Já tinha conhecimento desse acidente quando por coincidência, em 2016 em que fui por um tempo motorista de Uber, peguei ele como passageiro aqui em Belo Horizonte e ele me contou sua história nesse vôo. É uma pessoa de extrema simpatia.
minha tia estava no voo da varig que caiu na Amazonia, e foi uma das sobreviventes, daquele voo q se perdeu na Amazonia, ficou muito famoso o caso e caiu na floresta por erro do piloto, em 1989, ela contando a historia parece filme de terror, ela se machucou bastante e ficou uns dias na selva ate chegar socorro, hj ela ja é vó e ainda mora em Marabá, de onde voo saiu!!
Tem uns 2 vídeos muito fera com o co-piloto desse episódio contando a versão dele. Vale a pena procurar. Tua tia foi a pessoa que tinha a bebêzinha no acidente, e ficou com ela na floresta?
Eu queria prestar um depoimento a respeito desse voo.... Na época eu tinha 14 anos ia viajar eu, minha mãe e duas irmãs... mas por obra do destino Minha mãe queria ir na segunda-feira exatamente nesse voo na época meu padrasto conseguiu convencê-la aí no domingo... nós fomos direto para Lisboa íamos começar a viagem pela França, exatamente nesse mesmo voo... Morreu nesse voo um jovem casal que se casaram no sábado e foram para a França pois um deles tinha ganha uma bolsa de estudos.... eles casaram no sábado e morreram na segunda-feira.. Nós soubemos a notícia já em Portugal caminhão do dentro do carro do meu tio ouvindo no rádio indo para o porto onde iremos pegar um voo para Londres.... Reviver isso dá uma tristeza muito grande pois estaremos nesse voo iremos morrer todos.... Parabéns pela entrevista... me arrepiei todo em saber o que aconteceu e fico imaginando aquele jovem casal recém-casado morrer dessa maneira.... obrigado pela oportunidade de falar sobre isso...
Parece que o ex presidente Sarney também iria viajar nesse vôo com a esposa dele. Desmarcou na última hora e um empresário ocupou a vaga dele na primeira classe
@@waya2378Olá Wayã, sou aqui do Maranhão, conterrâneo do ex-presidente José Sarney, como você ficou sabendo que ele viajaria nesse avião junto com a esposa dele?
@@Felipoow eu não me lembro exa, mas deve ter sido no livro a respeito desse acidente que estava disponível em um site. Inclusive, ainda comenta-se que as duas vagas que ficaram disponíveis foram ocupadas por um casal de empresários em ascensão... já faz um tempinho que eu li isso, se não me engano foi em 2008-9
Na época eu tinha 7 anos de idade em 1973. Meu primo "Ditinho" (Benedito Shimith de Barros) era de Itapeva SP, e tinha o sonho de ir estudar em Paris, estava nesse voo, com apenas 21 anos e infelizmente tambem foi uma das vitimas desse voo da Varig em 1973. Me recordo que Itapeva SP parou para o seu cortejo. Hoje em Itapeva SP há uma Rua no Bairro Taquari em Itapeva (Estado de São Paulo) em sua homenagem.
Não era nascido, mas tive um familiar (tio) que estava entre os passageiros. Acidente trágico e muito marcante. Tanto que é assunto após mais ou menos 50 anos de sua ocorrência. Nem sabia que houve um sobrevivente. Fiquei feliz demais pelo Ricardo!
Correção: houve um PASSAGEIRO sobrevivente, da tripulação ainda sobreviveram outros, inclusive o piloto que foi desaparecer em outro vôo algum tempo depois
@@TheReaper955 q bizarro essa do piloto parece a história de um piloto de f1, esqueci o nome ele escapou de um grave acidente na F1 pra morrer em outro, numa outra categoria ou de transito mesmo
@@TiagoWakabayashi1 tem o Pironi que quebrou as pernas e teve que sair da F1, aí foi pro powerboat (corrida de barcos) e morreu num acidente e teve o Hawthorn que empurrou o Levergh pra fora da pista em Le Mans (o maior acidente da história do automobilismo) e meses depois morreu batendo em um Mercedes também, mas dessa vez na rua
Trabalhei por 3 anos com o Ricardo Trajano, cara super gente fina e humilde... Tive o prazer de ouvir essa história fantástica em um bate papo com ele!
É arrepiante e cada vez mais Agradeço ao meu padrasto que já falecido salvou a vida de todos pois ele conseguiu convencer a minha mãe aí embarcar um dia antes do que ela queria Exatamente esse vôo....
Ele não falou, mas o comandante do vôo 820, Gilberto Araújo, está desaparecido até hoje pois tempos depois ele fazia um voo Japão - Brasil e o avião sumiu até hoje. Um dos maiores misterios da aviação.
Lembro muito desse acidente. Minha irmã trabalhava no Banco Central, na digitação, e uma prima do Ricardo Trajano trabalhava com ela. A gente se sentia próxima dele pelo contato com a prima. Nunca esqueci esse nome: Ricardo Trajano.
" nunca duvide de uma mae nessa terra , quando meu irmao falaceu ninguem queria da a noticia a minha mae sobre a partida dele suicidio , mais ela disse eu ja sabia desde da madrugada das 05.30 da manha do dia do suicidio dele , ele tirou a sua vida as 17:40 da tarde fim de tarde " e uma relacao espiritual que vai muito alem dessa terra a mae .
Eu verdade eu tive um presentimento quando minha filha entrou em coma por conta de uma convulsão eu estava trabalhando e sentia que tinha acontecido alguma coisa fiquei a tarde toda passando mal sem saber
Ele pode ter tido uma simples reação de querer fugir da fumaça, mas algo o fez enfrentar as normas e sair daquele lugar no momento certo, pois se demora mais um pouco nem conseguiria se levantar. Em 2016 estava na casa de minha mãe, quando algo me impulsionou a fazer uma selfie com ela, um mês depois ela se foi, nunca havia feito selfie na vida e nunca mais fiz também por falta de interesse, mas foi estranho, parecia uma força maior me mandando fazer aquilo.
