Gastar 2000 Reais para aprender inglês e assim ganhar mais e ter mais valor para o mercado (além de trocentos outros benefícios profissionais e pessoais) OU gastar 2000 (em 24x porque não tem o dinheiro) em MAIS UM tênis que você não precisa na prática, mas "sente" que precisa para ostentar....? É a mesma coisa? Vou deixar esse profundo questionamento filosófico para vocês :)
@@RafaelScapella, você está falando aquisição de conhecimento e neste quesito eu concordo contigo. Entretanto eu estou falando da tal troca da compra de bens materiais por experiências. Por exemplo, trocar a compra de um tênis bacana (produto) x um jantar num restaurante fino (serviço/experiência), ou a comprar um super computador (produto) x fazer uma viagem bacana (serviço/experiência). Essas trocas acima me parecem mais questão de preferência, pois não consigo ver como uma coisa pode ser melhor ou pior que outra. Fica a reflexão.
Bem, eu não vou dizer como as pessoas devem viver. As vezes, a burrada de se endividar comprando produtos/serviços desnecessários é uma lição importante que a pessoa precisa para mudar para melhor como ela vive a vida. Acho que há como aplicar mal o dinheiro para ostentar viagens e até "estudar" inglês (pagar de chique por estudar na prestigiada escola X), enquanto que um menino pobre parcela uma chuteira cara em busca de se tornar profissional. Eu apoio mais o segundo exemplo. Acho que tudo está ligado ao seu propósito.
Que pensamento mais analfabeto e acéfalo em cara? Você compara um diário gasto em uma viagem como por exemplo, e relaciona isso com a compra de um tênis? Experiência de vida a gente não compra, a gente adquiri com o tempo. O exemplo que te dou, um dos lugares mais bonitos que existe na terra é machupicchu, eu moro próximo do Peru, com mil reais que hoje em dia você compra um tênis mizuno da moda, esses mesmo mil reais eu consigo passar 1 mês tranquilo no Peru pelos preços, iai o que compensa mais?
Se a experiência é a compra em si e logo depois o bem é 'descartado' nós temos um problema. Minimalismo é comprar o que você for usar e só o que você for usar. A regra é simples: Descubra onde está seu coração, coloque seu dinheiro lá. Se para você e verdade seu coração está em que as pessoas olhem uma marca no seu peito, vá em frente, trabalhe para isso. Eu não uso roupas com marcas visíveis e gosto quando pessoas reparam isso e gosto das pessoas que reparam isso. Se você realmente é fanático por motores, realmente entende de tudo compre um bom carro, etc. De qualquer forma é improvável que o celular deste ano traga uma experiência tão diferente do celular do ano passado. Que tantas roupas não usadas no armário tragam experiências incríveis, etc.
Moro nos EUA há 18 anos e ganho bem. Posso comprar praticamente o que quiser mas prefiro minimalizar. Aprendi, depois de sair do Brasil onde o bonito é ostentar, que tudo é ilusão, dor de cabeça e perda de tempo. Tudo passa, tudo acaba. O tempo que eu gastaria postando foto de vestido caro, uso pra ler, me informar, aprender. Tenho uma coisa se cada e uso até acabar. Sou feliz assim. Nada contra quem pensa diferente. Peace!✌
Concordo com vc. brasileiro é induzido a coisas erradas e a cultura da ostentação é muito forte Aprendi a enxergar isso morando no exterior. Outro erro do brasileiro é não valorizar nosso país q com todos os problemas é uma benção um baita país
@@alanmateus1255 só não generalize. Se partirmos dessa lógica todo país e excelente. Todos tem muita gente boa. Aqui tem tb e muita gente tralha. Concordo q são elas q estragam o país e não fosse isso poderia ser o melhor país do mundo. Mas ainda não é. Ele tem sim é muito potencial para isso. Mas vai demorar a ser. Nós não veremos isso acontecer.
Então eu nasci no país errado... Rs Bem, nunca gostei de exageros, so compro roupa, por exemplo, qndo estou realmente precisando. Acho q tudo é uma questão de não querer agradar o outro, e redirecionar os esforços p coisas de valor duradouro.
Melhor definição para "status" que já ouvi: Comprar algo que vc não precisa, gastando uma grana que muitas vezes vc não tem, para agradar ou impressionar alguém que está cagando pra vc!
O minimalismo beneficia a economia, quanto menos consumista é a população, mais se tem poupança e liquidez disponivel para investimentos importantes. Além de estimular Uma economia saudavel que deixa de ser baseada em emissão de dividas através dos financiamentos, reduzindo a inadimplência.
@@qualquernome Sim, o dinheiro tem que circular para mexer o mercado, o problema é quando circula em dívida. Pouco investimento, poupança e aumento das dívidas com demasiado consumo também não é saudável.
eu virei minimalista por acidente, me mudei de cidade, dei tudo o que tinha, quando eu voltei só comprei o necessário e de repente descobri que eu me sentia muito bem assim.
Quando eu era bem nova e solteira, eu saí com uma amiga para uma balada e ela me disse que a minha bolsa era extremamente feia para a balada que iríamos (era uma bolsa pequena, adequada para uma balada, realmente não tinha sido cara) na hora eu não entendi e acabei aceitando q ela me emprestasse pq ela insistiu um bolsa dela de uma marca super cara. Eu achei a balada super chata, pessoas que realmente se vestiam com roupas de grife, e todos com um papo muito fútil. Depois eu entendi que eu não me identifiquei com aquele lugar, nem com aquelas pessoas, na época eu até tinha condições de comprar bolsas caras, mas sempre achei um absurdo pagar muuuuito caro por uma bolsa pequena pra baladas. Depois que comecei a entender o Minimalismo super me identifiquei. Acho que eu dou muito valor a experiências, a viagens, e menos valor a compra de roupas, sapatos e bolsas q é o q fazem a maioria das mulheres. Eu gosto sim de comprar algumas coisas com uma boa qualidade, q no Brasil chega a ser um preço não barato, mas eu compro somente o que eu vou usar, o que vai agregar valor, o que eu realmente preciso. É muito bom tb comprar alguns itens mais caros q vão durar um bom tempo, e isso vai evitar q compremos muito do mesmo produto em pouco tempo, pq foi barato e não durou nada.
Nossa cara, meus parabéns pelo excelente conteúdo. O que vc falou exemplificou meu pensamento. Sou mulher e jamais eu pago 500,00 num óculos, 700,00 numa bolsa e etc e onde eu trabalhei as mulheres pegavam pesado no meu pé, pois nosso salário era mínimo, mas segundo a cabeça delas, eu tinha direito a ter uma bolsa cara só pelo fato de trabalhar, o que eu sempre vi como futilidade, pois se o que quero comprar é todo um salário, eu jamais comprei, pois sei que não é pro meu bico. É MT difícil desconstruir isso na mente das pessoas viu? Desconstruir de que ela não precisa pagar caro pra ter uma bolsa ou um salto é MT difícil. Acho MT mais fácil um homem ser minimalista que mulher, pois às mulheres sofrem preconceito se não andar impecável, cheirosa e na moda
Você pode aplicar isso até na sua alimentação: ao invés de vivermos a comprar produtos industrializados cheios de açúcar e engordativos - gastar, muito mais, na feira e no açougue, com comida "de verdade"; parar de beber refrigerante e suco, beber água, e assim, a partir de tais hábitos, chegar até a emagrecer! Rsrs! Valeu, Raphael...
pessoal, muito obrigado. Muitos comentários positivos. Infelizmente o youtube já jogou esse vídeo lá no porão e como muitos outros vai ficar lá bem longe das dezenas de milhares de pessoas interessadas nessa mensagem. Haters comemorem, pois esse é mais um vídeo fracassado que fiz com muita dedicação e sincera esperança de que ia alcançar muitas pessoas. Me preparando para deixar o youtube esse ano (ainda mais depois do artigo 13).
Além deste tipo de vídeos, complementa também com assuntos em voga ou mesmo polémicos para não ficares para trás no algoritmo do youtube. A inteligência artificial do youtube oferece o que mais se procura no momento em termos gerais e não só com base nos interesses de cada um, como antigamente.
Eu imaginei que as visualizações baixas seriam efeitos já do Artigo 13... O mundo ocidental indo cada vez mais ralo abaixo, vi isso também em outros canais que acompanho da Europa. Usar VPN não muda em muita coisa não? Postando relativamente de "outro país" no caso, graças ao VPN
Melhor vídeo q assisti sobre minimalismo até agora. Agora em 2021 inicieu minha jornada rumo ao nomadismo. O q gosto de fazer é música e já estou trabalhando com afinco para que no máximo em 2022 possa viver de musica em qualquer lugar do mundo (neu grande sonho). Uma coisa que percebi é que quando a gente foca num objetivo, vai agregando conhecimento e encontrando pessoas que nos ajudam nesse sentido. Ou seja, o simples fato de desejar, começa a fazer acontecer. É tipo uma Lei da Atração mas com provas factuais. Quando você desiste seu foco se esvai e não atrai tantas coisas legais como quando sua meta está viva. Eu desisti uma vez e me arrependo amargamente, perdi 7 anos, pois se tivesse continuado sei que teria conseguido. Mas tudo é experiência. Só após desistir descobri o que deveria ter feito. Mas, voltei a luta. Parabéns e obrigado.
Cara, fala da Decathlon. Eles tem uma filosofia de vender sempre pelo menor preço. Não patrocinam nenhum jogador famoso e focam na qualidade do produto... não ganho nada ao falar dele, mas é uma filosofia alinhada com o minimalismo. Parabéns pelo vídeo.
