Eu posso até passar depois para um pen-drive para ouvir no carro mas faço questão de ter o CD para a primeira audição, lendo o encarte e curtindo a música. Isso para mim nunca vai acabar. O CD é uma evolução do LP na minha opinião. A praticidade, o som limpo, etc.
Amo CD. Compro desde 1994, e devo ter cerca de 3000 na coleção. Até tenho alguns vinis, acredito que uns 200, mas realmente o meu formato preferido é o CD. Vinil só é viável lá fora, e até mesmo lá está ficando proporcionalmente bem mais caro. Por outro lado, essa “morte” do CD é só no Brasil, lá fora tudo continua saindo normalmente. Amo meus CDs e pretendo sempre continuar comprando.
Mas nos EUA ano passado o cd teve queda de 18%. Não é só por aqui. Eu penso que muita gente que não era colecionador e comprava seus cds pra ouvir e deixar jogado no carro parou de comprar e passou para o Streaming. Por isso essa queda. Não acho que no Brasil morreu, ultimamente tá mais caro comprar cds de rock por exemplo, e com vários lançamentos de box, deu uma levantada no cd. Vinil tem que pesquisar. Comprei no enjoei um lote de 5 Black Sabath por 150, na OLX Black album por 50, Ramones por 50...tudo esse ano. Tem gente que está precisando de grana ou não tem noção de preço e vende barato. É uma arte garimpar kkk da pra colecionar vinil, vai ter trabalho mas dá kkk
Lembro disso, desde 1994 á 95 o CD engoliu de vez o mercado. K7 e Vinil pareciam 'mortos'. A questão de tecnologia é bem óbvia mas há discos antigos que soam mais pesados, mais quentes do que as primeiras versões em CD. Isto se deve, pelo que li em algum lugar anos atrás, talvez pelo fato dos primeiros engenheiros de som encarregados de realizar a mudança de vinil aos CDs terem na época, pouca experiência com o então novo formato de áudio. Era gente acostumada a produção/masterização em vinil. Isto foi mudando com o passar dos anos, porém alguns jornalistas europeus alegaram que a famigerada ''loudness war'' afetou a qualidade de audio de muitos CDs ('Death Magnetic', do Metallica, e '(What s the story) morning glory?'/Oasis, seriam algumas 'vitimas'). Hoje, neste atual século o minimo que um audiófilo busca é algo lossless [sem-perdas] (Flac, Alac, Monkeys audio, etc) com um bom equipamento para tal. Além de midia fisica. Já para colecionadores, é outra parada. O principal para este tipo de público é a midia fisica. Infelizmente o contexto atual joga contra, mas sempre foi muito mais legal, mais divertido ter discografias de discos vinil, CDs, DVDs, etc.
Infelizmente a Sony saiu do Brasil e na América Latina não tem demanda pra cds é um nicho e não só cds mídia física em geral. Blu ray saiu do mercado tbm e xbox nem vende jogo físico no Brasil mais
Já tive mais de 300 LP nos anos 90, depois mais de 2500 CD, virei minimalista e atualmente ouço música quase o dia todo, inclusive no trabalho, através do RUclips Music. Quantos aos CD e LP, consegui me libertar da escravidão do colecionismo.
Que história maravilhosa!!! Eu tenho a mesma trajetória. Nos anos 80 eu trabalhava em rádio e tinha um quarto cheio de discos de vinil. Quando o cd chegou na minha vida ,acho que em 1991, eu troquei TODOS por cds. Gosto demais do seu canal!! Longa vida aos cds!!!
No início dos anos 90, quando o CD começou a popularizar-se, demonizaram os vinis e eu achei que a mídia não voltaria. Para minha surpresa, ele voltou, está forte e eu me desfiz dos muitos que tinha na época. Hoje minha coleção é 90% de CDs e eu não me desfaço deles. Garimpo CDs sem vergonha e sem culpa. Se ele voltará a ser valorizado, não sei, mas minha coleção está aqui linda e brilhando.
Nos anos 90 eu montei uma coleção do Iron Maiden em vinil maravilhosa. Mas aos poucos fui migrando tudo pra CD também, e os vinis eu vendi tudo barato, nem lembro pra quem ou pra onde...apesar de também não morrer de amores pelo vinil, eu me arrependo do que fiz.
Exatamente, na época da copa de 1994, quando eu terminava a compra, e próximo dos caixas do supermercado Davó, sempre havia uns discos novos e eu comprava 1 ou 2 por mês. As vezes fitas. Basf eu tive um monte, mas já havia escutado CD antes. No ano seguinte, 1995, CD engoliu de vez. Não achava mais nem rastro de vinil nos supermercados do bairro. Eu achei burramente na época, que o vinil estava morto e sepultado. kk
@@fredericosantiago4593 cara... Se não rola na sua cidade, veja próximas. Tem também a internet, onde eu peguei um monte de coisa barata nova e original na Shopee.
Cara , eu assisto e acompanho vc há algum tempo , e outros canais do RUclips , vc foi ao ponto , demonstrou uma lucidez incrível. Adorei a colocação sobre os colecionadores , que eu creio correm atrás muitas vezes somente da arte do vinil, enquanto a música que interessa mesmo fica em segundo plano . Cara muito obrigado pela colocação bem oportuna , e quero deixar aqui o meu apoio.
Sua história é muito parecida com a minha. Tive 2500 lps até o início da década de 1990. Vendi todos e migrei para o cd. Meu formato preferido. Tenho também cerca de 3500 cds, além de uns 2500 dvds e blurays. Tenho de lps uns 150/200 das novas prensagem em 180g, mas somente itens especiais de bandas específicas. Só coleciono bandas das décadas de 1960/1970 de Rock. Concordo em gênero número e grau com todas as outras coisas que você falou no seu vídeo também.
Eu passei por todos os formatos, o cd foi meu preferido também mas o streaming tem a mesma qualidade, desde que utilizado cm as configurações certas. 👍
Comecei com CDS, tinha umas 3 fitas mas não tinha onde toca-las... Adquiri um tape deck e assim, é indiscutível o quando a qualidade, especificadamente: Som limpo do CD é vantajoso, mas... A profundidade maior da fita, me fez olhar para as mídias analógicas de uma outra maneira. (Eu sempre vou pela contra-mão haha) O problema sempre foi nossas condições. Principalmente para fitas, que tem uma fama horrível, pois para se ter uma qualidade aceitável, demanda aparelhos melhores, assim como o vinyl. Tive a sorte de encontrar um aparelho simples, mas com toda tecnologia final desses aparelhos, dos anos 90, e já tive uma experiência sensacional! (Toda aquela má fama, fita enroscando, chiando infernalmente, "não existe": Pois eu tinha uma aparelho bom, bem cuidado, e fitas originais... Diferente da realidade de muitos: Fitas de baixa qualidade regravadas 54964 vezes, aparelhos de baixíssima qualidade que nunca foram limpos, ai enrroscava td as fita... naaaaan principalmente de carros, total injustiça com essa mídia haha!). Nas mesmas caixas, rodando um CD ou as fitas, a diferença era mínima, a fita sim tinha aquele "arzinho" de fundo, porém a ambiência (profundidade) soa "Mais para fora" do q do CD, que como ponto positivo, temo áudio limpo... Como ouço muito esporadicamente (Coleciono só oq tenho mais apego mesmo), ainda tenho fitas e cds, mas parei de comprar cds (Porquê no meu caso, muitos são até mais caros q vinyl ou fita kkkkkk) eu continuarei mais para frente com K7 e vinyl apenas.
Tbm fui na vipe de trocar meus vinis por cds ...com o tempo conseguiu muitos discos de volta mas continuei comprando cds ( sempre ) ... hoje tenho um acervo de 70% de cds ( amo ) .
Os lps são charmosos e com as artes de capa maiores para visualizar. Nesses aspectos acho melhores, porém com um custo muito alto para colecionar. Os cds além de custo mais acessíveis, são muito mais práticos para ouvir. Coleciono os dois mas prefiro cds!
F I N A L M E N T E eu achei alguém que prefere os CDs, assim como eu também prefiro. E justamente por causa de todos os pontos que você mencionou no vídeo, mais algumas coisas pessoais: o CD me proporciona algo mais fluído, eu coloco pra tocar, sento, pego o encarte e voilà. Maravilha. Não preciso ajustar velocidade, não preciso levantar para trocar o lado, nem me preocupar com desgaste de mídia. O LP é cultuado pela beleza física e pelo "status", porque o som pode ser extraído de qualquer fonte, até mesmo do streaming. Criou-se essa coisa do LP, em tempos atuais, acredito que apenas por ser um ítem caro, que mostra meio que um "elitismo de colecionador". Adoro minha coleção de CDs - que é muito menor que a sua, diga-se de passagem - e os poucos LPs que tive já foram vendidos. E, honestamente, pelo estado em que eles estavam, jamais pagaria qualquer valor acima de R$10. Bem, me pagaram quase R$50. Eu acho LP bonitinho e tal, mas meu negócio é curtir um som vendo a capa, encarte, com o ritual de colocar no som, só que sem frescura. Valeu!!!
