Excelente aula, professor. Este osciloscópio da IKRO facilita muito a leitura. Como o meu é muito simples e antigo, a precisão é baixa, mas dá para ter noção da qualidade do capacitor. Valeu pela explanação.
Mais uma aula de conhecimento, realmente a profundidade e simplicidade na explicação é fundamental para o entendimento, aqui executado com maestria!, se permitir gostaria de solicitar uma aula sobre o DCR que algumas pontes LCR tem, sempre as mais caras, e o quanto importante é esta função a se considerar na hora de adquirir um equipamento deste. Obrigado pela oportunidade.
Obrigado Prof. Luiz! Anotei a sugestão, mas já adiantando, DCR é a "DC Resistance", que mede a resistência elétrica de um componente quando uma corrente contínua (DC) é aplicada. É a resistência que um componente apresenta a uma corrente direta, sem considerar os efeitos reativos como indutância ou capacitância. A ponte LCR aplica uma corrente contínua ao componente em teste e mede a tensão resultante. Usando a Lei de Ohm (V = I * R), ela calcula a resistência com base na relação entre a corrente aplicada e a tensão medida. A medição da DCR é crucial para avaliar a resistência de enrolamentos de fios, que afeta a eficiência de componentes indutivos. Verificar a DCR dos enrolamentos pode ajudar a identificar problemas de construção ou desgaste. Alta resistência pode indicar perdas significativas de energia em componentes que deveriam ter baixa resistência. A medição da DCR pode revelar defeitos de fabricação, como fios rompidos ou conexões inadequadas.
Muito bom Eloy...Muitos ignoram o ESR,medindo apenas a capacitância. É um grande erro. As vezes o capacitor esta com a capacitância dentro da tolerância,mas o ESR ta alto. Pra quem tem um capacímetro simples,é obrigatório ter um medidor de ESR também..
Boa aula. Obrigado por compartilhar. Sempre quis saber como este parâmetro era mensurado. Não sabia que podia impactar tanto o desempenho do circuito. É correto afirmar que quanto maior o ESR maior é a potência dissipada no capacitor, maior o aquecimento e mais rápido o capacitor tende a deteriorar? Desde já agradeço!
@@Electrolab-Eletronica Sou Tec. Pelo SENAI-SJ suas aulas tem o mesmo conteúdo que as aulas de um engenheiro que nos dava aulas no SENAI. Muito bom mesmo! Detalhe é que lá todo mundo pagava.
Lembrando q quem construir seu "gerador de onda retangular com 555 ou aop, usar resistores de valores (muito bem) conhecidos para descobrir a impedância de saída do "gerador", antes de fazer os cálculos.
Incrível, por isso vou comprar um osciloscópio, você descobre como fazer praticamente tudo com ele. rsssss. Além de ser bem mais didático. Minha dúvida é, se usar um 555 no lugar do gerador, ele terá uma impedância conhecida, (posso calcular ela?) e utilizar na fórmula? Ou terei que adicionar um resistor físico, para formar um divisor de tensão com a ESR do capacitor? Abraços Eloy.
Olá Evandro, a impedância de saída do 555 varia conforme a alimentação e corrente drenada e geralmente baixa, algo entre 10 e 100 ohms. O ideal é colocar um divisor de tensão.
Muito bom esse método. Obrigado por compartilhar. Vou fazer aqui também. A propósito, esse aparelho que você usou para medir a capacitância e o ESR é uma ponte certo? Aonde você adquiriu? Gostei muito dela!
Obrigado Rogério! Sim, é uma ponte LRC da UNI-T. tem o review dela no canal, neste vídeo, comprei na Banggood: ruclips.net/video/EEwre-BU3rk/видео.html Link para a ponte: bit.ly/2pChOo4
Eu procurei essa informação, porém não tive muito sucesso... Nas Magnetrons, o que siginifa a descrição M24FB-610A. A única informação que tenho até agora obtive por meio da observação. Pois fisicamente o M24FB- 610A é maior que o M24FB-410A. Pra mim seria muitíssimo importante essas informações. M, seria de Magnetron? 24 ? FB ? 610 ? A ? Se puder me ajudar com mais essa dúvida... Não quero passar vergonha na hora de comprar uma Magnetro. Rssss
Olá Flavio, esse é o modelo da Magnetron, determinado pelo fabricante, se há uma designação para cada termos é interna de quem fabrica e não interfere na compra. Basta pedir esse modelo exatamente que não terá problemas.
