Moro em Curitiba a 26 anos e trabalho como motorista de ônibus urbano atualmente, já trabalhei mais de 4 anos com ônibus biarticulados e digo que aqui em Curitiba não existe projetos pra implantar metrô e com isto acredito que os ônibus biarticulados não vão deixar de operar aqui tão cedo e está em expansão por aqui, mas no futuro poderão ser substituídos devido ao avanço da tecnologia.
Como q ñ existe??? Faz mais de 5 anos q foi feito até a consultoria publica pra saber se queriam ou ñ o metrô... lembro q eu fiquei bravo pq ngm foi se opor ao projeto... se falhou ainda bem... ñ sou contra o metrô, perto de um onibus ele é mto mais coerente, só q por baixo é uma insanidade total, dá mto bem fazer elevado como em Chicago ou o Monotrilho em SP agora, é só fazer por cima das canaletas q passam os busões... tdo aquele espaço ocioso ... as vzs ñ entendo esta preguiça de pensar q o humano parece ter!!!
@@SILVA6073 Uffa q bom... tem tantas alternativas mto mais baratas e coerentes... infelizmente obras publicas no brasil ficou mto suspeito de corrupção... é sempre algo mirabolante encima de algo q poderia ser simples e eficiente, só a ideia já dá desconfiança... credo, o pior ainda é n saber se ainda existe esperança da ética ressurgir... mas parece q ngm liga, todo mundo quer mas na h de fazer acontecer ficam de rodeios... triste!!!
Aqui em São Paulo os biarticulados sairam de circulação desde 2018, sendo substituidos por superarticulados. Com a pandemia houve queda significativa de passageiros e os superarticulados estão sendo substituidos por articulados.
Algumas cidades Canadenses procuraram obter esse serviço de transporte rápido de ônibus, mas nossos invernos são severos e as condições das estradas seriam perigosas para esses tipos de ônibus. A maioria das cidades Canadenses optou pelo trânsito leve sobre trilhos, pois era menos perturbado pelo clima severo do inverno. Um trem também é muito mais suave e confortável para passageiros em pé.
Eu gostei dessa matéria, Curitiba e referência em ônibus biarticulados,o primeiro biarticulado que surgiu ,foi caio Gabriela,em Curitiba,a cidade sempre investiu nesse tipo de ônibus,eu sou de São Paulo capital,já a maior cidade do país parou no tempo,até então as empresas ,ou ex empresas que tinham os biarticulados são estas ex viação Grajaú ,ex viação via sul e viação Campo Belo,o curioso e que estás empresas são de único dono ,o Grupo Ruas,que detém a maior parte das empresas de São Paulo capital,por isso que não tem mais esse tipo de ônibus,como foi mencionado,agora e a vez dos super articulados ,pena que outras empresas como a Gato preto,a Santa Brígida, a Mobibrasil ,e a sambaíba, não interessem em investir nesse tipo de ônibus,este e o meu desabafo
Se você manter os trens urbanos paralelos e entre eles o metrô, pode sim ter um corredor de ônibus BRT transverso ao sistema de trilhos que auxiliem esses sistemas sem obrigar o cliente transportado a fazer uma viagem negativa pra chegar ao seu destino, a cidade do RJ já poderia estar nesse degrau, pois o BRT chegou tarde demais aqui e foi feito pra agradar gringo e ególatra político, mas em termos de engenharia e facilidade para o cidadão comum é uma migalha
É comum que, a prefeitura de Manaus, compre esses ônibus biarticulados de Curitiba, a maioria, que já estiveram em uso, como em 2009-2010; uma frota de ônibus biarticulados doi trazida pra cá, eram de modelo Volvo 1995.
Trabalhei na CAIO na decada de1990,,,vi a evoluçao dos onibus seccinados...(do articulado ao fura-fila)..vi o lançamento do primeiro chassis articulado da Mercedes...bons tempos
O B360S era muito frágil e caro para as condições severas da cidade. Os "super" articulados também são mais flexíveis na operação, tendo a possibilidade de operar em mais linhas. A exigência da prefeitura pelo piso baixo também dificultou muito a sobrevivência dos biarticulados em SP. Muitas questões poderiam ser repensadas no transporte da capital paulista.
Acredito que em Curitiba não deixará de utilizar o sistema de Biarticulado, pois Curitiba foi desenvolvida pensando nessa malha de expressos e já com adaptações. Caso fosse implantar o sistema VLT ou VLP, teria que refazer a estrutura de mais de 8 linhas que já operam com grande eficácia em Curitiba.
Muito bom e interessante vídeo sobre um tema extremamente importante para a solução de uma situação crítica nos centros urbanos. Curitiba é uma referência mundial na implantação dos BRT's. Uma ideia genial para suprir uma necessidade de solucionar o aumento do uso do transporte coletivo. Tive a oportunidade de participar deste desenvolvimento na época pois trabalhei na Volvo do Brasil na ocasião. A produção das articulações, exigiu extensos estudos, principalmente, nas questões de segurança pois se trata de um componente crítico. Acredito que este o uso veículo, vai perdurar por muito tempo ainda.
Show de vídeo irmão - muito informativo. Lembrando que esses modelos pioneiros de Bi-articulados Volvo que rodavam em Curitiba eram veículos de piso alto (sendo uma característica de adaptabilidade desses veículos ao sistema de plataformas elevadas que compunham cada ponto de parada na rota dos intinerários - como é hoje o sistema BRT da cidade do RJ), já os modelos atuais da mesma Volvo, Marcopolo e Scania possuem piso baixo total. Como os ônibus que operam nos corredores viários da cidade de SP. Na aviação, por exemplo, a implementação do Air Bus A380 (maior aeronave de passageiros do mundo) é considerada atualmente malfadada - devido aos grandes custos operacionais exigidos à rede aeroportuária ao qual atuam, sendo um fator que inviabilizou seu uso em muitos aeroportos locais - de operação doméstica, além da premissa dos grandes Hubs aeroportuários não ter funcionado como se esperava, ou seja, a ideia de se concentrar passageiros em grandes aeroportos que seriam alimentados por vôos de aeronaves de menor porte que o A380 e conectados entre si, operando como grandes terminais globais ligados através dessa mesma aeronave - acabou não tendo pleno êxito financeiro sua implementação. De igual modo - o uso dos sistemas operacionais de ônibus Bi-articulados está sendo menos priorizado em capitais brasileiras, como em SP, por exemplo.
Não sei pra vcs mas os melhores e o mais bonitos são os Curitiba e acessos mais simples para deficientes tanto físicos e tbm que tem visão e auditiva pois cada estação de tubo eles tem um áudio ou sons e painéis e avisam os passageiros a cada parada 👏👏👏
Daqui um mês estarei em Curitiba, vou aproveitar e andar muito... Não só lá, mas gostaria que esse tipo de ônibus ainda continuasse por um ótimo tempo, em São Paulo por exemplo. É o máximo!!!