Tu fostes perfeito e preciso em suas ponderações, Mr. Collector's! Convivemos com esse debate entre vinis e CDs há décadas, quando, na verdade, tudo depende de gosto e visão pessoal. Como tenho 61 anos, minha coleção foi formada pelos bolachões, claro. Mas o formato digital me conquistou de imediato, pela praticidade e, sim, pela qualidade que acho superior. No entanto,. não desfiz de meus LPs, que devem somar pouco mais de mil unidades. O CD entrou no meu radar em 1990. No início, não tinha intenção de substituir o que já tinha em vinil, apenas passei a comprar os itens novos ou que ainda não tinha em CD. Mas com o passar do tempo e o barateamento do formato acabei substituindo quase tudo e a coleção hoje soma cerca de 3.700 CDs. Apenas uns 100 vinis ou menos da coleção eu não possuo em CD. Valorizo, acima de tudo, o som em mídia sobre os formatos, digamos, virtuais (que uso só em trânsito ou para pesquisa). Embora minha preferência seja o disquinho, para mim, vinil ou cd se configura em mais um formato para se ouvir com prazer uma boa música, pra que limitar? Respeito totalmente quem prefere ou ainda compra LP. Eu só compro quando não encontro (ou não existe) em CD algo que quero. Isso sem falar no custo do vinil que ficou absurdo em razão dessa onda de valorização ou fetiche/resgate que vemos no mercado de vinil hoje. Claro, o mercado não é bobo e se aproveita disso. Sobre os belos exemplares modernos de 180 ou 200 gramas, vale ressaltar que o formato é analógico, mas o processo de fabricação tem base digital (som). Portanto, podemos dizer que até o vinil de hoje se beneficia da evolução digital. Acredito (ou temo) que o CD também deverá viver um período de resgate/valorização/fetiche em breve. Já começamos a ver aumento nas vendas do formato e também Já vemos seu custo disparar, não só pelo fato da diferença cambial (já que a maioria é importado). A chamada goumertização do CD já é uma realidade, com edições luxosas e muito atraentes. Procuro não cair nessa "cilada" e sair substituindo todas as edições, mas confesso que elas me fascinam. Desculpe-me alongar. Tenho vindo pouco aqui, pois vejo mais os vídeos pela televisão, mas estou sempre atento. Mantenha esse ótimo trabalho! Abraço.
Video importante e que precisava ser feito. Ja vi acepção por parte de vendedor com relação a forma de tratamento simplesmente por conta do formato que o cliente colecionava. Para se ter uma boa experiência com vinil é necessário uma boa aparelhagem, isso inclui caixas, toca disco, agulha, receiver etc vale destacar ainda o custo benefício, vinil esta muito caro, beira a desonestidade. Ja os cds tem excelente custo benefício. Alguns por ai alegam que o vinil por ser a musica menos prensada seria superior, ledo engano quando falamos de vinil. Ate entendo quando se trata de formatos como mp3 e tal, mas cd nao. Som limpo de qualidade. Hoje compro mais cds, uma media de 40 a 50 reais por disco, dificilmente um vinil esta nesse preço.
Belíssimo vídeo! Tenho uma coleção de Cd's e amo de paixão brother, minha preferência é pelos Cd's, vinil eu até pego alguma coisa específica. Temos que manter o respeito pelos ambos os formatos e certamente nada de menosprezo isso é medíocre! Amo quando consigo um item raro em Cd's, só quem tem uma coleção entendi!!! " Só quem é louco se identifica." 😂😂😂 É nois, abraço a todos e muito sucesso! Di3go Kost3l@... 🤟😎🎸🎵🎹🖤
Opa. Ótima a reflexão. Eu gosto muito dos 2 formatos. E na verdade, incluo os DVDs e Blu Rays no pacote. Eu tenho muito mais cds do que vinil, 1o porque me desfiz de vários para trocar pelo digital que era caro na época. 2o porque passei a ter mais condições $$ na era do cd. Minha vontade seria ter os 2 formatos de tudo. A única completa que tenho em vinil ficou sendo o Sabbath mesmo. Mas compro muito mais cd q vinil hoje em dia.
Voltei às mídias físicas durante a pandemia. Mergulhei nos vinis. Recentemente redescobri os CDs e realmente, além da sonoridade, as dimensões, preços e praticidade de manuseio, tem a facilidade de encontrar títulos específicos.
Não sei quem comentou mas a única saudades que tenho do vinil é a arte grande. O resto... Desde 1992, sempre preferi CD's apesar de ter/tido muitos LP's na minha coleção. Ainda compro alguns até hoje fuçando sites e encontro muitas coisas em Compact Disc com um preço excelente. Vinil, hoje em dia, tem um preço escorchante. Mas cada um com a sua preferência e bola pra frente...
Tá certo Ricardo eu concordo plenamente com você , acho que todos os formatos tem que ser respeitados ! Eu coleciono tanto LPs quanto CDs , apesar de ter uns 7 anos que não compro CD , eu amo ós meus CDs. Já LP compro sempre que posso , pois é o formato que éu gosto mais e amo .
Também amo meus cds. Tenho 42 anos e sou da geração que achava laser a tecnologia mais foda do mundo. Meu primeiro cd foi o In Utero do Nirvana. Então realmente não me apeguei aos vinis. Pra mim são grandes posters. Amo as capas pra guardar e expor mas prefiro meus cds.
Tenho uma coleção modesta e pequena de mídias nao chega a 150 itens entre LP , CD e K7 Gosto tanto de cd quanto de LP e K7. Divirto-me com minhas velharias, pra mim é isso que vale. Ultimamente falta pouquíssimos LP para eu fechar minha lista, porque ficou inviável comprar todos oa LP que eu gostaria de ter. O lance é curtir e ser feliz com o que tem. Collectorsroons é um canal muito legal que curto bastante.
10:00 esse é o ponto. Minha coleção não é enorme, em torno de 750 a 800 cds, mas foi sempre de pouco em pouco, alguns fáceis de achar, outros levei anos pra ter. Tenho muito orgulho dela. Ricardo, está com quantos atualmente?
Que bom haver formatos diferentes para exigências diferentes. Gosto dos dois e não tenho problemas em ouvir streaming também. Legal uma capa de lp como o Disraeli, do Cream. Bom demais ouvir cds de bandas dos anos 90 que não caberiam em um lp. Que ótimo poder conhecer coisas novas pelo streaming. Viva o direito a ter opções! Parabéns pelo vídeo.
Eu coleciono CDs e lps , não olho de forma discriminatória de um para outro , respeito muito bem quem gosta de um ou de outro , tenho poucas unidades ambos , gostei muito de sua história e colocações, admiro muito sei trabalho desejo saúde e sucesso sempre ...
Eu sou de uma geração que cresceu nos anos 1980 ouvindo os LPs, compactos simples e duplos dos meus pais. Já na adolescência e juventude, veio a era do CD e meu gosto por esses pequenos discos prateados é bastante íntimo, pessoal e também por questões financeiras. Se eu tivesse mais condições, teria um toca-discos da melhor marca disponível no mercado e gosto dos LPs, mas estão muito caros e infelizmente virou um item elitista, de burguês, de hipster playboy porque eu não tenho 150, 200, 300 Reais ou mais pra comprar um único LP.
Adoro tanto vinil quanto CD, cada um deles com suas particularidades. Mas preferir eu também prefiro o CD, pois soma mais vantagens e inclusive a mais importante delas que é a maior qualidade do som. Tudo que tenho em vinil busco ter em CD, mas nem todos os títulos que tenho em CD procuro em vinil.
Ricardo eu concordo plenamente com as sua posição a respeito dos cds tambem troquei os lps por cd e me orgulho disto, acho som do cd superior ao dos chiados lps
Eu gosto de LPs, mas os CDs são insuperáveis: mais práticos, mais fáceis de guardar, mais portáteis, maior disponibilidade no mercado e menor preço. Quanto ao som e acho melhor do que os vinis: mais limpo, mais potente.
Tenho ambos os formatos, atualmente o lp é meu favorito, e foi justamente pela falta de praticidade que me levou a retornar a comprar vinis, da para se tirar uma qualidade melhor do vinil, desde que vc tenha um bom equipamento, o investimento é maior tbm, ao contrário do cd onde se tira um som limpo sem ter um aparelho sofisticado, além da praticidade, mas para meus ouvidos atualmente o som mais grave do lp está me cativando mais, são experiências diferentes e ambos tem suas qualidades e defeitos.
Eu tinha muito vinil mas quando o cd chegou me livrei das bolachas porque quando riscava game over..o cd tem qualidade superior e é mais bem protegido...amo cd 😊
Salve Mestre!! Ótima colocação, especialmente por não usar o espaço para destilar egos, aliás como muitos fazem, mas para promover um reflexão com argumentos e bom senso. Tenho minha coleção de CDs, mas não me desfiz dos meus LPs que adquiri nos anos 80. Não penso em me desfazer deles, nem penso em continuar com uma coleção de LPs, pois, assim como vc, adoro meus CDs. O áudio tanto do vinil quanto das fitas K7 sempre me incomodaram, desde aquela época passada. Entretanto, entendo que uma coleção é um investimento, financeiro em um primeiro plano, mas principalmente cultural. Logo o olhar que eu tenho dos meus LPs é: "Ali é uma parte da minha história de vida". e quero que continue sendo parte da minhas memórias. Só isso. Abçs
Eu já colecionei vinils e minha coleção chegou até 600 ,mas fui vendendo tudo depois que casei. E hoje coleciono cds e o mesmo sentimento e respeito que eu tinha pelos vinils hoje tenho pelos cds. Pra mim também ambos são bonitos.
