Eu acho que a luva ser usada para jogar ping-pong, de modo que a raquete não escorregue é uma boa ação! Difícil é ver um montador de estruturas metálicas, que executa trabalho em altura nessas montagens, usando o gancho do talabarte "Y" de escalagem, para bater em um parafuso! Ou seja, situações e situações. Mas, meu companheiro! Você faz um trabalho incrível! Nos orientando dia-a-dia. Parabéns. Ótimo trabalho! Obrigado pelas orientações.
Obrigada pelo vídeo! Excelente explicação da NR 6. Caiu uma pergunta sobre EPI na última prova da banca Cebrasp no ano de 2013 para o cargo de Auditor fiscal do trabalho. #Redação
Parabéns Léo, por ter abordado que o EPI tem que ser de uso individual, um usuário de cada vez, um usuário por vez, mas não precisa ser de um único usuário! Tem muito TST que acha que o cinto, o protetor facial e outros, devem ser entregue individualmente para cada trabalhador, isso dá muita confusão.
Boa noite tudo bem,teria como você fazer alguns vídeos voltado para a seguinte situação.como contar uma breve história e depois falar de como usar exemplo óculos de segurança para os funcionários,como prende a atenção .
Boa pergunta, Wilian... Fica tranquilo que isso é absolutamente normal, ninguém sabe tudo, principalmente no início. Então, não tem outro jeito: é estudar, pesquisar e perguntar a outros profissionais...
Olá professor tudo bem? Sobre o minuto 03:19 de acordo com a pandemia as empresas não estão adotando mais o uso do cinto coletivo dessa forma está sendo individual mesmo, Abraços!
Boa observação, Rodrigo. É uma medida pontual que vem sendo adotada devido ao período que estamos passando, mas é importante lembrar. Obrigado pelo comentário!
Boa tarde professor, de acordo com artigo 11 do código de Ética, se a empresa comete atos infringentes , para obter mais lucros. O que o técnico de segurança deve fazer ,Já que estes atos não tem a conivência nem a participação do mesmo ( técnico de segurança do trabalho).
Lembrando que é importante também a empresa fornecer o treinamento sobre o uso correto dos EPI's, precisa-se Fornecer o EPI, o curso, e fiscalizar o seu uso!
Não há exigência quanto a isso, Jonatan... Mas pode ser uma alternativa válida a fim de inserir maiores informações, já mostrando que o EPI utilizado possui CA. Além de facilitar na hora de preencher o PPP (no caso do LTCAT).
Atualização de 2022: Certificado de Aprovação: documento emitido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho autorizando a comercialização e utilização do EPI no território nacional. CA refere-se à comercialização e utilização.
Engraçado sou tecnóloga em Segurança do Trabalho e em uma determinada obra o colaborador usava o capacete como prato p almoço, ou seja , justificativa que o prato era muito pequeno.
Bom dia, tenho uma duvida sobre a questão de descaracterização do EPI; se tirar mos o cordão que vem no protetor auricular se considera uma descaravterizaçao do EPI?
Olá Daniel, tudo bem? Boa pergunta. Creio que não é uma descaracterização, mas o trabalhador fica mais propenso a não identificar o lado esquerdo/direito por exemplo, ou até mesmo perder o equipamento, já que não vai ter o cordão. A perda frequente do epi obviamente vai gerar aumento nos gastos da empresa. Portanto, o fato de tirar o cordão não descaracteriza o epi, pois o protetor vai continuar cumprindo seu papel, que é atenuar o ruído. Mas tirar o cordão implica em outras possíveis consequências.
@@danielmaquine9932 Neste caso sim, Daniel, porque estaria danificando o EPI e diminuindo sua capacidade de proteção do trabalhador. Neste caso, a luva não ofereceria proteção ao dedo, na parte onde ela tiver sido cortada.
Bom dia! Sou TST,e estou fazendo um estudo sobre epis,utilizado em cemitério. Onde encontro uma fonte,que fale sobre esse assunto? Robelvan, Arcoverde -pe
Se eles tem que ficar com bota de borracha o dia todo ou é só para quando usar produto e água? Sabe qual Norma falaria que não é necessário usar o tempo todo, pois pode ocasionar lesões ou fungos nos pés?
Olá Domenica, tudo bem? Como o nome já diz: equipamento de PROTEÇÃO individual. Proteção. É pra proteger quando houver necessidade de proteger. Se o trabalhador não está exposto ao risco ele não precisa usar. O uso é para se proteger nos momentos em que há exposição ao risco. Por exemplo, um motoqueiro não precisa usar o capacete se não tiver andando de moto, certo? A norma não fala que não precisa usar o tempo inteiro, mas o objetivo do EPI é proteger do risco. Se não tem risco, não precisa usar...
