Família Brasileira que DESISTIU do CANADÁ conta tudo | Opinião sincera sobre o Canadá 😮 🇨🇦

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 окт 2024

Комментарии • 309

  • @CanadaDiario
    @CanadaDiario  6 месяцев назад +6

    ★ NOSSOS CURSOS: ★
    📃 CURSO COMO FAZER RESUME E COVER LETTER PARA TRABALHAR NO CANADÁ E ESTADOS UNIDOS com DESCONTO POR TEMPO LIMITADO! ► bit.ly/3wclmkb
    📃 CURSO Independência Financeira com o método "A ÁRVORE DO DINHEIRO" com DESCONTO POR TEMPO LIMITADO! ► bit.ly/3x4F41c
    📃 CURSO Aprenda a criar Jogos com Inteligência Artificial para Iniciantes ► bit.ly/iacriargames
    -------------------------------------
    🇨🇦 CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS ❤ A GENTE RECOMENDA! ❤
    ➡🍁 CONSULTORIA DE IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ COM DESCONTO EXCLUSIVO - E-VISA IMMIGRATION ► bit.ly/3vs0u5B
    CONTATE A E-VISA: canadadiario@evisaimmigration.com
    ➡🏠 CORRETOR DE IMÓVEIS NO CANADÁ NA REGIÃO DA GRANDE VANCOUVER - GIULIANO VARGAS ► gsvargas80@gmail.com
    Acesse AGORA para receber GRÁTIS seu Guia Passo-a-Passo para Comprar ou Vender seu Imóvel em British Columbia ► bit.ly/2JyPHne
    ➡🏛 FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS NO CANADÁ - ANDREIA BRAZIL ► m@andreiabrazil.com
    Preencha o formulario e fique conectado as informações mais recentes ► forms.gle/MaiFL2QwXj49jdQw6
    ➡💵 CONSULTOR FINANCEIRO NO CANADÁ / INVESTIMENTOS E SEGUROS - JOSÉ CID ► cd@ektosfinancial.com

    • @adrianaguastini753
      @adrianaguastini753 6 месяцев назад +3

      Só não entendi uma coisa, vocês falaram que os Canadenses aprendem a comunicação, a socialização na escola… ai ao mesmo tempo vocês falaram que os Canadenses são apagados, desanimados… ai eu pergunto a vocês, a comunicação, socialização , não ajudam as pessoas a serem mais comunicativas, expressivas, menos apagadas ? Se puderem fazer um vídeo explicando como funciona o comportamento do Canadense ? Se já não fizeram um vídeo nesse assunto, claro.excelente vídeo, parabéns 👏🏽👏🏽

    • @crazyleo-ca
      @crazyleo-ca 6 месяцев назад +2

      @@adrianaguastini753 não é que eles não são comunicativos, eles são, eles só são menos "emocionados" quando estão se comunicando do que os brasileiros.
      O brasileiro no geral é uma pessoa calorosa, que expressa o que realmente tá sentindo no momento que tá se comunicando, o canadense médio é super educado e simpático na hora de conversar com você, mas não transparece exatamente o que tá sentindo verdadeiramente como os brasileiros sabe?
      Sabe quando você conhece uma pessoa que reage superficialmente quando você conversa com ela, e fica aquela sensação estranha de que a pessoa não tava mt afim de conversar sobre oq vc tava falando? O canadense se expressa assim com qualquer conversa geralmente, mas não que eles não estejam interessados no que está sendo falado, eles só não demonstram muita empolgação durante a conversa no geral, mesmo quando estão conversando entre si, mas isso é só o jeito deles mesmo, e não são todos que são assim.

    • @adrianaguastini753
      @adrianaguastini753 6 месяцев назад +1

      @@crazyleo-caa sim agora entendi, obrigado por dar do seu tempo pra me explicar 😉

  • @jenifersegatofujitabarros4684
    @jenifersegatofujitabarros4684 6 месяцев назад +31

    Não sei em qual escola o Dimitri estudou, mas a escola na qual minhas filhas estudam, elas aprendem toda essa parte social e a parte acadêmica. Eu morei no Canadá quando tinha 11 anos e realmente, achei o ensino super atrasado e a parte social, na escola que eu estudei, era terrível. Muito bullying com imigrantes, crianças mal educadas que não respeitavam os professores, saíam chutando os lockers e, inclusive, passei por situação que considero de filme de crianças não me deixando abrir meu locker, roubando meu lanche da minha mão... Enfim, até hoje digo que a experiência escolar no Canadá foi a pior da minha vida. Acho que foi a única época na vida que eu pedia para não ir pra escola. Morei em duas cidades (Toronto e Pickering) e não tive uma boa experiência em nenhuma das escolas... Não posso dizer que em tod lugar do Canadá é assim, mas as minhas experiências foram péssimas.

  • @74jmartins
    @74jmartins 6 месяцев назад +12

    Eu moro na inglaterra há oito anos ( dessa vez estou direto), no total, entre idas e vindas uns 20 anos, e ao assistir este video, identifiquei vários pontos similares, como o clima de inverno, essa falta da vibração, do brilho nos olhos, o sistema de saúde publico( NHS), aqui funciona, mas ja foi muito melhor, o custo de vida esta muito alta, as escolas estão razoáveis enfim...para mim, nessa minha atual fase de vida, sinto falta do Brasil.

  • @juliobarbosa8462
    @juliobarbosa8462 6 месяцев назад +55

    Moro em Toronto. Moro numa região boa da cidade (Uptown) a 20 minutos de metrô do centro de Downtown. Nunca vi assalto ou problemas de violência (já estamos no nosso 5o ano aqui, mesmo lugar, mesma casa, etc). Casa detached, sem grades, sem muros, sem portão e que passa praticamente o dia aberta. O máximo que vi foi furtarem (durante a noite) uma bike no prédio vizinho e mexerem nas nossas bikes (que ficam do lado de fora de casa com correntes de 1 polegada de grossura, rsrs), mas não tivemos nenhum prejuízo. Nossos objetos passam 6 meses do lado de fora da casa (cadeiras, mesas, etc) nada de grande valor, mas ninguém mexe. Drogados? Sim. Homeless? Sim. Mas não mexem contigo, embora incomode sim, concordo. Mas não dá pra comparar com grandes cidades no Brasil, nem em número, nem em agressividade. Aqui aproveito todas as estações do ano (inverno, verão, primavera e outono) com atividades diferentes, é um país diferente em cada época do ano. É o contrário da monotonia climática do Brasil (tb não suporto calor por razões de saúde). Adoro o clima, a civilidade e respeito das pessoas e poder usufruir confortos que no Brasil teria que me esconder atrás de muros, grades e carros blindados pra curtir em paz. Insegurança é qualidade de vida? Pra quem acha, boa sorte... eu tinha muita coisa legal no Brasil, mas não me sentia bem de usufruir. Não dá pra comparar!!!! Sou apaixonado por esse país que tão bem recebeu a mim e minha família. Vim para uma experiência, sem obrigação de dar/não certo, mas agradeço minha esposa pela determinação de querer vir e por toda a família pelo empenho de dar certo. Parece besteira falar, mas tem que querer muito dar certo. Não existe lugar perfeito. E não criem expectativas irreais sobre um "lugar perfeito", ele não existe. O Canadá não é pra todo mundo, assim como imigrar não é pra todo mundo. Mas ninguém é obrigado a ficar e é sempre bom termos nossa casa (casa=Brasil, o país) caso as coisas não funcionem como esperado. Quando eu volto ao Brasil de férias, tenho certeza da minha escolha e o importante é ser feliz onde estiver.

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +5

      Obrigado pelo seu depoimento, Julio. Com certeza vai ajudar muita gente.

    • @marcosmarques3254
      @marcosmarques3254 6 месяцев назад +3

      Julio, não estou ainda no Canada(estou esperançoso de chegar esse ano), mas tenho a mesma opinião que você.
      Tenho uma vida muito confortável no Brasil, mas não aguento mais a falta de educação, insegurança em todos os cantos, má adiministração do que pago de imposto (Me sinto enganado todo Mês) , instabilidade e polarização politica extremista(sei que no canada tem, mas aqui é intesificado pela nossa cultura da lei de Gérson).
      Sobre homeless, aqui no Brasil não é diferente. Mas creio que seja até pior, não tenho paz nem em shoping , teu uma nova lei estadual onde pedinte não pode ser impedido de circular em nenhum local público/privado, sou abordado dentro de restaurante de shopping, farmacia, supermercado, rua, transito... Quando posso ajudo quando vejo que é uma pessoa necessitava(Pior que no Brasil temos mesmo de sermos enganados por pedinte pedindo dinheiro pra comida e droga ou coisa assim, viva ao Brasil), e o pior quando vc não ajuda ou não pode fazem cara feia para vc como fosse sua obrigação ajudar, quiça não te xingar. Quando o cara é drogado até pior, pq pode lhe esfaquear para pegar seu celular para trocar por 2 pedras de crack... Dificil;

    • @paideguinha
      @paideguinha 6 месяцев назад +5

      ​,o clima é horrível, desumano, pensa bem, você vai ter saudade até da violencia do Brasil, achei horrivel.

