Sempre amei o jornalismo. Decidir com apenas 13 anos que queria ser Jornalista. Fiz vários testes vocacionais, era jornalismo na cabeça. Me formei em 2009 e depois da frustração do não diploma, decidir esquecer a profissão. Trabalhei com auxiliar administrativo, mas a vontade de exercer a minha profissão GRITAVA na minha cabeça. Logo em 2014 tomei a melhor decisão da minha vida, hoje exerço de uma forma lúdica minha profissão. Não ganho nada com isso, mas só de dizer que sou jornalista fico muito feliz. Insisto até hoje e conseguirei ser jornalista sim. Meu sucesso será aqui em Salvador/Ba. Bjs pra você!
Todos falam que é uma profissão difícil. Me recuso a ouvir, amo comunicação, me comunicar é algo que me faz feliz. Gosto de lhe dar com gente, isso me fascina. Descobri oque me move, cheguei a seguinte conclusão, o que me move são as pessoas, acredito no ser humano, há bondade no fundo da alma de cada um. Estou consciente que está escolha pode mudar minha vida, mas amo jornalismo, admiro, sou fã, chego a me emocionar só em falar de jornalismo. Tenho 17 anos e meu sonho é ser jornalista.
Sou professora, e como o meu interesse em comunicação e divulgação científica só vem crescendo, tenho tido uma coisa estranha de desejo de fazer uma segunda graduação em jornalismo. Aliás, essa foi uma opção de um dos vestibulares que eu fiz há 15 anos... Ouvindo você falar sobre a profissão, me identifiquei IMENSO, pois com a docência é a mesma coisa: salário baixo, trabalho em mais de 8 h por dia, em final de semana, perseguição (algo que não foi citado, mas sabemos ser uma realidade atualmente, infelizmente)... parece realmente um viciozinho, haha. PS: sou professora de física, então "loucura", por "loucura", tenho certeza que me sentirei em casa no curso de jornalismo, rsrs.
Um vídeo realista. Gostei da sinceridade. Pena que muitos não gostam de ouvir a verdade, preferem ignorar fatores importantes, achar que o amor à profissão justifica tudo. Isso é, na verdade, hipocrisia. E, pelo amor de Deus, não estou generalizando.
Meu Deus, esse vídeo piorou minha crise existencial. Então, eu tentei direito e desde o começo vi que não era pra mim. E se você parar pra pensar o mercado lá também não tá fácil não, se não tiver focação ( eu não tinha). Estou atualmente estou no 1 período de jornalismo e amando. É tão diferente estudar o que você gosta. Dito isso meu sonho é trabalhar numa editora de livros e quem sabe me tornar escritora no futuro. Eu sei que não tem uma faculdade certa pra trabalhar numa editora de livros, então escolhi jornalismo, pretendo fazer uma pós mais específica da área que eu quero trabalhar e eu invisto muito no inglês, acabei o curso e estou estudando pra fazer a prova e pegar o diploma de cambridge. Eu sei que vai ser difícil, mas eu não me sinto apaixonada por nenhuma outra área. Você acha que vou conseguir ?
Vocação é algo que é muito difícil de lutar contra. Eu desde nova queria ser médica. Mas houve uma época em que eu pensava que não ia conseguir passar no vestibular pra medicina e aos 15 anos ganhei uma bolsa de estudos numa seleção para fazer jornalismo nos EUA. Eu já era fluente em inglês e botei como meta a bolsa que foi muito boa. Depois que o tempo passou, caí na real que eu estaria abrindo mão do que seria minha vocação e mudando completamente de área só porque todo mundo sempre falava que eu tinha jeito para jornalista. Na escola eu era quem organizava pautas e fazia redações e reportagens para os jornais, tinha um blog e tudo mais. Joguei tudo pro alto e prestei vestibular pra medicina. Passei na primeira tentativa sem esperar e sou incrivelmente realizada na profissão que escolhi, um tanto ingrata mas por outros motivos. Brincam que eu sou a futura médica mais "de humanas" que conhecem, mas o importante é que eu me realizo todos os dias com os pacientes. Não me arrependo nem por um segundo de ter abandonado aquela bolsa depois de toda a seleção. Eu seria apenas mais uma entre mil jornalistas por aí porque nunca foi minha vocação, apesar de ter facilidade com comunicação muito maior que com medicina.
Não concordo quando vc fala que o jornalismo não tem "futuro" e que é bom procurar fazer outra coisa e só ir pro jornalismo se nada der certo. Quem faz isso é que só procura satisfação financeira, e boa remuneração financeira vem quando fazemos bem o nosso trabalho e, esse detalhe de " fazer bem o nosso trabalho" só vem quando gostamos do que fazemos. Hj em dia nada da dando muito dinheiro, salvo alguns casos, pq tem muita gente estudando e entrado no mercado de trabalho. Ir estudar algo pq acha que aquilo vai dar grana é o cúmulo da mediocridade e futilidade. Pensar em ser bem remunerado é necessário, não estou negando esse fato, mas não deve ser o norte para a decisão que vai reger o resto da vida de alguém. Eu sou estudante de Pedagogia, minha meta é ser professora universitária, e eu sei que não vou ganhar rios de dinheiro por isso. Porém, isso faz com que eu me sinta realizada. A cada disciplina que pago, a cada conquista acadêmica que tenho, ultrapassa o limite da satisfação financeira. Reitero que não estou negando o fato de que ser bem remunerado é necessário, mas que não podemos tomar decisão só pensando nisso. Como diz o professor Cortella, a vida é muito curta pra sermos fúteis, inúteis e medíocres. PS: Não veja o meu comentário como um ataque a sua pessoa. Não o foi. Simplesmente discordo da forma como vc colocou os fatos. Adoro o seu canal e vc sabe disso. :*
Amanda eu desejo força pra vc! Muita persistência de verdade pq no ensino o que resta no final é só ainda ajudar alguma criança ou jovem. Tenha sempre em mente os grandes mestres e saiba que mesmo sendo a gota no oceano rs vc pode mudar pessoas. Essa profissão é tão importante(tb estou com o mesmo sonho que vc) e realmente se for pra pensar em dinheiro vc desiste. Espero que sejamos luz na vida das pessoas :) Meu sonho é ser diplomata quem sabe um dia estarei na ONU rsrs
a remuneração que o mercado de trabalho oferece a uma profissão é um das faces que se deve olhar e uma das mais importantes de qualquer profissão. Realmente qualquer profissão que você exerça, tem que ser com amor e responsabilidade, mas apenas amor a profissão não irá garantir uma casa digna, estudos de qualidades a seus filhos, lazer, meios de transporte, alimentação, assistência a saúde, roupas, manutenção da casa, adversidades e por ai vai..
MrGunnerPunk Então a grana é mais importante que sua satisfação pessoal? Talvez pra algumas pessoas. Eu, particularmente não quero ser atendida por um médico que tenha feito medicina apenas pela grana, ele deve ser mais um daqueles que nem olham pra cara do paciente. Não quero precisar de um advogado que fez direito apenas pela grana, ele é um daqueles que se acha no direito de humilhar o leigo que não entende nada. Eu não quero ter/ser um professor que ta numa sala de aula apenas pela grana, ele, com certeza, ta fazendo um desserviço a sociedade e podando o sonhos daqueles que olham pra educação como salvação. Eu falei no meu primeiro comentário e repito, boa remuneração é necessária, ela só não pode ser determinante na sua vida. Mas, se tem gente que acha que é vantagem " ter grana" é ser frustrado, tudo bem. Todos temos direito de escolha.
Lyamara Freire Desejo que vc siga em frente no seu sonho. A vida é muito curta pra ser resumida a grana. Quando eu tinha 12, 13 anos eu pensava em ser diplomata, mas a vida me levou pra outro caminho e sou muito agradecida por isso. :)
A ideia do vídeo não é de desestimular os interessados e sim de mostrar que não é uma profissão fácil, cheia de glamour, dinheiro e gente famosa como muitos imaginam. Beijo!!
+umbeijonabunda Não sou dubladora não. Essa é uma profissão regulamentada que precisa de registro na categoria dos atores. Mas obrigada pelo elogio. Fiz fono bastante tempo para desenvolver a voz para ser reporte. Bjs
Era para me sentir desmotivada? poque por incrível que pareça, não sei o nome da minha doença e nem o nível da loucura, mas, agora me sinto mais atraída ainda pelo Jornalismo.. Estou no último ano do ensino médio e sou uma futura jornalista!!! Amoo ♥
+Dayh Lopes Não era pra se sentir desmotivada, não. É apenas minhas impressões sobre a profissão. Entendo você, mesmo com todos essas dificuldades, também amo ser jornalista. Sucesso pra você. Beijo!!
Eu sou doente por jornalismo. Mas me formei em Turismo, em Contabilidade e agora faço Letras pois Jornalismo não tem na minha cidade. Mas eu admiro muito essa profissão, ela é viciante, por conta disso me realizo com o blog, quero lançar meu canal e quero fazer pós em jornalismo só por realização pessoal. Amei esse vídeo, the best. Paty (leiturasplus.blogspot.com)
Muito legal mocinha. Entrei na faculdade em 2006, ano em que ocorreu a "queda do diploma" para jornalistas, mesmo assim, segui em frente por 4 anos, rsrsr! E sim, nunca trabalhei num jornal, porém, acho que já fiz tudo na área de comunicação e não, não consigo deixar essa área. Vc tem razão, jornalismo é vocação. Adorei o canal e já virei assinante. Sucesso nessa empreitada. ;)
Me vi dando conselhos para futuros professores haha Mas é isso. Temos que amar... pagar bem, não pagam, nos estressamos diariamente (afinal, lidamos com seres humanos). E a danada da minha profissão tb é encantadora rsrs Isa, parabéns pelo seu belíssimo trabalho ♥ Beijinhos
Então ...eu acho que vale a pena escolher uma profição com muitas "dificuldades" como se diz você é bom, pois é uma escolha que se faz por amor, todas as áreas que escolhermos vão nos proporcionar dificuldades. Se nós nos dedicarmos de verdade tudo não passara de um simples obstaculo. Na minha opinião e melhor trabalhar mais de oito horas em algo que você gosta, do que ficar oito horas fazendo algo que não gosta, a final, você não vai querer esperar a semana toda por um domingo, vai? - otimo Canal, podia fazer um video falando sobre os pontos positivos do jornalismo - obg
AAA EU ADOREI O VÍDEO! É muito importante ver a perspectiva de diferentes pessoas, um olhar mais sonhador, cheio de vontades de crescer é extremamente importante, mas também é preciso ver a realidade de variadas pessoas e seus olhares sobre a profissão...
Achei de uma preciosa e autentica contribuição. Com um requinte de isenção em suas opiniões. Nem de longe caracteriza a autora como arrependida pela inebriante profissão escolhida, apesar dos percalços que a mesma apresenta. Parabéns pela escolha e avante em seus alfarrábios eletrônicos.
Eu estou super curioso sobre o curso de jornalismo, porém jamais pensei que estaria tão motivado e feliz com a escolha do jornalismo !! Obg pelas dicas !!
