é muito difícil de saber, o futebol ficou parado durante 8 anos na Europa. Falam que a Argetina tinha um time brilhante e que possivelmente levaria essas duas copas.
Acredito que ficaria entre Argentina, Hungria, Suecia, Brasil brigariam por essas duas copas e talvez Italia em 42 e o Uruguai em 46 já que eram seleções mais consolidadas no cenario na epoca, ao meu ponto de ver.
@@antoniovictor2188 A de 46 se tivesse acho que o Brasil teria boa chance, vários craques já despontavam por aqui. Vide Zizinho e o timaço do Vasco expresso da vitória.
Botafogo envolvido em dois campeonatos onde devia ter caído (86 e 99) e, curiosamente, os campeonatos que vieram depois, foram os mais bagunçados da história (87 e 00)
@@douglas.de.alvarenga o Eurico enchia a boca para falar que tinha tirado o Fluminense da série C para a série A sem disputar a série B. Ele cansou de se vangloriar disso.
Se eu não me engano foi o Eurico que assinou o documento na CBF em nome do clube dos 13 que haveria cruzamento final no Brasileiro de 87, grande parte da confusão desse brasileiro é culpa dele
Bira, vou falar algo de coração Tem sido muito duro esse período de quarentena, mentalmente falando. Abrir um vídeo seu com você falando e aí pessoal, tudo bem? É algo que me conforta e me ajuda de maneiras inimagináveis, queria te agradecer por isso
São Caetano com aquela camisa linda e o patrocínio da Consul, época muito marcante. Uma máquina em campo, brigou em quase tudo que disputou e acabou ficando pelo caminho após aquela tragédia com o Serginho. A sugerir ao Paulo Junior e o Leandro Iamim para uma edição do Meu time de botão, esse time merecia.
Até hoje a torcida do Remo é mordida com essa história de subir o Botafogo-Sp sendo o que o Remo foi 3º colocado. Parabéns, Bira! Teu trabalho é fera 👏🏻👏🏻👏🏻
Tudo isso teve consequências nas séries de 1999 e o que houve em 2000/2001 (parte 2): - Série A de 2001 contou com 28 times. Com brigas na justiça e tudo era pra ser 30 times em dois grupos, mas resolveram montar com 28 mesmo. Remo, Náutico e Malutrom ficaram chupando o dedo. - Critérios para a Série A de 2001 foram os 22 times da Série A de 1999, mais os times que disputaram o Módulo Azul (Bahia, América MG e Fluminense), mais Goiás e Santa Cruz que foram campeão e vice da Bzona de 1999 e o São Caetano vice brasileiro de 2000. - Série B de 2001 era pra seguir a mesma lógica mas rolou tanta coisa que fica até difícil de saber que critérios usaram pra colocar Sergipe, Nacional AM, Americano, Anapolina enquanto que América RJ, Bangu e Ríver que fizeram campanhas melhores literalmente não entraram. Foram 28 equipes divididas em 2 grupos regionais de 14 e subiram 2, enquanto que caíram 4 times de forma direta (ABC, Nacional, Desportiva e Serra) e 2 via repescagem (Tuna Luso e Sergipe). - Série B de 2001 ainda teve final polêmica com o Figueirense subindo com invasão de campo e nova briga judicial que se arrastou até 2002. O Malutrom disputou a Série B, escapou do descenso na repescagem e anunciou a desistência da competição em 2002. Bom para o Guarany de Sobral que disputou a competição no ano seguinte.
"Remo, Náutico e Malutrom ficaram chupando o dedo." Remo tudo bem, pela campanha que fez na JH fazia por merecer disputar a Série A em 2001. Malutrom já seria muita forçação de barra, mas vá lá. Acho que a vaga na Série B pra eles ficou de bom tamanho. Mas Náutico??? Qual era o mérito do Náutico??? Nada contra o clube, mas o lugar deles era na Série C, não conseguiram subir em 1999.
No caso do Figueirense o juiz mentiu na súmula a mando do chefe da arbitragem dizendo que tinha encerrado o jogo. No tribunal ele desmentiu e foi suspenso e o campeonato ficou por isso mesmo.
@@wagnerscaglione é verdade, lembro que o árbitro era o Alfredo Loebling. Ele marcou alguma falta no meio de campo, a torcida entendeu que ele tinha encerrado o jogo e invadiu o campo e começou a confusão. Ele chegou a dar entrevista dizendo que não tinha acabado, mas as redes foram arrancadas, o que tornou o reinício da partida inviável. Depois ele colocou na súmula que o jogo havia encerrado. O Caxias com razão se sentiu prejudicado afinal ainda tinha chance de empatar o jogo e conquistar o acesso e foi a justiça. Depois o Loebling admitiu para o Juca Kfouri que foi orientado pelo Armando Marques a escrever na súmula que o jogo havia acabado mesmo não sendo verdade. Convencido pelo jornalista, confessou publicamente a fraude na súmula e foi banido para sempre do futebol, nunca mais voltou a apitar enquanto o Armando Marques ainda continuou por alguns anos a frente da Comissão Nacional de Arbitragem. Moral da história: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
Cara, meus parabéns por essa série do "promedio". Eu costumo deixar meu like, mas gostaria de ressaltar que é um prazer poder acompanhar e reviver todas estas histórias.
Eita confusão! Lembrando que alguns times foram subidos de divisão de 99 para 2000, além do Fluminense, que foi da terceira para primeira. O Náutico foi um que saiu da terceira em 99 para o módulo referente à Segunda, em 2000, sem ter conquistado esse acesso no campo. Se não me engano, Figueirense e Fortaleza tbm foram beneficiados dessa maneira. Em 2001, o que seria o retorno oficial do Brasileiro, todos esses clubes mantiveram o benefício recebido no ano anterior, assim como o Fluminense permaneceu na primeira divisão sem nunca ter subido na série B. É um show de organização nosso futebol.
Perfeito seu comentário. A maioria desses usurpadores acabaram sendo rebaixados novamente ao longo desses anos e conseguiram a vaga dentro de campo, Náutico foi campeão da Série C recentemente e o Fortaleza ficou anos tentando voltar pra Série B. Só tá faltando Fluminense e Figueirense pagarem essa "dívida".
@@danielangelim872 Corinthians não foi rebaixado pois a Copa JH não tinha rebaixamento. E se o Campeonato Brasileiro seguisse como planejado o Corinthians já estava salvo do rebaixamento pelo promédio graças as campanhas de 98 e 99.