Eu li da história do Ricardo no livro Caixa Preta, do Ivan Sant'anna. E também sobre o vôo Varig 820. A história dele (Ricardo) é de emocionar. E ele apesar do acidente trágico do Varig 820, no qual ele foi com o único passageiro sobrevivente com + 10 tripulantes, nunca deixou de voar!
Pois é, companheiro, eu também me emocionei. Estou com 67, portanto, sou um pouco mais novo do que o narrador... Tremenda história, mesmo. Impressionante!
Esse cantor Agostinho dos Santos mencionado cantava DEMAIS Lembro que quando ouvi falar desse acidente no youtube a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre o cantor, valeu muita a pena Uma pena ter morrido jovem, é claro, mas pelo menos conheci um artista talentoso nessa história
Eu era criança eu lembro desse desastre passou na globo 🌎 noticiário minha mãe era fã do Agostinho Santos lembro da voz dele até hoje meu Deus foi triste 😢 mesmo
Ricardo, Vc é um enviado de Deus. Comecei a trabalhar na VARIG em 1977 e acompanhei vários eventos. Tenho até hj a revista Manchete que foi recolhida das bancas de jornais com o Boeing derretido com os corpos em close na Capa. Tem muitas histórias de passageiros que faltaram ao voo. Vilela, convida o COP piloto Nilson Zille que foi sobrevivente do voo RG254.
@@marcossjc23 Então a história que eu sei é que piloto e o co piloto estavam ouvindo o jogo do Brasil, partiram de Marabá para Belém. Digitaram o número da rota invertido e acabaram indo em direção contrária, se perdendo e voaram até pousar na selva por falta de combustível. Morreu várias pessoas, mas muitos se salvaram. Piloto e co piloto incompetentes deveriam ser presos.
Eu conhecia a história dele mas não de ele estar atrás do Agostinho dos Santos cantor q era do meu bairro o famoso Bixiga eu o conheci na minha infância quando teve o acidente eu tinha 8 anos e fiquei triste pois ele era nosso amigo pagava refrigerante pra nós a molecada e falava pra irmos bem na escola e respeitarmos os pais foi uma tristeza no bairro 😢❤
@@happychic2020 a questão não é entender ou não, a questão é que com certeza mais da metade das mães, num fio de esperança, devem ter dito a mesma coisa e erraram.
Li esse livro muitas vezes. Até então o Trajano era apenas um personagem, vê-lo contar o ocorrido é muito marcante para mim. Seria de chorar se o Ivan estivesse junto (já foi, na verdade). Obrigado por traze-lo Vilela, obrigado Trajano, por dividir conosco. Pena que o comandante Fernando Murilo não possa nos agraciar mais... E para quem gosta de emoção e arrepio, procure sobre o comandante Gilberto Araújo da Silva (que comandava este vôo) e o Varig 967
E é por este motivo que até hoje existem cinzeiros dentro dos banheiros dos aviões, apesar de ser proibido fumar. Se o irresponsável infringir a lei ele tem onde apagar o cigarro (antes de ser preso), ao invés de joga-lo na lixeira, que foi o que provocou este acidente.
Com todo esse depoimento, percebe-se nitidamente que não existe dentro de um avião um lugar seguro. Ele ficou no fundo por achar q seria o mais seguro, porém não foi o que ocorreu. Foi muita sorte ele ter sobrevivido. Diria q foi um verdadeiro milagre.
O comandante deste vôo, Gilberto da Silva, sobreviveu, e desapareceu sobre o oceano pacífico, pilotando um outro 707 cargueiro, prefixo PP-VLU, vôo 967, de Narita, Japão, para o Rio de Janeiro, em 1979. O avião jamais foi encontrado.
Fato curioso, o piloto desse voo ( que sobreviveu ) desapareceu em um voo cargueiro de Tóquio pra o Brasil alguns anos depois, nunca foi encontrado nada desse voo, sinistro em…..
Tem um livro escrito pelo Ivan Santanna chamado "Caixa- Preta" que conta as historias do voo 254 da Varig que se perdeu na Amazônia e tambem do outro voo da Varig em que se salvou o Ricardo Trajano que pousou no campo de cebolas em Paris em 1973. E é dêsse livro que o Ricardo Trajano nos mostrou as fotos em preto e branco agora neste vídeo.
Eu li esse livro há muitossss anos atrás. Gostei muito do livro, apesar de ser de desastres, pelos detalhes inimagináveis que li. Da desespero só de lembrar
antigamente um big mac (numero 1 - combo) custava 7 reais , mas o salario minimo era 200; Seria o mesmo que o combo do numero 1 hoje custasse 45 reais; Antigamente era muito mais dificil e caro as coisas ;
Se salvou por não seguir as recomendações de segurança. Tivesse ficado na poltrona, teria morrido. O instinto pode ser mais poderoso que a ciência e o senso comum dos homens.
Já sofri um acidente de carro e não tive nenhuma lesão, porquê estava sem o cinto de segurança. Foi nos anos 90, estava de carona no banco dianteiro (Gol 88/89 latin ncap 10 estrelas "negativas" rss) quando um outro veículo não parou no cruzamento e acertou a roda traseira do lado esquerdo. O carro girou 180° e atingiu um poste no lado que eu estava. Por estar sem o cinto de segurança, consegui deslocar o corpo para o lado da motorista e assistir a porta do carro esmagando o banco. Se estivesse com o cinto de segurança, ficaria preso nas ferragens. Creio que seria uma morte lenta/dolorosa ou ficaria com sequelas. Todas as pessoas que olhavam o carro, naquele formato de "C" abraçado ao poste, não acreditavam que ninguém se feriu. É...não era a minha hora. rss
faltou tb ele ter contado que no avião - além de agostinho dos santos - também tava o narrador JÚLIO DELAMARE ..... era o "galvão bueno" da época .....
