Em 1985 convidei o Plínio Marcos para uma palestra na PUCCAMP em Campinas e ele aproveitou para vender seus livros. Sua palestra foi um show, sempre coerente com as ideias dele . Ele faz muita falta nos dias atuais com a bestialidade que o Brasil vive.
46:00 "Por mais que o homem esteja duro e cínico com esse confronto do dia a dia com essa batalha sem glória, ele sempre conserva no coração dele um pequeno núcleo como um olho violeta, um lugar sensível onde guarda algum eco de algum momento de amor que ele viveu na vida dele. E bendito é quem pode tocar esse homem nesse pequeno núcleo e por aí despertá-lo para as lutas de libertação coletiva".
48:50 - Demais o humor de Nelson Rodrigues fazendo piada nas cismas com os dramaturgos mais novos: - Boal era melhor quando copiava meus maiores defeitos.
Podemos chamar essa entrevista de obrigatória pra quem pensa teatro como arte em sua essência. Plínio Marcos foi um artista que não se traiu sob qualquer circunstância e por isso mesmo é uma referência na dramaturgia brasileira.
Este cara é uma obra de arte, uma grande alma, almas daquelas q nascem pouco por aí: olhar crítico sobre a vida, dos papéis que desempenhamos contra nossa vontade e por causa do sistema. Papéis que desempenhamos estritamente em prol da nossa sobrevivência, vivendo vidas que não acendem nossa luz, não incendeiam nosso coração. Homem RARO! A sutileza de suas descrições, principalmente a última, o encerramento, encabula até o entrevistador, que de tal modo, sente apequenado por palavras tão belas. Só uma inteligência acima da média e guiada pela espiritualidade é capaz de produzir. Pessoas assim não se produzem na academia, há coisas que são inatas mesmo, impossível não reconhecer. Valeu a vida Plínio. Um abraço de quem te conheceu e te amou como irmão, sim, um dia iremos nos tornar uma só tribo.
Que ser humano incrível. Faz muita falta. Precisamos de mais Plinios Marcos. Esse foi um dos melhores Rodas Vivas que assisti. Que bom este conteudo estar aqui no youtube pro conhecimento das novas gerações. Obrigado!
Conheci o Plinio Marcos de ouvir falar e por leituras rasas que fiz sobre o filme navalha da carne, ganhou meu respeito nesta entrevista. Nos primeiros 10 minutos ele sangra a seletividade da impressa, que tenta nós conversar de que é imparcial, nada é ninguém é totalmente imparcial todos temos nossos vieses. Por mais pessoas pensantes como Plinio Marcos.
"Jamais a arte e a poesia vão brotar do interior das pessoas fracas. Onde existe autoritarismo, o artista é sufocado. O autoritarismo gera o obscurantismo, que favorece o copiador, o bobo da corte e os senhores da estética decorativa." (Plínio Marcos - In: "Reflexões Sobre a Arte Cênica [Manuscrito]")
Sempre li sobre Navalha na Carne e Dois Perdidos numa Noite Suja, nos livros escolares....sempre quis saber mais sobre Plínio Marcos . Que cara maravilhoso!
As falas do Plínio sobre a política institucional brasileira ainda são muito atuais, infelizmente ! Mudaram as personas, todavia a essência autoritária, arrogante, indiferente à população segue flagelando, lesando a maioria. Nos faz refletir sobre o que reproduzimos cotidianamente que evita a transformação da realidade do país !
Excelente! Embora uma pessoa em processo que se viu mais inclinado ao polêmico por meios também além da linha da considerada decência, erros naturais de quem ainda não alcançou a sabedoria que perseguia, vemos uma pessoa extremamente aberta, compartilhador, e agradável numa mina de exposições abundantes. Embora o programa Roda Viva tenha a característica de extrair volumes de informações de seus entrevistados, em minha opinião, poucos entrevistados renderam tanto. Plínio Marcos se mostra buscando A Verdade em todos os níveis dos fundamentos para a existência eterna. As tendências influentes sobre sua expressão estética, típica de praia, e meios para sua evolução no sobrenatural pela tradicional ideia ligada ao catolicismo/espiritismo considerada tão óbvia no litoral, principalmente em Santos, mostra sua simplicidade muito humana, no melhor sentido. Ótima postagem!!!!