Aqui na Europa há varias cidades implantando os biarticulados da Van Hool. Que são super modernos, com oiso baixo e parecem um vlt. alguns sao inclusive troleybus ou com baterias eletricas. Acho que na verdade alem de continuarem vão evoluir. Na China já há uma empresa que utiliza a base do biarticulado para um vlt autônomo sem trilhos.
Na capital de SP já acabou faz tempo. Os super articulados já tomaram de conta. O piso Baixo matou o biarticulado aqui, o motor tomava quase todo o espaço do primeiro carro, tinha articulado mondego que carregava mais gente que biarticulado. Eu até entendo a lógica do sistema de Curitiba, mas eu acho que o sistema de piso baixo é melhor pois necessita de menos intervenção nos pontos de ônibus.
2 года назад+1
Obrigado por comentar. Realmente o superarticulado, principalmente com piso baixo, é bem mais viável
Aqui em São Paulo, resumiu bem o declínio! tanto que após o lançamento do MDA e do UDA da Mercedes Benz, foram poucas as empresas que não compraram algum veículo UDA
... a prefeitura de Curitiba começou a testar onibus eletricos de algumas montadoras.. com o objetivo de substistuir toda a frota nos próximos anos.. começando pela linha INTER 2 onde irão utilizar onibus articulados.. e o eixo leste oeste que utiliza somente biarticulados.. então ao menos em Curitiba os biarticulados terão vida longa..
Precisamos de VLT (veículos leves sobre trilhos) elétrico, a hidrogênio etc.. estamos cansados de não melhorias significantes em Curitiba. Precisamos de inovação com ar condicionado.
Sou motorista de ônibus aqui em Curitiba, e garanto que a operação de nossos biarticulados não sairá de linha tão cedo assim. A última frota adquira por algumas empresas tem, pelo menos, mais 8 anos pela frente, e tanto os Volvo B340M (antigo B12M) quanto os Scania F360HA têm piso plano, ou seja, o embarque dá-se no nível das plataformas dos terminais e das estações-tubo, além de alguns MB O-500 MDA superarticulados... todos esses três modelos rodam somente em pista exclusiva para eles, não se misturando com o trânsito, e suas portas são somente do lado direito (biarticulados Volvo e Scania com 5 portas e os superarticulados MB com 4 portas). Maior tranquilidade de operação não há, com toda certeza.
Eu viajo para Capital de São Paulo e gosto de ver esses ônibus biarticulado mas é meio desconfortável quando está de passageiros em automóvel e eles passam certinho na faixa de rodagem do seu lado...e...concordo remover os biarticulado não será possível tão cedo, mas a possibilidade de ser substituído pelo frota de ônibus biarticulado elétricos?!
Admiro os motorista que dirige esses ônibus Biarticulados Não deve ser fácil, imagine manobrar de ré. Sou de Recife-PE aqui só temos Articulados e BRT'S.
Fui motorista de BRT no Recife e digo ao senhor. Chegou uma época que as estações de BRT deixou de funcionar devido as evasões. Então começos operar nas paradas convencionais kkkkk. E as linhas transitam em meios aos carros pequenos. É uma loucura.
Bem, deveriam ter mais investimentos por parte do poder público em relação a ônibus desse modelo pela quantidade de pessoas que pode transportar de uma vez; aqui em SP era muito utilizado em linhas entre terminais mas, dizem que a manutenção é mais cara do que a do SuperArticulado e, por isso não foram mais adquiridos por aqui. Agora, fiquei admirado em ver um biarticulado na Viação Raposo Tavares; a linha 396 (Terminal Cotia x Pinheiros, atualmente vai até o metrô Butantã) é, além de longa, transporta muita gente e seria uma excelente adição, assim como seria bom na linha 032 (Itapecerica da Serra, Parque Paraíso x metrô Via Sônia) por conta da altíssima demanda - em horários de pico tem intervalos de 3 minutos e ainda assim andam lotados.
Tomará queles não param de existir nunca eu moro em Goiânia des de quando eu Nasci a qui sempre teve biarticulado eu lembro de quando eu era pequeno eu tinha us 3 ou 4 anos eu tava num terminal mas minha mãe e so passava ônibus articulado não pasava biarticulado eu comecei a chorar agritar porque eu queria andar no biarticulado e não aparecia depois de minutos se passaram ai chegou um biarticulado em quanto eu não via um biarticulado eu não parava de chorar tenho ate miniaturas
Aqui em Manaus já teve ônibus biarticulado em 2002 mais eles ficaram sucateados em 2011 aí ele foram retirados dia 30 de dezembro de 2012 no aniversário da minha mãe mais tinha o modelo neobus mega BRT,Marcopolo Viale e Marcopolo Torino GV editado: lembrei que recebi uma curdida
Aqui em Ctba que tem uma infraestrutura pensada para esse tipo de veículo é muito difícil que eles parem de operar, talvez se substituídos por algo como um VLT. Nada no curto ou médio prazo indica esse movimento.
Eu acho que não. Porque aqui em Curitiba tem as canaletas pra os biarticulado e as ruas prós articulados . Onde eu moro tem a viação Piraquara e eles tem os articulados e vão bem cheio de passageiros é top ver eles passarem em frente de casa . Espero que não acabe um projeto bom igual a esse. Abraço.
Olá, achei seu vídeo falando sobre ônibus BRT muito fascinante e muito completo, aqui no México, temos várias linhas desse tipo de ônibus, mas como você mencionou, aos poucos, está se tornando menos lucrativo devido ao custo de manutenção e uso excesso de diesel, fazendo com que muitas unidades fiquem ociosas, em desuso ou desmontagem e sejam levadas para sucata. Aqui, infelizmente, o maior problema que havia, era que eles usavam ônibus articulados e biarticulados (um sistema de transporte semimassa) como transporte de massa ou excedendo sua capacidade) e, portanto, está se tornando um problema. Por isso, buscam-se alternativas para esses problemas, como a implantação do metrô leve e do metrô... Mas bem, eu sinto que é um bom transporte, porém, esse transporte deve ser mais planejado e estudado para ser executado em ambientes mais competitivos e menos perigosos com o meio onde circulam...
Provavelmente pode ser que surja uma variante elétrica para o biarticulado, mas levando em conta o baixo investimento no transporte coletivo de passageiros e a crise que passamos no Brasil isso é pouco provável.
Acredito que os bi articulados seriam melhor utilizados em linhas interurbanas que utilizam rodovias e trechos curtos de brs (da capital para região metropolitana?, e em intermunicipais que normalmente são linhas de poucas curvas. Há estados que se encaixam bem para os bi articulados como descrevi à cima.
