Isa AAA, eu ficava muito brava quando contava uma situação com alguém para minha terapeuta e ela dizia: OK, o que há de você nessa historia toda? Porque só te ouvi falar do outro! Eu queria morrer, mas hoje em dia, desenvolvi melhor minha autoanalise
gosto da psicanálise porque ela assume de base que falar do outro é falar sobre você. quando eu ia numa gestalt, tomei um fora porque ela disse que eu só falava dos outros, mas não de mim. mas isso não diz sobre mim?????
Eu fiz uma vivência, um fim de semana, num hotel fazenda, sem celular. Daí o facilitador propôs um exercício de atenção. Cada pessoa teria 15 minutos pra falar algo de sua vida, algo que está incomodando, algum trauma e etc. Os outros teriam que ficar o tempo do relato prestando atenção nessa pessoa. Ao terminar o relato, os outros poderiam falar algo para essa pessoa. Porém, as regras eram: Era proibido tentar dar uma solução para o problema e era proibido contar um problema similar que já tinha acontecido na sua vida ou de outras pessoas. Daí eu aprendi que: 1o É muito difícil prestar realmente atenção no outro. 2o É muito difícil não tentar solucionar o problema do outro. Mas, hoje aplico na minha vida. Essa semana, um amigo estava me contando um problema, eu prestei atenção e depois eu disse: Eu não sei a solução do seu problema, mas estou aqui e você pode contar comigo e dei um abraço, simples assim. Porque ao você tentar solucionar o problema da pessoa, dá a impressão que a pessoa nunca pensou nessa solução. Tava apenas esperando você aparecer pra dar a solução mágica. E muitas vezes a pessoa só quer desabafar, não quer que você fique dizendo: "porque você não faz isso", "se fosse eu faria assim ou assado".
Caraca, qndo alguém vem contando um problema a língua já coça pra contar um "causo" de outra pessoa ou de nós mesmos que supere o desse alguém. Que experiência punk heim, eu ia travar na hora😶
@@Livia_____ é verdade, mas perceba como isso se liga no que a Jout Jout falou: Quando uma pessoa chega com um problema e eu tento solucionar, no final eu estarei falando de mim. E isso porque eu não consigo me conectar realmente com o sofrimento do outro, daí, pra evitar lidar com isso eu já dou uma solução e na minha cabeça fica solucionado. PS: todas as vezes que eu disse a palavra "eu" agora nessa resposta,, eu pensei em falar "a gente" 😂😂😂)
@@haroldoassis260 a língua tb coça pra falar "a gente" né 🤦🏾♀️kkkkkkkkkk. Sim, e vendo o vídeo e lendo seu comentário é que vi como esse comportamento faz parte da minha (pensei nossa rs) vida. Mais uma questãozinha aí pra gente(rs) tentar melhorar.
Nossa. Amo os vídeos da Jout por essas discussões que nos fazem pensar a respeito. Muito bom ler seu comentário, Haroldo. Com certeza vai me fazer observar mais isso... tenho esse problema de dar muita solução, mas mais no sentido controlador mesmo. E se a pessoa faz outra coisa diferente, fico chateada pq pra mim era algo simples e a pessoa não tem inteligência emocional pra perceber que o que está fazendo a está prejudicando. Mas quem sou eu pra saber? Vivo pensando que tenho que trabalhar isso. Vc sem querer deu uma ótima solução. Rsrs. Obrigada por me fazer pensar a respeito!
Freud tem uma passagem muito boa que me lembrou todo esse vídeo: “O homem é escravo do que fala e dono do que cala. Quando Pedro me fala de João, sei mais de Pedro do que de João”
Nossa essa frase eh um saco, qp as vezes eu quero falar: fulano vc tá errado por isso, isso e isso e a pessoa usa essa frase e continua fazendo as cagadas delas.
"Quando você tira você de uma situação de sofrimento, às vezes a situação é só alegria." Achei pesadíssimo mas super real haha, por que eu nunca parei para pensar nisso?
Eu ia falar q só a Júlia encontra esse povo com essas histórias e talz, mas eu parei pra pensar e refleti q na verdade é a gente n sabe extrair o melhor das pessoas ao nosso redor e das histórias q elas contam pra gente
a culpa de tudo isso é da redação dissertativa. Toda vez que vc ia la escrever: eu acho, eu isso, eu aquilo, não pode. Agora viciamos em dizer as pessoas....
Legal esse negócio que a Liz falou sobre antropocentrismo. Quando entrei na faculdade (faço biologia) o professor pediu pra gente falar o propósito da ciência e eu super falei que era pra descobrir coisas pra facilitar a vida do ser humano. Ai ele falou pra mim que esse pensamento era muito antropocêntrico e que a utilidade da ciência era simplesmente investigar a natureza independente do que nós seres humanos estávamos fazendo. Nesse momento eu me percebi como um mero grão de areia no universo e que se eu parasse de achar que tudo tinha a ver comigo talvez minha vida fosse melhor, com menos pressão. Dinossauros viveram muito mais tempo do que os seres humanos vão conseguir viver na terra e hoje restam só ossos e mais nada, então humanidade, vamo baixar a bola aí. Tamo se estressando atoa.
Uma das primeiras coisas que meu psicólogo chamou a atenção foi isso, “que pessoas?”, ele me perguntava, aí eu ficava “ah, todo mundo”. Também aprendi com ele que achar não é sinônimo de saber. Logo, achar que os outros pensam assim não significa que os outros realmente pensam como você. Amo seu canal Jout Jout, é o melhor que já assisti, inclusive falo sobre seus vídeos na minha terapia.
Minha professora de psicologia humanista sempre me corrigia quando eu falava a gente ao invés de eu, inclusive eu tivesse apagar esse comentário e escrever de novo pq eu tava escrevendo que ela corrigia a gente, pq pega menos mal pra mim mostrar que eu não era a única que errava 🤷
Gosto da frase de um psicólogo pioneiro que fala "A primeira metade da vida é feita na busca de construir um ego saudável, a outra metade é para se desprender dele". Somos egoicos e isso é o que chamamos de individualidade. Por si só a individualidade não é ruim, e pode trazer/traz boas coisas para nossa vida em sociedade, porém, existe sim um lado patológico que trás uma série de problemas. Não saber conversar com o outro sabendo que ele pode ter algo importante a ensinar é um problema para vida social. Se achar sempre superior aos demais e não conseguir reconhecer isso, é também um problema. A lista é grande, e os problemas psicológicos de um egocentrismo extremamente desenvolvido e patológico afetam boa parte da nossa sociedade hoje em dia. E temos de lembrar disso também: vivemos em uma sociedade doente, não seria incomum sentir e reproduzir comportamentos doentes.
O sentido de ego pra psicologia não é antagônico ao sentido de individualidade, mas é diferente, logo o ego se refere ao "eu". O "eu" muita vezes no cotidiano é dependente da personalidade de cada indivíduo (id, ego, superego) ; resumidamente a teoria das duas metades falha brutalmente. Lhe recomendo: O livro do puer - James Hilliman.
