Adorei!! Como faz falta, diferença na formatação do brasileiro essas histórias grandiosas. Se isso fosse ensinado nas escolas desde a infância, creio que racismo, misoginia etc. não seriam eliminados, mas fariam muita diferença pra melhorar a humanidade. Escolas já estão adotando seus livros, então há esperança 😊😊😊
Infelizmente, mais uma personagem é esquecida. Antonieta de Barros (Florianópolis, 11 de julho de 1901 - Florianópolis, 28 de março de 1952) foi uma jornalista, professora e política brasileira.Foi a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, tendo sido pioneira e inspiração para o movimento negro.Tendo contribuído no parlamento, na imprensa e no magistério, foi uma ativa defensora da emancipação feminina, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do Brasil.
É...... Fico pensando.... Tão bom a gente ver mulheres tão corajosas já nessa época, que parecia tão cmpluda pra elas.... Obrigada Paulo... Você abre nossas mentes....
Nossa que interessantíssimo....quando vejo seus vídeos percebo como nosso conhecimento da história do Brasil é superficial...já tava louca pelo livro agora então nem se fala!
Como é bom reconhecer que não aprendemos nada na escola , de fato é tirados de nós toda a verdade dos fatos históricos , gosto muito dos seus vídeos Paulo , aprendo cada vez mais , tenho que ler também ...
Saber o passado realmente é importante para entender o presente, somente assim se constrói uma mentalidade crítica e seres mais atentos ao tempo presente. valeu Paulo Rezzutti.
Seja de qualquer cor a pela, mulheres que não se vitimizaram, tiveram se espaço na nossa História! Eu sou da velha guarda e tive no Grupo Escolar a melhor mestra D. Tereza Bellote! Defensora das meninas! Ela nos avaliava e sabia convencer os pais, a deixarem as filhas darem continuidade aos Estudos. Então lá fui eu Cursar o Ginásio em 11 anos. Meu pai queria isto para os 2 meninos, mas deixou que eu prosseguisse! Mas era tanta cobrança dele, mesmo eu tendo excelentes notas, que acabei sendo chamada a deixar as bonecas para ir aos livros! Então minha rebeldia falou mais alto e fui reprovada em 12 matérias no segundo ano ginasial e aprovada em apenas duas. Ele disse "aqui terminam seus estudos" ! Eu apenas sorri! Mas fui melhorar em costura, coisa que eu aos 6 anos já era auto didata usando retalhos costurados com finos fios de cobre (desmontava um aparelho quebrado de rádio e conseguia meus fios. Logo costurava por $$ em oficinas de Costura e logo consegui voltar a fazer a segunda série ÀS MINHA CUSTAS! Mas sendo menor de idade e com trabalho à tarde e Escola as 7 horas da manhã, havia aula de ED. Física as 6 horas! E eu faltei muito no primeiro bimestre. Então meu Boletim foi preciso meu pai ir buscar! E Ele veio brigar comigo! Respondi "Estudo às minhas cista e você não tem nada a ver com isto. Não tive grana pra comprar estes tênis e o resto do uniforme!" Ele respondeu "Tem excelentes notas, mas pode perder o ano pelas falta de Educação Física" Respondi "sei lidar com isto" e ele "sua mãe vai dar o dinheiro que precisar, já autorizei isto" E EU NÃO QUERO! Fiz greve de FOME. No domingo ele disse !Não vou mais intrometer na sua vida, vou autorizar a entrega do Boletim a você" ! E assim venci minha Batalha e fiz 2 Faculdades! Direito e Letras. Os menino param no grupo Escolar! Isto porque eu queria estudar e eles nunca quiseram! Mas foi uma batalha e tanto! "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer! Creio que no século passado o Machismo era Enorme!
@@julianatoledo4254 Eu me formei em Letras, já aos 45 anos! Não lecionai! Naquele tempo o mercado de trabalho estava ruim para quarentonas!Antes do 3o fiz FADI!