Ótimo vídeo parabéns.Com essa técnica é possível medir o capacitor na placa como com um medidor de ESR como vi noutro vídeo seu? Não em todos os casos claro, mas é possível?
Obrigado Sidnei! Sim é possível, já que estamos usando um sinal se alta frequência no teste, assim como é feito nos medidores portáteis. Embora não seja muito prático.
Boa tarde Tenho um osciloscopio icel Os5022 e consigo medir a senoide da rede elétrica de 127v com a ponteira em x10. Com essa ponteira não consigo medir a senoide em 220v. A onda se perde na tela. Com uma ponteira x100, nesse osciloscopio seria possível? Obrigado.
Você precisa também ajustar o menu do canal usado no osciloscópio para 10X, do contrário medirá errado. Esse osciloscópio tem escala até 10V/div, o que em 10X daria 100V/div, mais que suficiente para ver a onda perfeitamente na tela. Tente ver o ajuste do menu.
@@Electrolab-Eletronica Boa noite Ajustei a escala da ponteira para x10 e ao girar o knob volts/div, consigo tensão até 50 volts/div, mesmo assim, a senoide some as bordas nas laterais. No manual diz que ele vai até 10volts/div, mas infelizmente não estou conseguindo. Em 127v vejo perfeito. Desde já agradeco. Boa noite
O que ocorre é que a tensão mostrada pelo instrumento é o valor pico a pico, que na rede de 220V chega a 311V de pico. Com 50V/div você precisaria de 7 divisões acima e 7 abaixo da linha central para ver tudo, o que a tela não tem. Precisaria então chegar numa escala de 100V/div para ver a onda toda, pois em pico a pico ela tem 622V!
@@Electrolab-Eletronica Bom dia Isso equivale dizer que com uma ponteira que tenha x100, vou visualizar no centro da tela. Muito obrigado e te agradeço.
Olá Junior! Eu adotei a ET430 (432) como principal na bancada, tem alguns recursos a mais que a UT612, embora a segunda seja também um bom equipamento.
@@Electrolab-Eletronica eletrolab gostaria de pedir um vídeo relacionado a queda de tensão provocada em resistores , tbm transistores com polarização na base . Esses são os temas que mais gosto, ficaria muito grato.
Olá Rogério, o feedback que recebi de quem fez é positivo e o site da Elétria e Cia do Alex Lima é bastante tradicional. Lá mesmo tem vários depoimentos. De qualquer forma, ele tem uma garantia de devolução em 7 dias, caso o curso não seja o que você esperava! Bons estudos!
A impedância de um gerador com o 555 varia com a frequência de saída e amplitude, o datasheet do fabricante não informa o cálculo dessa impedância. Precisaria fixar com um resistor de 50 ohms em série, para garantir um valor para cálculo.
A impedância de saída do 555 não é constante, varia com a tensão de alimentação e a corrente da carga. Precisa colocar um resistor de 50 ohms em série com a saída se quiser fixar uma impedância.
Oi, è necessario comprar una conexao a T para conectar o capacidor, o gerador e o osciloscopio? Eu poderia conseguir fazer a medicao tambem sem comprar essa conexao? Obrigado
Olá Valdemar! Se quiser ser um apoiador regular e receber acesso ao vídeos um dia antes dos lançamentos no RUclips, entre no "Apoia-se" e inscreva-se, este é o link da página do Electrolab: apoia.se/electrolab Há também a opção do "Valeu Demais", no símbolo de coração ao lado do like nos vídeos do canal, onde você faz uma contribuição única e avulsa. Desde já agradeço o apoio!
Em capacitores cerâmicos, poliéster, etc precisa medir o ESR ou apenas nos eletrolíticos? Em 17:14 não entendi sobre o offset e como fazer e o por quê do acoplamento ser AC e não DC padrão dos osciloscópio. Poderia explicar melhor? Se possível retirar essa música de fundo nos próximos vídeos seria melhor! Ela atrapalha um pouco.
