pela historia do passado verdade os portugueses podem ire pra onde desejarem sem probelemas ,o portugues é conhecido como trabalhadore honesto e edocado é uma riqueza da cultura portuguesa ,pra min todos os brasileiros do vem sào vem vindos,, força
Olá, Marina, sou sua fã e assisto todos os seus vídeos, que são muito bom e bem fundamentado. Se você não se importar poderia informar o nome de seu advogado, que está responsável pelo processo do seu marido? De qualquer forma, obrigada pelas informações contidas neste vídeo, que são acredito a de grande maioria.
Oi Mari, eu tenho desde 1998, fiz no ano passado o processo pra minha esposa, com um advogado amigo em Portugal, com a pandemia o processo dela demorou 2 anos. Posso te dizer que é uma coisa que se você tem opção, tem que ir buscar. Viajar para Europa com passaporte português é bem mais tranquilo que com o brasileiro.
Com certeza! A gente estava só esperando pela alteração na lei dos netos para correr atrás disso. Mais fácil viajar para a Europa, mas também para outros lugares, né? Estados Unidos e Canadá, por exemplo, tem entrada facilitada para cidadãos europeus. E, além disso, ainda nos abre a possibilidade de passar temporadas maiores viajando... ou seja, só vantagens! =) Agora é torcer pra que seja rápido.
Tenho filho morando em Portugal, só queria duas informações, uma se posso dar entrada na cidade do porto ou só em Lisboa? , quais documentos necessários
Que ótimo, Camila! Por aqui, seguimos aguardando, acredita? Nada mudou deste que publiquei o vídeo... e o tempo de espera pela finalização do processo é cada vez mais longo. Atualmente, três anos pra mais. =(
Boa tarde Marina, Eu já consegui o assento português do meu bisavô. Porém, estou precisando agora, providenciar as outras certidões brasileiras. Vc acha melhor tentar fazer a busca por site de algum cartório, ou tentar fazer a busca por site especializado em buscas de certidões?
Oi, Elaine! Aqui a gente acabou "pulando" esse processo de busca por certidões, porque tínhamos todas elas guardadas - daí foi só ver na certidão em qual cartório havia sido emitida e solicitar o documento atualizado. Mas, tenho acompanhando alguns casos em grupos que participo e vejo muitas pessoas usando o registrocivil.org.br/. Talvez possa ser um bom caminho. =)
Me ajude, prfv! Quanto a minha documentação, ao invés de mandar a identidade, eu posso mandar a CNH? Irei enviar cópia do meu passaporte também. Saberia me responder?
Olá, estou dando entrada no processo de nacionalidade portuguesa do meu filho menor, no site da embaixada não fala q a certidão precisa ser cópia repográfica e ter firma reconhecida, isso realmente é necessário?
Quanto mais próximo o parentesco, mais barato. Fiz a da minha mãe (filha de portugues direto) com Adv da minha cidade Maringá Paraná. Saiu 3.000$ tudo (Taxa da consertatoria portuguesa + documentos do cartório e haia + honorário do Adv). Pagamos barato. Fiz MUITA cotação antes. Tudo acima Dedé 5.000$. Infelizmente eles metem a faca messssmo.
Isso mesmo. Acho que, como o processo de neto exige mais documentos do que o de filho, isso acabe influenciando no preço geral (não só nas taxas pra emissão de documentos, mas o honorário acaba aumentando também). A pesquisa é fundamental - a gente também cotou um bocado antes de fechar. =)
Seu caso é exatamente igual ao da minha família, neto de português. Quando você diz “inteiro teor” é aquela cópia digitada né? Na lista do consulado diz que não precisa da certidão de casamento do português. Agora fiquei na dúvida se peço ou não. E precisa do passaporte?
É uma opção especifica de cópia onde vem todos os detalhes do registro, não é uma simples cópia digitalizada. Lembrando que vc vai ter que pagar um pouco a mais por essa opção, assim como pelo apostilamento.
Oii, você sabe o por que das certidões de casamento ser em inteiro teor e as de nascimento em cópia reprográfica? Estava pesquisando no site do consulado e não consegui encontrar nada. Parabéns pelo video, explicou de uma forma super fácil de entender.
