Xaaaaaan! Lembra o que eu te falei nas ruas de Londres se vc tinha NOÇÃO de como as pessoas olhavam para vc com olhar de "NOSSAAA... que linda!" kkkk pois eh.... ali do seu lado era eu sendo vc do lado da sua irmã! kkkk ACREDITE! Bjs darling! =)
Primeiro vídeo abordando questões raciais em um canal que não é voltado pra esse tema que eu vejo e que não tem uma enxurrada de comentários como "ai que exagero", "ai mas nooossa". A galera daqui tá de parabéns ♥♥♥
Cara, duas situações me vieram a mente recentemente, a primeira foi vendo uma matéria sobre "Todo mundo odeia o Cris", ai lembrei que quando era criança adorava o seriado mas não me sentia representada (desculpa a audácia, eu era uma criança tola), eu gostava quando aparecia alguém branco, me sentia mais satisfeita. Fiquei pensando nisso e olhei para o lado e percebi que os egros devem sentir isso o tempo todo e isso é horrível. Outra situação e que trabalho com criação de conteúdo e sempre crio msgs com pessoas de fundo, fazendo coisas aleatórias, ai quando dou uma busca rápida no google por pessoas felizes, mulheres contentes, crianças escovando os dentes DIFICILMENTE aparace uma pessoa negra, ai busco em inglês e as vezes acho alguma coisa ai trabalho com essas imagens, pra ter o máximo de representatividade possível. Aí esses dias alguém viu meus posts e falou nossa, tem vários negros aqui e tals e eu -é? vou contar, tem (ex) 4 img de pessoas negras e 6 de pessoas brancas. Conclusão: Ver uma imagem ou um negro fora do contexto marginalizado que a mídia prega é uma surpresa, e´um opa, tem negro demais aqui e isso é no mínimo sintomático visto que a maior parte da população é negra, enfim, valores que precisam URGENTEMENTE serem revisto na nossa sociedade. Excelente vídeo, parabéns para as duas!!
Olá Hell Mother. Acabei de assistir ao vídeo e revivi um momento muito marcante em minha vida, que foi o nascimento do meu João, hoje com 5 anos. Não escolhi ser mãe solo, mas existem situações em que respiramos fundo e encaramos de frente e peito para a guerra! Sou mãe solo não por opção, mas pela escolha do pai do meu filho de não ser pai, simples! Em estado de graça fui parir meu filho numa madrugada em uma determinada maternidade bem conhecida aqui do Recife, escolhi ter meu pequeno de parto normal, o que já é visto como um grande problema, sofri horrores nas consultas com a médica me bombardeando sobre não acompanhar meu parto pq nunca se sabe quando a criança vai nascer. Simplesmente disse que João nasceria na hora dele e ponto. Mas enfim, eu em estado de graça quase parindo de parto normal, assim que o João saiu de mim, o obstetra plantonista vira para mim, que estava exausta, e me dispara sem dó nem piedade: "Mãe, o pai dele é branco né?!" Oi!?!?! Ainda toda arreganhada, recém parida, só tive forças para dizer que sim. Mas depois de respirado fundo, caído a ficha do quão racista esta pergunta descabida havia sido, decidi que não ia deixar mais isso acontecer comigo nem com meu filho. O pai do meu filho é branco, mas eu sou negra, ele tem meus traços e um tom bem mais claro que a minha pele, mas meu filho é negro. Ele é socialmente mais aceito por ser menos pigmentado que eu, ter o cabelo de cachinhos definidos, e é duro das pessoas compreenderem que sim, meu filho é negro. Nossos traços são lindos e digo isso a ele todos os dias. O racismo é uma doença, mas como a desconstrução é muito difícil, faço minha parte onde quer que eu vá! Ser negro não é facil, mas vou mostrar para o meu filho que nós somos poderosos, lindos e um povo de lutas, sempre!!!! Obrigada por este vídeo, estou muito feliz em saber que temos mais uma pessoa na linha de frente para nos ajudar nesse processo tão difícil mas que está cada vez mais empoderado e lindo! Cheiro na alma!!!!
Certa vez ouvi uma senhora falar para uma mãe negra que havia acabo de parir um bebê branco: "Menina, como seu útero é limpo!". Fiquei sem reação. Até esse vídeo, pensava que aquela tinha sido a única demonstração racista que eu havia realmente presenciado. Mas entendi que o racismo muitas vezes é velado, disfarçado... E ele, muitas vezes, nos manipula.
Nossa que ridícula. UM exemplo de racismo que me chocou muito (que vou citar, porque tá muito enraizado): Eu já assisti um comercial de sabão em pó japonês que pra mostrar O QUANTO ERA EFICIENTE NA LIMPEZA, colocou um ator negro pra entrar NA MÁQUINA DE LAVAR e saiu de lá um cara branco. Como assim, quase morri de raiva.
adorei o video. Não sou mãe, mas trabalho com crianças e teto sempre aprender e me conscientizar de como estou tratando isso com elas. Eu dou aulas de inglês, e numca vou esquecer de uma aula em que eu estava desenhando pessoas na lousa e acho que falei pra imaginarem que eram eles, e uma aluninha negra levantou a mão e disse "essa não sou eu, minha pele não é rosa". e eu parei e pensei que a minha reação ao comentário dela era importante, pra ela saber que ela tem espaço pra chamar atenção pra isso sem ser reprimida. percebi que, apesar de tomar cuidado de sempre fazer cabelos diferentes nas pessoas desenhadas, sempre fazia com a pele clara. Então pedi desculpas, falei que ela tinha razão e desenhei outra pessoa ao lado com pele negra, e passei a tomar cuidad de sempre desenhar mais de uma cor nas pessoas, e se o tempo não permtisse desenhar mais de uma, fazer as pessoas de verde, ou alguma cor que não privilegiasse ninguém. refleti bastante sobre isso, porque por mais bem intencionada que eu estivesse, não estava representando outros tons de pele dentro da sala de aula, e isso era um erro grave. ainda bem que essa aluninha linda chamou minha atenção ♥
Conheci pessoalmente Xan este ano aqui em Londres e pude aprender TANTA coisa com ela... coisas que NUNCA ME DEI CONTA, que nunca me afetaram.... pois não visto a sua pele. Londres está em outro nivel de integração racial... falei para Xan que meu médico é negro, a professora do meu filho é negra e minha dentista é negra para ela entender o NIVEL DE INTEGRAÇÃO e isso a deixou emocionada! Por conta desta integração (poder de compra) a publicidade em lojas, outdoors, propagandas de TV tem muito mais negros que no Brasil. Xan, toda vez que via uma publicidade, uma familia negra nas lojas, ou uma gerente negra simplesmente vibrava!!!!! E eu.... me envergonhava um pouco por nunca ter me dado conta de como há dois mundos, realmente.... Agora preciso contar a Xan que a melhor amiguinha do Thomas na escola se chama Chloe e advinha?!?! Ela é um amor!!! Linda, sorridente, me adoraaaa rsrsrssr "oi mamae do Thomas", ela sempre fala carinhosamente!... adoro a Chloe... ela é uma das crianças negras que estão na escolinha do meu filho! Thomas tem amiguinhos negros, japoneses, árabes, indianos e ingleses =) Como uma criança que cresce em um meio assim vai se tornar racista? Nunca!!!! Só se vier de casa mesmo =) Bjsssss, queridonas. Gi from London =)
Existe sim esta na definicao do IBGE. Dizer que nao existe e simplesmente uma politica de certos movimentos que querem faxer o apagamento dos filhos de pesdoas de relacoes interraciais
Que serviço incrível que tu tá fazendo ❤ Chorei quando ela disse a história do amiguinho que disse que ela era a menina mais linda que ele já viu. A minha melhor amiga de infância era negra e ela se odiava muito, batia a cabeça na parede e odiava o cabelo dela... É muito importante esse diálogo
Vídeo maravilhoso! eu como mãe considero que tenho aplicado as dicas e vou tentar aplicar ainda mais! Meu filho tem 4 anos e o amigo que ele mais gostava de brincar na escolinha era um menino negro (pena que ele mudou de horário) e também compro bonequinhos negros pra ele (quando encontro...)! também não permito que ninguém faça piadas ou deboche ou rotule alguém de forma pejorativa por ser negro, desde que meu filho era nenem (pra galera já ir sabendo e não se repetir)! Obrigada mais uma vez. ..É um grande serviço para a sociedade esse tipo de iniciativa....É trabalho de formiguinha mas um dia chegamos lá!
