Eu usei a estrutura de pilha num projeto de jogos de cartas. Um deck(baralho) nada mais é que uma pilha, a carta do topo é a última a ser adicionada, porém a primeira a ser comprada no jogo. Já a estrutura de fila eu gosto de usar em sistemas de diálogos: o primeiro texto a ser adicionado na fila, deve ser o primeiro a ser exibido, e assim até exibir todos em ordem. O mesmo num sistema de batalha em turnos de um RPG, vai adicionado à fila as ações de cada personagem e quando cada uma for sendo executada, o primeiro a realizar a ação deve ser o primeiro a ter a mesma executada. Já a árvore, pode ser usada para criar sistemas de inteligência artificial, onde cada ramo leva a um nó de decisão. Estou dando esses exemplos pq as vezes é difícil pensar em estrutura de dados no desenvolvimento de games. Ah, como sempre excelente vídeo e didática, vcs arrasam!
Essa foi uma aula da faculdade de Ciência da Computação que eu tive, mas vocês fizeram com gráficos lindos e de fácil compreensão. Parece até que tô na faculdade novamente mas agora 2.0
Tô estudando estrutura de dados na faculdade e pra manter a tradição de todo assunto "novo", começo o estudo pelo assunto no Dicionário do Programador heheh Obrigado, CFT.
Já utilizei muito desses conceitos, mas não tinha ideia de que eu já estava utilizando-os. Fica até mais claro agr. É impressionante como toda teoria surgem através de muitas tentativas práticas. É por isso que eu sempre gosto de colocar a mão na massa primeiro, antes de ver a teoria.
É que são conceitos teóricos. Quem aprende pela prática já os conhece, mas pode não conhecer os termos técnicos. Estes conceitos todos aí eu já conhecia pela prática, mas agora quero conhecer toda a teoria por trás, para entender melhor o porquê a prática é do jeito que é (a simples lógica é o suficiente para entender, mas sempre é bom aprofundar).
Tô gostando bastante do canal de vocês. Estou numa saga para aplicar os melhores conceitos de engenharia de software ao mundo dos sistemas embarcados, que muitas vezes deixa a desejar em qualidade de código e projeto. Sou desenvolvedor de sw embarcado há 10 anos e só de uns 3 anos pra cá que comecei a integrar pesado isso no meu dia a dia profissional.
Como sempre, venho agradecer pelo seus esforços ante a nossa comunidade de desenvolvedores, e vale ressaltar que esse assunto é muito requisitado em processos seletivos de alto escalão pelas empresas que constituiem a FANG.
Faltou listas ligadas Esse vídeo é ótimo e explica certinho de uma forma resumida, e garanto pra vcs que não é tão fácil assim q parece (não que seja impossível), acabei de termina a matéria de algoritmos e estrutura de dados 2 e tive que me dedicar horas e horas por dia pra ter um desempenho legal.
Parabéns pelo vídeo, o conteúdo de vcs é sempre maravilhoso. Não sei se alguém já comentou antes, no minuto 7:28 o identificador da variável de instância não é igual ao identificador da invocação do método "enqueue", se der um console.log(fila); esse código do jeito que está dará erro. O mesmo para o método dequeue.
Outro exemplo bom para pilhas são as chamadas de métodos que fazemos nos nossos programas. Quando criamos um método que chama um método, e este chama outro, e depois outro (empilhar), ele tem que fazer todo o caminho de volta (desempilhar).
Eles explicam como se eu fosse um idiota, gosto assim, exatamente o que eu estava procurando, eu bato muito a cabeça a entender a estrutura porem com a pratica e estudo isso ira melhorar (espero eu kkkkkk).
Eu adorei aprender estrutura de dados na época de faculdade. Muitos não gostavam, mas eu aprendi muito e hoje entendo algumas bibliotecas no java que as utilizam.
Haha, e eh sincero, então como sugestão para um próximo vídeo, gostaria q fosse abordado um pouco mais sobre docker, ele já teve referência no vídeo de container, mas eu uso e estou amando docker, acho interessante como tema pra vídeo, abordando contexto, nuvem e kubernets, abraços... vcs são 10, juntos são o casal 20
Parabéns pelo o excelente vídeo! Graças à vocês, consegui entender o que eu não estava conseguindo entender na aula da Estácio. Se eu fosse depender apenas da Estácio para entender essa aula, eu estaria ferrado!
Sou muito fã de vcs comecei esse ano a faculdade de engenharia de software os seus vídeos tem me animado muito tem hora que penso em desistir mas os seus vídeos me dão força pra continuar. Parabéns pelo trabalho.
Meu deus!!! (coloque aqui um gif explodindo a cabeça) Tantos lugares que buscam explicar estrutura de dados e eu não conseguia pegar com essas analogias tudo me fez sentido agora hahaha... muito obrigado e parabéns por fazer um conteúdo sensacional.
