É maravilhoso ver essa conversa rsrs Meu filho tem 6 anos e é autista leve, atualmente o hiper foco dele é carros hotwheels! Ele amanhece falando nisso e dorme falando tb, 90% da conversa diária dele é sobre isso hahaha. Mas ele muda de época em época os interesses!
Eu achava que o hiperfoco era sempre um só.. mas é incrível como pode mudar.. e comecei a me analisar que eu sou muito disso quando gosto de algo eu aprendo tudooo sobre aquilo falo sempre daquilo pra as pessoas
Amo ver esses vídeos, sou Autista em nível 1 de suporte e amo nos ver representados da forma como realmente somos, diferentes! Tbm tenho híperfocos diferentes, já tive de cozinha, pesquisa científica e agora estou em costura histórica e por experiência própria digo que continua ao longo da vida, não só por mim, mas pelo meu pai tbm, ele é Asperger e não teve tratamento, tem o hiperfoco em abelhas desde criança…
Tive várias fases diferentes de hiperfoco: eucaliptos e torres elétricas na infância, as Grandes Navegações aos 10-11 anos, plantas medicinais aos 12-13, cinema clássico desde a adolescência e jardinagem nos últimos 3 anos. Hoje percebo claramente as duas em comum: área de Humanas e Natureza.
Amigo, recentemente... digo há mais ou menos 1 semana descobrimos que nosso garoto de 5 anos é autista. Chorei muito, fiquei muito preocupado, angustiado, mas agora tudo veio a clarear mais. De início veio o medo, por não saber lhe dar com a situação, logo, muitas coisas se encaixaram no perfil. Mas hoje, com alguns vídeos seus que estou assistindo... estou descobrindo muitos atalhos e formas de ajudá-lo. Quero aproveitar pra pra agradecer muito por esse apoio e ensinamentos com esses conteúdos bem elaborados e de quem vivencia na prática. Parabéns mesmo, de coração. Hoje, estou bem mais tranquilo sobre muitas coisas em relação ao meu filho. Que deus te ilumine cada dia mais para que vc possa está ajudando mais pessoas. Grande abraço.👍🏼👍🏼👍🏼
Tenho filho com autismo funcional de 5 anos, esperançosa de ver vcs e suas carreiras. 😍 Os hiperfocos dele são: Carros antigos, principalmente fuscas e combes, animais em principal cavalos e vacas e pessoas, adora saber seus nomes e ser notado por elas, principalmente adultos rsrs.
Eu descobri o autismo por causa do meu hiper foco pq comecei a pesquisar sobre o assunto e aí percebi que eu possuia as características do espectro... Já tive vários "temas" de hiper foco...mas tenho um tema em especial que trago desde muito pequena que são as artes plásticas... então fiz disso minha profissão...sou artista plástica e faço todo tipo de arte que vc possa imaginar (aprendo a fazer a arte só de olhar alguém fazendo ou por uma imagem de algo já pronto eu sei reproduzir mesmo sem ter visto o método de criação que foi utilizado)...tenho meu ateliê e é meu cantinho preferido... trabalhar em casa sozinha com o que amo é a melhor coisa da vida...hahaha
Eu tenho TEA recém diagnosticado por um neuro e psicólogo há 2 meses. Ainda não caiu direito a ficha, mas me identifico muito com os autistas, especialmente por ser um cara anti-social, com estereotipias e hiperfoco. Minha infância e adolescência foram sofríveis por causa da dificuldade de interação social. Tinha dificuldade na fala. Era muito bullying que eu sofria. Falavam que eu era doido e retardado. Apanhei muito por isso. Todavia, consegui me superar. Eu me formei, consegui ser advogado e passei nos concursos sem saber do meu TEA. Na minha infância, o meu hiperfoco era times de futebol e construir cidades com peças de monta-tudo e lego. Hoje sou professor de direito do Instituto Federal há 6 anos e meio. O meu hiperfoco são teorias jusfilosóficas e técnicas de pesquisa. Eu me lembro que durante o meu mestrado fiquei 4 meses sem sair de casa, totalmente obcecado e hiperfocado pela análise do discurso crítico, que é uma técnica de pesquisa que usei na minha dissertação.
@@marivab é verdade, tenho um neto que é autista leve e apesar da escola ter professoras preparadas para isso, é difícil pra ele ser aceito pelas outras crianças. Porém assistindo esse vídeo,me renovou a esperança no futuro dele.
Q legal! Acabei de me formar em direito e estou com suspeita de asperger. No entanto, infelizmente, no último ano do curso quase q abandono, pois perdi o interesse e tive depressão. A minha ansiedade só me atrapalha nos estudos.
Estou me aprofundando no assunto pois tenho comportamentos de Asperger. É muito difícil detectar em mulheres visto que a probabilidade do espectro TEA é maior no sexo masculino. Tenho hiperfoco em culinária , gatos , etimologia , cores. Há 12 anos fui diagnosticada com TAB 1 , mas sempre me questionei por estar muito a frente no âmbito intelectual da maioria das pessoas. Sempre me senti estranha , esquisita e fora do padrão . Irei questionar isso com o psiquiatra . Tenho alta performance na escrita , porém dificuldade em me socializar e interagir .
Maravilhoso vocês dois juntos nesse vídeo. Sou psicóloga e gosto muito de atender crianças. E fazer diagnóstico na infância é uma alegria pra mim, pois faz muita diferença para o desenvolvimento da criança e melhora a comunicação e afeto familiar. E frequentemente após o diagnóstico da criança vem o diagnóstico de outro familiar. Parabéns por compartilhar com tanta clareza as vivências atípicas.
Eu mudo o meu hiperfoco várias vezes: músicas, países , línguas, até pessoas. Eles mudam toda vez que esgoto por completo aquele determinado assunto e muita das vezes esgoto o assunto muito rápido, porque eu quero sabe de tudo sobre aquilo.
Estou me identificando muito em alguns aspectos como hiperfocos. Eu sempre tive isso. Meu maior hiperfoco que se tornou profissão é design. Comecei aos 13 anos e hoje tenho 27. Mas, eu já tive muitos hiperfocos, como costura, miçangas, documentários de vários assuntos variados, séries e filmes, histórias sobre crimes, teologia. Nunca parei para analisar que era um hiperfoco. Hoje conhecendo o assunto, vejo que tenho isso. Esses pequenos hiperfocos duraram um período, cada um com um tempo específico. Lembro que eu ficava o dia inteiro, fazendo a determinada coisa. Seja estudar a bíblia, costurar uma mochila do zero e não sossegar até terminar (até machuquei o dedo neste dia) etc..
Desde que eu pesquisei sobre a síndrome,fiquei em duvida se eu devia procurar um psiquiatra por causa de coisas estranhas que eu tenho. Uma das coisas que eu não tinha certeza se tinha era hiperfoco porque eu me interesso em varias coisas,eu de fato tenho uma lista de canais que sempre vejo e musicas que vou escutar por bastante tempo,mas agora lendo seu comentário eu percebo que realmente eu me identifico. Estou me motivando para ter certeza absoluta se eu tenho ou não a síndrome..antes eu tinha descartado porque, segundo meu pai,quando eu era criança as pessoas diziam que eu era simpática..porém ao mesmo tempo minha mãe disse que eu não sorria para os outros quando era mais nova..eu queria ter a síndrome para ter certeza de que não estou ficando louca por me identificar
Comecei a escutar podcast com o Introvertendo haha
4 года назад+14
Queria ouvir o podcast. Atualmente estou fazendo uma avaliação neuropsicológica, pois estou investigando a possibilidade de autismo nível 1 (não consigo aceitar usar um termo quando descubro que ele era "errado" ou "antigo", no caso Síndrome de Asperger) em mim, fiquei anos sofrendo, mas agora por causa da possibilidade levantada pelo meu pai, que é pedagogo e teve alguns alunos com autismo recentemente, sinto que estou fazendo uma releitura sobre eu mesmo. Estou gostando muito dos vídeos porque me diz muito sobre autismo. Estou há dias só falando e estudando sobre autismo haha.