Oi, Yasmin! Não tenho ideia. Também procurei e não achei a explicação. Vou conversar com o advogado e, se descobrir alguma coisa, volto pra te atualizar. =)
Oi, Joao. Eu pesquisei no Arquivo Distrital de Braga, da Universidade do Minho. Imagino que outros distritos também tenham sites com busca pela internet, mas não se te dizer exatamente quais são. Penso que o ideal seja, sabendo onde a pessoa nasceu, pesquisar no Google por "arquivo distrital + o local de nascimento". =)
Boa noite, Marina Parabéns pelo vídeo Sou bisneto de Português, e minha dúvida surgiu em relação as certidões de casamento, minha mãe e minha avó (filha do meu bisavô português) não são casadas, nesse sentido há impedimento?
Oi, Heli. Não sou a melhor pessoa pra te dar informações sobre a documentação exigida... o ideal seria entrar em contato com um advogado especializado ou recorrer aos grupos do Facebook. Estou em alguns vejo sempre uma troca bastante positiva por lá. =)
Boa noite, minha esposa é neta de português, já falecido o pai dela o filho do português também falecido nesse caso, copia da certidão de nascimento e segunda via da certidão de casamento com inteiro teor e apostilada, do filho do português, cópia da certidão de nascimento e segunda via da certidão de casamento com inteiro teor e apostilada de minha esposa(neta) assento de nascimento do português, nesse caso certidão de batismo pq ele nasceu em 1903 nessa data não existia cert. de nascimento, copia do histórico escolar de minha esposa apostilado, Copia da identidade apostilada. Seria esses os documentos ? Obrigado pela ajuda
Dps de assistir esse vídeo fiquei com mais dúvidas sobre as documentações, queria ir tirando as certidões em inteiro teor, mas já to vendo que talvez eu n precise usar. Agr n sei o q faço 😢😅
Oi, Ísis. Você vai fazer por conta própria? Se for contratar advogado, ele vai te dar a relação de documentos necessária pro seu caso - e o ideal é que você emita as certidões só depois disso. Se for fazer por conta própria, existem vários grupos sobre cidadania portuguesa no Facebook onde as pessoas trocam dicas e informações. Estou em alguns deles e vejo que são sempre muito solícitos ajudando quem está começando no processo e tem dúvidas. =)
Oi, Cadu. Até onde sei, só serve a de nascimento mesmo. Eu tenho frequentado alguns grupos no Facebook sobre o assunto (pra acompanhar outros processos, ter uma ideia de tempo de duração, etc.) e eles costumam tirar dúvidas como a sua por lá. Procura por "CIDADANIA PORTUGUESA FÁCIL" no Facebook. Acho que pode ajudar. =)
@@imaginanaviagem muito obrigado!!! Estou tentando contato com a conservatória para saber como consigo possuir o assento de nascimento do meu avô... Já sei onde ele nasceu. Eu to com medo de tentar pegar o assento de nascimento online pelo site civilonline porque não tenho o número de identificação civil... Aí to com medo de gastar 10 euros atoa Contudo, muito obrigado pela ajuda!
Oi, Micael. Você pode me escrever no contato@imaginanaviagem.com? Como não tenho autorização do advogado para compartilhar o contato dele publicamente, sempre peço que me escrevam e respondo por lá. =)
Minha mae é neta quero dar entrada pra ela , a certidao de nascimento do meu avo la diz claramente que ele é filho de português, mais preciso achar a certidão de nascimento do meu bisavô estou procurando a certidão dele quero contartar alguma empresa que faz isso
Eu também acho, Leandro. Hehehe... Estamos no mesmo lugar, desde que este vídeo foi publicado. O processo, em tese, ainda encontra-se na fase 1, ou seja, sequer começou a ser analisado. Tenho acompanhado MUITOS grupos sobre o tema e, aparentemente, estão finalizando agora os processos de neto de meados de 2021. Assim, nossa expectativa é que tenhamos nosso processo concluído só ao final de 2025.