Fantástico! 👏👏👏👏 Desde que aderi ao minimalismo minha vida ganhou outro significado. Deixei de me preocupar com coisas supérfluas, não perco mais o sono pensando em como irei pagar as minhas contas, tenho mais tempo e dinheiro para fazer as atividades que eu realmente gosto de fazer como esportes e viagens, me dedico aos projetos socioambientais que é o que eu curto fazer, dou aulas e palestras e me sinto muito realizada. Não sinto mais a minha casa entulhada de coisas que nem me trazem boas recordações. Só ficou o que realmente é útil e me faz feliz. Ganhei qualidade de vida com o minimalismo. 😍😘
Rafael sensacional! Desde que aderi ao minimalismo minha vida mudou absurdamente e sou muito mais feliz! Adoraria saber sobre seus equipamentos, pois preciso melhorar meus equipamentos de viagem e tenho medo de cair num consumismo desnecessário pois não achei ninguém que fale sobre equipamentos para vlogs de viagem! Valeu! E parabéns pelo Canal!
obrigado. Eu uso a gorpro 7 e um gravador da Sony (ICD UX560). Com eles faço quase tudo que preciso no youtube. Para editar, há muitos laptops leves e potentes, mas não são baratos. O meu é pesado (toshiba qosmio) mas ainda assim tá no limite da portabilidade (cabe numa mochila grande). A gopro 7 é super minimalista e prática por que dispensa microfone externo (na maioria dos casos) e gimbal (só terá problemas em lugares com muito barulho e pouca luz)
Rafael Scapella adorei! To no caminho certo! Valeu mesmo! Vc usa o gravador da sony nas externas? Meu problema é o barulho nas externas e o gravador é grande para carregar né? To com a gopro6 usando lapela e gostei do resultado! Muito obrigada pela ajuda! Vc é fera
O gravador é mais minúsculo (cabe no bolso de uma camiseta polo, 3x menor que um celular). Melhor que meu outro da Tascam (grande, usava pilhas e precisava de cartão SD). Ele aceita Mic lapel também. Uso para narração ou em lugares barulhentos (e tenho que sincronizar, claro...). A diferença de áudio e estabilização da gopro 6 pra 7 é ABSURDA! Facilitou muito minha vida. Repara na qualidade de áudio e estabilização nos meus últimos vídeos ao ar livre (gopro 7). Com a gopro 5 não dava para usar o áudio... Ruim demais
A pressão social é algo que seria engraçado se não fosse trágico. Moro no interior tudo é próximo, não ando de ônibus só de Uber e gasto no máximo 300 reais por mês, por isso não tenho carro, mesmo assim eu e meu marido somos questionados diariamente porquê não temos carro, até a faxineira no trabalho do meu esposo não consegue entender como isso pode não ser importante pra ele
É uma loucura! Assim que entrei no mercado de trabalho, já começaram a me questionar sobre isso... quando eu ia comprar meu carro? Detalhe: moro numa cidade pequena... tudo fica a 15 minutos de distância (a pé).
Acho que o que acontece também é que você sempre quis comprar o produto x, mas nunca teve dinheiro. Aí quando você "tem dinheiro", você começa a comprar essas coisas que "você sempre quis, mas nunca pôde". Meio que é pra preencher um vazio no seu passado... Sei lá, eu realmente estou pensando nisso. Agradeço a reflexão. Acho que não preciso de milhões de canetas, canetinhas, post-its, etc (produtos de papelaria são meu fraco hahaha)
Sim eu creio que seja algo assim, muitas pessoas perdem a cabeça e gastam horrores quando tem um pouco mais pra preencher o vazio de não ter aquilo no passado e o medo dessa onda de fartura acabar e você voltar a pobreza e não poder comprar tais produtos....
Amei o video, um exemplo das disparidades de preço de produtos e quando vc vai em uma loja com queima de estoque, certa vez comprei um tênis da Olimpicus por 50,00 pq a loja tinha q eliminar o estoque, tenho esse tênis por 4 anos já, quando ele começou a descolar eu paguei 10,00 pra um sapateiro colar, uso ele pra academia, e está super confortável pq com o tempo de uso fica mais macio e adaptado aos seus pés. Em suma.. quando eles precisam vender logo pra liberar espaço para as "novidades" eles caem a margem de lucro e vc compra um produto bom do mesmo jeito, e esse exemplo do tênis e só um q já aconteceu comigo de conseguir coisas q duraram muito por preço baixo por comprar numa dessas oportunidades de loja liquidando, tbm sigo estilo minimalista e concordo com vc... Prefiro gastar minha grana com viajens, livros, cursos experiências, vivendo. e não sobrevivendo como muitos fazem..
Esse não é apenas um vídeo sobre minimalismo.. É uma aula de como salvar o país! Sua colocação é muito boa. Tudo faz muito sentido! Parabéns! Ótimo conteúdo!
sou um colecionador minimalista, depois que descobri essa forma de consumir minha vida mudou completamente e um peso sobre minhas costas foi retirado. :)
Como um universitário que estuda o dia inteiro e faz bicos durante a noite para ganhar menos de um salário mínimo... eu não tenho tempo para pensar nesse tipo de coisas kkkk. Compro roupa só quando as que tenho rasgam e sempre procuro promoções kkkk, a vida me força a ser minimalista, nunca foi uma opção.
HAHAHAHAHA! Fui criada com roupa usada. Foi a vida quem me trouxe ao minimalismo. Anos atrás, quando meu marido decidiu que era hora de termos um sedã médio 2.0 zero km, foi a compra mais dolorosa que já fiz na vida... Meu coração sangrava no dia de buscar o carro. Eu não me sinto nada confortável com consumos excessivos. Um passivo que desvaloriza uns 20% assim que você sai com ele da loja. AFFF... Quando decidimos sair do Brasil, vendemos abaixo da tabela. Foi uma compra MUITO burra! Desnecessária. Eu avisei. Os anos que o carro nos serviu, valeram, claro. Mas podia ter um igualzinho com 5.000 km rodados que já seria bem mais em conta. NUNCA MAIS!
Seus vídeos realmente são ótimos e muito didáticos, eu tenho um golzinho 1.0 16v ano 2000 completinho, e estou analisando a possibilidade de comprar um carro mais novo mas vendo seus vídeos sobre esse tema estou percebendo que isso não é uma prioridade afinal o meu carro me leva onde quero com economia entao vou seguir sua linha de pensamento e investir parte do meu suado dinheiro pra melhorar ele e economizar uma grana e gastar com o que vai me tornar uma pessoa melhor....obrigado e parabéns pelo seu trabalho ganhou mais um inscrito
Bom vídeo, concordo com a ideia geral. É tipo aquilo que vemos quando um consumidor (às vezes pobre), recusando-se a adquirir um produto ORIGINAL mais simples, faz questão de comprar um par de óculos PIRATA de marca famosa (que ele mesmo sabe ser pirata) pra ostentar para terceiros (que também sabem que seu par de óculos é pirata), sendo que o próprio consumidor também sabe que todos sabem que o tal par de óculos é pirata: Bem aquela estória do rei nu, kkkkkkkkkk.
Para ser sincero, quando vi alguns anúncios do seu vídeo te julguei mal, mas ao assistir, percebi que VC é, muito competente, profissional e dedicado, e que realmente apresenta ótimos conteúdo com intenção de distribuir conhecimento, parabéns continue assim, sou fã deste canal.
Esse vídeo foi o melhor que eu vi. Sobre ser minimalista na explicação e inteligente tb. Me identifiquei bastante. Obrigada por colocar saude mental em nossos dias rotineiros.
A China cresceu absurdamente nos últimos anos e só depois que sua economia esfriou um pouco o governo incentivou o mercado interno pra que ela continuasse girando, só que a população chinesa quando vai gastar em status, simplesmente aumenta sua carga de trabalho e faz isso com o extra que ganha, sem afetar aquele capital que necessita pra sua sobrevivência, diferente de outros povos que costumam gastar mais do que ganham virando uma bola de neve de inadimplência
Explicação muito boa e equilibrada sobre o minimalismo, assisti varios canais sobre minimalismo e tem muita gente confundindo minimalismo com taticas de muquirana, como deixar de usar papel higienico pra economizar, um despropósito total.
Vou te dar um exemplo de ostentação: uma amiga minha paga uma fortuna numa loja de móveis, pelo simples fato da vendedora recebê-la pelo nome e oferece uma taça de r espumante, que na verdade está pagando várias garrafas com certeza embutidas no valor do móvel comprado por ela.
Sim e de forma natural, eu creci assim, se tiver dinheiro compro, uso até ao fim e nunca dei importância a marcas. Aqui em Portugal, (com o perdão da palavra) as pessoas tão "cagando" para o que tu tens, até porque o mesmo restaurante que vai o rico, também vai o pobre, o que veste o rico, o pobre também pode vestir, as pessoas se misturam. Os patrões vão jantar com empregados e etc...
Exato, mesmo com longo inverno eles tem no máximo 2 casacos! 2 botas e por aí vai! utilizam a bike - economizam e ganham saúde e cidades menos poluídas!! Mentalidade comum nos Alemães, Holandeses, Belgas e Escandinavos!
Gratidão! Assisto a todos os seus vídeos . O senhor é um homem muito inteligente. Seus vídeos foram muito úteis pra transformar minha vida. mim. Moral da estória: " Quem ostenta, não sustenta." Acabei de criar um provérbio. Ostentação X Sustentação. Infelizmente no nosso país. Vivemos a subcultura de viagem ao exterior como ostentação. Conheço gente que gosta de ostentar ´para impressionar , esnobar, se achar melhor que os outros. Por trás deve estar com uma enorme dívida no cartão de crédito. mas gosta de ostentar.
Tô muito satisfeito e feliz em conhecer esse canal, me agrega muito, sinto que estou recuperando um lado conciente que enterrei em procastinação, obrigado pelo conteúdo
Cara, eu preciso entender mais sobre o minimalismo, tenho que frear o consumo de coisas que eu realmente não preciso. Espero que faça mais vídeos assim sobre o tema. Vou rever esse vídeo mais tarde com certeza!
Puts cara que lega, estava exatamente discutindo com colegas sobre o Consumo Consciente principalmente o consumo Nerd. Do nada apareceu seu video aqui nos recomendados. Gostei.
Os preços de veículos, eletrônicos e outros produtos no Brasil são absurdamente caros e como você disse no vídeo, são caros porque tem pessoas que pagam os preços impostos por eles e no Brasil é assim, quanto mais caro melhor, meu vizinho comprou um tênis de R$ 800,00, achei o cúmulo do absurdo, eu comprei um tênis por R$ 90,00 e vem me satisfazendo.
@@RT-dj9td Me diz qual país no mundo onde o povo não paga imposto, nos EUA a taxa de imposto varia de 6% a 8% de acordo com o Estado e como eu digo, no Brasil é caro porque tem quem pague os absurdos, porque o governo lucra 100%, as empresas lucram 100% e o povo aceita, o brasileiro ganha uma esmola e paga valores absurdos por produtos básicos, enquanto o brasileiro não mudar sua mentalidade, vai continuar assim.
@@RT-dj9td É mesmo ?! As empresas não tem culpa de nada né, é o governo que obriga as empresas a botarem impostos absurdos em seus produtos, quem você vai culpar também, a esquerda ?