Qual o melhor formato? Há vários vídeos com a resposta "definitiva", garantindo que o LP é superior; e outros tantos demonstrando que o CD é melhor. No fim acho que é mesmo uma questão de gosto. Coleciono ambos, mas tenho comprado muito mais CDs, principalmente pelo preço. Parabéns por mais um ótimo vídeo, Ricardo.
Na minha opinião o ideal seria a midia em cd com a capa de vinil. E continuo comprando , ferozmente, cds. Aliás, Ricardo, se um dia quiser, posso fazer um vídeo mostrando a coleção para o seu canal. Não é uma grande coleção mas entre cds e vinis tenho uns 5 mil itens. Um abraço
Pessoalmente, prefiro o CD. Acredito que seja porque cresci ouvindo esse formato. Acho mais prático, mais barato e, para mim, também soa melhor. Algo interessante que notei é que o pessoal que curte música clássica prefere os CDs. Há uma loja no centro do Rio especializada em música clássica e jazz e o formato que eles vendem majoritariamente é o CD.
Total. Música clássica, só compro CD. O único formato que ainda compro em vinil e acho melhor o som é jazz. E ainda algumas prensagens como Blue Note, Verve, Prestige e Impulse. Mas tenho muito de jazz em cd tb e estou muito satisfeito.
@@wagnersantana391 Bacana! Eu não tinha (ainda não tenho como gostaria) muita familiaridade com música clássica, então achei interessante na época em que descobri essa loja a preferência dos frequentadores pelos CDs.
Bom, acredito que o CD possa ter a mesma ideia no futuro igual as pessoas tem com o LP. Eu tenho bastante CD, não ao ponto de colecionador, mas são CDs qie comprei na dec de 90 e início de 2000.
Eu como colecionador eu compro os CDs Europeus e algumas em vinil que não saem em CD, como foi no caso do Ozzy Patient Nunber 9 eu peguei as 2 versões européias aí peguei o vinil com o Gibi do Todd McFarlane...E agora está chegando o cd do mesmo Japonês..🦇
Tenho 600 cds, 1 vinil, 1 tape e 8 Mds. Todos são válidos. O que importa eh a boa musica, existe espaço pra todos. Mas prefiro o cd pelo conjunto final. Ótimo vídeo!
Minha coleção é mais de vinil. Tenho alguns box e cds também. Tem gente que menospreza o cd e outros que menosprezam o vinil. Muita gente quando eu digo que coleciono vinil dizem: "é legal aquele chiadinho do vinil né? É nostálgico." NÃO. Eu não gosto de chiado, por isso lavo sempre e tenho boas prensagens. Gosto porque pra mim o som tem mais vida, e por causa do formato. Eu tenho lp japonês, primeiras prensagens, bom aparelho...mas acho que mesmo quem coleciona discos inferiores na qualidade do som, tá valendo. A mesma alegria que um colecionador de cd tem encontrando no sebo um cd primeira prensagem, autografado ou raro...mesmo que já tenha um novo melhor, tem um carinho especial por esse cd raro. A coleção é muito do fetiche e das emoções que a mídia passa. Ouvir, a gente pode ouvir em streaming com melhor qualidade até se inventarem no futuro kkk mas a mídia física, seja qual for, trás outras emoções para o colecionador. Mas entendo que tem gente que odeia vinil, outros odeiam cd, outros odeiam colecionador kkkk faz parte kkk
Eu já tive vinis e na época vendi barato. Hoje sei que eles voltaram, mas o preço do 180g novo é muito caro, isso também vale para o aparelho que toca.
Eu sou do LP, mas ultimamente estou adquirindo Cds dos albuns que no vinil estao muito caros. Entao eu tenho a experiencia do LP, mas tambem o CD tem a praticidade e a vantagem de ser mais barato tanto na midia quanto em aparelhos.
Igualmente encaro minhas coleções como bibliotecas de consulta e imersão completa nas obras. No caso da música, eu compro os dois formatos, com preponderância para os CDs. Pego em LP o que eu nunca acho em CD.
Você é do meu time, eu também adoro CDs... Comprei muito LP nos anos 80 e até o início dos anos 90. Porém, quando o CD entrou para valer no Brasil, comecei a comprar tudo em CD e sempre achei o som do CD melhor (desde que seja um disco bem gravado, é claro - aí vale igual para os LPs). Concordo com tudo isso que você valou: o CD ocupa menos espaço, é muito mais prático (inclusive para transporte), não desgasta com o uso, ao contrário do LP... Ao contrário de você, não me desfiz dos LPs que já tinha - eles continuam aqui, guardados e bem cuidados. Porém, a minha coleção de LPs é relativamente pequena se comparada com a de CDs. CDs de rock e música brasileira, tenho um monte... E música clássica então, caramba! A quantidade de CDs de clássico que eu tenho aqui em casa é absurda. É uma coleção "de respeito", que construí ao longo de muitos e muitos anos, inclusive através de muitas viagens ao exterior. Como você disse, todas essas coleções de quem ama música - como a minha, a sua, e a de qualquer outro admirador de música que curte discos - têm que ser admiradas e respeitadas. O LP tem a vantagem da beleza da capa, sem dúvida. Mas parou aí - no resto, eu, pessoalmente, vou de CD. Respeito perfeitamente quem gosta de LP. Agora, NÃO respeito quem diz que "som de CD é ruim" (até porque isso é mentira da grossa) ou quem olha para CDs com aquele ar de desdém, como se fosse uma "coisa inferior". Mas é isso aí. Sigo feliz comprando meus CDs, até hoje - sempre que encontro algo de que gosto de verdade... E parabéns aí pelo seu canal, seus vídeos são ótimos! Grande abraço.
realmente o som do cd é mais fácil de obter qualidade auditiva. é mais prático e tal. O vinyl é muito divertido e tal, e as capas seren grandes é muito legal. O ideal é que os CDs saissem em capas de vinyl haha
Comecei curtir Rock pra valer e colecionar em 1991, e nesta época o cd estava pegando forte . Sempre me adaptei bem nós Cds , acho sensacional, prático, durável (tenho Cds a 30 anos super novos ). Até pego alguns vinis de algumas bandas que amo. Mais como falei o cd é perfeito pra mim
Vejo essa celeuma também entre livro físico x digital. Quadrinho físico x webcomic. Pra mim, interessa, primordialmente, o consumo (e de preferência) o aprendizado com a arte, seja ela no formato que for.
Quando penso em LP, me vem a lembrança de uma época que tudo era difícil: quem tinha um disco, não queria nem te gravar uma fita cassete, muito menos emprestar. O CD popularizou o acesso e a qualidade por um preço razoável. Além de que, pra tirar um som decente de um vinil, tu tem que ter uma aparelhagem boa e cara. Abraço pra galera do LP, (tive e ainda tenho muitos) mas colecionar o formato, hoje em dia, não dá mais pra mim... #PAZ
Aliás para mim o CD é muito superior ao LP... Melhor em tudo: Som, praticidade, armazenagem, não arranha, transporte, e até beleza em alguns casos onde as edições de luxo são incríveis
Olá. Uma vez eu havia colocado esse opinião, mas vou colocar de novo. Algo que você não colocou são os colecionadores que buscam os álbuns por uma questão histórica também. Dentro do colecionismo há colecionadores que buscam variações de um mesmo álbum, as primeiras edições, os que tinham alguns stickers etc. Ou seja, ter uma coleção que resgata o formato original que aquele artista lançou. Mesmo que alguns álbuns sejam em mono, esses colecionadores buscam resgatar a originalidade daquele item. Para aqueles colecionadores que valorizam apenas o som, é obvio que irão escolher o digital ou mesmo o formato em CD. Depende do foco de cada colecionador. Claro que todas as coleções tem suas qualidades, porém algo é fato: As primeiras edições dos artistas tendem a ser mais valorizadas (financeiramente) independente se foram lançadas primeiramente no formato vinil ou CD. Não estou aqui dizendo que esse é o método mais adequado de se colecionar, apenas estou dizendo que há essa característica que fazem uma parte do público se interessar por um tipo de formato e que deve ser colocado pra discussão.
Definitivamente aderi ao streaming por oferecer a qualidade que se desejar desfrutar. Desde 16bits/44,1khz (CD) até 24bits/352khz (muuuuuito superior ao CD). Sem falar no custo muito menor, praticidade, mobilidade e acervo infinitamente superiores, sem nem depender de internet para usufruir disso tudo (modo offline) a hora que se desejar. De vez em quando é legal ter a experiência de colocar um CD pra rodar, mas o streaming é um caminho sem volta.
Eu que eu digo, gosto dos Lps por conta da experiência de tirar o disco, ver a arte da capa e dos encartes, é uma nostalgia, pra ouvir música digital existe um caminhão de streaming e arquivos pra baixar no computador!
Vendi minha coleção de lps, pois nunca gostei de chiados entre as músicas. Gastei muito dinheiro com produtos de limpeza, agulhas e plásticos. Me livrei dessa chatice.
Cd é muito melhor para mim. Portátil, fácil de carregar e tem o som limpo, sem chiados e estalos. E não envelhece à medida que você usa. Fora o preço, que é muito mais atrativo.
Concordo com vc, Ricardo. Esteticamente é muito bonito, sem dúvida, mas tbm prefiro o cd. Amo esse disco do Yes, contrariando a maioria dos fãs da banda, acredito.