Estou APAIXONADA pelo canal, estou no 5ª semestre de jornalismo, no inicio sofri até um certo preconceito com meus amigos, por acharem bobagem cursar 4 anos de jornalismo, porque hoje em dia o diploma não é obrigatório. Mas desde pequena percebi que a minha área é realmente comunicação. Hoje em dia estou trabalhando na área e cada vez com mais orgulho. Sucesso para o canal, sucesso para você! Sugestão para vídeos: Documentários legais, baseados em livros. (não sei se existe uma tag ou se você realmente já fez algo parecido) mas é isso. Beijos!
+Tá na Hora, por: Emilly Reis Mesmo não sendo obrigatório o diploma, nós que atuamos no jornalismo sabemos muito bem que os meios de comunicação não contrata profissionais não formados. Nem como estagiário!! Ainda não fiz nada sobre documentários. Obrigada pela sugestão. Beijão
Logo avisando é grande o comentário mas veio direto do fundo do coração leia por favor e me responda queria tirar umas dúvidas. Sabe quando você esta perdido e vê um vídeo que muda sua vida.Acabei de passar por esse momento estava sobrecarregado de duvidas sobre a carreira, e você me trouxe uma visão realista e verdadeira de como deve ser a carreira de jornalista,vou fazer uma outra carreira e depois vou pra jornalismo se sentir aquele vazio de que podia ter passado a vida fazendo notícias, por que infelizmente já sou um viciado mas fiz um curso de edificações e amei projetar, tenho medo de tomar a decisão errada e você me ajudou a perceber que quando se tem 18 anos , ainda posso mudar o meu futuro e fazer outra graduação. OBRIGADO!!!!!!!! PS: Saiba que você não precisou ser jornalista de uma grande rede ou muito dinheiro para começar a mudar o mundo ao redor ,sua franqueza e sinceridade já mudaram o ruma da minha vida obrigado demais você é incrível.
Seu comentário me deixou emocionada! Fico feliz que meu vídeo tenha sido útil para você. Torço para que você faça a melhor escolha de carreira de acordo com seus sonhos e aptidões. Mas, acima de tudo, fico na torcida para que você não tenha medo de errar e começar tudo de novo, caso seja preciso. A vida é assim mesmo, cheia de surpresas e mudanças. Cabe a nós aprendermos a mudar junto com elas. Beijos!
Parabéns Isa pelos 10 mil inscritos e por abrilhantar nossas semanas com suas leituras e informações. Vídeo lindo sobre a realidade do jornalismo. Paz e beijos
Verdade. Eu tenho dois amigos que fizeram jornalismo e se arrependeram. Hoje um faz direito e o segundo conseguiu um emprego como operador de telemarketing. Eu acho que o mais importante para você conseguir se inserir no mercado de trabalho dessa profissão é realmente os contatos, principalmente de estágio.
É um curso que eu considero desde o primeiro ano, e agora aguardo o resultado do SiSU pra ver se consigo passar na UFS em jornalismo pois é um objetivo meu, apesar de toda a dificuldade. Conversei com profissionais, com aspirantes e vi vários vídeos falando sobre o curso e por algum motivo, ao invés das "más noticias" me fazerem repensar, elas reafirmam a ideia de que estou fazendo a escolha certa, produzi um jornal na escola e tenho muita vontade de adentrar profundamente nesse mundo, parabéns e obrigado :D
Vídeo excelente para quem, assim como eu, está cursando o Ensino Médio. Apesar de tudo, também acho Jornalismo fascinante. Parabéns pelo vídeo, pela profissão e pelos 10.000 inscritos \o/
Bem gostei do vídeo por você ter falado realmente a realidade do que realmente é e não contou as 10.000 maravilhas de algo que não é bem assim. Parabéns! Se jornalismo tem tantos pontos negativos assim por que então você quis esta profissão? E é verdade, que alguns cursos tecnológicos ganha mais que jornalismo. EX: Um analista de sistema que faz tecnológico ganha R$ 3.000,00 quando um jornalista esta ganha R$ 2.000,00. Este salários estão com base da cidade de Goiânia onde é uma cidade não muito promissora para esta profissão
+Daniel Meira Bom, acho que escolhi jornalismo porque percebi que tinha vocação. Tentei outra profissão, mas não deu nada certo... ponderei os pontos positivos e negativos, e acabei concluindo que valia a pena ser jornalista, mesmo com todas as dificuldades da profissão!
A realidade de um jornalista é bem essa mesmo. Como você disse: nem sempre é fácil, mas é viciante! É fácil citar apenas o glamour das profissões, mas é preciso sim debater os pontos negativos. Essa realidade da qual você fala no vídeo já me foi apresentada nos primeiros meses de aula, já tive minhas crises existenciais do tipo: O que eu estou fazendo aqui? Bem que meu pai disse para eu fazer Direito? mas, quase quatro anos depois, percebo que sou feliz fazendo isso. Mesmo! Ótimo vídeo :)
+Janaína Proença Te entendo perfeitamente. Comigo foi quase igual, com a diferença que eu fiz Direito... e nem foi porque meu pai aconselhou.... Mesmo sendo uma profissão difícil, não me vejo feliz em nenhuma outra. Beijo!!
9 лет назад+2
Fiquei um pouco sem reação com o vídeo, e cheguei a cogitar a pergunta: "será que escolhi o curso certo?", você esclareceu dúvidas sim, mas acabou desmotivando por outro lado, quando diz que devemos pensar e procurar ver se nos encaixamos em uma profissão com mais remuneração e etc. Vou começar o curso esse ano, e depois de muita pesquisa, procurar me encaixar em outras profissões, tenho certeza de que eu nasci pro jornalismo, e isso não foi algo que percebi no meu primeiro teste vocacional, ou era o meu desejo de criança, pesquisei muito, conversei muito pra poder chegar nessa conclusão de que o Jornalismo é o melhor caminho para mim. Sabemos que a profissão infelizmente ainda não é bem remunerada, nem muito valorizada, mas se é isso que amamos e que nos deixa realizados, vamos em frente, não é? Parabéns pelo vídeo, e parabéns por ter conseguido seu lugar nesse mercado de trabalho.
+Thais Amaro É isso aí, Thais, comigo foi mais ou menos assim. Tentei um curso onde se ganha mais dinheiro, mas, ainda durante o curso descobri que seria muito infeliz naquela área, então fui fazer o que sempre me apaixonou. Beijo!!
Vc tem razão jornalismo é viciante, incrível e apaixonante. Tenho colegas que entraram de cabeça e adoram, mas sabem que vão ter que concorrer bastante na vida. Fazer o que gosta e gostar do que faz. Isa adorei seu vídeo faz um sobre direito para pessoas assim como eu que querem tentar rs Só ouvi pessoas que fazem direito, mas o encantamento logo acaba pq será?
+Maria Luiza Maia É isso mesmo, Maria Luiza, temos que seguir nossa paixão. Eu até tentei outra profissão onde ganharia mais dinheiro, mas seria extremamente infeliz sendo advogada. Beijo!!
minha vocação tambem é comunicação desde os 14 anos sou apaixonado começou com radio, hj sou funcionario publico mas prossigo estudando... vida academica eu gosto muito!!!
Olá Isabella! Primeiramente parabéns pelo canal! Conheci ele recentemente e já estou adorando.Tenho uma pergunta: Você acha que os veículos tradicionais, tanto do impresso quanto os portais de internet, são muito resistentes à mudanças?
+K4zuo3 Sim, muito. Mas eu não incluiria os portais de internet no grupo dos "veículos tradicionais". A internet ainda pertence ao que a gente chama de "novas mídias", que geralmente são mais flexíveis e vanguardistas que os meios tradicionais - jornais, revistas, televisão e rádio.
Revivi um pouco dos últimos anos agora. Lembrei dos meus amigos e de todo aquele idealismo que tínhamos em 2010. Hahahahaha A verdade é que essa empolgação toda cai por terra logo no primeiro ano e muitos se formam apenas por já estarem no curso. Eu também entrei querendo fazer grandes reportagens, participar de grandes eventos, ter uma vida toda agitada e tal, mas no meio disso tudo descobri que curto ter uma vida mais regrada, um salário melhor (nem tanto), férias, sábados e feriados hahahha. Aí decidi partir para comunicação corporativa mesmo. Hoje trabalho com isso e estou muito feliz. Inclusive, estou terminando minha especialização. A verdade é que entramos na faculdade de jornalismo sem saber direito as possibilidades que ela trará.
Já eu digo que quem pensa em fazer jornalismo e não se vê fazendo outra coisa no momento: vá em frente, sim. Mesmo quem sabe que jornalismo não é fácil, tem que dar o braço a torcer, porque é uma coisa muito linda! E a faculdade de jornalismo te abre um mundo muito maior que outros cursos que vemos por aí, e isso é o mais fascinante, na minha opinião e vivência.
Eu acho que o jornalismo mudou muito. Hoje em dia existem diversas outras variáveis. Redação é o de menos mesmo. Os blogs e sites estão ganhando muito espaço. Enfim, fiz um vídeo falando sobre isso, se você tiver um tempo dê uma olhada. Bjs
A cara, é um vício de vida, eu sou fascinada por leitura, por tudo que envolve o jornalismo, inclusive se ele for investigativo. Meus pais não vão contra, mas meu pai acha uma profissão sem futuro, e eu mesmo sei que como sustento ela terá que explorar as outras pontas. Um jornalista hoje, pode escrever livros, pode trabalhar na comunicação, ou até fazer trabalhos como fotógrafo. É doloroso, mas acho que sou uma masoquista intelectual. Nada tira de mim o fato de querer cursar jornalismo. Tudo se encaixa a ele perfeitamente .. querida, seu calma é uma salvação!
Oi sou aquela adolescente que vive o dilema sobre qual carreira quero seguir. Cheguei aqui pelo acaso talvez, no entanto eu precisava de uma "luz" e talvez você possa ter despertado-a. Anos atrás eu havia me impressionado com o jornalismo mas acabei me desencantando por alguns fatores que o jornalismo acarreta como não ter necessidade do diploma, horários e salario entre outros, e me deparei logo como curso de direito, mas não sei bem se me daria bem com a área. Uma coisa posso afirma é que não sou de exatas, e nem biológicas, amo humanas e amo fazer teatro, me dou muito bem falando com as pessoas, mas me perco na hora de escrever as vezes e me preocupo se isso vai me atrapalhar. Enfim nos ultimos dias o jornalismo me chamou á atenção outra vez, e bom quem sabe não seja essa minha vocação.