@@imaginanaviagem torço para que venha o quanto antes, dizem que a maioria dos processos não estão sendo atualizados no sistema de acompanhamento, porém alguns ligam para conservatória e aí sim é atualizado. E avança muita vezes para bolinha 4.
No meu caso o avô se divorciou em Portugal, e casou -se novamente no Brasil e o filho português é fruto desse segundo casamento no Brasil. Como procedo?
Oi, Tamiris. Do que entendo, acho que você precisaria fazer a transcrição desse segundo casamento em Portugal. Funciona como uma atualização do status do seu avô, nos documentos portugueses. Maas, não sou especialista nisso... Eu tenho frequentado alguns grupos no Facebook sobre o assunto (pra acompanhar outros processos, ter uma ideia de tempo de duração, etc.) e eles costumam tirar dúvidas como a sua por lá. Procura por "CIDADANIA PORTUGUESA FÁCIL" no Facebook. Acho que pode ajudar. =)
Oi, Elaine. Tudo bem? Não tenho autorização pra publicar os contatos num comentário público. Mas posso te mandar tudo por e-mail, pode ser? Me chama no contato@imaginanaviagem.com que te respondo por lá. =)
Olá! Posso sim, mas como não tenho autorização para divulgar o contato dele publicamente, sempre peço que me escrevam por e-mail (contato@imaginanaviagem.com) e eu respondo com o telefone dele por lá. Pode ser? =)
@@imaginanaviagem Entendi. Obrigada por me retornar. Vou tentar aos poucos tirar essas certidões pra depois dar entrada. Penso em pagar um advogado ou tentar dar entrada sozinha se não for tão trabalhoso. Eu lembrei de outra coisa, vc citou o passaporte, isso não é obrigatório de início né? Posso tirar depois?
@@elaineteixeiradafonseca5632 se eu bem me lembro (já faz quase um ano que juntei esses documentos) o passaporte serviu apenas como um documento de identificação. Uma alternativa seria usar a carteira de identidade, mas esta precisa ter sido emitida há no máximo 10 anos. =)
@@elaineteixeiradafonseca5632 até onde eu sei, se você enviar o processo direto pra Portugal, não tem validade. Mas se o processo for enviado através de um consulado aqui do Brasil, aí já é outra história... acho que são 6 meses de validade nesse caso. Mas é bom checar essas informações. No nosso processo, eu acabei emitindo as certidões todas novas, então nem me preocupei muito com isso.
Oi, Marcia. Tudo bem? Não sei se ele me autorizaria a expor os contatos num comentário público. Mas posso te mandar tudo por e-mail, pode ser? Me chama no contato@imaginanaviagem.com que te respondo por lá. =)
Assim que você tiver já aprovado, você vai descobrir que piada de português, só exixtem 2, o resto é tudo caso verídico, risos A começar com o processo no consulado do Brasil, mas isso você vai descobrir, risos - De qualquer forma, muito boa sorte
HAHAHAHAHA! Ri alto. =D Já tô ficando com medo do consulado... mas qual foi o processo que vocês fizeram por aqui? A parte de passaporte e cartão cidadão? Andei pensando em, tão logo tenhamos a certidão de nascimento portuguesa em mãos, passar uns dias em Lisboa agilizando toda essa parte lá mesmo. Talvez seja mais rápido e fácil, né? =)
@@imaginanaviagem Mari, com o acento portugues em mãos (equivalente a certidão de nascimento) fica facil e rapido a emissão do ID e passapórte aqui no Brasil, o processo na pandemia levou 3 meses e foram só 2 idas ao consulado, mas claro, fazer isso de Lisboa sempre é uma ótima opção
Oi, Silvia. Claro, posso sim! Como não tenho autorização para divulgar o contato dele publicamente, sempre peço que me escrevam por e-mail (contato@imaginanaviagem.com) e eu respondo com o telefone dele por lá. Pode ser assim? =)
O melhor vídeo que encontrei até agora, parabéns.
pela historia do passado verdade os portugueses podem ire pra onde desejarem sem probelemas ,o portugues é conhecido como trabalhadore honesto e edocado é uma riqueza da cultura portuguesa ,pra min todos os brasileiros do vem sào vem vindos,, força
Muito bom Mari esta ajudando!!!!