Conheci o Plinio Marcos em 1988 no meu primeiro do Curso de Direito do Largo de Sao Francisco. Comprei alguns livros dele e tivemos otimas conversas no restaurante do Centro Academico. Tive algumas consultas de Tarot, quando conheci a casa dele, situado no Edificio Copan! Assistir a essa entrevista, me pergunto porque perdi contato com ele! Hoje, mais maduro, o vejo como um ser humano espontaneo,livre e sabio!!!
Plínio Marcos desfilando o mais puro e fino sotaque santista tradicional. Como é gostoso ouvir. A maioria dos jovens aqui não fala mais desse jeito.
2 года назад+1
Eu sou santista e isso é verdade, só numa hora a mais de exaltação é que os santistas de hoje mostram esse sotaque, embora eu acredite que ele também forçasse um pouco para fazer questão de lembrar que veio do cais.
@ eu acho que não, Fernando. Nessa época era bem forte mesmo, eu morava no morro e se falava assim. Ainda hoje falo assim, mas os mais jovens e o pessoal da cidade baixa dificilmente fala.
Sinto muito, mais muitissimo nao ter conhecido este brasileiro que na forma mais profunda era um verdadeiro, tanto fisicamente como espiritualmente. Viveu plemamente o sentido da vida assim como o Mestre da humaninade.
Que cara repugnante... Esse aí pelo jeito vivia de "perseguidinho pela ditadura". Acabou a ditadura, acabou o discurso de perseguido. Aí logicamente caiu no esquecimento. Bem nojento o jeito dele.
@@GabrielOliveira-od8ps a sua ignorância ( desconhecimento sobre o dramaturgo que Plínio Marcos é) chega a ser uma obra de arte. Ainda há tempo para saber sobre o homem e o tempo de Plínio Marcos e - sobretudo- saber que o horizonte pode ser bem maior do que esse que você aponta. Fé!
@@diegoreis7949 Tenho orgulho do que desconheço por pura obra do destino! O destino é justo e condena ao ostracismo quem merece. Só tiazonas e tiozões sessentistas se lembram dessa criatura aí. As outras gerações, se o cara fosse merecedor, naturalmente conheceriam sua obra. Ou vai me dizer que foi boicote da "oposição"? Ah, tadinho... A direita tratou de abafar a obra do gênio, para que novas gerações não o conhecessem... PQP, né? Nem me venham com essa. Enfim, caiu no ostracismo. Só a turma do LSD dos loucos anos ainda se lembram.
Todas as peças dele eram excelentes! Mas "O Poeta da Vila e Seus Amores", deveria ser "re-editada". Não é política mas é maravilhosa. Trata sobre a vida de "Noel Rosa". Maravilhosa! Foi apresentada no teatro do CNI na Paulista.
Maravilha. Engraçado a repórter perguntar sobre sua roupa rasgada ... Hoje em dia é até moda roupas rasgadas ... Plínio Marcos a frente de seu tempo, aliás como sempre esteve.
Nas décadas entre 60 e 70, trabalhando como vendedor no centro velho da cidade de São Paulo e posteriormente estudando na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, lembro-me de ver diversas vezes o saudoso Plínio Marcos oferecendo seus livros em bares, restaurantes e como camelô, e sempre argumentava ao propenso comprador que prometia morrer logo para o autógrafo valer mais... Percebo que Plínio só não tem mais reconhecimento e aclamação no meio acadêmico, cultural, livros escolares e grande mídia, pois nunca se curvou e pediu benção à patota esquerdista, tais quais os Caetanos e Chicos da vida, menos muito talentosos. Simplesmente gênio e imortal.