Pessoal todas as profissões tem seus altos e baixos. Sigam os conselhos que a mocinha passou. Escolham as áreas que apreciam, procurem os sindicatos e levantem o piso salarial das profissões escolhidas. Por exemplo: um engenheiro que entra numa Wolks começa com r$4.000,00. Quanto começa ganhando por exemplo um Foca num Estadão? Quanto começa ganhando um arquiteto que hoje trabalha mais como profissional liberal que CLT. Quais as dificuldades e expectativas em trabalhar de forma autônoma? Apesar da crise que profissões tem mais expectativas de estar bem dentro de 4 anos quando vc se formar? Falem com os profissionais da cada área escolhida, conversem com estagiários e profissionais com 5 anos na área. Não é só escolher a profissão referente ao vestibular a se prestar achando bonito vestir branco sendo médico. Tem que fazer a lição de casa antes de escolher seu futuro. E principalmente, depois de formado se vc deu sorte e já começou a trabalhar numa profissão, lembre-se!!!! 4 anos é mais que suficiente numa empresa ou carreira para perceber se essa profissão tem futuro. Não tenha medo de mudar de área! Não caia no marasmo do comodismo ficando 5, 10 ou 15 anos numa profissão sem futuro! Eu Estudante, monitor em escolas, profissional áreas de tecnologia, corretor de imóveis, corretor mercado de ações. Vida mais tranquila agora, porem, procurando outra atividade. Importante sempre estar analisando e mudando para progredir. Simples assim, mas da trabalho, nada de preguiça em pesquisar para determinar seu futuro!!!
É isso mesmo, Artur. A escolha de nossa carreira não pode ser uma decisão apenas emocional. E não tem nada a ver com aquela fantasia de infância de: Quero ser Astronauta! Quero ser Arqueólogo! É furada escolher alfo só porque achamos charmoso. É preciso muita pesquisa, análise de mercado e de nossas inclinações naturais e disposição para ralar. E sem neura de mudar se não estivermos satisfeitos na escolha ou ela se revelar sem futuro. Vai lá, meu, se mexe. As coisas não caem do céu pra ninguém. Beijo!!
9 лет назад+1
Ver você cantando valeu muito, rs.. Parabéns. Você pode ser cantoraaaa!!! E falando em parabéns... Parabéns pelos 10.000 inscritos E já que você respondeu várias peguntas. Vc Nunca pensou em escrever um livro? Já quero um exemplar autografado! Abraços!!!!
Estou indecisa ainda, mas esse vídeo abriu os meus olhos... Fiz técnico de enfermagem, só que ao invés de cursar o superior na área quis optar pelo jornalismo, sou bem comunicativa, adoro escrever... Vou arriscar na enfermagem, se caso não for minha vocação, tentarei jornalismo. Obrigada por sua franqueza, adorei o vídeo!
Voltei nesse vídeo porque há 8 anos eu tava tentando decidir o que fazer na faculdade, e esse vídeo foi uma das minhas inspirações, e hoje eu fui aprovado no meu TCC do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas
sim. vou para segundo periodo d biologia rs nada a ver com comunicao rs posso ser teacher e falar muitors amo - mas qto é conhecimento mesmo, din din vem como consequencia da sua competencia, eu penso! admiro muito sua inteligencia e talento. abç
Muito bom o video!Você é muito boa para falar!No proximo video vc pode fazer a resenha do guarani do José de alencar?e me manda um beijo de novo no proximo video!kkkkk enfim espero a resposta...
Ai Isa hhahahahaa Só ouvi verdades! Ri muito da musiquinha! Na minha turma e na minha faculdade, tem muitos meninos, mas tem mais mulher mesmo. Eu sou uma das que namora a área de assessoria também, nunca quis em momento algum ser reporter. Gosto de radio também, mas assessoria enche meus olhos :D Eu adoro a faculdade de jornalismo, mudei de carreira depois de 10 anos de experiencia em outra carreira e até o momento não me arrependo ♥ Sofredora né? A gente sofre mas se apaixona kkkkkkkkkkkkkk
Oi, Carol! Acabei de ver seu comentário, que por sinal foi escrito há dois anos, mas estou torcendo para que você veja essa mensagem! Pretendo cursar jornalismo também, mas infelizmente não conheço ninguém dessa área. Seria ótimo se pudéssemos ter algum contato e você me falasse um pouco sobre ou/e me desse umas dicas. Um beijo!
Eu acabei de passar em Jornalismo e adorei seu vídeo (adoro todos, na verdade), mas você me deixou umas vinte mil vezes mais nervosa, mas tudo bem. Minhas aulas começam no ano que vem ainda (provavelmente em fevereiro), gostaria de dicas pra me preparar nesse tempo de "folga" que ainda tenho.
Vcs q me inspirou a pensar novamente em fazer esse curso. Estava entre história p ser historiadora e jornalismo como profissão e poder me aprofundar em vários assuntos, oq gosto. P mim o campo fora da notícia é mais interessante ou na redação c artigos etc. E depois faço história. Mas ta complicado, nem uma opção é mt boa no salário.
Olá, estou muito em dúvida em relação a qual faculdade farei jornalismo.. Quero muito fazer na Casper porém falaram que a Fapcom é uma faculdade muito boa e melhor.. Oq você acha? Já ouviu falar dela? (Eu não conhecia essa facul) beijos! Amei o canal 😘
Muito realista. Amei. Pesquisei no sindicato do meu estado e não me surpreendi com os valores dos salários. Pretendo seguir na carreira, sim sou louca 😂 Amo jornalismo. ♥
Ola! vc é linda, inteliegente, dinamica. Estou iniciando agora, não pelo salário, mas vou encarar pois eu gosto. Eu atuo em outra área mas quem sabe consigo conciliar.
Entendi a parte de desfazer a ideia de que o jornalismo é todo ao estilo William Bonner, estou atualmente num curso de exatas e bem esgotada do conteúdo e talvez não seja pra mim mesmo, por isso comecei a pesquisar outro cursos, já que nunca tive nada em mente, gosto muito de fotografia e considero que sou boa em escrita, daí certo dia, pesquisando faculdades em que me encaixasse, gostei na grade de jornalismo, já que envolve fotografia, edição, manipulação, etc, curti o curso em si. O que quero saber e entender sobre o curso é, se o profissional for bom e se dedicar, ele terá sucesso, mesmo que de leve? exemplo: trabalhar num local não tão expressivo, mas ter seu salário fixo e que dê pra se manter, ou é algo que depende mais da sorte?
Bom, Lu, nós jornalistas nos apegamos a essa esperança: a ideia de que se nos esforçarmos bastante, vamos chegar lá, eventualmente... Mas a verdade é que mesmo os profissionais que mais se esforçam acabam, às vezes, se sentindo decepcionados porque a carreira jornalística é muito difícil de deslanchar. Claro que é possível achar um emprego e se sustentar com o salário de jornalista, não estou dizendo que não. Mas muitos profissionais do jornalismo ganham a mesma faixa salarial (algo entre 2 a 5 mil reais) a vida inteira. Não importa quantos cursos façam, quanto horas extras trabalhem, quanto tentem se aprimorar. Em geral, jornalistas são profissionais sobrecarregados, que não conseguem pagar colégios caros para os filhos nem fazer grandes viagens com a família nas férias. Por isso, muitos jornalistas abandonam a carreira, abrem negócios próprios em outras áreas... É triste, mas é a realidade. Eu te aconselho a levar tudo isso em consideração antes de fazer a sua escolha, ok? É uma profissão apaixonante, mas muito difícil. Beijos!
estou na dúvida entre psicologia e jornalismo, sempre gostei da parte de comunicação e todos os meus amigos falam que eu combino mais com jornalismo mas depois desse vídeo você me fez pensar melhor...
Sobre a última pergunta - é verdade que o jornalismo é viciante? Preocupa-se rs, pois como disse Isabella: jornalismo vicia. Quando se apaixona por jornalismo ele sempre estará presente na sua vida. Uma vez viciado não há como se livrar, pois estará (o jornalismo) literalmente presente em todos os lugares e tempos, dizem estar na Grécia Antiga (aff reflexos de um viciado) O jornalismo é como um filho que suplica por atenção; e caso deseja ignorá-lo? Que seja depressa, pois como diria Chico Buarque Mais que depressa a mão cega executa, Pois que senão o coração perdoa". Parabéns Isabella. E por mais que tente rs (sei que você não tenta) o jornalismo nunca deixará o canal. Portanto, é um grande valor a profissão, é o jornalismo para além de um embrulho de peixe.
Sempre curti Jornalismo, alguns me dizem que não da dinheiro, que não enriquece . Não é isso que eu quero! Quero simplesmente fazer Jornalismo, pelo que me agrada, é claro...com um salário médio né. Tenho 15 anos..realmente é muito cedo pra pensar,mas acho que já preciso saber mais dessa área. Obg pelas informações, gostei do canal!
+Confuso Gus É isso mesmo, Gus. Se formos escolher uma profissão só pensando em enriquecer, corremos o risco até de enriquecer, mas ser muito infeliz. Penso que deva haver um meio termo. Escolher uma carreira da qual se goste, mas batalhar também pra que seja algo que dê uma vida minimamente confortável financeiramente.
confesso que depois que ela falou que o salário do jornalista é baixo, desanimei um pouco, mas não quis desistir, embora tenha muitos fatores que me façam desistir desse sonho eu simplesmente não consigo, é algo que eu sinto que é a minha vocação. Já mudei muitas vezes de profissão, mas nunca tive essa sensação que tenho quando me imagino sendo uma jornalista. É o que eu quero, é o que eu gosto, é o que eu sei fazer. #2020 partiu fazer vestibular pra Jornalismo!!!! ❤
Jornalistas / Blogueiros - podem filiar - se na Fenai, Fenaj e Ubrapi, e Obter a Carteira de Jornalista no Brasil ( Identidade de Jornalista ) - com validade nacional. 2021.
Sou formada em Design Digital, mas por muitos anos pensei em fazer jornalismo, mas acabei sendo conquistada haah. É uma profissão bem desafiadora, mas acho linda :)
9 лет назад+2
Estou no último ano do ensino médio, imagina só a minha indecisão, estou indeciso entre 8 profissões entre elas jornalismo e direito. Mas acho que já me decidi por jornalismo. Abraços.
Eu te falo uma coisa: mais louco que jornalista, só bancário. Aí, imagina uma formanda em Jornalismo que virou bancária. Pois é, a coisa só piora. Mas, falando sério, as pessoas - assim como eu - acham que Jornalismo é escrever. Só que não. Tem toda a parte estressante de ter pauta, ir atrás de entrevistados, fazer o cidadão falar a coisa certa pra poder colocar no texto...pois é, nunca sai do jeito que a gente tinha planejado. Apesar de não trabalhar mais na minha área, eu continuo escrevendo, faEndo críticas, fazendo podcasts. Tudo pra matar a saudade. Super amei seu video e já to te seguindo
+Bella Nine Nem me fala! Além de tudo isso, e a decepção de quando a matéria não entra? E o horário estourando? A vantagem é que existe outros caminhos que a gente pode seguir. Dá pra batalhar outros espaços sem abrirmos mão de escrever. Beijo!!
