Para mim, copiou. De toda forma, ambos os sons são maravilhosos e eu amo Black Sabbath desde meus 6 anos de idade, quando ganhei Sabbath Bloody Sabbath vinilzão ainda.
Ouça o disco "Smash Your Head Against the Wall", solo de estreia de John Entwistle, lendário baixista do The Who, lançado em maio de 1971. Ouça a música que abre o álbum, "My Size", semelhança é mera semelhança!
exatamente !!!..., na verdade nessa musica Vanusa tambem copiou um pedacinho daquele pianinho de white a little Help From My Friends de Joe Cocker e rocket man do Elton John.
Marco Antero, você me parece um cara talentoso, dedicado e estudioso... O melhor de tudo isso é que parece ser bem intencionado... Portanto merece meu abraço e atenção! Boa sorte em sua jornada!
Concordo! Desde que ele admitisse que a música original era sua, caso contrario vc iria virar chacota quando dissesse que a o cara copiou sua música! Será que alguém iria acreditar na sua palavra?!🤔
Mas felicidade não enche a geladeira malandro! ...rs Estou comentando de ''bom tom'', assim mesmo, acho que a Vanusa merece atenção do mercado nacional.
Marco tem um detalhe que você esqueceu: os álbuns naquela época eram prensados nos Estados Unidos. Para o álbum da Vanusa ter sido lançado em setembro, ele provavelmente deve ter sido finalizado no Brasil e enviado para os EUA em maio. E como os produtores estavam garimpando atrás de sugestões, não é nenhum absurdo imaginar que alguém possa ter ouvido durante esse intervalo.
Interessante, não sabia dessa informação! Como eu disse no vídeo, é impossível cravar. Pode ter sido plágio deliberado ou não. Minha opinião é que nessa altura da vida e da carreira deles eles não teriam porque não admitir se tivessem copiado na cara dura. Mas nunca se sabe né! De fato os 2 riffs são muito similares. Abs
Olha, é o melhor canal de música, sério. E quem "me indicou" foi minha filha de 8 anos, autista de altas habilidades e louca por linguística e música. Ela me falou "papai, tem um canal que fala de música clássica dentro de Rock" e pronto. Cheguei aqui e sou fã. Não costumo comentar, mas tô vendo tudo e adorando.
Valeu.. considero um pedido atendido... o riff básico nao seria unico. tem o clima da segunda parte, no what to do surge em 3:20 e na Black Sabbath na parte dos violões após o riff. quanto a composição, acredito que muita demo rolava nos "rolos" da vida. Não duvido de alguém ter ouvido antes, e tbm tem o tempo de mixagem para a produção final para matriz do vinil.
8 meses depois aí vc me fala de coincidência????....!!!! Plágio descarado, se fosse a Vanusa gravando 8 meses depois nem haveria tal discussão. Veredito: plagiaram na cara dura.
Feliz demais em ter desccoberto esse canal! o contéudo musical daqui é muito bem produzido, o apresentador é carismático e comprometido em passar uma boa dose de informação, e o público(ao contrário de outros canais de música que vejo por aí) se presta a agir de forma saudável nos comentários! Isso aqui é uma raridade, espero que só melhore daqui pra frente!
Valeu demais pelo carinho, Tusf64!! Ver essa comunidade se formando, que adciona uns aos outros em um ambiente saudável é sem dúvida uma das coisas mais recompensadoras de todas!
Massa demais. Cara, tem algo mais nessa música da Vanusa. Se prestar atenção, em 0:56 até 1:06 é muito semelhante a um trecho da música I don't know do Ozzy.
Eu escutei essa música, de fato lembra. Mas é apenas um intervalo de 2a maior. É algo muito básico e comum pra , na minha opinião, querer dar um único dono!
É essa a versão que eu conheço, lembrando que essa música é de 1971. Se você for um pouco paranóico, dá pra encontrar nessa mesma música um quezinho de "Paranoid" também e, como trata-se de um ex-baixista da banda "The Who", dá pra supor que a música pode ter sido inspirada em "American Woman" (The Guess Who)... Uma coisa é certa: O Tony Iommi compôs vários riffs lendários. Por mais falta de inspiração por que ele estivesse passando, acho que ele não cabritaria na caruda nada de ninguém.
A própria vanusa não acredita que foi plágio, mas, sinceramente, ouvindo as duas músicas é difícil demais acreditar que não foi plágio. NA MINHA OPINIÃO, mesmo assistindo o vídeo, acho que foi plágio sim.
Black Sabbath, banda fase Ozzy principalmente absurdamente fantástica, porém, Golden Earring entre as minhas 5 bandas preferidas. Ambas fenomenais!! PS: Ótimo vídeo, mas faltou mencionar a muito grande semelhança de My Size, composição de John Entwistle, com as duas citadas nele. Abraço e parabéns ao criador do conteúdo e excelente canal!
Puxa Marcão, chamar "Hocus Pocus" de "Musiquinha bem sem vergonha" pegou pesado hein kkkkkkkkkkkkkkkkk... boa demais cara! Abraço, seus vídeos são fantásticos, não perco nenhum...
Caramba Marcos... Maravilhosa a análise, parabéns! Eu comecei a minha vida musical com a Jovem Guarda e te digo que nossos brazucas eram muito criativos! Sou metaleiro (ou para os jovens headbanger) a 4 décadas e o que sempre importou para nós é a energia da música e nisso Sabbath é imbatível! Agora Golden eu não conhecia... bora escutar esses malucos aí. Valeu irmão.