1:52:10 Meu único desejo, se você quer saber, o meu único desejo é ser irmão do homem. Seja ele negro, malabarista ou esteja repousando ainda das profundezas da guarda materna, ou vibre no pátio um canto de menina, ele com toda a jangada no fogo do crepúsculo; o soldado, ou aviador de estranha energia. Oi menina, você ainda outro dia não brincava de boneca? E aquele que está ao seu lado, não empinava uma pipa? Olha, seu canto, seu destino, você não me queira mal, porque eu procuro me esforçar para conhecer todos os destinos. Eu quero conhecer o desespero de um ator quando ele treme diante do público, porque esquece o texto. Eu quero conhecer a solidão daquela garotinha que é obrigada a migrar e ficar no seio da família estranha como empregada doméstica. Eu quero conhecer o desespero daquele garoto que é obrigado a sufocar os apelos vocacionais e se debruçar sobre livros de contabilidade e atender fregueses rabugentos. Eu fui tantas e tantas vezes o cantor dessas canções do Silvio Santos, o carregador amargo da amargura, o sonhador dos sonhos inúteis, o perdedor de salário miserável... Mas agora, eu quero cantar o destino do ser humano, e, se de alguma maneira, eu arranhei seu coração nessa noite, não me queira mal. Arrebente em soluço e chora comigo. Porque eu tenho esperança, porque eu tenho fé, porque eu sou uma pessoa de teatro e, por causa disso, eu confio, confio muito, porque eu pus filhos no mundo e amo tanto quanto você, criança de hoje. Por causa disso tudo, eu só tenho um desejo: o desejo de pertencer a você, assim como eu gostaria de pertencer a toda a humanidade. Plínio Marcos
Era mesmo,esse falso politicamente correto,acabou com todos de tipos de artes,seja no Teatro, no Cinema e principalmente na Televisão.E pio com a conivência da grande mídia brasileira.Palmas pra o grande e hoje infelizmente saudoso Autor,diretor e ato Plínio Marcos que foi e sempre sera uma das nossas melhores referência da verdadeira artes.
Meu conterrâneo, dramaturgo ainda pertinente. Apesar de ter sido anticapitalista, faltava conhecimento histórico e político básico (por exemplo, misturar a situação de embargo em Cuba com Pinochet). E esse seu momento místico é o mais baixo de sua produção.
Vejam só isso: o salário mínimo teve 112 reais de AUMENTO isso dá 10,18% de AUMENTO Agora aqui em SP o prefeito teve 11 mil reais de AUMENTO isso da 46,66% de AUMENTO !!! O empregado politico ganha 40 vezes mais de AUMENTO em seu salário em relação ao povo que é seu patrão e o povo ainda briga por políticos 🤬 - pro isso que em meu espaço só defendo o povo, politico no luxo e ostentação e o povo tem que se virar com salário mínimo, vem nos conhecer, visitar nosso espaço e trabalho de tentar acordar o povo
"Senhora, Jesus se fez verdade em seus braços, mas pra Senhora ele sempre foi menino. E, no entanto, não foi por ele que a Senhora chorou no Calvário, a Senhora chorou por nós - homens que Jesus quis como irmãos e por quem foi recusado. Chorou por nós, homens que Jesus quis libertar, mas que preferimos continuar escravos. Agora, nesta hora, nesta hora dura, hora certa da tristeza materna, hora das cordas, dos açoites e dos lamentos, nesta hora em que o homem de pouca fé pensa que é o fim, por causa das transformações profundas, concede-me senhora o direito de pegar a palavra do fundo das águas e entregar para os homens no continentecomo fonte da libertação, do despertamento, da subversão."
Mas liberdade de expressão é isso mesmo, a liberdade de dizer o absurdo. Plínio Marcos iria enxovalhar essa tentativa de controle travestida de ortodoxia científica.
