Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
vou continuar assistindo,e minha inscrição está feita e vou assistir a cada um deles, conrorme o tempo. fique tranquilo,foi o nosso criador Jesus Cristo que lhe enviou,já aprendir muito com os seus vídeos!!!
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Olá. Desculpe, mas são muitas contados para responder e devido a pandemia passei por algumas dificuldades, mas estamos na ativa. Não posso deixar de agradecer seu comentário Glaucio. Muito obrigado!!! Apenas informando que estamos inaugurando uma loja virtual www.cursotermometria.com.br/. Lá temos apostilas e alguns manuais dos assuntos tratados e agora em forma escrita para consulta.
Muito obrigado por assistir meus vídeos. Você não tem ideia da satisfação pessoal que tenho em estar podendo ajudar, Muito obrigado por ter escrito... e também se inscrever em meus vídeos.
+adailton maraes Tudo bem meu amigo?? Completando... "e você também ajuda o Brasil. São estudantes e profissionais interessados em adquirir novos conhecimentos de que precisamos. Você usa o RUclips para adquirir seus conhecimentos, e isso faz com que seja um diferencial na sociedade". Um grande abraço e se possível divulgue meu trabalho.
Interessante esses vídeos dedicados a sensores, recentemente entrei na onda por necessidade, minha mãe tem alguns ferros de passar roupas industriais o qual os termostatos estragaram e os paralelos não aguentam a alta corrente, então comprei um kit controlador de temperarura (rex c100 e termopar tipo k) montei em uma caixa as parafernalhas e usei um fio de cobre flexível para ligar até o termopar já devidamente alocado dentro do ferro, o problema é que essa junção dos fios (o do sensor e o flexível) parece criar um erro depois que o ferro esquenta, cheguei a essa conclusão depois que assistir um vídeo no RUclips onde mencionava que o funcionamento desse tipo de sensor é somente pela junção de dois metais diferentes colocados sobre uma variação de temperatura, logo depois de bater a cabeça comecei a assoprar no ponto de solda dos fios e a temperarura começou a variar loucamente, enfim, minha pergunta é : esse sensor pode sofrer com um problema semelhante?
Olá amigo. Sim pode acontecer isso devido a ligação do termopar com o fio de cobre. Neste ponto existe a compensação até mais ou menos 100 graus Celsius. Acima disso cria -se neste ponto um termopar que acrescenta valor a sua medida. Use neste caso um cabo tipo k 24 awg isolado em fibra fibra sem emendas e ligue direto no aparelho de medicao e pronto. Este cabo ou pode ser um fio suporta até 300 graus Celsius o suficiente para o caso do ferro. Muito obrigado pelo seu comentário. Feliz 2020.
Já com o Pt100 não existe esse problema de ligação com o cabo mas pela temperatura que vai usar e aplicação não indico o uso de termorresistencia Pt100
Marcelo Machado muito obrigado por ter deixado seu comentário. Caso realmente gostar do vídeo e deste trabalho dê seu curtir. Vai me ajudar !!!! Um abraço.
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Exatamente Fabrício. Essa é uma tendência dos sensores usados nas industrias farmacêuticas. Apenas informando: Hoje gravei novos vídeos muito interessantes sobre transmissores e a interferência dos sinais de ruídos em campo. Outro vídeo interessante é quando devemos usar os transmissores com isolação galvânica. Como eliminar os ruídos de RF provenientes de rádios comunicadores? Como fazer o aterramento correto em caso de ruídos de linha? Qual o tipo de cabo que devemos usar e como aterrar? O objetivo é publicar 3 vídeos por semana! Tem vídeos que são básicos pois preciso atender a todos que assistem ao canal, mas tem muita coisa inédita que vou publicar (já estou gravando). Um abraço
Fabricio. recebi sua solicitação da planilha de cálculo das milivoltagens dos termopares. Ocorre que por um problema eu acabei publicando o vídeo do tipo R e precisava de uns acertos e acabei de colocar ele no modo privado. Com isso acabei perdendo o seu comentário que é muito importante no Canal; quanto mas comentários tivermos mais teremos oportunidades de continuar a publicar novos vídeos no RUclips. Pode fazer outro comentário em outro vídeo que tem os cálculos de milivoltagem e solitar a tabela novamente. De qualquer forma vou atender a sua solicitação e te envio pelo e-mail. Obrigado por assistir aos vídeos do canal.