Quão sofisticado eram estas espias,que máximo. Faço minhas as palavras de Sulamita Bispo,a nossa história é cheia de nuances e só falam o que interessa tornado raso o nosso conhecimento. Mas agradeço; muito obrigado pelo conteúdo riquíssimo do seu canal. E de tantos historiadores e seus canais que nos informam de tanta história escondida. Esta mulherada era e é muito MARA.Deveriam fazer um filme sobre as espias. Bjs. Obrigado
Estou ENCANTADA com esse vídeo! Quantas riquezas, quantas mulheres extraordinárias.😍 Depois desse vídeo, estou contando os dias pra poder comprar o seu livro. Muito obrigado por dividir conosco tanto conhecimento e cultura. Parabéns pelo seu grandioso trabalho.👏👏👏👏👏👏👏
Amei. Não consegui assistir como live, mas não posso deixar de demonstrar a minha gratidão por tanto saber, dado generosamente, por você Paulo! Obrigada.
Paulo, eu estava querendo comprar "O Asno de Ouro" do Apuleio e me apaixonei pela minibiografia da tradutora, mas não tinha me tocado de que era a mesma Ruth Guimarães que vc tanto fala. Vou assistir a sua live sobre ela com certeza :)
Me chamo Sabina por causa do meu tio Sabino irmão da minha vó materna,moro no Rio de Janeiro(não conheço ninguém com o meu nome , tem Sabrina mas igual ao meu não) e esse nome é muito comum no Nordeste. A família do meu pai é do Ceara e a da minha mãe é de Minas e Sergipe.Amo meu nome.
Cada vez mais encantada em redescobrir nossa história feita por GENTE DE VERDADE. Essas mulheres maravilhosas. Obrigada. E hoje são tantas, Claudia é uma delas kkkk
Zumbi tinha escravos? Provavelmente sim, pois a mente social da época pensava, via de regra, pela lógica mercantil da época, isto é, um dos meios de produção era o escravo. Assim como as máquinas foram/são os meios de produção da R.I. pra cá. É apenas um achismo, pois não tenho fontes primárias, apenas livros didáticos. Parabéns pelo seu fabuloso trabalho. Como os governos não me dão formação continuada e nem eu posso pagar por uma, suas aulas cumprem esta função com maestria.
História não é feita de achismo, então sua síntese simplesmente não valeu de nada. Justamente por isso que é difícil lidar com o tema "Zumbi x Escravos". Não existe exatidão; quando você diz "pensamento da época" é bom ratificar que os quilombos eram organizados conforme os costumes africanos, então até mesmo pensar em "escravidão" é complicado. Devemos tomar muitíssimo cuidado com o eurocêntrismo senão literalmente não conseguiremos compreender outras civilizações diferentes das estruturas européias. Espero que você conclua teu estudo e finalmente possa nos dar alguma resposta nesse breu; por que caso continuemos com suposições ( veja; suposição também são mega utilizado no ramo das ciências humanas, não tô dizendo isto. Problema começa quando não existem argumentos abstratos para comprovar tais indagações. Quando isso acontece historiadores costumam deixar pra lá... Afinal, nunca conseguiram responder tudo. )
Aproveitando que o assunto é escravidão, portugueses e negros, e aproveitando também que no canal também tem um pouquinho de história de Portugal, seria interessante o Paulo falar sobre os negros muçulmanos que ajudaram os árabes a fazer escravos na península ibérica desde o século VIII até um pouco antes da reconquista.
#Paulorezzutti eu assisto ,mesmo atrasada, um vídeo ou dois por dia,espero que vc não esteja fazendo a mesma quantidade, assim um dia termino todos.Parabens!!!!
Nossa muito bom conhecer essas mulheres Se pudesse fala da história do Piauí quais africanos e índios habitaram antes é durante a escravidão pesquisei mas achei quase nada
Que palhaçada essa coisa de dar cor à algo imaterial, a consciência! No minimo , ridículo! Me admira que esse canal esteja nessa vala ideológica 🤮🤬 Viva a grande corajosa, ousada, mulher Antonieta de Barros, sua vida, seu trabalho deveriam ser alvos de teses em todas as área, são impecáveis, brilhantes! Orgulho catarinense e brasileiro 🇧🇷💪💚👏👏 vc
Muito bom conhecer as histórias dessas mulheres incríveis! Comprei o seu livro Mulheres do Brasil, a história não contada e estou terminando de ler o de Dom Pedro II. Parabéns pelo vídeo! Excelente.