Aqui em Curitiba os biarticulados funcionam porque tem as vias exclusivas deles, o Ligeirão(Azul) de 28metros praticamente não faz curva no trajeto. Aqui creio que esse sistema vai continuar apesar de necessitar melhorias.
Aqui em Manaus quase não teve bi articulado apenas a empresa integração tinha anos atrás um Marcopolo viale 2000 bi articulado ex Curitiba e um torino bi articulado ex Curitiba também hoje eles ser encontrar abandonados em pátio de desmanche agora esse ano tem bi articulado ex rio de janeiro aqui em Manaus rodando ser não me engano e um ou dois
Aqui em Porto Alegre, nunca teve bi articulado. Mas articulados sim. Porém, de 2020 pra cá, como caiu muito os passageiros, as empresas estão comprando ônibus mais baratos, inclusive com motores dianteiros. Será um novo momento?
@@carlosvinicius4832 poisé e também o povo ridulamente a maioria estão largando o traponsporte pra arrumar uma moto ou veículo particular, mesmo que o combustível não esteja tão caro assim.mas a tendência do traponsporte é isso mesmo principalmente no Brasil..
@@CanalQueComenta infelizmente e complicado e se viu como está a vergonha do transporte do rio né? Não têm muito o que falar mas a tendência e só piorar..
@@henriquegonzagasouzasantos2272oque mudou o transporte foi trabalho "online", muitos fecharam as lojas tradicionais dos grandes centros, quem que não compra alguma coisa na Internet hoje em dia??? Moto e Carro tem gente vendendo tbm pra não gastar gasolina e sim comprar o básico a comida!
Poderia fazer uma matéria sobre as vantagens e desvantagens da redução no cubo das rodas como nos Mercedes-Benz e comparativo com os com redução normal.
Aqui em Maringá-PR, os articulados duraram muito pouco tempo e em poucas linhas tem gente que nem sabe que esses ônibus rodaram aqui foi abandonado pois as ruas da cidade não foram feitas para ônibus tão grandes e eles sempre passavam por cima da calçada
Aqui em Curitiba, em horário de pico, os biarticulados transitam com sua capacidade máxima de passageiros. Imagina substituir toda a frota por articulados. Aumentaria o caos. Creio que em um futuro próximo, tenhamos somente biarticulados elétricos nas canaletas. Não acredito em uma implantação de VLT na cidade. Pelo menos, tão cedo.
Esses bi articulados são a salvação para o transporte temos que ter linhas alimentadoras e esses para rodar nas avenidas principais ligando as linhas nas cidades simples assim
Aqui em São José dos Campos está sendo implementado o uso de sistema de BRT com ônibus elétricos Super Articulados, em que foram comprados pela prefeitura daqui 12 unidades do respectivo modelo de ônibus que aparece aos 8:21 do vídeo, e estes ônibus já estão operando no sistema de transporte rápido na cidade batizado de Linha Verde, que irá interligar as regiões as regiões sul e leste com o centro de São José dos Campos.
Mais um vídeo excelente 👏🏼👏🏼👏🏼 quanto mais vejo, mais fico curioso. Esse MAN 8x4 tem motor central igual o caminhão MAN que você citou no vídeo do B58/B10M?
Em Belo Horizonte só tem articulados e olhe lá. Tudo depende da aplicação certa dos veículos conforme itinerário e demanda. Bem aplicado dá retorno. Mas tem gestor aí que compara BRT com Metrô. Nada a ver. Pois os BRT é um sistema urbano e o Metrô metropolitano.
OS BI ARTICULADOS TEM QUE SER UM PROJETO BEM ELABORADO COMO EM CURITIBA QUE SERVIU COMO EXEMPLO PARA BRASIL E ALGUNS PAÍSES QUE SE ENTERESSARAM PELO SISTEMA
O problema é que infelizmente acho que na parte Américana eles não são muito valorizados e sim têm uma popularidade bem melhor na Europa e principalmente as estradas de lá são totalmente diferente das Américas..
VOLVO B58 E VOLVO B10M FORAM OS PIONEIROS E O QUE MAIS VIMOS NO BRASIL... AINDA TEM GENTE Q DIZ Q O VOLVO B10M É FRACO.... PUXAR UM TREM DESSE.... SE GARANTE...
Coisa de gente ignorante que não sabem de nada,. toda a linha da volvo em relação a carrocerias todas elas foram ê ainda são um conjunto perfeito no geral aqui em SP. Os que mais andei foram os Caio Amélia Volvo B58 de 3 portas que reinou nas décadas de 80 ê 90 aqui em SP em relação a seus concorrentes, foi o melhor, sem dúvidas..
Tu imagina tu dirigindo um ônibus destes tens que ter muita atenção são muitas portas tanto do lado esquerdo como o do direito e muitos espelhos a atenção e triplicada
Penso que os ônibus biarticulados em nosso país sejam sim substituídos como forma de restringir o uso de combustível não renovável na frota de veículos coletivos e, de forma menos direta, de restringir o peso bruto total por veículo em vias urbanas, que sofrem cada vez mais nossa "rede buracobrás". 😉
@@matheusaguiar3493 a Eletrificação Veicular pesada não será tão breve assim no Brasil. Haverá ainda passagem por biocombustíveis, como o Biodiesel e o Biometano. E a Eletrificação, por mais inevitável que seja, estará tecnologicamente mais avançada que hoje: com baterias mais leves e de maior vida útil. Consequentemente, os impactos ao meio ambiente ao se desfazer desse componente também serão reduzidos.
KKk graças a deus, tem que acabar mesmo e virar tudo trem, vlt ou bonde. Esses biarticulados já não dão mais conta da demanda em curitiba, além de serem no geral horríveis. Caros, desconfortáveis, balançam muito, barulhentos
em curitba os biarticulados só vão sair quando aqui tiver metro e aqui facilita que a fabricante de chassis volvo é da capital dai manutenção facilita para as empresas tem uns biarticulados da scania mais não agrado tem uns super articulados mb mais tambem é minoria na frota 95% da frota é volvo
Eles podetiam pegar a ideia do Bisbus e complementar, aí andaria nos trilhos e nas ruas, pensa na economia q iria fazer já q ñ precisaria ter dois equipamentos diferentes... poderia até ser alimentado por eletricidade, ai enqnto estivesse pelos trilhos andasse e já carregasse a bateria pros trechos rodoviários!
Se a demanda continuar caindo talvez sim ñ so a volvo deixa de fabricar o chassis como tbm as encarrocadoras tbm.. que eu recorde so curitiba e Goiânia usam onibus bi articulados , e Goiânia ira renovar com ônibus elétricos de 23 mts , e ficando o mercado só para Curitiba , as chances são grande para o fim deles e sera logo logo.
