Eu acho que depende muito de onde vc mora no Brasil. Eu moro em Florianópolis, indice de edução alto, boa segurança, muitas belezas naturais, menor desigualdade (não quer dizer que não tenha). Eu ganho em dólar, pago em torno de 4% de imposto pois sou PJ, então me sobra basicamente 95% do meu salário, mesmo pagando todas as contas e investindo meu dinheiro para ter uma renda passiva no futuro ainda consigo viajar, comer onde quero, ter um carro, pagar tudo a vista. Eu gosto muito de surfar, aqui em floripa posso fazer isso em temperaturas agradáveis durante a maior parte do ano, ai eu me pergunto, vou sair do Brasil para que? Conheço boa parte da Europa e alguns países da america do sul, simplesmente não vale a pena...
@@antoniofulgencio4597 no meu caso, a empresa americana apenas emite um invoice do lado de lá, para o lado de cá eu posso emitir a nota com a descrição que eu quiser. Dentre vários CNAE tu pode escolher um com menor taxa visto que o serviço prestado não necessariamente precisa ser "desenvolvedor de software". Existem outras categorias de prestação de serviço de informática. Aqui em floripa existem alguns que tu paga entre 3-5%. No meu caso é 3% + 0,98% da taxa da husky que converte o dólar para a minha conta BR.
@@ViniciusPR813 Concordo, ganhando em reais simplesmente inviável. Acho até que as empresas brasileiras vão sofrer com falta de mão de obra, uma empresa americana que te pague 3k $ vai da +- 15K reais. Para conseguir isso no brasil já é dificil, porém, para uma empresa americana, 3k não é nada visto que o salário de dev lá costuma ser 6k ou mais. Ou seja, vale muito a pena para eles e para você.
Me mudei para o Canadá (Vancouver) no final do ano passado e estou muito satisfeita com a decisão. Simplesmente NADA paga a sensação de poder andar numa rua vazia apenas curtindo a natureza e a caminhada, sem pensar que alguém vai fazer algo comigo por eu estar andando sozinha. Ainda estou me acostumando e desaprendendo alguns "tiques" do Brasil. A quantidade de coisas as quais eu tenho acesso aqui são muito maiores, e eu ainda consigo ajudar a minha família no Brasil. Eu estava até falando com a minha psicóloga sobre isso: eu vivia numa ansiedade e insegurança enorme porque no Brasil as coisas são coisas incertas. A inflação muda muito, qualquer coisa te faz sentir como se tu fosse perder tudo o que conquistou. Aqui no Canadá a economia é super mais estável e eu me sinto no controle das minhas escolhas e consigo fazer planos pensando no longo prazo.
Hey, Só um esclarecimento que parece não ter ficado claro: eu compartilhei um sentimento que eu tive no passado, que coincide com o que foi dito no Tweet. Eu não estou julgando quem trabalha remoto ou whatever. Vejo uma galera falando "-- eu discordo de você", mas cara tu não tem que concordar ou discordar de um sentimento que eu tive. Tendo dito isso, também esclarecendo: atualmente eu não acho que desigualdade é um problema, mas sim pobreza. Digo isso morando em um país que não tem pobreza mas que é muito desigual (e com números crescendo). De qualquer forma eu apoio qualquer discussão construtiva aqui nos comentários, estou respondendo todos 👍 Abs!
Também acho que o problema é a pobreza. E imposto para mim é ruim independente se é em bens de consumo ou de renda sobre quem ganha mais. Sobre produtos é ruim pois quem praticamente gasta todo dinheiro para sobreviver é proporcionalmente mais taxado com imposto sobre produtos. E por outro lado, taxar quem ganha mais é pedir para que os empresários e profissionais qualificados saiam do país. Quem acaba sofrendo com os impostos, independentemente do tipo do imposto é sempre a ponta mais fraca. Quem não tem escolha de sair do país.
Super sensato o insight: o problema não é desigualdade e sim pobreza. E sentimento é sentimento, ninguém precisa engolir. Obrigado pelos vídeos realistas e motivadores Lucas! Maratonando os vídeos do canal e aprendendo muito!
Muito legal seu comentário, obrigado Lucas. A propósito estou reunindo conteúdos, seus principalmente sobre trampar fora remotamente por emquanto. Sou do RJ e brother a coisa ta ficando mto ruim aqui. Espero um dia sair pelo menos pro Sul do País(Trabalhando pra gringa) ja seria mto bom . tmj
Sobre isso de estar contribuindo para a desigualdade eu não concordo muito. Tu não estaria contribuindo mais para o país trazendo o dinheiro de empresas europeias pra cá (salário) e injetando na economia daqui do que só manter ele aí?
Quando o cara pensa que a economia é um jogo de soma 0, ele não entende que se ele ficar mais rico, todos com quem ele faz negócio direta e indiretamente ficam mais ricos também. Ninguém sai perdendo nesse cenário. Odeio envolver política no meio de qualquer assunto, mas parece que esse cara foi doutrinado por ideologias marxistas a achar que o problema do país é o fato de ter muitos ricos, e não o fato de ter muitos pobres. Tem que abandonar esse pensamento tosco.
@@TheAwakeningMission pensei nisso tbm. Eu trazer mais dinheiro pro país não deixa ninguém daqui mais pobre. Não estou tirando dinheiro de ninguém daqui, muito pelo contrário, vou estar consumindo de gente daqui.
Ganho muito bem daqui do Brasil, mais do que preciso para viver. Sou funcionário CLT e prefiro ficar aqui em Campinas/SP onde fico mais próximo da família e amigos, além de não precisar enfrentar outra cultura. Falo fluente inglês e espanhol, oportunidades não faltam, mas eu opto por ficar aqui :)
Vivo da mesma forma, moro em Jundiaí/SP cidade com uma qualidade de vida ótima... Trabalho CLT tranquilo de casa e nas férias viajo para fora. Amo viajar e conhecer outros lugares, mas não penso em sair do Brasil de forma alguma
A questão de valor comparado com remoto ainda não me convenceu. Alguém que ganha $8k mês, consegue tirar líquido uns 30k (já descontando impostos e custo de vida, dependendo de onde mora). Com alguns investimentos básicos, da pra viver de renda em 5 anos. Eu acho que isso não seria possível morando fora.
Tudo depende do que você busca. Qual o objetivo da grana aplicada? Independência financeira? Aposentadoria? Certamente tem algum objetivo. Meu ponto é.. você vai conseguir curtir essa sua grana aqui no Brasil? Na minha opinião só vale à pena morar no Brasil se você tiver muito bem de grana. Aliás, essa era minha mentalidade de alguns anos atrás. Hoje eu prefiro sem sombra de dúvidas não ser rico e morar num país (economia) que te ofereça uma boa qualidade de vida, do que ser rico no Brasil.
@@gabrielfeitosa9285 não tão fora da realidade, 8k lá é um senior, meio que esse vídeo ja é direcionado a seniors, os outros n tem nem mt chance fora não
Eu to indo pro Canadá em agosto, recebi uma oferta de trabalho muito boa e não vejo motivos pra ficar no país, acho que isso vai muito do seu momento de vida, eu sou pai, tenho duas filhas e isso impacta diretamente nos objetivos, por exemplo, não existe comparação com o nivel de educação no Brasil e Canadá, a possibilidade de oferecer isso para elas, além de segurança etc, fala muito alto. Fora todo o caos politico e na economia do país
Boa noite, Junior estou me preparando para ir para o Canadá, vc tem alguma dica? Sou Dev .Net Pleno com 4 anos de experiência , vc acha que é uma experiência boa para ir ?
Fala Júnior, bom dia guerreiro, estou montando um planejamento para ir pro Canadá também, estou estudando inglês , mas gostaria de recebe algumas dicas para trasa esse objetivo , trabalho com desenvolvimento web a 4 anos sou pleno hoje uso muito reactjs, react native, php/laravel, node...
Bom dia! Sempre assisto os videos do canal mas nunca comento algum. O último ponto sobre contribuir com a desigualdade eu ate entendo o ponto do video, mas gostaria de adicionar que para o Brasil, pelo menos na minha visão, é excelente que nós trabalhemos para o exterior com a melhor negociacao possivel, já que isso traz muitos dólares para o Brasil e melhora a nossa economia, além de que para formalizar o dinheiro no Brasil voce precisa pagar os impostos devidos. Esses dólares alem de girarem a nossa economia, caso sejam investidos em educacao, permitem que mais pessoas sejam capacitadas e assim mais gente no futuro possa contribuir para esse circulo virtuoso
Mano, eu lembro que assistia teus vídeos um tempo atrás e me inspirou bastante a seguir esse sonho de morar fora, e finalmente o momento chegou! Estou planejando minha viagem para Portugal com minha família, recebi uma proposta de emprego de lá, e estou muito feliz (e ansioso rs). Não discordo da galera que fala que é um ótimo negócio trampar por aqui recebendo em USD ou EUR, mas, o que apareceu foi uma oportunidade de mudança e eu vou abraçar essa. Obrigado por ser inspiração, Montano!
Pessoal foca muito nos pontos positivos, e nem falam sobre os negativos, o ponto é, vai valer a pena para muitos e para outros não, depende de muito fatores, nem tudo é dinheiro, para muitos existem coisas mais valiosas. Para mim por exemplo, trabalhar remoto para fora seria mais vantajoso, estar perto da família e tudo mais. Sobre o ponto de estar contribuindo com a desigualdade, acho que cada um pode contribuir de forma independente para ajudar o próximo, não esperar simplesmente que o governo faça isso, existem diversas formas de fazer isso, fugir do problema não resolve. Tudo isso na minha opinião claro.
Verdade não concordo com você está contribuindo pra desigualdade acho isso besteira afinal de contas seu poder aquisitivo aumentou e você estando no Br você vai comprar de mercados daqui e dos comércios daqui aumentando até a renda per capta da região como você pode está continuando pra desigualdade ? Afinal de contas só em fazer isso já está ajudando bastante porque vai abrir novas vagas de emprego pra outros.
Eu não vejo muitas pessoas falando sobre o clima, como se fosse algo dispensável, principalmente para quem já tem filhos pequenos e podem ter alergias ao anticongelante na água.
Eu sempre fui da turma do "assim que puder, tô saindo". Mas como outros já comentaram, trabalhando remoto e morando aqui dá pra conquistar liberdade financeira bem rápido. E o Brasil é muito grande e diverso. Quem diz que no Brasil não tem qualidade de vida, tá usando como referência grandes capitais. Tem cidade litorânea e de interior que dá pra ter segurança e qualidade de vida, sem precisar de carro ou se preocupar com violência. O Brasil é um país continental, cheio de problemas, mas também cheio de oportunidades. Dando pra ganhar em dólar e morar aqui, vou optar por continuar aqui.
Você conquista liberdade financeira, claro, mas você conquista LIBERDADE de fato? Numa cidade do interior, que seja, você pode sair pra uma festa ou pra casa de um amigo, que seja, e voltar às 11 da noite a pé mexendo no celular ou então com um sapato que NO BRASIL é considerado "luxo"? Tem infraestrutura na cidade? Bons comércios? Estradas e calçadas de qualidade? Acesso ao lazer gratuito? E os impostos? Independente de onde você esteja aqui, vai pagar o dobro do que alguém lá fora graças às alíquotas absurdas, independente de ganhar em dólar/euro ou não. Enfim, são muitas coisas a ponderar.
@@gb76231 quase tanto quanto o Brasil? Pelo amor, não fala o que não sabe. Ainda que esse fosse o caso (que não é), lá você paga impostos e tem todos os outros pontos que falei, aqui você paga e vai pro lixo. Nos países europeus com maior VAT, a taxa não passa de 22-24%. Aqui no Brasil ocorre uma sobretaxação que ocasiona em valores muito mais altos do que esse, levando em conta que temos MÚLTIPLOS impostos federais e ainda o ICMS que é estadual. Além disso, claro, temos o imposto de importação que é um dos mais altos do mundo. Pra você ter uma ideia, nem em outros países f**didos da América do Sul como Argentina e Venezuela paga-se um imposto de importação tão alto quanto no Brasil.
É loucura eu sei, mas eu amo morar aqui no Brasil, mais particularmente em JUNDIAÍ-SP, De fato não penso um dia em ir morar em outro lugar, se for pra trabalhar em outro estado ou país terá que ser home office
Ah, e o principal motivo que me move a estar trilhando meu caminho para fora do Brasil, sem sombra de dúvida, é a segurança! Existe uma questão em minha cabeça, que é a seguinte... Agora que consegui me formar e conquistar minha vaga iniciante na área de desenvolvimento, as coisas estão mudando financeiramente e quanto mais me desenvolvo, mais começo a ver o horizonte, pelo qual anteriormente eu não tive acesso, se abrindo...sabe, eu quero muito conseguir aproveitar mais o esforço que tive e estou tendo, sem acabar morto por motivo "besta" em um assalto, quero conseguir provar um pouco oq existe "da ponte pra lá" da vida...mas por outro lado, eu tbm tenho o sentimento de que preciso ajudar a desenvolver as coisas por aqui, pq eu estudei 100% por meio de bolsa de estudos, então acho que é um dever de honra tentar ser parte da mudança do país, e não apenas mudar de país, sei lá, sempre fico pensativo sobre o assunto...Ótimo vídeo, obrigado!
