MULHERES F_D4: LÉLIA GONZALEZ

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 ноя 2024

Комментарии • 1 тыс.

  • @ligiavillee
    @ligiavillee 4 года назад +143

    Aqui na Universidade de Brasília nosso laboratório de ensino de Sociologia leva o nome dessa mulher maravilhosa!

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @ricardoramos9135
    @ricardoramos9135 4 года назад +239

    Eu fui ao teatro com a minha filha, de 13 anos, nesse sabado. A Cor Purpura. Falei pra minha filha da importancia da Lelia. E agora, 3 dias depois, voces passam um especial sobre ela? Voces sao F..., hein?

  • @MrPocketboy
    @MrPocketboy 4 года назад +435

    Estou estarrecida de não conhecer essa PÉROLA de mulher, Lélia rainha.

  • @marcoslucio7612
    @marcoslucio7612 4 года назад +119

    Nos anos 70 fui aluno dela na Faculdade Hélio Alonso, no Rio. Sou antigo rs. Inesquecíveis seu talento, seu brilhantismo, seu capital cultural riquíssimo, seu magnetismo , enfim, sua presença mais do que marcante...emblemática.

    • @marcoslucio7612
      @marcoslucio7612 4 года назад +2

      @olimar freitas da silva fale mais sobre esta sua surpreendente curiosidade (foi aluno dela e quer recordar?) e que tipo de informação, especificamente...parece que todos (as)(es) os que curtiram minha singela postagem tiveram uma idéia da qualidade das marcantes aulas da grande mestra.

  • @mariajosesantos3171
    @mariajosesantos3171 4 года назад +62

    Indicações de textos da Lélia:
    O Racismo e o Sexismo na Cultura Brasileira (pdf)
    Lugar de Negro
    Festas Populares no Brasil
    (Parabéns pelo vídeo incrível sobre essa mulher maravilhosa tão invisibilizada na academia. Obrigada

  • @eliproenca
    @eliproenca 4 года назад +32

    Cresci ouvindo que não existia preconceito no Brasil, isso sendo neta de uma mulher negra que sofreu horrores com os comentários maldosos que ela ouvia quando criança quando saia com a mãe branca e ouvia as pessoas perguntarem para mãe se era adotada (minha bisavó que era uma mulher de fibra fazia as pessoas calarem a boca e dizia que era filha natural, com muito orgulho)! Minha vó morreu odiando a cor da pele dela, o cabelo, o nariz. É triste essa realidade, ainda bem que hoje, apesar dos bolsominions, podermos ter gente que fala abertamente sobre essa "democracia racial", do isolamento e sofrimento da mulher negra! Obrigada pelo maravilhoso trabalho que estão fazendo

  • @BiancaMGuedes
    @BiancaMGuedes 4 года назад +125

    Agradeço a linda Prof. Dra. Simone Hashiguti (colocando nome pq ela e colegas tbm assistem esse canal maravilhoso) que incluiu um txt da Lelia na disciplina de Linguística Decolonial e por isso Lélia não é uma desconhecida. Cada dia descubro mais alguma mulher foda apagada pela história. Impossível não ficar triste.

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @satan157
    @satan157 4 года назад +129

    Vi que o Google homenageou a Lélia, e eu não a conhecia. Obrigada por esse vídeo!!! Que trabalho incrível o de vcs.
    Amo esse cacto de fundo

  • @arthurbenjamimguimaraes7372
    @arthurbenjamimguimaraes7372 4 года назад +37

    Caramba, eu sou de BH e não sabia que uma mulher foda dessas nasceu aqui, quero estudar o legado dela

  • @rafaelnagao
    @rafaelnagao 4 года назад +87

    Rita, antes de tudo, amo vc, seu canal, suas discussões e suas posições.
    Em uma disciplina do mestrado da UFRN eu sempre trazia essa necessidade de discutirmos racismo, que é o que mais estudo e pesquiso. Então como seminário, o professor propôs que eu falasse de racismo, eu aceitei. Mas fiquei com uma questão meio incômoda, eu não queria trazer a questão do racismo com asiáticos (que é o grupo étnico que pertenço) em uma sala de grande maioria de negros. Então propus discutirmos sobre o racismo contra a população negra e especialmente as mulheres negras. Meu enfoque foi exatamente Lélia Gonzalez, com citações de Franz Fanon e Ângela Davis. Mas também não queria, eu asiático, falar sobre racismo contra mulheres negras para mulheres negras, ficaria parecendo algo como o mansplaning / whitesplaning. Por isso o tempo todo eu fiquei trazendo a realidade que eu não vivo, não é meu lugar de fala.
    Você pensou a mesma coisa ou se incomodou com a mesma coisa antes de fazer o vídeo? Pensa em trazer outras mulheres negras pra discussão em seu canal?
    Bjs bjs te amodoro! 😘😘😘❤️❤️❤️

    • @tatianasobreira2806
      @tatianasobreira2806 4 года назад +14

      Acho q todas as vezes q falamos de algo q não é nosso lugar de fala, é importante nos colocarmos assim... mostrar a relação deste lugar com o nosso... se for algo q nossa posição se privilegie de alguma forma, expor a consciência disso e realmente se mostrar disposto a abrir mão dos privilégios q a nossa estrutura nos traz.