Cara, vídeo muito show, construtivo e realmente me abriu mais a mente para como educar melhor meus filhos dentro desta questão! Tbm me julgo não racista, não preconceituosa, mas vi que tenho muuuito que aprender (me vi muito como vc Hel)! Obrigada pelo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela mensagem e que as pessoas abram suas mentes para o fim do preconceito, em todos os sentidos!
Essa história da boneca negra pra meninas é muito verdade! Quando minha filha tinha 4 anos, um dia falei pra ela que quando eu encontrasse uma bonequinha negra eu iria comprar pra ela brincar (nessa época nós morávamos na Argentina e por lá é raro achar uma dessas) e ela falou que ia amar a boneca negra, mas veio com uma pergunta: "depois você pinta ela de branco?" :| eu fiquei sem reação, não sabia se brigava com ela, se chorava ou se só ficava quieta mesmo. Parei pra pensar e vi que ela simplesmente não convivia com pessoas negras, na escola dela não tinha um negro se quer, tao pouco na minha faculdade pra eu fazer amizades ou simplemente conhecer! Nosso círculos de amigos era totalmente branco. Não tinha como eu dar bronca nela, mas também nao me culpei e expliquei tudo. As vezes não tem como você fazer amizade com alguém simplesmente pela cor da pessoa ou qualquer outra coisa. Amizade tem que ter afinidade e depende de mil outras coisas, como, por exemplo, o lugar onde você está. Infelizmente...
Olá Yasmin, achei teu relato muito interessante. Entendo que seja difícil apresentar pessoas negras à sua filha por questão do convívio, mas que tal apresentar filmes infantis, séries, desenhos que tenham personagens e artistas negros a ela? Como elas sugeriram no vídeo, você pode estar desenhando com a sua filha e fazer uma criança negra, ou contar uma história e uma das características do personagem ser a pele negra, cabelos crespos, etc. E também você demonstrar como a beleza negra (e de outras etnias também) é linda, comentar como aquela atriz é bonita, como o cabelo dela black é lindo, entende? Acho que isso poderia ajudar. :)
Yasmin Trioni Lendo seu comentário lembrei de um fato quando eu ainda era criança. Quando o meu pai me levava na loja de brinquedos pra comprar uma boneca, eu nunca sentia interesse de escolher uma, e um dia meu pai me perguntou "pq eu não queria escolher" , e eu respondi, q eu queria muito ter bonecas negras pq eu acho lindas, começou um saga pra ir em busca das bonecas e acredite na minha época nunca achamos, depois q eu estava maior q a gente achou, mais era meia dúzia de bonecas negras no meio de centenas de bonecas brancas :/
Quando eu era pequena eu fui em uma loja e comprei uma boneca negra, um bebê. Vivia com ela e a achava linda. E o embate de racismo que eu tive, que eu me lembre, foi quando eu (com boneca negra, cabelo crespo) e uma amiga(com boneca loira, dos olhos azuis) estávamos brincando e fizemos um concurso de beleza, a branca venceu de lavada pelos votos dos adultos e eu fiquei irritada e comecei a dizer que a minha é mais bonita ... chegou um adulto e começou a dizer que ela era feia, horrível, olha o cabelo dela, comparando que a outra era muito superior. Pra você ver que desde pequeno nós somos ensinados que o padrão loiro, liso, branco, dos olhos azuis é o bonito e o do negro, que é na direção oposta, é o feio. Como disse a Bruna Ugá, temos que inserir mídias com negros pra tornar natural, porque É NATURAL. Eu quando menor, antes do relato, já fui uma criança racista. Minha mãe me contou que na alfabetização eu olhava feio para as crianças negras e evitava me sentar perto delas, mas com conversas que teve comigo, eu mudei (ainda bem!!) e tento o máximo que posso defender os negros, mesmo ainda cometendo alguns dos casos citados no texto. Só com representatividade mesmo é que ela vai entender e não achar que pra a boneca ficar "perfeita/melhor/normal", precisa pintar a cor da pele.
Esse postwww.geledes.org.br/10-desenhos-infantis-inteligentes-e-que-promovem-a-igualdade/#gs.K3ISMcs tem vários exemplos de IGUALDADE, cor e gênero. Entender um pouco de como acontece nodeoito.com/classicos-infantis-racistas/
Ameeeeeeeeeei a entrevista!!!!! Principalmente Hel quando você questiona se as pessoas sabem mesmo o que é o racismo, para dizerem que não são racistas. Eu não me julgava racista, pq sempre achei homens negros lindos e tinha amigos negros e tal, até que conheci meu marido e ao avisar minha família que iria levar um paquera para um almoço, alertava: "Olha ele é negro tá?" Só depois de muitos anos e de ler e ouvir muito falar sobre essas questões, percebi quanto o racismo estava (ou ainda está, sei lá) impregnado em nosso DNA. Me questionava, mas se fosse um ruivo ou loiro eu iria avisar? Hoje tento me informar muito e sempre defendo algumas bandeiras ligadas a luta pela igualdade racial. Mas ainda é preciso falar muito, discutir (se for preciso) para que a sociedade mude. Realmente, 128 anos não são suficientes para mudar o consciente coletivo. Então, bora continuar na luta! Por um mundo menos racista, para meus filhos, seus filhos, para um futuro melhor!
Agente sempre acaba avisando para evitar constrangimentos com a família, quando levava meus namorados em casa sempre avisava, ou ate hj quando estava namorando alguém, esta é a primeira pergunta que a família e as amigas fazem,ele é preto ne? rs...ou " olha gente, ele é branco"....
Nossa, dicas ótimas pra ajudar os pais a se atentarem pra uma criação mais consciente. Parabéns meninas!!! 😍 Lembrei que na minha infância eu nunca tive bonecas brancas e acho que minha mãe nunca tomou uma atitude previamente pensada sobre o fim do racismo mas inconscientemente minha mãe me criou pra não ser racista pois eu via pelo exemplo. Quando a gente é criança maioria dos adultos pensam que não escutamos as conversas ao nosso redor, era rotina ouvir conversas em casa onde negros e negras eram tratados e citados como iguais a pessoas de qualquer outra cor. Com certeza eu levei isso pra vida. Minha mãe realmente é foda. (:
*nova no canal, (obg canal das bee), e to adorando* passei o video hipnotizada pela beleza dessa moça Xan, socorro! ela é maravilinda demais! excelente video e necessário, vontade de enviar pra todas as mães brancas que eu conheço
Vídeo maravilhoso!!! Meu marido e minha filha mais velha são negros, e eu sempre enalteci a beleza dela, e ela é linda mesmo!!! Mas eu não achava que aqui no Brasil existia esse racismo todo até morar em Angola, o pior é que depois de morar lá eu pude perceber o quanto a minha filha e meu esposo sofriam racismo aqui e eu nem percebia. Um racismo "sutil ", certas expressões e comentários que às vezes passam despercebidas para quem é branco, mas o negro sente. Eu sei que em Angola a autoestima dos dois ficou visivelmente lá em cima, a Victória soltava o cabelo e ia para a escola do jeito que estivesse e fazia o maior sucesso!!! Quando voltamos ela passou a querer molhar o cabelo todo dia e dizer que não gosta dele cheio (acho que isso é um sinal né). O mais legal é que eu chegava na escola, praticamente a única branca no pátio, e parecia que eu era negra também!! Ninguém me fazia sentir inferior ou diferente, mas quando é o contrário eu sei que a situação é bem diferente. Parabéns pela iniciativa!!! Precisamos de mais pessoas assim!! Beijos
Xan maravilhosa. Hel, obrigada por trazê-la pro teu canal. Sobre o que foi dito de uma mulher negra ter dois filhos do mesmo pai, minha mãe passou por isso e por muitas outras reproduções de racismo ao longo dos 24 anos da minha existência. Acho muito importante falar sobre isso. Gratidão infinita
comecei ver ontem à noite pelo Canal das Bee e já estou viciada. Sou filha, sobrinha, prima e amiga de mãe solo (até agora conheço esse termo) e também tentando desconstruir o racismo. E muita felicidade ver duas mulheres tão maravilhosas transformando DE FATO o mundo. Beijão e abraço gigante!