Não poderia deixar de dar meus parabéns! Vim conhecer o canal por conta do app REV Autism. Parabéns pelo app (incrível!!!) Eu como mãe de autista, bacharel em Sistemas de informação e agora pesquisadora assídua de tudo relacionado ao autismo fico imensamente feliz de ver sua jornada, me inspirar e pensar com mais esperança no futuro do meu pequeno. Parabéns!
Maravilhoso diálogo 💙💙Duas feras conversando sobre assuntos bacanas, interessantes👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Jovens com conversas coerentes, que fazem valer a pena, ver que existem jovens que farão a diferença numa sociedade de tantos adversidades ... Continuem batalhando rapazes, amei ver vcs dois conversando sobre temas tão importantes🙏🏻Obrigada, fico muito feliz em vê los crescer, como ser humano 🙏🏻Sou mãe de um menino com autismo leve e que ama matemática, línguas estrangeiras e instrumentos musicais 😂😂😂Estamos estimulando então🙏🏻🙌🏻😍😍😍😍😍😍Obrigada rapazes por hoje
Obrigada pelo canal, nós mães de crianças temos muito medo do futuro das crianças autistas, mas vendo vocês me ajuda a ter grande esperança. claro que cada um tem suas dificuldades, mas OBRIGADA.
O Meu Hiperfoco é o Amor , Quero , Devo e Preciso Amar , Senti-lo , Estar em Sintonia com Ele , Deseja-lo , Estuda-lo , Medita-lo e Espalha-lo no Mundo Eu Quero , Preciso e Devo Evoluir , Crescer e Superar Tudo nEle , ou seja , Viver : Por Ele ( Motivado por Ele ) Com Ele ( Tendo Ele ) Para Ele ( Tendo Ele como Objetivo ) Como Ele ( Imitando-o ) e nEle ( Permanecendo nEle ) .
tenho um primo que possui a síndrome de Aspenger e busco conteúdos na internet que me façam compreender melhor como interagir com ele, mas o tema é realmente complicado e somente ler não me ajuda muito, por isso ver esse tipo de conteúdo no RUclips facilita muito essa busca que eu tenho em entender o meu primo. Obrigada.
Meninos que delícia ver vcs meu filho tem 3 anos e estamos sofrendo com hioerfoco em ventilador espero que ele mude assim como vcs mudaram obg pelo vídeo
Tenho síndrome de Asperger, meu hiper foco e o autismo acho muito fascinante, porém quando começo a falar as pessoas dizem que eu estou sendo chato etc, ent muitas vezes acabo me auto regulando e ficando apenas no pensamento pq tenho noção que esse assunto não agrada muitas pessoas ao meu redor
Meu hiperfoco é inglês. Eu amo ler livros de gramática, estudo todos os dias desde 14 anos (tenho 19 agora), desde os 10 anos eu era facinado e queria entender o q estava sendo dito em inglês (ou até antes na vdd)...Hj eu sou avançado, na escola era muito elogiado pela pronúncia e já me indicaram até pra um intercâmbio (mas não deu certo pela idade na época)... Qqlr serie o filme q eu assisto SEMPRE em Ingles...E eu tbm falo sozinho comigo em inglês kkkkk o dia todo se eu ficar sozinho! Enfim... Eu sou muito focado nisso. Amo!
Seu canal me ajuda muito... Tenho um bebê de 2 anos laudado (tea), e a partir de e de tudo que estudo, estou em investigação da minha mais velha (10 anos). Ela sempre teve hiperfocos e esteriótipias, além de auto lesão, mas sempre vimos como personalidade e achávamos que ela era "distraída". Hj, ela está medicada pra ansiedade, e na avaliação existe possibilidade de depressão. Ela tbm esta sendo investigada pra AH, desenhista nata, sempre nos surpreendeu nesse quesito
Sou professora aposentada,tenho um filha autista leve. Me identifico com seus vídeos,e,repassei os mesmos pra outros professores! Obrigada por existir!
Me identifiquei bastante, provavelmente sou um autista,lembro de alguns hiper focos na infância que me atrapalharam nos estudos.hj tenho 21 anos,presumo que uma ausência de tratamento tenha agravado minha situação,sou extremamente anti social e tenho dificuldades em interagir socialmente.Gostei do vídeo, conteúdo riquíssimo,dois jovens inteligentes.
hahaha! Também tenho exatamente esse hiperfoco, pra tudo eu tenho uma música e minhas playlists são infinitas (embora eu fique repetindo cada música várias vezes). Nunca tinha encontrado outra pessoa assim... Adoraria viver disso também, achei muito legal!
@@mariaviana3808 Legal! É muito bom a gente se conhecer melhor. Música é um dos meus hiperfocos. Principalmente música das décadas de 60, 70 e 80. E sempre chateei muito as pessoas com muitas referências que tenho sobre essas épocas rsrsrs Pra toda situação da minha vida e do meu dia eu tenho uma música... Fico feliz em conhecer mais aspergers! Aplaca um pouco a solidão autista...
Renato Leal Siiim! Comigo é a mesma coisa e muitas vezes quando quero me expressar, só consigo pensar em letras de músicas. É como se elas explicassem tão melhor...😂 E tem músicas que eu nem gosto, mas não consigo esquecer as letras de jeito nenhum, é engraçado demais!! Depois que a gente entende tudo faz muito mais sentido, né? Fico feliz também em encontrar vocês e me lembrei do Marcos Petry que tem o canal “Diário de um Autista” e mais outro canal com o nome dele que é só de musica! Vocês conhecem? Muito legal também, passem lá! 😊
Muito interessante essa ideia de podcasts voltado para o autismo, é muito confuso para a maioria das pessoas entender e ver como são diferentes cada um podem ser pessoas incríveis... Fiquei impressionado com 06:00 do vídeo, eu tava querendo fazer um mapa de toda a história da humanidade pra conseguir entender, igualzinho, tudo metódico, ou eu querendo criar uma lista de valores morais perfeitos que explicam tudo kkkk bons tempos Meu hiper foco é o desenvolvimento humano baseado em ciência, filosofia e estados alterados de consciência. Meu segundo hiper foco é composição musical e arte.
Muito obrigada!!!!Deus coloca sempre pessoas maravilhosas em nosso caminho!Sucesso na sua caminhada!Parabéns a vcs 2 pelas palavras explicações e ajuda!
Ouvindo vcs percebo que o hiperfoco é muito positivo para a qualidade do trabalho, já que há uma profundidade ao invés do conhecimento superficial. As empresas vão começar a perceber isso.
Amo esse canal. Meu filho está em processo de diagnóstico de autismo leve (Asperger), aos 17 anos. Atualmente ele tem hiperfoco em animes (animações japonesas estilo mangá). Isso está atrapalhando muito a vida dele, porque ele deveria estar interessado em ENEM, vestibular, carreira, futuro enfim, mas está focado nessas animações (o que me fez "tomar um ódio " delas que até me arrepia!!). Rsrs. Espero ansiosamente que ele consiga utilizar produtivamente algum hiperfoco, pois ele é MUITO inteligente... Minha cidade não tem profissionais na área comportamental. Estou preocupada. Parabéns pelo ótimo conteúdo que você apresenta, é uma fonte de informações importantíssima!
Como o hiperfoco do seu filho é em animes, sugira a ele o anime "Hataraku Saibou" (também conhecidos como "Cells at Work"), bem recente e sobre Biologia, com conteúdo voltado para o corpo humano (bastante cobrado nos vestibulares, inclusive no ENEM). As personagens são diferentes tipos de células, mostrando suas funções no corpo de uma maneira lúdica e que irá prender a atenção dele, por também conter cenas bem leves de ação. Assim como esse, existem outros voltados para matérias escolares, procure conhecer mais sobre isso.