Olá Marcos, nos capacitores de baixa capacitância o ESR costuma ser desprezível, por isso a relevância nos de maior capacitância eletrolíticos. O offset é para que a carga do capacitor se dê apenas com tensão positiva, não gostaria de inverter a polaridade do sinal de carga no capacitor, pois poderia prejudicar a medida. No osciloscópio a polarização A/C é apenas para centralizar o traço e "tirar" o offset" para melhorar a leitura, não tem efeito no sinal. O fundo está bem baixo, a turma não tem reclamado, vou rever o volume.
@@Electrolab-Eletronica Bom. O que entendi é que vc criou uma tensão alternada quadrada de + 2.5v a -2.5v (offset de 2.5) em cima do capacitor. Acredito que desse modo quando houver uma pequena carga positiva no polo positivo do capacitor não haver a descarga do capacitor pela impedância do gerador de funções já que no semi ciclo negativo da onda, não haverá a passagem de corrente do capacitor para o gerador. (Chute) Pois é complicado entender o comportamento físico em ac do capacitor. Já pensando na onda de 0 a 5v, no semi ciclo em 0v haveria a descarga do capacitor pela impedância do gerador, pois estaríamos com o polo positivo com carga positiva e 0v (resistência nula na ponta positiva do gerador). Desse modo poderia haver uma queda de tensão negativa sobre o capacitor(Chute de uma corrente reversa)? Bom. Foi isso que entendi. Se estiver Correto poderia usar um diodo antes do capacitor para evitar a reversao de corrente com a onda de 0 a 5v. Ideal para quem não possui sinal com offset (onda quadrada com 555 por exemplo). Por favor me corrija. Estou tentando construir o conhecimento nesse vídeo.
Isso mesmo Marcos! Como o gerador tem o recurso de ajustar o offset, fica mais fácil gerar uma onda 0-5. O diodo criaria uma pequena perda de 0,7V na condução, mas é contornável e uma possível solução.
@@Electrolab-Eletronica Sim. A queda de tensão do diodo poderia entrar no cálculo da sua fórmula facilmente. Quanto ao fundo é uma opinião particular , pois perco o foco facilmente. Mas nada que atrapalhe! rssrs' Obrigado por ser sempre rápido e solícito nas respostas! Será que poderia fazer uma série de vídeos básicos de circuitos elétricos em CC e CA. Sei que existem muitos livros, porém com a sua didática e experiência ficaria mais fácil entender esses conceitos. Abraços!
Dica de ouro. Bem simples (depois que se aprende) e extremamente útil.
Valeu por compartilhar..
Grande abraço.
Valeu Amilton! Abcs.
Atualmente é muito difícil achar vídeos sucintos e bem explicados ao mesmo tempo, como esse! Parabéns tens uma boa didática pra coisa. Muito bom.
Obrigado Rafael!!
Como sempre, uma excelente aula. Não entendo como tem gente que dá dislike. Só a preparação do conteúdo já merece like!
Obrigado David!
Excelente aula, professor. Este osciloscópio da IKRO facilita muito a leitura. Como o meu é muito simples e antigo, a precisão é baixa, mas dá para ter noção da qualidade do capacitor. Valeu pela explanação.
Obrigado Luiz!!
Antes desse vídeo não entendia nada de ESR, continuo sem entender, mas vc é top!!
Rsrsr, tem outros vídeos sobre capacitores no canal onde comento sobre ESR. Dê uma conferida para melhorar o entendimento.
Mais uma aula de conhecimento, realmente a profundidade e simplicidade na explicação é fundamental para o entendimento, aqui executado com maestria!, se permitir gostaria de solicitar uma aula sobre o DCR que algumas pontes LCR tem, sempre as mais caras, e o quanto importante é esta função a se considerar na hora de adquirir um equipamento deste. Obrigado pela oportunidade.