@@durand2515 Muito legal citar o Hilliman, porque a citação que fiz é diretamente do Carl Jung. O uso do termo 'ego' vem da psicanálise, que compreende a formação do "eu" de forma estruturada, por isso a citação do id, ego e supergo, certo? Jung usa outras formas de falar desse "eu" que está em construção e se modifica. Um exemplo disso são as expressões de "self" ou também da "alma", "personas" e atá a "sombra". Mas obrigado pela recomendação do livro, conheço-o de nome apenas.
Falar sobre o mundo, sobre o universo é fala de si. Não existe um mundo la fora sem a vivência do "EU". É tudo sobre a sua visão, o que vc entende em relação ao mundo!
Jout jout, existe outra visão dessa história. Quando falamos "eu" em vez de "as pessoas" estamos também trazendo a responsabilidade dos problemas da sociedade para nós mesmos e isso é muito positivo para revermos as nossas atitudes :)
Tô assistindo ainda, e em 2 minutos, eu já tô BUGADA! heheh mas é um bugada do bem! Quando a gent consegue refletir e rever nossos comportamentos. Você é toda fada sensata!
@@LaraAlmeidaR HAHAHAHA SIM eu ainda não tinha assistido inteiro. Então eu ainda não estava aplicando. Mas eu realmente estou bugando. Hahaha q loucura
Na verdade, na maioria das vzs só vejo os vídeos dela assim e fico muito desconfiado que ela fume um antes de gravar, pq não é possível mano! hahahahaha
Coletivizar os erros pra diluir a responsabilidade sobre eles, quem nunca? (REPARA NESSE ´QUEM NUNCA`, KKKKK ENTENDEU?) *********EU********* FAÇO ISSO O TEMPO TODO E NÃO PERCEBIA!
Cá entre nós, quando criaram a expressão "Quem Nunca" p falar de erros banais eu me sentia automaticamente melhot comigo mesma por descobrir que não era a única que fazia isso
meu amigo certa vez falou "... porque a porta que abre a profunda felicidade só pode ser aberta pelo lado de dentro, mas para isso é fundamental sair de si mesmo..." até hoje to reflexiva
Um querido professor meu, sempre que alguém na turma falava "a gente...", Ele de imediato interrompia: "a gente quem??". Era mto "engraçado". E ele fez a turma toda entrar na vibe. Toda vez que alguém falava "a gente...", Geral interrompia: A GENTE QUEM? rsrs #PareciaUmCoral
Eu acredito que tudo isso é válido no equilibro. Porque por exemplo no exercicio de se tirar da história, se fizer muito isso você pode acabar criando um hábito de se excluir e reprimir sentimentos, mas também se você sempre focar na sua parte da história você acaba criando uma necessidade de sempre dar mais importancia a um fato do que ele merece. Ou seja, voltamos sempre a necessidade da vida de se ter equilibrio. O oxigênio é uma ótima metafora pra isso, um gás necessário para a vida, mas que se tem muito pode entrar em combustão e se tem menos excluí a vida da forma que conhecemos. Equilibrio. E colocando sempre o eu, nem sempre é uma forma de se esconder na multidão, pode ser a inclusão de uma responsabilidade coletiva sobre algo. As pessoas não, Eu, mas também nós.
Achei esse vídeo um tanto paradoxo. porque ao mesmo tempo que você não fala sobre você na história, em outro aspecto você acaba tendo que tirar "as pessoas" e se direcionar a você.
Acho que isso cai mais na sinceridade de quando eu SEI que estou falando sobre mim, e uso um termo generalista para falar do assunto como uma válvula de escape para não admitir o problema.
Parece paradoxo, mas o ponto é: usamos de artifícios para reafirmar o nosso eu; nesse ponto escondemos oq achamos ruim e exibimos oq achamos bom, mas sempre como dois lados da mesma moeda: o ego. Assim, nos camuflamos utilizando termos como “a gente”, “a humanidade”, “as pessoas” para isentar a nossa responsabilidade com oq de “ruim” fazemos, já num assunto qualquer sempre tentamos sobressair o nosso ego utilizando sempre exemplos e frases afirmativas de nós mesmos. De todo modo voltamos sempre a resguardar a nós mesmo, seja escondendo o “ruim” ou colando num “outdoor” o “bom”
@@josirlaynebandeira7083 To lendo isso hoje em 2021 e que lucidez nas palavras. Obrigado!!!! Vou anotar em meu arquivo word de comentários do youtube. rs
eu sou muito assim, me escondo atrás de um grupo imaginário. há um certo receio de dizer "EU sou desse jeito" e depois ficar matutando na cabeça, tipo: caralho, como eu sou uma pessoa péssima. porque também não aceito ser assim, péssima, parece que eu fujo de coisas ditas como negativas. eu quero ser positiva o tempo todo, eu quero ser alguém legal e eu quero uma porção de coisas e esqueço que nem sempre vai ser daquele jeito e que é justo, e não menos humano, assumir o que eu sou. obrigada jout, por me abrir um pouco mais. amo-te
Olha isso...em 2019, ainda não tinha essa onda de live (tô comentando em 2024) tu é muito espontânea Jout Jout, simplesmente ligava a câmera e o papo ia fluindo, isso é maravilhoso! Sou inscrita desde o começo, saudades de te ouvir❤
Isso é Síndrome do Altas Horas, pq quando chega nas perguntas sobre sexo a galera fala: " eu tenho um amigo que..." "Minha prima fez..." " Um amigo meu tem uma dúvida sobre..." E etc, ou seja sempre colocando outra pessoa no assunto pra se disfarçar naquela situação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agradeço a Jout Jout e aos comentários pertinentes. Não só fez um canal interessente mas juntou pessoas interessantes que eu realmente tenho que aprender com. Pessoas são fontes de conhecimento mais as vezes do que livros. Como sou muito nerd leio muitoooo, pesquiso muito mas esqueço que a minha mãe, minha avó, ou algum amigo pode ser uma fonte de uma vivência extraordinária.
7:20 eu tinha muito essa tristeza de o planeta acabar. Ai percebi q ele n vai, nós q vamos desaparecer. E eu fiquei surpreendentemente tranquila com isso kkkkk
Eu acho muito interessante essa ideia da "política do eu". Ao mesmo tempo que é muito bom pra fazer uma reflexão é um pouco problemática também porque devemos lembrar que o "eu", a "minha" forma de pensar não é minha, é resultante de um meio que me induz o que pensar, desejar e fazer. É bom sim que retiremos o "as pessoas são" porque isso nos retira do discurso e nos isenta da responsabilidade e adotemos o "a gente" ou o "nós", porque assim nos incluímos em tudo o que falamos e também responsabilizamos o coletivo e dessa forma, busquemos a NOSSA melhora individual e como sociedade (que é o grande desafio da vida).
Tomás acho que fica apropriado no exemplo da nossa vivência: “a vivência que o meu meio me proporcionou”, ao invés de “nós”, porque o “nós” é uma forma de se isentar também.
Eu APENAS, queria ser sua amiga. Sair em uma terça feira aleatória, e conversar sobre qualquer coisa...dps pedir um conselho, ou não TMB.... Só conversar. Haha beijos! Vamos tomar um chá da tarde em SP?
Reassistindo os vídeos da jout jout, a genialidade e simpatia dessa mulher ❤ incrível saudades ! E do nada ele lança um: meteu essa. Kkkdkkdkd pq choras Casemiro ?