    • @renatarodrigues2751
      @renatarodrigues2751 4 года назад +8

      Ótimo comentário. Realmente não é o lugar de fala de ambas as apresentadoras, mas elas tem poder de fala, e isso é importante.

    • @pripri015
      @pripri015 4 года назад +9

      Ponto de vista super valido e confesso que assistindo o vídeo eu pensava "nossa ta incrivel mas parece que ta faltando alguma coisa" li seu comentário e bingo.... É isso meninas façam colabi abram o espaço e façam a imagem ser convergente com a palavra vai ficar estupendo😉😘

    • @moniquepradro
      @moniquepradro 4 года назад +5

      ótima colocação, porém tem uma confusão sobre o termo cunhado em torno do lugar de fala. Sobre Lugar de fala Djamila nos provoca a pensar: De que lugar que você fala e não exatamente do que você fala.
      No caso de Lélia, ela faz com brilhantismo porque aproveita outras epistemologias para além daquele hegemônica aos escrever em primeira pessoa de modo a aproveitar a casuistica, a prática ou a vivência sobretudo das opressões que experimentou, mas mais que isso ela faz sua pesquisa com base e conhecimento teórico (aquele que fala e foi silenciado durante tempos na academia).
      No seu caso, você se coloca num lugar fundamental para nós que somos pessoas negras: o lugar do atirracista que pesquisa doutrinas e pesquisadores negros criando um cenário de visibilidade aqueles que dedicaram tempo e estudo na academia, mas que foram apagados pelo racismo institucional das escolas e universidades Brasil a dentro.
      No caso das duas maravilhosas que aparecem no vídeo todo o referencial teórico delas e pautado a partir da perspectiva da produção acadêmica de outros pesquisadores negros, de modo que ali elas são apenas instrumentos da luta antirracista, posição exata que compreendi que você realizou no seu trabalho a partir do seu relato.
      Pois então, nada de errado com isso! Espero ter a oportunidade de ler o seu conteúdo oportunamente. Valeu.

  • @edsondeoliveiraboni8149
    @edsondeoliveiraboni8149 4 года назад +22

    Não vamos esquecer Maria Firmindas dos Reis, a 1ª mulher a passar em um concurso publico, os romances Úrsula, a Escrava, e foi totalmente apagada da historia pelos intelectuais da época, muito esclarecedor conhecer Lélia Gonzáles

  • @odilonmattos7936
    @odilonmattos7936 4 года назад +19

    Apagamento Epistêmico da produção dos intelectuais negros brasileiros...Amo aprender...Muito grato Rita.

  • @veramaciellopes1038
    @veramaciellopes1038 4 года назад +4

    Vocês me emocionam!! Fiquei muito feliz em assistir essa homenagem e reconhecimento a Lélia, intelectual incrível, mulher espetacular, minha querida mestra!! Lélia Gonzáles presente, agora é sempre!!

  • @jeanmaikonjm
    @jeanmaikonjm 4 года назад +75

    Sonho em um dia Mulheres F*da ou outro quadro do canal ser tipo uma roda de discussões com outras mulheres (negras, asiáticas, latinas) assim como drags (tb negras, asiáticas, latinas) ... AMO seu canal e aprendo muito a cada vídeo. Obrigado Mari G e Ritinha

  • @mauriciooliveira313
    @mauriciooliveira313 4 года назад +27

    Extremamente contente com o crescimento do canal nos últimos tempos😍Rita & cia merecem muito👏👏👏

  • @thaisdamazio6375
    @thaisdamazio6375 4 года назад +11

    Fazendo o curso de férias na USP:
    Racializar a literatura portuguesa: (re)construções das identidades negras e brancas.
    E vendo esse vídeo ser citado, olha o alcance incrível e o quanto tem ajudado na reflexão e entendimento. Eu amo vocês.

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @isadorawezs2289
    @isadorawezs2289 4 года назад +7

    Darci Ribeiro explica bem isso de não construção de um povo identificado como brasileiro no livro: O povo brasileiro.
    Excelente livro.

