Estilos Arquitetônicos: do Clássico ao Contemporâneo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024

Комментарии • 9

  • @leonardosilva4449
    @leonardosilva4449 Год назад +9

    É engraçado que quanto mais "desenvolvidos" ficamos, mais vazios nos tornamos. A arquitetura, tal como o resto da arte, é um reflexo da alma humana, que se tornou cada vez mais vazia nos ultimos seculos, ao ponto de, na minha opinião, os estilos arquitetónicos mais recentes parecerem um conjunto de legos empilhados por uma criança que nao trazem nenhum sentimento de contemplação ou admiração para quem olha. Acredito que tudo isso se deve ao facto de que o ser humano se colocou no centro de tudo e escolheu deixar o metafisico em segundo plano. O resultado nao poderia ser outro.

    • @JoaoJoseDornelles
      @JoaoJoseDornelles Год назад

      Perfeito!

    • @floplucena
      @floplucena 8 месяцев назад +2

      É bom relembrar que alma é somente uma abstração, sentimental, de uma parcela dos seres humanos. São outros os motivos de as obras atuais que adotam estéticas contemporâneas (de diferentes estilos não abordados neste curto vídeo) não atingirem uma qualidade espacial ou formal equivalente a de monumentos do passado.
      Dentre esses motivos, a padronização excessivamente predominante dos materiais e processos industriais da construção civil; orçamentos apertados e sem margem para investimento em variações e detalhes construtivos; uma falta de incentivo e abertura na sociedade para a contemplação, o ócio criativo e a valoração do ambiente construído atual; e, também, o próprio estranhamento que determinadas composições arquitetônicas e urbanas pode causar nas pessoas que não possuem repertório e exposição a projetos (pós-)modernos para poderem definir suas preferências (aceitação do "antigo" enquanto bom, meramente por ser antigo, não por ser "bom") .
      Em resumo, a proposição e a apreciação estética de uma edificação não estão vinculadas, não de maneira absoluta, a alguma experiência de fé ou costumes conservadores. Conservadores comumente não-conservacionistas, por sinal. Basta verem um prédio tombado enquanto patrimônio histórico cultural que já querem pô-lo abaixo ou deformar para colocar um uso incompatível com a edificação.
      Menos rancor contra o iluminismo, a industrialização e outras mudanças e perspectivas faria bem, especialmente no século XXI.

  • @cinthyavanessa578
    @cinthyavanessa578 2 года назад +2

    Ótimo video. Parabens

  • @darciodiniz7278
    @darciodiniz7278 8 месяцев назад

    Muito bom, valeu.

  • @BrunoCarvalho-nd8ox
    @BrunoCarvalho-nd8ox Год назад

    Obrigado pela aula!

  • @maxwelllobato7221
    @maxwelllobato7221 Год назад

    Muito bom o canal.

  • @samaramneto
    @samaramneto 3 месяца назад

    "casa como máquina de morar" uau

  • @HarveySpecter-sl5wz
    @HarveySpecter-sl5wz Год назад

    Acho a barroca a mais linda