    • @marcosmarques3254
      @marcosmarques3254 6 месяцев назад +4

      Tranquilo, mas acho que e mais barato comprar um casaco de frio no Canadá do que um colete a prova de balas no Brasil

    • @margaretfeliceguerreironas1587
      @margaretfeliceguerreironas1587 5 месяцев назад

      Lp

  • @mariadocarmopereira7637
    @mariadocarmopereira7637 6 месяцев назад +8

    Também moramos por 2 anos fora do Brasil , nós EUA e voltamos pela maioria dos itens que o amigo do relato enumerou. Hoje quase 30 anos depois vemos que foi uma decisão acertada.

  • @gigitoronto29
    @gigitoronto29 6 месяцев назад +33

    25 anos de Canadá por aqui! 2 filhos adolescentes.Muitas coisas mudaram e a população também aumentou. Eu saí do Brasil com 21 anos e no Brasil eu não era “ classe AA” 😂 engraçado porque aqui eu não escuto essa expressão. Pois então, tudo o que consegui foi estudando e trabalhando muito como em qualquer lugar do mundo. Mas a grande diferença é que no Canadá as pessoas são mais honestas, alguns podem dizer que são “ frias” mas o Canadense não é fake! Ele é o que é e não se esforça para agradar ninguém. No Brasil… na minha experiência… e bem diferente. Segurança! Acabei de acordar e a porta do quintal da minha casa estava destrancada… volte e meia deixamos a garagem aberta e as bicicletas ainda estão la😅 Talvez porque meu vizinho seja policial! Mas o Canadá é imenso e cada cidade apresenta uma realidade diferente assim como no Brasil.
    Minha filha está no grade 11 e minha nossa ela tem aulas de mecânica! Essa garota sabe tudo sobre carros! Aulas de música, aulas de culinária, business, arquitetura/ construção e a lista vai longe! Mas enfim, se eu colocar numa balança para mim há muito mais coisas positivas do que negativas. Estive no Brasil em Janeiro e foi tudo maravilhoso mas a paranoia é federal! ( medo!) Principalmente porque minha família está concentrada em SP capital. Caramba… não passo isso no Canadá. Entre a selva e o zoológico eu sou do time do zoológico! Boa sorte a todos!

    • @WiltonRibeiroCruz
      @WiltonRibeiroCruz 6 месяцев назад +4

      Caramba, q relato sensacional!

    • @Rosa-ff5fz
      @Rosa-ff5fz 6 месяцев назад

      Claro que a maioria dos brasileiros são fake,

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +4

      Ótimo depoimento. Obrigado.

  • @marizateixeira7824
    @marizateixeira7824 6 месяцев назад +29

    Quanto a segurança tem muitas cidades calmas
    Moro em Bauru SP e graças a Deus nunca fui assaltada
    Temos cidades boas p morar

  • @andervaz
    @andervaz 4 месяца назад +4

    O SUS é ótimo. Tratei esclerose múltipla e retirada de um rim por causa de um câncer e não tenho nada do que reclamar.

  • @leonardoferreira1094
    @leonardoferreira1094 6 месяцев назад +13

    Ótimo relato. Deixou claro que foi a própria experiência e os fatores pessoais, ao invés de chegar aqui destruindo o Canadá como a maioria faz. Parabéns a essa família que enxerga a vida e todas as experiências dessa forma leve, sempre aprendendo e sabendo que a vida é feita de etapas, muito bom.

  • @gerlandefernandesfurtadoso2774
    @gerlandefernandesfurtadoso2774 6 месяцев назад +6

    Vai aqui de paraquedas, gosto muito de ouvir opiniões de brasileiros q moram ou moraram fora do País. Amei aí colocação do zoo e a floresta.

  • @silviastanziola659
    @silviastanziola659 6 месяцев назад +20

    Estou no Canadá já faz uns 17 anos. O maior atrativo aqui é a segurança. Não tem crime tipo assalto à mão armada, latrocínio, etc nem perto do nível que tem no Brasil, mesmo nos lugares mais calmos. Mesmo tendo piorado nos últimos anos, continua sendo muito mais seguro que o Brasil. É bem menos poluído também. Mas, pra quem tem vida de classe alta no Brasil e não se importa com a parte de segurança, realmente não vejo vantagem de vir pra cá. A minha família mesmo não veio, sou só eu aqui (e só vim porque arrumei namorado canadense).
    Também tem a parte cultural, o Canadá tem áreas diferentes - não conheço todas pra poder falar, só Ontário e Québec. Eu acho o pessoal francês um pouco mais próximo do brasileiro (se você for comparar com as partes inglesas como Ontario). A familia franco-canadense do meu marido é bem mais aberta e festeira do que a parte inglesa da família, por exemplo. Como eu moro não muito longe de Montréal, eu vou pra lá no fim de semana quando bate a saudade de um lugar mais animado e com gente na rua - onde eu já morei em Ontário é bem mais morto mesmo.Falta gente andando na rua, as coisas fecham cedo.
    Eu acho que, pra quem tá vindo com dinheiro, é melhor fazer uma viagem exploratória e ver se gosta do lugar. O Canadá tem umas desvantagens bem sérias (falta de Sol no inverno, sistema de saúde complicado, custo de vida alto e custo de moradia quase impossível de se lidar), e as vantagens estão mais numa sociedade com menos diferença entre as classes mais altas e mais baixas (mas a desigualdade tá piorando) e mais segura.

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +2

      Obrigado por trazer sua opinião, Silvia .

    • @gigitoronto29
      @gigitoronto29 6 месяцев назад +4

      Meu marido nasceu em Montreal e com certeza eles são bem animados! 🎉Adoro Quebec e estamos sempre por lá por causa dos meus sogros.

  • @Drikissima91
    @Drikissima91 6 месяцев назад +26

    Eu moro no Québec há 6 anos. Já tenho a RP. Não tenho médico de família. E tenho um seguro de saúde do trabalho. Mas esse seguro NAO cobre consulta médica. Cobre uma % de consultas privadas fisioterapia, dentista, nutri etc. Agora que estão surgindo médicos privados aqui, mas precisa de indicação de um generalista. É um inferno. Eu mantenho meu seguro de saúde do Brasil também. Não confio não. Aqui beira a negligência.

  • @asvn_93
    @asvn_93 6 месяцев назад +6

    Vancouver é um lugar que posso falar com certa propriedade.Fui fazer intercâmbio na adolescência em 2009 e já percebi essas questões de marginalidade mais escancaradas., Minha homestay era em North Vancouver (Deep Cove, sendo mais preciso) e estudava em Downtown perto da Waterfront. Nesse trajeto, entre ônibus, SkyTrain e SeaBus, sentia a questão social pesada: gente em estado de surto, uso de drogas, obscen1d4d3s, trato agressivo.... O pior que era época do Winter Olympics Games de 2010 e muitas coisas ocorriam perto dos eventos. Mas fora isso, a experiência foi maravilhosa como um todo. Encarei essas questões de forma mais natural (talvez já acostumado daqui do Brasil), mas não dava para não ficar triste de ver alguém em uma situação como essa.

  • @brazilianchicks
    @brazilianchicks 6 месяцев назад +7

    Oi Fabiana e Dimitri, acompanho o canal de vocês desde que comecei a me planejar pra vir pro Canadá láaaa em 2013. Hoje em dia moro em Vancouver há 5 anos e essa semana meu PR foi aprovado. Segui várias dicas de vocês nesse caminho, obrigada por terem feito parte dessa jornada até o meu PR, mesmo sem saberem. Obrigada pelo conteúdo, abraços!

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +2

      Que legal 😊 Parabéns!

  • @flaviocordeiro5367
    @flaviocordeiro5367 6 месяцев назад +5

    Fico feliz de ler mais comentários positivos de quem está no Canadá. Ultimamente eu só vejo pessoas descendo o pau no Canadá. Eu moro aqui há quase 7 anos e estou muito feliz. Sobre a questão da escola, as crianças vão ter a oportunidade de se aprofundar em cada matéria no High School. Se o adolescente não quiser, as chances de ser aceito em uma universidade, dependendo do curso escolhido, vai ser mais complicado. O Canadá tem 25 prêmios Nobel, se não me engano, então dizer que a educação é ruim não faz sentido. Moro em Kitchener, Ontario.

    • @soraiamaurilio2807
      @soraiamaurilio2807 6 месяцев назад +4

      Muita gente "mete o pau" no Canadá porque não conseguiu se adaptar à sociedade e à mentalidade canadense, querem viver aqui trazendo hábitos e crenças do Brasil que não funcionam aqui. Não estou entrando em nenhum juízo de valor, só acho que é incompatível. Por que vir para cá então?

  • @ElianeSilveira-p1x
    @ElianeSilveira-p1x 6 месяцев назад +5

    Duas famílias que eu seguia aí desistiram e voltaram pro Brasil. Francielle Nogueira e Djenny Koch. Tinham filhos e uma vida boa no Canadá mas sentiam falta das famílias que haviam deixado no Brasil e estao muito bem obrigada vivendo em terras tupinikins.

  • @sandovalfernando5985
    @sandovalfernando5985 5 месяцев назад +3

    O melhor é a cara da Fabiana pro Demitri ,tipo eu não conheço nada desse homem não sabia que ele pensava assim , surpresa com ele 😅😅😅😅😂😂😂

  • @paulohenriquehipolito4406
    @paulohenriquehipolito4406 6 месяцев назад +25

    Moro no interior de Nova Veneza SC...pensa em lugar seguro!! E dormir com janela aberta!