Excelente vídeo Rafael!! Uma verdadeira ''aula documentário'' sobre esse paralelo MINIMALISMO X CAPITALIMO e etc. Ainda irei rever esse vídeo!! Como já frisei... admiro teu trabalho aqui no You Tube!! Grande abraço. P.S.: Tô em Porto Alegre (RS).
Ótimo vídeo, vou compartilhar!!! Já estou no caminho do minimalismo faz bastante tempo, embora só tenha sido um pouco consumista até os 27 anos. Mesmo assim ainda me pego exagerando um pouco. Cada vez quero mais ser feliz sem carregar tralhas, quero ser valorizada pelo que sou. O mundo precisa de pessoas assim úteis e bonitas por dentro.😊
Caro amigo Rafael, sou um fã, viciado em seus vídeos e discurso. Nuns e outros felizmente você não é minimalista , você esbanja qualidade e bom gosto. Qs seus vídeos são na generalidade espantosos; adoro a fantástica e inteligente adição de imagens, sempre contextualizadas. Você deve elaborar as suas produções de forma a criar vídeos com a temática mais alargada, mais explorada e propor estes seus trabalhos para Faculdades em Portugal e quiçá no Brasil. Abração. Ignorância ou conhecimento.
Adorei esse vídeo verdade em tudo👏🏽 aprendi muito a uns anos atrás e mais ainda nessa pandemia,apesar de não ser muito consumista.Quando vejo alguma coisa que me agrada não penso e logo falo pra mim mesmo,não preciso disso tenho em casa…Não me apego com nada e desapego muito fácil,fazendo muitas doações,não sou de ficar guardando o que não uso e nunca vou usar mesmo novo…😉
Rafael, Parabéns pelos vídeo! Os pontos abordados ficaram explicitamente objetivos, fico contente em encontrar um tema como o minimalismo no RUclips. De fato, é um estilo de vida libertador, que aos poucos tenho buscado e isso tem agregado muito bem. A exemplo, tenho pesquisado sobre um tópico chamado "Tiny house" recomendo! Enfim, experiências são imateriais são superiores às matérias! +1 subd!
Gabriel Abraão eu recomendo você a assistir os vídeos deste canal do youtube que fala sobre tiny houses é em inglês mas vale a pena assistir ruclips.net/user/livingbigtinyhouse
já me livrei disso desde minha adolescência , comecei a imaginar assim, trabalhar dias, anos e hrs pra sustentar o conforto de alguns mais espertos, ja escapei muito tempo dessa ignorância , hoje tenho dinheiro, um pouco de conforto e estabilidade e nada pra mostrar pra ninguem quem sou ,ando na minha sem grifes e idiotices...
Bom vou deixar aqui minha experiência. Eu nem sabia que minimalismo existia, mas desde de criança minha mãe e meu pai sempre me ensinaram a gastar meu dinheiro com consciência e isso me ajudou muito a conquistar coisas realmente importantes. Porém via e vejo que sou deixado de lado pelas pessoas por essas escolhas, mas com o tempo aprendi que não ter muitos "amigos" não importa e hoje tenho basicamente dois amigos rsrs mas sinceramente de qualidade inestimável. Muitas pessoas sempre me criticam porque não troco constantemente de carro ou tenho super celular da moda entre outras futilidades que se eu quisesse poderia fazê-lo, porém invisto meu dinheiro e meu tempo em coisas mais edificantes fico impressionado como pessoas que ganham tão bem ou mais do que eu estão sempre preocupados com as contas e por outro lado gastam sem pensar nas consequências. Atualmente ganho um bom salário, mas vivo um estilo de vida discreto e que gosto muito, não me importo mais com críticas, pois sei o que estou fazendo.
Realmente, a gente vive numa sociedade narcisista, hipócrita e fútil ao extremo. Observo como você disse... Ando de metrô e vejo diariamente pessoas com iPhones de última geração, ou seja, um contraste. Eu não sou capitalista e nem defendo esse sistema, mas não acho inteligente julgar a felicidade dos outros sem comprovar que a pessoa poderia ser feliz de outra forma. Não acho que o intento ao minimalismo neste único sentido (não obter bens) seja algo plausível. EXEMPLO, uma pessoa pode ter tido infância pobre e se tornar um adulto FELIZ DE VERDADE com seus inúmeros bens. OUTRO EXEMPLO: um ciclista que OPTA por não ter carro, não é necessariamente uma pessoa melhor, novamente, vejo quase todo dia, ciclistas ATROPELANDO pedestres... Estes caras (muitos deles, milleniums, como você mesmo disse) PODEM TER suas mentes voltadas ao NÃO CONSUMISMO, mas há prejuízo de outros valores, já que a questão toda é se tornar melhor.
Rafael..É libertador quando não nos sentimos pressionados a ter algo pra pertencer a um meio..Eu sendo mulher, o desafio é maior pois normalmente é um efeito manada...Amo o minimalismo..Já fui extremista, não enriqueci..Hoje tenho equilíbrio financeiro.
excelente video amigo! Esse video me ajudou a me dar conta de que o minimalismo é mais compatível ao corporativismo do que ao capitalismo de "livre-mercado", enquanto as grandes corporações se apropriam de qualquer competição financeira real dentro dos países devido a só um nome e não a qualidade daquela marca em si(monopólios e o desinteresse das pessoas em produtos de qualidade e sim nos produtos que mais saem por status), o minimalismo prega o contrário, prega pela qualidade do produto e vê a real desnecessariedade de produtos realmente supérfluos(coisa do capitalismo de "livre mercado"), que é justamente o que o corporativismo visa nas nações. Quero saber o que acha sobre o ponto que fiz graças ao seu video Rafael.
outro adendo que faço é a respeito do capitalismo de "livre mercado", recomendo dar uma lida sobre as mentiras da globalização, que é um caminho ao globalismo, começando pela economia. Entendendo isso ajuda a ver o porque eu relacionei o minimalismo ao corporativismo
@@RafaelScapella corporativismo mesmo, igual o da Singapura. Alguns países adotaram esse modelo nos últimos 100 anos e esses países sofreram sanções por quererem ficar independente do sistema financeiro internacional. O corporativismo se livra das correntes monopolizantes que ameaçam a estabilização econômica nacional(Dr Enéas já alertava-nos sobre isso), não abandona as privatizações de modo algum, a única diferença é que se analisa o que será benéfico e necessário a nação, como um filtro. Estou colocando no mais básico possível, recomendo dar uma lida sobre Adriano Benayon, Bautista Vidal ou Dr Enéas, já que são brasileiros. Ou Wilhem Bauer da Alemanha nazista, não estou propagando o regime, me refiro ao sistema econômico aderido por eles que tirou a Alemanha da lama economicamente . Sobre o Wilhem Bauer é mais difícil de achar então vou deixar este artigo aqui sobre ihr.org/other/bauer1939economicpolicy Os outros você pode achar com mais facilidades, caso não, me diga pois posso procurar e te mandar a respeito, desde já posso te recomendar os livros de Dr Enéas Carneiro por agora, caso tenha interesse em lê-los. Grande abraço
@@brucesantini9507 Corporativismo é coisa de fascista. O estado fascista de Mussolini e do Getúlio Vargas eram corporativistas, ou seja, apenas empresas apoiadas por esses regimes poderiam produzir portanto eram altamente intervencionistas. As pessoas devem escolher o q deve ser produzido por meio de um livre-mercado (oferta e demanda) e não um ditador q deve escolher o q pode ser produzido ou não. Achar q um ditador e sua elite política sabem o q todos os indivíduos numa sociedade querem é falacioso, o conhecimento está disperso na sociedade.
Realidade nua e crua, estou com 39 anos, me perdi muito nessa vida, e hoje vejo com totalidade e reversão a essa prática consumista, já venho há algum tempo me promovendo como ser humano, e seus vídeos nos dá mais combustível pra viver a nossa realidade, parabéns por seu trabalho, logo menos pretendo fazer um curso seu, obrigado brother.
Nossa acabei de conhecer seu canal, gostei bastante do tema, estou tentando me libertar do consumismo. Por favor faça mesmo um vídeo sobre a "arte moderna" pois são poucos que não caem nessa "roupa nova do rei", seria cômico se não fosse trágico.
@@slick-ofir7092 1 vc não sabe da religião do nosso amigo aqui. 2 cultura pode te levar a novos paradigmas de vida e a novas formas de pensar além de poder te dar a ideia de um negócio então por favor retire seu comentário
Excelente conteúdo e extremamente pertinente. Parabéns pelo excelente trabalho. Não deixe de produzir esse tipo de material e contribuir com nosso crescimento. Grato!
Muito bom o vídeo Rafael Tenho gostado muito dos conteúdos abordados e não, não tem nada a ver gastar de forma “desnecessária” e ser minimalista gastando em novas experiências.
Ola @RAPHAEL. Otimo video. Concordo 100% com voce. Dá para perceber que vocês mora fora do Brasil a muito tempo. Realmente aprendemos muitos quando trocamos objetos por experiencias.
Eu só tenho um sapato, não compro roupa, minhas amigas sempre me dá roupa delas, eu trabalho Só pra me sustentar. Não tenho transporte vou à pé. Mais meus amigos não gosta disso. Eles acham que eu vou muito pobre, mais eu não acho isso, é melhor ser livre dessa vida de comparação com à vida dos outros. Não tenho face nem celular caro. Estou bem graças a Deus.
Primeiro vídeo que vejo seu, incrível a mensagem e discurso super claro. Realmente estamos a passar por uma fase muito complexa neste momento. Força para fazer mais vídeos deste género. Abraço de Portugal.
Concordo com você Rafa. O "Brazil" funciona assim, na minha visão: Geralmente o rico brasileiro é idiota, o famoso coxinha, tem dinheiro mas tem nível cultural geralmente muito baixo. Ele gasta bastante para se aparecer e quer se parecer com o Europeu e Norte Americano. O que é irônico, pois, pelo que a gente vê, o europeu médio, não é ostentador, e tem nível cultural bem mais alto. O coxinha brasileiro ainda se lixa para o pobre e para a miséria e a desigualdade social do "Brazil", taxando aqueles que são pobres de preguiçosos. O pobre brasileiro, por sua vez, apesar de ser massacrado por esse coxinha rico, também quer ser ostentador, pois seu nível cultural é mais baixo ainda, massacrado por anos de escola pública ruim e tv aberta porcaria. Assim ele é um pobre, mas um coxinha em potencial, piorando a cada dia sua situação. Esse é o retrato do "Brazil" que vejo hoje.