Eu entendo sua preocupação e acho importante sim buscar alguma forma de ajudar ele a conseguir administrar melhor o interesse dele. Mas pelo lado positivo, que muita gente não percebe é que eu aprendi a falar inglês por causa do tanto de anime (e jogo) que assisti (Era difícil achar legendas em português na minha época) e hoje sou professora de inglês. Tive até um aluno que era totalmente viciado em anime e que estava muito a frente da turma por conta disso. Consegui me formar em arquitetura também, mas foi com muito desinteresse. Tive que engolir na força mesmo. Mas desde que formei não consegui ainda me forçar a tentar criar uma carreira com arquitetura. Então eu passei no vestibular, fiz o curso todo, mas não quero passar minha vida fazendo isso. Ele já pensou em tentar faculdade para letras - japonês ou algo relacionado com o hiper foco dele?
NADA COMO OUVIR DE QUEM VIVE A REALIDADE VCS DOIS VALEM MAIS QUE MILHÕES DE PESSOAS TENTANDO RXPLICAR O QUE NÃO VIVEM EU APRENDO DEMAIS COM VOCÊS FICO COM ESPERANÇA SOBRE MEU FILHO DANIEL AUTISTA
Muito boa sua abordagem sobre o assunto. Estou sendo inserida no espectro,meu filho tem 2 anos e 7 meses e a poucas semanas foi diagnosticado com autismo leve. Aprendi e compreendi muitas coisas com esse video.
Estamos investigando se tenho síndrome de Asperger, e assistindo a esse vídeo parece que uma luz me veio à mente. Sempre foco em algo e me torno especialista “naquilo”. Hoje, tenho 29 anos, há 3 estou com o hiperfoco na escrita e publicação, ou seja, nesse período já escrevi e publiquei 5 livros e, ainda, fundei uma editora. As pessoas me acham “de outro mundo”, agora que estou começando a me entender.
Eu já tive muitos hiperfocos ao longo da vida. Diria que um dos maiores era por geografia política. Por volta de 12 anos eu descobri o assunto e havia pouco acesso a informação, em geral por livros. Consegui mapas de todos os tipos, divisão política, vegetação, relevo, clima, mas meu foco era em capitais. Vejo que meus hiperfocos em geral são do tipo mais limitado em razão de tempo. No meu caso é problemático as vezes, porque enquanto tenho que trabalhar e escrever meu artigo sobre acessibilidade de aplicativos educacionais para autistas, eu quero ler sobre Transtorno Dissociativo de Identidade, e tenho que lutar contra minha vontade, o que acaba tornando um pouco penoso realizar o necessário. Obrigado por compartilharem suas experiências.
Que legal, acabei de encontrar seu canal, e assisti 2, na sequência. Meu filho de 5 anos não foi diagnosticado ainda, mas acredito que ele tenho austimo leve. Ele tem atraso na fala, tem ecolalia, e hiperfoco em vinhetas e propaganda e marcas de produtos de limpeza á carros. Amei demais parabéns pelo canal.
Conheci seu canal hoje, gostei muito do conteúdo passado, provavelmente assisto todos os seus vídeo ainda hoje. Fui diagnosticado com TEA por volta dos 9 anos, eu sempre tive o mesmo hiperfoco, ''números/quantidade''. Tenho o mesmo médico, ele nunca viu outro hiperfoco igual. Não sou bom em matemática porem eu consigo falar quantos objetos tem em um espaço só pelo volume, exemplo: pessoas em uma sala de aula, balas em um saco plastico. Meu passatempo é contar hahahaha.
Inspirador o papo de vocês. Por favor, continue sempre compartilhando conhecimento com essa energia positiva sobre as coisas, as pessoas e a vida. Passei o fim de semana assistindo a seus vídeos e me sinto tendo realizado um curso de ciência com foco em comportamento humano. Muito obrigado.
me identifiquei demais! meu maior hiperfoco é a música também, sou musicista profissional e estou indo pra pós graduação na UNICAMP. Acabei de me descobrir como autista e os vídeos deste canal estão me ajudando muito. Obrigade Willian Chimura! Me convide um dia para falar sobre canto e autismo, teria maior prazer de compartilhar minha experiência. Beijo!!!!
Olha só! Que curioso! Conheci o Tiago há uns anos atrás pelo facebook. Fomos amigos durante a temporada 2013 da vida e depois nos afastamos. Tenho até um presente que ganhei dele, vindo à Fortaleza diretamente de Goiás. Gostei de vê-lo no vídeo! Desejo sucesso e uma carreira brilhante. Ele é inteligentíssimo e tem um coração muito bondoso. Hoje tenho começado a receber alunos com autismo e tenho buscado me informar sobre o assunto. Parabéns pelo canal, pela iniciativa.
Gosto muito da abordagem feita no canal , minha filha é autista, de grau moderado, faz diversas intervenções. Não sou pessimista , mas o desenvolvimento é lentíssimo. Às vezes não tenho esperança , não consigo vê-la casada e com família ou formada por exemplo, não é por mal obviamente, pois a amo muito.Gostaria de ver mais casos de superação.Abraços
O hiperfoco do meu namorado é canais específicos do RUclipsr, como por exemplo Saiko e Orochinho, se depender dele, ele passa 24 h assistindo e falando sobre, e me faz assistir junto. Confesso que ja estou cansada, porém como ele ama faço um esforço enorme para assistir pois ele ama minha companhia ❤️
Muito bom seu canal, a um tempo atrás, passei a me questionar e levantar a hipótese de um provável autismo de minha parte, devido a meu "hiperfoco" em física e "estereotipias", mas percebo que isso se deu majoritariamente por hipocondria e por meu considerável egocentrismo (exclusivo de minha parte, não interpretem erroneamente), mas eu continuo acompanhando o seu canal (E o do Marcos Petry) porque independente de ter ou não, o mundo de um autista é sempre algo incrível, e até algo a se levar em alguns casos para a vida de um neuro tipico, mesmo descordando do mito do gênio ocorrendo em todos os autistas, eu ainda vejo que o foco e a determinação proporcionada pelo transtorno é algo relevante e inspirador. Parabéns Chimura!
Os hiperfocos mudam ao longo dos anos. Alguns são transitórios e outros são permanentes. Existe um Universo de possibilidades. Mas cada um é um, temos similaridades, porém também temos muitas divergências.
Meu filho tem 8 anos diagnosticado com autismo leve, o hiperfoco dele são jogos, até hoje muita gente diz que meu filho não tem nada e que na verdade ele é super protegido, mimado, ou seja, insistem em colocar os motivos dos comportamentos dele na criação. Atualmente o maior desafio é fazer com que ele tolere melhor as frustrações e que aceite ser corrigido e ensinado. Ele sempre quer ser expert em tudo e não aceita errar e quando erra tem reações muito negativas, de menosprezo e intensa irritabilidade. Obrigada pelas informações do canal me ajuda muito a compreender melhor estes comportamentos!
O meu tem 12 anos e o julgamento social é sempre o mesmo, que mimados demais e falta de educação aff. É cansativo ouvir isso ,entre outros não parece ser Autista mas sim uma criança mimada.
MEU DEUS IRMÃO, EU SOU IDENTICO A VOCES HAHAHAHAHAHAH as vezes fico pensando que seria muito daora ter amigos com TEA 1 para trocar ideia, mas também poderia ser um pesadelo, como é para voces?
Já tive vários hiper focos desenvolvimento pessoal, sedução, produção musical, mecânica de motos, progamação, mini paredões de som, jogos tem muito mais 😂😂 eu não conseguia me entender agora graças ao seu canal, tudo faz sentido 🙏
Bom! Aprenda a priorizar três áreas: Saúde, Sustento (Renda) e Satisfação (Prazer). Conseguir remunerar aquilo que gostamos de fazer é uma arte. E tenha orgulho e gratidão por estar vivendo...
Parabéns pelo canal, assisti praticamente todos os vídeos. Devo terminar hoje. Eu me identifiquei muito com o assunto, eu quando começo a falar sobre Mass Effect ou algo que eu tenha esse tipo de foco, sinto-me um alien. É raro achar alguém para conversar e acaba que nos sentimos mal por parecermos estranhos. Continue o bom trabalho.
