✅ Tem dúvidas sobre arquitetura de camadas? Tratamento de erros? Quais as bases para colocar um projeto no ar de forma automática com Integração Contínua? Conheça meu curso do canal o Construindo CRUDs com qualidade hotm.art/mWYNKk3
Esse vídeo veio no momento certo! hehe, estou a mais de um ano estudando esse mundo do Front End, e passado a tríade HTML, CSS e JavaScript, parti para aprender React, e agora estou dando meus passos em TypeScript. Atualmente está um pouco difiicil conseguir uma vaga de junior para quem não possui experiência profissional e muitas das vagas que vejo, ja solicitam TypeScript, ou como conhecimento necessário ou como diferencial. É tanta coisa pra estudar que fico perdido, mas vamo que vamo, bora destravar o TypeScript hehe.
Meu brother, se mantenha firme nos estudos, continue nesse combo React + Type que com certeza vai dar bom. E quando possível vai dando uma conferida em NextJs pq ele é muito usado e recomendado pela própria galera do React agora. Logo tu vai arrumar emprego na área.
Ainda tem uma galera que fala que TS dificulta e atrasa o desenvolvimento, mas se é bem implementado ajuda muito a longo prazo, na manutenção, mas fácil de encontrar erros, na escalabilidade, sem contar que em projetos grandes com equipes grandes é mais que necessário o uso de TS.
e sem dizer que a nocao que vc recebe de tipagem vc aprende qualquer linguagem em uma curva muito pequena, mas facil do que vc sair de um js e ir pra uma linguagem tipada
Estou fazendo neste exato momento um refactoring num projeto NestJS com Typescript. Cara, é indiscutível o quanto o Typescript ajuda nesses momentos. Eu mudo uma classe ou um método, começa a quebrar os tipos e o compilador pega tudo. Mesmo tendo testes, se fosse Javascript puro muita coisa eu não pegaria.
Gosto de C# e estou estudando JS, juntamente com TS, me sinto confuso com a linguagem, não confio no conteúdo, e aos poucos espero entender todo esse ecossistema.
Muito bom o vídeo. Eu sou completamente do time TS, concordo com os pontos que você trouxe. Acho que o JS em si deveria implementar nativamente tipagens para funcionar exatamente como funciona no TS, mas ai é uma discussão completamente diferente.
Muito bom o vídeo! Sempre usei JS e tive algumas confusões e sempre achei tudo meio solto, mas depois que conheci o Java e embarquei na tipagem vi o quanto era necessário demais, desde então venho codando cada vez mais em TS
Ao ponderar sobre a implementação de tipagem estática e forte em projetos complexos e de grande escala usando Typescript, surge a questão: por que não optar por linguagens como .Net ou Java, mais conhecidas por essas características?
Eu sou dev old school, Jszao epoca de jQuery e tal. Tava resistente com Typescript qd peguei um codigo no meio e ficava puto da vida com a tipagem kkkk mas eu sou dev C#, meu emputecimento era so pq eu nao sabia como funcionava. Hj ainda nao sei, mas ja engoli que preciso parar com o Jszao e aprender Type 😂
Concordo, minha preferência também é pelo TypeScript mesmo para aplicações MPA em Java ou C#, até se for para manipular a DOM o TS te ajuda pra caramba. Só não consigo entender essa "moda" de empurrar Next.js pra tudo. Apostando no longo prazo (> 10 anos) acho que o TS não vai morrer (é uma das langs mais usadas do mundo) e será mais usado ainda por fullstacks junto com libs como HTMX que vão se consolidar e popularizar (sem meme), é possível ter um front separado dentro da mesma code base e eliminar completamente a camada de comunicação via APIs JSON que a galera pensa que é REST/ful, talvez faça mais sentido pensar em hypermedia systems (sim, text/html). Quando alguém reclama das esquisitices do JS eu lembro da época onde o código era macarrônico e mais espalhado como jQuery e afins, mas em pleno 2023 com TypeScript, com SCSS, nossa...é tranquilo criar uma aplicação web com sua linguagem favorita + TypeScript + HTMX ou Turbo do Rails, o jeito é deixar o JS e TS só para coisas que não são possíveis de fazer sem ele (isso evita mt retrabalho). Acho que teríamos mais possibilidades se os devs no front também tivessem uma cabeça mais aberta como a galera do backend tem. PS: Só comentei o meu pensamento sobre isso porquê quase todo conteúdo de front atualmente tenta me vender React ou Nextjs como se fosse linguagem/necessidade, então aqui está a resposta de um "fullstack", acho muito fácil construir uma aplicação com Nextjs e ter algo rodando mas acho árduo de manter no longo prazo, parece que framework JS nenhum respeita backward compatibility. 🤔
Vou ser bem honesto que levei um tempo para aceitar o Typescript, até pq não sou grandes coisas nem no javascript. Mas quando comecei na empresa que trabalho atualmente, eles me perguntaram se eu sabia e fui honesto e falei que já tinha visto mas não tinha codado nada com ele. Me mandaram dar manutenção num projeto com Type e a primeira coisa que aprendi foi a colocar "ANY" em tudo para funcionar, hehe. Depois de um tempo ele passou a ser imprescindível pra mim pois sem ele fico fazendo maps e pensando: "O que vem aqui de retorno mesmo?"