Sobre o ponto de vista que voce se sente na "Obrigação de ficar" eu acho que se quisessem mesmo, tipo mesmoo, os salários já estariam melhores ou pelo menos compatíveis
Amigo foque em você e nas pessoas próximas a você. Esqueça o Brasil, você não pode e não vai. Conseguir mudar o Brasil. Se você for casado s possui filhos ou pretende ter foque neles o Brasil é muito grande para você mudar. Foque em você.
Que raciocínio estranho ahahaha, contribuir com a desigualdade? Você estando no Brasil, você gasta aqui e ajuda a economia local, então o efeito é ao contrário
Sou Desenvolvedor Java e estou focado no inglês pra trabalhar remotamente pro exterior, morar fora tem suas vantagens, mas trabalhar do Brasil ganhando em Euro ira me trazer uma independência financeira rapidamente.
Comecei a estudar programação a quase um ano. No meu caso, o meu impeditivo e concluir meus aprendizados, meter a cara em algum projetos de jogos e programas legais e trilhar esse caminho que é interminável, APRENDIZAGEM. Forte abraço e sucesso para tudo nós
Família (tenho uma filha bebê), amigos, burocracia, inglês (speaking), país praticamente livre de guerras entre potências e suas consequências (já que as chances do Brasil se envolver em qualquer conflito são mínimas). Fora que o país (Brasil - por meio dos pagadores de impostos) investiu em mim (cursei uma federal), sinto-me na obrigação de devolver parte desse investimento por meio do pagamento de impostos e prestando serviços aqui, contribuindo com o crescimento local. Isso não quer dizer que eu no futuro eu não vá morar fora ou trabalhar remoto, porque justamente o que mais me incomoda aqui é a forma como a carga tributária funciona, falta de segurança e políticas de curto prazo.
Pois é, o Brasil tem muitos problemas, só que os brasileiros só enxergam os problemas ao invés das coisas boas. Se o Brasil fosse de fato um país tão péssimo, não receberiamos milhares de imigrantes e refugiados todos os anos.
sua faculdade já foi paga com todo o imposto que seus pais e vc pagou durante toda a vida, não acho que faça sentido vc sentir esse ''dever'' em ficar aqui por causa disso.
@@MarlonEnglemam vlw cara, fiz técnico em uma federal e sinceramente acabei de sentir uma culpa que acho que eu não deveria, se vc n falasse eu iria ter o trabalho de formular um argumento kkk.
@@MarlonEnglemam essa é só minha opinião e sentimento, não acho que ninguém deva se sentir culpado ou pensar igual. Eu gosto daqui e sinto que posso ajudar a mudar meu país nem que seja um pouco, seja via imposto, seja via conhecimento ou outras iniciativas que vou tocar no futuro. Você pode usar o argumento que meus pais já pagaram os impostos, mas eles também usufruiram de serviços públicos que consumiram esses impostos, como SUS, educação, infraestrutura e outros. Não disse em nenhum momento que o governo é eficiente, é só um sentimento de dever que sinto com minha casa (que não vai ser pra sempre).
Só estou esperando acabar meus cursos, tanto o curso de desenvolvedor quanto meu curso de inglês que acabam em fevereiro de 2023. Aí meus planos é ir pra Europa até final de 2023 se Deus permitir. Tenho esse sonho de morar fora e ter uma qualidade de vida melhor.
Literalmente experiência pra mim... sou Dev Java Júnior e trabalho pra uma empresa dos eua remoto mas mesmo já estando imerso no mercado com equipes internacionais que só falam inglês eu percebo que as empresas têm um pé atrás de fazer o trâmite de te ajudar a se mudar e etc se você não tem muita experiência
Acredita ser mais difícil ser contratado como dev jr do que dev sr por uma empresa de fora? Ou não rola essa diferença? Sempre achei que fosse mais difícil ser contratado por uma empresa gringa quando tu é jr
Cara com ctz é mais difícil, eu percebi que pelo menos na empresa em que estou o pessoal espera um Júnior que tem uma certa autonomia que consegue tocar tarefas sozinho mas precisa de opinião de terceiros mais experientes para tomar decisões importantes, mas no dia a dia se vira… eu vejo que o que importa mesmo é vc saber se comunicar em inglês, entender e ser entendido, mas pra a empresa passar pelo processo de te levar pra um país eu vejo que é mais difícil sendo Júnior, mas já fiz entrevistas em que o objetivo e esse, ou seja não e impossível, só significa que é diferente
Falaram besteira sobre desigualdade no vídeo. O problema não é o quanto se ganha do país mais rico, mas é o que causa a pobreza no Brasil. E se tu acha que a solução é cobrar mais imposto, tu é parte do problema. Se querem referência, deveriam pesquisar e citar Suíça, Liechtenstein, Texas, Coreia do Sul. Holanda e outros países social democratas estão em declínio, muito em função da mentalidade estatista de quem mora lá.
Ainda moro pq já trabalhei com projetos internacionais em uma multi nacional como GPM, e não gostei da cultura e relacionamento com estrangeiros (americanos, canadenses, europeus e sul africanos..). Troquei de emprego para uma empresa gigante (mas brasileira apenas) salário mto³ maior pelo meu know how que trouxe das experiências anteriores e hoje recebo salário de um executivo, moro em uma cidade do interior de Santa Catarina e tenho uma qualidade de vida que jamais imaginei ter..
Não, tem de ter transferência de renda não. A verdade é que se houver mais oportunidade e menos atrapalhos já seria suficiente para uma renda base trazida pelo próprio comércio.
% desemprego alto de fato é um problema, mas não se seria o suficiente tendo em vista que um salário mínimo no Brasil, não chega a ser o mínimo… teria que aumentar a produtividade do país, mas aí precisa investir em capacitação e oportunidade, precisa ter comida na mesa da criança pra ela focar no estudo e não na fome… mas enfim, eu falava do meu sentimento e entendo que o problema não é tão simples de se resolver
Ano que vem 2023 estarei saindo do Brasil. Planejamento está em prática, grana sendo juntada e habilidade técnica sendo desenvolvida. Foco total no meu maior sonho! Obrigado pelo Video!
É uma das grandes metas mas me falta: -Experiência de mercado -Terminar a faculdade Passaporte eu tirei essa semana e estou correndo atrás do meu direito a cidadania portuguesa para facilitar a burocracia (tanto na europa como na américa do norte). Apesar de terminar a faculdade não ser essencial para ter emprego com certeza trará mais segurança a você enquanto profissional pois vários países possuem leis favoráveis a profissionais qualificados academicamente. Quanto a experiencia... bem, eu to no terceiro semestre da faculdade e nao consegui nenhum estágio até agora. Preciso me qualificar mais para conseguir algo pois a competição é muito acirrada aqui no rio (devido a falta de empresas tech).
@@PatrickJD to no quarto, entrei para uma pesquisa na faculdade, peguei o meu primeiro estágio esse mês msm e comecei a namorar.... Uma rotina aoertada no minimo, mas ao menos estou mais próximo de atingir meu sonho
O que mais me impede hoje, sinceramente, acho que são os outros trabalhos que eu pego aqui no BR, que tomam meu tempo, me dão dinheiro, mas me impedem de focar em sair aplicando pra vagas no exterior rs talvez seja falta de planejamento da minha parte mesmo, porque querer eu quero, mas talvez ainda não seja a hora rs
Maior impeditivo hoje é a qualificaçao, ainda não estou apto o suficiente para me candidatar para vagas! mas um eu dia chego lá! Ótimo vídeo Lucas! abração
Pra mim é a qualificação, mas principalmente a lingua. Consigo ler coisas técnicas em inglês, mas não tenho a mínima ideia de onde vou aprender a me comunicar em inglês...
@@otiagosantoscode Tiago atualmente eu gerencio uma escola de idiomas e pelo o que eu observo, a melhor maneira de tu conseguir adquirir a comunicação com alguém, é se expondo. tem vários sites que tu consegue conversar com pessoas nativas, utilizao duolingo para ampliar o seu vocabulário e ajuda também a fixar, por mais que seja repetitivo, tu nunca mais esquece as palavras que estão lá. Tu precisa bater a cara! assiste série com legenda inglês, depois assiste sem legenda (vai ser bem difícil) pra dai sim melhorar a escuta, infelizmente apenas lendo, e lendo coisa técnica, não vai fazer tu conseguir falar com as pessoas, tu não precisa saber as regras certinho como por exemplo a diferença de "your e you're" pq nem os americanos seguem essa regra, tu precisa passar a ideia do que você quer falar e compreendar a ideia do outro, inglês é uma das línguas mais fáceis de se aprender, eu aprendi jogando tibia desde meus 9 anos de idade, falava tudo completamente errado gramaticalmente, mas conseguia me comunicar e fazer meus corre de vender BP de SD's KKKKKKK (sério, inglês é fácil) abraços
@@eduardolange3151 to ligado nisso tudo, inclusive acompanho varios canais gringos de tecnologia e entendo boa parte do que é dito sem legenda. Basta me concentrar bem no que é dito e estar num contexto que eu esteja a par. Meu problema é realmente formar frases, pois não basta traduzir de forma literal, precisa ter um mínimo de coesão de acordo com as expressões que utilizam senão não entendem nada pelo que ando percebendo. Sinto que só vou aprender se eu praticar em situações reais, o problema é em como eu vou me inserir nisso...
Meu impeditivo tem sido a necessidade (ou ao menos facilidade) de se imigrar para os EUA tendo um diploma. Pelo menos no meu caso sair para outro país que não seja os EUA não é uma opção, ou pelo menos não a primeira opção. Tenho passaporte europeu, mas acho bem mais difícil me acostumar a sair de um país com proporções continentais como o Brasil, vivendo afastado de um grande centro e portanto com uma casa espaçosa, pouco trânsito, etc, pra viver num país europeu onde tudo é bem mais "apertado", por isso os EUA são pra mim a melhor opção.
Estou no Brasil pq sou pobre, sei apenas o inglês básico e ainda tô estudando programação kkkk, brincadeiras a parte....Me de uma dica eu estudo, estudo a teoria e na hora de por na prática nos projetos não consigo aplicar sozinho, tenho que ficar revisando os conceitos, isso é normal ou tem algo que eu possa fazer para melhorar ?
O que me falta: Inglês + Experiência + Conhecimento. Hj trabalho na área, estou fazendo um curso de inglês e ano que vem quero fazer uma graduação basicamente estou trilhando o caminho, porem estou naquela "O pais não importa, o que importa é morar no exterior". Ainda não escolhi o pais de destino, Na verdade agora estou buscando as skills necessárias...
@@kkeee1, não falei que não tenho objetivo, mas acredito que temos que tomar um passo de cada vez, e se focar no passo atual. Peguei o objetivo geral que é trabalhar no exterior e quebrei em micro objetivos (é o que todo dev faz: pega um problema de escopo aberto e quebra em vários de escopo fechado). O objetivo de hoje é ganhar skils para poder se candidatar as vagas. Quando eu conseguir me virar razoavelmente no inglês, começo a me candidatar e me informar sobre morar no exterior. Sem inglês mesmo que eu fosse um sênior com 20 anos de experiência não passaria nas entrevistas das gringa.
Eu ainda sonho com oportunidade de ter uma experiência fora, mais hoje vejo que a lingua é o meu maior impeditivo, não me sinto preparado embora eu venha estudando o inglês, até tenho recebido propostas para aplicar para vagas fora, só que nunca me sinto capaz com inglês que tenho hoje.
Nesse momento ainda tenho receio sobre estar pronto ou não tecnicamente. Trabalho há 1 ano e meio com Ruby on Rails mas tenho sim muita vontade de ir morar fora, especialmente algum país da Europa ou Canadá. Em contrapartida, mudei de carreira aos 30 anos, então fica aquele receio de que se eu for mudar de país muito tarde, já não vão me querer... No geral, estou focando em cobrir o máximo de lacunas possíveis no meu desempenho técnico pra não quebrar a cara.
Quando eu conseguir um trampo remoto ganhando em moeda forte uma das duas Canadá ou Paraguay. Paraguai você tem zero imposto para dinheiro de fora e uma segurança maior que o Brasil principalmente Juridicamente. E impostos menor Poder de compra Maior
visitei Amsterdã uma vez e, realmente, chega a ser dificil explicar o q é uma qualidade de vida boa ai comparada com uma qualidade vida boa aqui. Eu costumo dizer q é tipo uma cidade/vida de filme sessao da tarde: pessoas parecem felizes, transporte e seguranca funcionam e as preocupações das pessoas parecem ser triviais (de um ponto de vista superficial - n conheci nenhum holandês)
eu vim como turista e senti o mesmo em 2014… e agora moro a três anos aqui e sinto o mesmo ainda. Por sinal, segundo um estudo as crianças aqui são as mais felizes do mundo (não sei como foi feito a pesquisa) 😂
@@LucasMontano com essa informação agora só consigo lembrar da história que o guia contou no bairro das luzes vermelhas que tem uma escola de jardim de infância e que os pais contam para as crianças que as mulheres ali da rua ficam com pouca roupa pq a luz vermelha das janelas da muito calor ou algo assim kk😮😂
No momento meu maior impeditivo sou eu mesmo, estou lutando para consumir o máximo de conhecimento possível para o quanto antes adentrar no mercado!!! 27/05/2022
Meu impeditivo é que comecei recentemente (estágio), e por consequência o salário, mas já estou me planejando para isso. Entre escolher em ganhar em dólar no Brasil ou ir para outro país e ter um poder de compra "menor", sem dúvidas escolheria ir para outro país.