Um exemplo de pilha que uso em aulas é o voltar e avançar do navegador. Cada página acessada vai para a pilha da direita. Ao voltar, desempilha da direita para a pilha da esquerda. Ao avançar, desempilha da esquerda para a pilha da direita. Edit: agora, ao concluir o vídeo, vi o livro da Loiane. Livro excelente!
sou novo na area , estou tentando ter mais conhecimento - amei conhecer o canal ,aprendi bastante e agora vou acompanhar mais ( video de 3 anos atrás foi bom imagina os de agora ) sou aluno novo de vocês agr kk obrigado pelo conhecimento
Eu entendi Ed como formas e maneiras de armazenar e organizar dados dentro do programa, ou seja são grandes espaços de memória que irão armazenar e disponibilizar dados do seu programa durante o seu funcionamento
Isso é uma grande falta para profissionais auto-didatas como eu. Geralmente consigo ótimos empregos, desde que eles não peçam live-coding com algoritmos recursivos.
Foram excelentes, vou assistir novamente, meu mac book chega hoje!!! observando os slides agora sim! entendi o conceito estanciar, também, reforcei o conhecimento tirando algumas dúvidas sobre este conceito pilha e fila que certa vez assisti muito tempo de um vídeo de faculdade, este vosso slide foi muito bom, achei o máximo a aplicação do crtl+z e shift+ctrl+z (para remoção ou adição de um elemento nas IDES ), trabalho com o corel drawl e uso muito, é uma boa partida para aplicar em meus projetos ao entender em parte como estes famosos programas foi construídos. Agradecido.
Porq vcs não fazem um podcast no spotify??? gosto muito de escutar na ida pro trabalho, gosto de salvar para escutar offiline. Ajuda muito a passar o tempo enquanto aprendemos alguma coisa. Um podcast com assuntos como esses que não requer prática e sim mais teoria seria muito interessante.
Muito bom! Gostaria que falassem sobre como os programas calculam rotas entra cidades. Acho que tem a ver com grafos, não? Esse tema é muito interessante. Parabéns pelo canal!
Fala ae Pessoas do bem... Parabéns pelos tópicos apresentados... gostaria de ver uma série que venham mostra como se implementar algo de forma "root", sem frameworks... buscando mostrar conceitos básicos que estão por trás de várias coisas.
Assisto praticamente todos os vídeos! Estou entrando agora na área....aprendendo a linguagem "carregada" C . busco me informar de tudo um pouco...um dia vou chegar nível mestre igual a vcs!!! Kkkk vcs sempre trazem ótimos conteúdos!!! E tem uma excelente didática! parabéns!!!
Excelente conteúdo. Quanto a árvore binárias, foram apresentadas duas opções: Arvore binária e Arvore binária de busca. Qual a utilizadade dessa que não é a de busca ?
curioso q eu tinha sugerido sobre as estruturas de dados p falar de algumas e não o conceito de "estrutura de dados", mas essa introdução/esse conceito sobre ED ficou ainda melhor. parabens. vlw d+! n sei o qto complexo é, mas falar sobre como funciona o 3D deve dar bons videos com a forma única como vocês lidam e c o conhecimento q vcs tem. sugiro tb um video soh sobre as arvores (e depois um de cada rs), um de grafos rs like p vcs sempre!! parabens novamente..
esse exemplo da árvore me bugou um pouco.. parece que tem um loop em que cada nova entrada é comparada com um nível, mas na implementação parece que só compara com o primeiro nível. Entendi a lógica, mas não sei entendi porque funciona assim. Que legal! =)
Muito bacana a explicação parabéns, eu tenho uma sugestão, por que vocês não colocam esse exemplo no github ? Seria fácil para quem assistiu e ficou com dúvidas rever o código completo ;)
Recomendo que vocês coloquem um link do livro de algum site que faz filiação, como a Amazon, assim fica mais fácil para encontramos o livro e vocês ainda ganha com uma fonte de renda extra
Estou pensando sobre a patente do Bauer e como ele fez pra receber os Royalties. Sugestão: Faz um vídeo sobre esses tipos de patentes e como funciona os Royalties.
prenda e estude, constantemente, calculo, álgebra linear, geometria, ... tudo o que puder sobre matemática... códigos-fontes seguem desses conceitos EM QUALQUER ÁREA! O novato pode discordar com veemência dessa afirmação, mas considere: Uma linguagem de programação nada mais é do que matemática enrustida... "se (condição) então faça-isso" ou "enquanto (condição) faça-aquilo" são apenas expressões simbolizadas de formas diferentes como "∫f(x)dx" e "∆²v=0"...