É duro receber notificações dela no trabalho e precisar esperar bater 17h pra assistir, da vontade de sair assistindo tudo na hora e ver logo 4x pra fixar direito.
Leandro karnal fala que sua mãe dizia que todo problema que começa com "eu" é problema seu! Por isso eu acho que o "nós" ou a "a gente" o "grupo" começa a ser usado como muleta das próprias verdades, e assim vamos perdendo identidade para o coletivo! viajei
Melhor canal desse RUclips.... Tanto conteúdo numa conversa tão descontraída que buga nosso (meu) cérebro e nos (me) faz pensar por anos. Simples e profundo. Hahaha Fora os comentários maravilhosos, aprendo muito aqui, com vc e com seus leitores/ouvintes. Impossível parar. OBRIGADA, JULIA. OBRIGADA!!! Não pare nunca!
E quando se conquista ou faz algo em grupo e alguém se refere ao feito como se tivesse alcançado sozinho? Minha irmã faz bastante isso e me irrita. Tipo: fizemos um bolo juntas e ela posta no face que o bolo que ela fez ficou muito gostoso.
@@nataliapereira1674 , já fiz essa experiência e não adianta nada. Também já chamei a atenção dela quando faz isso, mas não é algo que vai mudar de uma hora pra outra. Tem que ser trabalhado por um bom tempo.
Hj apliquei esse vídeo ,uma pessoa q conversava veio e falou :" nossa vc e mt intensa,as pessoas n gostam mt de gnt q n pensam antes de falar" Ai eu:as pessoas n,você Nossaaaaa foi tão gratificante
Quando a gente fala: "nossa, o ser humano é tão fraco e incapaz" e tals, é uma forma de confortar a nossa fraqueza e incapacidade. Se colocássemos todos os pesos só sobre a gente, nos achariamos mais estranhos e sozinhos.
Jout Jout e familia Jout Jout, existe um livro maravilhoso nesse universo que eu não sei porque, mas nunca havia ouvido falar. Tava lá no site da amazon olhando livros pra botar na wish list e pá! Dei de cara com esse livro. É uma pena que só tenha ele em inglês. O nome do livro é Flow: The psychologic of optimal experience. O nome do autor é Mihaly Csikszentmihalyi. Esse livro é maravilhoso! Ele fala sobre como e o quão importante e divertido é, você entrar em um estágio onde as coisas fluem e sua consciência flui de maneira natural, fazendo com que você sinta felicidade. É maravilhoso! Enfim, se alguém se interessa sobre esse assunto, esse livro é um achado. Ah! Adorei o video! ☺️☺️
Na terapia, qdo eu começo a dizer muito "a gente" falando sobre meus pensamentos, a psicóloga diz "Tenta dizer isso na primeira pessoa". Mano.. dá um frio na barriga hahaha
Melhor vídeo que já vi até hoje no canal hahahah é isso mesmo, olhar pra si requer muito mais esforço do que olhar para o outro. A contradição está no fato de que olhamos o outro com os nossos olhos, logo, quando vemos no outro, enxergamos, na verdade, em nós mesmos. Fica a reflexão :D
Adorei o vídeo!! Estou feliz por ter assistido!!! Fazia um tempo que eu não assistia os vídeos, ainda bem que retornei a assistir logo nesse! Desejo muita luz para a sua vida
Dentre as muitas fases da minha vida, em algum momento me inscreve no seu canal. Passei um certo tempo sem vê-los. Eis que eu recomeço. Amei o assunto! Você é muito real, apaixonada
eu ainda tenho expectativas de encontrar Julia um dia e a gente ser amigas. a gente esta no mesmo planeta, no mesmo pais, e até hoje nada que ela falou eu descordei, então assim, Julia, te vejo no futuro. Forte abraço.
Podemos também trocar o eu por por exemplo: problematizar às vezes faz mal, entender as coisas de tal forma é assim, como é difícil pensar certo às vezes. Tipo, joga pro universo, voltando às amigas: foram amigas ao parque e fim. Amei esse vídeo quero ser notada um dia. Beijos de pisciana com ascendente em Áries.
Ai Jout, eu gosto tanto de você. A vida tá meio doida e faz um tempo que não consigo ver seus vídeos certinho, mas toda vez que vejo é um calorzinho. Te agradeço! Queria te abraçar
Sabem aquele vídeo que te trava? Que vc simplesmente não consegue passar pra outro, nem desligar, vc só trava e reflete. Obrigada, vocês são foda! Obs: coloca a Liz em todos os videos
Ai meu Deus! Estou muito aflita agora, porque sofro do exato oposto! Sempre falo da minha mãe... da minha irmã... conheço uma pessoa e comento até da cachorrinha, MENOS de mim! Os outros estão sempre melhores, mais bonitos, mais bem sucedidos.... E eu "isso" aqui! Preciso respirar!
É um exercício diário. Passo por isso tbm... minha auto estima passou por um processo terrível com muitas recaídas. Hoje já tirei muita gente do pedestal que as coloquei. Da perfeição em que eu as idealizei. Tenta apenas começar... Começa a reconhecer as pequenas coisas que vc faz bem, como "nossa, eu faço as pessoas rirem" (meu caso). Às vezes, é preciso ser um pouco egocêntrico. Tem gente que tem em exagero, eu tinha de menos. Todos eram mais importantes, minhas prioridades podiam sempre esperar, ainda que me deixasse triste. Estou nesse processo tem um ano, a caminhada é longa, mas a mudança vai acontecendo...
@@camilagmesquita Quu lindeza, Camila! MUITO obrigada por compartilhar comigo sua experiência! Já vou aplicar sua técnica! Quando a gente entende que merece ser livre, parece que tudo coopera pra que dê certo pra nós mesmos, no final das contas! Difícil demais, mas que delícia!
Quando eu falava sobre o fim do mundo pra minha mae ela simplesmente olhava pra mim e falava: "o mundo só acaba pra quem morre". E ia procurar oq fazer. Hoje em dia eu entendo que o fim do mundo é simplesmente o medo de você parar de existir sozinho.
Tá contraditório isso, e eu falo “a gente” to generalizando e isso é ruim! Mas se eu falo EU, o tempo todo, sou egocêntrica, auto centrada demais! Temos que achar o equilíbrio!
É preciso entender q é uma questão pessoal, e é impossível pensar a si msm sem falar de si. O vídeo faz um ótimo apontamento q é: repense as próprias repetições e sintomas. E repense-os como questões pessoais sem a defesa clássica de jogar a responsabilidade dos próprios atos no outro ou no comum, td mundo faz assim. É preciso localizar o desejo como pessoal, e tbm os sintomas. E é se colocando em foco q isso pode acontecer.
Bruna Simon totalmente, concordo totalmente! A questão é se colocar na fala, perceber o quando nossa (minha) fala é auto centrada e a partir daí, falar mais sobre assuntos fora do nosso eu!