Ao contrário de muitos aqui meu maior empecilho hoje não é o financeiro e nem a língua (inglês), o meu é a questão realmente do trabalho, não possuo diploma superior e acho que minha experiência de trabalho (comércio, de uma grande empresa europeia) não é suficiente para arrumar uma vaga em outro país, outra coisa também é a questão da legalização e permanência, não tenho mais idade para me "aventurar" e se der errado voltar, pq já decidi, se sair não volto mais.
Eu quero ajudar a minha família aqui no Brasil com o dinheiro de trampo remoto. A maioria está desempregado ou em subemprego. Isso sim é ajudar a combater a desigualdade, e não confiar que um Estado falido (ou não falido) faça isso por mim. Eu não sei porque as pessoas gostam de tentar "criminalizar" moralmente a riqueza. Fazer o bem é individual, e isso não tem a ver com dinheiro ou país, tem a ver com o caráter de cada um.
O que me falta? Oportunidade. Trabalho com telecomunicações a 4 anos e estou tentando aplicar para o visto de trabalho no Canadá por meio desse noc. O que me falta é eles olharem para o meu currículo e me contratarem e eu fazer meu visto por meio de uma Job Offer.... Mas isso é muitoooo difícil.
Em execução, faço o que está sob meu controle. Terminando a faculdade, construindo tempo de experiência, inglês em dia, cada vez mais preparado para entrevistas e code challenges, aplicando para muitas vagas com currículo no esquema que a gringa pede... já recebo retornos, mas em uma proporção muuuito pequena. Mesmo sendo pleno no BR, o pouco tempo de experiência parece ser algo que as emps europeias não "compram"... enfim, sigo de olho e tentando
Se fosse começar a estudar hoje, qual o caminho, na sua opinião seria o ideal? Hoje moro na Suécia e estou começando a estudar para mudar de profissão, mas como não tenho quase nenhuma experiência com programação não sei mto bem nem por onde começar. Se vc busca informações na internet vc sempre encontra aqueles q nunca fizeram nenhum curso e conseguiram trabalhos nas gigantes, ou aqueles que falam q vc deve fazer um curso de uma linguagem X pq eh o futuro, ou até mesmo aqueles q falam q pra vc se dar bem vc deve ter uma boa base, que vc adquiri com faculdade e tals. Por enquanto estou estudando por mim mesmo, conteúdo gratuito mas acho q patino demais. Então a dúvida eh…Vale mesmo a pena pagar por um curso aqui na Europa, facilita para aplicar para vagas aqui? Teria o mesmo peso se eu fizesse um curso no Brasil? Oq dizer sobre uma faculdade EAD? Se puder comenta ai, gostaria de saber a opinião de pessoas que estão no meio hj, ou que ja estiveram na mesma situação q eu estou. Valeu!!
A pergunta que não quer calar, não tem uns lugares mais quentinhos não? 👀 Uma vez vi uma brasileira que casou com um americano, porém a cidade é no meio do deserto então ao menos de dia não é tão frio na média do ano.
Também penso em trabalhar para os gringos de casa mesmo e viajar somente a passeio. Gosto muito de morar em Aracaju-Se, uma capital pequena e aconchegante.
Tenho planos de tentar uma job offer no Canadá, meus impeditivos hoje são a experiência, pois ainda não me considero nem pleno nas tecnologias que conheço, e o inglês, que está em segundo plano, pois os estudos e trabalho demandam muito tempo, por eu considerar a exp. em programação mais importante.
Se você postergar o seu estudo de inglês, ele se tornará o seu maior impeditivo no futuro. O aprendizado de idiomas é um processo lento e demorado, para chegar em um nível bom, em média, você precisa de mais de 2 anos de estudo. Tente estudar pelo menos 30 minutinhos por dia.
por enquanto, meu impeditivo é: - Não posso deixar minha mãe sozinha. Mas minha irmã ta indo morar cm ela e logo isso não vai mais ser impedimento. - Estou no meio do doutorado. Mas em 2025 eu termino e estarei livre pra ir pra Europa. - Falta de grana. Mas estou trabalhando e juntando um montante que seja suficiente pra pelo menos chegar lá. Chegando lá eu arrumo emprego de qualquer coisa e ja resolvo isso. - Falta de fluência no inglês/Francês. Mas estou estudando. no inglês eu já me garanto transmitir uma mensagem, mas não sou fluente. Tenho dificuldade de compreensão. No francês estou iniciando por tenho planos de ir pra França ou Suíça. Estou trabalhando nesse projeto de morar no exterior e mudar a história da minha família. Em nome de Jesus vai dar certo.
País que não pode demitir já é de se abrir o olho, enfim... Sou de Itajaí/SC, pensa numa região boa pra morar, saúde, educação, segurança e tudo mais. Quero ser um dev, mas se trabalhar pra empresa de fora, não me interessa ir pra fora não, já quis, mas a palhaçada que fizeram durante a pandemia, me desanimou muito. (MINHA OPINIÃO)
Esta é uma pergunta que a cada ano pode ter uma resposta diferente, dependendo de como vai a economia do Brasil, a economia do resto do mundo, de como são as perspectivas e planejamentos de cada um. Em 2010 valia a pena ir pros EUA (solteiro sem filhos), em 2012 já não valia mais (família sonhos e perspectivas possíveis no Brasil), 2018 (inflação iniciando e salários corroendo, familiares indo pro exterior em "definitivo"), 2019 pandemia e redescoberta do trabalho remoto o , 2022 (oportunidades de trabalho remoto). Acho que existe um perfil específico de amigos que vão para o exterior(com família ou não) mas pode ser somente o meu entorno.
Primeiramente que o problema não é desigualdade e sim pobreza. Desigual todos somos. Forçar igualdade tirando dos outros a força é um dos piores crimes normalizados da atualidade
Eu não sei se entendi direito, mas a comparação de trabalhar remoto do Brasil recebendo em euro/dolar seria que trabalhando do BR seria cobrado imposto na última faixa do imposto de pessoa física (27,5%). Acho que não ocorre dessa forma porque os contratos pra fora normalmente seguem modalidade de PJ, então o imposto chega até uns 12% nas emissões das notas, e tem pessoas que conseguem até menos, então não seria 27,5% como acontece na CLT BR hoje. Eu tenho intenção de sair para fora do país, mas o local que eu quero eu e minha esposa vamos precisar de um graduação finalizada para poder seguir o plano que queremos para as nossa carreiras. Se fosse só sair por sair, acho que não tem desculpa, tem muitos países de opção e sendo um dev ou da área de tecnologia, praticamente todos eles podem ser uma opção.
Caraca, eu só queria saber aonde tem esse apto de 2.4k por mes com tudo isso que o cara comentou lá no twitter, pq eu quero muito, e não to achando (claro deve achar, mas deve ser num apartamento MUITO menor do que alguem gostaria de morar, IMO conforto não é so piscina e cinema no condominio, mas também ter um apto/casa com espaço e não um apertamento como eu mesmo sempre morei).
Sou iniciante nesse meio todo, optei por essa área de programação, por ser algo interessante e que honestamente gosto e ao mesmo tempo tenho o sonho de sair do Brasil, tem isso de certas linguagens você não ser contratado por alguém lá de fora? Um front-end JS eu conseguiria por exemplo?
Eu me mudei para Alemanha em 2019, estava terminando Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal e recebi uma oferta para trabalhar como assistente de pesquisa em um instituto tecnológico. Depois que vivenciei como é morar em um país desenvolvido, não quis mais voltar para o Brasil e comecei a aplicar para vagas de trabalho em quanto terminava meu estágio, só que aqui, diferente da Holanda para conseguir o Blue Card é necessário ter uma graduação completa e tanto o curso quanto a universidade devem ser reconhecidos pelo governo Alemão. Descobri mais tarde que há outras opções, mas você precisa comprovar ~5 anos de experiência no ramo de trabalho, o que não era meu caso, já que meu primeiro emprego, foi o estágio aqui na Alemanha.
@@conduta8623 Apenas ingles, tinha acabado de voltar de um intercambio no Canadá quando recebi esse convite, meu conhecimento em alemao era 0. Contudo, era um instituto de pesquisa, lá eu poderia trabalhar apenas com ingles.
Eu estou fazendo mais ou menos o inverso do que a galera faz, no geral. Mudei para a Irlanda, mas sem profissão ou formação alguma, pois tive que escolher entre estudar ou vir para cá. Agora estando aqui, estou tentando migrar de Kitchen Porter para dev.
Atualmente moro em Portugal, não vim pra cá como dev imigrante,, me tornei dev aqui e agora meus proximos passos são sair daqui! hahaha Queria muito ir para Holanda, mas meu foco no atual é ir para o Canadá. Então estou na mesma posição que nossos amigos que ainda estão no Br. O plano começou a ser traçado e espero que no maximo 3 anos conseguir completar isso!
Me diz amigo, o que faz voce querer mudar de pais de novo? É porque o canadá é mais atraente/paga melhor ou porque tem algo Portugal? Considerando que portugal paga muito bem seus Devs e que é a minha meta imigrar para lá/aí eu fiquei bem intrigado.
Olá @@Daniel_Ben_Avraham , cara.. eu vim para Portugal com a ideia de ficar aqui até ter a nacionalidade portuguesa e depois morar em outros paises da EU.. e para finalizar essa vida de "nomad"minha ideia sempre foi ir para o Canada.. Pq Canada? Eu vejo o Canada como um país que tudo deu certo saca?! Povo educado, um país onde as coisas funcionam, saude publica para todos.. Por N motivos.. Sem contar que lá se paga muito bem para devs tbm! hjkkk É mais por isso mano!
Olá @@Daniel_Ben_Avraham , cara.. eu vim para Portugal com a ideia de ficar aqui até ter a nacionalidade portuguesa e depois morar em outros paises da EU.. e para finalizar essa vida de "nomad"minha ideia sempre foi ir para o Canada.. Pq Canada? Eu vejo o Canada como um país que tudo deu certo saca?! Povo educado, um país onde as coisas funcionam, saude publica para todos.. Por N motivos.. Sem contar que lá se paga muito bem para devs tbm! hjkkk É mais por isso mano!
No LinkedIn existem vagas 100% remotas e que contratam até mesmo pessoas sem experiência. Organize o seu perfil e tente procurar por vagas que sejam compatíveis com a sua Stack. Tenho certeza que você vai conseguir! Boa sorte.
Bom, não assisti o video, mas pelo titulo ja sei como responder. Estou no brasil ainda porquê, não falo inglês e não sei programar, ainda. Trabalho com infra, mas estou pensando em migrar ilegalmente para os EUA ou Portugal, trabalhar na construção civil, abandonar TI de vez.
Qual as melhores cidades brasileiras para DEVS vc recomendaria? Sou do interior e estou terminando TADS e gostaria de saber as melhores opções para que eu possa me mudar e começar minha vida de DEV.
Brasilia, São Paulo e BH na minha opinião são as que tem maior demanda e grandes consultorias para se trabalhar. Porem não acho que seja necessário residir nelas para estar atuando nessas empresas. Trabalho em uma grande empresa que antes da pandemia não queria remoto, mas hoje não tem a mínima pretenção de voltar para o presencial(com exceção de alguns setores de negócios). Muita gente de fora foi contratada durante a pandemia e muitas das pessoas que moravam aqui so para poder trabalhar na empresa ja voltaram para sua cidade.
A partir do ano que vem to botando esse plano no papel e a meta é até 2024 estar fora. Só não adianto isso mais ainda pq consegui um emprego muito bom e tive que me mudar da cidade em que morava, então ainda estou na "marola" de conquistar pagar as despesas que tive que fazer pra viajar, alugar casa comprar utensílios, etc... Além de defender meu TCC agora em fevereiro pretendo passar o ano que vem fazendo algum curso de inglês e aprendendo alguma linguagem de programação. Sou analista de sistemas e trabalho com PL/SQL então ainda estou em dúvida de qual área seguir na programação ( Seguir na ciência de dados ou partir pra algo na área de dev ). Se alguém tiver alguma dica/sugestão, sou todo "ouvidos" :p
Eu ajudo a combater a desigualdade gastando meu dinheiro e doando ele e não entregando para políticos gordos e ladroes usarem para para dar joias para suas amantes.