bira faz um vídeo explicando a confusão da Rhumell que chegou no Brasil pra patrocinar o Palmeiras e até hoje é acusada de ser uma empresa pirata,tendo até dificultado por isso a entrada no país da humell original dinamarquesa
fala biraa! mais um otimo video alguns adendos sobre esse campeonato: - o campeãoo mundial de 2000, em condições normais, tbm seria rebaixado para a serieB! (n querendo dizer que houve maracutaia, pelo contrario, o acordado ja tinha sido resolvido bem antes) - o palmeiras tbm entrou numa fase de contenção de gastos pós libetadores(incio da era pós parmalat) que foi chamado de "bom e barato". esse time havia sido campeão da copa dos campeões meses antes. essa politicia perduraria alguns anos, inclusive no fatidico 2002 e seu rebaixamento - apesar de todos reclames do eurico, o vasco foi bem "beneficiado" com esse adiamento. romário, que fez um dos gols na final remarcada, já havia saido lesionado em SJ dia 30/12 e aquele time do Azulão encaixado jogava melhor fora de casa, tendo claras condições de vencer a partida contra o rival sem o seu principal jogador. o time que jogou depois alem de falta de ritmo teve todos esses problemas contratuais -3 dias antes dessa final cancelada, aconteceu o historico jogo palmeiras 3x4 vasco, a virada do seculo -horarios de jogos na TV, na primeira fase eram nada usuais. ao menos aos domingos, as partidas na TV eram as 18:30h, pra despero do faustão -o gama pode ter deixado um ultimo "legado" no fut. br que perdura até hj. há quem diga que o coro na CBF pela adoção de pontos corridos foi endossado pelo SPFC após a eliminação pro santos no mata mata de 2002. a classificação do historico santos de diego e robinho pra fase final só foi possivel pq o já rebaixado gama goleou o coritiba que precisava de uma vitoria simples pra pleitear a oitava vaga e só uma opinião pessoal, que papelão a dona CBF fez ein!! aquele penta em 2002 foi literalmente obra do destino, da otima geração e do trabalho tecnico. pq se dependesse do extra campo, o 7x1 alemão teria acontecido 12 anos antes! O clube dos 13 livrou a cara da CBF lindamente, lamentável ela não ter tido nenhuma consideração qdo o mesmo foi implodido pela ganancia do sr andres sanchez
A João Havelange é ainda mais marcante p mim pelo q aconteceu depois. Sou vascaíno e tinha 14 anos em 2001. Lá por meados de julho, fui sorteado p participar do programa Show do Milhão (meu pai colocou meu nome no sorteio). Fui tranquilo e sem nenhuma estratégia, muito pq não achava q seria sorteado durante o programa (eram 14 pessoas e geralmente só duas eram sorteadas). Adivinha? Fui sorteado. Silvio começou a conversar comigo e perguntou o nome do meu pai, q estava me acompanhando na platéia. Respondi "Vasco". Silvio emendou: "Perguntei o nome, não o time dele". Todos riram e eu confirmei q o nome do meu pai de fato era Vasco. Silvio trocou uma ideia com meu pai e logo depois fez um agradecimento ao Eurico Miranda pela homenagem na decisão. Uma pena q errei a pergunta de 10 mil sem usar pulo nenhum e nem os universitários. kkkkkkkk
Bira podia fazer depois um sobre a grande seleção holandesa de Gullit e Van Basten campeã da Euro 1988 mas que decepcionou inexplicavelmente na Copa de 90.
Outra coisa que me lembro é que o América Mineiro foi colocado no módulo principal porque o ministro do esporte da época era torcedor do time e influenciou o clube dos 13 a convidá-lo. Não tinha lógica nenhuma o América-MG ir pro módulo principal, não chegou nem no quadrangular final da Série B.
Quem era o ministro? Lembro que o juventude entrou porque o prefeito de Caxias de sul torcedor do clube era amigo do Fábio Koff então presidente do clube dos 13 e de cartolas da CBF
Graças a deus que depois de 2002 foi só no formato de pontos corridos Se quase todo ano a CBF ficasse fazendo as mudanças malucas que fazia nos anos 70/80/90, eu nunca ia saber se meu time ia jogar a série B, série A, ser rebaixado por media dos últimos 10 anos ou sair da oitava divisão direto pra primeira porque é do clube dos 13
Mas foi isso que ajudou a matar um monte de times. Vendo os gols e jogos antigos vemos como essa elitização destruiu a fonte de bons jogadores que havia todos os anos
Eu não sou contra os pontos corridos, mas não sou a favor do campeonato brasileiro de pontos corridos, porém, ao mesmo tempo, não acho que nenhum regulamento da época do mata-mata serve pra hoje em dia.
O Brasil por ser um país continental, não deveria adotar o modelo de campeonato dos países europeus, o Brasil enquanto país ou não deveria ter campeonato nacional, ou deveria ter campeonato nacional disputado no modelo UCL. Isso significa que o que deveria ser em pontos corridos são os estaduais e não o campeonato brasileiro. Ou que deveria ser os estaduais e que ao invés deles classificarem pro brasileiro, deveriam classificar diretamente pras competições da CONMEBOL, obviamente que a quantidade de vagas do Brasil deveria ser inchada enormemente, porém, sendo um pouco pra cada estado, de forma a favorecer os estados mais fortes. Mais ou menos como se os nossos estaduais competissem contra os nacionais dos outros países da América do Sul por vagas na libertadores e dessa forma nós teríamos bem mais ligas aqui no continente do que temos de fato. Ao invés de 10 ligas, teríamos 9 + 26/27 ( talvez um ou outro estado não teria nem times suficientes pra mandar pra competições da CONMEBOL e nem pra competir por vaga ).
1987 foi um otimo campeonato até o clube dos 13 terem tentado virar a mesa. Não cumpriram o regulamento que tinham assinado, deu a aquela merda e o Sport foi campeão brasileiro, confirmado por decisão do STF transitada em julgado.
Muita gente defendida que o São Caetano poderia se valer do CBDF, que dizia que se um time mandante ou sua torcida fossem os únicos responsáveis pela não realização do jogo, o time perderia os pontos da partida. Mas São Caetano preferiu evitar a fadiga, pois o vice estava de bom tamanho para a história do clube.
Não ia conseguir nada. Justiça desportiva é tendenciosa em favor dos clubes grandes e isso ficou claro na briga Botafogo x Gama, que gerou a Copa JH, e anos depois no caso Heverton (Fluminense x Portuguesa). Só fazem valer a regra se for pra beneficiar o clube grande.
Uma coisa muito importante a se lembrar é que o Vasco embora tivesse um grande time, estava passando pelas tabelas, empatou por 1 x 1 em casa pelo Cruzeiro e já era visto como virtual eliminado, Joel Santana voltou, o time começa perdendo de 3x0 a final da Mercosul mas acaba virando, foi ali que o Vasco virou campeão brasileiro. O resto foi só pra cumprir tabela.
No caso do Inter ficou de fora em 2017, mas por exemplo o Avaí ficou fora em 2018, que é entre duas, a média conta só 2019 ou somaria? eu considerei as duas, mas de qualquer forma iria cair kkkkk
Se vc pensar assim desse modo não teria surpresa no campeonato, tipo um time q do nada se entrosou e ganhou um campeonato como tbm um time pra ganhar um campeonato tem q ter vindo de uma sequencia de bons elencos entao a diretoria nao iria ser como sao as atuais de sair vendendo o time desfazendo do elenco todo, ganharia quem consegue manter o melhor elenco por mais tempo e se ficar nessa de não focar no BR perde uns 1 ou 2 anos de projeto mais 1,2 e até mais tempo de sequencia campeonatos consecutivos, não sei não mas se pelo menos a cota da TV não fosse um roubo e talz, aumentasse a premiação e diminuisse a quantidade de rebaixados até q seria uma boa ter esse modelo hein nem q diminuisse pra 2 anos, acho q seria até q bom pq iria fortalecer e muito o campeonato BR e ninguem ia largar de mão, os clubes iam segurar os jogadores até nao querer mais e quem pensasse pequeno estava ferrado
Tudo isso teve consequências nas séries de 1999 e o que houve em 2000/2001 (parte1): - Série A teve apenas o Botafogo SP que não disputou o Módulo Azul de 2000, acabou indo para o Módulo Amarelo, terminou indo para as oitavas de final do módulo, mas acabou retornando a Série A de 2001. E detalhe, era para ele ter ido ao Rio-São Paulo de 2002 e era na vaga do São Caetano, se ele não tivesse sido rebaixado na Série A de 2001. - Série B de 1999 teve os rebaixados: Paysandu, Tuna Luso, Desportiva, América RN, Criciúma e União São João. Com exceção da Tuna Luso que acabou "rebaixada" para o módulo verde/branco da Copa João Havelange e depois voltou pra Série B de 2001, sendo rebaixado naquele ano via repescagem sendo derrotado pelo Criciúma. - Série B de 2000 se não fosse toda essa zona: São Raimundo, Remo, Sampaio Corrêa, ABC, Ceará, CRB, Bahia, Fluminense, América MG, Gama, Vila Nova, Bragantino, XV de Piracicaba, Botafogo SP, Londrina, Joinville, Avaí e Juventude. - Série C de 2000 caso tivesse existido teria figuras ilustres como: Paysandu, Tuna Luso, América RN, Fortaleza, Náutico, Figueirense, Americano, União São João, Caxias seriam alguns. - Eram para ser 116 times, mas desistiram antes de começar Interporto do Tocantins e Rio Branco de Vitória. Como não houve substitutos os grupos ficaram meio "capengas". Foram 25 times no Azul, 36 no Módulo Amarelo, 27 no Verde e 26 no Módulo Branco. - No Módulo Amarelo ainda houve muitos convites e alguns times que fizeram boa campanha na Série C de 1999 e acabaram "subindo".