Em se tratando se ser um ônibus bonito e tecnologicamente interessante, tudo muito bacana e etc. Mas se pegar uma cidade igual Campinas, onde a preocupação é em fazer tudo que é linha passar no centro, o próprio poder público inviabiliza o transporte de massas. Aqui tem linhas cujos itinerários estão praticamente inalterados há décadas, então o problema nem deve estar nos bi-articulados, mas no gerenciamento de transporte, tanto na elaboração de malhas, quanto nas definições de critérios pros veículos. Pra piorar, aqui a maior parte é subsidiada pela prefeitura, então, dinheiro de transporte é bastante público e vai pra mão do particular.
fui motorista aqui em Curitiba pir um bom tempo,a scania começou os biarticulados junto com a Mercedes pois venceu a patente da volvo a qual não permitia q outras montassem os bi,a patente era de 20 anos .a volvo não conseguiu mais tempo de patente somente 20 anos,já os motores boxer,a patente é vitalícia,somente a volvo pode !!
Motores (deitados) instalados no meio do chassis!... Estes motores não são boxer, são motores originalmente verticais, mas que são configurados para funcionamento na horizontal (deitados).
Em Curitiba o planejamento é focado na expansão do sistema, claro há algumas apostas que devem sair do papel nos próximos anos como o VLT, mais no geral a Cidade com certeza buscará alternativas que não a Volvo.
Não vejo um fim tão logo, pois como é o caso da minha cidade Curitiba, não se tem um plano de construir um metrô ou veículo sobre trilhos pois os custos são surreais.
Cara, você só está falando do Brasil mas esquece que Bogotá é o DF no México temos as linhas de BRT mais importantes do mundo e isso dará fôlego ao sistema muito além do que ce tá falando
kkkkk Se reparar no chão tem uma linha curva pintada, o ônibus passa "mais ou menos" por ali, por isso tem uma galera de apressadinho que abusa legal.. Deve ter dado um totozinho no dedão do pé do cara ali hahahaha
Só de ver que os biarticulados do RJ não duraram nem 5 anos já dá pra perceber que esse modelo está caminhando para o fim! Parece que só Curitiba continuará tendo esse serviço
RJ, poderia ter dado certo, mas existe três questões muito pertinentes lá que inviabiliza, uma é a manutenção dos veículos (prefeitura) , outra a falta de infraestrutura correta, como corredores , estações (prefeitura) e a ultima a própria população população, pula catraca, força abertura das portas, em fim é um sistema que está a beira de um colapso, pelo menos naquela cidade..
@@eduardobono7912 Aqui no Brasil, só Curitiba e Goiânia tem um sistema de BRT de verdade, com corredores segregados e com a presença da prefeitura nas estações. O daqui de Brasília não pode ser chamado de BRT, pois o que chamam aqui de corredor, na verdade é uma faixa separada por tartarugas, onde os carros de passeio e outros veículos entram nelas o tempo todo, além de metade das estações estarem abandonadas, e mesmo nas que têm a presença do governo, as portas eletrônicas nunca funcionaram, elas ficam abertas o tempo todo
@@irlanfernando3147 Brasília tá uma vergonha no transporte público, o metrô não chega nem no aeroporto nem na UnB. Sobradinho e planaltina não têm um BRT até hj. Não existe um sistema de VLT pra substituir rotas com muita demanda (como o 110 que vai dá rodoviária pra UnB e a linha que vai dá rodoviária pra w3). Fora que o metrô foi muito mal planejado.
Curioso saber que somente Curitiba possui o Scania biarticulado, se não me engano, o projeto do chassi Scania biarticulado foi descontinuado logo após as unidades de Curitiba
Moro em Curitiba a 26 anos e trabalho como motorista de ônibus urbano atualmente, já trabalhei mais de 4 anos com ônibus biarticulados e digo que aqui em Curitiba não existe projetos pra implantar metrô e com isto acredito que os ônibus biarticulados não vão deixar de operar aqui tão cedo e está em expansão por aqui, mas no futuro poderão ser substituídos devido ao avanço da tecnologia.
Como q ñ existe???
Faz mais de 5 anos q foi feito até a consultoria publica pra saber se queriam ou ñ o metrô... lembro q eu fiquei bravo pq ngm foi se opor ao projeto... se falhou ainda bem... ñ sou contra o metrô, perto de um onibus ele é mto mais coerente, só q por baixo é uma insanidade total, dá mto bem fazer elevado como em Chicago ou o Monotrilho em SP agora, é só fazer por cima das canaletas q passam os busões... tdo aquele espaço ocioso ... as vzs ñ entendo esta preguiça de pensar q o humano parece ter!!!
@Eder Hoje não trabalho com biarticulado, mais ja fiz: Centenário x campo comprido, Sta Cândida x capão raso e por último o circular sul.
@@IM-bp6uc Sim, mais a prefeitura não tem dinheiro pra implantar metrô em Curitiba e assim o projeto nunca sai do papel.
@@SILVA6073 Uffa q bom... tem tantas alternativas mto mais baratas e coerentes... infelizmente obras publicas no brasil ficou mto suspeito de corrupção... é sempre algo mirabolante encima de algo q poderia ser simples e eficiente, só a ideia já dá desconfiança... credo, o pior ainda é n saber se ainda existe esperança da ética ressurgir... mas parece q ngm liga, todo mundo quer mas na h de fazer acontecer ficam de rodeios... triste!!!
É nóis por k no Goiás.
Aqui em São Paulo os biarticulados sairam de circulação desde 2018, sendo substituidos por superarticulados. Com a pandemia houve queda significativa de passageiros e os superarticulados estão sendo substituidos por articulados.
Até 2021 operou biarticulado na Viação Grajaú
Algumas cidades Canadenses procuraram obter esse serviço de transporte rápido de ônibus, mas nossos invernos são severos e as condições das estradas seriam perigosas para esses tipos de ônibus. A maioria das cidades Canadenses optou pelo trânsito leve sobre trilhos, pois era menos perturbado pelo clima severo do inverno. Um trem também é muito mais suave e confortável para passageiros em pé.
Eu gostei dessa matéria, Curitiba e referência em ônibus biarticulados,o primeiro biarticulado que surgiu ,foi caio Gabriela,em Curitiba,a cidade sempre investiu nesse tipo de ônibus,eu sou de São Paulo capital,já a maior cidade do país parou no tempo,até então as empresas ,ou ex empresas que tinham os biarticulados são estas ex viação Grajaú ,ex viação via sul e viação Campo Belo,o curioso e que estás empresas são de único dono ,o Grupo Ruas,que detém a maior parte das empresas de São Paulo capital,por isso que não tem mais esse tipo de ônibus,como foi mencionado,agora e a vez dos super articulados ,pena que outras empresas como a Gato preto,a Santa Brígida, a Mobibrasil ,e a sambaíba, não interessem em investir nesse tipo de ônibus,este e o meu desabafo
Parabéns pelo vídeo !!!!
