sem falar q se a instalaçao em 127V se nao for feita por quem entende, pode usar fio subdimensionado, q ira se aquecer demais e transformar isto em consumo...
E outra vantagem em 220V é que vc pode usar mais equipamentos plugados ao mesmo tempo nas tomadas, menos ampéres consumidos. Um exemplo: uma tv de 260 Wats Em 220V 1,18 ampéres Em 127 2,04 ampéres
O problema mesmo é que nem todo lugar vc tem 220v, mas 220v só faria mais eficiente mesmo em chuveiro e outras coisas q exigirem muita energia, até uma potência 5500W não fará diferença alguma entre 127v e 220v, só na hora da instalação que tem q ser bem feita. Resto não muda nada.
Quabdo tinha chuveiro em 127 queimava 1 por ano,pois aqui no Paraná é bem frio no inverno,porém,depois qie passei para 220 mesmo colocando um de 7.500 faz 3 anos já e tá top.
Um padrão bifásico 220V tem suas vantagens, em relação a disponibilidade de carga, economia no dimensionamento dos condutores. Mas tem a desvantagem da tarifa de taxa mínima ser mais cara pelo menos na CEMIG. Eu vim para uma casa que tava sem morador, e aqui o padrão é Bifásico. A conta veio zero 0 kw/h, mas veio uma valor de 67 reais. Em bifásico a CEMIG te cobra além da iluminação pública, um consumo mínimo de 50kW/h. Se o padrão for monofásico 127V a taxa mínima é equivalente a um consumo de 30kW/h. E o KW/h hoje é no valor de 0,67 centavos. Ou seja, ter um padrão 220V as vezes não é vantagem, para quem não precisa.
Em 220 V ele fica ligeiramente mais eficiente, pois é raríssimo encontrarmos a instalação de chuveiro de 127 V dimensionado corretamente, assim em 200 V, com a corrente sendo menor, a queda de tensão e potência dissipada nos condutores são menores também. Eu também prefiro máquinas-ferramentas manuais de 220 V também, pois há menos perdas com a queda de tensão em serviços que precisam utilizar uma extensão por exemplo.
Observação: Lembrando que os 5500w é se o chuveiro estiver sendo utilizado em temperatura máxima, pois o chuveiro em menor temperatura terá um gasto menor e exigirá menos da fiação instalada no imóvel.
Jaboatão dos Guararapes - PE Milton Grego Boa noite: Nas cidades que eu visitei cuja tensão é 127 Volts, observando uma lâmpada incandescentes de 60 Watts que hoje em dia existem poucas no mercado brasileiro, comparando com a minha região que é 220 Volts essa mesma lâmpada de 60 Watts, percebi que numa tensão de 127 Volts, a iluminação é ligeiramente maior e o filamento dessa lâmpada além de ser mais fina, dava menos voltas e era mais curto. Já numa tensão em 220 Volts essa mesma lâmpada de 60 Watts, a luminosidade era um pouco menor, o filamento era mais grosso e dava mais voltas. Partindo dessa premissa, cheguei a conclusão de que uma tensão em 127 Volts, opera em 60 ciclos logo, a amperagem nessa tensão é maior; Já a tensão em 220 Volts, opera em 50 ciclos logo, a amperagem é menor. Resumo da ópera: se a concessionária de energia cobrasse a tarifa do consumo de energia elétrica pela amperagem, a tensão em 220 Volts seria mais econômico, seria portaanto verdadeiro essa afirmação. Mas como a concessionária mede o consumo pela potência em Kw, o consumo é exatamente igual, tanto nas tensões em 127 Volts e 220 Volts logo, isso é mito e essa afirmação não se sustenta. Uma tensão de 127 Volts, tem a amperagem maior e predispõe o sistema ao risco maior de sobrecarga, ao passo que numa tensão de 220 Volts, tem a amperagem menor e conseqüêntemente, a predisposição da sobrecarga no sistema é menor, isso é fato verídico, que já foi provado na física. Um abraço e fique com Deus.
Aqui em casa eu só uso 220V, mesmo tendo a opção de usar o neutro e obter 127V. Como o neutro não é usado nos circuitos e nas cargas, acabo aproveitando-o para usar como proteção. Eu sei que o ideal é ter um aterramento com várias hastes e todo mais, mas quem construiu aqui não fez isso.
Leônidas meus parabéns . Nunca me esquecerei que quando terminei meu curso . Vc que me ensinou a colocar ventilador de teto.Sou muito grato a ti valeuuuuuu
isso que vc explicou eu passei para um cliente,ele dispensou meu trabalho,falou que eu não sou eletricista.arranjou um ze faísca,fez tudo em 220v.nem voltei lá pra ver o resultado.
Boa noite mestre Leônidas! Agradeço pela resposta a minha pergunta, e como sempre vc não poupa tempo para esclarecer nossas duvidas, eternamente grato pela atenção, carinho e pontualidade com seus inscritos, quero tbm agradecer pela homenagem aos pais e desejar que seus caminhos sejam sempre iluminados, fica na paz meu irmão. Obrigado!
Uma das grandes vantagens e que vc pode ter mais equipamentos funcionando ao mesmo tempo ,sendo que na tensão de 127v isso não pode ocorrer. Vlw mt pelo video
Vi um vídeo em outro canal onde ele compara na pratica o mesmo modelo do mesmo fabricante de chuveiros, um em 127v e outro em 220v. No vídeo dele é possível notar que o Chuveiro 220v atingiu a potência máxima indiada por ele 5.000w e o de 127v atingiu apenas 4.300w de potência. Logo percebe-se que o de 220v gasta mais de o 127v, por outro lado vai gerar mais calor. Também recentemente comprei um freezer. Optei por 220v, observando o esquema elétrico no manual do Freezer, observei que o modelo que vinha com motor 127v tinha uma potencia de 200w e o modelo que vinha com motor 220v tinha uma potencia de 240w. Logo mais uma vez percebe-se que o 220v vai consumir mais energia que o 127v. Vi também outro exemplo no youtube onde ele testa duas lâmpadas incandescentes e novamente, a lâmpada 220v atingiu maior potência.