“O jornalismo não me traz nada de bom” só o fato de vc está exercendo algo que te faz feliz vai trazer mts coisas boas. Sei que você tem total direito de achar o jornalismo como última opção de cursar numa faculdade, mas mano teu vídeo foi mt mais pra desanimar (vi comentarios aqui) e fazer alguém desistir da profissão, algo que ninguém precisa ouvir mais, já chega mts pessoas que nos desanimam ao longo da vida(fora do RUclipsr que eu quero dizer)e não acreditam em nós . De fato vc deu a entender que jornalismo vai continuar te deixando pobre, na pior SEMPRE. Sabemos que isso não é vdd pq se todos não tivessem sucesso na profissão não veríamos jornalistas bem sucedidos por aí. Quem faz algo por amor e mt dedicação pode ter muito sucesso em qualquer carreira. Só to te falando que se for pra mostrar o pior lado de uma profissão como resumo da carreira e não dizer quase nada do lado bom, como se não existisse, era melhor trocar o título do vídeo pra “Não faça jornalismo” ou “Jornalismo? Escolha outra profissão ou se arrependerá” espero que não entenda como uma ofensa à ti esse comentário mas pra que você pense antes de só dizer coisas ruins numa profissão ou em qualquer outro assunto. Você é uma youtuber concordo que diga verdades, o lado bom e ruim mas também incentive as pessoas a lutarem pelos seus sonhos mesmo que possam ter mts obstáculos no caminho.🙏🏼
Então, o que eu quis com o meu comentário não foi em razão da simpatia dela (a garota é muito alegre! :) mas pelos lados negativos de ser um jornalista.
Não desanime, as dificuldades são inerentes à vida, toda profissão tem seus desafios. A questão que temos que fazer é a seguinte: minha vontade (desejo) é maior que as dificuldades garantidas que irei enfrentar?
Se quer um conselho, nao faça o curso.Eu estou no quinto período, quase trocando de curso. Descobri isso depois q fui fazer estagio na redaçao.Realmente precisa de mt inteligencia emocional.Fora a carga pesada das noticias ruins todo dia.
nada me faz desistir do jornalismo ❤ não importa o quanto seja difícil, é melhor vc viver com amor por algo q vc queira mesmo q ganhasse pouco, pq não adianta fazer uma engenharia e viver infeliz
Ler Antes de Morrer eu sou Advogado e gostaria apenas por curiosidade saber porque vossa senhoria não gostou do Curso de Direito ? Daqui de Porto Alegre - RS um abraço para você e para os demais inscritos do canal.
Além de não me encontrar nessa profissão (não me via atuando em nenhuma área do direito), não me sentia feliz. E também me decepcionei quando descobri que as decisões judiciais na maioria das vezes não são proferidas com base no direito objetivo, isto é, normalmente uma ação é procedente ou improcedente com base em filigranas processuais. Exemplo: A maioria das ações contra políticos ou poderosos em geral são anuladas ou julgadas improcedentes pelo STF com base em alguma prova que o advogado alega ser mal produzida ou porque lá atrás uma intimação qualquer não ocorreu, ou ocorreu por carta quando deveria ser pessoalmente ou não foi ouvido um qualquer. Sem falar nos eternos subterfúgios protelatórios. Na área penal ainda é pior, quase todos os inquéritos contém falhas, as vezes insignificantes, mas passíveis de serem devolvidos ad eternum, é só ter um bom advogado. Resumindo: A justiça serve a quem tem condições de contratar o melhor profissional. Não é profissão que me encanta. Beijo!!
Ler Antes de Morrer eu quando iniciei meus estudos no ensino superior eu fazia Medicina e troquei pelo Direito, então eu te entendo e sei como é iniciar um curso e depois perceber que não tem nenhuma sintonia com você. Eu penso que quando jovens e estudantes nós encaramos o mercado de trabalho de forma muito romântica e adotamos como verdades estereótipos e não encaramos a realidade como ela é de fato ainda nos falta maturidade. Tudo que tu dissestes acima sobre o Direito é verdade eu sou Advogado e sei muito bem disso conheço e vivencio esse problema diariamente. Hoje eu me sinto muito mais maduro aos 34 anos e entendi e acima de tudo aceitei que não dá para ser o Batman na vida real e que existem coisas que não podem ser modificadas por nós. Talvez o máximo que nós iremos conseguir é lutar contra o que é errado e eu fiz disso um mantra para mim no Direito e talvez seja uma forma de lidar com uma realidade cruel. Eu não sei se estou correto em pensar assim porém, me parece que maturidade talvez seja aceitar o que não se pode mudar e apenas seguir em frente dando o melhor de si. Daqui de Porto Alegre - RS no Rio Grande Do Sul um grande beijo para você e todos os inscritos do canal.
Olá eu quero muito fazer Jornalismo, e acabei pesquisando sobre a sua Faculdade a Cásper Libero, o que você acha de lá? Quanto a mensalidade e bolsas como é? Ficaria muito grata se me respondesse.
Me formei em 2013, então não sei como estão os preços hoje. Naquela época a mensalidade não era barata, porém inferior a de outras faculdades particulares. Também não sei como é a política de bolsas, mas acho que isso dá pra saber pelo site da Fundação ou talvez por telefone. O curso é muito sério, com professores ótimos e muito bem conceituados no mundo jornalístico. Tem bons laboratórios e boas bibliotecas. Tenho muito orgulho de ser formada lá. Beijo!!
+Ler Antes de Morrer quero me formar em havard e Cambridge e Oxford. vc sabe me dizer se o escritor tem que , obrigatoriamente estudar letras ou ser jornalista?
Em 2023 Temos no Brasil a Faculdade FUTURA / Grupo FAVENI ( Online ), a Futura Tem Curso de Capacitação de Comunicação Social ( Online ) - Com Direito ao Certificado da Faculdade Futura Reconhecido Pelo Mec no Brasil ( Top no Brasil ), Podendo Tirar - Se o Mtb./ Emte de Jornalista no Brasil, E Obter a Carteira de Jornalista da FENAJ ( Identidade de Jornalista ) - Validade Nacional de Imprensa no Brasil. 2023.
Oi...! Isabella é seu nome né!? Olha, eu fiz a faculdade de Direito, aqui em Curitiba, acabei em julho de 2014., mas não tem jeito, eu não consegui gostar, a coisa não foi pra frente.. Nossa, e isso me abalou muito.. Eu preciso entender que não é o fim do mundo, talvez eu possa começar outra faculdade. Mas pelo meu jeito, de querer acertar, que as coisas deem certo, eu ainda estou abalado. Enfim, eu tenho que me acalmar, e começar outra faculdade se for o caso.. Ir em frente, não tem como ficar como estou. Daí fazer outros cursos, pensei em Administração, Jornalismo, Psicologia. Gosto de Turismo tb, de Sociologia, de programas como da Tv Cultura. Enfim, algo que tenha haver com isso. Mas preciso me encontrar em alguma coisa, e fazer uma coisa que eu goste , que eu me entusiasme por aquilo!!
Eu não entendo isso dos brasileiros terminar a faculdade mesmo sem gostar, não é difícil? Eu sou uruguaya e as faculdades aqui são bem difíceis (e sei por colegas que foram estudar no brasil que é muito mais fácil ai), se alguém não gosta geralmente termina largando e fazendo outra sem terminar a primeira, por que afinal se formar aqui da baita de um trabalho. Eu fazia química farmacêutica e era difícil, tinha algumas matérias que um passava a faculdade inteira dando exames e perdendo até salvar. No meio disso tudo eu descobri o que os químicos farmacêuticos realmente faziam, e não gostei. Passei uns 4 anos para descobrir o que eu queria estudar, e acabei perdendo 8 anos da minha vida nessa busca. Agora vou acabar me formando com 30 anos. Fazer o que? Nos mudamos no meio do caminho. Não tem como adivinhar de que jeito é que vamos mudar.
vc poderia fazer um vídeo com uma lista de livros essenciais para estudantes de jornalismo
gatinha manhosa concordo.
QUERO.
Sempre amei o jornalismo. Decidir com apenas 13 anos que queria ser Jornalista. Fiz vários testes vocacionais, era jornalismo na cabeça. Me formei em 2009 e depois da frustração do não diploma, decidir esquecer a profissão. Trabalhei com auxiliar administrativo, mas a vontade de exercer a minha profissão GRITAVA na minha cabeça. Logo em 2014 tomei a melhor decisão da minha vida, hoje exerço de uma forma lúdica minha profissão. Não ganho nada com isso, mas só de dizer que sou jornalista fico muito feliz. Insisto até hoje e conseguirei ser jornalista sim. Meu sucesso será aqui em Salvador/Ba. Bjs pra você!
Sou de Salvador Bahia. É você como está?
Todos falam que é uma profissão difícil. Me recuso a ouvir, amo comunicação, me comunicar é algo que me faz feliz. Gosto de lhe dar com gente, isso me fascina. Descobri oque me move, cheguei a seguinte conclusão, o que me move são as pessoas, acredito no ser humano, há bondade no fundo da alma de cada um. Estou consciente que está escolha pode mudar minha vida, mas amo jornalismo, admiro, sou fã, chego a me emocionar só em falar de jornalismo. Tenho 17 anos e meu sonho é ser jornalista.
É isso aí, Tâmara! Você tem certeza de que encontrou o que te fará feliz. Siga em frente e sucesso!!!
Beijo!!
obgd :)
Compartilho do mesmo sonho! 😍
e aí, Tâmara? o que vc vem fazendo na faculdade?
@@tamaramicaelly512 como está hoje?
Sou professora, e como o meu interesse em comunicação e divulgação científica só vem crescendo, tenho tido uma coisa estranha de desejo de fazer uma segunda graduação em jornalismo. Aliás, essa foi uma opção de um dos vestibulares que eu fiz há 15 anos... Ouvindo você falar sobre a profissão, me identifiquei IMENSO, pois com a docência é a mesma coisa: salário baixo, trabalho em mais de 8 h por dia, em final de semana, perseguição (algo que não foi citado, mas sabemos ser uma realidade atualmente, infelizmente)... parece realmente um viciozinho, haha.
PS: sou professora de física, então "loucura", por "loucura", tenho certeza que me sentirei em casa no curso de jornalismo, rsrs.
Um vídeo realista. Gostei da sinceridade. Pena que muitos não gostam de ouvir a verdade, preferem ignorar fatores importantes, achar que o amor à profissão justifica tudo. Isso é, na verdade, hipocrisia. E, pelo amor de Deus, não estou generalizando.
Concordo, o amor pela profissão é de suma importância sim, mas tão somente o amor pela profissão não paga as contas!
Meu Deus, esse vídeo piorou minha crise existencial. Então, eu tentei direito e desde o começo vi que não era pra mim. E se você parar pra pensar o mercado lá também não tá fácil não, se não tiver focação ( eu não tinha). Estou atualmente estou no 1 período de jornalismo e amando. É tão diferente estudar o que você gosta. Dito isso meu sonho é trabalhar numa editora de livros e quem sabe me tornar escritora no futuro. Eu sei que não tem uma faculdade certa pra trabalhar numa editora de livros, então escolhi jornalismo, pretendo fazer uma pós mais específica da área que eu quero trabalhar e eu invisto muito no inglês, acabei o curso e estou estudando pra fazer a prova e pegar o diploma de cambridge. Eu sei que vai ser difícil, mas eu não me sinto apaixonada por nenhuma outra área. Você acha que vou conseguir ?