Obrigado Prof. Luiz! Anotei a sugestão, mas já adiantando, DCR é a "DC Resistance", que mede a resistência elétrica de um componente quando uma corrente contínua (DC) é aplicada. É a resistência que um componente apresenta a uma corrente direta, sem considerar os efeitos reativos como indutância ou capacitância. A ponte LCR aplica uma corrente contínua ao componente em teste e mede a tensão resultante. Usando a Lei de Ohm (V = I * R), ela calcula a resistência com base na relação entre a corrente aplicada e a tensão medida. A medição da DCR é crucial para avaliar a resistência de enrolamentos de fios, que afeta a eficiência de componentes indutivos. Verificar a DCR dos enrolamentos pode ajudar a identificar problemas de construção ou desgaste. Alta resistência pode indicar perdas significativas de energia em componentes que deveriam ter baixa resistência. A medição da DCR pode revelar defeitos de fabricação, como fios rompidos ou conexões inadequadas.
Muito bom Eloy...Muitos ignoram o ESR,medindo apenas a capacitância. É um grande erro. As vezes o capacitor esta com a capacitância dentro da tolerância,mas o ESR ta alto. Pra quem tem um capacímetro simples,é obrigatório ter um medidor de ESR também..
Obrigado Beto! Exato, fundamental medir o ESR nos eletrolíticos!
Parabéns pelo trabalho, que ficou muito didático.
Obrigado Paulo!
Show Eloy ! Obrigado por compartilhar conhecimento.
Obrigado Eduardo!!
Parabéns ótima explicação
Obrigado Eliseu!
Excelente dica, fazia um tempo que vinha pensando em como fazer esta medição, com a explicação ficou bastante óbvio e prático, muito grato!
Obrigado Rodrigo!
Vídeo com um conteúdo muito bom. Gostei de mais desse vídeo.
Parabéns, obrigado por compartilhar conhecimento.
Obrigado Apoliano!
Boa aula. Obrigado por compartilhar. Sempre quis saber como este parâmetro era mensurado. Não sabia que podia impactar tanto o desempenho do circuito. É correto afirmar que quanto maior o ESR maior é a potência dissipada no capacitor, maior o aquecimento e mais rápido o capacitor tende a deteriorar? Desde já agradeço!
Obrigado Leo! Positivo, exatamente isso que ocorre com o ESR alto!
Melhor canal do assunto...
Obrigado Mauro!
como sempre otima aula
obrigado.
Obrigado Ivan!
Excelente conteúdo.
Obrigado Claudio!
parabens pela aula!!!super útil!!!
Obrigado Marcelo!
Muito bom como sempre grande professor!
Obrigado José!
Oi Mestre gostei do vídeo... parabéns pelo trabalho!
Obrigado Leonardo!
Show como todas as suas aulas
Obrigado Rodrigo!
@@Electrolab-Eletronica Sou Tec. Pelo SENAI-SJ suas aulas tem o mesmo conteúdo que as aulas de um engenheiro que nos dava aulas no SENAI. Muito bom mesmo! Detalhe é que lá todo mundo pagava.
Obrigado Rodrigo! O canal é sempre um apoio adicional, mas as aulas formais em cursos são muito importantes também!
Lembrando q quem construir seu "gerador de onda retangular com 555 ou aop, usar resistores de valores (muito bem) conhecidos para descobrir a impedância de saída do "gerador", antes de fazer os cálculos.
Perfeito Johnny, do contrário teremos um erro na medida do divisor resistivo!
muito bom como sempre grande professor!
Abraços
Obrigado Arnaldo!
Já assimilei...obg...
Valeu Ivo!
Joinha 194 ! Ótimo vídeo ! Electromen !
Obrigado Edson!
Rumo aos 100 MIL inscritos!!!!!
Ótimo.
Obrigado Ernani!
otima aula. like 359
Obrigado Anselmo!
Bom demais
Obrigado Valdemar!
Incrível, por isso vou comprar um osciloscópio, você descobre como fazer praticamente tudo com ele. rsssss. Além de ser bem mais didático. Minha dúvida é, se usar um 555 no lugar do gerador, ele terá uma impedância conhecida, (posso calcular ela?) e utilizar na fórmula? Ou terei que adicionar um resistor físico, para formar um divisor de tensão com a ESR do capacitor? Abraços Eloy.