Para quem tem curiosidade do pq a array começa em index 0 e pq a array é muito eficiente para pegar itens quando você sabe o index. Vou dar o exemplo em java, que é uma linguagem mais facil de explicar pq voce tem de declarar qual tipo a array vai ter. (e eu gosto muito de java) Ex de array em java: Pessoa[ ] arr = new Pessoa[5]; nesse caso, a gente tem uma array de objetos ou instancias da classe Pessoa, de size/tamanho 5. O programa sabe quantos bytes um endereço de memória tem, não sei de cabeça, mas digamos que seja 5 bytes. (lembrando que em java, nenhuma variavel "segura" um objeto, a array ou variável apenas "segura" a referencia ou pointer pra ele. ) Logo, o sistema precisa separar um espaço na memoria que tenha 25 bytes de tamanho ( size da array * tamanho da referencia do objeto que nesse caso eu disse que é 5 bytes). Agora o sistema já tem um um espaço na memoria, que geralmente é um hexadecimal (de 0 a F mas isso nao importa aqui), digamos que nesse caso, o endereço na memória seja o mais simples possível, digamos que o endereço seja apenas 0. Agora temos de saber que a array é alocada na memora linearmente, ou seja, um index atras do outro, em fila.. então, se a array começa na localização 0 da memoria, e a gente tem uma array de 25 bytes, e sabendo que a array é linear (tudo junto), podemos afirmar que a nossa array vai da posição 0 até a posição 24 da memória (contando o 0 da memória como um byte).. ou seja, agora conseguimos saber onde cada item da array se encontra na memória... pq temos o index 0 na posição 0 a 4 da memória (5 bytes), o index 1 na posição 5 a 9(5 bytes) da memória, o index 2 na posição 10 a 14(5 bytes), o index 3 na posição 15 a 19(5 bytes) e o index 4 na posição 20 a 24(5 bytes).... Por isso buscar um item de uma array por index é eficiente, o sistema precisa fazer um simples calculo : posiçãoInicialDaArrayNaMemória + ( index * tamanho em bytes do item). No nosso exemplo da array de instancias da classe Pessoa, se a gente quisesse achar na memoria o item no index 2, sabendo que a array começa na posição 0 da memória e que cada item tem 5 bytes, a gente faria: 0 + (2 * 5) = 10.... 10 é exatamente a localização na memória que o index 2 começa no exemplo ali em cima. E finalmente, é por isso que os index de uma array começam em 0, pq se a gente quiser o index 0, temos apenas de pegar a posição inicial da array, já que o primeiro item da array começa no primeiro byte da localização da array.. vamos para o calculo (seguindo o exemplo de cima onde a localização da memoria da array é 0 e cada item tem 5 bytes) : 0 + ( 0 * 5), ou seja, como index 0 multiplicado pelo tamanho em bytes do item vai ser sempre 0, 0 somado a localização na memoria sempre vai ser a localização na memoria em si, nesse caso, o resultado do calculo é 0, e a gente já sabe que o index 0 nesse caso, realmente começa na posiçao 0 da memoria. Mais um detalhe, buscar um item de uma array utilizando o index tem sempre a complexidade de tempo constante ou O(1), ou seja, não importa o tamanho ou quantidade do input (nesse caso o tamanho da array), sempre vai ser utilizado o mesmo calculo, a complexidade vai ser sempre a mesma e o tempo que leva pra achar o item vai ser sempre o mesmo, nao importa se a array tem tamanho 10 ou 1 milhao... Diferente de um linear search por exemplo, que ai sim, vai ser O(n) ou tem uma complexidade de tempo linear (quanto maior for o input, maior vai ser a complexidade)... Ufa, isso é só pra explicar como as arrays funcionam na memória hehe, imagina se eu fosse falar como uma linkedList, hashTable, Trees.. funcionam hehe. Estrutura de dados é realmente um assunto gigante.. Da pra passar meses e mais meses, anos e mais anos estudando e aprimorando conhecimentos sobre o assunto, pq tem muita estrutura e tem muita implementação diferente pra cada uma, tem hashTable que é implementada de forma que se tiver colisoes, o item pula um index na array ( tecnica linearProbing), tem hashtable que faz a tecnica chaining, que usa linkedLists dentro de cada index da array, e se tiver colisões, acrescenta um novo node na linkedlist do index da hash function.. Linked lists por sua vez tem diferentes formas de implementação, tem Singly, Doubly, Circular... . Todo programador deveria saber o basico, que é como as principais estruturas funcionam na memoria, pra sempre poder saber escolher qual estrutura é melhor e mais eficiente pra se usar em cada situação... Para quem tem mais curiosidade ainda, pesquisem sobre notação Big-O ou notação grande-O, é um jeito de mensurar a complexidade das estruturas de dados.