Atualmente estou com hiperfoco em autismo HAUHAUU Eu quero ver todos os vídeos, ler todos os sites, seguir todos os instagrans. Lado positivo: estou aprendendo bastante. Lado negativo: percebo que estou incomodando as pessoas (querendo falar só sobre isso), me sinto envergonhada de querer só falar sobre isso e fico ( o tempo todo tentando me controlar) e como você citou, está atrapalhando outros ramos da minha vida, porque não estou conseguindo focar e estudar sobre outros assuntos da minha área. Como fazemos quando estamos obcecados por um hiperfoco? Outra coisa interessante que você falou é justamente sobre quando alguém discorda sobre um hiperfoco teu. Quando isso acontece comigo, eu (quase) surto. Eu paro TUDO que estou fazendo e procuro ESTUDAR, LER, todas as melhores fontes sobre aquilo e começo a ARGUMENTAR loucamente, jogando todos os argumentos e fontes disponíveis e tipo a pessoa as vezes não está nem aí. O que me deixa mais irritada ainda, porque eu quero que ela preste atenção pra concordar comigo no final HAUHAUAHU As vezes me dá vontade de sair com uma pasta com artigos científicos impressos, fotos, documentações pra ficar mostrando sobre o assunto. E nessas horas eu percebo que se eu fizer isso, aí sim que as pessoas vão parar de querer me ouvir ( que é algo já bastante difícil). OU SEJA. MUITO DESGASTANTE.
Minha neta é autista a princípio fiquei chocada senti muita "pena "de minha neta porque achei que ela seria uma pessoa completamente dependente mas vejo que pensei errado e fiquei muito feliz em conhecer vc principalmente porque VC É. UM AUTISTA e é bem diferente do que ouvirmos do que um profissional fala do autismo porque eles estudam o comportamento mas vcs VIVEM "AUTISTA" REALMENTE SENTE dia dia autista e TAMBÉM
Eu como estudante de Jornalismo. Também tenho alguns hiperfocos rsrs... ainda não fui dagnosticada. Mas, parabéns pelo canal e por compartilhar conosco suas experiências.
Tem que saber diferenciar, não é só por causa do hiperfocos. Há pessoas com foco em algo, que são normais. Há pessoas, que realmente são focadas, sem consciência, que chega a se tornar uma obsessão.
Muito bom adorei ver vcs falando sobre tantas coisas que nos ajuda muito, eu tenho um filho autista ele tem 5 ele ama carros, é apaixonado por tubarão, principalmente vida marinha.
Vídeos excelentes, parabéns. Gostaria de saber a vossa opinião sobre os videojogos enquanto hiperfoco. Como lidar com isso, quais os perigos e desafios. Obrigada, vocês são TOP.
@Willian Chimura,gostaria de saber se vocês ficam cansados com facilidade e também não vejo muitos vídeos sobre o assunto,seria interessante fazerem um vídeo sobre o assunto. Meu filho tem 8 anos e está em investigação,tem hiper foco que muda de tempos em tempos, é bem sensorial,muito nervoso e ansioso,tem ecolalia imediata e tardia,também com estereotipia. Amei o vídeo 😍👏
Eu n sei se sou autista (tea de suporte) mas super me indentifico, mas com certeza eu tenho hiperfoco, sou capaz de ficar horas e horas estudando na vdd até dias
Meus hiper focos seguem muito pra a linha astronômica, eu gosto muito de pensar sobre o universo em si mas as vezes vai pra algumas curiosidades BEMM aleatórias. Eu tenho TDAH, não é autismo mas ambos tem essa questão do hiper foco e que assim, é bastante legal quando vc "ativa esse super poder" nos momentos certos embora seja encontrolável e as vezes (sempre) acabe atrapalhando quando eu estou conversando com alguém ou quando eu estou tentando fazer alguma atividade pq na conversa é muito difícil pra mim de mudar de um assunto para o outro pq minha mente ainda está ligada ao assunto anterior e daí minha mente já pensou 1000 e 1 coisas sobre aquele determinado assunto daí quando as pessoa mudam de assunto fica complicado prestar atenção no que ela está dizendo ou as vezes por conta do tédio mesmo ou só simplesmente coisas que eu lembrei e que me puxam completamente para dentro da minha mente ou coisas que eu visualizei. Mas de modo geral sempre é em torno de coisas relacionado a curiosidades científicas ou do dia dia ou pensamentos aleatórios.
Olá seus vídeos são muito bons, sofri a vida toda sem saber o que tinha me sentindo diferente d mais aos outros, tenho 34 anos é só fui diagnosticado com autismo e múltiplas personalidades somente aos 32,
É maravilhoso ver essa conversa rsrs
Meu filho tem 6 anos e é autista leve, atualmente o hiper foco dele é carros hotwheels! Ele amanhece falando nisso e dorme falando tb, 90% da conversa diária dele é sobre isso hahaha.
Mas ele muda de época em época os interesses!
Estava sentindo falta dos seus comentários por aqui! =)
@@chimurawill amo esse canal! Você é excelente 😊
@@chimurawill que fofo
Meu filho não foi diagnosticado ainda mas vejo nele vários sintomas e o hiperfoco é um deles, no momento e o inglês , mas já teve vários
Eu achava que o hiperfoco era sempre um só.. mas é incrível como pode mudar.. e comecei a me analisar que eu sou muito disso quando gosto de algo eu aprendo tudooo sobre aquilo falo sempre daquilo pra as pessoas
Amo ver esses vídeos, sou Autista em nível 1 de suporte e amo nos ver representados da forma como realmente somos, diferentes! Tbm tenho híperfocos diferentes, já tive de cozinha, pesquisa científica e agora estou em costura histórica e por experiência própria digo que continua ao longo da vida, não só por mim, mas pelo meu pai tbm, ele é Asperger e não teve tratamento, tem o hiperfoco em abelhas desde criança…
Tive várias fases diferentes de hiperfoco: eucaliptos e torres elétricas na infância, as Grandes Navegações aos 10-11 anos, plantas medicinais aos 12-13, cinema clássico desde a adolescência e jardinagem nos últimos 3 anos. Hoje percebo claramente as duas em comum: área de Humanas e Natureza.
Voces sao inteligentissimos.Que conversa boa e interessante.Parabens aos dois !!
Hiperfoco musical é sensa..... Mesmo depois de 500 anos você lembra letra, melodia como se tivesse ouvido ontem.
Amigo, recentemente... digo há mais ou menos 1 semana descobrimos que nosso garoto de 5 anos é autista. Chorei muito, fiquei muito preocupado, angustiado, mas agora tudo veio a clarear mais. De início veio o medo, por não saber lhe dar com a situação, logo, muitas coisas se encaixaram no perfil. Mas hoje, com alguns vídeos seus que estou assistindo... estou descobrindo muitos atalhos e formas de ajudá-lo. Quero aproveitar pra pra agradecer muito por esse apoio e ensinamentos com esses conteúdos bem elaborados e de quem vivencia na prática. Parabéns mesmo, de coração. Hoje, estou bem mais tranquilo sobre muitas coisas em relação ao meu filho. Que deus te ilumine cada dia mais para que vc possa está ajudando mais pessoas. Grande abraço.👍🏼👍🏼👍🏼
Tenho filho com autismo funcional de 5 anos, esperançosa de ver vcs e suas carreiras. 😍 Os hiperfocos dele são: Carros antigos, principalmente fuscas e combes, animais em principal cavalos e vacas e pessoas, adora saber seus nomes e ser notado por elas, principalmente adultos rsrs.
Eu descobri o autismo por causa do meu hiper foco pq comecei a pesquisar sobre o assunto e aí percebi que eu possuia as características do espectro...
