Gente... Eu me vi no lugar desse prof que chorou aí. Peguei uma turma de ensino médio tão terrível que eu não conseguia dar aula, isso me jogou num quadro de depressão que eu só fazia chorar ou sofrer o ano inteiro. Depois meu quadro piorou e hoje preciso tomar medicação para controlar ansiedade. É isso Brasil.
Eu tenho chorado todos os dias, até porque, eu APANHO do aluno com autismo que tenho na sala... 😢 Nenhuma capacitação e nem apoio da própria escola... que ano, meu Deus!
Hoje além da indisciplina , tem a falta de interesse total. Alunos também que nem material levam para a escola. Falta de responsabilidade dos pais. Mas alguns nem família estruturada tem
Essa semana fui encostar a porta da sala, pedi licença e um aluno disse: - "Licença é o c4r4lh0!". Sou Mestre em História Social do Território, pós graduada em Atendimento Educacional Especializado e especialista em Metodologias Ativas para o Ensino (tudo em universidadepública). Quis desistir! Horas depois meu aluno TEA, TDAH e TDL puxou assunto comigo do jeitinho dele (eu entendo parte da comunicação dele) sobre o México (estamos estudando os povos pré -colombianos) e isso renovou parte da minha energia, mas eu não sei por quanto tempo mais irei aguentar.
@@LNVACVAC Oi! Realmente não tem nada a ver. Constantemente recebemos a réplica de que temos que nos atualizar e inovar, sermos criativos et al. Só quis expor que não é o caso, pois conheço e uso tais ferramentas inovadoras (frequentemente para me livrar de tais argumentos) em vão. O ECA é perfeito! O Artigo 129 é irretocável e prevê uma série de medidas que deveriam ser aplicadas aos familiares dos menores, a questão é que por questões de politicagem os Conselhos Tutelares são verdadeiros cabides de emprego com vagas ocupadas por pessoas que, frequentemente, não tem noção do que estão fazendo e do que deveria ser feito.
Acho que o último trecho do vídeo é exatamente o que falta aos professores - exemplos práticos de estratégias, metodologias e abordagens em sala de aula, pensando em evidências que já demonstraram bons resultados na inclusão de estudantes da Educação Especial.
Definitivamente amo seus videos, e os repasso a muitas pessoas. Vivo esses problemas na área da educação, é um hoje uma área muito desgastante de se trabalhar. Fora problemas de disciplina, falta de preparo e de apoio ainda há muita cobrança em números e resultados pelo menos no estado de sp. A burocracia e a cobrança por resultados nos tira um tempo precioso que deve ser compensado fora das horas de trabalho e gera muito stress a todos na área.
Trabalho em cei em Ubatuba e na semana da Educação tivemos várias palestras e uma delas era resolução de conflitos que foi a que escolhi. Foi uma palestra maravilhosa, um palestrante com um bom currículo em tea. Foi muito proveitoso, porém acho pouco.
Sou professora também e quando participava dessas formações ficava extremamente chateada, porque a maioria dos palestrantes nunca pisaram numa sala de educação básica.
O profe tb tem que ser de respeito Reforço que as escolas civico-militares são melhores sim, mas onde tem gente, tem problema, a pedagogia está errada porque os alunos completamente diferentes estão juntos, atrapalhando uns aos outros...
Pois reforço que não são melhores, não. Não confundam colégios cívico-militares com colégio militar. Diferença propositadamente usada para enganar quem não está em sala de aula, iludindo pessoas para fins ideológicos e políticos.
Mais do que não ter tido aula, quando eu entrei no estágio de regência e me deparei com uma situação específica de indisciplina eu levei a situação para a professora de estágio da universidade questionando o que fazer nesses casos e a resposta dela foi "é complicado" e "você tem que descobrir seu jeito"
Meu nome é Cristiane Arraes, sou pedagoga formada pela UFRRJ de Nova Iguaçu e quero dizer que esses apontamentos são verdadeiros. A maioria das escolas sejam da rede privada, sejam escolas públicas tem essa dificuldade em individualizar os comportamentos e assim gerir a disciplina individual ideal e coletiva. E ainda temos diferenças entre os níveis escolares, pois os professores que tem alguma formação em psicologia para habilidades sociais vêm de Universidades públicas e em cursos de extensão no curso de Pedagogia, psicologia, assistência social enfim. As licenças criaturas como matemática, letras, ciências biológicas, física, química e assim por diante aprendem no modelo de acumulação de conhecimento e dão pouca ou nenhuma importância a disciplinas como filosofia da educação, sociologia da educação e psicologia da educação, essenciais para a formação docente e para gerir conflitos dos alunos.
Somos sobrecarregadas a ir em formações que não agregam em NADA, apenas atrasam mais ainda o tanto de trabalho que não conseguimos fazer por ter que ir nessas formações em nossas hora atividade. Para aprendermos e nos prepararmos temos que buscar por conta própria. Eles pintam um arco íris que não existe. Ah e quanto a indisciplina, realmente está horrível. Tentamos resolver com as famílias, mas o problema é a própria família pois a maioria é totalmente desestruturada.😢
Triste isso ...desanima quem trabalha com educação,tenho medo da sociedade do futuro. É difícil ,sentir diariamente ,que temos de disciplinar os pais, porque eles não disciplinam nem educam seus filhos. É cada vez mais complicado trabalhar e não perder o amor por ensinar.