O primeiro dia da semana é o domingo! Hehehehe Seguido da Segunda-feira que é o segundo. Era melhor que fosse em inglês ou outra língua latina (1º Dia do sol, 2º da Lua ...)
bom dia eu estou empacado nesta situação. IMPLANTAÇÃO DA LINGUAGEM-Um dos seus desafios para conseguir a vaga do estágio, é realizar a implementação de um problema, utilizando a estrutura de dados vetor. O vetor deve ter tamanho 3, e os valores deverão ser inseridos pelo usuário. Outro ponto pedido no desafio é que você imprima os valores que foram adicionados. Para este problema, utilize a Linguagem C. O vetor de ter tamanho 3? não entendir?
Na minha época de faculdade era EDA, estruturas de dados e arquivos...pensa num trem que dava trabalho....Arvore binária e balanceada pra fazer todas operações (inserir, editar e excluir) Peeeeeeeeeeeeeensa num trabalho que deu pra programar em C na raça.
Eu usei a estrutura de pilha num projeto de jogos de cartas. Um deck(baralho) nada mais é que uma pilha, a carta do topo é a última a ser adicionada, porém a primeira a ser comprada no jogo.
Já a estrutura de fila eu gosto de usar em sistemas de diálogos: o primeiro texto a ser adicionado na fila, deve ser o primeiro a ser exibido, e assim até exibir todos em ordem.
O mesmo num sistema de batalha em turnos de um RPG, vai adicionado à fila as ações de cada personagem e quando cada uma for sendo executada, o primeiro a realizar a ação deve ser o primeiro a ter a mesma executada.
Já a árvore, pode ser usada para criar sistemas de inteligência artificial, onde cada ramo leva a um nó de decisão.
Estou dando esses exemplos pq as vezes é difícil pensar em estrutura de dados no desenvolvimento de games.
Ah, como sempre excelente vídeo e didática, vcs arrasam!
Que legal, gostei da sua explicação!
Muito bom!
Excelentes exemplos!!! Valeu!!!
eu tava me perguntando onde acho exemplo de pilha, achei seu comentário, ajudou muito a entender
Muito obrigado pela exemplificação e explicação excelente.
Eu explico ED como armário de cozinha. Todos tem a mesma utilidade, porem muda a forma como é organizado.
Acertou em cheio kkkkkk
Nunca pensei assim, faz todo sentido kkkkk. Top
Genial
pois faz uma arvore binaria AVL com uma queue
Boa analogia!!! Gostei.
Data structures & algorithms, SOLID, design patterns, big O analysis = básico de qualquer processo seletivo para vagas top!
O que seria de mim sem o "Dicionário do Programador"? Melhor quadro do RUclips. 👍😍
Muito obrigada! 😍
Pra quem se lembra o App Caixa Tem implementou um simulador de fila de banco. Ta aí um bom exemplo da estrutura Fila!
No Java e na ilustração por meio de blocos é lindo e de fácil compreensão. A chibata come é quando vai pra C usando ponteiros e outras coisas mais.
Essa foi uma aula da faculdade de Ciência da Computação que eu tive, mas vocês fizeram com gráficos lindos e de fácil compreensão. Parece até que tô na faculdade novamente mas agora 2.0
Tô estudando estrutura de dados na faculdade e pra manter a tradição de todo assunto "novo", começo o estudo pelo assunto no Dicionário do Programador heheh Obrigado, CFT.
Eu estou estudando em casa. Faz faculdade ai, trouxão hehehehe
O casal mais High Tech e simpáticos do You Tube br! Vcs merecem tudo de bom!
Muito obrigado! 🤓
Já utilizei muito desses conceitos, mas não tinha ideia de que eu já estava utilizando-os. Fica até mais claro agr. É impressionante como toda teoria surgem através de muitas tentativas práticas. É por isso que eu sempre gosto de colocar a mão na massa primeiro, antes de ver a teoria.
É que são conceitos teóricos. Quem aprende pela prática já os conhece, mas pode não conhecer os termos técnicos. Estes conceitos todos aí eu já conhecia pela prática, mas agora quero conhecer toda a teoria por trás, para entender melhor o porquê a prática é do jeito que é (a simples lógica é o suficiente para entender, mas sempre é bom aprofundar).
Estou aqui vendo um reforço de ED, estou estudando na minha graduação de Engenharia da Computação. Você são demais!
Excelente vídeo como sempre! E muitíssimo obrigada pela recomendação do livro! 😍
Publique mais literaturas iguais a essa, conteúdo de qualidade 🤘👏👏
Adoro seus conteudos *-*.
O seu livro Estruturas de Dados e Algoritmos com JavaScript é fantástico!!!!
Você é uma referencia!!!!!
Eu tenho esse livro da Loiane, é bem didático e eu recomendo para todos que querem aprender javascript com estrutura de dados
Os livros dela são otimos!