Já tive vários "temas" de hiper foco...mas tenho um tema em especial que trago desde muito pequena que são as artes plásticas... então fiz disso minha profissão...sou artista plástica e faço todo tipo de arte que vc possa imaginar (aprendo a fazer a arte só de olhar alguém fazendo ou por uma imagem de algo já pronto eu sei reproduzir mesmo sem ter visto o método de criação que foi utilizado)...tenho meu ateliê e é meu cantinho preferido... trabalhar em casa sozinha com o que amo é a melhor coisa da vida...hahaha
@michellysouza que bacana! Vc divulga onde seu trabalho, gostaria de conhecer
@@patmiray768 eu tenho alguns desenhos no Instagram, comecei a página a pouco, então ainda tem poucos desenhos, a página é @risco.de.giz 😊
Legal. Isso mostra que todos são superpoderosos os autistas
O hiperfoco do Chimura é falar: "definitivamente"
Brincadeira a parte. Parabéns pelo papo legal.
Definitivamente
😂
Eu tenho TEA recém diagnosticado por um neuro e psicólogo há 2 meses. Ainda não caiu direito a ficha, mas me identifico muito com os autistas, especialmente por ser um cara anti-social, com estereotipias e hiperfoco. Minha infância e adolescência foram sofríveis por causa da dificuldade de interação social. Tinha dificuldade na fala. Era muito bullying que eu sofria. Falavam que eu era doido e retardado. Apanhei muito por isso. Todavia, consegui me superar. Eu me formei, consegui ser advogado e passei nos concursos sem saber do meu TEA. Na minha infância, o meu hiperfoco era times de futebol e construir cidades com peças de monta-tudo e lego. Hoje sou professor de direito do Instituto Federal há 6 anos e meio. O meu hiperfoco são teorias jusfilosóficas e técnicas de pesquisa. Eu me lembro que durante o meu mestrado fiquei 4 meses sem sair de casa, totalmente obcecado e hiperfocado pela análise do discurso crítico, que é uma técnica de pesquisa que usei na minha dissertação.
Um guerreiro, parabéns!! É triste a questão do bullying no autismo.
@@marivab é verdade, tenho um neto que é autista leve e apesar da escola ter professoras preparadas para isso, é difícil pra ele ser aceito pelas outras crianças. Porém assistindo esse vídeo,me renovou a esperança no futuro dele.
Q legal! Acabei de me formar em direito e estou com suspeita de asperger. No entanto, infelizmente, no último ano do curso quase q abandono, pois perdi o interesse e tive depressão. A minha ansiedade só me atrapalha nos estudos.
Meu deus como é bom achar gente igual a mim ❤️
Estou me aprofundando no assunto pois tenho comportamentos de Asperger. É muito difícil detectar em mulheres visto que a probabilidade do espectro TEA é maior no sexo masculino. Tenho hiperfoco em culinária , gatos , etimologia , cores. Há 12 anos fui diagnosticada com TAB 1 , mas sempre me questionei por estar muito a frente no âmbito intelectual da maioria das pessoas.
Sempre me senti estranha , esquisita e fora do padrão . Irei questionar isso com o psiquiatra . Tenho alta performance na escrita , porém dificuldade em me socializar e interagir .
Ah, por mim vocês poderiam seguir um bate papo assim por umas 10 horas seguidas. O assunto e a descontração foi mil!
Maravilhoso vocês dois juntos nesse vídeo. Sou psicóloga e gosto muito de atender crianças. E fazer diagnóstico na infância é uma alegria pra mim, pois faz muita diferença para o desenvolvimento da criança e melhora a comunicação e afeto familiar. E frequentemente após o diagnóstico da criança vem o diagnóstico de outro familiar.
Parabéns por compartilhar com tanta clareza as vivências atípicas.
Eu mudo o meu hiperfoco várias vezes: músicas, países , línguas, até pessoas. Eles mudam toda vez que esgoto por completo aquele determinado assunto e muita das vezes esgoto o assunto muito rápido, porque eu quero sabe de tudo sobre aquilo.
Estou me identificando muito em alguns aspectos como hiperfocos. Eu sempre tive isso. Meu maior hiperfoco que se tornou profissão é design. Comecei aos 13 anos e hoje tenho 27.
Mas, eu já tive muitos hiperfocos, como costura, miçangas, documentários de vários assuntos variados, séries e filmes, histórias sobre crimes, teologia.
Nunca parei para analisar que era um hiperfoco. Hoje conhecendo o assunto, vejo que tenho isso. Esses pequenos hiperfocos duraram um período, cada um com um tempo específico.
Lembro que eu ficava o dia inteiro, fazendo a determinada coisa. Seja estudar a bíblia, costurar uma mochila do zero e não sossegar até terminar (até machuquei o dedo neste dia) etc..
Desde que eu pesquisei sobre a síndrome,fiquei em duvida se eu devia procurar um psiquiatra por causa de coisas estranhas que eu tenho. Uma das coisas que eu não tinha certeza se tinha era hiperfoco porque eu me interesso em varias coisas,eu de fato tenho uma lista de canais que sempre vejo e musicas que vou escutar por bastante tempo,mas agora lendo seu comentário eu percebo que realmente eu me identifico. Estou me motivando para ter certeza absoluta se eu tenho ou não a síndrome..antes eu tinha descartado porque, segundo meu pai,quando eu era criança as pessoas diziam que eu era simpática..porém ao mesmo tempo minha mãe disse que eu não sorria para os outros quando era mais nova..eu queria ter a síndrome para ter certeza de que não estou ficando louca por me identificar
Oi poderíamos conversar? Meu menino tem hiper foco também em jogo Minecraft
Que bom escutar vcs. Contem mais sobre a infância de vcs!
Eu ainda não conhecia o Tiago Abreu, gostei de saber sobre o podcast dele e já comecei a seguir o Introvertendo no Spotify.
Comecei a escutar podcast com o Introvertendo haha
Queria ouvir o podcast. Atualmente estou fazendo uma avaliação neuropsicológica, pois estou investigando a possibilidade de autismo nível 1 (não consigo aceitar usar um termo quando descubro que ele era "errado" ou "antigo", no caso Síndrome de Asperger) em mim, fiquei anos sofrendo, mas agora por causa da possibilidade levantada pelo meu pai, que é pedagogo e teve alguns alunos com autismo recentemente, sinto que estou fazendo uma releitura sobre eu mesmo. Estou gostando muito dos vídeos porque me diz muito sobre autismo. Estou há dias só falando e estudando sobre autismo haha.
Não poderia deixar de dar meus parabéns! Vim conhecer o canal por conta do app REV Autism. Parabéns pelo app (incrível!!!) Eu como mãe de autista, bacharel em Sistemas de informação e agora pesquisadora assídua de tudo relacionado ao autismo fico imensamente feliz de ver sua jornada, me inspirar e pensar com mais esperança no futuro do meu pequeno. Parabéns!
Maravilhoso diálogo 💙💙Duas feras conversando sobre assuntos bacanas, interessantes👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Jovens com conversas coerentes, que fazem valer a pena, ver que existem jovens que farão a diferença numa sociedade de tantos adversidades ... Continuem batalhando rapazes, amei ver vcs dois conversando sobre temas tão importantes🙏🏻Obrigada, fico muito feliz em vê los crescer, como ser humano 🙏🏻Sou mãe de um menino com autismo leve e que ama matemática, línguas estrangeiras e instrumentos musicais 😂😂😂Estamos estimulando então🙏🏻🙌🏻😍😍😍😍😍😍Obrigada rapazes por hoje
Ola Willian, estou "maratonando" seu canal e, alem de prazeroso, tem sido muito produtivo, tenho aprendido muito. Abraço.
Obrigada pelo canal, nós mães de crianças temos muito medo do futuro das crianças autistas, mas vendo vocês me ajuda a ter grande esperança. claro que cada um tem suas dificuldades, mas OBRIGADA.
O Meu Hiperfoco é o Amor , Quero , Devo e Preciso Amar , Senti-lo , Estar em Sintonia com Ele , Deseja-lo , Estuda-lo , Medita-lo e Espalha-lo no Mundo
Eu Quero , Preciso e Devo Evoluir , Crescer e Superar Tudo nEle , ou seja , Viver :
Por Ele ( Motivado por Ele )
Com Ele ( Tendo Ele )
Para Ele ( Tendo Ele como Objetivo )
Como Ele ( Imitando-o )
e nEle ( Permanecendo nEle ) .
tenho um primo que possui a síndrome de Aspenger e busco conteúdos na internet que me façam compreender melhor como interagir com ele, mas o tema é realmente complicado e somente ler não me ajuda muito, por isso ver esse tipo de conteúdo no RUclips facilita muito essa busca que eu tenho em entender o meu primo. Obrigada.