Ótima história de vida do entrevistado Ricardo Trajano....merecia maior atenção por parte do entrevistador que foi disperso e desatento em muitos momentos.
@@flaviomaster2117 Tá bom, foi tão "casualidade" quanto o mesmo piloto com vasta experiência ter se envolvido em outro desastre aéreo 5 anos depois, onde a aeronave desaparecera sem deixar rastro, e nenhuma autoridade saber responder sobre o paradeiro até os dias de hoje.
@@cassia5876 é casualidade e probabilidade já q ele provavelmente fez centenas e milhares de vôos aumentando assim as chances de estar numa tragédia, junte ao fato q a aviação naquela época não tinha as normas de segurança e os padrões e tecnologia q se tem hj, sendo assim faz as chances aumentarem.
@@flaviomaster2117 Isso não tem a ver com casualidade ou probabilidade, tem a ver com capacitação técnica, perícia, que na ocasião até superou os demais elementos, não a toa, o referido comandante foi condecorado por sua grande habilidade por conseguir evitar uma tragédia maior( atingir habitações etc.). E quanto a este passageiro sobrevivente, o que me impressiona e muito, foi o estado que ele ficou, foi considerado um milagre pela medicina. A qual também engatinhava no conhecimento e recursos para a época. Como profissional de saúde, não posso cobrir os olhos e negar sobre tantos fatos que desafiaram a ciência/medicina e ainda continuam. E pra mim isso tem um nome. E está tudo bem.
Que interessante, digamos que você passou pela morte, pela dor da morte. Um dia você vai passar por isso novamente. Então você terá passado por duas vezes a dor da morte. Já pensei bastante sobre isso, e não sei se no meu caso eu gostaria de uma experiência dessa. A dor da morte deve ser algo tão ruim que uma vez já é o bastante. Mas em fim. Só filosofando um pouco rs.
Incrível estória de sobrevivência- se ele não tivesse sentado no último banco ele teria visto a fumaça, no final realmente se salvou porque sentou no banco de trás. A outra parte incrível foi ele tem caído no chão onde ele teve mais oxigênio , e também o fato de não te ouvido o comissário e ficado na parte da frente perto da porta onde ele foi encontrado rapidamente e transportado pra o hospital, e também atendimento em um hospital de primeiro mundo com equipamentos adequados etc … Não pode só ser sorte boa , tem que ser que não era o dia dele ?
Achei fofo a forma que ele insinuou que e a mãe dele tinha um dom místico para prever que ele estava vivo, quando qualquer mãe ficaria incrédula quanto a morte do próprio filho 😍
Vilela, explique aos convidados que o microfone é articulado! O objeto pode se aproximar mais dele.....Infelizmente quem tem dificuldade de audição se prejudica 😑
Ela tinha razão em falar, havia sobreviventes e oficialmente o corpo do filho não havia sido identificado, só pela lista de passageiros não era suficiente concluir.
E o curioso que o piloto desse voo sobreviveu,que depois de 3 ou 5 anos nao lembro exatamente,veio a cair no pacifico com um aviao que saiu do Japão e nunca mais foi encontrado.
Acompanhando tanto desastres aereos da aviação brasileira,nao lembrava desse.Talvez ja tenha lido sobre bem por cima sem assitir nenhum documentario sobre
Era época da ditadura, dos militares, muitos escandalos eram abafados, vai saber se a Varig não tem culpa nisso. Não voava na época, mas tenho quase certeza que não era proibido fumar no avião. Lembro que nos ônibus interurbanos havia uma placa de proibido fumar e ninguém obedecia. Muitas vezes passei sufoco dentro de onibus por causa de fumaça de cigarros.
@@LSH298 Quem dera fosse isso, lembro que voei em 1982 ainda no regime militar, de Campinas a Salvador e havia ala de fumantes e não fumantes no avião. Era um absurdo porém os fumantes tinham seus direitos que hoje não tem mais.
@@humbertoamorimjr Em que ano tu nasceu? Pois eu já voei na década de 80, havia ala de fumantes e não fumantes no avião. Eu penso que se havia isso na década de 80 quando começaram as restrições, anteriormente não era proibido nem era proibido fumar em avião.
Ele explicou sem querer um dos motivos da falência da varig, muitos funcionários para poucos aviões quando a concorrência chegou a varig não conseguiu aguentar esse elefante, pra vcs ter noção cortaram a azeitona q colocavam nos drinks e conseguiram economizar milhões…
Viajei muito de Varig quando era pequena. Lembro de detalhes… era surreal. Tenho até hoje uns talheres de aço inox que eram entregues junto com as refeições
Voos transcontinentais levam tripulação aumentada. Não era uma política da Varig. Não tenho certeza se, na época, já era regulamentado, mas no Brasil, pelo menos desde os anos 1980, existe lei para esse tipo de situação.
Acho que ele se enganou ao dizer que “escreveu um bilhete quando estava em coma”. Impossível isso! O piloto desse voo do Ricardo sobreviveu, sofreu outro acidente vindo do Japão, entretanto, o avião e os tripulantes desse voo nunca foram encontrados.
Eu li a reportagem dele na BBC Brasil, fiquei impressionado. Mas tem que corrigir o título do vídeo, ele foi o único PASSAGEIRO sobrevivente, mas outras 10 pessoas da tripulação sobreviveram, incluindo o piloto que sobreviveu mas desapareceu em um outro acidente alguns anos depois.
Lembro que na ocasião do acidente, os jornais noticiaram que Ricardo Trajano estava na cauda do avião, próximo ao banheiro, onde entrou e pegou uma toalha molhada para envolver o rosto e rastejar até a saída do avião.
