O RAP prega CONTRA o preconceito e desunião, e por isso eu não vejo problema em ver brancos se destacando ou ganhando um respeito dentro de uma cultura que é de origem negra, porém oque acho q não deve ter espaço no RAP são pessoas brancas que mentem de onde veio, oque viveram oque fizerem e etc pra ficar se dando como uma pessoa que veio do nada e hj tem tudo, sendo que muitas vezes a pessoa tem tudo desde sempre! O Sid é um Mc (branco) que eu admiro muito, porque desde sempre ele deixou bem claro que veio de uma classe média/alta e msm assim consegue passar uma visão incrível sobre a triste realidade do país... Tem um verso dele que eu gosto muito em que ele fala: "EU VIM DE UM BAIRRO NOBRE, ISSO É UM FATO CARA, EU LUTO CONTRA TODA A HIPOCRISIA MSM TENDO A MINHA PELE CLARA." MUITA GRATIDÃO A ESCOLA DO FLOW POR ESSES CONTEÚDOS INCRIVEIS QUE VCS VAZEM, MAXIMO RESPEITO A HISTORIA DO AFRORAGGA E DOCTOR ZUMBA, TMJ!
O sistema foi criado para segregar e o rap veio pra ser anti o sistema. Que papo monstro, cada vídeo uma aula nova. Inclusive é até polemico dizer isso, mas mantendo na ideia de pele branca e sistema,, o rapper Kaskão bate nessa tecla, que os jovens tomem cuidado para não jogar esse jogo do sistema, pq o sistema oferece o veneno e ele tem visto mts jovens voluntariamente se auto destruindo tomando dessa taça. E essa do "falaqueteescuto", mistura a falta de surpresa com o surpreendido.😂
Falaram muito bem nesse vídeo. Muitas vezes não é nem questão de se privar de fazer a arte em si, mas fazê-la com respeito e ter ações de apoio à cultura por fora. Essa divisão do trap com o rap é algo que eu venho pensando também ultimamente. Por mais que eu também goste de trap como subgênero, eu sou fã de quase todos os subgêneros de rap, e essa divisão artificial que tão criando, além dos problemas já citados no vídeo, deixa a cena muito musicalmente estagnada.
Mestre, muito bom aprender cm vcs, chegando no sapatin e estudando a cultura, com consciência sempre, vamos todos longe, quanta informação foda e importante em um video só!🤞
Mano, sem palavras. Quando traz o papo pra ser discutido de forma inteligente, só não absorve quem não quer. Parabéns DEMAIS pela pauta e pela forma que foi debatida!
Mano eu sou branco, português de portugal, curto muito rap br e rap americano também, inclusive aprendi inglês a tentar entender as letras do Nas, Eminem, Big L, Mos def , a lista é infinita. Aprendi inglês ao tentar aprender a arte, rimar e escrever é algo que sou obcecado hoje. Espero um dia conseguir marcar meu nome no rap tuga, rap me deu a minha confiança na verdade me fez aprender quem eu sou. Na minha visão rap br é o maior fora america e poderia ser ainda maior bastava ser mais focado na letra. Salve
Não sei se já conhece, mas um cara que tá ficando cada vez maior ultimamente é o Tchelo Rodrigues, e ele tem um foco bem alto na letra mesmo fazendo trap. Recomendo muito
@@Alexis_7 Ele acabou de lançar um álbum muito bom chamado "EU TIVE UM SONHO". Uma música com uma lírica muito legal do álbum é "E é assim que se faz trap"
Cara, também sou branco, sou brasileiro e apaixonado no Boombap de Portugal, sou muuuito fã do Sam The Kid, Classe Crua e não vou lembrar os nomes pois conheci agora. Eu vi numa mix de Boombap do DJ Algore, a cultura de Portugal tem muito ouro. (Não foi piada, desculpa KKKKKKKKK)
O papo tava tão bom que até o beat de fundo no vídeo acalmou num papo tão importante de ser dito, inclusive falando do GABRIEL O PENSADOR foi com os sons dele que despertou minha vontade de cantar Rap, mesmo na época que eu morava num barraco invadido num morro em São Paulo,foi com o Gabriel o pensador que parei pra prestar atenção nas letras a fundo,certo que pelo modo não pesado igual Racionais e outros porém tenho uma gratidão imensa pelo O Pensador ,entendendo e concordando com o que o Zumba falou também, ou seja o sistema deu um tiro no proprio pé.