💙💙💙💙💙💙
Continuem!
Já acompanho o trabalho do Tiago e a turma do Introvertendo e agora definitivamente seguidora deste canal 🤗
Meninos que delícia ver vcs meu filho tem 3 anos e estamos sofrendo com hioerfoco em ventilador espero que ele mude assim como vcs mudaram obg pelo vídeo
Que maravilha de conversa. Muito bom ver vocês dialogando. Dá até um conforto...
Tenho síndrome de Asperger, meu hiper foco e o autismo acho muito fascinante, porém quando começo a falar as pessoas dizem que eu estou sendo chato etc, ent muitas vezes acabo me auto regulando e ficando apenas no pensamento pq tenho noção que esse assunto não agrada muitas pessoas ao meu redor
Eu tbm,mas eu n tenho diagnóstico ainda!
@@samyalvess já tem?
Amei a conversa, senti como se eu estivesse aí interagindo com vocês. 😂
ESTOU fazendo Educação Especial, estou no 5° semestre. e estou assistindo todos os seus vidios estou amando é estou aprendendo muito com vc.🤗🤗
Meu hiperfoco é inglês. Eu amo ler livros de gramática, estudo todos os dias desde 14 anos (tenho 19 agora), desde os 10 anos eu era facinado e queria entender o q estava sendo dito em inglês (ou até antes na vdd)...Hj eu sou avançado, na escola era muito elogiado pela pronúncia e já me indicaram até pra um intercâmbio (mas não deu certo pela idade na época)... Qqlr serie o filme q eu assisto SEMPRE em Ingles...E eu tbm falo sozinho comigo em inglês kkkkk o dia todo se eu ficar sozinho! Enfim... Eu sou muito focado nisso. Amo!
É difícil achar palavras para elogiar o trabalho de vocês. No mínimo é sensacional!!! E eu poderia ficar horas explicando o motivo de disso.
Seu canal me ajuda muito... Tenho um bebê de 2 anos laudado (tea), e a partir de e de tudo que estudo, estou em investigação da minha mais velha (10 anos). Ela sempre teve hiperfocos e esteriótipias, além de auto lesão, mas sempre vimos como personalidade e achávamos que ela era "distraída". Hj, ela está medicada pra ansiedade, e na avaliação existe possibilidade de depressão. Ela tbm esta sendo investigada pra AH, desenhista nata, sempre nos surpreendeu nesse quesito
esse assunto dito por voces ajudará muitas mães a entenderem e buscarem ajuda p o filho ...
Sou professora aposentada,tenho um filha autista leve.
Me identifico com seus vídeos,e,repassei os mesmos pra outros professores!
Obrigada por existir!
Me identifiquei bastante, provavelmente sou um autista,lembro de alguns hiper focos na infância que me atrapalharam nos estudos.hj tenho 21 anos,presumo que uma ausência de tratamento tenha agravado minha situação,sou extremamente anti social e tenho dificuldades em interagir socialmente.Gostei do vídeo, conteúdo riquíssimo,dois jovens inteligentes.
hahaha! Também tenho exatamente esse hiperfoco, pra tudo eu tenho uma música e minhas playlists são infinitas (embora eu fique repetindo cada música várias vezes). Nunca tinha encontrado outra pessoa assim... Adoraria viver disso também, achei muito legal!
Tbm sou assim. Fui diagnosticado esse ano.
@@renatoleal4708 Eu fui diagnosticada ano passado, ainda estou aprendendo sobre tudo também. Muito legal ver mais pessoas como eu! 😃
@@mariaviana3808 Legal! É muito bom a gente se conhecer melhor. Música é um dos meus hiperfocos. Principalmente música das décadas de 60, 70 e 80. E sempre chateei muito as pessoas com muitas referências que tenho sobre essas épocas rsrsrs Pra toda situação da minha vida e do meu dia eu tenho uma música... Fico feliz em conhecer mais aspergers! Aplaca um pouco a solidão autista...
Renato Leal Siiim! Comigo é a mesma coisa e muitas vezes quando quero me expressar, só consigo pensar em letras de músicas. É como se elas explicassem tão melhor...😂 E tem músicas que eu nem gosto, mas não consigo esquecer as letras de jeito nenhum, é engraçado demais!! Depois que a gente entende tudo faz muito mais sentido, né? Fico feliz também em encontrar vocês e me lembrei do Marcos Petry que tem o canal “Diário de um Autista” e mais outro canal com o nome dele que é só de musica! Vocês conhecem? Muito legal também, passem lá! 😊
Demorei muito para entender que ouvir música pode ser prazeroso... Não compartilho deste hiperfoco com vocês hahaha
Definetly, two beautiful and brilliant minds !
Muito interessante essa ideia de podcasts voltado para o autismo, é muito confuso para a maioria das pessoas entender e ver como são diferentes cada um podem ser pessoas incríveis...
Fiquei impressionado com 06:00 do vídeo, eu tava querendo fazer um mapa de toda a história da humanidade pra conseguir entender, igualzinho, tudo metódico, ou eu querendo criar uma lista de valores morais perfeitos que explicam tudo kkkk bons tempos
Meu hiper foco é o desenvolvimento humano baseado em ciência, filosofia e estados alterados de consciência.
Meu segundo hiper foco é composição musical e arte.
Muito obrigada!!!!Deus coloca sempre pessoas maravilhosas em nosso caminho!Sucesso na sua caminhada!Parabéns a vcs 2 pelas palavras explicações e ajuda!
Ouvindo vcs percebo que o hiperfoco é muito positivo para a qualidade do trabalho, já que há uma profundidade ao invés do conhecimento superficial. As empresas vão começar a perceber isso.
Amo esse canal. Meu filho está em processo de diagnóstico de autismo leve (Asperger), aos 17 anos.
Atualmente ele tem hiperfoco em animes (animações japonesas estilo mangá). Isso está atrapalhando muito a vida dele, porque ele deveria estar interessado em ENEM, vestibular, carreira, futuro enfim, mas está focado nessas animações (o que me fez "tomar um ódio " delas que até me arrepia!!). Rsrs. Espero ansiosamente que ele consiga utilizar produtivamente algum hiperfoco, pois ele é MUITO inteligente... Minha cidade não tem profissionais na área comportamental. Estou preocupada.
Parabéns pelo ótimo conteúdo que você apresenta, é uma fonte de informações importantíssima!
Idealmente, um professor que conseguisse contextualizar o hiperfoco dele com as matérias de vestibular poderia ser uma boa tentativa.
@@chimurawill Já lhe deram descrédito em relação ao seu autismo simplesmente por você não ser um gênio da matemática ou um físico savant?
Como o hiperfoco do seu filho é em animes, sugira a ele o anime "Hataraku Saibou" (também conhecidos como "Cells at Work"), bem recente e sobre Biologia, com conteúdo voltado para o corpo humano (bastante cobrado nos vestibulares, inclusive no ENEM). As personagens são diferentes tipos de células, mostrando suas funções no corpo de uma maneira lúdica e que irá prender a atenção dele, por também conter cenas bem leves de ação. Assim como esse, existem outros voltados para matérias escolares, procure conhecer mais sobre isso.
Eu entendo sua preocupação e acho importante sim buscar alguma forma de ajudar ele a conseguir administrar melhor o interesse dele. Mas pelo lado positivo, que muita gente não percebe é que eu aprendi a falar inglês por causa do tanto de anime (e jogo) que assisti (Era difícil achar legendas em português na minha época) e hoje sou professora de inglês. Tive até um aluno que era totalmente viciado em anime e que estava muito a frente da turma por conta disso. Consegui me formar em arquitetura também, mas foi com muito desinteresse. Tive que engolir na força mesmo. Mas desde que formei não consegui ainda me forçar a tentar criar uma carreira com arquitetura. Então eu passei no vestibular, fiz o curso todo, mas não quero passar minha vida fazendo isso. Ele já pensou em tentar faculdade para letras - japonês ou algo relacionado com o hiper foco dele?