Que forma de se organizarem na composição da divisão interna do trabalho, no interior do Quilombo, de fora do aprisionamento para a execução forçada do trabalho? Seria a submissão ao regime de salários? Há muito mais de indagações possíveis acerca do que não podia ser do que do que de fato era. O de maior evidência é que os negros tiveram o grande alarde de que sairiam das senzalas para encontrar a resistência à escravidão no Palmares e de que para lá iam até mesmo feitores e pessoas brancas libertas de vários tipos e de que todos encontravam alguma esperança e algum alento uma vez que estavam lá dentro.
A escrava Eva e o Rei Obá, dos escravos do Rio, são bons exemplos que Pedro II recebia os negros com respeito ! O país era escravista, mas ele não era . Era sim um humanista !
Paulo, entendo que se porventura Zumbi veio a ter escravos, e isso fosse de fato confirmado, não significaria apologia à escravidão, mas sim uma contradição ideológica em denominá-lo como símbolo de libertação.
@@trakinaslc1686 : Poderia te responder o que compreendo como escravidão, mas antes gostaria que você me respondesse o que isso tem a ver com o meu comentário? A sua pergunta é totalmente fora de propósito em relação ao que eu disse acima.
@@trakinaslc1686 : O meu comentário acima, fazendo uma analogia, tem como base dizer: se você fuma, seria contraditório te colocar como símbolo do anti-tabagismo. Só isso. E a sua pergunta, também fazendo analogia, é como se eu viesse aqui e perguntasse: o que você compreende como " tabagismo " ? Seria uma pergunta completamente descabida.
Gente não há como saber se Zumbi tinha ou não escravos. Era o período colonial. Quase ninguém sabia escrever... Não temos registros precisos. Tem historiador inclusive que acha que Zumbi nem era o nome de Zumbi. Zumbi seria o nome de uma espécie de título dado a guerreiros africanos de determinada região. Ou seja, algo semelhante a uma patente militar. Chamar de Zumbi seria algo como chamar de "Coronel" ou "General"....não era o nome da pessoa. Os Republicanos tbm fizeram uma salada, pois assim como Tiradentes, resolveram descrever Zumbi como um Republicano, o que nem sentido faz com a época que essas pessoas viver. Para completar a confusão Darcy Ribeiro instaurou no Rio em Praça Pública uma estátua de Zumbi que tinha elementos islâmicos...Eu acho Zumbi importante como símbolo da resistência a escravidão negra no Brasil. Mas como figura histórica pouco se pode dizer...acho que Luís Gama, o grande advogado abolicionista negro, com uma história de vida incrível, poderia estar mais ligado ao dia da consciência negra. De Gama, ao contrário de Zumbi, sabe-se muito. Foi um herói brasileiro.
Seria muito bom se tivesse mais história não contadas sobre a África e a população negra. Nossa história não é só escravidão
Maravilha de estórias pra se conscientizar de que o nosso passado na formação do Povo Brasileiro foi literalmente negro!👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Muiito bom 👍🏽 para todas as postagens históricas.
São nessas horas que vemos o quão raso é nosso aprendizado. Obrigada Paulo por compartilhar suas pesquisas conosco 🤗
Por mais fatos históricos de negros ❤❤❤
Adorei!! Como faz falta, diferença na formatação do brasileiro essas histórias grandiosas. Se isso fosse ensinado nas escolas desde a infância, creio que racismo, misoginia etc. não seriam eliminados, mas fariam muita diferença pra melhorar a humanidade. Escolas já estão adotando seus livros, então há esperança 😊😊😊
Vim do futuro pra dizer que esse vídeo continua um sucesso!
Obrigado!
Show!!!!
Boa noite meu querido professor amo muito te ouvir
Adorei todos os seus livros que já li.