Lembrei do meu professor de ED em 2007 tendo que me explicar 6 (?) vezes árvore pra eu entender certinho!
Um semestre de estrutura de dados na facul em 12 minutos, vocês são feras 👏👏👏
Toda aula de ED deveria começar com este vídeo :)
Que honra!!!! 🤓
Tô gostando bastante do canal de vocês. Estou numa saga para aplicar os melhores conceitos de engenharia de software ao mundo dos sistemas embarcados, que muitas vezes deixa a desejar em qualidade de código e projeto. Sou desenvolvedor de sw embarcado há 10 anos e só de uns 3 anos pra cá que comecei a integrar pesado isso no meu dia a dia profissional.
Como sempre, venho agradecer pelo seus esforços ante a nossa comunidade de desenvolvedores, e vale ressaltar que esse assunto é muito requisitado em processos seletivos de alto escalão pelas empresas que constituiem a FANG.
Faltou listas ligadas
Esse vídeo é ótimo e explica certinho de uma forma resumida, e garanto pra vcs que não é tão fácil assim q parece (não que seja impossível), acabei de termina a matéria de algoritmos e estrutura de dados 2 e tive que me dedicar horas e horas por dia pra ter um desempenho legal.
Parabéns pelo vídeo, o conteúdo de vcs é sempre maravilhoso. Não sei se alguém já comentou antes, no minuto 7:28 o identificador da variável de instância não é igual ao identificador da invocação do método "enqueue", se der um console.log(fila); esse código do jeito que está dará erro. O mesmo para o método dequeue.
Outro exemplo bom para pilhas são as chamadas de métodos que fazemos nos nossos programas. Quando criamos um método que chama um método, e este chama outro, e depois outro (empilhar), ele tem que fazer todo o caminho de volta (desempilhar).
Eles explicam como se eu fosse um idiota, gosto assim, exatamente o que eu estava procurando, eu bato muito a cabeça a entender a estrutura porem com a pratica e estudo isso ira melhorar (espero eu kkkkkk).
Eu adorei aprender estrutura de dados na época de faculdade. Muitos não gostavam, mas eu aprendi muito e hoje entendo algumas bibliotecas no java que as utilizam.
Maratono essa playlist como se fosse série
Melhor comentário de todos!!!
Haha, e eh sincero, então como sugestão para um próximo vídeo, gostaria q fosse abordado um pouco mais sobre docker, ele já teve referência no vídeo de container, mas eu uso e estou amando docker, acho interessante como tema pra vídeo, abordando contexto, nuvem e kubernets, abraços... vcs são 10, juntos são o casal 20
muito bom ter encontrado do canal de vocês! parabéns pela didática
Parabéns pelo o excelente vídeo! Graças à vocês, consegui entender o que eu não estava conseguindo entender na aula da Estácio. Se eu fosse depender apenas da Estácio para entender essa aula, eu estaria ferrado!
Melhor vídeo, estou vendo essa matéria agora, e sofro muito por não entender nada. Vou ver muitas vezes esse vídeo, até entrar na minha cabeça
Impossível programar sem esses conceitos. Não tem como.
Vanessa e Gabriel
consegui solucionar a duvida referente ao console de cada estrutura mostrada na aula! abs
Sou muito fã de vcs comecei esse ano a faculdade de engenharia de software os seus vídeos tem me animado muito tem hora que penso em desistir mas os seus vídeos me dão força pra continuar. Parabéns pelo trabalho.
Façam mais vídeos explicando os outros tipos de ED e suas aplicações ...
Tá faltando na plataforma o primeiro redcast dos programadores, estes dias assisti um do Gustavo Guanabara e o procópio.
Meu deus!!! (coloque aqui um gif explodindo a cabeça) Tantos lugares que buscam explicar estrutura de dados e eu não conseguia pegar com essas analogias tudo me fez sentido agora hahaha... muito obrigado e parabéns por fazer um conteúdo sensacional.
Um exemplo de pilha que uso em aulas é o voltar e avançar do navegador. Cada página acessada vai para a pilha da direita. Ao voltar, desempilha da direita para a pilha da esquerda. Ao avançar, desempilha da esquerda para a pilha da direita.
Edit: agora, ao concluir o vídeo, vi o livro da Loiane. Livro excelente!
Vocês resumiram em 12 minuto todo o meu semestre de ED. Show demais!
Obrigada de verdade vocês estão salvando o meu semestre
sou novo na area , estou tentando ter mais conhecimento - amei conhecer o canal ,aprendi bastante e agora vou acompanhar mais ( video de 3 anos atrás foi bom imagina os de agora ) sou aluno novo de vocês agr kk obrigado pelo conhecimento
Nossa que vídeo pontual. Tenho prova quarta-feira exatamente da matéria Estrutura de Dados kkkkkk. VLWW
Que excelente canal ! Estou assistindo os outros vídeos para ficar por dentro.