Os Roda viva antigos são pérolas brasileiras, história pura. Que bom que publicam!
hj em dia muito mal conduzido
@@godanschneider8821 o Roda Viva acabou. Acabou.
Tão brilhante, iluminado, crítico, sagaz. A época em que os artistas incomodavam porque não bajulavam o mercado e o público imbecilizado.
Em 1985 convidei o Plínio Marcos para uma palestra na PUCCAMP em Campinas e ele aproveitou para vender seus livros. Sua palestra foi um show, sempre coerente com as ideias dele . Ele faz muita falta nos dias atuais com a bestialidade que o Brasil vive.
Y
Já vc hLz bb p
Defina bestialidade. Seria livrar-nos da corrupção e estancar os rios de dinheiro pra esses canhotos pseudointelectuais?
Legal quando ele diz ter horror à Cuba e a ditadura e aos ditadores, sejam de esquerda ou de direita, né cumpanhêru ?
O Brasil do século XXI carece muito de figuras como Plínio Marcos.
46:00 "Por mais que o homem esteja duro e cínico com esse confronto do dia a dia com essa batalha sem glória, ele sempre conserva no coração dele um pequeno núcleo como um olho violeta, um lugar sensível onde guarda algum eco de algum momento de amor que ele viveu na vida dele. E bendito é quem pode tocar esse homem nesse pequeno núcleo e por aí despertá-lo para as lutas de libertação coletiva".
👏👏👏👏👀
48:50 - Demais o humor de Nelson Rodrigues fazendo piada nas cismas com os dramaturgos mais novos:
- Boal era melhor quando copiava meus maiores defeitos.
Louco, muito louco isso.
Autêntico, inteligente,brilhante e verdadeiro..sem firulas..
*QUEM ESTÁ ASSITINDO OU ASSISTIU EM JANEIRO DE 2022 ?. ABRAÇO A TODOS.*
Yo
Revendo para lembrar de como já existiram cabeças pensantes … homens inteligentíssimos !!! Plinio Marcos era um gênio !!!
@@GlamNando Era outro nível. Nível acima da média medíocre, desgastante e enjoada.
Podemos chamar essa entrevista de obrigatória pra quem pensa teatro como arte em sua essência. Plínio Marcos foi um artista que não se traiu sob qualquer circunstância e por isso mesmo é uma referência na dramaturgia brasileira.
Plinio ____________________________________ sempre lúcido!!! Esse SIM, faz falta nesse tempo em q vivemos!!
Viva sempre Plínio Marcos ✊🏿🔥
Obrigado pela partilha 👏🏿👏🏿👏🏿
Este cara é uma obra de arte, uma grande alma, almas daquelas q nascem pouco por aí: olhar crítico sobre a vida, dos papéis que desempenhamos contra nossa vontade e por causa do sistema. Papéis que desempenhamos estritamente em prol da nossa sobrevivência, vivendo vidas que não acendem nossa luz, não incendeiam nosso coração.
Homem RARO!
A sutileza de suas descrições, principalmente a última, o encerramento, encabula até o entrevistador, que de tal modo, sente apequenado por palavras tão belas. Só uma inteligência acima da média e guiada pela espiritualidade é capaz de produzir.
Pessoas assim não se produzem na academia, há coisas que são inatas mesmo, impossível não reconhecer.
Valeu a vida Plínio. Um abraço de quem te conheceu e te amou como irmão, sim, um dia iremos nos tornar uma só tribo.
Tô dentro!
Plínio já deu uma voadora no peito da imprensa logo na primeira resposta! Sensacional! Que falta faz uma pessoa dessa no Brasil hj.
Que riqueza este material.
Que ser humano incrível. Faz muita falta. Precisamos de mais Plinios Marcos. Esse foi um dos melhores Rodas Vivas que assisti. Que bom este conteudo estar aqui no youtube pro conhecimento das novas gerações. Obrigado!