P por situações assim, desde que entrei para a educação minha saúde, em todos os aspectos e principalmente mental começou a deteriorar...e entrei para educação para estar na escola com minha filha autista. Mas, Lucelmo, os professores Fund 2 são cobrados e não conseguem ter esta empatia, pois, a preocupação são as pontuações e performances dos alunos, apesar da inclusão, vivemos uma educação quantitativa, baseada em cobranças de notas (sou profa de AEE em escola pública municipal).
No ensino médio, os colegas que mais davam trabalho eram o que tinham a atenção das professoras e diretora e elas ainda reforçavam o comportamento inadequado deles. Os que eram inteligentes e precisavam evoluir eram ignorados. Sou aversiva ao nosso sistema escolar público, não suportava ir para escola. 😑😤
A questão da indisciplina é real, percebi na prática. Mas o professor não tem mais autoridade. Retiraram isso dos docentes. Quem lida diretamente com o aluno em sala de aula já não pode mandar- lhes fazer nada, corrigir mal comportamento, chamar atenção, então nem pensar. Por causa disso a indisciplina reina e os alunos fazem só o que querem e julgam certo. Mas como o discernimento das crianças pequenas são limitados, eles acabam acreditando que professor bom é o que deixam eles fazerem o que bem entenderem. Conversam em sala como se estivessem num eterno recreio. Os poucos que querem estudar e aprender não conseguem por conta da bagunçada da maioria. Se o professor quiser ensinar- lhes, eles reclamam de ter que fazer dever. Hoje os alunos mandam no professor e não o professor nos alunos. Fora as outras ordens que o professor tem que seguir: da gestão, as secretarias, todos os documentos que tem que preencher e programas que vem do MEC. O professor, hoje, é apenas um empregadinho que deve obedecer a todos se quiser manter o emprego, preencher papeladas intermináveis, ensaiar para apresentações de datas comemorativas para os pais verem, manter a sala limpa, pois os funcionários da limpeza reclamam se as crianças sujarem. Quem tentar por tudo em ordem para simplesmente conseguir dar aula, sem disputar voz com 25 crianças cheias de energia, é visto como malvado pelos próprios alunos. Perseguido pela gestão. Incompreendido pelos pais. Não apoiado pela secretaria de educação. Todos acham que todos os problemas são culpa do professor que não pode mandar em nada. Minha opinião, esse é o principal motivo pelo qual a educação no Brasil tem fracassado, pois impede diretamente do professor dar a aula que planejou. Muitas crianças são a avançadas de ano sem sequer saber ler. O nível de analfabetismo está muito elevado. Apesar de ter muito professor bom na rede pública. Que fizeram o concurso, passaram e sabem a matéria, eles não conseguem ensinar ora pela sobrecarga de outras exigências administrativas ora pela desordem. Os professores ficam muito estressados e alguns até desenvolvem problemas mentais. Muitos professores pedem exoneração do concurso no qual dedicaram anos para passar quando percebem a verdadeira realidade. O pior que é muitos pais não sabem o quanto a educação está ruim, pois a final são muito programas, até escola de tempo integral. Ficar mais tempo na escola não significa que a criança vai aprender mais. Apenas que vai ter mais gastos e alguém vai ganhar com isso. Cada novo projeto lançado é mais dinheiro. Por isso é interessante que o fracasso escolar continue. Espero com esse texto que os olhos dos pais se abram e percebam de uma vez por todas que se quiserem dar aos seus filhos uma boa educação devem buscar por si mesmos. Caso contrário seus filhos ficarão para trás. Caso tenham interesse adquiram o meu curso de alfabetização infantil: chk.eduzz.com/2448262
Estou estudando p ajudar meu filhos . Pois a Escola é deficiente em Profissionais p lidar com as crianças que precisam de ajuda . Com tanta informação mesmo asssim , e sem resposta . Mas, para chamar aos pais e reclamar , por defeitos nas crianças eles são rápidos . Triste isto. Enfim , os pais devem estudar sobre o assunto .
Ninguém mais quer ser professor. Quem fez licenciatura, em geral, é porque não teve condições de fazer outra graduação qualquer. Ou porque achava que ia conseguir, de cara, ser prof universitário. Triste!
Dá até um desespero ter algum conhecimento e ouvir algumas informações, sabendo que na prática é tudo tão diferente, tão mais complicado 😢 desesperador
Outra opção é não dar chance dele fugir do assunto da aula. Isso dando muita atenção para ele. Então toda vez que ele tenta falar de outro assunto, você pergunta ❓ já conseguiu fazer a tarefa, você gosta dessa tarefa, está com alguma dúvida, já estou chegando em você.
@@mandalamistica Desde a constituição de 88 e desde o ECA. E se for funcionário público há outras obrigações. Deixar de comunicar violência contra criança e adolescente em si já é crime. Professor de escola pública pode inclusive dar voz de prisão no ato.
@@mandalamistica “Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:(...)" A lei não estipula quem deve ser o autor dos maus tratos, assim incluí violência por pares (colegas).