Má Rapaz... eu comentei a respeito da música da Vanusa no seu video sobre Smoke on the Water e, primeiro fiquei aguardando pra ver se saia esse vídeo do Sabbath, que ficou fantástico. Segundo, eu já ia comentar aqui que pra mim a inspiração de ambos os compositores foi Hocus Pocus, mas daí você toca ela no final e eu só pude foi dar muita risada aqui. Show! Melhor canal sobre música. Parabéns
Muito bom o vídeo! Parabéns. Depois confira "John Entwistle - Smash Your Head Against the Wall". A primeira música se chama My Size e foi lançada 1971. Acho que dá pra fazer uma parte 2. Abraços e sucesso.
Tony Iommi já tinha esse riff desde as gravações do Vol 4, em meados a Tour americana de 1972/73. O Black Sabbath sempre foi uma Jam band, ou seja, eles tocavam longas jams entre os solos do Iommi, e acabavam compondo isto a posteriori, como foi o caso de Orchid, Into the Void durante a tour do Paranoid, ou como a jam do "Rock n Roll doctor" durante a tour do Sabotage, que seria lançado no Tecnical Ecstasy, e não foi diferente como "Sabbath Bloody Sabbath". Iommi tocou alguns trechos de riff do Sabbath bloody Sabbath no final tour do Vol 4 durante as longas jam's dentro do solo de Wicked World, isto já no ano de 1973, antes de irem pro estúdio. Procurem o Black Sabbath Live at Glasgow 1973 no youtube, e colocam no minuto 49:00, vão encontrar o Tony improvisando um riff na Jam, com as mesmas notas iniciais de Sabbath bloody Sabbath e com o mesmo ritmo. Esta gravação é de Março de 1973, muito antes de entrarem em estúdio.
Cheguei ao seu vídeo agora. Temho um canal que falo e mostro mídias físicas e, vira e mexe, mostro o disco Vanusa, de 1973 e, por pesquisa e analisando os contextos de época, partilho de sua linha de raciocínio: mesmo muito idênticas, não foi um plágio doloso, mas uma bela de uma coincidência. Ainda sobre o Vanusa, cheguei num dado que dá em fins de agosto de 1973, com o single de Manhãs de Setembro, com o LP sendo lançado na segunda quinzena do mesmo ano. Porém, dados precisos sobre lançamentos em nosso país coatumam ser imprecisos, mesmo. Abraço.
Eu diria que a música do Sabbath foi inspirada na da Vanusa não só pelo riff principal, mas também pela calmaria que entra logo após, a troca de atmosfera. E também como a música foi lançamento na época facilitaria demais a chegar aos ouvidos dos caras. Entretanto nada tira o mérito dos dois. Sonzera demais 🤘🏻🤘🏻
Não lembro onde vi, acho que foi em algum vídeo aqui no RUclips mesmo, outra teoria; de que os dois riffs foram inspirados na mesma música, My Size de John Entwisthle. E realmente parecem bastante...
Fala Mero, algumas pessoas já comentaram isso aqui! Realmente lembra, mas é apenas um intervalo de segunda maior. Nao da pra ficar mais simples que isso, por isso acho complicado querer atribuir a um único dono só algo que milhares de pessoas tocaram de maneira independente. Abs
SENSACIONAL CARA!!! PESQUISOU e falou com muito discernimento e propriedade. Gostei do tato que tratou todas as possibilidades. Sou pesquisador de outra área e também tenho esses cuidados, e claro, gosto muito de rock, kkkkkkkk
Lembro-me da pesquisa do professor-pesquisador Vasconcelos (UNESP), que era radialista de música clássica durante muitos anos. No Solar da Marquesa (Programa Cultural), ele apresentou uma palestra com uma tese interessantíssima, sobre a comparação de compassos idênticos do Hino Nacional com diversas outras músicas e autores. Foi realmente impressionante a comparação de todas elas e a aparência de exatidão dos trechos às originais. Não obstante, ele concluiu que não se tratava de plágio. No caso da polêmica de RUclips, Vanusa X Sabbath, vale lembrar que a própria Vanusa reconheceu ser apenas coincidência. É inocência acreditar que ela e os músicos não pensaram imediatamente em processar. Provavelmente, não haveria sustentação musicológica para a acusação. Eu ainda tenho os álbuns da Vanusa, com essa canção, bem como do Black Sabbath. Amo os dois álbuns. Apesar da lembrança uma da outra, nunca associei as obras. O perfil e atmosfera de ambos (mesmo Vanusa, ainda jovem nos anos 60), eram diametralmente diferentes. Essa diferença se tornou gritante com a evolução dos dois artistas (a cantora e a banda). Ambos são inesquecíveis. Em termos psicológicos, há situações em que pessoas percebem estímulos e depois as reproduzem, sem necessariamente ter consciência de suas fontes. Além disso, creio que se não existissem relações comerciais, o regime de propriedade privada não provocaria tais polêmicas e tantas desqualificações desnecessárias para músicos e espectadores em artes.
10:23 - o início do riff 2 me fez lembrar da introdução de baixo em Wrathchild do Iron Maiden. Acho que também usam esse intervalo lá. Mas posso estar enganado. Meu ouvido não é tão bem trainado.
Mais um ótimo vídeo! Não queria pedir, mas faz um vídeo contando a história da banda australiana Men at work que sofreu processo com seu maior sucesso "down under"
Hahahaha a gente tava doido pra fazer um vídeo dessa música da Vanusa, vc chegou primeiro! Hahahaha e obviamente já aprofundou muito mais do que a gente ia fazer 😅
Tem uma entrevista do Iommi falando que escutou algumas músicas pra abrir a criatividade, como tu comentou. Ele falou q estava com a música John Entwistle na cabeça, a My Size. Da uma escutada, vale a pena demais.
Bom demais. Só não sei se concordo muito com o lance das datas porque se a Vanusa lançou aqui em setembro a gravação foi bem antes considerando como as coisas funcionavam na época. Mas a análise foi sensacional.