    • @sonnesun2012
      @sonnesun2012 5 месяцев назад

      As cidades do interior são geralmente seguras. Em Penha, SC, meus amigos deixavam o carro destrancado.

  • @lucianadias8681
    @lucianadias8681 6 месяцев назад +5

    Meu esposo e eu moramos aqui vai fazer 6 anos. Nosso pensamento se alinha bem com os comentários de Dimitri. Mas claro que cada um tem sua história, pensamento e sentimento e não é pq são diferentes que não são válidos. Cada um tem sua perspectiva, vivência, singularidade, reflexão e tudo certo.
    Uma percepção que tivemos em relação aos itens mencionados é que talvez o projeto de imigração que traçaram de repente não deu certo ou não ocorreu como o planejado, o que fez que tenha aflorado mais esses itens ou trazido mais sentido pra eles. Ou talvez o "querer trazer" algum estilo de vida do Brasil para o Canada pode ter causado mais impacto para os itens citados.
    Isso se adiciona a dor de perder um familiar muito importante, o que pesa ainda mais.
    Imigração não é um processo fácil e passa por várias vertentes, todos nós que passamos sabemos.
    Aquele que vive sua história é que realmente sabe. E no fim de tudo, claro, a felicidade e o sentido das coisas não está apenas no lugar e sim com quem estamos, como enxergamos e escolhemos viver nossa vida. O lugar pode ser um feliz integrante ou não nesse conjunto. Pra nós, eu e meu marido, o Canada é um feliz integrante no nosso conjunto que está alinhado ao que desejamos. Estamos no lugar certo!❤🇨🇦

  • @WanderlizaFatoretto
    @WanderlizaFatoretto 6 месяцев назад +5

    Olá, bom também sou de Campinas, hoje moro no subúrbio de Montreal, em uma cidade chamada Brossard. Já viemos como trabalhadores qualificados ou seja RP na mão.
    Faz 12 anos que moro aqui em Quebec e passei por vários lugares até encontrar onde me sinto confortável.
    Temos bons empregos muitos colegas poucos amigos e somos felizes assim.
    Mas antes de chegar aqui pesquisamos muiiiiito, muitas informações trocadas por naqueles tempos as pessoas se ajudavam mais trocando ideias e tudo mais. Não estamos livres de imprevistos. Conhecendo Campinas onde cresci, morei e estudei não há meios de comparar o nível de pobreza e violência. Quando falamos de saúde pública em Campinas e uma coisa vai pra uma cidade menor você está bem ferrado. No Quebec existe o publico e o privado, que vem ganhando terreno é óbvio não é para a classe trabalhadora. Os planos de saúde que temos no trabalho (e isso varia muito )e para cobrir despesas com medicamentos e tratamentos alternativos. O que eu acho um problema aqui é que o governo Está cada vez mais estimulando os médicos a irem para o privado Quando tira dele a liberdade de escolha. Mas ainda assim na utopia do Québec Considero todos nós Com muita sorte. As pessoas costumam reclamar de barriga cheia e a não se prepararem, Não tenho nada contra Aqueles que veem Para estudar Justamente pensando no ficar; Conheço muitos que vieram assim e alguns que foram mal orientados pelos tais conselheiros em imigração. Também não podemos Esquecer Que imigrar não é pra todo mundo, Muito mais para aqueles que estão abertos e prontos Pra todas as mudanças e coisas malucas que podem acontecer em nossas vidas. Pelo jeito esse cidadão morava em uma cidadezinha Muito legal Que pra mim que sou amante dos esportes de inverno assim como futebol americano Teria me dado muito bem por aí. Mas cada um é cada um imagino que voltar também não seja fácil. Todo dia dia dia de luta e todo dia é uma vitória❤ se alguém sonha em vir pra cá abra sonhos se informe pesquise muito pois o seu sonho pode virar realidade sim.

  • @Ana-Coruja
    @Ana-Coruja 6 месяцев назад +6

    Concordo: o Brasil é uma selva onde a vida pulsa. 😂 A gente sofre, mas se diverte.

  • @hbbstn
    @hbbstn 6 месяцев назад +5

    O atendimento, as consultas, os equipamentos e clínicas do Canadá são semelhantes aos dos EUA. Morei dez anos nos EUA e não vejo diferença. O problema da saúde do Canadá é que o sistema tá saturado.

  • @mandy_g7125
    @mandy_g7125 6 месяцев назад +11

    O cara se frustrou pois vivia vida luxo no Brasil. Aí chegou no Canadá pra ter vida de imigrante e viu q o buraco é mais embaixo 😅. E outra, países como Canadá 🇨🇦 não tem essa disparidade social q tem no Brasil, então mesmo q vc tenha dinheiro, vc vai conviver com pessoas de todos os níveis pois todos tem acesso as mesmas coisas. Com essa mentalidade melhor ficar no BR mesmo.

    • @moi-meme442
      @moi-meme442 6 месяцев назад +3

      Por que uma pessoa que tem uma vida boa no Brasil não pode experimentar a vida no exterior?
      E por que alguém que tinha uma vida melhor no Brasil deveria continuar vivendo no exterior como se fosse um cárcere e ser impedido de se arrepender e voltar?

  • @rosanagurgel-ribeiro2860
    @rosanagurgel-ribeiro2860 6 месяцев назад +3

    Realmente, a falta de luz deprime demais. Vivi em NYC 17 anos e aqueles dias curtinhos acabavam comigo

  • @emanoelserafim2966
    @emanoelserafim2966 6 месяцев назад +9

    Minha experiência Canadá durou 5 meses e voltamos para a Europa...

  • @WanderlizaFatoretto
    @WanderlizaFatoretto 6 месяцев назад +6

    Ah e pra quem se perguntar sim eu tinha um trabalho ótimo em Campinas Ganhava muito bem Acima da média Amava meu trabalho mas eu queria mudar e crescer, Isso aqui é impagável

    • @patriciafrasson4027
      @patriciafrasson4027 6 месяцев назад

      Qual cidade do Canadá? To pesquisando

    • @WanderlizaFatoretto
      @WanderlizaFatoretto 5 месяцев назад

      @@patriciafrasson4027 oi moro atualment em uma cidade chamada Brossard a 10 minutos de Montreal

  • @eleniceoliveira500
    @eleniceoliveira500 5 месяцев назад

    Achei muito interessante esse relato, alguns pontos que me chamou a atenção:
    -SUS- vejo que depende muito da região/cidade que você mora. Tem lugares que funciona muito bem, outros não. Com relação a cirurgia, se for eletiva, provavelmente vai demorar muito. Se for algo urgente , acredito que funcione melhor, outra coisa interessante é que depois da consulta, na maioria dos casos você já sai com os medicamentos necessários para o tratamento.
    - Escola - eu e meus filhos estudamos sempre em escola pública, sei que em escolas particulares sempre tem disciplinas extras, a minha neta com 4 anos tem aulas extras de balé, natação e capoeira, mas é em escola particular na publica não sei como funciona
    - aprender a se relacionamento em grupo, acredito que aqui no Brasil as crianças aprendem isso naturalmente, pois sempre há o relacionamento com parentes próximos ou mesmo vizinhos, se eu levo a minha neta em um parquinho, logo ela está fazendo amizade. Acho que no Canadá precisa desse tipo de "matéria", pois essa parte social não seja tão natural quando no Brasil.
    Eu nunca estive no Canadá, mas é a minha percepção devido aos vídeos que assisto

  • @julianabeliki1543
    @julianabeliki1543 6 месяцев назад +5

    Eu só queria comentar a parte em que ele diz que perdeu a sogra. Todo mundo que mudar de país vai perder os pais em algum momento e provavelmente vai ter que lidar com uma certa sensação de culpa. Eu sou de São Paulo e me mudei pro Rio em 2010 porque passei pra UFRJ, e 10 dias depois que me mudei, meu pai m*rreu. Eu senti essa culpa por muito tempo, até que minha mãe falou algumas coisas (pessoais) que me tranquilizaram e me fizeram aceitar a decisão. Em 2013, minha mãe também m*rreu. Como eu lidei? Pensando que eu consegui passar só na UFRJ, então se não tivesse vindo, não teria conseguido fazer faculdade (fiz medicina, que é difícil de passar nas públicas e meus pais não podiam pagar particular), e fazer faculdade é o "caminho natural" (estudar, trabalhar, casar e ter filhos). Tê-los perdido enquanto eu estava aqui no Rio não foi "culpa minha", eu tinha que estar aqui. Já mudar de país não faz parte desse tal "caminho natural", então se vc se desvia dele, tudo de ruim que acontece é "culpa sua" por ter feito o diferente. Se eles m*rressem enquanto eu estivesse no Canadá buscando uma vida nova, a culpa bateria de outra forma, porque eu não "tinha" que estar aqui, eu inventei moda. Percebem que a questão não é estar longe, mas o quanto eu considero válido o motivo pra estar longe?

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +1

      Essa é realmente uma questão bem complexa.