  • @magdaoliveira6481
    @magdaoliveira6481 4 года назад +2

    A cada video uma aula, a cada aula uma evolução no meu aprendizado.
    #gratidão

  • @QUANGHANDMADE
    @QUANGHANDMADE 4 года назад +14

    Gratidão pella existência de vocês, pelo canal e por este quadro. Meu coração pulsou, porque Lélia é referência em nossas literaturas e hoje há um movimento de (re)tomada dos autores negros e que tiveram tanta relavância ou mais que autores com base eurocêntrica. Sugiro, se desejar, ter uma semana falando sobre autores pretos que muito contribuiram paa formação da nossa história. Obrigada

  • @caiohg
    @caiohg 4 года назад +4

    Gosto muito de ver vocês trazendo mulheres fod*s aqui do Brasil. Eu conheço todas as mulheres estrangeiras que trouxeram mas nunca tinha ouvido falar de Lélia Gonzalez e do trabalho incrível dela. Obrigado!

  • @lukasdubas90
    @lukasdubas90 4 года назад +6

    Ótimo vídeo! Cito ainda o geógrafo Milton Santos, negro e um dos maiores expoentes da ciência geográfica. Eu como geógrafo e professor de geografia sei o quão foda foi e é o papel dele.

  • @mauriciotatschximenes8619
    @mauriciotatschximenes8619 3 года назад +1

    Maratonando os vídeos antigos. Esse quadro mulheres f*** é maravilhoso! E vocês são incríveis!

  • @erikamuniz8955
    @erikamuniz8955 4 года назад +20

    Denise Ferreira da Silva, Lia de Itamaracá, Audre Lorde, Silvia Cusicanqui, Goli Guerreiro, Marielle Franco, Mãe Beth de Oxum, Claudia Andujar, Sonia Guajajara são algumas mulheres incríveis para os próximos vídeos

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @renataneris8852
    @renataneris8852 4 года назад +1

    Lélia Gonzalez dá nome a um abrigo feminino em Niterói/RJ. Vou lá na próxima sexta doar absorventes, mas não conhecia sua história. Obrigada, Rita. Obrigada, Mari 💜

  • @dinha10ok
    @dinha10ok 4 года назад +57

    "A História é escrita pelos -vencedores- opressores."

  • @daniaraujo3518
    @daniaraujo3518 4 года назад +2

    Sou mineira, mulher, negra, feminista e nunca tinha ouvido falar de Lélia. Que injusto esse sistema! Falemos mais de nossas mulheres, nossas negras revolucionárias!

  • @RosianePacheco
    @RosianePacheco 4 года назад +3

    Absolutamente chocada que não conhecia Lélia e olha que sou de BH. Não tenho palavras pra agradecer esse video, mas vou fazer o que? divulgá-lo até a mão doer

  • @ja_santana
    @ja_santana 4 года назад +1

    Rita e Mari, esse momento é MEU! Admiro muito o trabalho de Lélia, que não apenas firmou as ideias de "améfrica latina" e do "pretuguês" como também imortalizou a frase "o lixo vai falar". Quem se impressiona hoje em dia com conceituações como "local de fala" super deveria resgatar o trabalho pioneiro de intelectuais negras como Lélia e Sueli Carneiro (fica minha sugestão aí de um programa sobre essa outra maravilhosa). Bjos e parabéns pelo conteúdo!

  • @helenad.5396
    @helenad.5396 4 года назад +4

    que vídeo maravilhoso!! obrigada!
    só uma sugestão: o que vocês acham de botar as obras citadas na descrição do vídeo? eu ia amar mt!! fico pausando o video toda hora pra anotar hahah

  • @DaniSantos4ever
    @DaniSantos4ever 4 года назад +4

    Rita e Mari, muito obrigada por essa série. Parabéns pelo tema, pela pesquisa, pelo tom... vocês são muito afiadas! É mais que necessário lançar luz sobre essas personalidades, a humanidade precisa saber da importância da mulher ao longo da história e, vocês apresentam com tanta competência e elegância que fico até emocionada. E gostaria de sugerir um episódio sobre Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna. Sou enfermeira, e posso dizer com alguma propriedade que exercer essa profissão, assim como outras originárias de atividades "femininas", é viver no trabalho todos os efeitos de ser mulher nessa sociedade machista, misógina, etc etc

  • @kleberfernando6939
    @kleberfernando6939 4 года назад +4

    Vcs podiam falar de alguma mulher foda da atual poesia marginal ...Uma poeta da rua dos Slans de poesia. Oq essa galera tem feito nas ruas é um levante incrível. Acho importante tensionar a narrativa de que conhecimento e inteligência existem só na academia.
    Adorei o vídeo 😉

  • @lauramoldes8683
    @lauramoldes8683 4 года назад +3

    Noooooooossa! Que vídeo tão importante e necessário! Sou professora de português e cultura brasileira no ensino médio na Argentina e NUNCA tinha ouvido falar da Lélia na minha vida. Muitíssimo obrigada pessoal por apresentar essa mulher foda! Já, já estou indo ler as obras dela para inclui-la no meu programa deste ano.