Professor, trabalho com estufas com temperaturas até 200º, fazendo a ligação de uma PT-100 e utilizando cabos de cobre para conectar o PT-100 até o painel qual o nível de erro de medição que vou ter?
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Muito obrigado José Carlos pela sua fidelidade. São respostas como estas que me fazem crer que tudo que fiz valeu a pena! Muito obrigado de verdade. Amanha vou fazer uma transmissão ao vivo (LIVE) para comentar sobre as dúvidas da semana que houveram e assim poder entender as necessidades dos inscritos neste canal poi pretendo para 2018 muitas novidades!!! Abraço.
To aprendendo muito com suas aulas ,Obrigado por compartilhar conhecimento! so falta você fazer uma vídeo aula ligando um sensor pt100 em um plc na pratica so uma sugestão parabéns! + 1 inscrito
Olá Rodrigo obrigado pelo seu novo comentário. Aproveite este espaço pois está contribuindo para o crescimento do Canal. Veja com relação ao cálculo do diâmetro do Pt100 ou de um sensor de temperatura, podemos nos basear na norma ASTM que orienta considerarmos o comprimento como sendo de 10 a 20 vezes o diâmetro da bainha (tubo) para ter uma perfeita equalização térmica do sensor com o meio. O valor de 20X é muito usado em laboratório e o valor de 10X nos processos industriais, mas ainda cabe uma análise caso a caso. Isso na prática depende de uma séria de fatores que podem influenciar a medição de temperatura, como por exemplo: Tipo de terminação (Cabeçote, pote de ligação e cabo), conexão ao processo (uma rosca ou um flange que pode dissipar o valor do sensor), espessura da parede de isolamento do local que será inserido, etc. No caso de sensores com poços de proteção o cálculo é feito pela norma ASME PTC 19.3 TW 2010 que achará vídeos explicativos em nossa playlist; tenho um programa que calcula este valores em função do dimensionamento do poço, e dentro destes cálculos existem proporcionalidades entre o comprimento, diâmetro externo, interno que precisam ser respeitadas para que o poço possa ser aprovado em termos de dimensionamento. Parece ser simples a utilização de sensores mas não é. Normalmente só nos damos conta que precisamos consultar uma norma ou buscamos ajuda técnica quando temos problemas. Isso porque é muito comum estes sensores e poço serem dimensionados a olho e como outros fatores são variáveis a serem consideradas existe a possibilidade de funcionarem. O perigo é quando as condições externas mudam e tiram este sensor do equilíbrio aonde esta e começa a medir errado.
Bom dia Eduardo eu gostaria de saber qual instrumento de análise eu utilizo para medir a resistência do termopar Alumel - Cromel , utilizei um multimetro Fluke escala de resistência, porém os valores que eu obtive não foi o mesmo que o manual me indicava e trocando as pontas de prova do Fluke mudava os valores da resistência lida, eu gostaria de saber qual o intrumento e o correto para medir seu valor homico. um multimetro ou um megometro.
Desculpe mas fiquei um pouco fora por motivos particulares mas estou atento a tudo que acontece em meus vídeos e em breve teremos novidades. Veja no caso da sua pergunta para termopar medimos a sua milivoltagem e não a resistência. Talvez esteja fazendo testes em Pt100. Se usar o Fluke na função de simulador de termopares seria o ideal para analisar os resultados da sua ligação; faria isso substituindo o sensor. Uma vez verificado as ligações poderá saber se o erro é referente ao sensor. Se quiser posso te ajudar pelo WhatsApp quando tiver necessidade. Tem um video meu mostrando como fazer para criar este canal comigo. Abraços.
Agradeço o retorno professor, mas alguma equação específicamente sobre Gradiente de Temperatura com relação a pt100 e termopar qual seria? Desde já obrigado
Boa tarde. Muito boas os seus comentários... Deixe eu entender: Você quer saber quais as formulas que determinam a dimensão do sensores (termopares e Pt-100) em função da temperatura de processo? A dimensão de suas hastes? Seria isso? Me explique melhor aonde vai usar isso? Acho que consigo de te ajudar mas preciso entender melhor o que deseja.