Já tinha conhecimento desse acidente quando por coincidência, em 2016 em que fui por um tempo motorista de Uber, peguei ele como passageiro aqui em Belo Horizonte e ele me contou sua história nesse vôo. É uma pessoa de extrema simpatia.
minha tia estava no voo da varig que caiu na Amazonia, e foi uma das sobreviventes, daquele voo q se perdeu na Amazonia, ficou muito famoso o caso e caiu na floresta por erro do piloto, em 1989, ela contando a historia parece filme de terror, ela se machucou bastante e ficou uns dias na selva ate chegar socorro, hj ela ja é vó e ainda mora em Marabá, de onde voo saiu!!
E teve esse avião de sobrinha
O Lito entrevistou o copo Lito deste voo, muito bom o vídeo
Tem uns 2 vídeos muito fera com o co-piloto desse episódio contando a versão dele. Vale a pena procurar.
Tua tia foi a pessoa que tinha a bebêzinha no acidente, e ficou com ela na floresta?
tem que chamar ela para o podcast
VARIG-254 Maraba - Belém
Faltou ele contar que, um ano depois, ele foi na Varig e pediu outra passagem de graça, já que seu voo jamais chegou ao destino. E a Varig deu!
Deveria ter dado várias
Só faltava não ser de graça! Queria saber se ele ficou com trauma de voar?
Assistam o podcast inteiro q ele fala dessas duas coisas
Brasileiro é foda KKKKK
Faltou dizer tbm que ele não foi o único sobrevivente
Eu queria prestar um depoimento a respeito desse voo....
Na época eu tinha 14 anos ia viajar eu, minha mãe e duas irmãs... mas por obra do destino Minha mãe queria ir na segunda-feira exatamente nesse voo na época meu padrasto conseguiu convencê-la aí no domingo... nós fomos direto para Lisboa íamos começar a viagem pela França, exatamente nesse mesmo voo...
Morreu nesse voo um jovem casal que se casaram no sábado e foram para a França pois um deles tinha ganha uma bolsa de estudos.... eles casaram no sábado e morreram na segunda-feira..
Nós soubemos a notícia já em Portugal caminhão do dentro do carro do meu tio ouvindo no rádio indo para o porto onde iremos pegar um voo para Londres.... Reviver isso dá uma tristeza muito grande pois estaremos nesse voo iremos morrer todos.... Parabéns pela entrevista... me arrepiei todo em saber o que aconteceu e fico imaginando aquele jovem casal recém-casado morrer dessa maneira.... obrigado pela oportunidade de falar sobre isso...
Parece que o ex presidente Sarney também iria viajar nesse vôo com a esposa dele. Desmarcou na última hora e um empresário ocupou a vaga dele na primeira classe
@@waya2378Olá Wayã, sou aqui do Maranhão, conterrâneo do ex-presidente José Sarney, como você ficou sabendo que ele viajaria nesse avião junto com a esposa dele?
@@Felipoow eu não me lembro exa, mas deve ter sido no livro a respeito desse acidente que estava disponível em um site. Inclusive, ainda comenta-se que as duas vagas que ficaram disponíveis foram ocupadas por um casal de empresários em ascensão... já faz um tempinho que eu li isso, se não me engano foi em 2008-9
Na época eu tinha 7 anos de idade em 1973. Meu primo "Ditinho" (Benedito Shimith de Barros) era de Itapeva SP, e tinha o sonho de ir estudar em Paris, estava nesse voo, com apenas 21 anos e infelizmente tambem foi uma das vitimas desse voo da Varig em 1973. Me recordo que Itapeva SP parou para o seu cortejo. Hoje em Itapeva SP há uma Rua no Bairro Taquari em Itapeva (Estado de São Paulo) em sua homenagem.
Não era nascido, mas tive um familiar (tio) que estava entre os passageiros. Acidente trágico e muito marcante. Tanto que é assunto após mais ou menos 50 anos de sua ocorrência. Nem sabia que houve um sobrevivente. Fiquei feliz demais pelo Ricardo!
Correção: houve um PASSAGEIRO sobrevivente, da tripulação ainda sobreviveram outros, inclusive o piloto que foi desaparecer em outro vôo algum tempo depois
🤔
@@TheReaper955 q bizarro essa do piloto
parece a história de um piloto de f1, esqueci o nome
ele escapou de um grave acidente na F1 pra morrer em outro, numa outra categoria ou de transito mesmo
Para de kaô 🤣🤣🤣🤣
@@TiagoWakabayashi1 tem o Pironi que quebrou as pernas e teve que sair da F1, aí foi pro powerboat (corrida de barcos) e morreu num acidente e teve o Hawthorn que empurrou o Levergh pra fora da pista em Le Mans (o maior acidente da história do automobilismo) e meses depois morreu batendo em um Mercedes também, mas dessa vez na rua
Trabalhei por 3 anos com o Ricardo Trajano, cara super gente fina e humilde... Tive o prazer de ouvir essa história fantástica em um bate papo com ele!
Ele atua como engenheiro?
O fato dele ter se preparado para um acidente desde o embarque na última fileira torna a história ainda mais louca.
É arrepiante e cada vez mais Agradeço ao meu padrasto que já falecido salvou a vida de todos pois ele conseguiu convencer a minha mãe aí embarcar um dia antes do que ela queria Exatamente esse vôo....
ele nao foi o unico sobrevivente, ele foi o unico passageiro sobrevivente, os outros 10 sobreviventes eram tripulantes
Mesmo assim, de + de 100 passageiros ele ser o ÚNICO, é muito difícil! O cara teve um anjo da guarda do começo deste voo ao fim.
Ele não falou, mas o comandante do vôo 820, Gilberto Araújo, está desaparecido até hoje pois tempos depois ele fazia um voo Japão - Brasil e o avião sumiu até hoje. Um dos maiores misterios da aviação.