  • @simonecortes3944
    @simonecortes3944 4 года назад +15

    Falar da mulher negra em 2020 e perceber que ainda há um enorme caminho pela frente! Mas com nomes como a Lélia, fica claro que a estrada já está aí, é só caminhar!

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @suelicanato5202
    @suelicanato5202 4 года назад +1

    Milton Santos
    Geógrafo
    DescriçãoMilton Almeida dos Santos foi um geógrafo brasileiro. Graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.

  • @reynaldocosta
    @reynaldocosta 4 года назад +7

    vocês são Phooo...a! que triunfo nesse RUclips ! Eu, negro, militar...Tendo vocês como guias de minha desconstrução e buscando saber de onde vim.

  • @thaisgatopetsitter
    @thaisgatopetsitter 4 года назад +6

    Rita e Mari pra todo mundo que eu conheço, indico o Tempero Drag.
    Obrigada a equipe da produção por esse canal maravilhoso que me polítiza e tora as vendas do cabresto de meus olhos.
    😘❤💪🏻

  • @Gil_shouzza
    @Gil_shouzza 4 года назад +13

    Gente, como esse quadro é importante. Não conhecia essa mulher foda de hj, mas já vou fazer uma super pesquisa sobre ela. Amei 👏😍👏

  • @eullerpiedade1297
    @eullerpiedade1297 4 года назад +11

    Já estou com saudade das duas, foi muito bom vê-las aqui no sesc Ribeirão !

  • @Ka-kx4li
    @Ka-kx4li 4 года назад +14

    Amei! Não li nada dela, não sabia que ela existia até um vídeo da Nathaly Neri, então acho mto importante falar sobre mulheres intelectuais negras

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @MagicalCinnamon
    @MagicalCinnamon 4 года назад +3

    Que vídeo importante! Conheço tão pouco da Lélia e é sempre bom conhecermos pensadoras negras para entender mais sobre a nossa realidade, e também percebermos como somos colonizados em nossa cultura.

  • @nanabono7007
    @nanabono7007 4 года назад +3

    Gente, onde essa drag inteligentíssima estava...ou melhor, onde eu estava que só a descobrir agora??? Te amei, Ritaaa!
    Inscrita e admiradora.

  • @laapborges
    @laapborges 4 года назад +1

    Cada vez mais arrasada com minha ignorância... mas esperançosa em recuperar o tempo perdido. Obrigada, meninas!

  • @aevelynmayer
    @aevelynmayer 4 года назад +4

    Não conhecia Lelia e amei ter sabido um pouco sobre sua história. Já baixei o texto e vou ler.

  • @dhiegocampos8875
    @dhiegocampos8875 4 года назад +1

    Rita.
    Amo de paixão vc e o conteúdo que vc e sua produção faz.
    Sou de Rondônia, e aqui a grande massa, como na maioria parte do país é desenformada. A situação piora um pouco porque a região amazônica é muito coronelista.
    Gostaria de fazer a diferença aqui.
    Lamento por ter conhecido seu canal a pouco tempo, mas saiba que estou consumindo ferozmente todo o conteúdo que vc disponibiliza.

  • @vanessafreitag
    @vanessafreitag 4 года назад +14

    Meninas, esse vídeo é de arrepiar! Obrigada!!!

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @jackmack466
    @jackmack466 4 года назад +1

    Eu descobri seu canal e desde então eu venho vendo TODOS os vídeos, e sempre tem uma frase similar "E por isso já é de se esperar de que estamos tendo uma das gerações mais depressivas e ansiosas"
    É só algo aleatório, e que reflete no fato de que em todo vídeo e assunto falado, tanta coisa errada é apontado e que realmente impacta muito a nossa geração
    ME NOTA RITAA TE AMO

  • @marcusoliveira7386
    @marcusoliveira7386 4 года назад +3

    Mari e Rita, um exemplo de mulher foda brasileira foi a escrava piauiense Esperança Garcia, que recebeu o título de primeira mulher advogada do Piauí, recomendo a leitura de sua história. Bjos meninas!!

  • @frogfain
    @frogfain 4 года назад +2

    Eu já começo os vídeos curtindo, porque esse canal é O MELHOR! Obrigada Rita por elucidar tão bem tantos temas importantes, e principalmente tornando esses diálogos "palpáveis".

  • @josemello8218
    @josemello8218 4 года назад +5

    Muito obrigado por mais esta aula! A construção se uma nova forma de olhar, de (re)pensar é um trabalho difícil, porém necessário. Um beijinho tchau!!!!