@@escoladoflow Exatamente eu é quem o diga ele foi a parte fundamental pra mim no Rap, consequentemente depois fui a fundo e ainda estou indo buscando mais e mais referências desde a nova e a velha geração, até hoje lá em São Paulo Z/O Barueri eu sou conhecido e lembrado pelo Rap,e todos já consideram eu como um cara das antigas pois só tocava Clássicos do Rap nacional e internacional na caixa de som, enquanto o tráfico rolava e os caras refletiam nas letras e no beat,na quebrada,porém mau sabem eles que tudo começou por causa da música PATRIA QUE ME PARIU do GABRIEL O PENSADOR kkkkk então ele também é peça chave no Rapnacional.
tive que recomeçar minhas coisas, meu canal foi hackeado e não consegui voltar com ele, mas tou voltando a luta tentando fazer minhas próprias batida, mas é isso o rap continua, o que acho errado tbm é ficar ostentando arma pro alto que nem fazem no rap hoje em dia, simplesmente pra ficar falando que é bandido, sendo que é mente bem preparada é melhor que uma arma, quem me fez querer fazer rima foi o fabio brazza, um rapper branco, porém sinceramente eu acho muito bom
O Hip Hop surgiu como elemento chave de acabar com a opressão social, racial e mental . O Rap que está dentro do Hip Hop tem a origem no povo Preto e latinos imigrantes na América . Os pilares principais do rap são pretos , dj kool Hearc , GrandMasterflash , Afrika Bambata . É mais que necessário não deturpar a origem . O Rap é a voz do oprimido que deu voz a caras que não tinham nada para se apegar e muitas vezes com estima baixa. A origem é periférica preta e latina, jovens do gueto . O Hip Hop agrega todos mas sabe porque surgiu e para quem surgiu .
eu acredito que os brancos no geral (obviamente comigo incluso) ja temos a responsabilidade de lutar contra o racismo entre outras pautas sociais, ja que é em nós que isso nasce. Agora quando nos inserimos no rap/hip hop no geral, que por si só ja é um movimento de luta contra essa mazelas sociais, essa responsabilidade quadruplica. No geral é isso que eu penso, não sei me expressei direito ma acho que deu pra pegar a ideia
Se expressou claramente meu mano e o caminho que acredito é esse aí mesmo que você disse. No fim das contas são todas as pessoas conscientes e solidárias contra o racismo.
Papo mil grau, necessário! Não tenho nada a acrescentar ao que foi dito, vocês explanaram bem demais e a gente agradece. A conversa foi em torno do rap, mas creio que se aplica ao movimento como um todo. Quero deixar apenas uma aspa. Mesmo com as estruturas reagindo. O hip hop é inevitável! Influenciou e segue influenciando inclusive muita coisa fora da "bolha", foi das ruas aos principais holofotes, desde os anos 80 a gente o vê presente nas grandes mídias, tv e cinema por exemplo, inúmeros filmes e séries, alguns com tom mais sóbrio, sério, outros cômicos. Desde lá tem pessoas brancas colaborando, outras sendo desnecessárias, estruturas reagindo e mesmo assim o movimento prevalece e podemos comemorar hoje seu cinquentão, claro que não da pra dormir no ponto e é preciso vigiar, ainda tem muita coisa a ser feita. Inevitavelmente um ônus da popularidade é a banalização em algum grau, mas sua essência não deixa as coisas desandarem completamente felizmente.
acredito que apropriação cultural não é exatamente sobre a raíz. quando a gente vai ver a história de qualquer povo, a gente só sabe daquilo que foi/ficou registrado(que não é nem 10% da cultura vivênciada na época). o negócio é sobre impedir aquele povo que já tava ali de ganhar ganhar dinheiro com um bagulho que já era deles. igual ele falou da época branca do rap nacional(2008/2010). o acesso a tudo era mais restrito, então o branco consumia a cultura, investia neles mesmos, fazia o bagulho profissional e enquanto isso a referência (os cara que já fazia isso a mais tempo) continuava congelado no underground sem ganhar nada... qualquer cultura muda, e muda muito com o passar dos anos. o problema é quando essa mudança não é algo natural e sim fruto do racismo/desigualdade. o maior exemplo de apropriação cultural é quando uma gravadora contrata um artista novo. ela sabe que o cara tem muito potencial pra viralizar, mas equanto não parar de pingar os royalts antigos, ela não vai deixar o novo postar som. isso é controle de mercado. ela extrai o máximo do som antigo que tá pista. Afinal, só tem ele pra tocar. Equanto isso, o artista novo não pode fazer grana com um bagulho que é DELE. ou seja, você impede a cultura alheia de ganhar pra poder ganhar 2x em cima.