Sou a favor dos trilhos em todo território nacional .
Os ônibus mais em bairro a bairro .
Se você manter os trens urbanos paralelos e entre eles o metrô, pode sim ter um corredor de ônibus BRT transverso ao sistema de trilhos que auxiliem esses sistemas sem obrigar o cliente transportado a fazer uma viagem negativa pra chegar ao seu destino, a cidade do RJ já poderia estar nesse degrau, pois o BRT chegou tarde demais aqui e foi feito pra agradar gringo e ególatra político, mas em termos de engenharia e facilidade para o cidadão comum é uma migalha
Eu nunca andei num ônibus desse. Tenho que fazer isso antes que acabem kk.
Acho mto da hora os bi articulado !
É comum que, a prefeitura de Manaus, compre esses ônibus biarticulados de Curitiba, a maioria, que já estiveram em uso, como em 2009-2010; uma frota de ônibus biarticulados doi trazida pra cá, eram de modelo Volvo 1995.
Trabalhei na CAIO na decada de1990,,,vi a evoluçao dos onibus seccinados...(do articulado ao fura-fila)..vi o lançamento do primeiro chassis articulado da Mercedes...bons tempos
muito legal esse conteúdo!
obrigado
Em São Paulo capital já não se vê os biarticulados,agora só tem super articulados
O B360S era muito frágil e caro para as condições severas da cidade. Os "super" articulados também são mais flexíveis na operação, tendo a possibilidade de operar em mais linhas. A exigência da prefeitura pelo piso baixo também dificultou muito a sobrevivência dos biarticulados em SP. Muitas questões poderiam ser repensadas no transporte da capital paulista.
Verdade, os bi articulados na capital paulista desapareceram. Em contrapartida, os super articulados estão a todo vapor!
Moro em Curitiba vi reportagem na tv que já está sendo testado ônibus elétrico
Acredito que em Curitiba não deixará de utilizar o sistema de Biarticulado, pois Curitiba foi desenvolvida pensando nessa malha de expressos e já com adaptações. Caso fosse implantar o sistema VLT ou VLP, teria que refazer a estrutura de mais de 8 linhas que já operam com grande eficácia em Curitiba.
Não é necessário substituir por vlt, só substituir por super ônibus, de 15 e 20 metros
Já andei muito de biarticulado aqui em Curitiba,aliás o transporte público de Curitiba é muito bom.
top mesmo
Sim. Inclusive, esses ônibus biarticulados que envelhecem por aí, são mandados pra cá pra Manaus. Já andei muito de biarticulado aqui também.
Muito bom e interessante vídeo sobre um tema extremamente importante para a solução de uma situação crítica nos centros urbanos. Curitiba é uma referência mundial na implantação dos BRT's. Uma ideia genial para suprir uma necessidade de solucionar o aumento do uso do transporte coletivo. Tive a oportunidade de participar deste desenvolvimento na época pois trabalhei na Volvo do Brasil na ocasião.
A produção das articulações, exigiu extensos estudos, principalmente, nas questões de segurança pois se trata de um componente crítico.
Acredito que este o uso veículo, vai perdurar por muito tempo ainda.
👍
Show de vídeo irmão - muito informativo.
Lembrando que esses modelos pioneiros de Bi-articulados Volvo que rodavam em Curitiba eram veículos de piso alto (sendo uma característica de adaptabilidade desses veículos ao sistema de plataformas elevadas que compunham cada ponto de parada na rota dos intinerários - como é hoje o sistema BRT da cidade do RJ), já os modelos atuais da mesma Volvo, Marcopolo e Scania possuem piso baixo total. Como os ônibus que operam nos corredores viários da cidade de SP.
Na aviação, por exemplo, a implementação do Air Bus A380 (maior aeronave de passageiros do mundo) é considerada atualmente malfadada - devido aos grandes custos operacionais exigidos à rede aeroportuária ao qual atuam, sendo um fator que inviabilizou seu uso em muitos aeroportos locais - de operação doméstica, além da premissa dos grandes Hubs aeroportuários não ter funcionado como se esperava, ou seja, a ideia de se concentrar passageiros em grandes aeroportos que seriam alimentados por vôos de aeronaves de menor porte que o A380 e conectados entre si, operando como grandes terminais globais ligados através dessa mesma aeronave - acabou não tendo pleno êxito financeiro sua implementação.
De igual modo - o uso dos sistemas operacionais de ônibus Bi-articulados está sendo menos priorizado em capitais brasileiras, como em SP, por exemplo.
obrigado pelo comentário
Não sei pra vcs mas os melhores e o mais bonitos são os Curitiba e acessos mais simples para deficientes tanto físicos e tbm que tem visão e auditiva pois cada estação de tubo eles tem um áudio ou sons e painéis e avisam os passageiros a cada parada 👏👏👏
Daqui um mês estarei em Curitiba, vou aproveitar e andar muito...
Não só lá, mas gostaria que esse tipo de ônibus ainda continuasse por um ótimo tempo, em São Paulo por exemplo.
É o máximo!!!
Aqui na Europa há varias cidades implantando os biarticulados da Van Hool. Que são super modernos, com oiso baixo e parecem um vlt. alguns sao inclusive troleybus ou com baterias eletricas. Acho que na verdade alem de continuarem vão evoluir. Na China já há uma empresa que utiliza a base do biarticulado para um vlt autônomo sem trilhos.
Na capital de SP já acabou faz tempo. Os super articulados já tomaram de conta. O piso Baixo matou o biarticulado aqui, o motor tomava quase todo o espaço do primeiro carro, tinha articulado mondego que carregava mais gente que biarticulado. Eu até entendo a lógica do sistema de Curitiba, mas eu acho que o sistema de piso baixo é melhor pois necessita de menos intervenção nos pontos de ônibus.
Obrigado por comentar. Realmente o superarticulado, principalmente com piso baixo, é bem mais viável
Aqui em São Paulo, resumiu bem o declínio! tanto que após o lançamento do MDA e do UDA da Mercedes Benz, foram poucas as empresas que não compraram algum veículo UDA
... a prefeitura de Curitiba começou a testar onibus eletricos de algumas montadoras.. com o objetivo de substistuir toda a frota nos próximos anos.. começando pela linha INTER 2 onde irão utilizar onibus articulados.. e o eixo leste oeste que utiliza somente biarticulados.. então ao menos em Curitiba os biarticulados terão vida longa..