06:12 O que eu acho mais fascinante em Cristo, é que ele não era homem, ele era essência, era verbo. E dessa forma ele estaria em qualquer elemento. Entende? O que quero dizer é que imagino Cristo como algo não material, feito de carne e osso, eu imagino Ele como leveza, como fôlego. Gosto de vê a passagem dele por aqui como uma forma dele experimentar o que era ser a gente. E como era a melhor maneira de ser a gente. Enfim, eu acho incrível, e é uma pena que EU como cristã esqueça isso às vezes, e fico com o coração apertadinho em saber que os que se dizem " representantes " Dele, talvez nunca tenham nem refletido sobre isso, o que tinha Nele que o fazia mais do que um homem. Enfim, respeito às formas de enxergar à vida, e espero que seja sempre a mais pacífica possível. Termino com uma frase do mesmo: "Tenham sal em vocês( essência divina ) e vivam em paz uns com os outros." Boa vida a todos.
Mano... que pesadas as reflexões... E eu ainda consigo continuar auto-centrado o suficiente pra acabar dizendo: eu preciso mudar, pra deixar de ser parte dessa massa de auto-centrados... E essa massa sou eu. MINDBLOW!!
Quem mais percebeu que houve um conflito entre as sintaxes: se tornar egocêntrico por falar muito de si X falar apenas de si ao invés de generalizar as coisas como um todo? Acho que foi por isso a reação de confusão da menina que está a conversar com Julia... Amo os vídeos demais!!!
Minha psicanalista já diz:" O que te incomoda não é problema do outro, é problema seu. O sentimento é seu, não do outro"
Caralho, isso é tao real
É óbvio mas não é simples
Isa AAA, eu ficava muito brava quando contava uma situação com alguém para minha terapeuta e ela dizia: OK, o que há de você nessa historia toda? Porque só te ouvi falar do outro!
Eu queria morrer, mas hoje em dia, desenvolvi melhor minha autoanalise
@@carlaacosta13 Parece que com um certo tempo de terapia é como se você estivesse constantemente em uma sessão de psicóloga/psicanalista, né?
gosto da psicanálise porque ela assume de base que falar do outro é falar sobre você. quando eu ia numa gestalt, tomei um fora porque ela disse que eu só falava dos outros, mas não de mim. mas isso não diz sobre mim?????
Queria saber onde a Jout encontra tanta pessoa legal
Simples pq ela e legal e se envolve com gente legal
Eu sou legal e nem sempre encontro gente legal. Que lugares são esses que ela frequenta, tbm quero
atraímos os nossos iguais
peneeeeira
@@saraoliveira8836 ótimo conselho ❤
Eu fiz uma vivência, um fim de semana, num hotel fazenda, sem celular. Daí o facilitador propôs um exercício de atenção. Cada pessoa teria 15 minutos pra falar algo de sua vida, algo que está incomodando, algum trauma e etc. Os outros teriam que ficar o tempo do relato prestando atenção nessa pessoa. Ao terminar o relato, os outros poderiam falar algo para essa pessoa. Porém, as regras eram: Era proibido tentar dar uma solução para o problema e era proibido contar um problema similar que já tinha acontecido na sua vida ou de outras pessoas. Daí eu aprendi que: 1o É muito difícil prestar realmente atenção no outro. 2o É muito difícil não tentar solucionar o problema do outro. Mas, hoje aplico na minha vida. Essa semana, um amigo estava me contando um problema, eu prestei atenção e depois eu disse: Eu não sei a solução do seu problema, mas estou aqui e você pode contar comigo e dei um abraço, simples assim. Porque ao você tentar solucionar o problema da pessoa, dá a impressão que a pessoa nunca pensou nessa solução. Tava apenas esperando você aparecer pra dar a solução mágica. E muitas vezes a pessoa só quer desabafar, não quer que você fique dizendo: "porque você não faz isso", "se fosse eu faria assim ou assado".
Caraca, qndo alguém vem contando um problema a língua já coça pra contar um "causo" de outra pessoa ou de nós mesmos que supere o desse alguém. Que experiência punk heim, eu ia travar na hora😶
@@Livia_____ é verdade, mas perceba como isso se liga no que a Jout Jout falou: Quando uma pessoa chega com um problema e eu tento solucionar, no final eu estarei falando de mim. E isso porque eu não consigo me conectar realmente com o sofrimento do outro, daí, pra evitar lidar com isso eu já dou uma solução e na minha cabeça fica solucionado. PS: todas as vezes que eu disse a palavra "eu" agora nessa resposta,, eu pensei em falar "a gente" 😂😂😂)
@@haroldoassis260 a língua tb coça pra falar "a gente" né 🤦🏾♀️kkkkkkkkkk. Sim, e vendo o vídeo e lendo seu comentário é que vi como esse comportamento faz parte da minha (pensei nossa rs) vida. Mais uma questãozinha aí pra gente(rs) tentar melhorar.
Nossa esse comentário me ajudou muito , obrigada por compartilhar
Nossa. Amo os vídeos da Jout por essas discussões que nos fazem pensar a respeito. Muito bom ler seu comentário, Haroldo. Com certeza vai me fazer observar mais isso... tenho esse problema de dar muita solução, mas mais no sentido controlador mesmo. E se a pessoa faz outra coisa diferente, fico chateada pq pra mim era algo simples e a pessoa não tem inteligência emocional pra perceber que o que está fazendo a está prejudicando. Mas quem sou eu pra saber? Vivo pensando que tenho que trabalhar isso. Vc sem querer deu uma ótima solução. Rsrs. Obrigada por me fazer pensar a respeito!
"quando você tira você de uma situação de sofrimento, a situação é só alegria" que tapão na cara pra quem precisa seguir em frente
jesiel miranda cabeça
Tomei um tapa
Jesiel, entender isso libertador, apesar de ser difícil
Freud tem uma passagem muito boa que me lembrou todo esse vídeo:
“O homem é escravo do que fala e dono do que cala. Quando Pedro me fala de João, sei mais de Pedro do que de João”
Amei
Simmmm!!!
Nossa essa frase eh um saco, qp as vezes eu quero falar: fulano vc tá errado por isso, isso e isso e a pessoa usa essa frase e continua fazendo as cagadas delas.
@@anacavana7803 siiiim!
eu tive uma explosão do meu cérebro, essa frase me tocou de um jeito.
"Quando você tira você de uma situação de sofrimento, às vezes a situação é só alegria."
Achei pesadíssimo mas super real haha, por que eu nunca parei para pensar nisso?
Simmm
Pois é! Poucas vezes ouvi algo tão pesado e, ao mesmo tempo, tão verdadeiro!
Maior lição pra mim kkkkkk Amei 😊😊
Me senti da mesma forma.
mas isso é tão lógico!
Eu ia falar q só a Júlia encontra esse povo com essas histórias e talz, mas eu parei pra pensar e refleti q na verdade é a gente n sabe extrair o melhor das pessoas ao nosso redor e das histórias q elas contam pra gente
Acho q é exatamente isso. As pessoas estão aí, muitas tem histórias ótimas, mas não sabemos ouvi-las ou estamos preocupadas em falar de nós mesmas.
A gente não!!!!! VOCÊ! (e eu kkkkkkk)
Exato. Ela se permite!!!
