi muitas mudanças no nosso Sto Amaro.❤
Sim. É muito importante preservar nossas memórias! Todo o conforto vivenciado pelos mais jovens, só foi possível pela luta e sacrifícios de nossos antepassados!
Se cada um\a, contar uma história até a modernidade chega a´tona...meu pai e amigos foram pedir onibus, e formava líder,de súper quadras, e Arnaldo Faria de Sá e Campos Machado eram na época consultado e levou melhoramento para regiões do Grajaú,déc, de 80!
Vejam o tamanho do atual território desde a Av dos Bandeirantes: Região da Cupecê, Jardim Miriam, pedreira, cidade Ademar, cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Parelheiros, Capão Redondo, Jardim São Luiz, Jardim Angela, e os municípios que desmembraram de Itapecerica da Serra e esta última desmembrou de Santo Amaro; Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Alguns rios e córregos que formam os mananciais Billings e Guarapiranga: Guacuri, Grota funda, Cocaia, Bororé, Rio Bonito, Córrego Itaim, Embu Mirim, Embu Guaçu, Guavirituba, e após o represamento desses dois mananciais que se encontram próximo à estação CPTM de Santo Amaro: Rio Jurubatuba, Rio Guarapiranga, Zavuvus, Jabaquara, do Cordeiro, Córrego do sapateiro (alimenta o lago do Ibirapuera) córrego das éguas, corego das corujas, Rio Verde, Pirajuçara, Jaguaré, Piraporinha, além de centenas e centenas de bicas d'água, e ribeirinhos.
Santo Amaro foi anexada em 1935 pelo prefeito de SP Armando Salles, essa anexação ocorreu pelos seguintes fatores, tamanho territorial, recursos hídricos e o Aeroporto de Congonhas.
Moro na região do Grajaú, excelente vídeo bem informativo! Nem sabia que antigamente era um município. Também não sabia que Santo Amaro tinha um museu, vou tentar visita-lo.
Houveram três plebiscitos com a intenção de emancipar Santo Amaro, fazendo com que voltasse a ser um Município independente, sendo que no último deles eu cheguei a votar "sim", mas o Lobby da prefeitura da Capital foi mais forte, pois a perda do Bairro significaria uma queda substancial na arrecadação de Impostos,uma vez que naqueles meados dos anos 80 haviam diversas Indústrias por lá (apenas alguns exemplos: a Catterpilar, onde atualmente funciona o Shopping SP Market; a Atlas Copco, ao lado da Pte. do Socorro, a Metal Leve ..
Então a intenção de não tornar um município foi a arrecadação de impostos, entendi. Eu em 1991 trabalhava de cobrador de ônibus clandestino fazendo a linha Aracati x Santo Amaro, nosso ponto final era do lado do cemitério aquele largo treze bombava de gente, hoje parece que esta mais vazio, ah uma outra pergunta; o município de Santo Amaro abrangia quais bairros? já que você citou o shopping SP marketing.
@@w.a.t8908 olha, não tenho certeza exatamente de onde até onde ia o Município de Santo Amaro, mas posso te garantir que a partir da Ponte João Dias já não era mais, tanto que uma vez, nos primeiros anos da década de 1970, minha mãe e eu fomos praticamente chutados para fora do Taxi que havíamos pego lá no Mappin Praça Ramos ao chegarmos na Ponte. O motorista teimou que teimou que não podia atravessar a Ponte por não ter autorização para trabalhar em outro município, e isso mesmo a gente argumentando que "pra o outro lado" ainda era Sampa. Santo Amaro passou a ser Bairro da Capital em 1935
@@marioviana7109 entendi é uma história incrível, Eu sempre estou atento e buscando histórias dos bairros aqui da zona sul de São Paulo, obrigado pela atenção.