Ricardo, o seu ponto é válido. Só preciso ressalvar que, geralmente, a frase "queria ter o LP desse álbum, mas o CD já me resolve", ou coisa parecida, não é uma manifestação de menosprezo pelo formato. Como você mesmo disse, a preferência por uma mídia ou outra é uma questão pessoal. Assim como você prefere o CD, há outras pessoas, como eu, que gostam mais da experiência proporcionada pelo LP. A diferença é que, como regra, quem coleciona LPs também coleciona CDs. E os CDs, como sabemos, costumam ser consideravelmente mais baratos que os LPs. Ou seja: se pudesse, eu teria toda a minha coleção em LPs. Mas meus recursos financeiros são finitos... Consequentemente, priorizo comprar em LP os álbuns de que mais gosto ou que encontro em valores atraentes, deixando para comprar os demais discos de meu interesse em CD. Nesse contexto, faz todo o sentido dizer que, em certos casos, "me contento com o CD". Não é que ache o CD uma porcaria. É uma mera questão de gosto. Tenho, inclusive, mais CDs que LPs, e os ouço com frequência - até porque coleciono os primeiros há mais tempo. Enfim, não se deixe ofender pela preferência alheia. Acho super válido, inclusive, vídeos para defender que o CD é melhor com o LP, ou que o LP é melhor que o CD, ou até mesmo que o K7 é melhor que ambos. O que importa é que se traga informações, conhecimento para o público de colecionadores. Aprendi muita coisa sobre como as mídias funcionam, suas vantagens, desvantagens e diferenças assistindo a vídeos desse tipo.
Comecei a minha coleção de CD's por não ter condições econômicas de adquirir os discos de vinil. Os discos de vinil em sua grande maioria sempre foram caros no Brasil.
Outro ponto é que gosto de ouvir rock em vinil. Principalmente pela bateria, sinto que tem mais peso. Por outro lado prefiro ouvir jazz e música clássica em cd. Como tem muito silêncio e detalhes ele vai soar melhor por muito tempo. Até no estilo musical dá pra se ter preferência por um e por outro kkk
Durante um tempo eu fazia parte dessa vertente de pessoas que achava o vinil melhor, muito por ver muita gente falando que o vinil é superior - confesso Mas, cara, é tudo questão de preferência, pelo menos em questão de som, pois eu ouço nas prensagens em CD um som mais frio, analítico, detalhado. Já o vinil eu ouço um som mais quente e romântico No final das contas, a praticidade e custo benefício são o que me fazem preferir o CD Outra coisa é que já tem bastante tempo que os encartes de CD são ótimos, não devendo nada aos LPs Abraço, Ricardo
O amigo audiófilo está certo, o importante é ouvir música; e, ao contrário do que se fala, os audiófilos preferem o formato CD, justamente, pela fidelidade sonora, senão vejamos: a) no formato K7 o rolamento interfere na fidelidade sonora; b) no formato LP a agulha interfere na fidelidade sonora; c) no formato CCDA a fidelidade sonora não possui interferência. * O formato Streaming não foi mencionado porque o som "abafado " não possui nenhuma fidelidade sonora.
Eu gosto de uns APARELHOS de LP, tem uns muito charmosos, agora a mídia em si não me chama a atenção, mas eu entendo que o som tem uma textura muito própria. Particularmente prefiro os cds e k7.
NÃO EXISTE SENSAÇÃO PIOR NA VIDA QUE COLOCAR UM DISCO PARA ESCUTAR E OUVIR AQUELES ESTALOS SE SOBRESSAINDO SOBRE A MÚSICA... O CD É MUITO MELHOR QUE O VINIL PORQUE: 1 - NÃO FRITA FRANGO 2 - CUSTA MUITO MAIS BARATO 3 - OCUPA MUITO MENOS ESPAÇO PARA GUARDAR E PARA TRANSPORTAR 4 - NÃO PRECISA COMPRAR AGULHA 5 - POSSUI AQUELAS "DELUXE EDITION" QUE SÃO MARAVILHOSAS... MUITAS VEZES 2CD+DVD COM BONUS, SHOWS AO VIVO E ENCARTES INTERMINÁVEIS, COM A ARTE MUITO SUPERIOR AO VINIL, QUE MUITAS VEZES NEM ENCARTE VEM...
Eu tenho os dois, aproximadamente 300 cada hum, e curto os dois, muitos títulos tenho nos dois formatos. E acho um absurdo os preços que são pedidos pelos Lps.
Muitos que menosprezam o CD dizendo que os Lps são melhores. são hipócritas, na época que popularizou o disco laser, muitos ditos defensores hoje do Lp, se desfizeram do mesmo quando ocorreu o advento do Cd, e mentem dizendo que nunca abandonaram o vinil e ficam diminuindo o Cd como se fosse algo inferior, eu gosto dos formatos e jamais vou menosprezar nenhum dos dois, abraço Ricardo
Olha, eu gosto de todas as opções, da fita K7 ao streaming de alta resolução. Eu acho que cada formato tem suas qualidades e defeitos. É óbvio que o digital é mais fácil e barato de se obter um resultado interessante, mas por outro lado, uma fita bem gravada reproduzida num Deck excelente ou um bom vinil, podem tocar muito bem, mas são mais caros e difíceis, talvez esse seja um dos motivos de muita gente gostar deles, o desafio de conseguir ótimos resultados com aparelhos que dependem muito de calibração, estudo, ajuste, etc. Eu por exemplo, adoro reformar e calibrar um Tape Deck, por "esporte".
Eu trabalhei em uma loja de discos por 6 anos e afirmo com segurança que muitos colecionadores de vinil são de uma soberba irritante. Realmente menosprezam quem tem a coleção de CDs simplesmente dizendo que o som do vinil é melhor. Só isso, sem dizer o porque, sem argumento algum. Aí você vai mais a fundo e o individuo tem um setup de dez mil reais que obviamente deixa o som melhor. São poucos os que valorizam e colecionam ambos os formatos.
É isso, para se ouvir vinil com qualidade tem q ter bala na agulha!!! Já cd qq som de 500 contos já te um bom resultado... pelo menos para meus ouvidos meia boca.
Eu coleciono os três, CDS DVDS e LPs, eu prefiro e valorizo essas três mídias físicas , quando eu saio de casa para as lojas eu geralmente saio da loja com CDs, LPs e dvds, eu às vezes saio das lojas com 5 CDs, 5 dvds e um ou dois LPs, aí as pessoas me perguntam ' qual dessas três mídias VC prefere ? Eu respondo eu prefiro as três mídias , valorizo as três.
Você já leu a hq, Capitão América O novo pacto que a panini lança este mês e já foi da salvat, eu ainda não li , vale a pena adquirir e ter na coleção? Valeu abraço!!!
Cd é muito mais prático e não há diferença de som perceptível, a não ser que você tenha um estúdio dentro de casa. Afora que conservação de LP é muito problemática, problema que o Cd não tem. Fiquei um tempo sem toca disco, de uns 4 anos quando mudei adquiri uma aparelhagem nova com toca disco. Alguns álbuns brasileiros só estão saindo em LP, vide a nada nada discos.
Eu posso até passar depois para um pen-drive para ouvir no carro mas faço questão de ter o CD para a primeira audição, lendo o encarte e curtindo a música. Isso para mim nunca vai acabar. O CD é uma evolução do LP na minha opinião. A praticidade, o som limpo, etc.
Cara, esse texto é meu! 😮😂
Lembrar q o mp3 colocado no pen drive é inferior ao áudio num CD.
@@igorsilvaalwaysNao mesmo, vc pode gerar um arquivo MP3 com uma.taxa mínima de compressão de 192kbps. Se for 320 kbps então, fica melhor ainda. Abs.
@@rafaelsati Prefiro gravar em Flac ou WAV (sem compressão alguma).
@@joselito9390Eu só não gravo em flac ou wav por espaço e não sentir diferença do 320kbs
Analógico, Digital, formato físico, streaming, que bom que a gente pode aproveitar a música de diversas formas 🤘
Amo CD. Compro desde 1994, e devo ter cerca de 3000 na coleção. Até tenho alguns vinis, acredito que uns 200, mas realmente o meu formato preferido é o CD. Vinil só é viável lá fora, e até mesmo lá está ficando proporcionalmente bem mais caro. Por outro lado, essa “morte” do CD é só no Brasil, lá fora tudo continua saindo normalmente. Amo meus CDs e pretendo sempre continuar comprando.
Mas nos EUA ano passado o cd teve queda de 18%. Não é só por aqui. Eu penso que muita gente que não era colecionador e comprava seus cds pra ouvir e deixar jogado no carro parou de comprar e passou para o Streaming. Por isso essa queda.
Não acho que no Brasil morreu, ultimamente tá mais caro comprar cds de rock por exemplo, e com vários lançamentos de box, deu uma levantada no cd.
Vinil tem que pesquisar. Comprei no enjoei um lote de 5 Black Sabath por 150, na OLX Black album por 50, Ramones por 50...tudo esse ano. Tem gente que está precisando de grana ou não tem noção de preço e vende barato. É uma arte garimpar kkk da pra colecionar vinil, vai ter trabalho mas dá kkk
Desde 1994 idem. O primeiro cd foi o black álbum do MetallicA e o seu?