MEUDEUS, SIM
QUANTA VERDADE NUMA FRASE
"Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos" Anaïs Nin
Nossa, amei
ae essa frase agora se loko
"a única parte triste dessa situação é você, o resto ta tudo feliz"
não sei se choro ou rio
Kkkkkkkk
Nss essa doeu aq 😢 KKK
😢😂
“Todo homem toma os limites do seu próprio campo de visão como os limites do mundo” - schopenhauer
Impactante
Genial!!
Up
Up
"Eu estava me escondendo atrás da humanidade." Hhahahahahahahahh
a culpa de tudo isso é da redação dissertativa.
Toda vez que vc ia la escrever: eu acho, eu isso, eu aquilo, não pode.
Agora viciamos em dizer as pessoas....
Sim!!! Quando colocava EU em uma redação minha professora sempre pedia para trocar pelo NÓS.
Esse é o meu modo de pensar e não das outras pessoas.
que legal te ver aqui! adoro seu canal!!!
@@valeriafagundes614 ♥️😍😘
Ta Escrito na Estela boa kkkkk
E o foda é que dissertação argumentativa é justamente pra defender o seu ponto de vista. Quem que criou essa ideia de não poder colocar "eu" no texto?
Legal esse negócio que a Liz falou sobre antropocentrismo. Quando entrei na faculdade (faço biologia) o professor pediu pra gente falar o propósito da ciência e eu super falei que era pra descobrir coisas pra facilitar a vida do ser humano. Ai ele falou pra mim que esse pensamento era muito antropocêntrico e que a utilidade da ciência era simplesmente investigar a natureza independente do que nós seres humanos estávamos fazendo. Nesse momento eu me percebi como um mero grão de areia no universo e que se eu parasse de achar que tudo tinha a ver comigo talvez minha vida fosse melhor, com menos pressão. Dinossauros viveram muito mais tempo do que os seres humanos vão conseguir viver na terra e hoje restam só ossos e mais nada, então humanidade, vamo baixar a bola aí. Tamo se estressando atoa.
Uma das primeiras coisas que meu psicólogo chamou a atenção foi isso, “que pessoas?”, ele me perguntava, aí eu ficava “ah, todo mundo”.
Também aprendi com ele que achar não é sinônimo de saber. Logo, achar que os outros pensam assim não significa que os outros realmente pensam como você.
Amo seu canal Jout Jout, é o melhor que já assisti, inclusive falo sobre seus vídeos na minha terapia.
Jout Jout. Por favor começa a legendar os videos!!! Muitas pessoas que são surdas querem assistir e entender com a legenda acessivel! Obrigada
os vídeos dela tem legenda
só ativar no próprio RUclips e já pode começar a ver legendado
@@angulala232 são "geradas automaticamente", vê o vídeo legendado assim e tenta entender kkkkk
Up
A legenda é horrível já testei e tem algumas palavras que são substituídas por outras o vídeo ficou compreensível, mas com lacunas na legenda.
Muitas pessoas não, EU sou surdo kkkkkkk
Minha professora de psicologia humanista sempre me corrigia quando eu falava a gente ao invés de eu, inclusive eu tivesse apagar esse comentário e escrever de novo pq eu tava escrevendo que ela corrigia a gente, pq pega menos mal pra mim mostrar que eu não era a única que errava 🤷
É só uma questão de português, não ser repetitivo.
Jout me lembra que é bom conhecer gente nova.
Só que tá difícil lidar com gente louca.
E tá difícil pra elas lidarem comigo.
As pessoas não são loucas..
Sinto o mesmo aff kk
Também sinto isso. Tenho mt vontade de conhecer gente nova mas preguiça de gente com papo merda, que é a maioria. Dai nem tento.
mas, as melhores pessoas são as loucas. haha
@@willzteruk6687 Melanie Martinez linda
Amo suas historias... queria muito ir na sua casa trocar uma ideia contigo! Te amo! 💜
Vijaya Abduche quero tbm 💛
Me chama pra eu ir nesse rolê também kkkk
Vijaya Abduche como pronuncia seu nome? Fiquei curiosa.
@@milenecunha3158 Vi - jaya ! Endendeu??? Kkkkk
Todos nós queríamos ❤️
Gosto da frase de um psicólogo pioneiro que fala "A primeira metade da vida é feita na busca de construir um ego saudável, a outra metade é para se desprender dele". Somos egoicos e isso é o que chamamos de individualidade. Por si só a individualidade não é ruim, e pode trazer/traz boas coisas para nossa vida em sociedade, porém, existe sim um lado patológico que trás uma série de problemas. Não saber conversar com o outro sabendo que ele pode ter algo importante a ensinar é um problema para vida social. Se achar sempre superior aos demais e não conseguir reconhecer isso, é também um problema. A lista é grande, e os problemas psicológicos de um egocentrismo extremamente desenvolvido e patológico afetam boa parte da nossa sociedade hoje em dia. E temos de lembrar disso também: vivemos em uma sociedade doente, não seria incomum sentir e reproduzir comportamentos doentes.
O sentido de ego pra psicologia não é antagônico ao sentido de individualidade, mas é diferente, logo o ego se refere ao "eu". O "eu" muita vezes no cotidiano é dependente da personalidade de cada indivíduo (id, ego, superego) ; resumidamente a teoria das duas metades falha brutalmente. Lhe recomendo: O livro do puer - James Hilliman.
@@durand2515 Muito legal citar o Hilliman, porque a citação que fiz é diretamente do Carl Jung. O uso do termo 'ego' vem da psicanálise, que compreende a formação do "eu" de forma estruturada, por isso a citação do id, ego e supergo, certo? Jung usa outras formas de falar desse "eu" que está em construção e se modifica. Um exemplo disso são as expressões de "self" ou também da "alma", "personas" e atá a "sombra". Mas obrigado pela recomendação do livro, conheço-o de nome apenas.
AA
“Eu sou pessima, nao nao eu sou otima, mas as vezes eu sou esquisita” ME DEFINE
Falar sobre o mundo, sobre o universo é fala de si. Não existe um mundo la fora sem a vivência do "EU".
É tudo sobre a sua visão, o que vc entende em relação ao mundo!
@Mayra Chagas, isso mesmo!👏👏👏
"Nada sabemos da alma, senão da nossa." (Kevinho, MC)
Certo, mas falar sobre o mundo na sua perspectiva, vc não colocaria "a gente" como tendo a mesma visão sobre determinados pontos...
Pô parecidissimo com parte do meu comentário, eu acho q é isso mesmo rsrsrs
Tipo, não vemos o mundo como ele eh, mas como nós somos...
Putz!
Jout jout, existe outra visão dessa história. Quando falamos "eu" em vez de "as pessoas" estamos também trazendo a responsabilidade dos problemas da sociedade para nós mesmos e isso é muito positivo para revermos as nossas atitudes :)
SIM!!!
Tô assistindo ainda, e em 2 minutos, eu já tô BUGADA! heheh mas é um bugada do bem! Quando a gent consegue refletir e rever nossos comportamentos. Você é toda fada sensata!
Um Palpite a gente não, eu.
Lara Reis hahahahah pensei o mesmo
@@LaraAlmeidaR HAHAHAHA SIM
eu ainda não tinha assistido inteiro. Então eu ainda não estava aplicando. Mas eu realmente estou bugando. Hahaha q loucura
Eu sou uma pessoa facil de lidar , bom espero conhecer pessoas como eu pq "as pessoas são fáceis de lidar " ..