Exatamente e é por isso que esse vídeo esclarece vários pontos para costurar um caminho central - pessoas brancas que usurpam nossa cultura não são bem vindas.
Mano, eu tenho muita honra e orgulho de chamar voces dois de professores! Explodiu a mente, conteudo muito foda. Pra agregar e de repente contar como é a vivência, podiam chamar um branco que faz rap pra compartilhar a história dele(pensei no Duxy mas certeza que vocês conhecem vários), so uma ideia. Gratidão meus mestres ❤
Satisfação meu representante, vindo de você é muiito significativo. Futuramente acho que vale a pena fazer um SAR só com rappers brancos. Vamos deixar anotado
Mano perguntas como: "Branco pode fazer rap?" é algo que me incomoda. O Simples fato de ouvir alguem dizer "negro pode fazer x coisa?" já me incomoda também. Pra mim todo mundo pode tudo, a arte é para todos, o mundo é para todos. A nossa luta é contra a segregação em todos os setores da sociedade, seja na cultura, na política, etc. Esse tipo de pergunta na minha opinião, por si só, nada mais é do que uma segregação. Como o Zumba falou, não precisa ficar tomando a benção e tal. Eu vejo uma preocupação muito grande do branco, que entra nesse cenário, de mostrar que é desconstruído e tal, pra tentar tomar justificar estar ali. Mano, o sistema tentou te colocar no topo porque tu é branco? Não aceita e acabou, joga a real pros caras. Não acho que um rapper precisa ser de direita ou de esquerda também. Precisa ser humano.
Toda reflexão incomoda. Quem não gosta de incômodo são os conservadores principalmente quem está no comando das opressões. Seria lindo viver uma pseudo neutralidade, mas para o povo preto e periférico principalmente isso não é possível na realidade...
pantera negra n foi só um filme .. é sobre a história.. a origem carrega o segredo da verdade. é sobre a luta e perseverança iniciada pela raça negra contra a supremacia "branca".. eu n sou preto.
o rap é e sempre foi uma arma contra o sistema q traz a liberdade através da arte.. o sistema naturalmente vai mexer suas peças pra atrair e matar a cultura..fica esperto.
MANO a gente tem tanto problema pra pensar e resolver, fica viajando nessas ondas, tem negro playboy tambem, na periferia todo mundo sofre discriminação e apanha da policia do mesmo jeito, nos EUA, quem é latino pode ate usar o termo nigga, rock nunca foi movimento é estilo musical e hip hop é movimento, essa ideia ai so divide a gente mais ainda, viaja não, esse tipo de problema so existe enquanto a gente esta pensando nele, o vanilla bancou a carreira do Tupac, e o Eminem? BORA CARPINAR UM LOTE PRA GASTAR ENERGIA, SOMOS TODOS IRMÃOS!!!!
Mano tu tem certeza que tu viu o vídeo ? Porque na moral a gente fez uma reflexão bem aprofundada sobre a questão, ninguém aqui tá pregando segregação e nós temos sim que pensar sobre as coisas. Não ter senso crítico faz bem só pra opressor. Não somos todos iguais nesse sistema nem temos as mesmas consequências sendo branco e negros, as diferenças são enormes mas lutamos sim para que a união e a harmonia entre as pessoas prevaleça mas sem ignorar e realidade material porque é bonito no discurso dizer que somos irmãos mas ignorar a prática material faz com que muitos dos nossos fiquem desprotegidos e desorientados quando o ataque do sistema acontece. Paz 🕊️
QUE ABSURDO ISSO ,HIP HOP É CULTURA DE RUA ,E NA RUA TEM DE TUDO ,SENDO ASSIM QUEM TIVER TALENTO DE FAZER RAP NÃO IMPORTA A COR ,QUE O FAÇA ,PO VCS PROBLEMETIZARAM O HIP HOP
@@spetsnazrs9102 o rap nasceu entre os escravos os "duzias" eles batalhavam na hora do almoço fazendo freestyle para se descontrair devido ao trabalho forçado, a cultura é negra o rap é afro e tem que respeitar os pai do bagulho e pedir licença pra chegar pega a visão.