Moro aqui em Salvador sou filha de mãe negra e pai branco e sempre me indignava na escola quando mais nova porque todos os meu colegas diziam que era impossível ela ser minha mãe por ser negra e nunca contei em casa pq achava tão absurdo que não tinha coragem de contar aquilo a minha mãe e olha que era uma escola pública e de maioria negra. Ainda é preciso ocorrer essa mudança dentro de casa criar as nossas crianças com igualdade e livres do racismo ou qualquer preconceito.
Me sensibilizo veemente com tudo que foi falado no seu vídeo, miga Hel. Há de se inserir o "diferente" em todos os momentos que for possível. Nada eh mais rico que a vivência do diferente. Por favor ser humano vivente, enalteça sempre o que todos possuem em sua essência interna, apenas importando a essência da igualdade de valores; em qualquer recorte (termo atual, em voga, etc..) de discussão social ou apenas quando seu filho ou filha identificar isso como sendo algo negativo - quando fizer uso, ou ser vítima, de preconceito. Saiba identificar como fazer desse apontamento do diferente como forma de enaltecimento de qualidades, de coisas boas, de identidade de um indivíduo, em sua plenitude e verdade..... Bjs miga Hel!!!!!
Como curtir mil vezes?! Vocês são mulheres incríveis, que merecem hoje e sempre a minha admiração. Obrigado por trazer essa discussão a tona, informar e conscientizar sobre o racismo. Me engrandeceu muito. Novamente, obrigada.
Quando eu era criança, eu sonhava em ter uma boneca negra (eu sou branca), mas eu tinha pessoas da minha famílias que eram negras acho que por isso que eu queria tanto, foi um inferno achar uma boneca negra para mim, só achamos quando o meu tio que era negro deu um casal e bonecos negros para minha tia e ai ela me deu o menino, e ai uns anos depois minha vó me deu outra boneca negra, que era meu brinquedo favorito e tal. Mas toda essa dificuldade para achar um simples brinquedo, mostra que a indústria na verdade não ta ligando para diversidade, o importante é a venda e se é a boneca branca que vende mais é ela que vai ter e acabou.
Conheci seu canal ha pouco tempo, tenho um menininho de 1 ano e 2 meses, e cara, me identifico demais com você! racho os bico! parece que me vejo, em você, mto brisa!Parabens pelo seu canal!
MARAVILHOSO 💜 Já mostrei esse vídeo pra minha mãe, que como professora, mãe de uma criança e vó de um bebê, pode fazer toda a diferença 💜 obrigada pelo conteúdo!
Adoro a forma esclarecida, de um ponto de vista que só quem tá dentro, que sente na pele pode nos passar. Seja no vídeo do Biel, da mãe solo e agora mais esse pra lacrar 👏👏👏👏 Sem palavras para a reflexão que esse vídeo me trouxe...
Mais um vídeo SENSACIONAL!!!! Daqueles que te colocar pra refletir.... Me sinto chocada ao perceber que já posso ter cometido (e cometi) ações, pensamentos e afins racistas. Nem minha própria cor eu sabia definir... >< De fato.... as pessoas tem um longo trajeto até conseguirem quebrar essa barreira... e tantas outras. Hel arrasou, mais um vídeo perfeito! Xan você é linda, inteligente sem mais!
como eu amo vocês!!! necessárias para a humanidade! vcs tinham que ver a confusão generalizada que foi ano passado quando eu virei pra minha família e disse que sou negra :)
Cara que vídeo, muitos assuntos que ja tinha começado a pensar e auto-avalaiar, mas nunca tinha conseguido fazer uma síntese tão precisa e profunda. Obrigada, obrigada, obrigada Xan
Este vídeo está entre os mais maravilhosos que já vi!!! Vocês são incríveis! Conheço a Xan há mais tempo e sou apaixonada por ela! Hel, também amo seu canal!!! QUE INSPIRAÇÃO, SUAS LINDAS!!!!
Acabei de chegar no canal, adorei o vídeo! Se eu visse vocês duas na rua ia BABAR muito na Xan e nem ia te perceber, viva a beleza negra assumida, vocês são lindas!
Hel sua linda, amo acompanhar seu canal,não tenho filhos, mas esse canal não é CLARAMENTE só pra mamães, todos deviam ver seus vídeos, temas incríveis 💓 sou apaixonada com vc mulher parabéns pela pessoa foda que vc é 😘😘😘
Bate papo muito bom... A desconstrução devem se iniciar dentro de casa mesmo... Todas as pessoas de pele clara, devem fazer esse trabalho de desconstrução do racismo urgente, agora, ontem, já... Começar a ver as pessoas por caráter e não pela pele da cor... Madiba pra sempre...
Você percebe o preconceito inserido quando a pessoa vê um negro "amigo" e diz que ele é moreno, e um negro "qualquer" preto, neguinho! Video lindo parabéns. Ser mulher tem suas dificuldades, aí ser negra ou/e ser gorda! Temos muito que mudar e é sim ensinando nossos filhos
Nossa cara que vídeo maravilhosos, vontade de sair na rua mostrado ele pra todos mundo, dizer "oh tu! vem ca que preciso te mostrar uma coisa" kkkk . Bom de mais, parabéns gurias eu precisava assistir ele.
Adorei o video! tenho um filho de 5 anos e uma das minhas grandes lutas é que ele não seja racista. Fui criada ao redor de primos e tios negros, então, para mim (apesar de ser branca) não sabia o que era o racismo. Meu filho é branco, tenho amigos negros, mas ele estuda em um local onde 99% são brancos. Já dei mais de um boneco negro para ele, pois é consegui!!! Quanto a questão da beleza, esses dias fiz um teste com ele: mostrei no celular uam foto daquela atris Lupita N´yongo e perguntei: "Nossa, filho ela é bonita né?" Ele respondeu taxativo: NAO. Perguntei o porquê e ele respondeu: "Porque ela tem cabelo curto." Ufa!! Como vocês disseram, a descontrução do preconceito tem que partir não só dentro de casa, mas a escola e toda sociedade. Já peguei ele repetindo termos racistas e homofóbicos dentro de casa sem saber sobre o que estava falando. A sociedade reproduz coisas ruins sem saber. Vamos reproduzir coisas boas?
Helen, não sou mãe e ainda vou demorar pra ser, mas que canal maravilhoso!!! Quanto aprendizado incrível. Obrigada por existir, continue com esse trabalho sensacional que vc faz
Hel, Amei este vídeo. Sou madrinha de uma criança negra (ela é filha da minha melhor amiga) e sempre reflito como a realidade delas é completamente diferente da minha. Como doí perceber meus privilégios!! É tão difícil esta desconstrução! Busco sempre trazer isso a tona, seja no trabalho, na faculdade ou até mesmo com a minha afilhada (que é linda, inteligente e fenomenal!)
Faz tempo que estou procurando sobre esse assunto! Vcs podiam fazer mais vídeos falando desse tema! Muito muito obrigada! Curtido, comentado e compartilhado!
Não ta sem audio, oque aconteceu é que as falas so saem no lado esquerdo do fone, e o chiado do lava jato e a musiquinha no direito, Hell obg pela representatividade
Hel ja tem um tempo q acompanho seu canal, mas to sem palavras para dizer sobre esta entrevista... to com os olhos cheios d'agua... mto importante esta conversa, sempre tive a preocupaçao de ensinar pro meu filho sobre o racismo mas nao sabia como.... e, cara to sem palavras mesmo parabens parabens parabens... pelamorrrrr fale mais sobre, a gente agradece... bju te adoro
Por ter a pele menos pigmentada e o tipo de cabelos menos crespo, eu sempre era elogiada quando criança, já os meus irmãos (mesmo sendo lindos) não eram elogiados pelos amigos dos nossos pais e pessoas em locais diversos(década de 90); eu nunca tive uma boneca negra, os meus irmãos casaram-se com mulheres brancas (por que será?). Semana passada uma amiga negra viu a foto de uma garota que eu estou ficando e disse: "Uau, amiga você gosta da cor, ela é linda, inclusive." Há racismo em nós negros, socialmente apresentado, é claro. :'( Maravilhosa a Xan Ravelli ! Obrigada Hell Mother!
