quando consagrei Ayahuasca vi tudo isso acontecendo tridimensionalmente e eu via todo meu corpo e o universo como parte do todo, vi os meandros do funcionamento de toda a realidade 🙏🏼
eu não vejo desta forma o elétron. a distribuição de massa do elétrons é de longe uma característica muito importante que está implícita nas partículas. a relação da massa com o volume explica o elétron como 1864 vezes maior que o próton. a massa do elétron é bem esparamada, tanto como sua carga elétrica. os elétrons fora o prótio ¹H que só possui um, dividem espaço nos níveis energéticos, e sua diferença física se dá só na camada de valência, que é a última em distância dos prótons ou na primeira que é mais próxima . esta diferença na forma se dá devido a lotação de cada nível de energia. sendo que na camada de valencia só cabe 8. a forma deles depende de quantos estão se repelindo em cada camada, e a cada íon emitido ou elétron absorvido o formato dos demais se alteram.
Cara, eu tenho hiperfoco em átomos! Então eu sempre to passando por esses vídeos. Kkkkk... Uma coisa que aprendi é que todas as partículas do Universo (quarks, elétrons, neutrinos, etc.) são fundamentalmente iguais entre cada família porque são estados energéticos de seus respectivos campos. Por exemplo, é como se estivéssemos submersos num oceano de campos (campo de elétron, campo de quark e tudo mais). É tipo você estar em um oceano, mesmo, e ficar soprando bolhas, ou seja, você está acrescentando uma energia que tá produzindo "bolinhas". Independentemente de onde você estiver num oceano de água, as bolhas sempre serão o que serão se você soprar. É uma analogia bem simples que eu penso na Teoria Quântica de Campos. As partículas são "resíduos" de energia que foi acrescentada aos seus respectivos campos há muito tempo. O campo de elétron está em todo o Universo, mas existem partes desse campo em que estão com "bolhas" (energia com um enorme tempo de vida) e assim vamos passando pelo campo de quarks, neutrinos, até o campo de Higgs, que é o que acrescenta massa a todas as partículas de massa no Universo, e que reforçou a teoria graças ao bóson de Higgs detectado no LHC: o bóson foi resultado da energia acrescentada ao campo de Higgs. Os números quânticos já são propriedades de como esses "pontos" de energia interagem e se configuram.
Não entendo como os elétros duma fonte de 10v, com mesma corrente de outros duma fonte de 1v, conseguem gerar 10x mais energia que o último. Alguma coisa deveria ceder, creio que seje a carga deles, mas vc disse que isso não muda. Como resolver isso?
Essa pergunta é muito boa, cara. Sabemos que ele existe porque o elétron resiste frente a ação de um campo eletromagnético. Eu pretendo fazer um vídeo falando somente sobre SPIN. Infelizmente não tem nenhum vídeo com mais detalhes sobre o assunto em português. Daqui a uns dois ou três vídeos eu pretendo fazer.
Formato do elétron? Eu não sei se entendi bem mas você tá chamando a forma do orbital de formato do elétron? Aquilo é a forma da densidade de probabilidade de encontrar o elétron e não do elétron em si. Um elétron no orbital s não é esférico, é o orbital que tem simetria esférica. No orbital p, ele tem formato de Halteres de academia. Segundo ponto: Não dá para distinguir um elétron em um átomo. Você pode dar nomes a cada um daqueles elétrons do íon Cloro, mas quando você fornecer energia para remover um dos elétrons, você não tem como dizer qual daqueles elétrons saiu. É aí que está a indistinguibilidade dos elétrons. Basicamente, você tem um estado quântico com vários elétrons em subníveis diferentes. Porém, você não pode dizer qual elétron está em qual subnivel, através da mecânica quântica. Eu jurava que era disso que o vídeo tratava,, apesar disso gostei das animações, o vídeo ficou esteticamente agradável, parabéns!
Você tem razão. Realmente cometi alguns equívocos no vídeo e fiz questão de colocar uma errata na descrição. Só devo discordar do seu exemplo: se eu forneço energia a um elétron, por mais que eu não saiba qual elétron está sendo removido, eu sei qual é a energia associada àquela remoção por meio de um sinal analítico. É assim que fazemos a distribuição eletrônica para conseguir diferenciá-los em termos de energia (foi aqui que cometi o equívoco em dizer que são "distinguíveis", mas quis dizer que são diferenciáveis em termos energéticos). Porém, concordo que isso não ficou muito claro e considero pertinente as suas observações; Obrigado pelo comentário. :)
OBS: O elétron não possui forma. O que possui forma é a função do momento angular, l. Vide a errata na descrição.
Excelente material sobre o átomo e seus componentes. Parabéns pela qualidade de informação, didática e visual do site.
Amigo, vc colocou a imagem do Linus Pauling (químico) em 2:12, mas o correto seria o Wolfgang Pauli (fisico).
Sim. Valeu. Já coloquei na errata
quando consagrei Ayahuasca vi tudo isso acontecendo tridimensionalmente e eu via todo meu corpo e o universo como parte do todo, vi os meandros do funcionamento de toda a realidade 🙏🏼
Você estava sob efeito de drogas
muito obrigado...tirou uma pulga de trás da minha orelha kkk consegui entender um pouco mais acerca das orbitais! isso ficava rodando na minha mente
Ficou bem didática essa explicação. Obrigado por aumentar o meu entendimento. Parabéns pelo trabalho e sucesso para o canal.
Eu que agradeço
Que maravilha tudo isso, obrigado por compartilhar seus conhecimentos, ótima aula! 👏👏👏😍
Eu que agradeço
Parabéns. Bem didático
Excelentes materiais sobre os átomos e seus componentes. Parabéns.