Eu vi esse vídeo tbm e fiquei muito impressionado. Muita coincidência.
@@VoyageMissil manda o link
@@tntgrande6269 foi no canal do Lito
@@VoyageMissil qual o nome do vídeo?
@@fabianasilva2874 não lembro exatamente agora. Dá uma procurada no canal do Lito que foi lá que eu assisti.
Lembro muito desse acidente. Minha irmã trabalhava no Banco Central, na digitação, e uma prima do Ricardo Trajano trabalhava com ela. A gente se sentia próxima dele pelo contato com a prima. Nunca esqueci esse nome: Ricardo Trajano.
" nunca duvide de uma mae nessa terra , quando meu irmao falaceu ninguem queria da a noticia a minha mae sobre a partida dele suicidio , mais ela disse eu ja sabia desde da madrugada das 05.30 da manha do dia do suicidio dele , ele tirou a sua vida as 17:40 da tarde fim de tarde " e uma relacao espiritual que vai muito alem dessa terra a mae .
Verdade
Eu verdade eu tive um presentimento quando minha filha entrou em coma por conta de uma convulsão eu estava trabalhando e sentia que tinha acontecido alguma coisa fiquei a tarde toda passando mal sem saber
o TANTO que o Vilela é tapado até hoje me surpreende...nome do canal dele é cirúrgico
@avioesemusicas essa história merece um " senta que lá vem história!"
Já tem amigo, pesquise lá
@@diegomedeiros4292 obg pela informação
Já, já o Lito vai te chamar para dar entrevista também. Baita história. Milagre.
Acho que Lito já fez vídeo sobre esse fato, se não me engano. Entrevista com Trajano acho que ainda não.
@@lismarsantos Valeu!@ Vou procurar.👍
O Lito anda lerdo demais mesmo!
@@TheRogerRoos lerdo pq?
ele ja entrevistou o Ricardo no podcast dele
Ele pode ter tido uma simples reação de querer fugir da fumaça, mas algo o fez enfrentar as normas e sair daquele lugar no momento certo, pois se demora mais um pouco nem conseguiria se levantar. Em 2016 estava na casa de minha mãe, quando algo me impulsionou a fazer uma selfie com ela, um mês depois ela se foi, nunca havia feito selfie na vida e nunca mais fiz também por falta de interesse, mas foi estranho, parecia uma força maior me mandando fazer aquilo.
Caramba, cara 🥹
😲😲😲
Eu li da história do Ricardo no livro Caixa Preta, do Ivan Sant'anna.
E também sobre o vôo Varig 820. A história dele (Ricardo) é de emocionar. E ele apesar do acidente trágico do Varig 820, no qual ele foi com o único passageiro sobrevivente com + 10 tripulantes, nunca deixou de voar!
Eu tô ficando velho. Tô me emocionando por qualquer boa notícia. Que história, meus amigos!
Pois é, companheiro, eu também me emocionei. Estou com 67, portanto, sou um pouco mais novo do que o narrador... Tremenda história, mesmo. Impressionante!
@@marcosramos1797 é o poder de Deus,esses milagres só Ele pode fazer.🙏❤️
Esse cantor Agostinho dos Santos mencionado cantava DEMAIS
Lembro que quando ouvi falar desse acidente no youtube a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre o cantor, valeu muita a pena
Uma pena ter morrido jovem, é claro, mas pelo menos conheci um artista talentoso nessa história
Eu pesquisei aqui na wikipedia e quem também estava nessa tragédia foi o narrador esportivo Julio Dellamare
Eu era criança eu lembro desse desastre passou na globo 🌎 noticiário minha mãe era fã do Agostinho Santos lembro da voz dele até hoje meu Deus foi triste 😢 mesmo
Ricardo,
Vc é um enviado de Deus.
Comecei a trabalhar na VARIG em 1977 e acompanhei vários eventos.
Tenho até hj a revista Manchete que foi recolhida das bancas de jornais com o Boeing derretido com os corpos em close na Capa. Tem muitas histórias de passageiros que faltaram ao voo.
Vilela, convida o COP piloto Nilson Zille que foi sobrevivente do voo RG254.
Aquele piloto que tava ouvindo o jogo do Brasil digitou errado o número do vôo, se perdeu e caiu na mata sem combustível. E se salvou?
@@Aspargu nao tem nada a ver essa historia
@@Aspargu Esse é o Varig 254 do Garcez...
@@marcossjc23 Então a história que eu sei é que piloto e o co piloto estavam ouvindo o jogo do Brasil, partiram de Marabá para Belém. Digitaram o número da rota invertido e acabaram indo em direção contrária, se perdendo e voaram até pousar na selva por falta de combustível. Morreu várias pessoas, mas muitos se salvaram. Piloto e co piloto incompetentes deveriam ser presos.
@@Aspargu Esse história do jogo do Brasil já foi desmentido.
Eu conhecia a história dele mas não de ele estar atrás do Agostinho dos Santos cantor q era do meu bairro o famoso Bixiga eu o conheci na minha infância quando teve o acidente eu tinha 8 anos e fiquei triste pois ele era nosso amigo pagava refrigerante pra nós a molecada e falava pra irmos bem na escola e respeitarmos os pais foi uma tristeza no bairro 😢❤
Ricardo Trajano: Minha mãe era a unica que dizia "Meu filho nao morreu".
CARA! ISTO ME ARREPIOU!
Quem e mãe sabe!
A mãe de mais da metade deve ter dito a mesma coisa, mas somente a mãe dele acertou.
@@danieldalence Você não entende pq não é mãe. É uma ligação tão forte que ultrapassa o plano físico.
@@happychic2020 a questão não é entender ou não, a questão é que com certeza mais da metade das mães, num fio de esperança, devem ter dito a mesma coisa e erraram.