Lembro disso, desde 1994 á 95 o CD engoliu de vez o mercado. K7 e Vinil pareciam 'mortos'. A questão de tecnologia é bem óbvia mas há discos antigos que soam mais pesados, mais quentes do que as primeiras versões em CD. Isto se deve, pelo que li em algum lugar anos atrás, talvez pelo fato dos primeiros engenheiros de som encarregados de realizar a mudança de vinil aos CDs terem na época, pouca experiência com o então novo formato de áudio. Era gente acostumada a produção/masterização em vinil. Isto foi mudando com o passar dos anos, porém alguns jornalistas europeus alegaram que a famigerada ''loudness war'' afetou a qualidade de audio de muitos CDs ('Death Magnetic', do Metallica, e '(What s the story) morning glory?'/Oasis, seriam algumas 'vitimas').
Hoje, neste atual século o minimo que um audiófilo busca é algo lossless [sem-perdas] (Flac, Alac, Monkeys audio, etc) com um bom equipamento para tal. Além de midia fisica. Já para colecionadores, é outra parada. O principal para este tipo de público é a midia fisica. Infelizmente o contexto atual joga contra, mas sempre foi muito mais legal, mais divertido ter discografias de discos vinil, CDs, DVDs, etc.
Pra mim vejo o contrário, no atual momento as vendas de LP estão subindo e as de CDs estão caindo.
Infelizmente a Sony saiu do Brasil e na América Latina não tem demanda pra cds é um nicho e não só cds mídia física em geral.
Blu ray saiu do mercado tbm e xbox nem vende jogo físico no Brasil mais
Já tive mais de 300 LP nos anos 90, depois mais de 2500 CD, virei minimalista e atualmente ouço música quase o dia todo, inclusive no trabalho, através do RUclips Music. Quantos aos CD e LP, consegui me libertar da escravidão do colecionismo.
Me sinto tão acolhido em saber que existe pessoas como eu que preferem o CD 💿💿💿.
Tenho um apego gigante por CDs!!!!
Que história maravilhosa!!! Eu tenho a mesma trajetória. Nos anos 80 eu trabalhava em rádio e tinha um quarto cheio de discos de vinil. Quando o cd chegou na minha vida ,acho que em 1991, eu troquei TODOS por cds.
Gosto demais do seu canal!!
Longa vida aos cds!!!
No início dos anos 90, quando o CD começou a popularizar-se, demonizaram os vinis e eu achei que a mídia não voltaria. Para minha surpresa, ele voltou, está forte e eu me desfiz dos muitos que tinha na época.
Hoje minha coleção é 90% de CDs e eu não me desfaço deles. Garimpo CDs sem vergonha e sem culpa. Se ele voltará a ser valorizado, não sei, mas minha coleção está aqui linda e brilhando.
Nos anos 90 eu montei uma coleção do Iron Maiden em vinil maravilhosa. Mas aos poucos fui migrando tudo pra CD também, e os vinis eu vendi tudo barato, nem lembro pra quem ou pra onde...apesar de também não morrer de amores pelo vinil, eu me arrependo do que fiz.
@@RicardoAlves-yp1cm me arrependo também. Até porque o vinil é melhor para apreciar a arte.
Exatamente, na época da copa de 1994, quando eu terminava a compra, e próximo dos caixas do supermercado Davó, sempre havia uns discos novos e eu comprava 1 ou 2 por mês. As vezes fitas. Basf eu tive um monte, mas já havia escutado CD antes. No ano seguinte, 1995, CD engoliu de vez. Não achava mais nem rastro de vinil nos supermercados do bairro. Eu achei burramente na época, que o vinil estava morto e sepultado. kk
Quando se tem onde garimpar é ótimo.
@@fredericosantiago4593 cara... Se não rola na sua cidade, veja próximas. Tem também a internet, onde eu peguei um monte de coisa barata nova e original na Shopee.
O importante é ouvir música 😊
Para mim, os dois. CD e vinil. Excelentes.
Teho uma coleção de cds bem modesta mais adoro ela parabém pela sua
Lembro quando só tinha LP sonhava por um som limpo e perfeito ! Quando escutei a primeira vez um cd não tive dúvida ! Até hoje compro cd
Cara , eu assisto e acompanho vc há algum tempo , e outros canais do RUclips , vc foi ao ponto , demonstrou uma lucidez incrível.
Adorei a colocação sobre os colecionadores , que eu creio correm atrás muitas vezes somente da arte do vinil, enquanto a música que interessa mesmo fica em segundo plano .
Cara muito obrigado pela colocação bem oportuna , e quero deixar aqui o meu apoio.
Sua história é muito parecida com a minha. Tive 2500 lps até o início da década de 1990. Vendi todos e migrei para o cd. Meu formato preferido. Tenho também cerca de 3500 cds, além de uns 2500 dvds e blurays. Tenho de lps uns 150/200 das novas prensagem em 180g, mas somente itens especiais de bandas específicas. Só coleciono bandas das décadas de 1960/1970 de Rock. Concordo em gênero número e grau com todas as outras coisas que você falou no seu vídeo também.
Eu passei por todos os formatos, o cd foi meu preferido também mas o streaming tem a mesma qualidade, desde que utilizado cm as configurações certas. 👍
Comecei com CDS, tinha umas 3 fitas mas não tinha onde toca-las... Adquiri um tape deck e assim, é indiscutível o quando a qualidade, especificadamente: Som limpo do CD é vantajoso, mas... A profundidade maior da fita, me fez olhar para as mídias analógicas de uma outra maneira. (Eu sempre vou pela contra-mão haha)
O problema sempre foi nossas condições. Principalmente para fitas, que tem uma fama horrível, pois para se ter uma qualidade aceitável, demanda aparelhos melhores, assim como o vinyl. Tive a sorte de encontrar um aparelho simples, mas com toda tecnologia final desses aparelhos, dos anos 90, e já tive uma experiência sensacional! (Toda aquela má fama, fita enroscando, chiando infernalmente, "não existe": Pois eu tinha uma aparelho bom, bem cuidado, e fitas originais... Diferente da realidade de muitos: Fitas de baixa qualidade regravadas 54964 vezes, aparelhos de baixíssima qualidade que nunca foram limpos, ai enrroscava td as fita... naaaaan principalmente de carros, total injustiça com essa mídia haha!).
Nas mesmas caixas, rodando um CD ou as fitas, a diferença era mínima, a fita sim tinha aquele "arzinho" de fundo, porém a ambiência (profundidade) soa "Mais para fora" do q do CD, que como ponto positivo, temo áudio limpo... Como ouço muito esporadicamente (Coleciono só oq tenho mais apego mesmo), ainda tenho fitas e cds, mas parei de comprar cds (Porquê no meu caso, muitos são até mais caros q vinyl ou fita kkkkkk) eu continuarei mais para frente com K7 e vinyl apenas.
Tbm fui na vipe de trocar meus vinis por cds ...com o tempo conseguiu muitos discos de volta mas continuei comprando cds ( sempre ) ... hoje tenho um acervo de 70% de cds ( amo ) .
Os lps são charmosos e com as artes de capa maiores para visualizar. Nesses aspectos acho melhores, porém com um custo muito alto para colecionar. Os cds além de custo mais acessíveis, são muito mais práticos para ouvir. Coleciono os dois mas prefiro cds!
Vejo isso nas feiras de vinil , alguns vendedores e colecionadores se acham superiores, se falo sobre cds , viram a cara desdenhando.
F I N A L M E N T E eu achei alguém que prefere os CDs, assim como eu também prefiro. E justamente por causa de todos os pontos que você mencionou no vídeo, mais algumas coisas pessoais: o CD me proporciona algo mais fluído, eu coloco pra tocar, sento, pego o encarte e voilà. Maravilha. Não preciso ajustar velocidade, não preciso levantar para trocar o lado, nem me preocupar com desgaste de mídia. O LP é cultuado pela beleza física e pelo "status", porque o som pode ser extraído de qualquer fonte, até mesmo do streaming. Criou-se essa coisa do LP, em tempos atuais, acredito que apenas por ser um ítem caro, que mostra meio que um "elitismo de colecionador". Adoro minha coleção de CDs - que é muito menor que a sua, diga-se de passagem - e os poucos LPs que tive já foram vendidos. E, honestamente, pelo estado em que eles estavam, jamais pagaria qualquer valor acima de R$10. Bem, me pagaram quase R$50. Eu acho LP bonitinho e tal, mas meu negócio é curtir um som vendo a capa, encarte, com o ritual de colocar no som, só que sem frescura.
Valeu!!!
Tu fostes perfeito e preciso em suas ponderações, Mr. Collector's! Convivemos com esse debate entre vinis e CDs há décadas, quando, na verdade, tudo depende de gosto e visão pessoal. Como tenho 61 anos, minha coleção foi formada pelos bolachões, claro. Mas o formato digital me conquistou de imediato, pela praticidade e, sim, pela qualidade que acho superior. No entanto,. não desfiz de meus LPs, que devem somar pouco mais de mil unidades. O CD entrou no meu radar em 1990. No início, não tinha intenção de substituir o que já tinha em vinil, apenas passei a comprar os itens novos ou que ainda não tinha em CD. Mas com o passar do tempo e o barateamento do formato acabei substituindo quase tudo e a coleção hoje soma cerca de 3.700 CDs. Apenas uns 100 vinis ou menos da coleção eu não possuo em CD. Valorizo, acima de tudo, o som em mídia sobre os formatos, digamos, virtuais (que uso só em trânsito ou para pesquisa). Embora minha preferência seja o disquinho, para mim, vinil ou cd se configura em mais um formato para se ouvir com prazer uma boa música, pra que limitar? Respeito totalmente quem prefere ou ainda compra LP. Eu só compro quando não encontro (ou não existe) em CD algo que quero. Isso sem falar no custo do vinil que ficou absurdo em razão dessa onda de valorização ou fetiche/resgate que vemos no mercado de vinil hoje. Claro, o mercado não é bobo e se aproveita disso. Sobre os belos exemplares modernos de 180 ou 200 gramas, vale ressaltar que o formato é analógico, mas o processo de fabricação tem base digital (som). Portanto, podemos dizer que até o vinil de hoje se beneficia da evolução digital. Acredito (ou temo) que o CD também deverá viver um período de resgate/valorização/fetiche em breve. Já começamos a ver aumento nas vendas do formato e também Já vemos seu custo disparar, não só pelo fato da diferença cambial (já que a maioria é importado). A chamada goumertização do CD já é uma realidade, com edições luxosas e muito atraentes. Procuro não cair nessa "cilada" e sair substituindo todas as edições, mas confesso que elas me fascinam. Desculpe-me alongar. Tenho vindo pouco aqui, pois vejo mais os vídeos pela televisão, mas estou sempre atento. Mantenha esse ótimo trabalho! Abraço.