Eu sempre fui uma louca mesmo pra essa sociedade, desde pequena achava ridícula essa definição de tem olho claro e pele clara é lindo, me lembro até hoje um garoto na minha escola que era uma negação, chato pra caramba, mas por ter pele e olho claro as meninas babavam nele, aí como eu tinha raiva das minhas amigas com essa frescura! Melhor coisa que fiz foi colocar meus filhos para estudarem numa escola pública, sei que é difícil que não é o melhor ensino mas lá eles tem contato com pessoas de vários tipos, antes na escola particular eles dificilmente viam uma criança negra, e as crianças eram a maioria mimadas só queriam fazer amizades com eles se eles levassem brinquedos caros, eu cansei disso, hoje na pública eles convivem com todo tipo de crianças e tem amigos que estão com eles porque querem e não porque eles tem brinquedos caros!
Amei vídeo. Precisamos abordar muito esse assunto. Minha família é metade negra e metade "branca", meu filho de 5 anos nunca questionou nada. Mas depois que trocou de escola ele começou sempre a se referir assim "Fulano marrom...", foi aí que percebi que o ambiente em que ele frequentava estava contaminando ele com o racismo velado e eu comecei a trabalhar isso com ele.
Tenho um amigo na Bahia que usava um Black maravilhoso no cabelo e cortou, perguntei pq ele tinha feito aquilo. Ele mora em comunidade pobre e disse que toda vez que passava pela polícia era revistado e marginalizado. Coloquei meu filho em uma escola mais cara esse ano, na reunião de pais começaram a falar das apostilas do ano que vem que vai tratar sobre racismo e terão bonequinhos negros nas apostilas. Olhei ao redor e não tinha uma pessoa negra. Estou falando de uma quantidade de mais ou menos 50 pais. Eu que sou branca fiquei em choque e saí da reunião, imagina... ano que vem ele volta para escola antiga.
Olha, eu aprendi as minhas noções de respeito e sociedade pela minha tia principalmente e em segundo plano pelos canais, escolas que eu passei e programas que não eram mainstream (roda viva, filmes a perder de vista e séries), lembro que eu cresci escutando não só o racismo acontecer, assim como a homofobia e o machismo... Lembro de ouvir faz tal coisa por ser um comportamento mais masculino ou que fez tal coisa por ser negro ou a erotização frequente e o desrespeito seja por um tio bêbado ou por um amigo de fulano importante, passa muitas brancas e a única Negra que passa, eles soltam: ah olha que negrinha bonita! Questionava porque a Negra era só definida como bonita e não como simpática, inteligente, empática (o chato do círculo, a esquerdinha, sendo que eu nem voto pro PSOL) mas isso veio somente após a convivência na escola e a minha tia no meu pé pra não fazer o preconceito acontecer. Me vejo hoje, numa situação complicada de saída de armário e viver com o preconceito dentro da família, por exemplo, achar que viado é xingamento ou que comentários de discriminação a outros não te afetem, lembro que quando passei por bullying, recebi bronca por passar por bullying sendo menino, classe média alta... Queria ver da sua perspectiva de mãe sobre como lidar com a homofobia, o papel de seu filho em fazer ou sofrer o bullying e como foi pra vc ou será caso ele seja algo que culturalmente você recrimina... E se ele te pedisse pra respeitar e não necessariamente aceitar, você ficaria com raiva dele ou entenderia? Gostaria que falasse também, sei que é muito pedido, sobre a cultura do filho único homem, um comportamento que foi legitimado por lei na China e aqui edificado pelo machismo... Um beijo Hell!
Adorei! Os professores realmente não sabem combater pois estão inseridos na sociedade que também não sabe. Precisamos de mais vídeos como esse pra esclarecer as pessoas. Eu, inclusive, continuo na dúvida se é politicamente correto falar negro ou preto. Já vi pessoas falando que era negro e outras falando que é preto. Então, falo negro. Mas ainda fico na dúvida. 😘😘😘
Que vídeo maravilhoso, muito obrigada por ele. Não sou mãe, porém tenho dois afilhados e convivo muito com eles. Como mulher e madrinha negra, farei o possível para ajudar na criação não racista deles 💙
Muito bom este tema quero criar meu filho que já está chegando mostrando que os negros são lindos e merecem o mesmo respeito. Minha pele é pouco pigmentada mas durante muito tempo sofre um certo racismo por não ter o cabelo liso. Desde criança raspei o cabelo porque diziam que não podia ter o cabelo grande. Hoje quero mudar isso! Grande abraço e parabéns pelo canal.
MEO DEOOOOOS MULHER QUE VIDEO É ESSE???? CHORAY AKIIIIII
8 лет назад+7
Muito legal a iniciativa, @HelMother, mas vale ressaltar a etimologia racista da palavra mulato, o qual a Xan não está ligada. Chamava-se as negras da senzala de mulatas para compará-las às cruzas de cavalo com jumento (pt.wikipedia.org/wiki/Mulato). Então, SEMPRE preferi ser chamada de morena do que de mulata. Não ensine pra ninguém chamar outro negro de mulato. Se ele souber a etimologia racista da palavra, ele se sentirá ofendido.
OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA... emocionada em falar sobre Maternidade Negra aqui no seu canal. E bora botar as crianças pra brincar. Mil beijos
Obrigada por toda essa sua fala. Abordou muito bem a situação!
PS: to apaixonadissima.
Soul Vaidosa maravilhoooooosaaaaaa minha amiga parabéns por expor tão bem!!!!!! Arrasou!!!!!!
Xaaaaaan! Lembra o que eu te falei nas ruas de Londres se vc tinha NOÇÃO de como as pessoas olhavam para vc com olhar de "NOSSAAA... que linda!" kkkk pois eh.... ali do seu lado era eu sendo vc do lado da sua irmã! kkkk ACREDITE! Bjs darling! =)
Maravilhosa!
Maravilhosa, não poderia me sentir mais contemplada com as suas palavras
Primeiro vídeo abordando questões raciais em um canal que não é voltado pra esse tema que eu vejo e que não tem uma enxurrada de comentários como "ai que exagero", "ai mas nooossa".
A galera daqui tá de parabéns ♥♥♥
Cara, duas situações me vieram a mente recentemente, a primeira foi vendo uma matéria sobre "Todo mundo odeia o Cris", ai lembrei que quando era criança adorava o seriado mas não me sentia representada (desculpa a audácia, eu era uma criança tola), eu gostava quando aparecia alguém branco, me sentia mais satisfeita. Fiquei pensando nisso e olhei para o lado e percebi que os egros devem sentir isso o tempo todo e isso é horrível.
Outra situação e que trabalho com criação de conteúdo e sempre crio msgs com pessoas de fundo, fazendo coisas aleatórias, ai quando dou uma busca rápida no google por pessoas felizes, mulheres contentes, crianças escovando os dentes DIFICILMENTE aparace uma pessoa negra, ai busco em inglês e as vezes acho alguma coisa ai trabalho com essas imagens, pra ter o máximo de representatividade possível. Aí esses dias alguém viu meus posts e falou nossa, tem vários negros aqui e tals e eu -é? vou contar, tem (ex) 4 img de pessoas negras e 6 de pessoas brancas. Conclusão: Ver uma imagem ou um negro fora do contexto marginalizado que a mídia prega é uma surpresa, e´um opa, tem negro demais aqui e isso é no mínimo sintomático visto que a maior parte da população é negra, enfim, valores que precisam URGENTEMENTE serem revisto na nossa sociedade.
Excelente vídeo, parabéns para as duas!!
Jessica Tomé aqui temmm 😍 m.flickr.com/#/photos/wocintechchat/
Bahhhhhh Pamela, valeu!! Super útil, mesmooooo ♥
vou usar também obrigada!
Olá Hell Mother. Acabei de assistir ao vídeo e revivi um momento muito marcante em minha vida, que foi o nascimento do meu João, hoje com 5 anos.
Não escolhi ser mãe solo, mas existem situações em que respiramos fundo e encaramos de frente e peito para a guerra! Sou mãe solo não por opção, mas pela escolha do pai do meu filho de não ser pai, simples!