@@happychic2020 ja tomou seu remédio de louco?
@@happychic2020 vdd, o gaspar da familia zinho me confirmou essa para de plano fisico e espiritual
Li esse livro muitas vezes. Até então o Trajano era apenas um personagem, vê-lo contar o ocorrido é muito marcante para mim. Seria de chorar se o Ivan estivesse junto (já foi, na verdade). Obrigado por traze-lo Vilela, obrigado Trajano, por dividir conosco.
Pena que o comandante Fernando Murilo não possa nos agraciar mais...
E para quem gosta de emoção e arrepio, procure sobre o comandante Gilberto Araújo da Silva (que comandava este vôo) e o Varig 967
E é por este motivo que até hoje existem cinzeiros dentro dos banheiros dos aviões, apesar de ser proibido fumar. Se o irresponsável infringir a lei ele tem onde apagar o cigarro (antes de ser preso), ao invés de joga-lo na lixeira, que foi o que provocou este acidente.
o q uma simples guimba de cigarro causou.. as vezes as maiores maravilhas ou tragédias são iniciados por simples coisas ayé insigficantes.
Com todo esse depoimento, percebe-se nitidamente que não existe dentro de um avião um lugar seguro. Ele ficou no fundo por achar q seria o mais seguro, porém não foi o que ocorreu. Foi muita sorte ele ter sobrevivido. Diria q foi um verdadeiro milagre.
O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo cara, mais fácil tu acabar sofrendo um acidente de carro ou moto do que de avião
@@Drica663 de carro ou de moto é mais fácil sobreviver do que de avião 😂
não, é o elevador o meio de transporte mais rápido do mundo amigo
70? 😮 muito conservado, mas pela forma de encarar a vida, entende-se à longevidade
Grande abraço pra vc, Ricardo! Naquela época eu também estava na UCP, fazendo engenharia. Lembro-me muito bem do acidente.
Meu Deus que milagre esse cara 🙏 testemunho vivo, não estava nem sentado com cinto!!!! Slc!!!!
O comandante deste vôo, Gilberto da Silva, sobreviveu, e desapareceu sobre o oceano pacífico, pilotando um outro 707 cargueiro, prefixo PP-VLU, vôo 967, de Narita, Japão, para o Rio de Janeiro, em 1979. O avião jamais foi encontrado.
Esse foi azarado hein
@@jacksonseven7175 ou imprudente.
Ou fugiu kkk
Uma amiga que voava com ele me disse que era super competente
Eu tava procurando o seu comentário. Se não o achasse, já tava pronto pra fazê-lo. Surpreendente o que aconteceu com esse comandante.
Fato curioso, o piloto desse voo ( que sobreviveu ) desapareceu em um voo cargueiro de Tóquio pra o Brasil alguns anos depois, nunca foi encontrado nada desse voo, sinistro em…..
Serie bem interessante, ele contar essa história, junto com o Lito, do Aviões e Músicas! Vamos marcar o Lito aí galera!!
Ele já deu uma entrevista no podcast do Lito, se chama "Atenção Passageiros" e está no Spotify
@@samas4807 Ok, irei procurar. Obrigado!
Essa é uma das histórias mais incríveis que eu já ouvi!
Meu Pai Trabalhava na Comissária da Varig e trabalhou na preparação desse vôo, até hoje ele fala do avião que Caiu no "Campo de Cebolas"
Essa história é fantástica, vale à pena conferir no livro também.
Muito bom e acaba muito bem com uma musica dos Depeche Mode Personal Jesus pareceu me. Um abraço de Portugal. Esse senhor foi iluminado.
Esse livro que ele mostra : "Caixa Preta" é excelente. Fala de 3 grandes acidentes aéreos com empresas brasileiras em que houveram sobreviventes.
Que ESTÓRIA FASCINANTE..... Reginaldo : tens uma Grande Missão nesta Terra....
"O meu filho não morreu" - mãe sendo mãe! ❤
Tem um livro escrito pelo Ivan Santanna chamado "Caixa- Preta" que conta as historias do voo 254 da Varig que se perdeu na Amazônia e tambem do outro voo da Varig em que se salvou o Ricardo Trajano que pousou no campo de cebolas em Paris em 1973. E é dêsse livro que o Ricardo Trajano nos mostrou as fotos em preto e branco agora neste vídeo.
Que senhor simpático, me lembrei dos papos bom que tive com pais de amigos qd ia na casa deles.
Eu li esse livro há muitossss anos atrás. Gostei muito do livro, apesar de ser de desastres, pelos detalhes inimagináveis que li.
Da desespero só de lembrar
Relato forte e emocionante, as vezes as coisas simplesmente acontecem e tudo acaba.
Ele ainda continua bonito🎉🎉🎉
Claro,ele nasceu de novo,sendo assim ele não tem sessenta anos ainda.👍
@@cachorrolouco4490 😂😂😂
"Naquele tempo, fazer uma viagem internacional era caro pra cacete"
Era tipo hoje então
era outro nível, custava uns 25-30 mil no dinheiro de hoje
As coisas hoje são mais baratas e acessíveis.. a diferença é que hoje nos que pagamos e não nossos pais :D
Não tem como comparar com hoje.
@@brian12349 Claro que tem como comparar... e na comparação hoje as coisas são mais baratas.
antigamente um big mac (numero 1 - combo) custava 7 reais , mas o salario minimo era 200; Seria o mesmo que o combo do numero 1 hoje custasse 45 reais; Antigamente era muito mais dificil e caro as coisas ;
Se salvou por não seguir as recomendações de segurança. Tivesse ficado na poltrona, teria morrido. O instinto pode ser mais poderoso que a ciência e o senso comum dos homens.
Já sofri um acidente de carro e não tive nenhuma lesão, porquê estava sem o cinto de segurança.