Povão brasileiro e teliquado mente fraca falta personalidade são massa de manobra para os poderosos se vendem por qualquer grana precisamos acordar essa gente não pode o mal vencer o bem pesquise a obra musical de Wilson Simonal um artista injustiçado no Brasil falava verdades que muitos não queriam povo desorientado Br Tmj
Kkkk. No Brasil o rico não é idiota, ele é sempre o amigo do rei! Ele sempre e dono de uma empresa ajudada pelo governo. O Brasil tem uns 5 banco, umas 5 operadoras de telecomunicações, umas 5 empresas aéreas, etc... Sempre com um órgão governamental ajudando. Aí fica difícil. No Brasil o coxinha e amigo do governo e o mortadela o próprio governo. Minimalismo sempre é a favor de livre mercado. No Brasil nem os coxinha muito menos os mortadela querem isso!
Uma coisa e estressante , muitos desejos , objetivos a alcançar , ganhar dinheiro custe o que custar , faz adoecer a mente , o espírito , .... quando a pessoa entra no minimalista ,se desfaz do acúmulo , emediatamente sente alívio mental , paz ,liberdade , é por encrivel que pareça , estará a caminho de todo tipo de prosperidade, queira ou não queira.
Rafael, a Sony está repetindo a Nokia, muitas reclamações dos Xperia, o meu está com o touch praticamente inoperante em menos de 18 meses de uso. Fecharam a maior fábrica de celulares na Ásia e, segundo a matéria, estão com 1% do mercado de celulares
Como é bom ver vídeos assim as vezes me vejo querendo um carro mais bonito mais potente e imponente e com a mentalidade minimalista me faz ver de forma diferente
verdade ... o minimlismo é mais um produto de mercado , é quse um markting pessoal para muita gente , tudo que é estetico pode ser consumido , é essa é a nossa era do capitalismo estetico.
Tem como curtir esse vídeo pelo menos umas 20 vezes? Meus parabéns, desejo sucesso a você Rafael e a todos que procuram esse e outros pensamentos de desenvolvimento pessoal!
De certa forma até vivo no minimalismo haha. Não ligo pra marca de roupa ou sapato, mas amo gastar num restaurante bom ou uma viagem, ou seja, experiências acima de marcas, tendo em vista que produtos de marca tem o valor imaginário exorbitante.
as atrocidades da arte moderna ... Vai ser bem útil! sempre q entro em um museu de arte moderna penso nessas atrocidades.. já quando entro no masp ou outro lugar de arte mais classica reflito na evolução da sociedade, em mim msm, nas possibilidades que temos nessa vida.! Arte pós moderna é arquitetura, pq só vira arte por estar no prédio que deram o nome de museu.(não tudo, mas grande parte das obras.) Excelente trabalho, RAfael.. PArabens!
Eu acho que um minimalista pode ter uma guitarra por exemplo, uma camera, uma bicicleta... coisas que são totalmente diferentes. Então é um consumo, guitarra é cara, pedal desta também é caro... e se vc não gasta dinheiro com novos celulares, novos relógios (sendo que tem celular pra olhar a hora), roupa todo mes... vc consegue comprar outras coisas e desenvolver outras áreas da sua vida. Ao invés de comprar roupa cara, comprar roupa barata... aí sobra dinheiro para comprar um som para vc ouvir as músicas que gosta. Aí sobra grana para fazer um painel por vc mesmo na sua casa, para pintar a parede do seu quarto, para plantar algo... Quanto menos vc gasta com roupas e acessórios caros, mais vc consome outras coisas.
Sou chamado de pão duro pq não compro um carro , moto , roupa de marca , não vou a restaurante em local turístico etc. só tenho dois pares de calçado , 2 calças jeans etc
Rafael, parabéns pelo conteúdo de qualidade. Não desista nunca. Faça como você mesmo se referiu às empresas: mantenha o propósito e o mundo o acompanhará.
Rafa, sou minimalista desde o dia que eu nasci. Moro só num apartamento de 37 metros, lindo e organizado. Tenho poucas coisas, porém muita boas. Meus amigos e familiares acham que tenho que comprar um apartamento maior, ter mais coisas. Eu sou muito feliz nele, o dinheiro que sobra, vivo experiências maravilhosas. Viajar é vida!
achei realmente muito interessante seu ponto de vista sobre um minimalismo capitalista, desde os 14 anos de idade adotei um estilo de vida minimalista que mantenho até hoje, apesar de achar que tenho um viés mais anticapitalista que o seu. porém, devo comentar aqui algo sobre sua thumb e seu comentário sobre arte. quero dizer que não espero que você seja especialista no assunto como não espero que uma pessoa que não é bióloga seja especialista em biologia. arte é uma área do conhecimento, existem teóricos e academias, portanto é sim importante ter um conhecimento básico pra falar sobre (assim como é importante saber biologia pra falar sobre simbiose) que eu vejo q você não tem só por falar ainda de arte moderna sendo que nem existe mais. as imagens das obras que você pôs no vídeo do Samuel Sabóia nem era obras e nem estavam à venda. existe um grande abismo que separa história da arte, produção artística e mercado de arte. sem contar que não posso dizer que não fico receoso de ouvir que você pretende fazer um vídeo sobre arte moderna e ~terrorismo estético~ depois de tanta demonstração de falta de conhecimento no assunto. a internet da uma liberdade maravilhosa de se falar sobre tudo mas as vezes nos falta humildade na hora de falar sobre coisas que não entendemos. peço que pense sobre isso antes de fazer seu vídeo. fora isso, assunto muito interessante, nunca tinha assistido alguém falar sobre minimalismo por esse viés. :)
Eu procuro comprar apenas aquilo que realmente me faz falta. Você tá certíssimo, viver pra ser feliz e não pra acumular coisas desnecessárias. Sua explicação foi a mais correta que eu ouvi, pois tem minimalismo exagerado.
Rafael, boa tarde! Gostaria de te parabenizar pelo canal e dizer também que seu estilo de vida me inspirou em algumas decisões e mudanças recentes em minha vida. Dito isso, gostaria de lhe perguntar se esse estilo de vida minimalista do qual vc tanto fala, tem espaço para economias e investimentos, pensando também no futuro e em emergências e eventualidades? Pq as vezes dá a entender que se trata de um estilo muito voltado para "viver o presente" e "acumular experiências" mas pouco vejo algo voltado par a segurança e estabilidade financeira, muito necessário diante de algum percalço ou eventualidade indesejada. Grande abraço!
Não conheço o canal, mas acho que é justamente o contrário! Acumular patrimônio para ter segurança financeiro de se fazer o que quiser, sem precisar se preocupar com a linha de pobreza.
Perai... Mas trocar compra de produtos por compra de serviços (Experiências) não da no mesmo ?
Gastar 2000 Reais para aprender inglês e assim ganhar mais e ter mais valor para o mercado (além de trocentos outros benefícios profissionais e pessoais) OU gastar 2000 (em 24x porque não tem o dinheiro) em MAIS UM tênis que você não precisa na prática, mas "sente" que precisa para ostentar....? É a mesma coisa? Vou deixar esse profundo questionamento filosófico para vocês :)
@@RafaelScapella, você está falando aquisição de conhecimento e neste quesito eu concordo contigo.
Entretanto eu estou falando da tal troca da compra de bens materiais por experiências. Por exemplo, trocar a compra de um tênis bacana (produto) x um jantar num restaurante fino (serviço/experiência), ou a comprar um super computador (produto) x fazer uma viagem bacana (serviço/experiência).
Essas trocas acima me parecem mais questão de preferência, pois não consigo ver como uma coisa pode ser melhor ou pior que outra.
Fica a reflexão.
Bem, eu não vou dizer como as pessoas devem viver. As vezes, a burrada de se endividar comprando produtos/serviços desnecessários é uma lição importante que a pessoa precisa para mudar para melhor como ela vive a vida. Acho que há como aplicar mal o dinheiro para ostentar viagens e até "estudar" inglês (pagar de chique por estudar na prestigiada escola X), enquanto que um menino pobre parcela uma chuteira cara em busca de se tornar profissional. Eu apoio mais o segundo exemplo. Acho que tudo está ligado ao seu propósito.
Que pensamento mais analfabeto e acéfalo em cara? Você compara um diário gasto em uma viagem como por exemplo, e relaciona isso com a compra de um tênis? Experiência de vida a gente não compra, a gente adquiri com o tempo. O exemplo que te dou, um dos lugares mais bonitos que existe na terra é machupicchu, eu moro próximo do Peru, com mil reais que hoje em dia você compra um tênis mizuno da moda, esses mesmo mil reais eu consigo passar 1 mês tranquilo no Peru pelos preços, iai o que compensa mais?
Se a experiência é a compra em si e logo depois o bem é 'descartado' nós temos um problema. Minimalismo é comprar o que você for usar e só o que você for usar.
A regra é simples: Descubra onde está seu coração, coloque seu dinheiro lá. Se para você e verdade seu coração está em que as pessoas olhem uma marca no seu peito, vá em frente, trabalhe para isso. Eu não uso roupas com marcas visíveis e gosto quando pessoas reparam isso e gosto das pessoas que reparam isso.
Se você realmente é fanático por motores, realmente entende de tudo compre um bom carro, etc.
De qualquer forma é improvável que o celular deste ano traga uma experiência tão diferente do celular do ano passado. Que tantas roupas não usadas no armário tragam experiências incríveis, etc.
De fato, depois que me tornei minimalista tenho mais liberdade de escolha e menos dívidas.
Moro nos EUA há 18 anos e ganho bem. Posso comprar praticamente o que quiser mas prefiro minimalizar. Aprendi, depois de sair do Brasil onde o bonito é ostentar, que tudo é ilusão, dor de cabeça e perda de tempo. Tudo passa, tudo acaba. O tempo que eu gastaria postando foto de vestido caro, uso pra ler, me informar, aprender. Tenho uma coisa se cada e uso até acabar. Sou feliz assim. Nada contra quem pensa diferente.
Peace!✌
Concordo com vc. brasileiro é induzido a coisas erradas e a cultura da ostentação é muito forte
Aprendi a enxergar isso morando no exterior. Outro erro do brasileiro é não valorizar nosso país q com todos os problemas é uma benção um baita país
@@japannihon107 Realmente o Brasil eh o melhor pais do mundo, o que nao prestam sao os que nele residem...