Olá Evandro, a impedância de saída do 555 varia conforme a alimentação e corrente drenada e geralmente baixa, algo entre 10 e 100 ohms. O ideal é colocar um divisor de tensão.
Em um gerador de função feito com o 555, como saber a impedância do circuito???? Muito obrigado pela disponibilização.
Sim, precisa fixar o valor com um resistor interno!
Toooop. É like.
Obrigado Tales!
Muito bom esse método. Obrigado por compartilhar. Vou fazer aqui também. A propósito, esse aparelho que você usou para medir a capacitância e o ESR é uma ponte certo? Aonde você adquiriu? Gostei muito dela!
Obrigado Rogério! Sim, é uma ponte LRC da UNI-T. tem o review dela no canal, neste vídeo, comprei na Banggood: ruclips.net/video/EEwre-BU3rk/видео.html Link para a ponte: bit.ly/2pChOo4
Excelente vídeo...
O gerador do Fnirsi 1014d é abaixo de 2,5 Vpp, consigo medir com ele?
Obrigado Rudinei! Creio que não tenha problema.
Eu procurei essa informação, porém não tive muito sucesso...
Nas Magnetrons, o que siginifa a descrição
M24FB-610A.
A única informação que tenho até agora obtive por meio da observação.
Pois fisicamente o M24FB- 610A é maior que o M24FB-410A.
Pra mim seria muitíssimo importante essas informações.
M, seria de Magnetron?
24 ?
FB ?
610 ?
A ?
Se puder me ajudar com mais essa dúvida... Não quero passar vergonha na hora de comprar uma Magnetro. Rssss
Olá Flavio, esse é o modelo da Magnetron, determinado pelo fabricante, se há uma designação para cada termos é interna de quem fabrica e não interfere na compra. Basta pedir esse modelo exatamente que não terá problemas.
Olá, muito interessante. Daria para utilizar o gerador de onda quadrada disponível em alguns osciloscópios analógicos antigos? Obrigado.
Olá Guilherme! Sim, sem problemas.
Ótimo vídeo parabéns.Com essa técnica é possível medir o capacitor na placa como com um medidor de ESR como vi noutro vídeo seu? Não em todos os casos claro, mas é possível?
Obrigado Sidnei! Sim é possível, já que estamos usando um sinal se alta frequência no teste, assim como é feito nos medidores portáteis. Embora não seja muito prático.
Professor Eloi, posso fazer as medições nos capacitores na placa ( soldado) ? Grato
Não é o ideal, mas pode funcionar, já que estamos usando alta frequência.
Professor, esse tipo de medição é equivalente ao uso daquele Medidor de ESR, que o Senhor utilizou em outro vídeo?
Sim, bem parecido!
Show!
Obrigado Orlando!
Boa tarde
Tenho um osciloscopio icel Os5022 e consigo medir a senoide da rede elétrica de 127v com a ponteira em x10. Com essa ponteira não consigo medir a senoide em 220v. A onda se perde na tela. Com uma ponteira x100, nesse osciloscopio seria possível? Obrigado.
Você precisa também ajustar o menu do canal usado no osciloscópio para 10X, do contrário medirá errado. Esse osciloscópio tem escala até 10V/div, o que em 10X daria 100V/div, mais que suficiente para ver a onda perfeitamente na tela. Tente ver o ajuste do menu.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção.
@@Electrolab-Eletronica Boa noite
Ajustei a escala da ponteira para x10 e ao girar o knob volts/div, consigo tensão até 50 volts/div, mesmo assim, a senoide some as bordas nas laterais.
No manual diz que ele vai até 10volts/div, mas infelizmente não estou conseguindo. Em 127v vejo perfeito.
Desde já agradeco.
Boa noite
O que ocorre é que a tensão mostrada pelo instrumento é o valor pico a pico, que na rede de 220V chega a 311V de pico. Com 50V/div você precisaria de 7 divisões acima e 7 abaixo da linha central para ver tudo, o que a tela não tem. Precisaria então chegar numa escala de 100V/div para ver a onda toda, pois em pico a pico ela tem 622V!