Que entrevista rica. Que mente enorme. Os tempos atuais precisam de mais Plinios por aí.
Olha, naquele tempo a gente era muito mais crítico. Jornalista sabia perguntar, lia livros, se educava. Eu sinto saudades daquela época.
Concordo, hoje grande parte do jornalismo se reduziu a lacradores propagandistas em busca de clicks.
A censura de forma sutil que Plinio Marcos comentou naquela epoca e' o "cancelamento" somado a "indiferenca" de todos dos dias atuais.
Conheci o Plinio Marcos de ouvir falar e por leituras rasas que fiz sobre o filme navalha da carne, ganhou meu respeito nesta entrevista.
Nos primeiros 10 minutos ele sangra a seletividade da impressa, que tenta nós conversar de que é imparcial, nada é ninguém é totalmente imparcial todos temos nossos vieses.
Por mais pessoas pensantes como Plinio Marcos.
"Jamais a arte e a poesia vão brotar do interior das pessoas fracas. Onde existe autoritarismo, o artista é sufocado. O autoritarismo gera o obscurantismo, que favorece o copiador, o bobo da corte e os senhores da estética decorativa." (Plínio Marcos - In: "Reflexões Sobre a Arte Cênica [Manuscrito]")
Plínio génio de muitas gerações. Firmeza nas idéias, nas palavras, nos textos... Emocionante!!!
A lucidez, a sabedoria e ética de Plínio é uma aula de caráter.
É MARAVILHOSO OUVIR E VER ESTA ENTREVISTA DO PLÍNIO MARCOS, JÁ ASSISTI MAIS DE DEZ VEZES, E SEMPRE QUE PUDER , VEREI DE NOVO, QUANTO CONTEÚDO.
Sempre li sobre Navalha na Carne e Dois Perdidos numa Noite Suja, nos livros escolares....sempre quis saber mais sobre Plínio Marcos . Que cara maravilhoso!
Oi, posso perguntar em qual época escolar o Plínio era citado? Que ano mais ou menos e em quais matérias?
As falas do Plínio sobre a política institucional brasileira ainda são muito atuais, infelizmente ! Mudaram as personas, todavia a essência autoritária, arrogante, indiferente à população segue flagelando, lesando a maioria. Nos faz refletir sobre o que reproduzimos cotidianamente que evita a transformação da realidade do país !
O que será que ele diria sobre o povo esperando a picanha?
Brilhante! Falta-nos hoje esse tipo de ser humano.
Um cara convicto de quem ele era e queria. Que bela entrevista! Que Ser!
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻
Me arrepiei no final! Show!
Maravilhoso! Imperdível! Ótimos entrevistadores e o entrevistado, genial!
Excelente!
Embora uma pessoa em processo que se viu mais inclinado ao polêmico por meios também além da linha da considerada decência, erros naturais de quem ainda não alcançou a sabedoria que perseguia, vemos uma pessoa extremamente aberta, compartilhador, e agradável numa mina de exposições abundantes.
Embora o programa Roda Viva tenha a característica de extrair volumes de informações de seus entrevistados, em minha opinião, poucos entrevistados renderam tanto.
Plínio Marcos se mostra buscando A Verdade em todos os níveis dos fundamentos para a existência eterna.
As tendências influentes sobre sua expressão estética, típica de praia, e meios para sua evolução no sobrenatural pela tradicional ideia ligada ao catolicismo/espiritismo considerada tão óbvia no litoral, principalmente em Santos, mostra sua simplicidade muito humana, no melhor sentido.
Ótima postagem!!!!
Maravilhoso
Essa entrevista é de 1988, tão atual! Plínio Marcos...👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Plinio Marcos é imortal. Palavras sábias.