Video importante e que precisava ser feito.
Ja vi acepção por parte de vendedor com relação a forma de tratamento simplesmente por conta do formato que o cliente colecionava. Para se ter uma boa experiência com vinil é necessário uma boa aparelhagem, isso inclui caixas, toca disco, agulha, receiver etc vale destacar ainda o custo benefício, vinil esta muito caro, beira a desonestidade. Ja os cds tem excelente custo benefício. Alguns por ai alegam que o vinil por ser a musica menos prensada seria superior, ledo engano quando falamos de vinil. Ate entendo quando se trata de formatos como mp3 e tal, mas cd nao. Som limpo de qualidade. Hoje compro mais cds, uma media de 40 a 50 reais por disco, dificilmente um vinil esta nesse preço.
Belíssimo vídeo!
Tenho uma coleção de Cd's e amo de paixão brother, minha preferência é pelos Cd's, vinil eu até pego alguma coisa específica. Temos que manter o respeito pelos ambos os formatos e certamente nada de menosprezo isso é medíocre!
Amo quando consigo um item raro em Cd's, só quem tem uma coleção entendi!!! " Só quem é louco se identifica." 😂😂😂
É nois, abraço a todos e muito sucesso!
Di3go Kost3l@... 🤟😎🎸🎵🎹🖤
Opa. Ótima a reflexão. Eu gosto muito dos 2 formatos. E na verdade, incluo os DVDs e Blu Rays no pacote. Eu tenho muito mais cds do que vinil, 1o porque me desfiz de vários para trocar pelo digital que era caro na época. 2o porque passei a ter mais condições $$ na era do cd. Minha vontade seria ter os 2 formatos de tudo. A única completa que tenho em vinil ficou sendo o Sabbath mesmo. Mas compro muito mais cd q vinil hoje em dia.
Voltei às mídias físicas durante a pandemia. Mergulhei nos vinis. Recentemente redescobri os CDs e realmente, além da sonoridade, as dimensões, preços e praticidade de manuseio, tem a facilidade de encontrar títulos específicos.
Não sei quem comentou mas a única saudades que tenho do vinil é a arte grande. O resto... Desde 1992, sempre preferi CD's apesar de ter/tido muitos LP's na minha coleção. Ainda compro alguns até hoje fuçando sites e encontro muitas coisas em Compact Disc com um preço excelente. Vinil, hoje em dia, tem um preço escorchante. Mas cada um com a sua preferência e bola pra frente...
Tá certo Ricardo eu concordo plenamente com você , acho que todos os formatos tem que ser respeitados !
Eu coleciono tanto LPs quanto CDs , apesar de ter uns 7 anos que não compro CD , eu amo ós meus CDs.
Já LP compro sempre que posso , pois é o formato que éu gosto mais e amo .
Também amo meus cds. Tenho 42 anos e sou da geração que achava laser a tecnologia mais foda do mundo. Meu primeiro cd foi o In Utero do Nirvana. Então realmente não me apeguei aos vinis. Pra mim são grandes posters. Amo as capas pra guardar e expor mas prefiro meus cds.
Tenho uma coleção modesta e pequena de mídias nao chega a 150 itens entre LP , CD e K7 Gosto tanto de cd quanto de LP e K7. Divirto-me com minhas velharias, pra mim é isso que vale. Ultimamente falta pouquíssimos LP para eu fechar minha lista, porque ficou inviável comprar todos oa LP que eu gostaria de ter. O lance é curtir e ser feliz com o que tem. Collectorsroons é um canal muito legal que curto bastante.
10:00 esse é o ponto. Minha coleção não é enorme, em torno de 750 a 800 cds, mas foi sempre de pouco em pouco, alguns fáceis de achar, outros levei anos pra ter. Tenho muito orgulho dela. Ricardo, está com quantos atualmente?
Quase 3 mil, como comentei no vídeo.
Eu tenho LPs e CDs. Não fico comparando, mesmo tendo alguns títulos em ambos os formatos.
Que bom haver formatos diferentes para exigências diferentes. Gosto dos dois e não tenho problemas em ouvir streaming também. Legal uma capa de lp como o Disraeli, do Cream. Bom demais ouvir cds de bandas dos anos 90 que não caberiam em um lp. Que ótimo poder conhecer coisas novas pelo streaming. Viva o direito a ter opções! Parabéns pelo vídeo.
Eu coleciono CDs e lps , não olho de forma discriminatória de um para outro , respeito muito bem quem gosta de um ou de outro , tenho poucas unidades ambos , gostei muito de sua história e colocações, admiro muito sei trabalho desejo saúde e sucesso sempre ...
Tenho os 2 formatos na coleção, gosto de ambos, não acho que nenhum é melhor do que o outro, são experiências diferentes
uma opinião coerente e equilibrada ... muito bom isso ....
Eu sou de uma geração que cresceu nos anos 1980 ouvindo os LPs, compactos simples e duplos dos meus pais. Já na adolescência e juventude, veio a era do CD e meu gosto por esses pequenos discos prateados é bastante íntimo, pessoal e também por questões financeiras. Se eu tivesse mais condições, teria um toca-discos da melhor marca disponível no mercado e gosto dos LPs, mas estão muito caros e infelizmente virou um item elitista, de burguês, de hipster playboy porque eu não tenho 150, 200, 300 Reais ou mais pra comprar um único LP.
Adoro tanto vinil quanto CD, cada um deles com suas particularidades. Mas preferir eu também prefiro o CD, pois soma mais vantagens e inclusive a mais importante delas que é a maior qualidade do som. Tudo que tenho em vinil busco ter em CD, mas nem todos os títulos que tenho em CD procuro em vinil.
Concordo com tudo que você falou. Perfeito.
Ricardo eu concordo plenamente com as sua posição a respeito dos cds tambem troquei os lps por cd e me orgulho disto, acho som do cd superior ao dos chiados lps
Eu gosto de LPs, mas os CDs são insuperáveis: mais práticos, mais fáceis de guardar, mais portáteis, maior disponibilidade no mercado e menor preço. Quanto ao som e acho melhor do que os vinis: mais limpo, mais potente.
É tudo, bom , 👍 seu canal é entretenimento é show.
Tenho ambos os formatos, atualmente o lp é meu favorito, e foi justamente pela falta de praticidade que me levou a retornar a comprar vinis, da para se tirar uma qualidade melhor do vinil, desde que vc tenha um bom equipamento, o investimento é maior tbm, ao contrário do cd onde se tira um som limpo sem ter um aparelho sofisticado, além da praticidade, mas para meus ouvidos atualmente o som mais grave do lp está me cativando mais, são experiências diferentes e ambos tem suas qualidades e defeitos.
Eu tinha muito vinil mas quando o cd chegou me livrei das bolachas porque quando riscava game over..o cd tem qualidade superior e é mais bem protegido...amo cd 😊
Falou bonito como sempre!
Salve Mestre!! Ótima colocação, especialmente por não usar o espaço para destilar egos, aliás como muitos fazem, mas para promover um reflexão com argumentos e bom senso. Tenho minha coleção de CDs, mas não me desfiz dos meus LPs que adquiri nos anos 80. Não penso em me desfazer deles, nem penso em continuar com uma coleção de LPs, pois, assim como vc, adoro meus CDs. O áudio tanto do vinil quanto das fitas K7 sempre me incomodaram, desde aquela época passada. Entretanto, entendo que uma coleção é um investimento, financeiro em um primeiro plano, mas principalmente cultural. Logo o olhar que eu tenho dos meus LPs é: "Ali é uma parte da minha história de vida". e quero que continue sendo parte da minhas memórias. Só isso. Abçs
Concordo com vc, eu mesmo curto mto lps e tenho na coleçao mas nao menosprezo o cd, eu amo cd!
Eu já colecionei vinils e minha coleção chegou até 600 ,mas fui vendendo tudo depois que casei.
E hoje coleciono cds e o mesmo sentimento e respeito que eu tinha pelos vinils hoje tenho pelos cds.
Pra mim também ambos são bonitos.
Perfeito! 👏🏻👏🏻👏🏻💿❤
Qual o melhor formato? Há vários vídeos com a resposta "definitiva", garantindo que o LP é superior; e outros tantos demonstrando que o CD é melhor. No fim acho que é mesmo uma questão de gosto. Coleciono ambos, mas tenho comprado muito mais CDs, principalmente pelo preço. Parabéns por mais um ótimo vídeo, Ricardo.