  • @monicabarkokebas8337
    @monicabarkokebas8337 4 года назад +1

    Vocês são f***! Ritinha e Mari, gratidão pela fonte jorrando conhecimento, esclarecimento e cultura, hoje, com Lélia Gonzalez!

  • @vcac1
    @vcac1 4 года назад +14

    Vocês são maravilhosas. Obrigada por popularizar autoras negras.

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @faaug
    @faaug 4 года назад +2

    Gente, vivendo e aprendendo com os vídeos de vcs... Li “Casa Grande & Senzala” há anos atrás e nunca havia percebido essa face problemática de Gilberto Freyre. Podia ser tema de um vídeo no futuro, talvez?!
    Conhecia pouco sobre Lelia Gonzales mas prometo q vou procurar tudo dela pra ler, Proffe e Mari. Prometo! 🙏🏾

  • @GioBarzon
    @GioBarzon 4 года назад +7

    Primeiramente: HINOOO DE VIDEO!
    Agora uma sugestão: daqui um tempo, peçam para os seguidores relatarem sobre mulheres foda que eles conhecem do dia a dia. Seria legal.

  • @fabiamatos
    @fabiamatos 4 года назад +1

    Obrigada por mais essa apresentação. Quase 40 anos e não sabia da existência dessa mulher

  • @halllira9036
    @halllira9036 4 года назад +11

    Aquela dose semanal de abertura de pensamentos, reflexão e deleite de informações. Ritinha tu é patrimônio intelectual, Mari também e Rochele.

  • @joaodossantosempessoa
    @joaodossantosempessoa 4 года назад +2

    Vendo este vídeo, fiquei pensando da temática do anterior a este, e o que me parece é que por ser sobre uma personalidade em específico, parece que o vídeo ele terá mais relevância quando se sente a falta de informação sobre a personalidade em si. Por exemplo, eu descobri o canal quando buscava algo sobre Adorno. Mas a questão é, como vamos procurar um vídeo sobre a Lália(por ex) se não sabemos nem a existência dela? Então me parece que esses vídeos no fim das contas, faz as duas funções, a de apresentar a personagem histórica e trazer o seu conteúdo.
    Isso faz com que esses vídeos não tenham uma atenção inicial dos outros vídeos, mas me parecem fundamentais para compreensão do canal. Acho que mais pra frente, esse cj do mulheres foda, serão os pilares de sustentação de todo resto. Como se fossem os vídeos de referência.
    O q quero dizer, é que precisamos muito desses vídeos, por favor, continuem!

  • @estelapereira2677
    @estelapereira2677 4 года назад +9

    Amoooooo o trabalho de vocês Duas!!!!! ❤️❤️❤️❤️ Amo ver uma Drag e uma mulher maravilhosas trazendo tantas mulheres incríveis pro RUclips!! Obrigadaaa!

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @nativaindocil
    @nativaindocil 4 года назад +2

    Sensacional! estou estudando o capitalismo, racismo e violência policial no mestrado e estou absolutamente chocada com o que os brancos europeus fizeram contra os negros. E vou ler a Lélia pra colocá-la nos meus estudos. Obrigada!

  • @anaveiga114
    @anaveiga114 4 года назад +10

    Rita e Mari G, arrasando. Esses videos sobre mulheres fod* sempre me surpreendem, vocês sempre apresentam mulheres incríveis que por vezes estão fora do radar mainstream. Obrigada.

    • @anaveiga114
      @anaveiga114 4 года назад +1

      Aprendo muito

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @martinirafaello
    @martinirafaello 4 года назад +1

    Muito triste pensar que até hoje não havia conhecido alguém tão importante para compreender o Brasil. É tão chocante perceber esse apagamento negro da nossa história, que nem percebemos. Quero conhecer mais sobre Lelia. Obrigado por mais esse vídeo!!

  • @cassianoleonardo
    @cassianoleonardo 4 года назад +6

    Eu me sinto GRATO e com muita VERGONHA de enquanto artista , 40 anos não conhecer mulheres foda como estas que vocês trazem..OBRIGADO!!!

  • @JubaGirl2
    @JubaGirl2 4 года назад +1

    Eu to AMANDO essa série! Não só pq estamos aprendendo e exaltando mulheres foda, mas estou conhecendo pensadores brasileiros, dos quais eu infelizmente nunca ouvi falar!!! Quanto mais mulheres foda, melhor, quanto mais mulheres fodas BRASILEIRAS, melhor!!!!