Boa tarde professor! Preciso realizar um sistema de medições com termopar e pt100. Vou aplicar em uma chapa de aço com temperatura quente constante através de um soprador térmico. Ou seja, irei aplicar nessa chapa uma fonte de calor constante e através de termopar (com vários comprimentos) e pt100 realizar as medições e comparar os resultados. O que o professor deseja saber e ele insiste muito nisso é o cálculo do diâmetro do fio do termopar e como se calcula o gradiente de temperatura nessa chapa. Desde já agradeço professor.
Olá Maria. Não ele não tem alimentação. O Pt100 precisa de um indicador que possa ler a sua resistência, e para isso o instrumento alimenta o mesmo com uma corrente.
Muito obrigado por assistir meus vídeos. Se tiver dúvidas use o Canal, pois o principal objetivo dele é ajudar. Agradeço seu comentário, e aguardo outros. Obrigado.
Muito boa explicação Mestre. Ganhou mais um inscrito. Já vou dando o like
Muito obrigado amigo pela sua inscrição e pela gentileza de seu comentário.
Ótimas aulas. Obrigado
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Excelente Vídeo Professor
Obrigado Ramon
Excelente Aula
Obrigado
Obrigado
vou continuar assistindo,e minha inscrição está feita e vou assistir a cada um deles, conrorme o tempo.
fique tranquilo,foi o nosso criador Jesus Cristo que lhe enviou,já aprendir muito com os seus vídeos!!!
Obrigado. Deus te abençoe!! Abraços.
Muito bom, valeu professor.
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Excelente explanação sobre o tópico referido...
Valeu! Obrigado por assistir.
muito bom valeu fiquei muito feliz por ter tirado minhas dúvidas
+Antonio Rosa Agradeço Antônio. Muito obrigado por ver meus vídeos.
muito bom seus videos! sou eletrotécnico e trabalho com manutenção industrial. muito esclarecedor! muito obrigado!
Obrigado Ivo!
Excelente trabalho
Olá. Desculpe, mas são muitas contados para responder e devido a pandemia passei por algumas dificuldades, mas estamos na ativa. Não posso deixar de agradecer seu comentário Glaucio. Muito obrigado!!!
Apenas informando que estamos inaugurando uma loja virtual www.cursotermometria.com.br/. Lá temos apostilas e alguns manuais dos assuntos tratados e agora em forma escrita para consulta.
uma ótima video , parabéns muita informações técnica provando um alto conhecimento no assunto.
Muito obrigado. Continue a assistir e em breve novos vídeos. Valeu Joâo!
Muito boa explicação parabéns Professor.
Obrigado amigo!
cara vc é bom,e ponto final.
já me escrevi.
Muito obrigado por assistir meus vídeos. Você não tem ideia da satisfação pessoal que tenho em estar podendo ajudar, Muito obrigado por ter escrito... e também se inscrever em meus vídeos.
Muito bom
Muito obrigado Caio Cezar
Obrigado pelas dicas...
Você ajuda o brasil
+adailton maraes Tudo bem meu amigo?? Completando... "e você também ajuda o Brasil. São estudantes e profissionais interessados em adquirir novos conhecimentos de que precisamos. Você usa o RUclips para adquirir seus conhecimentos, e isso faz com que seja um diferencial na sociedade". Um grande abraço e se possível divulgue meu trabalho.
Interessante esses vídeos dedicados a sensores, recentemente entrei na onda por necessidade, minha mãe tem alguns ferros de passar roupas industriais o qual os termostatos estragaram e os paralelos não aguentam a alta corrente, então comprei um kit controlador de temperarura (rex c100 e termopar tipo k) montei em uma caixa as parafernalhas e usei um fio de cobre flexível para ligar até o termopar já devidamente alocado dentro do ferro, o problema é que essa junção dos fios (o do sensor e o flexível) parece criar um erro depois que o ferro esquenta, cheguei a essa conclusão depois que assistir um vídeo no RUclips onde mencionava que o funcionamento desse tipo de sensor é somente pela junção de dois metais diferentes colocados sobre uma variação de temperatura, logo depois de bater a cabeça comecei a assoprar no ponto de solda dos fios e a temperarura começou a variar loucamente, enfim, minha pergunta é : esse sensor pode sofrer com um problema semelhante?