@@diasd2024 TA E DAI SO POR ISSO AGORA BRANDO NÃO PODE FAZER RAP ,TEM QUE PEDIR PERMISÃO PARA O P´RETO VEIO ? É MACUMBA ISSO ?
Год назад+1
Salve, Salve Brasil os brancos no rap este tema é pertinente, bom em primeiro lugar vamos partir do princípio que lá no início foram os próprios brancos que rotularam o rap de música de pretos. porém por outro se reparem desde os anos 79,80s 90s até 2000 o rap sempre foi predominantemente feito por pretos veem todos álbuns, vídeo clips os anos dourados a grosso modo desde o period em que citei foram sempre maioria preta, com a exepção de grupos como Beastie boys, 3rd bass, Vanilla Ice e House of Pain e Eminem. Em sengundo lugar não há lei nenhuma no hip hop que interdita brancos a fazer rap pois eles sempre foram bemvindos em todas formas de arte que os pretos criam. Então se calhar precisamos interogarmo-nos como é os brancos hoje dominam o rap? Para finalizar a resposta é simples o Eminem jogou um papel fundamental nisso como exemplo para muitos adolescentes brancos influênciados pelo filme 8mile.
Os brancos dominam porque a estrutura porque o capitalismo é dominado por supremacistas brancos. Mas esse tipo de segregação não pode ser bem vinda no Hip Hop. Toda pessoa branca solidária e consciente sobre as nossas pautas e prática o anti racismo em seu cotidiano é bem vinda.
Vanila Ice ...foi o primeiro
1️⃣
Somos todos irmãos ao redor do mundo 🇵🇹🇧🇷🌍
Filhos de África, filhos da Natureza ❤️
😄🫂
Felipe ret assim como eminem sao exemplos jamais ssguir
Aulas 🤟🏼
💡💡💡💡
+1 inscrito💪🏾
Seja bem vindo Flowzeirx 🙌🏾😄
debate ultra importante! cirurgicos nas ideias! 💡
🏹🎯
O RAP prega CONTRA o preconceito e desunião, e por isso eu não vejo problema em ver brancos se destacando ou ganhando um respeito dentro de uma cultura que é de origem negra, porém oque acho q não deve ter espaço no RAP são pessoas brancas que mentem de onde veio, oque viveram oque fizerem e etc pra ficar se dando como uma pessoa que veio do nada e hj tem tudo, sendo que muitas vezes a pessoa tem tudo desde sempre! O Sid é um Mc (branco) que eu admiro muito, porque desde sempre ele deixou bem claro que veio de uma classe média/alta e msm assim consegue passar uma visão incrível sobre a triste realidade do país... Tem um verso dele que eu gosto muito em que ele fala: "EU VIM DE UM BAIRRO NOBRE, ISSO É UM FATO CARA, EU LUTO CONTRA TODA A HIPOCRISIA MSM TENDO A MINHA PELE CLARA." MUITA GRATIDÃO A ESCOLA DO FLOW POR ESSES CONTEÚDOS INCRIVEIS QUE VCS VAZEM, MAXIMO RESPEITO A HISTORIA DO AFRORAGGA E DOCTOR ZUMBA, TMJ!
Máximo respeito Flowzeiro 🙌🏾😄
Fico feliz em ter somado 🙌🏾😄
Visão de responsa
👁️⭐👁️
O sistema foi criado para segregar e o rap veio pra ser anti o sistema.
Que papo monstro, cada vídeo uma aula nova.
Inclusive é até polemico dizer isso, mas mantendo na ideia de pele branca e sistema,, o rapper Kaskão bate nessa tecla, que os jovens tomem cuidado para não jogar esse jogo do sistema, pq o sistema oferece o veneno e ele tem visto mts jovens voluntariamente se auto destruindo tomando dessa taça.
E essa do "falaqueteescuto", mistura a falta de surpresa com o surpreendido.😂
Nós temos que construir um novo sistema uma a vida humana seja mais importante que o lucro
@@escoladoflow Com ctz!