Conheci o Plinio Marcos em 1988 no meu primeiro do Curso de Direito do Largo de Sao Francisco. Comprei alguns livros dele e tivemos otimas conversas no restaurante do Centro Academico. Tive algumas consultas de Tarot, quando conheci a casa dele, situado no Edificio Copan! Assistir a essa entrevista, me pergunto porque perdi contato com ele! Hoje, mais maduro, o vejo como um ser humano espontaneo,livre e sabio!!!
Excelente resposta do Plínio sobre política e Religião em 00:09:23
verdade , tem idiota aki falando de religiao
Plínio Marcos desfilando o mais puro e fino sotaque santista tradicional. Como é gostoso ouvir. A maioria dos jovens aqui não fala mais desse jeito.
Eu sou santista e isso é verdade, só numa hora a mais de exaltação é que os santistas de hoje mostram esse sotaque, embora eu acredite que ele também forçasse um pouco para fazer questão de lembrar que veio do cais.
@ eu acho que não, Fernando. Nessa época era bem forte mesmo, eu morava no morro e se falava assim. Ainda hoje falo assim, mas os mais jovens e o pessoal da cidade baixa dificilmente fala.
Fechou poeticamente! Viva a poesia que me sacia!
Mano que figura interessante!!
Observe que Plínio Marcos fala com uma verdade, sua voz não tem hesitações.
BRAVO!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Brilhantíssimo Pinio Marcos. Saudades.....
Sinto muito, mais muitissimo nao ter conhecido este brasileiro que na forma mais profunda era um verdadeiro, tanto fisicamente como espiritualmente. Viveu plemamente o sentido da vida assim como o Mestre da humaninade.
também espero viver assim, plenamente, como O Rei dos Reis.
Y
@@samueIferreira xega de religiosidade em qq fala.
xega de religiosidade em qq fala.
A maior sabedoria de uma pessoa está em saber ouvir, não nas coisas que ela diz.
Máximo ❤
Plinio Marcos faz parte das pessoas que não se fabricam mais , saíram de linha .
Gratidão Plinio Marcos, sua luz irá iluminar nossas mentes eternamente.
Magnífico! Grande Plínio Marcos!
O meu Roda Viva preferido.
Considerado um escritor ¨maldito¨, recusado pela mídia, lúcido, verdadeiro... Sdds de pessoas assim. Sempre em meu coração,Plínio Marcos.
Que cara repugnante...
Esse aí pelo jeito vivia de "perseguidinho pela ditadura". Acabou a ditadura, acabou o discurso de perseguido. Aí logicamente caiu no esquecimento.
Bem nojento o jeito dele.
@@GabrielOliveira-od8ps é tem gnt com o coração tão duro, que não vê alma e espiritualidade....
@@GabrielOliveira-od8ps a sua ignorância ( desconhecimento sobre o dramaturgo que Plínio Marcos é) chega a ser uma obra de arte. Ainda há tempo para saber sobre o homem e o tempo de Plínio Marcos e - sobretudo- saber que o horizonte pode ser bem maior do que esse que você aponta. Fé!
@@diegoreis7949 Tenho orgulho do que desconheço por pura obra do destino! O destino é justo e condena ao ostracismo quem merece.
Só tiazonas e tiozões sessentistas se lembram dessa criatura aí. As outras gerações, se o cara fosse merecedor, naturalmente conheceriam sua obra.
Ou vai me dizer que foi boicote da "oposição"? Ah, tadinho... A direita tratou de abafar a obra do gênio, para que novas gerações não o conhecessem... PQP, né? Nem me venham com essa.
Enfim, caiu no ostracismo. Só a turma do LSD dos loucos anos ainda se lembram.
@@diegoreis7949 o GABRIEL TÁ PRECISANDO IR ORAR COM O MALACHEIA, TER ORGULHO DO Q IGNORA É O CÚMULO. NÃO ENTENDEU A ÉPOCA.
Entrevista de um gênio como o Plínio Marcos com tão poucas visualizações.
Temos, nós *poucos*, a coragem de enviar para mais de um contato?