@@edson.1905 Até onde eu sei o Remo entrou e usou todos os recursos que tinha direito pra tentar uma vaga na Série A, assim como o Malutrom na época. A CBF cogitou abrir aquele campeonato para 30 times em dois grupos de 15, mas ficou nos 28.
Lembrando que o Remo em 2001 chegou a entrar na justiça para ser incluído na primeira divisão já que tinha conquistado o acesso via módulo amarelo da Copa João Havelange assim como Paraná e São Caetano, mas não conseguiu a vaga já que o regulamento não previa acesso nem descenso. Acho que foi sacanagem com o Remo subirem o São Caetano e o eles não.
@B C Malutrom já acho que seria muita forçação de barra incluí-lo na Série A já que veio do módulo equivalente à Série C. A vaga na Série B em 2001 ficou de bom tamanho pra eles. Até acho que a CBF deveria reconhecer o Malutrom como campeão da Série C de 2000 e o Paraná campeão da Série B.
Cruzeiro x Inter na João Havelange foi um jogo inacreditavel! 3x2 cruzeiro com um cara do inter, diogo Rincon perdendo um gol incrivel depois de dibrar o goleiro, com o gol aberto, logo depois Leandro guerreiro vacila e na roubada de bola Fabio Jr centroavante estufa a rede pra definir a vitoria da raposa, quando ela era time grande...
Chamei na época de Copa da Picaretagem, com o negócio dos 3 pontos tirados do São Paulo injustamente, do Gama foi punido na justiça por causa desse rolo com Botafogo e Fluminense que subiu na outra virada de mesa. Uma série de tapetões e injustiças, no primeiro jogo do São Caetano contra o Vasco em São Januário o time estava jogando bem até acontece o desastre do alambrado cair.
Esses dias pra trás eu e alguns amigos, estávamos discutindo sobre essa luta de alguns clubes pra reconhecer e Taça Brasil e o Robertão como Brasileiro .. E eu disse pra eles e alguns concordaram. Campeonato Brasileiro é de 2003 pra cá, antes era várzea. Sem padrão, sem regras, com regulamentos loucos.
A Copa João Havelange tem um lugar especial demais no meu coração. Foi quando eu comecei de fato a acompanhar futebol. Tinha o álbum de figurinhas, um mod piratão do Winning Eleven com o campeonato, sabia praticamente todos os times decorados. Sou torcedor do Sport e esse foi talvez o melhor time, ou ao menos o que jogava mais bonito que já vi na Ilha. O mais interessante é que era um timaço composto praticamente só por jogadores regionais e alguns “refugos” do Sul/Sudeste. Meu primeiro jogo no estádio foi justamente Sport x Cruzeiro na Ilha, os dois primeiro colocados da fase de grupos. Lembro como se fosse hoje. O Sport foi eliminado de maneira bem polêmica, com alguns erros de arbitragem. Sem falar que tinha perdido o melhor jogador do time, Nildo, se não me engano ainda no final dos pontos corridos.
Bira, se não me falha a memória, o Remo chegou a pleitear uma vaga pro Brasileirão em 2001 também (justo até), e o Botafogo-SP acho que pesou tbm a campanha no paulistão.
A lista de beneficiados é enorme. Fortaleza, Náutico, Figueirense e outros clubes foram "promovidos" pra Série B pelo tapetão da João Havelange. Paysandu, Tuna Luso e Criciúma rebaixados pra Série C em 1999 permaneceram na segunda. São só alguns exemplos, a lista de janeleiros é bem maior.
O seu resumo no início já disse tudo. O maior torneio amistoso do mundo aonde todas as divisões se cruzavam, acidente na final ja no ano seguinte inclusive...o fluminense pulou para a primeira....campeonato que não existe na cbf. ..tapetao na justica...o campeao foi como vice na libertadores e o vice foi como campeao...clube dos 13 sempre baguncando o futebol. Baguncou em 87 e em 2000.
Viver nas décadas de oitenta e noventa e acompanhar o futebol brasileiro era um exercício constante de raciocínio. Entender as tabelas, divisões em grupos, as fórmulas de disputa, os convidados para os Campeonatos... Às vezes tinha Segundona, às vezes não... Nada mais justo de como é hoje, com os pontos corridos, sem dúvida! Mas era muito legal... Comprar a tabela ou comprar o jornal ou a revista para entender... bem longe de um clique... e depois aplicar nos campeonatos de futebol de botão...
Ubira, belo trabalho de pesquisa, mas se não tivesse toda essa bagunça, talvez não existisse o campeonato de pontos corridos, que começou dois anos depois, se possível faça um vídeo sobre.
Que lindo te ver com a camisa do meu azulão! Sei que daria um trabalho, mas você poderia fazer uma série de vídeos falando sobre os campeonatos brasileiros, ano a ano, contemplando as divisões inferiores, regulamentos e outras curiosidades.
Ubira, muito obrigado por esse vídeo. Essa semana eu tava pensando nesse campeonato e lembrando que disseram que não seria considerado como o campeonato brasileiro e depois o Vasco acabou sendo considerado campeão brasileiro e eu fiquei sem entender o porquê. Eu pensava que tinha sido por conta do Vasco mas neste vídeo fiquei sabendo que foi por conta do Gama ter entrado na justiça. Vlw!!!
Eu fui um dos que caíram no alambrado e dou graças a Deus daquilo ter cedido se não eu teria me ferrado. No jogo do dia 18 de janeiro eu fui pro jogo e depois fui direto pro Rock in Rio..: era a noite do pop. Sandy & Jr, Britney Spears e N’Sync hahahaha
O interessante é que a Revista Placar tem um ranking de pontos histórico do Campeonato Brasileiro, e em 2000 contaram na soma apenas o modulo azul e o mata mata
Opaaa.. mds.. quanto timeco nessa lista. Se possível faça um vídeo contando o motivo do nome de alguns times. Me chamou a atenção a quantidade de América, Atlético, Botafogo, União e Vila Nova que existem no Brasil. Abc.
Bem, o jogo que voltou após a queda do alambrado que foi no Maracanã foi irregular, pois jogadores como Romário que tinham sido substituídos e mesmo assim jogaram, o que é contra às regras do futebol e além disso teve o descumprimento do regulamento no qual tendo algo que interrompesse o jogo de maneira antinatural o mandante seria punido com a perda do jogo, e com a superlotação de são Januário a culpa era do Vasco, aí o STJD na época com cariocas decidiram em favor do Cruzmaltino, dificultando a vida do São Caetano.
Eu gosto de vencer no campo. Tem gente que gosta de falar do "grande" São Caetano como se do outro lado tivesse um timinho. Só no Brasil um time que vem da 2ª divisão e que nem campeão foi quere levar o título nacional. Pra mim, a final foi Cruzeiro x Vasco. O jogo contra o bragantino do ABC foi só pra cumprir tabela para não entrar pra história como a Copa União de 87.
Que lástima são os cartolas brasileiros... dentro de campo, os times fizeram da Copa JH foi uma das mais legais competições nacionais já realizadas, mas sempre será lembrada pelas confusões extra-campo...
Parabéns por mais um ótimo vídeo, Ubira. Quando puder, vc podia fazer um vídeo sobre o brasileirão de 2001, falando sobre as duas seleções finalistas: O Esquadrão Azul e o Furacão! Abraço! #SRN
Tenho uma sugestão. Leiam o livro TREINAMENTO BASICO e INICIAL de FUTEBOL e de FUTSAL...está na hotmart... e depois leiam o calendário da salvacao, editora baraúna. Boas sugestões de calendário e de futebol...boa noite.