Depois o aluno..a mãe..o pai..o papagaio ..cachorro ..etc. Se juntam é acabam com a vida do professor. Ah! Sem falar na direção da escola que o demitirá Tudo é levado pra coordenação resolver ...jamais o professor tem que se.meter nisto
Otima explanação, só que na verdade quem comando a educação só quer saber de números, aprendizado, saude mental, cuidado com o outro pra que e porque, o navio ja afundou .tristeeeeee
Está difícil, eu como mãe quero ajudar meu filho, na escola ele só passa 10 minutos em sala de aula, nao vem tarefas, e eu fico desorientada pq eu nao tenho um planejamento de sala de aula e fazer do meu jeito nao acho que daria certo. Sou Mãe, e ele tem 7 anos no segundo ano nao sabe ler nem escrever, tem TEA, TOD, TDAH, DI... Como posso ajudar e alfabetizar o meu filho?
Imagina, contar na escola que você tem depressão ou qualquer outro problema de saúde mental, é pedir para ficar ainda pior...o ambiente educacional é, contraditoriamente, doentio.
Não sou professor, sou pai de um filho autista nivel 1 com superdotação, ele tem 4 anos. Sei que o assunto do vídeo não é esse, mas peguei o mais recente. Na escola não consigo atividades junto a pedagoga e a professora, pra estimular ele a aprender mais, a minha esposa ensina ela do jeito que pode. E na internet não encontro nenhum livro de atividades, um plano de ensino em casa, para poder ensinar e estimular ele a aprender, até a prefeitura da região e a escola decidir se querem fazer algo. Pode ser gratuito ou pago, nao consigo achar nada, e nem vídeos explicando o que fazer em casa, um plano de ensino e atividades. O senhor tem alguma luz pra ele?
Um plano de atividades é impossível achar, porque são milhões de habilidades desse o início da aprendizagem até o final da escola. Só se você for muito mais específico e procurar por habilidades de alfabetização, interpretação de texto, matemática, entre outros.
@@lunaaba entendi, ele tem mais habilidade com matemática, fazemos algumas operações com ele, mas sem plano de avanço. Vou pesquisar então apostilas de matemática, para crianças que estão iniciando nas operações matemáticas. Obrigado pela ajuda.
Não é um alento, mas eu tive aulas sobre gerenciamento de aula que incluia indisciplina. Eu como formadora de professores trabalho com estratégias de aprendizagem, estilos de aprendizagem e, sim, com indisciplina que envolve primeiro uma avaliação individual e acompanhamento. Os problemas de indisciplina podem ter várias origens. Mas... Quando meus ex alunos, agora docentes, chegam na escola no TO não encontram suporte ou muito pouco.
As escolas de hoje só ensinam a brincar , COMO ALGUÉM VAI LEVAR A VIDA A SÉRIO, ? SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO DOS PAIS ALUNOS , PASSAM ANOS ESTUDANDO SEM ENTENDER OU SABER QUE ESTÂO ALI PARA ALCANÇAR UM OBJETIVO UNICO, TER UMA FORMAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO,.
@@daniellaalves3027 quem passa por experiência em sala de aula ,?alunos e professores, cada 10. Alunos 1. entende que está ali para aprender , O RESTO VAI NAMORAR. PENSANDO QUE SALA DE AULA E PARQUE DE DIVERSÃO.
Prof. Lucelmo, perdi a oportunidade de assistir sua palestra essa semana aqui no estado do Amapá. Mas sigo seus ensinamentos no YT muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.
@lucelmolacerda Nunca tive essa aula, e hj no meu trabalho como professora mediadora a indisciplina da turma, está atrapalhando o meu trabalho com os 4 alunos autistas que eu atendo em sala de aula. Já conversei com a turma explicando a eles o contexto, mas não adiantou. E a professora regente precisa a todo tempo ficar chamando a atenção. E nada... está difícil trabalhar com os autistas que atendo nessa condição.
Não seria o caso de não depender do município ou do estado ou do governo e sim da escola em si formar estratégias para os próprios coordenadores e diretores tomarem a frente e se instruírem sobre essas habilidades para lidarem com essas formas de indisciplinas? Porque se continuarmos sempre a depender do outro nunca chegaremos a lugar algum aqui no Brasil. Outro dia sugeri para a diretora da escola que meu filho estuda (escola pública do município) de estar levando uma educadora especial para dar uma palestra para os professores sobre o tema TEA, suas abordagens etc, e sua preocupação foi que o município teria que pagar essa palestra e os professores não estariam dispostos fora do horário escolar para assistir a uma palestra dessas. Uma preocupação desnecessária para uma diretora de escola, cujo interesse é para agregar valores para a escola. Diretora totalmente desinteressada e disse ter especialização em ensino especial. Fiquei decepcionada.
Na rede em que estou (Campinas) felizmente temos!! Esse ano, em abril, tivemos uma excelente formação sobre TEA, abordagens, dificuldades, materiais, falas das famílias, foi muito bom!! E aqui sempre há cursos, os quais ainda recebemos para participar! Mas salas lotadas, e as dificuldades do dia a dia de comportamento, de estrutura das escolas, de poucos funcionários, etc, ainda não nos possibilitam atender a todas as crianças com a qualidade que gostaríamos...