@@w.a.t8908 se vc gosta de histórias, aqui vai mais uma, e é a do Bairro onde eu nasci, a Vila das Belezas. Onde hj fica o CEU V. Das Belezas, na Rua João Damasceno era a Igreja do Bairro, e no Terreno ao lado foi aberto um Puteiro (daí as "Belezas", uma "homenagem" às "trabalhadoras do local". Como o "empreendimento" era movimento noite e dia, o Padre da época procurou a "empresária" e disse prá ela que teria que mudar, pois o "trabalho" das "meninas" estava afugentando fiéis. A "empresária" da "Casa" (que atraía gente de Itapecerica, Embú, etc) propôs que a Paróquia mudasse, e se comprometeu a comprar um Terreno, do outro lado da Estrada de Itapecerica (local que naqueles meados dos anos 50 era um charco). Resumindo, o Padre aceitou ir para a parte baixa do Bairro, construiu a nova Igreja mas a "dona do Puteiro" nunca pagou coisa nenhuma, e a Igreja só pôde seguir em seu novo local pq os Gazotti, que eram donos de uma enorme área na Região, decidiram doar o Terreno da Rua Manuel Oliveira para a Paróquia
Em 2014 senão me engano, visitei a estação Largo Treze. Havia painéis que mencionavam: - Pontos importantes de Santo Amaro: Aeroporto de Congonhas, Autódromo de Interlagos e as Indústrias de Capela do Socorro. - Imigração de alemães, italianos portugueses e japoneses. - Migrantes nordestinos e de outras regiões do Brasil.
Santo Amaro era uma região excelente. Contudo a migração de pessoas de outros estados acabou com a hegemonia e respeito pelo bem público. FREQUENTEI ATÉ MEADOS DOS ANOS 70 IA NO RESTAURANTE AMIGO FRITZ excelente atendimento Contudo Santo Amaro e São Paulo capital não pertencem aos seus colonizadores e empresários que geraram riquezas na culinária, construção civil e outras importantes atividades econômicas. Acabou
Realmente somos um povo sem memória. Para se ter uma ideia, não existe ao menos uma única rua em Santo Amaro ou qualquer outro bairro em São Paulo que tenha o nome "Jeribatiba". Ou seja, o primeiro nome de Santo Amaro, por assim dizer, não existe em lugar algum da região. Agora, para colocar rua ou viaduto com nome de político corrupto ou de seus parentes, não falta projeto. E o prefeito ainda sanciona.
É que, com o tempo, o nome Jeribativa passou a ser chamado de Jurubatuba. Nesse sentido, existem: Rua Gerivatiba, no Butantã, às margens do Rio Pinheiros (Ou Jeribatiba/va, Jurubatuba, no nome antigo...) Av Jurubatuba, em Santo Amaro Bairro de Jurubatuba, na região de Santo Amaro Estação de trem de Jurubatuba Etc
Já conhecia a história de Santo Amaro, mas especificamente, de sua anexação à Capital do Estado, pois em meados dos anos 80 surgiram pessoas com esse papo de emancipação. Sinceramente, não vejo motivos para a população querer isso e, de forma inversa, penso nos prejuízos que isso traria para todos. Seria mais uma Câmara Municipal, mais uma Prefeitura, mais um bando de Secretarias, tudo isso amparado por uma penca gigantesca de funcionários públicos. Os gastos e as possibilidades de corrupção aumentariam, fazendo com que uma parcela cada vez maior dos nossos impostos não retornasse para a população, mantendo os privilégios de poucos. O Brasil já tem mais de 5000 municípios e veja onde estamos. Não será emancipando municípios que melhoraremos as coisas, pelo contrário, mas com voto distrital misto e escolhendo candidatos de forma consciente. Se continuarmos botando em palhaços (literalmente), ex-BBBs, ex-atletas, etc., não sairemos nunca da miséria em que estamos.
Ser é louco!!! Depois o povo fala que Antigamente era melhor,é um Doido que Fala isso,bom é hoje tem tudo metrô,várias linhas de ônibus,urber etc....Hoje estou no céu tenho tudo.
Impressionante a história de Santo Amaro. Nos impressionamos e valorizamos mais quando buscamos conhecer a história e toda a evolução de um lugar.
Eu moro aqui perto de santo Amaro
Belíssimo video! Após nascer, crescer e morar em Santo Amaro, não sabia que o primeiro nome da região era Jeribatiba!!!..Temos uma história riquíssima de um dos bairros mais antigos do Brasil. Por que não é mais divulgada nossa história? Tanta coisa ocorreu por aqui nos ultimos séculos e se perde no tempo!!!...Lembro me das romarias de automóveis e a cavalo a Bom Jesus de Pirapora. Das festas religiososas e procissões.
Isto não pode ser esquecido. Do desenvolvimento do comércio. Ainda andei de bonde pelo bairro... Parabéns pelo trabalho!!!..
Muito lindo!!! Moro, trabalho em Santo Amaro mas não conhecia essa linda história ❤
Gosto de santo Amaro 👏✨👏✨👏
Santo amaro tem que voltar ser município
Minha família mudou-se para o Campo Belo em 1956. Meus irmãos e sobrinhos vivem em Santo Amaro até hoje.