  • @ThainaSantos2611
    @ThainaSantos2611 6 месяцев назад +5

    Moro em Londres há dois anos e minha esposa mora aqui há 15 anos, e depois de muito refletir, estamos planejando ir pro Canadá. Acho que a crise é geral, tanto housing, criminalidade, aumento de custo de vida, está pior em quase todos os lugares (minha esposa fala que aqui piorou muito nos últimos anos também ),
    A questão da segurança aqui também está complicada, a cidade está cada dia mais violenta. Muito raro a gente ouvir situações com arma de fogo, mas faca é o tempo inteiro, muita gente anda com faca e eu não entendo como o governo não faz nada.A maioria é adolescente/jovem, e não só em relação a assaltos, mas brigas de rua normais, sempre tem faca envolvida. E também não é divulgado na tv ou nada disso, vc só encontra os vídeos na internet, Instagram e etc, eles tentam abafar o caso.
    Outro ponto que fez a gente decidir ir embora é o fato de não nos sentirmos seguras sendo um casal gay, as pessoas não se sentem nem um pouco intimidadas em ficar nos encarando e cochichando entre si e claramente estão falando sobre a gente mas como falam em outra língua nunca conseguimos provar. As pessoas pensam que a Europa é um lugar de pessoas com mente mais aberta, bobagem.. São extremamente conservadores. Se vc só frequenta pubs e baladas, não vai perceber nenhum preconceito, mas quando já está casado fazendo passeios mais tranquilos, programas mais familiares ou coisas simples como fazer compras na Ikea, vai sentir isso na pele. Principalmente imigrantes de países islâmicos e outras religiões extremistas. Sou totalmente a favor da liberdade religiosa, mas desde que ela não ameace a minha existência. E não pensem que eu me importo com a opinião das pessoas, se eles só ficassem incomodados por mim não teria problema nenhum, a questão é que os olhares são de ódio, vc consegue perceber no olhar da pessoa que se ela pudesse, faria algo contra você, ataques com ácido rolando pela cidade.. tudo isso faz a gente temer pela própria segurança. Vai além de só assaltos.
    Mas enfim, seguimos sempre tentando evoluir e se não estamos confortáveis onde estamos, temos que experimentar novos ares. 😊

    • @adrianaguastini753
      @adrianaguastini753 6 месяцев назад +1

      Oi Thaina aqui na França ( no Sul) me parece que as pessoas são mais tolerantes nesse sentido , tenho amigos gays e eles não relatam esse tipo de situação, não sei como é em outras regiões aqui. Espero que você e sua esposa possam ir para o Canadá, abraço

    • @ThainaSantos2611
      @ThainaSantos2611 6 месяцев назад +1

      @@adrianaguastini753 obrigada Adriana. :) Vamos ver o que o futuro nos reserva haha

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад

      Thainá, temos vários vídeos aqui no canal sobre o assunto, segue um deles: ruclips.net/video/RkkvMR2W9P8/видео.html

    • @sabineshellyart
      @sabineshellyart 5 месяцев назад

      Pois é, eu também moro em Uk a 6 anos, fiz praticamente o mesmo comentário seu da violência. Eu tenho um filho hoje com 10 anos, quero fugir desse lugar de jovens loucos. E tudo mais ja dito.

  • @christianegradilone3957
    @christianegradilone3957 6 месяцев назад +104

    “Sobre o comentário se vc tem vida classe A rever vir p o Canadá” Discordo completamente ! Tínhamos uma vida classe AA mega condomínio, restaurantes, viagens etc…e não troco minha vida no Canadá 🇨🇦 para a vida classe AA q eu tinha no Brasil, eh uma vida de “bolha” se vc quer viver na “bolha da classe AA” no Brazil não eh vida real eh Bolha! Os filhos crescem, e passam a ter vida de verdade aqui no Canadá 🇨🇦 viajamos mto o vários lugares filhos tem high education falam 3 idiomas eu 4, eles amam o Brasil o visitar e só! Amam o Canadá 🇨🇦 nossa paz aqui não tem preço! Educação excelente, meu filho preparado para universidade! Moro em Ontário Mississauga! Sonho realizado!

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +5

      Olá. Obrigado por compartilhar sua experiência no Canadá. 😊

    • @joaoalexandreavila1199
      @joaoalexandreavila1199 6 месяцев назад +7

      Depende qual o salário 😉

    • @wagnery4920
      @wagnery4920 6 месяцев назад +18

      Eu era gerente de multinacional, tinha carro importado e morava em um flat no jardins. E isso significa ter medo ao sair na rua e trabalhar igual a um escravo para manter o padrão de vida. Prefiro a vida simples aqui no Canadá.

    • @ellenkroth
      @ellenkroth 6 месяцев назад +11

      Concordo, eu tinha empresa antes de vir pra cá, ganhava muito bem, porém tinha medo de ir na padaria do bairro com medo de motoqueiro me roubar no caminho, não conseguia usufruir do resultado do meu trabalho. Já tive minha casa invadida, fui assaltada inúmeras vezes, não sei quantos celulares roubados… esse é o único motivo que me mantém no Canadá, a segurança e a paz de espírito não tem preço

    • @ViviGnutzmann
      @ViviGnutzmann 6 месяцев назад +6

      Poisé. Sempre depende de como a pessoa está disposta a viver do outro lado do mundo. Pra manter a mesma vida, melhor ficar no Brasil. Pra viver de forma diferente, ir pra outro país pode ser muito melhor. É o meu caso, moro em Berlim.

  • @ngriao
    @ngriao 6 месяцев назад +3

    Grande Dimitri! Otimo video. Agora, veja se venha visitar mais o Québec. E nem precisa de visto! A gente adora voces !

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +2

      Prometo que vamos ter vídeos em Montreal ainda esse ano. 😉

  • @stela_solar
    @stela_solar 6 месяцев назад +3

    Uma pequena sugestão: sempre que possível seria interessante se vocês pudessem já traduzir os anglicismos de alguns vídeos (como no caso de disclaimer = ressalva), pois percebo que muita gente que não fala inglês fica voando quando a gente compartilha vídeos de canais de brasileiros fora, inclusive o Canadá Diário (recebo muitas mensagens dos meus contatos me perguntado o que significa tal e tal expressão do minuto tal e tal, o que me toma bastante tempo a ponto de eu considerar o compartilhamento às vezes, 😱😂). É bom lembrar que o Brasil é um país essencialmente monolíngue. Adoro os vídeos de vocês! 🎉💝

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +2

      Boa sugestão. Vamos tentar traduzir sempre que possível.

  • @larissavilaca72
    @larissavilaca72 6 месяцев назад +2

    Sobre a escola, talvez vocês quiserem falar que o Canadá valoriza muito o desenvolvimento da parte socioemocional. Acho que isso é muito importante!! Na minha opinião isso será muito útil para quando adolescente (não praticar bullying e saber como lidar caso se depare com uma situação dessas) e quando adultos será fundamental para a vida profissional (independente se da área de humanas, exatas, saúde). Se levar em conta a questão do alto índice de depressão e questões psicológicas, falta de luz solar..aí podemos perceber ainda mais quão importante é essa educação socioemocional!

  • @julianaoliveiraleite7598
    @julianaoliveiraleite7598 6 месяцев назад +2

    Bom dia Dimitri e Fabiana, muito legal colocar as opniões de todos aqui!
    Concordo com o Dimitri, eu também aprendi um monte de coisa que não precisei e quando comecei a fazer o inglês num college em Toronto quase morri porque tinha que fazer apresentações e isso é muito comum pro canadense. Mas pra mim isso era ir pra forca. Tenho dificuldade até hoje de me expressar e de comunicação. Isso prejudica muito nas minhas relações pessoais e de trabalho. Acho fantástico a ideia de primeiro fortalecer a base social e comportamental das crianças, pois na minha opinião essa é a base de tudo! Mas como o Dimitri falou, não tem certo e nem errado. E sim o que é mais importante pra um e o que é mais importante pro outro.

    • @GraziJO
      @GraziJO 6 месяцев назад +2

      Eu tb tenho essa dificuldade de comunicação,se a pessoa puxa assunto até flui bastante,eu começo a falar e não paro mais ,o problema é apresentar trabalho 😅
      Tu conseguiu terminar o college?

    • @julianaoliveiraleite7598
      @julianaoliveiraleite7598 6 месяцев назад +2

      Infelizmente não terminei o college. Mas acabei imigrando através do meu marido com uma proposta de trabalho. Agora vou iniciar um college de novo. Apesar de ter conseguido fazer a equivalência de currículo.

    • @GraziJO
      @GraziJO 6 месяцев назад

      @@julianaoliveiraleite7598 entendi,boa sorte ,que Deus te abençoe nesse novo desafio.
      Obrigada por responder

  • @RenatoSFAyres
    @RenatoSFAyres 6 месяцев назад +3

    Vou pesquisar, mas desconheço esse plano de saúde extra do Quebec. Aqui é o SUS Canadense também. Reforço que nas urgências que tivemos fomos sempre muito bem atendidos. Quanto aos exames, assumo que nós brasileiros somos um pouco hipocondríacos, aí a princípio é bem diferente, porém existe walk-in clínics pra cobrir essa demanda.

    • @betobecerra
      @betobecerra 6 месяцев назад +3

      Não é um plano extra ‘do Quebec’. É o plano de saúde que a maioria das empresas dão pros seus funcionários, na verdade é um complementar que cobre terapias, dentista, desconto em medicamentos e outras coisas. Isso tem no Canadá todo.

