COMO ENSINAR GRATIDÃO AOS FILHOS? | Paizinho, Vírgula!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Você já ouviu "não seja ingrato" dos seus pais? Certeza que sim. Mas já chamou seus filhos de ingratos? Bem, essa é uma discussão importantíssima sobre respeito, acolhimento e o desenvolvimento genuíno do sentimento de gratidão. Espero que ajude você a refletir!
    =========================
    Para conhecer mais do meu trabalho, clica aqui
    paizinho.link/l...
    ==CRÉDITOS==
    Direção: Hugo Benchimol
    Edição e Pós-Produção: @ducashow
    Revisão: Evelyn Martins
    #filhos #parentalidade #criacaocomapego #paisefilhos #disciplinapositiva

Комментарии • 24

  • @shirleymkrebs
    @shirleymkrebs 8 месяцев назад

    Gratidão! Ah, gratidão! Isso aprendi e guardo o momento que isto aconteceu qdo era muito pequena. Tinha uns 4 anos. Morava no interior. Meu pai, uma pessoa muito correta e... " enérgica" , não dava moleza, não!
    Tinha criação de gado e ovelhas, mas nunca abatia nenhum destes animais. Na necessidade, pois tinha peões que precisava alimentar, chamava um compadre, que colaborava com um peão.
    Ah, nao nos deixava presenciar esse servico.
    O compadre me deu uma moeda de C$ 2,00. Corri para mostrar ao pai. Perguntou se eu havia agradecido. Lógico, que não! Pegou-me pela mão e levou-me até o amigo e me fez agradecer. Ele disse, ela agradeceu!
    Eu conheço minha gente...agradeça.
    Resultado : umas varadas resolveram meu aprendizado.
    Imagina, isso fazem 80 anos! Nunca esqueci da lição, mas nao precisei fazer o mesmo com meus filhos. Aprenderam com o exemplo. Tudo que eu ganhava, agradecia e eles acostumaram.

  • @tomsales
    @tomsales 5 месяцев назад

    Thiago, fez muito sentido! Quebrar o ciclo cura nós mesmos. Meu filho nunca reclamou de um presente mas as vezes tem um dja ótimo com passeios, sorvete e brinquedos mas acontece algo que o contraria (hora de tomar banho ou uma frustração) e vem a crise de birra que parece uma ingratidão sobre o dia incrível que teve. 😢

  • @Renowbrine
    @Renowbrine 8 месяцев назад +1

    Com certeza, sou filho, mas esse tipo de ensinamento ajuda demais na vida, vou mostrar pra minha mãe e falar com ela a respeito

  • @DaniloSilva-qp5yy
    @DaniloSilva-qp5yy 9 месяцев назад +5

    Incrível seu trabalho. Meus parabéns!
    Gostaria de acrescentar um detalhe sutil e complexo.
    Você cita a importância de educar sem utilizar ferramentas de culpa e humilhação.
    Mas no minuto 09:32 você cita:
    TALVEZ no FUTURO ela CONSIGA ACERTAR... referindo-se a avó.
    Falando desta forma, subliminarmente leva-se a mensagem de culpa e humilhação para a avó.
    Ao acolher o filho foi evidenciado o "erro" da avó ("Culpa" da avó ter errado o presente).
    O que sutilmente pode fazer com que ela se sinta humilhada.
    Mas não há erro ou culpa aqui. Há somente uma expectativa não atendida.
    Fica incongruente educar filhos sem culpa e humilhação conduzindo-os a pensar que a "culpa" é dos outros.
    Eu ajustaria a frase:
    "Talvez no futuro ela consiga acertar" para:
    OBJETIVAMENTE: "No próximo aniversário, você pode dizer o que gostaria de ganhar!"
    APROFUNDANDO: Compreendo que você esteja chateado. Mas ainda assim é importante agradecer filho.
    Pois independente do que você sente, temos que saber apreciar e agradecer as boas atitudes das pessoas.
    Sua avó teve muito boa intenção. E o mais adequado nessas situações é agradecer a boa intenção.
    Desta forma sinalizando que "o mundo" não gira em torno dos desejos e expectativas dele"
    E que ainda assim devemos agradecer. Pois agradecer não se trata de algo que sentimos.
    Agradecer é um ato objetivo, independente do que sentimos.
    E eu também creio que não se trata de "engolir" o sentimento de frustração e "fingir" que estar feliz.
    Pode-se demonstrar tudo isso. Mas a criança tem que compreender que, dependendo da forma que ela demonstrar o que ela sente.
    Ela pode gerar o mesmo sentimento na outra pessoa e perpetuar o ciclo, ao invés de cessar encontrando outra maneira de agir.
    É claro que crianças não tem esta habilidade ainda!
    Por isso que devemos encontrar formas e palavras mais adequadas para determinadas situações.
    Desconstruir conceitos obsoletos sim, mas somente para construir novos conceitos integrais.
    Buscando integrar as partes do todo e não olhando para somente um lado da moeda. (o do filho neste caso)
    E este é o maior desafio. Orientar de forma integrada.
    Buscando encontrar a neutralidade dos eventos e saber equilibrar nossas visões, vontades com o mundo que nos cerca.
    E passar isso adiante de forma autêntica sem os ruídos obsoletos.
    Eu disse que o detalhe era sutil e complexo... : ) rs
    Fica o convite para atualizar o termo "disciplina positiva" para "disciplina integrada" em um próximo vídeo. : ) rs
    Ou melhor... --- orientação integrada ---
    Um grande abraço. E parabéns pelo trabalho!