Na minha opinião o ideal seria a midia em cd com a capa de vinil.
E continuo comprando , ferozmente, cds.
Aliás, Ricardo, se um dia quiser, posso fazer um vídeo mostrando a coleção para o seu canal. Não é uma grande coleção mas entre cds e vinis tenho uns 5 mil itens.
Um abraço
Manda um e-mail para falacollectorsroom@gmail.com e conversamos.
@@CollectorsRoom_
👍👍👍
5k? E ainda não é grande?
é e não é. melhor mesmo é aquele que vc gosta de ouvir, que cabe no bolso (tem que ser um bolso bem grande pra caber um LP 😅) e que te faz feliz.
Pessoalmente, prefiro o CD. Acredito que seja porque cresci ouvindo esse formato. Acho mais prático, mais barato e, para mim, também soa melhor.
Algo interessante que notei é que o pessoal que curte música clássica prefere os CDs. Há uma loja no centro do Rio especializada em música clássica e jazz e o formato que eles vendem majoritariamente é o CD.
Total. Música clássica, só compro CD. O único formato que ainda compro em vinil e acho melhor o som é jazz. E ainda algumas prensagens como Blue Note, Verve, Prestige e Impulse. Mas tenho muito de jazz em cd tb e estou muito satisfeito.
@@wagnersantana391 Bacana! Eu não tinha (ainda não tenho como gostaria) muita familiaridade com música clássica, então achei interessante na época em que descobri essa loja a preferência dos frequentadores pelos CDs.
Excelente👍👍👍🤟🤟
Bom, acredito que o CD possa ter a mesma ideia no futuro igual as pessoas tem com o LP. Eu tenho bastante CD, não ao ponto de colecionador, mas são CDs qie comprei na dec de 90 e início de 2000.
Eu como colecionador eu compro os CDs Europeus e algumas em vinil que não saem em CD, como foi no caso do Ozzy Patient Nunber 9 eu peguei as 2 versões européias aí peguei o vinil com o Gibi do Todd McFarlane...E agora está chegando o cd do mesmo Japonês..🦇
Ricardo, gosto dos dois formatos e inclusive, alguns álbuns tenho nas duas formas.
Tenho 600 cds, 1 vinil, 1 tape e 8 Mds. Todos são válidos. O que importa eh a boa musica, existe espaço pra todos. Mas prefiro o cd pelo conjunto final. Ótimo vídeo!
Tenho as 2 midias, mas concordo que o CD e mais pratico.
Minha coleção é mais de vinil. Tenho alguns box e cds também.
Tem gente que menospreza o cd e outros que menosprezam o vinil. Muita gente quando eu digo que coleciono vinil dizem: "é legal aquele chiadinho do vinil né? É nostálgico." NÃO. Eu não gosto de chiado, por isso lavo sempre e tenho boas prensagens. Gosto porque pra mim o som tem mais vida, e por causa do formato.
Eu tenho lp japonês, primeiras prensagens, bom aparelho...mas acho que mesmo quem coleciona discos inferiores na qualidade do som, tá valendo. A mesma alegria que um colecionador de cd tem encontrando no sebo um cd primeira prensagem, autografado ou raro...mesmo que já tenha um novo melhor, tem um carinho especial por esse cd raro. A coleção é muito do fetiche e das emoções que a mídia passa. Ouvir, a gente pode ouvir em streaming com melhor qualidade até se inventarem no futuro kkk mas a mídia física, seja qual for, trás outras emoções para o colecionador.
Mas entendo que tem gente que odeia vinil, outros odeiam cd, outros odeiam colecionador kkkk faz parte kkk
Assino embaixo!!!
CD é TUDO DE BOM 👍👍👍💿💪💪💪
Eu já tive vinis e na época vendi barato. Hoje sei que eles voltaram, mas o preço do 180g novo é muito caro, isso também vale para o aparelho que toca.
Eu sou do LP, mas ultimamente estou adquirindo Cds dos albuns que no vinil estao muito caros. Entao eu tenho a experiencia do LP, mas tambem o CD tem a praticidade e a vantagem de ser mais barato tanto na midia quanto em aparelhos.
Igualmente encaro minhas coleções como bibliotecas de consulta e imersão completa nas obras. No caso da música, eu compro os dois formatos, com preponderância para os CDs. Pego em LP o que eu nunca acho em CD.
Você é do meu time, eu também adoro CDs... Comprei muito LP nos anos 80 e até o início dos anos 90. Porém, quando o CD entrou para valer no Brasil, comecei a comprar tudo em CD e sempre achei o som do CD melhor (desde que seja um disco bem gravado, é claro - aí vale igual para os LPs). Concordo com tudo isso que você valou: o CD ocupa menos espaço, é muito mais prático (inclusive para transporte), não desgasta com o uso, ao contrário do LP... Ao contrário de você, não me desfiz dos LPs que já tinha - eles continuam aqui, guardados e bem cuidados. Porém, a minha coleção de LPs é relativamente pequena se comparada com a de CDs. CDs de rock e música brasileira, tenho um monte... E música clássica então, caramba! A quantidade de CDs de clássico que eu tenho aqui em casa é absurda. É uma coleção "de respeito", que construí ao longo de muitos e muitos anos, inclusive através de muitas viagens ao exterior. Como você disse, todas essas coleções de quem ama música - como a minha, a sua, e a de qualquer outro admirador de música que curte discos - têm que ser admiradas e respeitadas. O LP tem a vantagem da beleza da capa, sem dúvida. Mas parou aí - no resto, eu, pessoalmente, vou de CD. Respeito perfeitamente quem gosta de LP. Agora, NÃO respeito quem diz que "som de CD é ruim" (até porque isso é mentira da grossa) ou quem olha para CDs com aquele ar de desdém, como se fosse uma "coisa inferior". Mas é isso aí. Sigo feliz comprando meus CDs, até hoje - sempre que encontro algo de que gosto de verdade... E parabéns aí pelo seu canal, seus vídeos são ótimos! Grande abraço.
realmente o som do cd é mais fácil de obter qualidade auditiva. é mais prático e tal. O vinyl é muito divertido e tal, e as capas seren grandes é muito legal. O ideal é que os CDs saissem em capas de vinyl haha
O Ed Motta lançou um CD com capa de Vinil. Comprei um na época. Dwitza.
Comecei curtir Rock pra valer e colecionar em 1991, e nesta época o cd estava pegando forte . Sempre me adaptei bem nós Cds , acho sensacional, prático, durável (tenho Cds a 30 anos super novos ).
Até pego alguns vinis de algumas bandas que amo.
Mais como falei o cd é perfeito pra mim
Vejo essa celeuma também entre livro físico x digital. Quadrinho físico x webcomic. Pra mim, interessa, primordialmente, o consumo (e de preferência) o aprendizado com a arte, seja ela no formato que for.
O único quesito inferior do cd em relação ao lp é a capa.
Quando penso em LP, me vem a lembrança de uma época que tudo era difícil: quem tinha um disco, não queria nem te gravar uma fita cassete, muito menos emprestar. O CD popularizou o acesso e a qualidade por um preço razoável. Além de que, pra tirar um som decente de um vinil, tu tem que ter uma aparelhagem boa e cara. Abraço pra galera do LP, (tive e ainda tenho muitos) mas colecionar o formato, hoje em dia, não dá mais pra mim... #PAZ
Cd e a minha paixao
Aliás para mim o CD é muito superior ao LP... Melhor em tudo: Som, praticidade, armazenagem, não arranha, transporte, e até beleza em alguns casos onde as edições de luxo são incríveis
Olá. Uma vez eu havia colocado esse opinião, mas vou colocar de novo. Algo que você não colocou são os colecionadores que buscam os álbuns por uma questão histórica também. Dentro do colecionismo há colecionadores que buscam variações de um mesmo álbum, as primeiras edições, os que tinham alguns stickers etc. Ou seja, ter uma coleção que resgata o formato original que aquele artista lançou. Mesmo que alguns álbuns sejam em mono, esses colecionadores buscam resgatar a originalidade daquele item. Para aqueles colecionadores que valorizam apenas o som, é obvio que irão escolher o digital ou mesmo o formato em CD. Depende do foco de cada colecionador. Claro que todas as coleções tem suas qualidades, porém algo é fato: As primeiras edições dos artistas tendem a ser mais valorizadas (financeiramente) independente se foram lançadas primeiramente no formato vinil ou CD. Não estou aqui dizendo que esse é o método mais adequado de se colecionar, apenas estou dizendo que há essa característica que fazem uma parte do público se interessar por um tipo de formato e que deve ser colocado pra discussão.
Adoro os 2 formatos, tenho uma coleção mista de CDs e LPs
Definitivamente aderi ao streaming por oferecer a qualidade que se desejar desfrutar. Desde 16bits/44,1khz (CD) até 24bits/352khz (muuuuuito superior ao CD). Sem falar no custo muito menor, praticidade, mobilidade e acervo infinitamente superiores, sem nem depender de internet para usufruir disso tudo (modo offline) a hora que se desejar. De vez em quando é legal ter a experiência de colocar um CD pra rodar, mas o streaming é um caminho sem volta.
@clemiltonjunior8522 que equipamento você utilizou, amigo? E configurou o Spotify para qualidade "Altíssima"?