+vic valverde Claro que vai conseguir, Vic, o principal vc já conseguiu que é encontrar aquilo que ama e está investindo nisso. Bjoo
Ler Antes de Morrer muito obrigada! é que as vezes pode ser bem assuntador
Oi moça vc conseguiu?
também estou curiosa, você conseguiu?
Espero que você tenha realizado seu sonho, Vic 💜
Eu amo demais o jornalismo, não me importo com as dificuldades, se você faz com extrema dedicação, você consegue.
Vocação é algo que é muito difícil de lutar contra. Eu desde nova queria ser médica. Mas houve uma época em que eu pensava que não ia conseguir passar no vestibular pra medicina e aos 15 anos ganhei uma bolsa de estudos numa seleção para fazer jornalismo nos EUA. Eu já era fluente em inglês e botei como meta a bolsa que foi muito boa. Depois que o tempo passou, caí na real que eu estaria abrindo mão do que seria minha vocação e mudando completamente de área só porque todo mundo sempre falava que eu tinha jeito para jornalista. Na escola eu era quem organizava pautas e fazia redações e reportagens para os jornais, tinha um blog e tudo mais. Joguei tudo pro alto e prestei vestibular pra medicina. Passei na primeira tentativa sem esperar e sou incrivelmente realizada na profissão que escolhi, um tanto ingrata mas por outros motivos. Brincam que eu sou a futura médica mais "de humanas" que conhecem, mas o importante é que eu me realizo todos os dias com os pacientes. Não me arrependo nem por um segundo de ter abandonado aquela bolsa depois de toda a seleção. Eu seria apenas mais uma entre mil jornalistas por aí porque nunca foi minha vocação, apesar de ter facilidade com comunicação muito maior que com medicina.
Não concordo quando vc fala que o jornalismo não tem "futuro" e que é bom procurar fazer outra coisa e só ir pro jornalismo se nada der certo. Quem faz isso é que só procura satisfação financeira, e boa remuneração financeira vem quando fazemos bem o nosso trabalho e, esse detalhe de " fazer bem o nosso trabalho" só vem quando gostamos do que fazemos.
Hj em dia nada da dando muito dinheiro, salvo alguns casos, pq tem muita gente estudando e entrado no mercado de trabalho. Ir estudar algo pq acha que aquilo vai dar grana é o cúmulo da mediocridade e futilidade.
Pensar em ser bem remunerado é necessário, não estou negando esse fato, mas não deve ser o norte para a decisão que vai reger o resto da vida de alguém.
Eu sou estudante de Pedagogia, minha meta é ser professora universitária, e eu sei que não vou ganhar rios de dinheiro por isso. Porém, isso faz com que eu me sinta realizada. A cada disciplina que pago, a cada conquista acadêmica que tenho, ultrapassa o limite da satisfação financeira. Reitero que não estou negando o fato de que ser bem remunerado é necessário, mas que não podemos tomar decisão só pensando nisso.
Como diz o professor Cortella, a vida é muito curta pra sermos fúteis, inúteis e medíocres.
PS: Não veja o meu comentário como um ataque a sua pessoa. Não o foi. Simplesmente discordo da forma como vc colocou os fatos. Adoro o seu canal e vc sabe disso. :*
Amanda eu desejo força pra vc! Muita persistência de verdade pq no ensino o que resta no final é só ainda ajudar alguma criança ou jovem. Tenha sempre em mente os grandes mestres e saiba que mesmo sendo a gota no oceano rs vc pode mudar pessoas. Essa profissão é tão importante(tb estou com o mesmo sonho que vc) e realmente se for pra pensar em dinheiro vc desiste. Espero que sejamos luz na vida das pessoas :) Meu sonho é ser diplomata quem sabe um dia estarei na ONU rsrs
a remuneração que o mercado de trabalho oferece a uma profissão é um das faces que se deve olhar e uma das mais importantes de qualquer profissão. Realmente qualquer profissão que você exerça, tem que ser com amor e responsabilidade, mas apenas amor a profissão não irá garantir uma casa digna, estudos de qualidades a seus filhos, lazer, meios de transporte, alimentação, assistência a saúde, roupas, manutenção da casa, adversidades e por ai vai..
MrGunnerPunk Então a grana é mais importante que sua satisfação pessoal? Talvez pra algumas pessoas. Eu, particularmente não quero ser atendida por um médico que tenha feito medicina apenas pela grana, ele deve ser mais um daqueles que nem olham pra cara do paciente. Não quero precisar de um advogado que fez direito apenas pela grana, ele é um daqueles que se acha no direito de humilhar o leigo que não entende nada. Eu não quero ter/ser um professor que ta numa sala de aula apenas pela grana, ele, com certeza, ta fazendo um desserviço a sociedade e podando o sonhos daqueles que olham pra educação como salvação.
Eu falei no meu primeiro comentário e repito, boa remuneração é necessária, ela só não pode ser determinante na sua vida. Mas, se tem gente que acha que é vantagem " ter grana" é ser frustrado, tudo bem. Todos temos direito de escolha.
Lyamara Freire Desejo que vc siga em frente no seu sonho. A vida é muito curta pra ser resumida a grana. Quando eu tinha 12, 13 anos eu pensava em ser diplomata, mas a vida me levou pra outro caminho e sou muito agradecida por isso. :)
+Amanda Araujo entendi. ☺
Ela me fez desanimar '_'
A ideia do vídeo não é de desestimular os interessados e sim de mostrar que não é uma profissão fácil, cheia de glamour, dinheiro e gente famosa como muitos imaginam.
Beijo!!
2 RSRSR
3 hehe
simmmm scr
Larissa Fraga disso eu já sabia kkkk, mas amooooooooooo
Você é dubladora? Se não: POR QUÊ???? Que voz boa pra isso
+umbeijonabunda Não sou dubladora não. Essa é uma profissão regulamentada que precisa de registro na categoria dos atores.
Mas obrigada pelo elogio. Fiz fono bastante tempo para desenvolver a voz para ser reporte. Bjs
Era para me sentir desmotivada? poque por incrível que pareça, não sei o nome da minha doença e nem o nível da loucura, mas, agora me sinto mais atraída ainda pelo Jornalismo.. Estou no último ano do ensino médio e sou uma futura jornalista!!! Amoo ♥
+Dayh Lopes Não era pra se sentir desmotivada, não. É apenas minhas impressões sobre a profissão. Entendo você, mesmo com todos essas dificuldades, também amo ser jornalista. Sucesso pra você.
Beijo!!
Sim, nada que você disse vai mudar minha opinião sobre o jornalismo!... Eu amo o jornalismo, sou louca mesmo 💗
Entendo você. Mesmo com todos os senões que apontei no vídeo, também continuo amando a profissão.
Beijo!!
Também amo jornalismo ...
Eu sou doente por jornalismo. Mas me formei em Turismo, em Contabilidade e agora faço Letras pois Jornalismo não tem na minha cidade. Mas eu admiro muito essa profissão, ela é viciante, por conta disso me realizo com o blog, quero lançar meu canal e quero fazer pós em jornalismo só por realização pessoal. Amei esse vídeo, the best. Paty (leiturasplus.blogspot.com)
Muito legal mocinha. Entrei na faculdade em 2006, ano em que ocorreu a "queda do diploma" para jornalistas, mesmo assim, segui em frente por 4 anos, rsrsr! E sim, nunca trabalhei num jornal, porém, acho que já fiz tudo na área de comunicação e não, não consigo deixar essa área. Vc tem razão, jornalismo é vocação. Adorei o canal e já virei assinante. Sucesso nessa empreitada. ;)
Me vi dando conselhos para futuros professores haha
Mas é isso. Temos que amar... pagar bem, não pagam, nos estressamos diariamente (afinal, lidamos com seres humanos). E a danada da minha profissão tb é encantadora rsrs
Isa, parabéns pelo seu belíssimo trabalho ♥
Beijinhos
Então ...eu acho que vale a pena escolher uma profição com muitas "dificuldades" como se diz você é bom, pois é uma escolha que se faz por amor, todas as áreas que escolhermos vão nos proporcionar dificuldades. Se nós nos dedicarmos de verdade tudo não passara de um simples obstaculo. Na minha opinião e melhor trabalhar mais de oito horas em algo que você gosta, do que ficar oito horas fazendo algo que não gosta, a final, você não vai querer esperar a semana toda por um domingo, vai? - otimo Canal, podia fazer um video falando sobre os pontos positivos do jornalismo - obg
É isso mesmo!
Beijo!!
AAA EU ADOREI O VÍDEO! É muito importante ver a perspectiva de diferentes pessoas, um olhar mais sonhador, cheio de vontades de crescer é extremamente importante, mas também é preciso ver a realidade de variadas pessoas e seus olhares sobre a profissão...
Achei de uma preciosa e autentica contribuição. Com um requinte de isenção em suas opiniões. Nem de longe caracteriza a autora como arrependida pela inebriante profissão escolhida, apesar dos percalços que a mesma apresenta. Parabéns pela escolha e avante em seus alfarrábios eletrônicos.
Eu estou super curioso sobre o curso de jornalismo, porém jamais pensei que estaria tão motivado e feliz com a escolha do jornalismo !! Obg pelas dicas !!
Estou APAIXONADA pelo canal, estou no 5ª semestre de jornalismo, no inicio sofri até um certo preconceito com meus amigos, por acharem bobagem cursar 4 anos de jornalismo, porque hoje em dia o diploma não é obrigatório. Mas desde pequena percebi que a minha área é realmente comunicação. Hoje em dia estou trabalhando na área e cada vez com mais orgulho.
Sucesso para o canal, sucesso para você!
Sugestão para vídeos: Documentários legais, baseados em livros.
(não sei se existe uma tag ou se você realmente já fez algo parecido) mas é isso.
Beijos!
+Tá na Hora, por: Emilly Reis Mesmo não sendo obrigatório o diploma, nós que atuamos no jornalismo sabemos muito bem que os meios de comunicação não contrata profissionais não formados. Nem como estagiário!!
Ainda não fiz nada sobre documentários. Obrigada pela sugestão. Beijão
Isabella, você tem talento para se tornar atriz. Muito carismática e original! Obrigada por mais um video impecável!
Logo avisando é grande o comentário mas veio direto do fundo do coração leia por favor e me responda queria tirar umas dúvidas.
Sabe quando você esta perdido e vê um vídeo que muda sua vida.Acabei de passar por esse momento estava sobrecarregado de duvidas sobre a carreira, e você me trouxe uma visão realista e verdadeira de como deve ser a carreira de jornalista,vou fazer uma outra carreira e depois vou pra jornalismo se sentir aquele vazio de que podia ter passado a vida fazendo notícias, por que infelizmente já sou um viciado mas fiz um curso de edificações e amei projetar, tenho medo de tomar a decisão errada e você me ajudou a perceber que quando se tem 18 anos , ainda posso mudar o meu futuro e fazer outra graduação. OBRIGADO!!!!!!!!
PS: Saiba que você não precisou ser jornalista de uma grande rede ou muito dinheiro para começar a mudar o mundo ao redor ,sua franqueza e sinceridade já mudaram o ruma da minha vida obrigado demais você é incrível.