Types mesmo no Javascript. Tava ficando maluco com erros aleatórios em um projeto legado... peguei uns dias pra meter JSDoc em tudo (que agora ta no hype e com certeza vai ganhar um baita suporte por causa do Svelte), consegui recuperar minha sanidade e acelerar o que tava fazendo.
Ponto negativo é quando procuramos um tutorial de um pacote, exemplo autenticação pelo AD windows, só encontramos uso com JS, e nosso projeto usa TypeScript 😢 , tipo casos parecidos, não sou fluente em TypeScript a mistura e necessidade acaba complicando
Antigamente, eu usava apenas JavaScript se fosse um projeto pessoal, que apenas eu iria mexer. Mas hj em dia, to fazendo tudo em TS, seja projeto pessoal ou em equipe!
Eu uso quase em 90% do meu tempo apenas em javascript, mas em um projeto muito bem orientado com uma grande equipe que acompanha cada passo. Mas concordo plenamente que é mais fácil de construirmos códigos melhores usando a organização que o TypeScript proporciona.
Depois que comecei o curso do CRUD, percebi o quanto a minha vida fica facilitada utilizando typescript. Porque esse exemplo de utilizar console.log todo o momento para ver o que está retornando está sendo muito real.
Fala Maarioo! Acredito que atualmente com acultura DevOps cada vez mais aplicada, a entrega continua cobra uma segurança em tempo de desenvolvimento, o que claramente os types oferecem, já que eles nos proporcionam uma resposta esperada, quando comecei com PHP e JS eu achava que type era coisa de louco, atualmente eu não me vejo sem uma interface para meus objetos kk. Acredito que, como você mesmo disse, à ideia de poder se trabalhar com um "any"s é boa em casos de não saber o que será retornado, como no caso de muitos 'errors' em 'catch'... Mas atualmente temos o 'unknown' e vários meios de conseguir isso, o zod, o yup e até mesmo o express-validator nos ajudam e muito em questões de types e validações. Essa segurança vai ser cada vez mais necessária, e acredito que isso entra como uma engrenagem para auxiliar esse mundo Agile.
Pra expandir um pouco a discussão faço a referência a esse vídeo do Rich Harris com o Theprimeagen discutindo sobre o movimento contrário que o pessoal do Svelte e SvelteKit tem feito adotando o uso de JSDoc em detrimento de Typescript: ruclips.net/video/zPOHY-cZ1wE/видео.html Eu espero que as discussões no TC39 e a spec do JS evoluam para algum suporte nativo, e acho válido questionarmos Typescript ser o padrão da indústria, mas a discussão não pode ser JS vs TS, e sim sobre os problemas que o TS se propõe a resolver, isso abre espaço para discussões sobre alternativas, como o uso de JSDoc
Eu gosto de usar os dois! Pra iniciantes JS fica mais tranquilo para aprender a sintaxe, mas depois que conhece o typescript, se vier de um c# por exemplo, se apaixona. Claro, depois precisa aprender a sintaxe, mas isso se acostuma, após ter a base do JS.