Eu que eu digo, gosto dos Lps por conta da experiência de tirar o disco, ver a arte da capa e dos encartes, é uma nostalgia, pra ouvir música digital existe um caminhão de streaming e arquivos pra baixar no computador!
Eu compartilho da mesma opinião que a sua, com relação a os LPs
Eu ja tive vinis hj so coleciono cds . eu gosto mais do som do cd acho mais limpo .pra mim comparado com o cd o vinil tem um som muito abafado.
Vendi minha coleção de lps, pois nunca gostei de chiados entre as músicas. Gastei muito dinheiro com produtos de limpeza, agulhas e plásticos. Me livrei dessa chatice.
Cd é muito melhor para mim. Portátil, fácil de carregar e tem o som limpo, sem chiados e estalos. E não envelhece à medida que você usa. Fora o preço, que é muito mais atrativo.
O streaming é melhor em tudo.
Concordo com vc, Ricardo.
Esteticamente é muito bonito, sem dúvida, mas tbm prefiro o cd.
Amo esse disco do Yes, contrariando a maioria dos fãs da banda, acredito.
Gosto de ambos, mas, particularmente, acho o som do cd melhor, além de ser mais facil de manusear
Ricardo, o seu ponto é válido. Só preciso ressalvar que, geralmente, a frase "queria ter o LP desse álbum, mas o CD já me resolve", ou coisa parecida, não é uma manifestação de menosprezo pelo formato. Como você mesmo disse, a preferência por uma mídia ou outra é uma questão pessoal. Assim como você prefere o CD, há outras pessoas, como eu, que gostam mais da experiência proporcionada pelo LP. A diferença é que, como regra, quem coleciona LPs também coleciona CDs. E os CDs, como sabemos, costumam ser consideravelmente mais baratos que os LPs. Ou seja: se pudesse, eu teria toda a minha coleção em LPs. Mas meus recursos financeiros são finitos... Consequentemente, priorizo comprar em LP os álbuns de que mais gosto ou que encontro em valores atraentes, deixando para comprar os demais discos de meu interesse em CD. Nesse contexto, faz todo o sentido dizer que, em certos casos, "me contento com o CD". Não é que ache o CD uma porcaria. É uma mera questão de gosto. Tenho, inclusive, mais CDs que LPs, e os ouço com frequência - até porque coleciono os primeiros há mais tempo.
Enfim, não se deixe ofender pela preferência alheia. Acho super válido, inclusive, vídeos para defender que o CD é melhor com o LP, ou que o LP é melhor que o CD, ou até mesmo que o K7 é melhor que ambos. O que importa é que se traga informações, conhecimento para o público de colecionadores. Aprendi muita coisa sobre como as mídias funcionam, suas vantagens, desvantagens e diferenças assistindo a vídeos desse tipo.
Rapaz pois já eu curto as duas mídias numa boa. Tanto é que alguns dos meus álbuns prediletos eu tenho em cd e vinil 🎵🤘
Eu substituí todos os cds que eu tinha com exceção das coletâneas que não foram relançadas. Não sinto nenhuma saudades de ouvir vinil.
Comecei a minha coleção de CD's por não ter condições econômicas de adquirir os discos de vinil. Os discos de vinil em sua grande maioria sempre foram caros no Brasil.
É verdade que o grave do LP é melhor?
Já tive vinil mas hoje voltei p o cd/dvd mas o garimpo por bons players tá tomando conta, quem tiver que cuide estão cada dia mais raros
E isso aí cara !
Outro ponto é que gosto de ouvir rock em vinil. Principalmente pela bateria, sinto que tem mais peso.
Por outro lado prefiro ouvir jazz e música clássica em cd. Como tem muito silêncio e detalhes ele vai soar melhor por muito tempo.
Até no estilo musical dá pra se ter preferência por um e por outro kkk
Durante um tempo eu fazia parte dessa vertente de pessoas que achava o vinil melhor, muito por ver muita gente falando que o vinil é superior - confesso
Mas, cara, é tudo questão de preferência, pelo menos em questão de som, pois eu ouço nas prensagens em CD um som mais frio, analítico, detalhado. Já o vinil eu ouço um som mais quente e romântico
No final das contas, a praticidade e custo benefício são o que me fazem preferir o CD
Outra coisa é que já tem bastante tempo que os encartes de CD são ótimos, não devendo nada aos LPs
Abraço, Ricardo
O amigo audiófilo está certo, o importante é ouvir música; e, ao contrário do que se fala, os audiófilos preferem o formato CD, justamente, pela fidelidade sonora, senão vejamos:
a) no formato K7 o rolamento interfere na fidelidade sonora;
b) no formato LP a agulha interfere na fidelidade sonora;
c) no formato CCDA a fidelidade sonora não possui interferência.
* O formato Streaming não foi mencionado porque o som "abafado " não possui nenhuma fidelidade sonora.
Eu gosto de uns APARELHOS de LP, tem uns muito charmosos, agora a mídia em si não me chama a atenção, mas eu entendo que o som tem uma textura muito própria. Particularmente prefiro os cds e k7.
NÃO EXISTE SENSAÇÃO PIOR NA VIDA QUE COLOCAR UM DISCO PARA ESCUTAR E OUVIR AQUELES ESTALOS SE SOBRESSAINDO SOBRE A MÚSICA... O CD É MUITO MELHOR QUE O VINIL PORQUE:
1 - NÃO FRITA FRANGO
2 - CUSTA MUITO MAIS BARATO
3 - OCUPA MUITO MENOS ESPAÇO PARA GUARDAR E PARA TRANSPORTAR
4 - NÃO PRECISA COMPRAR AGULHA
5 - POSSUI AQUELAS "DELUXE EDITION" QUE SÃO MARAVILHOSAS... MUITAS VEZES 2CD+DVD COM BONUS, SHOWS AO VIVO E ENCARTES INTERMINÁVEIS, COM A ARTE MUITO SUPERIOR AO VINIL, QUE MUITAS VEZES NEM ENCARTE VEM...
6 - Quero ver um amante de LP ouvir dentro de um carro. Eu, tenho CD player no meu...
@@victoralves2583 DE REPENTE ELE CONSEGUE TER... ELE JÁ FALOU QUE O DELE NÃO FRITA FRANGO... É O ÚNICO NO MUNDO!!!
Streaming supera em muito o CD.
Eu tenho os dois, aproximadamente 300 cada hum, e curto os dois, muitos títulos tenho nos dois formatos. E acho um absurdo os preços que são pedidos pelos Lps.
Muitos que menosprezam o CD dizendo que os Lps são melhores. são hipócritas, na época que popularizou o disco laser, muitos ditos defensores hoje do Lp, se desfizeram do mesmo quando ocorreu o advento do Cd, e mentem dizendo que nunca abandonaram o vinil e ficam diminuindo o Cd como se fosse algo inferior, eu gosto dos formatos e jamais vou menosprezar nenhum dos dois, abraço Ricardo
Olha, eu gosto de todas as opções, da fita K7 ao streaming de alta resolução. Eu acho que cada formato tem suas qualidades e defeitos. É óbvio que o digital é mais fácil e barato de se obter um resultado interessante, mas por outro lado, uma fita bem gravada reproduzida num Deck excelente ou um bom vinil, podem tocar muito bem, mas são mais caros e difíceis, talvez esse seja um dos motivos de muita gente gostar deles, o desafio de conseguir ótimos resultados com aparelhos que dependem muito de calibração, estudo, ajuste, etc. Eu por exemplo, adoro reformar e calibrar um Tape Deck, por "esporte".
Eu trabalhei em uma loja de discos por 6 anos e afirmo com segurança que muitos colecionadores de vinil são de uma soberba irritante. Realmente menosprezam quem tem a coleção de CDs simplesmente dizendo que o som do vinil é melhor. Só isso, sem dizer o porque, sem argumento algum. Aí você vai mais a fundo e o individuo tem um setup de dez mil reais que obviamente deixa o som melhor. São poucos os que valorizam e colecionam ambos os formatos.
quando se autointitula audiófilo então, Deus me livre. Fanboy é insuportável em qualquer área.
É isso, para se ouvir vinil com qualidade tem q ter bala na agulha!!! Já cd qq som de 500 contos já te um bom resultado... pelo menos para meus ouvidos meia boca.
Eu coleciono os três, CDS DVDS e LPs, eu prefiro e valorizo essas três mídias físicas , quando eu saio de casa para as lojas eu geralmente saio da loja com CDs, LPs e dvds, eu às vezes saio das lojas com 5 CDs, 5 dvds e um ou dois LPs, aí as pessoas me perguntam ' qual dessas três mídias VC prefere ? Eu respondo eu prefiro as três mídias , valorizo as três.
Os dois tem a mesma importância.
Eu particularmente, curto muito os dois formatos, tanto que coleciono ambos.
Olá, nos anos 90 eu dizia que não gostava do som analógico, e ainda prefiro o digital.
Você já leu a hq, Capitão América O novo pacto que a panini lança este mês e já foi da salvat, eu ainda não li , vale a pena adquirir e ter na coleção? Valeu abraço!!!
Nunca li.
Cd é muito mais prático e não há diferença de som perceptível, a não ser que você tenha um estúdio dentro de casa. Afora que conservação de LP é muito problemática, problema que o Cd não tem. Fiquei um tempo sem toca disco, de uns 4 anos quando mudei adquiri uma aparelhagem nova com toca disco. Alguns álbuns brasileiros só estão saindo em LP, vide a nada nada discos.