  • @suelybretascabral1986
    @suelybretascabral1986 4 года назад +9

    Rita e Mari
    Mari e Rita. "Mulheres Xota" Amei a indicação da Lélia Gonzalez. Indo agora pesquisar. 😘😘

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад +1

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

    • @suelybretascabral1986
      @suelybretascabral1986 4 года назад

      @@estudoadvocaciaecotidianodaju olá menina linda! Esse é o nome do canal? Estudo e cotidiano da ju? Me dê um toc! 🥰

  • @chezpatricia
    @chezpatricia 4 года назад +2

    Parabéns por mais um ótimo vídeo, meninas! No final do vídeo, vcs falam que podemos atuar citando a Lelia Gonzalez, e foi exatamente o que fiz no meu vídeo resenha/bate-papo sobre o livro Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo. Inclusive Rita, vc aparece lá (sim, aparece!) citando a Lélia. Ficaria super lisonjeada se vc desse uma passadinha lá para assistir! Beijinhos e aplausos de Lyon.

  • @Ludiyoza
    @Ludiyoza 4 года назад +44

    Desviando um pouco do assunto do vídeo, eu acompanho uma Streamer que joga LoL, Thaiga, e ela adicionou no vocabulário dela a palavra xota, com a mesma designação que a palavra "pica" tem no dicionário "hétero"(?). Então quando algo é foda, ela diz que: algo é xota.
    Eu acho incrível, acho que seria bem interessante e desconstrutivo pensar em algo desse gênero kkk

    • @elijardel2191
      @elijardel2191 4 года назад +7

      Nossa, muito interessante, vou começar a usar.

    • @tai.romero
      @tai.romero 4 года назад +3

      Tamo xota!!!

  • @suzanasousa-yby4060
    @suzanasousa-yby4060 4 года назад +1

    Muito obrigada pelas referências! Estou trabalhando em um documentário sobre a vida da minha avó, mulher negra. Sou branca e fruto de um relacionamento interracial, e acho que tenho o dever de repassar minhas raízes e não deixar morrer a memória de Jordelina Fausto de Sousa. Quando estiver pronto volto aqui para contar!

  • @carinatalaricorizzi182
    @carinatalaricorizzi182 4 года назад +5

    Marige (me conta se é assim que escreve seu nome, por favor) e Rita, parabéns mais uma vez por nos trazer mais uma mulher F, X! Sou fã. Percebi que ainda muitas pessoas se referem só à Rita quando falam de conteúdo dessa série.

  • @fessorjoao
    @fessorjoao 4 года назад +1

    Obrigado pelo vídeo! Particularmente o que eu mais gostei do vídeo... foi o crescente aprofundamento da biografia de Lélia Gonzalez. Apesar de eu pouco conhecer a respeito da vida e obra de Lélia, acho que eu consegui acompanhar a relevância dos recortes selecionados por vocês. Parabéns! Minha sugestão é fazer um vídeo sobre duplas de mulheres foda... e como uma colaborou com a outra. Como vcs são uma dupla, achei que tinha a ver... e tb com a questão da sororidade.. Enfim Hellen Keller e Dorina de Gouvêa Nowill, Dona Canô e Maria Bethânia. Outras sugestões para vídeos individuais seriam alguns nomes da música Miriam Makeba, Grace Jones, Fátima Leão, Marinez. Enfim...se eu viajei... desculpaê! rs Abraço e mais sucesso procêis!!!!

  • @brunacampos8778
    @brunacampos8778 4 года назад +4

    Mari G e Rita, amei esse video. Passei esses dias pesquisando sobre Lélia Gonzalez e hoje vocês me vem com esse vídeo maraviwonderful.

  • @Amandafu87
    @Amandafu87 4 года назад +1

    Mulheres xota é um nome apenas maravilhoso! Esse vídeo me deu umas ideias pra montar uma disciplina pro curso de economia da universidade que eu leciono! Obrigada Mari e Rita por tanto compartilhamento xota!

  • @dalteia
    @dalteia 4 года назад +6

    Fiquei com muito , mas muito envergonhada de não conhece lá antes.....eu como professora, eu estudo e procurar nomes diferentes, mas juro....conheci agora, e vou estuda lá muito

  • @mateusleon
    @mateusleon 4 года назад +2

    Obrigado, estou acompanhando há bastante tempo, fiz maratonas para ver os episódios passados do canal, e entendo a importância e relevância do conteúdo que vocês compõem: abrem a mente, ressignificam e promovem qualidade nas relações sociais, desenvolvimento do senso crítico, aguçando o olhar por sobre o status quo, os discursos segregadores, violentos, opressores e repressores da liberdade humana. Muito obrigado.

  • @lucrecialaura5566
    @lucrecialaura5566 4 года назад +5

    Coração quentinho com este video, compartilhando em 3,2,1🤗

  • @raiissalobo
    @raiissalobo 4 года назад +2

    Obrigada por nos fazer conhecer e por nos fazer questionar. Na sociedade em que vivemos hoje, confesso que em alguns momentos me senti engolida pela rotina e me senti emburrecendo. Obrigada por reacender a chama do saber em mim. Obrigada por me resgatar.