Uma coisa que nunca entendi o Jest para front end executar testes usando TypeScript, porém o navegador executa JS, já peguei um erro que TypeScript passava porém o uso da função em JS dava erro
Minha dica é: desapega de classe. Da uma estudada na parte de funções e tentar explorar mais o uso de objeto literal no JavaScript que vai te ajudar bastante
Eu discordo totalmente. Pra mim para o TS só faz sentido quando o front faça uso dele sem necessitar do build para cuspir um JS. O dia em que o browser interpretar ele e eliminarem o any passo a fazer uso sem reclamar. Enquanto isso vou continuar com o meu bom e vejo JS que supre toda a necessidade dos projetos em que atuo. Obs.: Não estou falando para não usar. Só estou criticando o pq de algumas coisas que ainda persistem até hoje.
Cara, eu to tentando me convencer a usar typescript acabei caindo no seu video aqui kkkkkk. Gostei do teu ponto de vista mas ainda bate num problema q é justamente a utilização de any e @ts-ignore. Cara, por quê raios eu vou colocar typescript na minha aplicação se eu vou ignorar as regras com @ts-ignore e vou colocar variáveis do tipo any que é comportamento padrão do JS? Eu passo horas tipando coisas que nao vejo necessidade e isso leva tempo, a tipagem do react-navigation por exemplo é um troço completamente desnecessário na minha opinião, não é como se minha aplicação fosse quebrar por conta disso. Na meu conceito até agora o typescript adiciona o problema e a solução porque o javascript não tem e nunca teve problemas com tipagem. Hoje utilizando TS eu me pego tendo que resolver questões de tipagem q o JS não tem e isso me tira um tempo do caramba porque eu me recuso a utilizar @ts-ignore e tipagem any no meu código uma vez que to utilizando TS no projeto. Nao faz sentido 😅 Enfim, essa é minha opinião até o momento sobre TS
Uma dúvida, mesmo eu querendo aprender o typescript, voces recomenda primeiro eu estudar o javascript ou simplesmente ignorar javascript e pular logo para typescript?
Opa tudo bom? Cara da uma olhada no crud.qualidade.dev (olha a ementa em si, que tem um roadmap bom) eu acredito que sabendo lógica de programação da pra ir pra um dos 2 pq o typescript não “muda” a forma como vc entrega. Ele adiciona um suporte mais pra você ter mais confiança no código do que outra coisa
Esses dias por conta da treta do svelte eu vi as pessoas comentando, que typescript era importante e se quissesse poderia usar any. Essa afirmação é quase como dizer, vou comprar um carro, pra me levar aos lugares com conforto e velocidade, porém eu quero deixar em casa e ir a pé todos os dias. Se for pra usar o typescript com any pro um lado e pro outro fiquei com javascript mesmo, porque assim você vai ter mais liberdade pra fazer muita coisa sem se preocupar. Ps: Raro uso ts / js, mas sou time ts.
Quem não tá preparado pra Javascript é o Typescript. Tenho noção da utilidade do ts, já me perdi mil vezes nos meus próprios códigos, mas hj, com tudo novo, SO, node, react, tudo versão nova, o ts ainda empaca em coisas simples. Um ex banal, ao invés milhares de ifs, converte o conteúdo de vários ifs pra uma let bool por ex, note que ele perde o rastreio e trava seu código exigindo milhares de !!!!!!
Perfeito, e claro, lembrando que todo Javascript é um typescript válido. Se tu quiser, claro que não é recomendado, mas você pode codar Full JS em arquivos TS. TS é vida!!!
primeiro contato com typescript: MEU DEUS QUE COISA CHATA E INÚTIL 6 meses depois usando typescript: nunca mais eu quero colocar minhas mãos em javascript de novo
É assim que resolvo o problema de tipagem no JavaScript: class ClassJs{ #texto; set texto(valor){ this.#texto = String(valor); } get texto(){ return String(this.#texto); } }
Mario, você está errado. Eu trabalho com JavaScript numa codebase enorme, estamos perfeitamente bem e você é um maluco HUAEHUE Mas seu vídeo me convenceu a aprender TS porque... why not?