@@MarcoAnteroMusic tem mais alguns elementos que vi uns vez o João Marcelo Boscoli comentando sobre a similaridade da música além do riff. Eu não lembro tecnicamente o que era pq não sou musicista. Mas me inscrevi no canal. Parabéns pelo trabalho.
Muito legal essa reportagem, não conhecia essa banda que o Ozzy citou nesse livro que pode ter sido de referencia pra criação da Sabbath Bloody Sabbath. Agora a questão da música What to do da Wanussa. É bem provável que eles possam de fato terem usado mais essa música é plagiaram. Pois uma vez o Régis Tadeu fez um vídeo sobre essa música e a da Wanussa, e segundo ele. A música da Wanussa foi lançada em fevereiro de 1973 e a do Black Sabbath foi lançada em setembro de 1973.
exatamente !!!..., na verdade nessa musica Vanusa tambem copiou um pedacinho daquele pianinho de white a little Help From My Friends de Joe Cocker e rocket man do Elton John.
Me acabo de encontrar con tu canal de casualidad y ya soy adicto y eso que entiendo muy poco el portugues, pero aun y asi me pienso ver y escuchar todos tus videos que son lo mejor que me he encontrado sobre musica. Haces unos anslisis verdaderamente increibles que me dejan fuera de orbita, buenisimos. De paso intentare aprender un poco de portugues ya que soy adicto a las islas Açores que nada tienen que ver con la musica, pero que todo el mundo debería conocer. Como comunicador eres un fuera de serie, ameno, dibertido y un fuera de serie como musico y comunicador. Desde la ciudad de Terrassa en Catalunya. OBRIGADO.
Muito bom , não sou músico de cordas , mas sei que existe uma coisa no universo chamado de registro acashiko de onde acessamos nossa inspiração , pode ser que em alguns casos ouve uma coincidência de acesso nesse registro da natureza
Li que o Alf Soares, compositor, tentou processar o Sabbath por apropriação indevida. What to do foi composta em 1972 e lançada em março de 1973. Deu tempo suficiente pro Iommi vampirizar ela.
Muito bom, eu sempre imaginei a perspectiva da progressão (bVII-Im) vinda desde o Kinks, mas neste caso específico do Riff creio que seja uma variação do próprio Sabbath... se pegar lá no Master of Reality na música After Forever já tem exatamente o motivo inicial de Sabbath Bloddy Sabbath... parabéns pela pesquisa !
Mistério Musical : Fred Jorge compôs a música " NÃO ADIANTA NADA " em 1967. A Banda Black Sabbath grava a música " WARNING " em 1970 que é parecida com a música " NÃO ADIANTA NADA " gravada por Roberto Carlos em 1973. A pergunta é : " Quem Plagiou Quem ???"
Show de bola! Não sei se vai encerrar a discussão, mas é a maior luz que alguém já deu pra essa hipótese de plágio. Sem falar no tanto que deu pra aprender com o vídeo! Parabéns e continua com o excelente trabalho! Os riffs ficaram massa kkk Agora uma dúvida, será que não foi a banda da vanusa que se inspirou no álbum solo do baixista do The Who pra escrever what to do? Tem uma música chamada my size do álbum smash your head again the Wall que também parece com essas duas, sendo que é de 1971.
Fala Paulo, algumas pessoas comentaram sobre essa música "My Size". No meu modo de ver, a parte que lembra é um simples intervalo de segunda maior. Não tem como ficar mais básico do que isso, e pra mim, uma coisa tão básica assim não deveria ter nenhum "dono". É algo que vem naturalmente pra várias pessoas de maneira independente uma das outras . Similar ao que eu abordo no vídeo "o riff mais reciclado do rock". Grande abraço!
Terceiro vídeo e quero ver todos! Definitivamente teu carisma, dedicação e conteúdos dedicados ao canal consolidaram a conexão! Obrigado por criar o canal. abraço
Parabéns pelo canal, Marco! Vídeos bem explicativos, e conteúdo bem relevantes, pra quem estuda música de uma maneira mais aprofundada. Já acompanha o canal do David Bennett, que tem o mesmo formato, mas é necessário que se tenha conteúdos, com riqueza de detalhes também em língua portuguesa.
Parabéns, Marco. Sempre um trabalho minuncioso. Lembrei dos vídeos do Rick Beato vendo seu canal, só que os seus são melhores digassi di passagi. Ganhou um inscrito.
Que isso Bruno, fico honrado demais com esse comentário! Rick beato é incrível, se um dia eu souber metade do que aquele cara sobre música eu já serei uma pessoa realizada!! Abração!
A música original de Abertura do Seriado " BATMAN ! " foi criado e gravado pelo maestro Neal Hefti. A música " TAXMAN " foi composta e criada por George Harrison ( The Beatles ) em 1966. A música " QUANDO " foi composta pelo cantor e compositor Roberto Carlos Braga em 1967. Pergunta : O que tem em Comum nestas Músicas ? Resposta : Todas as Três se parecem. " ACREDITE SE QUISER ". ( Jack Palance. )
Marco, acabei de me inscrever no canal e gostei muito do conteudo...Parabéns...Se puder e quiser faz um video só sobre a influencia dos musicos e cantores e artistas Brasileiros ou plagiados por famosos estrangeiros pelo mundo como por exemplo foi o caso de Jorge bem jor pelo cantos Ingles Rod Stewart... forte abraço!
Muito bacana. E ainda fecha relembrando Focus. O mais maneiro disso aí é colocar a música da Vanusa pros metaleiros hard core stinky punk e perguntar se eles conhecem. Aí depois que eles falam que é maneiro você informa que é Vanusa. Ha HA HA ha
Será que alguém vai encontrar os Easter Eggs? Tá fácil!!