Estou passando por essa experiência meio amarga....rsrs Na minha casa sempre foi 127v,pedi um padrão bifásico e coloquei somente o chuveiro em em 220 e minha conta de luz que vinha uma média e de 170 reais subiu para 225 reais,e a minha última conta veio 250reais😢 Já estou pensando em voltar pra 127v novamente,agora Leônidas influência colocar o chuveiro em 220v eu fui na ideia e me dei mau então desde já eu não recomendo!!!!!!!
otima explicação! tinha um chuveiro 127v e mudei pra 220v mesmo modelo, porém fiquei mais satisfeito como 220v pois mesmo nos dias mais frios não preciso diminuir o fluxo de agua e nem preciso usar na potência máxima:), e mais à frente troquei td fiação que tinha emenda pus fio 6mm,vlw vencedor continue postando videos ajuda muito,manda um abração pra Cristiano D Carvalho de Armação dos Búzios RJ
Ótima explicação, porém fiquei com uma dúvida. Meu sogro trabalha com madeira e usava um motor elétrico de 3 cv ligado em 127v e pagava em média R$350,00 por mês de energia. Ele mudou o padrão para um de 220v e aumentou a potência do motor para 5cv e após essa mudança sua conta de energia nunca passou de R$200,00. A que se deve essa economia?
Provavelmente com o motor mais forte ele funciona mais livre, sem travamento. Semelhante a usar um carro 1.0 é 1.6. Geralmente o 1.0 consome mais se for usado em condições severas.
@@brunoligiero4181 é o contrário. Cada "cavalo" CV, correspondente a 735,5 whatts. Sendo assim, o de 3 CV possui 2206,5 whatts e o de 5 CV possui 3677,5. Acho que a explicação do Eduardo Emasp faz sentido.
Acho que a questão maior é que o dimensionamento das fiações das casas, principalmente pra quem faz esse tipo de pergunta, é da década de 60. Fio rígido, às vezes semiflexível mas sempre numa "bitola" menor do que o que deveria. Exemplo disso é o fio de 6mm para uma ligação de um chuveiro de 5500w em 127v, para inclusive ligar o chuveiro onde estou morando atualmente. Segundo o cálculo mostrado deveria ser um bom fio de 10mm, principalmente em questão de aquecimento e criação de resistência e etc... Acho que deveria ser abordado isso.
Show de bola Estava eu na minha residência, finalizando minha obra, aí escuto o vinho falar com o pai dele sobre eletricidade, que 220v, consome menos que 127v. Na hora pensei, eles estão doidos, pois 127v, usamos só uma fase, e a economia já está aí, pensei eu, mas depois pensei, 220v usamos as duas fases, então tipo a energia e maior e tornará tudo mais rápido, tipo um microondas 220v, aquecerá mas rápido o alimento, então economicamente seria melhor 🤔🧠, assim pensei eu. Aí me deparo com este vídeo e já tirou minha dúvida total, até por que tenho um chuveiro Lorenzetti com pressurizador e de 7500de potência, e me lasco com a conta, somos em 4 pessoas, por dia tipo 8 banhos manhã e noite. E a conta vem Alta.
Muito show seu vídeo. Esta é uma dúvida inclusive de vários clientes. Eu aprendi exatamente isso no meu curso de elétrica. O consumo é o mesmo porque pagamamos em cima do kw consumido. Eu também recomendo a instalação em 220v principalmente pela economia nos cabos e pelo fato de o cliente poder colocar um chuveiro muito mais potente que com certeza vai esquentar mais. Outra vantagem é que com isso também se equilibra as fazes fazendo com que não haja aquela famosa queda de luz quando se liga o chuveiro, já que não está sendo utilizado o neutro. Sucesso.
Parabéns pelo vídeo, o que deve ser levado em conta justamente a corrente aonde se não for bem dimensionado os cabos pode haver queda de tensão levando a percas por aquecimento
Quando será lançado um chuveiro econômico ... Água , eletricidade e gás em nossa nação um absurdo , quando comparado os preços com a folha de pagamento da maioria dos trabalhadores brasileiros ...🇧🇷⚙👏👏👏
Boa noite fiz dia dos pais pra vc verdade isso o pessoal nao entende e teimam com agente q trabalha na área olha é dificil vc conseguir convencer a pessoa do contrario
Bom dia, no meu entendimento é mais econômico sim, mas não é pela voltagem, mas sim pela tarifa, no meu estado, o kwh 127 custa 103, 220 bi fase custa 068 centavos.
No Brasil quando se fala em 220 v deve-se falar no risco eminente de morte. Aqui só 30% das residências obedecem às normas. 70% se quer tem um DDC e aterramento, então, é um artigo de luxo. Quando tem é de uma haste com um cabo isolado de 1,5 mm que sobrou do circuito de iluminação. E, ainda, dos 30% que obedecem, apenas 1% faz revisão geral periódica nas instalações a cada dois anos. Na Europa isso é obrigatório. Mesmo com um DDR, ainda pode haver risco. Aqui, onde trabalho mesmo, todos acreditavam estar protegidos até um levar uma descarga elétrica. Quando então ao revisar a instalação verificou-se que o DR não funcionava mais há muito tempo.
Ainda continuei na meia dúvida com relação a troca de apenas a resistencia ou resistor de um chuveiro de 220 volts pra um chuveiro de corrente de 127 Volts; no que esquentaria a agua em proporção menor e economizando energia.
Parabéns como sempre impecável. Obs: tenho uma dúvida quanto a disjuntores. Disjuntor tem curva (B, C, D) OK. Tem ( A ) ampères, e tem (KA) 3 / 4,5 / 6 / 10...ETC. A DUVIDA É COMO IDENTIFICAR O KA no disjuntor? E qual a diferença do KA 3 para o KA 6? Etc. Perguntei para a indústria e nada. Perguntei para vários eletricistas, e vendedores e nada! Qual eu compro para uso residencial? Ex litoral e São Paulo regiões montanhosas. Altitude 0 a 2500 m
Leônidas, gosto muito dos seus vídeos, pois são esclarecedores e vc explica com simplicidade, porém com muita clareza e eficiência. Se puder fazer um vídeo pra tirar um dúvida, pois tenho minhas próprias convicções, mas estou disposto pensar diferente se for o caso. Ouço pessoas, inclusive eletricistas, dizendo que o choque 127v prende a pessoa e o 220v joga a pessoa pra longe, sendo assim o choque em 127v mais perigoso que o 220v. Quanto ao perigo, vi hoje um vídeo seu explicando que quanto mais alto a tensão, mais perigoso o choque e sempre pensei assim. Mas o que dizer de 127v prender e o 220v repelir a pessoa? Isso é FATO ou MITO? Espero que vc possa responder isso. Um forte abraço.
Olá Leônidas. Seus vídeos têm me ajudado muito, por isso agradeço. A minha dúvida é sobre os cabos de aterramento. Por que eles, (tanto do medidor quanto do QDC), tem que ser rígido, que é muito mais difícil de passar nos eletrodutos? O do medidor, nem tanto, porque fica em linha reta e é pertinho, mas o outro... Qual é o problema que pode acontecer, se colocarmos cabo flexível?