Oi Lucas! Gosto muito do seu canal. Eu tenho muito interesse em trabalhar para o exterior mas não necessariamente sair do Brasil. Vejo que a melhor oportunidade para mim nesse momento seria trabalhar remoto no exterior e continuar vivendo no Brasil (muito por conta de família). Eu acho que já sou capaz de prestar vagas fora, e já trabalhei com gringos, então inglês não seria o problema. Porém ainda quero ganhar muita XP no Brasil antes de começar a fazer essa busca. Como sou de outra área (Ciência de Dados), ainda existe muitas coisas de Engenharia de Software que tenho interesse em aprender. Não pare de postar seus vídeos, eles me ajudam muito
Imposto é roubo só quando a pessoa paga. Mas quando a pessoa perde o emprego e precisa de qualquer assistência como o SUS ou o seguro desemprego daí não é roubo mais.
Em ordem as coisas que me impede são: - não faço ideia da base de conhecimento necessário para trabalhar lá fora e sempre fico naquela de que o que eu sei não é o suficiente - conhecimento de países legais (alguma cultura que me agrade) e conhecimento quanto a facilidade de ficar lá (no sentido burocrático do visto) - meu inglês hoje também não considero bom (tenho uma facilidade em aprender, porém cara, se tem algo que me atrapalha MUITO em qualquer coisa é eu aprender algo e não botar em prática no dia a dia... Já participei daqueles grupos no discord onde a galera entra pra praticar principalmente o inglês, mas seila, não achei muito cativante, acredito que eu precise dar outra chance)
amigo estes grupos aonde "brasileiros" tentar conversar em ingles infelizmente nao ajuda muito, mas aqui se precisar de algumas dicas estou aqui pra ajudar, mal falo com gringos em ingles, mas quando falo me viro tranquilo, e ate hoje nao gastei 1 real pra aprender.
Fala Lucas, beleza? Acho que quando as pessoas dizem "dinheiro", deve ser por questões como aluguel, carro, móveis, sustentar a família nos primeiros meses até que outros membros possam trabalhar. Quando chegamos em outro país, você geralmente vai somente com as roupas e alguns itens pessoais.. é praticamente começar do zero. Fazer isso com dinheiro é mais tranquilo. Valeu
Eu estou indo para o Canadá via College (Minha esposa com o Study Permit e eu com o OWP). Sinceramente, estou com um pouco de medo de não conseguir emprego logo de cara. Além das oportunidades de ganhar em dólar no Brasil estarem chovendo e conseguir viver muito bem. Mas ainda sim achei a ideia de morar em um país mais estável uma opção melhor para nós. Espero estar certo!
@@leticiabraga1307 Claro Letícia! Há diversas recrutadoras da Argentina, Colombia, Chile, etc que querem desenvolvedores LATAM e pagam em USD. Eu vou te falar duas que não param de me contatar já faz algum tempo: Nexton e Nearsure. Essas duas empresas com certeza terão oportunidades para vc tentar!
@@PauloCarvalho-tj7vn não fique com medo por causa do emprego no Canadá, minha irmã foi fazer doutorado e o marido é farmacêutico e foi com ela, ele tinha medo porque aqui ele ganhava bem, mas chegando lá, ele conseguiu um emprego em menos de duas semanas e eles nem pensam mais em voltar aqui. Não tem nem comparação entre a vida que eles tem lá com menos de 01 ano e a vida que eles tinham aqui. Estou me preparando para ir lá também.
@@leticiabraga1307 Que bacana! É mais aquele frio na barriga de dar errado, mas tenho confiança que se eu me preparar bem para as entrevistas eu acabe conseguindo alguma job offer!
Essa falsa correlação de imposto e desigualdade me pegou. Ademas, desigualdade nem é um problema, pois imagine um bairro onde de um lado só moram bilionários e do outro lado só milionários. Uma baita desigualdade, certo ? Apesar disso, ninguém vê problemas nessa situação.
Já morei fora mas voltei pro Brasil. Hoje consigo no Brasil um salário igual morando fora, consigo economizar/investir mais, consigo viajar pra fora quando quiser e por quanto tempo quiser (trabalhando remoto e ganhando bem), e ainda fico perto da família que foi uma das unicas coisas ruins de morar fora.
Me sentir seguro fora do Brasil enquanto minha família continua aqui, não é uma vantagem pra mim, continuo me sentindo inseguro se minha família não esta segura.
Eu , ainda , estou no Brasil porque, por enquanto, não consegui uma boa estratégia para ir com meus cachorros a outro país( com passagem só de ida!!!!!)! Apenas e tão somente por isso! Abraços!
Por que eu to indo embora do Brasil? Segurança: cansei de ser assaltado, aqui em Curitiba ando acelerado e enchergo no olho das pessoas insegurança e desconfiança seja qual for o gênero. Salario Minimo: eu me pergunto se alguém no Brasil sobrevive com um, sou solteiro e não tenho filhos e não da nem para pagar as contas. Imposto e Juros Abusivos: compre uma casa e pague 2, compre uma carro e pague 3. IPVA, IPTU, .............. Corrupção e impunidade: Artigo 7°: “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei” HAHAHAHAHAHA Começei a trabalhar adolecente ainda e sai de casa cedo, não consegui fazer faculdade ( não por opcção, aliás a unica que tive foi estudar ou trabalhar ). Até tentei um curso tecnico na PUC mais tive escolher denovo. Fui demitido e agora vou conseguir ir pra Europa. Não queria deixar o Brasil mas por esses motivos e por outros eu escolhi a Europa.
Meu impeditivo agora é não saber como sair mesmo. Eu trabalho pra uma empresa nos EUA e ganho em dólar, mas não queria ter que trocar de empresa pra sair do Brasil. Então tenho dúvida se existe algum visto que encaixe com a minha situação atual
Caso você tenha uma boa relação com a empresa pode pedir um sponsor de visto H1-B (temporário) ou, quem sabe, um visto imigratório da categoria EB, que te daria direito a um Green Card após a aprovação do mesmo. Tem também uma categoria EB-2 NIW que te permite demonstrar ao próprio governo americano seu valor como mão de obra no país, enfim, o jeito mais fácil seria entrar em contato com um advogado de imigração.
Acho muito mais interessante ser nômade digital q mudar para outro país. Principlamente quem mora com os pais e não tem muitas despesas aqui no Brasil. 'Contribuindo com a desigualdade' achei uma viagem suas. Vc está gastando no seu país, contribuindo com a economia, ajudando sua família com um bom salário, dando qualidade de vida melhor para eles...enfim, minha opinião. Já morei fora, mas tb tem suas desvantagens. E não vejo vantagem em sair do Brasil por sair, tem alguns países q não tenho interesse nenhum.
Meu maior impeditivo hoje é a carreira da minha esposa, eu sou dev e já trabalho pra uma empresa do US mas ela é personal traineer e isso está nos bloqueando nessa mudança
@@codificarecontemplar acho que isso se chama parceria, pq há três anos atrás foi ela quem abriu mão dos sonhos dela pra eu me dedicar à minha carreira. Nada mais justo do que eu pensar um pouco nela agora, não acha?
Recebi uma proposta para Portugal, mas acredito que não vale me mudar para lá. Mesmo tendo uma qualidade de vida superior, não me sobraria muito do meu salário para fazer outras coisas. Se ganhasse esse salário morando no Brasil, em contrapartida, conseguiria aproveitar muito melhor essa grana, pois onde moro já tenho uma excelente qualidade de vida.
Trabalhar remoto do Brasil não contribui com a desigualdade pelo contrário. Você vai gastar o dinheiro aqui e ajudar a girar a economia local, mais riqueza mais empregos.. Sobre pagar menos imposto, você pensa que ta pagando e transferindo renda pros mais pobres mas na verdade ta pagando salário de 50 mil de juiz, assessor de político e campanha partidária, o que vai do orçamento público para pessoas em situações de vulnerabilidade é mínimo.. se você se sente assim é preferível doar e contribuir com causas sociais diretamente sem o intermédio de um governo..
contribuir com causas sociais diretamente é uma ótima ideia, um amigo que trabalha remoto me falou o mesmo. O quanto tu acha que seria um % bacana de de contribuir pra quem ganha 4k dólares do Brasil?
@@LucasMontano Achei legal vc responder! 🥰 Esse percentual vai depender muito dos gastos de cada um, se tem filho, gastos com familiares. Mas acho que 15% e disponibilizar tempo p/ mentorar outras pessoas seria legal.
Cara, eu concordo com o pessoala aqui. Eu trabalho para uma empresa americana, ganho em dólar, moro no interior de SP, em uma cidade muito boa e muito tranquila, não temos problema com violencia, assaltos, nada. Mesmo assim eu moro em condominio, pra dar uma segurança melhor, posso ter o carro que eu quiser, minha casa tem piscina, faço churrasco todo final de semana, compro o que eu quiser. Sou naturalizado Canadense e morei no Canada por 10 anos, e não troco isso que to vivendo aqui pro andar de onibus e morar em apartmento no Canada, nem ferrando. Eu vou ter que me mudar pros EUA pq minha noiva quer morar la, mas por mim, eu não iria não. Prefiro ficar aqui.
O meu é o ingles e conseguir o trabalho no exterior, sei que quero ir para Holanda, Portugal ou Canadá. Meu parceiro tambem quer morar fora e nós n temos pretensão de ter filhos
Eu quero a Espanha, sempre achei um lindo país! Proximo de Portugal onde tenho varios amigos, sou fluente em espanhol amo madrid, a cidadania vem em 2 anos vivendo legalmente! Estou me preparando para aplicar para vaga Para Espanha!
Eu acho que depende muito de onde vc mora no Brasil. Eu moro em Florianópolis, indice de edução alto, boa segurança, muitas belezas naturais, menor desigualdade (não quer dizer que não tenha). Eu ganho em dólar, pago em torno de 4% de imposto pois sou PJ, então me sobra basicamente 95% do meu salário, mesmo pagando todas as contas e investindo meu dinheiro para ter uma renda passiva no futuro ainda consigo viajar, comer onde quero, ter um carro, pagar tudo a vista. Eu gosto muito de surfar, aqui em floripa posso fazer isso em temperaturas agradáveis durante a maior parte do ano, ai eu me pergunto, vou sair do Brasil para que? Conheço boa parte da Europa e alguns países da america do sul, simplesmente não vale a pena...
Floripa é TOP! Moro aqui também, mas recebo em BRL, por enquanto...
Pode falar um pouco sobre como conseguir pagar apenas os 4% de imposto?
Mas ganhar em dólar no Brasil é muito bom. Ai bem provável não valer a pena sair. Agora tentar fazer tudo isso ai ganhando em Reais.
@@antoniofulgencio4597 no meu caso, a empresa americana apenas emite um invoice do lado de lá, para o lado de cá eu posso emitir a nota com a descrição que eu quiser. Dentre vários CNAE tu pode escolher um com menor taxa visto que o serviço prestado não necessariamente precisa ser "desenvolvedor de software". Existem outras categorias de prestação de serviço de informática. Aqui em floripa existem alguns que tu paga entre 3-5%. No meu caso é 3% + 0,98% da taxa da husky que converte o dólar para a minha conta BR.
@@ViniciusPR813 Concordo, ganhando em reais simplesmente inviável. Acho até que as empresas brasileiras vão sofrer com falta de mão de obra, uma empresa americana que te pague 3k $ vai da +- 15K reais. Para conseguir isso no brasil já é dificil, porém, para uma empresa americana, 3k não é nada visto que o salário de dev lá costuma ser 6k ou mais. Ou seja, vale muito a pena para eles e para você.
Me mudei para o Canadá (Vancouver) no final do ano passado e estou muito satisfeita com a decisão. Simplesmente NADA paga a sensação de poder andar numa rua vazia apenas curtindo a natureza e a caminhada, sem pensar que alguém vai fazer algo comigo por eu estar andando sozinha. Ainda estou me acostumando e desaprendendo alguns "tiques" do Brasil. A quantidade de coisas as quais eu tenho acesso aqui são muito maiores, e eu ainda consigo ajudar a minha família no Brasil. Eu estava até falando com a minha psicóloga sobre isso: eu vivia numa ansiedade e insegurança enorme porque no Brasil as coisas são coisas incertas. A inflação muda muito, qualquer coisa te faz sentir como se tu fosse perder tudo o que conquistou. Aqui no Canadá a economia é super mais estável e eu me sinto no controle das minhas escolhas e consigo fazer planos pensando no longo prazo.
vc trabalha como dev?
@@Dhestor sim
@@stephynusch btw I just love your classes on DIO’s bootcamp…there’s no doubt you’ve got the makings of a great teacher 👨🏫
Keep on keepin’ on!
@@stephynusch pode me dizer como foi sua jornada? e como tu conseguiu?
@@Dhestor eu fiz um vídeo aqui no meu canal explicando :)
Hey, Só um esclarecimento que parece não ter ficado claro: eu compartilhei um sentimento que eu tive no passado, que coincide com o que foi dito no Tweet. Eu não estou julgando quem trabalha remoto ou whatever. Vejo uma galera falando "-- eu discordo de você", mas cara tu não tem que concordar ou discordar de um sentimento que eu tive.
Tendo dito isso, também esclarecendo: atualmente eu não acho que desigualdade é um problema, mas sim pobreza. Digo isso morando em um país que não tem pobreza mas que é muito desigual (e com números crescendo).