@@lunaaba entendo sua colocação, mas tudo no Brasil se fala em verba, o tempo é mais importante. Se tivermos tempo e disposição e cada pai e mãe e professor e diretor e coordenador que tiver bom senso se dispõe de 30minutos a 1 hora por semana para conversar e trocar ideias e se informar pelo menos, no mínimo, mas nem isso o fazem. É muita falta de interesse. Falta de vontade e amor ao próximo.
@@sheilaamaral5850 já é alguma coisa. Aqui na minha cidade Ituverava, interior de São Paulo há a resistência por parte de professores. Existe um muro entre pais, professores, diretores das escolas. Mas, quando insistimos, somos atendidas.
Que discussão necessária... isso tudo ai é intersetorial: educação... saúde... e a previdencia (pelos afastamos por doença)... e social pq quando a escola adoece... o futuro da sociedade tb cresce doente 😢
Realidade: o potencial cognitivo e intelectual humano do Brasil é menor do que da maioria dos países desenvolvidos. Começando, por exemplo, pela média de QI baixo (que não é intrinsecamente "aumentável" por nenhuma intervenção, se reflete o nível de potencial atingido) e passando por outros fatores que contribuem para os nossos problemas sociais. Mas é Politicamente incorreto dizer isso, é preciso mentir, usar umas mentirinhas "empáticas" e fingir que isso não é um fator ou que não é real, que é "racismo", "positivismo" ou sei lá, anti-brasilismo...
Querido Lucelmo! Sempre trazendo assuntos latentes !!! Todos nós vivemos essa situação nas escolas! Penso que é muito grave e ainda não temos organizações preocupadas com os professores! Os PPPs das escolas precisam ter planos d ação voltados à questão da indisciplina, e as secretarias de educação ter programas de monitoramento e cuidado com a saúde da equipe escolar. Trabalho com o setor de inclusão e cada uma que acontece nas escolas .... 😢
Essa é a geração "baseada" em Paulo Freire que menospreza a autiridade do professor e que o aluno não pode ser contrariado... Proibido falar em hierarquia. O ser humano abandonado a própria sorte, sem direcionamento e achando que pode fazer o que quer, lógico que ia dar errado...
Sempre ODIEI ESCOLA POR CAUSA DA BAGUNÇA, DESVIAM A MENTE COM FESTAS .MUITAS FESTAS , DUAS VEZES POR SEMANA NAO TEM AULA POR QUE? REUNIÕES DE PROFESSOR.INVENTAM TUDO NO MEIO DA SEMANA,..CARA UM CAOS, FAZ NOS SÁBADOS ,COMO HÁ 50 ANOS.
Gente... Eu me vi no lugar desse prof que chorou aí. Peguei uma turma de ensino médio tão terrível que eu não conseguia dar aula, isso me jogou num quadro de depressão que eu só fazia chorar ou sofrer o ano inteiro. Depois meu quadro piorou e hoje preciso tomar medicação para controlar ansiedade. É isso Brasil.
Nunca tive nenhuma capacitação que trouxesse a prática. Assim como o professor chorou, eu também já chorei. 😢
Eu tenho chorado todos os dias, até porque, eu APANHO do aluno com autismo que tenho na sala... 😢 Nenhuma capacitação e nem apoio da própria escola... que ano, meu Deus!
Hoje além da indisciplina , tem a falta de interesse total. Alunos também que nem material levam para a escola. Falta de responsabilidade dos pais. Mas alguns nem família estruturada tem
Essa semana fui encostar a porta da sala, pedi licença e um aluno disse: - "Licença é o c4r4lh0!". Sou Mestre em História Social do Território, pós graduada em Atendimento Educacional Especializado e especialista em Metodologias Ativas para o Ensino (tudo em universidadepública). Quis desistir! Horas depois meu aluno TEA, TDAH e TDL puxou assunto comigo do jeitinho dele (eu entendo parte da comunicação dele) sobre o México (estamos estudando os povos pré -colombianos) e isso renovou parte da minha energia, mas eu não sei por quanto tempo mais irei aguentar.
Tenho 31 anos queria ser sua aluna. Tenho tdah e hiperfoco em México. Muito triste seu relato a que ponto chegamos como sociedade.
O que raios sua formação tem com o fato de que a sociedade brasileira e a turma do eca aceita esse comportamento desde que não venha de adultos?
Pois essas tratativas que recebemos dos alunos que nos fazem adoecer e querer desistir.
@@biancacpwp5623 Obrigada por este carinho e tamanha gentileza
@@LNVACVAC Oi! Realmente não tem nada a ver. Constantemente recebemos a réplica de que temos que nos atualizar e inovar, sermos criativos et al. Só quis expor que não é o caso, pois conheço e uso tais ferramentas inovadoras (frequentemente para me livrar de tais argumentos) em vão. O ECA é perfeito! O Artigo 129 é irretocável e prevê uma série de medidas que deveriam ser aplicadas aos familiares dos menores, a questão é que por questões de politicagem os Conselhos Tutelares são verdadeiros cabides de emprego com vagas ocupadas por pessoas que, frequentemente, não tem noção do que estão fazendo e do que deveria ser feito.