  • @patricianascimento5490
    @patricianascimento5490 4 года назад +3

    Amei!!!! Maravilhosas como sempre!!! Aprendo muito com vocês. Obrigada!!!!

  • @jefinhosdr
    @jefinhosdr 4 года назад +2

    Muito obrigado por ter criado esse canal comecei a seguir Rita, mas vocês duas abril meus olhos sobre essa questão (mulheres fodas), não conhecia Lélia fui logo atrás dos livros e venho aprendo cada vez mais com vcs!!

  • @leliaritasobralcosta5206
    @leliaritasobralcosta5206 4 года назад +7

    Nossa, que foda tenho o mesmo nome dessa mulher incrível! Obrigada Rita.

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @patiribeiro100
    @patiribeiro100 5 месяцев назад

    Apaixonada por este legado de Lelia González, estou começando a estudar as intelectuais negras, recentemente conheci o trabalho de Cida Bento e Bell Hooks, falta muito pra estudar, obrigada Rita por nos trazer tanto conhecimento

  • @henriqueluiz1440
    @henriqueluiz1440 4 года назад +5

    Sobre a questão dos brancos em relação aos movimentos negros, tenho o mesmo ideal de homens em relação ao movimento feminista, você não faz parte do grupo, mas é gratificante quando entendem seus privilégios e apoiam o movimento, sem essa história de "alma negra" ou punho cerrado.

  • @carolinacavalcante6905
    @carolinacavalcante6905 4 года назад +1

    Muito obrigada por esse verdadeiro serviço de utilidade pública que vcs fazem!!!

  • @juliamelo2606
    @juliamelo2606 4 года назад +62

    Gente, vcs só elogiam a Rita mas ela não faz o vídeo sozinha.

    • @silvia_pimentel5890
      @silvia_pimentel5890 4 года назад +2

      Até porque ela faz tanta coisa ( professora em tempo integral, se apresenta no palco ), então, fazer um vídeo desses deve exigir muito tempo de pesquisa, produção. Acho impossível creditar tudo a Guilherme/Rita.

  • @alanrobertomoisesdossantos4500
    @alanrobertomoisesdossantos4500 4 года назад +1

    Estou perplexo! Não conhecia essa mulher incrível que foi Lélia Gonzalez!
    Mais um excelente vídeo do canal! ♥️👏🏼

  • @joselucasnegreiros1728
    @joselucasnegreiros1728 4 года назад +7

    Rita, a história de quem começou com a sociologia é um pouco excludente, porque muitos consideram Comte e Durkheim como os primeiros a estudar o comportamento humano, mas excluem totalmente a Harriet Martineau que era escritora, jornalista, ativista e socióloga britânica.

  • @fabiocosta8562
    @fabiocosta8562 4 года назад +1

    Maravilhoso Rita, como sempre, muito feliz pelo tema escolhido e sobretudo pelo poder de comunicação de vcs ....

  • @robertaandradegomes1480
    @robertaandradegomes1480 4 года назад +21

    Gente, que aula! Meu cérebro vibra!😍🎉🎉🎉

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @eugenioibiapina857
    @eugenioibiapina857 4 года назад

    Rita, vc consegue ensinar de uma maneira tão fácil que passei a entender filósofo Adorno, estudioso que eu passava longe. Obrigado, Professor

  • @coronatempo721
    @coronatempo721 4 года назад +7

    Lélia Gonzáles DIVA absoluta da luta anti-racista ❤👀

  • @fernandaufpe
    @fernandaufpe 4 года назад

    Eu teria que nascer de novo pra poder desconstruir tudo que me foi entubado durante a vida, mas eu renasço a cada aula de vocês. Gratidão por compartilhar e por unir-sem a nós em prol da vidas das mulheres negras! Nossas crianças serão humanos melhores graças a vocês. Um xêro enorme em cada uma.

  • @regissodre
    @regissodre 4 года назад +25

    Adorei o vídeo e as colocações das duas, mas só um ponto de um negro aqui: neste vídeo especificamente, Rita poderia ter convidada uma preta pra dar visibilidade, como elas tanto falaram.