  • @josmielalvesdasilva7436
    @josmielalvesdasilva7436 6 месяцев назад +1

    Depoimento coerente e pelo jeito sincero. Para mim, qualidade de vida é mais amplo: bom acesso à saúde, boa educação , lazer com variedades de diversões e com o clima agradável etc. Resumindo: bem estar social com saúde, educação, lazer, moradia, alimentação e viver num país onde a temperatura seja agradável e o dia e a noite sejam de 12 horas como no Brasil. Abraço ao casal.

  • @angelwood18
    @angelwood18 6 месяцев назад +1

    Vídeo maravilhoso e muito essencial. Gostaria que, se possível, fizessem mais vezes.❤

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +1

      Obrigado. Vamos fazer sim 😊

  • @priscillaavila2528
    @priscillaavila2528 5 месяцев назад +3

    Canadenses são apáticos sim, moro aqui há 8 anos, falta brilho no olhar, serão que são felizes? (Me pergunto)

  • @mauriciomartins6783
    @mauriciomartins6783 6 месяцев назад +4

    A Thamy Cadore, que tem um canal aqui no RUclips sobre o Canadá, morava em Calgary, voltou para o Brasil esses dias.

  • @claudiominis
    @claudiominis 5 месяцев назад +3

    Ensino no Canadá é muito fraco!!!
    Um amigo meu diretor
    De uma multinacional aqui no Canadá
    Foi obrigado a trazer 6 engenheiros do Brasil , nenhum candidato canadense passou nas entrevistas ! Isso foi só um exemplo que eu dei

  • @mirelesotelo
    @mirelesotelo 5 месяцев назад +2

    Essa violência toda que muitos falam do Brasil é menor nas pequenas cidades, como no interior de SP, Minas, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Falo pq cresci numa cidade do interior de SP onde o povo assustia televisão da calcada (por causa do calor), e deixava chave na ignição qdo saia do carro, óbvio que não é mais a mesma coisa, mas esta muito longe da insegurança das grandes cidades.

  • @ellenkroth
    @ellenkroth 6 месяцев назад +5

    Concordo em alguns pontos com o rapaz, principalmente em relação a “apatia” dos canadenses 😅
    Depois de 5 anos morando nas prairies me mudei para o QC e o choque foi grande! Aqui eles são mais “alegres” e mais espontâneos, e acho que por isso tem fama de mau educados entre os canadenses anglófonos 😂 (eu tb achava eles meio mau educados quando cheguei aqui 😅 ficava chocada com várias coisas - hj em dia me sinto mais próxima da nossa cultura aqui em Montreal)
    Enfim, eu quis comentar com relação à educação, meu filho fez do grade 9 até o grade 12 aqui e também é muito curioso, gosta de aprender sobre muitas coisas e teve certa dificuldade em se adaptar ao sistema de ensino aqui, porém hoje, com 22 anos, ele concorda que no Brasil se ensina muita coisa “inútil” e que o interesse do aluno não é levado em conta, existe apenas 1 molde e todo mundo tem que caber ali dentro, o que se torna improdutivo para muitos e chato para outros.
    Aqui no Canadá ele teve opção de escolher as matérias que queria fazer, ele nunca gostou muito de biologia, não fez nada relacionado, focou em física, matemática e química que é o ele gosta mais de aprender.
    Ele também gosta muito de história e nem tanto de geografia, então ele fez só 1 matéria de geografia no grade 9 e depois focou em outras coisas. Fora as oportunidades que ele teve de fazer aulas de marcenaria, mecânica, elétrica, música, teatro e etc, tudo dentro do currículo escolar.
    Enfim, o high school foi feito sob medida para ele de acordo com os interesses dele, eu acho isso maravilhoso aqui no Canadá!

  • @vanessaalmeida1261
    @vanessaalmeida1261 6 месяцев назад +2

    Também faço isso, Dimitri, vejo primeiro as reviews negativas para ver se o fato mencionado me incomoda e vale a pena levar em consideração na hora de comprar.

  • @marlenedossantos3986
    @marlenedossantos3986 6 месяцев назад +3

    Todas as habilidades são necessárias, eu estudei em escola publica no interior do Brasil e aprendi bastante....tive várias experiências boas na escola.... teatro, trabalho em grupo... Empreendorismo no Brasil você tem cursos pos , mas essa foi a minha experiência . Quanto a matemática, sim é difícil alguém que explique muito bem... hoje em dia existem professores melhores nesse sentido, os antigos tinham um pensamento muito fechado nesse sentido.

    • @sandramedeiros8277
      @sandramedeiros8277 6 месяцев назад +1

      Difícil é uma escola que praticamente só ensina a viver e as pessoas são apáticas e parecem infelizes . Parece que a escola não está funcionando . Apenas a impressão que fica. No Brasil, com todas as falhas, aprendesse conteúdos úteis e a viver em sociedade sim. Com as feiras de ciências e apresentações, os estudantes aprendem a se comunicar e portar em sociedade . Não gostaria de meus filhos em uma escola que não ensinasse conteúdo básico , também viria embora.😅

  • @adrianaguastini753
    @adrianaguastini753 6 месяцев назад +3

    É as vezes as pessoas veem um Pais pela internet ou filmes e fazem um julgamento errado, e criam expectativas irreais, ai o confronto com a realidade é mais que frustrante. Tudo é uma questão de adaptação com um ambiente diferente. Mas para algumas pessoas o pior do Canadá é melhor que o pior do Brasil, é também uma questão de escolha. O importante é que ele voltou para onde ele se sente feliz.

  • @renanambrosioroque3199
    @renanambrosioroque3199 5 месяцев назад +1

    Com poucos meses aqui em vancouver um homeless correu atrás da minha esposa com uma faca na mão em plena Downtown. Nunca fomos assaltados no Brasil. Acho aqui mais seguro que no Brasil. Minha esposa tinha um pequeno tumor no braço e pelo SUS tentou por anos operar e não conseguiu. Chegou aqui e trabalhando com peso, inflamou. Contando a primeira consulta dela até ate a cirurgia demorou 10 dias.
    Trabalhei anos no SUS e posso explicar a diferença na saúde daqui: o SUS é preventivo (marca 1 milhão de consultas mas não resolve) aqui é corretivo, não é fácil marcar um exame mas se estiver ruim, resolvem seu problema rápido.

  • @suelisantos3835
    @suelisantos3835 6 месяцев назад +6

    Minha mãe tem 77 anos e nunca reclamou daqui.nunca foi assaltada e vive normalmente numa velhice tranquila minhas tias também. Acho que a tv brasileira só mostra violência e aqui tem muitos idosos sim e felizes

    • @patriciafrasson4027
      @patriciafrasson4027 6 месяцев назад +1

      Sim, idosos com casa própria, aposentadoria, cidade pequena. Pra quem precisa trabalhar e estudar, cidade pequena não tem faculdade nem empregos em áreas interessantes, bons salários, etc. Nem todo mundo ta aposentado

    • @soraiamaurilio2807
      @soraiamaurilio2807 6 месяцев назад +1

      ​@@patriciafrasson4027você está falando do Canadá? Na minha província, cidade pequena tem faculdade sim e emprego, a não ser que seja um vilarejo.

  • @guilhermemarcondes7317
    @guilhermemarcondes7317 6 месяцев назад +4

    tá todo mundo falando que São Paulo deu uma piorada braba na questão da segurança. Vocês fizeram bem de se mudar. Eu tb me mudei há 20 anos de lá, mas to ainda no Brasil, Floripa, que é bem show.

    • @ich_lauriano
      @ich_lauriano 5 месяцев назад

      Floripa é top !!!!

    • @eliandrojosecorneli1676
      @eliandrojosecorneli1676 4 месяца назад

      Florianópolis é bom, mas está piorando. Na praia dos ingleses aumentou muito o número de moradores de rua e o tráfico de drogas, assim como o aumento descontrolado de moradias irregulares em toda Florianópolis!

  • @robertadamasceno2694
    @robertadamasceno2694 5 месяцев назад +2

    Nossa, quanta ingratidão sobre "não aprender nada na escola do Brasil", vai ver q a sua imaturidade na época - vc não alcançou a maturidade necessária de acordo com a faixa etária para o seu ano letivo - não alcançou as competências necessárias, performance pessoal, e aí ficou com a sensação q a escola não ensinou, mas na verdade, vc q não conseguiu aprender o proposto, precisava de ajuda p entender o sistema e se identificar com o conhecimento.

  • @segueoyuri
    @segueoyuri 6 месяцев назад +5

    sobre a educacão eu tendo a concordar com o Dimitri. Demorei 10 anos pra descobrir que minha vocacão é mexer com computador, pq não existe programacão na escola. Nunca me interessei por matemática por achar que "não tinha jeito" praquilo, e me fez mta falta. E não importa qual carreira vc siga, a grande maioria do conteúdo que vc precisa saber pra passar numa universidade pública é inútil. Um engenheiro precisa saber trigonometria, mas quem vai fazer direito ou odonto não. E nenhum deles vai precisar saber o que é floema e xilema, só quem fizer biologia. E pro químico não faz a menor diferenca como funciona o ciclo de vida do sapo.

  • @RFS_oficial
    @RFS_oficial 5 месяцев назад

    Eu já usei o SUS 2 vezes (fora vacinas) e gostei muito. Eu acho que o problema do SUS é se você precisa de um especialista, pois tem poucos atuando e acaba sendo muito difícil conseguir uma vaga, mas para clínicos gerais dá muito certo e o atendimento é até rápido.