A engenheira na obra falou que não preciso usa o EPI não quando é um serviço de pintura é quando não é um serviço de pintura em altura se está na obra tá correndo mesmo risco de todo mundo independente do tipo de serviço que vai executar
Interessante, na empresa onde trabalho é fornecido protetor solar como EPI e todos eles tem C.A. Minha duvida é, mesmo ele tendo seu C.A, não é considerado EPI?
Olá Isaac! No anexo I da NR-06 não consta o item PROTETOR SOLAR. O que pode acontecer é a empresa fornecer um creme para proteção contra agentes mecânicos (esse sim, com CA) e esse creme possuir algum fator de proteção solar. Mas esse tipo de creme não tem como função primária a proteção contra os raios UVA e UVB, apenas possuem FPS para tal. Depois dá uma verificada na sua empresa pra ver 👍🏻
Muito boa sua explanação, como sempre. Mas Léo, gostaria que se você pudesse, fazer uma explanação sobre segurança do trabalho no regime estatutário; de como ela funciona atualmente e suas perspectivas. Sem querer ser exclusivista, posso depois te passar meu email, se você achar a abordagem muito longa na resposta. Desde já, grande abraço.
Boa pergunta, Vinicius... Olha o que diz a NR-06: "A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento". Perfeito estado de conservação e funcionamento, ou seja, não há exigência para que o EPI seja novo, mas ele precisa estar em condições adequadas de uso e cumprir com seu objetivo. Portanto, respondendo sua pergunta, pode sim.
Nossa, apesar de nao ser considerado incorreto a reutização dos EPIs acho um absurso saber que podem me oferecer uma luva já usada. Isso deve ser revisto.
Olá Adriano. A cinta ergonômica não é considerada um EPI. Mas entra no mesmo "time" do protetor solar. Não tem CA, não é considerado EPI mas é uma ferramenta consideravelmente útil na prevenção do colaborador. Sendo assim, é mais uma "arma" que podemos utilizar, mesmo não sendo de fato um EPI.
Sim, Jose, obrigado por comentar. De um modo geral, a NR-06 é relativamente básica e como fazemos um apanhado geral da norma, entendemos que essa parte das obrigações normalmente não gera tanta dúvida. Mas é claro que se você tiver alguma, pode mandar que a gente tenta ajudar, beleza? Obrigado pelo seu feedback, um grande abraço!
Opa! Já já vai subir um vídeo aqui no canal abordando justamente isso... Os primeiros passos para o TST que acaba de entrar na empresa. Ativa o sininho aí que esse vídeo tá saindo do forno :)
Boa noite tudo bem eu sou deficiente parcial de visão uso óculos de grau a empresa tem obrigação de me dar um óculos com o grau que eu necessito para trabalhar óculos de proteção boa noite
Não é porque não foi fabricado com determinada utilidade em mente que o produto não tem a finalidade específica. O colaborador disse que melhora a pegada, então pronto. Não tem mais nada a se discutir, uma vez que passa da alçada do seu campo teórico. Pessoal nunca bota a mão na massa e acha que sabe tudo só de ler as normas e leis. Kkkk
Quanto ao item 6.6.1 f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; O SESMT é responsável pela higienização do EPI e não o colaborador que o pegou? Fiquei com essa dúvida. A conservação e guarda não seria de responsabilidade do empregado?
Pedrom acredito que essa higienização é algo mais "profissional" que a conservação mencionada na responsabilidade do trabalhador como você mesmo disse. Exemplo, um EPI no estoque a muito tempo e muito empoeirado só pode ser fornecido ao empregado ao ser higienizado! Acho que o pessoal da que trabalha mais com produtos químico e biológico podem passar por higienizações ou esterilizações de EPI periodicamente. O pessoal que trabalha em câmara fria deve lavar periodicamente a japona e pelo que sei isso não responsabilidade do empregado. A conservação é mais no sentido de usar um protetor auricular e devolver cheio de cera de ouvido!
Boa tarde Obg pelas informaçãoes.
Eu acho que a luva ser usada para jogar ping-pong, de modo que a raquete não escorregue é uma boa ação! Difícil é ver um montador de estruturas metálicas, que executa trabalho em altura nessas montagens, usando o gancho do talabarte "Y" de escalagem, para bater em um parafuso! Ou seja, situações e situações.
Mas, meu companheiro! Você faz um trabalho incrível! Nos orientando dia-a-dia. Parabéns. Ótimo trabalho! Obrigado pelas orientações.