Em estado de graça fui parir meu filho numa madrugada em uma determinada maternidade bem conhecida aqui do Recife, escolhi ter meu pequeno de parto normal, o que já é visto como um grande problema, sofri horrores nas consultas com a médica me bombardeando sobre não acompanhar meu parto pq nunca se sabe quando a criança vai nascer. Simplesmente disse que João nasceria na hora dele e ponto.
Mas enfim, eu em estado de graça quase parindo de parto normal, assim que o João saiu de mim, o obstetra plantonista vira para mim, que estava exausta, e me dispara sem dó nem piedade: "Mãe, o pai dele é branco né?!" Oi!?!?! Ainda toda arreganhada, recém parida, só tive forças para dizer que sim. Mas depois de respirado fundo, caído a ficha do quão racista esta pergunta descabida havia sido, decidi que não ia deixar mais isso acontecer comigo nem com meu filho. O pai do meu filho é branco, mas eu sou negra, ele tem meus traços e um tom bem mais claro que a minha pele, mas meu filho é negro. Ele é socialmente mais aceito por ser menos pigmentado que eu, ter o cabelo de cachinhos definidos, e é duro das pessoas compreenderem que sim, meu filho é negro. Nossos traços são lindos e digo isso a ele todos os dias.
O racismo é uma doença, mas como a desconstrução é muito difícil, faço minha parte onde quer que eu vá!
Ser negro não é facil, mas vou mostrar para o meu filho que nós somos poderosos, lindos e um povo de lutas, sempre!!!!
Obrigada por este vídeo, estou muito feliz em saber que temos mais uma pessoa na linha de frente para nos ajudar nesse processo tão difícil mas que está cada vez mais empoderado e lindo!
Cheiro na alma!!!!
Certa vez ouvi uma senhora falar para uma mãe negra que havia acabo de parir um bebê branco: "Menina, como seu útero é limpo!". Fiquei sem reação. Até esse vídeo, pensava que aquela tinha sido a única demonstração racista que eu havia realmente presenciado. Mas entendi que o racismo muitas vezes é velado, disfarçado... E ele, muitas vezes, nos manipula.
estou chocada
Joyce Oliveira Mano, muito chocada com isso!!!!
Joyce Oliveira putz... que pesado uma coisa dessas
Nossa que ridícula. UM exemplo de racismo que me chocou muito (que vou citar, porque tá muito enraizado): Eu já assisti um comercial de sabão em pó japonês que pra mostrar O QUANTO ERA EFICIENTE NA LIMPEZA, colocou um ator negro pra entrar NA MÁQUINA DE LAVAR e saiu de lá um cara branco. Como assim, quase morri de raiva.
nossa. Que tristeza. Que tristeza :(
adorei o video. Não sou mãe, mas trabalho com crianças e teto sempre aprender e me conscientizar de como estou tratando isso com elas. Eu dou aulas de inglês, e numca vou esquecer de uma aula em que eu estava desenhando pessoas na lousa e acho que falei pra imaginarem que eram eles, e uma aluninha negra levantou a mão e disse "essa não sou eu, minha pele não é rosa". e eu parei e pensei que a minha reação ao comentário dela era importante, pra ela saber que ela tem espaço pra chamar atenção pra isso sem ser reprimida. percebi que, apesar de tomar cuidado de sempre fazer cabelos diferentes nas pessoas desenhadas, sempre fazia com a pele clara. Então pedi desculpas, falei que ela tinha razão e desenhei outra pessoa ao lado com pele negra, e passei a tomar cuidad de sempre desenhar mais de uma cor nas pessoas, e se o tempo não permtisse desenhar mais de uma, fazer as pessoas de verde, ou alguma cor que não privilegiasse ninguém. refleti bastante sobre isso, porque por mais bem intencionada que eu estivesse, não estava representando outros tons de pele dentro da sala de aula, e isso era um erro grave. ainda bem que essa aluninha linda chamou minha atenção ♥
Conheci pessoalmente Xan este ano aqui em Londres e pude aprender TANTA coisa com ela... coisas que NUNCA ME DEI CONTA, que nunca me afetaram.... pois não visto a sua pele. Londres está em outro nivel de integração racial... falei para Xan que meu médico é negro, a professora do meu filho é negra e minha dentista é negra para ela entender o NIVEL DE INTEGRAÇÃO e isso a deixou emocionada! Por conta desta integração (poder de compra) a publicidade em lojas, outdoors, propagandas de TV tem muito mais negros que no Brasil. Xan, toda vez que via uma publicidade, uma familia negra nas lojas, ou uma gerente negra simplesmente vibrava!!!!! E eu.... me envergonhava um pouco por nunca ter me dado conta de como há dois mundos, realmente.... Agora preciso contar a Xan que a melhor amiguinha do Thomas na escola se chama Chloe e advinha?!?! Ela é um amor!!! Linda, sorridente, me adoraaaa rsrsrssr "oi mamae do Thomas", ela sempre fala carinhosamente!... adoro a Chloe... ela é uma das crianças negras que estão na escolinha do meu filho! Thomas tem amiguinhos negros, japoneses, árabes, indianos e ingleses =) Como uma criança que cresce em um meio assim vai se tornar racista? Nunca!!!! Só se vier de casa mesmo =) Bjsssss, queridonas. Gi from London =)
chorei!
PQP a Xan é fodaaa!!! #amo
eu não sou mãe, eu não sou negra, mas eu aprendo pra caralho com vcs!
"Pardo não existe" ganhei meu dia, obrigada.
HEY HIMURA pardo pra mim é aquele papel haha
Existe sim esta na definicao do IBGE. Dizer que nao existe e simplesmente uma politica de certos movimentos que querem faxer o apagamento dos filhos de pesdoas de relacoes interraciais
Que serviço incrível que tu tá fazendo ❤ Chorei quando ela disse a história do amiguinho que disse que ela era a menina mais linda que ele já viu. A minha melhor amiga de infância era negra e ela se odiava muito, batia a cabeça na parede e odiava o cabelo dela... É muito importante esse diálogo
que video necessário!!!!
faz mais videos com esse tema. É mt importante!
Vídeo maravilhoso! eu como mãe considero que tenho aplicado as dicas e vou tentar aplicar ainda mais! Meu filho tem 4 anos e o amigo que ele mais gostava de brincar na escolinha era um menino negro (pena que ele mudou de horário) e também compro bonequinhos negros pra ele (quando encontro...)! também não permito que ninguém faça piadas ou deboche ou rotule alguém de forma pejorativa por ser negro, desde que meu filho era nenem (pra galera já ir sabendo e não se repetir)! Obrigada mais uma vez. ..É um grande serviço para a sociedade esse tipo de iniciativa....É trabalho de formiguinha mas um dia chegamos lá!
Cara, vídeo muito show, construtivo e realmente me abriu mais a mente para como educar melhor meus filhos dentro desta questão! Tbm me julgo não racista, não preconceituosa, mas vi que tenho muuuito que aprender (me vi muito como vc Hel)! Obrigada pelo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela mensagem e que as pessoas abram suas mentes para o fim do preconceito, em todos os sentidos!
Meudeus, Helen! Zerou o RUclips! Que vídeo M A R A V I L H O S O! Estou apaixonada
Essa história da boneca negra pra meninas é muito verdade! Quando minha filha tinha 4 anos, um dia falei pra ela que quando eu encontrasse uma bonequinha negra eu iria comprar pra ela brincar (nessa época nós morávamos na Argentina e por lá é raro achar uma dessas) e ela falou que ia amar a boneca negra, mas veio com uma pergunta: "depois você pinta ela de branco?"
:| eu fiquei sem reação, não sabia se brigava com ela, se chorava ou se só ficava quieta mesmo. Parei pra pensar e vi que ela simplesmente não convivia com pessoas negras, na escola dela não tinha um negro se quer, tao pouco na minha faculdade pra eu fazer amizades ou simplemente conhecer! Nosso círculos de amigos era totalmente branco. Não tinha como eu dar bronca nela, mas também nao me culpei e expliquei tudo. As vezes não tem como você fazer amizade com alguém simplesmente pela cor da pessoa ou qualquer outra coisa. Amizade tem que ter afinidade e depende de mil outras coisas, como, por exemplo, o lugar onde você está. Infelizmente...