@@antonioneder8488 Não! Hahaha
Jethro Tull - Aqualung
Johnny cash ? Ou Stp ?
Aka?
@@oralgesico3 também não! E aonde você viu aqualung no vídeo que nem eu vi? Klkk
Para mim, copiou. De toda forma, ambos os sons são maravilhosos e eu amo Black Sabbath desde meus 6 anos de idade, quando ganhei Sabbath Bloody Sabbath vinilzão ainda.
Mto bom! E vlw o Hocus Pocus no final!
Ouça o disco "Smash Your Head Against the Wall", solo de estreia de John Entwistle, lendário baixista do The Who, lançado em maio de 1971. Ouça a música que abre o álbum, "My Size", semelhança é mera semelhança!
Hocus Pocus...
exatamente !!!..., na verdade nessa musica Vanusa tambem copiou um pedacinho daquele pianinho de white a little Help From My Friends de Joe Cocker e rocket man do Elton John.
Exato. O rif vem de My Size.
@@luizcalanca9966 Rockect man no meio, sim, percebi imediatamente.
8:35 - Na edição em português do livro "Eu sou Ozzy", da editora Benvirá, esta passagem está na página 164.
Interessante e, mais ainda a postura madura da Vanusa com as semelhanças entre as músicas.
Não sabia disso!
Marco Antero, você me parece um cara talentoso, dedicado e estudioso... O melhor de tudo isso é que parece ser bem intencionado... Portanto merece meu abraço e atenção! Boa sorte em sua jornada!
Valeu, Alexandre! Obrigado pelo apoio!
Se eu fosse integrante de uma banda da qual serviu de inspiração para Tony Iommi (Black Sabbath) ficaria extremamente feliz.
Idem! Haha
Concordo! Desde que ele admitisse que a música original era sua, caso contrario vc iria virar chacota quando dissesse que a o cara copiou sua música! Será que alguém iria acreditar na sua palavra?!🤔
@@GuilesArtainda mais alguém da grandiosidade do iommi
Mas felicidade não enche a geladeira malandro! ...rs Estou comentando de ''bom tom'', assim mesmo, acho que a Vanusa merece atenção do mercado nacional.
Eu processaria
Marco tem um detalhe que você esqueceu: os álbuns naquela época eram prensados nos Estados Unidos. Para o álbum da Vanusa ter sido lançado em setembro, ele provavelmente deve ter sido finalizado no Brasil e enviado para os EUA em maio. E como os produtores estavam garimpando atrás de sugestões, não é nenhum absurdo imaginar que alguém possa ter ouvido durante esse intervalo.
Interessante, não sabia dessa informação! Como eu disse no vídeo, é impossível cravar. Pode ter sido plágio deliberado ou não. Minha opinião é que nessa altura da vida e da carreira deles eles não teriam porque não admitir se tivessem copiado na cara dura. Mas nunca se sabe né! De fato os 2 riffs são muito similares. Abs
Não entendo nada de teoria musical, mas fico encantado com esses vídeos do Marco Antero.
Opa Ricardo, e eu fico encantado com o seu comentário !!
@@MarcoAnteroMusic engatinhando no aprendizado. Você traz saber com sabor. Parabéns!
@@MarcoAnteroMusic Bacana também, acho super bacana a observação do trabalho, mesmo sem perícia!
4:34 - colocar o vocal do Ozzy no riff da Vanusa soou como uma banda de músicos iniciantes, tentando tocar BS. Me identifiquei na hora 🥸🥸🥸
kkkk
Eu também antes de ver essa cifra tocava Vanusa achando que tava tocando Sabbath
Olha, é o melhor canal de música, sério. E quem "me indicou" foi minha filha de 8 anos, autista de altas habilidades e louca por linguística e música. Ela me falou "papai, tem um canal que fala de música clássica dentro de Rock" e pronto. Cheguei aqui e sou fã. Não costumo comentar, mas tô vendo tudo e adorando.
Um beijo para sua filhinha!!!!
Amei o papo da filha dele!!!
Valeu.. considero um pedido atendido... o riff básico nao seria unico. tem o clima da segunda parte, no what to do surge em 3:20 e na Black Sabbath na parte dos violões após o riff. quanto a composição, acredito que muita demo rolava nos "rolos" da vida.
Não duvido de alguém ter ouvido antes, e tbm tem o tempo de mixagem para a produção final para matriz do vinil.
Até o Régis tadeu acha que é uma cópia da Vanusa, fico feliz em saber que não! Viciei nesse canal.
Opa Jack, que comentário legal! Fico feliz que você esteja gostando ! Grande abraço!
Se não foi plágio, foi um coincidência muito Loka
É muito parecido mesmo né?? Pode até ser que tenha sido plagio, nunca iremos saber com certeza, mas nesse caso acho que foi apenas coincidência mesmo!
Acho pouco provável que tenha sido coincidência.
8 meses depois aí vc me fala de coincidência????....!!!! Plágio descarado, se fosse a Vanusa gravando 8 meses depois nem haveria tal discussão. Veredito: plagiaram na cara dura.
Feliz demais em ter desccoberto esse canal! o contéudo musical daqui é muito bem produzido, o apresentador é carismático e comprometido em passar uma boa dose de informação, e o público(ao contrário de outros canais de música que vejo por aí) se presta a agir de forma saudável nos comentários! Isso aqui é uma raridade, espero que só melhore daqui pra frente!
Valeu demais pelo carinho, Tusf64!! Ver essa comunidade se formando, que adciona uns aos outros em um ambiente saudável é sem dúvida uma das coisas mais recompensadoras de todas!
Com certeza, ele faz uma pesquisa bem detalhada, virei fã desse canal
QUANDO VOCE TOCOU O RIFF2, E FEZ O COMENTARIO NÃO QUENTEI E ME INSCREVI MUITO BOM SEU CANAL
Ahhahaha valeu Wellington! Brigadao pelo apoio!!