Se tivermos, transforma-se em uma *semente pandêmica*. Né?
Todas as peças dele eram excelentes! Mas "O Poeta da Vila e Seus Amores", deveria ser "re-editada". Não é política mas é maravilhosa. Trata sobre a vida de "Noel Rosa". Maravilhosa! Foi apresentada no teatro do CNI na Paulista.
Simplesmente fantástico...
Que cara sagaz
Maravilha. Engraçado a repórter perguntar sobre sua roupa rasgada ... Hoje em dia é até moda roupas rasgadas ... Plínio Marcos a frente de seu tempo, aliás como sempre esteve.
Ele seria um crítico da polarização atual .
Roda viva ANTIGA era marcante. “Imprensa. Inimiga do povo”. Hoje o Roda Viva virou política partidária.
È verdade, veja a força que RV e a imprensa fizeram para eleger o L e, agora ninguém assume... e o povão, à espera da picanha.
Sensacional e contemporâneo!!
Nas décadas entre 60 e 70, trabalhando como vendedor no centro velho da cidade de São Paulo e posteriormente estudando na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, lembro-me de ver diversas vezes o saudoso Plínio Marcos oferecendo seus livros em bares, restaurantes e como camelô, e sempre argumentava ao propenso comprador que prometia morrer logo para o autógrafo valer mais...
Percebo que Plínio só não tem mais reconhecimento e aclamação no meio acadêmico, cultural, livros escolares e grande mídia, pois nunca se curvou e pediu benção à patota esquerdista, tais quais os Caetanos e Chicos da vida, menos muito talentosos.
Simplesmente gênio e imortal.
interressantíssimo !!!!!
Bravo, Plínio !!
Salve Plínio Marcos !
O maior dramaturgo brasileiro depois de Nelson Rodrigues. Um grande artista e de admirável talento
Genial! Grande Plínio Marcos!!!
Meu Deus que cara inteligente
Ótima entrevista!
Crítico, cerente e inspirador.
Botão de quem chorou com o final > > >
Conheci Plínio Marcos na paulista, frequentava o Sesc aos domingos, ele estava sempre lá vendendo seus livros
Impressionante como o Brasil não melhorou nada ainda temos os mesmos problemas que ele relatava.
Há muitos anos fui assistir a uma peça dele e na entrada do teatro lá estava eles vendendo seus livros.
Saudades dessa época
Meu malandro favorito. Como te amo seu maldito 🌹😭
um gênio...
Que entrevista deliciosa!
Aulas.
Em Ubatuba tem um teatro municipal que merecia ser chamado de Plinio Marcos. 120122
1:52:10
Meu único desejo, se você quer saber, o meu único desejo é ser irmão do homem. Seja ele negro, malabarista ou esteja repousando ainda das profundezas da guarda materna, ou vibre no pátio um canto de menina, ele com toda a jangada no fogo do crepúsculo; o soldado, ou aviador de estranha energia.
Oi menina, você ainda outro dia não brincava de boneca? E aquele que está ao seu lado, não empinava uma pipa? Olha, seu canto, seu destino, você não me queira mal, porque eu procuro me esforçar para conhecer todos os destinos.
Eu quero conhecer o desespero de um ator quando ele treme diante do público, porque esquece o texto. Eu quero conhecer a solidão daquela garotinha que é obrigada a migrar e ficar no seio da família estranha como empregada doméstica. Eu quero conhecer o desespero daquele garoto que é obrigado a sufocar os apelos vocacionais e se debruçar sobre livros de contabilidade e atender fregueses rabugentos. Eu fui tantas e tantas vezes o cantor dessas canções do Silvio Santos, o carregador amargo da amargura, o sonhador dos sonhos inúteis, o perdedor de salário miserável...