Olá Yasmin, achei teu relato muito interessante. Entendo que seja difícil apresentar pessoas negras à sua filha por questão do convívio, mas que tal apresentar filmes infantis, séries, desenhos que tenham personagens e artistas negros a ela? Como elas sugeriram no vídeo, você pode estar desenhando com a sua filha e fazer uma criança negra, ou contar uma história e uma das características do personagem ser a pele negra, cabelos crespos, etc. E também você demonstrar como a beleza negra (e de outras etnias também) é linda, comentar como aquela atriz é bonita, como o cabelo dela black é lindo, entende? Acho que isso poderia ajudar. :)
Yasmin Trioni Lendo seu comentário lembrei de um fato quando eu ainda era criança. Quando o meu pai me levava na loja de brinquedos pra comprar uma boneca, eu nunca sentia interesse de escolher uma, e um dia meu pai me perguntou "pq eu não queria escolher" , e eu respondi, q eu queria muito ter bonecas negras pq eu acho lindas, começou um saga pra ir em busca das bonecas e acredite na minha época nunca achamos, depois q eu estava maior q a gente achou, mais era meia dúzia de bonecas negras no meio de centenas de bonecas brancas :/
Quando eu era pequena eu fui em uma loja e comprei uma boneca negra, um bebê. Vivia com ela e a achava linda. E o embate de racismo que eu tive, que eu me lembre, foi quando eu (com boneca negra, cabelo crespo) e uma amiga(com boneca loira, dos olhos azuis) estávamos brincando e fizemos um concurso de beleza, a branca venceu de lavada pelos votos dos adultos e eu fiquei irritada e comecei a dizer que a minha é mais bonita ... chegou um adulto e começou a dizer que ela era feia, horrível, olha o cabelo dela, comparando que a outra era muito superior. Pra você ver que desde pequeno nós somos ensinados que o padrão loiro, liso, branco, dos olhos azuis é o bonito e o do negro, que é na direção oposta, é o feio. Como disse a Bruna Ugá, temos que inserir mídias com negros pra tornar natural, porque É NATURAL. Eu quando menor, antes do relato, já fui uma criança racista. Minha mãe me contou que na alfabetização eu olhava feio para as crianças negras e evitava me sentar perto delas, mas com conversas que teve comigo, eu mudei (ainda bem!!) e tento o máximo que posso defender os negros, mesmo ainda cometendo alguns dos casos citados no texto. Só com representatividade mesmo é que ela vai entender e não achar que pra a boneca ficar "perfeita/melhor/normal", precisa pintar a cor da pele.
Esse postwww.geledes.org.br/10-desenhos-infantis-inteligentes-e-que-promovem-a-igualdade/#gs.K3ISMcs tem vários exemplos de IGUALDADE, cor e gênero. Entender um pouco de como acontece nodeoito.com/classicos-infantis-racistas/
VIDEO SUPER NECESSÁRIO! Adorei!
Xan arrasa
Nossa, que soco na cara esse vídeo. Nunca tinha pensado na questão do convívio das crianças com pessoas negras dessa forma. Obrigada, suas lindas!
Ameeeeeeeeeei a entrevista!!!!! Principalmente Hel quando você questiona se as pessoas sabem mesmo o que é o racismo, para dizerem que não são racistas. Eu não me julgava racista, pq sempre achei homens negros lindos e tinha amigos negros e tal, até que conheci meu marido e ao avisar minha família que iria levar um paquera para um almoço, alertava: "Olha ele é negro tá?" Só depois de muitos anos e de ler e ouvir muito falar sobre essas questões, percebi quanto o racismo estava (ou ainda está, sei lá) impregnado em nosso DNA. Me questionava, mas se fosse um ruivo ou loiro eu iria avisar? Hoje tento me informar muito e sempre defendo algumas bandeiras ligadas a luta pela igualdade racial. Mas ainda é preciso falar muito, discutir (se for preciso) para que a sociedade mude. Realmente, 128 anos não são suficientes para mudar o consciente coletivo. Então, bora continuar na luta! Por um mundo menos racista, para meus filhos, seus filhos, para um futuro melhor!
Agente sempre acaba avisando para evitar constrangimentos com a família, quando levava meus namorados em casa sempre avisava, ou ate hj quando estava namorando alguém, esta é a primeira pergunta que a família e as amigas fazem,ele é preto ne? rs...ou " olha gente, ele é branco"....
Eu simplesmente n tô sabendo lidar com esse vídeo! Que lindeza, quanta reflexão, mulheres maravilhosaaas!
Nossa, dicas ótimas pra ajudar os pais a se atentarem pra uma criação mais consciente. Parabéns meninas!!! 😍
Lembrei que na minha infância eu nunca tive bonecas brancas e acho que minha mãe nunca tomou uma atitude previamente pensada sobre o fim do racismo mas inconscientemente minha mãe me criou pra não ser racista pois eu via pelo exemplo. Quando a gente é criança maioria dos adultos pensam que não escutamos as conversas ao nosso redor, era rotina ouvir conversas em casa onde negros e negras eram tratados e citados como iguais a pessoas de qualquer outra cor. Com certeza eu levei isso pra vida.
Minha mãe realmente é foda. (:
*nova no canal, (obg canal das bee), e to adorando*
passei o video hipnotizada pela beleza dessa moça Xan, socorro! ela é maravilinda demais!
excelente video e necessário, vontade de enviar pra todas as mães brancas que eu conheço
Vídeo maravilhoso!!! Meu marido e minha filha mais velha são negros, e eu sempre enalteci a beleza dela, e ela é linda mesmo!!! Mas eu não achava que aqui no Brasil existia esse racismo todo até morar em Angola, o pior é que depois de morar lá eu pude perceber o quanto a minha filha e meu esposo sofriam racismo aqui e eu nem percebia. Um racismo "sutil ", certas expressões e comentários que às vezes passam despercebidas para quem é branco, mas o negro sente. Eu sei que em Angola a autoestima dos dois ficou visivelmente lá em cima, a Victória soltava o cabelo e ia para a escola do jeito que estivesse e fazia o maior sucesso!!! Quando voltamos ela passou a querer molhar o cabelo todo dia e dizer que não gosta dele cheio (acho que isso é um sinal né). O mais legal é que eu chegava na escola, praticamente a única branca no pátio, e parecia que eu era negra também!! Ninguém me fazia sentir inferior ou diferente, mas quando é o contrário eu sei que a situação é bem diferente. Parabéns pela iniciativa!!! Precisamos de mais pessoas assim!! Beijos
Mamães, mostrem a Mc Soffia para seus filhos! Ela tem 12 anos e canta músicas sobre representividade negra para crianças.
Xan maravilhosa. Hel, obrigada por trazê-la pro teu canal. Sobre o que foi dito de uma mulher negra ter dois filhos do mesmo pai, minha mãe passou por isso e por muitas outras reproduções de racismo ao longo dos 24 anos da minha existência. Acho muito importante falar sobre isso. Gratidão infinita
comecei ver ontem à noite pelo Canal das Bee e já estou viciada. Sou filha, sobrinha, prima e amiga de mãe solo (até agora conheço esse termo) e também tentando desconstruir o racismo. E muita felicidade ver duas mulheres tão maravilhosas transformando DE FATO o mundo. Beijão e abraço gigante!
Moro aqui em Salvador sou filha de mãe negra e pai branco e sempre me indignava na escola quando mais nova porque todos os meu colegas diziam que era impossível ela ser minha mãe por ser negra e nunca contei em casa pq achava tão absurdo que não tinha coragem de contar aquilo a minha mãe e olha que era uma escola pública e de maioria negra. Ainda é preciso ocorrer essa mudança dentro de casa criar as nossas crianças com igualdade e livres do racismo ou qualquer preconceito.
Me sensibilizo veemente com tudo que foi falado no seu vídeo, miga Hel. Há de se inserir o "diferente" em todos os momentos que for possível. Nada eh mais rico que a vivência do diferente. Por favor ser humano vivente, enalteça sempre o que todos possuem em sua essência interna, apenas importando a essência da igualdade de valores; em qualquer recorte (termo atual, em voga, etc..) de discussão social ou apenas quando seu filho ou filha identificar isso como sendo algo negativo - quando fizer uso, ou ser vítima, de preconceito. Saiba identificar como fazer desse apontamento do diferente como forma de enaltecimento de qualidades, de coisas boas, de identidade de um indivíduo, em sua plenitude e verdade..... Bjs miga Hel!!!!!