Só o Bira mesmo pra explicar essa confusão toda. Seria muito maneiro se falasse também da virada de mesa de 1996, além de todas as outras com os grandes no Brasileirão. Outra confusão era a classificação pro Brasileiro via estadual e a taça de prata dando acesso pro campeonato nacional do mesmo ano.
O Brasileirao foi criado a princípio apenas como um definidor do time que ia para a libertadores. Os clubes e torcidas eram muito mais focados nos estaduais nessa época
@@5txn3-thesociallyindebtedf35 boa! Toda a estrutura de competições era a partir dos estaduais. É q, assim, um time não consegue classificar via estadual e dps tem uma "segunda chance" pra acesso no mesmo ano, me parece como se fosse mais uma forma de beneficiar os grandes, uma "colher de chá". Mas não sei bem se essa era a intenção ou mesmo a impressão q se tinha à época.
Eu respondi com um link, mas parece que ou eu esqueci de apertar enter ou o RUclips acabou. Pesquisa por "Mantos do Futebol Rhumel obscura marca" e o primeiro link vai ser a matéria do blog Mantos do Futebol contando vários detalhes da marca
Fala sobre a dificuldade que psg e Lyon vão enfrentar no retorno da champions, pq a liga francesa foi encerrada, e psg e Lyon vão estar sem ritmo de jogo, já que os outro clubes vão voltar com suas ligas
Bira, ótimo vídeo! Fiquei chateado por esquecer o Náutico na lista de tantos times, mas tudo bem, entendo que eram muitos para ler hahahah Faltou o Náutico e o São Cristóvão
O Oswaldo de Oliveira foi demitido porque queria dar folga e o Eurico queria que tivesse um treino acho que pela manhã e não por ter cumprimentado o Felipão
Na época foi comentado pela imprensa que o Oswaldo foi demitido por causa desse episódio com o Felipão, anos depois que foi revelado essa treta do treino
Sugestão de vídeo Bira: Se nao tivesse acontecido a 2a guerra mundial quem venceria as copas do mundo de 1942 e 1946 ?
é muito difícil de saber, o futebol ficou parado durante 8 anos na Europa. Falam que a Argetina tinha um time brilhante e que possivelmente levaria essas duas copas.
@@marceloforte1065 Tanto é que venceu os torneios realizados na América do Sul facilmente nesta época.
issuu.com/seriezrevista/docs/seriez8 A partir da página 59 tem um texto sobre uma possível copa de 1942 ;)
Acredito que ficaria entre Argentina, Hungria, Suecia, Brasil brigariam por essas duas copas e talvez Italia em 42 e o Uruguai em 46 já que eram seleções mais consolidadas no cenario na epoca, ao meu ponto de ver.
@@antoniovictor2188 A de 46 se tivesse acho que o Brasil teria boa chance, vários craques já despontavam por aqui. Vide Zizinho e o timaço do Vasco expresso da vitória.
Botafogo envolvido em dois campeonatos onde devia ter caído (86 e 99) e, curiosamente, os campeonatos que vieram depois, foram os mais bagunçados da história (87 e 00)
Mas cabe lembrar que toda essa confusão de média dos dois últimos campeonatos de 99/2000 ainda foi decorrência dos rebaixamentos de 96/97.
Então seriam 5 rebaixamentos kkkk
Se tem Eurico Miranda se metendo na história, tem confusão
@Lucho Tô ligado. É nessa época ele era deputado ainda. Cheio dos privilégios
Eurico salvou o Fluminense.
@@lucasmartins7043 fala merda não boca de leite!
@@douglas.de.alvarenga o Eurico enchia a boca para falar que tinha tirado o Fluminense da série C para a série A sem disputar a série B.
Ele cansou de se vangloriar disso.
Se eu não me engano foi o Eurico que assinou o documento na CBF em nome do clube dos 13 que haveria cruzamento final no Brasileiro de 87, grande parte da confusão desse brasileiro é culpa dele
Lembro como se fora ontem do Eurico dizendo que a Globo paralisou o jogo pra passar "uga uga" e o "titanic"
Na verdade ele falou que não podia irritar o favro d de mel?
Eo Vasco com logo do SBT foi foda
Bira, vou falar algo de coração
Tem sido muito duro esse período de quarentena, mentalmente falando. Abrir um vídeo seu com você falando e aí pessoal, tudo bem? É algo que me conforta e me ajuda de maneiras inimagináveis, queria te agradecer por isso
A moral dessa trilogia: JAMAIS ADOTE O PROMEDIO COMO SISTEMA DE REBAIXAMENTO!
Vdd, deixa que os argentinos se virem sozinho, não tenta copiar o modelo deles que só dá cagada
Futebol brasileiro já é desorganizado daí os cara tem a brilhante ideia de copiar o futebol argentino que é mais desorganizado ainda kkkkkk
São Caetano com aquela camisa linda e o patrocínio da Consul, época muito marcante. Uma máquina em campo, brigou em quase tudo que disputou e acabou ficando pelo caminho após aquela tragédia com o Serginho. A sugerir ao Paulo Junior e o Leandro Iamim para uma edição do Meu time de botão, esse time merecia.
Time era bom pq o tortorello desviava dinheiro e colocava no time
@@argeri8601 Corinthians é mafioso só joga na retranca e ganha títulos estádio eai???
@@wesleyrafa8571 🐯🐯🐷🐷
São Caetano tinha um ótimo time porque o prefeito ajudava.
Até hoje a torcida do Remo é mordida com essa história de subir o Botafogo-Sp sendo o que o Remo foi 3º colocado. Parabéns, Bira! Teu trabalho é fera 👏🏻👏🏻👏🏻
Tudo isso teve consequências nas séries de 1999 e o que houve em 2000/2001 (parte 2):
- Série A de 2001 contou com 28 times. Com brigas na justiça e tudo era pra ser 30 times em dois grupos, mas resolveram montar com 28 mesmo. Remo, Náutico e Malutrom ficaram chupando o dedo.
- Critérios para a Série A de 2001 foram os 22 times da Série A de 1999, mais os times que disputaram o Módulo Azul (Bahia, América MG e Fluminense), mais Goiás e Santa Cruz que foram campeão e vice da Bzona de 1999 e o São Caetano vice brasileiro de 2000.
- Série B de 2001 era pra seguir a mesma lógica mas rolou tanta coisa que fica até difícil de saber que critérios usaram pra colocar Sergipe, Nacional AM, Americano, Anapolina enquanto que América RJ, Bangu e Ríver que fizeram campanhas melhores literalmente não entraram. Foram 28 equipes divididas em 2 grupos regionais de 14 e subiram 2, enquanto que caíram 4 times de forma direta (ABC, Nacional, Desportiva e Serra) e 2 via repescagem (Tuna Luso e Sergipe).
- Série B de 2001 ainda teve final polêmica com o Figueirense subindo com invasão de campo e nova briga judicial que se arrastou até 2002. O Malutrom disputou a Série B, escapou do descenso na repescagem e anunciou a desistência da competição em 2002. Bom para o Guarany de Sobral que disputou a competição no ano seguinte.
Bangu sim, América RJ e River tiveram campanhas pior que a da Anapolina
"Remo, Náutico e Malutrom ficaram chupando o dedo."
Remo tudo bem, pela campanha que fez na JH fazia por merecer disputar a Série A em 2001. Malutrom já seria muita forçação de barra, mas vá lá. Acho que a vaga na Série B pra eles ficou de bom tamanho. Mas Náutico??? Qual era o mérito do Náutico??? Nada contra o clube, mas o lugar deles era na Série C, não conseguiram subir em 1999.
No caso do Figueirense o juiz mentiu na súmula a mando do chefe da arbitragem dizendo que tinha encerrado o jogo.
No tribunal ele desmentiu e foi suspenso e o campeonato ficou por isso mesmo.