Faltou mencionar que foi no Teatro Paulo Eiró que aconteceu a primeira transmissão da TV Excelsior, em 9 de Julho de 1960. Naquela ocasião o Teatro recém havia completado 3 anos (havia sido aberto em 23 de Março de 1957)
Nasci na casa do meu avô Av.Adolfo Pinheiro n.1.100 a casa do Anão sou Santoamarense botina amarela .
Vídeo sensacional parabéns uma aula de história
Fotos históricas pena ter poucas..sugestão: pessoal que tem fotos antigas ai próx. do São luiz, Pedreira , Socorro e outros bairros compartilhe fotos para manter viva e eternizar essa belíssima Hiatória.
Parabéns pelo vídeo!Excelente aprendizado,Um povo que não conhece o seu passado tem dificuldade de construir o seu futuro!
Parabéns! Por mais conteúdos como esse e preservação de nosso patrimônio
Moro em São Paulo há 15 anos amo santo amaro desde que vim embora de Pernambuco pra cá nunca sai desse bairro sempre soube que santo amaro tinha história e tradição lindo bairro pra mim o melhor bairro de São Paulo.
Que saudades de Santo Amaro.Morei alguns meses em 2010.♥️💟💓💝❤️Adoro esse bairro👍🤗
Muito bom adorei
Se enchugar,bem,os gastos com políticos bem que muitos municípios poderiam se desmembrar; além de diminuir a corrupção.
Adoro Santo Amaro, estou lá sempre que posso, e que maravilhoso saber da história e imaginar quantos acontecimentos e pessoas já passaram por ali.
Parabéns pelo vídeo.
Nasci no PS de Sto Amaro, estudei no Grupo Escolar Paulo Eiró, minha formatura de 4° ano foi na Igreja Matriz de Sto Amaro, e trabalhei dos 14 aos 18 anos nas Casas Pernanbucanas na Rua Cap. Thiago Luz, foi um período muito feliz e vi muitas mudanças no nosso Sto Amaro.❤
Morei em frente ao metrô boa vista a minha vida inteira! Um lugar mt bom!!
Interessante a história, mas triste o esquecimento. Aliás, o Brasil não preserva a sua história e assim nos tornaremos um País sem memória.
Muito bacana!!
Parabéns a todos !!
Sim. É muito importante preservar nossas memórias! Todo o conforto vivenciado pelos mais jovens, só foi possível pela luta e sacrifícios de nossos antepassados!
Orgulho de morar em santo Amaro... Moro na Av nossa senhora do Sabará.
Eu tambem sksks orgulho deste bairro
Se cada um\a, contar uma história até a modernidade chega a´tona...meu pai e amigos foram pedir onibus, e formava líder,de súper quadras, e Arnaldo Faria de Sá e Campos Machado eram na época consultado e levou melhoramento para regiões do Grajaú,déc, de 80!
Lembro q até 1970 ou pouco mais, fazia o trajeto #e Jabaquara até Santo Amaro
Muito legal! Obrigada!
nada mais Justo do que voltar a ser município.
Que saudades 👏👏👏👏👏👍
Parabéns por manterem viva a história do nosso bairro.
Vejam o tamanho do atual território desde a Av dos Bandeirantes:
Região da Cupecê, Jardim Miriam, pedreira, cidade Ademar, cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Parelheiros, Capão Redondo, Jardim São Luiz, Jardim Angela, e os municípios que desmembraram de Itapecerica da Serra e esta última desmembrou de Santo Amaro; Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Alguns rios e córregos que formam os mananciais Billings e Guarapiranga: Guacuri, Grota funda, Cocaia, Bororé, Rio Bonito, Córrego Itaim, Embu Mirim, Embu Guaçu, Guavirituba, e após o represamento desses dois mananciais que se encontram próximo à estação CPTM de Santo Amaro: Rio Jurubatuba, Rio Guarapiranga, Zavuvus, Jabaquara, do Cordeiro, Córrego do sapateiro (alimenta o lago do Ibirapuera) córrego das éguas, corego das corujas, Rio Verde, Pirajuçara, Jaguaré, Piraporinha, além de centenas e centenas de bicas d'água, e ribeirinhos.
Tooop
Moro em Santo Amaro.
Maravilha de vídeo.
Gostaria de saber mais.
Seria interessante que houvesse mais vídeos como este.
Parabens
Não é perdida, quem mora, conhece beeemmm... Santo Amaro: mais velho que a cidade de São Paulo
Santo Amaro foi anexada em 1935 pelo prefeito de SP Armando Salles, essa anexação ocorreu pelos seguintes fatores, tamanho territorial, recursos hídricos e o Aeroporto de Congonhas.