Comprei o livro de ED em JS da Loiane essa semana. Parece que o Código Fonte está me espiando kkkkkk
Muito bom ter materiais complementares
Você está gostando?
Eu entendi Ed como formas e maneiras de armazenar e organizar dados dentro do programa, ou seja são grandes espaços de memória que irão armazenar e disponibilizar dados do seu programa durante o seu funcionamento
Isso é uma grande falta para profissionais auto-didatas como eu. Geralmente consigo ótimos empregos, desde que eles não peçam live-coding com algoritmos recursivos.
Foram excelentes, vou assistir novamente, meu mac book chega hoje!!! observando os slides agora sim! entendi o conceito estanciar, também, reforcei o conhecimento tirando algumas dúvidas sobre este conceito pilha e fila que certa vez assisti muito tempo de um vídeo de faculdade, este vosso slide foi muito bom, achei o máximo a aplicação do crtl+z e shift+ctrl+z (para remoção ou adição de um elemento nas IDES ), trabalho com o corel drawl e uso muito, é uma boa partida para aplicar em meus projetos ao entender em parte como estes famosos programas foi construídos. Agradecido.
Eu amo muito esse canal serião!!
Vídeo bom demais!! Obrigado. O canal de você é muito importante para nós que estamos começando
acabei de estudar um pouco este assunto, busquei no youtube para entender melhor, achei vcs haha top!!!
Porq vcs não fazem um podcast no spotify??? gosto muito de escutar na ida pro trabalho, gosto de salvar para escutar offiline.
Ajuda muito a passar o tempo enquanto aprendemos alguma coisa.
Um podcast com assuntos como esses que não requer prática e sim mais teoria seria muito interessante.
o audio deles é muito bom mesmo além de se assemelhar à podscast
Wau parabéns aos dois , o meu professor da escola não consegui explicar-me tão bem quanto vocês .
Obrigado em nome dos Angolanos
@CodigoFonteTV Sensacional esse vídeo! Vcs poderiam criar uma série com algoritimos e estruturas de dados.
Vcs são super didáticos e simpáticos. Muito obrigado por tanto conhecimento.
Quando fiz ED na faculdade, levei uma surra... mas depois que passei na matéria... entendi a importância...
Fazem um vídeo explicando o pq muitas empresas estão em busca de programadores de COBOL em 2020.
que orgulho desse casal 👏👏👏👏
Vocês são sensacionais simplesmente, obrigada.
Didática de vocês é excelente, Parabéns!
Esse assunto é muito top, vou até procurar aprofundar mais pra entender melhor rsts
Muito bom! Gostaria que falassem sobre como os programas calculam rotas entra cidades. Acho que tem a ver com grafos, não? Esse tema é muito interessante. Parabéns pelo canal!
Faltou só lista kkkkk, adorei o vídeo! Amanhã tenho prova de Algoritmo e Estrutura de Dados 2
Ate hoje nao vi um curso na Udemy em portugues sobre esse assunto. Proximo semestre vou ter essa aula em java e ja queria ir me preparando melhor
Seria incrível um curso de estrutura de dados feito por vocês
Fala ae Pessoas do bem... Parabéns pelos tópicos apresentados... gostaria de ver uma série que venham mostra como se implementar algo de forma "root", sem frameworks... buscando mostrar conceitos básicos que estão por trás de várias coisas.
Assisto praticamente todos os vídeos! Estou entrando agora na área....aprendendo a linguagem "carregada" C . busco me informar de tudo um pouco...um dia vou chegar nível mestre igual a vcs!!! Kkkk vcs sempre trazem ótimos conteúdos!!! E tem uma excelente didática! parabéns!!!
Quero parte dois deste assunto! Like pra eles verem!
valeu pelo insight. Não entendia direito pra que tinha tanto tipo de estrutura de dados
No começo d vídeo eu n sabia nada sobre ED, ao final parecia q eu tava no começo
O casal codigo fonte, deu uma explicaçao bem legal e concisa de estrutura de dados e os exemplos sao sempre bem bacana, super show.
Vocês são incríveis, me inspiram a estudar cada vez mais e ne tornar um programador melhor. vídeo excelente abraços...
Aprendi mais nesse video do que em todo conteúdo da Estácio.
Ótimo vídeo!!!
Essa matéria foi o terror na faculdade, fui entender depois vendo vídeo aulas.
Cara, adoro vocês melhor casal da internet
Parabéns pelo vídeo, ajuda muito!!!
Após 3 anos de vídeo, minha faculdade indicou o vídeo no conteúdo de estrutura de dados nesse mês hehehe melhor canal sem dúvidas!!!!!