@@DevSoutinho caraca kkkk, eu só peguei javascript puro em projetos legados. Rapaz, eu havia dado manutenção em um com node, react e styled components dos primórdios. Pensa em componente que tinha uns 30 parâmetros kkkkkkk
Eu definitivamente ODEIO typescript. Ele me atrasa demais, tenho que ficar indo atrás de tipagens de libs pra poder criar uma simples baseQuery do redux. É horrível, no fundo do meu coração sei que tenho que aprender pra evoluir, mas espero que morra, manjo muito de JS mas TS não me parece útil comparado a um JS bem escrito.
✅ Tem dúvidas sobre arquitetura de camadas? Tratamento de erros? Quais as bases para colocar um projeto no ar de forma automática com Integração Contínua? Conheça meu curso do canal o Construindo CRUDs com qualidade hotm.art/mWYNKk3
Esse vídeo veio no momento certo! hehe, estou a mais de um ano estudando esse mundo do Front End, e passado a tríade HTML, CSS e JavaScript, parti para aprender React, e agora estou dando meus passos em TypeScript.
Atualmente está um pouco difiicil conseguir uma vaga de junior para quem não possui experiência profissional e muitas das vagas que vejo, ja solicitam TypeScript, ou como conhecimento necessário ou como diferencial.
É tanta coisa pra estudar que fico perdido, mas vamo que vamo, bora destravar o TypeScript hehe.
Meu brother, se mantenha firme nos estudos, continue nesse combo React + Type que com certeza vai dar bom. E quando possível vai dando uma conferida em NextJs pq ele é muito usado e recomendado pela própria galera do React agora. Logo tu vai arrumar emprego na área.
Ainda tem uma galera que fala que TS dificulta e atrasa o desenvolvimento, mas se é bem implementado ajuda muito a longo prazo, na manutenção, mas fácil de encontrar erros, na escalabilidade, sem contar que em projetos grandes com equipes grandes é mais que necessário o uso de TS.
Exatamente! E anota aí, mais uns 3 anos e será exigência em tudo! 😖
e sem dizer que a nocao que vc recebe de tipagem vc aprende qualquer linguagem em uma curva muito pequena, mas facil do que vc sair de um js e ir pra uma linguagem tipada
Estou fazendo neste exato momento um refactoring num projeto NestJS com Typescript. Cara, é indiscutível o quanto o Typescript ajuda nesses momentos. Eu mudo uma classe ou um método, começa a quebrar os tipos e o compilador pega tudo. Mesmo tendo testes, se fosse Javascript puro muita coisa eu não pegaria.
Se fosse JS puro ia passar muito bug kkkk quem fala mal de TS é preguiçoso
const soma = 1
console.log(Soma)
Soma is not defined
Gosto de C# e estou estudando JS, juntamente com TS, me sinto confuso com a linguagem, não confio no conteúdo, e aos poucos espero entender todo esse ecossistema.
Muito bom o vídeo. Eu sou completamente do time TS, concordo com os pontos que você trouxe. Acho que o JS em si deveria implementar nativamente tipagens para funcionar exatamente como funciona no TS, mas ai é uma discussão completamente diferente.
Trabalho com js/nodejs sem typeScript. E sei sempre o que tem na entrada usando o joi de validação..
Muito bom o vídeo! Sempre usei JS e tive algumas confusões e sempre achei tudo meio solto, mas depois que conheci o Java e embarquei na tipagem vi o quanto era necessário demais, desde então venho codando cada vez mais em TS
Ao ponderar sobre a implementação de tipagem estática e forte em projetos complexos e de grande escala usando Typescript, surge a questão: por que não optar por linguagens como .Net ou Java, mais conhecidas por essas características?