Seu comentário me deixou emocionada! Fico feliz que meu vídeo tenha sido útil para você. Torço para que você faça a melhor escolha de carreira de acordo com seus sonhos e aptidões. Mas, acima de tudo, fico na torcida para que você não tenha medo de errar e começar tudo de novo, caso seja preciso. A vida é assim mesmo, cheia de surpresas e mudanças. Cabe a nós aprendermos a mudar junto com elas. Beijos!
destruiu meu sonho mas eu adorei !!!
Parabéns Isa pelos 10 mil inscritos e por abrilhantar nossas semanas com suas leituras e informações. Vídeo lindo sobre a realidade do jornalismo. Paz e beijos
+Livro sem frescura Muito obrigada pelo apoio de sempre. bjoo
Amo jornalismo, mas e o cagaço depois do seu vídeo? kkkkkkkkkkkkkk
Fiquei até triste
Ana Beatriz Salles tava animada até assistir esse vídeo
Todos os jornalistas são loucos? SOMOS SIM! Mas tem coisa melhor?
Verdade. Eu tenho dois amigos que fizeram jornalismo e se arrependeram. Hoje um faz direito e o segundo conseguiu um emprego como operador de telemarketing. Eu acho que o mais importante para você conseguir se inserir no mercado de trabalho dessa profissão é realmente os contatos, principalmente de estágio.
É um curso que eu considero desde o primeiro ano, e agora aguardo o resultado do SiSU pra ver se consigo passar na UFS em jornalismo pois é um objetivo meu, apesar de toda a dificuldade. Conversei com profissionais, com aspirantes e vi vários vídeos falando sobre o curso e por algum motivo, ao invés das "más noticias" me fazerem repensar, elas reafirmam a ideia de que estou fazendo a escolha certa, produzi um jornal na escola e tenho muita vontade de adentrar profundamente nesse mundo, parabéns e obrigado :D
Vídeo excelente para quem, assim como eu, está cursando o Ensino Médio. Apesar de tudo, também acho Jornalismo fascinante. Parabéns pelo vídeo, pela profissão e pelos 10.000 inscritos \o/
Bem gostei do vídeo por você ter falado realmente a realidade do que realmente é e não contou as 10.000 maravilhas de algo que não é bem assim. Parabéns!
Se jornalismo tem tantos pontos negativos assim por que então você quis esta profissão?
E é verdade, que alguns cursos tecnológicos ganha mais que jornalismo. EX: Um analista de sistema que faz tecnológico ganha R$ 3.000,00 quando um jornalista esta ganha R$ 2.000,00. Este salários estão com base da cidade de Goiânia onde é uma cidade não muito promissora para esta profissão
+Daniel Meira Bom, acho que escolhi jornalismo porque percebi que tinha vocação. Tentei outra profissão, mas não deu nada certo... ponderei os pontos positivos e negativos, e acabei concluindo que valia a pena ser jornalista, mesmo com todas as dificuldades da profissão!
A realidade de um jornalista é bem essa mesmo. Como você disse: nem sempre é fácil, mas é viciante! É fácil citar apenas o glamour das profissões, mas é preciso sim debater os pontos negativos. Essa realidade da qual você fala no vídeo já me foi apresentada nos primeiros meses de aula, já tive minhas crises existenciais do tipo: O que eu estou fazendo aqui? Bem que meu pai disse para eu fazer Direito? mas, quase quatro anos depois, percebo que sou feliz fazendo isso. Mesmo! Ótimo vídeo :)
+Janaína Proença Te entendo perfeitamente. Comigo foi quase igual, com a diferença que eu fiz Direito... e nem foi porque meu pai aconselhou.... Mesmo sendo uma profissão difícil, não me vejo feliz em nenhuma outra.
Beijo!!
Fiquei um pouco sem reação com o vídeo, e cheguei a cogitar a pergunta: "será que escolhi o curso certo?", você esclareceu dúvidas sim, mas acabou desmotivando por outro lado, quando diz que devemos pensar e procurar ver se nos encaixamos em uma profissão com mais remuneração e etc. Vou começar o curso esse ano, e depois de muita pesquisa, procurar me encaixar em outras profissões, tenho certeza de que eu nasci pro jornalismo, e isso não foi algo que percebi no meu primeiro teste vocacional, ou era o meu desejo de criança, pesquisei muito, conversei muito pra poder chegar nessa conclusão de que o Jornalismo é o melhor caminho para mim. Sabemos que a profissão infelizmente ainda não é bem remunerada, nem muito valorizada, mas se é isso que amamos e que nos deixa realizados, vamos em frente, não é? Parabéns pelo vídeo, e parabéns por ter conseguido seu lugar nesse mercado de trabalho.
+Thais Amaro É isso aí, Thais, comigo foi mais ou menos assim. Tentei um curso onde se ganha mais dinheiro, mas, ainda durante o curso descobri que seria muito infeliz naquela área, então fui fazer o que sempre me apaixonou.
Beijo!!
Vc tem razão jornalismo é viciante, incrível e apaixonante. Tenho colegas que entraram de cabeça e adoram, mas sabem que vão ter que concorrer bastante na vida. Fazer o que gosta e gostar do que faz. Isa adorei seu vídeo faz um sobre direito para pessoas assim como eu que querem tentar rs Só ouvi pessoas que fazem direito, mas o encantamento logo acaba pq será?
Lyamara Freire Vou tentar preparar mais vídeos sobre profissões (mas aí vou precisar contar com a ajuda de colegas ahahahah) Beijão!
Amei essa profissão,escolhi faze-la.
obrigado por passa a realidade dela.
Me Faz ama-la sem interesse.
Adorei esse finalzinho do vídeo falando sobre a sua outra formação, estou em dúvida entre Direito e Jornalismo kk
Eu também
Ainda com tantos comentários que doem no profundo do coração, é isso mesmo que eu quero! hahah, minha paixão a primeira vista 💕
+Maria Luiza Maia É isso mesmo, Maria Luiza, temos que seguir nossa paixão. Eu até tentei outra profissão onde ganharia mais dinheiro, mas seria extremamente infeliz sendo advogada.
Beijo!!
O IMPORTANTE E FAZER A SUA PAIXÃO, E NAO PESQUISAR QUAL PROFISSAO DA MAIS DINHEIRO.
infelizmente não dá pra pagar contas com paixão, em pleno quase-2017
Se paixão pagasse conta...
minha vocação tambem é comunicação desde os 14 anos sou apaixonado começou com radio, hj sou funcionario publico mas prossigo estudando... vida academica eu gosto muito!!!
+simplicio moraes A vida acadêmica é muito boa. Pena que a maioria das pessoas só percebem isso depois de formadas... Como eu.
Beijo!!
e parabéns,uma mulher Jovem, decidida e de Palavra ... Que sirva de exemplo para mim e para outros demais
Olá Isabella! Primeiramente parabéns pelo canal! Conheci ele recentemente e já estou adorando.Tenho uma pergunta: Você acha que os veículos tradicionais, tanto do impresso quanto os portais de internet, são muito resistentes à mudanças?
+K4zuo3 Sim, muito. Mas eu não incluiria os portais de internet no grupo dos "veículos tradicionais". A internet ainda pertence ao que a gente chama de "novas mídias", que geralmente são mais flexíveis e vanguardistas que os meios tradicionais - jornais, revistas, televisão e rádio.
Revivi um pouco dos últimos anos agora. Lembrei dos meus amigos e de todo aquele idealismo que tínhamos em 2010. Hahahahaha A verdade é que essa empolgação toda cai por terra logo no primeiro ano e muitos se formam apenas por já estarem no curso. Eu também entrei querendo fazer grandes reportagens, participar de grandes eventos, ter uma vida toda agitada e tal, mas no meio disso tudo descobri que curto ter uma vida mais regrada, um salário melhor (nem tanto), férias, sábados e feriados hahahha. Aí decidi partir para comunicação corporativa mesmo. Hoje trabalho com isso e estou muito feliz. Inclusive, estou terminando minha especialização. A verdade é que entramos na faculdade de jornalismo sem saber direito as possibilidades que ela trará.
Felipe Paiuca, você cursou em pública ou privada?
E lembre que você era chato pra caraio também. Valeu, falous
Começo em fevereiro. Tô ainda mais fascinada e motivada kkkk. Obrigada!! 🖤
Já eu digo que quem pensa em fazer jornalismo e não se vê fazendo outra coisa no momento: vá em frente, sim. Mesmo quem sabe que jornalismo não é fácil, tem que dar o braço a torcer, porque é uma coisa muito linda! E a faculdade de jornalismo te abre um mundo muito maior que outros cursos que vemos por aí, e isso é o mais fascinante, na minha opinião e vivência.
Olha, obrigada! Era o que eu estava precisando lê a respeito da faculdade de Jornalismo.
+Bianca Maria Concordo muito com você. Isso foi o que aconteceu comigo!!
O meu plano é prestar Jornalismo na Cásper, você gostou do curso lá?
Eu quero ser jornalista de moda, agora vc me deixou com mais animo pois estava indecisa
Chorei com a sua musiquinha de início, q isso moça n precisa jogar na cara
+Thuane Moro kkkkkkkk Não é culpa minha. Aprendi em redações por ai. Bem verdade!!
Beijo!!
Eu acho que o jornalismo mudou muito. Hoje em dia existem diversas outras variáveis. Redação é o de menos mesmo. Os blogs e sites estão ganhando muito espaço. Enfim, fiz um vídeo falando sobre isso, se você tiver um tempo dê uma olhada. Bjs
A cara, é um vício de vida, eu sou fascinada por leitura, por tudo que envolve o jornalismo, inclusive se ele for investigativo. Meus pais não vão contra, mas meu pai acha uma profissão sem futuro, e eu mesmo sei que como sustento ela terá que explorar as outras pontas. Um jornalista hoje, pode escrever livros, pode trabalhar na comunicação, ou até fazer trabalhos como fotógrafo. É doloroso, mas acho que sou uma masoquista intelectual. Nada tira de mim o fato de querer cursar jornalismo. Tudo se encaixa a ele perfeitamente .. querida, seu calma é uma salvação!
Oi sou aquela adolescente que vive o dilema sobre qual carreira quero seguir. Cheguei aqui pelo acaso talvez, no entanto eu precisava de uma "luz" e talvez você possa ter despertado-a. Anos atrás eu havia me impressionado com o jornalismo mas acabei me desencantando por alguns fatores que o jornalismo acarreta como não ter necessidade do diploma, horários e salario entre outros, e me deparei logo como curso de direito, mas não sei bem se me daria bem com a área.
Uma coisa posso afirma é que não sou de exatas, e nem biológicas, amo humanas e amo fazer teatro, me dou muito bem falando com as pessoas, mas me perco na hora de escrever as vezes e me preocupo se isso vai me atrapalhar. Enfim nos ultimos dias o jornalismo me chamou á atenção outra vez, e bom quem sabe não seja essa minha vocação.
Parabéns pelos mais de 10 mil inscritos!
+Ler Antes de Morrer vc é uma jovem bem linda!!