Super necessária essa discussão
Uma das pautas que já né sugeriram tá aí. Espero ter somado
Falaram muito bem nesse vídeo. Muitas vezes não é nem questão de se privar de fazer a arte em si, mas fazê-la com respeito e ter ações de apoio à cultura por fora. Essa divisão do trap com o rap é algo que eu venho pensando também ultimamente. Por mais que eu também goste de trap como subgênero, eu sou fã de quase todos os subgêneros de rap, e essa divisão artificial que tão criando, além dos problemas já citados no vídeo, deixa a cena muito musicalmente estagnada.
💡
Papo foda!
🔥🛸 *MOVNIZE* 🛸🔥
Olha aí um MOVNIzado 🖖🏾👽 que foda. Satisfação Flowzeiro 🙌🏾😄
VANILA ICE, BEAST BOYS, GABRIEL O PENSADOR, BOCA SECA E MUITOS SÃO FODA
Gente foda não falte independente da cor mas o papo não é sobre talento não nesse caso....
Vanila ice, serio
Mestre, muito bom aprender cm vcs, chegando no sapatin e estudando a cultura, com consciência sempre, vamos todos longe, quanta informação foda e importante em um video só!🤞
Satisfação imensa Flowzeiro. Fico feliz em somar nessa caminhada 🙌🏾😄
Papo reto, necessário! Tmj
💡✊🏾
Muito boa toda ideia!!
Que bom que gostou
Muito bom!!!
Salve Flowzeira 😄
Sessão de papo maduro ⭐
Salve meu representante 💡🙌🏾😄
Mano, sem palavras. Quando traz o papo pra ser discutido de forma inteligente, só não absorve quem não quer. Parabéns DEMAIS pela pauta e pela forma que foi debatida!
Você compreendeu 😄🙌🏾
Satisfação
Penso que branco e preto tem que andar juntos, curtindo o som e vivendo em paz!
Esse é o horizonte maior
No aguarde !!!
💡
Mano eu sou branco, português de portugal, curto muito rap br e rap americano também, inclusive aprendi inglês a tentar entender as letras do Nas, Eminem, Big L, Mos def , a lista é infinita. Aprendi inglês ao tentar aprender a arte, rimar e escrever é algo que sou obcecado hoje. Espero um dia conseguir marcar meu nome no rap tuga, rap me deu a minha confiança na verdade me fez aprender quem eu sou. Na minha visão rap br é o maior fora america e poderia ser ainda maior bastava ser mais focado na letra. Salve
Salve aos irmãos e irmãs de Portugal 😄🙌🏾
Não sei se já conhece, mas um cara que tá ficando cada vez maior ultimamente é o Tchelo Rodrigues, e ele tem um foco bem alto na letra mesmo fazendo trap. Recomendo muito
@@lucayaki nunca ouvi falar mano mas vou ouvir sons dele
@@Alexis_7 Ele acabou de lançar um álbum muito bom chamado "EU TIVE UM SONHO". Uma música com uma lírica muito legal do álbum é "E é assim que se faz trap"
Cara, também sou branco, sou brasileiro e apaixonado no Boombap de Portugal, sou muuuito fã do Sam The Kid, Classe Crua e não vou lembrar os nomes pois conheci agora. Eu vi numa mix de Boombap do DJ Algore, a cultura de Portugal tem muito ouro. (Não foi piada, desculpa KKKKKKKKK)
papo foda hein! só ideia🔥💖 Que prazer conhecer teu canal
Satisfação Flowzeiro 🙌🏾⭐ fico feliz em somar
Video bom de mais, acredito que todo branco deveria ouvir essa conversa
Satisfação Flowzeiro 😄🙌🏾
Acho que a cena toda deveria assistir esse vídeo! Reflexão necessária ✅👊
Fico feliz que tenha curtido Flowzeiro 🙌🏾
Salvee quebrando paradigmas dahora
💡
Ai discordo dele jamais deveria haver apropriação de nada e desvalorização da artw negra de maneira geral
Mto obg pelo papo na moral
Satisfação total 😄
O papo tava tão bom que até o beat de fundo no vídeo acalmou num papo tão importante de ser dito, inclusive falando do GABRIEL O PENSADOR foi com os sons dele que despertou minha vontade de cantar Rap, mesmo na época que eu morava num barraco invadido num morro em São Paulo,foi com o Gabriel o pensador que parei pra prestar atenção nas letras a fundo,certo que pelo modo não pesado igual Racionais e outros porém tenho uma gratidão imensa pelo O Pensador ,entendendo e concordando com o que o Zumba falou também, ou seja o sistema deu um tiro no proprio pé.