Acho que o último trecho do vídeo é exatamente o que falta aos professores - exemplos práticos de estratégias, metodologias e abordagens em sala de aula, pensando em evidências que já demonstraram bons resultados na inclusão de estudantes da Educação Especial.
Definitivamente amo seus videos, e os repasso a muitas pessoas. Vivo esses problemas na área da educação, é um hoje uma área muito desgastante de se trabalhar. Fora problemas de disciplina, falta de preparo e de apoio ainda há muita cobrança em números e resultados pelo menos no estado de sp. A burocracia e a cobrança por resultados nos tira um tempo precioso que deve ser compensado fora das horas de trabalho e gera muito stress a todos na área.
Trabalho em cei em Ubatuba e na semana da Educação tivemos várias palestras e uma delas era resolução de conflitos que foi a que escolhi. Foi uma palestra maravilhosa, um palestrante com um bom currículo em tea. Foi muito proveitoso, porém acho pouco.
Muito bacana!
Sou professora também e quando participava dessas formações ficava extremamente chateada, porque a maioria dos palestrantes nunca pisaram numa sala de educação básica.
Dê uma aula sobre o assunto mais detalhadamente pra gente, por favor, Professor!
Nunca ouvi tanta verdade num único vídeo!
Sou professora em rede pública faz 18 anos, nunca tive nenhuma abordagem desse tipo em na faculdade nem na rede em que trabalho.
Nível de informações nota 1.000👏💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯
Extraordinário ❤❤❤❤
A Escola Cívico Militar é excelente em disciplina, respeito e socialização entre alunos. Assim tem alto nível de aprendizado.
Grande mentira... Dei aula em escola cívico militar e tem tanto problema ou mais que as demais.
O profe tb tem que ser de respeito
Reforço que as escolas civico-militares são melhores sim, mas onde tem gente, tem problema, a pedagogia está errada porque os alunos completamente diferentes estão juntos, atrapalhando uns aos outros...
Pois reforço que não são melhores, não. Não confundam colégios cívico-militares com colégio militar. Diferença propositadamente usada para enganar quem não está em sala de aula, iludindo pessoas para fins ideológicos e políticos.
@@renandubaixo pode ser, o governo é desse tipo mesmo... Enganos de todos os lados. Aprender, hj é ser marginal a essa patifaria oficial
Lucelmo, gostaria de ouvir mais sobre este assunto.😊
Perfeito!
Mais do que não ter tido aula, quando eu entrei no estágio de regência e me deparei com uma situação específica de indisciplina eu levei a situação para a professora de estágio da universidade questionando o que fazer nesses casos e a resposta dela foi "é complicado" e "você tem que descobrir seu jeito"
Na prática, infelizmente, não existe educação baseada em evidências, principalmente inclusiva.
Fantástico esse vídeo!👏🏼👏🏼
Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
Verdade. Parabéns!
Verdade, não se consegui dar aula dentro da sala , eles não atende nenhuma comanda. Lamentável
Verdade. Capacitação falando de sonhos, q amor incríveis,.q.somos.oa melhores..mas nada mais q isso..
Lucelmo você poderia fazer um curso sobre isso!
Tem no clube da Luna o curso completo com o Felipe Lemos, que sabe muito mais disso do que eu.
@@lunaaba É o IISCA
Também nunca tive uma única aula de capacitação disso.
Nunca tive na graduação, aula sobre estratégias educacionais baseadas em evidências para disciplina.
Cara você falou tudo que eu vivo falando para meus colegas de profissão.
Queria muito saber como posso procurar , onde encontar o pbis em português. 😢
Não tem nada em português, infelizmente!
Onde podemos aprender sobre práticas educacionais baseadas em evidências?
Meu nome é Cristiane Arraes, sou pedagoga formada pela UFRRJ de Nova Iguaçu e quero dizer que esses apontamentos são verdadeiros. A maioria das escolas sejam da rede privada, sejam escolas públicas tem essa dificuldade em individualizar os comportamentos e assim gerir a disciplina individual ideal e coletiva. E ainda temos diferenças entre os níveis escolares, pois os professores que tem alguma formação em psicologia para habilidades sociais vêm de Universidades públicas e em cursos de extensão no curso de Pedagogia, psicologia, assistência social enfim. As licenças criaturas como matemática, letras, ciências biológicas, física, química e assim por diante aprendem no modelo de acumulação de conhecimento e dão pouca ou nenhuma importância a disciplinas como filosofia da educação, sociologia da educação e psicologia da educação, essenciais para a formação docente e para gerir conflitos dos alunos.
*As licenciaturas (erro do corretivo)
Isso, bota no cu do pessoal de exatas e especiais. 😂
Vocês empurram teoria critica e psicologia lacaniana e acham que estão ensinando. É piada né?
Somos sobrecarregadas a ir em formações que não agregam em NADA, apenas atrasam mais ainda o tanto de trabalho que não conseguimos fazer por ter que ir nessas formações em nossas hora atividade. Para aprendermos e nos prepararmos temos que buscar por conta própria. Eles pintam um arco íris que não existe.