@@Electrolab-Eletronica Bom dia
Isso equivale dizer que com uma ponteira que tenha x100, vou visualizar no centro da tela. Muito obrigado e te agradeço.
Muito bom
Obrigado João!
Aqueles medidor de componentes chinês lcr tc1 da a esr exata nos capacitores?
Apenas aproximada, esse multitestadores não são precisos em capacitância e ERS, mas são ótimos para testes de semicondutores.
Professor, queria muito uma resposta sua pois estou pra fazer a compra aqui: vc acha melhor um ET432 ou um UT612?
Olá Junior! Eu adotei a ET430 (432) como principal na bancada, tem alguns recursos a mais que a UT612, embora a segunda seja também um bom equipamento.
Muito bom 👍
Obrigado Pensador!
@@Electrolab-Eletronica eletrolab gostaria de pedir um vídeo relacionado a queda de tensão provocada em resistores , tbm transistores com polarização na base . Esses são os temas que mais gosto, ficaria muito grato.
Anotado! Há um vídeo sobre polarização por divisor de base no canal! Dê uma conferida, salvo engano na playlist de Teoria de eletrônica básica.
Sobre o curso indicado pelo seu canal: "Curso Fabricação e Conserto de Inversores de Tensão". Estou pensando em fazer. Posso confiar?
Olá Rogério, o feedback que recebi de quem fez é positivo e o site da Elétria e Cia do Alex Lima é bastante tradicional. Lá mesmo tem vários depoimentos. De qualquer forma, ele tem uma garantia de devolução em 7 dias, caso o curso não seja o que você esperava! Bons estudos!
tenho que usar esse resistor de 50 em todos os osciloscópio? Tenho um simplisão, fnirsi 1014
Para esse tipo de medida que mostrei com uso de gerador de funções deve usar sim.
O meu gerador de sinal gera 100khz mas apenas com 1,25v, é muito pouco pra fazer o teste? o que devo fazer, será que tem jeito com esse valor?
É possível testar com valores baixos, o ideal seria um pouco mais.
Oque tem achado do equipamento? Parece bacana, ano que vem vou estar comprando um Rigol DS1054Z
Tem uma excelente relação custo benefício, com vários recursos interessantes, além de ser de perfil slim!
Se eu usar um 555 para gerar 200kHz como cálculo está resistência do gerador, como sei qual é este valor?
A impedância de um gerador com o 555 varia com a frequência de saída e amplitude, o datasheet do fabricante não informa o cálculo dessa impedância. Precisaria fixar com um resistor de 50 ohms em série, para garantir um valor para cálculo.
E se eu faço um gerador de onda quadrada com um 555 como vou saber sua impedância interna?
Grato.
A impedância de um gerador com o 555 varia com a frequência de saída. Precisaria fixar com um resistor de 50 ohms em série.
👍
Obrigado Benevaldo!
Se eu usar NE555 para gerar sinal de onda quadrada de 100kHz como eu sei a impedância desse circuito gerador de onda quadrada ?
A impedância de saída do 555 não é constante, varia com a tensão de alimentação e a corrente da carga. Precisa colocar um resistor de 50 ohms em série com a saída se quiser fixar uma impedância.
Oi, è necessario comprar una conexao a T para conectar o capacidor, o gerador e o osciloscopio? Eu poderia conseguir fazer a medicao tambem sem comprar essa conexao? Obrigado
Por esse método, só se conseguir ligar todos da mesma forma. A conexão T apenas facilita a ligação entre os cabos BNC e coloca tudo em paralelo.
@@Electrolab-Eletronica entao posso usar breadboard e jumpers DuPont?
Poderia, mas cuidado com as ligações, que precisam ser curtas para evitar acoplamentos e com isso atrapalhar a medida.
Como faço pra ser um apoiador do canal
Olá Valdemar! Se quiser ser um apoiador regular e receber acesso ao vídeos um dia antes dos lançamentos no RUclips, entre no "Apoia-se" e inscreva-se, este é o link da página do Electrolab: apoia.se/electrolab
Há também a opção do "Valeu Demais", no símbolo de coração ao lado do like nos vídeos do canal, onde você faz uma contribuição única e avulsa. Desde já agradeço o apoio!