Oi, Toninha! Fico feliz por saber! Boa sorte com a sua cidadania. =)
Bom conteúdo....!
Deus Abençoe Você.....!
Obrigada, Clovis! =)
Mais um vídeo de extrema importância e com muitas informações.
Oi, Marcus! Legal te ver aqui de novo e saber que você gostou do vídeo! =)
@@imaginanaviagem Marina, virei seu fã. Admiro o teu trabalho feito com muito amor, dedicação e total empenho em ajudar o próximo. Parabéns 🤙🏻
OLa, qual o site no RJ para emitir as certidões dos cartórios online?
Obrigado
olá. pra ampliar a cidadania pra conjugue basta estar casado no civil há 5 anos, independente da "modalidade" da união civil?
Aprecio sua objectidade e seriedade.
Oi, Antonio! Muito obrigada. Fico muito feliz por isso. =)
Muito esclarecedor esse vídeo. Gostei. Respondeu o queveu queria saber.
Oi, José! Legal!! Muito bom saber que o vídeo te ajudou. =)
Gostei do vídeo. Meus bisavós são portugueses, minha avó já falecida. Minha mãe perdeu todos os documentos deles, conseguimos emitir uma segunda via?
Oi, Rafa. Imagino que sim. Foi o mesmo caso do avô do KK. A gente pediu uma segunda via do assento de nascimento lá em Portugal. =)
Olá, Marina, sou sua fã e assisto todos os seus vídeos, que são muito bom e bem fundamentado. Se você não se importar poderia informar o nome de seu advogado, que está responsável pelo processo do seu marido? De qualquer forma, obrigada pelas informações contidas neste vídeo, que são acredito a de grande maioria.
Oi, Sandra. Tudo bem? Imagina, não precisa agradecer. =) Vou te pedir pra me mandar um e-mail no contato@imaginanaviagem.com, pode ser? =)
Oi Mari, eu tenho desde 1998, fiz no ano passado o processo pra minha esposa, com um advogado amigo em Portugal, com a pandemia o processo dela demorou 2 anos. Posso te dizer que é uma coisa que se você tem opção, tem que ir buscar. Viajar para Europa com passaporte português é bem mais tranquilo que com o brasileiro.
Com certeza! A gente estava só esperando pela alteração na lei dos netos para correr atrás disso. Mais fácil viajar para a Europa, mas também para outros lugares, né? Estados Unidos e Canadá, por exemplo, tem entrada facilitada para cidadãos europeus. E, além disso, ainda nos abre a possibilidade de passar temporadas maiores viajando... ou seja, só vantagens! =) Agora é torcer pra que seja rápido.
@@imaginanaviagem Sim, tem mais, Mexico e Australia também fui só com o passaporte português
Tenho filho morando em Portugal, só queria duas informações, uma se posso dar entrada na cidade do porto ou só em Lisboa? , quais documentos necessários
Aqui o mozão já tem o passaporte português, só esperando mesmo completar 05 anos de casados ❤
Que ótimo, Camila! Por aqui, seguimos aguardando, acredita? Nada mudou deste que publiquei o vídeo... e o tempo de espera pela finalização do processo é cada vez mais longo. Atualmente, três anos pra mais. =(
Boa tarde Marina,
Eu já consegui o assento português do meu bisavô. Porém, estou precisando agora, providenciar as outras certidões brasileiras. Vc acha melhor tentar fazer a busca por site de algum cartório, ou tentar fazer a busca por site especializado em buscas de certidões?
Oi, Elaine! Aqui a gente acabou "pulando" esse processo de busca por certidões, porque tínhamos todas elas guardadas - daí foi só ver na certidão em qual cartório havia sido emitida e solicitar o documento atualizado. Mas, tenho acompanhando alguns casos em grupos que participo e vejo muitas pessoas usando o registrocivil.org.br/. Talvez possa ser um bom caminho. =)
Me ajude, prfv! Quanto a minha documentação, ao invés de mandar a identidade, eu posso mandar a CNH?