Deixa eu adivinhar a cruzeiro do sul? kkkk
@@gabrielrodrigues3474 sim KKKK
rapaiz, aqui também kkk qual curso você está fazendo?
@@gabrielrodrigues3474 sim mano kkk
@@pjpokerbr mano ads uahauah
Excelente conteúdo. Quanto a árvore binárias, foram apresentadas duas opções: Arvore binária e Arvore binária de busca. Qual a utilizadade dessa que não é a de busca ?
Muito bom queridos, parabens
Estava apanhando do conteúdo da faculdade. Obrigada ❤
curioso q eu tinha sugerido sobre as estruturas de dados p falar de algumas e não o conceito de "estrutura de dados", mas essa introdução/esse conceito sobre ED ficou ainda melhor. parabens. vlw d+!
n sei o qto complexo é, mas falar sobre como funciona o 3D deve dar bons videos com a forma única como vocês lidam e c o conhecimento q vcs tem.
sugiro tb um video soh sobre as arvores (e depois um de cada rs), um de grafos rs
like p vcs sempre!! parabens novamente..
Mt bom! Fala sobre o que um DBA faz!
Vídeo absurdo :D! Seria daora um vídeo sobre ElasticSearch.
esse exemplo da árvore me bugou um pouco.. parece que tem um loop em que cada nova entrada é comparada com um nível, mas na implementação parece que só compara com o primeiro nível. Entendi a lógica, mas não sei entendi porque funciona assim. Que legal! =)
POR FAVOR FAÇAM MAIS DESTES VIDEOOOS
Muito bacana a explicação parabéns, eu tenho uma sugestão, por que vocês não colocam esse exemplo no github ? Seria fácil para quem assistiu e ficou com dúvidas rever o código completo ;)
Melhor CANAL DO RUclips 💻📚📚📚💻
Recomendo que vocês coloquem um link do livro de algum site que faz filiação, como a Amazon, assim fica mais fácil para encontramos o livro e vocês ainda ganha com uma fonte de renda extra
Estou pensando sobre a patente do Bauer e como ele fez pra receber os Royalties.
Sugestão: Faz um vídeo sobre esses tipos de patentes e como funciona os Royalties.
prenda e estude, constantemente, calculo, álgebra linear, geometria, ... tudo o que puder sobre matemática... códigos-fontes seguem desses conceitos EM QUALQUER ÁREA!
O novato pode discordar com veemência dessa afirmação, mas considere: Uma linguagem de programação nada mais é do que matemática enrustida... "se (condição) então faça-isso" ou "enquanto (condição) faça-aquilo" são apenas expressões simbolizadas de formas diferentes como
"∫f(x)dx" e "∆²v=0"...
Para quem tem curiosidade do pq a array começa em index 0 e pq a array é muito eficiente para pegar itens quando você sabe o index.
Vou dar o exemplo em java, que é uma linguagem mais facil de explicar pq voce tem de declarar qual tipo a array vai ter. (e eu gosto muito de java)
Ex de array em java: Pessoa[ ] arr = new Pessoa[5];
nesse caso, a gente tem uma array de objetos ou instancias da classe Pessoa, de size/tamanho 5.
O programa sabe quantos bytes um endereço de memória tem, não sei de cabeça, mas digamos que seja 5 bytes. (lembrando que em java, nenhuma variavel "segura" um objeto, a array ou variável apenas "segura" a referencia ou pointer pra ele. )
Logo, o sistema precisa separar um espaço na memoria que tenha 25 bytes de tamanho ( size da array * tamanho da referencia do objeto que nesse caso eu disse que é 5 bytes).
Agora o sistema já tem um um espaço na memoria, que geralmente é um hexadecimal (de 0 a F mas isso nao importa aqui), digamos que nesse caso, o endereço na memória seja o mais simples possível, digamos que o endereço seja apenas 0.
Agora temos de saber que a array é alocada na memora linearmente, ou seja, um index atras do outro, em fila..
então, se a array começa na localização 0 da memoria, e a gente tem uma array de 25 bytes, e sabendo que a array é linear (tudo junto), podemos afirmar que a nossa array vai da posição 0 até a posição 24 da memória (contando o 0 da memória como um byte)..
ou seja, agora conseguimos saber onde cada item da array se encontra na memória... pq temos o index 0 na posição 0 a 4 da memória (5 bytes), o index 1 na posição 5 a 9(5 bytes) da memória, o index 2 na posição 10 a 14(5 bytes), o index 3 na posição 15 a 19(5 bytes) e o index 4 na posição 20 a 24(5 bytes)....
Por isso buscar um item de uma array por index é eficiente, o sistema precisa fazer um simples calculo : posiçãoInicialDaArrayNaMemória + ( index * tamanho em bytes do item).
