Encontro 4- Curso de Extensão "O sabor do Arquivo na Era Digital: gestão e crítica"

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 окт 2024
  • Olá, bem-vindes ao quarto encontro do curso "O Sabor do Arquivo na Era Digital: gestão e crítica"!
    Encontro 4: Gestão das Fontes Históricas na Era Digital
    FAIR Data Principles;
    Exercícios práticos de gestão e preparação para a análise que se darão em cenários de experimentação desenhados para refletir a etapas de organização, descrição e orquestragem de dados como requisito para a crítica das fontes digitais. Dentre as ferramentas, linguagens e metodologias selecionadas para a criação destes cenários, destacamos: Way Back Machine (archive.org/web/), Zotero (https:/www.zotero.org), Tropy (tropy.org), Pyton (www.python.org).
    Objetivo do curso: Este curso tem por objetivo apresentar brevemente o estado da arte da História Digital e, com base nisto, introduzir ferramentas-chave de suporte à gestão e à crítica das fontes digitais. Para tanto, abordaremos o estatuto das fontes históricas em face às novas condições de produção, interpretação e distribuição determinadas pelo advento do componente digital. São previstos exercícios práticos de análise que se darão em cenários de experimentação desenhados para o exercício da crítica das fontes digitais. Dentre as ferramentas, linguagens e metodologias selecionadas para a criação destes cenários, destacamos: Way Back Machine (archive.org/web/), Zotero (www.zotero.org), Tropy (tropy.org), Pyton (www.python.org).
    Fórum do Tropy: forums.tropy.org/
    Baixar o Tropy: tropy.org
    Baixar o Zotero: www.zotero.org
    Profª Drª Anita Lucchesi: doutorada em História pela Universidade do Luxemburgo (2020) e mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), onde também concluiu a licenciatura em História (2011). Em seu doutorado, investigou a teoria e os métodos da história digital na intersecção com a história pública, discutindo as questões epistemológicas que emergem do que ela define como "hermenêutica da prática". A investigação baseou-se num estudo de caso sobre memórias de migração no Grão-Ducado do Luxemburgo. A tese, For a New Hermeneutics of Practice in Digital Public History: Thinkering with memorecord.uni.lu (pré-impressão disponível na plataforma Manifold), foi desenvolvida no Centro de História Contemporânea e Digital do Luxemburgo (C²DH), com o apoio do Fundo Nacional de Investigação do Luxemburgo (FNR). Anita tem estado envolvida em diversas atividades de investigação, ensino e consultoria profissional, incluindo a participação em comissões ad hoc do Ministério da Educação do Brasil. Para além de artigos acadêmicos e de divulgação científica, Anita publicou dois livros: Digital History e Storiografia Digitale: Estudo Comparado sobre a Escrita da História no Tempo Presente (2001-2011) e História, internet e novas mídias: preocupações e questionamentos para historiadores do século XXI, ambos publicados em acesso aberto pela Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE). Entre outras afiliações, é membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS), da Rede Brasileira de História Pública e é também membro do comitê diretor da Federação Internacional de História Pública. Dedica-se à pesquisa em História Digital, História Pública e História do Tempo Presente, com ênfase na interface entre humanidades, tecnologias digitais, historiografia, estudos de memória, ensino e divulgação científica da história. Atualmente, é pesquisadora em pós-doutorado na Universidade do Luxemburgo, onde é coordenadora educacional do Tropy. Em 2023.2 também se encontra docente convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).
    Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/...
    Realização: Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História (LPPE/PPGH/IFCH/UERJ)
    Apoio: Centro de História Contemporânea e Digital (CDH) da Universidade de Luxemburgo (UNILU)
    Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe
    Instragram do LPPE: @lppeuerj
    Canal do RUclips: @lppeuerj

Комментарии • 1