@@alanmateus1255 só não generalize. Se partirmos dessa lógica todo país e excelente. Todos tem muita gente boa. Aqui tem tb e muita gente tralha. Concordo q são elas q estragam o país e não fosse isso poderia ser o melhor país do mundo. Mas ainda não é. Ele tem sim é muito potencial para isso. Mas vai demorar a ser. Nós não veremos isso acontecer.
Boa atitude. Só uma observação EUA é um dos países onde a ostentação é mais forte na sociedade. Aliás deve ficar em primeiro lugar nesse quesito.
Então eu nasci no país errado... Rs
Bem, nunca gostei de exageros, so compro roupa, por exemplo, qndo estou realmente precisando.
Acho q tudo é uma questão de não querer agradar o outro, e redirecionar os esforços p coisas de valor duradouro.
Melhor definição para "status" que já ouvi:
Comprar algo que vc não precisa, gastando uma grana que muitas vezes vc não tem, para agradar ou impressionar alguém que está cagando pra vc!
Claro !! NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TODO MUNDO !!
O minimalismo beneficia a economia, quanto menos consumista é a população, mais se tem poupança e liquidez disponivel para investimentos importantes. Além de estimular Uma economia saudavel que deixa de ser baseada em emissão de dividas através dos financiamentos, reduzindo a inadimplência.
Quanta besteira kkkk
Quanto menos compras, menos emprego e maior a pobreza. Pelo menos creio que seja assim.
@@qualquernome Sim, o dinheiro tem que circular para mexer o mercado, o problema é quando circula em dívida. Pouco investimento, poupança e aumento das dívidas com demasiado consumo também não é saudável.
@@victorbormann4096 Acredite. não é besteira.
@@victorbormann4096 Por que é besteira?
eu virei minimalista por acidente, me mudei de cidade, dei tudo o que tinha, quando eu voltei só comprei o necessário e de repente descobri que eu me sentia muito bem assim.
Quando eu era bem nova e solteira, eu saí com uma amiga para uma balada e ela me disse que a minha bolsa era extremamente feia para a balada que iríamos (era uma bolsa pequena, adequada para uma balada, realmente não tinha sido cara) na hora eu não entendi e acabei aceitando q ela me emprestasse pq ela insistiu um bolsa dela de uma marca super cara. Eu achei a balada super chata, pessoas que realmente se vestiam com roupas de grife, e todos com um papo muito fútil. Depois eu entendi que eu não me identifiquei com aquele lugar, nem com aquelas pessoas, na época eu até tinha condições de comprar bolsas caras, mas sempre achei um absurdo pagar muuuuito caro por uma bolsa pequena pra baladas. Depois que comecei a entender o Minimalismo super me identifiquei. Acho que eu dou muito valor a experiências, a viagens, e menos valor a compra de roupas, sapatos e bolsas q é o q fazem a maioria das mulheres. Eu gosto sim de comprar algumas coisas com uma boa qualidade, q no Brasil chega a ser um preço não barato, mas eu compro somente o que eu vou usar, o que vai agregar valor, o que eu realmente preciso. É muito bom tb comprar alguns itens mais caros q vão durar um bom tempo, e isso vai evitar q compremos muito do mesmo produto em pouco tempo, pq foi barato e não durou nada.
Nossa cara, meus parabéns pelo excelente conteúdo.
O que vc falou exemplificou meu pensamento. Sou mulher e jamais eu pago 500,00 num óculos, 700,00 numa bolsa e etc e onde eu trabalhei as mulheres pegavam pesado no meu pé, pois nosso salário era mínimo, mas segundo a cabeça delas, eu tinha direito a ter uma bolsa cara só pelo fato de trabalhar, o que eu sempre vi como futilidade, pois se o que quero comprar é todo um salário, eu jamais comprei, pois sei que não é pro meu bico.
É MT difícil desconstruir isso na mente das pessoas viu? Desconstruir de que ela não precisa pagar caro pra ter uma bolsa ou um salto é MT difícil.
Acho MT mais fácil um homem ser minimalista que mulher, pois às mulheres sofrem preconceito se não andar impecável, cheirosa e na moda
D.Dantas, nem tanto !! Mas sou modesto !! Compro um objeto para durar anos a fio, e não para ir atrás de "modismos" !! Odeio a moda !!
A mulheres pressionam outras mulheres.
Você é o sonho da imensa maioria masculina.
Você pode aplicar isso até na sua alimentação: ao invés de vivermos a comprar produtos industrializados cheios de açúcar e engordativos - gastar, muito mais, na feira e no açougue, com comida "de verdade"; parar de beber refrigerante e suco, beber água, e assim, a partir de tais hábitos, chegar até a emagrecer! Rsrs! Valeu, Raphael...
pessoal, muito obrigado. Muitos comentários positivos. Infelizmente o youtube já jogou esse vídeo lá no porão e como muitos outros vai ficar lá bem longe das dezenas de milhares de pessoas interessadas nessa mensagem. Haters comemorem, pois esse é mais um vídeo fracassado que fiz com muita dedicação e sincera esperança de que ia alcançar muitas pessoas. Me preparando para deixar o youtube esse ano (ainda mais depois do artigo 13).
Além deste tipo de vídeos, complementa também com assuntos em voga ou mesmo polémicos para não ficares para trás no algoritmo do youtube. A inteligência artificial do youtube oferece o que mais se procura no momento em termos gerais e não só com base nos interesses de cada um, como antigamente.
Isso é uma pena Rafael. Eu adoro o seu canal
Isso é realmente triste. Eu curto e compartilho! #FicaRafa
Eu imaginei que as visualizações baixas seriam efeitos já do Artigo 13... O mundo ocidental indo cada vez mais ralo abaixo, vi isso também em outros canais que acompanho da Europa. Usar VPN não muda em muita coisa não? Postando relativamente de "outro país" no caso, graças ao VPN
Acabei de compartilhar seu vídeo no Facebook... que, aliás, também está uma bosta.
Melhor vídeo q assisti sobre minimalismo até agora. Agora em 2021 inicieu minha jornada rumo ao nomadismo. O q gosto de fazer é música e já estou trabalhando com afinco para que no máximo em 2022 possa viver de musica em qualquer lugar do mundo (neu grande sonho). Uma coisa que percebi é que quando a gente foca num objetivo, vai agregando conhecimento e encontrando pessoas que nos ajudam nesse sentido. Ou seja, o simples fato de desejar, começa a fazer acontecer. É tipo uma Lei da Atração mas com provas factuais. Quando você desiste seu foco se esvai e não atrai tantas coisas legais como quando sua meta está viva. Eu desisti uma vez e me arrependo amargamente, perdi 7 anos, pois se tivesse continuado sei que teria conseguido. Mas tudo é experiência. Só após desistir descobri o que deveria ter feito. Mas, voltei a luta. Parabéns e obrigado.
Cara, fala da Decathlon. Eles tem uma filosofia de vender sempre pelo menor preço. Não patrocinam nenhum jogador famoso e focam na qualidade do produto... não ganho nada ao falar dele, mas é uma filosofia alinhada com o minimalismo. Parabéns pelo vídeo.
Fantástico! 👏👏👏👏 Desde que aderi ao minimalismo minha vida ganhou outro significado. Deixei de me preocupar com coisas supérfluas, não perco mais o sono pensando em como irei pagar as minhas contas, tenho mais tempo e dinheiro para fazer as atividades que eu realmente gosto de fazer como esportes e viagens, me dedico aos projetos socioambientais que é o que eu curto fazer, dou aulas e palestras e me sinto muito realizada. Não sinto mais a minha casa entulhada de coisas que nem me trazem boas recordações. Só ficou o que realmente é útil e me faz feliz. Ganhei qualidade de vida com o minimalismo. 😍😘
Rafael sensacional! Desde que aderi ao minimalismo minha vida mudou absurdamente e sou muito mais feliz! Adoraria saber sobre seus equipamentos, pois preciso melhorar meus equipamentos de viagem e tenho medo de cair num consumismo desnecessário pois não achei ninguém que fale sobre equipamentos para vlogs de viagem! Valeu! E parabéns pelo Canal!
obrigado. Eu uso a gorpro 7 e um gravador da Sony (ICD UX560). Com eles faço quase tudo que preciso no youtube. Para editar, há muitos laptops leves e potentes, mas não são baratos. O meu é pesado (toshiba qosmio) mas ainda assim tá no limite da portabilidade (cabe numa mochila grande). A gopro 7 é super minimalista e prática por que dispensa microfone externo (na maioria dos casos) e gimbal (só terá problemas em lugares com muito barulho e pouca luz)
Rafael Scapella adorei! To no caminho certo! Valeu mesmo! Vc usa o gravador da sony nas externas? Meu problema é o barulho nas externas e o gravador é grande para carregar né? To com a gopro6 usando lapela e gostei do resultado! Muito obrigada pela ajuda! Vc é fera
O gravador é mais minúsculo (cabe no bolso de uma camiseta polo, 3x menor que um celular). Melhor que meu outro da Tascam (grande, usava pilhas e precisava de cartão SD). Ele aceita Mic lapel também. Uso para narração ou em lugares barulhentos (e tenho que sincronizar, claro...). A diferença de áudio e estabilização da gopro 6 pra 7 é ABSURDA! Facilitou muito minha vida. Repara na qualidade de áudio e estabilização nos meus últimos vídeos ao ar livre (gopro 7). Com a gopro 5 não dava para usar o áudio... Ruim demais
A pressão social é algo que seria engraçado se não fosse trágico. Moro no interior tudo é próximo, não ando de ônibus só de Uber e gasto no máximo 300 reais por mês, por isso não tenho carro, mesmo assim eu e meu marido somos questionados diariamente porquê não temos carro, até a faxineira no trabalho do meu esposo não consegue entender como isso pode não ser importante pra ele
É uma loucura! Assim que entrei no mercado de trabalho, já começaram a me questionar sobre isso... quando eu ia comprar meu carro? Detalhe: moro numa cidade pequena... tudo fica a 15 minutos de distância (a pé).
É isso que eu chamo de digital influencer! Obrigada por esse vídeo!