  • @sebastianadesousa8221
    @sebastianadesousa8221 6 месяцев назад +1

    Eu fico muito deprimida em dias nublados, escuros. Detesto muito frio. Campo Grande-MS.

  • @annegatopreto
    @annegatopreto 6 месяцев назад +1

    Pra mim qualidade de vida é poder andar tranquila na rua. Sou igual a Fabiana. Quando quero em ir em algum lugar já penso onde vou deixar o carro, como são as ruas, etc. Eu amo sair à noite, mas raramente faço isso por medo. Eu não moro em condomínio fechado e mesmo se morasse minha opinião não mudaria. Legal é poder passear com sua família no parque público, andar com segurança nas ruas e não fingir que está tudo bem porque estou segura nos muros do condomínio. Fui viajar para uma cidade no Sul do Brasil, cheio de passeios turísticos, mas o que me encantou foi voltar à noite para o hotel sem medo. Será meu destino enquanto não vamos para o Canadá, que sei que tem seus problemas, como todos os lugares. Na minha região, sem condições de viver de SUS. Pagamos caro em plano de saúde. Enfim, cada um, cada um. Quero viver num lugar que ofereça qualidade de vida não só pra mim, mas para os outros também. Fico encantada com alguns relatos aqui do canal, de como as pessoas são tratadas igualmente, não importa a profissão, se é o pedreiro ou o médico. A diferença de tratamento me incomoda demais no Brasil. Então, repetindo, qualidade de vida é ter um lugar bom pra mim e para os outros também. Isso me deixa feliz.

  • @marcelopereira3622
    @marcelopereira3622 6 месяцев назад +1

    kkkk eu lembro do Ze Bettio kkk, moro aqui em Montreal acho o canal de vocês bem legal, abraços

  • @claudiacampos3447
    @claudiacampos3447 6 месяцев назад

    Meu irmão morou 5 anos no Canadá - anos 90. Voltou pro Brasil, passando antes um tempo em Portugal. Sentiu a diferença do calor humano. Infelizmente, faleceu em 2008.

  • @silvinhaavena8174
    @silvinhaavena8174 6 месяцев назад +3

    Eu entendo bem a culpa. Papai está em tratamento para câncer metastático, meu filho decidiu voltar. Eu tô sozinha aqui. MUITO difícil.

    • @arquivomortosergio
      @arquivomortosergio 6 месяцев назад +3

      É uma situação muito difícil. Sinto muito por seu pai. As escolhas da vida são labirintos para cada um de nós, mas sempre encontramos a saída em nós mesmos. Tenha serenidade e tudo dará certo

    • @silvinhaavena8174
      @silvinhaavena8174 6 месяцев назад +2

      @@arquivomortosergio muito obrigada! Embora sejam situações muito complicadas, eu batalhei muito para estar aqui e, de maneira geral, Canadá tem sido bem generoso comigo. Difícil voltar, difícil ficar. Eu continuo seguindo.

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +3

      Sinto muito! Realmente é uma situação complicada e triste. 😔 Desejamos tudo de bom para vocês.

    • @silvinhaavena8174
      @silvinhaavena8174 6 месяцев назад +3

      @@CanadaDiario muito obrigada casal. Saibam que esse foi o canal que me fez ver o Canadá como opção e eu serei eternamente grata a vocês! ❤️

  • @WCCOMPUTERGRAPHICS
    @WCCOMPUTERGRAPHICS 5 месяцев назад

    Epa, olha eu aqui de novo pra comentar. Esquiar é difícil, mas é bom. O rolê do canadense é bem menos empolgante pra gente que vem do Brasil, mas tem barzinho, tem música ao vivo, se vc gosta de esportes tem grupos que jogam bola, volei, basquete, muitas corridas, os esportes daqui, agora ja tem vários eventos brasileiros rolando, Carnaval, São João, muitas festas, lugares que passam jogos do Brasil e reúnem torcidas, já me meti em uns lugares com minha esposa que me surpreendi muito com a alegria e disposição do canadense pra dançar e se expressar assim como nós. Inclusive muitos deles gostam só de saber que somos brasileiros e admiram o jeito como a gente dança e se divertem com isso, e passam a frequentar muitos lugares de música brasileira porquê gostam da vibe. Eu posso dizer que vivi os dois mundos no Canadá, aquele em que só trabalhava e ia a alguns parques para passear, principalmente na fase de economia antes de pegar o PR, e outro onde curti muito a natureza, me acabei em festas, conheci meio mundo de gente e fiz muitos amigos. Eu sinto que Vancouver está cada vez mais latina também, e isso está trazendo uma diversidade cultural interessante, porque de alguma forma nosso lado passional acaba contagiando muitos canadenses. É um lugar em transformação, mas definitivamente muito interessante de se viver.

  • @marcos-123q
    @marcos-123q 6 месяцев назад +6

    Dimitri resumiu bem o com é o ensino no Brasil 👏🏻👏🏻👏🏻

    • @WanderlizaFatoretto
      @WanderlizaFatoretto 6 месяцев назад +3

      Eu acredito que aqui no sistema de ensino é muito mais evoluído que no Brasil por quê os alunos aprendem coisas que muitos de nós nunca vamos aprender na escola normal a não ser que vamos que iremos para as exatas as engenharias da vida, a matemática aqui é muito mais avançada do que os nossos pobres alunos brasileiros e eu lamento muito porque mesmo sistema público do Québec onde eu estou Vejo muitas possibilidades para as pessoas só não trabalha realmente quem não quer enquanto no Brasil isso não é uma opção

  • @rosanescott885
    @rosanescott885 6 месяцев назад +2

    Adoro voces, video otimo, conjeci voces antes do meu filho ir morar no canada, As pessoas ai realmente não possuem essa nossa vitalidade, pelo menos os que cinheci nestes anos. A luz faz muita falta, a segurança seria a coisa mais importante e relevante, Dimitri, sobre a escola lógico que temos aulas de comunicação, temos teatro, ed física, textos em Português para falar na aula, apresentações de ciências nas escolas, internações nas aulas de musicas do Brasil. Tenho vários sob e filho no Canadá e exterior e a escola aqui é mais forte, foca e o aluno sai p trabalhar em qualquer País pós faculdade, lógico o aluno que se reforçou e estudou.

  • @milzagomes9618
    @milzagomes9618 6 месяцев назад +1

    Eu estive ano.passado no Canadá toronto, já fui SABENDO de tudo, vi primeira coisas negatives e positivas, não existe lugar perfeito! Eu vou de novo, mas minha casa e plano de saude, não vendo, ficar de vez não, o Brasil tem sua violência, mas é nosso país! Passei 15 dias em toronto meu medo era adoecer! Mas Deus estava nos meus planos!! O Canadá o desemprego chegou, principalmente em cidades grandes! As provincias creio que tem trabalho!! Esse relato essa pessoa fora do Brasil não se acostuma!

  • @danyrollribeiro
    @danyrollribeiro 6 месяцев назад +8

    O nosso país, na área da educação é conteudista e não prepara nossas crianças no quesito sócio emocional para se tornarem adultos seguros, empáticos etc
    Essa preparação é essencial para sim depois aplicarmos o conteúdo básico e depois direcionado ao que o adolescente quer seguir!!!!!

  • @elainecandidodasilva6956
    @elainecandidodasilva6956 6 месяцев назад +1

    Eu concordo com o Dimitri sobre aprender soft skills ajuda muito mais na vida futura das pessoas. Trabalhos em grupo e apresentações desde cedo auxiliam e muito para a vida profissional. Por outro lado, eu estou estudando com alguns canadenses que são tremendamente tímidos e fogem das apresentações no college. Vai saber.

  • @brunotaboada3429
    @brunotaboada3429 6 месяцев назад +4

    Quanto ao SUS depende da cidade, obviamente comparar o SUS do estado de São Paulo com os de outros lugares, obviamente veremos uma grande diferença.

    • @moi-meme442
      @moi-meme442 6 месяцев назад

      Morei muitos anos no Canadá e fiquei 3 anos sem médico de família. Especialista só depois de um tempo mínimo de 6 meses de espera.
      Voltei para o Brasil e em uma semana e já estava com médico de família e todos os exames que não consegui fazer lá pela espera excessiva foram feitos em menos de 1 mês de Brasil e pelo sistema público de uma cidade de interior do Rio.
      Outra coisa: tempo de espera de emergência no Canadá era de 6h. No Brasil em duas horas eu já estava em casa e com o remédio na mão dado pelo sus.

    • @joaovictoralmeida512
      @joaovictoralmeida512 5 месяцев назад

      Meu relato com o SUS é diferente, super difícil de marcar um exame na UBS, a UPA e hospitais uma eternidade para ser atendido, da última vez que precisei usar o SUS por conta de uma forte gripe, o tempo de espera era de 6 horas, fora a superlotação. Enquanto tiver meu plano de saúde privado, passo longe do SUS, só estresse e descaso

  • @carlosewilmaaulicino
    @carlosewilmaaulicino 6 месяцев назад +2

    O ditado é “tudo o que é demais, sobra”

  • @diariodemontreal
    @diariodemontreal 5 месяцев назад +1

    Concordo em parte com os contras. O frio é horrível e longo, vida de imigrante não é fácil. Aluguel caro e apartamentos escassos. Nem pensar de morar em casa . Sinto saudades da minha casa no Brasil, mas me sinto segura aqui em Montreal. Tem drogas e drogados tem mas em todo canto tem.