É exatamente importante resgatar essas personagens na nossa história! Muito obrigada pelo vídeo! ❤
Infelizmente, mais uma personagem é esquecida. Antonieta de Barros (Florianópolis, 11 de julho de 1901 - Florianópolis, 28 de março de 1952) foi uma jornalista, professora e política brasileira.Foi a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, tendo sido pioneira e inspiração para o movimento negro.Tendo contribuído no parlamento, na imprensa e no magistério, foi uma ativa defensora da emancipação feminina, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do Brasil.
Tenho quase certeza que ela jamais aprovaria essa legalização do preconceito ou do vitimismo, isso é aberração de má $$0ns
A história pra mim se divide em
A.P e D.P. Valeu #paulorezzutti
Valeu!
Obrigado!
Partiu ouvir história boa !!!
gosto muito do seu trabalho.
Muito obrigado!!
Minha consciência está tranquila
E não tem cor 😂😂😂😂😂
É...... Fico pensando....
Tão bom a gente ver mulheres tão corajosas já nessa época, que parecia tão cmpluda pra elas....
Obrigada Paulo...
Você abre nossas mentes....
Cada vez mais encantada por nossa história!! Gratidão por compartilhar tanto conhecimento!!
Nossa que interessantíssimo....quando vejo seus vídeos percebo como nosso conhecimento da história do Brasil é superficial...já tava louca pelo livro agora então nem se fala!
Como é bom reconhecer que não aprendemos nada na escola , de fato é tirados de nós toda a verdade dos fatos históricos , gosto muito dos seus vídeos Paulo , aprendo cada vez mais , tenho que ler também ...
Paulo, vc deveria fazer um vídeo sobre a escravidão indígena, pouco explorado, como vc citou no vídeo. Faz!
Professor gratidão ♥️
Com seus vídeos estou estudando para o concurso que prestarei para professor de História! 👏💛
Gratidão 💛
Deus abençoe ricamente 🙏
Saber o passado realmente é importante para entender o presente, somente assim se constrói uma mentalidade crítica e seres mais atentos ao tempo presente. valeu Paulo Rezzutti.
Seja de qualquer cor a pela, mulheres que não se vitimizaram, tiveram se espaço na nossa História! Eu sou da velha guarda e tive no Grupo Escolar a melhor mestra D. Tereza Bellote! Defensora das meninas! Ela nos avaliava e sabia convencer os pais, a deixarem as filhas darem continuidade aos Estudos. Então lá fui eu Cursar o Ginásio em 11 anos. Meu pai queria isto para os 2 meninos, mas deixou que eu prosseguisse! Mas era tanta cobrança dele, mesmo eu tendo excelentes notas, que acabei sendo chamada a deixar as bonecas para ir aos livros! Então minha rebeldia falou mais alto e fui reprovada em 12 matérias no segundo ano ginasial e aprovada em apenas duas. Ele disse "aqui terminam seus estudos" ! Eu apenas sorri! Mas fui melhorar em costura, coisa que eu aos 6 anos já era auto didata usando retalhos costurados com finos fios de cobre (desmontava um aparelho quebrado de rádio e conseguia meus fios. Logo costurava por $$ em oficinas de Costura e logo consegui voltar a fazer a segunda série ÀS MINHA CUSTAS! Mas sendo menor de idade e com trabalho à tarde e Escola as 7 horas da manhã, havia aula de ED. Física as 6 horas! E eu faltei muito no primeiro bimestre. Então meu Boletim foi preciso meu pai ir buscar! E Ele veio brigar comigo! Respondi "Estudo às minhas cista e você não tem nada a ver com isto. Não tive grana pra comprar estes tênis e o resto do uniforme!" Ele respondeu "Tem excelentes notas, mas pode perder o ano pelas falta de Educação Física" Respondi "sei lidar com isto" e ele "sua mãe vai dar o dinheiro que precisar, já autorizei isto" E EU NÃO QUERO! Fiz greve de FOME. No domingo ele disse !Não vou mais intrometer na sua vida, vou autorizar a entrega do Boletim a você" ! E assim venci minha Batalha e fiz 2 Faculdades! Direito e Letras. Os menino param no grupo Escolar! Isto porque eu queria estudar e eles nunca quiseram! Mas foi uma batalha e tanto! "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer! Creio que no século passado o Machismo era Enorme!