Irei enviar cópia do meu passaporte também.
Saberia me responder?
Olá, estou dando entrada no processo de nacionalidade portuguesa do meu filho menor, no site da embaixada não fala q a certidão precisa ser cópia repográfica e ter firma reconhecida, isso realmente é necessário?
sim é necessário além disto precisa enviar seu assento português.
Quanto mais próximo o parentesco, mais barato. Fiz a da minha mãe (filha de portugues direto) com Adv da minha cidade Maringá Paraná. Saiu 3.000$ tudo (Taxa da consertatoria portuguesa + documentos do cartório e haia + honorário do Adv). Pagamos barato. Fiz MUITA cotação antes. Tudo acima Dedé 5.000$. Infelizmente eles metem a faca messssmo.
Isso mesmo. Acho que, como o processo de neto exige mais documentos do que o de filho, isso acabe influenciando no preço geral (não só nas taxas pra emissão de documentos, mas o honorário acaba aumentando também). A pesquisa é fundamental - a gente também cotou um bocado antes de fechar. =)
Olá, você poderia me passar o contato do seu advogado? Agradeço!
Seu caso é exatamente igual ao da minha família, neto de português. Quando você diz “inteiro teor” é aquela cópia digitada né? Na lista do consulado diz que não precisa da certidão de casamento do português. Agora fiquei na dúvida se peço ou não. E precisa do passaporte?
É uma opção especifica de cópia onde vem todos os detalhes do registro, não é uma simples cópia digitalizada. Lembrando que vc vai ter que pagar um pouco a mais por essa opção, assim como pelo apostilamento.
Oii, você sabe o por que das certidões de casamento ser em inteiro teor e as de nascimento em cópia reprográfica? Estava pesquisando no site do consulado e não consegui encontrar nada.
Parabéns pelo video, explicou de uma forma super fácil de entender.
Oi, Yasmin! Não tenho ideia. Também procurei e não achei a explicação. Vou conversar com o advogado e, se descobrir alguma coisa, volto pra te atualizar. =)
@@imaginanaviagem muito obrigada ☺️
A certidão de casamento do avô português precisa ser transcrita ? ou seja precisa que seja validada em Portugal ?
Eu pretendo dar entrada pessoalmente
Pode dar umas dicas de pesquisa, como voce pesquisou seu avo em PT? Voce menciona um universidade, tem tambem outras opcoes de pesquisa em Portugal?
Oi, Joao. Eu pesquisei no Arquivo Distrital de Braga, da Universidade do Minho. Imagino que outros distritos também tenham sites com busca pela internet, mas não se te dizer exatamente quais são. Penso que o ideal seja, sabendo onde a pessoa nasceu, pesquisar no Google por "arquivo distrital + o local de nascimento". =)
Boa noite, Marina
Parabéns pelo vídeo
Sou bisneto de Português, e minha dúvida surgiu em relação as certidões de casamento, minha mãe e minha avó (filha do meu bisavô português) não são casadas, nesse sentido há impedimento?
Oi, Heli. Não sou a melhor pessoa pra te dar informações sobre a documentação exigida... o ideal seria entrar em contato com um advogado especializado ou recorrer aos grupos do Facebook. Estou em alguns vejo sempre uma troca bastante positiva por lá. =)
Boa noite, minha esposa é neta de português, já falecido o pai dela o filho do português também falecido nesse caso, copia da certidão de nascimento e segunda via da certidão de casamento com inteiro teor e apostilada, do filho do português, cópia da certidão de nascimento e segunda via da certidão de casamento com inteiro teor e apostilada de minha esposa(neta) assento de nascimento do português, nesse caso certidão de batismo pq ele nasceu em 1903 nessa data não existia cert. de nascimento, copia do histórico escolar de minha esposa apostilado,
Copia da identidade apostilada.
Seria esses os documentos ?