O Beat ajuda na vibe das ideias e pô Gabriel Pensador merece total moral no movimento. Ele contribuiu muito e continua lançando ótimas músicas.
@@escoladoflow Exatamente eu é quem o diga ele foi a parte fundamental pra mim no Rap, consequentemente depois fui a fundo e ainda estou indo buscando mais e mais referências desde a nova e a velha geração, até hoje lá em São Paulo Z/O Barueri eu sou conhecido e lembrado pelo Rap,e todos já consideram eu como um cara das antigas pois só tocava Clássicos do Rap nacional e internacional na caixa de som, enquanto o tráfico rolava e os caras refletiam nas letras e no beat,na quebrada,porém mau sabem eles que tudo começou por causa da música PATRIA QUE ME PARIU do GABRIEL O PENSADOR kkkkk então ele também é peça chave no Rapnacional.
Muita visão manos!! Aprendendo demais sendo um branco no rap.. aula!!!
Fico feliz em saber que esse conteúdo somou 🙌🏾
Aulas
📚
tive que recomeçar minhas coisas, meu canal foi hackeado e não consegui voltar com ele, mas tou voltando a luta tentando fazer minhas próprias batida, mas é isso o rap continua, o que acho errado tbm é ficar ostentando arma pro alto que nem fazem no rap hoje em dia, simplesmente pra ficar falando que é bandido, sendo que é mente bem preparada é melhor que uma arma, quem me fez querer fazer rima foi o fabio brazza, um rapper branco, porém sinceramente eu acho muito bom
Fábio Brazza é orgulho do Rap brasileiro.
@@escoladoflow sim, eu gosto muito dos raps dele
Foda demais, Parabens
😄🙌🏾
O Hip Hop surgiu como elemento chave de acabar com a opressão social, racial e mental .
O Rap que está dentro do Hip Hop tem a origem no povo Preto e latinos imigrantes na América .
Os pilares principais do rap são pretos , dj kool Hearc , GrandMasterflash , Afrika Bambata .
É mais que necessário não deturpar a origem . O Rap é a voz do oprimido que deu voz a caras que não tinham nada para se apegar e muitas vezes com estima baixa.
A origem é periférica preta e latina, jovens do gueto .
O Hip Hop agrega todos mas sabe porque surgiu e para quem surgiu .
💡
Esse tipo de conteúdo é vital!!
Salve meu mano, fico feliz em somar 🙌🏾😄
a musica é feita pra pessoas ouvir independente de cor, religiao , time de futebol e etc
💡
Que aula irmãos! De fato mesmo, tava precisando dessa reflexão do ponto de vista de vcs!
Fico feliz em ter somado
eu acredito que os brancos no geral (obviamente comigo incluso) ja temos a responsabilidade de lutar contra o racismo entre outras pautas sociais, ja que é em nós que isso nasce. Agora quando nos inserimos no rap/hip hop no geral, que por si só ja é um movimento de luta contra essa mazelas sociais, essa responsabilidade quadruplica. No geral é isso que eu penso, não sei me expressei direito ma acho que deu pra pegar a ideia
Se expressou claramente meu mano e o caminho que acredito é esse aí mesmo que você disse. No fim das contas são todas as pessoas conscientes e solidárias contra o racismo.
👏👏👏👏
😄🙌🏾
Cheguei
🙌🏾
AÈNAS VERDADES
💡
Papo bom
😄🙌🏾
voce tem algum video falando do pablo marçal sendo apoiado e fingindo gosta de rap e funk?
Não.