Bom dia professor! Vou fazer o concurso para fiscal da Vigilância sanitária. Graças a Deus achei o seu canal! Mergulhando nas NRs.
Um abraço!
Obrigada pelo vídeo!
Excelente explicação da NR 6.
Caiu uma pergunta sobre EPI na última prova da banca Cebrasp no ano de 2013 para o cargo de Auditor fiscal do trabalho. #Redação
Aula TOP, como toda a série. Parabéns !
Era tudo o que eu precisava saber. Estava a ler o NR-6, mas seu vídeo é muito bem explicado e muito objetivo. Obrigado por fazer o upload.
Parabéns Léo, por ter abordado que o EPI tem que ser de uso individual, um usuário de cada vez, um usuário por vez, mas não precisa ser de um único usuário! Tem muito TST que acha que o cinto, o protetor facial e outros, devem ser entregue individualmente para cada trabalhador, isso dá muita confusão.
Ótimo vídeo, parabéns.
BOA ESSA DO EPI DE USO COLETIVO.
Muito bom esta de parabens
EStou amando sua web serie, cheguei hj e já estou na na nr 06
Obrigado Jessiane! Vamos juntos até a 37 hein?
Parabéns pelo conteúdo, eu não trabalho na área, mas estou estudando pra um concurso, explica muito bem!! 👏
0😅
Essa explicao esta muito boa.
Padrão vídeo resumo Nr 06 💪
Boa sexta p.todos ! Muito leve seu vídeo 😃
Obrigado Clara, a ideia é essa
Ola
Sobre o protetor hj em dia ja tem um protetor solar especifico com o (CA)
Parabéns pela qualidade! Continue assim! Conheço um pessoal que se formou no IFRJ e gostava de jogar ping pong... kkkkkkkk
Boa noite tudo bem,teria como você fazer alguns vídeos voltado para a seguinte situação.como contar uma breve história e depois falar de como usar exemplo óculos de segurança para os funcionários,como prende a atenção .
Gostei da aula
Show
Parabéns gostei muito das aulas mestre
Muito bom!
Bommm dia, seus vídeos são muito bons!
Obrigado Ivani ;-)
Onde nós técnicos iniciantes , podemos indentificar quais Epis ou Epcs corretos para cada área de trabalho específica??
Boa pergunta, Wilian... Fica tranquilo que isso é absolutamente normal, ninguém sabe tudo, principalmente no início. Então, não tem outro jeito: é estudar, pesquisar e perguntar a outros profissionais...
Obviamente que eu não decorei então vou ler aqui kkkkk
Parecendo um aluno kkkk muito bom 😂👏
Olá professor tudo bem? Sobre o minuto 03:19 de acordo com a pandemia as empresas não estão adotando mais o uso do cinto coletivo dessa forma está sendo individual mesmo, Abraços!
Boa observação, Rodrigo. É uma medida pontual que vem sendo adotada devido ao período que estamos passando, mas é importante lembrar. Obrigado pelo comentário!
Boa tarde professor, de acordo com artigo 11 do código de Ética, se a empresa comete atos infringentes , para obter mais lucros. O que o técnico de segurança deve fazer ,Já que estes atos não tem a conivência nem a participação do mesmo ( técnico de segurança do trabalho).
Verdade fiquei na dúvida
E verdade 😊😅😅😅
👍 TOP.
Faz video da nr23
Me tira uma dúvida faz favor Léo.
O colaborador pode ou não pode se recusar a usar o EPI e EPC ?
Excelente atitude essa de falar sobre as NRs
Se recusar a usar? Com certeza não pode, é atribuição dele, tá na norma!
@@T360 Valeu brigadão 👍
Ele poder ser advertido pelo seu Gestor. Após a terceira advertência, pode ocorrer uma demissão.
Lembrando que é importante também a empresa fornecer o treinamento sobre o uso correto dos EPI's, precisa-se Fornecer o EPI, o curso, e fiscalizar o seu uso!
@@jonatanziguer429 Perfeito Jonatan. Orientar sobre uso, guarda e conservação, como consta na norma, inclusive!
Muito bom
Show de bola sua iniciativa, minha duvida: Mencionar ou não o CA no LTCAT/PPRA/PGR
Não há exigência quanto a isso, Jonatan... Mas pode ser uma alternativa válida a fim de inserir maiores informações, já mostrando que o EPI utilizado possui CA. Além de facilitar na hora de preencher o PPP (no caso do LTCAT).
Ameiiiiiii
Top
Tem em algum lugar que fala sobre isso? Portaria algo do tipo que posso me resguarda para fiscalização?