+Ler Antes de Morrer estou apaixonado pelo seu canal!
Pessoal todas as profissões tem seus altos e baixos. Sigam os conselhos que a mocinha passou. Escolham as áreas que apreciam, procurem os sindicatos e levantem o piso salarial das profissões escolhidas. Por exemplo: um engenheiro que entra numa Wolks começa com r$4.000,00.
Quanto começa ganhando por exemplo um Foca num Estadão?
Quanto começa ganhando um arquiteto que hoje trabalha mais como profissional liberal que CLT. Quais as dificuldades e expectativas em trabalhar de forma autônoma? Apesar da crise que profissões tem mais expectativas de estar bem dentro de 4 anos quando vc se formar? Falem com os profissionais da cada área escolhida, conversem com estagiários e profissionais com 5 anos na área.
Não é só escolher a profissão referente ao vestibular a se prestar achando bonito vestir branco sendo médico. Tem que fazer a lição de casa antes de escolher seu futuro.
E principalmente, depois de formado se vc deu sorte e já começou a trabalhar numa profissão, lembre-se!!!! 4 anos é mais que suficiente numa empresa ou carreira para perceber se essa profissão tem futuro. Não tenha medo de mudar de área! Não caia no marasmo do comodismo ficando 5, 10 ou 15 anos numa profissão sem futuro!
Eu Estudante, monitor em escolas, profissional áreas de tecnologia, corretor de imóveis, corretor mercado de ações. Vida mais tranquila agora, porem, procurando outra atividade.
Importante sempre estar analisando e mudando para progredir.
Simples assim, mas da trabalho, nada de preguiça em pesquisar para determinar seu futuro!!!
É isso mesmo, Artur. A escolha de nossa carreira não pode ser uma decisão apenas emocional. E não tem nada a ver com aquela fantasia de infância de: Quero ser Astronauta! Quero ser Arqueólogo! É furada escolher alfo só porque achamos charmoso. É preciso muita pesquisa, análise de mercado e de nossas inclinações naturais e disposição para ralar. E sem neura de mudar se não estivermos satisfeitos na escolha ou ela se revelar sem futuro. Vai lá, meu, se mexe. As coisas não caem do céu pra ninguém.
Beijo!!
Ver você cantando valeu muito, rs..
Parabéns. Você pode ser cantoraaaa!!!
E falando em parabéns... Parabéns pelos 10.000 inscritos
E já que você respondeu várias peguntas. Vc Nunca pensou em escrever um livro?
Já quero um exemplar autografado!
Abraços!!!!
Bacana entender a respeito.. tenho 16 e penso em seguir direito. Curto mto seu canal :-)
Mais uma vez, um excelente vídeo. Obrigada!
(Apesar de que, sendo honesta, achei um pouco desmotivador kkkk)
Que video incrível hahahah jornalismo é viciante mesmo
+Diana Ribeiro Me formei em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.
+Ler Antes de Morrer O que você achou do curso de jornalismo da Cásper Líbero? Pretendo cursar lá, passei no vestibular. Um abraço.
Muito obrigado pelo vídeo. 👍👍👍
Estou indecisa ainda, mas esse vídeo abriu os meus olhos... Fiz técnico de enfermagem, só que ao invés de cursar o superior na área quis optar pelo jornalismo, sou bem comunicativa, adoro escrever... Vou arriscar na enfermagem, se caso não for minha vocação, tentarei jornalismo. Obrigada por sua franqueza, adorei o vídeo!
Voltei nesse vídeo porque há 8 anos eu tava tentando decidir o que fazer na faculdade, e esse vídeo foi uma das minhas inspirações, e hoje eu fui aprovado no meu TCC do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas
sim. vou para segundo periodo d biologia rs nada a ver com comunicao rs posso ser teacher e falar muitors amo - mas qto é conhecimento mesmo, din din vem como consequencia da sua competencia, eu penso! admiro muito sua inteligencia e talento. abç
Muito bom o video!Você é muito boa para falar!No proximo video vc pode fazer a resenha do guarani do José de alencar?e me manda um beijo de novo no proximo video!kkkkk enfim espero a resposta...
Ai Isa hhahahahaa Só ouvi verdades! Ri muito da musiquinha!
Na minha turma e na minha faculdade, tem muitos meninos, mas tem mais mulher mesmo. Eu sou uma das que namora a área de assessoria também, nunca quis em momento algum ser reporter. Gosto de radio também, mas assessoria enche meus olhos :D Eu adoro a faculdade de jornalismo, mudei de carreira depois de 10 anos de experiencia em outra carreira e até o momento não me arrependo ♥ Sofredora né? A gente sofre mas se apaixona kkkkkkkkkkkkkk
+Carol Rodrigues E sim, somos todos malucos kkkkkkkkkk Essa cachaça é da boa :P
+Carol Rodrigues É isso aí! Eu já estagiei em assessoria de imprensa também, então sei bem como é! Beijão!
+Ler Antes de Morrer Mandei seu video pro meu grupo da faculdade. Todos concordaram com vc ahhahaha
Oi, Carol! Acabei de ver seu comentário, que por sinal foi escrito há dois anos, mas estou torcendo para que você veja essa mensagem! Pretendo cursar jornalismo também, mas infelizmente não conheço ninguém dessa área. Seria ótimo se pudéssemos ter algum contato e você me falasse um pouco sobre ou/e me desse umas dicas. Um beijo!
Eu acabei de passar em Jornalismo e adorei seu vídeo (adoro todos, na verdade), mas você me deixou umas vinte mil vezes mais nervosa, mas tudo bem.
Minhas aulas começam no ano que vem ainda (provavelmente em fevereiro), gostaria de dicas pra me preparar nesse tempo de "folga" que ainda tenho.
Vcs q me inspirou a pensar novamente em fazer esse curso. Estava entre história p ser historiadora e jornalismo como profissão e poder me aprofundar em vários assuntos, oq gosto. P mim o campo fora da notícia é mais interessante ou na redação c artigos etc. E depois faço história. Mas ta complicado, nem uma opção é mt boa no salário.
Olá, estou muito em dúvida em relação a qual faculdade farei jornalismo.. Quero muito fazer na Casper porém falaram que a Fapcom é uma faculdade muito boa e melhor.. Oq você acha? Já ouviu falar dela? (Eu não conhecia essa facul) beijos! Amei o canal 😘
Muito realista. Amei. Pesquisei no sindicato do meu estado e não me surpreendi com os valores dos salários. Pretendo seguir na carreira, sim sou louca 😂 Amo jornalismo. ♥
Isabela, quais blogs/sites que abordam a profissão de uma forma crítica você indicaria?
Eu amo o canal!
Um beijo
Obrigada , você alem de ser linda è muito carismática , me ajudou muito com as informações passadas aqui ....
Ola! vc é linda, inteliegente, dinamica. Estou iniciando agora, não pelo salário, mas vou encarar pois eu gosto. Eu atuo em outra área mas quem sabe consigo conciliar.
Entendi a parte de desfazer a ideia de que o jornalismo é todo ao estilo William Bonner, estou atualmente num curso de exatas e bem esgotada do conteúdo e talvez não seja pra mim mesmo, por isso comecei a pesquisar outro cursos, já que nunca tive nada em mente, gosto muito de fotografia e considero que sou boa em escrita, daí certo dia, pesquisando faculdades em que me encaixasse, gostei na grade de jornalismo, já que envolve fotografia, edição, manipulação, etc, curti o curso em si. O que quero saber e entender sobre o curso é, se o profissional for bom e se dedicar, ele terá sucesso, mesmo que de leve? exemplo: trabalhar num local não tão expressivo, mas ter seu salário fixo e que dê pra se manter, ou é algo que depende mais da sorte?
Bom, Lu, nós jornalistas nos apegamos a essa esperança: a ideia de que se nos esforçarmos bastante, vamos chegar lá, eventualmente... Mas a verdade é que mesmo os profissionais que mais se esforçam acabam, às vezes, se sentindo decepcionados porque a carreira jornalística é muito difícil de deslanchar.
Claro que é possível achar um emprego e se sustentar com o salário de jornalista, não estou dizendo que não. Mas muitos profissionais do jornalismo ganham a mesma faixa salarial (algo entre 2 a 5 mil reais) a vida inteira. Não importa quantos cursos façam, quanto horas extras trabalhem, quanto tentem se aprimorar. Em geral, jornalistas são profissionais sobrecarregados, que não conseguem pagar colégios caros para os filhos nem fazer grandes viagens com a família nas férias.
Por isso, muitos jornalistas abandonam a carreira, abrem negócios próprios em outras áreas... É triste, mas é a realidade. Eu te aconselho a levar tudo isso em consideração antes de fazer a sua escolha, ok? É uma profissão apaixonante, mas muito difícil. Beijos!
estou na dúvida entre psicologia e jornalismo, sempre gostei da parte de comunicação e todos os meus amigos falam que eu combino mais com jornalismo mas depois desse vídeo você me fez pensar melhor...
Eu já pensei em fazer Jornalismo, mas, sei lá, tenho uma quedinha por Psicologia.
Vai pra Psicologia.
Essa vídeo me deu mais ânimo para cursar Jornalismo.
Sobre a última pergunta - é verdade que o jornalismo é viciante?
Preocupa-se rs, pois como disse Isabella: jornalismo vicia. Quando se apaixona por jornalismo ele sempre estará presente na sua vida. Uma vez viciado não há como se livrar, pois estará (o jornalismo) literalmente presente em todos os lugares e tempos, dizem estar na Grécia Antiga (aff reflexos de um viciado) O jornalismo é como um filho que suplica por atenção; e caso deseja ignorá-lo? Que seja depressa, pois como diria Chico Buarque Mais que depressa a mão cega executa, Pois que senão o coração perdoa".
Parabéns Isabella. E por mais que tente rs (sei que você não tenta) o jornalismo nunca deixará o canal. Portanto, é um grande valor a profissão, é o jornalismo para além de um embrulho de peixe.
Sempre curti Jornalismo, alguns me dizem que não da dinheiro, que não enriquece . Não é isso que eu quero! Quero simplesmente fazer Jornalismo, pelo que me agrada, é claro...com um salário médio né.
Tenho 15 anos..realmente é muito cedo pra pensar,mas acho que já preciso saber mais dessa área.
Obg pelas informações, gostei do canal!
+Confuso Gus É isso mesmo, Gus. Se formos escolher uma profissão só pensando em enriquecer, corremos o risco até de enriquecer, mas ser muito infeliz. Penso que deva haver um meio termo. Escolher uma carreira da qual se goste, mas batalhar também pra que seja algo que dê uma vida minimamente confortável financeiramente.
Sim esse é o ideal :)
Valeu pela resposta
confesso que depois que ela falou que o salário do jornalista é baixo, desanimei um pouco, mas não quis desistir, embora tenha muitos fatores que me façam desistir desse sonho eu simplesmente não consigo, é algo que eu sinto que é a minha vocação. Já mudei muitas vezes de profissão, mas nunca tive essa sensação que tenho quando me imagino sendo uma jornalista. É o que eu quero, é o que eu gosto, é o que eu sei fazer. #2020 partiu fazer vestibular pra Jornalismo!!!! ❤
Entendo você, Mell. Boa sorte no futuro vestibular.