Como curtir mil vezes?! Vocês são mulheres incríveis, que merecem hoje e sempre a minha admiração. Obrigado por trazer essa discussão a tona, informar e conscientizar sobre o racismo. Me engrandeceu muito. Novamente, obrigada.
nossa vídeo espetacular ..a Xan arrebenta nas argumentações. questionamentos feminismo...apaixonada por essa mulher..
Quando eu era criança, eu sonhava em ter uma boneca negra (eu sou branca), mas eu tinha pessoas da minha famílias que eram negras acho que por isso que eu queria tanto, foi um inferno achar uma boneca negra para mim, só achamos quando o meu tio que era negro deu um casal e bonecos negros para minha tia e ai ela me deu o menino, e ai uns anos depois minha vó me deu outra boneca negra, que era meu brinquedo favorito e tal. Mas toda essa dificuldade para achar um simples brinquedo, mostra que a indústria na verdade não ta ligando para diversidade, o importante é a venda e se é a boneca branca que vende mais é ela que vai ter e acabou.
Hel eu só consigo te amar!!!
melhor melhor mais top vídeo!!!! lacrou muito Xan
Conheci seu canal ha pouco tempo, tenho um menininho de 1 ano e 2 meses, e cara, me identifico demais com você! racho os bico! parece que me vejo, em você, mto brisa!Parabens pelo seu canal!
MARAVILHOSO 💜
Já mostrei esse vídeo pra minha mãe, que como professora, mãe de uma criança e vó de um bebê, pode fazer toda a diferença 💜 obrigada pelo conteúdo!
Adoro a forma esclarecida, de um ponto de vista que só quem tá dentro, que sente na pele pode nos passar. Seja no vídeo do Biel, da mãe solo e agora mais esse pra lacrar 👏👏👏👏 Sem palavras para a reflexão que esse vídeo me trouxe...
Mais um vídeo SENSACIONAL!!!!
Daqueles que te colocar pra refletir.... Me sinto chocada ao perceber que já posso ter cometido (e cometi) ações, pensamentos e afins racistas. Nem minha própria cor eu sabia definir... ><
De fato.... as pessoas tem um longo trajeto até conseguirem quebrar essa barreira... e tantas outras.
Hel arrasou, mais um vídeo perfeito!
Xan você é linda, inteligente sem mais!
Velho, quando o áudio estourou, é que ficou bom!Adorei! =D Compartilhando em 3,2,1...
OMG! Como não conheci seu canal antes??
Vim por causa do Canal da Bee
Maravilhosas, assunto super necessário e precisamos mesmo mudar esse mundo, já deu de racismo, lgbtfobia, machismo...
Eu jamais havia pensado sobre isso, obrigada Hel e Xan por proporcionarem essa reflexão tão importante
como eu amo vocês!!! necessárias para a humanidade!
vcs tinham que ver a confusão generalizada que foi ano passado quando eu virei pra minha família e disse que sou negra :)
Cara que vídeo, muitos assuntos que ja tinha começado a pensar e auto-avalaiar, mas nunca tinha conseguido fazer uma síntese tão precisa e profunda. Obrigada, obrigada, obrigada Xan
Hel sempre pontuando com maestria! E a Xan maravilhosa! Tô muito in love com esse vídeo!! Parabéns e obrigada!! ♥
S-O-C-O-R-R-O! Que tiro, que pedrada, que pisão, que chock, quês mulheres. Tô no chão. 💛 Obrigada, por isso.
Este vídeo está entre os mais maravilhosos que já vi!!! Vocês são incríveis! Conheço a Xan há mais tempo e sou apaixonada por ela! Hel, também amo seu canal!!! QUE INSPIRAÇÃO, SUAS LINDAS!!!!
Acabei de chegar no canal, adorei o vídeo! Se eu visse vocês duas na rua ia BABAR muito na Xan e nem ia te perceber, viva a beleza negra assumida, vocês são lindas!
hahaha vou olhar com certeza, a Hel é linda também, cada uma tem sua beleza assumida e por isso ficam ainda mais lindas! :)
Que comentario estranho rs Desmerecer uma pra elogiar outra.
Que conversa boa!!!!
O muuuundo precisa ouvir tuuuudo isso!
Obrigado!
Obrigado!
Obrigado!
Hel sua linda, amo acompanhar seu canal,não tenho filhos, mas esse canal não é CLARAMENTE só pra mamães, todos deviam ver seus vídeos, temas incríveis 💓 sou apaixonada com vc mulher parabéns pela pessoa foda que vc é 😘😘😘
Gurias fantásticas!!!! Amei mesmo, viu? Argumentos e informações pra uma reflexão e dicas pra educação. Arrasaram!!!
Esse vídeo está absurdamente INCRÍVEL vocês duas foram maravilhosas tô abraçando vocês mentalmente ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Bate papo muito bom... A desconstrução devem se iniciar dentro de casa mesmo... Todas as pessoas de pele clara, devem fazer esse trabalho de desconstrução do racismo urgente, agora, ontem, já... Começar a ver as pessoas por caráter e não pela pele da cor... Madiba pra sempre...
Você percebe o preconceito inserido quando a pessoa vê um negro "amigo" e diz que ele é moreno, e um negro "qualquer" preto, neguinho! Video lindo parabéns. Ser mulher tem suas dificuldades, aí ser negra ou/e ser gorda! Temos muito que mudar e é sim ensinando nossos filhos
Nossa cara que vídeo maravilhosos, vontade de sair na rua mostrado ele pra todos mundo, dizer "oh tu! vem ca que preciso te mostrar uma coisa" kkkk . Bom de mais, parabéns gurias eu precisava assistir ele.
Maravilhoso esse vídeo! Amei. Parabéns pela iniciativa meninas!!
Papo maravilhoooso! Cheguei a pouco no canal e tô amando! Vamos mudar o mundo SIM!
Adorei o video! tenho um filho de 5 anos e uma das minhas grandes lutas é que ele não seja racista. Fui criada ao redor de primos e tios negros, então, para mim (apesar de ser branca) não sabia o que era o racismo. Meu filho é branco, tenho amigos negros, mas ele estuda em um local onde 99% são brancos. Já dei mais de um boneco negro para ele, pois é consegui!!! Quanto a questão da beleza, esses dias fiz um teste com ele: mostrei no celular uam foto daquela atris Lupita N´yongo e perguntei: "Nossa, filho ela é bonita né?" Ele respondeu taxativo: NAO. Perguntei o porquê e ele respondeu: "Porque ela tem cabelo curto." Ufa!!
Como vocês disseram, a descontrução do preconceito tem que partir não só dentro de casa, mas a escola e toda sociedade. Já peguei ele repetindo termos racistas e homofóbicos dentro de casa sem saber sobre o que estava falando. A sociedade reproduz coisas ruins sem saber. Vamos reproduzir coisas boas?
Helen, não sou mãe e ainda vou demorar pra ser, mas que canal maravilhoso!!! Quanto aprendizado incrível. Obrigada por existir, continue com esse trabalho sensacional que vc faz
Hel,
Amei este vídeo. Sou madrinha de uma criança negra (ela é filha da minha melhor amiga) e sempre reflito como a realidade delas é completamente diferente da minha. Como doí perceber meus privilégios!! É tão difícil esta desconstrução! Busco sempre trazer isso a tona, seja no trabalho, na faculdade ou até mesmo com a minha afilhada (que é linda, inteligente e fenomenal!)
Faz tempo que estou procurando sobre esse assunto! Vcs podiam fazer mais vídeos falando desse tema! Muito muito obrigada!
Curtido, comentado e compartilhado!