Show!!! Parabéns..
Que vídeo maravilhoso, parabéns aos envolvidos pela iniciativa, ficou ótimo.
Eu amo esse lugar
gosto muito da história desta cidade , e mais ainda da zona sul de sp
Historia lembro da 5 e 6 serie falava sobre tudo isso brasil colonia ,capitanias hereditarias, dão pedro,cana de acucar,café,
Interessante , pois vivi minha adolescência em Sto Amaro e só sei da história desse lugar hj , agradeço 😉
Te amo santo amaro bairro
Comecem elegendo Vereadores que sejam nativos da região de Santo Amaro.
Saudades deste tempo. A superpopulação acabou com tudo. Governos corruptos, especulação imobiliária e total falta de cuidado com o meio ambiente.
os indios que moravam antes poderia ser mais homenageado pois foram os primeiros habitantes
Hoje março/22
Santo Amaro tem muitas histórias!!! Boas... lógico.
Moro na região do Grajaú, excelente vídeo bem informativo! Nem sabia que antigamente era um município.
Também não sabia que Santo Amaro tinha um museu, vou tentar visita-lo.
Houveram três plebiscitos com a intenção de emancipar Santo Amaro, fazendo com que voltasse a ser um Município independente, sendo que no último deles eu cheguei a votar "sim", mas o Lobby da prefeitura da Capital foi mais forte, pois a perda do Bairro significaria uma queda substancial na arrecadação de Impostos,uma vez que naqueles meados dos anos 80 haviam diversas Indústrias por lá (apenas alguns exemplos: a Catterpilar, onde atualmente funciona o Shopping SP Market; a Atlas Copco, ao lado da Pte. do Socorro, a Metal Leve ..
Então a intenção de não tornar um município foi a arrecadação de impostos, entendi. Eu em 1991 trabalhava de cobrador de ônibus clandestino fazendo a linha Aracati x Santo Amaro, nosso ponto final era do lado do cemitério aquele largo treze bombava de gente, hoje parece que esta mais vazio, ah uma outra pergunta; o município de Santo Amaro abrangia quais bairros? já que você citou o shopping SP marketing.
@@w.a.t8908 olha, não tenho certeza exatamente de onde até onde ia o Município de Santo Amaro, mas posso te garantir que a partir da Ponte João Dias já não era mais, tanto que uma vez, nos primeiros anos da década de 1970, minha mãe e eu fomos praticamente chutados para fora do Taxi que havíamos pego lá no Mappin Praça Ramos ao chegarmos na Ponte.
O motorista teimou que teimou que não podia atravessar a Ponte por não ter autorização para trabalhar em outro município, e isso mesmo a gente argumentando que "pra o outro lado" ainda era Sampa. Santo Amaro passou a ser Bairro da Capital em 1935
@@marioviana7109 entendi é uma história incrível, Eu sempre estou atento e buscando histórias dos bairros aqui da zona sul de São Paulo, obrigado pela atenção.
@@w.a.t8908 se vc gosta de histórias, aqui vai mais uma, e é a do Bairro onde eu nasci, a Vila das Belezas.
Onde hj fica o CEU V. Das Belezas, na Rua João Damasceno era a Igreja do Bairro, e no Terreno ao lado foi aberto um Puteiro (daí as "Belezas", uma "homenagem" às "trabalhadoras do local". Como o "empreendimento" era movimento noite e dia, o Padre da época procurou a "empresária" e disse prá ela que teria que mudar, pois o "trabalho" das "meninas" estava afugentando fiéis.
A "empresária" da "Casa" (que atraía gente de Itapecerica, Embú, etc) propôs que a Paróquia mudasse, e se comprometeu a comprar um Terreno, do outro lado da Estrada de Itapecerica (local que naqueles meados dos anos 50 era um charco).
Resumindo, o Padre aceitou ir para a parte baixa do Bairro, construiu a nova Igreja mas a "dona do Puteiro" nunca pagou coisa nenhuma, e a Igreja só pôde seguir em seu novo local pq os Gazotti, que eram donos de uma enorme área na Região, decidiram doar o Terreno da Rua Manuel Oliveira para a Paróquia
Santo Amaro,Distrito de manhuacu mg.
Vídeo maravilhoso. Obrigado por compartilhar!!!
👏🏻👏🏻👏🏻
Em 2014 senão me engano, visitei a estação Largo Treze. Havia painéis que mencionavam:
- Pontos importantes de Santo Amaro: Aeroporto de Congonhas, Autódromo de Interlagos e as Indústrias de Capela do Socorro.