@@wagnerscaglione é verdade, lembro que o árbitro era o Alfredo Loebling. Ele marcou alguma falta no meio de campo, a torcida entendeu que ele tinha encerrado o jogo e invadiu o campo e começou a confusão. Ele chegou a dar entrevista dizendo que não tinha acabado, mas as redes foram arrancadas, o que tornou o reinício da partida inviável. Depois ele colocou na súmula que o jogo havia encerrado. O Caxias com razão se sentiu prejudicado afinal ainda tinha chance de empatar o jogo e conquistar o acesso e foi a justiça. Depois o Loebling admitiu para o Juca Kfouri que foi orientado pelo Armando Marques a escrever na súmula que o jogo havia acabado mesmo não sendo verdade. Convencido pelo jornalista, confessou publicamente a fraude na súmula e foi banido para sempre do futebol, nunca mais voltou a apitar enquanto o Armando Marques ainda continuou por alguns anos a frente da Comissão Nacional de Arbitragem. Moral da história: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
Cara, meus parabéns por essa série do "promedio". Eu costumo deixar meu like, mas gostaria de ressaltar que é um prazer poder acompanhar e reviver todas estas histórias.
Eita confusão! Lembrando que alguns times foram subidos de divisão de 99 para 2000, além do Fluminense, que foi da terceira para primeira. O Náutico foi um que saiu da terceira em 99 para o módulo referente à Segunda, em 2000, sem ter conquistado esse acesso no campo. Se não me engano, Figueirense e Fortaleza tbm foram beneficiados dessa maneira. Em 2001, o que seria o retorno oficial do Brasileiro, todos esses clubes mantiveram o benefício recebido no ano anterior, assim como o Fluminense permaneceu na primeira divisão sem nunca ter subido na série B. É um show de organização nosso futebol.
Perfeito seu comentário. A maioria desses usurpadores acabaram sendo rebaixados novamente ao longo desses anos e conseguiram a vaga dentro de campo, Náutico foi campeão da Série C recentemente e o Fortaleza ficou anos tentando voltar pra Série B. Só tá faltando Fluminense e Figueirense pagarem essa "dívida".
Então o Corinthians também foi beneficiado porque terminou a JH em penúltimo e jogou a série A em 2001.
@@danielangelim872 Corinthians não foi rebaixado pois a Copa JH não tinha rebaixamento. E se o Campeonato Brasileiro seguisse como planejado o Corinthians já estava salvo do rebaixamento pelo promédio graças as campanhas de 98 e 99.
Ainda assim, é melhor que a Argentina ( não que isso seja um grande mérito ).
A Copa João Havelange não previa rebaixamento, isso já estava definido antes do campeonato.
Fala sobre a final da Libertadores de 2005 e o CAP não jogando a primeira em casa e sim no Beira Rio.
Isso foi pq a Arena da baixada na época não cabia o público necessário não foi?
A Arena não tinha a capacidade mínima exigida pela CONMEBOL e o Coritiba não quis emprestar seu estádio.
@@jokomukololo na vdd o cap nem pensou nessa possibilidade
o Atletico conseguiu construir arquibancadas provisórias a tempo e com todo alvará dado pelos poderes públicos. Foi pura política.
Apoio
Essa camisa do são Caetano é um espetáculo, muita nostalgia.
bira faz um vídeo explicando a confusão da Rhumell que chegou no Brasil pra patrocinar o Palmeiras e até hoje é acusada de ser uma empresa pirata,tendo até dificultado por isso a entrada no país da humell original dinamarquesa
..."a Globo quis parar o jogo, pra não atrapalhar o Uga Uga"...
Eurico Miranda.
@El Capo Johnny o índio peladão?
@El Capo Johnny ah tá
@@claudinhochaveador123 dava mais audiência que jogo. Pra globo era prioridade mesmo..E tinha mulher pelada tbm
Eles passavam a novela das 19h (Uga Uga) após o jogo, e acho que nesse dia não teve o Praça TV 2°a edição, e após a novela das sete, passou o JN.
@@emfraridades7261 tipo a Daniele Winits mostrando os seios
fala biraa! mais um otimo video
alguns adendos sobre esse campeonato:
- o campeãoo mundial de 2000, em condições normais, tbm seria rebaixado para a serieB! (n querendo dizer que houve maracutaia, pelo contrario, o acordado ja tinha sido resolvido bem antes)
- o palmeiras tbm entrou numa fase de contenção de gastos pós libetadores(incio da era pós parmalat) que foi chamado de "bom e barato". esse time havia sido campeão da copa dos campeões meses antes. essa politicia perduraria alguns anos, inclusive no fatidico 2002 e seu rebaixamento
- apesar de todos reclames do eurico, o vasco foi bem "beneficiado" com esse adiamento. romário, que fez um dos gols na final remarcada, já havia saido lesionado em SJ dia 30/12 e aquele time do Azulão encaixado jogava melhor fora de casa, tendo claras condições de vencer a partida contra o rival sem o seu principal jogador. o time que jogou depois alem de falta de ritmo teve todos esses problemas contratuais
-3 dias antes dessa final cancelada, aconteceu o historico jogo palmeiras 3x4 vasco, a virada do seculo
-horarios de jogos na TV, na primeira fase eram nada usuais. ao menos aos domingos, as partidas na TV eram as 18:30h, pra despero do faustão
-o gama pode ter deixado um ultimo "legado" no fut. br que perdura até hj. há quem diga que o coro na CBF pela adoção de pontos corridos foi endossado pelo SPFC após a eliminação pro santos no mata mata de 2002. a classificação do historico santos de diego e robinho pra fase final só foi possivel pq o já rebaixado gama goleou o coritiba que precisava de uma vitoria simples pra pleitear a oitava vaga
e só uma opinião pessoal, que papelão a dona CBF fez ein!! aquele penta em 2002 foi literalmente obra do destino, da otima geração e do trabalho tecnico. pq se dependesse do extra campo, o 7x1 alemão teria acontecido 12 anos antes! O clube dos 13 livrou a cara da CBF lindamente, lamentável ela não ter tido nenhuma consideração qdo o mesmo foi implodido pela ganancia do sr andres sanchez
A João Havelange é ainda mais marcante p mim pelo q aconteceu depois. Sou vascaíno e tinha 14 anos em 2001. Lá por meados de julho, fui sorteado p participar do programa Show do Milhão (meu pai colocou meu nome no sorteio). Fui tranquilo e sem nenhuma estratégia, muito pq não achava q seria sorteado durante o programa (eram 14 pessoas e geralmente só duas eram sorteadas). Adivinha? Fui sorteado. Silvio começou a conversar comigo e perguntou o nome do meu pai, q estava me acompanhando na platéia. Respondi "Vasco". Silvio emendou: "Perguntei o nome, não o time dele". Todos riram e eu confirmei q o nome do meu pai de fato era Vasco. Silvio trocou uma ideia com meu pai e logo depois fez um agradecimento ao Eurico Miranda pela homenagem na decisão. Uma pena q errei a pergunta de 10 mil sem usar pulo nenhum e nem os universitários. kkkkkkkk
Etaa Hudson, parente de Edson Celulari! 🤣🤣🤣😂😂😂😂
Tem no RUclips?
@@esqueleto2688 tem nao. Só fita vhs mesmo. Se um dia eu colocar, aviso aqui
@@hudsonoliveira1536Bota essa fita no youtube por favor, uma reliquia.
Bira podia fazer depois um sobre a grande seleção holandesa de Gullit e Van Basten campeã da Euro 1988 mas que decepcionou inexplicavelmente na Copa de 90.
Fracassou porque as panelas do plantel da Holanda brigavam mais que as panelas das fadas insensatas contra os machos escrotos
O Van Basten estava lesionado, o que contribuiu para a má campanha laranja na copa
Outra coisa que me lembro é que o América Mineiro foi colocado no módulo principal porque o ministro do esporte da época era torcedor do time e influenciou o clube dos 13 a convidá-lo. Não tinha lógica nenhuma o América-MG ir pro módulo principal, não chegou nem no quadrangular final da Série B.