Não ta sem audio, oque aconteceu é que as falas so saem no lado esquerdo do fone, e o chiado do lava jato e a musiquinha no direito, Hell obg pela representatividade
Hel ja tem um tempo q acompanho seu canal, mas to sem palavras para dizer sobre esta entrevista... to com os olhos cheios d'agua... mto importante esta conversa, sempre tive a preocupaçao de ensinar pro meu filho sobre o racismo mas nao sabia como.... e, cara to sem palavras mesmo parabens parabens parabens... pelamorrrrr fale mais sobre, a gente agradece... bju te adoro
Por ter a pele menos pigmentada e o tipo de cabelos menos crespo, eu sempre era elogiada quando criança, já os meus irmãos (mesmo sendo lindos) não eram elogiados pelos amigos dos nossos pais e pessoas em locais diversos(década de 90); eu nunca tive uma boneca negra, os meus irmãos casaram-se com mulheres brancas (por que será?). Semana passada uma amiga negra viu a foto de uma garota que eu estou ficando e disse: "Uau, amiga você gosta da cor, ela é linda, inclusive." Há racismo em nós negros, socialmente apresentado, é claro. :'(
Maravilhosa a Xan Ravelli ! Obrigada Hell Mother!
Eu sempre fui uma louca mesmo pra essa sociedade, desde pequena achava ridícula essa definição de tem olho claro e pele clara é lindo, me lembro até hoje um garoto na minha escola que era uma negação, chato pra caramba, mas por ter pele e olho claro as meninas babavam nele, aí como eu tinha raiva das minhas amigas com essa frescura! Melhor coisa que fiz foi colocar meus filhos para estudarem numa escola pública, sei que é difícil que não é o melhor ensino mas lá eles tem contato com pessoas de vários tipos, antes na escola particular eles dificilmente viam uma criança negra, e as crianças eram a maioria mimadas só queriam fazer amizades com eles se eles levassem brinquedos caros, eu cansei disso, hoje na pública eles convivem com todo tipo de crianças e tem amigos que estão com eles porque querem e não porque eles tem brinquedos caros!
sério o melhor vídeo dessa internet! todo mundo deveria assistir.
Mulher, tu tem que gravar mais vídeos rsrsrsr eu adoro te assistir!
Amei esse tema e pude rever muitas coisas, pensar e melhorar! Bjoooooo
Amei vídeo. Precisamos abordar muito esse assunto. Minha família é metade negra e metade "branca", meu filho de 5 anos nunca questionou nada. Mas depois que trocou de escola ele começou sempre a se referir assim "Fulano marrom...", foi aí que percebi que o ambiente em que ele frequentava estava contaminando ele com o racismo velado e eu comecei a trabalhar isso com ele.
Nossa, mulher! Que video FO-DA! Parabens. Nossa sociedade precisa de disso.
MUITO OBRIGADA!
Tenho um amigo na Bahia que usava um Black maravilhoso no cabelo e cortou, perguntei pq ele tinha feito aquilo. Ele mora em comunidade pobre e disse que toda vez que passava pela polícia era revistado e marginalizado.
Coloquei meu filho em uma escola mais cara esse ano, na reunião de pais começaram a falar das apostilas do ano que vem que vai tratar sobre racismo e terão bonequinhos negros nas apostilas. Olhei ao redor e não tinha uma pessoa negra. Estou falando de uma quantidade de mais ou menos 50 pais. Eu que sou branca fiquei em choque e saí da reunião, imagina... ano que vem ele volta para escola antiga.
como sempre, mais um vídeo MARAVILHOSO!!!
chorei muito com esse video! muito importante
Falas muito esclarecedoras. Parabéns!!! Vocês são ótimas!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
adorei o vídeo, Xan maravilhosa!!
Eu já curto o que você fala nos seus vídeos mas esse foi o melhor que já assisti até hoje. Valeu
Apenas MARAVILHOSO!
Manual para a sociedade!!!
Necessário esse vídeo!!! Te amooooo Xan e Hell
Que video didático! Ambas maravilhosas! Parabéns.
Olha, eu aprendi as minhas noções de respeito e sociedade pela minha tia principalmente e em segundo plano pelos canais, escolas que eu passei e programas que não eram mainstream (roda viva, filmes a perder de vista e séries), lembro que eu cresci escutando não só o racismo acontecer, assim como a homofobia e o machismo... Lembro de ouvir faz tal coisa por ser um comportamento mais masculino ou que fez tal coisa por ser negro ou a erotização frequente e o desrespeito seja por um tio bêbado ou por um amigo de fulano importante, passa muitas brancas e a única Negra que passa, eles soltam: ah olha que negrinha bonita! Questionava porque a Negra era só definida como bonita e não como simpática, inteligente, empática (o chato do círculo, a esquerdinha, sendo que eu nem voto pro PSOL) mas isso veio somente após a convivência na escola e a minha tia no meu pé pra não fazer o preconceito acontecer. Me vejo hoje, numa situação complicada de saída de armário e viver com o preconceito dentro da família, por exemplo, achar que viado é xingamento ou que comentários de discriminação a outros não te afetem, lembro que quando passei por bullying, recebi bronca por passar por bullying sendo menino, classe média alta... Queria ver da sua perspectiva de mãe sobre como lidar com a homofobia, o papel de seu filho em fazer ou sofrer o bullying e como foi pra vc ou será caso ele seja algo que culturalmente você recrimina... E se ele te pedisse pra respeitar e não necessariamente aceitar, você ficaria com raiva dele ou entenderia? Gostaria que falasse também, sei que é muito pedido, sobre a cultura do filho único homem, um comportamento que foi legitimado por lei na China e aqui edificado pelo machismo... Um beijo Hell!
Adorei! Os professores realmente não sabem combater pois estão inseridos na sociedade que também não sabe. Precisamos de mais vídeos como esse pra esclarecer as pessoas. Eu, inclusive, continuo na dúvida se é politicamente correto falar negro ou preto. Já vi pessoas falando que era negro e outras falando que é preto. Então, falo negro. Mas ainda fico na dúvida. 😘😘😘
Que vídeo maravilhoso!! Todas as pessoas deveriam assistir!
Nossa, obrigada! muito esclarecedor. vou prestar muita atenção nisso!!!
MDS QUE 19:55 MAIS BEM USADOS NA MINHA VIDA
Xan Maravilhosa
Amei!! Vamos todos juntos mudar ❤❤❤
Lindas!! ❤
Maravilhoooooooso! Assim como todos os vídeos do canal, muito boa a forma de tratar os assuntos. Parabéns!
Que vídeo maravilhoso, muito obrigada por ele. Não sou mãe, porém tenho dois afilhados e convivo muito com eles. Como mulher e madrinha negra, farei o possível para ajudar na criação não racista deles 💙
QUE
AMOR
DE
VÍDEO!
agradecendo milhões de vezes por este vídeo.
Obrigada por esse vídeo, Hel e Xan ♥ obrigada!
O bom do teu conteúdo é que eu, por exemplo, que não tenho filho, assisto assim: :o Esse vídeo foi um tapa na minha cara.
Que aula! Obrigada pelo vídeo 💗
Vídeo Maravilhosooooo eu como Mãe tbm me preocupa com a Facilidade de uma Criança se tornar racista enfim Obrigada.
Muito bom este tema quero criar meu filho que já está chegando mostrando que os negros são lindos e merecem o mesmo respeito. Minha pele é pouco pigmentada mas durante muito tempo sofre um certo racismo por não ter o cabelo liso. Desde criança raspei o cabelo porque diziam que não podia ter o cabelo grande. Hoje quero mudar isso! Grande abraço e parabéns pelo canal.
Queria mais um milhão de horas de conversa com vocês duas!
MARAAAAVILHOSAS!
Muito amor por vocês ❤
é uma pena que não tem como curtir 30 vezes... que vídeo maravilhosooooo!!!!!!!!!!
Pelo amor da Deusa! Que mulher linda e empoderada!!! Babei.
Vídeo maravilhoso, canal maravilhoso, obggg
Amei amei amei! Obrigada por esse vídeo
MEO DEOOOOOS MULHER QUE VIDEO É ESSE????
CHORAY AKIIIIII
Muito legal a iniciativa, @HelMother, mas vale ressaltar a etimologia racista da palavra mulato, o qual a Xan não está ligada. Chamava-se as negras da senzala de mulatas para compará-las às cruzas de cavalo com jumento (pt.wikipedia.org/wiki/Mulato). Então, SEMPRE preferi ser chamada de morena do que de mulata. Não ensine pra ninguém chamar outro negro de mulato. Se ele souber a etimologia racista da palavra, ele se sentirá ofendido.