  • @karlaakemi
    @karlaakemi 6 месяцев назад +2

    Aulas de matemática pra quem está na adolescência tem um programa pra quem tem interesse.
    Eu vejo a escola aqui no Canadá a partir do grade 8, como um feira, vc entra com um carrinho 🛒 e vai escolhendo o que será do seu interesse pra vida adulta. No Canadá na escola publica tem mais oportunidade de direcionar o que o jovem vai buscar na vida adulta, caso tenha interesse.

  • @rogerioribeiro7697
    @rogerioribeiro7697 3 месяца назад

    Mesmo com todos os problemas que ele tem, o SUS É MARAVILHOSO!!!!!!! Nada no mundo se compara 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @Alex-xo2cu
    @Alex-xo2cu 6 месяцев назад +2

    Gostei muito desse bate papo e acredito que a parte so brilho nos canadenses é meio apagado mesmo e a gente vai ficando parecido por conta do clima e por conta dq adaptacão que enfrentamos.

  • @analuisaterenzi8888
    @analuisaterenzi8888 6 месяцев назад +1

    Em relação ao Sus, eu já trabalhei em hospitais e centro de saúde, varia de cidade para cidade e até de bairro para bairro.. mas a verdade é que um bom atendimento depende muito de sorte. E ninguém quer contar com a sorte em coisas relacionadas á saúde. Os planos de saúde tb estão cada vez mais caros e entregando menos. Então vejo que esse assunto é diferente nos dois países, mas não tem como comparar.

  • @samuelpinheirojunior8292
    @samuelpinheirojunior8292 6 месяцев назад +9

    Gostaria de compartilhar um incômodo assistindo ao vídeo mas com todo respeito e toda educação que vocês merecem, pois admiro muito trabalho de vocês.
    Eu estou aqui no Canadá, em Kitchener, há quase três anos e toda vez que vejo um vídeo, não só os seus mais vários outros vídeos falando que o Canadá está “mais violento” porque tem mais pessoas, usando drogas e em situação de rua, pois ninguém mora na rua, pra morar é preciso ter casa sem casa a pessoa não mora em lugar nenhum, eu penso, isso não é uma questão de segurança!
    Não é porque uma pessoas esta em estado de vulnerabilidade que elas estejam de fato cometendo algum tipo de crime, temos que repensar o nosso olhar para as pessoa com vulnerabilidade e não achar que automaticamente a violência aumentou ou que estão cometendo algum crime pelo simples fato dessas pessoas existirem.
    As experiências de ver pessoas em situação de rua nunca me deixaram com medo ou inseguro aqui no Canada.
    A segurança no Canadá esta diretamente ligada a menor desigualdade de renda, existem sim ricos e pobres no canada, mas miseráveis, e em situação de insegurança alimenta, nem se compara ao Brasil, e isso me deixa muito triste pelo nosso pais.
    É possível ver nas ruas canadenses 50, 100, 1000 pessoas em situação de rua? Talvez, mas isso é infinitamente menor do que a situação Brasileira. No Brasil estimava-se 68 MILHÕES de pessoas abaixo da linha da pobreza em 2022, só para se ter uma ideia da discrepância a população do canada é de 40 milhões de pessoas. O Brasil tinha em 2022, 1 Canada e meio de miseráveis.
    Portanto quando formos falar de violência vamos pensar na violência real, fui assaltado, roubado ou mesmo soube de pessoas próximas que tiveram problema com a violência no Canada, mas não sobre pessoas em situação de rua. Temos tem que repensar nosso julgamento, porque ser pobre não significa ser bandido
    Não podemos julgar uma pessoa simplesmente por ser miserável até porque pobre a grande maioria de nos somos (eu sou!). Se uma pessoa não pode parar de trabalhar hoje porque em alguns anos, meses ou dias essa pessoa não tera mais dinheiro para pagar as contas ela não é rica e se uma pessoa não é rica adivinha? Ela é pobre !!! Basta olhar no google o que é o antônimo de rico ;)
    Era isso que eu queria trazer pra todos nos do fundo do coração, para nós refletirmos sobre esse olhar que temos com as pessoas miseráveis, em situação de rua, seja por questões psicológicas, vicio ou financeira, essas pessoas não um inimigo a ser combatido, não é o mal na terra. Elas são apenas pessoas que infelizmente devido a esse sistema que a gente vive hoje estão passando por um momento de vulnerabilidade.
    As vezes eu sinto que algumas pessoas querem sair do Brasil pois não querem mais ver a miséria, o sem teto, o mendigo, assim vão se sentir mais seguro, ou mais importantes ou sei lá. Mas essa não é a realidade em nenhum lugar do mundo, uma vez que o nosso sistema de produção foi criado para obter lucro pra poucos, ao invés de compartilhar de maneira mais justa com todos, a miséria vai estar sempre á vista, as vezes mais e as vezes menos, independente de qual lugar do mundo que a gente vá.

  • @kellykananda
    @kellykananda 6 месяцев назад +2

    Um dos comentários do depoente me chamou atenção no item 7 ( 28:24): no Canadá tem coisas legais gratuitas.
    Eu tenho muita vontade de ir pra outro país, nao para imigrar permanentemente, mas para estudar inglês. O Canadá sempre foi um dos destinos principais por causa do dólar e da natureza (amo os vídeos que vcs fazem mostrando parques, trilhas, e vistas bonitas).
    Porém, sendo classe média baixa, é muito difícil juntar dinheiro, deixar emprego e tudo mais. Nao ligaria de trabalhar como cleaner, ou outros empregos fora da minha área para me sustentar aí fora, mas tenho muito medo de nao ter o suficiente pra sobreviver e passar necessidades.
    Sou professora, tenho mestrado na minha área e trabalho no ensino fundamental e médio ha 8 anos. Sei que nao poderia lecionar no Canadá, sem fazer o curso próprio no país. E condições financeira para ir e fazer a qualificação, sozinha, nao tenho.
    A idade vai chegando e me pego pensando se vale todo esse esforço.
    Mas segue sendo um sonho, e sigo trabalhando pra realiza-lo. Se conseguirei cumprir, só Deus sabe.
    Esse é um tipo de coisa que nos faz perceber que o que é bom pra um, nao necessariamente é o sonho do outro. A maioria dos itens que ele citou, não vejo como problema.

    • @kellykananda
      @kellykananda 6 месяцев назад +3

      Sobre a educação ( 32:54 ), o ensino público no Brasil está indo para o mesmo caminho.
      Inseriram aulas de Projeto de Vida, Empreendedorismo, oratória, entre outras. A ideia é bacana, o problema é que nao qualificaram os profissionais e tiraram aulas de outras disciplinas, aumentando ainda mais a desigualdade entre o ensino da rede pública e o da rede privada.
      Por fim, sou professora de matemática e posso explicar para que serve equaçao ( 37:56 ) kkkkkk

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +2

      Oi Kelly. Obrigado pelo seu depoimento. Realmente é um projeto de vida que não é fácil. Dependendo da pessoa, pode ser ainda mais difícil. Te desejamos boa sorte no que você decidir fazer no futuro.
      Sobre a matemática, pode tentar me explicar, mas ningu;ém até hoje conseguiu. rsrsrs

  • @elimarks5511
    @elimarks5511 5 месяцев назад +1

    Eu nao lembro o nome da moça do video, mas ela sente falat de muitas coisas do brasil, obvio que ela passou por muitos traumas na questao de segurança aqui e isso é horrível, porem vc vê que muitas voisas ela ama no pais, ele ja ifolatra o Canadá errado tbm nao está se ele se sente bem e ama morar la ótimo! Mas meu amigo deixa dua esposa se espressar quando ela quer falar bem de algo que ela goste, vc a interrompe varias vezes em varios pontos que ela vai falar que gosta ou que realmente ela acha bom ou diferente, e vc nao a deixa concluir, e parece que ela se poda pra nao te deixar mal!
    Bom que vcs gostam fo Canadá e ta certo temos que sempre provurar o que nos faz bem, onde nos sintamos seguros, tranquilos, mas tbm querendo ou nao vcs tem lembravas boas daqui, e como em tds os lugares existem coisas boas e tbm ruins! Um abraço

  • @amandasoaresfuruta8530
    @amandasoaresfuruta8530 5 месяцев назад +1

    Eu moro 15 anos no Japão e não vejo a hora de voltar para o meu Brasil. Me perguntam se eu ganhasse uma casa no Canadá ou EUA se eu morava lá, mas acho que venderia e iria para o Brasil do mesmo jeito. Morar fora cansa, e não se sente em casa nunca.

  • @DonnieChoi
    @DonnieChoi 5 месяцев назад

    Eu tb nunca usei o SUS, mas meus amigos que usaram disseram que dependendo da cidade pode ser bom ou não.

  • @antoniocarlosmartins5412
    @antoniocarlosmartins5412 6 месяцев назад +2

    Depende da cidade no Brasil.
    Moro em US, se não for partícula está fu. e tudo muito caro

  • @robsonselzelin
    @robsonselzelin 6 месяцев назад +1

    "Québec é outro país.". É muito verdade! Inclusive, eles distinguem entre Canadá Anglofono e Canadá Francofono. Mas a saúde aqui é o mesmo caos do resto do país. Pelo menos os problemas com drogas são bem menos graves, não tem Cracolândia como em Toronto, por exemplo. A vida no Quebec é mais tranquila, menos vida profissional e mais vida pessoal. A coisa chata do Quebec, como todos sabem, é a questão do francês, isso é inegável.