Eu
"Tô descobrindo muito sobre mim... Eu sou péssima"
Jout jout me representando em relação a essa quarentena kkkkkk
Como eu queria ter visto esse vídeo chapado..
kksrsr eu em tdo video dela
Eu tb Kkkl vou fumar e ver de novo
Eu vi e to até chorando
hahahaha eu vi e ainda to aqui lendo os coments
Na verdade, na maioria das vzs só vejo os vídeos dela assim e fico muito desconfiado que ela fume um antes de gravar, pq não é possível mano! hahahahaha
Coletivizar os erros pra diluir a responsabilidade sobre eles, quem nunca?
(REPARA NESSE ´QUEM NUNCA`, KKKKK ENTENDEU?)
*********EU********* FAÇO ISSO O TEMPO TODO E NÃO PERCEBIA!
Victor Chiosini kkkk genial
Coletivizar os erros para diluir a responsabilidade. É exatamente isso. Soa mais leve né?! 👏👏👏👏👏
To em choque depois desse vídeo
Exatamente, rapaz. Kkkkkk...
Cá entre nós, quando criaram a expressão "Quem Nunca" p falar de erros banais eu me sentia automaticamente melhot comigo mesma por descobrir que não era a única que fazia isso
Os vídeos da Jout Jout é uma terapia, sério ❤
Precisamente ❤️
*são uma terapia
Ramon Cazzador obrigada, eu já ia fazer isso
meu amigo certa vez falou "... porque a porta que abre a profunda felicidade só pode ser aberta pelo lado de dentro, mas para isso é fundamental sair de si mesmo..." até hoje to reflexiva
"Eu sou péssima, eu estava me escondendo atrás da humanidade"
Ai gente que coisa tao EUUUU
Um querido professor meu, sempre que alguém na turma falava "a gente...", Ele de imediato interrompia: "a gente quem??".
Era mto "engraçado". E ele fez a turma toda entrar na vibe. Toda vez que alguém falava "a gente...", Geral interrompia: A GENTE QUEM? rsrs #PareciaUmCoral
Vddd kkk faz sentido
Leoninas provavelmente estão em ÊXTASE com o vídeo
To msm
Izabele Rodrigues Egolinos*
Todo vídeo é uma crise existencial e um surto emocional diferente.
Eu acredito que tudo isso é válido no equilibro.
Porque por exemplo no exercicio de se tirar da história, se fizer muito isso você pode acabar criando um hábito de se excluir e reprimir sentimentos, mas também se você sempre focar na sua parte da história você acaba criando uma necessidade de sempre dar mais importancia a um fato do que ele merece. Ou seja, voltamos sempre a necessidade da vida de se ter equilibrio. O oxigênio é uma ótima metafora pra isso, um gás necessário para a vida, mas que se tem muito pode entrar em combustão e se tem menos excluí a vida da forma que conhecemos. Equilibrio.
E colocando sempre o eu, nem sempre é uma forma de se esconder na multidão, pode ser a inclusão de uma responsabilidade coletiva sobre algo. As pessoas não, Eu, mas também nós.
Achei esse vídeo um tanto paradoxo. porque ao mesmo tempo que você não fala sobre você na história, em outro aspecto você acaba tendo que tirar "as pessoas" e se direcionar a você.
Acho que isso cai mais na sinceridade de quando eu SEI que estou falando sobre mim, e uso um termo generalista para falar do assunto como uma válvula de escape para não admitir o problema.
TBM buguei
Parece paradoxo, mas o ponto é: usamos de artifícios para reafirmar o nosso eu; nesse ponto escondemos oq achamos ruim e exibimos oq achamos bom, mas sempre como dois lados da mesma moeda: o ego. Assim, nos camuflamos utilizando termos como “a gente”, “a humanidade”, “as pessoas” para isentar a nossa responsabilidade com oq de “ruim” fazemos, já num assunto qualquer sempre tentamos sobressair o nosso ego utilizando sempre exemplos e frases afirmativas de nós mesmos. De todo modo voltamos sempre a resguardar a nós mesmo, seja escondendo o “ruim” ou colando num “outdoor” o “bom”
Simmmm
@@josirlaynebandeira7083 To lendo isso hoje em 2021 e que lucidez nas palavras. Obrigado!!!! Vou anotar em meu arquivo word de comentários do youtube. rs
Em Linguística isso se chama "sujeito inclusivo" (nós, a gente, o mundo etc.) e "sujeito exclusivo" (eu, você, ele).
Percebi que uso mais sujeito exclusivo em minhas oraçoes... este video nao fez tanto sentido para mim, mas entendi a reflexao e é boa👏👏
O nome desse jogo pode ser... "O jogo da crise existencial"
Gente, eu não me conheço. E não conheço as pessoas... to passado com essa reflexão
Convertendo todos os vídeos em likes sempre!
eu sou muito assim, me escondo atrás de um grupo imaginário. há um certo receio de dizer "EU sou desse jeito" e depois ficar matutando na cabeça, tipo: caralho, como eu sou uma pessoa péssima. porque também não aceito ser assim, péssima, parece que eu fujo de coisas ditas como negativas. eu quero ser positiva o tempo todo, eu quero ser alguém legal e eu quero uma porção de coisas e esqueço que nem sempre vai ser daquele jeito e que é justo, e não menos humano, assumir o que eu sou. obrigada jout, por me abrir um pouco mais. amo-te
Olha isso...em 2019, ainda não tinha essa onda de live (tô comentando em 2024) tu é
muito espontânea Jout Jout, simplesmente ligava a câmera e o papo ia fluindo, isso é maravilhoso! Sou inscrita desde o começo, saudades de te ouvir❤
Esse vídeo é um tapa na cara e um abraço ao mesmo tempo. Amei! 👑
Já tomei tantos tapas na cara com essa garota! Que é só amor ❤️
ai ela é um amorzinho mesmos.
Isso é Síndrome do Altas Horas, pq quando chega nas perguntas sobre sexo a galera fala: " eu tenho um amigo que..." "Minha prima fez..." " Um amigo meu tem uma dúvida sobre..." E etc, ou seja sempre colocando outra pessoa no assunto pra se disfarçar naquela situação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
kkkkkkkkk real
EU tô rindo muito!!!!!!!!
Kkkkkkkkkkk
Melhor termo possível para definir esse fenômeno linguístico!
Faz um conversa com a Clarice Falcãooooo
Eu acho ela a tata e a clarisse c o jeito mt parecido....
Concordo
Vamos pedir no Instagram dela
Vdd
Sim, todo dia falo pra mim mesma: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.
Realmente... obrigada por esse comentário.
Troque a frase por: " eu sei a dor e a delicia de ser o que sou" kkkkk reflexao do video kkkkk
@@leticiacillo7434 Hauahasush mt bom
nooossa, minha mae sempre falava isso pra mim "O mundo nao acaba nao, o que acaba sao as pessoas"
Seu cabelo tá divino juliaaa
Converte 😘
Que bom que aqui na Bahia ainda é 9hs da manhã e já tem jout jout ❤️
Vídeo bom é aquele que você não sabe muito bem se entendeu mas sabe que gostou hahaha
exato hahahahahahhaha
Agradeço a Jout Jout e aos comentários pertinentes.