O MC Hariel representou a todos nós nessa ideia aqui - ruclips.net/video/6kjFtnMuEUQ/видео.htmlsi=pyScnZgg6NFM5-ht
Papo mil grau, necessário! Não tenho nada a acrescentar ao que foi dito, vocês explanaram bem demais e a gente agradece. A conversa foi em torno do rap, mas creio que se aplica ao movimento como um todo. Quero deixar apenas uma aspa. Mesmo com as estruturas reagindo. O hip hop é inevitável! Influenciou e segue influenciando inclusive muita coisa fora da "bolha", foi das ruas aos principais holofotes, desde os anos 80 a gente o vê presente nas grandes mídias, tv e cinema por exemplo, inúmeros filmes e séries, alguns com tom mais sóbrio, sério, outros cômicos. Desde lá tem pessoas brancas colaborando, outras sendo desnecessárias, estruturas reagindo e mesmo assim o movimento prevalece e podemos comemorar hoje seu cinquentão, claro que não da pra dormir no ponto e é preciso vigiar, ainda tem muita coisa a ser feita. Inevitavelmente um ônus da popularidade é a banalização em algum grau, mas sua essência não deixa as coisas desandarem completamente felizmente.
Bem observado. E não podemos dormir no ponto nunca senão os supremacistas ganham a queda de braço.
acredito que apropriação cultural não é exatamente sobre a raíz. quando a gente vai ver a história de qualquer povo, a gente só sabe daquilo que foi/ficou registrado(que não é nem 10% da cultura vivênciada na época). o negócio é sobre impedir aquele povo que já tava ali de ganhar ganhar dinheiro com um bagulho que já era deles. igual ele falou da época branca do rap nacional(2008/2010). o acesso a tudo era mais restrito, então o branco consumia a cultura, investia neles mesmos, fazia o bagulho profissional e enquanto isso a referência (os cara que já fazia isso a mais tempo) continuava congelado no underground sem ganhar nada... qualquer cultura muda, e muda muito com o passar dos anos. o problema é quando essa mudança não é algo natural e sim fruto do racismo/desigualdade. o maior exemplo de apropriação cultural é quando uma gravadora contrata um artista novo. ela sabe que o cara tem muito potencial pra viralizar, mas equanto não parar de pingar os royalts antigos, ela não vai deixar o novo postar som. isso é controle de mercado. ela extrai o máximo do som antigo que tá pista. Afinal, só tem ele pra tocar. Equanto isso, o artista novo não pode fazer grana com um bagulho que é DELE. ou seja, você impede a cultura alheia de ganhar pra poder ganhar 2x em cima.
Exatamente e é por isso que esse vídeo esclarece vários pontos para costurar um caminho central - pessoas brancas que usurpam nossa cultura não são bem vindas.
Papo 10 ❤
💡
por mais vídeos falando de um tema especifico, MT FODAA.
engraçado q dps q o rap invadiu os condomínios, deixou de ser musica de bandido
Exatamente 💡
Mano, eu tenho muita honra e orgulho de chamar voces dois de professores! Explodiu a mente, conteudo muito foda. Pra agregar e de repente contar como é a vivência, podiam chamar um branco que faz rap pra compartilhar a história dele(pensei no Duxy mas certeza que vocês conhecem vários), so uma ideia. Gratidão meus mestres ❤
Satisfação meu representante, vindo de você é muiito significativo.
Futuramente acho que vale a pena fazer um SAR só com rappers brancos. Vamos deixar anotado
Mano perguntas como: "Branco pode fazer rap?" é algo que me incomoda. O Simples fato de ouvir alguem dizer "negro pode fazer x coisa?" já me incomoda também. Pra mim todo mundo pode tudo, a arte é para todos, o mundo é para todos. A nossa luta é contra a segregação em todos os setores da sociedade, seja na cultura, na política, etc. Esse tipo de pergunta na minha opinião, por si só, nada mais é do que uma segregação. Como o Zumba falou, não precisa ficar tomando a benção e tal. Eu vejo uma preocupação muito grande do branco, que entra nesse cenário, de mostrar que é desconstruído e tal, pra tentar tomar justificar estar ali. Mano, o sistema tentou te colocar no topo porque tu é branco? Não aceita e acabou, joga a real pros caras. Não acho que um rapper precisa ser de direita ou de esquerda também. Precisa ser humano.
Toda reflexão incomoda.
Quem não gosta de incômodo são os conservadores principalmente quem está no comando das opressões.
Seria lindo viver uma pseudo neutralidade, mas para o povo preto e periférico principalmente isso não é possível na realidade...
🔥
💡
na minha opinião que ninguém pediu ,pode ter branco no rap, so nao pode ter conservador, reaça
É um bom resumo
Q conversa agregadora mano..