Há algumas décadas, eu aprendi diferente, que o relógio marcava em Ampères, e não em Volts. Levando-se em conta que Watts = Volts x Ampères, para o mesmo número de Watts, podemos aumentar a voltagem e diminuir a amperagem.
Valeu a sua atenção! E pra minha cabeça de leigo fica difícil admitir que os Watts que esquentam o chuveiro sejam medidos lá fora no relógio de luz. E, fazendo um paralelo, a água que eu uso e que vem da caixa, é PRIMEIRAMENTE, marcada lá na entrada do marcador (relógio); e assim como a água é marcada pela "correnteza" da mesma que passa no relógio, eu achava que a energia elétrica também era marcada só pela corrente (amperagem) que entra.
Professor eu creio que um chuveiro por exemplo em 127 volts pode consumir mais energia no caso de instalação antiga com cabos que não são compatíveis com a corrente porquê na minha região existe instalações com fios de 2.5 para a casa toda
Boa tarde dentro deste assunto se eu utilizar uma resistência 220v e ligar dois fios com 110v eu terei um consumo maior. Desde já muito obrigado pela atenção. Fico no aguardo um abraço. Renato
Vídeo muito bom, acredito também que se a pessoa notou certa mudança no consumo total ao trocar para 220v foi meramente por que os fios estavam subdimensionados e estava havendo aquecimento na fiação que pode afetar o consumo, já que parte da energia vai ser perdida em calo na fiação.
a economia seria nos cabos e nos disjuntores ou seja na instalação em si, não na conta de luz, porque um cabo pra passar 43A seria de 10-16mm bem mais caro que um de 25A que seria um de 4.
no meu caso a concessionária já fornece a tensão em 220V monofásica (fase e neutro), então o custo dos materiais da instalação são mais acessíveis, mesmo assim a nova instalação daqui de casa é toda feita com cabos de 2,5mm tanto para as tomadas quanto para a iluminação, usei 3 sessões distintas divididas em 2 sessões de tomadas e uma sessão de iluminação. a casa só dispõe de um Ar condicionado de 9000BTUs (±810W), no qual foi instalado direto no QDC com o próprio fio dele num disjuntor dedicado só pra ele. Não temos Chuveiro, Aquecedor, Micro-ondas, nada desse segmento, os equipamentos mais potentes nesse caso seriam o Liquidificador, Secador de cabelos e talvez uma Sanduicheira de baixo porte e no banheiro só temos o interruptor da luz, não há tomada alguma lá. a distribuição ficou da seguinte forma: Entrada 220V Monofásica > Disjuntor DIN 32A Principal + Aterramento 1 Haste 2,4m (Cabos Flexíveis 6,0mm até o QDC) DR Bipolar 40A 30mA Geral com derivação da entrada do Neutro para o barramento de aterramento (BEP) DPS 275V 25kA para o Fase aterrado no BEP Disjuntor DIN 32A - Geral Disjuntor DIN 25A - Ar Condicionado 9000BTUS Disjuntor DIN 20A - Tomadas Sessão #1 (Área/Garagem, Sala) Disjuntor DIN 20A - Tomadas Sessão #2 (Cozinha, Quartos) Disjuntor DIN 16A - Iluminação Geral A ponte entre os disjuntores é feita com um barramento tipo pente. Barramentos de Neutro e Aterramento com sessões independentes (sem compartilhamento) Não há Aterramento para a iluminação (Luminárias básicas 2 Polos, 11 Lâmpadas LED 6500K 9W) você que talvez tenha lido isso, o que achou do esquema que eu mesmo criei e paguei pra o eletricista executar? sei que a norma impõe cabos de 10mm para a entrada num sistema de aterramento TN mas comparado ao que estava estamos vivendo um sonho. é bem provável que um disjuntor de 10A fosse suficiente pro Ar condicionado, mesmo se fosse se tratando de 2 Ar condicionados um de 16A já seria suficiente, mas quem escolheu a capacidade de corrente não fui eu.
Leonidas como o relógio calcula então, o que faz ele girar o disco nao seria a corrente uma corrente maior nao faria ele girar mais rapido e consequentemente gastar mais?
Boa tarde , na minha casa tem 220 e 127 , só que 220 é só para o chuveiro, a rede interna da casa os cabos são de 10 milímetros, nessa rede do chuveiro de 220 volts é possível eu instalar um ar condicionado de 220 volts de 12000 BTUs, sem causar problemas. Acompanho todas suas dicas e gostaria de ter esse seu auxilio que é de suma importância para mim. Desde já agradeco.
Boa noite professor. Estou começando agora a entender um pouco sobre elétrica, sendo assim gostaria de dimensionar minha residência com relação ao consumo potência total contando tds equipamentos/ lâmpadas/ chuveiro etc pois gostaria de economizar energia td que fazemos nao abaixa o consumo. E alguns ja me falaram que hoje minha casa tinha que ter o padrão de 220 qual caminho a percorrer. Penso que e somar todas as potência e ver o total de consumo oque sr. Me indicaria?
Excelente explicação sobre o consumo de ligações elétricas em aparelhos de 220 v ou de 127 v. Tbm sempre ligo Chuveiro no 220 v. Like no vídeo Professor.
Boa noite! Além da economia em materiais. Existe uma pequena redução na perda de condução nos cabos elétricos. A perda no condutor é igual ao quadro da queda de tensão sobre ele, dividido pela sua resistência que varia inversamente com o diâmetro e diretamente com comprimento. A perda no condutor também é obtida pelo quadro da corrente, vezes a resistência do condutor.
Tecmarques, se a instalação em 127 for na mesma proporção da instalação em 220, referindo-me à bitola da fiação, qualidade de junções, etc. o efeito Joule e as perdas serão as mesmas, logo, o consumo também. Você não pode usar a mesma instalação para 127 e 220, daí sim, haverá perda de energia pelo aquecimento da instalação. Se você fizer os cálculos com os diâmetros diferentes e corretos (127 e 220V) assim como os comprimentos, as perdas serão as mesmas e o consumo também.