Massa demais. Cara, tem algo mais nessa música da Vanusa. Se prestar atenção, em 0:56 até 1:06 é muito semelhante a um trecho da música I don't know do Ozzy.
Show! Fiquem atentos, de certa forma é nossa cultura, nossa gente, nosso sangue latino!
tem uma música do álbum solo do John Entwistle chamada My Size, que ao que tudo indica, veio antes das duas... e realmente, lembra bastante
Eu escutei essa música, de fato lembra. Mas é apenas um intervalo de 2a maior. É algo muito básico e comum pra , na minha opinião, querer dar um único dono!
É essa a versão que eu conheço, lembrando que essa música é de 1971. Se você for um pouco paranóico, dá pra encontrar nessa mesma música um quezinho de "Paranoid" também e, como trata-se de um ex-baixista da banda "The Who", dá pra supor que a música pode ter sido inspirada em "American Woman" (The Guess Who)...
Uma coisa é certa: O Tony Iommi compôs vários riffs lendários. Por mais falta de inspiração por que ele estivesse passando, acho que ele não cabritaria na caruda nada de ninguém.
Pesquisa Hocus Pocus
Esse canal é extremamente necessário !
A própria vanusa não acredita que foi plágio, mas, sinceramente, ouvindo as duas músicas é difícil demais acreditar que não foi plágio. NA MINHA OPINIÃO, mesmo assistindo o vídeo, acho que foi plágio sim.
Talvez tenha sido! Dificil cravar 100% - Essa é parte da graça! Abs!
Black Sabbath, banda fase Ozzy principalmente absurdamente fantástica, porém, Golden Earring entre as minhas 5 bandas preferidas. Ambas fenomenais!!
PS: Ótimo vídeo, mas faltou mencionar a muito grande semelhança de My Size, composição de John Entwistle, com as duas citadas nele. Abraço e parabéns ao criador do conteúdo e excelente canal!
Meu dia estava uma droga e ver seu vídeo me trouxe um pouco de alegria e leveza, valeu.
Puxa Marcão, chamar "Hocus Pocus" de "Musiquinha bem sem vergonha" pegou pesado hein kkkkkkkkkkkkkkkkk... boa demais cara! Abraço, seus vídeos são fantásticos, não perco nenhum...
Caramba Marcos...
Maravilhosa a análise, parabéns!
Eu comecei a minha vida musical com a Jovem Guarda e te digo que nossos brazucas eram muito criativos! Sou metaleiro (ou para os jovens headbanger) a 4 décadas e o que sempre importou para nós é a energia da música e nisso Sabbath é imbatível! Agora Golden eu não conhecia... bora escutar esses malucos aí. Valeu irmão.
Sensacional seu vídeo.
Foi coincidência igual Jorge Ben e Rod Stewart. Não...péra...
🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkk essa foi plagio na cara dura!
Porra mano... Se isso não é plágio, eu não sei o que é!
O mais engraçado é toda a teoria para validar os ídolos!
Má Rapaz... eu comentei a respeito da música da Vanusa no seu video sobre Smoke on the Water e, primeiro fiquei aguardando pra ver se saia esse vídeo do Sabbath, que ficou fantástico. Segundo, eu já ia comentar aqui que pra mim a inspiração de ambos os compositores foi Hocus Pocus, mas daí você toca ela no final e eu só pude foi dar muita risada aqui. Show! Melhor canal sobre música. Parabéns
Hahahaha valeu Marcos, obrigado demais pelo apoio e as palavras! Tamo junto!
Acho que o Marco Antero plagiou sua idéia. E vocês dois plagiaram meu nome. 😂
A Vanusa era fodona demais! RIP
Muito bom o vídeo! Parabéns. Depois confira "John Entwistle - Smash Your Head Against the Wall". A primeira música se chama My Size e foi lançada 1971. Acho que dá pra fazer uma parte 2. Abraços e sucesso.
Sim Pedro!! Não comento no vídeo (pq não sabia a altura em que gravei) mas já deixaram nos comentários aqui!! Obrigado
Você tocou o rio da banda Focus no final valeu👏👏👏
Paranoid foi inventado em alguns minutos no studio só para fechar o album que até então ia se chamar "War pigs"
Inventado não ... Foi copiado da parte do meio de DAZED AND CONFUSED do Led Zeppelin e de GET DOWN da banda HALF LIFE !
@@AlexandreSouza-rm2ikmy God nada se cria tudo se copia.
@@AlexandreSouza-rm2ikmy God nada se cria tudo se copia.
@@AlexandreSouza-rm2ik como dizia Chavinho, que burro da zero pra ele!! Tá sabendo direitinho, precisa apurar as informações meu chapa.
@@luisnascimento5656 É só tú escutar as que citei e vai ver !
Mais um video excelente, a parte teorica, a pesquisa feita, o riff... mt bom mano! 👍
Valeu demais, Daniel! Sempre dando aquela força pro canal!
Excelente! Difícil não crer que tenha sido plágio, mas sua explicação faz sentido, embora nada possa ser descartado. Parabéns pelo trabalho!