No nosso exemplo da array de instancias da classe Pessoa, se a gente quisesse achar na memoria o item no index 2, sabendo que a array começa na posição 0 da memória e que cada item tem 5 bytes, a gente faria: 0 + (2 * 5) = 10.... 10 é exatamente a localização na memória que o index 2 começa no exemplo ali em cima.
E finalmente, é por isso que os index de uma array começam em 0, pq se a gente quiser o index 0, temos apenas de pegar a posição inicial da array, já que o primeiro item da array começa no primeiro byte da localização da array.. vamos para o calculo (seguindo o exemplo de cima onde a localização da memoria da array é 0 e cada item tem 5 bytes) : 0 + ( 0 * 5), ou seja, como index 0 multiplicado pelo tamanho em bytes do item vai ser sempre 0, 0 somado a localização na memoria sempre vai ser a localização na memoria em si, nesse caso, o resultado do calculo é 0, e a gente já sabe que o index 0 nesse caso, realmente começa na posiçao 0 da memoria.
Mais um detalhe, buscar um item de uma array utilizando o index tem sempre a complexidade de tempo constante ou O(1), ou seja, não importa o tamanho ou quantidade do input (nesse caso o tamanho da array), sempre vai ser utilizado o mesmo calculo, a complexidade vai ser sempre a mesma e o tempo que leva pra achar o item vai ser sempre o mesmo, nao importa se a array tem tamanho 10 ou 1 milhao... Diferente de um linear search por exemplo, que ai sim, vai ser O(n) ou tem uma complexidade de tempo linear (quanto maior for o input, maior vai ser a complexidade)...
Ufa, isso é só pra explicar como as arrays funcionam na memória hehe, imagina se eu fosse falar como uma linkedList, hashTable, Trees.. funcionam hehe.
Estrutura de dados é realmente um assunto gigante.. Da pra passar meses e mais meses, anos e mais anos estudando e aprimorando conhecimentos sobre o assunto, pq tem muita estrutura e tem muita implementação diferente pra cada uma, tem hashTable que é implementada de forma que se tiver colisoes, o item pula um index na array ( tecnica linearProbing), tem hashtable que faz a tecnica chaining, que usa linkedLists dentro de cada index da array, e se tiver colisões, acrescenta um novo node na linkedlist do index da hash function.. Linked lists por sua vez tem diferentes formas de implementação, tem Singly, Doubly, Circular... . Todo programador deveria saber o basico, que é como as principais estruturas funcionam na memoria, pra sempre poder saber escolher qual estrutura é melhor e mais eficiente pra se usar em cada situação...
Para quem tem mais curiosidade ainda, pesquisem sobre notação Big-O ou notação grande-O, é um jeito de mensurar a complexidade das estruturas de dados.
Array trabalha no sistema binário
Binário conta 0 e 1
Por isso A primeira contagem é 0 nos arrays ✌️👍
Bom video!
Gostei da metáfora da pilha de pratos! 😁
Continue trazendo esse conteúdo incrível, eu amo aprender com vcs!!
Muito bom esse vídeo, vocês abriram muito meu entendimento
O primeiro dia da semana é o domingo! Hehehehe Seguido da Segunda-feira que é o segundo. Era melhor que fosse em inglês ou outra língua latina (1º Dia do sol, 2º da Lua ...)
Obrigado, meu casal de jedais favoritos por mais um excelente vídeo!!!
Esta restrição de uso de arrays acabou de ser um soco no estômago dos meus planos... ai meu projeto em sql...
Arvore AVL foi uma das coisas mais legais que aprendi na facul hahah
Obrigado pela aula!
Excelente, um semestre da faculdade explicado em 10 min de maneira muito melhor. Poderiam falar sobre grafos, não consigo entender =/
ruclips.net/p/PLrVGp617x0hAm90-7zQzbRsSOnN2Vbr-I
Começa por aqui, grafos é foda
@@ExatasDistribuidas obrigado mano
bom dia eu estou empacado nesta situação. IMPLANTAÇÃO DA LINGUAGEM-Um dos seus desafios para conseguir a vaga do estágio, é realizar a implementação de um problema, utilizando a estrutura de dados vetor. O vetor deve ter tamanho 3, e os valores deverão ser inseridos pelo usuário. Outro ponto pedido no desafio é que você imprima os valores que foram adicionados. Para este problema, utilize a Linguagem C. O vetor de ter tamanho 3? não entendir?
Eu me perco na estrutura de árvore de um modo q n existe
Vcs sao melhores. Muito obrigado!
Na minha época de faculdade era EDA, estruturas de dados e arquivos...pensa num trem que dava trabalho....Arvore binária e balanceada pra fazer todas operações (inserir, editar e excluir) Peeeeeeeeeeeeeensa num trabalho que deu pra programar em C na raça.
Que explicação maravilhosa!