Quem era o ministro? Lembro que o juventude entrou porque o prefeito de Caxias de sul torcedor do clube era amigo do Fábio Koff então presidente do clube dos 13 e de cartolas da CBF
@@claudinhochaveador123 😬😬😬
Foi o primeiro de futebol que eu fui, o 3 x 3 de São Caetano x Fluminense, chegamos atrasados, mas consegui ver os gols do São Caetano!
Graças a deus que depois de 2002 foi só no formato de pontos corridos
Se quase todo ano a CBF ficasse fazendo as mudanças malucas que fazia nos anos 70/80/90, eu nunca ia saber se meu time ia jogar a série B, série A, ser rebaixado por media dos últimos 10 anos ou sair da oitava divisão direto pra primeira porque é do clube dos 13
Mas foi isso que ajudou a matar um monte de times. Vendo os gols e jogos antigos vemos como essa elitização destruiu a fonte de bons jogadores que havia todos os anos
Eu não sou contra os pontos corridos, mas não sou a favor do campeonato brasileiro de pontos corridos, porém, ao mesmo tempo, não acho que nenhum regulamento da época do mata-mata serve pra hoje em dia.
O Brasil por ser um país continental, não deveria adotar o modelo de campeonato dos países europeus, o Brasil enquanto país ou não deveria ter campeonato nacional, ou deveria ter campeonato nacional disputado no modelo UCL. Isso significa que o que deveria ser em pontos corridos são os estaduais e não o campeonato brasileiro.
Ou que deveria ser os estaduais e que ao invés deles classificarem pro brasileiro, deveriam classificar diretamente pras competições da CONMEBOL, obviamente que a quantidade de vagas do Brasil deveria ser inchada enormemente, porém, sendo um pouco pra cada estado, de forma a favorecer os estados mais fortes. Mais ou menos como se os nossos estaduais competissem contra os nacionais dos outros países da América do Sul por vagas na libertadores e dessa forma nós teríamos bem mais ligas aqui no continente do que temos de fato. Ao invés de 10 ligas, teríamos 9 + 26/27 ( talvez um ou outro estado não teria nem times suficientes pra mandar pra competições da CONMEBOL e nem pra competir por vaga ).
2000, apesar de sua confusão, foi como um 1987 mais organizado, com o misto de mérito técnico com politicagem e decisões jurídicas.
87 em questão de organização foi pior que 2000. (Minha Opinião).
1987 foi um otimo campeonato até o clube dos 13 terem tentado virar a mesa. Não cumpriram o regulamento que tinham assinado, deu a aquela merda e o Sport foi campeão brasileiro, confirmado por decisão do STF transitada em julgado.
Uma das melhores histórias, essa do "Brasileirão" de 2000, enfim consegui entender como aconteceu, muito bom o vídeo!
Muita gente defendida que o São Caetano poderia se valer do CBDF, que dizia que se um time mandante ou sua torcida fossem os únicos responsáveis pela não realização do jogo, o time perderia os pontos da partida. Mas São Caetano preferiu evitar a fadiga, pois o vice estava de bom tamanho para a história do clube.
Não ia conseguir nada. Justiça desportiva é tendenciosa em favor dos clubes grandes e isso ficou claro na briga Botafogo x Gama, que gerou a Copa JH, e anos depois no caso Heverton (Fluminense x Portuguesa). Só fazem valer a regra se for pra beneficiar o clube grande.
@@leonardogoldschmidt763 certamente. Por isso acho que o São Caetano fez bem em evitar a fadiga.
O São Caetano fez o certo: tinha que jogar
O Coração Valente jogava na Ponte Preta, nessa época. Fez gol pra caralho.
Uma coisa muito importante a se lembrar é que o Vasco embora tivesse um grande time, estava passando pelas tabelas, empatou por 1 x 1 em casa pelo Cruzeiro e já era visto como virtual eliminado, Joel Santana voltou, o time começa perdendo de 3x0 a final da Mercosul mas acaba virando, foi ali que o Vasco virou campeão brasileiro. O resto foi só pra cumprir tabela.
Promédio 2019/2018/2017 considerando as temporadas que os clubes disputaram, dividindo os pontos por 38, 76 ou 114 jogos:
1,912 FLAMENGO
1,903 PALMEIRAS
1,692 GRÊMIO
1,657 INTER/2
1,640 SANTOS
1,543 SÃO PAULO
1,508 CORINTHIANS
1,508 ATHLÉTICO
1,412 ATLÉTICO MG
1,394 FORTALEZA/1
1,368 GOIÁS/1
1,298 VASCO
1,289 BOTAFOGO
1,289 BAHIA
1,280 CRUZEIRO
1,210 FLUMINENSE
1,140 CHAPECOENSE
1,092 CEARÁ/2
0,842 CSA/1
0,828 AVAÍ/2
No caso do Inter ficou de fora em 2017, mas por exemplo o Avaí ficou fora em 2018, que é entre duas, a média conta só 2019 ou somaria? eu considerei as duas, mas de qualquer forma iria cair kkkkk
Bacana, vou te dar uma moral por ter tido esse enorme trabalho de calcular isso.
Vc é bom mano fez esses calculos
Interessante. Desse modo a Chapecoense se rebaixaria de qualquer jeito.
Se vc pensar assim desse modo não teria surpresa no campeonato, tipo um time q do nada se entrosou e ganhou um campeonato como tbm um time pra ganhar um campeonato tem q ter vindo de uma sequencia de bons elencos entao a diretoria nao iria ser como sao as atuais de sair vendendo o time desfazendo do elenco todo, ganharia quem consegue manter o melhor elenco por mais tempo e se ficar nessa de não focar no BR perde uns 1 ou 2 anos de projeto mais 1,2 e até mais tempo de sequencia campeonatos consecutivos, não sei não mas se pelo menos a cota da TV não fosse um roubo e talz, aumentasse a premiação e diminuisse a quantidade de rebaixados até q seria uma boa ter esse modelo hein nem q diminuisse pra 2 anos, acho q seria até q bom pq iria fortalecer e muito o campeonato BR e ninguem ia largar de mão, os clubes iam segurar os jogadores até nao querer mais e quem pensasse pequeno estava ferrado
E o Azulão ainda foi vice em 2001 . Grandes histórias , Parabéns pelo canal !!!
Tinha q voltar essa copa João Havelange. Muito mais emocionante
Essa camisa do Vasco é a mais linda da história do clube 😍
Tb acho, essa camisa de 2000 do Vasco é linda
Tudo isso teve consequências nas séries de 1999 e o que houve em 2000/2001 (parte1):
- Série A teve apenas o Botafogo SP que não disputou o Módulo Azul de 2000, acabou indo para o Módulo Amarelo, terminou indo para as oitavas de final do módulo, mas acabou retornando a Série A de 2001. E detalhe, era para ele ter ido ao Rio-São Paulo de 2002 e era na vaga do São Caetano, se ele não tivesse sido rebaixado na Série A de 2001.
- Série B de 1999 teve os rebaixados: Paysandu, Tuna Luso, Desportiva, América RN, Criciúma e União São João. Com exceção da Tuna Luso que acabou "rebaixada" para o módulo verde/branco da Copa João Havelange e depois voltou pra Série B de 2001, sendo rebaixado naquele ano via repescagem sendo derrotado pelo Criciúma.
- Série B de 2000 se não fosse toda essa zona: São Raimundo, Remo, Sampaio Corrêa, ABC, Ceará, CRB, Bahia, Fluminense, América MG, Gama, Vila Nova, Bragantino, XV de Piracicaba, Botafogo SP, Londrina, Joinville, Avaí e Juventude.
- Série C de 2000 caso tivesse existido teria figuras ilustres como: Paysandu, Tuna Luso, América RN, Fortaleza, Náutico, Figueirense, Americano, União São João, Caxias seriam alguns.
- Eram para ser 116 times, mas desistiram antes de começar Interporto do Tocantins e Rio Branco de Vitória. Como não houve substitutos os grupos ficaram meio "capengas". Foram 25 times no Azul, 36 no Módulo Amarelo, 27 no Verde e 26 no Módulo Branco.