    • @albertoportugal7426
      @albertoportugal7426 4 года назад

      Regis Sodré23,
      e 'Rita / Guilherme' & 'equipe de produção',
      exagerando um pouco o Regis Sodré23,
      já que a 'Rita' gosta de 'produção feminina' ela poderia se produzir como
      uma negra, uma latina, ou uma indígena, ou uma amarela asiática,
      em tudo, roupas, maquiagens, cabelo, penteados, visual completo,
      o poder da libertação de todas as colônias (Brasil no meio),
      esta nas mãos, ou melhor na barriga das mulheres, que poderão, após ler
      a genética definitiva, adotar o comportamento ali sugerido,
      vejam, tudo esta nas mãos das mulheres, só que mulher não é só mãos, e nem barriga
      é, principalmente cabeça,

    • @millenadias738
      @millenadias738 4 года назад +9

      Fiquei vendo esse vídeo e como mulher negra me questionei a mesma coisa. Se fosse uma mulher negra poderia ser melhor representada, pois dai seria dado o seu lugar de fala!

    • @daniaraujo3518
      @daniaraujo3518 4 года назад +1

      Concordo Regis, mas acho que a questão do embranquecimento eh tão enraizada, que nem nós negros temos conhecimento do que somos, de onde viemos e do que podemos! Bjos

    • @erikarodriguessilva2161
      @erikarodriguessilva2161 4 года назад +1

      Também tive essa impressão, acho que seria mais rico. Longe de desqualificar as duas, mas seri melhor

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @guil27
    @guil27 4 года назад

    Vou sugerir Maria Nilde Mascellani. Vi o doc: Vocacional - Uma aventura humana (por Toni Venturi), e considero ela e o projeto educacional que ela propôs F_D4! Nesta plataforma achei com este nome: Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha São Paulo 1969.

  • @henriqueluiz1440
    @henriqueluiz1440 4 года назад +4

    Apresentei um projeto num seminário da universidade federal de Dourados, para adicionar intelectuais negros, além de Machado de Assis, nos estudos de graduação, pós, mestrado e doutorado com mais firmeza e profundidade no curso de letras. A presença de intelectuais brancos, europeus ou norteamericanos, era bastante forte. Enfim, não adiantou muito, mas né....

  • @susanwaisbich3323
    @susanwaisbich3323 4 года назад +2

    Eu amo a Lélia. Que as próximas gerações decoremos e coloquems em prática o que ela falou...♡♡♡

  • @MeraxesTarg27
    @MeraxesTarg27 4 года назад +3

    Um vídeo melhor que o outro. Como perdemos não entrando em contato com essas mulheres iluminadas. Vamos eternizar Lélia.

  • @consol_lucinda
    @consol_lucinda 4 года назад

    Olá Rita,
    Olá Mariana!
    Que aula vocês deram!!!
    Lélia está aplaudindo até agora esse refinamento demonstrado por vocês.
    Sim, ela era um Mulher Xota, com certeza!
    Um beijão

  • @scheilasilva6789
    @scheilasilva6789 4 года назад +7

    Meu canal favorito! Obrigada! Não parem nunca, por favor! ❤

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

  • @ivaneciagomes2609
    @ivaneciagomes2609 4 года назад +1

    Gratidão por me fazer conhecer essa mulher incrível, já baixei livros, e vou ler o que ela escreveu

  • @luandacruz3018
    @luandacruz3018 4 года назад +28

    Ameeeei! Humildemente, indicaria, para discussão de outra mulher Xotaaaa: Conceição Evaristo.

  • @renato3202
    @renato3202 4 года назад +1

    Rita eu te adoro, seus vídeos são uma luz no fim do túnel. Por favor traga sua aula pra Belém do Pará, eu e outras pessoas que te admiram aqui no estado iriam amar ❤

  • @tai.romero
    @tai.romero 4 года назад +41

    Gente, porque é tão difícil encontrar os livros da Lélia pra comprar na internet? Só encontrei uma biografia, resenhas e o artigo.
    O rolê é ir atrás de sebo e biblioteca mesmo? Não tiveram novas edições sendo comercializadas recentemente?

    • @MarianaRodrigues-vz2to
      @MarianaRodrigues-vz2to 4 года назад +1

      queria saber tb ):

    • @rosecristinafreitas9672
      @rosecristinafreitas9672 4 года назад +10

      A Boitempo vai lançar em breve obras da Lélia!

    • @estudoadvocaciaecotidianodaju
      @estudoadvocaciaecotidianodaju 4 года назад

      oiee genteee...eu também sou uma mulher phodaaa. com um canal novo no youtube...sim é novo..mas eu ja tenho 224 inscritos e estou muiiito feliz....será que voces podem dar uma passadinha por lá pra me dar aquel hapoooioioio? hun....rsss..obrigada...bjuuuuu

    • @frogg1194
      @frogg1194 2 года назад +1

      Interessante... Por que será? Kkkkkkk

  • @marianafelipe9757
    @marianafelipe9757 4 года назад

    #mulheresxota adorei! 👏👏👏👏 Fui saber da Lélia pela Rita maravilhosa!!
    Obrigada por esse trabalho!
    Mari G lindaaa 👏😍😘