Acho que o que acontece também é que você sempre quis comprar o produto x, mas nunca teve dinheiro. Aí quando você "tem dinheiro", você começa a comprar essas coisas que "você sempre quis, mas nunca pôde". Meio que é pra preencher um vazio no seu passado... Sei lá, eu realmente estou pensando nisso. Agradeço a reflexão. Acho que não preciso de milhões de canetas, canetinhas, post-its, etc (produtos de papelaria são meu fraco hahaha)
Sim eu creio que seja algo assim, muitas pessoas perdem a cabeça e gastam horrores quando tem um pouco mais pra preencher o vazio de não ter aquilo no passado e o medo dessa onda de fartura acabar e você voltar a pobreza e não poder comprar tais produtos....
Amei o video, um exemplo das disparidades de preço de produtos e quando vc vai em uma loja com queima de estoque, certa vez comprei um tênis da Olimpicus por 50,00 pq a loja tinha q eliminar o estoque, tenho esse tênis por 4 anos já, quando ele começou a descolar eu paguei 10,00 pra um sapateiro colar, uso ele pra academia, e está super confortável pq com o tempo de uso fica mais macio e adaptado aos seus pés. Em suma.. quando eles precisam vender logo pra liberar espaço para as "novidades" eles caem a margem de lucro e vc compra um produto bom do mesmo jeito, e esse exemplo do tênis e só um q já aconteceu comigo de conseguir coisas q duraram muito por preço baixo por comprar numa dessas oportunidades de loja liquidando, tbm sigo estilo minimalista e concordo com vc... Prefiro gastar minha grana com viajens, livros, cursos experiências, vivendo. e não sobrevivendo como muitos fazem..
eu compro roupas e tenis fora do pais super baratos
Esse não é apenas um vídeo sobre minimalismo.. É uma aula de como salvar o país!
Sua colocação é muito boa. Tudo faz muito sentido!
Parabéns! Ótimo conteúdo!
sou um colecionador minimalista, depois que descobri essa forma de consumir minha vida mudou completamente e um peso sobre minhas costas foi retirado. :)
Oie! Quanta simplicidade e sabedoria vc me transmite! Te achei a poucos dias, precisamos de vc, seu canal e top, nao pode acabar,! Please!
Minimalismo antigamente era chamado de muquirana
Como um universitário que estuda o dia inteiro e faz bicos durante a noite para ganhar menos de um salário mínimo... eu não tenho tempo para pensar nesse tipo de coisas kkkk.
Compro roupa só quando as que tenho rasgam e sempre procuro promoções kkkk, a vida me força a ser minimalista, nunca foi uma opção.
👏🏼👏🏼👏🏼🌷
eu sou a mesma coisa, porem tenho filho, entao fudeu tudo em dobro. Se existe algo abaixo do minimalismo, eu estou lá. rs
Espero que vc, aproveite a faculdade e estude muito fora de lá quando pode. Pq faculdade é ilusão. Se vc não for o melhor nada adiantará
HAHAHAHAHA! Fui criada com roupa usada. Foi a vida quem me trouxe ao minimalismo. Anos atrás, quando meu marido decidiu que era hora de termos um sedã médio 2.0 zero km, foi a compra mais dolorosa que já fiz na vida... Meu coração sangrava no dia de buscar o carro. Eu não me sinto nada confortável com consumos excessivos. Um passivo que desvaloriza uns 20% assim que você sai com ele da loja. AFFF... Quando decidimos sair do Brasil, vendemos abaixo da tabela. Foi uma compra MUITO burra! Desnecessária. Eu avisei. Os anos que o carro nos serviu, valeram, claro. Mas podia ter um igualzinho com 5.000 km rodados que já seria bem mais em conta. NUNCA MAIS!
Eu tbm por que pra mim quem ostenta é burro,é uma pessoa que gasta muito só pra alguém dizer uma coisa boa
Seus vídeos realmente são ótimos e muito didáticos, eu tenho um golzinho 1.0 16v ano 2000 completinho, e estou analisando a possibilidade de comprar um carro mais novo mas vendo seus vídeos sobre esse tema estou percebendo que isso não é uma prioridade afinal o meu carro me leva onde quero com economia entao vou seguir sua linha de pensamento e investir parte do meu suado dinheiro pra melhorar ele e economizar uma grana e gastar com o que vai me tornar uma pessoa melhor....obrigado e parabéns pelo seu trabalho ganhou mais um inscrito
Bom vídeo, concordo com a ideia geral. É tipo aquilo que vemos quando um consumidor (às vezes pobre), recusando-se a adquirir um produto ORIGINAL mais simples, faz questão de comprar um par de óculos PIRATA de marca famosa (que ele mesmo sabe ser pirata) pra ostentar para terceiros (que também sabem que seu par de óculos é pirata), sendo que o próprio consumidor também sabe que todos sabem que o tal par de óculos é pirata:
Bem aquela estória do rei nu, kkkkkkkkkk.
Para ser sincero, quando vi alguns anúncios do seu vídeo te julguei mal, mas ao assistir, percebi que VC é, muito competente, profissional e dedicado, e que realmente apresenta ótimos conteúdo com intenção de distribuir conhecimento, parabéns continue assim, sou fã deste canal.
Nossa, parabéns! Estou estudando muito sobre o minimalismo..Já fui super consumista e hoje vejo que é tudo ilusão. Obrigada!
Esse vídeo foi o melhor que eu vi. Sobre ser minimalista na explicação e inteligente tb. Me identifiquei bastante. Obrigada por colocar saude mental em nossos dias rotineiros.
Sempre com argumentos muito bem elaborados ! Muito bom este canal !
Se este video e o canal do rafael tivesem 1 milhao de views o brasil fose um pais muito diferente! fosse um pais muito melhor!
A China cresceu absurdamente nos últimos anos e só depois que sua economia esfriou um pouco o governo incentivou o mercado interno pra que ela continuasse girando, só que a população chinesa quando vai gastar em status, simplesmente aumenta sua carga de trabalho e faz isso com o extra que ganha, sem afetar aquele capital que necessita pra sua sobrevivência, diferente de outros povos que costumam gastar mais do que ganham virando uma bola de neve de inadimplência
Magnífico conteúdo! A palavra do minimalismo precisa ser espalhada haha. Parabéns pelo trabalho Rafa!
Você é uma inspiração para zona leste de São Paulo.
é nóiz...
Explicação muito boa e equilibrada sobre o minimalismo, assisti varios canais sobre minimalismo e tem muita gente confundindo minimalismo com taticas de muquirana, como deixar de usar papel higienico pra economizar, um despropósito total.
Deve ser por isso que aparece gente revoltada aqui
@@RafaelScapella Si rsss
Ser minimalista não necessariamente significa gastar menos dinheiro, e sim, gastar menos com coisas desnecessárias
Vou te dar um exemplo de ostentação: uma amiga minha paga uma fortuna numa loja de móveis, pelo simples fato da vendedora recebê-la pelo nome e oferece uma taça de r espumante, que na verdade está pagando várias garrafas com certeza embutidas no valor do móvel comprado por ela.
Os europeus em geral principalmente nas grandes potências o minimalismo é muito maior que na América ou Brasil
Sim e de forma natural, eu creci assim, se tiver dinheiro compro, uso até ao fim e nunca dei importância a marcas. Aqui em Portugal, (com o perdão da palavra) as pessoas tão "cagando" para o que tu tens, até porque o mesmo restaurante que vai o rico, também vai o pobre, o que veste o rico, o pobre também pode vestir, as pessoas se misturam. Os patrões vão jantar com empregados e etc...
Claro amigo lá o poder de compra é 200x maior que o Brasil, esses minimalistas lá vivem muito melhor que as pessoas comuns daqui.
América é o kralho! BRASIL TB É AMÉRICA, PORRA!
Brasileiros gostam de ostentar.
Exato, mesmo com longo inverno eles tem no máximo 2 casacos! 2 botas e por aí vai! utilizam a bike - economizam e ganham saúde e cidades menos poluídas!! Mentalidade comum nos Alemães, Holandeses, Belgas e Escandinavos!
Gratidão! Assisto a todos os seus vídeos . O senhor é um homem muito inteligente. Seus vídeos foram muito úteis pra transformar minha vida. mim. Moral da estória: " Quem ostenta, não sustenta." Acabei de criar um provérbio. Ostentação X Sustentação. Infelizmente no nosso país. Vivemos a subcultura de viagem ao exterior como ostentação. Conheço gente que gosta de ostentar ´para impressionar , esnobar, se achar melhor que os outros. Por trás deve estar com uma enorme dívida no cartão de crédito. mas gosta de ostentar.
O video que eu estava esperando!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tô muito satisfeito e feliz em conhecer esse canal, me agrega muito, sinto que estou recuperando um lado conciente que enterrei em procastinação, obrigado pelo conteúdo
Cara, eu preciso entender mais sobre o minimalismo, tenho que frear o consumo de coisas que eu realmente não preciso. Espero que faça mais vídeos assim sobre o tema. Vou rever esse vídeo mais tarde com certeza!
Puts cara que lega, estava exatamente discutindo com colegas sobre o Consumo Consciente principalmente o consumo Nerd. Do nada apareceu seu video aqui nos recomendados. Gostei.
Os preços de veículos, eletrônicos e outros produtos no Brasil são absurdamente caros e como você disse no vídeo, são caros porque tem pessoas que pagam os preços impostos por eles e no Brasil é assim, quanto mais caro melhor, meu vizinho comprou um tênis de R$ 800,00, achei o cúmulo do absurdo, eu comprei um tênis por R$ 90,00 e vem me satisfazendo.
@@RT-dj9td Me diz qual país no mundo onde o povo não paga imposto, nos EUA a taxa de imposto varia de 6% a 8% de acordo com o Estado e como eu digo, no Brasil é caro porque tem quem pague os absurdos, porque o governo lucra 100%, as empresas lucram 100% e o povo aceita, o brasileiro ganha uma esmola e paga valores absurdos por produtos básicos, enquanto o brasileiro não mudar sua mentalidade, vai continuar assim.
@@RT-dj9td É mesmo ?! As empresas não tem culpa de nada né, é o governo que obriga as empresas a botarem impostos absurdos em seus produtos, quem você vai culpar também, a esquerda ?
@@RT-dj9td Tchau.
@@RT-dj9td Onde eu defendi o Estado ? Pro alienado a culpa é sempre da esquerda, agora vê se dá um tempo que eu não tenho saco pra gente idiota não.
@@RT-dj9td Me poupe dessa ladainha e vai embora.