Não só fez um canal interessente mas juntou pessoas interessantes que eu realmente tenho que aprender com.
Pessoas são fontes de conhecimento mais as vezes do que livros.
Como sou muito nerd leio muitoooo, pesquiso muito mas esqueço que a minha mãe, minha avó, ou algum amigo pode ser uma fonte de uma vivência extraordinária.
7:20 eu tinha muito essa tristeza de o planeta acabar. Ai percebi q ele n vai, nós q vamos desaparecer. E eu fiquei surpreendentemente tranquila com isso kkkkk
Eu acho muito interessante essa ideia da "política do eu". Ao mesmo tempo que é muito bom pra fazer uma reflexão é um pouco problemática também porque devemos lembrar que o "eu", a "minha" forma de pensar não é minha, é resultante de um meio que me induz o que pensar, desejar e fazer. É bom sim que retiremos o "as pessoas são" porque isso nos retira do discurso e nos isenta da responsabilidade e adotemos o "a gente" ou o "nós", porque assim nos incluímos em tudo o que falamos e também responsabilizamos o coletivo e dessa forma, busquemos a NOSSA melhora individual e como sociedade (que é o grande desafio da vida).
Tomás acho que fica apropriado no exemplo da nossa vivência: “a vivência que o meu meio me proporcionou”, ao invés de “nós”, porque o “nós” é uma forma de se isentar também.
Eu APENAS, queria ser sua amiga. Sair em uma terça feira aleatória, e conversar sobre qualquer coisa...dps pedir um conselho, ou não TMB.... Só conversar. Haha beijos! Vamos tomar um chá da tarde em SP?
karolyne mayara Queria dizer que se ELA não quiser, EU QUERO! HAHAHAA
Meu sonho que você faça um podcast um dia
Escuta o Mamilos sobre relacionamentos abusivos que tem participação dela e aproveita pra conhecer as donas da podosfera, Ju e Cris.
Também quero muito 💜 Podem ser os vídeos antigos, já iría ficar feliz.
É como sair do lugar passivo da sua própria vida e perceber que você é o autor/ator de tudo que fala/faz.
Reassistindo os vídeos da jout jout, a genialidade e simpatia dessa mulher ❤ incrível saudades !
E do nada ele lança um: meteu essa. Kkkdkkdkd pq choras Casemiro ?
Mini-ataque de coração quando aparece notificação dessa pessoinhaaaa!!! ❤
Lucas Eduardo Calheiros Eu também ♥️
É duro receber notificações dela no trabalho e precisar esperar bater 17h pra assistir, da vontade de sair assistindo tudo na hora e ver logo 4x pra fixar direito.
@@rorycuny assiste no banheiro, menino kkkkk eu sempre
Leandro karnal fala que sua mãe dizia que todo problema que começa com "eu" é problema seu! Por isso eu acho que o "nós" ou a "a gente" o "grupo" começa a ser usado como muleta das próprias verdades, e assim vamos perdendo identidade para o coletivo!
viajei
Gostei do seu cabelo. Converti em like kk ❤️
*O medo do mundo acabar reflete o desespero do Ser Humano com o fim da própria existência.* Esses vídeos fodas da Julia PQP.
Descordo... me baseio na biblia
Melhor canal desse RUclips.... Tanto conteúdo numa conversa tão descontraída que buga nosso (meu) cérebro e nos (me) faz pensar por anos. Simples e profundo. Hahaha Fora os comentários maravilhosos, aprendo muito aqui, com vc e com seus leitores/ouvintes. Impossível parar. OBRIGADA, JULIA. OBRIGADA!!! Não pare nunca!
quero ser a júlia quando crescer
E quando se conquista ou faz algo em grupo e alguém se refere ao feito como se tivesse alcançado sozinho?
Minha irmã faz bastante isso e me irrita.
Tipo: fizemos um bolo juntas e ela posta no face que o bolo que ela fez ficou muito gostoso.
egocentrismo escancarado kkkkk
Faz isso com ela. rs
@@nataliapereira1674 , já fiz essa experiência e não adianta nada.
Também já chamei a atenção dela quando faz isso, mas não é algo que vai mudar de uma hora pra outra. Tem que ser trabalhado por um bom tempo.
Ainda se usa facebook? Rsrsrs
A MINHA TAMBÉM
O título já começa com uma reflexão intensa
Sim kkk qualquer coisa desse vídeo é existencial
Hj apliquei esse vídeo ,uma pessoa q conversava veio e falou :" nossa vc e mt intensa,as pessoas n gostam mt de gnt q n pensam antes de falar"
Ai eu:as pessoas n,você
Nossaaaaa foi tão gratificante
Quando a gente fala: "nossa, o ser humano é tão fraco e incapaz" e tals, é uma forma de confortar a nossa fraqueza e incapacidade. Se colocássemos todos os pesos só sobre a gente, nos achariamos mais estranhos e sozinhos.
Jout Jout e familia Jout Jout, existe um livro maravilhoso nesse universo que eu não sei porque, mas nunca havia ouvido falar. Tava lá no site da amazon olhando livros pra botar na wish list e pá! Dei de cara com esse livro. É uma pena que só tenha ele em inglês. O nome do livro é Flow: The psychologic of optimal experience. O nome do autor é Mihaly Csikszentmihalyi. Esse livro é maravilhoso! Ele fala sobre como e o quão importante e divertido é, você entrar em um estágio onde as coisas fluem e sua consciência flui de maneira natural, fazendo com que você sinta felicidade. É maravilhoso! Enfim, se alguém se interessa sobre esse assunto, esse livro é um achado. Ah! Adorei o video! ☺️☺️
Na terapia, qdo eu começo a dizer muito "a gente" falando sobre meus pensamentos, a psicóloga diz "Tenta dizer isso na primeira pessoa". Mano.. dá um frio na barriga hahaha
PERFEITA ZERO DEFEITOS
Gratidão por tu botar pra fora oq tá dentro de ti
Melhor vídeo que já vi até hoje no canal hahahah é isso mesmo, olhar pra si requer muito mais esforço do que olhar para o outro. A contradição está no fato de que olhamos o outro com os nossos olhos, logo, quando vemos no outro, enxergamos, na verdade, em nós mesmos. Fica a reflexão :D
Adorei o vídeo!! Estou feliz por ter assistido!!! Fazia um tempo que eu não assistia os vídeos, ainda bem que retornei a assistir logo nesse! Desejo muita luz para a sua vida
melhor forma de começar o dia: com ensinamentos da diva Jout Jout
EU sou tão egocêntrica que meu apelido era "EU" :)
Que linda que vc é ❤️
Me dá colinho 🙈
Eu sou neném 🙈
@@osolhosmaisazuisdorio5289 NUNCA RECEBI UMA CANTADA NA VIDA
vemk
Jout jout isso na psicologia a "gente" chama de projeção rs
A joutjout faz me transcender e mds. Eu fico confusa, mas nessa eu consigo repensar muita coisa e eu gosto disso. Obrigada.