M M R R P Existe o Guia mangá de várias matérias da Novatec, vai unir o útil ao agradável, ele vai estudar do jeitinho que ele gosta.
Nossa, é demais ouvir vocês dois falando com tanta clareza, ordem e excepcionalidade ❤️
NADA COMO OUVIR DE QUEM VIVE A REALIDADE VCS DOIS VALEM MAIS QUE MILHÕES DE PESSOAS TENTANDO RXPLICAR O QUE NÃO VIVEM EU APRENDO DEMAIS COM VOCÊS
FICO COM ESPERANÇA SOBRE MEU FILHO DANIEL AUTISTA
Muito boa sua abordagem sobre o assunto. Estou sendo inserida no espectro,meu filho tem 2 anos e 7 meses e a poucas semanas foi diagnosticado com autismo leve. Aprendi e compreendi muitas coisas com esse video.
Estamos investigando se tenho síndrome de Asperger, e assistindo a esse vídeo parece que uma luz me veio à mente. Sempre foco em algo e me torno especialista “naquilo”. Hoje, tenho 29 anos, há 3 estou com o hiperfoco na escrita e publicação, ou seja, nesse período já escrevi e publiquei 5 livros e, ainda, fundei uma editora. As pessoas me acham “de outro mundo”, agora que estou começando a me entender.
Cara, vc daria um bom analista do comportamento! Adoro tb essa abordagem... ❤️
Tenho quase certeza que ele é cada vídeo bom que tô dúvidando que ele seja autistas.
Eu estou impressionada com ele! Se expressa super bem
Eu já tive muitos hiperfocos ao longo da vida. Diria que um dos maiores era por geografia política. Por volta de 12 anos eu descobri o assunto e havia pouco acesso a informação, em geral por livros. Consegui mapas de todos os tipos, divisão política, vegetação, relevo, clima, mas meu foco era em capitais. Vejo que meus hiperfocos em geral são do tipo mais limitado em razão de tempo. No meu caso é problemático as vezes, porque enquanto tenho que trabalhar e escrever meu artigo sobre acessibilidade de aplicativos educacionais para autistas, eu quero ler sobre Transtorno Dissociativo de Identidade, e tenho que lutar contra minha vontade, o que acaba tornando um pouco penoso realizar o necessário. Obrigado por compartilharem suas experiências.
Que legal, acabei de encontrar seu canal, e assisti 2, na sequência.
Meu filho de 5 anos não foi diagnosticado ainda, mas acredito que ele tenho austimo leve.
Ele tem atraso na fala, tem ecolalia, e hiperfoco em vinhetas e propaganda e marcas de produtos de limpeza á carros.
Amei demais parabéns pelo canal.
Conheci seu canal hoje, gostei muito do conteúdo passado, provavelmente assisto todos os seus vídeo ainda hoje. Fui diagnosticado com TEA por volta dos 9 anos, eu sempre tive o mesmo hiperfoco, ''números/quantidade''. Tenho o mesmo médico, ele nunca viu outro hiperfoco igual. Não sou bom em matemática porem eu consigo falar quantos objetos tem em um espaço só pelo volume, exemplo: pessoas em uma sala de aula, balas em um saco plastico. Meu passatempo é contar hahahaha.
Inspirador o papo de vocês. Por favor, continue sempre compartilhando conhecimento com essa energia positiva sobre as coisas, as pessoas e a vida. Passei o fim de semana assistindo a seus vídeos e me sinto tendo realizado um curso de ciência com foco em comportamento humano. Muito obrigado.
me identifiquei demais! meu maior hiperfoco é a música também, sou musicista profissional e estou indo pra pós graduação na UNICAMP. Acabei de me descobrir como autista e os vídeos deste canal estão me ajudando muito. Obrigade Willian Chimura! Me convide um dia para falar sobre canto e autismo, teria maior prazer de compartilhar minha experiência. Beijo!!!!
mas claro que eu estou fazendo diagnóstico multidisciplinar, queria deixar claro isso.
Dois gênios conversando! Parabéns!
Grato pelo seu trabalho.
Saúde, luz e paz .
Coisa mais linda o will prestando a atenção quando Tiago fala e balançando a cabeça, acho que estou apaixonada hahaha
adoro o conceito de holística *-*
deve ter sido difícil para esses dois postarem só 20min sendo que conversam por 10h um com o outro
Que lindos! Acabei de conhecer p canal. Estou encantada com vocês. Meu filho tem autismo leve e é muito bom assistir vocês.
Olha só! Que curioso! Conheci o Tiago há uns anos atrás pelo facebook. Fomos amigos durante a temporada 2013 da vida e depois nos afastamos. Tenho até um presente que ganhei dele, vindo à Fortaleza diretamente de Goiás. Gostei de vê-lo no vídeo! Desejo sucesso e uma carreira brilhante. Ele é inteligentíssimo e tem um coração muito bondoso. Hoje tenho começado a receber alunos com autismo e tenho buscado me informar sobre o assunto. Parabéns pelo canal, pela iniciativa.
Gosto muito da abordagem feita no canal , minha filha é autista, de grau moderado, faz diversas intervenções. Não sou pessimista , mas o desenvolvimento é lentíssimo. Às vezes não tenho esperança , não consigo vê-la casada e com família ou formada por exemplo, não é por mal obviamente, pois a amo muito.Gostaria de ver mais casos de superação.Abraços
O hiperfoco do meu namorado é canais específicos do RUclipsr, como por exemplo Saiko e Orochinho, se depender dele, ele passa 24 h assistindo e falando sobre, e me faz assistir junto. Confesso que ja estou cansada, porém como ele ama faço um esforço enorme para assistir pois ele ama minha companhia ❤️
Ele é autista ?
O hiperfoco muda com o passar do tempo?
@@guelmaraaguiar3261 Sim, mas dependendo da intensidade pode durar vários anos, e também tem os pequenos hiperfocos que duram meses
Ele tem autismo?
@@HectorMartinez-sh9sl sim
Muito boa essa conversa de vcs vi muito do meu filho nela
Que conversa boa.
Muito bom seu canal, a um tempo atrás, passei a me questionar e levantar a hipótese de um provável autismo de minha parte, devido a meu "hiperfoco" em física e "estereotipias", mas percebo que isso se deu majoritariamente por hipocondria e por meu considerável egocentrismo (exclusivo de minha parte, não interpretem erroneamente), mas eu continuo acompanhando o seu canal (E o do Marcos Petry) porque independente de ter ou não, o mundo de um autista é sempre algo incrível, e até algo a se levar em alguns casos para a vida de um neuro tipico, mesmo descordando do mito do gênio ocorrendo em todos os autistas, eu ainda vejo que o foco e a determinação proporcionada pelo transtorno é algo relevante e inspirador. Parabéns Chimura!
Muito obrigado! Sempre feliz em ler comentários como este!
Grato pelo trabalho de vocês .
Sucesso, luz e paz.
Os hiperfocos mudam ao longo dos anos. Alguns são transitórios e outros são permanentes. Existe um Universo de possibilidades. Mas cada um é um, temos similaridades, porém também temos muitas divergências.
Mano! Muitíssimo obrigado pelos vídeos!
Meu filho tem 8 anos diagnosticado com
autismo leve, o hiperfoco dele são jogos, até hoje muita gente diz que meu filho não tem nada e que na verdade ele é super protegido, mimado, ou seja, insistem em colocar os motivos dos comportamentos dele na criação. Atualmente o maior desafio é fazer com que ele tolere melhor as frustrações e que aceite ser corrigido e ensinado. Ele sempre quer ser expert em tudo e não aceita errar e quando erra tem reações muito negativas, de menosprezo e intensa irritabilidade. Obrigada pelas informações do canal me ajuda muito a compreender melhor estes comportamentos!