Morei aí em ctba e bacana sentar no vagão do meio e ver as curvas . Ou na parte sanfona era doido demais ..bons tenpos
Usei muito esses veículos aqui em Curitiba
Precisamos de VLT (veículos leves sobre trilhos) elétrico, a hidrogênio etc.. estamos cansados de não melhorias significantes em Curitiba. Precisamos de inovação com ar condicionado.
Sou motorista de ônibus aqui em Curitiba, e garanto que a operação de nossos biarticulados não sairá de linha tão cedo assim. A última frota adquira por algumas empresas tem, pelo menos, mais 8 anos pela frente, e tanto os Volvo B340M (antigo B12M) quanto os Scania F360HA têm piso plano, ou seja, o embarque dá-se no nível das plataformas dos terminais e das estações-tubo, além de alguns MB O-500 MDA superarticulados... todos esses três modelos rodam somente em pista exclusiva para eles, não se misturando com o trânsito, e suas portas são somente do lado direito (biarticulados Volvo e Scania com 5 portas e os superarticulados MB com 4 portas). Maior tranquilidade de operação não há, com toda certeza.
Eu viajo para Capital de São Paulo e gosto de ver esses ônibus biarticulado mas é meio desconfortável quando está de passageiros em automóvel e eles passam certinho na faixa de rodagem do seu lado...e...concordo remover os biarticulado não será possível tão cedo, mas a possibilidade de ser substituído pelo frota de ônibus biarticulado elétricos?!
muito bem resumido. os bi articulado tem seu trajeto fixo por exemplo um metro enorme mais segue um unico trajeto independente do tamanho.
Admiro os motorista que dirige esses ônibus Biarticulados Não deve ser fácil, imagine manobrar de ré. Sou de Recife-PE aqui só temos Articulados e BRT'S.
O uso em Curitiba é puramente político e e turístico
Fui motorista de BRT no Recife e digo ao senhor. Chegou uma época que as estações de BRT deixou de funcionar devido as evasões. Então começos operar nas paradas convencionais kkkkk. E as linhas transitam em meios aos carros pequenos. É uma loucura.
Bem, deveriam ter mais investimentos por parte do poder público em relação a ônibus desse modelo pela quantidade de pessoas que pode transportar de uma vez; aqui em SP era muito utilizado em linhas entre terminais mas, dizem que a manutenção é mais cara do que a do SuperArticulado e, por isso não foram mais adquiridos por aqui.
Agora, fiquei admirado em ver um biarticulado na Viação Raposo Tavares; a linha 396 (Terminal Cotia x Pinheiros, atualmente vai até o metrô Butantã) é, além de longa, transporta muita gente e seria uma excelente adição, assim como seria bom na linha 032 (Itapecerica da Serra, Parque Paraíso x metrô Via Sônia) por conta da altíssima demanda - em horários de pico tem intervalos de 3 minutos e ainda assim andam lotados.
Aqui em Curitiba não imagino que nos próximos 10 anos biarticulados desapareçam. Vai longe ainda.
Tomará queles não param de existir nunca eu moro em Goiânia des de quando eu Nasci a qui sempre teve biarticulado eu lembro de quando eu era pequeno eu tinha us 3 ou 4 anos eu tava num terminal mas minha mãe e so passava ônibus articulado não pasava biarticulado eu comecei a chorar agritar porque eu queria andar no biarticulado e não aparecia depois de minutos se passaram ai chegou um biarticulado em quanto eu não via um biarticulado eu não parava de chorar tenho ate miniaturas
Aqui em Manaus já teve ônibus biarticulado em 2002 mais eles ficaram sucateados em 2011 aí ele foram retirados dia 30 de dezembro de 2012 no aniversário da minha mãe mais tinha o modelo neobus mega BRT,Marcopolo Viale e Marcopolo Torino GV editado: lembrei que recebi uma curdida
acho tão lindo esses ônibus. Uma pena que em João Pessoa só tem aqueles velhos articulados.
Aqui em Ctba que tem uma infraestrutura pensada para esse tipo de veículo é muito difícil que eles parem de operar, talvez se substituídos por algo como um VLT. Nada no curto ou médio prazo indica esse movimento.
Interessante a história, parabéns!
Obrigado pela visita
Eu acho que não. Porque aqui em Curitiba tem as canaletas pra os biarticulado e as ruas prós articulados . Onde eu moro tem a viação Piraquara e eles tem os articulados e vão bem cheio de passageiros é top ver eles passarem em frente de casa . Espero que não acabe um projeto bom igual a esse. Abraço.
Olá, achei seu vídeo falando sobre ônibus BRT muito fascinante e muito completo, aqui no México, temos várias linhas desse tipo de ônibus, mas como você mencionou, aos poucos, está se tornando menos lucrativo devido ao custo de manutenção e uso excesso de diesel, fazendo com que muitas unidades fiquem ociosas, em desuso ou desmontagem e sejam levadas para sucata.
Aqui, infelizmente, o maior problema que havia, era que eles usavam ônibus articulados e biarticulados (um sistema de transporte semimassa) como transporte de massa ou excedendo sua capacidade) e, portanto, está se tornando um problema. Por isso, buscam-se alternativas para esses problemas, como a implantação do metrô leve e do metrô...
Mas bem, eu sinto que é um bom transporte, porém, esse transporte deve ser mais planejado e estudado para ser executado em ambientes mais competitivos e menos perigosos com o meio onde circulam...
👍👍
Provavelmente pode ser que surja uma variante elétrica para o biarticulado, mas levando em conta o baixo investimento no transporte coletivo de passageiros e a crise que passamos no Brasil isso é pouco provável.
A BYD oferece este tipo de projeto já.
Acredito que os bi articulados seriam melhor utilizados em linhas interurbanas que utilizam rodovias e trechos curtos de brs (da capital para região metropolitana?, e em intermunicipais que normalmente são linhas de poucas curvas.
Há estados que se encaixam bem para os bi articulados como descrevi à cima.
Aqui em Curitiba os biarticulados funcionam porque tem as vias exclusivas deles, o Ligeirão(Azul) de 28metros praticamente não faz curva no trajeto. Aqui creio que esse sistema vai continuar apesar de necessitar melhorias.
👍
Mas a questão é exatamente essa, se o trajeto quase não tem curva, a tendência é substituir por super ônibus
@@DarkChewie ônibus-bala.
Aqui em Manaus quase não teve bi articulado apenas a empresa integração tinha anos atrás um Marcopolo viale 2000 bi articulado ex Curitiba e um torino bi articulado ex Curitiba também hoje eles ser encontrar abandonados em pátio de desmanche agora esse ano tem bi articulado ex rio de janeiro aqui em Manaus rodando ser não me engano e um ou dois
Essa bandeira
Aqui em Porto Alegre, nunca teve bi articulado. Mas articulados sim. Porém, de 2020 pra cá, como caiu muito os passageiros, as empresas estão comprando ônibus mais baratos, inclusive com motores dianteiros. Será um novo momento?
daqui a pouco vai ter só midibus
Correto, a tendência é comprar midi, a demanda hoje no transporte é baixa demais, o Brasil tá se afundando é deixar do jeito que tá né...