Dentre as muitas fases da minha vida, em algum momento me inscreve no seu canal. Passei um certo tempo sem vê-los. Eis que eu recomeço. Amei o assunto! Você é muito real, apaixonada
"Eu tava me escondendo atrás da humanidade toda" KKKKKK
2024 alguém?❤
Na academia ainda , só no fonin
@@vanessadias8000terapia
Simmmm ❤ Quase 2025 e sempre venho aqui
Aqui!
eu ainda tenho expectativas de encontrar Julia um dia e a gente ser amigas. a gente esta no mesmo planeta, no mesmo pais, e até hoje nada que ela falou eu descordei, então assim, Julia, te vejo no futuro. Forte abraço.
Tô aqui no futuro querendo saber se você já teve a oportunidade maravilhosa de se tornar amiga dela... ou de ter meio dedo de prosa
Podemos também trocar o eu por por exemplo: problematizar às vezes faz mal, entender as coisas de tal forma é assim, como é difícil pensar certo às vezes. Tipo, joga pro universo, voltando às amigas: foram amigas ao parque e fim. Amei esse vídeo quero ser notada um dia. Beijos de pisciana com ascendente em Áries.
Ai Jout, eu gosto tanto de você. A vida tá meio doida e faz um tempo que não consigo ver seus vídeos certinho, mas toda vez que vejo é um calorzinho. Te agradeço! Queria te abraçar
Sabem aquele vídeo que te trava? Que vc simplesmente não consegue passar pra outro, nem desligar, vc só trava e reflete.
Obrigada, vocês são foda!
Obs: coloca a Liz em todos os videos
JOUTJOUT é uma lenda viva.
Ai meu Deus! Estou muito aflita agora, porque sofro do exato oposto! Sempre falo da minha mãe... da minha irmã... conheço uma pessoa e comento até da cachorrinha, MENOS de mim! Os outros estão sempre melhores, mais bonitos, mais bem sucedidos.... E eu "isso" aqui! Preciso respirar!
passo pelo mesmo
@@danieleadomeit8408 apesar de ser uma bosta, foi bom saber que não estou sozinha!! ❤
Aaaa eu também
É um exercício diário. Passo por isso tbm... minha auto estima passou por um processo terrível com muitas recaídas. Hoje já tirei muita gente do pedestal que as coloquei. Da perfeição em que eu as idealizei. Tenta apenas começar... Começa a reconhecer as pequenas coisas que vc faz bem, como "nossa, eu faço as pessoas rirem" (meu caso). Às vezes, é preciso ser um pouco egocêntrico. Tem gente que tem em exagero, eu tinha de menos. Todos eram mais importantes, minhas prioridades podiam sempre esperar, ainda que me deixasse triste. Estou nesse processo tem um ano, a caminhada é longa, mas a mudança vai acontecendo...
@@camilagmesquita Quu lindeza, Camila! MUITO obrigada por compartilhar comigo sua experiência! Já vou aplicar sua técnica! Quando a gente entende que merece ser livre, parece que tudo coopera pra que dê certo pra nós mesmos, no final das contas! Difícil demais, mas que delícia!
Amo refletir e teus vídeos me proporcionam muito isso. O MUNDO PRECISA VER ESSE VÍDEO! Te amo Júlia
O mais gostoso do canal da Jout Jout , é esse clima de conversa , como se ela estivesse sentada no sofá lá de casa ... Obrigado por existir ❤️
Quando eu falava sobre o fim do mundo pra minha mae ela simplesmente olhava pra mim e falava: "o mundo só acaba pra quem morre". E ia procurar oq fazer. Hoje em dia eu entendo que o fim do mundo é simplesmente o medo de você parar de existir sozinho.
Mais nós estamos sozinhos desde que nascemos !
Tá contraditório isso, e eu falo “a gente” to generalizando e isso é ruim!
Mas se eu falo EU, o tempo todo, sou egocêntrica, auto centrada demais!
Temos que achar o equilíbrio!
Só que eu acho q falar " a gente " é menos mal do que " as pessoas", pq no " a gente" nos incluímos
É preciso entender q é uma questão pessoal, e é impossível pensar a si msm sem falar de si. O vídeo faz um ótimo apontamento q é: repense as próprias repetições e sintomas. E repense-os como questões pessoais sem a defesa clássica de jogar a responsabilidade dos próprios atos no outro ou no comum, td mundo faz assim.
É preciso localizar o desejo como pessoal, e tbm os sintomas. E é se colocando em foco q isso pode acontecer.
Mas falando "eu" você é mais genuína sobre a sua experiência :)
Bruna Simon totalmente, concordo totalmente!
A questão é se colocar na fala, perceber o quando nossa (minha) fala é auto centrada e a partir daí, falar mais sobre assuntos fora do nosso eu!
"Aí eu tô descobrindo várias coisas sobre mim. Eu sou uma pessoa péssima. Eu tava me escondendo atrás da humanidade" kkkkkkkkkkkk
06:12
O que eu acho mais fascinante em Cristo, é que ele não era homem, ele era essência, era verbo. E dessa forma ele estaria em qualquer elemento. Entende? O que quero dizer é que imagino Cristo como algo não material, feito de carne e osso, eu imagino Ele como leveza, como fôlego. Gosto de vê a passagem dele por aqui como uma forma dele experimentar o que era ser a gente. E como era a melhor maneira de ser a gente. Enfim, eu acho incrível, e é uma pena que EU como cristã esqueça isso às vezes, e fico com o coração apertadinho em saber que os que se dizem " representantes " Dele, talvez nunca tenham nem refletido sobre isso, o que tinha Nele que o fazia mais do que um homem. Enfim, respeito às formas de enxergar à vida, e espero que seja sempre a mais pacífica possível. Termino com uma frase do mesmo:
"Tenham sal em vocês( essência divina ) e vivam em paz uns com os outros." Boa vida a todos.
Adorei o vídeo, joutjout! Já entrou pra lista dos meus preferidos do seu canal
hahahahahahahahahahaha não sei vocês, mas EU estava sentada na cozinha da jout jout rindo com elas e o caio
Quando falo com alguém que fala muito na primeira pessoa, eu saio de perto, elegantemente!
Uma tremenda visão budista da vida. Arrasou!
Mano... que pesadas as reflexões... E eu ainda consigo continuar auto-centrado o suficiente pra acabar dizendo: eu preciso mudar, pra deixar de ser parte dessa massa de auto-centrados... E essa massa sou eu. MINDBLOW!!
nossa, jout! as palavras saem da sua boca direto pro meu coração... precisava disso :)
"a sociedade nunca vai aceitar isso" opa pera aí, a sociedade ou você não aceitaria isso ? 🤔 Reflitam...
Depende, as vezes vc aceita e a sociedade não, mas as vezes usam isso como desculpa pra n falarem "eu n aceito isso"
Oi Família Jout Jout, vamos falar sobre autorresponsabilidade? Beijos
tô motivadíssima a um dia sem assuntos do "eu". louco.
Quem mais percebeu que houve um conflito entre as sintaxes: se tornar egocêntrico por falar muito de si X falar apenas de si ao invés de generalizar as coisas como um todo?
Acho que foi por isso a reação de confusão da menina que está a conversar com Julia...
Amo os vídeos demais!!!
joutjout, muito agradecida por você estar sempre jogando a verdade em minha cara, obg