Ah e quanto a indisciplina, realmente está horrível.
Tentamos resolver com as famílias, mas o problema é a própria família pois a maioria é totalmente desestruturada.😢
❤❤❤❤❤
Triste isso ...desanima quem trabalha com educação,tenho medo da sociedade do futuro. É difícil ,sentir diariamente ,que temos de disciplinar os pais, porque eles não disciplinam nem educam seus filhos. É cada vez mais complicado trabalhar e não perder o amor por ensinar.
P por situações assim, desde que entrei para a educação minha saúde, em todos os aspectos e principalmente mental começou a deteriorar...e entrei para educação para estar na escola com minha filha autista. Mas, Lucelmo, os professores Fund 2 são cobrados e não conseguem ter esta empatia, pois, a preocupação são as pontuações e performances dos alunos, apesar da inclusão, vivemos uma educação quantitativa, baseada em cobranças de notas (sou profa de AEE em escola pública municipal).
meu maior problema hj é a ed. especial. Criancas surtando, gritando, chorando😢😢😢. Isto nao e indisciplina
Qual o nome da pesquisa da OCDE que é citada em 2:03? Não consegui encontrar
Se chama TALIS
🙏🙏🙏💙
No ensino médio, os colegas que mais davam trabalho eram o que tinham a atenção das professoras e diretora e elas ainda reforçavam o comportamento inadequado deles. Os que eram inteligentes e precisavam evoluir eram ignorados. Sou aversiva ao nosso sistema escolar público, não suportava ir para escola. 😑😤
Tem como colocar o link do estudo?
Só procurar pelos autores Gregory Hanley e Joshua Jessel.
Tema do meu TCC, em 1994 "A indisciplina na pré escola". Nunca mais vi nada 2:42
Nunca!
A questão da indisciplina é real, percebi na prática.
Mas o professor não tem mais autoridade. Retiraram isso dos docentes. Quem lida diretamente com o aluno em sala de aula já não pode mandar- lhes fazer nada, corrigir mal comportamento, chamar atenção, então nem pensar.
Por causa disso a indisciplina reina e os alunos fazem só o que querem e julgam certo. Mas como o discernimento das crianças pequenas são limitados, eles acabam acreditando que professor bom é o que deixam eles fazerem o que bem entenderem. Conversam em sala como se estivessem num eterno recreio. Os poucos que querem estudar e aprender não conseguem por conta da bagunçada da maioria. Se o professor quiser ensinar- lhes, eles reclamam de ter que fazer dever. Hoje os alunos mandam no professor e não o professor nos alunos.
Fora as outras ordens que o professor tem que seguir: da gestão, as secretarias, todos os documentos que tem que preencher e programas que vem do MEC.
O professor, hoje, é apenas um empregadinho que deve obedecer a todos se quiser manter o emprego, preencher papeladas intermináveis, ensaiar para apresentações de datas comemorativas para os pais verem, manter a sala limpa, pois os funcionários da limpeza reclamam se as crianças sujarem.
Quem tentar por tudo em ordem para simplesmente conseguir dar aula, sem disputar voz com 25 crianças cheias de energia, é visto como malvado pelos próprios alunos. Perseguido pela gestão. Incompreendido pelos pais. Não apoiado pela secretaria de educação.
Todos acham que todos os problemas são culpa do professor que não pode mandar em nada.
Minha opinião, esse é o principal motivo pelo qual a educação no Brasil tem fracassado, pois impede diretamente do professor dar a aula que planejou. Muitas crianças são a avançadas de ano sem sequer saber ler. O nível de analfabetismo está muito elevado.
Apesar de ter muito professor bom na rede pública. Que fizeram o concurso, passaram e sabem a matéria, eles não conseguem ensinar ora pela sobrecarga de outras exigências administrativas ora pela desordem.
Os professores ficam muito estressados e alguns até desenvolvem problemas mentais. Muitos professores pedem exoneração do concurso no qual dedicaram anos para passar quando percebem a verdadeira realidade.
O pior que é muitos pais não sabem o quanto a educação está ruim, pois a final são muito programas, até escola de tempo integral. Ficar mais tempo na escola não significa que a criança vai aprender mais. Apenas que vai ter mais gastos e alguém vai ganhar com isso. Cada novo projeto lançado é mais dinheiro. Por isso é interessante que o fracasso escolar continue.
Espero com esse texto que os olhos dos pais se abram e percebam de uma vez por todas que se quiserem dar aos seus filhos uma boa educação devem buscar por si mesmos. Caso contrário seus filhos ficarão para trás.
Caso tenham interesse adquiram o meu curso de alfabetização infantil:
chk.eduzz.com/2448262
Eu aguentei poucos meses. Mas quem sou eu contra um pobo todo que aceita a pedagogia comunista de deseducar, desaprender, desrespeitar...?
Estou estudando p ajudar meu filhos . Pois a Escola é deficiente em Profissionais p lidar com as crianças que precisam de ajuda . Com tanta informação mesmo asssim , e sem resposta . Mas, para chamar aos pais e reclamar , por defeitos nas crianças eles são rápidos . Triste isto. Enfim , os pais devem estudar sobre o assunto .