A verdade é uma só acima de tudo.. no final das contas o inimigo é o mesmo.. espero q todos percebam até o fim e n se matem no processo..
pantera negra n foi só um filme .. é sobre a história.. a origem carrega o segredo da verdade. é sobre a luta e perseverança iniciada pela raça negra contra a supremacia "branca".. eu n sou preto.
o rap é e sempre foi uma arma contra o sistema q traz a liberdade através da arte.. o sistema naturalmente vai mexer suas peças pra atrair e matar a cultura..fica esperto.
😄💡
MANO a gente tem tanto problema pra pensar e resolver, fica viajando nessas ondas, tem negro playboy tambem, na periferia todo mundo sofre discriminação e apanha da policia do mesmo jeito, nos EUA, quem é latino pode ate usar o termo nigga, rock nunca foi movimento é estilo musical e hip hop é movimento, essa ideia ai so divide a gente mais ainda, viaja não, esse tipo de problema so existe enquanto a gente esta pensando nele, o vanilla bancou a carreira do Tupac, e o Eminem? BORA CARPINAR UM LOTE PRA GASTAR ENERGIA, SOMOS TODOS IRMÃOS!!!!
Mano tu tem certeza que tu viu o vídeo ? Porque na moral a gente fez uma reflexão bem aprofundada sobre a questão, ninguém aqui tá pregando segregação e nós temos sim que pensar sobre as coisas.
Não ter senso crítico faz bem só pra opressor.
Não somos todos iguais nesse sistema nem temos as mesmas consequências sendo branco e negros, as diferenças são enormes mas lutamos sim para que a união e a harmonia entre as pessoas prevaleça mas sem ignorar e realidade material porque é bonito no discurso dizer que somos irmãos mas ignorar a prática material faz com que muitos dos nossos fiquem desprotegidos e desorientados quando o ataque do sistema acontece. Paz 🕊️
Ideia pesada
🙌🏾
QUE ABSURDO ISSO ,HIP HOP É CULTURA DE RUA ,E NA RUA TEM DE TUDO ,SENDO ASSIM QUEM TIVER TALENTO DE FAZER RAP NÃO IMPORTA A COR ,QUE O FAÇA ,PO VCS PROBLEMETIZARAM O HIP HOP
Você viu o vídeo inteiro mano ?
@@escoladoflow NÃO CONSEGUI ,ME TAPEI DE NOJO LOGO NA INTRO
@@spetsnazrs9102 o rap nasceu entre os escravos os "duzias" eles batalhavam na hora do almoço fazendo freestyle para se descontrair devido ao trabalho forçado, a cultura é negra o rap é afro e tem que respeitar os pai do bagulho e pedir licença pra chegar pega a visão.
@@diasd2024 BRANCO TAMBÉM JA FOI ESCRAVO
@@diasd2024 TA E DAI SO POR ISSO AGORA BRANDO NÃO PODE FAZER RAP ,TEM QUE PEDIR PERMISÃO PARA O P´RETO VEIO ? É MACUMBA ISSO ?
Salve, Salve Brasil os brancos no rap este tema é pertinente, bom em primeiro lugar vamos partir do princípio que lá no início foram os próprios brancos que rotularam o rap de música de pretos. porém por outro se reparem desde os anos 79,80s 90s até 2000 o rap sempre foi predominantemente feito por pretos veem todos álbuns, vídeo clips os anos dourados a grosso modo desde o period em que citei foram sempre maioria preta, com a exepção de grupos como Beastie boys, 3rd bass, Vanilla Ice e House of Pain e Eminem.
Em sengundo lugar não há lei nenhuma no hip hop que interdita brancos a fazer rap pois eles sempre foram bemvindos em todas formas de arte que os pretos criam.
Então se calhar precisamos interogarmo-nos como é os brancos hoje dominam o rap? Para finalizar a resposta é simples o Eminem jogou um papel fundamental nisso como exemplo para muitos adolescentes brancos influênciados pelo filme 8mile.
Os brancos dominam porque a estrutura porque o capitalismo é dominado por supremacistas brancos.
Mas esse tipo de segregação não pode ser bem vinda no Hip Hop.
Toda pessoa branca solidária e consciente sobre as nossas pautas e prática o anti racismo em seu cotidiano é bem vinda.
Visão
👁️⭐👁️