- Imigração de alemães, italianos portugueses e japoneses.
- Migrantes nordestinos e de outras regiões do Brasil.
Esses painéis ainda existem!!!
👏🏽👏🏽
Por que nã fazem como Osasco? lutaram bravamente até conseguirem sua autonomia como municíio.
Eu sempre falo que moro no município de Santo Amaro que fica dentro de São Paulo
Santo Amaro era uma região excelente. Contudo a migração de pessoas de outros estados acabou com a hegemonia e respeito pelo bem público. FREQUENTEI ATÉ MEADOS DOS ANOS 70 IA NO RESTAURANTE AMIGO FRITZ excelente atendimento Contudo Santo Amaro e São Paulo capital não pertencem aos seus colonizadores e empresários que geraram riquezas na culinária, construção civil e outras importantes atividades econômicas. Acabou
A NORDESTIZAÇÃO DESTRUIU SÃO PAULO
vamos fazer 89 anos agora em outubro 2019
nossa já foi um município 😮?
Realmente, é uma luta para manter esses patrimônios, agora ainda mais porque São Paulo está sendo vendida à iniciativa privada :/
Material legal, mas o áudio está em ruim. Uma pena.
Bira.a.lu.a.carmem.d.edu.renata.a.gloria.aline.a.catia.a.bianca.o.lu.a.eliza.o.paulo.a.maria.da.vila.maria.o.sujinho.tocador.d.vvbolão.no.bar.Caça.Ou.saudade.de.tds.
Não é "Bairro Boa Vista", é "Alto da Boa Vista"
Triste.
Regina Duarte
Realmente somos um povo sem memória. Para se ter uma ideia, não existe ao menos uma única rua em Santo Amaro ou qualquer outro bairro em São Paulo que tenha o nome "Jeribatiba". Ou seja, o primeiro nome de Santo Amaro, por assim dizer, não existe em lugar algum da região. Agora, para colocar rua ou viaduto com nome de político corrupto ou de seus parentes, não falta projeto. E o prefeito ainda sanciona.
Verdade concordo plenamente !!!
Besteira, muda a vida de ninguém, fez um puta texto pra isso? Povo gosta de militar com tudo, inventam cada uma...
É que, com o tempo, o nome Jeribativa passou a ser chamado de Jurubatuba.
Nesse sentido, existem:
Rua Gerivatiba, no Butantã, às margens do Rio Pinheiros (Ou Jeribatiba/va, Jurubatuba, no nome antigo...)
Av Jurubatuba, em Santo Amaro
Bairro de Jurubatuba, na região de Santo Amaro
Estação de trem de Jurubatuba
Etc
Meu pai, tem uma lanchonete no largo treze, desde 1994. Fica bem no centro, de frente a esta igreja católica q aparece tanto no vídeo
Já conhecia a história de Santo Amaro, mas especificamente, de sua anexação à Capital do Estado, pois em meados dos anos 80 surgiram pessoas com esse papo de emancipação. Sinceramente, não vejo motivos para a população querer isso e, de forma inversa, penso nos prejuízos que isso traria para todos. Seria mais uma Câmara Municipal, mais uma Prefeitura, mais um bando de Secretarias, tudo isso amparado por uma penca gigantesca de funcionários públicos. Os gastos e as possibilidades de corrupção aumentariam, fazendo com que uma parcela cada vez maior dos nossos impostos não retornasse para a população, mantendo os privilégios de poucos. O Brasil já tem mais de 5000 municípios e veja onde estamos. Não será emancipando municípios que melhoraremos as coisas, pelo contrário, mas com voto distrital misto e escolhendo candidatos de forma consciente. Se continuarmos botando em palhaços (literalmente), ex-BBBs, ex-atletas, etc., não sairemos nunca da miséria em que estamos.
Concordo plenamente .
Eu escreveria um texto igual .
Ser é louco!!!
Depois o povo fala que Antigamente era melhor,é um Doido que Fala isso,bom é hoje tem tudo metrô,várias linhas de ônibus,urber etc....Hoje estou no céu tenho tudo.
Verdade.. povo é ignorante de mais
São os que ficou preso ao passado.
Tá faltou dizer quem foi Santo Amaro... Faltou falar sobre a ilha de Santo Amaro etc etc etc
Santo Amaro desperza foram Lula
Minha terra natal 💓
Parabéns por manterem viva a história do nosso bairro.