Ninguém mais quer ser professor. Quem fez licenciatura, em geral, é porque não teve condições de fazer outra graduação qualquer. Ou porque achava que ia conseguir, de cara, ser prof universitário. Triste!
Nunca tive nenhuma aula... Nada que se aproximasse disso.
Eu procurei assuntos relacionados.
Uma opção é pedir ajuda do bagunceiro para organizar.
Dá até um desespero ter algum conhecimento e ouvir algumas informações, sabendo que na prática é tudo tão diferente, tão mais complicado 😢 desesperador
Outra opção é não dar chance dele fugir do assunto da aula. Isso dando muita atenção para ele.
Então toda vez que ele tenta falar de outro assunto, você pergunta ❓ já conseguiu fazer a tarefa, você gosta dessa tarefa, está com alguma dúvida, já estou chegando em você.
Eu quero saber quantos professores levantam a bunda da cadeira e fazem um boletim de ocorrencia quando vêem um aluno sendo agredido por outro?
Nenhum
E desde quando isso é função do professor?
@@mandalamistica Desde a constituição de 88 e desde o ECA. E se for funcionário público há outras obrigações. Deixar de comunicar violência contra criança e adolescente em si já é crime.
Professor de escola pública pode inclusive dar voz de prisão no ato.
@@mandalamistica “Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:(...)"
A lei não estipula quem deve ser o autor dos maus tratos, assim incluí violência por pares (colegas).
Depois o aluno..a mãe..o pai..o papagaio ..cachorro ..etc.
Se juntam é acabam com a vida do professor.
Ah! Sem falar na direção da escola que o demitirá
Tudo é levado pra coordenação resolver ...jamais o professor tem que se.meter nisto
Otima explanação, só que na verdade quem comando a educação só quer saber de números, aprendizado, saude mental, cuidado com o outro pra que e porque, o navio ja afundou .tristeeeeee
Está difícil, eu como mãe quero ajudar meu filho, na escola ele só passa 10 minutos em sala de aula, nao vem tarefas, e eu fico desorientada pq eu nao tenho um planejamento de sala de aula e fazer do meu jeito nao acho que daria certo. Sou Mãe, e ele tem 7 anos no segundo ano nao sabe ler nem escrever, tem TEA, TOD, TDAH, DI... Como posso ajudar e alfabetizar o meu filho?
Infelizmente não tem uma dica de ouro, ele tem que ter um plano educacional individualizado na escola e que ensine as habilidades progressivamente.
Imagina, contar na escola que você tem depressão ou qualquer outro problema de saúde mental, é pedir para ficar ainda pior...o ambiente educacional é, contraditoriamente, doentio.
Não sou professor, sou pai de um filho autista nivel 1 com superdotação, ele tem 4 anos. Sei que o assunto do vídeo não é esse, mas peguei o mais recente. Na escola não consigo atividades junto a pedagoga e a professora, pra estimular ele a aprender mais, a minha esposa ensina ela do jeito que pode. E na internet não encontro nenhum livro de atividades, um plano de ensino em casa, para poder ensinar e estimular ele a aprender, até a prefeitura da região e a escola decidir se querem fazer algo. Pode ser gratuito ou pago, nao consigo achar nada, e nem vídeos explicando o que fazer em casa, um plano de ensino e atividades. O senhor tem alguma luz pra ele?
Um plano de atividades é impossível achar, porque são milhões de habilidades desse o início da aprendizagem até o final da escola. Só se você for muito mais específico e procurar por habilidades de alfabetização, interpretação de texto, matemática, entre outros.
@@lunaaba entendi, ele tem mais habilidade com matemática, fazemos algumas operações com ele, mas sem plano de avanço. Vou pesquisar então apostilas de matemática, para crianças que estão iniciando nas operações matemáticas. Obrigado pela ajuda.
Nunca e na escola mais indisciplinada que trabalhei, o diretor queria dar advertência para os professores..
Não é um alento, mas eu tive aulas sobre gerenciamento de aula que incluia indisciplina. Eu como formadora de professores trabalho com estratégias de aprendizagem, estilos de aprendizagem e, sim, com indisciplina que envolve primeiro uma avaliação individual e acompanhamento. Os problemas de indisciplina podem ter várias origens. Mas... Quando meus ex alunos, agora docentes, chegam na escola no TO não encontram suporte ou muito pouco.
Que coisa boa, onde foi isso?
Nunca.
Pq antigamente não havia indisciplina??
A resposta está aí
Neverrrrr!!!😂
Isto mesmo! Perco maior tempo nas minhas aulas, disciplinando os alunos.
As escolas de hoje só ensinam a brincar , COMO ALGUÉM VAI LEVAR A VIDA A SÉRIO, ? SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO DOS PAIS ALUNOS , PASSAM ANOS ESTUDANDO SEM ENTENDER OU SABER QUE ESTÂO ALI PARA ALCANÇAR UM OBJETIVO UNICO, TER UMA FORMAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO,.
Você é professora? Há quanto tempo esteve em uma escola? Pública ou privada???
Você está equivocada quanto ao objetivo da educação... E professora?