Foi nos anos 90, estava de carona no banco dianteiro (Gol 88/89 latin ncap 10 estrelas "negativas" rss) quando um outro veículo não parou no cruzamento e acertou a roda traseira do lado esquerdo. O carro girou 180° e atingiu um poste no lado que eu estava.
Por estar sem o cinto de segurança, consegui deslocar o corpo para o lado da motorista e assistir a porta do carro esmagando o banco.
Se estivesse com o cinto de segurança, ficaria preso nas ferragens.
Creio que seria uma morte lenta/dolorosa ou ficaria com sequelas.
Todas as pessoas que olhavam o carro, naquele formato de "C" abraçado ao poste, não acreditavam que ninguém se feriu.
É...não era a minha hora. rss
Mas essa probabilidade é mínima diante de todos os fatos que já existiram.
Pura sorte. Estatisticamente as chances de sobrevivência são muito maiores para quem pernanece sentado e usando o cimto de segurança.
Então especialistas fazem essas coisas de segurança só por fazer é, tá louco mano. Esse cara deu muita sorte!
Mais pessoas sobreviveram a acidentes seguindo as recomendações básicas de segurança do q contando com a sorte.
Meu cunhado estava neste voo . Celso Leite Ribeiro , era diretor do Estadao
Morreu?
@@ricardolembo8328 se o entrevistado é o único sobrevivente....
Sim eu era o Estadão
E?
@@Mentruz1 para de ser babaca bicho..
Esse ouviu a intuição desde a chegada no aeroporto até sua atitude no avião.
Além dele, 10 tripulantes tbm sobreviveram, o titulo induz ao erro....... Ele foi sim o único PASSAGEIRO a sobreviver.
Clickbait. Normal
Os livros de Ivan Santana sobre acidentes aéreos são fantásticos,valem muito a pena, e estão em forma digital para Kindle
Um podcast com ele e o lito do aviões e músicas seria ótimo
Ja tem
É como se mães tivessem um super poder pra essas coisas é impressionante
Não é super Poder . É ligação de Sangue muitas das vezes por isso as Mãe sofrem Tanto !
Uma história incrível, e um livro incrível, bela iniciativa do podcast em entrevistar ele.
😲 SEMPRE SOUBE Q NENHUM PASSAGEIRO HAVIA SOBREVIVIDO À ESSE ACIDENTE. HISTÓRIA INCRÍVEL!!
Deus o salvou ele é uma pessoa positiva que vê a vida leve é resiliente parabéns 🙏
faltou tb ele ter contado que no avião - além de agostinho dos santos - também tava o narrador JÚLIO DELAMARE ..... era o "galvão bueno" da época .....
Recomendo que chame também os Nilson zille .. Varig 254 história incrível
UP
Ótima história de vida do entrevistado Ricardo Trajano....merecia maior atenção por parte do entrevistador que foi disperso e desatento em muitos momentos.
Putz, eu consegui sentir a felicidade da mãe dele.
Sensacional….
Pode sair um Filme !!!
📽📽📽📽📽📽📽
Cara, que história extraordinária!
Deus! A única explicação!!! Gratidão por essa vida!!!!
Imagina alguem super protegido por alguem la de cima e que ainda tem uma missao neste mundo 😔🙏🏾
Ricardo Trajano, conheci sua história através do saudoso amigo Mario Castelo, baterista!
Incrível!
Parece clichê, mas é bem isso:" Há mistérios entre o céu e a terra, mais do que possa supor nossa vã filosofia".
besteira, foi pura casualidade.
@@flaviomaster2117 Tá bom, foi tão "casualidade" quanto o mesmo piloto com vasta experiência ter se envolvido em outro desastre aéreo 5 anos depois, onde a aeronave desaparecera sem deixar rastro, e nenhuma autoridade saber responder sobre o paradeiro até os dias de hoje.
@@cassia5876 é casualidade e probabilidade já q ele provavelmente fez centenas e milhares de vôos aumentando assim as chances de estar numa tragédia, junte ao fato q a aviação naquela época não tinha as normas de segurança e os padrões e tecnologia q se tem hj, sendo assim faz as chances aumentarem.
@@flaviomaster2117 Isso não tem a ver com casualidade ou probabilidade, tem a ver com capacitação técnica, perícia, que na ocasião até superou os demais elementos, não a toa, o referido comandante foi condecorado por sua grande habilidade por conseguir evitar uma tragédia maior( atingir habitações etc.). E quanto a este passageiro sobrevivente, o que me impressiona e muito, foi o estado que ele ficou, foi considerado um milagre pela medicina. A qual também engatinhava no conhecimento e recursos para a época. Como profissional de saúde, não posso cobrir os olhos e negar sobre tantos fatos que desafiaram a ciência/medicina e ainda continuam. E pra mim isso tem um nome. E está tudo bem.
Segundo o livro morreu um tripulante e somente um passageiro sobreviveu e foi esse aí,o Ricardo Trajano.
Que interessante, digamos que você passou pela morte, pela dor da morte. Um dia você vai passar por isso novamente. Então você terá passado por duas vezes a dor da morte.
Já pensei bastante sobre isso, e não sei se no meu caso eu gostaria de uma experiência dessa. A dor da morte deve ser algo tão ruim que uma vez já é o bastante. Mas em fim. Só filosofando um pouco rs.
Incrível estória de sobrevivência- se ele não tivesse sentado no último banco ele teria visto a fumaça, no final realmente se salvou porque sentou no banco de trás. A outra parte incrível foi ele tem caído no chão onde ele teve mais oxigênio , e também o fato de não te ouvido o comissário e ficado na parte da frente perto da porta onde ele foi encontrado rapidamente e transportado pra o hospital, e também atendimento em um hospital de primeiro mundo com equipamentos adequados etc …
Não pode só ser sorte boa , tem que ser que não era o dia dele ?
7:46 sim Vilela! Era um avião grande.