Olá Rafael
Parabéns pelo conteúdo de seus vídeos
Continue a trilha-llos com essa consciência que tu tem hj....gratidão🙏
Excelente vídeo Rafael!! Uma verdadeira ''aula documentário'' sobre esse paralelo MINIMALISMO X CAPITALIMO e etc. Ainda irei rever esse vídeo!! Como já frisei... admiro teu trabalho aqui no You Tube!! Grande abraço. P.S.: Tô em Porto Alegre (RS).
Parabéns cara, conteúdo excelente. Se as pessoas soubessem aproveitar os materiais que temos na internet, certamente teríamos um mundo bem diferente.
O consumismo em excesso somente é bom para os bancos, pois aumentam as dívidas da população e os juros recebidos pelos bancos!
Isso !! E SE a gente diz NÃO, nos chamam de "mão de vaca", "pão duro"...
Já assisti umas dez vezes esse vídeo...
Na minha opinião, um dos 10 melhores do RUclips.
obrigado
Ganhou uma inscrita. Amei seu vídeo! Continue seu trabalho e se dedique, com o tempo irá colher os frutos. Pense positivo!
Ótimo vídeo, vou compartilhar!!! Já estou no caminho do minimalismo faz bastante tempo, embora só tenha sido um pouco consumista até os 27 anos. Mesmo assim ainda me pego exagerando um pouco. Cada vez quero mais ser feliz sem carregar tralhas, quero ser valorizada pelo que sou. O mundo precisa de pessoas assim úteis e bonitas por dentro.😊
Caro amigo Rafael, sou um fã, viciado em seus vídeos e discurso. Nuns e outros felizmente você não é minimalista , você esbanja qualidade e bom gosto. Qs seus vídeos são na generalidade espantosos; adoro a fantástica e inteligente adição de imagens, sempre contextualizadas. Você deve elaborar as suas produções de forma a criar vídeos com a temática mais alargada, mais explorada e propor estes seus trabalhos para Faculdades em Portugal e quiçá no Brasil.
Abração.
Ignorância ou conhecimento.
Adorei esse vídeo verdade em tudo👏🏽 aprendi muito a uns anos atrás e mais ainda nessa pandemia,apesar de não ser muito consumista.Quando vejo alguma coisa que me agrada não penso e logo falo pra mim mesmo,não preciso disso tenho em casa…Não me apego com nada e desapego muito fácil,fazendo muitas doações,não sou de ficar guardando o que não uso e nunca vou usar mesmo novo…😉
Rafael, Parabéns pelos vídeo! Os pontos abordados ficaram explicitamente objetivos, fico contente em encontrar um tema como o minimalismo no RUclips. De fato, é um estilo de vida libertador, que aos poucos tenho buscado e isso tem agregado muito bem. A exemplo, tenho pesquisado sobre um tópico chamado "Tiny house" recomendo! Enfim, experiências são imateriais são superiores às matérias! +1 subd!
Gabriel Abraão
eu recomendo você a assistir os vídeos deste canal do youtube que fala sobre tiny houses é em inglês mas vale a pena assistir ruclips.net/user/livingbigtinyhouse
@@oetdevarginhaeletdelvargin6865 opa! É um ótimo canal! Também recomendo "Tiny house big journey".
@@Gabriel-cz3zj valeu
A coisa mais socialmente responsável que pode os fazer é viver em espaços menores.
Mano teu canal foi uma das melhores coisas que eu encontrei nós últimos dias.
já me livrei disso desde minha adolescência , comecei a imaginar assim, trabalhar dias, anos e hrs pra sustentar o conforto de alguns mais espertos, ja escapei muito tempo dessa ignorância , hoje tenho dinheiro, um pouco de conforto e estabilidade e nada pra mostrar pra ninguem quem sou ,ando na minha sem grifes e idiotices...
Bom vou deixar aqui minha experiência. Eu nem sabia que minimalismo existia, mas desde de criança minha mãe e meu pai sempre me ensinaram a gastar meu dinheiro com consciência e isso me ajudou muito a conquistar coisas realmente importantes. Porém via e vejo que sou deixado de lado pelas pessoas por essas escolhas, mas com o tempo aprendi que não ter muitos "amigos" não importa e hoje tenho basicamente dois amigos rsrs mas sinceramente de qualidade inestimável. Muitas pessoas sempre me criticam porque não troco constantemente de carro ou tenho super celular da moda entre outras futilidades que se eu quisesse poderia fazê-lo, porém invisto meu dinheiro e meu tempo em coisas mais edificantes fico impressionado como pessoas que ganham tão bem ou mais do que eu estão sempre preocupados com as contas e por outro lado gastam sem pensar nas consequências. Atualmente ganho um bom salário, mas vivo um estilo de vida discreto e que gosto muito, não me importo mais com críticas, pois sei o que estou fazendo.
Realmente, a gente vive numa sociedade narcisista, hipócrita e fútil ao extremo. Observo como você disse... Ando de metrô e vejo diariamente pessoas com iPhones de última geração, ou seja, um contraste.
Eu não sou capitalista e nem defendo esse sistema, mas não acho inteligente julgar a felicidade dos outros sem comprovar que a pessoa poderia ser feliz de outra forma.
Não acho que o intento ao minimalismo neste único sentido (não obter bens) seja algo plausível. EXEMPLO, uma pessoa pode ter tido infância pobre e se tornar um adulto FELIZ DE VERDADE com seus inúmeros bens.
OUTRO EXEMPLO: um ciclista que OPTA por não ter carro, não é necessariamente uma pessoa melhor, novamente, vejo quase todo dia, ciclistas ATROPELANDO pedestres... Estes caras (muitos deles, milleniums, como você mesmo disse) PODEM TER suas mentes voltadas ao NÃO CONSUMISMO, mas há prejuízo de outros valores, já que a questão toda é se tornar melhor.
Rafael..É libertador quando não nos sentimos pressionados a ter algo pra pertencer a um meio..Eu sendo mulher, o desafio é maior pois normalmente é um efeito manada...Amo o minimalismo..Já fui extremista, não enriqueci..Hoje tenho equilíbrio financeiro.
excelente video amigo! Esse video me ajudou a me dar conta de que o minimalismo é mais compatível ao corporativismo do que ao capitalismo de "livre-mercado", enquanto as grandes corporações se apropriam de qualquer competição financeira real dentro dos países devido a só um nome e não a qualidade daquela marca em si(monopólios e o desinteresse das pessoas em produtos de qualidade e sim nos produtos que mais saem por status), o minimalismo prega o contrário, prega pela qualidade do produto e vê a real desnecessariedade de produtos realmente supérfluos(coisa do capitalismo de "livre mercado"), que é justamente o que o corporativismo visa nas nações. Quero saber o que acha sobre o ponto que fiz graças ao seu video Rafael.
outro adendo que faço é a respeito do capitalismo de "livre mercado", recomendo dar uma lida sobre as mentiras da globalização, que é um caminho ao globalismo, começando pela economia. Entendendo isso ajuda a ver o porque eu relacionei o minimalismo ao corporativismo
você quiz dizer corporativismo mesmo? Não se refere ao mesmo que capitalismo clientelista, certo?
@@RafaelScapella corporativismo mesmo, igual o da Singapura. Alguns países adotaram esse modelo nos últimos 100 anos e esses países sofreram sanções por quererem ficar independente do sistema financeiro internacional. O corporativismo se livra das correntes monopolizantes que ameaçam a estabilização econômica nacional(Dr Enéas já alertava-nos sobre isso), não abandona as privatizações de modo algum, a única diferença é que se analisa o que será benéfico e necessário a nação, como um filtro. Estou colocando no mais básico possível, recomendo dar uma lida sobre Adriano Benayon, Bautista Vidal ou Dr Enéas, já que são brasileiros. Ou Wilhem Bauer da Alemanha nazista, não estou propagando o regime, me refiro ao sistema econômico aderido por eles que tirou a Alemanha da lama economicamente . Sobre o Wilhem Bauer é mais difícil de achar então vou deixar este artigo aqui sobre ihr.org/other/bauer1939economicpolicy
Os outros você pode achar com mais facilidades, caso não, me diga pois posso procurar e te mandar a respeito, desde já posso te recomendar os livros de Dr Enéas Carneiro por agora, caso tenha interesse em lê-los. Grande abraço
@@brucesantini9507 Corporativismo é coisa de fascista. O estado fascista de Mussolini e do Getúlio Vargas eram corporativistas, ou seja, apenas empresas apoiadas por esses regimes poderiam produzir portanto eram altamente intervencionistas. As pessoas devem escolher o q deve ser produzido por meio de um livre-mercado (oferta e demanda) e não um ditador q deve escolher o q pode ser produzido ou não. Achar q um ditador e sua elite política sabem o q todos os indivíduos numa sociedade querem é falacioso, o conhecimento está disperso na sociedade.
Realidade nua e crua, estou com 39 anos, me perdi muito nessa vida, e hoje vejo com totalidade e reversão a essa prática consumista, já venho há algum tempo me promovendo como ser humano, e seus vídeos nos dá mais combustível pra viver a nossa realidade, parabéns por seu trabalho, logo menos pretendo fazer um curso seu, obrigado brother.
Sou minimalista por "obrigação ", pois com o que ganho o minimalismo é a única opção.
Nossa acabei de conhecer seu canal, gostei bastante do tema, estou tentando me libertar do consumismo. Por favor faça mesmo um vídeo sobre a "arte moderna" pois são poucos que não caem nessa "roupa nova do rei", seria cômico se não fosse trágico.
Sou minimista a muito tempo , viajei para mais de 20 países adiquirindo cultura
Cultura tbm. nao e uma coisa mto boa pq vc pode aprender custumes pagão de outros paises .
@@slick-ofir7092 1 vc não sabe da religião do nosso amigo aqui. 2 cultura pode te levar a novos paradigmas de vida e a novas formas de pensar além de poder te dar a ideia de um negócio então por favor retire seu comentário
@@vitorferreira9366 ta bom senhor juiz, eu vou retirar meu comentario assim que vc me responder de qual vara civíl vc atua. blza.
@@slick-ofir7092
Cultura pagã?kkkk
Cristianismo foi inventado por europeus.
Excelente conteúdo e extremamente pertinente. Parabéns pelo excelente trabalho. Não deixe de produzir esse tipo de material e contribuir com nosso crescimento. Grato!
Arrebentou ! Video muito importante e muito completo.