Muito bom professor quanto maior a potência do aparelho e o tempo de uso em horas multiplicado por 30 é o valor que vai pagar no final de mês não importa a tensão nele aplicado.eu particularmente prefiro 120 por motivos de segurança e mais comodidade pra trabalhar e manusear
Complementando em tensão 220V tem muita economia pra fazer a instalação elétrica, a bitóla dos fios diminuem praticamente pela metade comparado com as instalações em 127V Exemplo: chuveiro de 5.500 Wats em 220V 25A fio 4,0mm Já em 127V 43A fio 10mm Isso vale também pra dijuntores, dps, idr, aterramento
Olá mestre! Ainda tenho dúvidas quanto ao calor gerado pela resistência da corrente passando pela fiação e o tempo de aquecimento do aparelho elétrico. Se demora mais o aquecimento ? Resistência x tempo x consumo. Obrigado!
Leônidas, como é efetuada a medição do consumo (média das fases ou se uma fase está consumindo mais, é dela que será gerado o valor do consumo). Pois, no caso 220 V bifasico, acredito que a distribuição de carga com equipamentos 220 V fica muito mais fácil, do que somente em equipamentos 127 v, ou seja, a probabilidade de vc "pendurar" mais carga em uma fase com equipamentos 127 v é muito maior que em 220 V. Ou estou falando alguma besteira. Parabéns pelo canal, muito bom o conteúdo.
Ola Leonidas sou um grande fã do seu canal gostaria de tirar uma dúvida numa instalação elétrica quando vc irá fazer a troca dos cabos elétricos. Qual é a melhor solução vc usar uma medida padrão para todos os cabos tipo vc fazer tanto iluminação e tomadas com 2,5m ou vc dividir 1,5m iluminação e 2,5m tomadas? Se isso faz alguma diferença no consumo ou não independente disso? Queria tirar essa dúvida ta OK. Um grande Abraço Leandro São José dos Campos SP
Vale lembrar que em 127 volts dependendo da distância da fiação o chuveiro perde eficiência pois a fiação se torna também uma resistência já em 220 como a amperagem é menor o chuveiro vai ter sua potência máxima e no inverno vai conseguir aquecer legal ...
Só consomem o mesmo na teoria onde todas as instalações são perfeitas e sem aquecimento, em instalações mau dimensionadas onde ah o aquecimento dos condutores e desjuntores equipamentos que exigem maior corrente tendem a consumir mais para entregar o mesmo
Boa tarde professor Leônidas! Todos os profissionais são excelentes mestres, é 10 pra todo mundo; as explicações no mesmo tema é que aumenta nosso domínio de conhecimento. Tenho uma dúvida de "calouro", se o senhor puder me responda. Se um ponto de luz qualquer no projeto é de 160w, na prática, para se ter uma iluminação adequada, quanto vai ser a potência da lâmpada ou das lâmpadas? Sempre tive essa dúvida. Sou o Demorgenes de Abreu e Lima Pe. Obrigado!
Olá achei uma excelente explicação. Todaviab fico com uma dúvida quanto a forma lá derivada da Lei de ohm. Potência = V x I. Se a corrente elétrica e tensão estão diretamente relacionada com a potência. Por que quando a corrente for baixa não consumimos menos potência e tb menos tarifa final na conta? Desde já muito obrigado pelos seus ensinamentos
Contando que no 127v só passa um condutor no relógio medidor com a corrente passando por um condutor só, ja em 220v os condutores carregam uma corrente menor, mas passam 2 pelo relógio medidor... pense assim
sem falar q se a instalaçao em 127V se nao for feita por quem entende, pode usar fio subdimensionado, q ira se aquecer demais e transformar isto em consumo...
E outra vantagem em 220V é que vc pode usar mais equipamentos plugados ao mesmo tempo nas tomadas, menos ampéres consumidos.
Um exemplo: uma tv de 260 Wats
Em 220V 1,18 ampéres
Em 127 2,04 ampéres
O problema mesmo é que nem todo lugar vc tem 220v, mas 220v só faria mais eficiente mesmo em chuveiro e outras coisas q exigirem muita energia, até uma potência 5500W não fará diferença alguma entre 127v e 220v, só na hora da instalação que tem q ser bem feita. Resto não muda nada.
Quabdo tinha chuveiro em 127 queimava 1 por ano,pois aqui no Paraná é bem frio no inverno,porém,depois qie passei para 220 mesmo colocando um de 7.500 faz 3 anos já e tá top.
Um padrão bifásico 220V tem suas vantagens, em relação a disponibilidade de carga, economia no dimensionamento dos condutores. Mas tem a desvantagem da tarifa de taxa mínima ser mais cara pelo menos na CEMIG. Eu vim para uma casa que tava sem morador, e aqui o padrão é Bifásico. A conta veio zero 0 kw/h, mas veio uma valor de 67 reais. Em bifásico a CEMIG te cobra além da iluminação pública, um consumo mínimo de 50kW/h. Se o padrão for monofásico 127V a taxa mínima é equivalente a um consumo de 30kW/h. E o KW/h hoje é no valor de 0,67 centavos. Ou seja, ter um padrão 220V as vezes não é vantagem, para quem não precisa.
Verdade, pra quem não usa muita energia monofásico já atende perfeito.
Em 220 V ele fica ligeiramente mais eficiente, pois é raríssimo encontrarmos a instalação de chuveiro de 127 V dimensionado corretamente, assim em 200 V, com a corrente sendo menor, a queda de tensão e potência dissipada nos condutores são menores também.
Eu também prefiro máquinas-ferramentas manuais de 220 V também, pois há menos perdas com a queda de tensão em serviços que precisam utilizar uma extensão por exemplo.
Observação: Lembrando que os 5500w é se o chuveiro estiver sendo utilizado em temperatura máxima, pois o chuveiro em menor temperatura terá um gasto menor e exigirá menos da fiação instalada no imóvel.
Parabéns pelo dia dos pais Leônidas e a todos os pais inscritos no canal. Um abraço.
Muito Obrigado. Abraço a todos
Obrigado
Valeu amigo grande abraço
Jaboatão dos Guararapes - PE
Milton Grego
Boa noite:
Nas cidades que eu visitei cuja tensão é 127 Volts, observando uma lâmpada incandescentes de 60 Watts que hoje em dia existem poucas no mercado brasileiro, comparando com a minha região que é 220 Volts essa mesma lâmpada de 60 Watts, percebi que numa tensão de 127 Volts, a iluminação é ligeiramente maior e o filamento dessa lâmpada além de ser mais fina, dava menos voltas e era mais curto.
Já numa tensão em 220 Volts essa mesma lâmpada de 60 Watts, a luminosidade era um pouco menor, o filamento era mais grosso e dava mais voltas. Partindo dessa premissa, cheguei a conclusão de que uma tensão em 127 Volts, opera em 60 ciclos logo, a amperagem nessa tensão é maior; Já a tensão em 220 Volts, opera em 50 ciclos logo, a amperagem é menor.