Obrigado pela ajuda
Dps de assistir esse vídeo fiquei com mais dúvidas sobre as documentações, queria ir tirando as certidões em inteiro teor, mas já to vendo que talvez eu n precise usar. Agr n sei o q faço 😢😅
Oi, Ísis. Você vai fazer por conta própria? Se for contratar advogado, ele vai te dar a relação de documentos necessária pro seu caso - e o ideal é que você emita as certidões só depois disso. Se for fazer por conta própria, existem vários grupos sobre cidadania portuguesa no Facebook onde as pessoas trocam dicas e informações. Estou em alguns deles e vejo que são sempre muito solícitos ajudando quem está começando no processo e tem dúvidas. =)
Tudo à venda em Portugal ... quem quer comprar-nos?
Olá, obrigado pelo vídeo!
Meu avô é falecido. Sabe me informar se a certidão de óbito serve como a certidão de nascimento?
Oi, Cadu. Até onde sei, só serve a de nascimento mesmo. Eu tenho frequentado alguns grupos no Facebook sobre o assunto (pra acompanhar outros processos, ter uma ideia de tempo de duração, etc.) e eles costumam tirar dúvidas como a sua por lá. Procura por "CIDADANIA PORTUGUESA FÁCIL" no Facebook. Acho que pode ajudar. =)
@@imaginanaviagem muito obrigado!!! Estou tentando contato com a conservatória para saber como consigo possuir o assento de nascimento do meu avô... Já sei onde ele nasceu. Eu to com medo de tentar pegar o assento de nascimento online pelo site civilonline porque não tenho o número de identificação civil... Aí to com medo de gastar 10 euros atoa
Contudo, muito obrigado pela ajuda!
Oie, td bom? Achei o vídeo excelente. Seria possível passar o contato do escritório do advogado aqui do Brasil que correu com os trâmites em Portugal?
Oi, Micael. Você pode me escrever no contato@imaginanaviagem.com? Como não tenho autorização do advogado para compartilhar o contato dele publicamente, sempre peço que me escrevam e respondo por lá. =)
Minha mae é neta quero dar entrada pra ela , a certidao de nascimento do meu avo la diz claramente que ele é filho de português, mais preciso achar a certidão de nascimento do meu bisavô estou procurando a certidão dele quero contartar alguma empresa que faz isso
Pena nao ter atualizações sobre o processo.
Eu também acho, Leandro. Hehehe... Estamos no mesmo lugar, desde que este vídeo foi publicado. O processo, em tese, ainda encontra-se na fase 1, ou seja, sequer começou a ser analisado. Tenho acompanhado MUITOS grupos sobre o tema e, aparentemente, estão finalizando agora os processos de neto de meados de 2021. Assim, nossa expectativa é que tenhamos nosso processo concluído só ao final de 2025.
@@imaginanaviagem torço para que venha o quanto antes, dizem que a maioria dos processos não estão sendo atualizados no sistema de acompanhamento, porém alguns ligam para conservatória e aí sim é atualizado. E avança muita vezes para bolinha 4.
Não é CIDADANIA (é outra coisa, com ou sem nacionalidade), sempre foi e é NACIONALIDADE (outra).
No meu caso o avô se divorciou em Portugal, e casou -se novamente no Brasil e o filho português é fruto desse segundo casamento no Brasil. Como procedo?
Oi, Tamiris. Do que entendo, acho que você precisaria fazer a transcrição desse segundo casamento em Portugal. Funciona como uma atualização do status do seu avô, nos documentos portugueses. Maas, não sou especialista nisso... Eu tenho frequentado alguns grupos no Facebook sobre o assunto (pra acompanhar outros processos, ter uma ideia de tempo de duração, etc.) e eles costumam tirar dúvidas como a sua por lá. Procura por "CIDADANIA PORTUGUESA FÁCIL" no Facebook. Acho que pode ajudar. =)
Qual o nome dessa empresa que vc iniciou o processo? O advogado?
Gostei
Oi, Osmair. Que bom que gostou!! Espero ter ajudado um pouquinho. =)
Olá Marina! Eu também moro no RJ. Vc poderia me passar o contato do advogado que deu entrado no processo do seu esposo?