O meu tem 12 anos e o julgamento social é sempre o mesmo, que mimados demais e falta de educação aff. É cansativo ouvir isso ,entre outros não parece ser Autista mas sim uma criança mimada.
Vc é demais!!!!! Muito feliz com conteúdo que ajuda tanto!!!!! Maravilhoso o assunto parabéns pra vcs!!!!🥰
MEU DEUS IRMÃO, EU SOU IDENTICO A VOCES HAHAHAHAHAHAH as vezes fico pensando que seria muito daora ter amigos com TEA 1 para trocar ideia, mas também poderia ser um pesadelo, como é para voces?
Depende muito de quem seria o amigo TEA
Lutadores,vencedores , muito simpáticos e bem articulados estou aprendendo muito com seus vídeos.
Já tive vários hiper focos desenvolvimento pessoal, sedução, produção musical, mecânica de motos, progamação, mini paredões de som, jogos tem muito mais 😂😂 eu não conseguia me entender agora graças ao seu canal, tudo faz sentido 🙏
Bom! Aprenda a priorizar três áreas: Saúde, Sustento (Renda) e Satisfação (Prazer). Conseguir remunerar aquilo que gostamos de fazer é uma arte. E tenha orgulho e gratidão por estar vivendo...
Parabéns pelo canal, assisti praticamente todos os vídeos. Devo terminar hoje.
Eu me identifiquei muito com o assunto, eu quando começo a falar sobre Mass Effect ou algo que eu tenha esse tipo de foco, sinto-me um alien. É raro achar alguém para conversar e acaba que nos sentimos mal por parecermos estranhos.
Continue o bom trabalho.
Nossa, são muito cultos! Sou fã!
Que bom ouvir vocês!
Conversa bastante proveitosa pessoal. Leve, bastante descontraída!
Produzam mais conteúdos juntos!
Atualmente estou com hiperfoco em autismo HAUHAUU Eu quero ver todos os vídeos, ler todos os sites, seguir todos os instagrans. Lado positivo: estou aprendendo bastante. Lado negativo: percebo que estou incomodando as pessoas (querendo falar só sobre isso), me sinto envergonhada de querer só falar sobre isso e fico ( o tempo todo tentando me controlar) e como você citou, está atrapalhando outros ramos da minha vida, porque não estou conseguindo focar e estudar sobre outros assuntos da minha área. Como fazemos quando estamos obcecados por um hiperfoco?
Outra coisa interessante que você falou é justamente sobre quando alguém discorda sobre um hiperfoco teu. Quando isso acontece comigo, eu (quase) surto. Eu paro TUDO que estou fazendo e procuro ESTUDAR, LER, todas as melhores fontes sobre aquilo e começo a ARGUMENTAR loucamente, jogando todos os argumentos e fontes disponíveis e tipo a pessoa as vezes não está nem aí. O que me deixa mais irritada ainda, porque eu quero que ela preste atenção pra concordar comigo no final HAUHAUAHU
As vezes me dá vontade de sair com uma pasta com artigos científicos impressos, fotos, documentações pra ficar mostrando sobre o assunto. E nessas horas eu percebo que se eu fizer isso, aí sim que as pessoas vão parar de querer me ouvir ( que é algo já bastante difícil).
OU SEJA. MUITO DESGASTANTE.
Os opostos se atraem, mas só os iguais conseguem conviver. Procure pessoas com os mesmos interesses que você.
Adorei o video aprendi bastante e vxs sao garotos incriveis. Parabens. Bjs
Vocês são uns lindos,uma esperança pra gente.
Muito bom esse vídeo esclarece o que não sabia do meu filho que foi descoberto pouco tempo
🥰Mais um aprendizado sobre o que é "hiperfocos" ‼️❤PARABÉNS
Como é bom saber que autismo tem varias vertentes não só o severo que eu na mha ignorância imaginava 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Diálogo realmente instrutivo!
Minha neta é autista a princípio fiquei chocada senti muita "pena "de minha neta porque achei que ela seria uma pessoa completamente dependente mas vejo que pensei errado e fiquei muito feliz em conhecer vc principalmente porque VC É. UM AUTISTA e é bem diferente do que ouvirmos do que um profissional fala do autismo porque eles estudam o comportamento mas vcs VIVEM "AUTISTA" REALMENTE SENTE dia
dia autista e TAMBÉM
Ahhh, muito legal esse vídeo! Traz o Tiago mais vezes pro canal por favor haha, ficou muito bom mesmo! 👏
Eu como estudante de Jornalismo. Também tenho alguns hiperfocos rsrs... ainda não fui dagnosticada. Mas, parabéns pelo canal e por compartilhar conosco suas experiências.
Tem que saber diferenciar, não é só por causa do hiperfocos. Há pessoas com foco em algo, que são normais. Há pessoas, que realmente são focadas, sem consciência, que chega a se tornar uma obsessão.
Muito bom adorei ver vcs falando sobre tantas coisas que nos ajuda muito, eu tenho um filho autista ele tem 5 ele ama carros, é apaixonado por tubarão, principalmente vida marinha.
Que conversa boa👏👏👏
Vídeos excelentes, parabéns. Gostaria de saber a vossa opinião sobre os videojogos enquanto hiperfoco. Como lidar com isso, quais os perigos e desafios. Obrigada, vocês são TOP.
Eu super me lembro identifiquei com o Tiago.
Você também tem uma referência de música para toda situação? hahaha
@@chimurawill tenho kkkk. No momento estou escutando só algumas músicas específicas dos álbuns X e divide do Ed Sheeran
Amei o vídeo! Muito obrigada por produzir um conteúdo tão informativo e legal de acompanhar ❤️
Estou amando esse canal feliz ano novo
William vc , muito humilde lindo transmite muita paz !!! Parabens 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Conheci o canal hoje é não consigo parar já estou indo pro último e pensando se vai ter mais
Parabéns pelo vídeo!!
"Denifinitivamente" vocês otimos!
Parabéns pela ótima entrevista!
@Willian Chimura,gostaria de saber se vocês ficam cansados com facilidade e também não vejo muitos vídeos sobre o assunto,seria interessante fazerem um vídeo sobre o assunto.
Meu filho tem 8 anos e está em investigação,tem hiper foco que muda de tempos em tempos, é bem sensorial,muito nervoso e ansioso,tem ecolalia imediata e tardia,também com estereotipia.
Amei o vídeo 😍👏
Eu n sei se sou autista (tea de suporte) mas super me indentifico, mas com certeza eu tenho hiperfoco, sou capaz de ficar horas e horas estudando na vdd até dias
O meu hiperfoco tbm é a música, minha vida gira em torno disso e eu quero ser cantora
Meus hiper focos seguem muito pra a linha astronômica, eu gosto muito de pensar sobre o universo em si mas as vezes vai pra algumas curiosidades BEMM aleatórias. Eu tenho TDAH, não é autismo mas ambos tem essa questão do hiper foco e que assim, é bastante legal quando vc "ativa esse super poder" nos momentos certos embora seja encontrolável e as vezes (sempre) acabe atrapalhando quando eu estou conversando com alguém ou quando eu estou tentando fazer alguma atividade pq na conversa é muito difícil pra mim de mudar de um assunto para o outro pq minha mente ainda está ligada ao assunto anterior e daí minha mente já pensou 1000 e 1 coisas sobre aquele determinado assunto daí quando as pessoa mudam de assunto fica complicado prestar atenção no que ela está dizendo ou as vezes por conta do tédio mesmo ou só simplesmente coisas que eu lembrei e que me puxam completamente para dentro da minha mente ou coisas que eu visualizei. Mas de modo geral sempre é em torno de coisas relacionado a curiosidades científicas ou do dia dia ou pensamentos aleatórios.
Olá seus vídeos são muito bons, sofri a vida toda sem saber o que tinha me sentindo diferente d mais aos outros, tenho 34 anos é só fui diagnosticado com autismo e múltiplas personalidades somente aos 32,