Resumo da ópera: se a concessionária de energia cobrasse a tarifa do consumo de energia elétrica pela amperagem, a tensão em 220 Volts seria mais econômico, seria portaanto verdadeiro essa afirmação.
Mas como a concessionária mede o consumo pela potência em Kw, o consumo é exatamente igual, tanto nas tensões em 127 Volts e 220 Volts logo, isso é mito e essa afirmação não se sustenta.
Uma tensão de 127 Volts, tem a amperagem maior e predispõe o sistema ao risco maior de sobrecarga, ao passo que numa tensão de 220 Volts, tem a amperagem menor e conseqüêntemente, a predisposição da sobrecarga no sistema é menor, isso é fato verídico, que já foi provado na física.
Um abraço e fique com Deus.
Parabéns professor show de bola essa aula parabéns um abraço Deus lhe abençoe
Aqui em casa eu só uso 220V, mesmo tendo a opção de usar o neutro e obter 127V. Como o neutro não é usado nos circuitos e nas cargas, acabo aproveitando-o para usar como proteção. Eu sei que o ideal é ter um aterramento com várias hastes e todo mais, mas quem construiu aqui não fez isso.
Parabéns por uma aula de alto-nível professor.
Valeu amigo
Leônidas meus parabéns .
Nunca me esquecerei que quando terminei meu curso .
Vc que me ensinou a colocar ventilador de teto.Sou muito grato a ti valeuuuuuu
isso que vc explicou eu passei para um cliente,ele dispensou meu trabalho,falou que eu não sou eletricista.arranjou um ze faísca,fez tudo em 220v.nem voltei lá pra ver o resultado.
Valeu pela aula nunca fui elétricista mas entendi como funciona.
Boa noite mestre Leônidas!
Agradeço pela resposta a minha pergunta, e como sempre vc não poupa tempo para esclarecer nossas duvidas, eternamente grato pela atenção, carinho e pontualidade com seus inscritos, quero tbm agradecer pela homenagem aos pais e desejar que seus caminhos sejam sempre iluminados, fica na paz meu irmão.
Obrigado!
Muito Obrigado, amém
Parabéns pelo vídeo 🤜🤛 ótima explicação 🤝
Boa noite Leônidas Borges
muito obrigado pela explicação
ficou bem claro agora
Deus te abençoe
Uma das grandes vantagens e que vc pode ter mais equipamentos funcionando ao mesmo tempo ,sendo que na tensão de 127v isso não pode ocorrer.
Vlw mt pelo video
Melhor canal de eletrica do Brasil,isso nao e uma aula é um mestrado de eletrica!
Parabens, boa explicaçao feliz dia dos pais.
Muito Obrigado
Vi um vídeo em outro canal onde ele compara na pratica o mesmo modelo do mesmo fabricante de chuveiros, um em 127v e outro em 220v. No vídeo dele é possível notar que o Chuveiro 220v atingiu a potência máxima indiada por ele 5.000w e o de 127v atingiu apenas 4.300w de potência. Logo percebe-se que o de 220v gasta mais de o 127v, por outro lado vai gerar mais calor.
Também recentemente comprei um freezer. Optei por 220v, observando o esquema elétrico no manual do Freezer, observei que o modelo que vinha com motor 127v tinha uma potencia de 200w e o modelo que vinha com motor 220v tinha uma potencia de 240w. Logo mais uma vez percebe-se que o 220v vai consumir mais energia que o 127v. Vi também outro exemplo no youtube onde ele testa duas lâmpadas incandescentes e novamente, a lâmpada 220v atingiu maior potência.
Estou passando por essa experiência meio amarga....rsrs
Na minha casa sempre foi 127v,pedi um padrão bifásico e coloquei somente o chuveiro em em 220 e minha conta de luz que vinha uma média e de 170 reais subiu para 225 reais,e a minha última conta veio 250reais😢
Já estou pensando em voltar pra 127v novamente,agora Leônidas influência colocar o chuveiro em 220v eu fui na ideia e me dei mau então desde já eu não recomendo!!!!!!!
Parabéns Leônidas. E de grande aprendizagem e amplia os conhecimento os seus comentário fica com Deus valeu
Muito obrigado
otima explicação! tinha um chuveiro 127v e mudei pra 220v mesmo modelo, porém fiquei mais satisfeito como 220v pois mesmo nos dias mais frios não preciso diminuir o fluxo de agua e nem preciso usar na potência máxima:), e mais à frente troquei td fiação que tinha emenda pus fio 6mm,vlw vencedor continue postando videos ajuda muito,manda um abração pra Cristiano D Carvalho de Armação dos Búzios RJ
Ótima explicação, porém fiquei com uma dúvida. Meu sogro trabalha com madeira e usava um motor elétrico de 3 cv ligado em 127v e pagava em média R$350,00 por mês de energia. Ele mudou o padrão para um de 220v e aumentou a potência do motor para 5cv e após essa mudança sua conta de energia nunca passou de R$200,00. A que se deve essa economia?
Provavelmente com o motor mais forte ele funciona mais livre, sem travamento. Semelhante a usar um carro 1.0 é 1.6. Geralmente o 1.0 consome mais se for usado em condições severas.
A potencia (em Wats) do motor de 5cv e menor.
@@brunoligiero4181 é o contrário. Cada "cavalo" CV, correspondente a 735,5 whatts. Sendo assim, o de 3 CV possui 2206,5 whatts e o de 5 CV possui 3677,5. Acho que a explicação do Eduardo Emasp faz sentido.
@Gabriel Martins também acho que funciona assim viu. No Brasil, nunca fazem nada pra perder.
Explicado leonildas video com boa didática.nestor.
Valeu
Acho que a questão maior é que o dimensionamento das fiações das casas, principalmente pra quem faz esse tipo de pergunta, é da década de 60. Fio rígido, às vezes semiflexível mas sempre numa "bitola" menor do que o que deveria. Exemplo disso é o fio de 6mm para uma ligação de um chuveiro de 5500w em 127v, para inclusive ligar o chuveiro onde estou morando atualmente. Segundo o cálculo mostrado deveria ser um bom fio de 10mm, principalmente em questão de aquecimento e criação de resistência e etc... Acho que deveria ser abordado isso.
Parabéns amigo seus vídeos são muito bons sou eletricista de Belém do Pará sempre vejo seus vídeos
Legal, muito obrigado
Muito obrigado por esse esclarecimento eu sou eletricista à oito anos e só hoje que consegui entender a relação dessas informações muito obrigado.