@@daniellaalves3027 quem passa por experiência em sala de aula ,?alunos e professores, cada 10. Alunos 1. entende que está ali para aprender , O RESTO VAI NAMORAR. PENSANDO QUE SALA DE AULA E PARQUE DE DIVERSÃO.
Nunca
Prof. Lucelmo, perdi a oportunidade de assistir sua palestra essa semana aqui no estado do Amapá. Mas sigo seus ensinamentos no YT muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.
Pior problema é a falta de bons salários e indisciplina.
Educação política não é baseada em evidências. No brasil a educação é política, e só.
@lucelmolacerda Nunca tive essa aula, e hj no meu trabalho como professora mediadora a indisciplina da turma, está atrapalhando o meu trabalho com os 4 alunos autistas que eu atendo em sala de aula. Já conversei com a turma explicando a eles o contexto, mas não adiantou. E a professora regente precisa a todo tempo ficar chamando a atenção. E nada... está difícil trabalhar com os autistas que atendo nessa condição.
Não seria o caso de não depender do município ou do estado ou do governo e sim da escola em si formar estratégias para os próprios coordenadores e diretores tomarem a frente e se instruírem sobre essas habilidades para lidarem com essas formas de indisciplinas? Porque se continuarmos sempre a depender do outro nunca chegaremos a lugar algum aqui no Brasil. Outro dia sugeri para a diretora da escola que meu filho estuda (escola pública do município) de estar levando uma educadora especial para dar uma palestra para os professores sobre o tema TEA, suas abordagens etc, e sua preocupação foi que o município teria que pagar essa palestra e os professores não estariam dispostos fora do horário escolar para assistir a uma palestra dessas. Uma preocupação desnecessária para uma diretora de escola, cujo interesse é para agregar valores para a escola. Diretora totalmente desinteressada e disse ter especialização em ensino especial. Fiquei decepcionada.
Não existe verba para essa finalidade direto na escola.
Na rede em que estou (Campinas) felizmente temos!! Esse ano, em abril, tivemos uma excelente formação sobre TEA, abordagens, dificuldades, materiais, falas das famílias, foi muito bom!! E aqui sempre há cursos, os quais ainda recebemos para participar! Mas salas lotadas, e as dificuldades do dia a dia de comportamento, de estrutura das escolas, de poucos funcionários, etc, ainda não nos possibilitam atender a todas as crianças com a qualidade que gostaríamos...
@@lunaaba entendo sua colocação, mas tudo no Brasil se fala em verba, o tempo é mais importante. Se tivermos tempo e disposição e cada pai e mãe e professor e diretor e coordenador que tiver bom senso se dispõe de 30minutos a 1 hora por semana para conversar e trocar ideias e se informar pelo menos, no mínimo, mas nem isso o fazem. É muita falta de interesse. Falta de vontade e amor ao próximo.
@@sheilaamaral5850 já é alguma coisa. Aqui na minha cidade Ituverava, interior de São Paulo há a resistência por parte de professores. Existe um muro entre pais, professores, diretores das escolas. Mas, quando insistimos, somos atendidas.
Nunca tive aula para lidar com indisciplina
Que discussão necessária... isso tudo ai é intersetorial: educação... saúde... e a previdencia (pelos afastamos por doença)... e social pq quando a escola adoece... o futuro da sociedade tb cresce doente 😢
Nenhuma aula.
Estamos sofrendo
Professores doentes.
Realidade: o potencial cognitivo e intelectual humano do Brasil é menor do que da maioria dos países desenvolvidos. Começando, por exemplo, pela média de QI baixo (que não é intrinsecamente "aumentável" por nenhuma intervenção, se reflete o nível de potencial atingido) e passando por outros fatores que contribuem para os nossos problemas sociais. Mas é
Politicamente incorreto dizer isso, é preciso mentir, usar umas mentirinhas "empáticas" e fingir que isso não é um fator ou que não é real, que é "racismo", "positivismo" ou sei lá, anti-brasilismo...
Querido Lucelmo! Sempre trazendo assuntos latentes !!! Todos nós vivemos essa situação nas escolas! Penso que é muito grave e ainda não temos organizações preocupadas com os professores! Os PPPs das escolas precisam ter planos d ação voltados à questão da indisciplina, e as secretarias de educação ter programas de monitoramento e cuidado com a saúde da equipe escolar. Trabalho com o setor de inclusão e cada uma que acontece nas escolas .... 😢
Essa é a geração "baseada" em Paulo Freire que menospreza a autiridade do professor e que o aluno não pode ser contrariado... Proibido falar em hierarquia. O ser humano abandonado a própria sorte, sem direcionamento e achando que pode fazer o que quer, lógico que ia dar errado...
O mais triste é ver o Sesi ministrando cursos de capacitação em escola pública e ser ele o Sesi zero em inclusão
Sempre ODIEI ESCOLA POR CAUSA DA BAGUNÇA, DESVIAM A MENTE COM FESTAS .MUITAS FESTAS , DUAS VEZES POR SEMANA NAO TEM AULA POR QUE? REUNIÕES DE PROFESSOR.INVENTAM TUDO NO MEIO DA SEMANA,..CARA UM CAOS, FAZ NOS SÁBADOS ,COMO HÁ 50 ANOS.
Nunca