  • @gtrarthur8567
    @gtrarthur8567 8 месяцев назад

    Criei meus 3 filhos, como pãoi e mãe. Foi uma vida difícil mas com muito sacrifício, formei-os, hoje trabalham, ganham razoavelmente bem. Depois disso trabalho, vai pra barzinhos, amigos e a mãe, sorrateiramente tentam vir a minha casa, passa 5 minutos e querem ir embora, no bar e com os amigos, se possível passam o dia inteiro com eles. Alega que como não o visito, tbm não me visita. Disse pra ele, já que vc acha que eu como mãe que te criei como pai e mãe e te formei e se hoje vc alçou este degrau que está vc tem que entendeu que sua mãe deu o sangue pra te ver bem. Assim sendo, não tenho obrigações de
    Te visitar, vc que tem obrigações de visitar e procurar sua mãe. Trabalho, tenho 63 anos e não me vejo na obrigação de ter que correr atrás de vc que está casado, tem 37 anos e tem tempo pra trabalhar, pra ostentar, pra os amigos de bares se puder passa de manhã, até a noite e com sua mãe mal fala. Achei injusto, dei um basta e falei não precisa mais né procurar, não precisa mais vir a minha casa e seja feliz. Ele simplesmente disse que não queria nem ouvir, que eu o criticava muito e iria viver a vida dele, com a nova família dele e que eu estava sendo infantil e fosse viver a minha vida. Onde errei?

  • @ThandraReclama
    @ThandraReclama 9 месяцев назад +3

    Pra variar, MARAVILHOSO!
    Uma coisa que eu sempre tento fazer com a minha filha, desde pequenininha, é assim: Ela gosta de brincar de dar presentes, aí coloca qualquer coisa que achou na casa e bota numa sacolinha e vem me dar de presente... Aí a primeira coisa que eu faço é abraçar e agradecer pelo presente e depooooois abro o presente... Ao invés de receber, abrir e só depois fazer festa e agradecer.
    Isso pra tentar mostrar com a minha ação que o ato é muito mais importante do que qualquer coisa que estiver no presente 😊

  • @tattianebarcantt3504
    @tattianebarcantt3504 9 месяцев назад +1

    Verdade,já tentei conversar com meu filho surtando e ficamos TDS nervosos e não deu certo ! E quando eu simplesmente ofereço ,( com Ton de voz carinhoso) um colinho, ele me abraça pede colo e chora bastante e eu o acalmo ❤️depois eu falo,bem rápido e TD dá certo .mais quero deixar aqui o relato que se vc oferecer mesmo nervosa ou nervoso esse colo quem acal a é vc pai ou mãe ,eu bom para a criança e para os pais respirarem e acalmarem .E o Ton de voz sempre amável ,porque se falar: vc quer colo ? A criança não vai se sentir acolhida e vc pai e mãe ou vó e vô não vão acalmar e não vão acalmar ninguém e vai atrapalhar essa criança no desenvolvimento emocional no futuro sim

  • @dmgisi
    @dmgisi 9 месяцев назад

    Eu pelo menos me identifiquei muito com a forma como o Thiago apresentou o tema. Ouvi muito que eu era ingrato em minha infância.
    Esse vídeo também permite pensar sobre como aprendemos a sempre ser agradáveis e bem aceitos, evitando demonstrar qualquer sentimento negativo. Como é o caso da criança que aprende a apenas agradecer efusivamente por um presente que odiou.

  • @espositothais
    @espositothais 9 месяцев назад

    É muito importante falar sobre isso... Vc fez lembrar da infância. E quero fazer diferente com a minha filha.

  • @moysesrenato
    @moysesrenato 9 месяцев назад

    Muito bom esse assunto. Até hoje acho complicada essa questão de presente, porque mexe muito com expectativas. Eu particularmente prefiro abrir meus presentes quando estou sozinho pra poder ter a reação que eu quiser na hora e não frustrar ninguém, mas já vi pessoas se ofendendo que eu não abri na hora. Gostei da parte de ser honesto com o sentimento da criança. Acho que faz mais sentido o adulto entender a reação da criança e trabalhar isso do que a criança se moldar para agradar ao adulto.