Muito bom o vídeo Rafael
Tenho gostado muito dos conteúdos abordados e não, não tem nada a ver gastar de forma “desnecessária” e ser minimalista gastando em novas experiências.
Na décima vez aceitou o meu "joínha" e espero que continue a ser computada. Vou acompanhar e informo se apagar novamente.
Ola @RAPHAEL. Otimo video. Concordo 100% com voce. Dá para perceber que vocês mora fora do Brasil a muito tempo. Realmente aprendemos muitos quando trocamos objetos por experiencias.
Eu só tenho um sapato, não compro roupa, minhas amigas sempre me dá roupa delas, eu trabalho Só pra me sustentar. Não tenho transporte vou à pé. Mais meus amigos não gosta disso. Eles acham que eu vou muito pobre, mais eu não acho isso, é melhor ser livre dessa vida de comparação com à vida dos outros. Não tenho face nem celular caro. Estou bem graças a Deus.
Que luxo tomar os trocentos cafés, em trocentos locais diferentes....
Show de bola , vou investir em mim e no futuro espero poder morar em outro país . Parabéns pelo video .
Como SEMPRE, um excelente conteúdo do Rafael para nós, Like conquistado!
Primeiro vídeo que vejo seu, incrível a mensagem e discurso super claro. Realmente estamos a passar por uma fase muito complexa neste momento.
Força para fazer mais vídeos deste género.
Abraço de Portugal.
obrigado, também moramos em Portugal :)
Ótimo vídeo! Parabéns, você explicou vários aspectos do minimalismo que são tão verdadeiros e importantes. Obrigada!
Esperando o vídeo sobre arte contemporânea, ganhou o like a inscrição só por essa promessa. KKKKKKKKKK
Brincadeira, seu conteúdo é muito bom!
agora sim, nesse vídeo vi uma visão interessante sobre minimalismo, eu não conhecia a mesma sobre esse ângulo/interpretação.
Concordo com você Rafa. O "Brazil" funciona assim, na minha visão: Geralmente o rico brasileiro é idiota, o famoso coxinha, tem dinheiro mas tem nível cultural geralmente muito baixo. Ele gasta bastante para se aparecer e quer se parecer com o Europeu e Norte Americano. O que é irônico, pois, pelo que a gente vê, o europeu médio, não é ostentador, e tem nível cultural bem mais alto. O coxinha brasileiro ainda se lixa para o pobre e para a miséria e a desigualdade social do "Brazil", taxando aqueles que são pobres de preguiçosos. O pobre brasileiro, por sua vez, apesar de ser massacrado por esse coxinha rico, também quer ser ostentador, pois seu nível cultural é mais baixo ainda, massacrado por anos de escola pública ruim e tv aberta porcaria. Assim ele é um pobre, mas um coxinha em potencial, piorando a cada dia sua situação. Esse é o retrato do "Brazil" que vejo hoje.
adorei o texto....isso estamos cheios de coxinhas aff
Mto bom, é isso msm!!!👏🏻
Povão brasileiro e teliquado mente fraca falta personalidade são massa de manobra para os poderosos se vendem por qualquer grana precisamos acordar essa gente não pode o mal vencer o bem pesquise a obra musical de Wilson Simonal um artista injustiçado no Brasil falava verdades que muitos não queriam povo desorientado Br Tmj
E ainda vem a Bettina e diz que você é preguiçoso se não for rico
Kkkk. No Brasil o rico não é idiota, ele é sempre o amigo do rei! Ele sempre e dono de uma empresa ajudada pelo governo. O Brasil tem uns 5 banco, umas 5 operadoras de telecomunicações, umas 5 empresas aéreas, etc... Sempre com um órgão governamental ajudando. Aí fica difícil. No Brasil o coxinha e amigo do governo e o mortadela o próprio governo. Minimalismo sempre é a favor de livre mercado. No Brasil nem os coxinha muito menos os mortadela querem isso!
Uma coisa e estressante , muitos desejos , objetivos a alcançar , ganhar dinheiro custe o que custar , faz adoecer a mente , o espírito , .... quando a pessoa entra no minimalista ,se desfaz do acúmulo , emediatamente sente alívio mental , paz ,liberdade , é por encrivel que pareça , estará a caminho de todo tipo de prosperidade, queira ou não queira.
Rafael, a Sony está repetindo a Nokia, muitas reclamações dos Xperia, o meu está com o touch praticamente inoperante em menos de 18 meses de uso. Fecharam a maior fábrica de celulares na Ásia e, segundo a matéria, estão com 1% do mercado de celulares
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 thank you very much, Rafael! You’re a blessed, intelligent man.
Parabéns Rafael, curto muito teus vídeos
Como é bom ver vídeos assim as vezes me vejo querendo um carro mais bonito mais potente e imponente e com a mentalidade minimalista me faz ver de forma diferente
verdade ... o minimlismo é mais um produto de mercado , é quse um markting pessoal para muita gente , tudo que é estetico pode ser consumido , é essa é a nossa era do capitalismo estetico.
Tem como curtir esse vídeo pelo menos umas 20 vezes? Meus parabéns, desejo sucesso a você Rafael e a todos que procuram esse e outros pensamentos de desenvolvimento pessoal!
Ótimos argumentos cara, parabéns !
De certa forma até vivo no minimalismo haha. Não ligo pra marca de roupa ou sapato, mas amo gastar num restaurante bom ou uma viagem, ou seja, experiências acima de marcas, tendo em vista que produtos de marca tem o valor imaginário exorbitante.
Eu gasto meu $ somente dando uns role n tenho nada financiado. Graças a Deus hehe
Parabéns, os seus agrega valor pra um bom planejamento pessoal
as atrocidades da arte moderna ... Vai ser bem útil!
sempre q entro em um museu de arte moderna penso nessas atrocidades.. já quando entro no masp ou outro lugar de arte mais classica reflito na evolução da sociedade, em mim msm, nas possibilidades que temos nessa vida.!
Arte pós moderna é arquitetura, pq só vira arte por estar no prédio que deram o nome de museu.(não tudo, mas grande parte das obras.)
Excelente trabalho, RAfael.. PArabens!
Eu acho que um minimalista pode ter uma guitarra por exemplo, uma camera, uma bicicleta... coisas que são totalmente diferentes. Então é um consumo, guitarra é cara, pedal desta também é caro... e se vc não gasta dinheiro com novos celulares, novos relógios (sendo que tem celular pra olhar a hora), roupa todo mes... vc consegue comprar outras coisas e desenvolver outras áreas da sua vida.
Ao invés de comprar roupa cara, comprar roupa barata... aí sobra dinheiro para comprar um som para vc ouvir as músicas que gosta. Aí sobra grana para fazer um painel por vc mesmo na sua casa, para pintar a parede do seu quarto, para plantar algo...
Quanto menos vc gasta com roupas e acessórios caros, mais vc consome outras coisas.
Estou adorando conhecer os seus vídeos, são esclarecedores e verdadeiros! Gratidão.
Parabéns pelo vídeo.
Ganhou mais um inscrito!
Obrigado!
Aguardando ansiosamente o vídeo sobre arte moderna
Sou chamado de pão duro pq não compro um carro , moto , roupa de marca , não vou a restaurante em local turístico etc. só tenho dois pares de calçado , 2 calças jeans etc
Rafael, parabéns pelo conteúdo de qualidade. Não desista nunca. Faça como você mesmo se referiu às empresas: mantenha o propósito e o mundo o acompanhará.
Rafa, sou minimalista desde o dia que eu nasci. Moro só num apartamento de 37 metros, lindo e organizado. Tenho poucas coisas, porém muita boas. Meus amigos e familiares acham que tenho que comprar um apartamento maior, ter mais coisas. Eu sou muito feliz nele, o dinheiro que sobra, vivo experiências maravilhosas. Viajar é vida!
SP?
@@JoaoSilva-ii7ir Não. DF
achei realmente muito interessante seu ponto de vista sobre um minimalismo capitalista, desde os 14 anos de idade adotei um estilo de vida minimalista que mantenho até hoje, apesar de achar que tenho um viés mais anticapitalista que o seu. porém, devo comentar aqui algo sobre sua thumb e seu comentário sobre arte. quero dizer que não espero que você seja especialista no assunto como não espero que uma pessoa que não é bióloga seja especialista em biologia. arte é uma área do conhecimento, existem teóricos e academias, portanto é sim importante ter um conhecimento básico pra falar sobre (assim como é importante saber biologia pra falar sobre simbiose) que eu vejo q você não tem só por falar ainda de arte moderna sendo que nem existe mais. as imagens das obras que você pôs no vídeo do Samuel Sabóia nem era obras e nem estavam à venda. existe um grande abismo que separa história da arte, produção artística e mercado de arte. sem contar que não posso dizer que não fico receoso de ouvir que você pretende fazer um vídeo sobre arte moderna e ~terrorismo estético~ depois de tanta demonstração de falta de conhecimento no assunto. a internet da uma liberdade maravilhosa de se falar sobre tudo mas as vezes nos falta humildade na hora de falar sobre coisas que não entendemos. peço que pense sobre isso antes de fazer seu vídeo. fora isso, assunto muito interessante, nunca tinha assistido alguém falar sobre minimalismo por esse viés. :)
Ja assisti a uma dezena de vídeos do seu canal, mas esse é o melhor!
Que video hein pai, faça mais!
Eu procuro comprar apenas aquilo que realmente me faz falta. Você tá certíssimo, viver pra ser feliz e não pra acumular coisas desnecessárias. Sua explicação foi a mais correta que eu ouvi, pois tem minimalismo exagerado.
Rafael, boa tarde! Gostaria de te parabenizar pelo canal e dizer também que seu estilo de vida me inspirou em algumas decisões e mudanças recentes em minha vida. Dito isso, gostaria de lhe perguntar se esse estilo de vida minimalista do qual vc tanto fala, tem espaço para economias e investimentos, pensando também no futuro e em emergências e eventualidades? Pq as vezes dá a entender que se trata de um estilo muito voltado para "viver o presente" e "acumular experiências" mas pouco vejo algo voltado par a segurança e estabilidade financeira, muito necessário diante de algum percalço ou eventualidade indesejada. Grande abraço!
Não conheço o canal, mas acho que é justamente o contrário! Acumular patrimônio para ter segurança financeiro de se fazer o que quiser, sem precisar se preocupar com a linha de pobreza.
Esse vídeo merece ser muito compartilhado 👏👏👏👏👏👏
Além de menos desperdício de recursos.