Olá boa noite estou cursando tecnólogo gostei muito das dicas muito obrigado
Audiobook de NR's completas, narradas e atualizadas 2023: ruclips.net/video/dA16rdPs5d0/видео.html
Atualização de 2022:
Certificado de Aprovação: documento emitido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho autorizando a comercialização e utilização do EPI no território nacional.
CA refere-se à comercialização e utilização.
Engraçado sou tecnóloga em Segurança do Trabalho e em uma determinada obra o colaborador usava o capacete como prato p almoço, ou seja , justificativa que o prato era muito pequeno.
Kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
Precisa nem de tempero a comida
Não é possível 😂
É possível sim, estou começando o meu curso agora. E na sala de aula já ouvir muitas histórias loucas que pião faz com seus EPI's😅😅😅
Bom dia. Primeiramente parabenizar pelos conteudos, são otimos e nos ajuda muito! Aonde eu consigo consultar data do fabricante, sem ser o CA?
Fala Lucas! Diretamente com o fabricante, mesmo...
Bom dia, tenho uma duvida sobre a questão de descaracterização do EPI; se tirar mos o cordão que vem no protetor auricular se considera uma descaravterizaçao do EPI?
Olá Daniel, tudo bem? Boa pergunta. Creio que não é uma descaracterização, mas o trabalhador fica mais propenso a não identificar o lado esquerdo/direito por exemplo, ou até mesmo perder o equipamento, já que não vai ter o cordão. A perda frequente do epi obviamente vai gerar aumento nos gastos da empresa. Portanto, o fato de tirar o cordão não descaracteriza o epi, pois o protetor vai continuar cumprindo seu papel, que é atenuar o ruído. Mas tirar o cordão implica em outras possíveis consequências.
Muito obrigado pela resposta
Boa tarde ainda se tratando de descaracterizaçao do EPI, cortar a luva em um dos dedos é considerado?
@@danielmaquine9932 Neste caso sim, Daniel, porque estaria danificando o EPI e diminuindo sua capacidade de proteção do trabalhador. Neste caso, a luva não ofereceria proteção ao dedo, na parte onde ela tiver sido cortada.
Bom dia!
Sou TST,e estou fazendo um estudo sobre epis,utilizado em cemitério.
Onde encontro uma fonte,que fale sobre esse assunto?
Robelvan, Arcoverde -pe
Se eles tem que ficar com bota de borracha o dia todo ou é só para quando usar produto e água?
Sabe qual Norma falaria que não é necessário usar o tempo todo, pois pode ocasionar lesões ou fungos nos pés?
Olá Domenica, tudo bem? Como o nome já diz: equipamento de PROTEÇÃO individual. Proteção. É pra proteger quando houver necessidade de proteger. Se o trabalhador não está exposto ao risco ele não precisa usar. O uso é para se proteger nos momentos em que há exposição ao risco. Por exemplo, um motoqueiro não precisa usar o capacete se não tiver andando de moto, certo? A norma não fala que não precisa usar o tempo inteiro, mas o objetivo do EPI é proteger do risco. Se não tem risco, não precisa usar...
A engenheira na obra falou que não preciso usa o EPI não quando é um serviço de pintura é quando não é um serviço de pintura em altura se está na obra tá correndo mesmo risco de todo mundo independente do tipo de serviço que vai executar
Quais são as NRs relacionadas à saúde e segurança no trabalho?
A empresa que trabalho nos dá bota com bico de aço,e vários colaboradores estão querendo fazer uma troca por um coturno, queria saber se é proibido
Qual a comparação entre a nr 15 e a nr6?
Queria saber se é proibido uso de coturno com bico de aço e cadarço
Interessante, na empresa onde trabalho é fornecido protetor solar como EPI e todos eles tem C.A.
Minha duvida é, mesmo ele tendo seu C.A, não é considerado EPI?
Olá Isaac! No anexo I da NR-06 não consta o item PROTETOR SOLAR. O que pode acontecer é a empresa fornecer um creme para proteção contra agentes mecânicos (esse sim, com CA) e esse creme possuir algum fator de proteção solar. Mas esse tipo de creme não tem como função primária a proteção contra os raios UVA e UVB, apenas possuem FPS para tal. Depois dá uma verificada na sua empresa pra ver 👍🏻
Muito boa sua explanação, como sempre. Mas Léo, gostaria que se você pudesse, fazer uma explanação sobre segurança do trabalho no regime estatutário; de como ela funciona atualmente e suas perspectivas. Sem querer ser exclusivista, posso depois te passar meu email, se você achar a abordagem muito longa na resposta. Desde já, grande abraço.