Olá amigo. Sim pode acontecer isso devido a ligação do termopar com o fio de cobre. Neste ponto existe a compensação até mais ou menos 100 graus Celsius. Acima disso cria -se neste ponto um termopar que acrescenta valor a sua medida. Use neste caso um cabo tipo k 24 awg isolado em fibra fibra sem emendas e ligue direto no aparelho de medicao e pronto. Este cabo ou pode ser um fio suporta até 300 graus Celsius o suficiente para o caso do ferro. Muito obrigado pelo seu comentário. Feliz 2020.
@@CursoTermometria Obrigado pela resposta, só pra confirmar, você me disse que com o PT100 também pode ocorrer o mesmo problema?
Já com o Pt100 não existe esse problema de ligação com o cabo mas pela temperatura que vai usar e aplicação não indico o uso de termorresistencia Pt100
Excelente!!!!!!!!!!!!!!
Marcelo Machado muito obrigado por ter deixado seu comentário. Caso realmente gostar do vídeo e deste trabalho dê seu curtir. Vai me ajudar !!!! Um abraço.
Mais um inscrito
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Gostei! Qual é a variação de um sensor 10K?
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
muito bom... na indústria farmaceutica as maquinas mais novas so usam pt. 100 pela precisão.
Exatamente Fabrício. Essa é uma tendência dos sensores usados nas industrias farmacêuticas. Apenas informando: Hoje gravei novos vídeos muito interessantes sobre transmissores e a interferência dos sinais de ruídos em campo. Outro vídeo interessante é quando devemos usar os transmissores com isolação galvânica. Como eliminar os ruídos de RF provenientes de rádios comunicadores? Como fazer o aterramento correto em caso de ruídos de linha? Qual o tipo de cabo que devemos usar e como aterrar?
O objetivo é publicar 3 vídeos por semana!
Tem vídeos que são básicos pois preciso atender a todos que assistem ao canal, mas tem muita coisa inédita que vou publicar (já estou gravando). Um abraço
Fabricio. recebi sua solicitação da planilha de cálculo das milivoltagens dos termopares. Ocorre que por um problema eu acabei publicando o vídeo do tipo R e precisava de uns acertos e acabei de colocar ele no modo privado. Com isso acabei perdendo o seu comentário que é muito importante no Canal; quanto mas comentários tivermos mais teremos oportunidades de continuar a publicar novos vídeos no RUclips. Pode fazer outro comentário em outro vídeo que tem os cálculos de milivoltagem e solitar a tabela novamente. De qualquer forma vou atender a sua solicitação e te envio pelo e-mail. Obrigado por assistir aos vídeos do canal.
Professor, posso utilizar cabo blindado 3x18 Awg para SOLDAR no cabo já existente do PT 100?
Boa tarde. Sim pode. Mesmo que o cabo existente seja de outra bitola o importante é o todo ter a mesma resistência nos 3 terminais.
Professor, trabalho com estufas com temperaturas até 200º, fazendo a ligação de uma PT-100 e utilizando cabos de cobre para conectar o PT-100 até o painel qual o nível de erro de medição que vou ter?
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Olá Prof. boa aula
Muito obrigado José Carlos pela sua fidelidade. São respostas como estas que me fazem crer que tudo que fiz valeu a pena! Muito obrigado de verdade. Amanha vou fazer uma transmissão ao vivo (LIVE) para comentar sobre as dúvidas da semana que houveram e assim poder entender as necessidades dos inscritos neste canal poi pretendo para 2018 muitas novidades!!! Abraço.
To aprendendo muito com suas aulas ,Obrigado por compartilhar conhecimento! so falta você fazer uma vídeo aula ligando um sensor pt100 em um plc na pratica so uma sugestão parabéns! + 1 inscrito
Anotado seu dica!!! Obrigado.
Otimo seus videos
Muito obrigado Josemar!!! Valeu mesmo. A sua dúvida eu respondi pelo WhatsApp.
Boa tarde professor! Qual é o cálculo que se usa para calcular o diâmetro do pt100 utilizando o gradiente de temperatura? Desde já agradeço.