É por que realmente é muito parecido ne? Aí fica difícil de acreditar msm que não tenha tido coisa aí ahahaha
Claro que é ! Kkkkk
Tony Iommi já tinha esse riff desde as gravações do Vol 4, em meados a Tour americana de 1972/73. O Black Sabbath sempre foi uma Jam band, ou seja, eles tocavam longas jams entre os solos do Iommi, e acabavam compondo isto a posteriori, como foi o caso de Orchid, Into the Void durante a tour do Paranoid, ou como a jam do "Rock n Roll doctor" durante a tour do Sabotage, que seria lançado no Tecnical Ecstasy, e não foi diferente como "Sabbath Bloody Sabbath". Iommi tocou alguns trechos de riff do Sabbath bloody Sabbath no final tour do Vol 4 durante as longas jam's dentro do solo de Wicked World, isto já no ano de 1973, antes de irem pro estúdio. Procurem o Black Sabbath Live at Glasgow 1973 no youtube, e colocam no minuto 49:00, vão encontrar o Tony improvisando um riff na Jam, com as mesmas notas iniciais de Sabbath bloody Sabbath e com o mesmo ritmo. Esta gravação é de Março de 1973, muito antes de entrarem em estúdio.
@marcoantero só faltou o yodel, hahahaha
Mas o riff 1 tá show! Já rende uma somzera nova! 🎉
Cheguei ao seu vídeo agora. Temho um canal que falo e mostro mídias físicas e, vira e mexe, mostro o disco Vanusa, de 1973 e, por pesquisa e analisando os contextos de época, partilho de sua linha de raciocínio: mesmo muito idênticas, não foi um plágio doloso, mas uma bela de uma coincidência. Ainda sobre o Vanusa, cheguei num dado que dá em fins de agosto de 1973, com o single de Manhãs de Setembro, com o LP sendo lançado na segunda quinzena do mesmo ano. Porém, dados precisos sobre lançamentos em nosso país coatumam ser imprecisos, mesmo. Abraço.
Eu diria que a música do Sabbath foi inspirada na da Vanusa não só pelo riff principal, mas também pela calmaria que entra logo após, a troca de atmosfera. E também como a música foi lançamento na época facilitaria demais a chegar aos ouvidos dos caras.
Entretanto nada tira o mérito dos dois. Sonzera demais 🤘🏻🤘🏻
inspirada? kkkkkkkkkk
Não lembro onde vi, acho que foi em algum vídeo aqui no RUclips mesmo, outra teoria; de que os dois riffs foram inspirados na mesma música, My Size de John Entwisthle. E realmente parecem bastante...
Fala Mero, algumas pessoas já comentaram isso aqui! Realmente lembra, mas é apenas um intervalo de segunda maior. Nao da pra ficar mais simples que isso, por isso acho complicado querer atribuir a um único dono só algo que milhares de pessoas tocaram de maneira independente. Abs
Como fã do Ozzy eu sempre adorei e achei divertido esse assunto. Já vi inúmeros vídeos sobre ele, mas caramba, esse daqui é o melhor disparado!
Valeu, Leo!
SENSACIONAL CARA!!! PESQUISOU e falou com muito discernimento e propriedade. Gostei do tato que tratou todas as possibilidades. Sou pesquisador de outra área e também tenho esses cuidados, e claro, gosto muito de rock, kkkkkkkk
Lembro-me da pesquisa do professor-pesquisador Vasconcelos (UNESP), que era radialista de música clássica durante muitos anos. No Solar da Marquesa (Programa Cultural), ele apresentou uma palestra com uma tese interessantíssima, sobre a comparação de compassos idênticos do Hino Nacional com diversas outras músicas e autores. Foi realmente impressionante a comparação de todas elas e a aparência de exatidão dos trechos às originais. Não obstante, ele concluiu que não se tratava de plágio. No caso da polêmica de RUclips, Vanusa X Sabbath, vale lembrar que a própria Vanusa reconheceu ser apenas coincidência. É inocência acreditar que ela e os músicos não pensaram imediatamente em processar. Provavelmente, não haveria sustentação musicológica para a acusação. Eu ainda tenho os álbuns da Vanusa, com essa canção, bem como do Black Sabbath. Amo os dois álbuns. Apesar da lembrança uma da outra, nunca associei as obras. O perfil e atmosfera de ambos (mesmo Vanusa, ainda jovem nos anos 60), eram diametralmente diferentes. Essa diferença se tornou gritante com a evolução dos dois artistas (a cantora e a banda). Ambos são inesquecíveis. Em termos psicológicos, há situações em que pessoas percebem estímulos e depois as reproduzem, sem necessariamente ter consciência de suas fontes. Além disso, creio que se não existissem relações comerciais, o regime de propriedade privada não provocaria tais polêmicas e tantas desqualificações desnecessárias para músicos e espectadores em artes.
Essa eu conhecia tb..Sigo na torcida pelo vídeo do Scorpions vs LS
Quais as músicas em questão mesmo, Carlos?
@@MarcoAnteroMusic Simple Man do Lynyrd Skynyrd e Always Somewhere do Scorpions.
@@principiosativos lynyrd skynyrd
@@principiosativos disponha
10:23 - o início do riff 2 me fez lembrar da introdução de baixo em Wrathchild do Iron Maiden. Acho que também usam esse intervalo lá. Mas posso estar enganado. Meu ouvido não é tão bem trainado.
Mais um ótimo vídeo!
Não queria pedir, mas faz um vídeo contando a história da banda australiana Men at work que sofreu processo com seu maior sucesso "down under"
Opa! Não conheço essa história Daniel, mas vou dar uma olhada! Valeu pela sugestão!
Foi por causa de 3 notinhas praticamente no arranjo da flauta. Boa sugestão.
Muito bom! Amo Black Sabbath e amei esse comecinho, as vezes você não ta tocando errado, só ta tocando outra música
Hahaha exatamente isso, Pedro!
Kkkkkkk
Muito interessante essa matéria ☝️👍👍👏👏🏅💪
Muito legal o video. Parabéns!
Obrigado , Marciano!
Excelente! Valeu pela pesquisa e trabalho!
Hahahaha a gente tava doido pra fazer um vídeo dessa música da Vanusa, vc chegou primeiro! Hahahaha e obviamente já aprofundou muito mais do que a gente ia fazer 😅
Hahaha mas faz mesmo assim, Cadê a Nota?! Tenho certeza que irá trazer um ponto de vista que eu não considerei! Toda análise adciona!