Mas agora, eu quero cantar o destino do ser humano, e, se de alguma maneira, eu arranhei seu coração nessa noite, não me queira mal. Arrebente em soluço e chora comigo. Porque eu tenho esperança, porque eu tenho fé, porque eu sou uma pessoa de teatro e, por causa disso, eu confio, confio muito, porque eu pus filhos no mundo e amo tanto quanto você, criança de hoje.
Por causa disso tudo, eu só tenho um desejo: o desejo de pertencer a você, assim como eu gostaria de pertencer a toda a humanidade.
Plínio Marcos
Postem o programa com o filósofo francês Michel Serres!!! Por favor!!!
Plínio Marcos coerente na fala e nas peças.
Cacá Rosset novinho na época bons tempos em 1988 eu tinha 22 anos de idade curti bastante essa época onde nao existia o politicamente correto
Era mesmo,esse falso politicamente correto,acabou com todos de tipos de artes,seja no Teatro, no Cinema e principalmente na Televisão.E pio com a conivência da grande mídia brasileira.Palmas pra o grande e hoje infelizmente saudoso Autor,diretor e ato Plínio Marcos que foi e sempre sera uma das nossas melhores referência da verdadeira artes.
Um verdadeiro espírito livre. Um farol na vida de muitos.
maravilha
Classicos
Saudades desta turma contracultural e coerente! Estou no passado...pouca esperança neste mundo dominado...
❤️❤️❤️
Meu conterrâneo, dramaturgo ainda pertinente. Apesar de ter sido anticapitalista, faltava conhecimento histórico e político básico (por exemplo, misturar a situação de embargo em Cuba com Pinochet). E esse seu momento místico é o mais baixo de sua produção.
grande dia
Gênio
💗💗💗🌺👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Plínio Marcus✌️
Roda Viva, libere na íntegra o programa de 1998 com a crítica teatral Bárbara Heliodora.
Mais Plínios com urgência!
1988 foi o ano q nasci rs S2
Vejam só isso:
o salário mínimo teve 112 reais de AUMENTO isso dá 10,18% de AUMENTO
Agora aqui em SP o prefeito teve 11 mil reais de AUMENTO isso da 46,66% de AUMENTO !!!
O empregado politico ganha 40 vezes mais de AUMENTO em seu salário em relação ao povo que é seu patrão e o povo ainda briga por políticos 🤬 - pro isso que em meu espaço só defendo o povo, politico no luxo e ostentação e o povo tem que se virar com salário mínimo, vem nos conhecer, visitar nosso espaço e trabalho de tentar acordar o povo
Já acompanho. Parabéns pela luta.
"Senhora, Jesus se fez verdade em seus braços, mas pra Senhora ele sempre foi menino. E, no entanto, não foi por ele que a Senhora chorou no Calvário, a Senhora chorou por nós - homens que Jesus quis como irmãos e por quem foi recusado. Chorou por nós, homens que Jesus quis libertar, mas que preferimos continuar escravos. Agora, nesta hora, nesta hora dura, hora certa da tristeza materna, hora das cordas, dos açoites e dos lamentos, nesta hora em que o homem de pouca fé pensa que é o fim, por causa das transformações profundas, concede-me senhora o direito de pegar a palavra do fundo das águas e entregar para os homens no continentecomo fonte da libertação, do despertamento, da subversão."
a essa época ainda se fumava em ambientes fechados, evoluímos!
aula
Ele fala do Sarney, mas o seguinte foi o Collor. Tudo sempre pode piorar…
E agora temos o pior de todos.....fundo do poço
De onde se extrai o seguinte corolário:
O pior é sempre o próximo.
plínio jamais imaginaria que liberdade de expressão ia ser confundido com terra planismo como coisa
normal.
É crime falar que terraplanismo é real?
Mas liberdade de expressão é isso mesmo, a liberdade de dizer o absurdo. Plínio Marcos iria enxovalhar essa tentativa de controle travestida de ortodoxia científica.
Que falta faz ainda. Deveria ser mais montado e lembrado
epico
Sim!