De qualquer forma eu apoio qualquer discussão construtiva aqui nos comentários, estou respondendo todos 👍
Abs!
Também acho que o problema é a pobreza.
E imposto para mim é ruim independente se é em bens de consumo ou de renda sobre quem ganha mais.
Sobre produtos é ruim pois quem praticamente gasta todo dinheiro para sobreviver é proporcionalmente mais taxado com imposto sobre produtos. E por outro lado, taxar quem ganha mais é pedir para que os empresários e profissionais qualificados saiam do país.
Quem acaba sofrendo com os impostos, independentemente do tipo do imposto é sempre a ponta mais fraca. Quem não tem escolha de sair do país.
Super sensato o insight: o problema não é desigualdade e sim pobreza. E sentimento é sentimento, ninguém precisa engolir. Obrigado pelos vídeos realistas e motivadores Lucas! Maratonando os vídeos do canal e aprendendo muito!
Muito legal seu comentário, obrigado Lucas.
A propósito estou reunindo conteúdos, seus principalmente sobre trampar fora remotamente por emquanto. Sou do RJ e brother a coisa ta ficando mto ruim aqui. Espero um dia sair pelo menos pro Sul do País(Trabalhando pra gringa) ja seria mto bom . tmj
Sobre isso de estar contribuindo para a desigualdade eu não concordo muito. Tu não estaria contribuindo mais para o país trazendo o dinheiro de empresas europeias pra cá (salário) e injetando na economia daqui do que só manter ele aí?
Quando o cara pensa que a economia é um jogo de soma 0, ele não entende que se ele ficar mais rico, todos com quem ele faz negócio direta e indiretamente ficam mais ricos também. Ninguém sai perdendo nesse cenário.
Odeio envolver política no meio de qualquer assunto, mas parece que esse cara foi doutrinado por ideologias marxistas a achar que o problema do país é o fato de ter muitos ricos, e não o fato de ter muitos pobres. Tem que abandonar esse pensamento tosco.
@@TheAwakeningMission pensei nisso tbm. Eu trazer mais dinheiro pro país não deixa ninguém daqui mais pobre. Não estou tirando dinheiro de ninguém daqui, muito pelo contrário, vou estar consumindo de gente daqui.
concordo
@@TheAwakeningMission Comentário perfeito! Desigualdade não é o problema, o problema é a pobreza.
@Lucas Salazar entre as duas opções, prefiro não pagar imposto pra caralho e utilizar meu dinheiro de uma forma que realmente funciona.
Ganho muito bem daqui do Brasil, mais do que preciso para viver. Sou funcionário CLT e prefiro ficar aqui em Campinas/SP onde fico mais próximo da família e amigos, além de não precisar enfrentar outra cultura.
Falo fluente inglês e espanhol, oportunidades não faltam, mas eu opto por ficar aqui :)
Vivo da mesma forma, moro em Jundiaí/SP cidade com uma qualidade de vida ótima... Trabalho CLT tranquilo de casa e nas férias viajo para fora. Amo viajar e conhecer outros lugares, mas não penso em sair do Brasil de forma alguma
"CLT", "Ganho muito bem aqui, mais do que preciso para viver", "prefiro não enfrentar". Esse comentário é um suco de Campinas aiushesahui
A questão de valor comparado com remoto ainda não me convenceu. Alguém que ganha $8k mês, consegue tirar líquido uns 30k (já descontando impostos e custo de vida, dependendo de onde mora). Com alguns investimentos básicos, da pra viver de renda em 5 anos. Eu acho que isso não seria possível morando fora.
Penso igual a vc, ainda mais com essas taxas de juros atuais.
8k é fora da realidade até mesmo para americanos. Quem ganha isso está em outro nível. Além disso, há também o imposto de renda
Tudo depende do que você busca. Qual o objetivo da grana aplicada? Independência financeira? Aposentadoria? Certamente tem algum objetivo.
Meu ponto é.. você vai conseguir curtir essa sua grana aqui no Brasil? Na minha opinião só vale à pena morar no Brasil se você tiver muito bem de grana. Aliás, essa era minha mentalidade de alguns anos atrás. Hoje eu prefiro sem sombra de dúvidas não ser rico e morar num país (economia) que te ofereça uma boa qualidade de vida, do que ser rico no Brasil.
@@gabrielfeitosa9285 não tão fora da realidade, 8k lá é um senior, meio que esse vídeo ja é direcionado a seniors, os outros n tem nem mt chance fora não
To nessa mesma pegada.
10 anos trabalhando a 95-100k USD / ano
Bem investidos tu aposenta BEM. Morando bem. Podendo viajar pra fora todo ano.
Eu to indo pro Canadá em agosto, recebi uma oferta de trabalho muito boa e não vejo motivos pra ficar no país, acho que isso vai muito do seu momento de vida, eu sou pai, tenho duas filhas e isso impacta diretamente nos objetivos, por exemplo, não existe comparação com o nivel de educação no Brasil e Canadá, a possibilidade de oferecer isso para elas, além de segurança etc, fala muito alto. Fora todo o caos politico e na economia do país
Boa noite, Junior estou me preparando para ir para o Canadá, vc tem alguma dica? Sou Dev .Net Pleno com 4 anos de experiência , vc acha que é uma experiência boa para ir ?
Fala Júnior, bom dia guerreiro, estou montando um planejamento para ir pro Canadá também, estou estudando inglês , mas gostaria de recebe algumas dicas para trasa esse objetivo , trabalho com desenvolvimento web a 4 anos sou pleno hoje uso muito reactjs, react native, php/laravel, node...
Pessoal como vcs conseguem esses empregos no Canadá? Estou em busca de um, poderiam me dar umas dicas, por onde começar a procurar? Obrigada!!!
Parabéns. Tomara que tudo dê certo pra ti.
Também pretendo ir pro Canadá.
Bom dia! Sempre assisto os videos do canal mas nunca comento algum.
O último ponto sobre contribuir com a desigualdade eu ate entendo o ponto do video, mas gostaria de adicionar que para o Brasil, pelo menos na minha visão, é excelente que nós trabalhemos para o exterior com a melhor negociacao possivel, já que isso traz muitos dólares para o Brasil e melhora a nossa economia, além de que para formalizar o dinheiro no Brasil voce precisa pagar os impostos devidos. Esses dólares alem de girarem a nossa economia, caso sejam investidos em educacao, permitem que mais pessoas sejam capacitadas e assim mais gente no futuro possa contribuir para esse circulo virtuoso
Mano, eu lembro que assistia teus vídeos um tempo atrás e me inspirou bastante a seguir esse sonho de morar fora, e finalmente o momento chegou! Estou planejando minha viagem para Portugal com minha família, recebi uma proposta de emprego de lá, e estou muito feliz (e ansioso rs). Não discordo da galera que fala que é um ótimo negócio trampar por aqui recebendo em USD ou EUR, mas, o que apareceu foi uma oportunidade de mudança e eu vou abraçar essa. Obrigado por ser inspiração, Montano!
Pessoal foca muito nos pontos positivos, e nem falam sobre os negativos, o ponto é, vai valer a pena para muitos e para outros não, depende de muito fatores, nem tudo é dinheiro, para muitos existem coisas mais valiosas. Para mim por exemplo, trabalhar remoto para fora seria mais vantajoso, estar perto da família e tudo mais. Sobre o ponto de estar contribuindo com a desigualdade, acho que cada um pode contribuir de forma independente para ajudar o próximo, não esperar simplesmente que o governo faça isso, existem diversas formas de fazer isso, fugir do problema não resolve. Tudo isso na minha opinião claro.
Boa André, de fato ajudar por conta própria pode ser um caminho interessante!
Verdade não concordo com você está contribuindo pra desigualdade acho isso besteira afinal de contas seu poder aquisitivo aumentou e você estando no Br você vai comprar de mercados daqui e dos comércios daqui aumentando até a renda per capta da região como você pode está continuando pra desigualdade ? Afinal de contas só em fazer isso já está ajudando bastante porque vai abrir novas vagas de emprego pra outros.
Eu não vejo muitas pessoas falando sobre o clima, como se fosse algo dispensável, principalmente para quem já tem filhos pequenos e podem ter alergias ao anticongelante na água.
Já tenho um plano de migração em ação. Mas estou estudando, programação e inglês.
Eu sempre fui da turma do "assim que puder, tô saindo". Mas como outros já comentaram, trabalhando remoto e morando aqui dá pra conquistar liberdade financeira bem rápido. E o Brasil é muito grande e diverso. Quem diz que no Brasil não tem qualidade de vida, tá usando como referência grandes capitais. Tem cidade litorânea e de interior que dá pra ter segurança e qualidade de vida, sem precisar de carro ou se preocupar com violência. O Brasil é um país continental, cheio de problemas, mas também cheio de oportunidades. Dando pra ganhar em dólar e morar aqui, vou optar por continuar aqui.
Você conquista liberdade financeira, claro, mas você conquista LIBERDADE de fato? Numa cidade do interior, que seja, você pode sair pra uma festa ou pra casa de um amigo, que seja, e voltar às 11 da noite a pé mexendo no celular ou então com um sapato que NO BRASIL é considerado "luxo"? Tem infraestrutura na cidade? Bons comércios? Estradas e calçadas de qualidade? Acesso ao lazer gratuito? E os impostos? Independente de onde você esteja aqui, vai pagar o dobro do que alguém lá fora graças às alíquotas absurdas, independente de ganhar em dólar/euro ou não. Enfim, são muitas coisas a ponderar.
Oie, me diz uma coisa, como fazer para ganhar em dólar trabalhando aqui mesmo?
@@leticiabraga1307 Trabalhando remotamente para empresas estrangeiras mn
@@tiagosabbioni996 irmão, europa e canadá pagam imposto pra caramba também, quase tanto quanto o brasil
@@gb76231 quase tanto quanto o Brasil? Pelo amor, não fala o que não sabe. Ainda que esse fosse o caso (que não é), lá você paga impostos e tem todos os outros pontos que falei, aqui você paga e vai pro lixo. Nos países europeus com maior VAT, a taxa não passa de 22-24%. Aqui no Brasil ocorre uma sobretaxação que ocasiona em valores muito mais altos do que esse, levando em conta que temos MÚLTIPLOS impostos federais e ainda o ICMS que é estadual. Além disso, claro, temos o imposto de importação que é um dos mais altos do mundo. Pra você ter uma ideia, nem em outros países f**didos da América do Sul como Argentina e Venezuela paga-se um imposto de importação tão alto quanto no Brasil.
Eu moro em Londres e vindo de São Paulo não sinto falta nenhuma!
Parece que morri e tô num paraíso!
É loucura eu sei, mas eu amo morar aqui no Brasil, mais particularmente em JUNDIAÍ-SP, De fato não penso um dia em ir morar em outro lugar, se for pra trabalhar em outro estado ou país terá que ser home office
Ah, e o principal motivo que me move a estar trilhando meu caminho para fora do Brasil, sem sombra de dúvida, é a segurança! Existe uma questão em minha cabeça, que é a seguinte... Agora que consegui me formar e conquistar minha vaga iniciante na área de desenvolvimento, as coisas estão mudando financeiramente e quanto mais me desenvolvo, mais começo a ver o horizonte, pelo qual anteriormente eu não tive acesso, se abrindo...sabe, eu quero muito conseguir aproveitar mais o esforço que tive e estou tendo, sem acabar morto por motivo "besta" em um assalto, quero conseguir provar um pouco oq existe "da ponte pra lá" da vida...mas por outro lado, eu tbm tenho o sentimento de que preciso ajudar a desenvolver as coisas por aqui, pq eu estudei 100% por meio de bolsa de estudos, então acho que é um dever de honra tentar ser parte da mudança do país, e não apenas mudar de país, sei lá, sempre fico pensativo sobre o assunto...Ótimo vídeo, obrigado!
Sobre o ponto de vista que voce se sente na "Obrigação de ficar" eu acho que se quisessem mesmo, tipo mesmoo, os salários já estariam melhores ou pelo menos compatíveis
Amigo foque em você e nas pessoas próximas a você. Esqueça o Brasil, você não pode e não vai. Conseguir mudar o Brasil. Se você for casado s possui filhos ou pretende ter foque neles o Brasil é muito grande para você mudar. Foque em você.
Que raciocínio estranho ahahaha, contribuir com a desigualdade? Você estando no Brasil, você gasta aqui e ajuda a economia local, então o efeito é ao contrário
é de fato é melhor que sair do pais, certo? mas enfim, é o que eu sentia na época
@@LucasMontano ficar=diminui a desigualdade, mas eu iria pro exterior
@@vormavius não é uma competição de quem ajuda mais o Brasil, tá difícil de entender pra muitos aqui
Sou Desenvolvedor Java e estou focado no inglês pra trabalhar remotamente pro exterior, morar fora tem suas vantagens, mas trabalhar do Brasil ganhando em Euro ira me trazer uma independência financeira rapidamente.