Muito obrigado
eu não vejo desta forma o elétron.
a distribuição de massa do elétrons é de longe uma característica muito importante que está implícita nas partículas.
a relação da massa com o volume explica o elétron como 1864 vezes maior que o próton.
a massa do elétron é bem esparamada, tanto como sua carga elétrica.
os elétrons fora o prótio ¹H que só possui um, dividem espaço nos níveis energéticos, e sua diferença física se dá só na camada de valência, que é a última em distância dos prótons ou na primeira que é mais próxima .
esta diferença na forma se dá devido a lotação de cada nível de energia. sendo que na camada de valencia só cabe 8.
a forma deles depende de quantos estão se repelindo em cada camada, e a cada íon emitido ou elétron absorvido o formato dos demais se alteram.
Quais são os formatos que um eletron pode ter?
O elétron não tem forma. O que possui forma é a função do momento angular, l, que pode ser s, p, d, f. Eu fiz uma errata na descrição.
Excelente video. ❤❤❤ Qual programa de edição vc usou?❤❤
Obg, meu caro.
Neste vídeo eu usei o PS, Ai, Ae e o Movavi.
Cara, eu tenho hiperfoco em átomos! Então eu sempre to passando por esses vídeos. Kkkkk...
Uma coisa que aprendi é que todas as partículas do Universo (quarks, elétrons, neutrinos, etc.) são fundamentalmente iguais entre cada família porque são estados energéticos de seus respectivos campos. Por exemplo, é como se estivéssemos submersos num oceano de campos (campo de elétron, campo de quark e tudo mais). É tipo você estar em um oceano, mesmo, e ficar soprando bolhas, ou seja, você está acrescentando uma energia que tá produzindo "bolinhas". Independentemente de onde você estiver num oceano de água, as bolhas sempre serão o que serão se você soprar. É uma analogia bem simples que eu penso na Teoria Quântica de Campos. As partículas são "resíduos" de energia que foi acrescentada aos seus respectivos campos há muito tempo. O campo de elétron está em todo o Universo, mas existem partes desse campo em que estão com "bolhas" (energia com um enorme tempo de vida) e assim vamos passando pelo campo de quarks, neutrinos, até o campo de Higgs, que é o que acrescenta massa a todas as partículas de massa no Universo, e que reforçou a teoria graças ao bóson de Higgs detectado no LHC: o bóson foi resultado da energia acrescentada ao campo de Higgs. Os números quânticos já são propriedades de como esses "pontos" de energia interagem e se configuram.
agora sim entendi o video
Excelente 👍
O spin não é o movimento de reotação , do elétron ao redor de si mesmo ???
Não é não.
Não entendo como os elétros duma fonte de 10v, com mesma corrente de outros duma fonte de 1v, conseguem gerar 10x mais energia que o último. Alguma coisa deveria ceder, creio que seje a carga deles, mas vc disse que isso não muda. Como resolver isso?
Todos os protons são iguais tb, independente do elemento ?
Até onde sei, sim.
@@cienciamapeada E esse proton é eterno?
@@Abade__JacoppoNão
@@PeX218 Existe alguma partícula fundamental eterna?
Como a gente sabe que o spin existe se a gente nem sabe direito o que ele é?
Essa pergunta é muito boa, cara. Sabemos que ele existe porque o elétron resiste frente a ação de um campo eletromagnético. Eu pretendo fazer um vídeo falando somente sobre SPIN. Infelizmente não tem nenhum vídeo com mais detalhes sobre o assunto em português. Daqui a uns dois ou três vídeos eu pretendo fazer.
N entendo. se (T = m.d ) então porque um elétron em movimento não altera a massa já q movimento consome energia logo que (e) e (m) são equivalentes.
o conceito de trabalho se aplica a particuls menores????
O que seriam T, m e d?
@@cienciamapeada séria trabalho = massa . deslocamento
@@Aiaofc777 na vdd é a força x deslocamento não?
Então, mas provavelmente essa equação não se aplica a sistemas quânticos.
@@cienciamapeada isso . haaa essa explicação é mt util pq tou começando a entender como funciona esses sistemas atômicos e de partículas
E os fotons? Sao iguais?
Teoricamente sim
Formato do elétron? Eu não sei se entendi bem mas você tá chamando a forma do orbital de formato do elétron? Aquilo é a forma da densidade de probabilidade de encontrar o elétron e não do elétron em si. Um elétron no orbital s não é esférico, é o orbital que tem simetria esférica. No orbital p, ele tem formato de Halteres de academia.
Segundo ponto: Não dá para distinguir um elétron em um átomo. Você pode dar nomes a cada um daqueles elétrons do íon Cloro, mas quando você fornecer energia para remover um dos elétrons, você não tem como dizer qual daqueles elétrons saiu. É aí que está a indistinguibilidade dos elétrons. Basicamente, você tem um estado quântico com vários elétrons em subníveis diferentes. Porém, você não pode dizer qual elétron está em qual subnivel, através da mecânica quântica. Eu jurava que era disso que o vídeo tratava,, apesar disso gostei das animações, o vídeo ficou esteticamente agradável, parabéns!
Você tem razão.
Realmente cometi alguns equívocos no vídeo e fiz questão de colocar uma errata na descrição. Só devo discordar do seu exemplo: se eu forneço energia a um elétron, por mais que eu não saiba qual elétron está sendo removido, eu sei qual é a energia associada àquela remoção por meio de um sinal analítico. É assim que fazemos a distribuição eletrônica para conseguir diferenciá-los em termos de energia (foi aqui que cometi o equívoco em dizer que são "distinguíveis", mas quis dizer que são diferenciáveis em termos energéticos). Porém, concordo que isso não ficou muito claro e considero pertinente as suas observações;
Obrigado pelo comentário. :)
Elétron nem existe (como partícula/substância), ele é uma onda.