O que significa bit segurança do trabalho?
Uma duvida. O uniforme é EPI?
Faltaram as atribuições de empregador e funcionário.
Serei um AFT em Nome de Jesus
Ja vi uma pessoa que usava a luva do serviço pra jogar bola ,era goleiro
Os EPIS podem ser reutilizados?ex:depois que um funcionário sai da empresa,a empresa pode pegar aquele EPI e reutilizar ele em outro funcionário?
Boa pergunta, Vinicius... Olha o que diz a NR-06: "A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em
perfeito estado de conservação e funcionamento". Perfeito estado de conservação e funcionamento, ou seja, não há exigência para que o EPI seja novo, mas ele precisa estar em condições adequadas de uso e cumprir com seu objetivo. Portanto, respondendo sua pergunta, pode sim.
Nossa, apesar de nao ser considerado incorreto a reutização dos EPIs acho um absurso saber que podem me oferecer uma luva já usada. Isso deve ser revisto.
Uma cinta ergonômica sem C.A. pode ser considerada um E.P.I. sei que não é mais queria entender porque muitos indicam ?
Olá Adriano. A cinta ergonômica não é considerada um EPI. Mas entra no mesmo "time" do protetor solar. Não tem CA, não é considerado EPI mas é uma ferramenta consideravelmente útil na prevenção do colaborador. Sendo assim, é mais uma "arma" que podemos utilizar, mesmo não sendo de fato um EPI.
Boa tarde ! Alguém sabe me informar se este canal tem algum vínculo com a escola de cursos exatta cursos com nome fantasia catt?
Olá Rodrigo. Este canal não possui vínculo com a escola de cursos citada ;-)
@@SSTOnlineolá boa noite !
Então eu acertei em cancelar o curso .
Boa noite
Gente qual item da NR06 que fala da validade do treinamento?
Olá Fernanda. A NR-06 não aborda validade de treinamento em nenhum dos seus itens...
👍
Faltaram informações a respeito das obrigações etc.
Sim, Jose, obrigado por comentar. De um modo geral, a NR-06 é relativamente básica e como fazemos um apanhado geral da norma, entendemos que essa parte das obrigações normalmente não gera tanta dúvida. Mas é claro que se você tiver alguma, pode mandar que a gente tenta ajudar, beleza? Obrigado pelo seu feedback, um grande abraço!
Professor estou iniciando como tst como proceder no meu primeiro dia de trabalho ..?
Opa! Já já vai subir um vídeo aqui no canal abordando justamente isso... Os primeiros passos para o TST que acaba de entrar na empresa. Ativa o sininho aí que esse vídeo tá saindo do forno :)
* engacado no sentido do uso do colaborador...
Oi
Peço 150 kg, meu amigo pesa 60.
Como ele poderá usar o mesmo cinto que eu ? Kkkkkkkkkkkkk
Esse cara fez eu me ferrar na apresentação da escola ✊🏼
Ja vi colaborador fazendo limpeza em terreno com bota luva e óculos da empresa😂
Boa noite tudo bem eu sou deficiente parcial de visão uso óculos de grau a empresa tem obrigação de me dar um óculos com o grau que eu necessito para trabalhar óculos de proteção boa noite
Não é porque não foi fabricado com determinada utilidade em mente que o produto não tem a finalidade específica. O colaborador disse que melhora a pegada, então pronto. Não tem mais nada a se discutir, uma vez que passa da alçada do seu campo teórico.
Pessoal nunca bota a mão na massa e acha que sabe tudo só de ler as normas e leis. Kkkk
Quanto ao item 6.6.1 f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
O SESMT é responsável pela higienização do EPI e não o colaborador que o pegou? Fiquei com essa dúvida.
A conservação e guarda não seria de responsabilidade do empregado?
Pedrom acredito que essa higienização é algo mais "profissional" que a conservação mencionada na responsabilidade do trabalhador como você mesmo disse. Exemplo, um EPI no estoque a muito tempo e muito empoeirado só pode ser fornecido ao empregado ao ser higienizado! Acho que o pessoal da que trabalha mais com produtos químico e biológico podem passar por higienizações ou esterilizações de EPI periodicamente. O pessoal que trabalha em câmara fria deve lavar periodicamente a japona e pelo que sei isso não responsabilidade do empregado. A conservação é mais no sentido de usar um protetor auricular e devolver cheio de cera de ouvido!
eu ja vi um cara comendo dentro do capacete!
Uau... como ele coube lá??? 🤔
Muito bom