Comecei a estudar programação a quase um ano. No meu caso, o meu impeditivo e concluir meus aprendizados, meter a cara em algum projetos de jogos e programas legais e trilhar esse caminho que é interminável, APRENDIZAGEM. Forte abraço e sucesso para tudo nós
Família (tenho uma filha bebê), amigos, burocracia, inglês (speaking), país praticamente livre de guerras entre potências e suas consequências (já que as chances do Brasil se envolver em qualquer conflito são mínimas). Fora que o país (Brasil - por meio dos pagadores de impostos) investiu em mim (cursei uma federal), sinto-me na obrigação de devolver parte desse investimento por meio do pagamento de impostos e prestando serviços aqui, contribuindo com o crescimento local. Isso não quer dizer que eu no futuro eu não vá morar fora ou trabalhar remoto, porque justamente o que mais me incomoda aqui é a forma como a carga tributária funciona, falta de segurança e políticas de curto prazo.
Pois é, o Brasil tem muitos problemas, só que os brasileiros só enxergam os problemas ao invés das coisas boas. Se o Brasil fosse de fato um país tão péssimo, não receberiamos milhares de imigrantes e refugiados todos os anos.
sua faculdade já foi paga com todo o imposto que seus pais e vc pagou durante toda a vida, não acho que faça sentido vc sentir esse ''dever'' em ficar aqui por causa disso.
@@lucasamaral6634 se soubessem a quantidade de europeu, americano e canadense que tem vindo morar no brasil pq aqui é bem melhor
@@MarlonEnglemam vlw cara, fiz técnico em uma federal e sinceramente acabei de sentir uma culpa que acho que eu não deveria, se vc n falasse eu iria ter o trabalho de formular um argumento kkk.
@@MarlonEnglemam essa é só minha opinião e sentimento, não acho que ninguém deva se sentir culpado ou pensar igual. Eu gosto daqui e sinto que posso ajudar a mudar meu país nem que seja um pouco, seja via imposto, seja via conhecimento ou outras iniciativas que vou tocar no futuro. Você pode usar o argumento que meus pais já pagaram os impostos, mas eles também usufruiram de serviços públicos que consumiram esses impostos, como SUS, educação, infraestrutura e outros. Não disse em nenhum momento que o governo é eficiente, é só um sentimento de dever que sinto com minha casa (que não vai ser pra sempre).
Só estou esperando acabar meus cursos, tanto o curso de desenvolvedor quanto meu curso de inglês que acabam em fevereiro de 2023. Aí meus planos é ir pra Europa até final de 2023 se Deus permitir. Tenho esse sonho de morar fora e ter uma qualidade de vida melhor.
Literalmente experiência pra mim... sou Dev Java Júnior e trabalho pra uma empresa dos eua remoto mas mesmo já estando imerso no mercado com equipes internacionais que só falam inglês eu percebo que as empresas têm um pé atrás de fazer o trâmite de te ajudar a se mudar e etc se você não tem muita experiência
Acredita ser mais difícil ser contratado como dev jr do que dev sr por uma empresa de fora? Ou não rola essa diferença? Sempre achei que fosse mais difícil ser contratado por uma empresa gringa quando tu é jr
Cara com ctz é mais difícil, eu percebi que pelo menos na empresa em que estou o pessoal espera um Júnior que tem uma certa autonomia que consegue tocar tarefas sozinho mas precisa de opinião de terceiros mais experientes para tomar decisões importantes, mas no dia a dia se vira… eu vejo que o que importa mesmo é vc saber se comunicar em inglês, entender e ser entendido, mas pra a empresa passar pelo processo de te levar pra um país eu vejo que é mais difícil sendo Júnior, mas já fiz entrevistas em que o objetivo e esse, ou seja não e impossível, só significa que é diferente
Falaram besteira sobre desigualdade no vídeo.
O problema não é o quanto se ganha do país mais rico, mas é o que causa a pobreza no Brasil.
E se tu acha que a solução é cobrar mais imposto, tu é parte do problema.
Se querem referência, deveriam pesquisar e citar Suíça, Liechtenstein, Texas, Coreia do Sul. Holanda e outros países social democratas estão em declínio, muito em função da mentalidade estatista de quem mora lá.
Ter um sonho é diferente em ter um objetivo.
Cara, hoje meu impeditivo é apenas a fluência no inglês... Mas estou trabalhando nisso, 🚀
Ainda moro pq já trabalhei com projetos internacionais em uma multi nacional como GPM, e não gostei da cultura e relacionamento com estrangeiros (americanos, canadenses, europeus e sul africanos..). Troquei de emprego para uma empresa gigante (mas brasileira apenas) salário mto³ maior pelo meu know how que trouxe das experiências anteriores e hoje recebo salário de um executivo, moro em uma cidade do interior de Santa Catarina e tenho uma qualidade de vida que jamais imaginei ter..
Não, tem de ter transferência de renda não. A verdade é que se houver mais oportunidade e menos atrapalhos já seria suficiente para uma renda base trazida pelo próprio comércio.
% desemprego alto de fato é um problema, mas não se seria o suficiente tendo em vista que um salário mínimo no Brasil, não chega a ser o mínimo… teria que aumentar a produtividade do país, mas aí precisa investir em capacitação e oportunidade, precisa ter comida na mesa da criança pra ela focar no estudo e não na fome… mas enfim, eu falava do meu sentimento e entendo que o problema não é tão simples de se resolver
Ano que vem 2023 estarei saindo do Brasil.
Planejamento está em prática, grana sendo juntada e habilidade técnica sendo desenvolvida.
Foco total no meu maior sonho!
Obrigado pelo Video!
É uma das grandes metas mas me falta:
-Experiência de mercado
-Terminar a faculdade
Passaporte eu tirei essa semana e estou correndo atrás do meu direito a cidadania portuguesa para facilitar a burocracia (tanto na europa como na américa do norte).
Apesar de terminar a faculdade não ser essencial para ter emprego com certeza trará mais segurança a você enquanto profissional pois vários países possuem leis favoráveis a profissionais qualificados academicamente.
Quanto a experiencia... bem, eu to no terceiro semestre da faculdade e nao consegui nenhum estágio até agora. Preciso me qualificar mais para conseguir algo pois a competição é muito acirrada aqui no rio (devido a falta de empresas tech).
E ai como ta?
@@PatrickJD to no quarto, entrei para uma pesquisa na faculdade, peguei o meu primeiro estágio esse mês msm e comecei a namorar.... Uma rotina aoertada no minimo, mas ao menos estou mais próximo de atingir meu sonho
@@Daniel_Ben_Avraham bacana demais
O que mais me impede hoje, sinceramente, acho que são os outros trabalhos que eu pego aqui no BR, que tomam meu tempo, me dão dinheiro, mas me impedem de focar em sair aplicando pra vagas no exterior rs
talvez seja falta de planejamento da minha parte mesmo, porque querer eu quero, mas talvez ainda não seja a hora rs
Maior impeditivo hoje é a qualificaçao, ainda não estou apto o suficiente para me candidatar para vagas! mas um eu dia chego lá!
Ótimo vídeo Lucas! abração
Pra mim tbm! Um dia a gnt chega lá
@@JayPy06 bora mulequeeeeee
Pra mim é a qualificação, mas principalmente a lingua. Consigo ler coisas técnicas em inglês, mas não tenho a mínima ideia de onde vou aprender a me comunicar em inglês...
@@otiagosantoscode Tiago atualmente eu gerencio uma escola de idiomas e pelo o que eu observo, a melhor maneira de tu conseguir adquirir a comunicação com alguém, é se expondo. tem vários sites que tu consegue conversar com pessoas nativas, utilizao duolingo para ampliar o seu vocabulário e ajuda também a fixar, por mais que seja repetitivo, tu nunca mais esquece as palavras que estão lá. Tu precisa bater a cara! assiste série com legenda inglês, depois assiste sem legenda (vai ser bem difícil) pra dai sim melhorar a escuta, infelizmente apenas lendo, e lendo coisa técnica, não vai fazer tu conseguir falar com as pessoas, tu não precisa saber as regras certinho como por exemplo a diferença de "your e you're" pq nem os americanos seguem essa regra, tu precisa passar a ideia do que você quer falar e compreendar a ideia do outro, inglês é uma das línguas mais fáceis de se aprender, eu aprendi jogando tibia desde meus 9 anos de idade, falava tudo completamente errado gramaticalmente, mas conseguia me comunicar e fazer meus corre de vender BP de SD's KKKKKKK
(sério, inglês é fácil)
abraços
@@eduardolange3151 to ligado nisso tudo, inclusive acompanho varios canais gringos de tecnologia e entendo boa parte do que é dito sem legenda. Basta me concentrar bem no que é dito e estar num contexto que eu esteja a par. Meu problema é realmente formar frases, pois não basta traduzir de forma literal, precisa ter um mínimo de coesão de acordo com as expressões que utilizam senão não entendem nada pelo que ando percebendo.
Sinto que só vou aprender se eu praticar em situações reais, o problema é em como eu vou me inserir nisso...
Meu impeditivo tem sido a necessidade (ou ao menos facilidade) de se imigrar para os EUA tendo um diploma. Pelo menos no meu caso sair para outro país que não seja os EUA não é uma opção, ou pelo menos não a primeira opção. Tenho passaporte europeu, mas acho bem mais difícil me acostumar a sair de um país com proporções continentais como o Brasil, vivendo afastado de um grande centro e portanto com uma casa espaçosa, pouco trânsito, etc, pra viver num país europeu onde tudo é bem mais "apertado", por isso os EUA são pra mim a melhor opção.
Estou no Brasil pq sou pobre, sei apenas o inglês básico e ainda tô estudando programação kkkk, brincadeiras a parte....Me de uma dica eu estudo, estudo a teoria e na hora de por na prática nos projetos não consigo aplicar sozinho, tenho que ficar revisando os conceitos, isso é normal ou tem algo que eu possa fazer para melhorar ?
O que me falta: Inglês + Experiência + Conhecimento.
Hj trabalho na área, estou fazendo um curso de inglês e ano que vem quero fazer uma graduação
basicamente estou trilhando o caminho, porem estou naquela "O pais não importa, o que importa é morar no exterior". Ainda não escolhi o pais de destino, Na verdade agora estou buscando as skills necessárias...
qual sua idade, irmão?
@@yuriassiss 32 (é estou um pouco velho) mudei de carreira a uns 3 anos, trabalho a 2 com web numa agencia publicidade.
Se nao tem um lugar pra onde ir qualquer caminho voce deve aceitar, não vejo isso como objetivo e mais como desespero, desculpe mas penso assim
@@kkeee1, não falei que não tenho objetivo, mas acredito que temos que tomar um passo de cada vez, e se focar no passo atual.
Peguei o objetivo geral que é trabalhar no exterior e quebrei em micro objetivos (é o que todo dev faz: pega um problema de escopo aberto e quebra em vários de escopo fechado).
O objetivo de hoje é ganhar skils para poder se candidatar as vagas. Quando eu conseguir me virar razoavelmente no inglês, começo a me candidatar e me informar sobre morar no exterior.
Sem inglês mesmo que eu fosse um sênior com 20 anos de experiência não passaria nas entrevistas das gringa.
Eu ainda sonho com oportunidade de ter uma experiência fora, mais hoje vejo que a lingua é o meu maior impeditivo, não me sinto preparado embora eu venha estudando o inglês, até tenho recebido propostas para aplicar para vagas fora, só que nunca me sinto capaz com inglês que tenho hoje.
Excelentes reflexões. Obrigado!
Nesse momento ainda tenho receio sobre estar pronto ou não tecnicamente. Trabalho há 1 ano e meio com Ruby on Rails mas tenho sim muita vontade de ir morar fora, especialmente algum país da Europa ou Canadá. Em contrapartida, mudei de carreira aos 30 anos, então fica aquele receio de que se eu for mudar de país muito tarde, já não vão me querer... No geral, estou focando em cobrir o máximo de lacunas possíveis no meu desempenho técnico pra não quebrar a cara.
Quando eu conseguir um trampo remoto ganhando em moeda forte uma das duas Canadá ou Paraguay.
Paraguai você tem zero imposto para dinheiro de fora e uma segurança maior que o Brasil principalmente Juridicamente.
E impostos menor Poder de compra Maior
O problema não é a desigualdade mano.. é a miséria
visitei Amsterdã uma vez e, realmente, chega a ser dificil explicar o q é uma qualidade de vida boa ai comparada com uma qualidade vida boa aqui. Eu costumo dizer q é tipo uma cidade/vida de filme sessao da tarde: pessoas parecem felizes, transporte e seguranca funcionam e as preocupações das pessoas parecem ser triviais (de um ponto de vista superficial - n conheci nenhum holandês)
eu vim como turista e senti o mesmo em 2014… e agora moro a três anos aqui e sinto o mesmo ainda. Por sinal, segundo um estudo as crianças aqui são as mais felizes do mundo (não sei como foi feito a pesquisa) 😂
@@LucasMontano com essa informação agora só consigo lembrar da história que o guia contou no bairro das luzes vermelhas que tem uma escola de jardim de infância e que os pais contam para as crianças que as mulheres ali da rua ficam com pouca roupa pq a luz vermelha das janelas da muito calor ou algo assim kk😮😂
Recomenda começar estudar com os cursos da Udemy?