  • @kinha1002
    @kinha1002 9 месяцев назад

    Obrigada pelo vídeo, foi maravilhoso

  • @robertas2672
    @robertas2672 9 месяцев назад +1

    A criança não é obrigada a fingir que amou, mas deveria sim agradecer por educação e não reclamar do presente em público. Para crianças bem pequenas a gnt até dá um desconto, mas as maiores precisam ser ensinadas que existe uma etiqueta social e que o fato de estarem frustradas não dá a elas o direito de magoar uma pessoa que só tentou agradá-las. Uma criança da minha família, de 7 anos, ganhou de uma tia 3 bonecas usadas, em muito bom estado (é uma criança que sempre ganha bons presentes comprados tbm, mas a tia viu as bonecas, achou bonitinhas e quis agradá-la). Não sei como ela reagiu no momento em que recebeu o presente, mas horas depois (então o pico da frustração já tinha passado) encontrei com ela, que estava desfazendo da boneca na frente da família inteira, falando que era usada, que não queria e que "nem tinha asas"(era uma Barbie borboleta bailarina, que tinha um risquinho nas costas, onde deveriam ficar as asas, mas não estavam. Apesar disso, era uma boneca bem legal, toda articulada, até eu que sou adulta me entretive com as posições que era possível fazer.) A tia disse "nossa, quando eu tinha a sua idade era meu sonho ter uma boneca como essa." E a criança respondeu "quando vc tinha a minha idade, não existia nada, então uma boneca dessa era boa, mas hj em dia existe casa da bárbie de 3 andares, com piscina e carro da Barbie, então não é boa mais." Sugerimos então doarmos as bonecas para alguma criança que não tem e pudesse gostar, ela não deixou. Fiquei horrorizada. Sou super a favor de uma educação respeitosa, mas acho que tem que ser respeitosa para todos os envolvidos. A criança tem que saber que o outro tbm tem limites que não devem ser ultrapassados. Em casa, sozinha com os pais, ela poderia, sim, extravasar tudo o que pensava e sentia sobre o presente, mas na frente da tia e do restante da família, não.
    Obs: não era uma ocasião especial, foi um presente espontâneo, fora de época.

  • @tattianebarcantt3504
    @tattianebarcantt3504 9 месяцев назад

    Sim até hj minha mãe fala assim comigo e estou bem crescidinha,eu faço isso TD dia com meus filhos também!😭 Quando ele pede comida e não come aí eu falo: puxa nada p vc está bom,tanta criança com fome etc😢 Ele só tem 4 anos 😢

  • @digomanoel
    @digomanoel 9 месяцев назад

    Uma perspectiva positiva do fato...

  • @mariaaparecidamartinsdacos1936
    @mariaaparecidamartinsdacos1936 8 месяцев назад

    Não meus filhos nunca foram nem vão ser pois eu criei eles conversando de acordo com os anos que eles tinham sempre dei responsabilidades para eles de acordo com a idade hoje a filha temn40 o filho 35 são casados responsáveis e ainda respeitam a mim e ao meu esposo e nós dois respeitamos eles os gostos e as decisões deles

  • @pquininha
    @pquininha 9 месяцев назад

    Achei incrível. Estava esperando um vídeo sobre esse tema. Eu não aprendi a lidar com esse tipo de frustração, só fingir, engolir. Quero ajudar minha filha nesse processo. ❤

  • @osnifreitas6201
    @osnifreitas6201 8 месяцев назад +2

    Fale em Justiça, gratidão é desculpa .

  • @lailaphabryny2262
    @lailaphabryny2262 8 месяцев назад

    Meu nome na boca da minha mãe é esse "Ingrata" kkkk

  • @Xandbrum
    @Xandbrum 9 месяцев назад

    Essa questão de gratidão acho q não pega muito pra mim não, nunca me peguei com essa sensação de querer isso do meu filho, talvez seja pq ele ainda tem só 2 anos, mas ate aqui não senti isso não

  • @kinha1002
    @kinha1002 9 месяцев назад

    Nossa a muito tempo não recebia nada do seu canal.

  • @FatimaaparecidamendesAparecida
    @FatimaaparecidamendesAparecida 8 месяцев назад

    Tenho.um.casau..
    São.aproveitador.voce.e.da.quelas.pesoas.que.passao.a.mao
    Na
    Cabeça.eles.que.vao.trabalhar

  • @CeresMirandaPiano
    @CeresMirandaPiano 9 месяцев назад +1

    Thiago, não seria interessante (se for o caso também), dizer à criança que, talvez, a pessoa não teve condições de presenteá-la com aquilo que ela queria?

  • @everaldoluisvital9065
    @everaldoluisvital9065 8 месяцев назад +2

    Quão VAZIA uma pessoa tem que ser pra não conseguir ter um bom relacionamento com o filho e ter que procurar a MERDA da Internet por não saber ser pai