@@carlosvinicius4832 poisé e também o povo ridulamente a maioria estão largando o traponsporte pra arrumar uma moto ou veículo particular, mesmo que o combustível não esteja tão caro assim.mas a tendência do traponsporte é isso mesmo principalmente no Brasil..
@@CanalQueComenta infelizmente e complicado e se viu como está a vergonha do transporte do rio né? Não têm muito o que falar mas a tendência e só piorar..
@@henriquegonzagasouzasantos2272oque mudou o transporte foi trabalho "online", muitos fecharam as lojas tradicionais dos grandes centros, quem que não compra alguma coisa na Internet hoje em dia??? Moto e Carro tem gente vendendo tbm pra não gastar gasolina e sim comprar o básico a comida!
Poderia fazer uma matéria sobre as vantagens e desvantagens da redução no cubo das rodas como nos Mercedes-Benz e comparativo com os com redução normal.
e dos volvos tbm,pq depois so saiu o famoso canelinha
Aqui em Maringá-PR, os articulados duraram muito pouco tempo e em poucas linhas tem gente que nem sabe que esses ônibus rodaram aqui foi abandonado pois as ruas da cidade não foram feitas para ônibus tão grandes e eles sempre passavam por cima da calçada
Aqui em São Paulo os biarticulados já não rodam mais estão em extinção apenas os articulado de 23 e 18 metros estão rodando.
Na verdade a ideia foi da governadora né mas talvez vamos ver se eles vão ter a ideia de volta eles pra SP depois..
Aqui em Curitiba, em horário de pico, os biarticulados transitam com sua capacidade máxima de passageiros.
Imagina substituir toda a frota por articulados. Aumentaria o caos.
Creio que em um futuro próximo, tenhamos somente biarticulados elétricos nas canaletas.
Não acredito em uma implantação de VLT na cidade. Pelo menos, tão cedo.
Esses bi articulados são a salvação para o transporte temos que ter linhas alimentadoras e esses para rodar nas avenidas principais ligando as linhas nas cidades simples assim
👍
Aqui em São José dos Campos está sendo implementado o uso de sistema de BRT com ônibus elétricos Super Articulados, em que foram comprados pela prefeitura daqui 12 unidades do respectivo modelo de ônibus que aparece aos 8:21 do vídeo, e estes ônibus já estão operando no sistema de transporte rápido na cidade batizado de Linha Verde, que irá interligar as regiões as regiões sul e leste com o centro de São José dos Campos.
Interessante
Aqui em São Paulo ñ tem mais esses ônibus
ja dou like q sei q o conteudo eh qualidade!!!! vlw volantao!!
Obrigado pelo like
Mais um vídeo excelente 👏🏼👏🏼👏🏼 quanto mais vejo, mais fico curioso. Esse MAN 8x4 tem motor central igual o caminhão MAN que você citou no vídeo do B58/B10M?
30 anos aqui em Curitiba já, parece que foi ontem que eu entrei no primeiro minhocão, o tempo não passa, ele voa. Kkkkkk
Transporte público de Curitiba deve ser tomado como exemplo para outras capitais, funciona muito bem
Belíssimo vídeo ❤️ muito interessante.👏❤️👍
Muito obrigado 👍
Vídeo show de bola e bem detalhado amigo 🙂👍
Meu super joinha
valeu
Em Belo Horizonte só tem articulados e olhe lá. Tudo depende da aplicação certa dos veículos conforme itinerário e demanda. Bem aplicado dá retorno. Mas tem gestor aí que compara BRT com Metrô. Nada a ver. Pois os BRT é um sistema urbano e o Metrô metropolitano.
SHOOOW amigão 😍e q voltem os trens d passageiros p o interiorsao d sp🚇🤗🙋♂️
👍👍
OS BI ARTICULADOS TEM QUE SER UM PROJETO BEM ELABORADO COMO EM CURITIBA QUE SERVIU COMO EXEMPLO PARA BRASIL E ALGUNS PAÍSES QUE SE ENTERESSARAM PELO SISTEMA
O problema é que infelizmente acho que na parte Américana eles não são muito valorizados e sim têm uma popularidade bem melhor na Europa e principalmente as estradas de lá são totalmente diferente das Américas..
Boa pesquisa. Grato.
👍 eu que agradeço
Esse verde é o Capacetão que anda da 'linha do fura fila
VOLVO B58 E VOLVO B10M FORAM OS PIONEIROS E O QUE MAIS VIMOS NO BRASIL... AINDA TEM GENTE Q DIZ Q O VOLVO B10M É FRACO.... PUXAR UM TREM DESSE.... SE GARANTE...
Coisa de gente ignorante que não sabem de nada,. toda a linha da volvo em relação a carrocerias todas elas foram ê ainda são um conjunto perfeito no geral aqui em SP. Os que mais andei foram os Caio Amélia Volvo B58 de 3 portas que reinou nas décadas de 80 ê 90 aqui em SP em relação a seus concorrentes, foi o melhor, sem dúvidas..
Tu imagina tu dirigindo um ônibus destes tens que ter muita atenção são muitas portas tanto do lado esquerdo como o do direito e muitos espelhos a atenção e triplicada
É tranquilo..
Em Manaus agora só tem 1 bi-articulado.
Penso que os ônibus biarticulados em nosso país sejam sim substituídos como forma de restringir o uso de combustível não renovável na frota de veículos coletivos e, de forma menos direta, de restringir o peso bruto total por veículo em vias urbanas, que sofrem cada vez mais nossa "rede buracobrás".
😉
@@matheusaguiar3493 a Eletrificação Veicular pesada não será tão breve assim no Brasil. Haverá ainda passagem por biocombustíveis, como o Biodiesel e o Biometano. E a Eletrificação, por mais inevitável que seja, estará tecnologicamente mais avançada que hoje: com baterias mais leves e de maior vida útil. Consequentemente, os impactos ao meio ambiente ao se desfazer desse componente também serão reduzidos.