Tudo depende do que o time conhece, tipo não adianta eu usar c# pq é “melhor” se ngm no time sabe. O custo é mt alto e o risco tbm
Muito bom teacher, obrigado pela clareza. Queria eu ter tempo para poder estudar o TS... o JS me toma todo tempo. hehe
Eu sou dev old school, Jszao epoca de jQuery e tal. Tava resistente com Typescript qd peguei um codigo no meio e ficava puto da vida com a tipagem kkkk mas eu sou dev C#, meu emputecimento era so pq eu nao sabia como funcionava. Hj ainda nao sei, mas ja engoli que preciso parar com o Jszao e aprender Type 😂
Concordo, minha preferência também é pelo TypeScript mesmo para aplicações MPA em Java ou C#, até se for para manipular a DOM o TS te ajuda pra caramba. Só não consigo entender essa "moda" de empurrar Next.js pra tudo. Apostando no longo prazo (> 10 anos) acho que o TS não vai morrer (é uma das langs mais usadas do mundo) e será mais usado ainda por fullstacks junto com libs como HTMX que vão se consolidar e popularizar (sem meme), é possível ter um front separado dentro da mesma code base e eliminar completamente a camada de comunicação via APIs JSON que a galera pensa que é REST/ful, talvez faça mais sentido pensar em hypermedia systems (sim, text/html). Quando alguém reclama das esquisitices do JS eu lembro da época onde o código era macarrônico e mais espalhado como jQuery e afins, mas em pleno 2023 com TypeScript, com SCSS, nossa...é tranquilo criar uma aplicação web com sua linguagem favorita + TypeScript + HTMX ou Turbo do Rails, o jeito é deixar o JS e TS só para coisas que não são possíveis de fazer sem ele (isso evita mt retrabalho). Acho que teríamos mais possibilidades se os devs no front também tivessem uma cabeça mais aberta como a galera do backend tem.
PS: Só comentei o meu pensamento sobre isso porquê quase todo conteúdo de front atualmente tenta me vender React ou Nextjs como se fosse linguagem/necessidade, então aqui está a resposta de um "fullstack", acho muito fácil construir uma aplicação com Nextjs e ter algo rodando mas acho árduo de manter no longo prazo, parece que framework JS nenhum respeita backward compatibility. 🤔
Vou ser bem honesto que levei um tempo para aceitar o Typescript, até pq não sou grandes coisas nem no javascript.
Mas quando comecei na empresa que trabalho atualmente, eles me perguntaram se eu sabia e fui honesto e falei que já tinha visto mas não tinha codado nada com ele.
Me mandaram dar manutenção num projeto com Type e a primeira coisa que aprendi foi a colocar "ANY" em tudo para funcionar, hehe. Depois de um tempo ele passou a ser imprescindível pra mim pois sem ele fico fazendo maps e pensando: "O que vem aqui de retorno mesmo?"
Types mesmo no Javascript.
Tava ficando maluco com erros aleatórios em um projeto legado... peguei uns dias pra meter JSDoc em tudo (que agora ta no hype e com certeza vai ganhar um baita suporte por causa do Svelte), consegui recuperar minha sanidade e acelerar o que tava fazendo.
Ponto negativo é quando procuramos um tutorial de um pacote, exemplo autenticação pelo AD windows, só encontramos uso com JS, e nosso projeto usa TypeScript 😢 , tipo casos parecidos, não sou fluente em TypeScript a mistura e necessidade acaba complicando
Saquei, mas aí é só tu pegar o tutorial e apagar as tipagens que vai funcionar /o
Antigamente, eu usava apenas JavaScript se fosse um projeto pessoal, que apenas eu iria mexer. Mas hj em dia, to fazendo tudo em TS, seja projeto pessoal ou em equipe!
Manjo mais de Javascript mas estou focando no Typescript por conta de todos estes benefícios
Eu uso quase em 90% do meu tempo apenas em javascript, mas em um projeto muito bem orientado com uma grande equipe que acompanha cada passo. Mas concordo plenamente que é mais fácil de construirmos códigos melhores usando a organização que o TypeScript proporciona.
2:38 Se vai te ajudar mais, então um é melhor que o outro.
Depois que comecei o curso do CRUD, percebi o quanto a minha vida fica facilitada utilizando typescript. Porque esse exemplo de utilizar console.log todo o momento para ver o que está retornando está sendo muito real.
Fala Maarioo!
Acredito que atualmente com acultura DevOps cada vez mais aplicada, a entrega continua cobra uma segurança em tempo de desenvolvimento, o que claramente os types oferecem, já que eles nos proporcionam uma resposta esperada, quando comecei com PHP e JS eu achava que type era coisa de louco, atualmente eu não me vejo sem uma interface para meus objetos kk.