No momento meu maior impeditivo sou eu mesmo, estou lutando para consumir o máximo de conhecimento possível para o quanto antes adentrar no mercado!!! 27/05/2022
Meu impeditivo é que comecei recentemente (estágio), e por consequência o salário, mas já estou me planejando para isso. Entre escolher em ganhar em dólar no Brasil ou ir para outro país e ter um poder de compra "menor", sem dúvidas escolheria ir para outro país.
Ao contrário de muitos aqui meu maior empecilho hoje não é o financeiro e nem a língua (inglês), o meu é a questão realmente do trabalho, não possuo diploma superior e acho que minha experiência de trabalho (comércio, de uma grande empresa europeia) não é suficiente para arrumar uma vaga em outro país, outra coisa também é a questão da legalização e permanência, não tenho mais idade para me "aventurar" e se der errado voltar, pq já decidi, se sair não volto mais.
Eu quero ajudar a minha família aqui no Brasil com o dinheiro de trampo remoto. A maioria está desempregado ou em subemprego. Isso sim é ajudar a combater a desigualdade, e não confiar que um Estado falido (ou não falido) faça isso por mim.
Eu não sei porque as pessoas gostam de tentar "criminalizar" moralmente a riqueza. Fazer o bem é individual, e isso não tem a ver com dinheiro ou país, tem a ver com o caráter de cada um.
O que me falta? Oportunidade. Trabalho com telecomunicações a 4 anos e estou tentando aplicar para o visto de trabalho no Canadá por meio desse noc. O que me falta é eles olharem para o meu currículo e me contratarem e eu fazer meu visto por meio de uma Job Offer.... Mas isso é muitoooo difícil.
Gosto do meu país e quero estar aqui para mudá-lo :)
Cara é isso que penso o certo é permanecer aqui e lutar para melhorar o nosso país...
Inocente
@@diogovieira5563 egoísta 😊
Primeiro passo: esquece
Segundo passo: adapte-se ao sistema
@@cst1457 não, obrigado. Vou continuar fazendo minha parte :)
Em execução, faço o que está sob meu controle. Terminando a faculdade, construindo tempo de experiência, inglês em dia, cada vez mais preparado para entrevistas e code challenges, aplicando para muitas vagas com currículo no esquema que a gringa pede... já recebo retornos, mas em uma proporção muuuito pequena. Mesmo sendo pleno no BR, o pouco tempo de experiência parece ser algo que as emps europeias não "compram"... enfim, sigo de olho e tentando
quero sair do Brasil porem n tenho grana, estou estudando programação para ter experiência e sair daqui com experiência.
Basicamente família 😐 mas está nos meus planos trabalhar remoto pra fora e quando for conveniente passar uns meses ou anos fora.
Se fosse começar a estudar hoje, qual o caminho, na sua opinião seria o ideal?
Hoje moro na Suécia e estou começando a estudar para mudar de profissão, mas como não tenho quase nenhuma experiência com programação não sei mto bem nem por onde começar. Se vc busca informações na internet vc sempre encontra aqueles q nunca fizeram nenhum curso e conseguiram trabalhos nas gigantes, ou aqueles que falam q vc deve fazer um curso de uma linguagem X pq eh o futuro, ou até mesmo aqueles q falam q pra vc se dar bem vc deve ter uma boa base, que vc adquiri com faculdade e tals. Por enquanto estou estudando por mim mesmo, conteúdo gratuito mas acho q patino demais.
Então a dúvida eh…Vale mesmo a pena pagar por um curso aqui na Europa, facilita para aplicar para vagas aqui?
Teria o mesmo peso se eu fizesse um curso no Brasil?
Oq dizer sobre uma faculdade EAD?
Se puder comenta ai, gostaria de saber a opinião de pessoas que estão no meio hj, ou que ja estiveram na mesma situação q eu estou.
Valeu!!
A pergunta que não quer calar, não tem uns lugares mais quentinhos não? 👀 Uma vez vi uma brasileira que casou com um americano, porém a cidade é no meio do deserto então ao menos de dia não é tão frio na média do ano.
Também penso em trabalhar para os gringos de casa mesmo e viajar somente a passeio.
Gosto muito de morar em Aracaju-Se, uma capital pequena e aconchegante.
Isso de aumentar a desigualdade não faz o menor sentido (muito pelo contrário)... Cuidado com o que falam, vocês são formadores de opinião...
Tenho planos de tentar uma job offer no Canadá, meus impeditivos hoje são a experiência, pois ainda não me considero nem pleno nas tecnologias que conheço, e o inglês, que está em segundo plano, pois os estudos e trabalho demandam muito tempo, por eu considerar a exp. em programação mais importante.
Se você postergar o seu estudo de inglês, ele se tornará o seu maior impeditivo no futuro.
O aprendizado de idiomas é um processo lento e demorado, para chegar em um nível bom, em média, você precisa de mais de 2 anos de estudo. Tente estudar pelo menos 30 minutinhos por dia.
@@lucasfelix7788 Vou seguir seu conselho e me esforçar mais nesse sentido, obrigado!
Oi Lucas Montano do canal Lucas Montando.
Cara, e muito boa essas musicas que tu usa no background
por enquanto, meu impeditivo é:
- Não posso deixar minha mãe sozinha. Mas minha irmã ta indo morar cm ela e logo isso não vai mais ser impedimento.
- Estou no meio do doutorado. Mas em 2025 eu termino e estarei livre pra ir pra Europa.
- Falta de grana. Mas estou trabalhando e juntando um montante que seja suficiente pra pelo menos chegar lá. Chegando lá eu arrumo emprego de qualquer coisa e ja resolvo isso.
- Falta de fluência no inglês/Francês. Mas estou estudando. no inglês eu já me garanto transmitir uma mensagem, mas não sou fluente. Tenho dificuldade de compreensão. No francês estou iniciando por tenho planos de ir pra França ou Suíça.
Estou trabalhando nesse projeto de morar no exterior e mudar a história da minha família. Em nome de Jesus vai dar certo.
País que não pode demitir já é de se abrir o olho, enfim... Sou de Itajaí/SC, pensa numa região boa pra morar, saúde, educação, segurança e tudo mais. Quero ser um dev, mas se trabalhar pra empresa de fora, não me interessa ir pra fora não, já quis, mas a palhaçada que fizeram durante a pandemia, me desanimou muito. (MINHA OPINIÃO)
Esta é uma pergunta que a cada ano pode ter uma resposta diferente, dependendo de como vai a economia do Brasil, a economia do resto do mundo, de como são as perspectivas e planejamentos de cada um.
Em 2010 valia a pena ir pros EUA (solteiro sem filhos), em 2012 já não valia mais (família sonhos e perspectivas possíveis no Brasil), 2018 (inflação iniciando e salários corroendo, familiares indo pro exterior em "definitivo"), 2019 pandemia e redescoberta do trabalho remoto o , 2022 (oportunidades de trabalho remoto).
Acho que existe um perfil específico de amigos que vão para o exterior(com família ou não) mas pode ser somente o meu entorno.
Primeiramente que o problema não é desigualdade e sim pobreza.
Desigual todos somos. Forçar igualdade tirando dos outros a força é um dos piores crimes normalizados da atualidade
Eu acabei de chegar em Londres, achei o lugar maravilhoso.
Não quero voltar para o Brasil tão cedo kkk
Agora só falta arrumar um trampo como dev kkk
dale! boa sorte Jeferson!
Eu não sei se entendi direito, mas a comparação de trabalhar remoto do Brasil recebendo em euro/dolar seria que trabalhando do BR seria cobrado imposto na última faixa do imposto de pessoa física (27,5%). Acho que não ocorre dessa forma porque os contratos pra fora normalmente seguem modalidade de PJ, então o imposto chega até uns 12% nas emissões das notas, e tem pessoas que conseguem até menos, então não seria 27,5% como acontece na CLT BR hoje.
Eu tenho intenção de sair para fora do país, mas o local que eu quero eu e minha esposa vamos precisar de um graduação finalizada para poder seguir o plano que queremos para as nossa carreiras. Se fosse só sair por sair, acho que não tem desculpa, tem muitos países de opção e sendo um dev ou da área de tecnologia, praticamente todos eles podem ser uma opção.
Top, vídeo muito informativo, gostei obrigado
Sinto que tenho um bom inglês mas fico com medo de pegar uma entrevista
9:30 Não necessariamente a transferência, mas o incentivo e manutenção da produção. Tomar de alguém pra dar a outro alguém não resolve o problema.
Meu impedimento seria questão financeira e experiência profissional.
Caraca, eu só queria saber aonde tem esse apto de 2.4k por mes com tudo isso que o cara comentou lá no twitter, pq eu quero muito, e não to achando (claro deve achar, mas deve ser num apartamento MUITO menor do que alguem gostaria de morar, IMO conforto não é so piscina e cinema no condominio, mas também ter um apto/casa com espaço e não um apertamento como eu mesmo sempre morei).
Sou iniciante nesse meio todo, optei por essa área de programação, por ser algo interessante e que honestamente gosto e ao mesmo tempo tenho o sonho de sair do Brasil, tem isso de certas linguagens você não ser contratado por alguém lá de fora? Um front-end JS eu conseguiria por exemplo?
Jr é complicado pela inexperiência. Foca em se desenvolver e pegar experiência por aqui inicialmente.
@@alvespedro decidi ir pro mobile, estou estudando flutter, agora é só questão de tempo e de aprendizado hehehe
Eu me mudei para Alemanha em 2019, estava terminando Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal e recebi uma oferta para trabalhar como assistente de pesquisa em um instituto tecnológico. Depois que vivenciei como é morar em um país desenvolvido, não quis mais voltar para o Brasil e comecei a aplicar para vagas de trabalho em quanto terminava meu estágio, só que aqui, diferente da Holanda para conseguir o Blue Card é necessário ter uma graduação completa e tanto o curso quanto a universidade devem ser reconhecidos pelo governo Alemão.
Descobri mais tarde que há outras opções, mas você precisa comprovar ~5 anos de experiência no ramo de trabalho, o que não era meu caso, já que meu primeiro emprego, foi o estágio aqui na Alemanha.
Vc falava apenas inglês ou alemão tambem?
@@conduta8623 Apenas ingles, tinha acabado de voltar de um intercambio no Canadá quando recebi esse convite, meu conhecimento em alemao era 0. Contudo, era um instituto de pesquisa, lá eu poderia trabalhar apenas com ingles.
Eu estou fazendo mais ou menos o inverso do que a galera faz, no geral.
Mudei para a Irlanda, mas sem profissão ou formação alguma, pois tive que escolher entre estudar ou vir para cá.
Agora estando aqui, estou tentando migrar de Kitchen Porter para dev.
Atualmente moro em Portugal, não vim pra cá como dev imigrante,, me tornei dev aqui e agora meus proximos passos são sair daqui! hahaha
Queria muito ir para Holanda, mas meu foco no atual é ir para o Canadá. Então estou na mesma posição que nossos amigos que ainda estão no Br. O plano começou a ser traçado e espero que no maximo 3 anos conseguir completar isso!
Me diz amigo, o que faz voce querer mudar de pais de novo? É porque o canadá é mais atraente/paga melhor ou porque tem algo Portugal?
Considerando que portugal paga muito bem seus Devs e que é a minha meta imigrar para lá/aí eu fiquei bem intrigado.
Olá @@Daniel_Ben_Avraham , cara.. eu vim para Portugal com a ideia de ficar aqui até ter a nacionalidade portuguesa e depois morar em outros paises da EU.. e para finalizar essa vida de "nomad"minha ideia sempre foi ir para o Canada.. Pq Canada? Eu vejo o Canada como um país que tudo deu certo saca?! Povo educado, um país onde as coisas funcionam, saude publica para todos.. Por N motivos.. Sem contar que lá se paga muito bem para devs tbm! hjkkk É mais por isso mano!
Olá @@Daniel_Ben_Avraham , cara.. eu vim para Portugal com a ideia de ficar aqui até ter a nacionalidade portuguesa e depois morar em outros paises da EU.. e para finalizar essa vida de "nomad"minha ideia sempre foi ir para o Canada.. Pq Canada? Eu vejo o Canada como um país que tudo deu certo saca?! Povo educado, um país onde as coisas funcionam, saude publica para todos.. Por N motivos.. Sem contar que lá se paga muito bem para devs tbm! hjkkk É mais por isso mano!
Sou de boa vista-RR. Aqui simplesmente não tem trabalho como programador. Tentei vagas online, mas querem experiência. E agora?
No LinkedIn existem vagas 100% remotas e que contratam até mesmo pessoas sem experiência. Organize o seu perfil e tente procurar por vagas que sejam compatíveis com a sua Stack.
Tenho certeza que você vai conseguir! Boa sorte.
Ainda estou mastigando. Tenho medo do meu relacionamento acabar. Preciso né sentir seguro antes de ir.
Terminar meu curso, conseguir experiencia em Dev Jr. e o ingles... Espero conseguir, fé...