Em capacitores cerâmicos, poliéster, etc precisa medir o ESR ou apenas nos eletrolíticos?
Em 17:14 não entendi sobre o offset e como fazer e o por quê do acoplamento ser AC e não DC padrão dos osciloscópio. Poderia explicar melhor?
Se possível retirar essa música de fundo nos próximos vídeos seria melhor! Ela atrapalha um pouco.
Olá Marcos, nos capacitores de baixa capacitância o ESR costuma ser desprezível, por isso a relevância nos de maior capacitância eletrolíticos. O offset é para que a carga do capacitor se dê apenas com tensão positiva, não gostaria de inverter a polaridade do sinal de carga no capacitor, pois poderia prejudicar a medida. No osciloscópio a polarização A/C é apenas para centralizar o traço e "tirar" o offset" para melhorar a leitura, não tem efeito no sinal. O fundo está bem baixo, a turma não tem reclamado, vou rever o volume.
@@Electrolab-Eletronica Bom. O que entendi é que vc criou uma tensão alternada quadrada de + 2.5v a -2.5v (offset de 2.5) em cima do capacitor. Acredito que desse modo quando houver uma pequena carga positiva no polo positivo do capacitor não haver a descarga do capacitor pela impedância do gerador de funções já que no semi ciclo negativo da onda, não haverá a passagem de corrente do capacitor para o gerador. (Chute) Pois é complicado entender o comportamento físico em ac do capacitor. Já pensando na onda de 0 a 5v, no semi ciclo em 0v haveria a descarga do capacitor pela impedância do gerador, pois estaríamos com o polo positivo com carga positiva e 0v (resistência nula na ponta positiva do gerador). Desse modo poderia haver uma queda de tensão negativa sobre o capacitor(Chute de uma corrente reversa)?
Bom. Foi isso que entendi. Se estiver Correto poderia usar um diodo antes do capacitor para evitar a reversao de corrente com a onda de 0 a 5v. Ideal para quem não possui sinal com offset (onda quadrada com 555 por exemplo). Por favor me corrija. Estou tentando construir o conhecimento nesse vídeo.
Isso mesmo Marcos! Como o gerador tem o recurso de ajustar o offset, fica mais fácil gerar uma onda 0-5. O diodo criaria uma pequena perda de 0,7V na condução, mas é contornável e uma possível solução.
@@Electrolab-Eletronica Sim. A queda de tensão do diodo poderia entrar no cálculo da sua fórmula facilmente.
Quanto ao fundo é uma opinião particular , pois perco o foco facilmente. Mas nada que atrapalhe! rssrs'
Obrigado por ser sempre rápido e solícito nas respostas! Será que poderia fazer uma série de vídeos básicos de circuitos elétricos em CC e CA. Sei que existem muitos livros, porém com a sua didática e experiência ficaria mais fácil entender esses conceitos. Abraços!
Obrigado Marcos!! Sugestão anotada! Abcs!
Que capacímetro é esse?
É uma ponte LCR da UNI-T UT612. Tem review dela no canal.
Parabéns Eloi! Acho que esse é seu nome, não sei se escrevi certo.
Obrigado Mário! Se escreve Eloy.
@@Electrolab-Eletronica Oi Eloy, bom dia! Sou inscrito faz tempo, não perco um vídeo!
Obrigado Mário! Seja sempre bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica Eu que agradeço por compartilhar conhecimento.
Medi uma porção de eletrolíticos com um multímetro e todos deram infinito de ohm. Agora vou tentar no osciloscópio;
Não é possível medir ESR diretamente com um multímetro.
Melhor comprar um medidor.
Sem dúvida! O propósito aqui é mais teórico para que se entenda a origem do ESR.
Não tem algo mais simples tipo,
Capacitância dividido pela Voltagem = ESR?
Kkkkkkk
Rsrrs, com cálculos não tem. O mais simples é usar o medidor de ESR, resultado instantâneo.
Muito bom
Obrigado Rita!