Parabéns muito bom a sua explicação nota dez Boa noite
Obrigado pela explicação, eu também achava que a economia seria na conta por causa da potência, mas agora descobri wue não, Abraço!
Te amo cara profissionalmente vc é nota 10
Muito Obrigado amigo
Esse cara já fez essa pergunta pra vários canais todos responderam esse cara está com graça
Rsrsrsrs
Show de bola
Estava eu na minha residência, finalizando minha obra, aí escuto o vinho falar com o pai dele sobre eletricidade, que 220v, consome menos que 127v.
Na hora pensei, eles estão doidos, pois 127v, usamos só uma fase, e a economia já está aí, pensei eu, mas depois pensei, 220v usamos as duas fases, então tipo a energia e maior e tornará tudo mais rápido, tipo um microondas 220v, aquecerá mas rápido o alimento, então economicamente seria melhor 🤔🧠, assim pensei eu.
Aí me deparo com este vídeo e já tirou minha dúvida total, até por que tenho um chuveiro Lorenzetti com pressurizador e de 7500de potência, e me lasco com a conta, somos em 4 pessoas, por dia tipo 8 banhos manhã e noite. E a conta vem Alta.
Feliz dia dos pais pra todos..... Boa explicação mestre...
Valeu amigo
Gostei muito. Didático e claro para leigos. Parabéns.
Show, guerreiro!No caso dos cabos em220 fica mais fácil passar pelos dutos
Sim, facilita bastante
Muito show seu vídeo. Esta é uma dúvida inclusive de vários clientes. Eu aprendi exatamente isso no meu curso de elétrica. O consumo é o mesmo porque pagamamos em cima do kw consumido. Eu também recomendo a instalação em 220v principalmente pela economia nos cabos e pelo fato de o cliente poder colocar um chuveiro muito mais potente que com certeza vai esquentar mais. Outra vantagem é que com isso também se equilibra as fazes fazendo com que não haja aquela famosa queda de luz quando se liga o chuveiro, já que não está sendo utilizado o neutro. Sucesso.
É isso mesmo amigo. Abraço
Eu instalei um aquecedor de passagem da marca da koneco reduzi o meu consumo muito.e o banho e outro nível bem melhor
Meus parabéns meu amigo pelo dia os pais e pelo video
Muito Obrigado. Igualmente
Parabéns pelo vídeo, o que deve ser levado em conta justamente a corrente aonde se não for bem dimensionado os cabos pode haver queda de tensão levando a percas por aquecimento
É verdade amigo é estalação em 220v é muito melhor para trabalhar mesmo . Maia vc acabou com o mito 👏👏
Valeu Eduardo
Boa noite,já passei por esta situação do cliente me perguntar em um aquecedor qual a economia de energia ,dei a ele esta mesma explicação...
Legal
Um feliz dia dos pais pra você também , parabéns sou seu fã
Muito Obrigado. Abraço Jorge
Aborde a bitola dos cabos necessários para cada uma das correntes.
Não só nos materiais na instalação e no dimensionamento da instalação ja penso na item das norma que diz a respeito da seção consecutiva
Quando será lançado um chuveiro econômico ...
Água , eletricidade e gás em nossa nação um absurdo , quando comparado os preços com a folha de pagamento da maioria dos trabalhadores brasileiros ...🇧🇷⚙👏👏👏
Boa noite fiz dia dos pais pra vc verdade isso o pessoal nao entende e teimam com agente q trabalha na área olha é dificil vc conseguir convencer a pessoa do contrario
Muito Obrigado. É quando a pessoa é assim eu nem perco meu tempo.
Definitivamente tirou a minha Dúvida, Muito obrigádo!
Bom dia, no meu entendimento é mais econômico sim, mas não é pela voltagem, mas sim pela tarifa, no meu estado, o kwh 127 custa 103, 220 bi fase custa 068 centavos.
No Brasil quando se fala em 220 v deve-se falar no risco eminente de morte.
Aqui só 30% das residências obedecem às normas.
70% se quer tem um DDC e aterramento, então, é um artigo de luxo. Quando tem é de uma haste com um cabo isolado de 1,5 mm que sobrou do circuito de iluminação.
E, ainda, dos 30% que obedecem, apenas 1% faz revisão geral periódica nas instalações a cada dois anos. Na Europa isso é obrigatório.
Mesmo com um DDR, ainda pode haver risco. Aqui, onde trabalho mesmo, todos acreditavam estar protegidos até um levar uma descarga elétrica. Quando então ao revisar a instalação verificou-se que o DR não funcionava mais há muito tempo.
Gosto muito desse canal
Muito obrigado pela explicação. Ajudou bastante.
Parabens pela explicação e tambem pelo dia dos pais!
Muito Obrigado. Abraço
Bem explicado me tirou uma dúvida eu estava pensando em mudar o meu 127 pra 220 👍
Ainda continuei na meia dúvida com relação a troca de apenas a resistencia ou resistor de um chuveiro de 220 volts pra um chuveiro de corrente de 127 Volts; no que esquentaria a agua em proporção menor e economizando energia.
Parabéns como sempre impecável.
Obs: tenho uma dúvida quanto a disjuntores.
Disjuntor tem curva (B, C, D) OK. Tem ( A ) ampères, e tem (KA) 3 / 4,5 / 6 / 10...ETC.
A DUVIDA É COMO IDENTIFICAR O KA no disjuntor?
E qual a diferença do KA 3 para o KA 6? Etc.
Perguntei para a indústria e nada.
Perguntei para vários eletricistas, e vendedores e nada!
Qual eu compro para uso residencial? Ex litoral e São Paulo regiões montanhosas.
Altitude 0 a 2500 m
Boa, vou fazer um vídeo explicando
Parabéns meu amigo aprendo muito com seus vídeos vc e o cara
Legal, muito obrigado
Boa noite muito boas suas aulas, tira uma dúvida como fazer a divisão do balanceamento de cargas 220 para 127 no mesmo barramento 220
Eonomiza no material quando é planejado na construção. Porém, os equipamentos em 220V geralmente são mais caros.
Leônidas, gosto muito dos seus vídeos, pois são esclarecedores e vc explica com simplicidade, porém com muita clareza e eficiência.
Se puder fazer um vídeo pra tirar um dúvida, pois tenho minhas próprias convicções, mas estou disposto pensar diferente se for o caso.
Ouço pessoas, inclusive eletricistas, dizendo que o choque 127v prende a pessoa e o 220v joga a pessoa pra longe, sendo assim o choque em 127v mais perigoso que o 220v.