Que bela história, Nanci!! Um exemplo!!
Nossa história linda
Sim foi uma história e tanto Mérito de uma professora maravilhosa! Mudou minha vida!
Tive uma professora maravilhosa chamada Nanci
@@julianatoledo4254 Eu me formei em Letras, já aos 45 anos! Não lecionai! Naquele tempo o mercado de trabalho estava ruim para quarentonas!Antes do 3o fiz FADI!
Quão sofisticado eram estas espias,que máximo. Faço minhas as palavras de Sulamita Bispo,a nossa história é cheia de nuances e só falam o que interessa tornado raso o nosso conhecimento. Mas agradeço; muito obrigado pelo conteúdo riquíssimo do seu canal. E de tantos historiadores e seus canais que nos informam de tanta história escondida. Esta mulherada era e é muito MARA.Deveriam fazer um filme sobre as espias. Bjs. Obrigado
Vídeo excelente!!! O livro "Mulheres do Brasil" é maravilhoso.
Paulo Rezzutti. Mais uma vez, excelente vídeo. 👏👏👏👏
Estou ENCANTADA com esse vídeo! Quantas riquezas, quantas mulheres extraordinárias.😍
Depois desse vídeo, estou contando os dias pra poder comprar o seu livro. Muito obrigado por dividir conosco tanto conhecimento e cultura. Parabéns pelo seu grandioso trabalho.👏👏👏👏👏👏👏
Amei. Não consegui assistir como live, mas não posso deixar de demonstrar a minha gratidão por tanto saber, dado generosamente, por você Paulo! Obrigada.
Que proposta interessante de vide para o dia 20/11 👏🏾👏🏾👏🏾
Gostei muito parabéns Paulo .
Excelente como sempre
Muitooo legal essas histórias dessas mulheres. Obrigadaaas por contar essas histórias.
Parabéns pelo vídeo ficou excelente!
Sou negra e tenho.dificuldade de encontrar historias de negros. Gostei adorei conhecer + desses fatos.
Paulo, eu estava querendo comprar "O Asno de Ouro" do Apuleio e me apaixonei pela minibiografia da tradutora, mas não tinha me tocado de que era a mesma Ruth Guimarães que vc tanto fala. Vou assistir a sua live sobre ela com certeza :)
Esse vídeo existir é mais que necessário 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Já estou curiosa com a história do Luiz Gama
Paulo gostaria de um vídeo sobre os indígenas no Brasil tenho pouco conhecimento sobre eles
Gostei muito do seu vídeo
Obrigada!
Adoro seus vídeos! Hoje, enfim curti muitos, já que na tv não tem como. Parabéns pelo canal!
Me chamo Sabina por causa do meu tio Sabino irmão da minha vó materna,moro no Rio de Janeiro(não conheço ninguém com o meu nome , tem Sabrina mas igual ao meu não) e esse nome é muito comum no Nordeste. A família do meu pai é do Ceara e a da minha mãe é de Minas e Sergipe.Amo meu nome.
Este none não é comum no Nordeste.
Cada vez mais encantada em redescobrir nossa história feita por GENTE DE VERDADE. Essas mulheres maravilhosas. Obrigada.
E hoje são tantas, Claudia é uma delas kkkk
que incríveis historias!!!!!
Zumbi tinha escravos? Provavelmente sim, pois a mente social da época pensava, via de regra, pela lógica mercantil da época, isto é, um dos meios de produção era o escravo. Assim como as máquinas foram/são os meios de produção da R.I. pra cá.
É apenas um achismo, pois não tenho fontes primárias, apenas livros didáticos.
Parabéns pelo seu fabuloso trabalho. Como os governos não me dão formação continuada e nem eu posso pagar por uma, suas aulas cumprem esta função com maestria.