Tinha em média 46 metros de comprimento.
Sem começar a entrevista...já imaginava que acidente q estava se tratando...esse é o cara... literalmente
As vezes é preciso ser um contravenção pra sobreviver
Nos livros que li, ele foi o único PASSAGEIRO sobrevivente. Teve uns 5 ou 6 da tripulação que se salvaram também.
16:35 escreveu em coma. Incrível.
Achei fofo a forma que ele insinuou que e a mãe dele tinha um dom místico para prever que ele estava vivo, quando qualquer mãe ficaria incrédula quanto a morte do próprio filho 😍
A Teimosia salvou ele, mandaram ficar la, nao ficou. Esta vivo.
Nasceu de novo! Que história! Graças a Deus sobreviveu!
Vilela, explique aos convidados que o microfone é articulado! O objeto pode se aproximar mais dele.....Infelizmente quem tem dificuldade de audição se prejudica 😑
Juro que chorei assistindo esse vídeo, ele falando sobre a mãe dele
Ela tinha razão em falar, havia sobreviventes e oficialmente o corpo do filho não havia sido identificado, só pela lista de passageiros não era suficiente concluir.
Porque ele não falou da bituca de cigarro que ele tinha jogado na lixeira do banheiro do avião
"Nessa época como eram os aviões. Parecidos com os de hoje?" Essa foi demais.
O estranho é a calma dele descrevendo essa tragédia.
ja faz anoos ele esta curado
Que história!!! Nasceu novamente para contar a história.
Pelo gosto musical, já é um entrevistado inteligente !!
ah se poupe querido
Esse livro, o Caixa Preta, do Ivan Santanna, é sensacional.
Aliás ele é ótimo, tenho os outros dois livros dele sobre outros acidentes, sensacional, muito bem escrito é narrado….
Que História viu. Deus o abençoe.
Que história impressionante.
E o curioso que o piloto desse voo sobreviveu,que depois de 3 ou 5 anos nao lembro exatamente,veio a cair no pacifico com um aviao que saiu do Japão e nunca mais foi encontrado.
Acho que o segundo acidente dele foi seis anos depois, em 1979
Muito sofrido!!! Tenho muito medo de voar fobia
Cara incrível vc falar do Augustinho dos Santos, Sabe que este Cantir foi Namorado da minha Tia, nesta epoca.
Acompanhando tanto desastres aereos da aviação brasileira,nao lembrava desse.Talvez ja tenha lido sobre bem por cima sem assitir nenhum documentario sobre
Era época da ditadura, dos militares, muitos escandalos eram abafados, vai saber se a Varig não tem culpa nisso. Não voava na época, mas tenho quase certeza que não era proibido fumar no avião. Lembro que nos ônibus interurbanos havia uma placa de proibido fumar e ninguém obedecia. Muitas vezes passei sufoco dentro de onibus por causa de fumaça de cigarros.
Nessa época não era proibido,mas depois desse acidente,as leis mudaram.
@@LSH298 Quem dera fosse isso, lembro que voei em 1982 ainda no regime militar, de Campinas a Salvador e havia ala de fumantes e não fumantes no avião. Era um absurdo porém os fumantes tinham seus direitos que hoje não tem mais.
Naquela época era proibido fumar em qualquer avião no mundo, não era só no Brasil.
@@humbertoamorimjr Em que ano tu nasceu? Pois eu já voei na década de 80, havia ala de fumantes e não fumantes no avião. Eu penso que se havia isso na década de 80 quando começaram as restrições, anteriormente não era proibido nem era proibido fumar em avião.
26 de março de 1997 - é a data que o DAC (antigo Anac) decretou que seria a partir dai , fumar em voo
Ele explicou sem querer um dos motivos da falência da varig, muitos funcionários para poucos aviões quando a concorrência chegou a varig não conseguiu aguentar esse elefante, pra vcs ter noção cortaram a azeitona q colocavam nos drinks e conseguiram economizar milhões…
Mas a qualidade da viagem caiu demais tambem
Já ouvi dizer sobre a história da azeitona. Incrível. Pena que mesmo assim, faliu. É triste ver uma empresa ruir.😞 Seja ela qual for.
Viajei muito de Varig quando era pequena. Lembro de detalhes… era surreal. Tenho até hoje uns talheres de aço inox que eram entregues junto com as refeições
Voos transcontinentais levam tripulação aumentada.
Não era uma política da Varig.
Não tenho certeza se, na época, já era regulamentado, mas no Brasil, pelo menos desde os anos 1980, existe lei para esse tipo de situação.
Lei 7.183
Parabéns pela entrevista. Trajano é sensacional.
O cara escreveu um bilhete em estado de coma.
Rapaz, esse aí colocou o Chuck Norris no chinelo.
Ele possivelmente, estava entubado e nao em coma.
Pra quem sobreviveu a um acidente de avião escrever em coma é mole
escreveu bilhete em coma? etranho. bela história ....
incrível relato.
Acho que ele se enganou ao dizer que “escreveu um bilhete quando estava em coma”. Impossível isso! O piloto desse voo do Ricardo sobreviveu, sofreu outro acidente vindo do Japão, entretanto, o avião e os tripulantes desse voo nunca foram encontrados.
Trajano fanatico de The Who ja tem todo meu respeito.
Eu li a reportagem dele na BBC Brasil, fiquei impressionado. Mas tem que corrigir o título do vídeo, ele foi o único PASSAGEIRO sobrevivente, mas outras 10 pessoas da tripulação sobreviveram, incluindo o piloto que sobreviveu mas desapareceu em um outro acidente alguns anos depois.
Pessoal o som está muito baixo!
Lembro que na ocasião do acidente, os jornais noticiaram que Ricardo Trajano estava na cauda do avião, próximo ao banheiro, onde entrou e pegou uma toalha molhada para envolver o rosto e rastejar até a saída do avião.