Tem uma entrevista do Iommi falando que escutou algumas músicas pra abrir a criatividade, como tu comentou. Ele falou q estava com a música John Entwistle na cabeça, a My Size. Da uma escutada, vale a pena demais.
Bom demais. Só não sei se concordo muito com o lance das datas porque se a Vanusa lançou aqui em setembro a gravação foi bem antes considerando como as coisas funcionavam na época. Mas a análise foi sensacional.
É debatível! Eu dei apenas o meu palpilte, pode muito bem estar errado!
@@MarcoAnteroMusic tem mais alguns elementos que vi uns vez o João Marcelo Boscoli comentando sobre a similaridade da música além do riff. Eu não lembro tecnicamente o que era pq não sou musicista. Mas me inscrevi no canal. Parabéns pelo trabalho.
Muito legal essa reportagem, não conhecia essa banda que o Ozzy citou nesse livro que pode ter sido de referencia pra criação da Sabbath Bloody Sabbath. Agora a questão da música What to do da Wanussa. É bem provável que eles possam de fato terem usado mais essa música é plagiaram. Pois uma vez o Régis Tadeu fez um vídeo sobre essa música e a da Wanussa, e segundo ele. A música da Wanussa foi lançada em fevereiro de 1973 e a do Black Sabbath foi lançada em setembro de 1973.
Já ouvi falar também quw o riff de Sabbath Bloody Sabbath foi inspirado em My Size do John Entwistle. E lembra muito
Pesquisa Hocus Pocus
exatamente !!!..., na verdade nessa musica Vanusa tambem copiou um pedacinho daquele pianinho de white a little Help From My Friends de Joe Cocker e rocket man do Elton John.
Isso que chamo de conteúdo com qualidade a nível executivo.
Valeu Diney!
Um dos melhores likes que já dei ... Parabéns pelo trabalho !
Top. Melhor análise q já ouvi sobre essa historia de plágio da musica do sabah c a da vanusa
Diferentemente de Smoke on the water, já conhecia esta história. Mas sua análise foi brilhante. Gratidão por sua competência.
Eu que agradeço, Canal!! Tamo junto!
Me acabo de encontrar con tu canal de casualidad y ya soy adicto y eso que entiendo muy poco el portugues, pero aun y asi me pienso ver y escuchar todos tus videos que son lo mejor que me he encontrado sobre musica. Haces unos anslisis verdaderamente increibles que me dejan fuera de orbita, buenisimos. De paso intentare aprender un poco de portugues ya que soy adicto a las islas Açores que nada tienen que ver con la musica, pero que todo el mundo debería conocer.
Como comunicador eres un fuera de serie, ameno, dibertido y un fuera de serie como musico y comunicador. Desde la ciudad de Terrassa en Catalunya. OBRIGADO.
Foccus no final foi 10!!!!! Bro
Boa noite , parabéns pelo Canal 😃😃😃😃😃😃👍👍👍👍👍👍
Muito bom , não sou músico de cordas , mas sei que existe uma coisa no universo chamado de registro acashiko de onde acessamos nossa inspiração , pode ser que em alguns casos ouve uma coincidência de acesso nesse registro da natureza
Parabéns, Marco!! Mais um excelente vídeo 🎸🎸🎶🎶
Li que o Alf Soares, compositor, tentou processar o Sabbath por apropriação indevida. What to do foi composta em 1972 e lançada em março de 1973. Deu tempo suficiente pro Iommi vampirizar ela.
E o que deu o processo dele, Paulo? Você sabe?
@@MarcoAnteroMusic só soube, pela entrevista, que ele tentou várias vezes, mas não conseguiu. Infelizmente não soube de mais nada.
Só quem pode dizer mesmo é o guitarrista da Vanusa
2:37 - a parte mais engraçada do vídeo: "Desnecessariamente profunda!" 😂😂😂😂
Essse intervalo de segunda maior me lembrou Fade to Black do Metallica, isso sim!
Fiquei fã, você é muito bom mesmo.....parabéns
Obrigado pelo elogio
agora viciei....😂🤣😂🤣
Cara, que trabalho lindo esse seu. Edição maravilhosa, conteúdo curioso, pesquisa, enfim, parabéns pelo ótimo trabalho!
É, parece que não é plágio mesmo! Valeu pela análise!!!
Claro que é ! Kkkkk
Amigo muito bom esse vídeo e muito interessante a forma como vc fez, parabéns e Toni Iommi é um grande compositor com certeza. Abraços
Valeu Rui, fico feliz que você tenha gostado! Abração!
Que trampo! Parabéns e obrigado pela pesquisa.
Muito bom, eu sempre imaginei a perspectiva da progressão (bVII-Im) vinda desde o Kinks, mas neste caso específico do Riff creio que seja uma variação do próprio Sabbath... se pegar lá no Master of Reality na música After Forever já tem exatamente o motivo inicial de Sabbath Bloddy Sabbath... parabéns pela pesquisa !
A musiquinha sem vergonha é um super sucesso do FOCUS e se chama HOCUS POCUS !!!
Isso aí!
Profundidade e leveza. Parabéns pelo seu trabalho.
Muito bom! Esse canal é fera demais! Minha música preferida do Sabbath!
Valeu pelo apoio Squadra!! Dificil dizer qual é a minha música predileta do sabbath mas essa é muito boa mesmo! Tem tantas hahaha
Sou fã do Sabbath vc me deixou surpreso.👍
Cara você é bom demais. Obrigado pela aula
Fiquei alegre demais em conhecer esse canal, tem qualidade demais ! ❤️
Que honra, Ivo! Valeu pela força!