Oi, Elaine. Tudo bem? Não tenho autorização pra publicar os contatos num comentário público. Mas posso te mandar tudo por e-mail, pode ser? Me chama no contato@imaginanaviagem.com que te respondo por lá. =)
@@imaginanaviagem Tá ótimo 👍
Oi Mari, preciso de ajuda com isso.
Consegue me passar contato de quem está fazendo pra vocês?
Oi, Marcelo! Claro! Me manda um e-mail (contato@imaginanaviagem.com)? Daí eu te respondo com o telefone dele por lá. Pode ser? =)
eu quero saber de quem não tem vinculo com portugue
Olá, tudo bem?
Você poderia passar o contato do seu advogado? Estou querendo tirar minha dupla cidadania também. Obrigado
Olá! Posso sim, mas como não tenho autorização para divulgar o contato dele publicamente, sempre peço que me escrevam por e-mail (contato@imaginanaviagem.com) e eu respondo com o telefone dele por lá. Pode ser? =)
Nossa! Tem que ter certidão da família toda 😳
Oi, Elaine. Pois é, você precisa apresentar todo o caminho que existe entre você e o familiar português para comprovar essa ligação. =)
@@imaginanaviagem Entendi. Obrigada por me retornar. Vou tentar aos poucos tirar essas certidões pra depois dar entrada. Penso em pagar um advogado ou tentar dar entrada sozinha se não for tão trabalhoso. Eu lembrei de outra coisa, vc citou o passaporte, isso não é obrigatório de início né? Posso tirar depois?
@@elaineteixeiradafonseca5632 se eu bem me lembro (já faz quase um ano que juntei esses documentos) o passaporte serviu apenas como um documento de identificação. Uma alternativa seria usar a carteira de identidade, mas esta precisa ter sido emitida há no máximo 10 anos. =)
@@imaginanaviagem Ah sim! Mas as certidões não tem prazo de validade né?
@@elaineteixeiradafonseca5632 até onde eu sei, se você enviar o processo direto pra Portugal, não tem validade. Mas se o processo for enviado através de um consulado aqui do Brasil, aí já é outra história... acho que são 6 meses de validade nesse caso. Mas é bom checar essas informações. No nosso processo, eu acabei emitindo as certidões todas novas, então nem me preocupei muito com isso.
precisa reconhecer o passaporte, n né?
Você poderia passar o contato de quem te ajudou ?
Olá Marina, boas informações.
Poderia passar o nome do profissional e o telefone:?
Oi, Marcia. Tudo bem? Não sei se ele me autorizaria a expor os contatos num comentário público. Mas posso te mandar tudo por e-mail, pode ser? Me chama no contato@imaginanaviagem.com que te respondo por lá. =)
Assim que você tiver já aprovado, você vai descobrir que piada de português, só exixtem 2, o resto é tudo caso verídico, risos A começar com o processo no consulado do Brasil, mas isso você vai descobrir, risos - De qualquer forma, muito boa sorte
HAHAHAHAHA! Ri alto. =D Já tô ficando com medo do consulado... mas qual foi o processo que vocês fizeram por aqui? A parte de passaporte e cartão cidadão? Andei pensando em, tão logo tenhamos a certidão de nascimento portuguesa em mãos, passar uns dias em Lisboa agilizando toda essa parte lá mesmo. Talvez seja mais rápido e fácil, né? =)
@@imaginanaviagem Mari, com o acento portugues em mãos (equivalente a certidão de nascimento) fica facil e rapido a emissão do ID e passapórte aqui no Brasil, o processo na pandemia levou 3 meses e foram só 2 idas ao consulado, mas claro, fazer isso de Lisboa sempre é uma ótima opção
Bom dia, pode nos indicar o advogado?
Oi, Silvia. Claro, posso sim! Como não tenho autorização para divulgar o contato dele publicamente, sempre peço que me escrevam por e-mail (contato@imaginanaviagem.com) e eu respondo com o telefone dele por lá. Pode ser assim? =)
@@imaginanaviagem ola excelente explicação
não ajudou em nada