KKk graças a deus, tem que acabar mesmo e virar tudo trem, vlt ou bonde. Esses biarticulados já não dão mais conta da demanda em curitiba, além de serem no geral horríveis. Caros, desconfortáveis, balançam muito, barulhentos
Canal incrível
obrigado
em curitba os biarticulados só vão sair quando aqui tiver metro e aqui facilita que a fabricante de chassis volvo é da capital dai manutenção facilita para as empresas tem uns biarticulados da scania mais não agrado tem uns super articulados mb mais tambem é minoria na frota 95% da frota é volvo
Eles podetiam pegar a ideia do Bisbus e complementar, aí andaria nos trilhos e nas ruas, pensa na economia q iria fazer já q ñ precisaria ter dois equipamentos diferentes... poderia até ser alimentado por eletricidade, ai enqnto estivesse pelos trilhos andasse e já carregasse a bateria pros trechos rodoviários!
Se a demanda continuar caindo talvez sim ñ so a volvo deixa de fabricar o chassis como tbm as encarrocadoras tbm.. que eu recorde so curitiba e Goiânia usam onibus bi articulados , e Goiânia ira renovar com ônibus elétricos de 23 mts , e ficando o mercado só para Curitiba , as chances são grande para o fim deles e sera logo logo.
Em se tratando se ser um ônibus bonito e tecnologicamente interessante, tudo muito bacana e etc. Mas se pegar uma cidade igual Campinas, onde a preocupação é em fazer tudo que é linha passar no centro, o próprio poder público inviabiliza o transporte de massas. Aqui tem linhas cujos itinerários estão praticamente inalterados há décadas, então o problema nem deve estar nos bi-articulados, mas no gerenciamento de transporte, tanto na elaboração de malhas, quanto nas definições de critérios pros veículos. Pra piorar, aqui a maior parte é subsidiada pela prefeitura, então, dinheiro de transporte é bastante público e vai pra mão do particular.
Aqui em São Paulo Capital já não existe
pra mim são os melhores pena que aqui em SP não roda mais nenhum
fui motorista aqui em Curitiba pir um bom tempo,a scania começou os biarticulados junto com a Mercedes pois venceu a patente da volvo a qual não permitia q outras montassem os bi,a patente era de 20 anos .a volvo não conseguiu mais tempo de patente somente 20 anos,já os motores boxer,a patente é vitalícia,somente a volvo pode !!
Motores (deitados) instalados no meio do chassis!... Estes motores não são boxer, são motores originalmente verticais, mas que são configurados para funcionamento na horizontal (deitados).
@@eduardobono7912 sim,boxer são de cilindros opostos,ex fusca,falei assim pra ser entendido
👍
Aqui em São Paulo já não roda mais os biarticulados só os super articulado trucados
Muito bom
obrigado por assistir
Eu sinceramente não queria que eles sumissem, já que você não vê tantos por ai no mundo todo
sou a favor que continue bem pratico e eles tem trajeto fixo sem misturar a o transito
conta a história dos ônibus super articulado
top o video
Kerennn mantapp👍👍👍
Em Curitiba o planejamento é focado na expansão do sistema, claro há algumas apostas que devem sair do papel nos próximos anos como o VLT, mais no geral a Cidade com certeza buscará alternativas que não a Volvo.
obrigado por comentar
Não vejo um fim tão logo, pois como é o caso da minha cidade Curitiba, não se tem um plano de construir um metrô ou veículo sobre trilhos pois os custos são surreais.
VLT faz mais sentido, os sobre trilhos fazem mais sentido de maneira geral
Cara, você só está falando do Brasil mas esquece que Bogotá é o DF no México temos as linhas de BRT mais importantes do mundo e isso dará fôlego ao sistema muito além do que ce tá falando
2:30 agora me preocupei se o rapaz de camisa vinho viu o ônibus ou se era somente figurante.
Traseira deve ter passado quase no nariz dele
kkkkk Se reparar no chão tem uma linha curva pintada, o ônibus passa "mais ou menos" por ali, por isso tem uma galera de apressadinho que abusa legal.. Deve ter dado um totozinho no dedão do pé do cara ali hahahaha
@@thiagocosta1184 Pelo movimento, ele tava andando ainda na direção do ônibus, quem sabe com Fones de ouvido escutando um Walkman
E também tem a VW com aquele VIP 5 que tem em Manaus e Dourados pra ajudar a acabar com os Biarticulado
Nada a ver! Aquela aberração da Volks é para competir com os articulados, não com os biarticulados
Os superarticulados que vão acabar com os bi-articulados
Qual nome desse articulado azul e branco com iblema da prefeitura de São Paulo??
aparece em qual momento do video?
@ no minuto 5 : 08 ☑️
@ vc sabe qual é??
Aqui funciona super bem
1980 în România circula astfel de autobuze roman diesel
Poderiam fazer um biarticulado elétrico
Só de ver que os biarticulados do RJ não duraram nem 5 anos já dá pra perceber que esse modelo está caminhando para o fim! Parece que só Curitiba continuará tendo esse serviço
RJ, poderia ter dado certo, mas existe três questões muito pertinentes lá que inviabiliza, uma é a manutenção dos veículos (prefeitura) , outra a falta de infraestrutura correta, como corredores , estações (prefeitura) e a ultima a própria população população, pula catraca, força abertura das portas, em fim é um sistema que está a beira de um colapso, pelo menos naquela cidade..
@@eduardobono7912
Aqui no Brasil, só Curitiba e Goiânia tem um sistema de BRT de verdade, com corredores segregados e com a presença da prefeitura nas estações. O daqui de Brasília não pode ser chamado de BRT, pois o que chamam aqui de corredor, na verdade é uma faixa separada por tartarugas, onde os carros de passeio e outros veículos entram nelas o tempo todo, além de metade das estações estarem abandonadas, e mesmo nas que têm a presença do governo, as portas eletrônicas nunca funcionaram, elas ficam abertas o tempo todo
@@irlanfernando3147 Brasília tá uma vergonha no transporte público, o metrô não chega nem no aeroporto nem na UnB. Sobradinho e planaltina não têm um BRT até hj. Não existe um sistema de VLT pra substituir rotas com muita demanda (como o 110 que vai dá rodoviária pra UnB e a linha que vai dá rodoviária pra w3). Fora que o metrô foi muito mal planejado.
Achava melhor um vídeo sob o monopólio da caio lixos car em são Paulo
Não pode acabar q pena
Eu sou de Curitiba onde tem os biarticulado vermelho e azul
Curioso saber que somente Curitiba possui o Scania biarticulado, se não me engano, o projeto do chassi Scania biarticulado foi descontinuado logo após as unidades de Curitiba
Interessante
Os biarticulados de Campinas SP sumiram todos, só ficaram os articulados
a solução pra mobilidade urbana é a junção de metro com superarticulados
Volvo. o melhor no mundo nesse segmento de ônibus bi articulados. 🥰
Sem dúvidas
Aqui em sp não tem mais.
Ils sont beaux mais ils leur faut de la place ou des grandes rues larges et droites pour leur virages 👍👍
Nunca vi um desses, seria legal de ver pessoalmente