- No Módulo Amarelo ainda houve muitos convites e alguns times que fizeram boa campanha na Série C de 1999 e acabaram "subindo".
Muito bom, mas a série B seria Botafogo e nao Gama.
O Remo não conseguiu a sua vaga na Série A
@@edson.1905 Até onde eu sei o Remo entrou e usou todos os recursos que tinha direito pra tentar uma vaga na Série A, assim como o Malutrom na época. A CBF cogitou abrir aquele campeonato para 30 times em dois grupos de 15, mas ficou nos 28.
Sou (era) torcedor do Malutrom/Jmalucelli...um raro
Que saudade desse canal!!
História do futebol brasileiro ilustra bem o que é o Brasil: uma confusão movida a ego e política
Uma coisa do promedio é que você pode ser campeão e ao mesmo tempo rebaixado dependendo da sua campanha
Lembrando que o Remo em 2001 chegou a entrar na justiça para ser incluído na primeira divisão já que tinha conquistado o acesso via módulo amarelo da Copa João Havelange assim como Paraná e São Caetano, mas não conseguiu a vaga já que o regulamento não previa acesso nem descenso. Acho que foi sacanagem com o Remo subirem o São Caetano e o eles não.
Subiram o São Caetano por ter sido o vice campeão brasileiro em 2000.
@@marceloluna4798 apesar do regulamento não prever acesso, achei justo subir o São Caetano. Mas foi injusto com o Remo.
@B C malutrom desistiu da serie b
@B C Malutrom já acho que seria muita forçação de barra incluí-lo na Série A já que veio do módulo equivalente à Série C. A vaga na Série B em 2001 ficou de bom tamanho pra eles. Até acho que a CBF deveria reconhecer o Malutrom como campeão da Série C de 2000 e o Paraná campeão da Série B.
Cruzeiro x Inter na João Havelange foi um jogo inacreditavel! 3x2 cruzeiro com um cara do inter, diogo Rincon perdendo um gol incrivel depois de dibrar o goleiro, com o gol aberto, logo depois Leandro guerreiro vacila e na roubada de bola Fabio Jr centroavante estufa a rede pra definir a vitoria da raposa, quando ela era time grande...
Te amo Ubira
Chamei na época de Copa da Picaretagem, com o negócio dos 3 pontos tirados do São Paulo injustamente, do Gama foi punido na justiça por causa desse rolo com Botafogo e Fluminense que subiu na outra virada de mesa. Uma série de tapetões e injustiças, no primeiro jogo do São Caetano contra o Vasco em São Januário o time estava jogando bem até acontece o desastre do alambrado cair.
Esses dias pra trás eu e alguns amigos, estávamos discutindo sobre essa luta de alguns clubes pra reconhecer e Taça Brasil e o Robertão como Brasileiro .. E eu disse pra eles e alguns concordaram. Campeonato Brasileiro é de 2003 pra cá, antes era várzea. Sem padrão, sem regras, com regulamentos loucos.
A Copa João Havelange tem um lugar especial demais no meu coração.
Foi quando eu comecei de fato a acompanhar futebol. Tinha o álbum de figurinhas, um mod piratão do Winning Eleven com o campeonato, sabia praticamente todos os times decorados.
Sou torcedor do Sport e esse foi talvez o melhor time, ou ao menos o que jogava mais bonito que já vi na Ilha. O mais interessante é que era um timaço composto praticamente só por jogadores regionais e alguns “refugos” do Sul/Sudeste.
Meu primeiro jogo no estádio foi justamente Sport x Cruzeiro na Ilha, os dois primeiro colocados da fase de grupos. Lembro como se fosse hoje.
O Sport foi eliminado de maneira bem polêmica, com alguns erros de arbitragem. Sem falar que tinha perdido o melhor jogador do time, Nildo, se não me engano ainda no final dos pontos corridos.
O nildo teve a perna quebrada, no jogo contra o prantos. O popoti caiu nas quartas, porque roubaram o popoti.
Uma das melhores coisas da vida é aprender e o Bira é meu professor preferido da matéria história do esporte.
Obrigado por todo este conteúdo.
Bira, se não me falha a memória, o Remo chegou a pleitear uma vaga pro Brasileirão em 2001 também (justo até), e o Botafogo-SP acho que pesou tbm a campanha no paulistão.
Um dos times beneficiados com essa bagunça foi o Fortaleza. Estava há anos na série C e acabou disputando o módulo vencido pelo Paraná.
Mas depois ficou de novo anos na C até dar essa guinada agora.
A lista de beneficiados é enorme. Fortaleza, Náutico, Figueirense e outros clubes foram "promovidos" pra Série B pelo tapetão da João Havelange. Paysandu, Tuna Luso e Criciúma rebaixados pra Série C em 1999 permaneceram na segunda. São só alguns exemplos, a lista de janeleiros é bem maior.
@@marceloluna4798 Pagamos essa. Com juros, correção monetária e os diabos.
Diria o pessoal do Baião de Dois: Deus não anda na Série C.
A ideia desse torneio com cruzamento entre todos os níveis foi inovador. Todos tem chance de vencer!
O seu resumo no início já disse tudo. O maior torneio amistoso do mundo aonde todas as divisões se cruzavam, acidente na final ja no ano seguinte inclusive...o fluminense pulou para a primeira....campeonato que não existe na cbf. ..tapetao na justica...o campeao foi como vice na libertadores e o vice foi como campeao...clube dos 13 sempre baguncando o futebol. Baguncou em 87 e em 2000.
na verdade tanto a CBF e o Clibe dos 13 bagunçaram, o ideal seria ter uma liga parecida com a da Premier League que tem um CEO.
Viver nas décadas de oitenta e noventa e acompanhar o futebol brasileiro era um exercício constante de raciocínio.
Entender as tabelas, divisões em grupos, as fórmulas de disputa, os convidados para os Campeonatos...
Às vezes tinha Segundona, às vezes não...
Nada mais justo de como é hoje, com os pontos corridos, sem dúvida!
Mas era muito legal... Comprar a tabela ou comprar o jornal ou a revista para entender... bem longe de um clique... e depois aplicar nos campeonatos de futebol de botão...
Que Vídeo Daora, finalmente Entendi toda essa confusão
Ubira, belo trabalho de pesquisa, mas se não tivesse toda essa bagunça, talvez não existisse o campeonato de pontos corridos, que começou dois anos depois, se possível faça um vídeo sobre.
Que lindo te ver com a camisa do meu azulão!
Sei que daria um trabalho, mas você poderia fazer uma série de vídeos falando sobre os campeonatos brasileiros, ano a ano, contemplando as divisões inferiores, regulamentos e outras curiosidades.
live com a netlusa foi muito boa!! saudações lusitanas
Brasil era uma bagunça, desde 1959 os formatos eram diferentes
TU É O CARA
Ubira, muito obrigado por esse vídeo. Essa semana eu tava pensando nesse campeonato e lembrando que disseram que não seria considerado como o campeonato brasileiro e depois o Vasco acabou sendo considerado campeão brasileiro e eu fiquei sem entender o porquê. Eu pensava que tinha sido por conta do Vasco mas neste vídeo fiquei sabendo que foi por conta do Gama ter entrado na justiça. Vlw!!!
No mar de times pulou o Náutico. Alguém faltaria na lista mesmo, muita gente
Eu fui um dos que caíram no alambrado e dou graças a Deus daquilo ter cedido se não eu teria me ferrado.
No jogo do dia 18 de janeiro eu fui pro jogo e depois fui direto pro Rock in Rio..: era a noite do pop. Sandy & Jr, Britney Spears e N’Sync hahahaha
Que isso cara
Alou Netflix, quero um documentário nos moldes The Last Dance. Obrigado.
Ubira sempre trazendo ótimos conteúdos. Melhor jornalista do Brasil. P.S. q linda essa camisa do São Caetano; sou apaixonado por camisas antigas.