História não é feita de achismo, então sua síntese simplesmente não valeu de nada. Justamente por isso que é difícil lidar com o tema "Zumbi x Escravos". Não existe exatidão; quando você diz "pensamento da época" é bom ratificar que os quilombos eram organizados conforme os costumes africanos, então até mesmo pensar em "escravidão" é complicado. Devemos tomar muitíssimo cuidado com o eurocêntrismo senão literalmente não conseguiremos compreender outras civilizações diferentes das estruturas européias. Espero que você conclua teu estudo e finalmente possa nos dar alguma resposta nesse breu; por que caso continuemos com suposições ( veja; suposição também são mega utilizado no ramo das ciências humanas, não tô dizendo isto. Problema começa quando não existem argumentos abstratos para comprovar tais indagações. Quando isso acontece historiadores costumam deixar pra lá... Afinal, nunca conseguiram responder tudo. )
Paulo Razzutti, faz um Vídeo sobre o Luiz Gama e a Ginga de Angola.
Muito bom estarmos sempre relembrando a importancia de estar respeitando uns aos outros.
Conheço cansançao. Qdo eu era criancinha pequena no interior de Goiás via muito...
Muito bom,obrigada!🌷
Pesquisas mais recentes - emergentes nos últimos 10 anos em âmbito acadêmico - trazem mais informações sobre a sociedade em Palmares.
Muito útil. Parabéns.
Pra ser taquigrafa era preciso ser muito inteligente
Parabéns pelo seu vídeo
Muito inteligente
Aproveitando que o assunto é escravidão, portugueses e negros, e aproveitando também que no canal também tem um pouquinho de história de Portugal, seria interessante o Paulo falar sobre os negros muçulmanos que ajudaram os árabes a fazer escravos na península ibérica desde o século VIII até um pouco antes da reconquista.
KKKKKKKKK
#Paulorezzutti eu assisto ,mesmo atrasada, um vídeo ou dois por dia,espero que vc não esteja fazendo a mesma quantidade, assim um dia termino todos.Parabens!!!!
Exaltar o papel da mulher negra ou não, é sempre muito importante. Levantar essa bandeira de defesa e reflexão, é muito bom.
Muito bom, Paulo! Fico ansiosa para assistir os seus vídeos!
Show. Parabéns amigo
Ótimo vídeo, Paulo !!! 👏👏👏👏
Parabéns Paulo!!! Excelente vídeo e livro também.
Começa em 1:55
Parabéns pelo trabalho,precisamos conhecer os verdadeiros heróis da história e não oq nos foi empurrado goela abaixo.
Alguém se lembra de Rute de Souza?Estava em todas as revistas Capricho a última página...
Parabens Paulo.bjs
Agendada live sobre Dona Rute, Paulo...
Muito bom Paulo adorei.
Parabéns mais uma vez conta a história não contada Deus te abençoe grandemente 🌍
Amei o vídeo 👏
ZUMBI DOS PALMARES UM HEROI,LUTOU PELA LIBERDADE DE SUA GENTE.❤
Amei,Paulo👏
Aí Paulo como eu amo suas aulas 😍😍
Nossa muito bom conhecer essas mulheres
Se pudesse fala da história do Piauí quais africanos e índios habitaram antes é durante a escravidão pesquisei mas achei quase nada
Vídeo incrível, obrigada Paulo
Maravilhoso!!
Sempre preciso e ponderado nas suas análises! Parabéns!!
Excelente vídeo 👏 parabéns
Essa história do zumbi está meio mal contada mesmo mas q maravilha temos vc p nós informar
Parabéns
Que palhaçada essa coisa de dar cor à algo imaterial, a consciência! No minimo , ridículo! Me admira que esse canal esteja nessa vala ideológica 🤮🤬
Viva a grande corajosa, ousada, mulher Antonieta de Barros, sua vida, seu trabalho deveriam ser alvos de teses em todas as área, são impecáveis, brilhantes! Orgulho catarinense e brasileiro 🇧🇷💪💚👏👏 vc
Legal ver menção ao Gaspar Barleu A gente ouve falar tão pouco dele
Muito bom conhecer as histórias dessas mulheres incríveis!
Comprei o seu livro Mulheres do Brasil, a história não contada e estou terminando de ler o de Dom Pedro II.
Parabéns pelo vídeo! Excelente.
#somos70%
💕AMOR e LUZ💕...
Em Inhoaíba, tem a 9° C.R.E (não lembro bem) Luiza Mahim.