Quanto ao perigo, vi hoje um vídeo seu explicando que quanto mais alto a tensão, mais perigoso o choque e sempre pensei assim. Mas o que dizer de 127v prender e o 220v repelir a pessoa? Isso é FATO ou MITO?
Espero que vc possa responder isso.
Um forte abraço.
Muito obrigado. Isso é mito, tenho um vídeo falando exatamente sobre isso
Matou a pau minha dúvida , + 1 like, obrigado.
Vc ensinou muito bem,
Ganhou um likão, um inscrito e um fã kkkkkk, parabéns!!!
Muito obrigado
Muito bom professor aulão
Olá Leônidas. Seus vídeos têm me ajudado muito, por isso agradeço. A minha dúvida é sobre os cabos de aterramento. Por que eles, (tanto do medidor quanto do QDC), tem que ser rígido, que é muito mais difícil de passar nos eletrodutos? O do medidor, nem tanto, porque fica em linha reta e é pertinho, mas o outro... Qual é o problema que pode acontecer, se colocarmos cabo flexível?
Professor também deve se levar em conta o tempo de uso do chuveiro
Há algumas décadas, eu aprendi diferente, que o relógio marcava em Ampères, e não em Volts. Levando-se em conta que Watts = Volts x Ampères, para o mesmo número de Watts, podemos aumentar a voltagem e diminuir a amperagem.
É que na verdade W não é = V x A.
Esse seria VA, mas o medidor de consumo é em W que é o consumo real
Valeu a sua atenção! E pra minha cabeça de leigo fica difícil admitir que os Watts que esquentam o chuveiro sejam medidos lá fora no relógio de luz. E, fazendo um paralelo, a água que eu uso e que vem da caixa, é PRIMEIRAMENTE, marcada lá na entrada do marcador (relógio); e assim como a água é marcada pela "correnteza" da mesma que passa no relógio, eu achava que a energia elétrica também era marcada só pela corrente (amperagem) que entra.
Entendi
amigo tem também o resistor do chuveiro tem que ser baixo para ter o efeito jaule
Professor eu creio que um chuveiro por exemplo em 127 volts pode consumir mais energia no caso de instalação antiga com cabos que não são compatíveis com a corrente porquê na minha região existe instalações com fios de 2.5 para a casa toda
Boa tarde dentro deste assunto se eu utilizar uma resistência 220v e ligar dois fios com 110v eu terei um consumo maior. Desde já muito obrigado pela atenção. Fico no aguardo um abraço. Renato
Nesse caso você terá 220V. O consumo será o normal da resistência, pois você está instalando uma resistência 220V em uma rede 220V
Vídeo muito bom, acredito também que se a pessoa notou certa mudança no consumo total ao trocar para 220v foi meramente por que os fios estavam subdimensionados e estava havendo aquecimento na fiação que pode afetar o consumo, já que parte da energia vai ser perdida em calo na fiação.
Talvez seja isso
a economia seria nos cabos e nos disjuntores ou seja na instalação em si, não na conta de luz, porque um cabo pra passar 43A seria de 10-16mm bem mais caro que um de 25A que seria um de 4.
Otima explicação ,bem detalhada e simples d entende
Legal, obrigado
Parabéns pelo trabalho
Nesse caso só economista na hora da compra dos fios condures o 220 volts .
no meu caso a concessionária já fornece a tensão em 220V monofásica (fase e neutro), então o custo dos materiais da instalação são mais acessíveis, mesmo assim a nova instalação daqui de casa é toda feita com cabos de 2,5mm tanto para as tomadas quanto para a iluminação, usei 3 sessões distintas divididas em 2 sessões de tomadas e uma sessão de iluminação.
a casa só dispõe de um Ar condicionado de 9000BTUs (±810W), no qual foi instalado direto no QDC com o próprio fio dele num disjuntor dedicado só pra ele.
Não temos Chuveiro, Aquecedor, Micro-ondas, nada desse segmento, os equipamentos mais potentes nesse caso seriam o Liquidificador, Secador de cabelos e talvez uma Sanduicheira de baixo porte e no banheiro só temos o interruptor da luz, não há tomada alguma lá.
a distribuição ficou da seguinte forma:
Entrada 220V Monofásica > Disjuntor DIN 32A Principal + Aterramento 1 Haste 2,4m (Cabos Flexíveis 6,0mm até o QDC)
DR Bipolar 40A 30mA Geral com derivação da entrada do Neutro para o barramento de aterramento (BEP)
DPS 275V 25kA para o Fase aterrado no BEP
Disjuntor DIN 32A - Geral
Disjuntor DIN 25A - Ar Condicionado 9000BTUS
Disjuntor DIN 20A - Tomadas Sessão #1 (Área/Garagem, Sala)
Disjuntor DIN 20A - Tomadas Sessão #2 (Cozinha, Quartos)
Disjuntor DIN 16A - Iluminação Geral
A ponte entre os disjuntores é feita com um barramento tipo pente.
Barramentos de Neutro e Aterramento com sessões independentes (sem compartilhamento)
Não há Aterramento para a iluminação (Luminárias básicas 2 Polos, 11 Lâmpadas LED 6500K 9W)
você que talvez tenha lido isso, o que achou do esquema que eu mesmo criei e paguei pra o eletricista executar?
sei que a norma impõe cabos de 10mm para a entrada num sistema de aterramento TN mas comparado ao que estava estamos vivendo um sonho.
é bem provável que um disjuntor de 10A fosse suficiente pro Ar condicionado, mesmo se fosse se tratando de 2 Ar condicionados um de 16A já seria suficiente, mas quem escolheu a capacidade de corrente não fui eu.
Leonidas como o relógio calcula então, o que faz ele girar o disco nao seria a corrente uma corrente maior nao faria ele girar mais rapido e consequentemente gastar mais?
Boa tarde , na minha casa tem 220 e 127 , só que 220 é só para o chuveiro, a rede interna da casa os cabos são de 10 milímetros, nessa rede do chuveiro de 220 volts é possível eu instalar um ar condicionado de 220 volts de 12000 BTUs, sem causar problemas.
Acompanho todas suas dicas e gostaria de ter esse seu auxilio que é de suma importância para mim.
Desde já agradeco.
Excelente explicação parabéns 👏🇧🇷👍🇧🇷
Boa noite professor. Estou começando agora a entender um pouco sobre elétrica, sendo assim gostaria de dimensionar minha residência com relação ao consumo potência total contando tds equipamentos/ lâmpadas/ chuveiro etc pois gostaria de economizar energia td que fazemos nao abaixa o consumo. E alguns ja me falaram que hoje minha casa tinha que ter o padrão de 220 qual caminho a percorrer. Penso que e somar todas as potência e ver o total de consumo oque sr. Me indicaria?