Acredito que, como você mesmo disse, à ideia de poder se trabalhar com um "any"s é boa em casos de não saber o que será retornado, como no caso de muitos 'errors' em 'catch'...
Mas atualmente temos o 'unknown' e vários meios de conseguir isso, o zod, o yup e até mesmo o express-validator nos ajudam e muito em questões de types e validações.
Essa segurança vai ser cada vez mais necessária, e acredito que isso entra como uma engrenagem para auxiliar esse mundo Agile.
Boa mestre!
Pra expandir um pouco a discussão faço a referência a esse vídeo do Rich Harris com o Theprimeagen discutindo sobre o movimento contrário que o pessoal do Svelte e SvelteKit tem feito adotando o uso de JSDoc em detrimento de Typescript: ruclips.net/video/zPOHY-cZ1wE/видео.html
Eu espero que as discussões no TC39 e a spec do JS evoluam para algum suporte nativo, e acho válido questionarmos Typescript ser o padrão da indústria, mas a discussão não pode ser JS vs TS, e sim sobre os problemas que o TS se propõe a resolver, isso abre espaço para discussões sobre alternativas, como o uso de JSDoc
Excelente comentário!
Eu gosto de usar os dois!
Pra iniciantes JS fica mais tranquilo para aprender a sintaxe, mas depois que conhece o typescript, se vier de um c# por exemplo, se apaixona. Claro, depois precisa aprender a sintaxe, mas isso se acostuma, após ter a base do JS.
Uma coisa que nunca entendi o Jest para front end executar testes usando TypeScript, porém o navegador executa JS, já peguei um erro que TypeScript passava porém o uso da função em JS dava erro
TS sempre 💙💙
Esses pos-compiladores sao um terror, ja fugi de 3 langs nesse nivel. Num da, sao muito tuneis pra atraversar.
po, eu comecei programar com jav, e esse mundo do javascript ta sendo o pior dos desafios para mim
Minha dica é: desapega de classe. Da uma estudada na parte de funções e tentar explorar mais o uso de objeto literal no JavaScript que vai te ajudar bastante
Apanhei no começo, mas depois amei o TS kkkkkkk
Eu discordo totalmente. Pra mim para o TS só faz sentido quando o front faça uso dele sem necessitar do build para cuspir um JS. O dia em que o browser interpretar ele e eliminarem o any passo a fazer uso sem reclamar. Enquanto isso vou continuar com o meu bom e vejo JS que supre toda a necessidade dos projetos em que atuo.
Obs.: Não estou falando para não usar. Só estou criticando o pq de algumas coisas que ainda persistem até hoje.
Entendo total seu ponto 🤝
Cara, eu to tentando me convencer a usar typescript acabei caindo no seu video aqui kkkkkk. Gostei do teu ponto de vista mas ainda bate num problema q é justamente a utilização de any e @ts-ignore.
Cara, por quê raios eu vou colocar typescript na minha aplicação se eu vou ignorar as regras com @ts-ignore e vou colocar variáveis do tipo any que é comportamento padrão do JS?
Eu passo horas tipando coisas que nao vejo necessidade e isso leva tempo, a tipagem do react-navigation por exemplo é um troço completamente desnecessário na minha opinião, não é como se minha aplicação fosse quebrar por conta disso.
Na meu conceito até agora o typescript adiciona o problema e a solução porque o javascript não tem e nunca teve problemas com tipagem.
Hoje utilizando TS eu me pego tendo que resolver questões de tipagem q o JS não tem e isso me tira um tempo do caramba porque eu me recuso a utilizar @ts-ignore e tipagem any no meu código uma vez que to utilizando TS no projeto. Nao faz sentido 😅
Enfim, essa é minha opinião até o momento sobre TS
Tu trabalha sozinho hoje? Tipo tem muitos devs na empresa? Pensa que o trabalho da tipagem é algo pensando no longo prazo
@@DevSoutinho Sim, eu trabalho sozinho. Já cheguei a pensar que o TS é mais útil em casos de trabalho em equipe
@@yan.mendes é isso, daqui uns 6 meses ou mais tbm pode fazer diferença se tu muda de contexto e volta
Uma dúvida, mesmo eu querendo aprender o typescript, voces recomenda primeiro eu estudar o javascript ou simplesmente ignorar javascript e pular logo para typescript?