    • @soraiamaurilio2807
      @soraiamaurilio2807 6 месяцев назад +1

      O francês só é a "coisa chata" do Quebec (ou de qualquer lugar) pra quem não fala francês.

  • @marlenedossantos3986
    @marlenedossantos3986 6 месяцев назад

    O que a maioria das pessoas não entende é que muitas vezes quando comparamos temos que fazer a relativização da situação, como por exemplo a história e geopolítica...

  • @crazyleo-ca
    @crazyleo-ca 6 месяцев назад +1

    Infelizmente concordo muito com o Dmitri na questão da educação, e olha que nem faz tanto tempo assim que eu terminei o ensino médio e faculdade, mas em ambos eu não aprendi quase nada de útil, principalmente em escola pública no Brasil.
    Queria muito ter aprendido conceitos avançados de matemática no colégio por exemplo, mas literalmente todos os professores de matemática e geometria que tive no Brasil foram horríveis, a matemática no Brasil por exemplo servia apenas pra fazer prova e pras contas baterem umas com as outras no quadro, mas o professor Brasileiro tem muita dificuldade de demonstrar como ou porquê aquelas contas existem, e que tipo de problema elas resolvem, e eu tive exatamente esse tipo de desmotivação que o Dmitri teve dos meus professores de matemática, saber que eu tinha que fazer a conta pra passar na prova.
    Hoje eu vejo que os problemas de geometria por exemplo que ele queria me ensinar na época, são usados pra resolver problemas como por exemplo na indústria de desenvolvimento de jogos, algo que sempre tive interesse e que não por conta da escola, acabei seguindo carreira e me forçando a aprender depois de velho. Isso se aplica a literalmente boa parte das coisas que ensinam no colégio. Ninguém precisa saber de oração subordinada direta e indireta pra falar português, mas ao mesmo tempo o Brasil é um dos países mais endividados do mundo porque conceitos fundamentais pra vida adulta como educação financeira por exemplo, não são ensinados na escola.
    Quando você se torna adulto e se depara com uma quantidade enorme de problemas para o qual você nunca foi preparado que você nota que muito do que você aprendeu não tem valor algum, e coisas que você deveria ter aprendido mas nunca aprendeu agora fazem uma falta enorme na sua vida.

  • @moniagross8542
    @moniagross8542 5 месяцев назад

    Só fui p o Canadá, em Montreal, andamos a noite pelo centrinho...dos grandes centros do BR. Floripa, POA SP e mesmo Curitiba não dá 😢

  • @RjVall
    @RjVall 5 месяцев назад

    Aqui no canada tem muito furto , o roubo que é vc ser abordado por uma pessoa portando arma e te colocando sob ameaça nunca soube também. Porém, as coisas tendem a piorar.

  • @glaycemendes4930
    @glaycemendes4930 6 месяцев назад +1

    Eu sonho em conhecer a vida fora do Brasil, conhecer outro idioma, cultura e até mesmo comparar qualidade de vida. Me preparando para realizar este sonho

  • @alexandremotta2000
    @alexandremotta2000 4 месяца назад

    Parabéns eu acho que vcs estão arrependidos de ter indo para Canadá . Sua esposa é muita sincera e já gostei bela nisso . Porque todo brasileiro acho os outros países melhores e nem sempre assim. Parabéns

  • @eusilva9907
    @eusilva9907 5 месяцев назад +1

    Tenho plano de saúde, MAS tenho diversos parentes que foram salvos pelo SUS. Sem falar, que se não existisse o SUS o plano provavelmente custaria o triplo.

  • @bancada-pratica-de-eletronica
    @bancada-pratica-de-eletronica 5 месяцев назад

    Acho que, as escolas, deveriam ensinar também, noções de direito....... é útil para todas as profissões.....

  • @ReginaCelyJacome
    @ReginaCelyJacome 4 месяца назад

    Vdd cada um , e diferente do outro, cada um com sua história, suas necessidades etc...

  • @PedroOliveira-sg9gt
    @PedroOliveira-sg9gt 5 месяцев назад

    Esse texto também foi publicado ma área vip dos irmãos prezia. Eu acho que muita gente imigra sem ter noção da realidade que vai encontrar. Essa é a minha impressão.

  • @robertomagnani1440
    @robertomagnani1440 5 месяцев назад

    Ótima análise

  • @lo4726
    @lo4726 4 месяца назад

    Dimitri se vcs vier a Miami Florida me avise ,sou fã de vcs ,canal nota 10😊😊😊

  • @Maxttome
    @Maxttome 6 месяцев назад +2

    Não ter saúde privada no Canadá me pega, se tivesse iria dar uma aliviada no sistema público...

  • @MateusHenrique-ch1tw
    @MateusHenrique-ch1tw 6 месяцев назад +2

    O ensino do Brasil é muito antiquado
    É como falaram no vídeo
    A escola brasileira n te prepara pra vida, só te faz decorar coisas q na maioria das vezes n vão ser úteis em nada

  • @rogerioribeiro07
    @rogerioribeiro07 6 месяцев назад +2

    Ao que se refere a Educação. Fecho com o Dimitri educação no brasil é arcaica !!!!!!!!!!!!

  • @marcio4u123
    @marcio4u123 6 месяцев назад

    Eu me lembro do Zé Betio 😂😂😂…faz tempo hein, parabéns pelo canal ❤️

  • @AnaCarlagsgelima
    @AnaCarlagsgelima 6 месяцев назад +5

    me identifico com a parte de não ser animado, eu não sou, não parece que eu gosto muito das coisas mas eu gosto, as vezes me esforço pra demonstrar mas na maioria das vezes eu to com a mesma cara e mesma emoção. eu sou super introvetida e amo ficar em casa, dia escuro salva meus olhos eu amo kkkk e eu sou nordestina kkkkk

  • @brunorjsr
    @brunorjsr 6 месяцев назад +1

    Excelente video

  • @victormartins5720
    @victormartins5720 6 месяцев назад +1

    RUclips não está notificando os vídeos 😢

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад +1

      Isso está cada vez mais complicado, mas insistimos. Já que o RUclips só atrapalha, o pessoal precisa lembrar que sempre temos vídeos novos às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10 horas (de Brasília)

  • @virginiacosta6772
    @virginiacosta6772 6 месяцев назад +2

    Gente, o fato de não fazerem os preventivos básicos aí já é o fim da picada. Atender bem em emergência é o mínimo. Fora isso acho um horrorzinho o tal família doctor que você não pode escolher. Nosso SUS demora para atender em coisas pouco graves tanto quanto os convênios. Os postinhos de bairro melhoraram muito, porém estou falando do Estado de São Paulo. O difícil aí é não poder bancar uma consulta ou um exame particular. No Brasil ainda é viável. E é claro que os brasileiros são mais comunicativos e a vida fica mais fácil. Violência aqui está feia, assim como o ensino que nivela por baixo. Depende das fases da vida uma mudança para o Canadá. Ainda acho que para famílias jovens vale a pena sim. Sempre tem volta. Tudo é experiência. Tenho filhas no Canadá e nos EUA. Na minha fase da vida não vou nem se me pagarem. Preciso das amigas, do sol e do meu seguro saúde e dentário. Como os velhos como eu sobrevivem a 8 meses de frio e neve? Sozinhos. Deus me livre dessa solidão. Não dá para morar com filhos. Ninguém merece

    • @CanadaDiario
      @CanadaDiario  6 месяцев назад

      Obrigado por compartilhar seu ponto de vista, Virginia.

    • @gigitoronto29
      @gigitoronto29 6 месяцев назад +1

      Meus sogros são Canadenses e idosos. Como eles sobrevivem no frio? Eles arrumam as malas e vão pro México 😂 Sério! Aqui é super comum idosos fazerem isso. Muitos vão para a Flórida , Portugal, Espanha, Tailândia e etc. Meus sogros foram em Janeiro e voltaram em Março.

  • @mamativaeco
    @mamativaeco 5 месяцев назад

    Sobre a escola, concordo muito com o Dimitri.

  • @sebastianadesousa8221
    @sebastianadesousa8221 6 месяцев назад +1

    Na minha cidade o SUS funciona bem.

  • @jessicacristina9052
    @jessicacristina9052 5 месяцев назад +2

    Até o básico, ser um operador de caixa no supermercado e impossível. Não é bom ser imigrante em lugar nenhum. Temos q parar com essa ilusão de os outros países serem sempre melhor. Eu sou uma vítima da sindrome de vira lata. Fui lra Alemanha, voltei amando o Brasil, mas com o passar do tempo a midia foi colocando esse od!* Contra o brasil de novo em mim

  • @RenatoSFAyres
    @RenatoSFAyres 6 месяцев назад +2

    Quanto ao acadêmico, vejo por outro ponto. Acredito que ambos os países tem prós e cons. Não sei pra que vc ter geometria/queda livre da física/ reflexo e etc… se sua criança não tem aptidão ou que não quer. Ler Jorge Amado andes dos 10 - 12 anos é bem forçado. Criança tem que ler o que ela quer - isso reflete na vida adulta (quantos leem hoje no Brasil x leitores Canadense).