Vc e o cara sempre achei isso mas agora vc me deu a certeza parabens pelo vudio
Excelente explicação sobre o consumo de ligações elétricas em aparelhos de 220 v ou de 127 v. Tbm sempre ligo
Chuveiro no 220 v. Like no vídeo Professor.
_Parabens pela excelente explicação_
Ainda existe proficional que tem dúvida neste problema?eu aprendi isso nos primeiros dias quando estava cursando a elétrica.
Boa noite! Além da economia em materiais. Existe uma pequena redução na perda de condução nos cabos elétricos. A perda no condutor é igual ao quadro da queda de tensão sobre ele, dividido pela sua resistência que varia inversamente com o diâmetro e diretamente com comprimento. A perda no condutor também é obtida pelo quadro da corrente, vezes a resistência do condutor.
Tecmarques, se a instalação em 127 for na mesma proporção da instalação em 220, referindo-me à bitola da fiação, qualidade de junções, etc. o efeito Joule e as perdas serão as mesmas, logo, o consumo também. Você não pode usar a mesma instalação para 127 e 220, daí sim, haverá perda de energia pelo aquecimento da instalação. Se você fizer os cálculos com os diâmetros diferentes e corretos (127 e 220V) assim como os comprimentos, as perdas serão as mesmas e o consumo também.
Muito bom professor quanto maior a potência do aparelho e o tempo de uso em horas multiplicado por 30 é o valor que vai pagar no final de mês não importa a tensão nele aplicado.eu particularmente prefiro 120 por motivos de segurança e mais comodidade pra trabalhar e manusear
Bem isso
Complementando em tensão 220V tem muita economia pra fazer a instalação elétrica, a bitóla dos fios diminuem praticamente pela metade comparado com as instalações em 127V
Exemplo: chuveiro de 5.500 Wats em 220V 25A fio 4,0mm
Já em 127V 43A fio 10mm
Isso vale também pra dijuntores, dps, idr, aterramento
Em relação a economia seria somente no cabo de alimentação, mesmo a sim instalando o 220v, é preciso ter um bom aterramento.
Exatamente
Olá mestre!
Ainda tenho dúvidas quanto ao calor gerado pela resistência da corrente passando pela fiação e o tempo de aquecimento do aparelho elétrico.
Se demora mais o aquecimento ? Resistência x tempo x consumo.
Obrigado!
Leônidas, como é efetuada a medição do consumo (média das fases ou se uma fase está consumindo mais, é dela que será gerado o valor do consumo). Pois, no caso 220 V bifasico, acredito que a distribuição de carga com equipamentos 220 V fica muito mais fácil, do que somente em equipamentos 127 v, ou seja, a probabilidade de vc "pendurar" mais carga em uma fase com equipamentos 127 v é muito maior que em 220 V. Ou estou falando alguma besteira.
Parabéns pelo canal, muito bom o conteúdo.
Ola Leonidas sou um grande fã do seu canal gostaria de tirar uma dúvida numa instalação elétrica quando vc irá fazer a troca dos cabos elétricos. Qual é a melhor solução vc usar uma medida padrão para todos os cabos tipo vc fazer tanto iluminação e tomadas com 2,5m ou vc dividir 1,5m iluminação e 2,5m tomadas? Se isso faz alguma diferença no consumo ou não independente disso? Queria tirar essa dúvida ta OK.
Um grande Abraço
Leandro São José dos Campos SP
Olá Leandro. Eu normalmente utilizo 1,5mm para iluminação e 2,5mm e 4mm para tomadas. Abraço
excelente vídeo e explicação.estou me mudando pra uma casa e minha torneira elétrica é 220 só que a instalação é 110 o que você sugere?
Vale lembrar que em 127 volts dependendo da distância da fiação o chuveiro perde eficiência pois a fiação se torna também uma resistência já em 220 como a amperagem é menor o chuveiro vai ter sua potência máxima e no inverno vai conseguir aquecer legal ...
Só consomem o mesmo na teoria onde todas as instalações são perfeitas e sem aquecimento, em instalações mau dimensionadas onde ah o aquecimento dos condutores e desjuntores equipamentos que exigem maior corrente tendem a consumir mais para entregar o mesmo
Boa tarde professor Leônidas!
Todos os profissionais são excelentes mestres, é 10 pra todo mundo; as explicações no mesmo tema é que aumenta nosso domínio de conhecimento. Tenho uma dúvida de "calouro", se o senhor puder me responda. Se um ponto de luz qualquer no projeto é de 160w, na prática, para se ter uma iluminação adequada, quanto vai ser a potência da lâmpada ou das lâmpadas? Sempre tive essa dúvida.
Sou o Demorgenes de Abreu e Lima Pe. Obrigado!
Vídeo top , tirou minhas dividas👏👏👏👏
Muito boa a explicação!!!Obrigado 👏👏👏
Muito Obrigado
Olá achei uma excelente explicação. Todaviab fico com uma dúvida quanto a forma lá derivada da Lei de ohm. Potência = V x I. Se a corrente elétrica e tensão estão diretamente relacionada com a potência. Por que quando a corrente for baixa não consumimos menos potência e tb menos tarifa final na conta? Desde já muito obrigado pelos seus ensinamentos
É porque a potência (W) é a mesma. Então não importa a tensão, ela só fará mudar a corrente, mas o consumo continua sendo o mesmo
Contando que no 127v só passa um condutor no relógio medidor com a corrente passando por um condutor só, ja em 220v os condutores carregam uma corrente menor, mas passam 2 pelo relógio medidor... pense assim
Nem sempre é assim, pois existe o 220V monofásico
Só haveria economia se o medidor for pela corrente e não pela potência ativa certo professor?
Isso mesmo, o valor que pagamos é sobre o consumo
Agora peguei mais uma ótima orientação showwwwwwww
Oi Leônidas faz um vídeo de como identificar DR com defeito
Assim que conseguir faço sim
Boa explicação. Há economia na hora de comprar equipamentos elétricos, pois, no 220 v costuma ser mais barato que o 127.
Na verdade a economia será nos cabos, pois chuveiros aqui na região é o mesmo preço independente da tensão
Leônidas Borges, entendi! É que ao comprar uma furadeira Bosch percebi que a 220 v estava mais barata que a 127. Valeu pela atenção!
Sim, tem alguns equipamentos que tem diferença sim. Abraço Aldeir
Leônidas, como ficaria a tensão de um padrão Bifásico onde a energia é 220v entre fase e neutro?