Mistério Musical :
Fred Jorge compôs a música "
NÃO ADIANTA NADA " em 1967.
A Banda Black Sabbath grava a música " WARNING " em 1970 que
é parecida com a música " NÃO ADIANTA NADA " gravada por Roberto Carlos em 1973.
A pergunta é :
" Quem Plagiou Quem ???"
Ótimo, parece muito mesmo.
Cara, muito bom . Que pesquisa, que análise. Sou fã da tua série de plágio ou influência.
Parabéns
Show de bola! Não sei se vai encerrar a discussão, mas é a maior luz que alguém já deu pra essa hipótese de plágio. Sem falar no tanto que deu pra aprender com o vídeo! Parabéns e continua com o excelente trabalho! Os riffs ficaram massa kkk
Agora uma dúvida, será que não foi a banda da vanusa que se inspirou no álbum solo do baixista do The Who pra escrever what to do? Tem uma música chamada my size do álbum smash your head again the Wall que também parece com essas duas, sendo que é de 1971.
Fala Paulo, algumas pessoas comentaram sobre essa música "My Size". No meu modo de ver, a parte que lembra é um simples intervalo de segunda maior. Não tem como ficar mais básico do que isso, e pra mim, uma coisa tão básica assim não deveria ter nenhum "dono". É algo que vem naturalmente pra várias pessoas de maneira independente uma das outras . Similar ao que eu abordo no vídeo "o riff mais reciclado do rock". Grande abraço!
Trabalho minucioso o seu. Parabéns!
Muito obrigado, Paulo! Legal que você está curtindo!
Excelente Canal, mesmo não sendo músico, estou redesenhando minha relação com a Música!!👏👏👏
Isso me deixa bem feliz, Césio!
Teve a vez que o White Stripes plagiou (ou não) os Mamonas Assassinas. Refrão de Icky Thump e a introdução de 1406 são bem parecidas.
Vou dar uma conferida nessa história depois Gonzo! Valeu a sugestão !
Terceiro vídeo e quero ver todos! Definitivamente teu carisma, dedicação e conteúdos dedicados ao canal consolidaram a conexão! Obrigado por criar o canal. abraço
Parabéns pelo canal, Marco! Vídeos bem explicativos, e conteúdo bem relevantes, pra quem estuda música de uma maneira mais aprofundada. Já acompanha o canal do David Bennett, que tem o mesmo formato, mas é necessário que se tenha conteúdos, com riqueza de detalhes também em língua portuguesa.
Eu acompanho o David tbm e já fiz alguns vídeos aqui inspirado por vídeos dele! O cara é fera!
@@MarcoAnteroMusic Valew brother! Sucesso com o canal!
Parabéns, Marco. Sempre um trabalho minuncioso. Lembrei dos vídeos do Rick Beato vendo seu canal, só que os seus são melhores digassi di passagi. Ganhou um inscrito.
Que isso Bruno, fico honrado demais com esse comentário! Rick beato é incrível, se um dia eu souber metade do que aquele cara sobre música eu já serei uma pessoa realizada!! Abração!
Bah, muito boa e coerente tua análise.
A música original de Abertura do
Seriado " BATMAN ! " foi criado e
gravado pelo maestro Neal Hefti.
A música " TAXMAN " foi composta e criada por George Harrison ( The Beatles ) em 1966.
A música " QUANDO " foi composta pelo cantor e compositor
Roberto Carlos Braga em 1967.
Pergunta :
O que tem em Comum nestas
Músicas ?
Resposta :
Todas as Três se parecem.
" ACREDITE SE QUISER ".
( Jack Palance. )
Cara, parabéns !! Teu canal é muito massa. Uma pérola que encontrei.
Opa Lucas, valeu pelagem pelas palavras! Fico feliz que esteja curtindo! Abração!
Marco, acabei de me inscrever no canal e gostei muito do conteudo...Parabéns...Se puder e quiser faz um video só sobre a influencia dos musicos e cantores e artistas Brasileiros ou plagiados por famosos estrangeiros pelo mundo como por exemplo foi o caso de Jorge bem jor pelo cantos Ingles Rod Stewart... forte abraço!
Fala Cirão, obrigado pelo comentário ! Muita gente já falou desse caso, posso trazer pro canal um dia sim!! Abração e valeu pela ideia !
ASSIM COMO ROD STWART PLAGIOU JORGE BENJOR NA CARUDA!...VANUSA FOI SIM TAMBÉM PLAGIADA!
Excelente cara, muito bom mesmo!
Valeu Bruno, legal que você curtiu! Abração!
Muito bacana. E ainda fecha relembrando Focus. O mais maneiro disso aí é colocar a música da Vanusa pros metaleiros hard core stinky punk e perguntar se eles conhecem. Aí depois que eles falam que é maneiro você informa que é Vanusa. Ha HA HA ha
Seu trabalho é sensacional
Valeu!
Caraca, a qualidade dos vídeos tá cada dia melhor! Como muitos já falaram é um dos melhores conteúdos do gênero aqui mesmo 😉
Valeu Bernardo!
Incrível como sempre, ótimo conteúdo.
Valeu demais a força, Alexandre!
Parabéns, descobri esse canal a pouco tempo,mas gosto bastante,maneiro demais 👏👏👏e eu nem sou músico!!!
Que ótimo, Aleir! Fico contente ! Grande abraço a
Sensacional
sensacional,vc é demais....
Muito satisfatório ver seus vídeos, vlw mano conteúdo muito bom
Valeu Dust of Angel, agradeço demais o apoio!! Grande abraço!
@@MarcoAnteroMusic Vlw mano S2
Muito bom! Sugiro a todos conhecer melhor esta incrível banda, às vezes subestimada, Golden Earring. Sensacional, principalmente todos dos anos 1970.