Olá Rodrigo obrigado pelo seu novo comentário. Aproveite este espaço pois está contribuindo para o crescimento do Canal. Veja com relação ao cálculo do diâmetro do Pt100 ou de um sensor de temperatura, podemos nos basear na norma ASTM que orienta considerarmos o comprimento como sendo de 10 a 20 vezes o diâmetro da bainha (tubo) para ter uma perfeita equalização térmica do sensor com o meio. O valor de 20X é muito usado em laboratório e o valor de 10X nos processos industriais, mas ainda cabe uma análise caso a caso. Isso na prática depende de uma séria de fatores que podem influenciar a medição de temperatura, como por exemplo: Tipo de terminação (Cabeçote, pote de ligação e cabo), conexão ao processo (uma rosca ou um flange que pode dissipar o valor do sensor), espessura da parede de isolamento do local que será inserido, etc. No caso de sensores com poços de proteção o cálculo é feito pela norma ASME PTC 19.3 TW 2010 que achará vídeos explicativos em nossa playlist; tenho um programa que calcula este valores em função do dimensionamento do poço, e dentro destes cálculos existem proporcionalidades entre o comprimento, diâmetro externo, interno que precisam ser respeitadas para que o poço possa ser aprovado em termos de dimensionamento. Parece ser simples a utilização de sensores mas não é. Normalmente só nos damos conta que precisamos consultar uma norma ou buscamos ajuda técnica quando temos problemas. Isso porque é muito comum estes sensores e poço serem dimensionados a olho e como outros fatores são variáveis a serem consideradas existe a possibilidade de funcionarem. O perigo é quando as condições externas mudam e tiram este sensor do equilíbrio aonde esta e começa a medir errado.
Bom dia Eduardo eu gostaria de saber qual instrumento de análise eu utilizo para medir a resistência do termopar Alumel - Cromel , utilizei um multimetro Fluke escala de resistência, porém os valores que eu obtive não foi o mesmo que o manual me indicava e trocando as pontas de prova do Fluke mudava os valores da resistência lida, eu gostaria de saber qual o intrumento e o correto para medir seu valor homico. um multimetro ou um megometro.
Desculpe mas fiquei um pouco fora por motivos particulares mas estou atento a tudo que acontece em meus vídeos e em breve teremos novidades. Veja no caso da sua pergunta para termopar medimos a sua milivoltagem e não a resistência. Talvez esteja fazendo testes em Pt100. Se usar o Fluke na função de simulador de termopares seria o ideal para analisar os resultados da sua ligação; faria isso substituindo o sensor. Uma vez verificado as ligações poderá saber se o erro é referente ao sensor. Se quiser posso te ajudar pelo WhatsApp quando tiver necessidade. Tem um video meu mostrando como fazer para criar este canal comigo. Abraços.
Agradeço o retorno professor, mas alguma equação específicamente sobre Gradiente de Temperatura com relação a pt100 e termopar qual seria? Desde já obrigado
Boa tarde. Muito boas os seus comentários... Deixe eu entender: Você quer saber quais as formulas que determinam a dimensão do sensores (termopares e Pt-100) em função da temperatura de processo? A dimensão de suas hastes? Seria isso? Me explique melhor aonde vai usar isso? Acho que consigo de te ajudar mas preciso entender melhor o que deseja.
Boa tarde professor! Preciso realizar um sistema de medições com termopar e pt100. Vou aplicar em uma chapa de aço com temperatura quente constante através de um soprador térmico. Ou seja, irei aplicar nessa chapa uma fonte de calor constante e através de termopar (com vários comprimentos) e pt100 realizar as medições e comparar os resultados. O que o professor deseja saber e ele insiste muito nisso é o cálculo do diâmetro do fio do termopar e como se calcula o gradiente de temperatura nessa chapa. Desde já agradeço professor.
Agora entendi! Amanhã estarei postando aqui a resposta que precisa!
a pt100 tem alimentação ?
Olá Maria. Não ele não tem alimentação. O Pt100 precisa de um indicador que possa ler a sua resistência, e para isso o instrumento alimenta o mesmo com uma corrente.
Muito obrigado por assistir meus vídeos. Se tiver dúvidas use o Canal, pois o principal objetivo dele é ajudar. Agradeço seu comentário, e aguardo outros. Obrigado.