Ubira, vi agora só essa sequência de vídeos e cara, parabéns! Que série maravilhosa!
O interessante é que a Revista Placar tem um ranking de pontos histórico do Campeonato Brasileiro, e em 2000 contaram na soma apenas o modulo azul e o mata mata
Onde eu estava no ano 2000, achei que tivesse chego na terra em 90. Que campeonato incrível
Bira tenta fazer um video de quem seriam os rebaixados do Brasileirão de 2019 se ouvesse promédio
Vasco e Flu acho que cairiam, pois foram muito mal também em 2018.
comentei ali em cima
Vi essa semana a tabela
Seria
Avaí
CSA
Fortaleza
Fluminense
Aliás
Essa tabela foi antes do torneio acabar
A correta era com Ceará no lugar do Fluminense e não lembro se era o Fortaleza msm que caia ou se era outro
Bira, vc faz falta no YT
Você é fera demais. Parabéns Ubira
87 é do sport recife
E no fim do jogo, o Eurico Miranda deu exclusividade pra equipe do SBT fazer reportagem no vestiário.
Ótimo vídeo, já não lembrava desses detalhes sórdidos. Atualmente as coisas estão um pouco mais organizadas.
Opaaa.. mds.. quanto timeco nessa lista. Se possível faça um vídeo contando o motivo do nome de alguns times. Me chamou a atenção a quantidade de América, Atlético, Botafogo, União e Vila Nova que existem no Brasil. Abc.
O Sandro Oroki, pai do Pedro Oroki, Famigerado Tio Orochi.
Dei o like já quando vi a camiseta. Que saudades do meu Azulão!
Vou assistir esse vídeo de madrugada pq tenho paz , pois conteúdo de qualidade tem que ter atenção total :)
ubira você é o melhor
Você devia voltar a fazer vídeos no teu canal
06:10 atenção para a chamada
Bem, o jogo que voltou após a queda do alambrado que foi no Maracanã foi irregular, pois jogadores como Romário que tinham sido substituídos e mesmo assim jogaram, o que é contra às regras do futebol e além disso teve o descumprimento do regulamento no qual tendo algo que interrompesse o jogo de maneira antinatural o mandante seria punido com a perda do jogo, e com a superlotação de são Januário a culpa era do Vasco, aí o STJD na época com cariocas decidiram em favor do Cruzmaltino, dificultando a vida do São Caetano.
cara esse campeonato e muitos outros do passado eram uma bagunça do começo ao fim, não adianta querer lógica apenas no jogo final.
Em Campo o São Caetano nunca venceria aquele Vasco de 2000.
Eu gosto de vencer no campo. Tem gente que gosta de falar do "grande" São Caetano como se do outro lado tivesse um timinho. Só no Brasil um time que vem da 2ª divisão e que nem campeão foi quere levar o título nacional. Pra mim, a final foi Cruzeiro x Vasco. O jogo contra o bragantino do ABC foi só pra cumprir tabela para não entrar pra história como a Copa União de 87.
@@reginaldo.dinamite então você concorda que o campeão de 87 é o Flamengo?
@@brunovieira6741 Não. O framengu não cumpriu a tabela/regulamento.
O Vasco cumpriu a dele em 2000. É uma equação bem simples.
Que lástima são os cartolas brasileiros... dentro de campo, os times fizeram da Copa JH foi uma das mais legais competições nacionais já realizadas, mas sempre será lembrada pelas confusões extra-campo...
essa copa joão havelange de 2000, deve ter sido boa de se acompanhar. fico vendo os vídeos da competição aqui no youtube.
Que baita vídeo! Parabéns, Ubira.
Quando começou a falar o nome dos clubes, acelerei o vídeolkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A copa João Havelange o primeiro brasileirão que acompanhei do início ao fim... tinha 7 pra 8 anos
Bira, faz um vídeo falando do roubo para a Coréia na copa de 2002
Parabéns por mais um ótimo vídeo, Ubira. Quando puder, vc podia fazer um vídeo sobre o brasileirão de 2001, falando sobre as duas seleções finalistas: O Esquadrão Azul e o Furacão! Abraço! #SRN
Muito bonita a camisa
Bira faz um vídeo sobre o ipatinga
Tenho uma sugestão. Leiam o livro TREINAMENTO BASICO e INICIAL de FUTEBOL e de FUTSAL...está na hotmart... e depois leiam o calendário da salvacao, editora baraúna. Boas sugestões de calendário e de futebol...boa noite.
Só o Bira mesmo pra explicar essa confusão toda. Seria muito maneiro se falasse também da virada de mesa de 1996, além de todas as outras com os grandes no Brasileirão. Outra confusão era a classificação pro Brasileiro via estadual e a taça de prata dando acesso pro campeonato nacional do mesmo ano.
O Brasileirao foi criado a princípio apenas como um definidor do time que ia para a libertadores. Os clubes e torcidas eram muito mais focados nos estaduais nessa época
@@5txn3-thesociallyindebtedf35 boa! Toda a estrutura de competições era a partir dos estaduais. É q, assim, um time não consegue classificar via estadual e dps tem uma "segunda chance" pra acesso no mesmo ano, me parece como se fosse mais uma forma de beneficiar os grandes, uma "colher de chá". Mas não sei bem se essa era a intenção ou mesmo a impressão q se tinha à época.
Bira faz da antiga copa dos campeões de 2002
Como alguém de "prlll 👎" nesse vídeo maravilhoso?
Acabei de assistir o vídeo anterior e vejo que a continuação acabou de ser postada, vlw Ubira 👍🏼
Rhummel, a famosa marca obscura que copiou na cara dura Hummel e provavelmente já patrocinou o Brasileirão inteiro
obscura pq?
??? Que história é essa mn?
Eu respondi com um link, mas parece que ou eu esqueci de apertar enter ou o RUclips acabou. Pesquisa por "Mantos do Futebol Rhumel obscura marca" e o primeiro link vai ser a matéria do blog Mantos do Futebol contando vários detalhes da marca
Nos meus 23 anos de idade nunca notei que eram duas marcas diferentes, com escritas diferentes kkk sensacional comentário que mudou minha vida!
@@euerickfernandes7 marca fake, basicamente...
A Copa JH foi o maior bacanal do futebol brasileiro.
Esse time de 2000 foi o melhor time do Sport que eu vi!
Fiquei esperando o Bira falar no meio da lista:
Kansas City Chiefs - NFL
All Blacks - Rugby
Roger Federer - Suíça
Fala sobre a dificuldade que psg e Lyon vão enfrentar no retorno da champions, pq a liga francesa foi encerrada, e psg e Lyon vão estar sem ritmo de jogo, já que os outro clubes vão voltar com suas ligas
Aconteceu com o River
Muito legal esse tipo de vídeo
Que explicação sensacional !! Parabéns , melhor Canal !!!
Bira, ótimo vídeo! Fiquei chateado por esquecer o Náutico na lista de tantos times, mas tudo bem, entendo que eram muitos para ler hahahah
Faltou o Náutico e o São Cristóvão
Náutico é tão irrelevante que ele acabou esquecendo
Obs:Sou torcedor do Santa Cruz
@@patricio2390
Seu perfil se chama Botafogo 1995 e você torce pro Santa? O Santinha merece torcedor mais fiel
@@gabrielnjardim Esse celular não é meu o meu tá em concerto
10salve, bira! ce podia falar da hummel e da rhumell
top!parabéns! ótimas informações!
Muito bom o vídeo bira
O Oswaldo de Oliveira foi demitido porque queria dar folga e o Eurico queria que tivesse um treino acho que pela manhã e não por ter cumprimentado o Felipão
Na época foi comentado pela imprensa que o Oswaldo foi demitido por causa desse episódio com o Felipão, anos depois que foi revelado essa treta do treino
A programação com a folga já estava estabelecida. Aí o capo Miranda quis interferir e usou como pretexto esse negócio do abraço do Oswaldo no Felipão