Bom, não assisti o video, mas pelo titulo ja sei como responder.
Estou no brasil ainda porquê, não falo inglês e não sei programar, ainda.
Trabalho com infra, mas estou pensando em migrar ilegalmente para os EUA ou Portugal, trabalhar na construção civil, abandonar TI de vez.
Qual as melhores cidades brasileiras para DEVS vc recomendaria?
Sou do interior e estou terminando TADS e gostaria de saber as melhores opções para que eu possa me mudar e começar minha vida de DEV.
Brasilia, São Paulo e BH na minha opinião são as que tem maior demanda e grandes consultorias para se trabalhar. Porem não acho que seja necessário residir nelas para estar atuando nessas empresas. Trabalho em uma grande empresa que antes da pandemia não queria remoto, mas hoje não tem a mínima pretenção de voltar para o presencial(com exceção de alguns setores de negócios). Muita gente de fora foi contratada durante a pandemia e muitas das pessoas que moravam aqui so para poder trabalhar na empresa ja voltaram para sua cidade.
Nesse sentindo a melhor cidade é aquela que encaixa com o seu estilo de vida, custo de vida menor e melhor qualidade de vida.
A partir do ano que vem to botando esse plano no papel e a meta é até 2024 estar fora.
Só não adianto isso mais ainda pq consegui um emprego muito bom e tive que me mudar da cidade em que morava, então ainda estou na "marola" de conquistar pagar as despesas que tive que fazer pra viajar, alugar casa comprar utensílios, etc...
Além de defender meu TCC agora em fevereiro pretendo passar o ano que vem fazendo algum curso de inglês e aprendendo alguma linguagem de programação.
Sou analista de sistemas e trabalho com PL/SQL então ainda estou em dúvida de qual área seguir na programação ( Seguir na ciência de dados ou partir pra algo na área de dev ).
Se alguém tiver alguma dica/sugestão, sou todo "ouvidos" :p
Eu ajudo a combater a desigualdade gastando meu dinheiro e doando ele e não entregando para políticos gordos e ladroes usarem para para dar joias para suas amantes.
Oi Lucas! Gosto muito do seu canal.
Eu tenho muito interesse em trabalhar para o exterior mas não necessariamente sair do Brasil.
Vejo que a melhor oportunidade para mim nesse momento seria trabalhar remoto no exterior e continuar vivendo no Brasil (muito por conta de família).
Eu acho que já sou capaz de prestar vagas fora, e já trabalhei com gringos, então inglês não seria o problema. Porém ainda quero ganhar muita XP no Brasil antes de começar a fazer essa busca. Como sou de outra área (Ciência de Dados), ainda existe muitas coisas de Engenharia de Software que tenho interesse em aprender.
Não pare de postar seus vídeos, eles me ajudam muito
Comece a aplicar e fazer entrevistas. Empresas pegam gente junior, principalmente no exterior.
Imposto é roubo só quando a pessoa paga. Mas quando a pessoa perde o emprego e precisa de qualquer assistência como o SUS ou o seguro desemprego daí não é roubo mais.
Em ordem as coisas que me impede são:
- não faço ideia da base de conhecimento necessário para trabalhar lá fora e sempre fico naquela de que o que eu sei não é o suficiente
- conhecimento de países legais (alguma cultura que me agrade) e conhecimento quanto a facilidade de ficar lá (no sentido burocrático do visto)
- meu inglês hoje também não considero bom (tenho uma facilidade em aprender, porém cara, se tem algo que me atrapalha MUITO em qualquer coisa é eu aprender algo e não botar em prática no dia a dia... Já participei daqueles grupos no discord onde a galera entra pra praticar principalmente o inglês, mas seila, não achei muito cativante, acredito que eu precise dar outra chance)
amigo estes grupos aonde "brasileiros" tentar conversar em ingles infelizmente nao ajuda muito, mas aqui se precisar de algumas dicas estou aqui pra ajudar, mal falo com gringos em ingles, mas quando falo me viro tranquilo, e ate hoje nao gastei 1 real pra aprender.
Conteúdo feraaa !! Espero que dê certo eu migrar pro exterior.
Leve toque de programador... mano o "porque" ali no título tá bizarro. kkk
Fala Lucas, beleza?
Acho que quando as pessoas dizem "dinheiro", deve ser por questões como aluguel, carro, móveis, sustentar a família nos primeiros meses até que outros membros possam trabalhar. Quando chegamos em outro país, você geralmente vai somente com as roupas e alguns itens pessoais.. é praticamente começar do zero. Fazer isso com dinheiro é mais tranquilo.
Valeu
Eu estou indo para o Canadá via College (Minha esposa com o Study Permit e eu com o OWP). Sinceramente, estou com um pouco de medo de não conseguir emprego logo de cara. Além das oportunidades de ganhar em dólar no Brasil estarem chovendo e conseguir viver muito bem. Mas ainda sim achei a ideia de morar em um país mais estável uma opção melhor para nós.
Espero estar certo!
Quais são essas oportunidades de ganhar em dólar de home office no Brasil? Estou em busca de uma, poderia me dar uma dica? Muito obrigada!!!
@@leticiabraga1307 Claro Letícia! Há diversas recrutadoras da Argentina, Colombia, Chile, etc que querem desenvolvedores LATAM e pagam em USD.
Eu vou te falar duas que não param de me contatar já faz algum tempo: Nexton e Nearsure. Essas duas empresas com certeza terão oportunidades para vc tentar!
Muito obrigadaaa, vou aplicar com certeza.
@@PauloCarvalho-tj7vn não fique com medo por causa do emprego no Canadá, minha irmã foi fazer doutorado e o marido é farmacêutico e foi com ela, ele tinha medo porque aqui ele ganhava bem, mas chegando lá, ele conseguiu um emprego em menos de duas semanas e eles nem pensam mais em voltar aqui. Não tem nem comparação entre a vida que eles tem lá com menos de 01 ano e a vida que eles tinham aqui. Estou me preparando para ir lá também.
@@leticiabraga1307 Que bacana! É mais aquele frio na barriga de dar errado, mas tenho confiança que se eu me preparar bem para as entrevistas eu acabe conseguindo alguma job offer!
Essa falsa correlação de imposto e desigualdade me pegou. Ademas, desigualdade nem é um problema, pois imagine um bairro onde de um lado só moram bilionários e do outro lado só milionários. Uma baita desigualdade, certo ? Apesar disso, ninguém vê problemas nessa situação.
Já morei fora mas voltei pro Brasil. Hoje consigo no Brasil um salário igual morando fora, consigo economizar/investir mais, consigo viajar pra fora quando quiser e por quanto tempo quiser (trabalhando remoto e ganhando bem), e ainda fico perto da família que foi uma das unicas coisas ruins de morar fora.
Me sentir seguro fora do Brasil enquanto minha família continua aqui, não é uma vantagem pra mim, continuo me sentindo inseguro se minha família não esta segura.
E isso é o pq EU estou no Brasil, pq pra MINHA vida é melhor. Cada um faz o que quer e vai pra onde quer xD
Por que eu quero Lucas, obrigado pelo vídeo.
Eu , ainda , estou no Brasil porque, por enquanto, não consegui uma boa estratégia para ir com meus cachorros a outro país( com passagem só de ida!!!!!)! Apenas e tão somente por isso! Abraços!
Por que eu to indo embora do Brasil?
Segurança: cansei de ser assaltado, aqui em Curitiba ando acelerado e enchergo no olho das pessoas insegurança e desconfiança seja qual for o gênero.
Salario Minimo: eu me pergunto se alguém no Brasil sobrevive com um, sou solteiro e não tenho filhos e não da nem para pagar as contas.
Imposto e Juros Abusivos: compre uma casa e pague 2, compre uma carro e pague 3. IPVA, IPTU, ..............
Corrupção e impunidade:
Artigo 7°: “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei” HAHAHAHAHAHA
Começei a trabalhar adolecente ainda e sai de casa cedo, não consegui fazer faculdade ( não por opcção, aliás a unica que tive foi estudar ou trabalhar ). Até tentei um curso tecnico na PUC mais tive escolher denovo. Fui demitido e agora vou conseguir ir pra Europa. Não queria deixar o Brasil mas por esses motivos e por outros eu escolhi a Europa.
Meu impeditivo agora é não saber como sair mesmo. Eu trabalho pra uma empresa nos EUA e ganho em dólar, mas não queria ter que trocar de empresa pra sair do Brasil. Então tenho dúvida se existe algum visto que encaixe com a minha situação atual
Caso você tenha uma boa relação com a empresa pode pedir um sponsor de visto H1-B (temporário) ou, quem sabe, um visto imigratório da categoria EB, que te daria direito a um Green Card após a aprovação do mesmo. Tem também uma categoria EB-2 NIW que te permite demonstrar ao próprio governo americano seu valor como mão de obra no país, enfim, o jeito mais fácil seria entrar em contato com um advogado de imigração.
⚠️ Você mora onde? Meu problema é dinheiro, e não sei onde começar a resolver
Acho muito mais interessante ser nômade digital q mudar para outro país. Principlamente quem mora com os pais e não tem muitas despesas aqui no Brasil. 'Contribuindo com a desigualdade' achei uma viagem suas. Vc está gastando no seu país, contribuindo com a economia, ajudando sua família com um bom salário, dando qualidade de vida melhor para eles...enfim, minha opinião. Já morei fora, mas tb tem suas desvantagens. E não vejo vantagem em sair do Brasil por sair, tem alguns países q não tenho interesse nenhum.
Meu maior impeditivo hoje é a carreira da minha esposa, eu sou dev e já trabalho pra uma empresa do US mas ela é personal traineer e isso está nos bloqueando nessa mudança
Também..meu esposo é cabeca dura
@@ACarolS2 viaja com ele pra um país bem magnífico que ele muda de ideia rapidinho kkkkk
Tal impeditivo nesse caso é mental. Na importância dada ao outro. No auto-abandono de si mesmo em prol do querer do outro.
UE, ela pode muito bem ser personal em outro país.
@@codificarecontemplar acho que isso se chama parceria, pq há três anos atrás foi ela quem abriu mão dos sonhos dela pra eu me dedicar à minha carreira. Nada mais justo do que eu pensar um pouco nela agora, não acha?
Quero ir pra Europa pra algum local não tao frio trabalhar com algo razoavel a principio.
Recebi uma proposta para Portugal, mas acredito que não vale me mudar para lá. Mesmo tendo uma qualidade de vida superior, não me sobraria muito do meu salário para fazer outras coisas. Se ganhasse esse salário morando no Brasil, em contrapartida, conseguiria aproveitar muito melhor essa grana, pois onde moro já tenho uma excelente qualidade de vida.
Trabalhar remoto do Brasil não contribui com a desigualdade pelo contrário. Você vai gastar o dinheiro aqui e ajudar a girar a economia local, mais riqueza mais empregos..
Sobre pagar menos imposto, você pensa que ta pagando e transferindo renda pros mais pobres mas na verdade ta pagando salário de 50 mil de juiz, assessor de político e campanha partidária, o que vai do orçamento público para pessoas em situações de vulnerabilidade é mínimo.. se você se sente assim é preferível doar e contribuir com causas sociais diretamente sem o intermédio de um governo..
fora poder pegar uma parte do dinheiro e ajudar pessoas da própria família/comunidade a crescerem na vida..
up
contribuir com causas sociais diretamente é uma ótima ideia, um amigo que trabalha remoto me falou o mesmo. O quanto tu acha que seria um % bacana de de contribuir pra quem ganha 4k dólares do Brasil?
@@LucasMontano
Achei legal vc responder! 🥰
Esse percentual vai depender muito dos gastos de cada um, se tem filho, gastos com familiares. Mas acho que 15% e disponibilizar tempo p/ mentorar outras pessoas seria legal.
"Se não tiver imposto, vai continuar tendo desigualdade..." essa foi tensooo em
Cara, eu concordo com o pessoala aqui. Eu trabalho para uma empresa americana, ganho em dólar, moro no interior de SP, em uma cidade muito boa e muito tranquila, não temos problema com violencia, assaltos, nada. Mesmo assim eu moro em condominio, pra dar uma segurança melhor, posso ter o carro que eu quiser, minha casa tem piscina, faço churrasco todo final de semana, compro o que eu quiser. Sou naturalizado Canadense e morei no Canada por 10 anos, e não troco isso que to vivendo aqui pro andar de onibus e morar em apartmento no Canada, nem ferrando.
Eu vou ter que me mudar pros EUA pq minha noiva quer morar la, mas por mim, eu não iria não. Prefiro ficar aqui.
"Eu vou ter que me mudar para o EUA pq minha noiva quer morar lá" pesado kkkk
O meu é o ingles e conseguir o trabalho no exterior, sei que quero ir para Holanda, Portugal ou Canadá. Meu parceiro tambem quer morar fora e nós n temos pretensão de ter filhos
Eu quero a Espanha, sempre achei um lindo país! Proximo de Portugal onde tenho varios amigos, sou fluente em espanhol amo madrid, a cidadania vem em 2 anos vivendo legalmente! Estou me preparando para aplicar para vaga Para Espanha!