O fim do reino de Israel, reino do norte.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • Com Salomão no poder tudo corria bem. Ele era um homem temente a Deus e, numa oportunidade, soube fazer o pedido correto ao Senhor. Pediu a Deus que lhe desse sabedoria para conduzir o povo (1Rs 3.3-15). A Bíblia diz que Salomão escreveu 3000 provérbios e 1005 cânticos (1Rs 4.32), e sua grandiosidade e sabedoria fizeram dele um dos maiores poetas que Israel já teve em todos os tempos. Mas seus últimos dias foram conturbados, pois deixou o Senhor e passou a adorar os vários deuses. Tudo isso ocorreu como conseqüência de seus casamentos com várias esposas pagãs, deixando-se levar pelas influências de suas mulheres - fato este condenado por Deus (1Rs 11.1-3).
    Então, começa a revolta das tribos, principalmente da tribo de Efraim, contra a administração de Salomão. O profeta Aías diz a Jeroboão que Deus lhe daria o domínio de dez tribos (1Rs 11.29-40), profecia esta que teve seu cumprimento quando Roboão, filho de Salomão, não manteve a mesma simpatia de seu pai, caindo no desagrado dos mais velhos, o que provocou uma rachadura que dividiria o reino.
    Roboão reinaria sobre duas tribos e Jeroboão sobre dez tribos. Esta divisão fez que tivesse como capital Samaria (reino norte - Israel). A capital de Jerusalém, então, passou a ser Judá (reino sul). Veja 1Reis 12.
    Cativeiro assírio
    O reino do norte (Israel), governado por Jeroboão após a divisão, foi dominado pela Assíria. Jeroboão não perseverou em andar nos caminhos do Senhor. Ao contrário, fez bezerros de ouro em Dã e em Betel (1Rs 12.25-33), para que o povo não fosse a Judá, onde estava o templo que Salomão havia construído para adoração ao Deus Yahweh. Daí, o costume de culto idólatra passou a ser um mau exemplo trazido por Jeroboão a Israel, sendo por muito tempo imitado pelos outros reis, tanto que a Bíblia cita os outros monarcas idólatras de Israel dessa forma: “Fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Jeroboão, que fez pecar a Israel” (1Rs 15.34).
    A linhagem de reis em Israel foi quebrada, e nove dinastias diferentes ocuparam o trono:
    1. Jeroboão I foi sucedido por Nadabe que foi assassinado por Baasa (1Rs 15.25,28).
    2. Ela, filho de Baasa, foi assassinado por seu servo Zinri (1Rs 16.8-10).
    3. Zinri suicidou-se no final de sete dias de reinado e seu substituto foi Onri (1Rs 16.15-18).
    4. Onri é sucedido por Acabe, este por Acasias e Acasias por Jorão, que foi morto por Jeú em uma batalha (1Rs 16.28, 22.51).
    5. Jéu é sucedido por Jeoacaz, este por Jeoás (1Rs 13.9), este por Jeroboão II e este por Zacarias, que foi morto por Salum em uma conspiração (2Rs 10.35, 13.9, 14.29).
    6. Salum foi assassinado por Menaém (2Rs 15.14).
    7. Menaém é sucedido por Pecaías, que é morto por seu capitão Peca (2Rs 15.25).
    8. Peca é morto por Oséias em uma conspiração (2Rs 15.30).
    9. Oséias é deposto pelo rei assírio depois de nove anos de reinado (2Rs 17.3).
    O cativeiro de Israel aconteceu, inicialmente, porque Peca (Israel) fez acordo com Rezim (Síria) para atacar Acaz (Judá) (2Rs 15.37). Acaz, por sua vez, pede a ajuda de Tiglate-Píleser (Assíria) para defender-se de Peca, o que acabou culminando no primeiro cativeiro de Israel (2Rs 16.7). As tribos restantes em Israel tornaram-se tributária da Assíria (2Rs 16.8). O segundo cativeiro foi após dez anos, quando Oséias recorre a Sô (Egito) para se livrar do jugo assírio (2Rs 17.4). O grande exército assírio parte para Israel e, desta vez, a última esperança é suprimida. A grande massa da população foi levada para a Assíria e as cidades de Israel foram povoadas por estrangeiros, vindos das regiões Eufrates e Tigre. Alguns poucos israelitas que ficaram ali se casaram com mulheres estrangeiras, o que fez surgir o povo samaritano.
    A região começou a ser atacada por leões, e a isto foi atribuído a "ira divina", por não estarem adorando ao Deus verdadeiro. Por esse motivo, foi providenciada a ida de sacerdotes para a região, a fim de ensinar-lhes a adorar o Deus Yaweh. Mas eles tanto temiam a Yaweh quanto adoravam os seus próprios deuses. Este foi o principal motivo para a "rixa" entre os judeus e os samaritanos (2Rs 17.24-40).
    Mais informações:
    Link do Canal = / icpweb
    Link do Site = www.icp.com.br
    Link da Loja = lojaicp.lojain...
    E-mail = teologia@icp.com.br
    WhatsApp = 21 98622 3266

Комментарии • 11

  • @apologistaGasparpsantos
    @apologistaGasparpsantos 2 дня назад +3

    Oh glória a Deus mais benção para o meu estudo Deus abençoa Professor obrigado por tudo❤❤❤

  • @rogeriovieira1
    @rogeriovieira1 2 дня назад +3

    Parabéns Pastor, tenho aprendido muito com o senhor. Deus muito o abençoe

    • @antoniofonseca-icp
      @antoniofonseca-icp  2 дня назад +1

      Rogerio, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.

  • @jairoliveira392
    @jairoliveira392 2 дня назад +2

    Deus continue te abençoando sempre,ao senhor e toda sua querida família, 🙏 sua vida é um instrumento nas mãos de DEUS 🙏 grande abraço e fique com Jesus hoje e sempre 🙏🙏🙏

    • @antoniofonseca-icp
      @antoniofonseca-icp  2 дня назад

      Jairo, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.

  • @messiassobencao
    @messiassobencao День назад +1

    A paz do Senhor, aos amados irmãos em Cristo !

  • @TiagodeLimaVitorio
    @TiagodeLimaVitorio 2 дня назад +1

    Gostei mestre .