Opa tudo bom? Cara da uma olhada no crud.qualidade.dev (olha a ementa em si, que tem um roadmap bom) eu acredito que sabendo lógica de programação da pra ir pra um dos 2 pq o typescript não “muda” a forma como vc entrega. Ele adiciona um suporte mais pra você ter mais confiança no código do que outra coisa
Esses dias por conta da treta do svelte eu vi as pessoas comentando, que typescript era importante e se quissesse poderia usar any.
Essa afirmação é quase como dizer, vou comprar um carro, pra me levar aos lugares com conforto e velocidade, porém eu quero deixar em casa e ir a pé todos os dias.
Se for pra usar o typescript com any pro um lado e pro outro fiquei com javascript mesmo, porque assim você vai ter mais liberdade pra fazer muita coisa sem se preocupar.
Ps: Raro uso ts / js, mas sou time ts.
Quem não tá preparado pra Javascript é o Typescript. Tenho noção da utilidade do ts, já me perdi mil vezes nos meus próprios códigos, mas hj, com tudo novo, SO, node, react, tudo versão nova, o ts ainda empaca em coisas simples. Um ex banal, ao invés milhares de ifs, converte o conteúdo de vários ifs pra uma let bool por ex, note que ele perde o rastreio e trava seu código exigindo milhares de !!!!!!
etendi foi naada
Perfeito, e claro, lembrando que todo Javascript é um typescript válido. Se tu quiser, claro que não é recomendado, mas você pode codar Full JS em arquivos TS.
TS é vida!!!
E ter a garantia quando precisar! Hehe
Pra mim Typescrit é uma evolução natural ao Javascript.
Typescript é manero
O fps do vídeo que é baixo ou é meu dispositivo?
saiu errado no export 😥
Por mim o suporte a TypeScript já viria nativo nos navegadores de tão bom que é usá-lo... rs.
Na maioria das vezes nem se trata da confiança no dado que ta vindo. Eu esqueço o que era pra aparecer e o console.log me lembra kkkkkkkkkkkkkkk
Ahshshshshhs clássico
Perfeito kakakakakaoakkakakakkakakakakakakkakaka
Concordo
Deveria ter um atalho no vscode para criar a função generica em JS e já vir um console.log dentro ksksksksksks
pq sua camisa do hacktoberfest é preta ? eu recebi cinza
A minha é cinza tbm! Na iluminação ficou preta hahahah
@@DevSoutinho n pô ta muito diferente a minha é muito mais clara, a cor do logo é até invertido na minha
primeiro contato com typescript: MEU DEUS QUE COISA CHATA E INÚTIL
6 meses depois usando typescript: nunca mais eu quero colocar minhas mãos em javascript de novo
bem isso kkkkkk
É assim que resolvo o problema de tipagem no JavaScript:
class ClassJs{
#texto;
set texto(valor){
this.#texto = String(valor);
}
get texto(){
return String(this.#texto);
}
}
Maldito Typescript!
Quando ódio ahshhahs
Mario, você está errado. Eu trabalho com JavaScript numa codebase enorme, estamos perfeitamente bem e você é um maluco HUAEHUE
Mas seu vídeo me convenceu a aprender TS porque... why not?
Hoje não vejo projetos sem typescript 😅
Olha na minha experiência dando consultoria, tem viu hahsha
@@DevSoutinho caraca kkkk, eu só peguei javascript puro em projetos legados. Rapaz, eu havia dado manutenção em um com node, react e styled components dos primórdios. Pensa em componente que tinha uns 30 parâmetros kkkkkkk
Eu definitivamente ODEIO typescript. Ele me atrasa demais, tenho que ficar indo atrás de tipagens de libs pra poder criar uma simples baseQuery do redux. É horrível, no fundo do meu coração sei que tenho que aprender pra evoluir, mas espero que morra, manjo muito de JS mas TS não me parece útil comparado a um JS bem escrito.
Typescript é redundancia