“Estruturas que aviam lá na África “ , e ainda existem !!
Demaisssss
E inclusive nosso descobrimento não foi na Bahia e sim en Coruripe Alagoas.
Que forma de se organizarem na composição da divisão interna do trabalho, no interior do Quilombo, de fora do aprisionamento para a execução forçada do trabalho? Seria a submissão ao regime de salários? Há muito mais de indagações possíveis acerca do que não podia ser do que do que de fato era. O de maior evidência é que os negros tiveram o grande alarde de que sairiam das senzalas para encontrar a resistência à escravidão no Palmares e de que para lá iam até mesmo feitores e pessoas brancas libertas de vários tipos e de que todos encontravam alguma esperança e algum alento uma vez que estavam lá dentro.
A escrava Eva e o Rei Obá, dos escravos do Rio, são bons exemplos que Pedro II recebia os negros com respeito ! O país era escravista, mas ele não era . Era sim um humanista !
Pode me informar onde posso encontrar mais informações sobre eles?
@@FDFAcanal no próprio canal ué
@@MatheusSousa-qc5yg Eu quero referências bibliográficas, se tivesse o que eu queria aqui no canal eu nem perguntaria.
@@FDFAcanal aí realmente não posso discorda de vc
@@FDFAcanal livro dom Pedro II, a história não contada. Do próprio Paulo Rezzutti.
Boa noite a todos somos iguais
@paulorezzutti Os escravos alforiados,eram obrigados a andar com seus documentos de alforia sempre?
Paulo, entendo que se porventura Zumbi veio a ter escravos, e isso fosse de fato confirmado, não significaria apologia à escravidão, mas sim uma contradição ideológica em denominá-lo como símbolo de libertação.
Perdão, o que você compreende como "Escravidão"?
@@trakinaslc1686 : Poderia te responder o que compreendo como escravidão, mas antes gostaria que você me respondesse o que isso tem a ver com o meu comentário? A sua pergunta é totalmente fora de propósito em relação ao que eu disse acima.
@@trakinaslc1686 : O meu comentário acima, fazendo uma analogia, tem como base dizer: se você fuma, seria contraditório te colocar como símbolo do anti-tabagismo. Só isso.
E a sua pergunta, também fazendo analogia, é como se eu viesse aqui e perguntasse: o que você compreende como " tabagismo " ? Seria uma pergunta completamente descabida.
Professor todos falam do presidente negro dos EUA Obama mas no Brasil bem antes tivemos um presidente negro qual o nome??? Gratidão por responder
Primeiro AHHAHAHAH!!Mal posso esperar!!;
Gente não há como saber se Zumbi tinha ou não escravos. Era o período colonial. Quase ninguém sabia escrever... Não temos registros precisos. Tem historiador inclusive que acha que Zumbi nem era o nome de Zumbi.
Zumbi seria o nome de uma espécie de título dado a guerreiros africanos de determinada região. Ou seja, algo semelhante a uma patente militar. Chamar de Zumbi seria algo como chamar de "Coronel" ou "General"....não era o nome da pessoa. Os Republicanos tbm fizeram uma salada, pois assim como Tiradentes, resolveram descrever Zumbi como um Republicano, o que nem sentido faz com a época que essas pessoas viver. Para completar a confusão Darcy Ribeiro instaurou no Rio em Praça Pública uma estátua de Zumbi que tinha elementos islâmicos...Eu acho Zumbi importante como símbolo da resistência a escravidão negra no Brasil. Mas como figura histórica pouco se pode dizer...acho que Luís Gama, o grande advogado abolicionista negro, com uma história de vida incrível, poderia estar mais ligado ao dia da consciência negra. De Gama, ao contrário de Zumbi, sabe-se muito. Foi um herói brasileiro.
Tquigrafia é usada no Congresso Nacional
Estreia em 26 de dezembro mesmo?
Corrigido!
👍🏾
Corrigiu hahaha!!Até estranhei .....
O escravos podiam perder de alguma forma sua alforia?
O Brasil está devendo um pedido de desculpas...foi muita barbáries .
ZACIMBA GABA