Beijo!!
o piso salarial da região em que moro é de 2900, na sua opinião é um bom salário?
Cara, entenda que as empresas nunca pagam o piso salarial, sempre é muito menos.
Ata, mas minha fé não vai acabar vou conseguir chegar lá. Se Deus quiser e esse vídeo não vai mudar meu pensamento vou fundo e com fé!
Jornalistas / Blogueiros - podem filiar - se na Fenai, Fenaj e Ubrapi, e Obter a Carteira de Jornalista no Brasil ( Identidade de Jornalista ) - com validade nacional. 2021.
Sou formada em Design Digital, mas por muitos anos pensei em fazer jornalismo, mas acabei sendo conquistada haah. É uma profissão bem desafiadora, mas acho linda :)
Estou no último ano do ensino médio, imagina só a minha indecisão, estou indeciso entre 8 profissões entre elas jornalismo e direito. Mas acho que já me decidi por jornalismo.
Abraços.
Eu amei esse videoo... meu sonho é ser jornalista, desde o ano retrasado. E espero msm que de tudo certo, mas falta muito ainda...
o amor pela profissão só cresceu depois desse vídeo
quero fazer jornalismo desde os meus 13 anos hj tenho 17 e não desisti!!
Meu sonho é ser jornalista! amo muito
Você é muito foooofa!
Meu vídeo favorito, estranhamente ele me anima muito
eu to voltando o vídeo do começo umas mil vezes que nem doida pra ver ela cantando hahaha que fofa
excelente... parabéns... show de bola. 10
Eu te falo uma coisa: mais louco que jornalista, só bancário. Aí, imagina uma formanda em Jornalismo que virou bancária. Pois é, a coisa só piora.
Mas, falando sério, as pessoas - assim como eu - acham que Jornalismo é escrever. Só que não. Tem toda a parte estressante de ter pauta, ir atrás de entrevistados, fazer o cidadão falar a coisa certa pra poder colocar no texto...pois é, nunca sai do jeito que a gente tinha planejado.
Apesar de não trabalhar mais na minha área, eu continuo escrevendo, faEndo críticas, fazendo podcasts. Tudo pra matar a saudade.
Super amei seu video e já to te seguindo
+Bella Nine Nem me fala! Além de tudo isso, e a decepção de quando a matéria não entra? E o horário estourando? A vantagem é que existe outros caminhos que a gente pode seguir. Dá pra batalhar outros espaços sem abrirmos mão de escrever.
Beijo!!
“O jornalismo não me traz nada de bom” só o fato de vc está exercendo algo que te faz feliz vai trazer mts coisas boas. Sei que você tem total direito de achar o jornalismo como última opção de cursar numa faculdade, mas mano teu vídeo foi mt mais pra desanimar (vi comentarios aqui) e fazer alguém desistir da profissão, algo que ninguém precisa ouvir mais, já chega mts pessoas que nos desanimam ao longo da vida(fora do RUclipsr que eu quero dizer)e não acreditam em nós . De fato vc deu a entender que jornalismo vai continuar te deixando pobre, na pior SEMPRE. Sabemos que isso não é vdd pq se todos não tivessem sucesso na profissão não veríamos jornalistas bem sucedidos por aí. Quem faz algo por amor e mt dedicação pode ter muito sucesso em qualquer carreira. Só to te falando que se for pra mostrar o pior lado de uma profissão como resumo da carreira e não dizer quase nada do lado bom, como se não existisse, era melhor trocar o título do vídeo pra “Não faça jornalismo” ou “Jornalismo? Escolha outra profissão ou se arrependerá” espero que não entenda como uma ofensa à ti esse comentário mas pra que você pense antes de só dizer coisas ruins numa profissão ou em qualquer outro assunto. Você é uma youtuber concordo que diga verdades, o lado bom e ruim mas também incentive as pessoas a lutarem pelos seus sonhos mesmo que possam ter mts obstáculos no caminho.🙏🏼
Esse vídeo me desencorajou totalmente a querer cursar jornalismo na faculdade.
Nossa achei super show. Ela foi super Bem humorada.
Então, o que eu quis com o meu comentário não foi em razão da simpatia dela (a garota é muito alegre! :) mas pelos lados negativos de ser um jornalista.
Não desanime, as dificuldades são inerentes à vida, toda profissão tem seus desafios. A questão que temos que fazer é a seguinte: minha vontade (desejo) é maior que as dificuldades garantidas que irei enfrentar?
Se quer um conselho, nao faça o curso.Eu estou no quinto período, quase trocando de curso. Descobri isso depois q fui fazer estagio na redaçao.Realmente precisa de mt inteligencia emocional.Fora a carga pesada das noticias ruins todo dia.
nada me faz desistir do jornalismo ❤ não importa o quanto seja difícil, é melhor vc viver com amor por algo q vc queira mesmo q ganhasse pouco, pq não adianta fazer uma engenharia e viver infeliz
Concordo totalmente!
kauany soares concordo
É um trabalho desgastante e viciante, boa receita pra quem ainda não achou um norte na vida
Nada como um plantão no natal e no ano novo! Jornalismo: uma paixão bandida! ♥
+Luiza Mylena Jornalismo causa dessas coisas. hahaha
Ler Antes de Morrer eu sou Advogado e gostaria apenas por curiosidade saber porque vossa senhoria não gostou do Curso de Direito ?
Daqui de Porto Alegre - RS um abraço para você e para os demais inscritos do canal.
Além de não me encontrar nessa profissão (não me via atuando em nenhuma área do direito), não me sentia feliz. E também me decepcionei quando descobri que as decisões judiciais na maioria das vezes não são proferidas com base no direito objetivo, isto é, normalmente uma ação é procedente ou improcedente com base em filigranas processuais. Exemplo: A maioria das ações contra políticos ou poderosos em geral são anuladas ou julgadas improcedentes pelo STF com base em alguma prova que o advogado alega ser mal produzida ou porque lá atrás uma intimação qualquer não ocorreu, ou ocorreu por carta quando deveria ser pessoalmente ou não foi ouvido um qualquer. Sem falar nos eternos subterfúgios protelatórios. Na área penal ainda é pior, quase todos os inquéritos contém falhas, as vezes insignificantes, mas passíveis de serem devolvidos ad eternum, é só ter um bom advogado. Resumindo: A justiça serve a quem tem condições de contratar o melhor profissional.
Não é profissão que me encanta.
Beijo!!
Ler Antes de Morrer eu quando iniciei meus estudos no ensino superior eu fazia Medicina e troquei pelo Direito, então eu te entendo e sei como é iniciar um curso e depois perceber que não tem nenhuma sintonia com você.
Eu penso que quando jovens e estudantes nós encaramos o mercado de trabalho de forma muito romântica e adotamos como verdades estereótipos e não encaramos a realidade como ela é de fato ainda nos falta maturidade.
Tudo que tu dissestes acima sobre o Direito é verdade eu sou Advogado e sei muito bem disso conheço e vivencio esse problema diariamente.
Hoje eu me sinto muito mais maduro aos 34 anos e entendi e acima de tudo aceitei que não dá para ser o Batman na vida real e que existem coisas que não podem ser modificadas por nós.
Talvez o máximo que nós iremos conseguir é lutar contra o que é errado e eu fiz disso um mantra para mim no Direito e talvez seja uma forma de lidar com uma realidade cruel.
Eu não sei se estou correto em pensar assim porém, me parece que maturidade talvez seja aceitar o que não se pode mudar e apenas seguir em frente dando o melhor de si.
Daqui de Porto Alegre - RS no Rio Grande Do Sul um grande beijo para você e todos os inscritos do canal.
Olá eu quero muito fazer Jornalismo, e acabei pesquisando sobre a sua Faculdade a Cásper Libero, o que você acha de lá? Quanto a mensalidade e bolsas como é? Ficaria muito grata se me respondesse.
Me formei em 2013, então não sei como estão os preços hoje. Naquela época a mensalidade não era barata, porém inferior a de outras faculdades particulares. Também não sei como é a política de bolsas, mas acho que isso dá pra saber pelo site da Fundação ou talvez por telefone. O curso é muito sério, com professores ótimos e muito bem conceituados no mundo jornalístico. Tem bons laboratórios e boas bibliotecas. Tenho muito orgulho de ser formada lá.
Beijo!!
+Ler Antes de Morrer quero me formar em havard e Cambridge e Oxford. vc sabe me dizer se o escritor tem que , obrigatoriamente estudar letras ou ser jornalista?
Aí amei o vídeo. Hehehe sou louco, apaixonado por jornalismo estou no segundo período e apaixonado. Mas eu já atuo na área.
HAHA
+Canal da Raposa Somos idealistas! hahaha
Em 2023 Temos no Brasil a Faculdade FUTURA / Grupo FAVENI ( Online ), a Futura Tem Curso de Capacitação de Comunicação Social ( Online ) - Com Direito ao Certificado da Faculdade Futura Reconhecido Pelo Mec no Brasil ( Top no Brasil ), Podendo Tirar - Se o Mtb./ Emte de Jornalista no Brasil, E Obter a Carteira de Jornalista da FENAJ ( Identidade de Jornalista ) - Validade Nacional de Imprensa no Brasil. 2023.
Oi...! Isabella é seu nome né!? Olha, eu fiz a faculdade de Direito, aqui em Curitiba, acabei em julho de 2014., mas não tem jeito, eu não consegui gostar, a coisa não foi pra frente.. Nossa, e isso me abalou muito.. Eu preciso entender que não é o fim do mundo, talvez eu possa começar outra faculdade. Mas pelo meu jeito, de querer acertar, que as coisas deem certo, eu ainda estou abalado. Enfim, eu tenho que me acalmar, e começar outra faculdade se for o caso.. Ir em frente, não tem como ficar como estou. Daí fazer outros cursos, pensei em Administração, Jornalismo, Psicologia. Gosto de Turismo tb, de Sociologia, de programas como da Tv Cultura. Enfim, algo que tenha haver com isso. Mas preciso me encontrar em alguma coisa, e fazer uma coisa que eu goste , que eu me entusiasme por aquilo!!
Eu não entendo isso dos brasileiros terminar a faculdade mesmo sem gostar, não é difícil? Eu sou uruguaya e as faculdades aqui são bem difíceis (e sei por colegas que foram estudar no brasil que é muito mais fácil ai), se alguém não gosta geralmente termina largando e fazendo outra sem terminar a primeira, por que afinal se formar aqui da baita de um trabalho. Eu fazia química farmacêutica e era difícil, tinha algumas matérias que um passava a faculdade inteira dando exames e perdendo até salvar. No meio disso tudo eu descobri o que os químicos farmacêuticos realmente faziam, e não gostei. Passei uns 4 anos para descobrir o que eu queria estudar, e acabei perdendo 8 anos da minha vida nessa busca. Agora vou acabar me formando com 30 anos. Fazer o que? Nos mudamos no meio do caminho. Não tem como adivinhar de que jeito é que vamos mudar.